1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica,"

Transcrição

1

2 SUMÁRIO 1. O que é NFC-e? Benefícios de uso NFC-e Aquisição do NFC-e Gerenciando NFC-e... 7 Acessando NFC-e Menus NFC-e Menu Cadastros Emitente Menu Cadastros Clientes Menu Cadastros Produtos Emissão NFC-e Passo a passo para emissão... 23

3 1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, ou seja, é um documento fiscal que existe somente no formato digital, este documento tem como objetivo documentar as transações eletrônicas de consumidor. O NFC-e documenta as operações comerciais de vendas presenciais ou com entrega em domicilio ao consumidor final, isso é, pessoal física ou jurídica que executa a compra. Esta nota fiscal é armazenada nos computadores da Secretaria da Fazenda, gerando ao consumidor final maior segurança. A Safeweb disponibiliza gratuitamente uma versão do sistema, para clientes que possuam Certificado Digital emitido pela AC Safeweb. Esta solução atende aos requisitos de uma modalidade do Sistema Público de Escrituração Digital brasileiro (SPED). A empresa concede o sistema de emissão dos documentos fiscais eletrônicos com certificado digital, fazendo a autenticação dos dados, conectado aos servidores da SEFAZ, que dispõe do prazo para envio da NFC-e de até 24 horas da emissão da nota.

4 2. Benefícios de uso NFC-e? São muito os benefícios de utilização do NFC-e, nós vamos apresentar somente alguns. Economia, flexibilidade e agilidade para seu negócio, pois dispensa o uso do equipamento emissor de DANFE, isso porque o enota NFC-e Safeweb utiliza impressora comum, isso significa que sua impressora não precisa mais ter autorização do fisco. Outra diferença, está na simplificação de obrigações acessórias, como impressão de Redução Z e Leitura X, Mapa Resumo, Lacres, Revalidação, Comunicação de ocorrências, Cessação, etc. Com estas pequenas ações, sua empresa ganha uma redução significativa dos gastos com papel. Agora, entrando no mercado virtual, o enota NFC-e dispõe de integração de plataformas de vendas físicas e virtuais. Além disso, somente o enota NFC-e Safeweb de Suporte 24h, sete dias por semana.

5 3. Aquisição do NFC-e O enota NFC-e é totalmente gratuito. Para começar a utilizá-lo é necessário realizar o cadastro através do link e escolha a opção Light, e clique em COMECE A USAR, conforme apresenta a imagem abaixo. Preencha o formulário de cadastro para finalizar a compra.

6 Dica! A opção Light é válida para quem possui Certificado Digital Safeweb ou reside no estado do Paraná. Ainda não possui um Certificado Safeweb? Entre em contato através dos seguintes canais: Telefone (51) comercial@safeweb.com.br Ou acesse: safeweb.com.br

7 4. Gerenciando NFC-e Acessando NFC-e O enota NFC-e possui uma interface web, que pode ser acessada utilizando qualquer navegador. É através desta interface que o gerenciamento das notas fiscais, clientes entre outros é realizado. Para acessar o NFC-e utilize o site da Safeweb, através o link Após clique na opção Acessar Portal e-nota, conforme a imagem representa abaixo. Para finalizar o acesso é necessária autenticação através do certificado digital Safeweb, conforme representa a imagem abaixo.

8 Na página inicial você encontra todos os módulos do sistema enota Safeweb. Nosso módulo de trabalho é o NFC-e.

9 Ainda na página inicial existem algumas informações importantes, como o Usuário, Emitente e versão, localizados no canto superior direito. Note que existem alguns atalhos como, Contato com o Suporte Técnico, Status da SEFAZ, Download do emissor, Gerenciamento de notas entre outros.

10 5. Menus NFC-e Menu Cadastros Emitente Através do menu Cadastros é possível realizar o cadastro de clientes, transportadores, produtos e do emitente. Para acessar o menu cadastro, clique em Cadastros e escolha a opção que deseja cadastrar.

11 Iniciamos com o cadastro de emitente, ou seja, os dados da empresa. Na primeira sessão temos o Logotipo, aqui a empresa pode adicionar a logomarca que deseja que saia na emissão da NFC-e. Para adicionar o logotipo, clique em Selecionar Arquivo, localize o arquivo que deseja utilizar em seu computador e clique em Abrir. DICA! Respeite as medidas indicadas para o logotipo.

12 As sessões seguintes apresentam os dados do emitente, como CNPJ e endereço completo. Note a presença de um botão chamado Consultar SEFAZ, este botão tem como objetivo de preencher automaticamente as informações do emitente, porém para que o preenchimento automático ocorra o emitente deve estar habilitado na SEFAZ. Para utilizar este recurso, informe o campo CNPJ da sessão Emitente e clique em Consultar SEFAZ.

13 O cadastro de emitente finaliza com a sessão Contato, que também é preenchida automaticamente através do botão Consultar SEFAZ. página. Para salvar as alterações clique no botão Salvar localizado no final da

14 Menu Cadastros Clientes clientes. A opção Clientes do menu Cadastros tem a função de cadastrar Para acessa-lo, clique em Cadastros e escolha a opção Clientes. Assim como nas demais guias, o cadastro de Clientes também permite pesquisa de clientes já cadastrados, inclusão de novos clientes e importação de base de clientes. Para consultar clientes já cadastrados, informe um dos campos da sessão Filtro de pesquisa e clique no botão Pesquisar.

15 Para incluir um novo cliente clique em Incluir Novo Cliente. Para simplificar o cadastro de novos clientes, preencha um dos campos da sessão Identificação e depois utilize o botão Consultar SEFAZ para o preenchimento automático de todos os dados do cliente.

16 Finalize o processo salvando as informações, para isso clique no botão Salvar, localizado no final da página, ou clique no ícone do disquete, localizado na lateral direita da página.

17 Menu Cadastros Produtos A opção Produtos do menu Cadastros tem a função de cadastrar novos produtos. Para acessá-lo, clique em Cadastros e escolha a opção Produtos. Assim como as demais guias do sistema enota é possível consultar, editar e adicionar novos produtos.

18 Para consultar um produto previamente cadastrado, para isso utilize a sessão Filtro de pesquisa. Para realizar uma pesquisa, preencha um dos campos e clique no botão Pesquisar.

19 Para adicionar um novo produto, clique em Incluir Novo Produto, conforme representa a imagem abaixo.

20 Após é necessário realizar o preenchimento de todas as informações sobre o produto que será cadastrado. Note que todos os campos que possuem asterisco são obrigatórios. A guia Dados contém todos dos dados do produto, como código, descrição, CFOP entre outras informações tributárias importantes.

21 A guia Tributos, tem o objetivo alimentar os cadastros dos produtos para fins de recolhimento de imposto, por isso é de preenchimento obrigatório. As sessões, ICMS, PIS e COFINS também são obrigatórias. Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, entre em contato com seu contador.

22 A guia Inf. Adicionais, tem como objetivo informar algo relevante para o contribuinte ou para o Fisco, e por isso esta guia não é obrigatória. Para finalizar o processo, clique no botão Salvar, localizado no final da página ou no ícone do disquete, localizado na lateral direita da tela.

23 6. Emissão NFC-e Passo a passo para emissão A emissão da NFC-e inicia através da instalação do emissor no equipamento. Para realizar o download do emissor acesse o site da Safeweb através do link e escolha a opção Acessar Portal e- Nota. Neste momento será solicitado autenticação através do certificado digital conforme representa a tela abaixo.

24 Após a autenticação é necessário realizar o download do Emissor, para isso clique em Download do Software Emissor, conforme apresenta a imagem abaixo.

25 Ao finalizar o download, note que na barra de ferramentas é exibido um arquivo chamado nfce.exe, conforme representa a imagem abaixo.

26 Para iniciar a instalação clique no arquivo nfce.exe, o processo inicia com a tela de termos de uso do software, para seguir em frente clique em Aceitar. Aguardo alguns instantes o processo de instalação, ao finalizar localize na sua área de trabalho um ícone semelhante a imagem.

27 Para iniciar o emissor do NFC-e clique no ícone localizado na sua área de trabalho. Na tela inicial do Emissor temos algumas informações importantes, como Razão Social, CNPJ, Produtos adicionados entre outros.

28 Agora vamos realizar a primeira emissão, note que o carrinho de compras está vazio e que o Total da nota está zerado, conforme representa a imagem. Por padrão os dados de entrega são marcados como sem frete. Para configurar clique em Dados de Entrega.

29 Marque a opção Sem Frete conforme representa a imagem abaixo e finalize clicando em Salvar informações.

30 Dica! Para não realizar a configuração do frete em cada nota emitida, acesso o Portal e-nota e vá em configurações, escolha a opção Opções Predefinidas e assinale na sessão Frete no campo Modalidade do Frete como Sem Frete. Para finalizar clique no botão Salvar.

31 Produto. Para adicionar um novo produto na sua NFC-e clique em Adic. O próximo passo é informar o código do produto que está sendo adicionando a NFC-e. Neste exemplo estamos utilizando um produto de testes, sem valor fiscal.

32 Após a adição do produto temos o resumo da NFC-e, conforme representa a imagem abaixo, para finalizar a adição do produto, clique em Adicionar Produto. Para finalizar a venda, clique em Finalizar venda.

33 Escolha a forma de pagamento conforme as opções existentes e preencha os dados do cliente, finalize clicando em Finalizar venda.

34 Ao final do processo você recebe a mensagem informada abaixo, finalize clicando em Fechar. Automaticamente o seu computador reconhece a impressora conectada e mostra as opções de impressão da NFC-e.

35 Caso ainda esteja com dúvidas, entre em contato com o nosso Suporte Técnico através dos seguintes canais de atendimento. (51) suporte@safeweb.com.br

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por SUMÁRIO 1. enota Safeweb... 3 Você sabe o que é NFS-e?... 3 2. Antes de começar... 5 Instalando o Safenet... 5 3. Menu enota... 8 Cadastros Prestador... 8 Cadastros Vendedores... 14 4. Emissão da NFS-e...

Leia mais

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12)

1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12) 1 Gerando um XML da Nota fiscal eletrônica (LimerSoft SisVendas versão 12) No programa LimerSoft SisVendas versão 12 gera o XML da NFe de produtos versão 4.01, porém será necessário programas emissores

Leia mais

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Passo 1 Abra o programa Emissor NFe, através do atalho em sua área de trabalho; Dica: Após a instalação da plataforma, será adicionado em sua área de trabalho

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Aplicativo de caixa para varejo. Manual do usuário. Vero Android versão

Aplicativo de caixa para varejo. Manual do usuário. Vero Android versão Aplicativo de caixa para varejo Manual do usuário Vero Android versão 1.00.12 Sumário 1. Cadastro no site do Vero NFC-e. 2. Cadastrando produtos. 2.1. Cadastrando produtos no site www.veronfce.com.br 2.2.

Leia mais

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador.

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CTRL. NFs OPÇÃO: NF-e BOTÃO: CONFIGURAÇÕES O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar a numeração da NF-e Criar e/ou alterar cabeçalho Configurar NF-e e NFC-e Configurar

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Como Alterar o Código CEST no Produto

Como Alterar o Código CEST no Produto Alterar CEST / NCM Como Alterar o Código CEST no Produto Ao cadastrar o NCM do produto, o código CEST é cadastrado automaticamente pelo sistema. Se, por algum motivo, seja necessário alterar o registro,

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Aplicativo de caixa para varejo

Aplicativo de caixa para varejo Aplicativo de caixa para varejo Manual do usuário Vero IOS versão 1.00.03 Sumário 1. Cadastro no site do Vero NFC-e. 2. Cadastrando produtos. 2.1. Cadastrando produtos no site www.veronfce.com.br. 2.2.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0.1 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 4 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 5 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 6 1.3ContingênciaOffline...8

Leia mais

Manual de operação LINX NFC-e

Manual de operação LINX NFC-e Manual de operação LINX NFC-e Manual de operação LINX NFC-e Página 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 NFC-e... 4 Benefícios e Mudanças... 5 COMO EMITIR UMA NFCE?... 6 - MENSAGENS DE ERRO!... 11 - FALTOU LUZ NA

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Março - 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF

MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF Tela de login do sistema:... 2 Tela inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logotipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA VERSÃO 30.0.61 13 ÍNDICE 1. Pré-requisitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica... 3 2. Cadastros Iniciais... 3 2.1. Cadastro da Empresa... 3 2.2. Controle de Séries

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Conceitos NF-e v4.0 Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.0, acesse o material NF-e v4.0 ou clique aqui.

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Download do Assistente de Certificado Digital Safeweb... 3 Download utilizando Google Chrome... 4 Download utilizando Internet Explorer... 6 Instalação do Assistente

Leia mais

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação

Cotação Web. Compatibilidade. Autenticação 1/15 Modulo responsável por fazer a interface entre o fornecedor e a empresa para informar os preços em uma cotação aberta no Intellicash usando a internet. Compatibilidade O é compatível com IE+8, Chrome,

Leia mais

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador.

Para emitir nota fiscal, o CERTIFICADO DIGITAL precisa estar instalado e configurado no computador. ABA: ADMINISTRAÇÃO BOTÃO: CTRL. NFs OPÇÃO: NF-e BOTÃO: CONFIGURAÇÕES O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Alterar a numeração da NF-e Criar e/ou alterar cabeçalho Configurar a NF-e Consultar porcentagem

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta informações do Sistema Safeweb e-nota NFS-e. O que é preciso para acessar

Leia mais

InventtiCustódia GUIA DO USUÁRIO

InventtiCustódia GUIA DO USUÁRIO InventtiCustódia GUIA DO USUÁRIO Guia InventtiCustódia_v1.docx Página 1 de 11 Sumário 1 - Apresentação... 3 2 Configuração Inicial... 4 2.1 Menu Configurações... 5 Configurações... 5 Filiais... 6 2.2 Menu

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS

MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS MANUAL OPERACIONAL PORTAL DE RELACIONAMENTO INTELBRAS ACESSANDO O PORTAL Para acessar o Portal de Relacionamento Intelbras, você deve digitar o seguinte endereço: http://extranet.intelbras.com.br/login

Leia mais

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações Apresentação O projeto SAT CF-e integra entre o equipamento Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), os servidores do fisco e o sistema do Aplicativo Comercial (AC) utilizado

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Nesta tela ficará armazenada todas as empresas cadastradas no sistema, sendo possível fazer a configuração dos parâmetros de cada uma delas.

Nesta tela ficará armazenada todas as empresas cadastradas no sistema, sendo possível fazer a configuração dos parâmetros de cada uma delas. Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2019.04.22 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir determinadas telas ou configurações

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema.

AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema. AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema. O que é necessário para emitir NF-e pelo Agile? E necessário validar

Leia mais

WebHelp Prodata - NFS-e Prodata Informática

WebHelp Prodata - NFS-e Prodata Informática WebHelp Prodata - NFS-e 2018 Prodata Informática Conteúdo 3...4 Versão...5 Acessando o Sistema...6 Padrões de Operação...7 Padrões de Operação...9 Campos Obrigatórios...10 Teclas de Atalho...11 Emissão

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Operacional MID-e Perfil - Cliente Master Linx Equipe de Documentação Portal - Mid-e Central

Operacional MID-e Perfil - Cliente Master Linx Equipe de Documentação Portal - Mid-e Central Operacional MID-e Perfil - Cliente Master 2015 Linx Equipe de Documentação documentacao@linx.com.br Portal - Mid-e Central 1 1 Operacional Mid-e Perfil - Cliente Master 2015 Linx Todos os direitos reservados.

Leia mais

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E SR(A) CONTRIBUINTE, PARA O PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICA É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS QUE SERÃO APRESENTADOS

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2018.07.16 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual de Geração do CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico

Manual de Geração do CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico Conhecimento de Transporte Eletrônico Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Control Informática.. Índice Introdução.4 Manual de Geração do CT-e Cadastro de Cliente.4 Cadastro de Veículos.6 Cadastro

Leia mais

enota NFS-e Prefeitura

enota NFS-e Prefeitura enota NFS-e Prefeitura Sistema de Administração de NFS-e para Prefeitura Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sobre o sistema...03 2. Tela Incial...04 3. Prestador...05 4.

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Utilizando Internet Explorer... 4 Utilizando Google Chrome... 5... 6 Passo a Passo... 6... 11... 13... 15 Certificado Digital Parabéns, você acada de adquirir um Certificado

Leia mais

S N FI SPED PIS/CO 0

S N FI SPED PIS/CO 0 0SPED PIS/COFINS Versão Observação Data Modificação Responsável 1 Criação do Manual 31/03/2011 Edilson J. Martins 2 Natureza de operação, CST PIS Cofins por empresa 30/05/2011 Edilson J. Martins Página

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc.

Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Configuração do GIGAERP Integrado ao GIGA e-doc. Birigui SP Agosto - 2015 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 Apresentação...2 1.2 Cenários para utilização do e-doc...2 1.2.1 Ambiente Próprio...2 1.2.2 Ambiente

Leia mais

Tela inicial do Gestor Prime

Tela inicial do Gestor Prime Tela inicial do Gestor Prime Tela inicial Módulos: São as partições criadas no sistema visando facilitar o controle de cada informação. A seleção de modulo pode ser realizada na tela inicial ou através

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

Novo Cotador On-Line para Seguros de Vida

Novo Cotador On-Line para Seguros de Vida Novo Cotador On-Line para Seguros de Vida Guia de Utilização para o Corretor Zurich Seguros Abril/2016 Versão 1.0 SUMÁRIO Introdução... 3 Acesso ao Cotador... 3 Primeiro acesso... 3 Passo a passo para

Leia mais

Safeweb Segurança da Informação Ltda

Safeweb Segurança da Informação Ltda ... 2 Certificado Digital... 2... 3 Download do Assistente de Certificado Digital Safeweb... 3 Download utilizando Google Chrome... 4 Download utilizando Internet Explorer... 5 Instalação do Assistente

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentaão de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Restaurante Universitário Versão 1.13.5 Última revisão: 02/10/2017 2017 Versão: 1.13.5 Documentação: André L.M. Camargo

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços

BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços BUSINESS V10 MANUAL INTRODUTÓRIO NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS (NFS-E BH) Nota Fiscal Eletônica de Serviços Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Básicos... 4 3. Instalação... 5 4. Configurações

Leia mais

BEMATECH FISCAL CLOUD

BEMATECH FISCAL CLOUD BEMATECH FISCAL CLOUD Guia de Referência Rápida Versão: 1.16.0 2016 BEMATECH S/A 1 Sumário Introdução... 2 Configurando Fiscal Manager para integrar com Fiscal Cloud... 2 Utilizando Fiscal Cloud... 3 Login...

Leia mais

Sumário Instalação do Certificado Digital A1... 2

Sumário Instalação do Certificado Digital A1... 2 Sumário Instalação do Certificado Digital A1.... 2 Cadastrar a Empresa / Configurar para a Nota Fiscal Eletrônica.... 3-4 Certificado digital numero de série... 5-7 NFe Destinada... 8-9 Buscar NF-e - Último

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Ultima atualização 21/10/2016 Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci

Leia mais

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Aviso. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Aviso O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 1 12/08/2015 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre

e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre Página1 e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre Solução de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Versão 1.0 Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que

Leia mais

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas.

Guia Rápido. Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. Guia Rápido Elgin L42-DT Impressora de etiquetas. A Impressora térmica de Etiquetas Elgin L42-DT foi desenvolvida para reduzir custos, aumentar a eficiência e oferecer um design compacto. www.bztech.com.br

Leia mais

Manual NF-e Configurações e Cadastros

Manual NF-e Configurações e Cadastros Manual NF-e Configurações e Cadastros Para começar a utilizar o sistema da Varitus para a emissão de NF-e, siga os seguintes passos: 1 Acesse o sistema pelo link https://app.varitus.com.br/notafaz/, e

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft NFe SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2017. Todos

Leia mais

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF

GPROTECH. Gestor4_PAF-ECF GPROTECH Gestão de Processos & Tecnologia Ltda. Gestor4_PAF-ECF MÓDULO INTEGRAÇÃO GPROTECH - Gestão de Processos & Tecnologia LTDA. CNPJ 05.371.599/0001-93 AVENIDA SANTOS DUMONT, 1740, SALA 308 CEP: 60.150-161

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sobre a TKS Uma empresa que atua desde 1999 no desenvolvimento de soluções de software para automação industrial, integração de chão de fábrica e sistemas dedicados

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Florianópolis, 11 de março de Sped Fiscal EFD Manual de Geração do Arquivo

Florianópolis, 11 de março de Sped Fiscal EFD Manual de Geração do Arquivo Florianópolis, 11 de março de 2014. Sped Fiscal EFD Manual de Geração do Arquivo Apresentação A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Sapucaia do Sul/RS.

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Sapucaia do Sul/RS. Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de Sapucaia do Sul/RS. Birigui SP Março/2018 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 2 CONFIGURAÇÃO...3 2.1.1 Interface Web...3 2.1.2 GigaERP...5 3 VERSIONAMENTO

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1

Portal de Garantia. Guia Rápido. Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Portal de Garantia Guia Rápido Criado por Ricardo Pissinati Julho/2018 1 Como se registrar 1. Caso não tenha um acesso criado, clique em Quero me cadastrar; 2. Escolha a opção CNPJ, digite o CNPJ da empresa

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA Sumário 1. RESUMO... 3 2. Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)... 4 2.1 Legislação... 4 2.2 Benefícios para o Tomador... 4 2.3 Benefícios

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Manual do Aplicativo de Configuração

Manual do Aplicativo de Configuração Manual do Aplicativo de Configuração INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Primme Super Fácil Ponto. De fácil utilização e com suporte a todos os navegadores

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

Guia de Instalação. Versão Fevereiro 2013

Guia de Instalação. Versão Fevereiro 2013 O PrintScout é um serviço que permite monitorar impressoras e multifuncionais, além de automatizar a coleta de contadores de impressão (Contadores físicos/hardware) para fechamento de volume mensal de

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO NFCe

MANUAL DO MÓDULO NFCe MANUAL DO MÓDULO NFCe Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br www.digisat.com.br

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe INSTALAÇÃO DO SOFTWARE ifox NFe VERIFICAR PRÉ REQUISITO:.NET 4.6.1 FRAMEWORK Antes de iniciar a instalação, abra o PAINEL DE CONTROLE e ADICIONAR ou REMOVER PROGRAMAS, procure se o Microsoft.NET Framework

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de São Paulo / SP.

Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de São Paulo / SP. Configurações para emissão de Nota Fiscal de Serviços de São Paulo / SP. Birigui SP Dezembro - 2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO...2 1.1 AMBIENTE...2 1.2 CONFIGURAÇÃO...2 1.2.1 Configuração na Interface Web...2

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018

Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 Guia para autores no Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - COBRAC 2018 1 REALIZANDO CADASTRO NO SISTEMA* * Caso já possua cadastro, vá para a seção 2 Acessar o site http://www.ocs.cobrac.ufsc.br/

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

MODELO POR ENCOMENDA 1º ETAPA COMERCIAL OFMODCMNS

MODELO POR ENCOMENDA 1º ETAPA COMERCIAL OFMODCMNS MODELO POR ENCOMENDA 1º ETAPA COMERCIAL OFMODCMNS Explicação: A área comercial negocia com o cliente e fecha a venda do produto personalizado para atender a empresa solicitante. Esta negociação pode ocorrer

Leia mais