SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição"

Transcrição

1 SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização de Modelos 5 Cadastro de Documentos 6 Pesquisa de Documentos 7 Opções Adicionais Trabalhando com o módulo Secretaria Cadastros, Digitação de Documento, Pesquisas.

2 PÁGINA 2 Introdução Módulo Secretaria. O objetivo desse Guia é fornecer informações específicas e em forma detalhada de como funciona o Finalidade do Módulo Secretaria O Módulo Secretaria faz parte do pacote de Módulos quem compõem o SSE - Sistema de Secretaria. Permite gerenciar toda a documentação da Entidade. A confecção dos documentos é feita no Sistema, que salva tudo em Banco de Dados, facilitando a organização e localização dos documentos. Acessando o Módulo Secretaria A partir na versão 3.0 do SSE é possível acessar o Módulo Secretaria de duas maneiras: - A primeira como já conhecemos, depois de acessar o Módulo Principal clique em Secretaria no Menu lateral do Sistema. Como mostra a imagem abaixo: - A segunda pode ser feita de maneira independente acessando diretamente o Módulo pelo seu atalho que dependendo de como foi feito a instalação se apresentará na Área de Trabalho como mostra as imagens abaixo:

3 PÁGINA 3 Abaixo temos a tela principal do Módulo Secretaria o menu lateral dá acesso a todos os documentos que serão gerenciados pelo sistema: Manutenção de Usuários Como nessa versão os módulos estão separados, será necessário dar permissões aos usuários também no Módulo Secretaria, para isso acesse o Menu Apoio item Plano de Senhas.

4 PÁGINA 4 Selecione o usuário com um duplo clique na aba Controle de Usuários e em seguida na aba Controle de Permissões será possível liberar o acesso a cada Menu do Sistema, permitindo ou bloqueando o Usuário para: Incluir ; Alterar ; Excluir ; Layout e Imprimir. Clique no botão Alterar e defina as permissões de acesso para este Usuário em cada Menu do Sistema. Depois clique no botão Ok para salvar as permissões. Cadastros Auxiliares A primeira etapa será configurar as Tabelas Auxiliares, para isso acesse o Menu Manut. das Tabelas Obs.: Os cadastros de Vereadores e o Menu referente à Manutenção da Câmara, só serão apresentados se o tipo da entidade no seu cadastro estiver marcada como 02 Câmara Municipal do contrário esses menus ficarão ocultos pois não haverá necessidade da sua utilização.

5 PÁGINA 5 Manutenção dos Interessados/Contribuintes Clique em inserir para cadastrar um novo interessado, preencha os campos, quanto mais informações forem preenchidas melhor será o conteúdo do seu banco de dados, se atente, pois se o Módulo de Secretaria estiver integrado com o SAI 7 (Sistema de Arrecadação da Fiorilli) esse cadastro se replicará no mesmo. essa ação. Após preencher os campos clique em OK para salvar as informações ou em Cancelar para não efetivar Caso queira alterar um registro já cadastro localize-o na aba Visualizar, selecione-o com um duplo clique e clique no botão Alterar para iniciar as modificações do cadastro. Após preencher os campos clique em OK para salvar as informações ou em Cancelar para ignorar a alteração.

6 PÁGINA 6 Cadastro de Vereadores Se a Entidade estiver configurada com o tipo Câmara no Cadastro de Entidades, será disponibilizado o formulário para a inserção dos dados cadastrais dos vereadores. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores; Manutenção das Funções Será necessário cadastrar as Funções antes de fazer o cadastro da Mesa Diretora, para isso clique no botão Inserir preencha a descrição da função e clique no botão Ok para salvar as informações.

7 PÁGINA 7 Cadastro da Mesa Diretora Se a Entidade estiver configurada com o tipo Câmara no Cadastro de Entidades, será disponibilizado o cadastro da Mesa Diretora, neste item precisamos cadastrar os dados que serão usados no relacionamento com os parlamentares, portanto é necessário cadastrar os vereadores antes. Clique em Alterar, preencha as datas Inicial e Final e selecione o Parlamentar e a sua Função junto à Mesa Diretora. A seguir clique no botão Seta para Baixo para inseri-lo na lista, ou no botão Seta para Cima para retirá-lo. Após inserir todos os Parlamentares na lista clique no botão OK para salvar as informações. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores; Cadastro de Comissão Será necessário cadastrar as Comissões antes de fazer o cadastro das Comissões Parlamentares, para isso clique no botão Inserir preencha o exercício e a descrição da Comissão e clique no botão Ok para salvar as informações.

8 PÁGINA 8 Cadastro de Comissões Parlamentares Se a Entidade estiver configurada com o tipo Câmara no Cadastro de Entidades, será disponibilizado o cadastro das Comissões Parlamentares, neste item precisamos cadastrar os dados que serão usados no relacionamento com os parlamentares, portanto é necessário cadastrar os vereadores antes. Selecione a Comissão e clique em inserir, preencha as datas Inicial e Final e selecione o Parlamentar e a sua Função junto à Comissão. A seguir clique no botão Seta para Baixo para inseri-lo na lista, ou no botão Seta para Cima para retirá-lo. Após inserir todos os Parlamentares na lista clique no botão OK para salvar as informações. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores; Cadastro de Secretários Para cadastrar os Secretários siga o mesmo procedimento, clique no botão Inserir, preencha os dados e clique no botão Ok para salvar as informações. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores;

9 PÁGINA 9 Cadastro de Presidentes da Câmara Para cadastrar os Presidentes siga o mesmo procedimento, clique no botão Inserir, preencha os dados e clique no botão Ok para salvar as informações. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores; Cadastro de Prefeitos Para cadastrar os Prefeitos siga o mesmo procedimento, clique no botão Inserir, preencha os dados e clique no botão Ok para salvar as informações. Estas informações estarão posteriormente nos documentos, como autores;

10 PÁGINA 10 Criação de Modelos O Módulo Secretaria traz em sua Base de Dados, 11(onze) Modelos Padrão de Documentos. Estes modelos podem ser alterados e personalizados para atender as características da Entidade. Além disso, é possível adicionar novos documentos a lista. Para visualizar o Cadastro de Modelos, acesse o Menu Parâmetros, item Configurações dos Documentos. No Cadastro devem ser relacionados todos os Documentos que serão gerenciados pelo Sistema. Nesta tela cadastre as seguintes informações: Código: número seqüencial definido pelo Sistema; Título do Documento: descrição do documento em questão; Imprimir Cabeçalho: marque essa opção para usar cabeçalho na impressão dos documentos; Nome do Documento para Exibição no Menu: descrição que será exibida no menu de acesso; Sigla do Documento: informe uma sigla com 3 caracteres que será usada quando for gerado os arquivos para internet;

11 PÁGINA 11 Margens: informe as margens: Esquerda, Direita, Superior e Inferior que o documento do modelo deve ter; Parâmetros da Numeração: Iniciar Numeração em: utilize este campo quando necessitar iniciar o Cadastro do Documento Modelo com uma numeração específica. Não existindo nenhum documento cadastrado no Banco de Dados, o Sistema assumirá o número especificado no primeiro cadastro do documento. Os próximos seguirão a seqüência deste número informado. Exemplo: Informamos que o modelo 10-Portaria iniciará a sua numeração com o número 1. Ao incluir o primeiro Portaria Modelo, o Sistema indicará o número 1 para ele e os próximos modelos de ofício terão a numeração em seqüência: 1, 2, 3. Número (Seguir Numeração do Modelo): utilize este campo quando existir diversos modelos para um mesmo Tipo de Documento e a seqüência de numeração deve ser a mesma do documento principal. Exemplo: no cadastro de modelos temos o item 10-Portaria. Na Entidade o secretário tem vários modelos, cada um com suas características, mas todos com o mesmo tipo Portaria e que devem seguir uma numeração seqüencial. Então, ao cadastrar um novo modelo de Portaria, informe que o mesmo deve seguir a numeração de um modelo Pai. Na imagem abaixo vemos o modelo de documento número 13 Portaria de Nomeação de Concurso que vai seguir a numeração do modelo Pai, 10 Portaria : Conforme o exemplo acima, a numeração seqüencial seria esta: 10-Portaria = número 1 ; 10-Portaria = número 2 ; 13 Portaria de Nomeação de Concurso = número 3 ; 10-Portaria = número 4 ; 13 Portaria de Nomeação de Concurso = número 5. Após preencher os dados de cada Documento Modelo, clique em Ok para salvar as alterações. Importante: ao salvar um documento, seu conteúdo é salvo no Banco de Dados. Assim sendo, podemos pesquisar o conteúdo dos documentos quando necessário.

12 PÁGINA 12 Parametrização de Modelos Depois de cadastrar os Modelos é necessário definir as suas características de layout, para isso personalize cada documento, o usuário pode utilizar os seus modelos se eles estiverem em arquivo digital dos tipos.doc,.docx do Word ou.odt do BrOffice. Definindo o Layout do Modelo Acesse no menu lateral Personalizar o item Editar Modelo Com o Editor aberto clique na lupinha e Selecione o Título do Documento, seu conteúdo será mostrado no Editor de Texto. Como vemos na imagem abaixo: Após selecionar o tipo de documento que deseja modificar, teremos um editor com quase todas as funções de editores comuns usados no dia a dia. Com ele aberto é possível importar o conteúdo de modelos ou documentos já existentes. Siga as orientações abaixo:

13 PÁGINA Abra o documento no seu editor de origem; 2. Selecione o conteúdo do documento 3. Use a função copiar; 4. Acesse o editor do Sistema de Secretaria; 5. Clique com o cursor onde deseja copiar o conteúdo; 6. Use a função colar. Esclarecimento Sobre o Editor de Texto Nosso Editor de Texto foi desenvolvido especialmente para atender as necessidades de nossos usuários e conta com recursos de Concatenação, ou seja, ele mescla informações dos Parâmetros, Cadastros Auxiliares e de Variáveis do Sistema com o documento redigido, para concatenar, posicione o cursor no local onde deseja inserir a informação, selecione na lista o campo a ser inserido e clique no botão posicionado ao lado da caixa de seleção como mostra a imagem abaixo: No momento da geração do Documento esta informação será substituída pelos dados da Entidade, ou pelas Variáveis do Sistema, conforme o campo selecionado, nesse exemplo pelo Nome do Prefeito. Exemplo: como vemos na tela acima, adicionando ao texto uma variável {{DATA DOCUMENTO EXTENSO}}, este valor substituirá a data normal pela da data do documento por extenso. Ao gerar este Documento, que foi feito no dia 28/02/2011, será lançada a data por extenso, 28 de fevereiro de 2011.

14 PÁGINA 14 Alterando o Layout do Cabeçalho Com o Editor Fiorilli em execução, acesse o menu Exibir item Editar Cabeçalho e Rodapé é possível modificar a disposição dos itens do cabeçalho podendo assim alinha o logo a direita ou esquerda, aumentar a fonte do nome da entidade, entre outras modificações. O Sistema fará uma mescla entre o conteúdo do documento e o layout com configurações de cabeçalho e rodapé, assim está dividido em 3 (três) áreas: Área do cabeçalho: Está área pode ser totalmente modificado, altere a posição do Logotipo e as fontes dos textos (Nome da entidade, endereço, CNPJ, etc.); Área do conteúdo do documento: Aqui não será necessário fazer alterações, pois o documento digitado será inserido nesse espaço; Área do rodapé: Esta área como a do cabeçalho poderá ser modificada. Obs.: as informações do cabeçalho só são exibidas no momento da visualização dos documentos ou na impressão sendo que ainda tenham sido configuradas para aparecer nos documentos:

15 PÁGINA 15 Cadastro de Documentos Após configurar os documentos que serão usados e parametrizar os layouts de cada documento, podemos cadastrar os documentos da secretaria da entidade, para isso acesse no menu lateral Documentos o item Documentos Selecione da lista de documentos cadastros o que deseja manipular. A tela de cadastro dos documentos é padrão e independente de qual documento que esteja trabalhando, sempre serão os mesmo campos que devem ser preenchidos. Aba Dados do Documento: Total de Documentos: mostra o total de documentos já cadastrados para esse tipo de documento dentro do exercício; Exercício: mostra o exercício em atividade;

16 PÁGINA 16 Localizar Documento: esse campo é utilizado para localizar documentos já cadastrados, é um acesso rápido, basta digitar o número do documento e pressionar ENTER; Número: é exibido o próximo número do documento o sistema pega o ultimo número + 1 (um), esse número é mostrado assim que o usuário clicar no botão Inserir ; Data: informe a data de criação do documento por padrão o sistema trará a data atual do servidor de banco de dados; Prefeito: selecione o nome do prefeito em exercício o sistema trará o nome do prefeito de acordo com o período informado no cadastro de prefeitos; Ementa: síntese do conteúdo, é uma breve apresentação do conteúdo do documento. Deve ser feita de forma clara e concisa. Através dela, se tem conhecimento imediato da matéria a ser legislada. Geralmente, sua disposição encontra-se à direita e em corpo menor que o texto legal; Observações: informação complementar vinculada ao cadastro do documento, pode ser usada para especificar algum detalhe que facilite na pesquisa do documento: Aba Autores do Documento: caso a entidade estiver configurada com o tipo Câmara no cadastro da entidade, será disponibilizado no formulário de cadastro de documentos a aba Autores do Documento, nessa aba deverá ser informado à relação de autores dos documentos, esse autores podem ser os vereadores, comissões, mesa diretora, presidência ou secretaria, para isso preencha: Tipo: selecione o tipo de autor (Vereador, Comissão, Mesa Diretora, Presidência ou Secretaria), cada opção selecionada vai abrir outras tantas opções na combo Nome:. Nome: de acordo com a opção selecionada anteriormente será disponibilizado uma lista de acordo com o cadastro, por exemplo: se for selecionado na combo Tipo a opção Vereadores na combo Nome será exibido à lista de vereadores cadastrados no período em execução, se for selecionada em Tipo a opção Mesa Diretora será exibido o castro da mesa diretora na combo Nome e assim por diante. Obs.: após selecionado o Tipo e o Nome use os botões ao lado: Insere item a lista de autores; Retira itens da lista de autores; Vale lembrar que só são salvos os itens que estiverem na lista de autores:

17 PÁGINA 17 Clique em Salvar para gravar as informações do formulário, essas informações serão vinculadas ao documento em si e serão usadas como índice para o documento que será digitado. Digitando Documentos Após salvar as informações digitadas no formulário o Sistema habilitará o botão Digitar Documento : clique neste botão para iniciar a digitação do documento, o editor será aberto e a sua utilização é idêntica a de outros editores padrões: Perceba que as informações do cadastro são reaproveitadas no corpo do documento, assim o usuário não precisa redigitar as informações, duplicando o trabalho.

18 PÁGINA 18 Para imprimir os documentos, basta clicar no botão Imprimir do próprio editor de documentos, se desejar visualizar clique em visualizar documento. conforme parametrizado: Observe na imagem abaixo que ao visualizar o documento o sistema mostra as informações do cabeçalho Esclarecimento: os documentos gerados no SSE (Sistema de Secretaria) são salvos em banco de dados, assim não será necessário indicar um local para salvar o arquivo como em editores comuns.

19 PÁGINA 19 Abrindo os Documentos Salvos no Sistema A visualização de documentos salvos no sistema é bem simples, caso o usuário saiba o número do documento, basta preencher o campo Localizar Documento: e pressionar a tecla Enter para acessar o conteúdo do registro, como mostra na imagem abaixo: Caso não saiba o número do documento é possível usar o gerenciador de pesquisa para localizá-lo, clique não botão pesquisar: Selecione o item desejado e dê um duplo clique sobre ele na lista para visualizar o seu conteúdo: Note que quando houver um documento vinculado ao registro, ou seja, se algum usuário já digitou o documento em questão, a legenda do botão muda automaticamente de Digitar Documento para Abrir Documento, clique para abrir o editor de texto.

20 PÁGINA 20 Pesquisa de Documentos O Módulo de Secretaria dispõe de um avançado sistema de busca, para visualizar esta opção acesse no menu lateral o item Pesquisa, botão Pesquisar, como mostra a figura abaixo: Por meio dessa opção é possível localizar os documentos cadastrados no sistema por: Exercício: relaciona todos os documentos do exercício; Número: relaciona todos os documentos de um intervalo de numeração; Data: informa a data inicial e final para mostrar os documentos cadastrados no período; Tipo de Documento: selecione um tipo de documento para relacionar os cadastros relativos a um tipo de documento especifico; Autor: selecione o autor para relacionar os documentos quem tem vinculação com o mesmo; Tipo: marque entre as opções o campo que deseja pesquisar: Por Ementa: usará o campo Ementa do cadastro de documentos para realizar a pesquisa; Por Observação: usará o campo Observação do cadastro de documento para realizar a pesquisa; Por texto do Documento: está opção permite localizar informações que façam parte do documento na integra que foi digitado ou importado no sistema; Selecione na combo o critério: 1. Inicia: localiza os registros onde o conteúdo iniciar com o mesmo pesquisado; 2. Igual: só localiza os registros que conter o valor exatamente igual ao pesquisado; Contem: localiza os registros que conter parte da informação, ex.:

21 PÁGINA Entre as: localiza os registros independentes da ordem que foram digitados, faz a busca por palavra distinta, esta opção é mais completa. Imprimir. Ainda nessa tela é possível imprimir a relação de documentos listados, para isso basta clicar sobre o botão

22 PÁGINA 22 É possível também visualizar o documento selecionado, clique no botão visualizar, será solicitado se deseja destacar o conteúdo pesquisado no documento. se escolher a opção sim o documento será exibido com o critério de pesquisa destacado em amarelo no conteúdo do texto, como mostra a figura abaixo.

23 PÁGINA 23 Opções Adicionais O Módulo de Secretaria dispõe ainda de alguns recursos adicionais são eles: Mudar Número do Documento Esta opção deve ser usada quando algum documento foi criado com a numeração errada, com essa opção é possível corrigir a numeração do documento, acesse no menu superior o item Personalizar, subitem Mudar Numeração do Documento : 1. Selecione o Tipo do documento; 2. Selecione o Documento que esta com a numeração errada; 3. Informe o novo número para o documento, tome cuidado para não escolher um número que já exista; 4. Clique no Botão Efetuar Mudança, para concluir a operação. Importante: essa alteração do número do documento só altera o registro de cadastro do documento não altera o documento redigido no editor, portanto toda vez que efetuar uma alteração de numeração acesse o documento e altere o conteúdo no editor de texto.

24 PÁGINA 24 Gerar Documentos em Lote por Contato Esta opção permite ao usuário gerar diversos documentos iguais para destinatários diferentes, um exemplo de aplicação seria para quando há a necessidade de enviar ofícios às autoridades, por exemplo. O primeiro passo para usarmos essa opção é termos um cadastro de contatos, pois os destinatários deverão estar devidamente cadastrados no formulário de Contribuintes/Interessados. O gerador de documentos em lote irá filtrar os contatos por grupo. O cadastro de grupo devera ser desenvolvido de acordo com as necessidades de cada entidade, uma vez feito a manutenção do cadastro de grupos o usuário devera vincular cada contato ao seu correspondente grupo a fim de facilitar a pesquisa no momento da criação dos documentos. Acesse o menu Cadastro de Interessados subitem Cadastro de Grupos de Interessados, cadastre os grupos como mostra a imagem abaixo.

25 PÁGINA 25 Acesse o menu Cadastro de Interessados subitem Manutenção do Interessados, selecione ou cadastre os contatos informando os dados pessoais e endereço para correspondência, não esqueça selecionar o Grupo essa informação será usada para selecionar os contatos no envio na geração de Documentos por Lote. Vamos agora exemplificar um modelo de documento que poderia ser gerado em lote, ou seja, para vários destinatários, acesse o editor de modelos, selecione o documento que deseja usar para gerar os documentos em lote, preencha de acordo com as necessidades usando os parâmetros do sistema como mostra a imagem abaixo, indicando os dados do Contato. CONTATO_TERMO: pronome de tratamento, CONTATO_NOME: nome do contato; CONTATO_CARGO: definição do cargo do contato; CONTATO_ENDERECO: endereço do contato; CONTATO_CIDADE: cidade do contato, etc.

26 PÁGINA 26 Acesse o menu Documentos subitem Gerar Documentos em Lote por Contato Selecione o modelo que esta configura para receber os dados cadastrais do Contato; 1. O sistema mostrará o ultimo número de documento gerado para esse modelo, informe à data que os documentos devem ser gerados; 2. Selecione o prefeito em exercício; 3. Preencha o campo Ementa, essa informação fará parte do documento conforme parametrizado; 4. O campo Observação é opcional; 5. Selecione o Grupo informação que foi vinculada ao cadastro de Contato; 6. Clique em Pesquisar, será exibido à lista de contatos pertencentes ao grupo selecionado; 7. Marque os itens na lista e clique no botão Gerar Documentos : Aguarde até o sistema terminar o processamento dos documentos, isso pode demorar alguns instantes, a seguinte tela deverá demonstrar a criação dos documentos.

27 PÁGINA 27 Ao final será exibida uma mensagem contendo os números de documentos criados pelo sistema. Ao abrir um dos documentos gerados podemos notar que o preenchimento das informações foi concluído com sucesso, esse procedimento é viável quando se tem que enviar o mesmo conteúdo para diversas autoridades:

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Estoque) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACERTO DE ESTOQUE...

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1

MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB. Última atualização: 29/08/2014 1 MANUAL DE PROCESSO DIGITAÇÃO DE CONTAS MÉDICAS PORTAL WEB 1 Índice 1. Acesso ao Portal WEB... 2. Digitação de Contas Médicas... 2.1. Criação de Protocolo... 2.1.1. Digitação Contas... 2.1.1.1. Guia Consulta...

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital

Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Página 1 de 9 Passo a Passo do Fluxo de Caixa no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Ferramenta de controle financeiro das empresas cadastradas no Sigla Digital. Por essa ferramenta

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb

Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Dezembro/2012 2 Manual de Utilização das Funções Básicas do Sistema ClinicWeb Sumário de Informações do Documento Título do Documento: Resumo:

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

GERENCIADOR DE CONTEÚDO

GERENCIADOR DE CONTEÚDO 1/1313 MANUAL DO USUÁRIO GERENCIADOR DE CONTEÚDO CRISTAL 2/13 ÍNDICE 1. OBJETIVO......3 2. OPERAÇÃO DOS MÓDULOS......3 2.1 GERENCIADOR DE CONTEÚDO......3 2.2 ADMINISTRAÇÃO......4 Perfil de Acesso:... 4

Leia mais

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo

Versão 3.0 CARBON SYSTEM. Manual do Software Controla Tudo. Manual do Controla Tudo Versão 3.0 CARBON SYSTEM Manual do Software Controla Tudo Manual do Controla Tudo SOFTWARE PARA CONTROLE DE PONTO VIA IMPRESSÃO DIGITAL OU DÍGITOS Manual do Controla Tudo Versão 3.0 Carbon System Rua Coronel

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI)

Sistema de Controle de Processos ON-LINE-Versão 1.0 Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI) O SISTEMA DE CONTROLE DE PROCESSOS ON-LINE O Sistema de Controle de Processos ON-LINE é um Sistema de Protocolo desenvolvido pela da que tem como finalidade gerenciar os processos e solicitações de serviços

Leia mais

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias.

cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP e CESDI) e servir como apoio nas ações diárias. MANUAL DO USUÁRIO - CARTÓRIOS VERSÃO 1.0 Objetivo: Este documento tem como objetivo apresentar aos usuários dos cartórios as funcionalidades disponíveis em todas as três Centrais de Informação (RCTO, CEP

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting

Omega Tecnologia Manual Omega Hosting Omega Tecnologia Manual Omega Hosting 1 2 Índice Sobre o Omega Hosting... 3 1 Primeiro Acesso... 4 2 Tela Inicial...5 2.1 Área de menu... 5 2.2 Área de navegação... 7 3 Itens do painel de Controle... 8

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO

SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUAP Módulo Protocolo Manual do Usuário DTI DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEÇÃO DE PROJETOS, SISTEMAS E PROCESSOS DE NEGÓCIO SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 1.1. ACESSO AO SISTEMA... 1 1.2. TELA INICIAL

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO PJe TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO MANUAL DO SERVIDOR 1ºGRAU MÓDULO 3 Sumário 1 Cadastros Básicos3 11 Documento3 111 Modelo3 112 Tipo6 12 Pessoa10 121 Conciliador10

Leia mais

Manual de Gerenciamento de Conteúdo

Manual de Gerenciamento de Conteúdo Manual de Gerenciamento de Conteúdo 1 Sumário 1) O que é um Gerenciador de Conteúdo...3 2) Como o Site está Estruturado...3 3) Como Gerenciar o Conteúdo do Site...5 3.1) Adicionar Itens no Menu de Navegação...6

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE MANUAL DE INSTALAÇÂO E OPERAÇÃO DO SOFTWARE SPEED Instalação e configuração Belo Horizonte Agosto - 2007 INTRODUÇÃO Bem vindo ao sistema de consultas SPEED! O software SPEED é um sistema indispensável

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Módulo SAC Atendimento ao Cliente

Módulo SAC Atendimento ao Cliente Módulo SAC Atendimento ao Cliente Objetivo O Módulo SAC ou Serviço de Atendimento ao Cliente é uma ferramenta que gerencia, cria e administra informações num canal de comunicação informatizado entre a

Leia mais

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS

Introdução. Servidor de Tempo (SNTP) com opção de horário de verão automático; 1 Cadastro do novo modelo de equipamento Urano Topmax SS Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Guia de Novas Funcionalidades Urano Integra 2.3 Data: 15/04/2015

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

APOSTILA WORD BÁSICO

APOSTILA WORD BÁSICO APOSTILA WORD BÁSICO Apresentação O WORD é um editor de textos, que pertence ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de textos, cartas, memorandos, documentos, mala

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS

CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS CONTABILIDADE COM MÚLTIPLOS PLANOS DE CONTAS As mudanças ocorridas com a publicação da lei 11.638/07 e alterações da lei 11.941/09 exigiram das empresas uma adequação em sua estrutura de balanços e demonstrações

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Controle de Estoque. Configuração e personalização do módulo

Controle de Estoque. Configuração e personalização do módulo Controle de Estoque O objetivo do módulo de Controle de Estoque á ajudar a controlar a quantidade de produtos no estoque da empresa, avisar sobre problemas com quantidades mínimas, lotes e validades vencendo.

Leia mais

Manual para instalação e utilização do Headcargo

Manual para instalação e utilização do Headcargo Manual para instalação e utilização do Headcargo 1. Instalação Após receber o instalador do Headcargo, você deve executa-lo clicando duas vezes no seu ícone. A instalação é simples, seguindo o padrão de

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0

PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 PRINCIPAIS QUESTÕES DO PROCESSO DO WS SINAL E SINAL 6.0 Observação: FAVOR VERIFICAR A RESOLUÇÃO DA MÁQUINA (RESOLUÇÃO DA TELA DEVERÁ SER 1024 x 768) e liberação das portas 7778 e 7780 no firewall para

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

MONTE CARMELO MINAS GERAIS

MONTE CARMELO MINAS GERAIS MONTE CARMELO MINAS GERAIS Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez Alterando a senha eletrônica

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5

1. Escritório Virtual... 5. 1.1. Atualização do sistema...5. 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1 2 Índice 1. Escritório Virtual... 5 1.1. Atualização do sistema...5 1.2. Instalação e ativação do sistema de Conexão...5 1.3. Cadastro do Escritório...5 1.4. Logo Marca do Escritório...6...6 1.5. Cadastro

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12

6.1. Inserir... 09 6.2. Consultar... 10 6.3. Listar Todos... 11 6.4. Alterar... 12 7. BENEFÍCIOS... 12 Sumário 1. APRESENTAÇÃO INICIAL... 03 2. EMPRESA... 03 3. UNIDADE... 03 3.1. Consultar... 03 3.2. Listar Todas... 04 4. SETOR... 05 4.1. Consultar... 05 4.2. Inserir... 05 4.3. Listar... 06 5. FUNÇÃO...

Leia mais