Disciplina: Estruturas Organizacionais Líder da Disciplina: Tomaoka Professora: Rosely Gaeta

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Disciplina: Estruturas Organizacionais Líder da Disciplina: Tomaoka Professora: Rosely Gaeta"

Transcrição

1 1 Disciplina: Estruturas Organizacionais Líder da Disciplina: Tomaoka Professora: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 02 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 1 Estruturas organizacionais - Conceitos Objetivos Ao final deste tópico você deverá: 1. Conhecer os fundamentos da estrutura organizacional 2. Conhecer o conceito e finalidade da estrutura organizacional 3. Compreender a evolução da organizações; tradicional, moderna e contemporânea 1 Definições básicas 1.1 Conceitos básicos da estrutura organizacional Pode ser definida como o resultado de um processo por meio do qual a autoridade é distribuída as atividades desde os níveis mais baixos até a Alta administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o atingimento dos objetivos organizacionais. (Vasconcellos Eduardo, Hemsley James R. Estrutura das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003:03) 2 Complementação e fundamentação 2.1 Evolução das organizações, tradicional, moderna e contemporânea Tradicional; de caráter autoritário, hierárquico, vertical, mecanicista, burocrático, típico do design do legado de Taylor e Fayol. Destacando-se os pontos relevantes: Enfoque básico: utilizavam os princípios de Smith, Taylor e Fayol que tratava da análise das atividades da empresas, levando os estudiosos a ligar esses estudos à organização formal, pois a ênfase dada era nos componentes formais da organização, ou, atividades, normas, estrutura organizacional, departamentalização, divisão do trabalho, hierarquia, especialização e atividades afins. Ambiência da empresa: Característica bastante autoritária, dado que o modelo tradicional, de certa forma, segue os parâmetros das duas organizações mais tradicionais e antigas do mundo: o exército e a igreja. A

2 2 filosofia era a de imposição de autoridade. As pessoas trabalhavam com medo Essência da Administração: Fundamentada nos ensinamentos de Smith, Taylor e Fayol. A atmosfera reinante era típica do sistema autoritário com a benevolência de Likert, cujo clima predominavam os fatores higiênicos, preconizados por Maslow e Herxzberg. Visão do mundo: A organização era focada como um sistema fechado, independentemente de seu meio ambiente externo. Era um sistema mecânico, uma máquina simples. Nessa forma, mudar uma organização era como mudar uma peça defeituosa em um automóvel. Estruturas Organizacionais: Predominava as estruturas tradicionais, ou seja; Linear ou militar (Fayol), Staff-andline, funcional (Taylor), Colegiada. Tomada de decisão: Profundamente individual e centralizada exclusivamente na pessoa do chefe. Era sempre um ato isolado. Cury, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. São Paulo Atlas (2005:152) Moderna; caracterizado por um quadro sistêmico, comportamental, orgânico, oriundo da arquitetura behaviorista, fortemente influenciada pelas ciências do comportamento. Seu surgimento aconteceu com um lento mas progressivo processo de evolução organizacional, com a fase Revolução Ideológica que se prolongou do início da década de 20 até os primeiros anos da de 1940, passando por algumas fases, ou: As experiências de Hawthorne, que evidencia a importância da motivação na produtividade do homem, provando que essa motivação decorria da unidade de trabalho criada, o pequeno grupo. Kurt Lewin, com a teoria da dinâmica de grupo, mostrou não só a importância do pequeno grupo, como campo social, mas evidenciou, também, o papel do tipo de liderança utilizado, como forma efetiva de consecução efetiva dos objetivos, confirmando as conclusões de Elton Mayo, em Hawthorne. Chester I. Barnard, em seu livro As funções do executivo, com as contribuições a seguir; Mudança do conceito de autoridade que, de imposta, em função do cargo, passou a ser aceita, em virtude do grupo e do meio ambiente, intimamente associados. A assertiva de que a organização é um sistema cooperativo, tornando compulsório o diálogo com os empregados.

3 3 Finalmente, a conclusão de que a organização, ao lado de um ângulo formal, retratando os ideais de seus donos, possui, também, um ângulo informal, resultado das reações das pessoas às regras formais, dependendo, assim, a efetividade da empresa, da congruência de objetivos entre os dois ângulos internos. O grande desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Antropologia, da Sociologia e da Psicologia, que, retratando o estudo científico do comportamento humano no âmbito do pequeno grupo, recebem o nome de ciências do comportamento Pontos relevantes; Enfoque básico: Análise estrutural-funcional, que é um conceito sociológico, implicando a identificação dos padrões básicos dos desejos e expressões humanas em qualquer sociedade, por meio de conceito de cultura, para poder melhor compreender e explicar o comportamento humano. Como conseqüência, passa-se a enfatizar a organização informal, isto é, os aspectos ligados a liderança, afetividade, valores, normas de grupo, conflitos, etc. Ambiência da Empresa: Clima de trabalho mais consultivo, em virtude da a tese da aceitação e não da imposição de autoridade. Se as organizações são sistemas cooperativos, se para o empregado aceitar a autoridade ele deve participar mais dos debates, a cultura organizacional torna-se mais palatável, inclusive pela importância da organização informal, quanto à efetividade da empresa. Essência da Administração: Conceito de cultura, estudos e pesquisas dirigidos pelas ciências do comportamento, ajudando a melhor entender o comportamento humano, no âmbito do pequeno grupo, nas empresas, cujo clima não mais se vincula, exclusivamente a fatores higiênicos, já se notando influências dos fatores motivadores, estudados nas teorias de Maslow e de Herzberg, aproximando-se essas organizaçõezberg, aproximando-se essas organizaçrias de Maslow e de Htamento para poder melhor compreender e explicar o comportamento hums do perfil dos sistemas consultivo e participativo. Visão do Mundo: A manipulação da organização passa a ser como de um sistema aberto, em permanente interação com seu ambiente. Os estudos de Parsons, na década de 50, começam a perceber a importância dessa abordagem, em virtude das diferentes transações que a organização mantém com seu ambiente externo, tanto na importação de insumos quanto na exportação de seus produtos. O feedback externo, fundamental para o ciclo vital da empresa, procura sinalizar sobre sua efetividade.

4 4 Estruturas Organizacionais: As opções passaram a ser ou a função principal (centro de custo), para corporações com pequena diversificação de produtos e de serviços, ou a divisão de produção (centro de lucros), mais adequada a companhias largamente diversificadas em termos de produtos e de serviços. Com base na função principal; Com base em produto (s) (=divisional) Tomada de decisão: Emerge o processo decisório, com base na situação, para ultimar o processo administrativo. Surge a administração por objetivos (APO). Maior participação das pessoas com objetivos bem definidos.cury, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. São Paulo Atlas (2005:153) Contemporânea; erigida com influência de tempos mais turbulentos, com a globalização, a estonteante taxa de crescimento da tecnologia, o acirramento da concorrência, para melhor agradar aos clientes, obrigando as empresas a firmarem parcerias com fornecedores, a motivarem seus empregados, para poderem atingir, enfim, a excelência empresarial. Emergem soluções adhocráticas, participativas, horizontais. As organizações, seja nos Estados Unidos ou na Europa, principalmente na década de 80, estavam muito preocupadas com o grande desenvolvimento da indústria japonesa, que começou a invadir o mundo inteiro com seus produtos, de grande qualidade e de preços menores. Os dados divulgados na época pela imprensa: Em 1986, a primeira empresa mundial era a GMC, mas a segunda era a japonesa Mitsui. Entre as 10 maiores empresas do mundo, cinco eram japonesas; Em 1988, dos 10 carros mais vendidos nos Estados Unidos, seis eram de marcas japonesas! O Ocidente descobre, por meio de pesquisa nas empresas japonesas, os seguintes princípios associados ao sistema japonês de produção, ou seja; Trabalho em equipe; Controle de Qualidade; Orientação para o cliente; Minimizar as incompetências, e Melhoria Contínua (procurar melhorar cada vez mais).

5 5 Com os resultados obtidos, a reação dos países principais envolvidos foi instantânea. Pesquisas em suas empresas foram realizadas apontando a existência de graves problemas, redundando, nos Estados Unidos e na Europa desenvolvida, num esforço de revitalização organizacional, por meio de grandes consultorias, surgindo as organizações contemporâneas, assumindo os pontos relevantes, a saber; Enfoque básico: ênfase no cliente e no não cliente, que a empresa passa a buscar -, passando a ser o foco da estratégia do negócio. Parcerias com fornecedores. Ambiência da Empresa: Tipicamente participativa, pois a administração passando a ter confiança nos empregados, estes participam, efetivamente, do processo administrativo. Evidencia a prevalência de fatores motivadores, proposto por Liket (sistema participativo). Essência da Administração: ênfase em processos, ampliando a visão do trabalho, utilizando intensivamente a tecnologia da informação, adoção de técnicas de gerência participativa e de empowerment, consistindo em; Compartilhar informação com todos; Criar autonomia por meio de limites; Substituir a hierarquia por equipes autogerenciadas. Visão do Mundo: Organização manipulada numa visão holística, porque vivemos num mundo globalmente interligado, onde os fenômenos sociais, biológicos, psicológicos e ambientais são interdependentes Estruturas Organizacionais: contemporâneas, com adoção de sistemas mistos, temporários, salientando-se: Com base no projeto; Com base em matriz; Colateral; Equipes; Grupos-tarefas, etc; Tomada de Decisão: Processo grupal, compartilhado, com ênfase em sistemas de informações, que atinjam todos os níveis, sem exceções e sem restrições. Ênfase em negociações. Outras características: Gerência participativa; Organização horizontal;

6 6 Sistema de informações gerenciais, etc; Empresas norte-americanas, com expressividade nos negócios, como ATT, Du Pont, Ford, IBM, Kodak e Xérox, em sua caminhada em direção à excelência empresarial, começaram a adotar as seguintes novas concepções: Unidades operacionais orientadas para os clientes; Delegação da capacidade de decisão; Menor controle de direção e maior controle financeiro; Reengenharia dos processos da empresa; Análise de todas as decisões relacionadas a sua importância para os clientes. Cury, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. São Paulo Atlas (2005:155). No Quadro 1, o quadro evolutivo das organizações, é retratado de forma suscinta os três modelos organizacionais, com seus indicadores básicos;

7 7 Organizações Indicadores Tradicional Moderna Contemporânea 1. Enfoque básico - Análise das atividades das - Comportamento humano - Clientes e não clientes empresas 2. Ambiência da empresa - Autoritária - Consultiva - Participativa 3. Essência da administração - Princípios de administração - Conceito de cultura - Empowerment - Gerência participativa - Processos 4. Visão do mundo - Sistema fechado - Sistema aberto - holística 5. Estrutura organizacional - Linear; - Staff-and-line - Funcional - Colegiada - Função - Divisional - Projeto - Matricial - Colateral - Equipes - Processos 6. Tomada de decisão - Individual e centralizada - Processo decisório - Processo decisório com informação e negociação Quadro 1 Quadro evolutivo das organizações. Fonte: Cury, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. São Paulo Atlas (2005:157). A Fig. 1, que representa o conceito básico da estrutura organizacional: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Subsistema de autoridade Subsistema de comunicação Subsistema de atividades Fig. 1 Conceito de estrutura Fonte (Vasconcellos Eduardo, Hemsley James R. Estrutura das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003:04) Para que a estrutura seja desenhada é preciso que um conjunto de aspectos sejam definidos, conforme apresentado na Figura 2.

8 8 Definição das atividades Escolha dos critérios de departamentalização Definição quanto à centralização X descentralização de áreas de apoio Localização de assessorias Decisão quanto à amplitude de controle e quanto ao número de níveis hierárquicos Definição do nível de descentralização de autoridade Sistema de comunicação INTERAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Definição quanto ao grau de formalização Fig. 2 Aspectos a serem definidos para a formação de uma estrutura Fonte (Vasconcellos Eduardo, Hemsley James R. Estrutura das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003:05) Departamentalização: Processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados. Unidades: Esses agrupamentos de indivíduos que formam as unidades, são por sua vez, agrupadas em unidades maiores, sucessivamente até o nível mais alto da organização. Critérios: Para o fim de tornarem-se unidades maiores, existem alguns critérios, a saber; funcional, geográfico, por processo, por clientes, por produtos, por período e pela amplitude de controle. Áreas de apoio: Como processamento de dados, contabilidade, reprografia, etc... podem ser centralizadas, servindo a todas as unidades, ou podem ser total ou parcialmente descentralizadas. Assessoria a determinados cargos: Podem existir e devem ser definidas e sua localização na estrutura deve ser determinada. Amplitude de controle: Em um momento de departamentalização, temos sempre a questão da amplitude de controle a equacionar, isto é, o número

9 9 máximo de subordinados que um chefe pode supervisionar eficientemente. Essa definição pode variar, dependendo de cada caso, da natureza da atividade, das características pessoais do chefe e seus subordinados. Dentro do processo de estruturação da organização, este princípio precisa ser obedecido. Níveis hierárquicos: Ocorre inversamente á condição da amplitude de controle, quanto maior a amplitude, menor o número de níveis e vice-versa. Essa decisão é importante na estruturação, pois a organização pode sofrer pelo excesso ou falta de níveis hierárquicos. Grau de descentralização da autoridade: Quando há centralização das decisões no topo da hierarquia temos demora nas decisões e frustações, sobrecarga da Alta administração e decisões desvinculadas da realidade. Por outro lado, se as decisões estão excessivamente descentralizadas temos falta de coordenação e dificuldades de controle. Sistema de comunicação: elemento fundamental para o desenvolvimento e determinação da estrutura que deve prever através de quais canais será permitida a comunicação. Grau de formalização: Se for muito alta, produzirá burocratização e falta de agilidade da organização. Por outro lado, se for muito baixa levará a conflitos, ansiedade, duplicações de esforços e ineficiência. Organogramas e descrição de atribuições: Instrumentos mais utilizados para formalizar uma estrutura. (Vasconcellos Eduardo, Hemsley James R. Estrutura das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003:03) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Vasconcellos Eduardo, Hemsley James R. Estrutura das Organizações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003 Cury, Antonio. Organização e métodos: Uma visão holística. São Paulo Atlas

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1

Sumário. Prefácio à Oitava Edição, xv. Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 Sumário Prefácio à Oitava Edição, xv Parte I Evolução do Estudo da Administração, 1 1 Administração, 3 1.1 Conceito, 3 1.2 Escola tradicionalista, 4 1.3 Revolução ideológica, 6 1.4 Escola behaviorista,

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos

Organização, Sistemas e Métodos Organização, Sistemas e Métodos Professor Bruno Eduardo www.brunoeduardo.com professor@brunoeduardo.com www.facebook.com/professorbrunoeduardo Organização, Sistemas e Métodos Conteúdo: Escolas Tradicionalista

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Estrutura organizacional AULAS EMENTA: Estrutura organizacional e o processo de organização. Níveis hierárquicos e amplitude de controle e estilo gerencial. Departamentalização. I assunto: Estrutura organizacional e o processo

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

Conceito e tipos de estrutura organizacional

Conceito e tipos de estrutura organizacional Conceito e tipos de estrutura organizacional Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

GESTÃO EM SAÚDE. Teorias da Administração. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira 1 GESTÃO EM SAÚDE Teorias da Administração - 2 DEFINIÇÕES GESTÃO - engloba pessoas, processos e planejamento. ADMINISTRAÇÃO - finanças, contabilidade e mercado. 3 DEFINIÇÕES O conceito de administração

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA. Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Teoria Geral da Administração - TGA Professores: Jailson Castro Freitas Sâmya Aguiar Lôbo Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Clique para editar o estilo do. título mestre

Clique para editar o estilo do. título mestre 1 IDÉIAS BÁSICAS DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO 2 Antecedentes Históricos da Administração Influência dos filósofos: Sócrates- tratou do princípio da universalidade da administração. Platão- tratou do princípio

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Abordagens Organizacionais

Abordagens Organizacionais NOTA DE AULA CLASS NOTE Abordagens Organizacionais Roberto de Medeiros Junior roberto.medeiros.junior@hotmail.com Prof. Maria Terezinha Angeloni, Dr. terezinha.angeloni@unisul.br Abordagens Organizacionais

Leia mais

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho

Organização Formal. Organização Formal x Organização Informal. Tipos de Organização. Divisão Racional do Trabalho Divisão Racional do Trabalho Organização Formal x Organização Informal Organização Formal - Heterogênea -Rígida - Hierarquizada -Estática - Limitada Princípios Básicos das Organizações - Divisão do Trabalho

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula1: Conceitos e Fundamentos da Administração da Produção Prof. Valdir Tavares de Lucena »Vamos começar relembrando algumas teorias administrativas... 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Pré-história

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso:

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA. ; Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E TEORIAS Curso: PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: JORGE DOVHEPOLY Telefones: (043) 9108-1444 / 3424-5222 E-mail: jdovhepoly45@gmail.com ; jorgeg.dovhepoly@uol.com.br Nome da Disciplina: ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO E

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

Evolução das Teorias Administrativas

Evolução das Teorias Administrativas Evolução das Teorias Administrativas Prof. Esp. Paulo Roberto Rosa Área: Administração N Inscrição: 1473381 Evolução das Teorias Administrativas 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais

PROCESSOS GERENCIAIS

PROCESSOS GERENCIAIS PROCESSOS GERENCIAIS AS EMPRESAS PLT 302 Capítulo 2 AS EMPRESAS REPRESENTAM UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO A ORGANIZAÇÃO FOCADA NO LUCRO NÃO HÁ DUAS EMPRESAS SEMELHANTES POIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUA

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

Cristiana Duran Administração Aula 6

Cristiana Duran Administração Aula 6 Cristiana Duran Administração Aula 6 Evolução Histórica da Administração Parte 6 TEORIA NEOCLÁSSICA (Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração)

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CÓDIGO: IH 141 CRÉDITOS: 04 (4T-0P) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS PROGRAMA ADMINISTRAÇÃO GERAL E SISTEMAS ORGANIZACIONAIS CÓDIGO:

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA Estrutura: (latim) structūra: ação ou modo de edificar ou de construir, aquilo que se construiu Structum: reunir, juntar, arrumar

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Rosely Gaeta 11/3/2015 Slides de Aula 01 Visão Geral Estruturas formais e informais Fontes: Antonio Cury Organizações e Métodos M Uma Visão Holística - Capítulo 4 Henry Mintzberg

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional é a maneira

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma

O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma O QUE É ADMINISTRAÇÃO? Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização Organização é uma combinação de esforços individuais

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Rosely Gaeta 9/3/2016 Slides de Aula 01 Visão Geral Estruturas formais e informais Fontes: Henry Mintzberg Criando Organizações Eficazes Cap 1 Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Leia mais

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO

EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO EVOLUÇÃO E CORRENTES DE PENSAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO Análise contemporânea Dr. Margarete Boteon Cepea/Esalq maboteon@esalq.usp.br As Principais Teorias da Administração: Anos: Teorias: 1903 Administração

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia

24/11/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Teoria da Burocracia Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Administração Científica Clássica 1909 Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica

Leia mais

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão Teoria Organizacional A organização precisa de ter uma finalidade: Eficácias organizacionais avi01 Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão e metas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA INSTITUTO MACEIÓ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IMEC FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AFRANIO JORGE/GREICY KELLY/EDSON PRAZERES NAYANNE MESSIAS/ROSEANY LOPES/RUSSINILDO DA SILVA

Leia mais

Teoria Geral da Administração

Teoria Geral da Administração Teoria Geral da Administração Tópicos de discussão Conceitos Administração, gestão, gerência Eficiência, eficácia Organizações Teorias da Administração Escolas e teorias administrativas Trabalho e sociedade

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

Organização e Estrutura

Organização e Estrutura Aula 11 Organização e Estrutura Capítulo 6 Evolução da Escola Clássica Jéssica - jessica.costa.pereira@usp.br Contexto Séc. XX: necessidade das grandes empresas desenvolverem fórmulas para se organizar

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Introdução à Remuneração

Introdução à Remuneração Gestão de Recursos Humanos Aula Satélite 1 Introdução à Remuneração Administração de Cargos e Salários Prof. Ms. Carlos Ferreira Manaia Contexto Histórico da Remuneração Trabalho nem sempre foi remunerado

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Redes de Serviços e Modelos de Organizações de Saúde Estrutura organizacional Prof. Dr. André Lucirton Costa Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Estrutura Organizacional

Leia mais

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1

Prefácio, xi. Parte I - Conceitos Básicos, 1 Prefácio, xi Parte I - Conceitos Básicos, 1 1 Organizações e Administração, 3 Objetivos, 3 1 Organizações, 3 2 Funções organizacionais, 5 3 Eficiência e eficácia, 7 4 Administração: definição, 8 5 Somos

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Abordagem Comportamental

Abordagem Comportamental CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Comportamental Prof. Augusto Santana 19/02/2013 INTRODUÇÃO Posições Normativas e Prescritivas X Posições Explicativas e Descritivas

Leia mais

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS; LIDERANÇAS; CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Prof. Adalberto J. Tavares Vieira,Dr. TIPOLOGIA ORGANIZACIONAL Uma organização é um grupo humano, composto por especialistas

Leia mais

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ARQUITETURA ORGANIZACIONAL Capítulo 04 1 A ARQUITETURA ORGANIZACIONAL ESTÁ BASEADA NA DISTRIBUIÇÃO DE PODER E RESPONSABILIDADE MATERIALIZADA EM: ELEMENTOS DE UMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FORMAS DE ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1)A evolução da Administração O processo administrativo e as funções gerenciais segundo Fayol O processo administrativo

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Gestão por Processos Carga-horária:

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

A EMPRESA COMO UM SISTEMA. Prof. M.Sc. João Artur Izzo

A EMPRESA COMO UM SISTEMA. Prof. M.Sc. João Artur Izzo A EMPRESA COMO UM SISTEMA A EMPRESA COMO UM SISTEMA Caracterizados por sua interação com o ambiente externo, os sistemas abertos partem da premissa de que determinados inputs são introduzidos neles e,

Leia mais

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa

Teorias das Organizações. Prof. Doutora Maria José Sousa Teorias das Organizações 1 Prof. Doutora Maria José Sousa 2 Abordagem Clássica Administração Científica Referência: Frederick Taylor (1903) Elemento Nuclear: A tarefa Termos mais utilizados Organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 3. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 3. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 3 Prof. Fábio Arruda ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO A Teoria Comportamental oferece uma

Leia mais

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor)

Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas Administração Científica (Taylor) Abordagens Tradicionais Ênfase nas Tarefas 1903...Administração Científica (Taylor) Ênfase na Estrutura 1911...Teoria Clássica (Fayol) 1947...Organização Burocrática (Max Weber) Ênfase nas Pessoas 1932...Teoria

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Organizacional dos Serviços de Enfermagem e Gerenciamento do Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos A administração e a enfermagem Administrar: é o processo

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. Profa. Sylmara Gonçalves Dias. ACH113 Princípios de Administração PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO ACH1113 Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula (1) A evolução da Administração (1) Enfoque comportamental da Administração Evolução da Administração e as Escolas Clássicas

Leia mais

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade II ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Sumário Unidade II 3. A organização como função administrativa 3.1 Conceitos básicos: a administração e o processo administrativo 3.2 A função organização

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA

ADMINISTRAÇÃO 22/02/ HISTÓRICO NOVOS MODELOS GERENCIAIS ADMINISTRAÇÃO JAPONESA ADMINISTRAÇÃO 1.HISTÓRICO A Administração Participativa é uma das idéias mais antigas da administração. Ela nasceu na Grécia com a invenção da democracia. Continua a ser uma idéia moderna, que integra

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas)

Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Aula 2 Abordagem Humanística da Administração (Teoria das Relações Humanas) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann As Organizações Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann Cronograma Revisão última aula Exercício

Leia mais

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise SWOT É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise Interna (Controlável) Análise Externa (Não Controlável) Áreas funcionais (Marketing, Pesquisa, RH, etc.), funcionários, desempenho, processos,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO DO PLANALTO NORTE - CEPLAN Curso: SIN-BAC - Bacharelado em Sistemas de Informação Departamento: DSI.. - Sistemas de Informação Disciplina: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Código: 1TGA002 Carga horária: 54 Período letivo: 2016/2 Professor:

Leia mais

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979.

(1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. (1) SIMON, H. Comportamento administrativo. 3 ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1979. OBJETIVOS GERAL: Apresentar análises críticas de princípios administrativos (SIMON, 1979) ESPECÍFICOS: Ressaltar

Leia mais

4. Teorias da Administração

4. Teorias da Administração 4. Teorias da Administração Teorias da Administração Teorias Mecanicista- Burocrática/Clássica Teorias Gerenciais/Neoclássica TQM- Modelo japonês - Contingenciamento Teorias da Administração ANO TEORIA

Leia mais

PLANO DE CURSO. Bases históricas. Abordagens clássica, neoclássica, humanista, estruturalista, sistêmica e contingencial das

PLANO DE CURSO. Bases históricas. Abordagens clássica, neoclássica, humanista, estruturalista, sistêmica e contingencial das PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Teoria da Administração I Professor: Salomão David Vergne Cardoso e-mail: vergne07@gmail.com Código: MAR00 Carga

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Gestão e Organização de Empresas

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Gestão e Organização de Empresas INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 01 1. (CESPE / ICMBIO / 2014) De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração. 2. (CESPE / ICMBIO / 2014)

Leia mais