MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM"

Transcrição

1 Manual do Sumário Conhecendo o SERVICE DESK SYSTEM A tela de Acesso ao sistema: A tela do sistema após o acesso(exemplo):... 3 OCORRÊNCIAS Abertura de chamados: Atendendo um chamado:... 4 Transferindo chamado para outro usuário:... 6 Fazendo uma solicitação/questionamento ao usuário:... 6 Respondendo a uma solicitação do atendente: Encerrando um chamado: Utilizando a Busca Rápida:... 9 EMPRÉSTIMOS Solicitando o empréstimo de um equipamento: Análise da solicitação de empréstimo: A retirada do equipamento: A devolução do equipamento: O Mural de Recados Inserir recados A exibição do recado: Inventário Inserindo máquinas usando o relatório do AIDA: Inserindo outros equipamentos: Utilizando a Busca Rápida: Alterando informações de uma máquina: Alterando as informações de outros tipos de equipamentos: Admin Alterando as informações de um usuário: Excluindo um usuário: Bloqueando/Desbloqueando um usuário: Inserindo nova entidade ao sistema: Alterando as informações de uma entidade:... 17

2 Manual do - Excluindo uma entidade: Bloqueando/Desbloqueando uma entidade: Disponibilizando arquivos para download: Alterando as informações de um arquivo: Excluindo um arquivo: Gerenciando os módulos Gerenciando os problemas: Inserindo um problema no sistema: Alterando as informações de um problema: Gerenciando soluções de problemas: Inserindo uma solução de problema: Alterando as informações de uma solução problema: Gerenciando os softwares oficiais da empresa: Inserindo um software no sistema: Alterando as informações de um software: Excluindo um software: Gerenciando marcas e tipos de equipamentos: Inserindo marcas de equipamentos no sistema: Alterando o nome da marca de equipamento: Excluindo uma marca de equipamento do sistema: Inserindo tipos de equipamentos no sistema: Alterando o nome do tipo de equipamento: Excluindo um tipo de equipamento do sistema:... 21

3 Manual do Conhecendo o SERVICE DESK SYSTEM - A tela de Acesso ao sistema: - A tela do sistema após o acesso(exemplo): 1- Menu de Módulos: permite selecionar o Módulo a ser utilizado, varia de acordo com a permissão de acesso de cada usuário.

4 Manual do 2- Menu lateral: armazena as opções de menu do módulo escolhido. OCORRÊNCIAS O Módulo de Ocorrências tem como finalidade gerenciar a abertura de chamados para suporte. Ele possibilita o controle total de todos os chamados, o andamento deles e o tempo (SLA). São vários recursos, como atendimento via CHAT, pesquisa de satisfação no fechamento do chamado, a possibilidade de reabertura do chamado, desde que justificada, e mais a geração de relatórios. Além do recurso principal de gerencia dos chamados, esse módulo permite o gerenciamento de empréstimos de equipamentos. Trabalhando diretamente com o Módulo de Inventário, é possível disponibilizar equipamentos para empréstimo ou não, assim como verificar se o equipamento já está emprestado ou não, evitando que várias pessoas peçam o mesmo equipamento para empréstimo. - Abertura de chamados: Para abrir um chamado basta clicar no link: Abrir chamado, que fica no menu lateral. Preencha o formulário com o máximo de informações possíveis sobre o problema, além da criticidade do problema e a etiqueta do equipamento relacionado ao problema (se for o caso). Para concluir a abertura do chamado basta clicar em Salvar (Atendente) ou Abrir chamado (Usuário comum). A partir desse momento será gerado um Ticket, que será exibido na tela. Caso o próprio atendente tenha aberto o chamado no sistema, deve-se informar ao usuário esse número e, caso tenha sido o usuário, será enviado um à equipe de atendimento informando que há um chamado esperando para ser atendido. Obs.: O chamado só estará aberto após ter sido gerado o número de Ticket. - Atendendo um chamado: Ao receber o informando que há um chamado esperando para ser atendido, o Atendente deverá entrar no sistema para atender esse chamado. Logo na página inicial aparecerá o chamado com um link para iniciar o atendimento.

5 Manual do IMPORTANTE: o automaticamente e imediatamente, assim que o atendente clicar no link, ou seja, já estará correndo o SLA do atendente, portanto só clique nesse link se realmente for atender a esse chamado! Se o atendente achar necessário, poderá solicitar um atendimento via CHAT, contanto que o usuário esteja com o sistema aberto e aceite a solicitação. Para solicitar o atendimento via CHAT, basta clicar no botão, que aparecerá no topo da tela do chamado em questão, que poderá ser solicitado tanto pelo atendente, quanto pelo usuário. No ato da abertura do chamado a opção do CHAT poderá ser oferecida para o usuário se a criticidade de seu chamado for Alta ou Crítica. O atendente deverá preencher o campo Procedimentos realizados para futuras pesquisas e para validar o chamado. Obs.: Para registrar qualquer alteração nas informações do chamado deve-se clicar no botão Salvar.

6 MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM Manual do Transferindo chamado para outro usuário: Essa funcionalidade poderá ser utilizada pelo atendente para o caso, por exemplo, de o usuário que abriu o chamado não ser quem está precisando de atendimento. Então transfere se o chamado para o usuário e este passa então a receber o atendimento referente ao seu problema. Para fazer essa transferência clique em Transferir usuários, no menu superior da tela do chamado. Irá abrir uma nova janela onde será solicitado que você selecione para qual usuário deverá ser transferido o chamado. Após fazer essa escolha clique em Confirmar. A partir desse momento esse usuário estará sendo atendido, e esse usuário deverá responder a todas as solicitações/questionamentos referente à aquele chamado, além de ser o responsável por finalizar a ocorrência e preencher a pesquisa de satisfação. Fazendo uma solicitação/questionamento ao usuário: Muitas vezes o atendente precisa fazer alguma solicitação ou um questionamento ao usuário para poder dar continuidade ao atendimento. Porém enquanto espera a resposta da sua solicitação o SLA do chamado deverá ficar congelado para não prejudicar o atendente. Para isso clique em Questionamento/Solicitação, no menu superior da tela do chamado em questão. Isso abrirá uma janela onde deverá ser digitada a solicitação ou questionamento. Após isso, clique em confirmar. Isso irá, automaticamente, alterar o status do chamado para Aguardando resposta do usuário, o que conseqüentemente congelará o SLA do chamado e enviar um ao usuário do chamado com sua solicitação. O mesmo deverá entrar no sistema para responder a solicitação para que o chamado volte para o status Em atendimento possibilitando assim que o atendente continue o atendimento. Respondendo a uma solicitação do atendente: Após receber o notificando a solicitação do atendente, referente a um chamado, entre no sistema para responder. Logo na página inicial estará aparecendo a solicitação e um link para respondê-la. Clique no link e abrirá uma janela onde deverá ser respondida a solicitação. Após fazer o preenchimento da resposta clique em Confirmar. Automaticamente o status do chamado irá voltar para Em atendimento. - Encerrando um chamado: A partir do momento que o usuário e o atendente entenderem que o problema foi solucionado, o atendente deve encerrar o chamado clicando no botão Resolvido! e indicar qual foi o procedimento da solução. Porém o chamado não estará Encerrado, estará apenas Fechado pelo atendente.

7 Manual do Para encerrar o chamado definitivamente, o usuário deverá entrar no sistema e clicar no chamado em questão para preencher a pesquisa de satisfação e assim poder encerrar o chamado, se assim for sua vontade, já que ele poderá Reabrir o chamado se ele entender que não foi resolvido o seu problema. - Tela de exibição dos chamados.

8 Manual do - Tela da pesquisa de satisfação: - Tela de Reabertura do chamado: - Utilizando a Consulta a Soluções de problemas: Para facilitar o atendimento atual, é possível realizar uma pesquisa nos procedimentos e soluções de chamados anteriores. Para fazer essa pesquisa basta clicar no botão que fica no menu lateral, dentro do Módulo de Ocorrências. Soluções, Ao clicar no botão acima, aparecerá um formulário para filtrar sua pesquisa, como por exemplo, limitar o período dos chamados, limitar os atendentes e digitar palavras-chave para os problemas.

9 Manual do - Utilizando a Busca Rápida: Se for necessário consultar informações de algum chamado antigo e você sabe o Ticket desse chamado utilize a Busca Rápida, clicando no botão lateral, dentro do módulo de ocorrências. Busca Rápida que encontra-se no menu Basta colocar o Ticket da ocorrência no campo de busca e consultar o resultado. EMPRÉSTIMOS - Solicitando o empréstimo de um equipamento: Para acessar o Módulo de empréstimos clique em lateral. Empréstimos, que estará no menu NOTA: Os equipamentos devem ser previamente disponibilizados pelo Módulo de Inventário para empréstimo. Ao clicar no botão acima será exibida uma lista com as suas solicitações de empréstimo. Para fazer uma nova solicitação clique em Novo empréstimo que está logo acima da lista com suas solicitações. Esse link te leva a um formulário para que você preencha os dados do empréstimo. 1- Solicitante: é o login da pessoa que está fazendo a solicitação de empréstimo; (Preenchido automaticamente) 2- Usuário: é o nome da pessoa que irá utilizar o equipamento;

10 MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM Manual do 3- Data da solicitação: Data que o formulário está sendo preenchido; (Preenchido automaticamente) 4- Data para empréstimo: Data que o usuário pretende retirar o equipamento para empréstimo. 5- Prazo para devolução: Data limite para que o usuário devolva o equipamento; 6- Escolher equipamento: Lista de equipamentos disponibilizados pelo Módulo de Inventário para empréstimo. - Análise da solicitação de empréstimo: Após o preenchimento do formulário, a solicitação irá para análise. Quem fará essa análise será um atendente, que ficará responsável pelo empréstimo, ou seja, ele deverá verificar a disponibilidade do equipamento, estando disponível ele autoriza a retirada, entrega o equipamento e a partir desse momento ficará responsável pela devolução do equipamento. - A retirada do equipamento: Após a análise, se for autorizado, o solicitante deverá retirar o equipamento junto ao departamento de TI. Para retirar o equipamento será necessário que o solicitante laça um login no sistema. Isso fará com que o sistema entenda que o empréstimo foi realizado. O solicitante fica responsável pela devolução do equipamento, em BOAS condições e até a data estipulada no campo Prazo para entrega. - A devolução do equipamento: Ao receber a devolução do equipamento, o atendente deverá preencher um campo de observação, descrevendo o estado do equipamento e observações gerais sobre o empréstimo. O Mural de Recados O Mural de Recados serve para deixar recados, notícias, informativos, etc. no sistema, onde outros usuários, definidos pelo autor do recado, poderão ver. - Inserir recados Para inserir recados clique no botão Mural que se encontra no menu lateral, dentro do Módulo de Ocorrências. Será exibida uma lista com os recados que você inseriu, em seguida clique em Novo recado que está localizado logo acima da lista de recados.

11 Manual do 1- Data inicial: data que o recado inicia a exibição do recado; 2- Data final: data que finaliza a exibição do recado; 3- Público: tipos de usuário do sistema que verão o recado; 4- Recado: O conteúdo do recado; 5- Arquivo: Se necessário anexar arquivo. - A exibição do recado: A exibição do recado inicia a partir data especificada pelo usuário que o cadastrou. Ele será exibido na página inicial do sistema: Inventário O Módulo de Inventário permite gerenciar os equipamentos da empresa, computadores, notebooks, monitores, etc., além de gerenciar softwares e licenças. Em conjunto com o programa AIDA é possível inserir registros de computadores e notebooks rapidamente, pois o sistema lê o relatório do AIDA e filtra as informações necessárias para o registro. Também é possível registrar outros tipos de equipamentos usando o formulário do sistema e vinculá-los a

12 Manual do um computador. Por exemplo, um monitor que está sendo usado em um determinado computador. - Inserindo máquinas usando o relatório do AIDA: Primeiramente rode o programa AIDA e gere um relatório do tipo no formato CSV e salve no seu computador. Para inserir máquinas (computadores, notebooks, servidores...) entre no Módulo de Inventário e clique no botão Computadores. Será exibida uma lista com os computadores já cadastrados. Clique no link Inserir computador que está logo acima da lista para entrar no formulário. 1- Placa de propriedade: número da etiqueta de imobilizado da empresa; 2- Entidade: Nome da unidade ou da matriz; 3- Departamento: Área de localização do equipamento dentro da entidade; 4- Tipo do equipamento: Computador ou notebook; 5- Situação: Indica o estado do equipamento, se está funcionando, se será designado para empréstimo, se está em manutenção, entre outros. 6- Log. do AIDA: selecionar o arquivo de log. que você salvou anteriormente. - Inserindo outros equipamentos: Para inserir outro tipo de equipamento (monitores, switches, mouses, etc.) clique no link Inserir outro equipamento. Para encontrar esse link, entre no Módulo de Inventário e clique no botão Outros equipamentos.

13 Manual do 1- Placa de propriedade: número da etiqueta de imobilizado da empresa; 2- Entidade: Nome da unidade ou da matriz; 3- Departamento: Área de localização do equipamento dentro da entidade; 4- Tipo do equipamento: Computador ou notebook; 5- Modelo: Modelo do equipamento, ex.: FLATRON W1941S; 6- Marca: Marca desse equipamento, ex.: LG; 7- Data da compra: Data que o equipamento foi comprado; 8- Situação: Indica o estado do equipamento, se está funcionando, se será designado para empréstimo, se está em manutenção, entre outros. 9- Esse equipamento faz parte de: Etiqueta de imobilizado do equipamento ao qual esse está vinculado, ex.: Um monitor que esteja vinculado a um computador com a etiqueta (Deixar em branco caso esse equipamento não possua nenhum vínculo) - Utilizando a Busca Rápida: Você pode utilizar a Busca rápida nesse módulo para consultar detalhes de equipamentos. Para isso clique no botão Busca Rápida e coloque o número da etiqueta do equipamento que deseja pesquisar no campo de busca. NOTA: A busca nesse módulo é realizada relativamente, ou seja, não é necessário digitar o número inteiro para obter resultados. Suponha que você não se lembre o número da etiqueta, mas se lembre que no meio do número tem 12. Basta inserir 12 no campo de busca e checar os resultados. Essa pesquisa retornará todos os equipamentos com etiquetas que contenham o número 12. Ex.: X12XXX, XX12XX, 12XXXX, XXX12X, e assim por diante.

14 Manual do - Alterando informações de uma máquina: Para alterar as informações de uma máquina já cadastrada, basta fazer o mesmo procedimento para inserir um novo equipamento e no formulário inserir as novas informações e um relatório atualizado do AIDA. Você será informado de que o número da etiqueta já está cadastrado e questionado se deseja cancelar a operação ou atualizar o registro do equipamento. - Alterando as informações de outros tipos de equipamentos: Para alterar as informações de equipamentos diversos, entre no Módulo de Ocorrências e clique no botão Outros Equipamentos. Será exibida uma lista com os equipamentos cadastrados no sistema. Ao lado direito de cada linha tem os botões. Cada botão tem uma finalidade: - Visualizar as informações do equipamento; - Editar as informações do equipamento; - Excluir o equipamento do sistema. Clique em para entra no formulário de edição, altere as informações necessárias e Confirme as alterações para que possam ter efeito. Admin Usuário que têm permissão para acessar esse Módulo devem ser de extrema confiança, pois ele terá acesso às principais configurações do sistema, podendo influenciar diretamente todos os módulos. O Módulo de Administração (Configuração) gerenciar usuários, entidades, problemas para as ocorrências, arquivos para download, marcas de computadores, tipos de equipamentos, softwares, enfim, toda configuração do sistema. - Cadastrando novos usuários:

15 Manual do Para cadastrar novos usuários clique no botão Usuários. Será exibida uma lista com os usuários cadastrados. Para acessar o formulário de cadastro de usuários clique no link Novo usuário que está logo acima da lista. 1- Nome: Nome completo do usuário; 2- Login: nome que esse usuário utilizará para realizar o login; 3- Senha: palavra-passe que deverá ser informada ao fazer o login; 4- Confirme a senha: confirmação da senha digitada anteriormente, para que não haja erros do usuário, para que possa receber notificações do próprio sistema; 6- Telefone: telefone do usuário, com DDD; 7- Entidade: entidade da qual ele faz parte; 8- Data de admissão: Data que ele foi admitido na empresa, matriz ou unidade; 9- Nível: define o nível de acesso desse usuário: Administrador, Atendente, Usuário comum, Contabilidade; 10- Administrador de Sistema: torna o usuário como administrador do módulo a que tem acesso, possibilitando que esse gere os relatórios do módulo. NOTA: note que ao acessar a lista de usuário, repare que tem 3 botões ao lado direito de cada usuário:. - Editar as informações do usuário; - Excluir o usuário;

16 Manual do - Bloquear/Desbloquear o usuário. - Alterando as informações de um usuário: Para alterar as informações de um usuário, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um usuário: Para excluir um usuário, selecione-o na lista e clique em. - Bloqueando/Desbloqueando um usuário: Bloquear um usuário significa negar a permissão de login dele, ou seja, ele continuará cadastrado no sistema, porém não poderá acessá-lo. Para bloquear um usuário basta selecioná-lo na lista e clicar em, e para desbloquear, clicar em. - Inserindo nova entidade ao sistema: Ao inserir uma nova unidade ao sistema você estará, além de incluindo-a ao contexto da empresa, permitindo que ela tenha acesso para fazer abertura de chamados. Para inserir, entre no Módulo Admin, clique em Entidades e em seguida no link Nova entidade. 1- Nome da entidade: nome fantasia da unidade dentro da empresa. Ex. UNIDADE TESTE; 2- CEP: CEP do endereço da Entidade; 3- CNPJ: CNPJ da entidade caso não seja o mesmo da matriz; 4- Razão Social: Razão social da entidade caso não seja o mesmo da matriz; 5- Endereço: Endereço da entidade; 6- Bairro: Bairro onde está situada a entidade; 7- Cidade/Estado: Cidade e estado onde está situada a entidade; para contato da entidade; (de preferência corporativo da empresa) 9- Telefones: telefones para contato da entidade, com DDD; 10- Inserir usuário: se estiver selecionado, será criado um usuário, automaticamente, vinculado à essa unidade. O nome de login dele será nome.sobrenome da unidade, por exemplo: unidade.teste. A senha será exatamente igual ao nome de login, porém ao entrar no sistema será solicitado que seja alterada a senha. Na lista de entidades há 3 botões no lado direito de cada uma:. - Editar informações da entidade;

17 Manual do - Exclui a entidade do sistema; - Bloqueia/Desbloqueia a entidade no sistema. - Alterando as informações de uma entidade: Para alterar as informações de uma entidade, selecione-a na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida IMPORTANTE: se foi criado um usuário para essa entidade, seus dados serão alterados junto com os dados da unidade. - Excluindo uma entidade: Para excluir uma entidade, selecione-a na lista e clique em os usuários que estejam vinculados a essa entidade.. Será excluído, também, todos - Bloqueando/Desbloqueando uma entidade: Bloquear uma entidade significa negar a permissão de login para ela e todos seus usuários. Para bloquear uma entidade basta selecioná-la na lista e clicar em, e para desbloquear, clicar em. - Disponibilizando arquivos para download: É possível disponibilizar arquivos para download. Para isso entre no Módulo Admin e clique em Arquivos no menu lateral e, em seguida, no link Novo arquivo logo acima da lista de downloads. 1- Nome do arquivo: é o nome de exibição do arquivo para download; 2- Descrição: Uma breve descrição sobre o arquivo, como funcionalidade, tipo, etc; 3- Ícone do arquivo: é uma imagem (32X32 ) que será usada para exibição junto ao nome; 4- Arquivo: selecione o arquivo que será disponibilizado para download; 5- Aparecer em:

18 Manual do Home aparecerá logo na página inicial do sistema: Downloads aparecerá apenas na página com todos os downloads. NOTA: Se nenhum desses for selecionado ele não aparecerá no sistema, mas será possível enviar um link para que a pessoa possa fazer o download. Na lista de arquivos tem dois botões do lado direito:. - Editar informações do arquivo; - Excluir o arquivo. - Alterando as informações de um arquivo: Para alterar as informações de um arquivo, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um arquivo: Para excluir um arquivo, selecione-o na lista e clique em. Gerenciando os módulos O administrador do sistema pode gerenciar os módulos definindo, por exemplo, os tipo de problema que poderão ser indicados na abertura de chamados, ou definindo quais são os softwares que a empresa tem licença para entrar no inventário, entre outras coisas. - Gerenciando os problemas: Para gerenciar os problemas entre no Módulo Admin e clique em Problemas no menu lateral. Será exibida uma lista com os problemas disponíveis.

19 Manual do - Inserindo um problema no sistema: No Módulo Admin, clique em Problemas no menu lateral e em seguida em Novo problema logo acima da lista. 1- Problema: Nome do problema; 2- SLA: Tempo estipulado para a solução desse problema; 3- Descrição: Descritivo desse problema; 4- Prioridade máxima: especifique o grau de criticidade máximo que esse problema pode chagar. - Alterando as informações de um problema: Para alterar as informações de um problema, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida ATENÇÃO: Não é possível excluir um problema! - Gerenciando soluções de problemas: Você deve cadastrar pelo menos uma solução para cada problema. Essas soluções deverão ser utilizadas no fechamento da ocorrência, padronizando formas de solucionar os problemas/solicitações/dúvidas. Essa padronização é muito importante, principalmente na geração de relatórios, podendo servir como modo de filtragem. - Inserindo uma solução de problema: No Módulo Admin, clique no botão Soluções, que fica localizado no menu lateral, em seguida no link Nova solução, logo acima da lista de soluções existentes. 1- Categoria: É a categoria do PROBLEMA, por padrão Hardware ou Software; 2- Problema: É o problema que terá a solução cadastrada. Esse problema deve ser préviamente cadastrado no sistema. 3- Solução aplicada à: Indica em que situação essa solução poderá ser aplicada. Se no caso de dúvidas, solicitação ou problemas. 4- Descrição do problema: Um texto explicativo da solução, ou seja, procedimentos que solucionam tal problema. - Alterando as informações de uma solução problema: Para alterar as informações de uma solução de problema, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar.

20 Manual do - Gerenciando os softwares oficiais da empresa: Você pode cadastrar os softwares oficiais da empresa, assim como registrar as licenças disponíveis para uso dentro da empresa. O gerenciamento de softwares está disponível dentro do Módulo Admin, clicando no botão: Softwares. - Inserindo um software no sistema: Para inserir um software no sistema, entre no gerenciador de softwares e clique em Novo software. 1- Nome do software: é o nome do software, ex.: Office, Photoshop, Word; 2- Versão: é a versão do software que é usada na empresa. Ex.: Small Business, CS4, 2003; 3- Fabricante: é o nome da fabricante do software. Ex.: Microsoft, Adobe, Macromedia; 4- Fornecedor: é o nome da empresa que forneceu a licença do software; 5- Categoria: define a categoria que o software se encaixa, se ele é de edição de imagens, se ele é de escritório, etc. 6- Entidade: é o nome da entidade que possui a licença e q irá usá-lo; 7- Licença: é o número da licença do software; 8- Tipo da licença: define se é um software pago, gratuito, para teste, etc 9- Quantidade: se refere a quantidade de vezes que o software pode ser instalado usando essa licença; 10- Nota fiscal: refere-se ao número da nota fiscal da compra software. - Alterando as informações de um software: Para alterar as informações de um software, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um software: Para excluir um software, selecione-o na lista e clique em. - Gerenciando marcas e tipos de equipamentos: Você pode gerenciar marcas e tipos de equipamentos que serão cadastrados no sistema. Para acessar o gerenciador de marcas, entre no Módulo Admin e clique em gerenciados de tipos de equipamentos clique em Equipamentos. Marcas e para o - Inserindo marcas de equipamentos no sistema: No gerenciador de marcas clique em Nova marca de equipamentos.

21 Manual do 1- Marca de equipamento: nome da marca. - Alterando o nome da marca de equipamento: Para alterar o nome de uma marca, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar. - Excluindo uma marca de equipamento do sistema: Para excluir uma marca de equipamento, selecione-a na lista e clique em. - Inserindo tipos de equipamentos no sistema: No gerenciador de marcas clique em Novo tipo de equipamentos. 1- Tipo de equipamento: nome do tipo. - Alterando o nome do tipo de equipamento: Para alterar o nome de um tipo de equipamento, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar. - Excluindo um tipo de equipamento do sistema: Para excluir um tipo de equipamento, selecione-a na lista e clique em.

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

Easytrade Admin Client

Easytrade Admin Client Easytrade Admin Client Manual de instalação e utilização Sumário 1.0 Instalação...3 1.1 Download e instalação do Java JRE...3 1.2 - Download e instalação do Easytrade Client...3 1.3 Criar atalho na area

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0)

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0) MANUAL DE UTILIZAÇÃO HELP SUPORTE e HELP - REMOTO (Versão de usuário: 2.0) 1 Sumário 1 Introdução...3 2 O que é o HELP Suporte?...3 3 Cadastro no Help Suporte...3 4 Como Acessar e Utilizar o HELP SUPORTE...3

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

Curso Básico Sistema EMBI

Curso Básico Sistema EMBI Curso Básico Sistema EMBI Módulo Atendentes e Administradores Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida em qualquer forma por qualquer meio gráfico, eletrônico ou

Leia mais

Guia Sistema. HelpDesk. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII:

Guia Sistema. HelpDesk. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Guia Sistema HelpDesk Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Franciscarlos Nascimento de Ávila Técnico em Tecnologia da Informação. Rodrigo Franklin Frogeri

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

3 - Tela Principal. Itens importantes da página

3 - Tela Principal. Itens importantes da página SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha!

INTRODUÇÃO. A Claireconference agradece pela escolha! 1 ÍNDICE 1. IMPLEMENTAÇÃO 4 1.1 PAINEL DE CONTROLE 4 1.1.1 SENHA 4 1.1.2 CRIAÇÃO DE USUÁRIOS DO LYNC 5 1.1.3 REDEFINIR SENHA 7 1.1.4 COMPRAR COMPLEMENTOS 9 1.1.5 UPGRADE E DOWNGRADE 10 1.1.5.1 UPGRADE

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO RECAM ONLINE Tefefone: (16)37119000 email: recam@franca.sp.gov. Sumário 1. Endereço para acessar o sistema... 3 2. Tipos de acesso ao sistema... 3 3. Termo de acesso cadastrado

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software.

Manual Easy Chat Data de atualização: 20/12/2010 16:09 Versão atualizada do manual disponível na área de download do software. 1 - Sumário 1 - Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 4 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI Setembro de 2013 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI feito pela DTI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO

MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO 2013 MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO Consultoria SI 20/8/2013 Sumário Apresentação...3 Requisitos para Utilização do Sistema...3 Campos Obrigatórios para Cadastro de Equipamentos/ Espaço Físico...3 Processo

Leia mais

NeXT Help Desk Manual do usuário. Abril/2011. NeXT Software

NeXT Help Desk Manual do usuário. Abril/2011. NeXT Software NeXT Help Desk Manual do usuário Abril/2011 NeXT Software Página 1 de 11 Índice Descrição e características do NeXT Help Desk... 3 Conectando no NeXT Help Desk... 4 Menu de acesso... 5 Enviando chamado

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO RM Agilis Manual do Usuário Ouvidoria, Correspondência Interna, Controle de Processos, Protocolo Eletrônico, Solicitação de Manutenção Interna, Solicitação de Obras em Lojas,

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES 1.3

Leia mais

Guia rápido de utilização. Controle de Chamados. Nuubes.com

Guia rápido de utilização. Controle de Chamados. Nuubes.com Guia rápido de utilização Controle de Chamados Nuubes.com Este é um tutorial rápido que tem por objetivo ensinar em poucos passos como utilizar o sistema Nuubes.com. O sistema Nuubes ( www.nuubes.com )

Leia mais

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage...

Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... Índice Apresentação... 3 Mensagens... 4 Tickets... 6 Cadastro de Tickets... 6 Acompanhamento de Tickets:...9 Entregas... 11 Storage... 12 Apresentação O Pitstop foi desenvolvido pela Interact com o objetivo

Leia mais

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR

P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL UNIR P á g i n a 2 Sumário 1. Efetuar login... 3 2. Gerenciar Notícias... 5 2.1 Cadastrar Notícias... 6 2.2 Editar Notícia... 7 2.3 Excluir Notícia... 8 3.

Leia mais

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010.

Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 48 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Janeiro de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução

Leia mais

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados

MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001. Versão 001. Copyright - Todos os direitos reservados MANUAL DO AGENTE VERSÃO 001 Versão 001 MOEBIUS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. PROCEDIMENTO PARA AUMENTO DA PERFORMANCE...4 3. ACESSO AO SISTEMA...5 4. PALAVRAS CHAVE...6 5. PAGINA INICIAL...7 6. STATUS DO

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

MANUAL. Recurso QChat

MANUAL. Recurso QChat MANUAL Recurso QChat Publicação: Dezembro / 2011 Versão oficial Qualitor Advanced: 6.50.00 Versão oficial Qualitor Start: 1.00.06 Revisão: 02 Cópia oficial Sumário Recurso Chat do Qualitor NOVIDADES DA

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação

Manual do Sistema de Almoxarifado P á g i n a 2. Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição. Núcleo de Tecnologia da Informação Divisão de Almoxarifado DIAX/CGM/PRAD Manual do Sistema de Almoxarifado Módulo Requisição Versão On-Line Núcleo de Tecnologia da Informação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual do Sistema

Leia mais

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico

e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Página1 e-nota MDF-e Manifesto de Documento Fiscal eletrônico Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que é MDF-e?... 03 2. Safeweb e-nota MDF-e... 04 3. Acesso e-nota

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA MÉDICOS 1 CADASTRANDO CLIENTES 1.1 BUSCANDO CLIENTES 1.1.1 BUSCANDO CLIENTES PELO NOME 1.1.2 BUSCANDO CLIENTES POR OUTRAS BUSCAS 1.2 CAMPO OBSERVAÇÕES

Leia mais

Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica

Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica APRESENTAÇÃO: Este Manual apresenta as telas que são utilizadas para a navegação no Sistema de Comissão Nacional de Residência Médica. Neste manual estão

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual do Usuário Este documento consiste em 25 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste documento,

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

Software de Compras. Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter

Software de Compras. Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter Software de Compras Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter OutBuyCenter Software para o gerenciamento de compras integradas (eprocurement e supply chain), objetiva a rápida tramitação de compras

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO

1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO 1 ÍNDICE 1 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAR O SMS PC REMOTO... 3 1.1 REQUISITOS BASICOS DE SOFTWARE... 3 1.2 REQUISITOS BASICOS DE HARDWARE... 3 2 EXECUTANDO O INSTALADOR... 3 2.1 PASSO 01... 3 2.2 PASSO

Leia mais

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6.

OBJETIVO 1 ACESSANDO O SISTEMA 2 - TELA PRINCIPAL 3 MÓDULO ETIQUETAS 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS 5 ANEXAR DOCUMENTOS 6 MENU TRÂMITE 6. Sumário OBJETIVO... 2 1 ACESSANDO O SISTEMA... 3 2 - TELA PRINCIPAL (Painel de Controle)... 4 3 MÓDULO ETIQUETAS... 4 4 - CADASTRAR DOCUMENTOS... 7 5 ANEXAR DOCUMENTOS... 15 6 MENU TRÂMITE... 18 6.1 RECEBER

Leia mais

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar:

Antes de começar, o Solicitante e outros envolvidos dentro do projeto (Orientador, Coordenador ou outro Responsável Técnico) devem verificar: SOLICITAÇÃO DE FOMENTO on-line MANUAL DO USUÁRIO 1 CONTATOS... 2 2 ANTES DE COMEÇAR... 2 3 ENTRAR NO SISTEMA INFAPERJ... 3 3.1 ACESSO AO SISTEMA...3 3.2 LOGIN...4 4 APRESENTAÇÃO GERAL DA INTERFACE... 5

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O PRONAVTECH... 4 Primeiro Acesso... 5 Demais Acessos... 6 Esqueci Minha Senha... 7 Esqueci o usuário principal... 7 ÁREA DE TRABALHO DO PRONAVTECH...

Leia mais

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas 1. Introdução O presente documento tem por finalidade apresentar a Central de Relacionamento do cliente, documentando todos os processos, as atividades

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GLPI

Manual de Utilização do Sistema GLPI Manual de Utilização do Sistema GLPI Perfil Guest Apresentação Esse manual, baseado no manual GLPI foi elaborado pela Coordenação de Tecnologia de Informação CTI do câmpus e tem como objetivo instruir

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Gerência de Atendimento

Gerência de Atendimento DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Solicitação e Acompanhamento de Atendimento Gerência de Atendimento João Pessoa - agosto/2011 DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1 Sumário Apresentação... 3 1.

Leia mais

CA SERVICE DESK MANAGER

CA SERVICE DESK MANAGER CA SERVICE DESK MANAGER GUIA RÁPIDO: Abertura de Chamado pelo Portal Web (Ferramenta Service Desk ) 1. CA SERVICE DESK MANAGER... 3 2. CONHECENDO AS TELAS INICIAIS... 4 2.1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO...

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Na tela inicial digite o seu login e senha, e deixe a opção acesso selecionada em Empresa. Depois clique em Entrar. Esta é a tela principal do sistema dividido em 2 painéis. Código:

Leia mais

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB

SISTEMA PATRIMÔNIO WEB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Subcomissão de Patrimônio - GEFIM REITORIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO COMPATRIM/GEFIM SISTEMA PATRIMÔNIO WEB Manual do usuário v.1.1 Sumário Introdução... 4 Fluxo das Principais

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

Guia de Referência 0800net

Guia de Referência 0800net Guia de Referência 0800net 1. Apresentação: Com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços de atendimento, o Grupo GCI, disponibiliza a Central de Atendimento, através do endereço http://0800net.gci.com.br/.

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA AGENDA

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB

MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB MANUAL DO PRESTADOR FATURAMENTO WEB 0 Sumário Introdução... 2 Funcionalidades... 2 Requisitos Necessários... 2 Faturamento Web... 3 Faturamento Simplificado... 4 Faturamento Detalhado... 9 Faturamento

Leia mais

Certidão Online Manual do Usuário

Certidão Online Manual do Usuário JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Certidão Online Manual do Usuário Versão 3.1 Lista de Tópicos - Navegação Rápida CADASTRANDO O USUÁRIO... 3 ACESSANDO O SISTEMA... 5 CERTIDAO SIMPLIFICADA NADA

Leia mais

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA

Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA Manual do Usuário SisCommercePDV NFC-e Sistematic Tecnologia e Sistemas de Informação LTDA MANUAL DO USUÁRIO SisCommercePDV Emissor de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) *Manual em desenvolvimento

Leia mais

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS

HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS HELP DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ONLINE DOCTOR/SBOT PARA SECRETÁRIAS 1 - A TELA AGENDA 1.1 - TIPOS DE AGENDA 1.1.1 AGENDA NORMAL 1.1.2 AGENDA ENCAIXE 2 - AGENDANDO CONSULTAS 2.1 - AGENDANDO UMA CONSULTA NA

Leia mais

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk Manual do Atendente Treinamento OTRS Help Desk Sumário Apresentação... 4 Efetuando login... 5 Conhecendo a interface de atendimento...5 Painel de Controle... 5 Chamados... 6 Visão de Filas... 6 Pesquisas...

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO DOMICILIAR SAF SUL Qd. 02, Bl. E/F, Ed. Premium Torre II Auditório Sala 05 Telefone: (61) 3315 9052

Leia mais

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO

SISTEMA COOL 2.0V. (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA COOL 2.0V (Certificado de Origen On Line) MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Pré-requisitos para utilização do sistema....2 Parte I Navegador...2 Parte II Instalação do Interpretador de PDF...2 Parte III

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Empari Sistemas www.empari.com.br

MANUAL DO USUÁRIO. Empari Sistemas www.empari.com.br MANUAL DO USUÁRIO Empari Sistemas www.empari.com.br Sumário Instalação... 2 Primeira Configuração... 5 Período de experimentação... 8 Configurar Busca de Licitações... 9 Tela de Configuração do LicitaPlus+...

Leia mais

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB

MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB MANUAL USUÁRIO AUDATEX WEB Audatex Web Nível Usuário (Versão 1.0) Gerência de Suporte Técnico Departamento de Treinamento Resp.: Roberto de Luca Jr. Versão 1.0 Revisão 1 Data 13/02/2007 SUMÁRIO GERAL Introdução...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL. PTU Web

MANUAL OPERACIONAL. PTU Web MANUAL OPERACIONAL PTU Web Versão 8.0 24/08/2011 ÍNDICE Índice... 2 PTU Web... 4 O que é o PTU Web?... 4 Como acessar o PTU Web?... 4 Listagem de arquivos enviados e recebidos... 5 Unimeds disponíveis

Leia mais

Pagamento - Fornecedor

Pagamento - Fornecedor Pagamento - Fornecedor MT-212-00137 - 1 Última Atualização 30/08/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos

Leia mais

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo.

3.000.000 de registros de candidatos e respondentes de pesquisa, número que continua crescendo. SUMÁRIO 1 1 - Conceitos Gerais O CRQ é um sistema de controle de qualidade utilizado na etapa de recrutamento de estudos de natureza qualitativa. Ele é um banco de dados que tem como principal objetivo

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS... 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO... 08 3.1Tipos de Documentos... 08 3.2 Relações entre Documentos... 10 3.3 OCR... 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS... 13 5 GERANDO

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3

CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Diretoria Comercial Corporativa Página 2 de 14 Sumário 1 Introdução... 4 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 5 3 Gerenciando clientes... 8 4 Serviços...

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos SIGED - Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos MANUAL DO USUÁRIO Módulo de Arquivos O objetivo deste Manual é permitir a reunião de informações dispostas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada

Leia mais

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas SESAU Coordenadoria Setorial de Gestão a Informática - CSGI Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Maceió 06/02/2012 Técnico Responsável: Bruno Cavalcante

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE CHAMADOS (GLPI)

MANUAL DO SISTEMA DE CHAMADOS (GLPI) MANUAL DO SISTEMA DE CHAMADOS (GLPI) 1 Acessando o GLPI Para acessar o sistema, basta abrir o seu navegador de internet e acessar a URL http://suporte.genix. ind.br, será aberta a tela a seguir: Após acessar

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais