Keysystems Informática

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Keysystems Informática"

Transcrição

1 1 O que é NF-e? NF-e nada mais é do que a sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento funciona de maneira semelhante a uma nota fiscal impressa, porém é emitido e armazenado eletronicamente, isto é, só existe no formato digital. A NF-e foi criada com o objetivo de documentar uma operação de prestação de serviços ou circulação de mercadorias (compra e venda) entre duas partes. Além disso, busca facilitar a vida das empresas em todo o Brasil, trazendo mais praticidade para lidar com a parte burocrática do dia a dia. A validade jurídica da nota fiscal eletrônica é garantida por meio de uma assinatura digital (token), e faz parte de um projeto do governo conhecido como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), com decreto firmado em janeiro de Quais são os benefícios da NF-e? O projeto da nota fiscal eletrônica foi pensado para trazer benefícios a todos os envolvidos, desde os contribuintes até as administrações tributárias. Entenda melhor. Vantagens para as administrações tributárias A nota fiscal torna-se mais confiável; O processo de controle fiscal fica mais apurado, pois o compartilhamento de informações entre os fiscos é facilitado; Os custos no processo de controle das notas fiscais diminuem; A sonegação também diminui, enquanto a arrecadação com impostos aumenta. Vantagens para a sociedade O consumo de papel é reduzido e, consequentemente, o impacto no meio ambiente também; O uso de novas tecnologias e o comércio eletrônico é incentivado, favorecendo a economia; Os relacionamentos eletrônicos entre empresas passam a ser padronizados; Surgem novos empregos e oportunidades de negócios relacionados ligados à prestação de serviços relacionados com a nota fiscal eletrônica. Vantagens para o contribuinte comprador (quem recebe a NF-e) Não há mais necessidade de digitalizar as notas fiscais ao receber mercadorias; É possível planejar a logística de entrega ao receber antecipadamente a informação da nota fiscal eletrônica; Menos erros de escrituração ocorrem devido a erros de digitação; O uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores é incentivado. Vantagens para o contribuinte vendedor (quem emite a NF-e)

2 2 Os custos relacionados com papel e impressão são reduzidos; Os custos com envio do documento fiscal diminuem; O custo de armazenagem de documentos fiscais também reduz; As obrigações acessórias são simplificadas, como a dispensa de AIDF; O tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira também é reduzindo, otimizando o trabalho das empresas; O uso de relacionamentos eletrônicos com clientes é incentivado. A NF-e é obrigatória? Em que casos? A nota fiscal eletrônica foi criada para, no primeiro momento, substituir as notas fiscais dos modelos 1 e 1-A em todas as situações de uso desses documentos. Estão incluídas nesse caso, por exemplo, a nota fiscal de entrada, operações interestaduais, operações de importação, operações de exportação ou ainda operações de simples remessa. Em relação a qualquer dúvida sobre a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica no Brasil, é possível consultar os seguintes o Protocolo ICMS 42/09 que mostra quem é obrigado a utilizar a NF-e pelo critério de CNAE, e outros protocolos no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Portanto, se a sua empresa se enquadrar nas obrigatoriedades acima, você fica vetado de emitir nota fiscal impressa do modelo 1 ou 1-A. Para não errar, confira com cuidado a tabela do protocolo citado acima. Lá você confere quais tipos de empresas devem emitir a NF-e. Como é o processo de uso da NF-e? O uso da nota fiscal eletrônica envolve alguns órgãos e etapas diferentes, conforme você pode ver a seguir: Secretaria da Fazenda Tudo começa quando a empresa que emite a NF-e gera um arquivo eletrônico. Esse arquivo contém as informações fiscais da operação comercial e deverá ser assinado digitalmente. Afinal, é isso que garante a autoria do emissor e a integridade dos dados contidos ali. O arquivo eletrônico é transmitido, via internet, para a Secretaria da Fazenda do seu Estado, e a empresa recebe de volta um protocolo de recebimento (Autorização de Uso). É importante destacar que, sem esse protocolo, nenhuma mercadoria poderá transitar. Receita Federal A nota fiscal eletrônica também é transmitida para a Receita Federal. O órgão funciona como repositório nacional de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas em âmbito nacional.

3 3 Já no caso de operações interestaduais, a NF-e vai para a Secretaria de Fazenda do Estado de destino. Acompanhando o trânsito da mercadoria Se você trabalha com produtos físicos, vai imprimir uma representação gráfica simplificada da NF-e, chamada de DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Esse documento é impresso em papel comum, em uma única via. Ele terá as seguintes informações: Chave de acesso para poder consultar a NF-e on-line; Código de barras bidimensional. Esse tipo de código facilitará a confirmação e a captura de informações da nota fiscal eletrônica pelas unidades fiscais. Vale lembrar que o DANFE não substitui a NF-e, ok? Ele serve apenas como um instrumento auxiliar para quem deseja consultar a nota fiscal eletrônica. Com ele, é possível checar se a nota realmente existe, seja por meio do site da SEFAZ ou do Ambiente Nacional (RFB). Como emitir NF-e? Após compreender o que é NF-e, seus benefícios e como ela é usada, é preciso saber como fazer a emissão da nota fiscal eletrônica. Para facilitar a sua vida, separamos um passo a passo que você pode seguir. Confira: Passo 1: adquirir um certificado digital Lembra que comentamos que, para ter validade jurídica, a NF-e precisa ser assinada digitalmente? Para isso você precisa adquirir um certificado digital. É ele que vai comprovar que foi realmente a sua empresa que emitiu a nota. Também é ele que vai confirmar que a nota fiscal eletrônica é autêntica. O certificado digital pode ser adquirido por meio de uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela ICP, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. O ICP é o órgão nacional que mantém a estrutura de emissão de chaves públicas. Está baseado no princípio da terceira parte confiável, já que seu papel é oferecer uma mediação de confiança e credibilidade em transações entre diferentes partes que utilizam certificados digitais. Afinal de contas, não basta você utilizar uma assinatura digital. É fundamental, para fins legais e contábeis, que esse certificado seja válido e confiável.

4 4 Para isso, o ICP define um conjunto de práticas, técnicas e procedimentos que devem ser adotados pelas entidades credenciadas, sempre com o objetivo de estabelecer um sistema confiável. Passo 2: realizar seu credenciamento na Secretaria da Fazenda Em segundo lugar, após adquirir um certificado digital, você precisará fazer um cadastro para emissão de notas fiscais eletrônicas na Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada. O cadastro costuma ser simples, porém varia de um estado para o outro. Por causa disso, é recomendável que você procure o auxílio de um contador que esteja habituado com a legislação local. Uma dica aqui é que, em um primeiro momento, você pode optar pela modalidade de credenciamento Em homologação. Isso significa que suas notas ainda não serão enviadas oficialmente, servindo apenas como um teste. Assim pode você receber o treinamento adequado até estar apto a emitir a NF-e. Quando estiver com tudo pronto, é só mudar a opção de credenciamento para Em produção. Passo 3: instalar um software emissor de Nota Fiscal Eletrônica O terceiro e último passo para emitir notas fiscais eletrônicas é instalar em sua empresa ou computador um software gerador de NF-e. Em alguns Estados, o download do sistema pode ser feito gratuitamente no site da Secretaria de Fazenda. Contudo, vale prestar atenção a um ponto em particular. Em geral, os programas disponibilizados pela SEFAZ não são ideais para empresas que precisam emitir muitas notas fiscais. Isso porque os programas gratuitos exigem que as informações sejam digitadas manualmente, ou incluídas novamente em todas as notas emitidas no sistema de faturamento. Obviamente, essa limitação gera muito mais trabalho e toma bastante tempo dos envolvidos. Por outro lado, hoje existem diversos sistemas de gestão que emitem NF-e a custos bastante reduzidos. A grande vantagem é que esses softwares especializados não exigem o mesmo trabalho extra. Portanto, se você tem necessidade de emitir notas, vale a pena considerar essa opção, procurando um sistema que esteja de acordo com a realidade da sua empresa. Definitivamente, contabilidade é um assunto sério e sua importância nunca deve ser subestimada pelo empreendedor.

5 5 Felizmente, hoje as informações estão acessíveis a todos para tirar dúvidas, inclusive sobre o que é NF-e. Mas lembre-se: nada substitui o aconselhamento de um profissional contábil. A menos que você seja Microempreendedor Individual, será obrigado a ter um contador e registrar todas as suas movimentações de entrada e saída de dinheiro, prestando contas à Receita Federal.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Arquitetura Cliente Servidor Comunicação via

Leia mais

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases..

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. A Emenda Constitucional nº 42/2003 introduziu o inciso XXII ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que as administrações tributárias

Leia mais

NFC-e. SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal

NFC-e. SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica NFC-e NFC-e Antonio Carlos Godoi Coordenador de Documentos

Leia mais

2.1 O Conceito. 2.2 As NF-es e NFS-es. 2.3 Nota Fiscal, DANFe e XML

2.1 O Conceito. 2.2 As NF-es e NFS-es. 2.3 Nota Fiscal, DANFe e XML INTRODUÇÃO Lançada em 2005, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda de 6 estados com um pequeno grupo de empresas de grande porte. Nesta época, a NF-e

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Guia operacional de emissão de uma NF-e Programa

Leia mais

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista 14/08/07 OBJETIVO Incentivar os adquirentes de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e APRESENTAÇÃO A nota fiscal passou por várias mudanças ao longo de sua existência, e o que antes era um simples documento fiscal feito a mão e de difícil controle, hoje com a era digital se tornou eletrônica,

Leia mais

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e Informações Gerais 1. O que é o projeto SAT-CF-e?

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 5: Certificado Digital e Nota

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso.

Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso. Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso. Dirce da Conceição Silva Jackeline de Souza Cruz Leila Pereira Campos Vanessa Patrizia Cortez Unirondon Centro Universitário

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos NF Garantia - Estadual - RJ

Parecer Consultoria Tributária Segmentos NF Garantia - Estadual - RJ NF 28/08/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 3 3.1. Nota fiscal Eletrônica... 4 3.2. Escrituração Fiscal... 4 3.3. Apuração

Leia mais

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012.

CIRCULAR Nº 13/2012. Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior. São Paulo, 12 de setembro de 2012. São Paulo, 12 de setembro de 2012. CIRCULAR Nº 13/2012 Prezado Cliente, Ref.: SISCOSERV Informações de transações efetuadas por residentes no Brasil e no exterior A Lei nº 12.546/2011 instituiu a obrigação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO 13/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN. Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital

Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN. Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital EUGÊNIO VELOSO FERNANDES Gerente de Tributos Mobiliários Secretaria Municipal de Finanças

Leia mais

Sefaz Virtual Ambiente Nacional Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Sefaz Virtual Ambiente Nacional Projeto Nota Fiscal Eletrônica Projeto Nota Fiscal Eletrônica Orientações de Utilização do Sefaz Virtual Ambiente Nacional para as Empresas Versão 1.0 Fevereiro 2008 1 Sumário: 1. Introdução... 3 2. O que é o Sefaz Virtual... 4 3. Benefícios

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Volume 4

Nota Fiscal Eletrônica Volume 4 Brasil Nota Fiscal Eletrônica Volume 4 Nota Fiscal Eletrônica A Nota Fiscal Eletrônica já é uma realidade e uma tecnologia conhecida. Mas o projeto é contínuo, sempre com novidades. Uma delas é a maximização

Leia mais

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA

GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA GUIA PARA EMITIR A NOTA FISCAL ELETRÔNICA SUMÁRIO >> Introdução... 3 >> O que é a nota fiscal eletrônica?... 6 >> O que muda com esse novo modelo de documento fiscal?... 8 >> O DANFE - Documento Acessório

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2016.7.04 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA

Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA ÍNDICE CAPÍTULO 1 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)...6 CAPÍTULO 2 Estratégia de Implantação... 11 CAPÍTULO 3 Justifi cativas para Execução do Projeto...16 CAPÍTULO 4 Certifi

Leia mais

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL DE IMPORTAÇÃO DO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA A importação do

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS Construção Civil possui IE e não é contribuinte de ICMS 29/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão...

Leia mais

RESUMO. PALAVRA CHAVE: SPED e a contabilidade

RESUMO. PALAVRA CHAVE: SPED e a contabilidade 2 RESUMO O texto se refere ao Sistema Publico de Escrituração Digital, um sistema informatizado da receita federal que substitui as obrigações fiscais e contábeis das empresas para forma eletrônica facilitando

Leia mais

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA NFC-E Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NFC-e? A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e é um documento emitido

Leia mais

Regional Sul 1. sped.rfb.gov.br/) - Esta fiscalização é realizada pelo

Regional Sul 1. sped.rfb.gov.br/) - Esta fiscalização é realizada pelo Encerrando o ano de 2016 e, iniciando 2017, a CNBB Regional Sul 1 em comunhão com a CNBB Nacional apresenta os procedimentos necessários para os processos de Liberação de verba, Devolução e Prestação de

Leia mais

Fiscal Emitir Nota Fiscal

Fiscal Emitir Nota Fiscal Fiscal Emitir Nota Fiscal Eletrônica Objetivo 1. Registrar uma nota fiscal de venda; 2. Emitir, transmitir, imprimir o DANFE e enviar o arquivo XML da nota fiscal eletrônica por e-mail; Pré -requisitos

Leia mais

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis Educação Continuada - 2014 SPED Aspectos Relevantes do Bloco K e da NFC-e SPED Instituído pelo Decreto Federal nº 6.022/2007 de 22.01.2007 (D.O.U.: 22.01.2007) SPED (3 grandes blocos): - Nf-e / CT-e /

Leia mais

Quem sou? Lucas Nunes

Quem sou? Lucas Nunes Olá! Bem Vindos! Quem sou? Lucas Nunes Supervisor de Suporte PC Sistemas Goiânia/GO Circuito de Capacitação de Clientes Usabilidade Informação Melhores Práticas Conhecimento Relacionamento Atualizações

Leia mais

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1

NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 1 DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto que as cópias sejam feitas

Leia mais

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS Recolhimento Eletrônico de NF-e ÍNDICE Página 3 a 10 Download XML Página 11 a 18 Tutorial Envio Nota Fiscal Abastecimento Página 19 a 27 Tutorial Envio Nota Fiscal Manutenção

Leia mais

A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial.

A Nota Fiscal Eletrônica proporciona benefícios a todos os envolvidos em uma transação comercial. O QUE É A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-E? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows

A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows A1 Manual Certificado Digital A1 no Windows Sumário Introdução 3 Requisitos para emissão do certificado digital A1 ICP-Brasil 4 Acessando o Certificado Digital pelo Internet Explorer 5 Acessando o Certificado

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de

SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA. Portaria CAT 174, de SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Portaria CAT 174, de 28-12-2012 Dispõe sobre os procedimentos que devem ser observados na aplicação da alíquota de 4% nas operações interestaduais

Leia mais

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal> NFP Web-service>Exportação de arquivos Referência: FS127 Versão: 2016.2.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ANO XXIII - 2012-1ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - ECD - NORMAS GERAIS Introdução - Obrigatoriedade de Adoção da ECD - Sociedades

Leia mais

1. Histórico: 2. Área de atuação: 3. Softwares da PROSIS:

1. Histórico: 2. Área de atuação: 3. Softwares da PROSIS: Neste informativo você terá as informações gerais sobre a PROSIS Informática, e também sobre os produtos PROSIS que estamos propondo para você revender. 1. Histórico: No ano de 1989 poucas pessoas imaginavam

Leia mais

Assinatura Digital. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa.

Assinatura Digital. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa. Entenda e esclareça suas dúvidas sobre a nova determinação da Anvisa. Este documento foi desenvolvido pela LifeSys Informática, cuja a distribuição e comercialização é proibida e todos os direitos são

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

Oobj CT-e.

Oobj CT-e. Oobj CT-e www.oobj.com.br O que é o CT-e? O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

Oobj NF-e.

Oobj NF-e. Oobj NF-e www.oobj.com.br O que é a NF-e? A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma

Leia mais

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil Bloco 0 Abertura do arquivo Operações de serviços Bloco A Operações de CTRC e outros serviços com ICMS Apuração dos valores dos impostos Fechamento do arquivo

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA LEIGOS

NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA LEIGOS NOTA FISCAL ELETRÔNICA PARA LEIGOS ÍNDICE 03 Capítulo 0 Introdução 04 Capítulo 1 O que é Nota Fiscal Eletrônica? 05 Capítulo 2 Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica? 07 14 15 Capítulo 3 Quais as

Leia mais

nota fiscal eletrônica para leigos

nota fiscal eletrônica para leigos nota fiscal eletrônica para leigos índice 03 Capítulo 0 Introdução 04 Capítulo 1 O que é Nota Fiscal Eletrônica? 05 Capítulo 2 Quais são os tipos de Nota Fiscal Eletrônica? 07 14 15 Capítulo 3 Quais as

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FERRAMENTA DE AVANÇO NA RELAÇÃO DO FISCO E CONTRIBUINTES: REFLEXO NA CONTABILIDADE Edilson Bezerra da Silva 1 Elder José Costa¹ RESUMO A crescente demanda por informações que auxilie

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Devolução Formulário Próprio NF-e : Tag IE

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Devolução Formulário Próprio NF-e : Tag IE Devolução Formulário Próprio NF-e : Tag IE 02/09/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1. Manual da Nota Fiscal Eletrônica...

Leia mais

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e Natureza 86 Simples Remessa Por causa do sigilo fiscal, foram hachurados os dados do contribuinte. Toda NFP-e emitida neste ambiente

Leia mais

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis.

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis. Personal Soft Informática Ltda Me Personal E RP Módulo Fiscal Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis Celular: (19) 8133-0809 edcarlos@personalsoft.com.br (19) 3471-0001 Figura 1 Introdução Classificações

Leia mais

Certificados Digitais

Certificados Digitais Carlos Gustavo A. da Rocha Definição É um arquivo que possui uma serie de informações sobre uma entidade Pode ser uma empresa, pessoa, serviço de internet, Juntamente com sua chave pública Este conjunto

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade

NFe Nota Fiscal Eletrônica. Helder da Silva Andrade Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade 23/08/2010 SPED SUBSISTEMAS Escrituração Contábil Digital EFD ECD Escrituração Fiscal Digital Nota Fiscal Eletrônica CTe Conhecimento Transporte Eletrônico

Leia mais

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009

Sistema PúblicoP. de Escrituraçã. Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 Sistema PúblicoP de Escrituraçã ção Digital Sped NF-e e / CT-e Fabiano Moreira Ramos 26/11/2009 SPED - Subsistemas Escrituração Contábil Digital Nota Fiscal Eletrônica ECD EFD CTe NFe Escrituração Fiscal

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Construção Civil Versão 2.3 (04/2016)

Construção Civil Versão 2.3 (04/2016) Construção Civil Versão 2.3 (04/2016) Sumário INTRODUÇÃO... 3 APRESENTAÇÃO... 3 O QUE É GISSONLINE?... 3 FILOSOFIA DA GISSONLINE... 3 BENEFÍCIOS QUE A GISSONLINE OFERECE... 3 1º ACESSO DE EMPRESAS ESTABELECIDAS

Leia mais

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009

SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Maio/ 2009 SPED NOTA FISCAL ELETRÔNICA Maio/ 2009 NFe - Objetivo Alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal em papel, por nota fiscal de existência apenas eletrônica. NFs Modelos 1 e 1A NFe - Conceito

Leia mais

transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o

transmitir a NF-e ou obter resposta à solicitação de Autorização de Uso da NF-e, o contribuinte poderá operar em contingência, gerando arquivos com indicação deste tipo de emissão, conforme definições constantes do Manual de Integração-Contribuinte, mediante a adoção de uma das seguintes

Leia mais

CONHECIMENTODE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e

CONHECIMENTODE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e CONHECIMENTODE TRANSPORTE ELETRÔNICO - CT-e Informações Gerais 1. O que é o Conhecimento de Transporte Eletrônico CT-e? O Conhecimento de Transporte Eletrônico

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Código de Ajuste por Documento SPED Fiscal RJ Reflexos no Registro C197

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Código de Ajuste por Documento SPED Fiscal RJ Reflexos no Registro C197 Parecer Consultoria Tributária Segmentos Código de Reflexos no Registro C197 24/06/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3. Análise da Consultoria...

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital

Sistema Público de Escrituração Digital O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS Estaduais e futuramente Municipais. Isso mediante

Leia mais

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016

ÍNDICE. sexta-feira, 1 de abril de 2016 ÍNDICE SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas. Benefícios Pessoas Jurídicas. Tela Inicial Consulta Débito de IPTU Emitir Guias de IPTU Emitir Guias Diversas Emitir Certidão Contribuinte

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA 1. Comprei mercadoria com NF-e denegada. Qual o procedimento para regularizar essa situação? Resposta: Preliminarmente, temos que esclarecer o que é uma NF-e Denegada:, A Denegação

Leia mais

Manual de Procedimentos. Guia do utilizador Outubro Desenvolvido por Márcia Milane

Manual de Procedimentos. Guia do utilizador Outubro Desenvolvido por Márcia Milane Manual de Procedimentos Guia do utilizador Outubro - 2016 Desenvolvido por Márcia Milane Manual de Procedimentos - StocNFE 2 Índice 1. História da Automaserv... 3 2. NFE - Considerações Iniciais... 4 2.1

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

CENTRAL DE BALANÇOS PEDRO ONOFRE FERNANDES. abril de 2010 AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Sistema Público de Escrituração Digital

CENTRAL DE BALANÇOS PEDRO ONOFRE FERNANDES. abril de 2010 AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Sistema Público de Escrituração Digital CENTRAL DE BALANÇOS abril de 2010 PEDRO ONOFRE FERNANDES AUDITOR-FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SUMÁRIO Sistema Público de Escrituração Digital SPED Objetivo Premissas Abrangência Central de Balanços

Leia mais

Índice O Que é ISS Digital?

Índice O Que é ISS Digital? Índice O Que é ISS Digital? 1.0 Cadastro de Empresas Contribuintes 1.1 Cadastro On-line de Prestadores 1.2 Consulta ao CEC (ConCEC) 1.3 Empresas de Fora do Município 1.4 Consulta ao CEF (ConCEF) 1.5 Tomadores:

Leia mais

XML Importação do Emitente FS101

XML Importação do Emitente FS101 XML Importação do Emitente FS101 Caminho: Fiscal>Nfe Eventos>XML Importação do Emitente Referência: FS101 Versão: 2016.08.29 Como Funciona: Está tela é utilizada para fazer a importação de XML de uma NF-e/NFC-e

Leia mais

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e. Natureza 49 Venda Interestadual para Entrega Futura

Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e. Natureza 49 Venda Interestadual para Entrega Futura Passo a passo para emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica NFP-e Natureza 49 Venda Interestadual para Entrega Futura Por causa do sigilo fiscal, foram hachurados os dados do contribuinte. Toda NFP-e

Leia mais

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. Seção 7

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL. Seção 7 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E NOÇÕES SOBRE O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Seção 7 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA Ramo da contabilidade aplicada cujo objetivo é adequar as demonstrações financeiras contábeis e a

Leia mais

Fone.: (19) 3445-2626 Cel.: (19) 99212-3536 www.cbrinformática.com.br

Fone.: (19) 3445-2626 Cel.: (19) 99212-3536 www.cbrinformática.com.br Fone.: (19) 3445-2626 Cel.: (19) 99212-3536 ECF (Modelo atual emissão cupons fiscais) PDV ECF DLL Guarda as informações de venda Permite a fiscalização Fornece relatórios para a contabilidade Imprime o

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) (Ajuste SINIEF 07/05) Estado de Santa Catarina 7º Congresso de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais Florianópolis SC 15/04/2011

Leia mais

Informações Gerais Sobre o Cadastro de Fornecedores LIGHT

Informações Gerais Sobre o Cadastro de Fornecedores LIGHT Informações Gerais Sobre o Cadastro de Fornecedores LIGHT O cadastro da Light é feito exclusivamente on line, através do Portal de Fornecedores com apoio do Sistema Websupply. Não há recebimento de documentação

Leia mais

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e?

1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017

AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 AGENDA TRIBUTÁRIA PAULISTA: FEVEREIRO DE 2017 - COM. CAT Nº 2, DE 26/01/2017 Declara as datas fixadas para cumprimento das obrigações principais e acessórias do mês de fevereiro de 2017. O Coordenador

Leia mais

Menu Vendas Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT?

Menu Vendas Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT? Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem como intuito emitir e armazenar eletronicamente, para fins fiscais,

Leia mais

MA018 MA010. Responsável. Responsável. Revisão E de 28/04/2015. Cantú & Stange Software. Página

MA018 MA010. Responsável. Responsável. Revisão E de 28/04/2015. Cantú & Stange Software. Página MA018 Responsável Página Manual de instalação NFS-e MA010 Responsável Revisão E de 28/04/2015 Página 1 de 14 MA018 Revisão F de 29/06/2016 Responsável: FL Manual de instalação NFS-e 1ª Fase: Instalação

Leia mais

Como se Tornar Emissor de NF-e

Como se Tornar Emissor de NF-e SEFAZ-BA Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia Como se Tornar Emissor de NF-e Manual Versão 1.9 Salvador - Ba, novembro de 2010 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO...3 2. NF-E INFORMAÇÕES GERAIS...3 2.1. PROJETO

Leia mais

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Guia do Usuário Linx Microvix ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Sumário Apresentação Informações Configurações Básicas Finalização da Nota Fiscal

Leia mais

LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18

LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18 LINX DMS Apollo/BRAVOS Distribuição de Documentos Fiscais Eletrônicos 1 / 18 Assunto... 3 Abrangência... 3 Aplicação... 3 Finalidade... 5 Configuração... 5 Utilização manual... 7 Utilização automática...

Leia mais

EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES

EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES Versão 15 INSTRUTOR ÍTALO CAVALCANTE CONCEITO A Escrituração Fiscal Digital EFD é parte integrante do projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital

Leia mais

Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX

Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX Av. Unisinos, 950 Unitec 2 Sala 34 Cristo Rei São Leopoldo - RS 1 Sumário Introdução... 3 Licenciamento... 3 Primeiros passos... 4 Cadastros base... 6 Cadastros

Leia mais

Duplo clique na aba Sistema transmissor e a seguinte tela deve estar parecida com essa.

Duplo clique na aba Sistema transmissor e a seguinte tela deve estar parecida com essa. Manual para emissão de NFe O primeiro passo para emissão de NFe é entrar no módulo de Notas Fiscais do Sistema SVC. Verificar se o Sistema de Conexão com a Secretaria da Fazenda (FemaServiceNDe) está habilitado

Leia mais

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla

Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Instalação de Carta de Correção Eletrônica Spalla Introdução A Carta de Correção Eletrônica(CC-e) é um evento legal e tem por objetivo corrigir algumas informações da NF-e, desde que o erro não esteja

Leia mais

Microempreendedor Individual MEI

Microempreendedor Individual MEI Universidade Estadual de Goiás - UNUCSEH Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes NIEI 3º ano Aluna: Christiane Rocha Cunha Microempreendedor Individual MEI V. OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS 1. Principais

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SEMANA DO CONTABILISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SEMANA DO CONTABILISTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SEMANA DO CONTABILISTA PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Alexandre Henrique Salema Ferreira Ana Maria da Paixão Duarte OBJETIVO Discorrer acerca do Planejamento Tributário no campo

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011

Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.199, de 14 de outubro de 2011 DOU de 17.10.2011 Dispõe sobre procedimentos fiscais dispensados aos consórcios constituídos nos termos dos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404, de

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica NF-e e seus Benefícios à empresa e a sociedade.

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica NF-e e seus Benefícios à empresa e a sociedade. A implantação da Nota Fiscal Eletrônica NF-e e seus Benefícios à empresa e a sociedade. Cristiane Mamede Gislene Medrado Hapoliana Batista Lindemberg Ruiz Centro Universitário Candido Rondon Unirondon

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação

Certificado Digital A1/S1 e A3/S3. Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (todos os modelos) Para que

Leia mais

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços

09/11/ :24:09 Manual do Portal de Serviços ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO

VENDAS FORA DO ESTABELECIMENTO atualizado em 01/03/2016 alterados os itens 2, 3, 4.1.1, 4.1.2, 4.2, 4.3 e Legislação Consultada 2 ÍNDICE 1. CONCEITO...5 2. FASES...5 3. CONTRIBUINTE DE OUTRO ESTADO...5 4. CONTRIBUINTE DESTE ESTADO...6

Leia mais

Manual do Token Modelos: Prata ou Preto Julho / 2016

Manual do Token Modelos: Prata ou Preto Julho / 2016 Manual do Token Modelos: Prata ou Preto Julho / 2016 APRESENTAÇÃO Este documento foi criado pela Coordenação de Apoio ao Usuário com o objetivo de auxiliar os magistrados e servidores do Tribunal Regional

Leia mais

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL EMPREENDEDOR INDIVIDUAL 1 Oportunidade de regularização para os empreendedores individuais, desde a vendedora de cosméticos, da carrocinha de cachorro-quente ao pipoqueiro. 2 Receita Bruta de até R$ 36

Leia mais

1º Encontro Sistech. Entrada de Mercadoria - SPED. www.sth.net.br

1º Encontro Sistech. Entrada de Mercadoria - SPED. www.sth.net.br 1º Encontro Sistech. Entrada de Mercadoria - SPED www.sth.net.br Entrada de Mercadoria - SPED Antonio Taumar Benício Filgueiras. Sistech Informática - Sistemas Empresariais. www.sth.net.br SPED Sistema

Leia mais

ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/2009/GAB/CRE

ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/2009/GAB/CRE ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/200/GAB/CRE MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE ÁLCOOL CARBURANTE E DE BIODIESEL B100 COM DESTINO À ZFM E EM TRÂNSITO PELO ESTADO

Leia mais