INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS"

Transcrição

1 INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

2 OPERAÇÕES DO SERVIÇO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS G e r e nciamento de Projetos P a r a d a s d e M a n u t e n ç ã o e O b r a s I n d u s t r i a i s O b r a s d e C o n s t r u ç ã o C i v i l Estudo de viabilidade do empreendimento e obra para minimizar riscos e otimizar investimentos. Coordenação do desenvolvimento de projetos, desde a análise dos desenhos Utilizando padrões internacionais de até a contratação de terceiros. Sistemas integrados de planejamento, controle e gestão de recursos que garantem eficiência e qualidade nos projetos. gestão, contamos com uma equipe de especialistas em gerenciamento de projetos e obras, oferecendo aos nossos clientes estratégia de redução de custos, gestão pró ativa de riscos, gestão administrativa e financeira completa além planejamento para Concorrências e contratações de obras, contratações de terceiros Gerenciamento, fiscalização e auditoria de obras de pequeno e grande porte, de cumprimento de prazos e custos. forma a cumprir o cronograma, or- Nossa abordagem proativa na gestão de projetos corporativos nas áreas de manutenção industrial e construção civil, nos çamento e a qualidade do empreendimento. permite oferecer aos nossos clientes assessoria desde a concepção e desenvolvimento do projeto, gerenciamento da obra até a conclusão e entrega do empreendi- Comissionamentos e encerramentos de contratos, conferindo a execução do escopo contratado. mento. A p l i c a ç õ e s i n o v a d o r a s n a a r e a d a t e c n o l o g i a d a i n f o r m a ç ã o n o s p e r m i t e a m p l i a ç ã o d o c o n t r o l e d e c a d a p r o j e t o e m e l h o r i n t e g r a ç ã o e n t r e a s e q u i p e s.. FIRST M. LASTNAME; CEO COMPANY NAME

3 Equipe de gestão para suporte e consultoria na execução do serviços PLANEJAMEN TO Consistência na estruturação do projeto para detalhamento de todas as atividades e nivelamento dos recursos necessários para execução do projeto. O RÇAMENTA ÇÃO CONTROLE & EXECUÇÃO Definição e projeção de todos os custos e despesas do projeto, plano financeiro de contratos e fluxo de desembolso. Controle de qualidade e indicadores de eficiência para detecção e correção de problemas potenciais durante execução do projeto. CONTROLE GERENCIAL Visão geral dos projetos da sua empresa onde e quando quiser por acesso remoto através de dispositivos mobile. Status do Projeto Controles e Execução SO FTWARE & SERVIDOR Atualizações feitas através de dispositivos portáteis, acesso a documentações, interatividade entre equipes multidisciplinares Gestão de Ativos e Estoque Gestão de Funcionários Fluxo Financeiro Desenvolvimento de software Aplicação do software pode ser modificada para diferentes tipos de projetos, para emissão de relatórios de acordo com a necessidade. SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS MOVEIS Facilidade para atualizações in loco, consultas de documentações e comunicação entre usuários.

4 A FORTE tem como foco realizar o gerenciamento de equipes multidisciplinares para empresas dos mais diversos setores. Por meio de sua estrutura diferenciada e estratégica, a FORTE possui uma equipe de gerenciamento conectada em tempo integral sempre focando na qualidade da execução dos serviços em todas as etapas da carteira de fornecimento do serviço. Durante todo processo de gestão é prioritário o cumprimento de metas definidas junto ao cliente. Para isso, a FORTE executa auditorias internas específicas, treinamentos das equipes e atendimento às normas de segurança, meio ambiente e saúde ocupacional. Planejamento; Gerenciamento de Obras; Gerenciamento de Projetos; Alocação de equipe multidisciplinares; Elaboração de orçamentos e estimativas de custos; Gestão de suprimentos e contratações; Supervisão técnica, fiscalização e acompanhamento de obras; Subcontratação de Empresas para Execução de Serviços; Estudo de viabilidade e avaliação de empreendimentos; Controle de qualidade.

5 Gerenciamento de Projetos Planejamento Elaboração de Cronogramas Detalhamento de serviços baseado em um escopo pré-definido. Elaboração e desenvolvimento de gerenciamento 4D Modelagem 3D Crash Detective Interface Modelo 3D x Cronograma de Execução Apresentação de execução projeto digital. Análises de consistências Verificação de rede lógica Produtividade de Execução Nivelamento de recursos Análises de Caminhos Críticos Análises de Problemas Potenciais Micro detalhamento para prevenção de possíveis atrasos. Histogramas de Recursos e Materiais Distribuição de recursos ao longo do tempo de acordo com a necessidade do projeto.

6 Orçamento Orçamentação do Projeto Estimativa de custos de atividades Ativos organizacionais Agregação de custos a WBS Pagamentos de Contratos Pagamento de Fornecedores Fluxo de Desembolso Controles de Execução Controle de Qualidade e Apontamento Apontamento e Atualizações Via App Relatórios de CQ Controle de execução dos serviços Indicadores de Eficiência Sinalizadores Curvas de Avanço Físico Gráficos e relatórios visuais de avanço físico e financeiro do projeto Andamento dos serviços de empresas contratadas Relatórios Report Periódico Web Site Aplicativo

7 Desenvolvimento de Softwares e Sistemas Controle Gerencial Visualização de Projetos de Forma Global Controle e Execução Acompanhamento a apropriação de cronogramas de Serviços Atualização online do status gestão a vista Consulta de documentos técnicos Visualização de Controles, Curvas e Status Report. Timeline / Fórum para desvios e comentários Visualização do Modelo 3D Conexão via webcam Gestão a vista - Painel de status andamento KPI Gestão de Ativos e Estoque Controle de entrada e saída de materiais Gestão de Pessoas Identificação e posicionamento global de recursos em atividade Controle Financeiro Fluxo Financeiro do Projeto Backup Geral Backup de todo material gerado no planejamento e durante execução Emissão de relatório final

8 Software e Sistema de dados Sistema utilizado para gestão, controle e interação da equipe do projeto. Utilizando um sistema próprio de controle a FORTE integra todos os componentes da equipe do projeto, efetuando todas as atualizações de cronogramas e controles de serviços através de dispositivos móveis, dando agilidade nos serviços de acompanhamento do projeto e uma visão geral para os usuários e gestores. O software pode ser adequado para diferentes tipos de projetos, níveis de complexidade e tamanho, criação de controles específicos, de acordo com a necessidade. O sistema conta com os seguintes recursos, Controle Gerencial Projetos Dados gerais do projeto, como nome, datas de inicio e término, responsáveis, equipamentos e serviços. Controle e Execução Acompanhamento e Apropriação de cronogramas de Serviços Visualização e Apropriação de Cronogramas em Ms Project. Atualizações de status de gestão à vista ou de Controles e checks de Milestones Quadro com equipamentos do Projeto Exibindo seu status em tempo real com sinalizadores. (Andamento, tipo de Impedimentos, etc...)

9 Visualização de Curvas de Avanço Físico As curvas podem ser geradas e inseridas no servidor para visualização em qualquer dispositivo vinculado ao servidor. Fórum para Comentários Espaço para inclusão de dados, acontecimentos, discussões, etc Relatos de Desvios de Segurança Relatório de Desvios de Segurança encontrados diariamente nas frentes de trabalho, com a inserção de dados como Discrição, data, responsável, classificação, status e inserção de fotos através dos dispositivos móveis. Gestão de Pessoas Identificação e Posicionamento de Recursos Esta é uma parte interessante pois há algumas formas de localização e rastreamento que podem ser aplicadas. Configuração de dispositivos de transmissão em cada frente de trabalho localizando cada funcionário portando um identificador próprio que estiver em um raio prédefinido ou área delimitada, os dados de posicionamento são enviados para o servidor, podendo ser visualizado em tempo real ou um registro de log. Conectividade Instalação de câmeras em frentes de trabalhos específicos para melhor monitoramento e controle a distância ou outros tipos de conexões, como sensores, instrumentos e outros dispositivos também podem ser conectados ao servidor. Consultas e Documentações Consulta de banco de Dados de Documentos em Servidor de todo material gerado em preparativos e documentações técnicas (Desenhos, Instruções, etc..) e backup de todo material gerado. Orçamentação e Fluxo de Caixa Os controles orçamentários também podem ser inseridos no servidor para consultas ou desenvolvidos na própria aplicação para controles e emissão de relatórios específicos de Orçamentação do Projeto, Pagamentos de Contratos, Pagamento de Fornecedores, Fluxo de Desembolso e Receita.

10 Gerenciamento 4D BIM 4D Scheduling - Building Information Modeling O modelo 4D é um processo inovador que acrescenta o fator TEMPO ao modelo tridimensional. Podemos, diretamente, conectar cada atividade de um Diagrama de Gantt (gerado em softwares de gerenciamento como Oracle Primavera ou Microsoft Project) ao modelo BIM. Esses modelos animados representam a sequência de construção planejada e o fator tempo. O principal objetivo da Simulação das Fases de Execução é fornecer uma ferramenta que irá ajudar a equipe de gerenciamento a visualizar questões logísticas ou ineficiências, expondo pormenores, tais como trabalhos feitos fora de sequência ou conflitos de planejamento entre as várias disciplinas, além da análise de suposições e estratégias de fases de construção em uma perspectiva macro, de modo a alcançar a otimização do planejamento de execução.

11 A tecnologia 4D permite aproveitar as informações contidas em um modelo BIM e adicionar à mesma informações pertinentes à fase de Construção (equipamentos, setorizações, fases de construção, etc.) gerando animações que permitem uma rápida e fácil compreensão do empreendimento a ser construído. Estudos de Viabilidade Análise Construtibilidade Logística de Canteiro Disposição de máquinas de Elevação Definição de Planos de Ataque Comparativos entre Planejado x Realizado Treinamento de Equipe Detecção de Colisões (Clash Detection) em determinado período de tempo

12 Projetos Industriais Paradas de Manutenção, Obras de Implantação e Montagem. Preparação Definição e formação do grupo. Definição dos Calendários de Reuniões do Grupo. Pesquisa de Novas Metodologias, Técnicas e Materiais. Definição de Objetivos e Metas do Projeto. Definição das Estratégias de Contratação. Definição do Organograma de Gestão e Execução. Identificação de Fatores para Potencial Mudança de Prazo. Auditorias Internas da Fase de Preparação. Planejamento Definição da Sistemática de Acompanhamento e Controle do Projeto. Acompanhamento e Controle das Necessidades de Materiais. Elaboração da EAP Estrutura Analítica do Projeto. Análise de Cronogramas. Definição / Validação de Escopo de Serviços. Identificação de Caminhos Críticos e Subcríticos. Estimativa de Prazos do Projeto. Estimativa de Custos do Projeto. Emissão de Lista de Materiais. Elaboração de Projetos de Infra-Estrutura e Montagem de Canteiros. Seminários de Apresentação do Projeto. Modelagens e Apresentações 3D. Detalhamento Definição de Logística de Transporte. Definição de Logística de Limpeza e remoção de Lixos e Sucatas. Definição de Planos de Descontaminação e Disposição dos Resíduos Gerados. Definição da Logística dos Serviços a Serem Realizados no Período Noturno. Definição de Datas, Prazos e Horários de Execução. Definição do Sistema de Comunicação e Divulgação do Projeto.

13 Elaboração de Layouts do Canteiro de Obra. Análise de Cronogramas e Histogramas de empresas contratadas. Analisar e Validar Proposta dos Contratos Corporativos. Elaboração de Cronograma Consolidado. Identificação dos Caminhos Críticos no Cronograma Consolidado. Elaboração de Procedimentos de Execução dos Serviços. Elaboração do MDP Memorial Descritivo do Projeto. Elaboração dos Memoriais Descritivos para Contratações. Agendamento de Visitas Técnicas. Contratação Elaboração dos memoriais descritivos dos serviços. Análise técnica das propostas enviadas. Subcontratação de Serviços. Preparação Preparação e Montagem Canteiro de Obras, Pipe Shop de Fabricação, Vestiários, Sanitários, Ferramentaria, etc... Mobilização de Empresas Contratadas. Controle de Saída de Materiais. Acompanhamento de Montagem de Andaimes Conforme Cronograma. Controle de Execução de Pré Fabricações e Montagens. Treinamento do Grupo de Executantes e Fiscais que Atuarão na Execução do Projeto. Realização de Seminário com Todas as Áreas envolvidas, Expondo Metas e Objetivos. Execução Controle dos Serviços Executados Controle de Qualidade e Apontamento Controle de execução dos serviços Relatórios Periódicos Pós Desmontagem Geral e Limpeza da Área. Desmobilização das Contratadas. Medição Final dos Serviços. Elaboração do Relatório Final. Análise Auditoria Final dos Serviços Executados

14 Construção Civil Compatibilização de projetos e controle de execução de obras e empreendimentos imobiliários. Projeto arquitetônico É considerada a parte escrita do projeto e é regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras e é dividido em algumas etapas: Levantamento de dados: Levantamento de Dados com o cliente, obtendo todas as informações necessárias para a realização do projeto, buscando conhecer todas as suas necessidades e objetivos. Estudo preliminar: Trata-se do início do processo do projeto, apresentações através de plantas com layout e modelo eletrônico volumétrico, utilizando as informações obtidas no levantamento de dados. Anteprojeto: Nesta fase, as dimensões e características da obra serão definidas. Será desenvolvido o projeto com a elaboração da planta-baixa de cada pavimento, contendo informações de cada ambiente, esboço das soluções estruturais, cálculo das áreas e etc. Também será definida a volumetria, estrutura, planta de cobertura e instalações gerais. Projeto legal: Nesta etapa, a configuração do projeto deve estar de acordo com as normas e parâmetros indicados pelos órgãos competentes, com o objetivo de ser aprovada. Projeto Executivo: Muito mais técnico, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto após a compatibilização com os projetos complementares. Com plenas condições à execução da obra, acompanhado dos detalhamentos de materiais e desenhos técnicos necessários. Projetos complementares Como o próprio nome já diz, são os projetos complementares aos projetos arquitetônicos, os mais comuns são os de elétrica, lógica, TV e telefone, hidráulica e estrutura. Podendo também incluir conforto térmico e acústico, luminotécnica e paisagismo.

15 Compatibilização de projetos A construção de qualquer edificação exige uma série de projetos, que geralmente, são feitos separadamente, o que aumenta as chances de ocorrem problemas durante a obra, levando a alterações de última hora ou até a quebra de estruturas já construídas para adaptação. A compatibilização consiste justamente em sobrepor da melhor forma possível todos os projetos antes do início da construção, com o objetivo de detectar e corrigir falhas relacionadas às interferências e inconsistências físicas entre os vários elementos da obra, visando o perfeito ajuste entre os projetos, tendo como principais objetivos: evitar o retrabalho, minimizar os conflitos existentes, simplificar a execução, otimizar e racionalizar os materiais e o tempo de construção. Gerenciamento e execução de obras Este trabalho visa ter controle de todas as etapas das obras, o que inclui planejamento e gerenciamento, visitas periódicas ao canteiro para assegurar a qualidade, segurança, e se as técnicas e materiais corretos estão sendo empregados, coordenação de equipes terceirizadas, assegurar a fidelidade quanto ao projeto e ajusta-lo a possíveis imprevistos, fiscalizar obras e serviços quanto ao andamento físico, financeiro e legal, conferir medições, avaliar serviços executados, pesquisa e compra de materiais, bem como o gerenciamento de prazo de entrega; Escolha e/ou indicação de fornecedores; Quantitativo de materiais e orçamentação de obra Consiste na preparação do cronograma físico e financeiro, quantificação de materiais e acabamentos necessários para a obra, discriminando suas características;

16 A aplicação de conhecimentos, habilidades, técnicas para a execução de projetos de forma eficaz, permite conciliar os resultados dos projetos com os objetivos do negócio, levando à melhoria dos resultados operacionais e financeiros, com diminuição de custos fixos e/ou variáveis, eliminação de perdas, e otimização dos recursos. As inovações na área de gerenciamento de projetos nos permitem não só controle e gestão total do projeto e da equipe envolvida, como também identificação de desvios e oportunidades de melhorias em todas as fases e áreas do projeto, sejam elas, planejamento, execução, fiscalização, controles de execução e qualidade, gerenciamento de riscos e desvios de segurança. Rua Washington Luíz nº. 173 Sala 37, Encruzilhada Cel: (13)

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS.

Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Esse é o nosso negócio. A INFORMAÇÃO DE QUE VOCÊ PRECISA. NEM MAIS, NEM MENOS. Novas demandas de mercado exigem que modelos técnicos consagrados sejam incorporadas a novas tecnologias, novos conhecimentos

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Palestra: As mudanças no processo de projeto de sistemas prediais proporcionadas pelo BIM. Humberto Farina Engenheiro Civil,

Leia mais

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA www.trconstrucao.eng.br Somos uma empresa de consultoria que atua no segmento de orçamento e planejamento para a construção civil. Atuamos no mercado de incorporação, arquitetura,

Leia mais

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS

Planejamento integrado em 4D. Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS Planejamento integrado em 4D Metodologia BIM de planejamento e controle de obras, com integração através do REVIT, PRIMAVERA e NAVISWORKS A GDP Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos nasceu da convicção

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação

Apresentação. MIssão. Diferenciais. Áreas de Atuação 01 Apresentação Somos uma consultoria de gestão integrada de riscos, especializada na elaboração, implantação e manutenção de projetos integrados de segurança patrimonial. Através do mapeamento dos riscos,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Implantação do BIM: caminhos e desafios. Sergio Leusin, Arquiteto, D.Sc. Universidade Federal Fluminense

Implantação do BIM: caminhos e desafios. Sergio Leusin, Arquiteto, D.Sc. Universidade Federal Fluminense Implantação do BIM: caminhos e desafios Sergio Leusin, Arquiteto, D.Sc. Universidade Federal Fluminense BIM: uma inovação tecnológica radical! É o processo de produzir e gerenciar os dados da construção

Leia mais

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Seminário Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Objetivo Verificar os entendimentos entre contratantes e contratados na Administração Pública sobre questões que envolvem projeto básico e

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

3ª Reunião. Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção. 14 de Setembro de 2016 Tetrapak Monte Mor SP

3ª Reunião. Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção. 14 de Setembro de 2016 Tetrapak Monte Mor SP 3ª Reunião Grupo de Benchmarking Melhores Práticas na Manutenção 14 de Setembro de Tetrapak Monte Mor SP Empresa: LWART Lubrificantes Palestrante: Juliano André dos Santos Título: Planejamento e Programação

Leia mais

SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS. 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS. Organograma

SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS. 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS. Organograma SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS 2º SEMINÁRIO BIM SINDUSCON / SP 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS Organograma Visão SEDE Geral do Projeto DE SANTOS Perspectiva principal Visão Geral do Projeto 2011 2007

Leia mais

Projeto e Planejamento da Indústria Química

Projeto e Planejamento da Indústria Química Indústria Química Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 16 de maio de 2017. Sumário Sumário Projeto Um projeto é definido

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM.

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Sistemas de integração de projetos: como o BIM podem auxiliar a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade do setor CONSTRUMETAL Apres.: Sergio

Leia mais

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE SUMÁRIO OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 DEFINIÇÕES... 2 RESPONSABILIDADES... 3 Elaboração e Alteração... 3 Revisão e Aprovação... 3 Distribuição... 4 Acesso... 4 Uso... 4 Armazenamento e Disponibilização...

Leia mais

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção

Tecnologia BIM: Do Projeto à Construção Joyce Delatorre Método Engenharia CR4740-V O uso da tecnologia BIM tem avançado no mercado brasileiro. Construtoras buscam utilizá-la nas etapas de préconstrução e construção para aprimorar o processo

Leia mais

Gestão de Projetos. ENVIRONMENT & SUSTAINABILITY Marine Energy Business Assurance Transport & Infrastructures IFIs, Banks and Investors INNOVATION

Gestão de Projetos. ENVIRONMENT & SUSTAINABILITY Marine Energy Business Assurance Transport & Infrastructures IFIs, Banks and Investors INNOVATION Gestão de Projetos ENVIRONMENT & SUSTAINABILITY Marine Energy Business Assurance Transport & Infrastructures IFIs, Banks and Investors INNOVATION PERFIL DA EMPRESA RINA SERVICES S.p.A. é a empresa do RINA

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h)

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h) GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE I - Planejamento, programação e controle 1.13. Planejando o projeto O planejamento precede as outras funções clássicas de gerência, como organização, alocação

Leia mais

KEEPCAD TECNOLOGIA JEAN CARLOS PACHER

KEEPCAD TECNOLOGIA JEAN CARLOS PACHER KEEPCAD TECNOLOGIA JEAN CARLOS PACHER A KEEPCAD TEM COMO OBJETIVO AJUDAR AS EMPRESA E PESSOAS À DESENVOLVEREM- SE TECNOLOGICAMENTE NOS MAIS SOFISTICADOS SOFTWARES E METODOLOGIAS DE PROJETO BIM não é um

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

Planejamento dos Custos

Planejamento dos Custos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento dos Custos Régis Kovacs Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Limites do 1

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Aumento da eficiência e produtividade através da transformação digital na construção GABRIEL BORGES Founder Engenheiro Civil UFG MBA Gestão e Tecnologias Ambientais

Leia mais

CLAUDIO MORAIS. Diretor de Produtos

CLAUDIO MORAIS. Diretor de Produtos CLAUDIO MORAIS Diretor de Produtos Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Goiás. Pós Graduado em Gestão de Projetos pelo IPOG Experiência de mais de 15 anos de inovações tecnológicas

Leia mais

Santa Clara Empreendimentos

Santa Clara Empreendimentos Santa Clara Empreendimentos Uma empresa com processo de projeto BIM Link para vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mldmnkbhg1e Um empresa nova, com processos novos. A empreendimentos Santa Clara é um

Leia mais

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção Escopo Técnico Página 1 de 7 1. ETAPAS E ATIVIDADES PROPOSTAS Estabelecemos como período de 2 semanas, o prazo para execução de nossos trabalhos

Leia mais

Os temas abordados podem ser relacionados aos itens abaixo:

Os temas abordados podem ser relacionados aos itens abaixo: Nome da solução: Clinica Tecnológica Agronegócios relacionado a agronegócios, com a finalidade de fornecer soluções sob medida, em curto espaço de tempo. Os temas abordados podem ser relacionados aos itens

Leia mais

As Fases de um Projeto

As Fases de um Projeto Mesa Redonda Fatores Críticos de Engenharia e Projeto na Indústria Siderúrgica 1 Fases de um Projeto 2 Fases de um Projeto 3 Identificação do negócio Fase Conceitual Determinação dos investidores Pré-dimensionamento

Leia mais

A força para transformar riscos em resultados

A força para transformar riscos em resultados A força para transformar riscos em resultados A empresa A Motrice é uma empresa de consultoria em engenharia voltada para a gestão de empreendimentos e tem como missão alavancar resultados desejados por

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Projetos de Automação Industrial 2016-2 1 Aula 05 Gestão de projetos Parte 04 2 Gerenciamento de Projetos de Automação Industrial Estrutura de projeto Modalidades de contratação 3 4 Planejamento Estratégico

Leia mais

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK

Visão geral do PMBOK. Objetivo do PMBOK Visão geral do PMBOK PMI - Project Management Institute William Lopes de Oliveira Objetivo do PMBOK Identificar e descrever o conhecimento e as práticas aplicáveis na maioria das vezes na maioria dos projetos

Leia mais

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc Portfolio de Atividades Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc A JCB MANAGEMENT. é uma empresa voltada para o segmento de Gerenciamento de Projetos, Planejamento, Controle de Projetos e Produção para

Leia mais

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM

O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM O uso do BIM em projetos de estações ferroviárias Experiência na prática - CPTM Daniela Doval Santos Luiza Orsini Cavalcanti 23ª Semana de Tecnologia Metroferroviária SOBRE AS AUTORAS Daniela Doval Santos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Prêmio EDLP. Sistema de Gerenciamento e Controle de Energia

Prêmio EDLP. Sistema de Gerenciamento e Controle de Energia Prêmio EDLP Título Sistema de Gerenciamento e Controle de Energia Antonio Carlos Cardoso 11 8266-3710 11 7520-6994 carlos.kardoso@gmail.com Sumário 1. RESUMO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. CONCEPÇÃO... 4 4.

Leia mais

MATRIZ DE MACRO-ATIVIDADES DE ACE (PMO rev3)

MATRIZ DE MACRO-ATIVIDADES DE ACE (PMO rev3) PROCEDIMENTOS DE ATIVIDADES DE ANÁLISE CRÍTICA DE ESCOPO 1 REUNIÃO DE KICK-OFF- Análise dos Requerimentos do Empreendimento pelo CLIENTE Requisito Termos de Confidencialidade Requisito Recebimento de Documentação

Leia mais

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria o Referência para acompanhamento; Benefícios: o Conhecimento pleno da obra; o Detecção de situações desfavoráveis; o Agilidade de

Leia mais

Senai é tecnologia e inovação

Senai é tecnologia e inovação Senai é tecnologia e inovação INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL Missão: Promover soluções tecnológicas sustentáveis. Desenvolvimento e avaliação da eficiência técnica e econômica de novos

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1

PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 PUC GOIÁS DEPARTAMENTO E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO 1 Conceitos e Definições Cronograma das obras Documento em que se registram,

Leia mais

SEGMENTO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE

SEGMENTO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE SEGMENTO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE CONTROLE INTEGRADO_ O Open Manager é um sistema de gestão empresarial capaz de otimizar processos e atividades de empresas prestadoras de serviços

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação)

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação) Apresentação da Disciplina Componente Curricular: Planejamento e Controle de Projetos Carga horária: 80 horas Competências: Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Identificar

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS SERVIÇOS Nossos serviços são compostos de módulos flexíveis que podem ser combinados atendendo às necessidades específicas de cada cliente/empreendimento que permitem

Leia mais

COMUNIX WFM WORKFORCE MANAGEMENT

COMUNIX WFM WORKFORCE MANAGEMENT COMUNIX WFM WORKFORCE MANAGEMENT A Comunix tem o compromisso de desenvolver práticas e produtos que ajudam a proteger o ambiente. O módulo de gerenciamento de força de trabalho totalmente integrada a plataforma

Leia mais

Edital do Programa Trainee 2018 Fase 1 Summer Internship. Edital do Programa Versão 1.0 Novembro/2017

Edital do Programa Trainee 2018 Fase 1 Summer Internship. Edital do Programa Versão 1.0 Novembro/2017 Edital do Programa Trainee 2018 Fase 1 Summer Internship Edital do Programa Versão 1.0 Novembro/2017 A EMPRESA N O S S A H I S T Ó R I A, Q U E M S O M O S E O N D E V A M O S C H E G A R. ecmtk PMProject

Leia mais

Otimização de Canteiros de Obras utilizando da tecnologia da informação: SaaS e Mobilidade. Ana Cecilia Tobias Ribeiro de Souza Engenheira Civil

Otimização de Canteiros de Obras utilizando da tecnologia da informação: SaaS e Mobilidade. Ana Cecilia Tobias Ribeiro de Souza Engenheira Civil Otimização de Canteiros de Obras utilizando da tecnologia da informação: SaaS e Mobilidade Ana Cecilia Tobias Ribeiro de Souza Engenheira Civil AGENDA 1. Apresentação Speaker Ana Cecilia T R de Souza Engenheira

Leia mais

SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE

SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE SEGMENTO FÁBRICA DE ALIMENTOS_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO_ O Open Manager é um sistema de gestão empresarial capaz de otimizar processos produtivos e de transformação de insumos em

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade II Concepção do Sistema. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1. Histórico e atividades da organização 2. Organograma 3. Contexto e escopo do sistema 4. Análise de viabilidade 5. Premissas

Leia mais

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI).

O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). PDI Plano Diretor de Informática O planejamento estratégico da organização em termos de automação é o que chamamos de Plano Diretor de Informática(PDI). O PDI proporciona à empresa ordens sobre o futuro

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Tecnologia BIM: Do projeto à construção

Tecnologia BIM: Do projeto à construção Tecnologia BIM: Do projeto à construção Joyce Delatorre, PMP Coordenadora Núcleo BIM AUBR-2012 Joyce Delatorre Formada em arquitetura e engenharia civil pela USP (2008). Trabalha com tecnologia BIM desde

Leia mais

GESTÃO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

GESTÃO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE GESTÃO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE Energy and Sustainability Services (ESS) 19 de Novembro de 2014 Renata Menezes Lourenço O Elo entre Energia & Sustentabilidade Vendas, Lucro e ROI Impostos Pagos Fluxos

Leia mais

SEGMENTO DE METAL MECÂNICA_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE

SEGMENTO DE METAL MECÂNICA_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE SEGMENTO DE METAL MECÂNICA_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE IMPLEMENTANDO A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS_ Organizar processos e atividades de forma planejada é essencial para obter bons resultados empresariais.

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 12 Tema: Estudo de viabilidade

Leia mais

A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA

A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA A AXIS SOLUÇÕES DE ENGENHARIA é uma empresa que tem por objetivo propor e desenvolver soluções de engenharia para sistemas industriais, atendendo de forma personalizada ao perfil de seus clientes, buscando

Leia mais

Os serviços relacionados com a Engenharia Civil podem ser resumidos no seguinte: Os serviços acima relacionados são discriminados da seguinte forma:

Os serviços relacionados com a Engenharia Civil podem ser resumidos no seguinte: Os serviços acima relacionados são discriminados da seguinte forma: Os serviços relacionados com a Engenharia Civil podem ser resumidos no seguinte: 1 - Estudos de um modo geral ou viabilidade - Projetos básicos e executivos de qualquer natureza; 2 - Gestão de empreendimentos,

Leia mais

Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol

Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol Customização e Implantação da Solução Project Explorer para CNI Versão em Espanhol Brasília 06/11/2008 CDIS Empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e consultoria em gerência de projetos SUMÁRIO

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais 25.07.2011 PARTE 1 PMBOK 1. Grupo de Processos de Inicialização 2. Grupos de processos de planejamento 2 Grupo de

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional A PLAORC é uma empresa que presta serviços de planejamento, custos e gestão de projetos com foco na garantia e otimização de seus resultados. Utilizamos, para isso, uma metodologia

Leia mais

Manutenção de Computadores Mão-de-Obra terceirizada CFTV Redes Estruturais Redes Wi-Fi.

Manutenção de Computadores Mão-de-Obra terceirizada CFTV Redes Estruturais Redes Wi-Fi. Manutenção de Computadores Mão-de-Obra terceirizada CFTV Redes Estruturais Redes Wi-Fi. MARCAS DE COMPUTADORES E NOTEBOOKS QUE TRABALHAMOS HP DELL CCE STI (SEMP TOSHIBA) POSITIVO SAMSUNG LENOVO INTELBRAS

Leia mais

CATÁLOGO MINI SUPERVISÓRIO WIFI

CATÁLOGO MINI SUPERVISÓRIO WIFI CATÁLOGO MINI SUPERVISÓRIO WIFI SAÍDA ENTRADA Liga Desliga R www.redeindustrial.com.br Possui recursos para captação, armazenamento e análise de informações sobre o processo de produção e consumo (água

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CÁLCULO I Estudo e aplicação de limites. Estudo e aplicação de derivadas. Estudo de soluções de problemas com utilização de derivadas.

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

BIM - Building Information Modeling Os benefícios do planejamento através da Plataforma BIM

BIM - Building Information Modeling Os benefícios do planejamento através da Plataforma BIM BIM - Building Information Modeling Os benefícios do planejamento através da Plataforma BIM A crescente complexidade e a maior quantidade de sistemas envolvidos na construção civil atualmente exige s mais

Leia mais

Qualidade. Gestão da. Qualidade. Qualidade Gestão da Qualidade SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com.br/solucoes/qualidade GESTÃO DE DOCUMENTOS AÇÕES PREVENTIVAS

Qualidade. Gestão da. Qualidade. Qualidade Gestão da Qualidade SOLUÇÕES WK. Veja + wk.com.br/solucoes/qualidade GESTÃO DE DOCUMENTOS AÇÕES PREVENTIVAS SOLUÇÕES WK Gestão da As Soluções WK para Gestão da integram processos e rotinas para Controle da, Gestão de Não Conformidades, Ações Preventivas, Ações Corretivas, Autocontroles, Laudos e Gestão de Documentos,

Leia mais

SEGMENTO DE CERVEJARIA ARTESANAL_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE

SEGMENTO DE CERVEJARIA ARTESANAL_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE SEGMENTO DE CERVEJARIA ARTESANAL_ APRESENTAÇÃO DE SOFTWARE DESEMPENHO E QUALIDADE_ O Open Manager é um sistema de gestão empresarial dinâmico e intuitivo, aplicado a gerenciar e operacionalizar processos

Leia mais

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE

SOLUÇÕES TÉCNICAS, CUSTO E QUALIDADE VISÃO GLOBAL CONSULTORIA EM GESTÃO INDUSTRIAL; ADEQUAÇÕES AS NORMAS REGULAMENTADORAS; CONSULTORIA INDUSTRIAL RELAÇÃO SINDICAL E COM O M.T.E. GESTÃO DE PESSOAS EFICIÊNCIA PRODUTIVIDADE ORGANIZAÇÃO PRODUÇÃO

Leia mais

BIM no desenvolvimento de projetos. SISTEMAS PREDIAIS 360 o

BIM no desenvolvimento de projetos. SISTEMAS PREDIAIS 360 o BIM no desenvolvimento de projetos SISTEMAS PREDIAIS 360 o Engenharia de Sistemas Prediais A INPrediais visa ser um dos principais agentes de melhoria e de uso eficiente da informação de Sistemas Prediais,

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

CONSULTORIA EM SUSTENTABILIDADE PARA A ÁREA HOTELEIRA

CONSULTORIA EM SUSTENTABILIDADE PARA A ÁREA HOTELEIRA CONSULTORIA EM SUSTENTABILIDADE PARA A ÁREA HOTELEIRA SUSTENTABILIDADE E TURISMO MODELOS DE CERTIFICAÇÕES BENEFÍCIOS Aliah Hotel Vencedor do Concurso para Hotel Sustentável GBC Brasil SUSTENTABILIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA

REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA REGULAMENTO DA AUDITORIA INTERNA CORPORATIVA 15/05/2018 1. Definição da atividade de auditoria A Auditoria Interna da TOTVS é uma atividade independente e objetiva que presta serviços de avaliação e de

Leia mais

COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA Aplicação dos recursos arrecadados e sustentabilidade financeira da entidade delegatária CBH- PARANAIBA

COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA Aplicação dos recursos arrecadados e sustentabilidade financeira da entidade delegatária CBH- PARANAIBA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA Aplicação dos recursos arrecadados e sustentabilidade financeira da entidade delegatária CBH- PARANAIBA 31/07/2014 - Brasília DF SERGIO RAZERA Diretor-Presidente Fundação Agência

Leia mais

O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção.

O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção. O CMMS nova geração e primeira rede social da manutenção POR QUE MOBILITY WORK? ATENDER AS NECESSIDADES DO MERCADO A CONSTATAÇÃO DOS CLÁSSICOS SOFTWARES CMMS: Eles são caros e difíceis de configurar em

Leia mais

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira

Gerenciamento do Tempo. Igor Muzetti Pereira Gerenciamento do Tempo Igor Muzetti Pereira igormuzetti@decsi.ufop.br Introdução Inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. O modelo do cronograma é uma representação

Leia mais

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação;

O proponente deve especificar a política de encerramento de contrato de manutenção e transferência da aplicação; TÍTULO: TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DATA: 13/06/2017 O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável - GTPS, localizado em São Paulo, através do

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0

Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 Soluções de Monitoramento Indústria 4.0 O Mini Supervisório Wi-Fi é uma interface capaz de tratar os dados vindos do sensoriamento e gravar as informações diretamente em banco de dados via Wi-Fi. É o que

Leia mais

TECNOLOGIAS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURAS. André Barrozo / Especialista Técnico

TECNOLOGIAS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURAS. André Barrozo / Especialista Técnico TECNOLOGIAS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURAS André Barrozo / Especialista Técnico AGENDA Institucional Frazillio Ferroni Uso de tecnologias: Estudo de interferências Coordenação BIM Colaboração entre equipes

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões

Leia mais

ANEXO I REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES - RDC

ANEXO I REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES - RDC ANEXO I REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES - RDC O Regime Diferenciado de Contratações - RDC, instituído pela Lei nº 12.462/2011, tem por objetivos: Ampliar a eficiência nas contratações públicas e a

Leia mais

Catedral Santa Maria del Fiore Florença - Itália

Catedral Santa Maria del Fiore Florença - Itália Catedral Santa Maria del Fiore Florença - Itália Filippo Brunelleschi 1377 1446 Documentação Otimização Eras Conexão Colaboração Geometria precisa e detalhada, porém ainda dependia de decisões por

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil Viviane Olive Leonardo Souza SYNAPSIS BRASIL LTDA SYNAPSIS BRASIL LTDA volive@synapsis-it.com

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

Este Plano de Aprendizagem contem as indicações necessárias para o desenvolvimento do curso.

Este Plano de Aprendizagem contem as indicações necessárias para o desenvolvimento do curso. Este Plano de Aprendizagem contem as indicações necessárias para o desenvolvimento do curso. Trata-se de um roteiro sugerido com o intuito não só oferecer uma orientação para as Unidades, mas principalmente

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS BIM DE ELEMENTOS PADRONIZADOS DE ARQUITETURA DO METRÔ-SP

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS BIM DE ELEMENTOS PADRONIZADOS DE ARQUITETURA DO METRÔ-SP PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS BIM DE ELEMENTOS PADRONIZADOS DE ARQUITETURA DO METRÔ-SP ANTONIO IVO DE BARROS MAINARDI NETO BENEDITO TADEU DE SOUZA JOÃO CARLOS SANTOS TAQUEDA MICHELLE NAKAZATO

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de de forma a garantir a uniformidade e eficiência dos procedimentos, ferramentas e técnicas utilizadas,

Leia mais

I FÓRUM REGIONAL DE CIDADES DIGITAIS DA FOZ DO RIO ITAJAÍ. Itajaí/SC Março/2015 BNDES PMAT

I FÓRUM REGIONAL DE CIDADES DIGITAIS DA FOZ DO RIO ITAJAÍ. Itajaí/SC Março/2015 BNDES PMAT I FÓRUM REGIONAL DE CIDADES DIGITAIS DA FOZ DO RIO ITAJAÍ Itajaí/SC Março/2015 BNDES PMAT O que é o PMAT? É uma modalidade de financiamento do BNDES que apoia projetos voltados à: Modernização da Administração

Leia mais