Programação de Máquinas CNC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação de Máquinas CNC"

Transcrição

1 Programação de Máquinas CNC

2 CONSIDERAÇÕES GERAIS O que significa CNC? C= Comando N= Numérico C= Computadorizado

3 O que é Comando Numérico? O Comando Numérico (CN) é um equipamento eletrônico capaz de receber informações por algum meio de entrada, transformar estas informações em uma seqüência mecânica desejada.

4 Principais vantagens do comando numérico Maior flexibilidade; Repetibilidade; Menor desgaste físico do operador; Aumento da qualidade do serviço; Facilidade na confecção de perfis simples e complexos; Maior controle sobre desgaste das ferramentas; Redução do refugo; Menor movimentação da peça; Interpolações lineares e circulares; Usinagem de roscas paralelas e cônicas.

5 Quando surgiu? Fatores ligados à pesquisa durante a Segunda Guerra Mundial levaram a uma necessidade de adaptação aos conceitos de fabricação. O primeiro teste do CN aplicado em máquinas operatrizes foi em 1949, no laboratório de tecnologia de Massachustets (MIT).

6 Linguagens de programação? A fim de facilitar o processo de desenvolvimento de programas, foram desenvolvidas linguagens de programação que facilitam ao usuário ordenar aos computadores o que fazer. Criaram-se linguagens como: ISO (linguagem dos G's ) MAZATROL HEIDENHAIN

7 Tipos de máquinas, modelos e comandos Romi, Ergomat, Mazak, Index, Mori Seiki, Nardini, Traub, etc são exemplos de fabricantes de máquinas; Galaxy 10, TND 180, Centur 30 RV, Logic 195, Cosmos 10, Centur 30 D, etc são exemplos de modelos de máquinas; Fanuc, Siemens, Mach, Fagor, MCS, Heidenhain, Mazatrol, Mitsubishi, etc são exemplos de comandos.

8 Torno CNC Centur 30 RV Torno CNC Ergomat TND 180 Torno CNC Centur 30 R

9 Centro de Usinagem Torno CNC portátil Fresadora CNC Sinitron Retificadora CNC Eletroerosão a Fio 5 eixos

10 Comando Maxitec Siemens Comando Fanuc Oi M Comando Siemens 810 Comando Mach 8

11 Comando Diadur Comando Mach 5 Comando MCS Comando Fanuc 21i Comando Mitsubishi

12 Tipos de fixação das ferramentas Torre hidráulica; Torre elétrica; Fixação por Gang ; Troca rápida.

13 Torre elétrica Troca rápida Fixação por Gang Torre hidráulica

14 Tipos de fixação de peças Placa hidráulica; Placa pneumática; Placa manual.

15 Placa pneumática Placa manual Placa hidráulica

16 SISTEMA DE COORDENADAS Todas as máquinas-ferramenta CNC são comandadas por um sistema de coordenadas cartesianas na elaboração de qualquer perfil geométrico. Para que a máquina possa trabalhar com as posições especificadas, estas têm que ser declaradas em um sistema de referência, que corresponde aos sentidos dos movimentos dos eixos (X, Y, Z).

17 Regra da Mão Direita Para um sistema tridimensional, são utilizados três eixos perpendiculares (90 ) entre si, que podem ser designados através dos dedos da mão direita. Polegar : indica o sentido positivo do eixo imaginário, representado pela letra X. Indicador : aponta o sentido positivo do eixo Y. Médio : nos mostra o sentido positivo do eixo Z.

18 Regra da Mão Direita

19 Plano Cartesiano

20 Sistema Absoluto de Coordenadas eixo Y 40 P5 P4 30 P8 20 P6 P3 10 P7 0 P1 P2 eixo X origem

21 Sistema Incremental de Coordenadas eixo Y 40 P5 P4 30 P8 20 P6 P3 10 P7 0 P1 P2 eixo X origem

22 Exemplo Coordenada absoluta Pontos X Z P P P P P

23 Exemplo Coordenada incremental Pontos X Z P P P P P5 25 0

24 Quadrantes

25 Pontos de Referência

26

27 Ponto de troca O ponto de troca é uma coordenada qualquer definida no programa cujo objetivo é: Servir de ponto de partida para posicionamentos rápidos. Servir como ponto de parada para troca de ferramentas. Local seguro para giro de torre elétrica ou virar peças na placa.

28 Ponto de troca Este procedimento visa evitar colisões indesejáveis de ferramentas, facilitar o trabalho por parte do operador da máquina e aumentar a sua segurança.

29

30

31 Funções Preparatórias G00 Interpolação linear com avanço rápido G01 Interpolação linear com avanço programado G02 Interpolação circular no sentido horário G03 Interpolação circular no sentido antihorário G17 Seleção de plano de trabalho X-Y G18 Seleção de plano de trabalho X-Z

32 Funções Preparatórias G19 Seleção de plano de trabalho Y- Z G20 Programação em Polegada G21 Programação em Milímetro G40 Cancela compensação de raio G41 Compensação do raio da ferramenta à esquerda G42 Compensação do raio da ferramenta à direita

33 G53 Ativa Zero máquina G54 a G59 Ativa os Deslocamentos de Ponto Zero peça. G90 Programação em Coordenadas Absolutas G91 Programação em Coordenadas Incrementais G92 Limite de RPM G94 Programação em Avanço por minuto G95 Programação em Avanço por rotação G96 Programação em Velocidade de Corte Constante G97 Programação em RPM direta

34 Função G00 Posicionamento Rápido

35 Função G01 Interpolação Linear

36 Função G02 Interpolação Circular Sentido Horário

37 Função G03 Interpolação Circular Sentido Anti-Horário

38

39 Função G18 Seleção do Plano X, Z A função G18 é utilizada nos Tornos CNC, onde o comando assume G18 como condição básica de funcionamento (Default), assim que a máquina é ligada.

40 Função G20 e G21 G20 Referência de unidade de medida (polegada) G21 Referência de unidade de medida (métrico)

41 Função G41e G42 Ativa a Compensação de Raio da Ferramenta

42

43

44

45 Deslocamento de Ponto Zero Peça. A função G54, assim como G55, G56, G57, G58 e G59 são funções que definem na programação a origem Zero Peça. Observações: Uma peça poderá ter mais que uma origem zero peça "W", conforme a necessidade.

46 G90 - Coordenadas Absolutas A função G90 é Modal e prepara a máquina para executar operações em coordenadas absolutas. Observação: As máquinas ao serem ligadas já assumem G90 como condição básica de funcionamento.

47 G91 - Coordenadas Incrementais A função G91 é Modal e prepara a máquina para executar todas as operações em coordenadas incrementais.

48 G92 - Definição Limite de RPM Exemplo: N40 G92 S3000 M3 ; Estamos permitindo que o eixo-árvore gire até 3000 rpm no máximo.

49 G94 - Programação em Avanço por Minuto A função G94 é Modal e prepara o comando para computar todos os avanços programados em pol/min quando utilizado juntamente com a função G20 ou mm/min quando utilizado juntamente com a função G21.

50 G95 - Programação em Avanço por Rotação A função G95 é Modal prepara o comando para computar todos os avanços programados em pol/rot quando utilizado juntamente com a função G20 ou mm/rot quando utilizado juntamente com a função G21.

51 G96 - Programação em Velocidade de Corte Constante. A função G96 é Modal e seleciona o modo de programação em velocidade de corte constante, cujo objetivo é promover a variação calculada da rpm através da função auxiliar "S". Nota: A máxima rpm alcançada pela velocidade de corte constante pode ser limitada programando-se a função G92.

52 Exemplo: N40 G96 S200 ; (Prog. em velocidade de corte constante / valor de Vc) N50 G92 S3000 M4 ; (Limite máximo da rpm e sentido de giro).

53 G97 - Programação em RPM Direta A função G97 é Modal e seleciona o modo de programação em rpm direta, cujo valor é dado pela função auxiliar "S", desta forma não haverá variação de rotação. Exemplo: N65 G97 S2500 M4; (Prog. em rpm direta / Valor da rpm e sentido de giro)

54 Estruturas e Características do Programa CNC A estrutura de programação para tornos CNC utilizando a Norma ISO 6983, e será capaz de identificar um programa elaborado na linguagem EIA/ISO.

55

56

57 O programa CNC é constituído de: Bloco de Dados : É uma série de palavras colocadas numa linha, finalizada pelo Caractere; (Exemplo: G01 X54 Y30 F.12;) Programa : É uma série de blocos de dados (Finalizada por M30). Caracteres especiais (;) - Fim de bloco : (EOB - End Of Block). Todo bloco deve apresentar um caractere que indique o fim do bloco. ( ) - Comentário : Os caracteres parênteses permitem a inserção de comentários. Os caracteres que vierem dentro de parênteses são considerados comentários e serão ignorados pelo comando.

58 Funções de posicionamento O comando trabalha em milímetros para palavras de posicionamento com ponto decimal. Função X Aplicação: Posição no eixo transversal (absoluta) X20 ; ou X-5 ; Função Z Aplicação: Posição no eixo longitudinal (absoluta) Z20 ; ou Z-20 ; Função U Aplicação: Posição no eixo transversal (incremental) U5 ; ou U-5 ; (Usado em programação feita em coordenadas absolutas) Função W Aplicação: Posição no eixo longitudinal (incremental) W5 ; ou W-5 ; (Usado em programação feita em coordenadas absolutas)

59 Funções especiais Função O (usada no comando GE Fanuc 21i) Todo programa ou sub-programa na memória do comando é identificado através da letra O composto por até 4 digitos, podendo variar de 0001 até Para facilitar a identificação do programa, recomenda-se inserir um comentário, observando-se o uso dos parênteses. Ex.: O5750 (Flange do eixo traseiro);

60 Funções especiais Função N Define o número da seqüência. Cada seqüência de informação pode ser identificada por um número de um a quatro dígitos, que virá após a função N. Esta função é utilizada em desvios especificados em ciclos, e em procura de blocos. Exemplo: N50 G01 X10 ; N60 G01 Z10 ; Não é necessário programar o número de seqüência em todos os blocos de dados.a sequência aparecerá automaticamente após a inserção de cada bloco de dados, a não ser que seja feita uma edição fora da seqüência do programa ou após sua edição completada.

61 Funções especiais Função F Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avanço em mm/rotação, mas este também pode ser utilizado em mm/min. O avanço é um dado importante de corte e é obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operação a ser executada. Ex : F0.3 ; ou F.3 ;.

62 Funções especiais Função F Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avanço em mm/rotação, mas este também pode ser utilizado em mm/min. O avanço é um dado importante de corte e é obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operação a ser executada. Ex : F0.3 ; ou F.3 ;. Função T A função T é usada para selecionar as ferramentas informando à máquina o seu zeramento (PRE-SET), raio do inserto, sentido de corte e corretores. Programa-se o código T acompanhado de no máximo quatro dígitos.

63 Funções especiais Função F Geralmente nos tornos CNC utiliza-se o avanço em mm/rotação, mas este também pode ser utilizado em mm/min. O avanço é um dado importante de corte e é obtido levando-se em conta o material, a ferramenta e a operação a ser executada. Ex : F0.3 ; ou F.3 ;. Função T A função T é usada para selecionar as ferramentas informando à máquina o seu zeramento (PRE-SET), raio do inserto, sentido de corte e corretores. Programa-se o código T acompanhado de no máximo quatro dígitos.

64 Os dois primeiros dígitos definem a localização da ferramenta na torre e seu zeramento (PRE-SET), e os dois últimos dígitos definem o número do corretor de ajustes de medidas e correções de desgaste do inserto. Exemplo: T0202 ; Podem-se programar até 12 ferramentas e 32 corretores. O giro de torre e o movimento dos carros não podem estar no mesmo bloco que a função T, ela deve ser programada em uma linha de maneira isolada. Importante: O raio do inserto (R) e a geometria da ferramenta (T) devem ser inseridos somente na página de geometria de ferramentas.

65

66 Exercícios

67 Exercícios

68 Faça os programas utilizando ciclo de desbaste e ciclo de acabamento, G71 e G7o respectivamente. Faça o programa das peças abaixo com os dados: T0101=Ferramenta externa vc=200m/min, f 0,2 e rotação máxima de T0303=Ferramenta interna Vc= 150m/min, f0,15 e rotação de 3000.

69 Exercícios

70 Exercícios

71 Exercícios

72 Exercícios

73 Ciclos Automáticos de Usinagem Comando Fanuc 21iT G70 Ciclo de Acabamento G71 Ciclo de Desbaste Longitudinal G72 Ciclo de desbaste transversal G74 Ciclo de Torneamento G74 Ciclo de Furação G75 Ciclo de Canais G76 Ciclo de roscamento automático G83 Ciclo de Furação Axial

74 G71 Ciclo de Desbaste Longitudinal Este ciclo permite a usinagem de desbaste completa da peça, utilizando-se apenas de dois blocos de programação.

75 NOTAS: Após a execução do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado. Não é permitida a programação da função Z no bloco que define o perfil a ser usinado

76

77 G70 Ciclo de Acabamento Este ciclo é utilizado após a aplicação de ciclos de desbaste G71, G72 para dar o acabamento final sem a necessidade de repetição de toda a seqüência do perfil a ser executado.

78 Função G70 Aplicação: Ciclo de acabamento. Este ciclo é utilizado após a aplicação dos ciclos de desbaste G71, G72 e G73 para dar o acabamento final da peça sem que o programador necessite repetir toda a sequência do perfil a ser executado. A função G70 requer: G70 P _ Q _ ; onde: P = número do bloco que define o início do perfil Q = número do bloco que define o final do perfil

79 As funções F, S e T especificadas nos blocos G71, G72 e, mas as especificadas entre o bloco de início do perfil (P) e final do perfil (Q) são válidas durante a utilização do código G70. NOTAS: Após a execução do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado.

80 Exemplo N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0101 (Desbaste); N40 G55; N50 G96 S200; N60 G92 S2500 M4; N70 G0 X80 Z75; N80 G71 U2.5 R2; N90 G71 P100 Q200 U1 W0.2 F0.25; N100 G0 X16; N110 G42; N120 G1 Z70 F.2; N130 X20 Z68; N140 Z55; N150 G2 X30 Z50 R5; N160 G1 X50; N170 Z40; N180 X80 Z25; N190 G40; N200 G1 X85; N210 G70 P100 Q200; N220 G0 X200 Z200 T00; N230 M30;

81 G75 Ciclo de Canais Este ciclo permite o sangramento de canais eqüidistantes, com quebra de cavacos, programados com apenas dois blocos de programação.

82 G75 Ciclo de Canais Aplicação: Ciclo de canais. A função G75 como ciclo de canais requer: G75 R _ ; G75 X _ Z _ P _ Q _ F _ ; onde: R = retorno incremental para quebra de cavaco (raio) X = diâmetro final do canal Z = posição final (absoluto) P = incremento de corte (raio / milésimo de milímetro) Q = distância entre os canais (incremental / milésimo de milímetro) F = avanço de trabalho

83 G75 Ciclo de Canais NOTAS: Neste ciclo os canais deverão ser eqüidistantes, com exceção do último. Após a execução do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado.

84 Exemplo O0075 (Ciclo de canais); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0808 (canais); N40 G54; N50 G96 S130; N60 G92 S3000 M4; N70 G0 X75 Z67; N80 G75 R2; N90 G75 X50 Z25 P7500 Q14000 F.2; N100 G0 X200 Z200 T00; N110 M30;

85 G74 e G83 Ciclo de Furação Axial A aplicação da função G74 como ciclo de furação, realiza furações com quebra de cavacos, e G83 com descarga de cavaco

86 G83 Ciclo de Furação

87 G83 - Ciclo de Furação Axial A função G83, realiza furações com descarga de cavacos.

88 G74 Ciclo de Furação Aplicação: Ciclo de furação. A função G74 como ciclo de furação requer: G74 R _ ; G74 Z _ Q _ F _ ; onde: R = retorno incremental para quebra de cavaco no ciclo de furação Z = posição final (absoluto) Q = valor do incremento no ciclo de furação (milésimo de milímetro) F = avanço de trabalho

89 G74 Ciclo de Furação NOTAS: Após a execução do ciclo a ferramenta retorna automaticamente ao ponto posicionado. Quando utilizarmos o ciclo G74 como ciclo de furação não poderemos informar as funções X e U no bloco.

90 Exemplo O0074 (Ciclo de furação); N10 G21 G40 G90 G95; N20 G0 X200 Z200 T00; N30 T0606 (Broca 12 mm); N40 G54; N50 G97 S1200 M3; N60 G0 X0 Z80; N70 G1 Z73 F1 M8; N80 G74 R2; N90 G74 Z-4 Q15000 F0.08; N100 G0 X200 Z200 T00 M9; N110 M30;

91 G74 Ciclo de Desbaste Longitudinal A função G74 pode ser utilizada como ciclo de torneamento paralelo ao eixo Z, o qual executa a usinagem com sucessivos passes até o diâmetro desejado.

92 G76 Ciclo de Roscamento Automático Esta função executa o roscamento automático, através de duas linhas de programação.

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104 FRESAMENTO

105 Sistema de Coordenadas. Funções Preparatórias. Sistema de Referência e Ffixação de Ferramentas. Controle Linear e Circular de Deslocamento. Lógica de Repetição. Ciclos Automáticos de Usinagem. Compensação do Raio de Corte.

106 Regra da mão direita

107 Localização dos Pontos de Referência da Máquina Onde: M W - Ponto Zero Máquina - Ponto Zero Peça LS - Limite de Software P - Ponto comandado Obs: Nas fresadoras a Posição do Ponto Zero Máquina "M" pode variar de acordo com o fabricante da mesma.

108 Funções Preparatórias G00 Interpolação linear rápida G01 Interpolação linear com avanço programado G02 Interpolação circular no sentido horário G03 Interpolação circular no sentido anti-horário G17 Seleção de plano X-Y G18 Seleção de plano X-Z G19 Seleção de plano Y-Z G40 Cancela compensação do raio da ponta da ferramenta G41 Compensação do raio da ferramenta (esquerda)

109 G42 Compensação do raio da ferramenta (direita) G70 Admite programação em polegada G71 Admite programação em milímetro G90 Programação em coordenadas absolutas G91 Programação em coordenadas incrementais G92 Definição de origem temporária G94 Programação do avanço por minuto G99 Cancela definição de origem temporária

110 Função G00 - Posicionamento rápido

111 Função G01 Interpolação Linear com Avanço Programado

112 Função G02/G03 Interpolação Circular (Horária/Anti-Horária) G02 / G03 X.. Y.. I.. J. # Onde: X - Ponto final no eixo X (absoluto). Y - Ponto final no eixo Y (absoluto). I - Centro do arco em relação ao eixo X. J - Centro do arco em relação ao eixo Y.

113 Compensação do Raio da Ferramenta G41 Ferramenta à esquerda da peça em função do sentido de usinagem.

114 Compensação do Raio da Ferramenta G42 Ferramenta à direita da peça em função do sentido de usinagem.

115 FUNÇÕES AUXILIARES FUNÇÕES : O, S, T, M6 Exemplo: T01 Chama a ferramenta nº1; M06 Habilita a troca; O1 Ativa o corretor de altura nº 1; S1500 M3 Liga a rotação do eixo-árvore a 1500 RPM.

116 Ciclos Automáticos de Usinagem Função G24 Auto rotina de Círculo de Furos Função G25 Auto rotina de Retângulo de Furos Função G26 Auto rotina para alojamento Interno(Cavidade) Função G81 Ciclo de furação simples Função G83 Ciclo de furação com descarga de cavacos Função G84 Ciclo de roscamento

117 G24 Auto-Rotina de Círculo de Furos A função G24, executa automaticamente um padrão circular de pontos (furos) igualmente espaçados, com no máximo 128 vezes.

118 G25 Auto-Rotina de Retângulo de Furos

119 A função G26 é uma auto-rotina para fresamento de alojamentos internos e podem ser retangulares, quadrados ou circulares.

120 G81 Ciclo de Furação Simples

121 G83 Ciclo de Furação com Descarga de Cavacos

122 G84 Ciclo de Roscamento

123 Estrutura Básica de Programação ; NOME # (Nome do Programa) N10 G99 # (Cancela novas origens) N20 G94 # (Avanço de corte em mm/min) N30 G90 # (Programação no Sistema de Coordenadas Absolutas) N40 G71 # (Programação em Milímetros) N50 G17 # (Plano de trabalho X,Y)

124 CHAMADA DE FERRAMENTA: N60 T01 M06 ; FRESA DE TOPO DE 10 MM # (Chamada de Ferramenta e Liberação para a troca de posição no Magazine) N70 O01 S2500 M03 # (Ativa o corretor da ferramenta, a rotação desejada e o sentido e giro do eixo árvore). N80 M08 # (Liga refrigerante de corte)

125 BLOCOS DE USINAGEM N150 G00 X50. Y45. # (Posicionamento rápido) N160 G01 X80. F400 # (Interpolação linear com avanço programado)

126 TROCAS DE FERRAMENTAS N240 M09 # (Desliga refrigerante de corte) N250 GZO M05 # (Ponto de troca, cancela corretor de ferramenta e desliga o eixo árvore) N260 T02 M06; BROCA HELICOIDAL 5MM # (Chama a nova ferramenta e libera para a troca de posição no magazine) N270 O02 S3000 M03 # (Ativa o corretor da nova ferramenta, a rotação desejada e o sentido de giro). N280 M08 # (Liga refrigerante de corte)

127 FINAL DE PROGRAMA N930 M09 # (Desliga refrigerante de corte) N940 GZO M05 # (Ponto de troca, cancela corretor de ferramenta e desliga o eixo árvore) N950 T00 M06 # (Descarrega o eixo árvore) N960 M30 # (Final de programa)

Retirado da Apostila DIDATECH - Programação Fanuc21T OS CÓDIGOS DOS PROGRAMAS FORAM ALTERADOS CONFORME O SOFTWARE FANUCL - DENFORD

Retirado da Apostila DIDATECH - Programação Fanuc21T OS CÓDIGOS DOS PROGRAMAS FORAM ALTERADOS CONFORME O SOFTWARE FANUCL - DENFORD Estrutura do Programa C.N. Programa C.N. é a transformação do desenho da peça em códigos que são interpretados pelo comando. O programa C.N. é composto por uma seqüência finita de blocos que são memorizados

Leia mais

Manufatura Assistida por Computador

Manufatura Assistida por Computador Manufatura Assistida por Computador Programação CNC Aula 2 Prof. Associado Mário Luiz Tronco Avanço Rápido, com a maior velocidade fornecida pela máquina Avanço Rápido,

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS Operações de Torneamento Operações de Torneamento Eixos de um Torno CNC Eixos de um Torno CNC Segurança é Fundamental!!! Área de Trabalho de

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC CICLOS FIXOS Operações de Torneamento Operações de Torneamento Eixos de um Torno CNC Eixos de um Torno CNC Segurança é Fundamental!!! Área de Trabalho de

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TEC. LABORATÓRIO ELETROMECÂNICA (CNC)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TEC. LABORATÓRIO ELETROMECÂNICA (CNC) CNHECIMENTS ESPECÍFICS TEC. LABRATÓRI ELETRMECÂNICA (CNC) 21. Sobre as funções G01 e G73, podemos afirmar: A) As duas funções são utilizadas para avanços da ferramenta somente quando compensado o raio

Leia mais

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350)

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) PROGRAMAÇÃO CNC Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues Comando Numérico de Máquinas-Ferramenta %10 N10 G00 Z100 T1

Leia mais

C.N.C. Programação Torno

C.N.C. Programação Torno C.N.C. Programação Torno Módulo III Aula 03 Composição de um Programa CNC A composição de um programa CNC baseia-se nas informações geométricas e tecnológicas necessárias para a execução de uma determinada

Leia mais

CNC Comando Numérico Computadorizado

CNC Comando Numérico Computadorizado CNC Comando Numérico Computadorizado 1 - Histórico Busca de melhoria ao produto, aliado ao desenvolvimento dos computadores. Principal fator: 2ª Guerra Mundial produção em massa (a guerra consumia tudo,

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 2

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 2 UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 2 Aula 8 Exercício 5 Desenhe o perfil (coordenadas em incremental). Ponto X Y R I J Ponto X Y R I J A -15 15 15 h 0 15 J 5 0 B 0 10 K 5-5 5 h

Leia mais

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira USINAGEM CNC Professor: Emerson L. de Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br 1 Tecnologia CNC Gestão da Qualidade 2 Tecnologia CNC 3 Vantagens das máquinas 4 Desvantagens das máquinas 5 Eixos das máquinas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO MANUAL PARA TORNEAMENTO UTILIZANDO O COMANDO MAZATROL

PROGRAMAÇÃO MANUAL PARA TORNEAMENTO UTILIZANDO O COMANDO MAZATROL PROGRAMAÇÃO MANUAL PARA TORNEAMENTO UTILIZANDO O COMANDO MAZATROL MOVIMENTO DE POSICIONAMENTO G0 Xxxx.xxxx Zzzz.zzzz G0 Uuuu.uuuu Wwww.www W x Z U/2 Z X OBS.: sistema de coordenadas cartesianas e unidade

Leia mais

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira

USINAGEM CNC. Professor: Emerson L. de Oliveira USINAGEM CNC Professor: Emerson L. de Oliveira emerson.oliveira@ifsc.edu.br 1 Tecnologia CNC Gestão da Qualidade 2 Tecnologia CNC 3 Vantagens das máquinas 4 Desvantagens das máquinas 5 Eixos das máquinas

Leia mais

Comando Numérico Computadorizado

Comando Numérico Computadorizado Comando Numérico Computadorizado Aula 02 Conceitos Iniciais, CAD/CAM/CAE Profa. Janaina Fracaro Objetivos: Aplicar os fundamentos das Máquinas de Comando Numérico, através de interpretação de desenhos

Leia mais

CÓDIGO G Torno Fresa. G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E.

CÓDIGO G Torno Fresa. G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E. Proteo Códigos G CÓDIGO G Torno Fresa G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E. Interpolação Circular / Helicoidal Sentido

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO EXERCÍCIO DE PROGRAMAÇÃO CNC

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO EXERCÍCIO DE PROGRAMAÇÃO CNC TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO EXERCÍCIO DE PROGRAMAÇÃO CNC Matéria-Prima para a Peça Exemplo Peça usada como exemplo para programação Ferramenta T0202: desbaste externo Direção de Corte: direita Dimensões

Leia mais

IFSC. CNC Comando numérico computadorizado. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville. Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville

IFSC. CNC Comando numérico computadorizado. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville. Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville Curso técnico em Mecânica IFSC campus Joinville IFSC INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville CNC Comando numérico computadorizado Profº Emerson Luis de Oliveira Valter Vander de Oliveira Curso

Leia mais

CURSO PROGRAMAÇÃO CNC TORNO

CURSO PROGRAMAÇÃO CNC TORNO CURSO DE PROGRAMAÇÃO CNC TORNO HELMO DA RÓS 1 Í N D I C E HISTÓRICO... pág. 03 MATEMÁTICA APLICADA... pág. 04 EIXOS CARTESIANOS... pág. 04 TRIGONOMETRIA E GEOMETRIA PLANA BÁSICA... pág. 12 PRÉ-REQUISITOS

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5 Ciclos de Furação UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 5 Aula 12a Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Comandos que automatizam uma série de movimentos, simplificando a programação

Leia mais

Torno universal CNC Modelo TNG 42 Comando FANUC 0i-Mate TC

Torno universal CNC Modelo TNG 42 Comando FANUC 0i-Mate TC Torno universal CNC Modelo TNG 42 Comando FANUC 0i-Mate TC Manual de Treinamento e Programação Edição Janeiro de 2007 ERGOMAT INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Rua Arnaldo Magniccaro 364 - CEP 04691-902 - São

Leia mais

C.N.C. Programação Torno

C.N.C. Programação Torno C.N.C. Programação Torno Módulo III Aula 01 Funções Miscelâneas As funções Miscelâneas "M" formam um grupo de funções que abrangem os recursos da máquina não cobertos pelas funções preparatórias, posicionamentos,

Leia mais

TREINAMENTO PARA TORNO CNC SERIE SKT E KIT COMANDOS FANUC

TREINAMENTO PARA TORNO CNC SERIE SKT E KIT COMANDOS FANUC TREINAMENTO PARA TORNO CNC SERIE SKT E KIT COMANDOS FANUC - 1 - Revisão 1 22/07/2007 Descrição de comandos M Os comandos M são funções de alternância ou adicionais. Os comandos M podem ficar sozinhos ou

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO Série SKT & KIT Fanuc Série oi Descrição de comandos M Os comandos M são funções de alternância ou adicionais. Os comandos M podem ficar sozinhos ou com outro comando em

Leia mais

ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA G / GL / GLM CNC FANUC 0I-TD

ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA G / GL / GLM CNC FANUC 0I-TD ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA G / GL / GLM CNC FANUC 0I-TD T49092D INDÚSTRIAS ROMI S/A DIVISÃO DE COMERCIALIZAÇÃO: Rua Coriolano, 710 Lapa 05047-900 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 3670-0110

Leia mais

Caderno de Exercícios Aluno Comando Siemens. Índice

Caderno de Exercícios Aluno Comando Siemens. Índice Índice Relação das Ferramentas no Magazine da Máquina... 3 Exercício de Programação Fresamento CNC 01... 4 Exercício de Programação Fresamento CNC 02... 6 Exercício de Programação Fresamento CNC 03...

Leia mais

Escola SENAI Roberto Mange - Campinas

Escola SENAI Roberto Mange - Campinas Mecatrônica 5 Coordenadas cartesianas Ao término desta unidade você conhecerá o sistema de coordenadas cartesianas usado para definição de pontos. Sistema de coordenadas das máquinas Todas as máquinas-ferramenta

Leia mais

Roteiro aula prática nº 2 (de 13/08 a 16/08)

Roteiro aula prática nº 2 (de 13/08 a 16/08) Roteiro aula prática nº 2 (de 13/08 a 16/08) Título: Grandezas cinemáticas do processo de fresamento e geometria das ferramentas de corte Objetivo: reforçar os conceitos vistos na aula teórica referentes

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA G / GL / GLM CNC FANUC 0I-TD

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA G / GL / GLM CNC FANUC 0I-TD MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E INDÚSTRIAS ROMI S/A DIVISÃO DE COMERCIALIZAÇÃO: Rua Coriolano, 710 Lapa 05047-900 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 3670-0110 Fax:3865-9510 Site: www.romi.com.br ROMI OPERAÇÃO LINHA

Leia mais

Roteiro aula prática Nº 3, a ser realizada em duas semanas (de 20/08 a 06/09)

Roteiro aula prática Nº 3, a ser realizada em duas semanas (de 20/08 a 06/09) Roteiro aula prática Nº 3, a ser realizada em duas semanas (de 20/08 a 06/09) Parte I: Procedimentos para preparação de máquinas Objetivos: Apresentar os conceitos de folha de processos e a sua utilização

Leia mais

MÓDULO 1 TECNOLOGIAS APLICADAS E COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO FRESAMENTO LIÇÃO 1 SISTEMA DE COORDENADAS RELEMBRANDO.

MÓDULO 1 TECNOLOGIAS APLICADAS E COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO FRESAMENTO LIÇÃO 1 SISTEMA DE COORDENADAS RELEMBRANDO. MÓDULO 1 TECNOLOGIAS APLICADAS E COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO DESAFIO 4 FRESAMENTO LIÇÃO 1 SISTEMA DE COORDENADAS RELEMBRANDO. LIÇÃO 2 FUNÇÕES PREPARA ARATÓRIAS TÓRIAS. LIÇÃO 3 SISTEMA DE REFERÊNCIA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CNC/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CNC/CAM Câmpus Joinville

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CNC/CAM. Profº Emerson Oliveira Matéria: CNC/CAM Câmpus Joinville INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CNC/CAM Matéria: CNC/CAM emerson.oliveira@ifsc.edu.br Etapas CAD/CAM: INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Quando o sistema tem comunicação direta. CAD/CAM Quando o sistema

Leia mais

Seja Bem-Vindo ao Curso Programação de Máquinas CNC. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar!

Seja Bem-Vindo ao Curso Programação de Máquinas CNC. Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Seja Bem-Vindo ao Curso Programação de Máquinas CNC Conte Conosco Sempre e sinta-se a vontade para realizar quantos cursos desejar! Histórico Os primeiros registros que se têm na aplicação de comando numérico

Leia mais

APOSTILA DE TORNEAMENTO CNC (TCNC I)

APOSTILA DE TORNEAMENTO CNC (TCNC I) APOSTILA DE TORNEAMENTO CNC (TCNC I) Bibliografia: Básico de Torneamento DIDATECH Lista de Exercícios Prof. Celso Miguel de Barros e Prof. Helio Canavesi Filho JANEIRO 2018 1 SISTEMA DE COORDENADAS +Y

Leia mais

ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA CENTUR CNC SIEMENS 802D

ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA CENTUR CNC SIEMENS 802D ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA CENTUR CNC SIEMENS 802D T22909E INDÚSTRIAS ROMI S/A Rodovia Sp 304- Km 141,5 Santa Bárbara d Oeste - SP - Brasil CEP: 13493-900 FONE:+55 (19) 3455-9000 Fac-

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 4

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 4 UNIFEI EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 4 Compensação do raio da ferramenta Aula 11 Prof. José Hamilton Chaves Gorgulho Júnior Compensação de raio da ferramenta Compensação de raio da

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO ASPECTOS DE PROCESSOS DE USINAGEM FERRAMENTAS DE USINAGEM Sandvik Desbaste de Aços Pastilhas Positivas T-MAX U Superfícies na Peça Superfície Transitória Superfície a Usinar

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009 Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja

Leia mais

Manual de Programação - CNC Proteo

Manual de Programação - CNC Proteo MCS Engenharia Manual de Programação - CNC Proteo ÍNDICE Introdução... 5 1 - Programação ISO... 6 1.1 - Coordenadas absolutas / incrementais (G90 / G91)... 6 1.2 - Origens: Absoluta (G53), Peca (G54 a

Leia mais

Primeiras Máquinas Ferramentas Manuais Movimentação através de volantes, manivelas, alavancas e correias Automação através de cames e seguidores (alto volume de produção) Controle Manual - Torno Automático

Leia mais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, ) João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, ) João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, ) João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Edição de programas de CN O sistema de controlo de uma máquina-ferramenta

Leia mais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, )

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, ) Introdução ao Controlo Numérico Computorizado III Sintaxe de Escrita (G, M, ) João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Edição de programas de CN O sistema de controlo de uma máquina-ferramenta

Leia mais

Primeiras Máquinas Ferramentas Manuais Movimentação através de volantes, manivelas, alavancas e correias Automação através de cames e seguidores (alto volume de produção) Controle Manual - Torno Automático

Leia mais

USINAGEM AVANÇADA (TORNEAMENTO)

USINAGEM AVANÇADA (TORNEAMENTO) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISIONAL E TECNOLOGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS DE ARARANGUÁ USINAGEM AVANÇADA (TORNEAMENTO) Prof.:

Leia mais

TREINAMENTO PARA CENTRO DE USINAGEM HYUNDAI KIA

TREINAMENTO PARA CENTRO DE USINAGEM HYUNDAI KIA TREINAMENTO PARA CENTRO DE USINAGEM HYUNDAI KIA - 1 - Revisão 1 22/02/2007 Descrição de comandos M Os comandos M são funções de alternância ou adicionais. Os comandos M podem ficar sozinhos ou com outro

Leia mais

Proteo PC. Manual de Programação do CNC. Edição: Abril de 2016, Revisão A

Proteo PC. Manual de Programação do CNC. Edição: Abril de 2016, Revisão A Proteo PC Manual de Programação do CNC Edição: Abril de 2016, Revisão A Revision History Revision Remarks 04/2016 Rev A Primeira revisão do manual de programação do CNC Proteo. Manual de Programação do

Leia mais

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço

Tipos de movimento da mesa: discordante: sentido de rotação oposto ao movimento de avanço concordante: mesmo sentido de rotação e avanço FRESAGEM (Abr 2007) 1. Introdução Usinagem realizada com ferramenta multicortante, chamada fresa, em máquina fresadora. Alta produtividade. Ferramenta possui movimento de rotação (corte) e peça (fixada

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA ROMI D CNC FANUC 0I - MC

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA ROMI D CNC FANUC 0I - MC ROMI MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO LINHA ROMI D CNC FANUC 0I - MC T22182C INDÚSTRIAS ROMI S/A DIVISÃO DE COMERCIALIZAÇÃO: Rua Coriolano, 710 Lapa 05047-900 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 3873-3388

Leia mais

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville

Torneamento. Prof. Régis Kovacs Scalice. UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Torneamento Prof. Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Visão sistêmica de

Leia mais

Torno Automático CNC de cabeçote móvel. Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K

Torno Automático CNC de cabeçote móvel. Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K Torno Automático CNC de cabeçote móvel Torno Automático CNC de torneamento curto TNL12 TNL12K TNL12 - Ideal para qualquer tarefa de usinagem O conceito da máquina TNL12 foi adaptado para as necessidades

Leia mais

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues

SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica. Aula 5 Processo de Torneamento. Professor: Alessandro Roger Rodrigues SEM-0534 Processos de Fabricação Mecânica Aula 5 Processo de Torneamento Professor: Alessandro Roger Rodrigues Processo: Torneamento Definições: Torneamento é o processo de usinagem para superfícies cilindricas

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO CENTROS DE USINAGEM Fanuc Série Oi INTRODUÇÃO PROGRAMA Para usinar uma peça em um centro de usinagem, informações como valores de coordenadas e outros dados técnicos informa

Leia mais

CNC BÁSICO TORNO EMCO PC 120 COMANDO FANUC

CNC BÁSICO TORNO EMCO PC 120 COMANDO FANUC CNC BÁSICO TORNO EMCO PC 120 COMANDO FANUC Teclado de edição Softkeys Deslocamento de eixos Setup de programas Start/Stop de programas e dispositivos Dispositivos Modos de operação Velocidade de avanço

Leia mais

Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta

Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E GESTÃO INDUTRIAL Aplicação da Programação CNC a um Eléctrodo com Forma de uma Cruzeta Concepção e Fabrico Assistido

Leia mais

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referenciais e Trajectórias. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca

Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referenciais e Trajectórias. João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução ao Controlo Numérico Computorizado II Referenciais e Trajectórias João Manuel R. S. Tavares Joaquim Oliveira Fonseca Introdução As ferramentas de uma máquina CNC podem realizar certos movimentos

Leia mais

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova

Edital IFSC-25/2011 Concurso Público Técnico em Mecânica 23/01/2012 Leia com atenção antes de iniciar a Prova Leia com atenção antes de iniciar a Prova A duração da prova será de 2 horas e 30 minutos. O candidato somente poderá ausentar-se da sala após decorridos 30 minutos do início da prova. Todas as respostas

Leia mais

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR

MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR Prof. Isaac N. L. Silva Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Mecatrônica - PUCRS CNC O que são Tipos e Aplicações Fabricantes O que são Controle Numérico

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA FACEAMENTO POR FRESAMENTO FRONTAL. Considerações:

PROCEDIMENTO PARA FACEAMENTO POR FRESAMENTO FRONTAL. Considerações: PROCEDIMENTO PARA FACEAMENTO POR FRESAMENTO FRONTAL. Considerações: O faceamento pode ser realizado em centros de usinagem pelo processo de fresamento frontal. Idealmente, essa operação deve ser realizada

Leia mais

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius

SEM 0343 Processos de Usinagem. Professor: Renato Goulart Jasinevicius SEM 0343 Processos de Usinagem Professor: Renato Goulart Jasinevicius Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características, forma construtiva, etc. Critérios

Leia mais

OPERAÇÕES MECÂNICAS I

OPERAÇÕES MECÂNICAS I Professor Miguel Reale Professor Me. Claudemir Claudino Alves OPERAÇÕES MECÂNICAS I Aluno: data: / / ATIVIDADE 4 REVISÃO GERAL DE AJUSTAGEM, TORNEARIA. Exercício 9 Um eixo de comprimento L = 250mm, Vc

Leia mais

CNC 8070 CICLOS FIXOS DE FRESADORA (REF. 0811) (Ref. 0811)

CNC 8070 CICLOS FIXOS DE FRESADORA (REF. 0811) (Ref. 0811) CICLOS FIXOS DE FRESADORA (Ref. 0811) Ciclos fixos de fresadora Proíbe-se qualquer reprodução ou uso não autorizado do software, quer seja no conjunto ou em parte. Todos os direitos reservados. Não se

Leia mais

PROGRAMA (BÁSICO) Divisão Máquinas Operatrizes

PROGRAMA (BÁSICO) Divisão Máquinas Operatrizes PROGRAMA (BÁSICO) Divisão Máquinas Operatrizes 1-Sistema de Coordenadas & N o Ferramenta Sistema de Coordenadas N o Ferramenta Hanwha TechM 2 2-Dois Sistemas de Controle Hanwha TechM 3 3-Bloco,Palavra,Endereço

Leia mais

Acesse:

Acesse: Máquinas inteligentes e obedientes No final dos anos 40, a Força Aérea Americana achou que precisava de um método mais rápido e preciso de usinar as peças de formas complicadas utilizadas em seus aviões.

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

informações técnicas

informações técnicas informações técnicas www.tdc-tools.com.br brocas helicoidais em metal duro brocas helicoidais em metal duro sem cobertura din 338 ref mcd 001 velocidade de corte (vc)para broca metal duro - base din 338

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio TDUA2 Aula 3 Prof. Carlos Fernando Fresadoras. Tipos de Fresamento. Fresas, Tipos de Fresas. Fresadora A fresadora

Leia mais

Curso de Controle Numérico Computadorizado

Curso de Controle Numérico Computadorizado Curso de Controle Numérico Computadorizado i APRESENTAÇÃO Este curso faz parte da programação da XXIII Semana da Engenharia Mecânica (SENGMEC-2002) da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, promovida

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio TDUA2 Aula 2 Prof. Carlos Fernando Torno Mecânico Peças e Acessórios do Torno Mecânico. Operações Realizadas com

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE PROGRAMAÇÃO (CNC PROTEO)

GUIA RÁPIDO DE PROGRAMAÇÃO (CNC PROTEO) GUIA RÁPIDO DE PROGRAMAÇÃO () MCS Engenharia 6/9/2012 Página 1 de 17 ÍNDICE 1 PROGRAMAÇÃO ISO (CÓDIGOS G)... 3 1.1 COORDENADAS ABSOLUTAS / INCREMENTAIS (G90 / G91)... 3 1.2 ORIGENS: ABSOLUTA (G53), PEÇA

Leia mais

Questões de Provas Antigas (P2)

Questões de Provas Antigas (P2) Questões de Provas Antigas (P2) CNC (1-15) ROBÓTICA (16-18) TECNOLOGIA DE GRUPO (19-23) CNC Questão 1 (P2 214.1 B1) Explique em poucas palavras como um software de CAM poderia ser usado para aproveitar

Leia mais

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO MANUAL DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO Série SKT & KIT Fanuc Série oi Índice 1 - PROGRAMAÇÃO 2 - COMPENSAÇÃO 3 - CICLOS 4 - INTERPOLAÇÃO POLAR E CILÍNDRICA 5 - PRESSET 6 - ZERO PEÇA 7 - MANUTENÇÃO DA TORRE 8

Leia mais

2.7.2 Fichas de instrução 2.8 Dossier de fabricação para a maquinagem de peças mecânicas 2.9 Determinação do método de fabricação

2.7.2 Fichas de instrução 2.8 Dossier de fabricação para a maquinagem de peças mecânicas 2.9 Determinação do método de fabricação Prefácio à 1ª edição Capítulo 1 Tecnologia dos equipamentos 1.1 A evolução dos métodos de fabrico 1.1.1 O aparecimento do controlo numérico 1.1.2 O que é o controlo numérico 1.1.3 O que é a programação

Leia mais

Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo.

Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo. PRÁTICA DE OFICINA aula 03-2015-1 2.4 OPERAÇÕES DE TORNEAMENTO Quanto à forma da trajetória, o torneamento pode ser retilíneo ou curvilíneo. 2.4.1 - Torneamento retilíneo - Processo de torneamento no qual

Leia mais

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica

Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Lista de Exercícios Departamento de Engenharia Mecânica Graduação em Engenharia Aeronáutica Disciplina SEM0534: Processos de Fabricação Mecânica 1 o semestre de 2010 Prof. Associado Renato Goulart Jasinevicius

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Damos o nome de processos mecânicos de usinagem ao conjunto dos movimentos destinados à remoção do sobremetal

Leia mais

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350)

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) SISTEMAS CAM Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues SISTEMAS CAM %10 N10 G00 Z100 T1 N20 G94 G90 N30 G00 X32 Z4 S2000

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM

PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM Pontifícia Universidade Católica PUC/RS Faculdade de Física cadeira eletiva PRÁTICA DE OFICINA - USINAGEM O TORNO HORIZONTAL PRÁTICA DE OFICINA-TURMA 560 Prof. Eng. Nilson Valega Fernandes Aluno: Luiz

Leia mais

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 1

EME005 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento CNC 1 8 3 oluna omando UNIFEI EME5 - Tecnologia de Fabricação IV Fresamento N 1 Porta Ferramenta Porta ula 7 Prof. José Hamilton haves Gorgulho Júnior ase Mesa POWER LOK OPTIONL LIGHT VIDEO 5 1 RPID TRVEL EMERGENY

Leia mais

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC

TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC TECNOLOGIA DE CONTROLE NUMÉRICO PROGRAMAÇÃO CNC Preços de Alguns Softwares Comerciais de CAD/CAM Operações de Torneamento Eixos de um Torno CNC Área de Trabalho de Torno CNC Zero Máquina e Zero Peça Pontos

Leia mais

CÓDIGO G Torno Fresa. G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E.

CÓDIGO G Torno Fresa. G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E. Proteo Códigos G CÓDIGO G Torno Fresa G00 XYZ... Movimento Rápido Movimento Rápido G01 XYZ...F..E Interpolação Linear Interpolação Linear G02 XYZ...I J K..R..F..E. Interpolação Circular / Helicoidal Sentido

Leia mais

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros:

Para uma operação de usinagem, o operador considera principalmente os parâmetros: Parâmetros de corte Parâmetros de corte são grandezas numéricas que representam valores de deslocamento da ferramenta ou da peça, adequados ao tipo de trabalho a ser executado, ao material a ser usinado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Catálogo de produtos 2013 / 2014

Catálogo de produtos 2013 / 2014 Catálogo de produtos 2013 / 2014 ÓLEO DE CORTE PARA METAIS Somos uma empresa especializada em suprimentos para a indústria Metal/Mecânica Brasileira. As melhores marcas, produtos com tecnologia de ponta,

Leia mais

Para se planejar o processo de fabricação da peça é necessário conhecer em detalhes as suas características, como:

Para se planejar o processo de fabricação da peça é necessário conhecer em detalhes as suas características, como: Usinagem de peças a partir de blanks em tornos automáticos CNC Este artigo tem por objetivo apresentar as maneiras de se produzir peças torneadas em série e de forma automática através da utilização de

Leia mais

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350)

Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Manufatura Assistida por Computador (SEM-0350) PROGRAMAÇÃO CNC Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues Sabendo-se que a peça abaixo é constituida de aço AISI 1020,

Leia mais

Processos de Usinagem

Processos de Usinagem Processos de Usinagem Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça

Leia mais

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina)

NOTAS DE AULAS (Práticas de Oficina) Módulo: Processo de Fabricação PROCESSOS DE USINAGEM CONVENCIONAIS IX. Processos de Usinagem. Torneamento O torneamento é um processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução

Leia mais

TABELA VC X MATERIAL PEÇA X MATERIAL FERRAMENTA X FATOR MULTIPL. PROCESSO(DESBASTE, SANGRIA, FURAÇÃO...)

TABELA VC X MATERIAL PEÇA X MATERIAL FERRAMENTA X FATOR MULTIPL. PROCESSO(DESBASTE, SANGRIA, FURAÇÃO...) Parâmetros de corte Torneamento e furação 1-) Uma peça bruta que será torneada(desbaste), possui diâmetro de 50mm. Após a usinagem, deseja-se que a peça tenha um diâmetro de 46mm, a ser atingido com 4

Leia mais

> LINHA DE CentroS de torneamento vulcanic

> LINHA DE CentroS de torneamento vulcanic > Linha de CENTROS DE TORNEAMENTO de barramento paralelo E inclinado com excelente relação custo/benefício, alinhando qualidade, flexibilidade e rapidez. > LINHA DE CentroS de torneamento vulcanic > LINHA

Leia mais

Fresamento ISO SINUMERIK. SINUMERIK 840D sl / 828D Fresamento ISO. Fundamentos da. programação. Comandos de deslocamento. Comandos de deslocamento

Fresamento ISO SINUMERIK. SINUMERIK 840D sl / 828D Fresamento ISO. Fundamentos da. programação. Comandos de deslocamento. Comandos de deslocamento Fundamentos da programação 1 Comandos de deslocamento 2 SINUMERIK SINUMERIK 840D sl / 828D Manual de programação Comandos de deslocamento 3 Outras funções 4 A Abreviações B Tabela de códigos G C Descrições

Leia mais

Formatação: Ericson André Borghardt 1

Formatação: Ericson André Borghardt 1 COMANDOS NUMÉRICOS COMPUTADORIZADOS CENTRO DE USINAGEM FANUC SERIES Oi MC Chapecó, Outubro de 2012. Formatação: Ericson André Borghardt deiwis@ifsc.edu.br 1 COMANDOS NUMÉRICOS COMPUTADORIZADOS CENTRO DE

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Comando Numérico EEK 561) (Comando Numérico EEK 5) Introdução Tipos de controle do movimento. Meios de entrada de dados e armazenagem de informações. Elementos de acionamento. Sistemas de controle. Eixos coordenados em maquinas

Leia mais

Prof. Danielle Bond USINAGEM USINAGEM USINAGEM. Movimentos e Grandezas nos Processos de Usinagem

Prof. Danielle Bond USINAGEM USINAGEM USINAGEM. Movimentos e Grandezas nos Processos de Usinagem Prof. Movimentos e Grandezas nos Processos de Usinagem Recomenda-se a norma NBR 6162: Conceitos da Técnica de Usinagem- Movimentos e Relações Geométricas Os movimentos entre ferramenta e peça são aqueles

Leia mais

Capítulo 4. Procedimento Experimental Apresentação

Capítulo 4. Procedimento Experimental Apresentação Capítulo 4 Procedimento Experimental 4.1. Apresentação O intuito deste trabalho é de efetuar 25 cortes (passadas )em corpos de prova de ferro fundido, através do fresamento de topo com altíssima velocidade

Leia mais

Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional (mecânico)

Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional (mecânico) VIII Encontro de Iniciação Científica do LFS 03-04 maio de 2007, 44-48 Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional (mecânico) F. R.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 95 aprovado pela portaria Cetec nº 38 de 30/10/2009. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão-SP Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

TRABALHO T2 PROGRAMAÇÃO PARAMETRIZADA

TRABALHO T2 PROGRAMAÇÃO PARAMETRIZADA TRABALHO T2 PROGRAMAÇÃO PARAMETRIZADA OBJETIVOS Curto Prazo (neste semestre): aprender sobre programação parametrizada Longo Prazo: Desenvolver um sistema para programação CN baseado em features de usinagem.

Leia mais

MaterialdidáticoproduzidosobopatrocíniodaErgomatInd.eCom.Ltda. Usinagem completa. natornearia automática. EngºAlfredoVergilioFuentesFerari

MaterialdidáticoproduzidosobopatrocíniodaErgomatInd.eCom.Ltda. Usinagem completa. natornearia automática. EngºAlfredoVergilioFuentesFerari MaterialdidáticoproduzidosobopatrocíniodaErgomatInd.eCom.Ltda. Usinagem completa depeçascomplexas natornearia automática EngºAlfredoVergilioFuentesFerari Usinagem completa de peças complexas na tornearia

Leia mais

Tutorial SolidCAM 2013/14 Operações 2.5D

Tutorial SolidCAM 2013/14 Operações 2.5D UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR SEM0350 2018/1 Prof. Dr. Alessandro Roger Rodrigues Elaborado por: Kandice

Leia mais

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1

TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 TUS - TECNOLOGIA DE USINAGEM Professor Me. Claudemir Claudino Alves TORNO EXERCÍCIOS: REVISÃO PÓS P1 1 Calcular a rotação de desbaste e acabamento no torno mecânico para uma peça de aço 1045, com Ø25mm,

Leia mais