Projeto de inclusão digital Sam-Quirino é retomado em Word, Excel, Power Point e Web.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de inclusão digital Sam-Quirino é retomado em 2007. Word, Excel, Power Point e Web."

Transcrição

1 Corneta Projeto de inclusão digital Sam-Quirino é retomado em 2007 O trabalho voluntário do grupo de funcionários do SIDI, envolvidos no projeto SAM-Quirino, - iniciativa de inclusão digital promovida em conjunto com a Creche Bento Quirino -, foi retomado com força total no inicio de maio. A programação 2007 que se estende até dezembro está com o número de jovens atendidos 40% maior que em O número de voluntários também cresceu, passando de 11 para 18 este ano. Os 28 adolescentes inscritos no curso aprendem, nas aulas ministradas nas manhãs de sábado, as ferramentas Word, Excel, Power Point e Web. De acordo com a coordenadora da creche, Lídia Baida, o resultado, segundo ela, pra lá de positivo alcançado no ano passado, levou o Conselho Tutelar a solicitar 11 vagas do curso para rapazes e moças de várias regiões da periferia de Campinas que não conseguiram se matricular no Ensino Médio por falta de vagas na rede pública. Também a ONG Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer pediu duas vagas e foi atendida. As demais foram distribuídas entre ex-alunos, irmãos e parentes das crianças atendidas pela Bento Quirino. Esse projeto de inclusão digital está crescendo muito e estamos muito felizes por isso, afirmou a coordenadora, lembrando que uma multinacional americana doou dois computadores, o que elevou para nove o número de equipamentos. Para que as aulas sejam dadas sem problemas e as orientações assimiladas da melhor maneira possível, a turma é dividida em duas de 14 alunos cada. Ação social é pauta de jornais A parceria do SIDI com a Creche Bento-Quirino, que resultou no Projeto Sam-Quirino, de inclusão digital, foi o assunto dos dois principais veículos de comunicação impressa de Campinas: os jornais Correio Popular e Diário do Povo. Nas matérias, veiculadas na edição do dia 5 de maio, a imprensa destaca a ação social dos funcionários da Samsung, que se revezam no trabalho voluntário de preparar os jovens carentes para o primeiro emprego, proporcionando-lhes noções básicas de informática. SIDI estuda criação de Sala Samsung O crescimento do Projeto Sam-Quirino de um ano para outro, tanto em número de beneficiários como de voluntários, levou a diretoria do SIDI a avaliar a viabilidade de criação de uma Sala Samsung. A idéia é montar um espaço com equipamentos de informática na própria creche e expandir o conteúdo didático, para que os jovens que hoje dão os primeiros passos no mundo digital com as ferramentas básicas do Windows Office e Web possam aprender outros programas e ampliar horizontes.

2 Ginástica Laboral: O SIDI pode se orgulhar de uma coisa: não tem um funcionário 100% sedentário. É que desde o final do mês de março, não passa um só dia útil sem que todos façam os exercícios de alongamento e relaxamento previstos na ginástica laboral. São apenas 5 minutos por dia, após o almoço, mas que fazem toda a diferença. Cabeça, mão, braço e coluna são trabalhados nas séries de exercício preparadas pelos monitores da Labor Fit. A música que embala a ginástica laboral a torna ainda mais interessante, relaxante e descontraída. Os colaboradores do SIDI, em sua grande maioria, trabalham o tempo todo sentados, o que contribui para o sedentarismo. A atividade laboral interfere favoravelmente na qualidade de vida, melhora o humor, alivia o stress e fortalece o relacionamento interpessoal, aumentando, conseqüentemente, a produtividade. atividade traz benefícios físicos, psicológicos e sociais Benefícios físicos Aumenta a circulação sanguínea e melhora a oxigenação dos músculos; Melhora a postura; Facilita a adaptação ao posto de trabalho; Provoca sensação de bem-estar; Diminui a incidência de inflamações e traumas; Diminui a tensão muscular desnecessária; Melhora a saúde em geral. Alongamento evita o sedentarismo no ambiente de trabalho Benefícios Psicológicos Favorece a mudança de rotina; Reforça a auto-estima; Melhora a capacidade de concentração no trabalho Benefícios Sociais Desperta o surgimento de novas lideranças Favorece o contato social; Promove a integração; Reforça o sentido de grupo; Melhora o relacionamento. SIDI tem novo slogan O ambiente de trabalho e o espírito de equipe presentes no diaa-dia compõem o item mais reconhecido pelos funcionários do SIDI, de acordo com uma pesquisa de clima organizacional realizada pela área de Recursos Humanos no dia 18 de maio. O resultado que apontou satisfação geral nesse quesito, motivou a Diretoria do SIDI a propor o novo slogan Best Teamwork, Best Results. A fim de fortalecer a coesão Best Teamwork, Best Results dos funcionários, com foco em resultados, foram confeccionadas camisetas alusivas. Todos receberam uma peça. Branca e cinza para homens, e branca e rosa para as mulheres.

3 Área de Desenvolvimento de Software (SW Group 1) realiza workshop Série de encontros permitiu ao grupo reavaliar a rotina de trabalho em busca de melhorias, planejar o futuro e fortalecer o espírito de equipe Um workshop interno com o envolvimento dos profissionais de desenvolvimento de software do SW Group 1, realizado entre os dias 11 e 24 de abril, no SIDI, deverá promover alterações importantes na área. O workshop faz parte de uma iniciativa onde todas as áreas do SIDI devem se reunir para discutir melhorias capazes de tornar o trabalho da equipe mais eficiente. A reorganização do grupo por especialidade para dar respostas mais rápidas aos problemas comuns e a readequação dos treinamentos, de acordo com a especialidade, estão entre as mudanças que serão implementadas. O comprometimento, o empenho e a motivação dos profissionais na busca por soluções diversas, chamaram a atenção da liderança do SIDI. mente previsto. A intenção era conhecer o que os profissionais poderiam propor de diferente para tornar a atuação individual e coletiva melhor e mais eficiente. E, felizmente, o resultado superou nossas expectativas, explicou o ge- Envolvimento e participação superaram as expectativas Na abertura do workshop, a equipe foi dividida em grupos para discutir uma série de tópicos. O envolvimento de todos foi tão surpreendente que os temas superaram o tempo de discussão inicialrente da área, Emerson Ricardo de Toledo. Segundo ele, o crescimento coerente e organizado permitirá a inclusão de outros países da América Latina, além do Brasil, nas atribuições da área. Reuniões de trabalho: propostas para uma atuação mais eficiente O workshop levou a equipe a alguns consensos que serão implementados mais brevemente como, por exemplo, rever o foco dos treinamentos, respeitando a especialidade de cada profissional. Com profissionais mais especializados e devidamente treinados, a eficiência do grupo será crescente e os desafios superados mais facilmente, disse Emerson. Outro consenso do grupo é quanto à repetição de workshop com maior freqüência, em favor da melhoria contínua. Um churrasco, ao final dos trabalhos, comemorou a coesão do grupo e os resultados alcançados.

4 Coaching Gerentes de Desenvolvimento de Softwares participam do programa Coaching Os gerentes das Áreas de Desenvolvimento de Software Emerson Toledo e Ildeu Fantini, reconhecem que os resultados do programa Coaching de que participaram, em separado, de setembro do ano passado a abril desse ano, já começaram a aparecer. Ambos se dizem mais seguros e melhor preparados para encarar os desafios que surgem pelo caminho. E garantem que o programa aumentou a capacidade de ver as coisas e em especial as pessoas - de uma maneira diferente, com uma visão bem mais abrangente. Aplicado pela primeira vez no SIDI, o Coaching é um processo de desenvolvimento de competências viabilizado com a ajuda de um consultor (no caso deles o gerenciador de carreiras, José Floro Barros), que evidencia a capacidade de agir em direção a objetivos, metas e desejos, a partir do autoconhecimento e de muita reflexão acerca da vida profissional e pessoal. Foi um processo muito produtivo. O Coaching me ajudou a ter um entendimento claro de que as prioridades são diferentes para as pessoas e estão associadas ao nível de trabalho em que elas se encontram, afirmou Ildeu. Segundo ele, na realidade, cada indivíduo tem uma maturidade profissional e uma prioridade, que dependem, em muitos casos, da fase Com o consultor Floro, Ildeu e Emerson, que já percebem os resultados do programa da carreira em que ele se encontra. Identificar e considerar isso é muito importante, complementou o gerente que já se apercebeu agindo de maneira diferente da que estava habituado e tendo um retorno também diferente, mas nem por isso pior. Para Emerson Toledo, o Coaching é, antes de tudo, um importante fator de motivação e de retenção de profissionais. Para mim foi muito útil, e pude perceber o quanto o programa ajuda a gente a mudar para melhor. E alguns aspectos dessa mudança positiva já foram notados pelos funcionários com os quais trabalho. O feedback que tive deles comprova isso, diz. Vindo de uma empresa que atua com um nível de competitividade bastante agressivo, o que acaba gerando ansiedade, Emerson reconhece que o Coaching o ajudou a distinguir uma série de coisas, dentre as quais destaca as diferentes formas de comportamento das pessoas, a necessidade de respeitar o ritmo natural de evolução da carreira gerencial e de compreender as estruturas de poder e as parcerias. Certamente o programa Coaching é bom para o profissional e, consequentemente, para a empresa, que passa a ter um funcionário mais capacitado, finaliza. Para Ildeu e Emerson, vale destacar o feeling da profissional de RH, Cibele Freitas, que viabilizou o programa para ambos.

5 Grupo de Inovação já é realidade no SIDI Instituído em janeiro, objetivo é potencializar boas idéias transformando-as em patentes e/ou novos projetos No mundo competitivo de hoje não importa o segmento de mercado o que mantém uma empresa à frente das suas concorrentes é a busca constante pela inovação. Por acreditar nisso e entender como inovador não apenas o que é 100% inédito, mas também a possibilidade de introduzir novidade no que já existe, o SIDI instituiu, em janeiro, o Grupo de Inovação. Tendo à frente os engenheiros Alexandre Krafzik e Miguel Lizárraga, a iniciativa nasceu para fomentar a criatividade e a inovação entre os funcionários e criar um ambiente propício para a expressão de idéias. Alexandre e Miguel: respostas positivas ao ambiente criativo Dentro do conceito de instituir um ambiente criativo no SIDI, o Grupo de Inovação realizou o 1º Mind Game. Para a surpresa dos organizadores, a participação superou as expectativas e as respostas também. Tendo como foco o celular Samsung da próxima geração, o cartaz do Mind Game foi rapidamente preenchido. Contabilizamos 23 idéias, que foram condensadas em 21 propostas de projetos, que agora serão submetidos a estudos de viabilidade técnica. Esse feedback revela o alto nível de criatividade e inovação da equipe do SIDI, comentou Miguel. Alexandre complementa que, para a surpresa de todos, uma das idéias que ganhou o nome de Virtual Keyboard Phone porque propunha a implementação de um celular com dois displays, sendo um para apresentar informações ao usuário e o outro um display touchscreen em substituição ao teclado, apareceu algumas semanas depois na mídia como patente da concorrência. É a isso que se destina o Grupo de Inovação: trabalhar para transformar as idéias mais inovadoras e criativas em patentes ou em projetos que possam ser, no futuro, executados pelo SIDI e seus parceiros, diz Alexandre. Embora o Grupo de Inovação do SIDI já esteja planejando a realização da segunda edição do Mind Game, Miguel e Alexandre lembram que o compartilhamento de idéias dos funcionários com grupo pode se dar a qualquer tempo. O grupo é a porta de entrada de idéias e está sempre aberto a ouvilas e a dar o encaminhamento às que podem se transformar em projetos, finalizam. Organização Samsung divulga Código de Conduta Global Preocupada em uniformizar sua maneira de proceder frente a questões de naturezas diversas e em padronizar seu comportamento enquanto empresa presente em vários países, a organização Samsung acaba de divulgar um Código de Conduta Global. O documento que relata os modelos de integridade que a empresa espera das subsidiárias e dos funcionários foi divulgado no SIDI a todos os colaboradores em abril. De acordo com a profissional de Recursos Humanos, Cibele Freitas, o Código propõe um elevado nível de integridade corporativa, mas foi ajustado, em alguns aspectos, à cultura de cada país. O documento foi aculturado, mas a essência é única. O que se espera é que todos ajam conforme as normas estabelecidas, afirmou Cibele, destacando que é idéia da área de RH criar uma Ouvidoria que possibilite aos funcionários relatar eventuais inconsistências identificadas no texto do documento. 5

6 Profissionais da Samsung participam de conferência nos Estados Unidos Os engenheiros de Desenvolvimento de Software do SIDI Jairo Rosa e Tatiana Eburneo participaram, nos Estados Unidos, da Conferência de Software Embarcado realizada de 1º a 5 de abril, em San Jose, na Califórnia. O evento mundial que reuniu milhares de profissionais de áreas diversas apresentou as novas tendências do mercado em técnicas de desenvolvimento de software, dispositivos inteligentes e redes de comunicação. A conferência promovida pela CMP Technology disponibilizou dez atividades teóricas simultâneas por dia aos participantes sobre temas diversos e uma vasta exposição de inovações tecnológicas, o que permitiu a familiarização com as tendências do setor. Foi uma grande oportunidade de ficar a par do que acontece no mercado de software embarcado, afirmou Jairo Rosa, adiantando que juntamente com a colega Tatiana, faria uma apresentação do que foi visto e percebido por ambos na conferência dos Estados Unidos aos engenheiros do SIDI. Tatiana Eburneo contou que a palestra de maior destaque foi a proferida pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos e presidente derrotado nas eleições americanas de 2001, Al Gore. Ativista ecológico reconhecido nos quatro cantos do planeta, o democrata chamou a atenção dos participantes para as questões ambientais que precisam ser consideradas pelos criadores de novas tecnologias. Ele discorreu sobre a importância da tecnologia no mundo e focou a necessidade de se economizar energia e espaço para o bem do planeta e das futuras gerações, finalizou Tatiana. nossos funcionários Novos funcionários Da esquerda para direita: André Luis, Veronica, Rodrigo, Cauê, Rubiana, William, Renato e Pery.

7 Café da Manhã com o presidente do SIDI: Iniciativa propõe a integração Com o objetivo de integrar os funcionários com a maior liderança do SIDI - e vice-versa -, teve início, em maio, o programa Café da Manhã com o Presidente. A iniciativa deverá se repetir uma vez por mês. A proposta é reunir, a cada edição, de oito a 10 colaboradores, que poderão fazer perguntas ao presidente sobre qualquer questão, relacionadas ou não à organização Samsung. A estréia aconteceu no dia 29 de maio com oito participantes que se apresentaram como voluntários. Giovani Balen Meneghel, que trabalha na área de Desenvolvimento de Software (solução) e esteve entre os participantes da primeira edição, considerou bastante interessante a proposta do Café da Manhã com o Presidente. Achei bacana essa aproximação afirmou. Rubiana Masera Asanuma, da área de RH, contou que o clima foi muito bom, pois todos estavam bem à vontade. Aprendemos um pouco da cultura Coreana, da qual o presidente fala com muito orgulho e soubemos um pouco mais da sua experiência na Samsung, de sua família, o que ele mais gosta e menos gosta do Brasil, resumiu. Grupo que participou da primeira edição: entrosamento e troca de informações Páscoa: tempo de doação A doação de ovos de chocolate às 80 crianças atendidas pela Creche Dias da Cruz, tornou a Páscoa desses baixinhos bem mais interessante e, certamente, mais doce também. A ação de cidadania dos funcionários do SIDI foi completa, pois não faltou nem um autêntico coelho para distribuir os ovos e divertir a criançada.

8 Cuidado, o inverno vem aí! Com tantas mudanças climáticas, ninguém esperava que o frio viesse tão cedo, antes mesmo da entrada oficial da estação. Mas, bastou o frio se anunciar para que as tais doenças de inverno começassem a se manifestar: tosse, nariz escorrendo, febre alta, a garganta raspando e a sensação de dor no corpo todo que costumam atacar principalmente crianças, idosos e pessoas alérgicas ou com doenças crônicas como bronquite e asma. Isto acontece porque, com o frio, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem muita ventilação, se aglomeram mais e gastam mais energia para manter a temperatura do corpo. Outros fatores que contribuem para o aparecimento desses problemas de saúde são o ar mais úmido e o aumento da poluição, o que torna o ambiente mais propício para a proliferação de vírus e bactérias. Mas, como nem só os vírus e as bactérias são os causadores de tais incômodos, vale lembrar que, durante essa época do ano, as crises de alergia são bastante comuns, pois o clima úmido do inverno também ajuda a multiplicar os agentes desencadeadores das alergias, como o mofo. É importante tomar alguns cuidados preventivos para defender o organismo. É possível melhorar as defesas do corpo com alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes, e tomar bastante água. Outra recomendação é manter a casa e o ambiente livres de poeira e sujeira, principalmente para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite. E uma dica simples e oportuna: leve sempre na bolsa ou no carro o kit inverno (casaco e guarda-chuva). As doenças mais comuns As doenças de inverno são aquelas que atacam - principalmente - o sistema respiratório, como a asma, gripe, pneumonia, bronquite asmática, rinite e sinusite. Outra doença bastante comum nessa época do ano é a conjuntivite. Confira, abaixo, algumas dicas para você tentar se livrar das incômodas doenças de inverno: Não use as roupas de inverno que ficaram guardadas durante os dias mais quentes, antes de lavá-las ou colocá-las no sol; Não se esqueça de lavar ou arejar os cobertores e outros tipos de cobertas; Mantenha os ambientes com as janelas abertas, apesar do frio, para diminuir os riscos de contaminação por vírus ou bactérias; Evite ao máximo ambientes fechados, com conglomerados de pessoas; Os carpetes devem ser evitados nos quartos dos alérgicos, pois eles favorecem o aparecimento de ácaros; Previna-se e aproveite este inverno com muita saúde Fique atento às mudanças bruscas de temperatura; Arme-se contra o frio, fique bem agasalhado para não expor o corpo às temperaturas mais baixas. Fonte: Dra. Rosanny Beraldo Pimenta Kazmir Expediente: O CORNETA SIDI é uma publicação interna da Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática. Supervisão e coordenação: Área de Recursos Humanos Jornalista Responsável: Rosa Guedes (MTb ) Projeto Gráfico e produção: Grafos Comunicação Ltda. Fotos: Rennato Testa Periodicidade: Trimestral

Maximizando o Ciclo de Vida do Lean

Maximizando o Ciclo de Vida do Lean Maximizando o Ciclo de Vida do Lean Nos últimos anos, muitas empresas tiveram contato com o Lean e se impressionaram com os ganhos que poderiam obter. Tratava-se de uma nova abordagem de negócios, e que

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs

Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Segredos e Estratégias para Equipes Campeãs Ultrapassando barreiras e superando adversidades. Ser um gestor de pessoas não é tarefa fácil. Existem vários perfis de gestores espalhados pelas organizações,

Leia mais

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS PRÁTICA 1) TÍTULO Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: O Hotsite da Carta de Serviços ao Cidadão do MDS foi um projeto realizado pela Ouvidoria

Leia mais

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando

Leia mais

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009

Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Veículo: Site Catho Data: 18/09/2009 Seção: Estilo&Gestão RH Pág.: www.catho.com.br Assunto: Entrevista Marly Vidal Marly Macedo ajuda a Sabin a ser uma das melhores empresas para trabalhar Tatiana Aude

Leia mais

Capacitando Profissionais

Capacitando Profissionais Capacitando Profissionais 2014 Setup Treinamentos & Soluções em TI www.setuptreinamentos.com APRE SENTA ÇÃ O A atual realidade do mercado de trabalho, que cada dia intensifica a busca por mão-de-obra qualificada,

Leia mais

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios

NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS. Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios NEGÓCIOS CATÁLOGO DE PRODUTOS Take a Tip Consultoria de Inovação e Negócios Quem Somos Somos uma parceria estratégica de inovação e negócios, criada para cobrir o gap das consultorias que nem sempre tiveram

Leia mais

CAERN. Descrição de Perfis

CAERN. Descrição de Perfis Nível: Superior Reporte: Coordenador Sumário Participar do planejamento e desenvolvimento das políticas e práticas de Recursos Humanos da empresa. Desenvolver atividades técnicas de avaliação comportamental

Leia mais

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico.

Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Uma nova visão do marketing pessoal: o marketing pessoal estratégico. Posiciono o marketing pessoal num espaço de tempo e que eu denomino de as três eras do mesmo. A 1ª era, num tempo não muito distante,

Leia mais

Qualidade de vida no Trabalho

Qualidade de vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Introdução É quase consenso que as empresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas,

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4

Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Guia do Educador CARO EDUCADOR ORIENTADOR Sumário 1. CARO EDUCADOR ORIENTADOR 3 2. PARCEIROS VOLUNTÁRIOS 3 3. TRIBOS NAS TRILHAS DA CIDADANIA 4 Objetivo GERAL 5 METODOLOGIA 5 A QUEM SE DESTINA? 6 O QUE

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto

GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto GINÁSTICA LABORAL Prof. Juliana Moreli Barreto OFICINA PRÁTICA Aprenda a ministrar aulas de ginástica laboral GINÁSTICA LABORAL - Objetivos e benefícios do programa - Formas de aplicação atualmente - Periodização

Leia mais

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA

PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PLANO DE AÇÃO FÓRUM DO MUNICÍPIO QUE EDUCA PROPOSTA DE AÇÃO Criar um fórum permanente onde representantes dos vários segmentos do poder público e da sociedade civil atuem juntos em busca de uma educação

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg

Valores & Princípios. Grupo Freudenberg Valores & Princípios Grupo Freudenberg C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o C o n d u ta e C o m p o r ta m e n t o Nossos Princípios & Conduta e Comportamento 3 Os Nossos Princípios e o documento de

Leia mais

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr.

Construindo o Conteúdo da Liderança. José Renato S. Santiago Jr. Construindo o Conteúdo da Liderança José Renato S. Santiago Jr. Gestão Estratégica de RH Módulo 1: Alinhando Gestão de Pessoas com a Estratégia da Empresa Módulo 2: Compreendendo e Dinamizando a Cultura

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO SOBRE HIGIENE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO SOBRE HIGIENE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP PROJETO SOBRE HIGIENE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL Trabalho de aproveitamento apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Enfermagem da Universidade

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING

SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING SEJAM BEM-VINDOS! GESTÃO DE MUDANÇAS EM 3 ESTRATÉGIAS DE COACHING OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as técnicas em seu cotidiano. ASSUNTOS 1. Por que é difícil mudar?

Leia mais

MS Outlook como Ferramenta de Produtividade.

MS Outlook como Ferramenta de Produtividade. MS Outlook como Ferramenta de Produtividade. O que tem em comum o nosso tempo em geral e a atenção que dedicamos às coisas que nos são importantes? Se a sua resposta passa pela analise do velho problema

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS.

O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. O IMPACTO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA : RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Fernando Toledo Ferraz - ferraz@cybernet.com.br Departamento de Engenharia de Produção Myriam Eugênia R.

Leia mais

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho:

Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: ASSUNTO em pauta Expectativas e desafios do jovem no mercado de trabalho: comunicação entre jovem e empresa Velychko 30 REVISTA DA ESPM maio/junho de 2011 O jovem quer seu espaço no mercado de trabalho.

Leia mais

Remuneração e Avaliação de Desempenho

Remuneração e Avaliação de Desempenho Remuneração e Avaliação de Desempenho Objetivo Apresentar estratégias e etapas para implantação de um Modelo de Avaliação de Desempenho e sua correlação com os programas de remuneração fixa. Programação

Leia mais

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ JOVEM APRENDIZ Eu não conhecia nada dessa parte administrativa de uma empresa. Descobri que é isso que eu quero fazer da minha vida! Douglas da Silva Serra, 19 anos - aprendiz Empresa: Sinal Quando Douglas

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

Passo-a-passo para organizar Ações de Voluntariado

Passo-a-passo para organizar Ações de Voluntariado Passo-a-passo para organizar Ações de Voluntariado Um guia para dar mais autonomia aos grupos de voluntários e incentivar que organizem suas próprias ações. Grande parte das empresas estimulam que seus

Leia mais

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica

Inteligência em. redes sociais. corporativas. Como usar as redes internas de forma estratégica Inteligência em redes sociais corporativas Como usar as redes internas de forma estratégica Índice 1 Introdução 2 Por que uma rede social corporativa é um instrumento estratégico 3 Seis maneiras de usar

Leia mais

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Toda empresa privada deseja gerar lucro e para que chegue com sucesso ao final do mês ela precisa vender, sejam seus serviços

Leia mais

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos:

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos: [AUBR-83] BIM na Prática: Implementação de Revit em Escritórios de Arquitetura e Engenharia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda TECGRAF Consultor técnico Revit da Revenda TECGRAF AUBR-83 Dicas e Truques

Leia mais

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016

CONECTADOS POR UM MUNDO MELHOR WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 WWW.PELISSARI.COM Nº11 2016 EDITORIAL FIQUE POR DENTRO FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA PELISSARI! Agora você pode acompanhar ainda mais de perto o nosso dia-a-dia. Confira as novidades: Formato

Leia mais

Formar LÍDERES e equipes. Atrair e reter TALENTOS. www.grupovalure.com.br

Formar LÍDERES e equipes. Atrair e reter TALENTOS. www.grupovalure.com.br Formar LÍDERES e equipes. Atrair e reter TALENTOS. www.grupovalure.com.br www.grupovalure.com.br Estes são alguns dos grandes desafios da atualidade no mundo profissional e o nosso objetivo é contribuir

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Questões sobre o tópico Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Olá Pessoal, hoje veremos outro

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada 5 1. Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada 4 1 Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas com os seus públicos de relacionamento,

Leia mais

Gestão de carreiras nas organizações

Gestão de carreiras nas organizações Gestão de carreiras nas organizações A expressão "Plano de carreira", nas organizações, sempre corre o risco de ser interpretada como algo antiquado, retrógrado, que interessa aos funcionários e, principalmente,

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

p3k.com.br contato@p3k.com.br

p3k.com.br contato@p3k.com.br p3k.com.br contato@p3k.com.br Rua Irmã Pia, 422, salas 302/303/1307 Edifício Green Office Jaguaré - São Paulo - SP Tel.: 11 3719.3149 FACEBOOK TWITTER VIMEO SLIDESHARE /p3kcomunicacao @p3kcomunicacao /p3kcomunicacao

Leia mais

5S EM ESCRITÓRIOS E NA VIDA PESSOAL

5S EM ESCRITÓRIOS E NA VIDA PESSOAL Cópia não controlada 5S EM ESCRITÓRIOS E NA VIDA PESSOAL Nos ambientes administrativos, como escritórios, ainda há uma resistência das pessoas em praticar o 5S por desconhecimento da metodologia e dos

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA

EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA Palestra Teletrabalho Modelo de Trabalho Home Office Modernização da área de Vendas EVOLUÇÃO DO HOME OFFICE NA 1º Movimento 1999/2000 2º Movimento 2001/2002 3º Movimento 2005-2007

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FEA USP ARTIGO COMO AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO IMPACTANDO A ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Paola Moreno Giglioti Administração

Leia mais

PROJETO ESCOLA PARA PAIS

PROJETO ESCOLA PARA PAIS PROJETO ESCOLA PARA PAIS Escola Estadual Professor Bento da Silva Cesar São Carlos São Paulo Telma Pileggi Vinha Maria Suzana De Stefano Menin coordenadora da pesquisa Relator da escola: Elizabeth Silva

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE)

O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) O que é o Plano de Mobilização Social Pela Educação (PMSE) É o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Intranets e Capital Intelectual

Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual Intranets e Capital Intelectual As mídias sociais ultrapassaram os limites da vida privada. Os profissionais são 2.0 antes, durante e depois do expediente. É possível estabelecer

Leia mais

e das pessoas; conceitos e informações socialmente responsável funcionais e institucionais; estimular o comportamento divulgar aos colaboradores

e das pessoas; conceitos e informações socialmente responsável funcionais e institucionais; estimular o comportamento divulgar aos colaboradores Levar todas as informações decisivas da empresa, de forma rápida e simples; jornalmural divulgar aos colaboradores conceitos e informações funcionais e institucionais; reconhecer o trabalho das áreas e

Leia mais

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas

FLÁVIA MOTTA Consultora em Gestão de Pessoas Life & Professional Coach Pedagoga, Pós-graduada em Psicologia Organizacional MBA em Gestão de Pessoas DUO A DUO nasce com mais de 17 anos de experiência de seus fundadores nos segmentos de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Gerenciamento de Processos, Esportes e Qualidade de Vida. Com um vasto conhecimento

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE

GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE GESTÃO DE PESSOAS E PRODUTIVIDADE 2 Download da Apresentação www.gptw.com.br publicações e eventos palestras Great Place to Work - Missão 3 Construindo um Excelente Ambiente de Trabalho 4 1 2 3 4 O que

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

TRIBO? "O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER."

TRIBO? O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER. TRIBO? "O QUE UNE AS PESSOAS DE UMA TRIBO É O COMPROMISSO COMUM COM A ATIVIDADE QUE NASCERAM PARA FAZER." CONCEITO : No QUAL É A SUA TRIBO? podemos ser quem desejamos, praticar novos esportes e atividades

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

Guaiaquil tira proveito da IoE para oferecer à população os benefícios da telemedicina e do governo eletrônico

Guaiaquil tira proveito da IoE para oferecer à população os benefícios da telemedicina e do governo eletrônico Guaiaquil tira proveito da IoE para oferecer à população os benefícios da telemedicina e do governo eletrônico RESUMO EXECUTIVO Objetivo Melhorar a vida dos moradores e ajudálos a serem bem-sucedidos na

Leia mais

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e

Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e Calendário Lojistas Querida Lojista, O tempo de simplesmente vender a mercadoria para a cliente acabou faz muito tempo. Passamos pela época de encantar as clientes e hoje estamos vivendo os tempos de superar

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria Agentes Financiadores Notícias e atualidades sobre Agentes Financiadores nacionais e internacionais página inicial A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Educação Corporativa. Liderança Estratégia Gestão. KM Partners Educação Corporativa

Educação Corporativa. Liderança Estratégia Gestão. KM Partners Educação Corporativa Educação Corporativa Liderança Estratégia Gestão O que é Educação corporativa? Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

2.2.2 Workshops de requisitos

2.2.2 Workshops de requisitos Unidade 2: Elicitação de Requisitos (Parte c) 1 2.2.2 Workshops de requisitos Os workshops ou oficinas de requisitos constituem uma das técnicas mais poderosas para a extração de requisitos. Eles reúnem

Leia mais

Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos

Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos Empresas descobrem a importância da educação no trabalho e abrem as portas para pedagogos Já passou a época em que o pedagogo ocupava-se somente da educação infantil. A pedagogia hoje dispõe de uma vasta

Leia mais

Aprimoramento através da integração

Aprimoramento através da integração Aprimoramento através da integração Uma parceria para implementar uma solução de aprendizagem em tempo recorde Visão Geral Com mais de 70 anos de excelência na produção de conhecimento no Brasil, a Fundação

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE

2. METODOLOGIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE TÍTULO: CURSO DE WORD E EXCEL NA PASTORAL DO MENOR E DO ADOLESCENTE DE OURO PRETO AUTORES: Márcia Veloso de Menezes e-mail: marcia@em.ufop.br INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Ouro Preto ÁREA TEMÁTICA:

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 Estágios de LIMPEZA Limpeza pode ser entendida como inspeção, para encontrar e eliminar problemas que possam se apresentar Limpeza Geral Limpar tudo Varrer

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 02 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas,

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte...

ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3. Acervo... 3. Meus Livros... 4. Livros em destaque... 7. Fórum... 7. Notícias... 8. Ajuda... 9. Suporte... ÍNDICE O QUE É... 2 COMO FUNCIONA... 3 Acervo... 3 Meus Livros... 4 Livros em destaque... 7 Fórum... 7 Notícias... 8 Ajuda... 9 Suporte... 9 POR QUE USAR... 10 EQUIPE RESPONSÁVEL... 12 CONTATO... 13 O

Leia mais

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo

Projeto Amplitude. Plano de Ação 2015. Conteúdo Projeto Amplitude Plano de Ação 2015 P r o j e t o A m p l i t u d e R u a C a p i t ã o C a v a l c a n t i, 1 4 7 V i l a M a r i a n a S ã o P a u l o 11 4304-9906 w w w. p r o j e t o a m p l i t u

Leia mais

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Proposta de encontros para construção de conhecimento e troca de experiências.

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Proposta de encontros para construção de conhecimento e troca de experiências. Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Proposta de encontros para construção de conhecimento e troca de experiências. ORGANIZADORES OBJETIVOS DO GRUPO DE ESTUDOS Aprimorar a prática do voluntariado

Leia mais

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR?

Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? Doenças Respiratórias O QUE SÃO E COMO AS PREVENIR? O NÚMERO DE PESSOAS AFETADAS POR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EVITÁVEIS NÃO PÁRA DE AUMENTAR. AS CRIANÇAS E OS MAIS VELHOS SÃO OS MAIS ATINGIDOS. SÃO DOENÇAS

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Criando Oportunidades

Criando Oportunidades Criando Oportunidades Clima, Energia & Recursos Naturais Agricultura & Desenvolvimento Rural Mercados de Trabalho & Sector Privado e Desenvolvimento Sistemas Financeiros Comércio & Integração Regional

Leia mais

Desenvolvimento de Liderança Motivação e Trabalho em Equipe

Desenvolvimento de Liderança Motivação e Trabalho em Equipe Desenvolvimento de Liderança Motivação e Trabalho em Equipe Eduardo Rocha Diretor da DSG Consultoria Capacitar seus colaboradores, do gerente aos coordenadores é o melhor caminho para melhorar a eficácia

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE

PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE PROJETO FAZENDO ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO ORIENTADOR NO COMPROMISSO DA CAPACITAÇÃO DOCENTE Sérgio Dal-Ri Moreira Pontifícia Universidade Católica do Paraná Palavras-chave: Educação Física, Educação, Escola,

Leia mais

Para agitar não tem idade. Reserve um tempo para cuidar de seu bem-estar!

Para agitar não tem idade. Reserve um tempo para cuidar de seu bem-estar! Para agitar não tem idade. Reserve um tempo para cuidar de seu bem-estar! Veja o que você ganha praticando atividade física todos os dias Benefícios físicos Ajuda a controlar o peso do corpo. Melhora a

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores!

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Empreendedores Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Por meio de um método de aprendizagem único,

Leia mais

Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes

Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes Symantec University para Parceiros Perguntas freqüentes Sumário INFORMAÇÕES GERAIS... 1 SYMANTEC UNIVERSITY PARA PARCEIROS... 1 TREINAMENTO... 2 SERVIÇO DE INFORMAÇÕES... 4 COLABORAÇÃO... 5 Informações

Leia mais

PESSOAL PONTO MIDIAKIT

PESSOAL PONTO MIDIAKIT MIDIAKIT PONTO PESSOAL A PONTO PESSOAL É A PRIMEIRA AGÊNCIA DE MARKETING PESSOAL DO BRASIL QUE TRABALHA ESTRATÉGIAS DA MARCA PESSOAL PARA DIFERENCIAR PESSOAS NO MEIO PROFISSIONAL. 1 MARKETING PESSOAL É

Leia mais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais

Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Mercantil do Brasil: retendo clientes pelo atendimento nas redes sociais Os bancos nas redes sociais Os bancos, assim como grande parte das empresas, vêm se tornando cada vez mais presentes nas redes sociais,

Leia mais