DIAGNÓSTICO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EFETUADO NA EMPRESA M&A KIDS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EFETUADO NA EMPRESA M&A KIDS"

Transcrição

1 DIAGNÓSTICO SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EFETUADO NA EMPRESA M&A KIDS Ana Carline Pranke Rauber 1 Angela Kelber-Simpson 2 Patrícia Kothe 3 RESUMO Esta pesquisa, na área de marketing, visa diagnosticar a satisfação dos clientes da M&A Kids, empresa localizada no shopping da cidade de Santa Cruz do Sul, RS. Para a realização e fundamentação deste estudo de caso, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo para posterior proposta de um plano de ação. Com o desenvolvimento deste estudo, observou-se que a empresa apresenta uma grande motivação e disposição para bem atender seus clientes e assim permanecer forte no mercado apesar da concorrência. Palavras-chaves: marketing, atendimento e satisfação do cliente. ABSTRACT This research in marketing aims to measure the customer satisfaction of M&A Kids, a company located at the mall in the city of Santa Cruz do Sul, RS. This toy store for children and adolescents has as its main objective to know how satisfied your customers are. Bibliographic literature, survey and an action plan were the basis of this paper. In this study, it was found the company presents a great motivation and willingness to serve well its customers to remain strong in the market despite competition. Keywords: marketing, customer service and customer satisfaction. 1 Introdução Com o acesso às informações apresentadas pela mídia, o consumidor tornouse mais informado e exigente, despertando desejos que antes não eram tão importantes para o desenvolvimento de suas necessidades e para a geração de uma melhor qualidade de vida. O consumidor não mais se contenta e tampouco espera pela oferta de produtos e serviços como no passado. Hoje, o público consumidor quer o mais moderno e ágil, do contrário, procura no concorrente. Desta forma as 1 Graduanda do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto. 2 Professora do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto e especialista na área de marketing. 3 Professora da Faculdade Dom Alberto, administradora e mestre em Desenvolvimento Regional.

2 organizações além de atender as necessidades do consumidor com o que há de mais atual no mercado, ainda o procuram fazer da forma mais rápida possível. A variedade de oferta de produtos e serviços no mercado desafia o trabalho dos profissionais da área de marketing em criar estratégias para satisfazer os clientes. Las Casas (2001) explica que o aspecto humano e cultural deve ser considerado para alcançar a satisfação dos consumidores. Neste contexto, a loja M&A Kids, situada em Santa Cruz do Sul, RS, viu a necessidade de melhor conhecer o quanto seu consumidor está satisfeito. A empresa comercializa brinquedos para crianças e adolescentes e este tipo de público pode ser bastante exigente visto os avanços da tecnologia que os tornam bastante informados do que existe no mercado. Considerando a importância de conhecer seu cliente, essa pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar a satisfação dos clientes da M&A Kids. Os objetivos específicos são: identificar o perfil dos clientes da empresa e apresentar um plano de ação com intenção de proporcionar sugestões de melhorias. Na sequência, este trabalho se justifica, pois a loja nunca havia feito uma pesquisa de satisfação e agora vê a importância dela para se manter forte no meio atual. Um diferencial que as empresas devem possuir é o de conhecer seus clientes, de manter um relacionamento considerável, pois à medida que a empresa tem maior empatia pelos seus clientes, ela passa a entender as necessidades e desejos, oferecendo maior valor aos clientes. Deste modo o atendimento prestado pode se tornar um diferencial competitivo. O atendimento realizado com qualidade e eficácia é aquele que desperta o retorno do cliente (KOTLER, 2000). Neste sentido, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e apresenta o seguinte problema: qual o diagnóstico da satisfação dos clientes da M&A Kids? Buscando resolver o problema de pesquisa este estudo abordará em um primeiro momento a fundamentação da literatura. Segue com embasamento metodológico; e após apresenta a análise dos dados e a conclusão do trabalho. 2 Revisão da literatura

3 Esta pesquisa sobre satisfação aborda, a seguir, a fundamentação teórica sobre o tema com tópicos de marketing, atendimento e satisfação do cliente. 2.1 Marketing: definição e importância no mercado atual Compreender as necessidades e os desejos dos clientes não é uma tarefa que possa ser considerada fácil, pois muitos consumidores tem necessidades das quais não possuem consciência, ou não conseguem pronunciar suas necessidades, portanto, cabe ao profissional de marketing interpretar o que realmente o consumidor deseja. O papel do marketing no mercado atual é de grande importância, pois ele é quem guia o profissional da área a entender as tendências e elaborar estratégias apropriadas para o tipo de negócio da empresa, seja ela de produtos ou serviços. Cobra (1997) enfatiza esta importância e esclarece o significado de marketing como sendo uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos e serviços de acordo com a necessidade das pessoas, fazendo com que as organizações sobrevivam às exigências do mercado. Continuando na abordagem da definição e importância do marketing, faz-se relevante apresentar a visão de Kotler (2000), quando diz que os desejos são moldados pela sociedade em que as pessoas vivem. As empresas devem medir quais pessoas desejam adquirir certo produto e não quantas destas tem realmente condições financeiras para adquiri-lo. Os profissionais de marketing criam estas necessidades para os consumidores, pois quanto mais influenciarem nos desejos e promoverem a ideia de que o produto de sua empresa pode satisfazer a necessidade dos clientes, mais a organização vai se manter forte no mercado. O autor (2000) continua relatando que a principal meta da orientação de marketing é fazer entender às empresas que elas não devem somente objetivar lucros, mas sim que os lucros são consequências da criação de valor para o cliente. Uma empresa adquire a lucratividade no momento em que satisfaz as necessidades e desejos dos clientes de uma forma mais eficaz do que a concorrência. De acordo com Churchill Jr. e Peter (2005) é muito raro uma empresa ser única fornecedora de um determinado produto. Desta forma os profissionais de marketing precisam descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e ainda prever o que poderão vir a fazer no futuro.

4 2.2 Atendimento como diferencial competitivo A satisfação é uma sensação agradável de prazer, ou seja, um sentimento de realização por algo que é desejado e atende às expectativas. Muitas vezes esta satisfação é alcançada pelo modo como o cliente é atendido no estabelecimento. O produto ou serviço oferecido pode não ser o melhor, mas o atendimento o encanta de forma que o consumidor acaba retornando ao local aonde se sente bem. Kotler (2000) afirma que os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes e mais conscientes em relação aos preços. Mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores (KOTLER, 2000, p. 68). Na questão do atendimento, Churchill Jr. e Peter (2005) apresenta precisamente a ideia de que, talvez, a empresa não tenha o exato produto ou serviço do cliente naquele momento, mas a forma de se comunicar com o cliente, de ouvi-lo, de ir atrás e tentar satisfazer às necessidades destes, pode criar um relacionamento. Apesar da rapidez e concorrência acirrada do mercado, o fato de o vendedor ter dado especial atenção ao cliente pode fazer com que este espere pelo seu produto ou serviço. Ou seja, conhecer o que os clientes necessitam e de que forma a organização pode ou poderá satisfazê-los em um futuro próximo. Conforme Cobra (1992), as necessidades podem ou não ser reconhecidas pelas pessoas e a compra de um determinado produto pode ser muitas vezes efetuado pelo nível emocional e não necessariamente ao nível racional. Daí a necessidade de oferecer este atendimento preferencial e fazer deste o seu grande diferencial competitivo. Quando o tema é atendimento, não se pode deixar de mencionar a importância de treinar o colaborador de sua empresa, pois ele é cartão de visita, a linha de frente em contato com o consumidor (KOTLER, 2000). Assim, o relacionamento entre a empresa, colaborador e cliente deve ser o mais completo possível para atingir o sucesso. E a comunicação é essencial para tornar um relacionamento completo, seja criando um círculo de amizade, demonstrando interesse, preocupação, etc. A atenção é uma forma de manter o cliente vinculado à empresa, expressa Kotler (2000). A demonstração de carinho muitas vezes cria laços eternos entre o cliente e a organização.

5 2.3 Satisfação dos clientes no século XXI Apesar de o atendimento exercer um poder na decisão de compra de seus clientes (KOTLER, 2000), sabe-se que o mercado está tão saturado de oferta que a empresa precisa ir além para se manter no negócio. A tecnologia facilitou a vida do consumidor e do empreendedor, porém, com ela, veio a maior exigência e rapidez. Nesta visão, o crescimento da economia e o aumento da concorrência obrigam as empresas a ficarem mais atentas ao que há de novo no mercado e preparadas para ter, na medida do possível, as inovações do mercado, seja no produto ou serviço que oferece, antes de seu concorrente. A preparação e o planejamento de um negócio são pontos primordiais para a construção de uma empresa bem estruturada para atender ao cliente do novo século. Na visão de McKenna (1999), muitas empresas pecam quando ainda pensam que vender é o melhor a se fazer, se a empresa esta vendendo ela está bem. Os empresários deveriam pensar nas formas de satisfazer o cliente, ou seja, serem lembrados pelos diferenciais competitivos que oferecem ao seu público. O autor (1999) prossegue, dizendo que oferecer produtos com qualidade, preços bons, muitas vezes não quer dizer que a empresa está 100% estabelecida no mercado, e sim, tentar satisfazer o cliente atendendo aos desejos de um consumidor que vem ao novo século mais consciente do que precisa e reconhece seu poder de compra. Passar segurança, confiabilidade nos serviços prestados e nos produtos vendidos, proporcionar inovações no ambiente e no atendimento são características que diferenciam uma empresa da outra. 3 Metodologia Para o desenvolvimento deste estudo sobre a satisfação dos clientes da M&A Kids, empresa de brinquedos localizada em Santa Cruz do Sul, RS e objeto de pesquisa deste trabalho considerou-se oportuno o uso de levantamento ou survey e pesquisa bibliográfica. O levantamento serve para questionar os clientes e desta forma conhecer seus comportamentos para assim diagnosticar a satisfação dos mesmos.

6 A pesquisa bibliográfica é útil porque permite um conhecimento teórico mais aprofundado quanto ao funcionamento e as teorias utilizadas por diversos autores sobre administração e marketing em busca da eficácia e eficiência da empresa. Este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva. Conforme Gil (2007), este estudo tem como objetivo a descrição das características de uma determinada população, fenômeno ou estabelecimento. A pesquisa foi elaborada de forma quantitativa para medir as opiniões dos clientes e também de forma qualitativa para analisar os dados obtidos. A pesquisa de campo foi feita através da aplicação de um questionário composto por doze questões fechadas a uma amostra de cinquenta clientes (todos os 50 responderam). A pesquisa foi aplicada de forma aleatória e não probabilística no mês de maio de Com as respostas obtidas e tabuladas pelo programa de planilhas Excel, realizou-se a análise dos resultados. Durante o desenvolvimento deste estudo foi encontrada duas limitações ao trabalho: a empresa informou que o estabelecimento não possuía cadastro de clientes para basear o cálculo da demanda exata, desta forma, optou-se pelo número de clientes que frequentaram a loja durante o período e os cinquenta que aceitaram responder o questionário apresentado e a outra limitação foi identificada no momento da aplicação do questionário, onde a presença das proprietárias na loja pode ter influenciado os clientes nas respostas. A pesquisa foi aplicada em diferentes dias e horários para obter dados mais significativos. Os resultados obtidos na pesquisa estão demonstrados na seguência. 4 Caracterização da empresa e análise dos dados 4.1 Caracterização da empresa A empresa utilizada para o desenvolvimento deste estudo é conhecida pelo nome fantasia de M&A Kids e está localizada no Shopping Santa Cruz, na cidade de Santa Cruz do Sul, RS. A loja foi criada em novembro de 2002, tendo como principal atividade a comercialização de brinquedos para crianças e adolescentes. Um dos grandes pontos fortes da empresa é o horário de atendimento, pois o shopping disponibiliza aos clientes um horário diferenciado ao comércio na cidade.

7 4.2 Análise dos dados A satisfação dos clientes é fundamental para o bom desempenho das empresas e, portanto, a aplicação de um questionário foi de grande importância para identificar o quanto os clientes da empresa M&A Kids estão satisfeitos com os serviços prestados. Iniciando pelo perfil dos respondentes, pode-se observar na pergunta de número um que 74% são do sexo feminino e 26% do sexo masculino. Considerando que a loja comercializa brinquedos para crianças e adolescentes, a alta demanda do sexo feminino é compreensível. Dando continuidade, a pergunta de número dois refere-se à faixa etária dos frequentadores/clientes da loja. O percentual mostra que 42% concentram-se entre 26 a 36 anos, seguida com 22% entre 18 e 25 anos. Os consumidores com idades entre 12 a 17 anos representam 16% dos respondentes, um percentual de 12% classifica os clientes com faixa etária de 37 a 50 anos, e apenas 8% são representados por um público acima de 50 anos. Com a intenção de verificar a opinião dos clientes, a próxima pergunta, de número três e representada pelo gráfico um, refere-se ao atendimento prestado pela loja. GRÁFICO 1- Considerando o atendimento da M&A Kids, você classifica: O gráfico um demonstra que 52% dos clientes entrevistados consideram o atendimento da M&A Kids satisfatório, 42% o consideram muito satisfatório e apenas 6% mencionaram que o atendimento é pouco satisfatório. Diante dos resultados obtidos o atendimento proporcionado pela loja atende as expectativas dos clientes,

8 pois pode-se inferir que 94% estão de alguma forma satisfeitos. Kotler e Keller, são enfáticos ao afirmar que cada vez mais empresas estão reconhecendo a importância de satisfazer e reter o cliente (KOTLER; KELLER, 2006, p.153). Eles continuam relatando a importância em prestar um atendimento diferenciado àqueles que mantêm os negócios da empresa seus clientes. A quarta pergunta questiona sobre o horário de atendimento da empresa. Computando os dados obtidos, fica claro que os clientes o aprovam, pois 90% dos consumidores acham muito favorável o horário de atendimento entre 10:00h às 22:00h e apenas 10% acham infavorável. Este é um ponto bastante positivo para a M&A Kids e é um diferencial considerável para o mercado que está cada vez mais competitivo. Na visão de Kotler e Keller (2006) é muito importante superar as expectativas dos clientes. As empresas devem fazer mais, tornar suas organizações diferentes, de forma que desperte a atenção do consumidor, o nome da empresa deve estar gravado na memória do cliente na medida que este desperte o interesse ou a necessidade de adquirir tal produto. A pergunta seguinte, de número cinco, questiona se os entrevistados estão informados sobre o funcionamento da M&A Kids aos domingos, no horário das 14:00h às 17:00 horas. Os resultados apontaram que de 64% dos clientes tem conhecimento sobre o atendimento realizado e 36% dos respondentes desconhecem esta informação. Este dado demonstra a importância da comunicação clara e objetiva entre consumidor/empreendedor, pois de nada adianta a empresa possuir opções, recursos e diferenciais, se estes não são adequadamente divulgados e utilizados a favor do desenvolvimento da organização. Hoje em dia existem muitas formas de divulgar as informações para o conhecimento do cliente, como por exemplo, as propagandas em jornais, mídia e uma forma bem simples, barata e bem conhecida que é a comunicação boca a boca. Conforme Gronroos (1993) a comunicação boca-a-boca quando realizada de forma positiva, reduz despesas com publicidade, pois esta comunicação automaticamente se encarrega de formar novos negócios. GRÁFICO 2 - Com que frequência você costuma efetuar compras na loja?

9 O gráfico dois baseado na pergunta de número seis efetua um comparativo entre a frequência de compra realizada na loja. O percentual de 46% representa compras efetuadas uma vez por mês, seguido pelo de 24% que representa as compras realizadas a cada 15 dias. Na sequência, as compras efetuadas em um período de 2 a 3 vezes por semana é representado por 20% dos clientes entrevistados e apenas 10% adquire produtos somente em datas comemorativas. Nesta pergunta, fica visível que as pessoas não possuem as mesmas necessidades. Kotler e Keller; (2006) descrevem que todos nós temos características de personalidade que influenciam no nosso comportamento de compra. Assim, pode-se entender que muitas pessoas não possuem o hábito de comprar frequentemente, ou a situação econômica financeira não às permite, da mesma forma que existem pessoas consumistas e que sentem prazer ao consumir. A pergunta de número sete foi elaborada com intenção de verificar a comodidade dos clientes dentro da loja, como eles se sentem no ambiente pequeno repleto de mercadorias. A pesquisa apresentou que 36% estão satisfeitos e 64%, ou seja, um número bastante relevante de pessoas, de certa forma, declarou estar insatisfeitos com o acúmulo de mercadorias distribuídas no pequeno espaço da loja. Este é um aspecto importante a ser considerado pelas proprietárias visto que pode influenciar diretamente na decisão da compra e na imagem da empresa. Uma empresa com um grande volume de mercadorias acumuladas e expostas pode passar ao cliente uma imagem ou sentimento de desorganização. Conforme o autor, imagem é o modo como o público vê a empresa ou seus produtos (KOTLER; KELLER, 2006 p. 315). GRÁFICO 3 - Qual o tipo de mercadoria você gostaria de encontrar na loja?

10 Segundo os dados obtidos na questão número oito e representada no gráfico três, 40% dos clientes esperam encontrar brinquedos tradicionais, como bonecas, carrinhos, jogos e lançamentos da época. 36% querem os brinquedos eletrônicos, 18% jogos eletrônicos e 6% dos clientes material para festa infantil. Conforme relatado pelas proprietárias, os clientes procuram com frequência produtos que são divulgados na mídia, ou seja, produtos que estão despertando as necessidades das crianças e adolescentes no momento. Daí o número de 54% de brinquedos e jogos eletrônicos, visto que a era da tecnologia marca o século XXI, e, portanto, esta procura tende a aumentar. Assim, os resultados demonstram que os clientes da loja estão satisfeitos com o tipo de mercadoria que é oferecido e que poucos clientes procuram por produtos que não estejam disponíveis ou até mesmo que a empresa não trabalhe. GRÁFICO 4 - Os produtos oferecidos correspondem às suas expectativas? A pergunta nove questiona a satisfação dos clientes sobre as expectativas dos produtos vendidos na loja. Os resultados apontaram que 62% dos clientes representados no gráfico quatro responderam que os produtos da M&A Kids são muito satisfatórios, correspondem às expectativas, ou seja, os produtos vendidos pela empresa são produtos bons, de qualidade e atendem às necessidades. Para 34% dos clientes, os produtos são satisfatórios, atendem às necessidades e oferecem opções de compra. E apenas 4%, disseram que estão pouco satisfeitos.

11 Nas palavras do autor, para conquistar uma posição forte no mercado, a empresa tem que diferenciar seu produto de todos os outros existentes no mercado (MCKENNA, 1999, p.57). Possuir produtos que despertam interesse e que estão circulando na mídia, fazendo com que estes sejam importantes para o desenvolvimento da criatividade ou para a geração de uma melhor qualidade de vida para a criança e adolescente é essencial para a empresa conquistar seus consumidores e desta forma manter-se forte no mercado e atingir a preferência do consumidor. A décima pergunta teve como objetivo identificar o fator decisório para efetuar as compras na M&A Kids. Conforme o levantamento dos dados, 26% dos respondentes mencionaram que as promoções realizadas são decisórias para a concretização da compra, 22% afirmaram que o atendimento realizado pela empresa em estudo é considerado fator decisório, um percentual de 18% considera a qualidade dos produtos, 14% destacaram a localização da empresa, 8% mencionaram a exposição das mercadorias na loja e 12% dos clientes responderam que a conveniência (horário) é o fator decisório para a realização das compras. Nestes resultados obtidos pode-se identificar que as promoções influenciam diretamente na decisão das compras. Fica evidente que a prática de promoções deve ser efetuada com maior frequência, para gerar maior rotatividade e venda dos produtos. E esta pode ser uma forma da empresa manter-se à frente dos concorrentes. GRÁFICO 5 - Comparando os preços dos produtos com os concorrentes da cidade, você acha que os valores da M&A Kids são? Em relação aos preços das mercadorias vendidas, o gráfico cinco demonstra que 86% dos clientes que responderam a pergunta de número onze acreditam que os valores das mercadorias da M&A Kids estão abaixo do concorrente, 10%

12 similares e apenas 4% dos clientes mencionaram que os valores são superiores ao do concorrente. Conforme o autor, estabelecer preços produtivos é uma tarefa complexa e desafiadora que envolve o estabelecimento de objetivos realistas, como também de políticas, estratégias e táticas visando a alcançar tais objetivos (SANDHUSEN, 2003, p.338). GRÁFICO 6 - Você recomendaria a loja M&A Kids para seus amigos e familiares? O gráfico seis demonstra os resultados obtidos na pergunta de número doze, na análise efetuada 86% dos entrevistados responderam que recomendariam a M&A Kids definitivamente e 14% responderam que provavelmente recomendariam a empresa e nenhum cliente não recomendaria a loja. Nas palavras do autor: se uma empresa consegue estabelecer uma posição sólida, ou definir uma personalidade, pode ter muitos benefícios. O posicionamento da empresa tende a ter efeitos duradouros (MCKENNA, 1999, p.138). 4.3 Plano de ação A seguir são apresentadas algumas estratégias de marketing para a empresa em estudo e as sugestões são demonstradas através de um plano de ação 5W1H. O plano de ação foi elaborado e desenvolvido através dos resultados obtidos na aplicação do questionário e nos estudos realizados durante a execução do trabalho, este plano permite observar as tarefas a serem realizadas de forma objetiva e garantir que sua implantação seja efetuada adequadamente e, desta forma proporcionar sugestões de melhorias para a empresa. ITEM O QUE ONDE POR QUE COMO QUEM QUANDO

13 1 2 3 Criar um cadastro para os clientes da loja. Promoções de mercadorias Na M&A KIDS Na empresa M&A KIDS Criação de sites e redes de relacionamento. Internet Ex. Orkut, twitter, facebok, flickr. 4 Divulgar a loja através de anúncios direcionados ao público masculino. Para que as informações sejam utilizadas para envio de malas diretas, e- mails, enfim, todo material promocional. Também para um contato direto com o cliente. Para estimular e aumentar as vendas visto que este foi apontado como fator decisório às compras. Aquisição de programas informatizados para efetuar lançamento das informações dos clientes (nome, telefone, , endereço, data de aniversário, sexo dos filhos, data da última compra). Descontos para mercadorias em estoque, sorteio de produtos entre os clientes que efetuarem compras acima de R$ Aumentar a Criar páginas na divulgação dos internet sem custo, produtos. divulgando fotos dos produtos, descontos Aumentar o especiais, além de relacionamento da lojapromover gincanas e com o público da nova brincadeiras online geração. para interagir com os clientes. Nos jornais e Para conquistar e rádios locais. motivar o público masculino (ainda muito tímido). Elaborando anúncios apelativos a este púbico. Proprietárias dadurante todo M&A KIDS o ano. Proprietárias da M&A KIDS. Nos meses em que há baixa venda. Proprietárias dadurante todo M&A KIDS o ano. Proprietárias dadurante todo M&A Kids. o ano. 5 Melhorar o layout da loja Dentro da loja. Para melhorar a sensação dos clientes dentro da loja uma vez que 64% apontaram certo desconforto. Diminuindo o número de itens espalhados pela loja, organizando as mercadorias para dar mais espaço aos clientes. Contratação de Rápidos um designer de ajustes ambientes para antes das aproveitar os compras de espaços sem final-de-ano. danificar a A partir de imagem da loja. janeiro, demais reformas. 5 Considerações finais Através da realização da pesquisa bibliográfica e de campo assim como a representação dos gráficos e análise dos dados obtidos, foi possível elaborar as seguintes considerações ao trabalho. A M&A Kids, uma empresa que comercializa brinquedos tradicionais, eletrônicos e material para festa infantil, ficou interessada em conhecer a satisfação dos clientes uma vez que a empresa existe desde 2002 e nunca havia feito este tipo

14 de pesquisa de opinião. Com a informação alcançada, pôde-se observar que os clientes que frequentam a loja apresentam uma satisfação bastante favorável em relação à empresa. O objetivo geral do trabalho, diagnosticar a satisfação do cliente, foi respondido especificamente nas questões de número três, quatro e nove, quando se infere que 94% dos entrevistados manifestaram estarem satisfeitos com o atendimento, 90% com o horário diferenciado do estabelecimento e 96% com as mercadorias oferecidas. Também, na questão 12, 86% indicaram que recomendariam a loja, outro resultado positivo que indica a satisfação do cliente da M&A Kids. Em relação aos objetivos específicos do trabalho, verificou-se que o perfil dos clientes da M&A Kids se caracteriza por clientes do sexo feminino, adulto jovem (26-36 anos), 70% deles efetuam compras entre uma vez ao mês ou a cada quinze dias na loja, o preço das mercadorias os agradam e, por fim, as promoções e atendimento com 48% foram fatores decisórios na compra ou não dos produtos. Entretanto vale salientar que 64% dos entrevistados expressaram certa insatisfação quanto ao layout, exposição das mercadorias da loja. Este resultado, embora não seja fator decisivo na determinação da compra, deve ser avaliado com mais seriedade pelas proprietárias em virtude da concorrência estar aumentando e o consumidor, bem mais exigente, estar procurando o que o satisfaz. O ambiente, como sabido pelos profissionais da área, pode fazer com que o cliente permaneça mais tempo no estabelecimento, especialmente se o atendimento e os produtos o agradarem. O segundo objetivo específico que era o de apresentar um plano de ação foi cumprido no item 4.3 deste trabalho. Cinco propostas foram apresentadas, entre elas enfatiza-se a implantação de um cadastro para facilitar o acesso às informações do cliente e iniciar um processo mais interativo com este cliente que já provou gostar dos eletrônicos (54% entre brinquedos e jogos), conforme indicado na questão oito. Portanto, a utilização das tecnologias também é fundamental para aprofundar conhecimentos, divulgar o negócio, inovar e planejar diferenciais para tornar o consumidor satisfeito. Outro ponto relevante é o investimento que se sugere às proprietárias no que se refere à mídia customizada para aumentar o número de clientes do sexo masculino que frequentam a loja. A disputa pela fatia de mercado cresce e não se pode negligenciar este público.

15 A última consideração proposta a este trabalho se deve ao desdobramento da pesquisa. Baseando-se que a criança e o jovem, ou seja, a nova geração está cada vez mais assertiva em tornar público seu desejo, sugere-se investigar as expectativas desta clientela em relação ao que uma loja de brinquedos e presentes pode oferecer para fidelizá-los. Qual será o grande diferencial para estes novos consumidores? Que sugestões este público criativo e mais preocupado com sustentabilidade do planeta almeja para suas horas de lazer? Como é e o que quer a criança do futuro próximo? 6 Referências CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, CHURCHILL, Jr.Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, Marketing básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. 8.reimpr. São Paulo: Atlas, GRONROOS, Christian. Marketing, Gerenciamento e Serviços: a competição na hora da verdade. Rio de Janeiro: Campus,1993. KOTLER, Philip. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, ; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 5. ed. São Paulo: Atlas, McKENNA, Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro: Campus,1999. SANDHUSEN, Richard L.; Marketing básico. 2. Ed.São Paulo: Saraiva, 2003.

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista.

Palavras-chave: pesquisa de mercado, jovens, calçados, setor calçadista. PESQUISA DE MERCADO DO SETOR CALÇADISTA DE SÃO BORJA-RS Joao Antonio Gomes Pereira 1 Paloma Sousa 2 Robson José da Silva Junior 3 Maiara Rodrigues da Silveira 4 Gabriele Merlo de Oliveira 5 Willian Ribeiro

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA EMPRESA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 Liane Beatriz Rotili 2, Vitor Vercelino Rorrato 3, Adriane Fabricio 4, Claudio

Leia mais

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados

Resumo. Abstract. Doriane Braga Nunes Bilac 3. trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados 1 2 Doriane Braga Nunes Bilac 3 4 Resumo trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se de instrumentos

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Guia da Disciplina

GESTÃO DE MARKETING. Guia da Disciplina GESTÃO DE MARKETING Guia da Disciplina Informações sobre a Disciplina No ambiente competitivo e globalizado em que operam os negócios, o marketing tem assumido um papel determinante no sucesso e sobrevivência

Leia mais

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS

AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING PROFA. NATHÁLIA SANTOS AULA 2 INTRODUÇÃO AO MARKETING CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING MARKETING 2 O MARKETING... Não é acidental: Demanda processo de planejamento e execução Uso de ferramentas

Leia mais

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER

SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA FAMPER Janaine A. M. Biancheto 1 Resumo: Indiferente de oferecer um produto ou serviço e sendo com ou sem fins lucrativos para a empresa é sempre

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA

TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA TÍTULO: ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO A LANCHONETE UNIVERSITÁRIA DA UNIESP AURIFLAMA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW

SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW SEPARAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO VAREJISTA: UM OLHAR DOS CONSUMIDORES 1 SEPARATION OF A RETAIL STORE: A CONSUMER S VIEW Giovani Da Silva Lucchese 2, Paulo Ricardo Tolotti 3, Nelson José Thesing 4, Jorge Oneide

Leia mais

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA

TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA TÍTULO: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO NOROESTE PAULISTA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS SUBÁREA: Administração INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS

Leia mais

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO

MARKETING: FERRAMENTA COMPETITIVA GERENCIAL PARA O MERCADO FARO - Faculdade de Rondônia 788 (Decreto Federal nº 96.577 de 24/08/1988) 453 (Portaria MEC de 29/04/2010) IJN - Instituto João Neórico 3443 (Portaria MEC / Sesu nº369 de 19/05/2008) MARKETING: FERRAMENTA

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O CHAPARRAL EXPRESS, VISANDO ESTRATÉGIAS NO PONTO DE VENDA. CLAUDIANE FERNANDA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES

CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES CARACTERIZAÇÃO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UMA LOJA DE TECIDOS E DECORAÇÕES Gabriel Viana Carlos 1, Eduardo Alves da Silva 1, Juliana Paz Gonçalves 1, Lanessa Lopes Lima 2 1 Discente de graduação em Agronegócio

Leia mais

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA

LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA LOGÍSTICA E O MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA MICROEMPRESA DO SETOR VAREJISTA Elizângela M. Bonfim BERTOLDI; Andreia L. da Rosa SCHARMACH; Instituto Federal Catarinense- Campus São Francisco do Sul

Leia mais

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE?

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? 2 O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO: FICÇÃO OU REALIDADE? Adriana Amadeu Garcia Luis César G. de Araujo A gestão pela qualidade total é uma tecnologia conhecida pela constante preocupação com o cliente, o consumidor.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Plano de Marketing Para Contadores Renato Marcão * a exemplo da maioria dos profissionais liberais, os contadores, consultores, auditores e demais profissionais da área de contabilidade

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES.

ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES. ESTUDO DE CASO DA ITELCOM CELULARES: UMA PESQUISA SOBRE A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES. Raquel Marques da Silva 1 Ângela Kelber Simpson 2 Patrícia Kothe³ RESUMO Esta pesquisa tem seu foco de estudo na satisfação

Leia mais

SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL

SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL SATISFAÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÕES EM SANTA CRUZ DO SUL Andréia Fröhlich 1 Patrícia Kothe 2 RESUMO A satisfação do cliente é importante para conseguir manter-se hoje

Leia mais

DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES

DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES Brasília 2016 DÉBORA ELEUTÉRIO A INFLUÊNCIA DAS MARCAS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES Projeto

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA SP Andréia de Freitas Escouto¹ Fabiane da Silveira Silveira² RESUMO Este trabalho tem seu foco no marketing de relacionamento, visando diagnosticar

Leia mais

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7

Sumário. 1. Aspectos Metodológicos Descrição dos Resultados Análise Gráfica... 7 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra... 5 Motivação para ir às compras... 5 Passeio... 5 Momento...

Leia mais

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira

Pesquisa em. propaganda. Faccat Profª Me. Taís Vieira Pesquisa em propaganda Faccat Profª Me. Taís Vieira Tipos de pesquisa - Na escolha da melhor metodologia para uma investigação, tudo depende do que se deseja conhecer: o que e quanto ou como e por quê?

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS. DISCIPLINA PLANO DE NEGÓCIOS E ANÁLISE CRÍTICA DAS ORGANIZAÇÕES. PROFESSOR ANGELO PERES. 1 AULA 5 PLANO COMERCIAL. PLANEJAMENTO

Leia mais

3 MÉTODO. 3.1 Introdução

3 MÉTODO. 3.1 Introdução 53 3 MÉTODO 3.1 Introdução Neste capítulo será apresentado o método de pesquisa utilizado, esclarecendo o tipo de pesquisa realizado, método de coleta de dados, universo e amostra, tratamento dos dados

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro 2014 1 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística Campus de Araguaína Delson

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro 2014. 2 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística Campus de Araguaína Delson

Leia mais

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS

COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS COMPARATIVO DO CONSUMO EM LOJAS FÍSICAS X LOJAS VIRTUAIS 45% DOS CONSUMIDORES VIRTUAIS JÁ PREFEREM COMPRAR PELA INTERNET 90% fazem pesquisa virtual, antes de comprar em loja física O estudo do SPC Brasil

Leia mais

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa.

07/03/2015 MKI 1. Tópicos. O Conjunto formado pela Missão, Visão e Valores representam a identidade Organizacional de uma empresa. Tópicos pg 1. Missão, Visão e Valores 2 2. Missão 3 3. Entendendo a Missão 4 4. Pensamentos 6 5. Escrevendo a Missão 7 6. Exemplos de Missão 8 7. Visão 10 8. Visão da Organização 13 9. Exemplos de Visão

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA 1 INTRODUÇÃO 7 a 9 de Outubro de 2015, São Paulo, A INFLUÊNCIA DA MARCA PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO COM PESQUISA DE LEMBRANÇA DE MARCA Keila Rodrigues de Moura 1 Carla Aparecida da Silva Bento

Leia mais

Análise do Mercado Consumidor

Análise do Mercado Consumidor Gestão de Marketing Análise do Mercado Consumidor Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Análise do Mercado Consumidor

Leia mais

Vestuário Calçados & Acessórios

Vestuário Calçados & Acessórios Vestuário Calçados & Acessórios meta pesquisa de opinião Novembro - 2014 Objetivo Coletar as percepções do público de empresários cliente e não cliente do SEBRAE nos segmentos de calçados, vestuário e

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis. TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente Luciano Adriano Mielke luciano.mielke1@gmail.com Fabio Prates dos Santos

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO DROOM sono leve

PLANO DE NEGÓCIO DROOM sono leve PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO DROOM sono leve Katia Falk (katia.falk@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Katia Falk, 22 anos, Blumenau - SC.

Leia mais

Gestão da Comunicação Integrada

Gestão da Comunicação Integrada Gestão de Marketing Gestão da Comunicação Integrada Responsável pelo Conteúdo: Prof. Dr.Gleber Antonio de Paula Revisão Textual: Profa. Esp. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade Gestão da Comunicação

Leia mais

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador

GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE. Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador GUIA DEFINITIVO DA PESQUISA DE MERCADO ONLINE Tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador Índice Guia definitivo da pesquisa de mercado online Introdução

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS 1 PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DAS CRIANÇAS Palmas - TO, setembro de 2014. 2 EXPEDIENTE DE PESQUISA EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística

Leia mais

Pesquisa de Final de Ano

Pesquisa de Final de Ano Pesquisa de Final de Ano Novembro de 2012 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos Gerais... 3 1.1 Apresentação... 3 1.2 Objetivos... 3 1.3 Metodologia... 3 1.4 Plano amostral... 3 1.5 Classificação da Amostra...

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA COPA DAS CONFEDERAÇÕES VAREJISTAS

RELATÓRIO DE PESQUISA COPA DAS CONFEDERAÇÕES VAREJISTAS RELATÓRIO DE PESQUISA COPA DAS CONFEDERAÇÕES VAREJISTAS Abril 2013 COPA DAS CONFEDERAÇÕES - VAREJISTAS Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 1276 casos, com um erro máximo

Leia mais

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA

MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO. TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA MARKETING MIX DE MARKETING E FIDELIZAÇÃO TAMIRES CARDOSO DE SOUZA - Aluna do 6º semestre de Administração de Empresas UNIFIA RESUMO Quando falamos em marketing, o que vem em mente da maioria das pessoas

Leia mais

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC Larissa Vezu Baglione de Oliveira¹ Andreia Luciana da Rosa Scharmach² ¹IFC Campus São Francisco do Sul

Leia mais

PESQUISA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SEÇÃO DE CALÇADOS NAS LOJAS MARISA

PESQUISA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SEÇÃO DE CALÇADOS NAS LOJAS MARISA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE PÓS-GRADUAÇÃO/MBA EM MARKETING EXECUTIVO ANDERSON ARAÚJO DE OLIVEIRA ROBERTA CARINE DOS SANTOS TRINDADE PESQUISA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SEÇÃO DE CALÇADOS

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais.

MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais. MARKETING DE RELACIONAMENTO: a evolução do marketing voltado ao contato humano nas relações comerciais. B RUNA LUIZA LOPES M ENEZES ESTRUTURA DO TRABALHO Problemática Objetivos Metodologia Embasamento

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV

Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Pesquisa de Opinião Pública: Nível de Satisfação da FEJUNAV Naviraí, Junho de 2017 1. Introdução A satisfação dos clientes possui um papel fundamental nos estágios iniciais do relacionamento. Se as experiências

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS

QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS QUALIFICAÇÃO DE VENDEDORES: AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ATENDER COM QUALIDADE E AUMENTAR AS VENDAS QUALIFICATION OF VENDORS: TOOLS REQUIRED TO MEET WITH QUALITY AND INCREASE SALES Tiago Roberto Alves

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MÍDIA Relatório de Resultados de Pesquisa Cliente: Projeto: Data de Entrega: COMO LER ESTE RELATÓRIO O objetivo deste relatório é apresentar de forma estruturada e inteligente

Leia mais

QUAL O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DO RESTAURANTE DO VALE EM RELAÇÃO AOS SEUS SERVIÇOS E PRODUTOS?

QUAL O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DO RESTAURANTE DO VALE EM RELAÇÃO AOS SEUS SERVIÇOS E PRODUTOS? QUAL O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DO RESTAURANTE DO VALE EM RELAÇÃO AOS SEUS SERVIÇOS E PRODUTOS? Elisandra Machado 1 Luciano Fernandes 2 RESUMO A empresa em estudo é o Restaurante do Vale. Situada

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais.

E-COMMERCE. Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. E-COMMERCE E-COMMERCE Simplificadamente, podemos definir o conceito de E- Commerce como sendo a compra e venda de produtos e serviços por meios digitais. No seu estágio atual de desenvolvimento, porém,

Leia mais

TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG

TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG TÍTULO: DIAGNÓSTICO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE UMA ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POÇO FUNDO - MG CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO DA MERCEARIA FLORES - UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES EM

Leia mais

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP

SSC570 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP SSC570 Empreendedorismo Marketing e Vendas Ellen Francine Simone Souza ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce

Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Marketing de Relacionamento como Ferramenta Fundamental para Fidelização de Clientes no E-Commerce Alex Angelo Tiburcio: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Curso de Administração. MS, Brasil.

Leia mais

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de administração 2

Pesquisa realizada na disciplina de Pesquisa de Mercado do curso de administração 2 ANÁLISE SOBRE A EXPECTATIVA DOS ACADÊMICOS APÓS A FORMAÇÃO SUPERIOR: UM ESUDO NA UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DA CIDADE DE SANTA ROSA 1 ANALYSIS ON THE EXPECTATION

Leia mais

Criando uma promoção de vendas que funciona

Criando uma promoção de vendas que funciona Muita gente não sabe a hora certa ou como fazer uma promoção adequada às necessidades mercadológicas de suas empresas. Trata-se de uma estratégia de mercado que tem diferentes objetivos que devem ser bem

Leia mais

Marketing. Marketing -1-

Marketing. Marketing -1- Marketing -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 MARKETING... 07 MIX DE MARKETING... 08 MARKETING DE RELACIONAMENTO... 09 CONCORRENTES... 11 ESTRATÉGIA... 12 FERRAMENTAS... 19 PROMOÇÃO DE VENDAS... 22 CAPÍTULO 2 PESQUISA

Leia mais

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS

SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 SATISFAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO SOBRE O SERVIÇO PRESTADO EM UMA EMPRESA DE MANUTENÇÃO EM IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS Marcelo Cristian Vieira 1, Angélica Justino

Leia mais

Farmácias : Oportunidaes e Desafios

Farmácias : Oportunidaes e Desafios Seminário GVcev Farmácias : Oportunidaes e Desafios Ingredientes de Sucesso no Varejo de Farmacosméticos Lucien J. Geargeoura lucienjgeargeoura@gvmail.br Pesquisa do GVcev Ingredientes de Sucesso no Varejo

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

O quinto capítulo trará como fato preferencial as considerações finais sobre todo o estudo e possíveis sugestões/recomendações para estudos futuros.

O quinto capítulo trará como fato preferencial as considerações finais sobre todo o estudo e possíveis sugestões/recomendações para estudos futuros. 1 Introdução O presente estudo busca contribuir para o desenvolvimento do mercado de cartões de crédito no Rio de Janeiro para a Terceira Idade, assim como apreciar os consumidores desse negócio, seu perfil

Leia mais

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP

MAI5027 Empreendedorismo. Marketing e Vendas. Profa. Ellen Francine ICMC/USP MAI5027 Empreendedorismo Marketing e Vendas Profa. Ellen Francine ICMC/USP 1 2 Marketing Não é sinônimo de esforço de venda, nem de propaganda.» Marketing: Arte de planejar o antes, o agora e o depois

Leia mais

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança.

Postura de Líder. Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Postura de Líder Cada vez mais o mercado de trabalho exige postura de liderança. Por isso reunimos neste workbook os 21 requisitos fundamentais para o sucesso em farmácia, observados nestes mais de 20

Leia mais

ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes

ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes ESTUDO 12 Fatores-chave de Sucesso em Bares e Restaurantes O Sebrae desenvolveu uma metodologia de aplicação dos Fatores-chave de Sucesso em segmentos de negócios. Neste estudo foram entrevistadas 553

Leia mais

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX

OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX OS 4 PASSOS MAIS IMPORTANTES PARA A CONQUISTA DO BUYBOX Introdução...3 Entenda o poder do BuyBox...5 Os 4 fatores que vão te ajudar a conseguir o Buy Box...10 Invista em tecnologia para precificação!...

Leia mais

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São?

14/01/ Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado. Qual o Perfil? Como eles São? 5.1.2. Identificação do Cliente -Pesquisa de Mercado Qual o Perfil? Como eles São? Estilo de Vida? Como vivem? Passatempos, hábitos? Costumes? O que estão comprando? Desenvolver pesquisa usando o facebook

Leia mais

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital

Marketing Digital. A importância da sua empresa ter presença digital A importância da sua empresa ter presença digital Índice Introdução Dados sobre usuários de internet no Brasil Vantagens da presença Online Papel da agência de 03 07 09 15 2 Introdução Ser dono de um negócio

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Disk Cleaner

PLANO DE NEGÓCIO Disk Cleaner PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/7 PLANO DE NEGÓCIO Disk Cleaner MARIA EDUARDA SIEBERT (dudicaa@bol.com.br) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente http://campeche.inf.furb.br/pjempreendedor/desktop/arquivos/arqu866827.doc

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

Informações de marketing

Informações de marketing Pesquisas Mercadológicas Informações de Marketing Informações de marketing O Sistema de Informações de Marketing (SIM) possibilita que a empresa organize um fluxo de informações necessárias para a tomada

Leia mais

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 ÍNDICE POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 COMO ANDA SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?... 6 PROFISSIOMAIS

Leia mais

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor

Gerenciamento de relacionamento com o consumidor Gerenciamento de relacionamento com o UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade Tatuapé SP Disciplina Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas de 18/10/2011.

Leia mais

TÉCNICA DE VENDAS: UMA ABORDAGEM DIRETA

TÉCNICA DE VENDAS: UMA ABORDAGEM DIRETA TÉCNICA DE VENDAS: UMA ABORDAGEM DIRETA Alan Nogueira de Carvalho 1 Sônia Souza Almeida Rodrigues 2 Resumo Diversas entidades tais como, comércios e empresas possuem necessidades e interesses de negociações

Leia mais

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto

Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing. Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing Profa. Dra. Nadia Kassouf Pizzinatto A Pesquisa, na área de Marketing, pode ser Pura ou Aplicada.. Tipologia de Pesquisa para Marketing 1. Básica, Pura, Fundamental:

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina

TÉCNICAS DE VENDAS. O Concurso. - Último concurso. - Características da banca. - Objeto de estudo da disciplina O Concurso - Último concurso - Características da banca - Objeto de estudo da disciplina EDITAL TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado,

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 040 40 IDENTIFICAÇÃO: Título: FATORES QUE INFLUENCIAM AS COMPRAS Atributo: ESPECIFICAÇÃO CORRETA DOS PEDIDOS Processo: APERFEIÇOAMENTO DA FORMA DE EFETUAR OS PEDIDOS O QUE

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR?

OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? OPINION BOX PESQUISA: O QUE É INOVAÇÃO PARA O CONSUMIDOR? Descubra o que os clientes pensam quando ouvem a palavra INOVAÇÃO e como se tornar inovador de verdade. Índice Opinion Box Pesquisa: O que é inovação

Leia mais

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1

ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 ESTUDO SOBRE OS ATRIBUTOS DE IMAGEM E SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO AOS SUPERMERCADOS DE UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Ana Claudia Da Rosa 2, Márcia Zampieri Grohmann 3, Jaqueline Silinske

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1

O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1 O VAREJO DE MODA EM ANÁLISE: UM ESTUDO DO COMPORTAMENTOS DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO ÀS LOJAS DE VESTUÁRIO DE SANTA ROSA 1 1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 Aluna do Curso de Administração da Unijui

Leia mais

DIA DOS NAMORADOS 2019

DIA DOS NAMORADOS 2019 DIA DOS NAMORADOS 2019 Relatório de Pesquisa de Mercado METODOLOGIA Quantitativa 500 casos PERÍODO 6 a 17 de maio PERFIL DOS RESPONDENTES homens e mulheres + 18 anos classes A, B, C, D/E PERFIL DOS 40,2%

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU

CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU CARACTERIZAÇÃO BÁSICA DOS MEIOS DE TRANSPORTE MAIS UTILIZADOS NA CIDADE DE BOTUCATU Simara Cristina Ferreira 1 Bernadete Rossi Barbosa Fantin 2 Faculdade de Tecnologia, Botucatu,SP, Brasil. E-mail: simara@ibd.com.br

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1

ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR DA CIDADE DE IJUI/RS 1 Luís Fernando Irgang Dos Santos 2, Claudio Rodrigo Machado Fraga 3. 1 Pesquisa realizada na disciplina

Leia mais

Programa prático de marketing para

Programa prático de marketing para Programa prático de marketing para FARMÁCIAS PROGRAMA PRÁTICO DE MARKETING PARA FARMÁCIAS Sumário 01. Introdução...09 02. Algumas definições de marketing...11 03. Toda a equipe é responsável pelo marketing...14

Leia mais

Marketing na Internet em Função dos 8P s de Marketing. Joice Bortolini Cunha, Raquel Pinton Geraldino Daolio

Marketing na Internet em Função dos 8P s de Marketing. Joice Bortolini Cunha, Raquel Pinton Geraldino Daolio Marketing na Internet em Função dos 8P s de Marketing Joice Bortolini Cunha, Raquel Pinton Geraldino Daolio 1 Aluna Joice Bortolini Cunha, 2º semestre do Curso Superior de Gestão em Marketing - UNIFIA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DE RONDONÓPOLIS ACIR. Presidente José Luiz Gonçales Ferreira Vice Presidente Armando Pereira Chaves Diretor Tesoureiro - Sérgio José Pradella EQUIPE DE PESQUISA

Leia mais

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DOS NAMORADOS Araguaína -TO, 16 de maiode 2014.

PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DOS NAMORADOS Araguaína -TO, 16 de maiode 2014. PESQUISA EXPECTATIVA DE CONSUMO DIA DOS NAMORADOS 2014 Araguaína -TO, 16 de maiode 2014. 2 EXPEDIENTE DE PESQUISA Corpo Docente UFT Colegiado do Curso de Graduação em Tecnologia Logística Campus de Araguaína

Leia mais

O Conhecimento de Marketing dos Microempresários das Marmorarias do Bairro Dimpe de Rio Verde-GO 1

O Conhecimento de Marketing dos Microempresários das Marmorarias do Bairro Dimpe de Rio Verde-GO 1 O Conhecimento de Marketing dos Microempresários das Marmorarias do Bairro Dimpe de Rio Verde-GO 1 Pollyanna Leão LIMA 2 Kerla Cristina Parreira LIMA 3 Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER,

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE.

SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. SEMANA DA ENGENHARIA 2015 Instituto de Engenharia do Paraná SERVIÇOS COMPREENSÃO E DIMENSÕES DA QUALIDADE. Rogério Mainardes 11 de dezembro de 2015 PREMISSAS BÁSICAS DAS MARCAS As pessoas devem confiar

Leia mais