Sistema para Catálogo Eletrônico e Pedidos de Venda. Desenvolvido para Tablet com Sistema Operacional Android

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema para Catálogo Eletrônico e Pedidos de Venda. Desenvolvido para Tablet com Sistema Operacional Android"

Transcrição

1 Sistema para Catálogo Eletrônico e Pedidos de Venda Desenvolvido para Tablet com Sistema Operacional Android

2 INTRODUÇÃO: O Catálogo Eletrônico Etilux para TABLET com Sistema Operacional ANDROID foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: Ser uma alternativa para substituição dos volumosos e pesados catálogos Impressos, com a vantagem de estarmos com as imagens, preços, quantidade de estoques, detalhes dos produtos sempre com as informações atuais, bastando um simples sincronismo. Mais uma opção para inserção de novos Pedidos de Venda em nossa retaguarda (Sistema de Gestão Protheus). Envio de Orçamentos via com informações dos produtos, seus preços, Impostos, descontos, inclusive com imagens. Foi projetado para trabalhar de forma OFF-LINE, isto quer dizer, que você pode utilizá-lo em qualquer local, mesmo que não possua acesso a internet, e quando estiver em um local com internet a disposição, basta efetuar um sincronismo, para que as informações sejam atualizadas, bem como poder enviar seus pedidos para a Etilux. ESTE MANUAL Este manual tem o objetivo de efetuar uma rápida introdução ao nosso Sistema de Catálogos para Tablet Android. Sistemas em dispositivos móveis são conhecidos como APP, abreviação de Aplicação (Origem do Inglês Application), sejam AGENDA, CALENDÁRIO, FACEBOOK, JOGOS ou NOSSO CATÁLOGO, o qual deverá ser igualmente INSTALADO e CONFIGURADO no dispositivo para que possa ser utilizado. A instalação é simples e sem segredo algum, porém a PRIMEIRA instalação, a qual demos o nome de INSTALAÇÃO FULL (completa) será efetuada aqui na Etilux, pelo Departamento de Tecnologia (TI). Mas por quê??? Sabemos que a qualidade da internet varia de região para região, e até mesmo em centros urbanos como São Paulo, com muitas ofertas de acesso à internet, possuem locais com conexões sofríveis. Logo após a primeira instalação, o dispositivo deverá se conectar através da internet, a nossos servidores (Sincronismo) para obter TODAS as informações atualizadas, produtos, clientes, estoques, preços, imagens, etc., pois está vazio. Então nós do TI, antes de proceder com este primeiro sincronismo efetuamos

3 a CÓPIA DE TODAS AS IMAGENS dos produtos de nossos servidores para o seu TABLET, pois este procedimento também iria demorar muito se tivesse que ocorrer totalmente através de uma conexão com a internet. PRIMEIRA INSTALAÇÃO - ENVIO DO TABLET Como mencionado no tópico anterior, a primeira instalação será efetuada pelo TI da Etilux, então o TABLET deverá ser encaminhado para nós. O procedimento de instalação e preparação inicial dura aproximadamente de 40 minutos a 1 hora, por isso, antes de ENVIAR ou TRAZER seu TABLET é preciso efetuar um AGENDAMENTO, envie um para ti@etilux.com.br e então estaremos verificando em nossa agenda de configurações de TABLET qual a data mais próxima para efetuarmos a preparação de seu dispositivo, bem como lhe enviaremos uma previsão de quando o devolveremos para você. Com isso, conseguimos planejar nossas atividades diárias com as de preparação dos TABLET. No caso de envio do TABLET, o mesmo deve ser feito pelos CORREIOS e com SEGURO. O endereço para envio será encaminhado junto com a resposta de seu solicitando o agendamento para configuração. SINCRONISMO / ENVIO DE PEDIDOS Aplicações que trabalham de forma OFF-LINE permitem seu uso sem depender da internet a todo o momento, mas uma hora será preciso estar conectado para atualizarmos as informações do TABLET com as mais recentes de nosso Sistema Corporativo, bem como enviar Pedidos de Venda que foram colocados quando não era possível estar conectado. Enfim, é importante não se esquecer de efetuar sincronismos quando possível e também de transmitir seus pedidos, mesmo porque, um pedido SÓ É TRANSMITIDO quando você chega até a tela final e efetua sua FINALIZAÇÃO, conforme poderá ser observado na imagens e notas deste manual. Equipe de TI Etilux

4 Exemplo de Tela inicial do TABLET com ANDROID, localize o ícone da APP ETILUX nesta área OU clicando no canto superior direito para acessar todas as APP instaladas em seu dispositivo

5 AQUI VOCÊ INSERE SEU NOME DE USUÁRIO E SENHA, FORNECIDOS PELO TI ETILUX. USUARIO SEMPRE EM MAIÚSCULO VALE LEMBRAR QUE: SUA SENHA PODE NÃO SER IGUAL A DO SISTEMA PROTHEUS.

6 DICA: Caso após digitar seu USUÁRIO e SENHA, avançar e então, na tela de autenticação o processo ficar por MUITO TEMPO estacionado, sem progredir para a Tela Principal, você deverá verificar se seu WI-FI ou 3G/4G está ativado, caso NEGATIVO ligue-os e recomece, caso POSITIVO tente navegar em uma página qualquer na internet, caso NÃO CONSIGA navegar isto indicará que mesmo ativo a conexão do WIFI ou 3G/$G não existe, podendo ser um problema com o provedor de acesso. Para conseguir utilizar nossa APP nestes casos, desligue o WIFI e o 3G/4G e então poderá acessar a aplicação no modo OFF-LINE. Não esqueça de liga-los quando estiver em local com conectividade para poder transmitir seus Pedidos para nossa a retaguarda da ETILUX;

7 Aqui podemos ALTERAR nossa senha de acesso do TABLET, caso julgue necessário. É preciso estar ON-LINE (Conectado na Internet) Aqui escolhemos a FILIAL e o CLIENTE onde colocaremos o nosso PEDIDO DE VENDA.

8 Ao tentar localizar um cliente, a partir do terceiro caractere digitado a APP começa a sugerir os Cliente para você. Podemos digitar o Código do Cliente, caso saiba, a sugestão também ocorrerá Clique EM CIMA do CLIENTE para Selecioná-lo ou Role a lista para localiza outros.

9 Caso o Tipo do Pedido seja Tabela 2, antes de confirmar será necessário informar o % de Desconto Escolhido o cliente, confira seus dados e clique em CONFIRMAR para continuar.

10 Caso seja necessário cadastrar um NOVO CLIENTE para iniciar uma venda, sem problemas, clique AQUI... Clique em ADICIONAR CLIENTE ou CANCELAR se quiser desistir da inclusão, depois clique em CONFIRMAR para continuar com o Cliente NOVO ou com o ESCOLHIDO. Preencha o Nome Fantasia, Estado e escolher o Tipo. Somente ao FINALIZAR o Pedido lhe pediremos mais algumas informações. Isto para que a venda possa iniciar rapidamente!

11 Reparou nesta BARRA LATERAL? No início temos apenas TRES opções, depois novas aparecerão... E O PRIMEIRO botão (Relógio) mostra para você TODOS os seus pedidos em abertos na ETILUX, bem como o STATUS do mesmo.

12 O SEGUNDO botão mostra TODOS os Pedidos colocados NESTE TABLET e seus Status. A coluna AÇÕES indicará se um Pedido foi ou não concluído, quando aparece CONTINUAR PEDIDO você dará continuidade em um Pedido que por algum motivo não pode ser terminado ou foi colocado OFF-LINE. Quando aparece NOVO A PARTIR DESTE você saberá que o Pedido já for transmitido e que agora poderá gerar uma cópia idêntica do mesmo Caso queira APAGAR algum destes pedidos, basta clicar na LIXEIRA ao lado de um deles, mas CUIDADO, não vá apagar um pedido ainda não transmitido.

13 Bom, mas se acontecer de clicar em uma LIXEIRA sem quererm esta mensagem o ALERTARÁ para ter certeza da exclusão. Nossa sugestão é, faça manutenção nesta tela, LIMPE o que NÃO é mais usado e que já tenha sido ENVIADO. E

14 O TERCEIRO botão é o FAMOSO E IMPORTANTE SINCRONIZAR, com ele você atualiza TODAS as informações e imagens em seu TABLET. Qualquer dúvida sobre IMAGENS ou Produtos faltantes, procure nosso Departamentos COMERCIAL ou de MARKETING. Aqui podemos selecionar o tipo de sincronismo, TOTAL ou o PARCIAL, para isso selecione as entidades que deseja sincronizar. O sincronismo PARCIAL ajuda a efetuar a atualização de informações importantes sem gastar o tempo de um sincronismo TOTAL. Mas atenção o mesmo só pode ser utilizado por alguns dias, depois disto o TOTAL será necessário e cobrado pela aplicação.

15 Esta pesquisa permite que digitemos o Código do Produto ou parte dele, bem como parte do nome do produto. Clique na LUPA para PESQUISAR. Esta é a TELA PRINCIPAL, onde escolhemos em qual marcar iremos Começar, nossa navegação, bem como também podemos efetuar uma BUSCA de produtos dentro de TODAS as nossas MARCAS. E

16 O escolher uma MARCA e a mesma possuir NOVIDADES esta tela será apresentada. Então, aqui você poderá visualizar e colocar itens das novidades diretamente no carrinho ou clicar em AVANÇAR para entrar efetivamente nas Categorias da MARCA escolhida. E

17 Ao começar a navegar pelos Categorias e Produtos PERCEBA que alguns itens estarão com a descrição m VERMELHO. Um simples toque no produto e você chegará na Tela do Produto, caso queira ver a promoção exatamente nesta tela basta dar um LONG PRESS na descrição em vermelho (Toque na descrição e segure por mais de 1 segundo) para que um Pop-up com os Valores da Promoção seja apresentado. POP-UP apresentado no Tablet, mostrando as informações Promocionais do Produto em questão.

18 Da mesma maneira, quando você observar, em qualquer tela, que algum item está com a descrição em VERMELHO, basta efetuar o mesmo procedimento ensinado anteriormente e então verificar a promoção do produto desejado.

19 Da mesma maneira, quando você observar, em qualquer tela, que algum item está com a descrição em VERMELHO, basta efetuar o mesmo procedimento ensinado anteriormente e então verificar a promoção do produto desejado.

20 Cada MARCA está dividida em Categorias e Subcategorias, direcionando você até os produtos corretos. Basta escolher uma e TOCAR sobre ela. Quando estamos navegando DENTRO de uma MARCA, neste exemplo FORD o botão PESQUISA fica disponível na BARRA LATERAL e permit APENAS BUSCA DE PRODUTOS DESTA MARCA e não de todos os catálogos como ocorre com a busca existente na TELA PRINCIPAL.

21 Aqui escolhemos uma Subcategoria da Marca FORD, o que irá direcionar você até os Produtos da mesma. Para isso TOQUE sobre ela.

22 PRONTO! Chegamos aos PRODUTOS da Categoria e Subcategoria selecionda anteriormente, perceba que o MENU LATERAL cresceu, vou falar de cada novo item dele aos poucos. Nesta tela CLIQUE em um Produto para visualizá-lo.

23 Tela FINAL DO PRODUTO, aqui a imagem é maior, podemos ampliá-la ainda mais e se existirem DETALHES ou MAIS IMAGENS poderemos visualizálos (Botões no Canto Superior Direito). Aqui inserimos produtos no Carrinho de Venda, podemos CLICAR no (+) e (-) para modificar as quantidades ou CLICAR entre os dois para digitarmos uma quantidade específica. O mesmo vale para o campo desconto.

24 Veja a imagem ampliada, para isso basta executar o MOVIMENTO DE PINÇA utilizando dois dedos, para ampliar ou reduzir a imagem. Um toque duplo devolve a imagem ao seu tamanho original. Quando aparecer essa mensagem no rodapé será para informar que o produto está FORA DE LINHA e deixarão de ser comercializados assim que o estoque estiver esgotado. Aqui temos informações sobre o preço unitário, as quantidades em estoque, inclusive com a data em que este estoque foi sincronizado com o Tablet, código e descrição do produto, sua caixa master e intermediária, se disponível. BOTÃO CARRINHO, se vazio irá apresentar a mensagem CARRINHO VAZIO, se com itens irá apresentar o VALOR TOTAL, clicando nele você irá ACESSAR o CARRINHO com todos os itens.

25 TIPO DE OPERAÇÂO Escolha a Operação que irá utilizar para o produto, lembrando que a operação VENDA é sempre a PADRÃO, o usuário é quem deverá trocar para BONIFICAÇÂO, caso deseje.

26 Para economizar espaço, estas informações ficam OCULTAS. Clicando no TOTAL COM IPI+ST serão apresentados os Totais de forma DETALHADA.

27 CARRINHO COM OS ITENS Botão INCLUIR ( + ) Este botão permite que adicionemos mais itens ao carrinho SEM A NECESSIDADE de navegarmos para localizar ITEM a ITEM espalhados por suas categorias. Clique e se surpreenda! TOTAIS por OPERAÇÃO. Ao clicar sobre TOTAL no Rodapé, os Totais por Operação serão apresentados. Sempre o valor total apresentado no rodapé será o da operação VENDA. Aqui podemos enviar um ORÇAMENTO, AVANÇAR para FINALIZAR o Pedido, bem como ajustar quantidades, descontos, excluir itens, CLICAR em algum item para ver o PRODUTO novamente e muito mais!

28 Ao CLICAR no Botão INCLUIR ( + ) Será apresentada a Tela de INCLUSÃO RÁPIDA no carrinho. Basta efetuar a pesquisa por PARTE do CÓDIGO DO PRODUTO ou por PARTE de sua DESCRIÇÃO, a tela então será montada com os itens e você poderá incluí-los no carrinho. O ( X ) encerra esta tela.

29 Envio de ORÇAMENTO: Clicando na PALAVRA ORÇAMENTO presente no Carrinho, será apresentada esta Tela, onde informaremos o do destinatário e se os descontos inseridos no Pedido serão apresentados, se você estiver ONLINE o será enviado, caso contrário o mesmo será enviado no próximo sincronismo.

30 Exemplo do ORÇAMENTO enviado: O mesmo chega ao em forma de ANEXO, no formato PDF. Nesta tela podemos ver um exemplo. O mesmo contém informações sobre os impostos, ST, MVA, IPI, etc.

31 O botão FINALIZAR tentará efetuar oenvio do PEDIDO para nossa retaguarda, caso NÃO esteja conectado ou SEM acesso à internet no momento, o mesmo poderá ser FINALIZADO no futuro, bastando escolher no menu lateral a tela de PEDIDOS NO TABLET (Símbolo do Carrinho), localizar o Pedido e clicar em CONTINUAR PEDIDO para tentar finalizá-lo. Quando você está no CARRINHO e clica em AVANÇAR você alcançará esta tela (A TELA FINALIZAR PEDIDO). Aqui preencheremos a Forma de Pagamento, o Tipo do Frete (Se CIF o Sistema escolherá a transportadora automaticamente).

32 Quando um pedido possuir algum item de BONIFICAÇÃO, deverá ser INFORMADO o CÓDIGO do PEDIDO ANTERIOR de Referência para a tal Bonificação OU se ESSE mesmo é o Pedido de referência OU escolher OUTRO (Este último permitirá que se digite um motivo para a Bonificação) Sem esta informação o Pedido NÃO poderá ser enviado.

33 Ao clicar em ENVIAR e existindo conexão com a Internet, o Pedido será enviado à retaguarda da ETILUX

34 Ao TENTAR enviar um Pedido para Etilux, estando conectado (On-Line) iremos efetuar algumas consistências e avisá-lo caso necessário. As inconsistências poderão ser de diversas naturezas, por exemplo: Um determinado produto não tem mais estoques, o preço está abaixo do mínimo promocional, etc. Algumas das inconsistências, poderão ser resolvidas diretamente nesta tela, bastando efetuar o ajuste em cada uma delas. Outras só permitirão que o pedido prossiga se determinado produto não estiver mais no carrinho, neste caso, clique na lixeira relacionada ao produto. Ao resolver cada uma das inconsistências basta clicar em FINALIZAR e o seu Pedido TENTERÁ ser enviado novamente, caso persistam inconsistências a Tela aparecerá novamente.

35 MUITO BEM! PEDIDO ENVADO! Quando um PEDIDO é enviado com sucesso este POP-UP será apresentado, você pode anotar o número do PEDIDO TEMPORÁRIO ou aguardar o recebimento do que lhe enviaremos. PEDIDO TEMPORÁRIO??? Clique AQUI e será direcionado para a Tela Inicial de um Novo Pedido Isso mesmo, o pedido entra em nossa retaguarda com um número temporário, pois assim é MAIS RÁPIDO para ambientes ON-LINE, otimizando o seu tempo e o nosso. Um com o número do PEDIDO OFICIAL e seu TEMPORÁRIO será enviado para seu Correio Eletrônico.

36 Exemplo do que chegará em seu Correio Eletrônico assim que o Pedido Temporário for oficializado em nossa retaguarda.

37 CENTRAL DE RELATÓRIOS Acessando essa opção será aberto TODOS os relatórios gerenciais disponíveis. Será possível enviar por ou abrir no próprio equipamento.

38 Opção para baixar os relatórios gerados. Nome dos relatórios disponíveis. Status da última geração do relatório. Opção NOVO abrirá uma tela para definir forma de gerar o relatório (no equipamento ou enviar por ) e o preenchimento das perguntas. Opção VER Visualiza todos os relatórios gerados nos últimos 60 dias.

39 Caso queira enviar por escolher a opção . Definir as perguntas e após a escolha das MARCAS/LINHAS será aberto uma tela para informar o do destinatário e escolher o tipo do arquivo (PDF ou XLS). Após clicar na opção NOVO definir forma de gerar o relatório (TABLET ou enviar por ). Preencher corretamente as perguntas e CONFIRMAR.

40 Clicando aqui envia TODAS as Linhas da Marca para o lado DIREITO (SELECIONADAS). Aqui expande todas as Linhas da Marca. Para excluir TUDO basta clicar na LIXEIRA. Caso deseja excluir somente uma Linha clicar no X. Clicando aqui envia SOMENTE a Linha para o lado DIREITO (SELECIONADAS). Após selecionado as Marcas ou Linhas clicar em CONFIRMAR.

41 Após alguns minutos clicar na Opção BAIXAR RELATÓRIOS. Clicar na Opção VER. Será aberto uma tela com todos os relatórios solicitados. Escolher o mais recente (data e hora) e CONFIRMAR.

42 Esse é o formado do relatório Metas por Representante aberto no equipamento.

43 Caso tenha definido enviar por E- mail apresentará essa tela para informar o tipo do arquivo e o E- mail do destinatário.

44 BOTÃO para TROCAR DE CATÁLOGO, clicando neste botão e CONFIRMANDO você será levado imediatamente para a TELA PRINCIPAL, a de escolha de MARCAS.

45

46 BOTÃO para TROCAR DE CATEGORIA, clicando neste botão e CONFIRMANDO você será levado imediatamente para a primeira Tela de Categorias da MARCA em que você estiver navegando.

47 BOTÃO para efetuar DOWNLOAD de CATÁLOGOS em PDF. Estando na Tela Principal de qualquer MARCA e caso a mesma possua CATÁLOGOS em PDF você será levado até a tela de download ou visualização destes PDF.

48 Caso existam Catálogos em PDF para a MARCA escolhida, os mesmos serão apresentados nesta tela, caso existam versões mais recentes ou nunca foi efetuado o download de algum catálogo, o botão BAIXAR irá ficar mais escuro, caso contrário e, se disponível clique em ABRIR para visualizar o Catálogo em PDF.

49

50

51

52 Eventualmente disponibilizamos melhorias/correções no APlicativo. Para realizar os procedimentos abaixo a opção FONTES DESCONHECIDAS deverá estar MARCADA, Para tal você deve acessar o ÍCONE DE CONFIGURAÇÕES de seu TABLET. (Esta tela pode varias de modelo ou versão do Android) Entre em Configurações -> Segurança -> Fontes desconhecidas

53 Assim que disponibilizarmos uma nova versão, estando você Conectado à INTERNET, a aplicação irá apresentar a mensagem abaixo. Escolha SHOW para iniciar o processo de atualização. Escolha DISMISS para CANCELAR.

54 Escolha UPDATE na próxima tela.

55 Loading... Significa que está fazendo download da atualização para em seguida efetuar a instalação. Aqui temos que AGUARDAR. Vale Lembrar que dependendo da velocidade da internet esse download poderá demorar. Caso queira cancelar basta clicar no símbolo retornar.

56 Ao terminar o DOWNLOAD, a seguinte Tela será apresentada, escolha a opção INSTALADOR DO PACOTE.

57 Finalize escolhendo OK nesta Tela.

58 E FINALMENTE, mas não menos IMPORTANTE, escolha a opção INSTALAR

59 Aplicativo instalado. Neste momento você pode escolher a opção CONCLUÍDO para sair da instalação ou a opção ABRIR para abrir a aplicação.

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características:

O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: INTRODUÇÃO: O Novo Portal Etilux também foi criado para ser um facilitador para nossa Força de Vendas, abrangendo as seguintes características: Ser uma alternativa para substituição dos volumosos e pesados

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

Manual de Usuário - Flight of Icarus

Manual de Usuário - Flight of Icarus Manual de Usuário - Flight of Icarus Desenvolvido por: Elvis Venâncio S. Nogueira Data: 21/02/2013 Versão: 1.7 Sumário Conteúdo Manual sobre Flight of Icarus... 4 Formas de Conexão... 4 Tela de Login...

Leia mais

FUTURA SISTEMAS. Futura Mobile. www.futurasistemas.com.br

FUTURA SISTEMAS. Futura Mobile. www.futurasistemas.com.br FUTURA SISTEMAS Futura Mobile APRESENTAÇÃO O Futura Mobile é o sistema denominado como Força de Vendas onde o usuário executará as vendas a partir de Tablets e Smartphones. Foi desenvolvido para a plataforma

Leia mais

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE

MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE C o n t r o l e E m p r e s a r i a l MANUAL DO USUARIO SISTEMA TOTEM MODULO DE ESTOQUE s i s t e m a s SUMÁRIO INTRODUÇÃO CONCEITOS... 3 ENTRADA DIRETA DE PRODUTOS... 3 INCLUSÃO DE FORNECEDORES E CLIENTES...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO

COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO COMO FAZER SEUS PEDIDOS ONLINE PASSO-A-PASSO Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Primeira etapa: Entrar no site www.thermofisher.com

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

Manual sobre Flight of Icarus

Manual sobre Flight of Icarus Manual sobre Flight of Icarus Definição do Sistema O Flight of Icarus é um sistema voltado para conexão com o banco de dados do ORION por meio da Internet, tendo como objetivo criar e consultar Pedido

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003

MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 Universidade do Contestado UnC Campus Mafra/Rio Negrinho/Papanduva MANUAL PARA UTILIZAÇÃO DO CLIENTE DE E-MAIL: MICROSOFT OUTLOOK 2003 SUMÁRIO ENTENDENDO SUA TELA PRINCIPAL...3 Descrição da divisão da

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo

Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Sistema de Automaçaõ de Vendas Manual Passo a Passo Transmissão Antes de começar a trabalhar, vamos entender o item do menu transmissão, é nele que se faz atualização dos dados do moinho para o seu computador,

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo.

1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 1 Essa é a tela de login do Sistema de Atendimento Online, siga o passo a passo abaixo. 2 - Se esse é o seu primeiro cadastro, clique em Cadastre-se. Em seguida preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Tutorial para envio de comunicados e SMS

Tutorial para envio de comunicados e SMS Tutorial para envio de comunicados e SMS Conteúdo 1. Enviando comunicado para os alunos... 1 2. Verificando a situação do envio dos e-mails para os alunos... 5 3. Enviando comunicado para colaboradores

Leia mais

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO

DOWNLOAD DO APLICATIVO: INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOWNLOAD DO APLICATIVO: O aplicativo deve ser baixado pelo endereço: http://www.estudeadistancia.com/avamobile/ A partir do dia 03/06 será disponibilizado dois links para download: 1 download do aplicativo

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus.

- Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. - Acessar o sistema. Para acessar o sistema digite o endereço eletronico www.simpo.com.br/protocolo e clique em login na barra de menus. Ou digite www.simpo.com.br/protocolo/login.php, para ir diretamente

Leia mais

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4

ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 ÍNDICE 1. SEJA BEM-VINDO... 2 1.1 Seja Bem-Vindo!... 2 SOBRE O SISTEMA... 3 1.2 Sobre o sistema... 3 1.3 Navegação... 3 2. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA... 4 2.1 Efetuar Login Internet... 4 2.1.1 Efetuar

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline):

MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): MANUAL DE OPERAÇÃO EDOutlet (Online e Offline): Sumário 1 - EDOutletOffline (sem internet):... 1 2 EDOutlet (com internet)... 7 2.1 DIGITANDO AS REFERÊNCIAS:... 9 2.2 IMPORTAÇÃO DE PEDIDOS:... 11 3 ENVIANDO

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011

TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 TUTORIAL DO USUÁRIO CRM SOLUTION EM 05/02/2011 Manual de operação revisão 20110205 Pagina 1/18 Login no Sistema Para poder utilizar o sistema. 1 - Receba com o gestor do sistema o endereço na WEB no qual

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line

Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Manual de Utilização do Sistema de Digitação de Pedidos Off-line Você representante já deve conhecer o Off-line, caso contrário, saiba que possuí uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo na Digitação dos

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive

Oficina de Inclusão Tecnológica Windows Live Skydrive 1 Windows Live Skydrive Fonte imagem: blogaomobile.org Ementa: O windows Live Skydrive apresenta a possibilidade da computação em nuvem, que permite ao usuário armazenar arquivos online, de forma a não

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial

Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial Manual Sistema Mó vel Msys Cómercial Maravilha, 2014. 1 Sumário 1. REQUISITOS MÍNIMOS... 3 2. PRINCIPAIS TELAS E FUNCIONALIDADES... 4 2.1.1. Tela de acesso ao sistema.... 4 2.1.2. Tela Principal do Sistema....

Leia mais

Autorização de Intercâmbio pela Web

Autorização de Intercâmbio pela Web Autorização de Intercâmbio pela Web Exclusivamente para Cooperados UNIODONTO DO RIO DE JANEIRO COOPERATIVA ODONTOLÓGICA LTDA. Av. Passos, 120 / 11º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20051-040 Tel.:

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Guia Prático de Acesso

Guia Prático de Acesso Guia Prático de Acesso 1. Como acessar o novo e-volution? O acesso ao novo e-volution é feito através do endereço novo.evolution.com.br. Identifique abaixo as possíveis formas de acesso: 1.1 Se você já

Leia mais

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos)

Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Parte A INICIANDO E CONFIGURANDO (5 passos) Primeiros Passos para o Simulador de Ações do FinanceDesktop. Seja bem-vindo(a) ao Simulador de Ações FinanceDesktop. Seu propósito é oferecer um ambiente completo e fácil de usar que permita o registro

Leia mais

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV

Sistema de de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PDV Sistema de de Eletrônica SETRANSP DOTFLEX MANUAL MÓDULO PDV REGIÃO MANUAL METROPOLITANA MÓDULO PESSOA Revisão JURÍDICA 02 / Setembro SBE de 2008 - DOTFLEX Revisão 00 / Março de 2009 MANUAL MÓDULO EMPRESA

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Manual de Configuração e Utilização TabFisc Versão Mobile 09/2013 Pag. 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TABLET VERSÃO MOBILE

Manual de Configuração e Utilização TabFisc Versão Mobile 09/2013 Pag. 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TABLET VERSÃO MOBILE Pag. 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO TABLET VERSÃO MOBILE Pag. 2 INTRODUÇÃO Esse documento contém as instruções básicas para a utilização do TabFisc Versão Mobile (que permite ao fiscal a realização do seu trabalho

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce

Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Tutorial do Usuário para utilização do Magento e commerce Sumário Introdução...3 Página inicial (Home Page)...3 Criar uma conta ou Entrar (Login)...4 Criar uma Conta...5 Entrar (Login)...6 Minha Conta...7

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Guia do Usuário. Introdução

Guia do Usuário. Introdução Guia do Usuário Introdução Nosso objetivo ao criar o Auditorbook foi valorizar o tempo de profissionais que realizam auditorias, verificações ou inspeções. Com este aplicativo desenvolvido pela VL Corrêa

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário

Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário SERVIÇO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ARQUIVO CENTRAL Sistema Protocolo, Tramitação e Arquivamento de Processos Manual do Usuário Belém Pará Fevereiro 2000 Sumário Introdução... 3 Acesso ao Sistema...

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05

Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Como Excluir Pedidos do Futura Mobile (Lixeira)? MOB05 Sistema: Futura Mobile Menu: Lixeira Referência: MOB05 Como Funciona: Este botão é utilizado para excluir pedidos, lista de impressão e reposições

Leia mais