Projeto e Planejamento da Indústria Química

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto e Planejamento da Indústria Química"

Transcrição

1 Indústria Química Prof. Marcus V. Americano da Costa F o Departamento de Engenharia Química Universidade Federal da Bahia Salvador-BA, 16 de maio de 2017.

2 Sumário

3 Sumário

4 Projeto Um projeto é definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado exclusivo. Em relação às operações rotineiras de uma organização, o projeto é diferenciado pelo seu tempo de execução e exclusividade: Alcance; equipe; duração.

5 Exemplos de projetos Construção de um prédio; instalação de uma rede de comunicação em uma empresa; campanha de um candidato a cargo político; implantação de uma indústria de extração em uma cidade; atendimento a uma cláusula contratual.

6 Ciclo de vida Os projetos podem ser divididos em fases para um melhor controle gerencial - objetivos intermediários. O conjunto de fases define seu ciclo de vida: Que parte do trabalho técnico deve ser realizada em cada fase; quando e quais os produtos a serem entregues em cada fase; como cada produto será revisado, verificado e aceito; quais os recursos envolvidos Segundo o Project Management Institute, não existe uma única melhor maneira de definir o ciclo de vida de um projeto.

7 Soluções em Engenharia Em teoria, para fazer toda a análise, projeto e especificação de um empreendimento, é o engenheiro juntamente com outros operadores e/ou gerentes do processo que têm que auxiliar a definir os sistemas a desenvolver, seus escopo funcional, os fluxos de dados, etc. Mas como saber se isso está correto, completo e globalmente consistente? Por exemplo, como saber se a forma como o sistema foi implementado é viável? Qual a maneira de se obter melhor rentabilidade?

8 Sumário

9 (Instrumentation, Systems, and Automation Society) O modelo ISA foi desenvolvido nos EUA e tem servido para as empresas como um padrão de referência para a organização das atividades de manufatura e automação, incluindo aspectos de integração, terminologias e modelos de processos. Não é um padrão totalmente pronto, mas em constante evolução. (

10 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

11 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

12 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

13 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

14 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

15 Motivações gerais - ISA Necessidade de acompanhar as atividades nas áreas-chave da empresa; Necessidade de se conhecer detalhadamente a efetiva capacidade produtiva; Necessidade de redução do tempo de ciclo e identificação das áreas-problemas e as mais rentáveis para a empresa; Necessidade de uma maior otimização da Cadeia de Suprimentos e sincronização com a produção, dando maior agilidade e capacidade de resposta; Necessidade de melhor gestão do patrimônio (parque fabril) e seu efetivo uso; Necessidade de melhor efetividade do plano de produção em relação ao executado.

16 Foco do ISA Atacar problemas essenciais: dificuldade de saber, medir e comparar a efetividade das operações de manufatura, e também de posteriormente comparar com outras plantas para identificação de melhores práticas; complexidade de integração dos sistemas de negócios e logística externa com os sistemas de manufatura; complexidade de integração dos sistemas de manufatura entre si (sistemas com definições de escopo diferentes, terminologias diferentes, modelos de dados diferentes, modelos de processos diferentes); custos de integração consomem entre 50% e 80% do valor total do projeto, e tempo de implantação muito maior do que o previsto.

17 Foco do ISA Atacar problemas essenciais: dificuldade de saber, medir e comparar a efetividade das operações de manufatura, e também de posteriormente comparar com outras plantas para identificação de melhores práticas; complexidade de integração dos sistemas de negócios e logística externa com os sistemas de manufatura; complexidade de integração dos sistemas de manufatura entre si (sistemas com definições de escopo diferentes, terminologias diferentes, modelos de dados diferentes, modelos de processos diferentes); custos de integração consomem entre 50% e 80% do valor total do projeto, e tempo de implantação muito maior do que o previsto.

18 Foco do ISA Atacar problemas essenciais: dificuldade de saber, medir e comparar a efetividade das operações de manufatura, e também de posteriormente comparar com outras plantas para identificação de melhores práticas; complexidade de integração dos sistemas de negócios e logística externa com os sistemas de manufatura; complexidade de integração dos sistemas de manufatura entre si (sistemas com definições de escopo diferentes, terminologias diferentes, modelos de dados diferentes, modelos de processos diferentes); custos de integração consomem entre 50% e 80% do valor total do projeto, e tempo de implantação muito maior do que o previsto.

19 Foco do ISA Atacar problemas essenciais: dificuldade de saber, medir e comparar a efetividade das operações de manufatura, e também de posteriormente comparar com outras plantas para identificação de melhores práticas; complexidade de integração dos sistemas de negócios e logística externa com os sistemas de manufatura; complexidade de integração dos sistemas de manufatura entre si (sistemas com definições de escopo diferentes, terminologias diferentes, modelos de dados diferentes, modelos de processos diferentes); custos de integração consomem entre 50% e 80% do valor total do projeto, e tempo de implantação muito maior do que o previsto.

20 Modelo do ciclo de vida ISA para projetos de automação Viabilidade Definição do Projeto Projeto Detalhado dosistema Suporte eoperação Implantação Desenvolvimento do Software

21 Viabilidade -> Etapa inicial de um projeto de engenharia. Fatores importantes: recursos humanos, físicos e financeiros para implementação. Problema a ser resolvido Segurança, produtividade, qualidade, confiabilidade de equipamentos, manutenção, operabilidade e maturidade tecnológica. Basicamente, deve-se obter informações suficientes para analisar o custo-benefício do projeto.

22 Viabilidade -> Etapa inicial de um projeto de engenharia. Fatores importantes: recursos humanos, físicos e financeiros para implementação. Problema a ser resolvido Segurança, produtividade, qualidade, confiabilidade de equipamentos, manutenção, operabilidade e maturidade tecnológica. Basicamente, deve-se obter informações suficientes para analisar o custo-benefício do projeto.

23 Definição do Projeto Elaboração de um plano estratégico que identifica os principais requisitos do projeto. Estratégias operacionais envolvimento dos indivíduos chave do cliente, planejamento de acordo com as paradas da planta e disponibilidade de equipamentos, plano para análise e escolha das soluções técnicas mais adequadas ao ambiente do cliente e aos objetivos do projeto, alterações de metas, entre outras. O escopo do projeto é definido detalhadamente servindo como base de referência para execuções futuras. Nova estimativa do custo do projeto => formas de minimização.

24 Definição do Projeto Elaboração de um plano estratégico que identifica os principais requisitos do projeto. Estratégias operacionais envolvimento dos indivíduos chave do cliente, planejamento de acordo com as paradas da planta e disponibilidade de equipamentos, plano para análise e escolha das soluções técnicas mais adequadas ao ambiente do cliente e aos objetivos do projeto, alterações de metas, entre outras. O escopo do projeto é definido detalhadamente servindo como base de referência para execuções futuras. Nova estimativa do custo do projeto => formas de minimização.

25 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

26 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

27 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

28 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

29 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

30 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

31 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

32 Projeto detalhado do sistema risco. Estabelecimento de diretrizes. Especificação de equipamentos e instrumentos. Decomposição funcional da solução. Definição da estratégia de comunicação. Desenvolvimento do Descritivo Funcional. Desenvolvimento do Roteiro de Testes. Aquisições.

33 Desenvolvimento de Software Desenvolvimento dos sistemas de interface homem-máquina; desenvolvimento da base de dados e relatórios; desenvolvimento da lógica de controle; implementação do plano de leitura/escrita de dados; implementação do plano de segurança operacional; revisão de conformidade com o escopo; desenvolvimento e implementação do Plano de Testes Funcionais de Aceitação; organização da documentação e preparação para start-up.

34 Implantação Verificação do status dos dispositivos de campo; inspeção dos equipamentos instalados; instalação de hardware e software; realização de testes preliminares no sistema para identificação e correção de problemas; treinamentos para usuários que ficarão responsáveis pela operação e manutenção do sistema depois de entregue. O start-up vem logo em seguida => documentos são entregues ao cliente como formalização da conclusão e aceite do projeto.

35 Suporte e operação assistida Monitoração contínua do desempenho do sistema; suporte à operação, configuração e manutenção do sistema; treinamento de novas equipes de usuários; inspeções periódicas e testes de revalidação do sistema; atualização da documentação, incluindo lições aprendidas; elaboração de uma lista de sobressalentes recomendados; elaboração de um plano de gerenciamento do sistema; elaboração de um plano de gerenciamento de mudanças no sistema.

36 Sumário

37 Os custos de um projeto Instrumentação Sistemas de Controle: Hardware e Software Software de Aplicação e Engenharia Instalação e Comissionamento Treinamento Custos operacionais: manutenção, reformas e UpGrades

38 Os benefícios de um projeto Aumento de Capacidade da Planta Aumento no Rendimento Operacional Redução de Rejeitos Indesejados e do Custo Operacional Menos Mão de Obra Disponibilidade Maior Qualidade no Produto Final Segurança e saúde Operacional

39 Ilustração da influência do controle e automação

40 Ilustração da influência do controle e automação

41 Ilustração da influência do controle e automação

42 Ementa da Disciplina Familiarizar o estudante de engenharia química com métodos empregados em engenharia de processos. Sedimentar os conhecimentos de dimensionamento de equipamentos empregados pela indústrica química. Aspectos fundamentais para um projeto: conceitos de um empreendimento, custos, mercado, graus de liberdade, otimização, etc.

43 As avaliações - 3 PROVAS ESCRITAS: 1 a PROVA: 20 de junho....

44 Bibliografia sugerida Kern, R., Produção de Transmissao de Calor, 1980; Edgard, T. F.; Himmelblau, D. M., Optimization of Chemical Process, 2 nd ed., 2001; Ludwig, E., Applied Process Design for Chemical and Petrochemical Plants, vols I, II e III; Notas das aulas.

GERENCIAMENTO E VALIDAÇÃO DE PROJETO

GERENCIAMENTO E VALIDAÇÃO DE PROJETO GERENCIAMENTO E VALIDAÇÃO DE PROJETO O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE O GERENCIAMENTO E A VALIDAÇÃO DE PROJETOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática e Computação Bacharelado em Ciência da Computação Engenharia de Software II Aula 04 (rogerio@fct.unesp.br) 2 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Gerência e Planejamento de Projeto Engenharia de Software Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2016 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto Aspectos Gerais Parte 2: Plano de

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

COMISSIONAMENTO O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE COMISSIONAMENTO E SUAS APLICAÇÕES ABRIL/2018

COMISSIONAMENTO O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE COMISSIONAMENTO E SUAS APLICAÇÕES ABRIL/2018 O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE E SUAS APLICAÇÕES ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função - INDUSTRIAL, SGS RESUMO Este documento descreve de forma resumida o conteúdo e destaca os mais

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015

Gerência e Planejamento de Projeto. Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015 Gerência e Planejamento de Projeto Engenharia de Software I Profa. Elisa Yumi Nakagawa 1 o semestre de 2015 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto - aspectos gerais Parte 2: Plano

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Projetos de Automação Industrial. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Projetos de Automação Industrial 2016-2 1 Aula 05 Gestão de projetos Parte 04 2 Gerenciamento de Projetos de Automação Industrial Estrutura de projeto Modalidades de contratação 3 4 Planejamento Estratégico

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Ciência da Computação Robson Costa (robson.costa@ifsc.edu.br) Sumário 1) Introdução 2) Metodologias de Projeto de Rede 3) Identificação das Necessidades e Objetivos do Cliente 4)

Leia mais

CARGA HORÁRIA CRÉDITOS ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ANO PRÁTICA ESTÁGIO TOTAL

CARGA HORÁRIA CRÉDITOS ASSINATURA DO CHEFE DO DEPARTAMENTO ANO PRÁTICA ESTÁGIO TOTAL UFBA ORGÃO SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIDADE: ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO: ENGENHARIA QUÍMICA CÓDIGO: ENG 363 DISCIPLINA NOME: PROJETO E PLANEJAMENTO

Leia mais

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO

ISO/IEC Roteiro IEC ISO. Histórico ISO/IEC ISO Roteiro Processos do Ciclo de Vida de Software Diego Martins dmvb@cin.ufpe.br Histórico Objetivos Organização Processos Fundamentais Processos Organizacionais de Processo IEC ISO International Electrotechnical

Leia mais

Rational Unified Process (RUP)

Rational Unified Process (RUP) Rational Unified Process (RUP) A Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos. A empresa foi à criadora da Unified Modeling Language (UML), assim como de várias ferramentas que

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Visão Geral de Engenharia de Software

Visão Geral de Engenharia de Software Visão Geral de Engenharia de Software Ricardo de Almeida Falbo Ontologias para Engenharia de Software Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Engenharia de Software: Definição

Leia mais

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e

O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e O Grupo ÓRION surgiu em 1993 com o propósito de se tornar referência em aplicação e desenvolvimento de tecnologias de automação, controle e informação. Agregando tecnologia, soluções diferenciadas e conhecimento

Leia mais

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco

ISO/IEC Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Prof. Alexandre Luís Franco ISO/IEC 9126 Contém as seguintes partes, sobre o título genérico de Engenharia de Software Qualidade do Produto Parte 1 Modelo de Qualidade Parte 2 Métricas Externas

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS. 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS. Organograma

SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS. 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS. Organograma SEDE DA PETROBRAS EM SANTOS 2º SEMINÁRIO BIM SINDUSCON / SP 20 de outubro de 2011 SEDE DE SANTOS Organograma Visão SEDE Geral do Projeto DE SANTOS Perspectiva principal Visão Geral do Projeto 2011 2007

Leia mais

Gerencial Industrial ISO 9000

Gerencial Industrial ISO 9000 Gerencial Industrial ISO 9000 Objetivo: TER UMA VISÃO GERAL DO UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: PADRÃO ISO 9000 Qualidade de Processo Qualidade do produto não se atinge de forma espontânea. A qualidade

Leia mais

Introdução a Gerencia de Projetos

Introdução a Gerencia de Projetos MBA EM GERENCIA DE PROJETOS Introdução a Gerencia de Projetos Rogério Santos Gonçalves 1 Agenda 1. Introdução ao Curso de Gerencia de Projetos 2. Conceitos Básicos sobre Gerenciamento de Projetos. 1. O

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de Projetos de TI Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementas Carga horária Semestre 1 Business Intelligence Gerência de Qualidade de Software Métodos e Práticas na Engenharia de Requisitos

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais

QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC Segunda Edição Prof. Edison A M Morais QUALIDADE DE SOFTWARE ISO/IEC 12207 Segunda Edição 13.03.2009 Prof. Edison A M Morais http://www.edison.eti.br prof@edison.eti.br 1 Descrever o objetivo da Norma ISO 12207. Mostrar a estrutura da norma.

Leia mais

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros

Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE. Prof. André Medeiros Unidade I ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS Prof. André Medeiros O que é um projeto? É um empreendimento singular e temporário, com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. Segundo o PMI - Project

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 05 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Com elementos da ISA88 e da ISA95, a ISA106 normatiza a Automação de Procedimentos. Carlos Paiola, Aquarius Software

Com elementos da ISA88 e da ISA95, a ISA106 normatiza a Automação de Procedimentos. Carlos Paiola, Aquarius Software Com elementos da ISA88 e da ISA95, a ISA106 normatiza a Automação de Procedimentos Carlos Paiola, Aquarius Software cpaiola@aquarius.com.br Sumário I. A ISA106 e sua importância... 2 II. III. O conteúdo

Leia mais

AULA 02 Qualidade em TI

AULA 02 Qualidade em TI Bacharelado em Sistema de Informação Qualidade em TI Prof. Aderson Castro, Me. AULA 02 Qualidade em TI Prof. Adm. Aderson Castro, Me. Contatos: adersoneto@yahoo.com.br 1 Qualidade de Processo A Série ISO

Leia mais

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM

Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM ANEXO E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS E PROPOSTAS DE PADRONIZAÇÃO DA DTI Metodologia de Gestão de Desenvolvimento de Sistemas da UFVJM Objetivo Estabelecer uma Metodologia

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 09289 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 3. Especificação e Análise de Requisitos

Leia mais

Nomenclatura usada pela série ISO Série ISO 9000

Nomenclatura usada pela série ISO Série ISO 9000 Slide 1 Nomenclatura usada pela série ISO 9000 (ES-23, aula 03) Slide 2 Série ISO 9000 ISO 9000 (NBR ISO 9000, versão brasileira da ABNT): Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Diretrizes

Leia mais

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção

BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção BATALHÃO DE IMPLANTAÇÃO SIGMA Software Grátis de Manutenção Escopo Técnico Página 1 de 7 1. ETAPAS E ATIVIDADES PROPOSTAS Estabelecemos como período de 2 semanas, o prazo para execução de nossos trabalhos

Leia mais

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Engenharia de Software Processo de Desenvolvimento de Software Prof. Elias Ferreira Elaborador por: Prof. Edison A. M. Morais Objetivo (1/1) Conceituar PROCESSO E CICLO DE VIDA, identificar e conceituar

Leia mais

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0

Instituto Federal Sul-rio-grandense. Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão 1.0 Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Curso de Engenharia Elétrica Planejamento e Gerenciamento de Projetos Placa universal para controle de máquinas de lavar roupa Plano de Projeto - versão

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (PDP) AULA 02 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (PDP) AULA 02 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS (PDP) AULA 02 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE REVISÃO Importância do PDP para uma organização (vantagem competitiva); PDP atual envolve todos dentro de uma

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h)

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h) GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS (60 h) AULA 01 - APRESENTAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos APRESENTAÇÃO Philipe do Prado

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO. Profª Andrea Padovan Jubileu INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETO Profª Andrea Padovan Jubileu O que é um projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo Temporário Cada projeto

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave

Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave Primeiro Módulo: Parte 3 Áreas de Conhecimento, Técnicas de Análise de Negócio e Conceitos-Chave AN V 3.0 [60] Rildo F Santos (@rildosan) rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com

Leia mais

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos

Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos Implementação e certificação Sistema de Gestão de Ativos André Luiz Gomes da Silva Claudio Hernan Domingorena 20/Nov/2017 22/06 INTRODUÇÃO Eletropaulo em números Brasil São Paulo 24 cidades atendidas na

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Introdução

ENGENHARIA DE SOFTWARE. Introdução ENGENHARIA DE SOFTWARE Introdução AGENDA Conceitos de Engenharia de Software Processo de desenvolvimento de software ENGENHARIA DE SOFTWARE CONCEITOS CENÁRIO INICIAL Desenvolvimento informal e não suficiente

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

4 SERVIÇOS + SUPORTE. Competência no local

4 SERVIÇOS + SUPORTE. Competência no local SERVIÇOS + SUPORTE 4 SERVIÇOS + SUPORTE Competência no local A Bystronic está presente no mundo todo e fala a sua língua. Compreendemos suas necessidades e desenvolvemos soluções especialmente para você.

Leia mais

Indústria da mineração, minerais e cimento. Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos?

Indústria da mineração, minerais e cimento. Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos? Indústria da mineração, minerais e cimento Por que atualizar os sistemas antigos e obsoletos? Custos associados a um sistema obsoleto Riscos de parada da planta $/hora Custo elevado para manutenção dos

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação)

Apresentação da Disciplina. Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Apresentação do Professor. Apresentação da Disciplina (Continuação) Apresentação da Disciplina Componente Curricular: Planejamento e Controle de Projetos Carga horária: 80 horas Competências: Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Identificar

Leia mais

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE.

Product Integration. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais - ETE Título: Product Integration Autores: Gustavo Pereira Coelho Lucas Alves Salles 12/09/2018 CSE-300-4

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação

Gestão de Segurança da Informação Gestão de Segurança da Informação Grade Curricular Unidade de aprendizagem Ementa Carga horária Semestre 1 Auditoria de Segurança da Informação Forense Computacional Gerenciamento de Serviços de TI Pelo

Leia mais

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Análise e Projeto Orientado a Objetos Análise e Projeto Orientado a Objetos Aula 1.10 - Engenharia de Requisitos Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/27 Introdução A Engenharia

Leia mais

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Auditoria de controles organizacionais. Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Auditoria de controles organizacionais Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana Definição de controles organizacionais Os controles organizacionais e operacionais são os controles administrativos instalados nos

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Aumento da eficiência e produtividade através da transformação digital na construção GABRIEL BORGES Founder Engenheiro Civil UFG MBA Gestão e Tecnologias Ambientais

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno

APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno APRESENTAÇÃO O Nosso Core Business é atuar como agente facilitador no desenvolvimento de Sistemas Logísticos, com foco no retorno de RESULTADOS para perpetuação do negócio. HISTÓRIA OBJETIVOS DIRETRIZES

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR)

Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR) Ferramenta de Apoio a Implementação do Processo Melhoria de Processo de Teste (MPT.BR) Aluno(a): Vander Bertolini Orientador: Jacques Robert Heckmann Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica

Leia mais

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de

12:24. Implantação. Implantações bem-sucedidas garantem o sucesso contínuo de contratos de As empresas estão buscando cada vez mais visibilidade e controle de sua operação através de tecnologias que demonstrem resultados e desburocratizem processos internos. A Cabtec atua na oferta e gestão

Leia mais

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto

CAPÍTULO 5. Gerenciamento do escopo do projeto CAPÍTULO 5 Gerenciamento do escopo do projeto 5 O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e somente ele, para terminar

Leia mais

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt

Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes. Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Gerenciamento e Interoperabilidade de Redes Gestão de Segurança da Informação Prof. João Henrique Kleinschmidt Como a SI pode ser obtida? Implementando CONTROLES, para garantir que os objetivos de segurança

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Trabalhar com responsabilidade para entregar um futuro mais limpo e sustentável Smartheat Smartheat Serviços de manutenção (em oficina ou em campo) A Smartheat esta capacitada para

Leia mais

Organização para Realização de Teste de Software

Organização para Realização de Teste de Software Organização para Realização de Teste de Software Quando o teste se inicia há um conflito de interesses: Desenvolvedores: interesse em demonstrar que o programa é isento de erros. Responsáveis pelos testes:

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves

Aula 1. Noções Básicas sobre Processos. Prof. Carina Frota Alves Aula 1 Noções Básicas sobre Processos Prof. Carina Frota Alves 1 O que significa BPM? BPM Business Process Modelling BPM Business Process Management Em geral, iniciativas BPM referem-se ao ciclo de vida

Leia mais

Qualidade de Software (cont)

Qualidade de Software (cont) Qualidade de Software (cont) Qualidade de Processo Profa Rosana Braga 1/2017 Material elaborado por docentes do grupo de Engenharia de Software do ICMC/USP Incorporação da Qualidade Requisitos do Usuário

Leia mais

! Introdução. " Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do Processo Unificado

! Introdução.  Motivação para Processos de Software. ! Processo Unificado (USDP)  Definições  RUP x USDP  Características do Processo Unificado Agenda Rodrigo Reis Cleidson de Souza! Introdução " Motivação para Processos de Software! (USDP) " Definições " RUP x USDP " Características do! Descrição detalhada do! Processos Derivados! Templates simplificados!

Leia mais

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos.

Leia mais

Prof. Luiz A. Nascimento

Prof. Luiz A. Nascimento Prof. Luiz A. Nascimento Qual a importância da Engenharia de Software? O desenvolvimento de um software envolve processos muitos complexos. A engenharia de software estabelece um modelo para se construir

Leia mais

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018

Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Seminário Tecnologia de sistemas prediais Porto Alegre, 26 de abril de 2018 Palestra: As mudanças no processo de projeto de sistemas prediais proporcionadas pelo BIM. Humberto Farina Engenheiro Civil,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

Introdução à Engenharia de Sistemas

Introdução à Engenharia de Sistemas Introdução à Engenharia de Sistemas O CURSO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS DA UNIMONTES Renato Dourado Maia Universidade Estadual de de Montes Claros Engenharia de Sistemas APRESENTAÇÃO DO CURSO 24/02/14 Introdução

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE

QUALIDADE DE SOFTWARE QUALIDADE DE SOFTWARE SSC-546 Avaliação de Sistemas Computacionais Profa. Rosana Braga (material profas Rosely Sanches e Ellen F. Barbosa) Agenda Visão Geral de Qualidade Qualidade Aplicada ao Software

Leia mais

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo.

DCC / ICEx / UFMG. O Modelo CMMI. Eduardo Figueiredo. DCC / ICEx / UFMG O Modelo CMMI Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo Um pouco de história Na década de 80, o Instituto de Engenharia de Software (SEI) foi criado Objetivos Fornecer software

Leia mais

ENG-032 INSTRUMENTAÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL DISCIPLINA OPTATIVA

ENG-032 INSTRUMENTAÇÃO APLICADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL DISCIPLINA OPTATIVA 1 Universidade Federal da Bahia - UFBA Escola Politécnica EP Departamento de Engenharia Química - DEQ Laboratório de Controle e Otimização de Processos Industriais - LACOI Disciplina: Instrumentação aplicada

Leia mais

Segurança de Máquinas e Equipamentos NR12

Segurança de Máquinas e Equipamentos NR12 Segurança de Máquinas e Equipamentos NR12 www.eteck.com.br -1- As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e

Leia mais

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto

Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Gerenciamento Do Escopo Do Projeto Disciplina: Gerência De Projetos Bruno Tenório Da Silveira Lopes Fernando David Leite Thiago Abelha Isaac Salvador Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa elisa@icmc.usp.br Sumário

Leia mais

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP

INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP INF014 Análise e Projeto de Sistemas Processos Unificado -RUP Maurício Pitangueira antoniomauricio@ifba.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Departamento de Tecnologia Eletro-Eletrônica

Leia mais

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos

Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Dicas sobre Gerenciamento do Escopo em Projetos Autor : Mauro Sotille Data : 17 de setembro de 2013 1. Qual a diferença entre o plano de gerenciamento do escopo e a declaração (ou especificação) do escopo

Leia mais

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC.

Gerência de Projetos de Software. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC. Prof. Dr. João Dovicchi INE / CTC / UFSC dovicchi@inf.ufsc.br http://www.inf.ufsc.br/~dovicchi Programa Projetos e Metodologias Tipos e abordagens Organização Estimativas de Esforço e Gerência de Riscos

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE Continuação... 2 NORMAS VISÃO GERAL NBR

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção

Curso de Engenharia de Produção Curso de Engenharia de Produção Apresentação 2015 Prof. Dr. Carlos Fernando Jung carlosfernandojung@gmail.com Nosso Negócio Produtividade Rentabilidade Melhoria Contínua Otimização de Produtos e Processos

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Métodos e Processos na Área Espacial Classe 25.06.2018 SUMÁRIO - EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE PROCESSO EM ATIVIDADES

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Introdução à Qualidade de Software Prof. Luthiano Venecian venecian@ucpel.tche.br

Leia mais

Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria

Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria Teatro Santander Hospital e Maternidade Santa Maria Engº Jorge Luis Gennari Se Energia Elétrica é fundamental para o funcionamento de sua empresa, conte com a Mantest Nossos Clientes Empresas que têm a

Leia mais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais

Tópicos da Aula. O que é anunciado. Falha de Comunicação no Desenvolvimento de Software. Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Engenharia de Software Aula 02 Tópicos da Aula Engenharia de Software: Conceitos Fundamentais Eduardo Figueiredo http://www.dcc.ufmg.br/~figueiredo dcc603@gmail.com 07 Março 2012 Motivação e Conceitos

Leia mais

Aula 12. Aquisição de Hardware

Aula 12. Aquisição de Hardware Aula 12 Tecnologias de informação para construção de sistemas de informação. Sistemas de Informação TADS 4. Semestre Prof. André Luís 1 2 Implantação de Sistemas Assim que o sistema de informação tiver

Leia mais

Processo de Aquisição MPS.BR

Processo de Aquisição MPS.BR Processo de Aquisição MPS.BR Danilo Scalet dscalet@yahoo.com.br Modelo MPS: MR-MPS, MA-MPS e MN-MPS Modelo MPS ISO/IEC 12207 CMMI-DEV ISO/IEC 15504 Modelo de Referência (MR-MPS) Modelo de Avaliação (MA-MPS)

Leia mais

Gerenciamento de Incidente

Gerenciamento de Incidente Gerenciamento de Incidente Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Incidente, mostrando como pode ser tratado as requisições dos usuários Durante este módulo iremos: Apresentar o

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Arquitetura de Computadores Prof Kleber Akio Tanaka Igor Hondo João Jakybalis Sabrina Tavera Crise do Software Quando surgiu e o que foi? - A crise do software surgiu em 1970, quando

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Aplicado a Automação Industrial Nelson Chimentão Júnior 09/17/2013 Título Automação do Slide Aplicada

Leia mais

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015

Treinamento e-learning. Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Treinamento e-learning Interpretação e implantação da ISO 9001:2015 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa da

Leia mais

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores

Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Escola Politécnica da USP Curso de Engenharia Ambiental Modelo de Gestão, Política Ambiental, Missão, Visão e Valores Princípios da Gestão Ambiental 1 Prioridade corporativa 9 - Pesquisa 2 Gestão Integrada

Leia mais

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM.

Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Novos Processos de Automação, Tecnologia e BIM. Sistemas de integração de projetos: como o BIM podem auxiliar a melhoria da qualidade, produtividade e competitividade do setor CONSTRUMETAL Apres.: Sergio

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais