Figura 1 Semântica Fonte: Ivan Cabral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Figura 1 Semântica Fonte: Ivan Cabral"

Transcrição

1 OS SENTIDOS DAS PALAVRAS CONTEÚDOS O significado das palavras Sinônimo Antônimo Homônimos Paronímia Sentido figurado Ambiguidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS As palavras de uma língua têm significados. Esses significados podem variar de acordo com a ideia que se deseja transmitir. Para estudar e interpretar o significado de uma palavra, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto, estuda-se a semântica. Figura 1 Semântica Fonte: Ivan Cabral No cartum, aparece um garoto que teve mal desempenho na escola, por não saber como a semântica funciona. Assim, ele está preocupado porque necessita esclarecer a seus pais a causa das notas baixas e pede socorro ao Padre, para que lhe ajude a encontrar a melhor maneira de justificar sua situação.

2 Conhecer bem as palavras e seus significados é a melhor forma de garantir a comunicação e seu entendimento. Manter o hábito da leitura de textos variados como jornais, revistas, livros, histórias em quadrinhos, propagandas, entre outros ajudam a aumentar o vocabulário e desenvolver a interpretação de textos. E sempre que surgirem dúvidas com relação ao significado das palavras, vale a pena ter por perto um dicionário, para consulta. Figura 2 Mafalda e o dicionário Fonte: Gibiteca.com Sinônimo Os sinônimos referem-se às palavras que possuem o mesmo significado de outras ou significado parecido, dependendo do contexto em que são utilizadas. Essas palavras ajudam, por exemplo, a organizar melhor o texto, sem que haja a repetição do mesmo vocábulo várias vezes. Observe: Minha avó é mais velha que a sua. Minha avó é mais idosa que a sua. Mas é importante estar atento, pois não existem sinônimos perfeitos. O contexto em que as palavras são utilizadas no discurso nem sempre são os mesmos. Há situações comunicativas que não permitem a substituição de uma palavra por outra, mesmo que elas possuam significados parecidos. Observe: Minha casa é mais velha que a sua. Minha casa é mais idosa que a sua.

3 Neste caso, as palavras velha e idosa não possuem o mesmo sentido, não podendo então, serem utilizadas como sinônimos. Antônimo É a palavra que tem significado oposto ao de outra. Observe: Meu conhecimento é igual ao seu. Meu conhecimento é diferente do seu. Figura 3 Calor Fonte: Gilmar Online As palavras frio e calor que aparecem, respectivamente, no primeiro e segundo quadrinhos, são exemplos de antônimo. Homônimos Você sabia que uma mesma palavra pode ter vários significados diferentes? Na gramática da língua portuguesa, quando temos duas palavras com a mesma pronúncia, mesma grafia (escrita) e significados diferentes, dizemos que essas palavras são homônimas. Estas são classificadas em três tipos: homógrafos homófonos, homógrafos e homófonos. Homógrafos homófonos são considerados homônimos perfeitos, por possuírem a mesma pronúncia e a mesma grafia, porém significados diferentes.

4 Vejamos os exemplos por meio do texto a seguir, trata-se do trecho do prefácio da obra Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo: São os primeiros cantos de um pobre poeta. Desculpai-os. As primeiras vozes do sabiá não têm a doçura dos seus cânticos de amor. É uma lira, mas sem cordas; uma primavera, mas sem flores; uma coroa de folhas, mas sem viço. Cantos espontâneos do coração, vibrações doridas da lira interna que agitava um sonho, notas que o vento levou como isso dou a lume essas harmonias. Azevedo, Álvares de. Disponível em: < Acesso em: 19 jul h30min. Vocabulário: Dorido: que tem e/ou expressa alguma dor (física ou moral). Lume: manifestação de conhecimento, ilustração, saber; luminar. Observe as palavras em destaque no texto: cantos, cordas e coroa. O que elas têm em comum? Qual é o significado de cada uma delas? Leia a seguir: Canto Significado 1 Significado 2 cada uma das partes de um poema longo local retirado; recanto Cordas Significado 1 Significado 2 instrumento de cordas dedilháveis feixe alongado de fibras vegetais (sisal, cânhamo etc.) ou matéria flexível similar, torcidas em espiral, de grossura e comprimento variáveis Coroa Significado 1 Significado 2 ornamento de formato circular usada sobre a cabeça como insígnia de soberania ou nobreza, como emblema de vitória etc. indivíduo de meia-idade ou, experiente, já em trânsito para a velhice Todas essas palavras têm em comum o fato de possuírem mais de um significado. De acordo com o contexto em que aparecem, assumem o sentido que se pretende. No texto, todas elas apresentam seu significado 1.

5 Homófonos são homônimos que possuem grafia diferente, mas a mesma pronúncia, como no exemplo a seguir: Figura 4 Sem conserto Fonte: Moisés Cartuns As palavras que aparecem nas placas dos estabelecimentos concerto e conserto, são exemplos de homófonos. Ao pronunciá-las não nota-se diferença entre elas, porém são grafadas de maneiras distintas. Concerto com c refere-se à uma peça musical, já conserto com s diz respeito a arrumar algo que está com defeito. Outros exemplos de homófonos: acento: sinal gráfico assento: lugar em que se senta coser: costurar cozer: cozinhar cessão: ceder seção: divisão, departamento sessão: espaço de tempo que dura uma reunião ou consulta Homógrafos são homônimos que possuem a mesma grafia mas pronúncia diferente. Veja alguns exemplos com as palavras em destaque:

6 A população está preocupada com o atual governo. Desde que eu governo esta cidade, as contas públicas estão em ordem. Hoje à tarde receberemos uma visita célebre. Quero que você celebre cada dia de vida. Paronímia Parônimos são palavras que possuem pronúncia e grafia semelhantes, mas significados diferentes. As palavras cumprimento e comprimento são exemplos de parônimos. Figuras 4 e 5 Cumprimento com as mãos e fita métrica para medir o comprimento Fonte: Shutterstock Outros exemplos de parônimos: descriminar: inocentar discriminar: distinguir emergir: vir à tona imergir: afundar inflação: inchação infração: transgressão ratificar: confirmar retificar: corrigir Sentido Figurado

7 Na linguagem verbal, uma mesma palavra pode ter seu significado ampliado, remetendo a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase. Veja, por exemplo, as frases a seguir: Compareceu à entrevista com os documentos nas mãos. Ela esperava por uma notícia com o coração na mão. A ideia de alguém comparecer à entrevista com os documentos nas mãos, em seu sentido literal, demonstra claramente que a pessoa segura os documentos, uma interpretação muito natural, literal. No entanto, a ideia de com o coração na mão teve seu significado ampliado e, por uma série de associações, podemos entender que a pessoa estava aflita, ansiosa ou desesperada. Observe estas outras frases: Meu coração batia com muita força. O meu coração dava-me coices desesperados. (Graciliano Ramos) As duas mensagens transmitem basicamente a mesma ideia. No entanto, a segunda oração tende a ser mais expressiva, pois desperta maior atenção no leitor, quando compara a força das batidas do coração com coices desesperados, indicando fortes movimentos. Por outro lado, a primeira oração também tem sua finalidade prática, visando, sobretudo, à comunicação, mostrando-nos um sentido real, original, nãofigurado. Observe: Figura 6 Grande galho saudável de Tipuana quebrado Fonte: Árvores de São Paulo Na imagem aparece o que se pode reconhecer, em seu sentido literal, como um galho de árvore quebrado. Porém, se a expressão quebrar um galho aparecer em uma

8 frase como: Será que você pode quebrar um galho para mim? Pode-se dizer que essa expressão está em seu sentido figurado, pois quer dizer o mesmo que fazer um favor. Ambiguidade Quando as palavras ou expressões podem dar mais de um sentido à frase, diz-se que elas são ambíguas, o que pode comprometer o entendimento do que se quer comunicar. Observe: Figura 7 Sinaf Seguros Fonte: Leia Publicidade No anúncio publicitário da Sinaf Seguros, há a intenção de provocar esse duplo entendimento: Vai querer sua carne bem ou mal passada. É uma frase comumente utilizada para referir-se à carne, normalmente de churrasco, para saber se deve ser bem ou pouco assada. No anúncio, a mesma frase foi usada intencionalmente para referirse ao serviço de cremação oferecido pela empresa de seguros de vida, por isso a ambiguidade. Em situações em que não há a intenção de dar duplo sentido ao que se deseja transmitir, esse tipo de construção deve ser evitada. Veja a confusão que a ambiguidade pode causar:

9 Figura 8 Pedestre reduza a velocidade Fonte: Ebah A placa que aparece na imagem não deixa claro se quem deve reduzir a velocidade é o pedestre ou o motorista. Neste caso, sabe-se que a orientação é voltada para o motorista, por isso o ideal seria utilizar a seguinte placa: Figura 9 Atenção Devagar Trânsito de Pedestres Fonte: PlacasOnline ATIVIDADES 1. Leia o trecho do texto Uma viagem pelos caminhos do amor, de José Paulo Paes: Histórias de amor. Mas de qual amor? Há tantos! Amor (relativo ao que é exclusivo do corpo) 1, amor (relativo ao que é idealizado, não confesso) 2, amor (do casamento ou da vida de casado) 3, amor (sem fidelidade conjugal) 4, amor a distância, amor à primeira vista, amor de perdição, amor de salvação e quantos mais? Por si só, essa (que apresenta grande número ou variedade) 5 de designações mostra

10 estarmos diante de um sentimento complexo, (que tem sentido contrário) 6, que não se deixa prender numa definição. Ao longo do texto, aparecem, entre parênteses, os significados de algumas palavras. De acordo com o contexto, identifique, no quadro a seguir, a qual vocábulo cada significado se refere: conjugal adúltero contraditório carnal multiplicidade platônico 2. Leia o trecho do texto Fernanda e Fernando, de Machado de Assis: (Para facilitar seu entendimento, encontre as palavras que desconhece, no dicionário). Um dia, tinham ambos quinze anos, descobriram os dois que se amavam, e mais do que se amam irmãos. Esta descoberta foi feita durante uma troca de olhares e um contato de mãos. Fernanda! disse ele. Fernando! respondeu ela. O resto foi dito nessa linguagem muda e eloquente, em que o maior ignorante faz prodígios de retórica, retórica do coração, retórica universal. Releia o último parágrafo do texto: O resto foi dito nessa linguagem muda e eloquente, em que o maior ignorante faz prodígios de retórica, retórica do coração, retórica universal. O que é possível afirmar sobre esse fragmento do texto? I. Depois de se tocarem, Fernando e Fernanda não precisaram dizer mais nada, porque o amor possui uma linguagem própria, que qualquer pessoa pode sentir, mesmo as de pouco conhecimento. II. Tanto Fernando, quanto Fernanda ficaram confusos com seus sentimentos, o que os levou a terem uma longa conversa sobre o amor, um sentimento universal. 3. Encontre diferentes significados para as palavras a seguir: (Se necessário, utilize o dicionário).

11 a) sede b) cabo c) rosa d) manga e) cravo 4. Leia o trecho da música Certas Coisas, de Lulu Santos e identifique os antônimos presentes no fragmento: Não existiria som Se não houvesse o silêncio Não haveria luz Se não fosse a escuridão A vida é mesmo assim, Dia e noite, não e sim Leia o diálogo a seguir: Ônibus tem acento? É, depende da hora em que você toma. Será que a resposta dada à pergunta Ônibus tem acento? foi a que se esperava? Por que houve confusão? 6. Nos quadrinhos a seguir, há o emprego das palavras cestas, sestas e sextas. Procure o significado de cada uma delas para interpretar o que o garoto quis dizer em cada caso: Figura 10 Tirinha Armandinho Fonte: Tirasarmandinho.com

12 7. Analise as frases a seguir. Assinale aquelas que estão em sentido figurado e destaque a palavra ou expressão figurada: a) ( ) Ontem à noite cheguei tarde, por isso entrei em casa pisando em ovos. b) ( ) Finalmente conhecerei minha cara metade. c) ( ) Decidi que não falaremos mais sobre este assunto. d) ( ) Marcos e Eliana estiveram aqui hoje cedo, mas saíram logo. e) ( ) Marcos e Eliana estão batendo perna. 8. Leia a tirinha, em que a professora canta a música da Dona Aranha: Figura 9 O mistério da dona aranha Fonte: Satirinhas De acordo com a pergunta do garoto, no quarto quadrinho: Quem a chuva forte derrubou? A dona aranha ou a parede? Qual a resposta mais adequada para a questão? a) De acordo com a construção da frase, não é possível identificar quem a chuva forte derrubou, pois nota-se aí uma ambiguidade. b) A chuva forte derrubou a aranha, substantivo que aparece primeiro na música. c) A chuva forte derrubou a parede, substantivo que está mais próximo da expressão chuva forte. d) Tanto a aranha, quanto a parede foram derrubadas pela chuva forte, isto está claro na frase.

13 LEITURA COMPLEMENTAR Leia fragmentos do livro O frio pode ser quente, de Regina Masur: As coisas têm muitos jeitos de ser Depende do jeito da gente ver... Por que será que numa noite a lua é tão pequena e fininha? E outra noite ela fica tão redonda e gordinha pra depois ficar de novo daquele jeito estreitinha? Depende do quê? Depende do dia que a gente vê Uma árvore é tão grande se a gente olha lá para cima. Mas do alto de uma montanha, ela parece tão pequeninha. Grande ou pequena depende do quê? Depende de onde a gente vê. Como será que pode uma colher cheia de doce parecer tão pouquinho que não dá nem pra sentir? E cheia de remédio ficar tanto que não dá nem pra engolir? Curto e comprido Bom e ruim Vazio e cheio Bonito e feio São jeitos das coisas ser. Depende do jeito da gente ver. Sobre a autora Jandira Masur nasceu em São Paulo, em 1940 e faleceu na mesma cidade, em Foi psicóloga e professora em psicofarmacologia da graduação e pós graduação da Escola Paulista de Medicina. Pesquisadora da farmacologia do sistema nervoso, especialmente de distintos aspectos do alcoolismo e consumo de drogas, com diverso livros publicados. Além de psicofarmacologia interessou-se por literatura infanto-juvenil paradidática onde possui três livros publicados. Dentre eles, o livro O frio pode ser quente, de 1980, em que brinca com as palavras e mostra os contrários em várias situações do cotidiano.

14 Referências BECK, Alexandre. Tirinha Armandinho. Disponível em: < Acesso em: 20 jul h50min. CABRAL, Ivan. Semântica. Disponível em: < Acesso em: 03 fev h. CARTUNS, Moisés. Sem solução. Disponível em: < Acesso em: 20 jul h. DALEFI, Roberto Gomes. Enciclopédia do estudante: gramática e linguística: história, regras e usos da língua portuguesa. 1. Ed. São Paulo: Moderna, EBAH. Pedestre reduza a velocidade. Disponível em: < Acesso em: 15 fev h21min. GILMAR. Calor. Disponível em: < Acesso em: 17 fev h26min. HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, LEITE, Will. O mistério da dona aranha. Disponível em: < Acesso em: 11 fev h. LISITSALMAGE. In: SHUTTERSTOCK. Cumprimento com as mãos. Disponível em: < Acesso em: 20 jul h. MASUR, Jandira. O Frio pode ser quente?. São Paulo: Ática, p. 32.

15 ONLINE, Placas. Atenção devagar trânsito de pedestres. Disponível em: < Acesso em: 15 fev h25min. PAES, José Paulo. Uma viagem pelos caminhos do amor. In: Histórias de Amor. Coleção Para Gostar de Ler. São Paulo: Ática, p. 7. QUINO. Mafalda e o dicionário. Disponível em: < Acesso em: 11 fev h. SANTOS, Lulu. Certas Coisas. Disponível em: < Acesso em: 17 fev h. SÃO PAULO, árvores de. Grande galho saudável de Tipuana quebrado. Disponível em: < Acesso em: 15 fev h32min. SEGUROS, Sinaf. Cremação Sinaf. Disponível em: < Acesso em: 15 fev h. SEREGAN. In: Shutterstock. Fita métrica. Disponível em: < _source=search_form&version=llv1&anyorall=all&safesearch=1&use_local_boost=1&a utocomplete_id=&search_tracking_id=smw57sdft1yqm02xt2bz6a&searchterm=fita %20m%C3%A9trica&show_color_wheel=1&orient=&commercial_ok=&media_type=im ages&search_cat=&searchtermx=&photographer_name=&people_gender=&people_ag e=&people_ethnicity=&people_number=&color=&page=1&inline= >. Acesso em: 20 jul h. GABARITO 1. 1 carnal 2 platônico 3 conjugal 4 adúltero 5 multiplicidade 6 contraditório

16 2. Alternativa I. Ao fazer sua afirmação, o autor faz uma analogia com o conhecimento que os especialistas em retórica (uso da argumentação, arte da palavra) têm, por utilizarem a linguagem para transmitir perfeitamente tudo o que querem. Para ele, assim é o amor: uma linguagem que não precisa de palavras nem de ensinamentos, uma vez que todos conhecem esse sentimento. 3. a) local em que uma empresa tem seu principal estabelecimento / vontade de beber b) parte ou extremidade por onde se prende ou segura algo / aquele que chefia ou comanda c) flor de roseira / cor d) parte de vestimenta (blusa, camisa, etc.) / fruta e) flor do craveiro / obstrução do folículo pilossebáceo, que forma um ponto negro na pele 4. som e silêncio / luz e escuridão / dia e noite / não e sim 5. Na pergunta Ônibus tem acento?, há referência ao sinal gráfico que a palavra recebe (no caso acento circunflexo). Porém na resposta dada depende da hora em que você toma, há referência à palavra de mesma pronúncia, porém de diferente significado: assento, que quer dizer local onde pode-se sentar no ônibus. A confusão é causada por tratar-se de palavras homófonas, mesma pronúncia, porém grafia e significados diferentes. 6. Cestas - qualquer utensílio que, pela forma e pelo uso, se assemelhe àquele feito de material entrançado; cesto. Sestas - repouso após o almoço. Sextas dia da semana. 7. a) (_X_) Ontem à noite cheguei tarde, por isso entrei em casa pisando em ovos. b) (_X_) Finalmente irei conhecer minha cara metade. e) (_X_) Marcos e Eliana estão batendo perna.

17 8. Alternativa a. A construção da frase veio a chuva forte e a derrubou não permite reconhecer se quem caiu foi a aranha ou a parede. Neste caso, como a aranha estava na parede, pode-se compreender que ambas foram derrubadas. Diante disso, uma maneira de não causar dúvidas seria manter a construção: Veio a chuva forte e as derrubou!; ou ainda: Veio a chuva forte e derrubou tudo!

1.HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS 2.POLISSEMIA 3.SINONÍMIA 4.ANTONÍMIA 5.HOMONÍMIA 6.PARONÍMIA 7.DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO 8.ATIVIDADES

1.HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS 2.POLISSEMIA 3.SINONÍMIA 4.ANTONÍMIA 5.HOMONÍMIA 6.PARONÍMIA 7.DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO 8.ATIVIDADES 1.HIPÔNIMOS E HIPERÔNIMOS 2.POLISSEMIA 3.SINONÍMIA 4.ANTONÍMIA 5.HOMONÍMIA 6.PARONÍMIA 7.DENOTAÇÃO/CONOTAÇÃO 8.ATIVIDADES 2 SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS 3 Hipônimos e Hiperônimo Palavras que se relacionam

Leia mais

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto Tópicos de Ortografia Prof.ª Paula Barreto HOMÔNIMOS Palavras que têm identidade de pronúncia (homônimos homófonos) ou e de grafia (homônimos homógrafos) ou os dois ao mesmo tempo (homônimos perfeitos)

Leia mais

SINÔNIMOS E PARÔNIMOS

SINÔNIMOS E PARÔNIMOS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier SINÔNIMOS E PARÔNIMOS SEMÂNTICA Denotação emprego de uma palavra em seu sentido real, dicionarizado. Exemplo: Dona Mariana preparou um doce. A palavra doce foi empregada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 32 Semântica

Bárbara da Silva. Português. Aula 32 Semântica Bárbara da Silva Português Aula 32 Semântica Em linguística, Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos ORTOGRAFIA OFICIAL Aula 9 1 OS PORQUÊS 1. Por que 2. Por quê

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. O que é Semântica? Semântica provém do vocábulo grego que se pode traduzir

Leia mais

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES

Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1. Cleiton Marx CARDOSO. Lucas MEDES Qual Garoto? : A Utilização da Ambiguidade no Anúncio Publicitário 1 2 Cleiton Marx CARDOSO 3 Lucas MEDES 4 Leonardo Pereira MENEZES Centro Universitário FAG, Toledo, PR Resumo O presente trabalho busca

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Docente: Marcela Rodriguês dos Santos/ Rubinaldo da Silva Araújo Carga horária: 80h Disciplina: Produção Textual Serie: 6 Ano Plano de Curso I Unidade Objetivo Geral: Desenvolver

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Significação das palavras Sinônimos São palavras que possuem significados iguais ou semelhantes. O faturista retificou o erro da nota fiscal. O faturista corrigiu o erro da nota fiscal. A criança ficou

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL

SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL SIGNIFICAÇÃO VOCABULAR E TEXTUAL Toda palavra é composta de: SIGNIFICANTE (forma) e SIGNIFICADO (conteúdo) Exemplo: Gato - animal mamífero, quadrúpede, felino (primeiro

Leia mais

Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia.

Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia. AMBIGUIDADE Prof. Daniel Ambiguidade: propriedade de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura, anfibologia. Ex. 1 Ex. 2 Ex. 3 Adão Iturrusgarai (http://adao.blog.uol.com.br/) Ex. 4

Leia mais

Significação das palavras

Significação das palavras PORTUGUÊS Significação das palavras Coerência X Coesão Na maioria das vezes, sentimo-nos despreparados quando estamos diante de uma folha de papel em branco no propósito de fazer uma redação, não é mesmo?

Leia mais

A AMBIGUIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ESTUDO DE CASOS

A AMBIGUIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ESTUDO DE CASOS A AMBIGUIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ESTUDO DE CASOS ABREU, Lucia e AYRES, Marina 1 Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a importância da ambiguidade nas peças publicitárias atuais. Utilizou-se

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa Leia o fragmento abaixo que serve de base para as questões 01 e 02. Do ponto de vista mais geral da obra de Machado de Assis pode-se afirmar que Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante, por

Leia mais

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.:

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= No decorrer

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 4 o - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 Conteúdo de estudo [ Interpretação de texto; Estudo do vocabulário; Substantivos.

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS. Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS

CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS. Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS CLASSES GRAMATICAIS CONTEÚDOS Palavras variáveis Palavras invariáveis AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS As classes gramaticais, também conhecidas como classes de palavras, classificam vocábulos de acordo com

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

Língua Portuguesa componentes básicos

Língua Portuguesa componentes básicos Colégio Magno Gramática e Redação 1.o ano Profa. Renata Godoy Língua Portuguesa componentes básicos Código: sistema de signos simples ou complexos, organizados e convencionados de tal modo que possibilitem

Leia mais

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação

Português 1º ano João J. Linguagem e Significação Português 1º ano João J. Linguagem e Significação LINGUAGEM E SIGNIFICAÇÃO (SEMÂNTICA) A semântica é o estudo da significação das palavras. Divide-se em Descritiva (Sincrônica) e Histórica (Diacrônica).

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos:

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES. Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 A 1 Conteúdos: Tonicidade: Classificação das silabas, na palavra, quanto ao som e ao número. Classificação das palavras quanto ao

Leia mais

Leia o cartaz abaixo:

Leia o cartaz abaixo: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos valor semântico Definidos (o / a / os / as) exemplo Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O

Leia mais

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas

Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Interpretação de Textos a Partir de Análises Isoladas Análise Estética (formal) Análise Estilística (figuras de linguagem) Análise Gramatical (morfossintática) Análise Semântica (de significado) Análise

Leia mais

Parônimas e homônimas. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes.

Parônimas e homônimas. Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes. Parônimas e homônimas Parônimos e homônimos são palavras que possuem semelhanças no som e na grafia, porém se constituem de significados diferentes. Parônimas As palavras parônimas são aquelas que possuem

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Olá queridos leitores!

Olá queridos leitores! Poesias de amor Olá queridos leitores! Meu nome é Nagila da Silva ferreira tenho 15 anos e escrevi este livro para vocês que não sabem expressar seus sentimentos facilmente então sempre que puder leia

Leia mais

Unidade 1 Especificações do Exame

Unidade 1 Especificações do Exame Unidade 1 Especificações do Exame UNIDADE 1 As tarefas do exame podem envolver um conjunto variado de operações, propósitos, interlocutores, gêneros do discurso e tópicos. a) Operações: Reconhecer a situação

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

O que é Comunicação?

O que é Comunicação? A Importância da O que é Comunicação? É transmitir ideias, sentimentos ou experiências de uma ou mais pessoas para outra, ou outras. A comunicação se estabelece quando o emissor leva a mensagem até o receptor

Leia mais

Vejam os seguintes exemplos

Vejam os seguintes exemplos Vejam os seguintes exemplos O mau uso dos possessivos O diretor geral de um banco estava preocupado com um jovem e brilhante diretor que, depois de ter trabalhado durante algum tempo junto dele, sem parar

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2

3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 . 3ºtrimestre PORTUGUÊS CONTEÚDO PR2 1-Leia. Na frase Procuro um dono de raça, como se classifica o sujeito? 2- Leia o texto. Mônica nasceu um mês antes da data oficial de aniversário Bruno Molinero Oficialmente,

Leia mais

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira

TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira TEORIA DA LINGUAGEM Prof ª Giovana Uggioni Silveira COMUNICAÇÃO LINGUAGEM LÍNGUA FALA ESCRITA DISCURSO Forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

Professor Tinoco Luna

Professor Tinoco Luna 1 Professor Tinoco Luna Mestre em Linguística; Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual; Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior; Professor Universitário; Coach Acadêmico.

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA. Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1 Conteúdos: Semântica: Sinônimos e antônimos CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

ESCOLA DATA: / / NOME:

ESCOLA DATA: / / NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Avaliação de Língua Portuguesa Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 4. O verbete não foi encontrado Dia desses, ao parar o carro numa vaga demarcada no estacionamento

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 6 EF Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2. 1. O texto apresentado é: (A) um formulário.

Leia mais

RELAÇÕES SEMÂNTICAS FUNDAMENTOS DE SEMÂNTICA APOIO PEDAGÓGICO 20/04/2018 SAULO SANTOS

RELAÇÕES SEMÂNTICAS FUNDAMENTOS DE SEMÂNTICA APOIO PEDAGÓGICO 20/04/2018 SAULO SANTOS RELAÇÕES SEMÂNTICAS FUNDAMENTOS DE SEMÂNTICA APOIO PEDAGÓGICO 20/04/2018 SAULO SANTOS PROGRAMA DA AULA 1. Relações semânticas 2. Correspondência 2.1.1. Sinonímia 2.1.2. Identidade de referência 2.1.3.

Leia mais

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações.

Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das orações. COMPLEMENTO VERBAL CONTEÚDO Complemento verbal Objeto direto Objeto indireto AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Antes de estudarmos os complementos verbais, vamos relembrar alguns conceitos sobre os verbos das

Leia mais

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli.

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli. Português Ortografia Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORTOGRAFIA Os Porquês 1. Por que Por qual motivo / Por qual razão / O motivo pelo qual / Pela qual Por que não me

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO. Professora Stela Garcia CONTEÚDO: Leitura e interpretação de texto. Sujeito e predicado e suas classificações. Predicativo do sujeito

Leia mais

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II

Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Roteiro de Recuperação Paralela de Gram/Texto II Professor(a) da Disciplina: Data: /05/2019 1º TRIMESTRE Aluno (a): Nº 6º ano Ensino Fundamental II Período: Matutino Conteúdos: Leitura e compreensão de

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Linguagem e Comunicação Linguagem Linguagem O caminho humano de comunicar-se. Faculdade humana de manifestar seus pensamentos, desejos ou emoções. Possibilita a interação do

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS SEMÂNTICA II (SIGNIFICAÇÃO DE PALAVRAS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS SEMÂNTICA II (SIGNIFICAÇÃO DE PALAVRAS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS SEMÂNTICA II (SIGNIFICAÇÃO DE PALAVRAS) RELAÇÕES DE SENTIDO ENTRE OS VOCÁBULOS NO TEXTO A atribuição correta de sentido a determinadas palavras revela-se crucial para a compreensão

Leia mais

Nome: Nº. Escola: Professor: Data:

Nome: Nº. Escola: Professor: Data: Nome: Nº Escola: Professor: Data: 1. Observe as imagens a seguir e identifique qual linguagem predomina em cada uma delas: linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem verbal e não verbal. Peça

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ).

(...) Eu canto em português errado. Acho que o imperfeito não participa do passado. Troco as pessoas. Troco os pronomes ( ). (...) Eu canto em português errado Acho que o imperfeito não participa do passado Troco as pessoas Troco os pronomes ( ). (Meninos e Meninas Legião Urbana) ALGUMAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS TORNAM O IDIOMA

Leia mais

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA PERFIS DE SAÍDA DOS ESTUDANTES DA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS EIXO TEMÁTICO COMPETÊNCIAS ESPERADAS Variedades lingüísticas; Diálogo; Turnos. Gênero

Leia mais

ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME:

ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: ESCOLA DATA: / / PROF: TURMA: NOME: Leia: Conversa de menino Amanheceu aberta uma rosa, uma rosa grande e rubra, na roseira do meu jardim. Modesto jardim à moda antiga, um pedaço de grama, um pé de manacá,

Leia mais

inversões Inversões Onze músicas constroem esse lindo trabalho.

inversões Inversões Onze músicas constroem esse lindo trabalho. inversões Inversões é o novo CD do cantor e compositor Pernambucano que representa uma grande troca de lugares e olhares onde ele se coloca como porta voz de cada tema abordado no disco. O cantor saiu

Leia mais

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos

Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho. Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Escola Básica 2/3 Dr. Vieira de Carvalho Planificação de Língua Portuguesa 8º Ano - Ano Lectivo 2008/ 2009 Texto Narrativo e Outros textos 1º e 2º períodos Unidade Temática Conteúdos Competências Específicas

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre.

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Colégio Kennedy, 51 anos, educando e inovando sempre. PLANO DE ESTUDO DE PORTUGUÊS 3ª ETAPA 4º ANO EFI PROFESSORA : FLÁVIA LETÍCIA ALUNO(A): 1) Leias as frases a seguir.

Leia mais

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017

PROGRAMA PARA ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL ANO LETIVO DE 2017 2º Ano ENSINO FUNDAMENTAL A exemplo do que vem ocorrendo em avaliações de aprendizagem escolar, pensadas a partir de uma perspectiva mais adequada aos tempos atuais, nossos testes de ingresso têm por objetivo

Leia mais

Homônimos e Parônimos

Homônimos e Parônimos PORTUGUÊS aula Homônimos e Parônimos Homônimos e Parônimos Complete: Percebe-se que ele é um ator. (MAU x MAL) Levantei-me, começou o dia. (MAU x MAL) Os alimentos são guardados na. (DESPENSA x DISPENSA)

Leia mais

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar...

A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... O pequeno Will A minha vida sempre foi imaginar. Queria ter um irmãozinho para brincar... Então um dia tomei coragem e corri até mamãe e falei: - Mãeee queria tanto um irmãozinho, para brincar comigo!

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

Português. Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre. Professor Arthur Scandelari.

Português. Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre. Professor Arthur Scandelari. Português Tipologia Textual e Tipos de Discurso: Direto, Indireto e Indireto Livre Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português TIPOLOGIA TEXTUAL 1. (CESPE TCE-PA 2016 - Adaptada)

Leia mais

Exercícios de interpretação com charges

Exercícios de interpretação com charges Exercícios de interpretação com charges 1) Veja a charge abaixo e diga o que você sabe sobre o assunto tratado na mesma. Para facilitar seu trabalho, escreva pequenos períodos (frases) respondendo as perguntas:

Leia mais

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20)

O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 15:20) Lista de Matemática e Interpretacão de texto 5 o ano de 5 à 9/08/206 O filho sábio alegra a seu pai. (Provérbios 5:20) 2 a Feira 5/08.Com muita mordomia, resolva os problemas abaixo. a) Wanessa é professora

Leia mais

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal MUNDO TEM MAIS OBESOS DO QUE DESNUTRIDOS Segundo a OMS, 300 milhões são muito gordos e 170 milhões estão abaixo do peso GENEBRA. Aproximadamente 170 milhões de crianças em todo o mundo têm peso abaixo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Veja atentamente a letra de uma canção infantil bem conhecida: DIREÇÃO: Ano: 2 Ef a) Marque a alternativa que

Leia mais

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA

Nome:...D.N.I... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Nome:...D.N.I.... Centro Associado:...Data:... I. COMPREENSÃO LEITORA Texto 1: Leia o seguinte texto. Após a leitura, leia as afirmações sobre o texto. No primeiro dia em que fui à escola, com seis anos

Leia mais

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos

UNIDADE 1 Conteúdos UNIDADE 2 Conteúdos UNIDADE 3 Conteúdos UNIDADE 4 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR UNIDADE 1 1 ọ ano - 1.º volume Símbolos Alfabeto UNIDADE 2 Crachá Vogais Consoantes UNIDADE 3 1 ọ ano - 2.º volume Vogais e consoantes Encontro de vogais Palavras com til (~) Palavras

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM Funções da Linguagem: são o conjunto das finalidades comunicativas realizadas por meio dos enunciados da língua. Enunciado: é tudo aquilo que é dito ou escrito

Leia mais

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38.

NOSSO GRUPO PRIMEIRO ENCONTRO. Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. PRIMEIRO ENCONTRO NOSSO GRUPO Veja mais informações no Manual do Educador, p. 38. FOTOS: CC BY REDE JOVEM RURAL ILUSTRAÇÃO: PIXABAY MONTAGEM: ALEXANDRE/BETA DESIGN 8 TEMAS: APRESENTAÇÕES CRACHÁS CONSTITUIÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA ANDRE LUIS SOEIRO PINTO Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1 Rima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Rima

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS

CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 114/2013 COGEPS PUBLICAÇÃO DO DA ANÁLISE DOS RECURSOS CONTRA OS S DA PROVA ESCRITA DO 2º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESPECIAL 2013 PARA

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

NOÇÕES DE TEXTO/DISCURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PROFA. MS. ANA HELENA R. FIAMENGUI

NOÇÕES DE TEXTO/DISCURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PROFA. MS. ANA HELENA R. FIAMENGUI NOÇÕES DE TEXTO/DISCURSO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PROFA. MS. ANA HELENA R. FIAMENGUI O QUE É UM TEXTO? PORTANTO ENTENDE-SE QUE O CLIMA É DESCONTROLADO POR CAUSA DO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

A Ciência é Masculina? Attico Chassot Editora Unisinos, RS (51) págs. R$ 12.

A Ciência é Masculina? Attico Chassot Editora Unisinos, RS (51) págs. R$ 12. Aula 04 Questão 01 (Prova Brasil): Leia o texto: A Ciência é Masculina? Attico Chassot Editora Unisinos, RS (51) 590-8239. 104 págs. R$ 12. O autor procura mostrar que a ciência não é feminina. Um dos

Leia mais

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos

Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos Tempo Caracteriza o desencadear dos fatos. Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados. Tempo histórico - refere-se à época ou momento histórico

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

PORTUGUÊS. Dor de cotovelo tem remédio

PORTUGUÊS. Dor de cotovelo tem remédio PORTUGUÊS Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 05. Dor de cotovelo tem remédio 1 Para a ciência, o amor é um fenômeno biológico que pode ser de três subtipos, a paixão, a atração e a ligação

Leia mais

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli.

Português. Conotação e Denotação. Professor Carlos Zambeli. Português Conotação e Denotação Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO O signo linguístico (a palavra) é constituído pelo significante parte perceptível,

Leia mais

DATA: 07 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 07 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Programa de Português 4º Ano

Programa de Português 4º Ano Programa de Português 4º Ano Introdução Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos

Leia mais