IGOR MARTINHO. Tem 27 anos, é natural de Santarém, vive em Rio Maior, e foi chefe Cozinheiro do Ano em 2009.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IGOR MARTINHO. Tem 27 anos, é natural de Santarém, vive em Rio Maior, e foi chefe Cozinheiro do Ano em 2009."

Transcrição

1 CAROLINA COLUMBANO Tem 20 anos, é recém-licenciada da ESHT de Douro-Lamego e vem do Peso da Régua. É cozinheira, mas ainda não está a trabalhar apesar de já ter estagiado no Hotel Cidnay, em Santo Tirso e no Hotel Vale D El Rey and Village Resort, no Algarve. A sua família esteve sempre ligada a negócios no ramo hoteleiro, e a Carolina decidiu estudar e acabar o 12º ano na Escola de Hotelaria, porque apesar de ter trabalhado como empregada de mesa, sempre teve interesse pela cozinha. Não tem um prato de assinatura, mas identifica-se muito com a gastronomia portuguesa do norte de Portugal: arroz de pato, bacalhau à Narciso, cabrito com arroz de miúdos ou com arroz de forno; polvo, dourada ou pescada. Gosta muito de petiscos: bolinhos de bacalhau, orelheira, moelinhas, iscas de fígado e salmão fumado caseiro. Na sua carreira, ambiciona promover a gastronomia portuguesa, ter um bom restaurante português no estrangeiro e claro receber uma estrela Michelin.

2 FILIPE DINIZ O Filipe tem 21 anos e é do Barreiro mas está a viver no Algarve, onde trabalha como cozinheiro no Cais Velho, em Albufeira. Estagiou com o Serge Vieira, premiado com duas estrelas Michelin. Aos 10 anos, decidiu ser cozinheiro para não morrer à fome, pois não gostava muito da comida que a mãe lhe deixava feita quando ia trabalhar, e aprendeu a cozinhar sozinho e precocemente. Uma das realizações mais importantes na sua vida, foi ter abandonado o curso de Engenharia Eletrotécnica, para seguir um sonho de pequeno e ingressar na ESTH de Lisboa, no curso de Gestão e Produção de Cozinha Até hoje, considera que o seu ponto mais forte como cozinheiro é a mise-enplace de peixes e carnes. O prato que até hoje lhe deu mais prazer executar, desde a sua criação até ao produto final, foi um prato que nomeou de Casamento a três (carapau, cavala e lingueirão). Como português, e por achar que cozinhar é uma arte, tem sempre preferência pelos produtos nacionais que considera de grande qualidade. Como mentor, refere o chefe Luís Figueiredo, pela sua determinação, vontade de aprender e capacidade de resolver qualquer problema dentro de uma cozinha.

3 HÉLDER MARTINS É natural de Lisboa mas vive em Palmela, tem 31 anos e tirou o Curso de Cozinha no CFPSA, no Algarve. Atualmente é o chefe Executivo do restaurante Viva Lisboa, no Hotel Neya. Anteriormente passou por restaurantes como o Ocean Club na Costa da Caparica, ou o Hibiscus no Palmela Village Golf Resort. Para o Hélder, a cozinha é um mundo ímpar de fusão entre a arte, engenho e ciência. É uma forma de estar na vida e uma filosofia com regras de grande disciplina e método. Uma das suas referências é Alain Ducasse, com quem trabalhou, e de quem é a frase: Um verdadeiro cozinheiro não o deixa de ser, quando despe a jaleca. Em Portugal, as suas referências passam pelo chefe Nuno Diniz, pela dedicação e por ser parte integrante da revolução gastronómica em Portugal, e o chefe Fausto Airoldi, por ser um bastião de todos os cozinheiros. Uma das concretizações profissionais que gostaria de atingir seria a possibilidade de ter um restaurante próprio, sustentável, de grande qualidade e que integrasse uma escola de cozinha com cariz social, para incentivar jovens com potencial culinário.

4 IGOR MARTINHO Tem 27 anos, é natural de Santarém, vive em Rio Maior, e foi chefe Cozinheiro do Ano em Atualmente dá aulas na ESHT Estoril (a mesma escola onde tirou o curso), tem uma empresa de catering com a mãe - o projeto igormartinho.com - e está a restaurar um pequeno restaurante em Rio Maior, com o objetivo de o tornar num grande destino gastronómico. Trabalhou em restaurantes como Hemingway, em Cascais, Quinta de Frades no Lumiar ou o restaurante do Hotel Marriot, na Praia D El Rey em Óbidos. A sua filosofia de cozinha é, segundo o próprio, baseada na tradição gastronómica portuguesa: preservar um bom produto, dando um toque de modernidade com a utilização das técnicas aplicadas na alta cozinha. Tem preferência por cozinhar pratos de peixe e a sua grande inspiração é a sua mãe, cozinheira de profissão e responsável pela sua paixão pelos tachos. Considera-se rigoroso, exigente e sem espaço para falhar. Confia na sua brigada e gosta de ouvir várias opiniões.

5 LUIS MOURÃO Tem 48 anos, vem do Barreiro, e atualmente é o chefe executivo do Hotel Convento do Espinheiro, em Évora. Como Chefe, tem 18 anos de experiência e ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas Culinárias em Erfurt, Alemanha Além de chefe executivo e diretor de cozinhas e restaurante, também já foi formador de cozinha para o Turismo de Portugal. Já trabalhou como chefe executivo no Sheraton e no restaurante Bica do Sapato. As suas referências na cozinha passam por nomes como Heston Blumenthal e René Redzepi. Considera-se organizado, criativo e exigente e tem facilidade em gerir equipas e imprevistos. Gosta de cozinhar produtos sazonais, de forma a obter o melhor dos ingredientes. Resume a sua filosofia de cozinha com base no gosto, confeção, criatividade e estética. É defensor de pratos bem servidos, com quantidade.

6 RUFINO SANTOS Rufino Santos tem 30 anos, é natural de Torres Novas, vive em Lisboa e criou o conceito de cozinha mediterrânica no Open Brasserie do Inspira Santa Marta. O seu último trabalho foi como Chefe executivo na Famex, empresa que fornece o setor hoteleiro a nível de materiais. É especializado em pastelaria, cozinha italiana, cozinha tradicional portuguesa e serviço de buffets e à la carte. Para o Rufino, a cozinha deve valorizar os ingredientes, trabalhar com produtos de qualidade preferencialmente portugueses e respeitar, acima de tudo, a sazonalidade dos produtos. Tem admiração por chefes como Santi Santamaria e Ferran Adrià, pelo pensamento out of the box, e por Michel Bras, pela pureza e harmonia e por empratamentos maravilhosos. As realizações mais importantes da sua carreira foram o estágio realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, integrar a equipa do Lapa Palace, e todo o processo de desenvolvimento e abertura do Open Brasserie. Os avós têm uma casa de frangos em Torres Novas e com orgulho, o Rufino diz que são os melhores frangos do mundo.

7 RUI REBELO Nasceu há 33 anos em Lisboa e é cozinheiro. Tem alguns anos de experiência e já foi chefe e proprietário do restaurante Paladar, na Calçada do Duque, durante 3 anos. A sua formação está distribuída por três países: Portugal, Espanha e Brasil. Começou o seu percurso em 1996 como barman de um bar no Bairro Alto. De seguida foi proprietário dos restaurantes Nú Prato, MF e Paladar (onde também foi chefe). Em 2011 trabalhou como cozinheiro de 1.ª no Hotel Tróia Design (com o chefe João Vieira) e no 100 Maneiras (com o chefe Ljubomir Stanisic). Em 2012 exerceu a mesma função nos restaurantes Alkymia (com 1 estrela Michelin chefe Jordi Villa ) e Abac (2 estrelas Michelin chefe Jordi Cruz), ambos em Barcelona. Está também habituado a ser responsável pela produção de caterings de vários formatos, para marcas como: RockinRio, Festival de Cannes, Nokia, etc. Descreve a sua filosofia de cozinha como sendo uma cozinha que defenda o nosso património, aplicando novas técnicas e tecnologias. Considera que uma das realizações mais importantes da sua carreira foi ter uma crítica no New York Times.

8 VALENTINA MENDES A Valentina tem 18 anos, é natural da Guiné-Bissau e trabalha no Tróia Design Hotel, desempenhando as funções de pasteleira e cozinheira com a responsabilidade de preparar a mise-en-place. Frequentou a escola do IEFP Seixal, onde se formou como Técnica de Cozinha e Pastelaria. Uma das maiores realizações profissionais da sua vida é o facto de ter acabado o curso e ter começado logo a trabalhar num hotel de 5 estrelas. Gostou muito de estagiar na área de pastelaria, uma área na qual muitos chefes não se sentem especialmente à vontade. Na cozinha considera-se autoconfiante, motivada, responsável e ambiciosa.

9 ALEXANDRE SILVA Tem 31 anos, é de Lisboa, e o seu último trabalho foi como chefe de cozinha do restaurante Bocca. Segundo o próprio, o dia em que lhe ligaram a dizer que tinha sido escolhido para ser o chefe deste restaurante foi um dos dias mais felizes da sua vida. Tem 12 anos de experiência como cozinheiro, e 6 como chefe de cozinha. Já trabalhou como Formador de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Um dos seus mentores é Fausto Airoldi, porque fez com que encontrasse o caminho que deveria de seguir. Internacionalmente, a sua referência é René Redzepi, por ser um dos grandes impulsionadores do Movimento Cook It Raw, movimento com o qual se identifica. Considera-se uma pessoa justa e tem dificuldade em separar o chefe do Homem, ou seja, nunca despe a jaleca. Vive o seu trabalho de forma muito intensa e sob stress pode reagir com algum mau feitio, talvez por ser tão exigente na busca pela perfeição. Segundo Alexandre Silva, um dos maiores clichés da restauração, neste momento, é os cozinheiros dizerem que foram para a cozinha por causa das avós está na moda falar da cozinha da avó.

10 FILIPA SANTOS Tem 26 anos, é natural de Armação de Pêra mas vive em Lisboa e é Cozinheira no 1640 (em Santos). Anteriormente, estagiou na Tasca da Esquina e trabalhou na Cervejaria da Esquina e no Restô, apesar de não ter escola superior de cozinha ou formação na área. Se pudesse alterar alguma coisa na área da restauração, evitaria o erro de considerar a complexidade da confeção o mais importante: Por vezes, o simples resulta melhor. As suas referências culinárias são o chefe Tiago Duarte, com quem trabalha no 1640, o chefe Vitor Sobral, com quem trabalhou na Cervejaria da Esquina e Jamie Oliver por ser talvez aquele com quem mais se identifica, ao cozinhar sem grandes elaborações e com ingredientes frescos e muitas ervas. Como cozinheira, o seu principal objetivo é que o cliente saia do restaurante com vontade de voltar!

11 FREDERICO GUERREIRO Tem 33 anos, vive em Lisboa, e é chefe de partida no Pedro e o Lobo em Lisboa, sendo responsável pelos pratos de peixe. É licenciado em Psicologia, e mais tarde tirou o curso de Artes Culinárias e Gestão Hoteleira em The Institute of Culinary Education em Manhattan, Nova Iorque. Considera que a sua ligação ao estrangeiro lhe alargou os horizontes para outras culturas. A cozinha espanhola é a sua preferida: é aquela em que mais acredita e a que mais tem praticado. Mas o seu estilo é a cozinha ibérica, com estreitas relações com o Oriente, nomeadamente com o Japão e a sua cultura gastronómica. Mais do que cliché, considera um preconceito que a alta gastronomia tenha ou deva de ser cara, e como tal inacessível a uma grande maioria de pessoas. E pior ainda, na sua opinião, é considerar que este tipo de cozinha tem de ser pomposo e intimidatório. Uma das realizações mais importantes na sua carreira foi ter estagiado no Viajante, em Londres - 1 estrela Michelin - tendo proposto o estágio e tendo dito que não saia da porta enquanto não ficassem com ele. A mais recente realização foi ter concorrido ao Top Chef e ter sido apurado para ser um dos 16 concorrentes!

12 HUGO TEIXEIRA Tem 26 anos, vive em Braga e trabalha numa empresa de catering onde chefia toda a parte da cozinha dos eventos. Paralelamente, tem em curso um projeto para abrir um restaurante, que está em fase de remodelação. Em termos culinários, identifica-se mais com a cozinha de autor, criando novos pratos baseados nas memórias e recordações de infância. Considera-se bem-disposto, dedicado aos seus colaboradores e exigente em tudo o que faz. Internacionalmente, as suas referências são chefes como Gordon Ramsay, pela paixão que tem pela cozinha, e Joel Robuchon pela sua delicadeza e minuciosidade. Em Portugal, admira Vítor Matos pela paixão que passa a quem trabalha com ele. Até hoje, os momentos mais marcantes na sua carreira foram em 2007, quando foi chefe de cozinha da Seleção Nacional de Sub-20, no campeonato do mundo, no Canadá; e quando foi finalista do concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2010, em Portugal. Para o Hugo, o maior cliché no mundo restauração é que qualquer homem que consiga fazer um prato de cozinha, se intitule de chefe!

13 JOÃO SÁ Nasceu em Lisboa há 26 anos, tem 8 anos de experiência, 3 como Chefe e atualmente trabalha no seu restaurante, o G-Spot, em Sintra. É jovem, mas tem uma carreira promissora e respeitada pelos chefes mais experientes. Já trabalhou no Hotel Sheraton do Porto e no 100 Maneiras, em Cascais. Frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Na sua visão de chefe, a cozinha é acima de tudo liberdade de expressão, onde através de produtos de qualidade se pode proporcionar um momento agradável ou até mesmo inesquecível a quem prova um dos seus pratos. Tem grande admiração pelos chefes com quem já trabalhou: Jerónimo Ferreira, Vítor Claro ou Fausto Airoldi, entre outros. Tem grande prazer em cozinhar os alimentos produzidos na sua quinta, como alguns legumes, galinhas Considera que as realizações mais importantes na sua carreira foram: clientes felizes, reconhecimento profissional, um restaurante de sucesso e ter tempo e dinheiro para poder comer pelo mundo fora.

14 PATRÍCIA TOMÉ A Patrícia Tomé nasceu em Oeiras e tem 26 anos. É recém-formada do curso de Técnicas de Cozinha/Pastelaria na ESHT Lisboa e está neste momento a trabalhar como cozinheira no restaurante O Século. Estagiou no restaurante Outro Rio, no Jardim do Tabaco e no Grande Real Villa Itália Hotel. Aos 18 anos percebeu que pertencia ao mundo da cozinha. O seu pai é cozinheiro, mas diz que aprendeu mais com a mãe. Considera que ser chefe de cozinha é um trabalho muito árduo e sério e não concorda com aqueles que subvalorizam esta profissão, tomando-a como leviana. Os seus chefes de referência são o chefe Luís Baena, pela sensibilidade que deposita nos pratos que executa e o chefe Vítor Sobral, pela valorização da cozinha portuguesa.

15 RUI MARTINS Tem 34 anos, vem de Guimarães, e trabalha como chefe no restaurante Templo da Gula. Tem verdadeiro prazer em cozinhar pratos com produtos supostamente menos nobres, e com origens portuguesas, e torná-los em verdadeiras experiências gastronómicas. É grande apreciador da culinária portuguesa e a sua tendência é a tradição versus modernidade. Trabalha como chefe há 6 anos, tendo estado 2 anos numa empresa de catering e 4 anos no Templo da Gula. Profissionalmente, admira nomes como Leonel Pereira, pelo trabalho feito no restaurante Panorama, e Ferran Adrià, Alain Ducasse e Juan Maria Arzak. A nível pessoal, considera que uma das suas maiores concretizações pessoais tenha sido ganhar a Medalha de Bronze, no concurso Chefe Cozinheiro do ano 2011, e orgulha-se por usar a culinária como veículo para trabalhar com crianças com síndrome de Down, realizando aulas de cozinha de 3 em 3 semanas.

16 RUI SEQUEIRA Vem de Faro, tem 20 anos e é cozinheiro estagiário no Ocean em Vila Vita, restaurante que tem 2 estrelas Michelin. Durante o curso de Gestão e Produção de Cozinha, realizou um estágio curricular no restaurante de Serge Vieira, em França. Grande parte da sua infância foi passada no campo, e os ingredientes que escolheria para um prato de assinatura vêm dessa memória da infância: coelho, figos e amêndoas. As suas referências culinárias são Serge Vieira, Hans Neuner e Nuno Diniz. Considera-se um apaixonado, com muita curiosidade por novas técnicas e por saber mais e melhor, e com vontade de transmitir sempre aprendizagens a terceiros.

É sempre com enorme prazer que recebem chefs/amigos para partilhar a riqueza dos produtos dos Açores!

É sempre com enorme prazer que recebem chefs/amigos para partilhar a riqueza dos produtos dos Açores! A equipa da EFTH tem sido responsável por muita da notoriedade que a cozinha contemporânea dos Açores tem tido nos últimos anos, quer em eventos realizados nas diversas ilhas dos Açores, quer em Portugal

Leia mais

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou Pág: 12 Área: 18,37 x 22,86 cm² Corte: 1 de 5 Entrevista ALEXANDRA PEREIRA Directora da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril A procura dos cursos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril triplicou

Leia mais

VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES

VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES VIAGEM NO MUNDOS DAS PROFISSÕES Aparelhei o barco da ilusão E reforcei a fé de marinheiro Era longe o meu sonho... MIGUEL TORGA, A Viagem Nome do Evento: VIAGEM NO MUNDO DAS PROFISSÕES Local de Realização:

Leia mais

:dossier. 14 notícias recheio

:dossier. 14 notícias recheio 14 notícias recheio low cost e outras soluções criativas para rentabilizar O início do ano é, por definição, tempo de contenção. É por isso natural que também a restauração sofra de alguma forma com esta

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Os leitores conhecerão em média 100 receitas tradicionais, com base em vários temas.

APRESENTAÇÃO. Os leitores conhecerão em média 100 receitas tradicionais, com base em vários temas. APRESENTAÇÃO A coleção Grandes Chefes Capixabas traz para os leitores de A Gazeta uma série de boas receitas. O produto será no formato revista fasciculada com receitas elaboradas com os mais talentosos

Leia mais

A Gastronomia de hoje e amanhã

A Gastronomia de hoje e amanhã A Gastronomia de hoje e amanhã Chef Edson Puiati No mundo globalizado o grande desafio da gastronomia é ser aberta ao novo, sintonizar-se, absorvendo novas tendências ajustando-se aos conceitos de padronização

Leia mais

PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH

PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH PAIXÃO E EXCELÊNCIA EM CULINÁRIA WWW.CULINARYARTS.CH REALIZE SEU SONHO DE TORNAR-SE UM CHEF Aspire a uma carreira no campo da culinária escolhendo a Culinary Arts Academy Switzerland: as melhores tradições,

Leia mais

EUROPA. Uma Grande. Família

EUROPA. Uma Grande. Família EUROPA Uma Grande Família Europa - Uma grande família Porque viver na Europa é sinónimo de união, oportunidades, pertença e harmonia, esta publicação apresenta os cidadãos europeus como elementos de uma

Leia mais

14-5-2010 MARIA JOÃO BASTOS AUTOBIOGRAFIA. [Escrever o subtítulo do documento] Bruna

14-5-2010 MARIA JOÃO BASTOS AUTOBIOGRAFIA. [Escrever o subtítulo do documento] Bruna 14-5-2010 MARIA JOÃO BASTOS AUTOBIOGRAFIA [Escrever o subtítulo do documento] Bruna Autobiografia O meu nome é Maria João, tenho 38 anos e sou natural da Nazaré, onde vivi até há sete anos atrás, sensivelmente.

Leia mais

algarve lisboa madeira marbella gibraltar

algarve lisboa madeira marbella gibraltar algarve lisboa madeira marbella gibraltar JardimVista is a registered trademark, all rights reserved. Na Jardim Vista acreditamos que o jardim é um espaço para se viver socializar, jogar, fazer exercício

Leia mais

Corte: 1 de 6 Chef Benoît Sinthon foi o anfitrião da etapa madeirense

Corte: 1 de 6 Chef Benoît Sinthon foi o anfitrião da etapa madeirense Pág: 43 ID: 58916654 15-03-2015 Corte: 1 de 6 Chef Benoît Sinthon foi o anfitrião da etapa madeirense Rota das Estrelas 2015 arrancou no Il Gallo d Oro Depois do sucesso alcançado com as edições da Rota

Leia mais

WWW.REALHOTELSGROUP.COM

WWW.REALHOTELSGROUP.COM * * * * * SOFISTICAÇÃO EXCELÊNCIA PORTUGALIDADE * * * * * WWW.REALHOTELSGROUP.COM GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA OLHÃO RIA FORMOSA GRUPO HOTÉIS REAL COSTA DO ESTORIL LISBOA ALBUFEIRA

Leia mais

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO.

CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. CONRAD ALGARVE. DÊ-SE AO LUXO DE SER AUTÊNTICO. Em breve vai existir um lugar onde poderá sentir-se único. Um lugar onde o luxo, o estilo e o prazer estão acima de tudo. Uma experiência memorável que vai

Leia mais

Empreendedorismo aprende-se?

Empreendedorismo aprende-se? Empreendedorismo aprende-se? O tempo do empresário self made man parece ter os dias contados. A forte concorrência, cada 1 vez mais global, e a exigência do cliente obrigam os 'candidatos a empreendedores

Leia mais

festival gourmet. 18 chefes. estrelas michelin il gallo d oro the cliff bay > funchal 13-17 março 2015

festival gourmet. 18 chefes. estrelas michelin il gallo d oro the cliff bay > funchal 13-17 março 2015 festival gourmet. 18 chefes. estrelas michelin il gallo d oro the cliff bay > funchal 13-17 março 2015 02 < il gallo d oro benoît sinthon > chefe anfitrião festival gourmet de luxo... com chefes michelin!!

Leia mais

28 o chef ensina. Hugo Silva

28 o chef ensina. Hugo Silva 28 o chef ensina Hugo Silva Tem apenas 34 anos mas é ele quem assume os comandos da cozinha do Restaurante The Mix, no Farol Design Hotel, em Cascais. Aprenda com o chef Hugo Silva a fazer bifanas gourmet,

Leia mais

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS)

Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia (EFA - NS) Nome do projecto Autobiografia A estrada da Vida Objectivos do projecto Os principais objectivos do projecto são a apresentação da autobiografia obrigatória no final do curso EFA NA de Técnico de Multimédia

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

PROPOSTA DE ALOJAMENTOS/RESTAURANTES (Condições especiais de reserva para os acompanhantes das equipas) FESTA DO BASQUETEBOL

PROPOSTA DE ALOJAMENTOS/RESTAURANTES (Condições especiais de reserva para os acompanhantes das equipas) FESTA DO BASQUETEBOL PROPOSTA DE ALOJAMENTOS/RESTAURANTES (Condições especiais de reserva para os acompanhantes das equipas) FESTA DO BASQUETEBOL 15 a 17 ABRIL - PORTIMÃO 2011 HOTEL TIVOLI (CARVOEIRO) **** http://www.tivolihotels.com/default.aspx?id=351

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas.

O Guia Coach do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. O Guia do Coach O livro para quem deseja mudar vidas. Que livro é este? Este livro foi criado a partir do conteúdo da formação de LIFE COACH do Instituto RM de Coaching. Sendo assim o livro contempla tudo

Leia mais

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias)

PORTUGAL AUTÊNTICO (12 dias) Um roteiro exclusivo, para conhecer o autêntico Portugal, o seu povo, sua cultura e sua maravilhosa gastronomia. Viva uma experiência inesquecível em uma vinícola, pisando uvas e degustando de um vinho

Leia mais

w w w. v e n t u r a. pt

w w w. v e n t u r a. pt O que é? 1. O que é? Conjunto de todos os serviços de consultoria na área da Restauração desde a Concepção, Desenvolvimento, Abertura e Acompanhamento, tudo num só! All in One Hospitality Consulting 2.

Leia mais

PROGRAMAs de. estudantil

PROGRAMAs de. estudantil PROGRAMAs de empreendedorismo e protagonismo estudantil Ciclo de Palestras MAGNUM Vale do Silício App Store Contatos Calendário Fotos Safari Cumprindo sua missão de oferecer uma educação inovadora e de

Leia mais

DESCRIÇÃO. www.vilagale.com

DESCRIÇÃO. www.vilagale.com DESCRIÇÃO A Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português, está entre as maiores empresas hoteleiras do mundo e é composto por diversas sociedades, das quais se destaca a VILA GALÉ Sociedade de

Leia mais

Chefe Carlos Alberto Gomes Valente

Chefe Carlos Alberto Gomes Valente Chefe Carlos Alberto Gomes Valente 07/11/2009 Rua da Casa branca nº 30 3º Q 9000-088 Funchal Telemóvel: 936653604 Carlos_agv@sapo.pt www.carlosvalente.pt Identificação Nome: Carlos Alberto gomes valente

Leia mais

É NA MESA E NA COZINHA, ONDE SE EVEIDENCIAM AS CARACTERÍSTICAS E OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO

É NA MESA E NA COZINHA, ONDE SE EVEIDENCIAM AS CARACTERÍSTICAS E OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO É NA MESA E NA COZINHA, ONDE SE EVEIDENCIAM AS CARACTERÍSTICAS E OS VALORES CULTURAIS DE UM POVO QUEM É TEREZA PAIM? Cozinheira por paixão Empresária por vocação Casada 3 filhos Chef de 4 cozinhas Bahia,

Leia mais

Experiência Profissional A partir do ano de 2000 trabalha em regime de profissional liberal.

Experiência Profissional A partir do ano de 2000 trabalha em regime de profissional liberal. Curriculum Vitae Dados Pessoas Filipa Mourão Data de nascimento, 26 de Dezembro de 1970 Rua Professor Damião Peres 26, 1600-609 Lisboa Tel. 914329698 Formação Académica / Habilitações Licenciada em Arquitectura

Leia mais

Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli.

Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli. Rua Nova da Piedade 99 (esq. Rua S. Bento) - 1200-297 Lisboa Tel. 213 952 552 Tlm. 919 991 058 Tlm. 935 778 779 alice@augustogemelli.com - www.augustogemelli.com CURSOS DE COZINHA GEMELLI CALENDARIO Data

Leia mais

NOS@EUROPE. O Desafio da Recuperação Económica e Financeira. Prova de Texto. Nome da Equipa GMR2012

NOS@EUROPE. O Desafio da Recuperação Económica e Financeira. Prova de Texto. Nome da Equipa GMR2012 NOS@EUROPE O Desafio da Recuperação Económica e Financeira Prova de Texto Nome da Equipa GMR2012 Alexandre Sousa Diogo Vicente José Silva Diana Almeida Dezembro de 2011 1 A crise vista pelos nossos avós

Leia mais

Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação

Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação Intercâmbio tem relatos de boas experiências e muita superação Professora Áurea Santos, com o grupo de estudantes do Instituto Federal do Piauí pioneiro no intercâmbio com Espanha e a Portugal: A experiência

Leia mais

EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA ÚNICA

EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA ÚNICA ID: 45227164 01-12-2012 Pág: 54 Área: 22,91 x 31,87 cm² Corte: 1 de 7 EXPERIÊNCIA GASTRONÓMICA ÚNICA ID: 45227164 01-12-2012 Pág: 55 Área: 22,91 x 31,87 cm² Corte: 2 de 7 BMW Numa mistura completa de saberes

Leia mais

«Concurso Jovem Agricultor Português»

«Concurso Jovem Agricultor Português» «Concurso Jovem Agricultor Português» Como já é tradição, desde há muito, que a Caixa não descura a intenção de apoiar e estimular a economia nacional, assim como outras áreas de interesse, mostrando com

Leia mais

RESTAURANTE DO FUTURO

RESTAURANTE DO FUTURO RESTAURANTE DO FUTURO LEADING TENDENCIES CARLOS COSTA IDTOUR UNIQUE SOLUTIONS/ UNIVERSIDADE DE AVEIRO PESO DA RÉGUA, 13.JANEIRO.2011 PARCEIROS DO PROJECTO CAROLINA GAUTIER / ISABEL MARTINS JOSÉ BRÁS /

Leia mais

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS MICROEMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO PARA 2010/2011

NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DAS MICROEMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO PARA 2010/2011 REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL DIRECÇÃO REGIONAL DO TRABALHO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DEFESA DO CONSUMIDOR OBSERVATÓRIO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Turismo, Hotelaria e Gastronomia

Universidade. Estácio de Sá. Turismo, Hotelaria e Gastronomia Universidade Estácio de Sá Turismo, Hotelaria e Gastronomia A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

estão em evidência hoje?

estão em evidência hoje? estão em evidência hoje? delas. Muito antes de entender quem eram e como pensavam as mulheres, percebemos que era fundamental identificar as diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Afinal,

Leia mais

Pousada de Cascais. Fortaleza da Cidadela

Pousada de Cascais. Fortaleza da Cidadela Pousada de Cascais Fortaleza da Cidadela HÁ POUCO MAIS DE 3 MESES ESTA CIDADELA TRANSFORMOU-SE NA POUSADA DE CASCAIS, A ÚLTIMA DAS UNIDADES DO GRUPO PESTANA A ABRIR acidadela e a Fortaleza de Nossa Senhora

Leia mais

VINHOS de PORTUGAL 2012 Uma harmonia de sabores

VINHOS de PORTUGAL 2012 Uma harmonia de sabores VINHOS de PORTUGAL 2012 Uma harmonia de sabores 1 a 30 de Novembro O Casino Figueira, na 4ª edição e o Casino Tróia, pela primeira vez, pertencentes ao Grupo AMORIM Turismo, vão realizar durante todo o

Leia mais

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017)

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017) Lista para os Orgãos Sociais do RCP Motivações e pressupostos Uma vez mais, concorrer aos Órgãos Sociais do Rottweiler Clube de Portugal é encarado como um ato de paixão, dedicação e respeito pela raça

Leia mais

REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGUAÇU PROJETO - MAROLO: UM FRUTO, VÁRIAS IDEIAS!

REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGUAÇU PROJETO - MAROLO: UM FRUTO, VÁRIAS IDEIAS! REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAGUAÇU PROJETO - MAROLO: UM FRUTO, VÁRIAS IDEIAS! APOIO ASSOCIAÇÃO TERRA DO MAROLO ESCRITÓRIO LOCAL DA EMATER-MG SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA CERVEJARIA

Leia mais

Ensino por módulos Ser mais e melhor.

Ensino por módulos Ser mais e melhor. Ensino por módulos Ser mais e melhor. Formação Superior de acordo com o Modelo de Bolonha 1. Licenciatura em Turismo com enfoque em hospitality and Tourism Management 2. Mestrados em: Empreendedorismo

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Palacete de luxo sobre o mar. Pequenos detalhes para momentos exclusivos.

Palacete de luxo sobre o mar. Pequenos detalhes para momentos exclusivos. Palacete de luxo sobre o mar. Pequenos detalhes para momentos exclusivos. Um serviço verdadeiramente exclusivo, tailor-made, em Portugal? Agora sim, existe, no Bela Vista Hotel & SPA, localizado sobre

Leia mais

Alunos da ESFMP colocados no Ensino Superior - 1ª Fase

Alunos da ESFMP colocados no Ensino Superior - 1ª Fase Alunos da ESFMP colocados no Ensino Superior - 1ª Fase Nome Estabelecimento de Ensino Superior Curso de Colocação ANA CAROLINA BRANCO COTA Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e

Leia mais

TEMA. PAÍSES A cada edição receitas típicas de um país específico. Além disso uma receita especial com destaque saudável.

TEMA. PAÍSES A cada edição receitas típicas de um país específico. Além disso uma receita especial com destaque saudável. 2015-2ª Edição TEMA PAÍSES A cada edição receitas típicas de um país específico. Além disso uma receita especial com destaque saudável. APRESENTAÇÃO Em sua 2ª edição, a coleção Grandes Chefs Capixabas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS 1 de 6 - mobilidade humana e OBJECTIVO: Identifica sistemas de administração territorial e respectivos funcionamentos integrados. O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27

Leia mais

fala-se de Food design

fala-se de Food design fala-se de Food design Paisagem no Prato NeoNaturalistas. assim são chamados os chefs de renome mundial que exercitam a imaginação ao retratar No que servem à mesa um pouco da Natureza encontrada em suas

Leia mais

No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado

No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado Gloss No mundo da moda, mãe e filha formam uma dupla invencível na marca Carolina Herrera. A filha, Carolina Adriana Herrera, desvendou-nos o significado de estilo e classe Índice Página 3... Carreira

Leia mais

Henrique Sá Pessoa MAIO MAIO À MODA DO CHEF. / PTBluestation. Agenda cultural em UMA OBRA DE

Henrique Sá Pessoa MAIO MAIO À MODA DO CHEF. / PTBluestation. Agenda cultural em UMA OBRA DE MAIO UMA OBRA DE Henrique Sá Pessoa MAIO À MODA DO CHEF A Baixa-Chiado PT Bluestation convida o chef Henrique Sá Pessoa a preparar a ementa para um mês repleto de atividades ingredientes e iguarias que

Leia mais

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA PESQUISA SOBRE A MULHER NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA O Instituto ABERJE de Pesquisas realizou uma pesquisa sobre a Mulher na Comunicação Corporativa, com o patrocínio da Natura e da Multibrás, e ouviu 6

Leia mais

Chefe Cordeiro recebe a segunda estrela Michelin

Chefe Cordeiro recebe a segunda estrela Michelin ChefeCordeiro DossierdeImprensa ChefeCordeirorecebeasegundaestrelaMichelin Soube sehoje,apartirdebarcelona,osresultadosdaatribuiçãodasestrelas MichelinemPortugaleEspanha.Estadistinçãoésinónimodeumcaminhode

Leia mais

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu Nutrir em Harmonia Alimentação Infantil carlafernandes.eu carlafernandes.eu Alimentação Infantil *Dicas práticas para o dia-a-dia Cada família tem uma cultura alimentar que é única. Única porque é marcada

Leia mais

PORTUGAL PORTO E NORTE WWW.PORTOENORTE.PT

PORTUGAL PORTO E NORTE WWW.PORTOENORTE.PT PORTUGAL PORTO E NORTE WWW.PORTOENORTE.PT PORTO E NORTE PORTUGAL O Norte é o berço da nacionalidade portuguesa, das tradições autênticas, da justiça e da liberdade, de um povo honrado e leal, amigo do

Leia mais

Portugal Wine Expert 2012

Portugal Wine Expert 2012 Portugal Wine Expert 2012 Em sua 5ª edição, concurso apresenta sua programação em paralelo com feira de vinhos Profissionais da enogastronomia, sobretudo sommeliers e restaurateurs do eixo São Paulo e

Leia mais

2015/2016. Traçando caminhos

2015/2016. Traçando caminhos Boletim Oferta Formativa 2015/2016 Programa de Orientação Escolar e Profissional Traçando caminhos A orientação vocacional tem como meta principal antes da escolha da profissão a construção de si mesmo,

Leia mais

Paulo Morais Vaz. Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego Peso da Régua, 13 de Janeiro de 2011

Paulo Morais Vaz. Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego Peso da Régua, 13 de Janeiro de 2011 Paulo Morais Vaz Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego Peso da Régua, 13 de Janeiro de 2011 50 % DO QUE SABEMOS HOJE, NÃO TERÁ QUALQUER UTILIDADE DAQUI A 10 ANOS. E 50% DO QUE PRECISAREMOS DE SABER

Leia mais

1. Em busca do sonho olímpico

1. Em busca do sonho olímpico 1. Em busca do sonho olímpico O Globo Jornal 22/05/2011 Vale (Sustentabilidade) 6 e 7 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Adolescentes da seleção brasileira de judô sub-17 abrem mão de programas da idade,

Leia mais

~ 1 ~ WORKSHOP DE GASTRONOMIA NA SICÍLIA

~ 1 ~ WORKSHOP DE GASTRONOMIA NA SICÍLIA ~ 1 ~ WORKSHOP DE GASTRONOMIA NA SICÍLIA Sicília, terra de contrastes e cores, com uma cultura gastronômica das mais ricas da Itália, fruto de uma história intensa e de um passado que tem as suas raízes

Leia mais

Uma lição de vida? Nos meus últimos anos tenho aprendido muitas lições de vida mesmo. A que eu acho mais importante de transmitir são "os Resultados"

Uma lição de vida? Nos meus últimos anos tenho aprendido muitas lições de vida mesmo. A que eu acho mais importante de transmitir são os Resultados Gonçalo Carvalho Em entrevista exclusiva à Federação Equestre Portuguesa, meses antes do início dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Gonçalo Carvalho fala da sua paixão pelo desporto equestre, da trajetória

Leia mais

Quatro gestores e um engenheiro

Quatro gestores e um engenheiro Tiragem: 26368 Pág: VIII Área: 26,85 x 36,48 cm² ID: 30707498 22-06-2010 Universidades Âmbito: Economia, Negócios e. Corte: 1 de 2 PRÉMIOS Foto cedida Os cinco finalistas do Prémio Primus Inter Pares,

Leia mais

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015

Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Em 2016, viaje até aos Paradores mais apreciados pelos Amigos de Paradores em 2015 Segunda, 25 Janeiro, 2016 Paradores Parador de Santo Estevo Parador de Santiago de Compostela Parador de Melilla Parador

Leia mais

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO

RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 2012/13 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO Estudantes à Saída do Secundário 12/13 RELATÓRIO GLOBAL DE ESCOLA DO QUESTIONÁRIO ESTUDANTES À SAÍDA DO SECUNDÁRIO 12/13 Código da Escola OTES1213 N.º de respostas 41658 I - CARACTERIZAÇÃO DOS ESTUDANTES

Leia mais

MILFORD SOUND FIORDLAND NATIONAL PARK, NEW ZEALAND

MILFORD SOUND FIORDLAND NATIONAL PARK, NEW ZEALAND É UMA VIAGEM MILFORD SOUND FIORDLAND NATIONAL PARK, NEW ZEALAND No coração dos fiordes da ilha sul da Nova Zelândia, fica Milford Sound. Cavado pelo degelo nas montanhas e pela acção do vento, Milford

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ALUNO BOLSISTA SUBPROJETO DE 2011. 2 Semestre de 2011 Ministério da Educação Secretaria de Educação Média e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

LIFE AT HOME 2015 [IT STARTS WITH THE FOOD] LISBOA, PORTUGAL

LIFE AT HOME 2015 [IT STARTS WITH THE FOOD] LISBOA, PORTUGAL LIFE AT HOME 2015 [IT STARTS WITH THE FOOD] LISBOA, PORTUGAL Sobre o questionário Questionário Local Lisboa (PT) Questionário online realizado em Lisboa entre 13 de abril e 23 de abril 2015. Foram recolhidas

Leia mais

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA

TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA TRÓIA DESIGN HOTEL PENÍNSULA DE TRÓIA Imagine um lugar onde a terra vai ao encontro da água, uma península que rasga o azul do oceano e o verde do rio. Praias de areia branca e dunas selvagens com trilhos

Leia mais

AGUIRRE NEWMAN Liderança baseada na inteligência emocional

AGUIRRE NEWMAN Liderança baseada na inteligência emocional Pág: 42 empresas de excelência para trabalhar em portugal Área: 19,00 x 26,00 cm² Corte: 1 de 6 AGUIRRE NEWMAN Liderança baseada na inteligência emocional Texto: Ana Leonor Martins Foto: Vítor Gordo A«A

Leia mais

Vida Universitária Maio 2007 Ano XVII Nº 172

Vida Universitária Maio 2007 Ano XVII Nº 172 Mercado exige velocidade na atualização profissional Trabalhadores precisam estar capacitados para solucionar problemas, ser criativos e flexíveis e gostar da sua atividade A competição pela colocação

Leia mais

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira

APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP. Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira APRESENTAÇÃO PRÉMIOS AHRESP Porto e Norte de Portugal Centro de Portugal Lisboa e Vale do Tejo Alentejo e Ribatejo Algarve Açores Madeira PRÉMIOS AHRESP A primeira edição dos Prémios da Associação da Hotelaria,

Leia mais

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional

CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional CQEP Centro para a Qualificação e Ensino Profissional Em março de 2014, o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) da Escola Secundária de Felgueiras iniciou a sua missão de informar,

Leia mais

O Futuro da Aposentadoria Escolhas para o amanhã. Relatório do Brasil

O Futuro da Aposentadoria Escolhas para o amanhã. Relatório do Brasil O Futuro da Aposentadoria Escolhas para o amanhã Relatório do Brasil A pesquisa O Futuro da Aposentadoria é uma pesquisa independente de referência mundial sobre tendências globais de aposentadoria realizada

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 548/XII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 548/XII/2.ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 548/XII/2.ª Recomenda ao Governo a manutenção da carga letiva da disciplina de Educação Física no currículo do 3º ciclo do ensino

Leia mais

R I T A FERRO RODRIGUES

R I T A FERRO RODRIGUES E N T R E V I S T A A R I T A FERRO RODRIGUES O talento e a vontade de surpreender em cada projecto deixou-me confiante no meu sexto sentido, que viu nela uma das pivôs mais simpáticas da SIC NOTÍCIAS.

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS.

Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Após muitos anos como Operadora de Turismo, o Clube Viajar começou a sua atividade como operador de Incoming sob o nome de PORTUGAL HOLIDAYS. Assim, foram selecionados profissionais experientes nessa área

Leia mais

CHEFE DE COZINHA (M/F)

CHEFE DE COZINHA (M/F) PERFIL PROFISSIONAL CHEFE DE COZINHA (M/F) ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL - HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E TURISMO - Organizar, coordenar e controlar o funcionamento do serviço de cozinha em estabelecimentos

Leia mais

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias

existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias existe um tsunami avançando sobre as nossas famílias + 23% + 108% (em 20 anos a taxa é superior a 200%) 15% das mulheres e 65% dos homens brasileiros já tiveram ao menos uma experiência sexual fora do

Leia mais

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ

PROJETO PROFISSÕES. Entrevista com DJ Entrevista com DJ Meu nome é Raul Aguilera, minha profissão é disc-jóquei, ou DJ, como é mais conhecida. Quando comecei a tocar, em festinhas da escola e em casa, essas festas eram chamadas de "brincadeiras

Leia mais

Onde Comer em. Brotas OPERADORA. Bateu aquela fome na Capital da Aventura? Separamos excelentes opções.

Onde Comer em. Brotas OPERADORA. Bateu aquela fome na Capital da Aventura? Separamos excelentes opções. OPERADORA Bateu aquela fome na Capital da Aventura? Separamos excelentes opções. Onde comer em? São tantas as opções em gastronomia que acabamos ficando sem rumo, não é mesmo? Por isso que a Território

Leia mais

Circuito MESA Ao Vivo 2015

Circuito MESA Ao Vivo 2015 Circuito MESA Ao Vivo 2015 1 Circuito MESA Ao Vivo 2015 Realizado desde 2004 na capital paulista, o MESA Ao Vivo tem como objetivo a aproximação dos leitores de Prazeres da Mesa com a produção ao vivo

Leia mais

COZINHAS CASAS DE BANHO ROUPEIR OS APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

COZINHAS CASAS DE BANHO ROUPEIR OS APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL COZINHAS APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL COZINHAS APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL : A EMPRESA Fundada há 40 anos, a TERRAR Indústria de Mobiliário, S.A. desenvolve a sua actividade no sector da indústria de mobiliário,

Leia mais

Uma visão muito pessoal da minha experiência académica/profissional

Uma visão muito pessoal da minha experiência académica/profissional Da Escola ao Mercado de Trabalho Uma visão muito pessoal da minha experiência académica/profissional Breve historial 2000 Termino o 12º ano, Curso Tecnológico de Informática, na Escola Secundária Pinhal

Leia mais

A Música No Processo De Aprendizagem

A Música No Processo De Aprendizagem A Música No Processo De Aprendizagem Autora: Jéssica Antonia Schumann (FCSGN) * Coautor: Juliano Ciebre dos Santos (FSA) * Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar sobre a importância em

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

PESQUISA DE CABELEIREIRA/TÉCNICO DE ESTÉTICA:

PESQUISA DE CABELEIREIRA/TÉCNICO DE ESTÉTICA: Fundo Perpétuo de Educação PESQUISA DE CABELEIREIRA/TÉCNICO DE ESTÉTICA: Os depoimentos, ensinamentos e metas dos participantes mais bem sucedidos. A escolha da escola fez a diferença na sua colocação

Leia mais

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos

IPBeja - Cursos de Especialização Tecnológica que dão acesso ao curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos Universitário R.A.Açores Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 7264 - Corte e Tecnologia de Carnes 541 - Indústrias es Universitário R.A.Açores Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo 7109 -

Leia mais

Oferta Formativa E depois do 9.º Ano Ano Letivo 2012/2013 (Concelho de Guimarães) Serviço de Psicologia e Orientação (Paulo Rodrigues)

Oferta Formativa E depois do 9.º Ano Ano Letivo 2012/2013 (Concelho de Guimarães) Serviço de Psicologia e Orientação (Paulo Rodrigues) Oferta Formativa E depois do 9.º Ano Ano Letivo 2012/2013 (Concelho de Guimarães) Serviço de Psicologia e Orientação (Paulo Rodrigues) 9.º Ano!!!!!!! E agora? F Cursos (áreas) Científico- Humanísticos

Leia mais

Visitando: Guimarães, Vizela

Visitando: Guimarães, Vizela Visitando: Guimarães, Vizela LARGO DA OLIVEIRA SANTUÁRIO DE S. BENTO SANTUÁRIO DA PENHA Manhã: (Saída com destino à cidade de Guimarães) (10h30) - Visita ao Castelo de Guimarães, mandado construir por

Leia mais

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar

Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Fim-de-semana em Leiria com a Bomcar Quem participa nestes passeios do BMW McP e quem conhece a Bomcar pensa que até já sabe o que vai acontecer... Este fim-de-semana demonstrou mais uma vez que não é

Leia mais

por futebol profissional ou amador?

por futebol profissional ou amador? Tabela 3 - Síntese das entrevistas com torcedores I O que é o futebol pra você? Uma paixão. É um esporte que eu pratico, que gosto. O meu time de futebol é a razão do meu viver. Você se interessa mais

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL PARA APROVEITAMENTO DOS TEMPOS LIVRES DOS TRABALHADORES

INSTITUTO NACIONAL PARA APROVEITAMENTO DOS TEMPOS LIVRES DOS TRABALHADORES INSTITUTO NACIONAL PARA APROVEITAMENTO DOS TEMPOS LIVRES DOS TRABALHADORES DEPARTAMENTO DESPORTIVO DISTRITO DE LISBOA COMUNICADO N.º 29/08-DAD/DI/TIRO REGULAMENTARES (DESPORTOS INDIVIDUAIS) TIRO CACR,

Leia mais

Lisboa Clássica Meio-dia

Lisboa Clássica Meio-dia Lisboa Clássica Meio-dia Atrações Principais: Mosteiro dos Jerónimos*, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos Coches*, Alfama e Rossio. *Ambos encerrados à 2ª feira e substituídos pelo Palácio

Leia mais

Mapas de Pessoal das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P. Mapa Resumo

Mapas de Pessoal das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P. Mapa Resumo Mapas de Pessoal das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, I.P. Mapa Resumo Categorias Postos de Trabalho Providos Postos de Trabalho a Prover Total de Postos de Trabalho Planeados Director

Leia mais

www.bindopor.pt PORTFÓLIO

www.bindopor.pt PORTFÓLIO www.bindopor.pt PORTFÓLIO WESTIN CAMPOREAL GOLF RESORT & SPA STARWOOD HOTELS TESTEMUNHOS: A empresa Bindopor e a sua equipa, tem vindo a prestar com profissionalismo, rigor e de acordo com a legislação

Leia mais

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca

Orientação ao mercado de trabalho para Jovens. 1ª parte. Projeto Super Mercado de Trabalho 1ª parte Luiz Fernando Marca Orientação ao mercado de trabalho para Jovens 1ª parte APRESENTAÇÃO Muitos dos jovens que estão perto de terminar o segundo grau estão lidando neste momento com duas questões muito importantes: a formação

Leia mais

WORLDSKILLS... PROMOVENDO A EXCELÊNCIA ENTRE AS OCUPAÇÕES. v1 2

WORLDSKILLS... PROMOVENDO A EXCELÊNCIA ENTRE AS OCUPAÇÕES. v1 2 WORLDSKILLS... PROMOVENDO A EXCELÊNCIA ENTRE AS OCUPAÇÕES v1 2 3 v2 CONTEÚDO MoVE international 3 Aprendizagem para a Vida 4 5 O Caminho para a identidade profissional 6 7 Líderes na preparação 8 9 Fortalecendo

Leia mais

As TIC em entrevista ao Doutor João Paiva, 2004/11/22

As TIC em entrevista ao Doutor João Paiva, 2004/11/22 As TIC em entrevista ao Doutor João Paiva, 2004/11/22 (revista educação_texto editores) Nascido em Coimbra em 1966, João Carlos de Matos Paiva é Doutorado em Química (2000) pela Universidade de Aveiro.

Leia mais

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade

Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade Uma conversa entre empresas e professores - os desafios da empregabilidade No passado dia 15 de Novembro, a Share Associação para a Partilha de Conhecimento e a Faculdade de Ciências da Universidade de

Leia mais