Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro"

Transcrição

1 Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato Recebimentos Pagamentos Agrupar Fluxo de Caixa Relatório de Entradas e Saídas Relatório de Movimentação por Categoria Fechamento de Comissão... 21

2 Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro Para acessar o módulo financeiro, clique em Financeiro, que se encontra na tela inicial do sistema. Como mostra na imagem abaixo. Na aba Financeiro, encontraremos várias opções, tais como: Conta, Categoria, Configuração de Categoria e Conta para Contrato, Movimentações, Fluxo de Caixa, Relatório de Entradas e Saídas, Relatório de Movimentações por Categoria. Abaixo iremos explicar cada opção dessa aba. Na opção Conta temos um cadastro das Contas que a Unidade Fiscal possui. Na imagem abaixo temos alguns exemplos de contas criadas.

3 OBS.: Para criar uma Conta, basta escrever o nome da conta no campo Descrição, e clicar no botão. Na opção Categoria, temos o cadastro das categorias e subcategorias das Despesas e Receitas. Na imagem abaixo temos alguns exemplos de categorias e subcategorias criadas.

4 OBS.: Para criar uma Categoria, basta escrever o nome da categoria no campo Descrição, e clicar no botão. Para criar uma subcategoria, basta clicar com o botão direito em uma categoria já criada, selecionar a opção Incluir Subcategoria, escrever o nome no campo Descrição e clicar no botão Salvar, como mostra na imagem abaixo: Configuração de Categoria e Conta para Contrato Nesta aba, tem a opção de definir qual Categoria e Conta serão geradas as movimentações financeiras após a contratação de uma pasta. Como mostra a imagem abaixo. OBS.: As contas e categorias mostradas na imagem acima são as mesmas criadas nos tópicos anteriores (Conta e Categoria).

5 Movimentações Na aba Movimentações, será possível ver todas as movimentações de Receitas e Despesa de uma Unidade Fiscal. Com a atualização da nova versão (1.36.0) do Pontta Gestor, a tela de Movimentação Financeira é apresentada com outro visual. Uma tela mais interativa e com uma grande facilidade no manuseio. Veja a imagem abaixo: De início, entenda que todas as movimentações mostradas nesta janela são referentes a Conta e ao período selecionados.

6 Uma vez com a conta selecionada e o período desejado o sistema apresentará todas as movimentações filtradas juntas aos seus valores correspondentes, como é mostrado no painel inicial. Veja um exemplo Observa-se na imagem anterior que os valores mostrados no painel não mais são do que valores referentes a conta Banco Itaú no mês de agosto de Outro detalhe da tela inicial da Movimentação Financeira é o painel Conta que apresenta o saldo atual de todas as contas existentes no sistema. Veja o exemplo. Atalho para a criação de contas Após criar uma conta, a mesma não será apresentada no painel Conta por não possuir nenhum tipo de movimentação. Valores zerados. Ao lado direito da tela principal, está o relatório de despesas por categoria em formato de pizza, que nada mais é que o Relatório de Movimentação por Categoria. Este tópico será mostrado mais à frente.

7 Outro tópico que será mostrado mais para frente e que está presente na página de Movimentações, é o Relatório de entradas e saídas. Veja a imagem: Após a apresentação da tela inicial do item Movimentações, vamos para a parte mais interessante, que são as abas que compõe esta mesma janela. Para isto, primeiramente, compreenda que as movimentações são divididas em Recebimentos (RECEITAS) e Pagamentos (DESPESAS), diferenciadas através da cor de saldo, como verde para RECEITAS e vermelho para DESPESAS. A confirmar A aba A confirmar apresentará movimentações lançadas do sistema, a partir de uma movimentação de estoque (compra) como também a venda de uma pasta, que acarretará nos pagamentos de comissões aos profissionais ligados a esta pasta. De uma forma resumida, o objetivo desta aba é mostrar ao usuário (responsável pelo o financeiro) que foram lançadas certas movimentações e para que as mesmas possam entrar neste módulo com a sua confirmação. Veja na imagem exemplo seguinte que nesta mesma aba é possível visualizar venda de pastas

8 (parcelas), comissão presentes na venda da pasta e também a compra de materiais pertencente a uma movimentação de estoque. Siga a legenda editada na imagem para uma melhor compreensão. Para confirmar (conscientizar) certa movimentação, basta seleciona-la e clicar em Confirmar. Veja: Informe a conta e a categoria (caso não esteja configurado) para confirmar a movimentação Para editar qualquer movimentação presente nesta aba, bastará com que o usuário dê um duplo clique na movimentação desejada. Assim, uma nova janela de edição será aberta. Vantagem encontrada em movimentações referentes a pagamentos com cheques, podendo visualizar as informações, como banco, conta e agência. Veja o exemplo: Uma vez confirmada a movimentação, a mesma estará presente nas abas Aprovar, Extrato e Recebimentos / Pagamentos, sem contar que a movimentação confirmada fará efeito nos valores presente na aba Resumo nos campos À pagar / À receber e no campo Saldo Projetado, lembrando que a movimentação foi confirmada, mas não foi aprovada e nem efetivada (definir se foi pago/recebido).

9 Aprovar A aba Aprovar será utilizada quando for definido pelo o cliente (parâmetros do sistema) que uma movimentação (receita e/ou despesa) necessite de uma aprovação da gerência para ser baixada. Para aprovar uma movimentação, siga os mesmos passos informados para a confirmação de uma movimentação.

10 Extrato A aba Extrato nada mais é que a junção de todos os pagamentos e recebimentos (Receitas e Despesas) lançados no sistema. Para uma melhor compreensão, basta associar a aba com o extrato de uma conta corrente (extrato bancário). Veja as características da aba: Exportar as movimentações apresentadas para o Excel. Imprimir lista das movimentações apresentadas. Realizar filtro (pesquisa) por movimentações. Realiza a atualização da aba.

11 Vamos detalhar a imagem anterior; A coluna # representa a situação de cada movimentação se a mesma foi paga/recebida. Situação de efetivação. Recebido/Pago Não recebido/pago A coluna Tít. apresenta os títulos das movimentações de acordo com o lançamento das mesmas. Exemplo Sempre que a aba Extrato for aberta, a mesma terá todas as suas movimentações ordenadas pela a data de ordem mais velha para a mais nova. Descrição da movimentação Categoria relacionada a movimentação

12 Banco em que a movimentação foi confirmada Coluna esta que informará se a movimentação foi aprovada ou se a mesma se trata de uma transferência Movimentação Agrupada As movimentações são ordenadas pela as datas, desta maneira a soma do valor de uma movimentação com o saldo da movimentação anterior sempre será o seu saldo atual. A aba Extrato possui uma função específica que é a de transferir valores ( );

13 A função Transferir consistem em realizar transferências de valores de uma conta para outra. Basta clicar no botão Transferir e preencher a nova janela. Veja o exemplo: Esta transferência chegará na conta crédito como Receita e efetivada (recebida).

14 Recebimentos Nesta aba, será listado todos as movimentações que serão recebidas (Receita). Pode perceber que todos os valores da coluna Valor são valores de cor verde. Botão que possuía a função de editar todas as descrições da movimentação financeiro. Possui a função de cancelar uma movimentação, saindo completamente do módulo Quando o usuário deseja criar uma movimentação (receita) manualmente, além daquelas geradas pelas negociações das pastas contratadas.

15 Pagamentos Nesta aba, será listado todos as movimentações que deverão ser pagas (Despesa). Pode perceber que todos os valores da coluna Valor são valores de cor vermelha. Botão que possuía a função de editar todas as descrições da movimentação financeiro. Possui a função de cancelar uma movimentação, saindo completamente do módulo Quando o usuário deseja criar uma movimentação (despesa) manualmente, além daquelas geradas pelas comissões dos vendedores.

16 Agrupar Agrupar movimentações é fazer com que o sistema entenda que várias movimentações poderão se tornar somente uma, por exemplo, quando o usuário necessitar pagar todas as movimentações relacionadas a comissão de um certo vendedor. Assim, o mesmo poderá selecioná-las e agrupa-las para que quando o mesmo for paga-la, somente uma movimentação será baixada. Veja as imagens abaixo: Então, o mesmo deverá agrupa-las e para isso bastará marca-las e clicar em Confirmar. Uma vez que ocorreu o agrupamento, a mesma já será apresentada na aba RECEBIMENTOS/PAGAMENTOS efetivada.

17

18 Movimentações que possuem este ícone, são movimentações originadas de agrupamentos. Para visualizar as movimentações que compõem este agrupamento, basta clicar neste mesmo ícone. Caso o usuário queira desfazer as movimentações que foram agrupadas, basta que o mesmo selecione a movimentação e clique em Cancelar.

19 Fluxo de Caixa O Fluxo de caixa é um instrumento de controle que informa a movimentação financeira (receita e despesa) da empresa em um determinado período de tempo, unidade fiscal e conta. Seu objetivo é organizar os gastos da empresa, criando uma base de dados que ajude o empresário a administrar com mais segurança os períodos em que vai precisar captar ou aplicar seu dinheiro. Selecione as contas e o período que deseja realizar o fluxo. Lembrando que a seleção de Contas será preservada para que todas as vezes que o usuário desejar imprimir o fluxo, estas contas já estejam marcadas.

20 Relatório de Entradas e Saídas Nessa tela, temos a opção de visualizar todas as Receitas e Despesas de uma determinada Unidade Fiscal, de acordo com a conta, mês e o ano. Essas informações podem ser visualizadas em forma de tabelas e em gráficos. Alternando entre Dias, Semanas e Meses. Relatório de Movimentação por Categoria Nessa tela, temos a opção de visualizar todas as Receitas e Despesas de uma determinada Unidade Fiscal, de acordo com a as categorias criadas. Essas informações podem ser visualizadas em forma de tabelas no gráfico em Pizza e em gráficos do tipo Linha.

21 Fechamento de Comissão Nessa tela, temos todas as Receitas e Despesas referentes às comissões dos comissionados, que são informadas na contratação da pasta. Para visualizar as comissões, devemos escolher um Profissional. Clicando no botão. Ao clicar no botão anterior, irá aparecer uma lista dos Profissionais Comissionados, para selecionar algum deles, basta clicar no botão. Feito isso, isso informe a data final e clique n o botão, assim será list ado os Lançamentos em aberto e a Conta corrente.

22 Do lado esquerdo, temos os Lançamentos em aberto, que são as comissões dos profissionais informados na pasta. As comissões são informadas da seguinte maneira. Na tela inicial, na aba PA Atendimento, clique em Área do Cliente. Ao clicar em Área do Cliente, informe o número da pasta (no exemplo utilizado, a pasta é a 277) e clique em Enter. Ao clicar em Enter, o usuário irá entrar na pasta. Ao entrar na pasta, clique em Alterar comissão da pasta.

23 Após clicar em Alterar comissão da pasta, o usuário irá visualizar os profissionais que irão receber comissão nessa pasta. No exemplo abaixo, o profissional Pontta Tecnologia. Caso mais profissionais tenham que receber comissões, clique em Adicionar comissionado, que irá parecer uma tela com todos os profissionais. Clique no botão, para incluir. Ao incluir um novo profissional, informe a Participação em %, % e Valor base, e clique no botão destacado na imagem abaixo. Ao clicar no botão, irá aparecerá uma tela, como mostrada abaixo, como a confirmação dos dados. Caso seja necessário, altere os valores e a data de vencimento. Clique em Confirmar para lançar a comissão.

24 Após a Confirmação, essa comissão irá aparecer na tela de Fechamento de comissão, e na tela de Movimentações, como mostra nas imagens abaixo. Uma opção que temos nessa tela é a opção de Fechar comissão, que seria o mesmo que considerar uma movimentação como paga.

25 Do lado direito, temos a Conta corrente, que seria uma forma de apresentar a movimentação baixada que tem relação ao Colaborador. Para incluir esse tipo de movimentação, basta fechar uma comissão (mostrado no tópico anterior) ou ir à tela de Movimentações e incluir uma nova Receita/Despesa, como mostrado anteriormente. Lembrando que na opção Fornecedor/ Cliente, você deve selecionar o profissional desejado. Neste exemplo, usaremos o Profissional Teste. Ao clicar no botão, baixe a movimentação, clicando em Baixar. Volte à tela de Fechamento de comissão, selecione o mesmo Fornecedor/Cliente usado para criar a Receita/Despesa, selecione uma Data fim, e clique no botão. Logo irá perceber que a Receita criada anteriormente, irá aparecer na tela, como mostra na imagem abaixo.. Em nosso site de suporte (Zendesk), há disponível vários tutoriais que ensinam o manuseio de alguns módulos presentes no sistema. Para mais informações: suporte.pontta

Sumário 1- PA Atendimento Alterar comissão da pasta Alterar comissão da pasta Nome, Situação e Papel...

Sumário 1- PA Atendimento Alterar comissão da pasta Alterar comissão da pasta Nome, Situação e Papel... Sumário 1- PA Atendimento... 2 3- Alterar comissão da pasta... 4 4-Alterar comissão da pasta... 5 5- Nome, Situação e Papel... 6 6- Campo por campo:... 7 7- Negociar a comissão... 8 8- Visualizar a negociação...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Configurações de Metas. Como cadastrar a Meta:

Configurações de Metas. Como cadastrar a Meta: Comissões Avançadas O módulo Comissões Avançadas permite o cálculo de comissões diferenciadas com várias possibilidades de filtros e configurações sobre os valores das vendas ou dos recebimentos de contas

Leia mais

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO

MÓDULO DE CONTROLE DE COMISSÃO MANUAL DO SISTEMA Versão 6.08 Configurações Gerais...2 Configurações para Serviços...2 Configurações para Peças...5 Configurando o Módulo...7 Perfil de Comissões...7 Perfil de Comissão de Veículos...7

Leia mais

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS CLOUD BUSINESS APPLICATIONS Sistema de Gestão Empresarial Emissão Notas Fiscais Eletrônicas (Fornecedor/Consumidor) Controle de Estoque Emissão de Pedidos / Serviços Fluxo de Caixa / A Pagar e A Receber

Leia mais

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro)

Manual. Sistema Venus 2.0. (Módulo Financeiro) Manual Do Sistema Venus 2.0 (Módulo Financeiro) 1 Tela Principal: Esta é a tela principal do módulo financeiro, aqui trabalhamos com: Contas a Receber, Contas a Pagar, Controle de cheques recebidos, vendas

Leia mais

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk 3/7/2010 SHP MANUAL COMPRAS PPEDIDOS v.3.2.5.99 Help Desk Conteúdo Editando permissões de usuário:... 3 A geração de Requisição de compras... 6 Aprovação da Requisição... 9 Gerar o pedido.... 12 Trabalhando

Leia mais

1. Contabilidade Parâmetros

1. Contabilidade Parâmetros 1. Contabilidade A partir desta versão do módulo Domínio Contabilidade, o sistema está preparado para realizar a conciliação de lançamentos contábeis. Para isso deverão ser realizadas algumas configurações,

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA

MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA MANUAL DO SISTEMA MÓDULO FINANCEIRO PIRACICABA, 15 DE NOVEMBRO DE 2016 VERSÃO 1.1 BETA 1 Índice Pág. Características Técnicas... 3 Atalho Módulo Financeiro... 4 Contas à Pagar... 5 Contas à Receber...

Leia mais

Quitação de Documento em Grupo

Quitação de Documento em Grupo Quitação de Documento em Procedimentos para realizar quitação do movimento de contas a pagar. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1 20/01/2016 1. Quitação de

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III CONDOMINIUM Módulo III Financeiro (Despesas e saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Os outros itens não mostrados agora, iremos ver em outro módulo.

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Lançamento em Conta Corrente. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Financeiro Rafael Marin 27/08/2012 ML01_04 Luis Perim

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP. Lançamento em Conta Corrente. ML-01 Versão 4_7_3. ERP Financeiro Rafael Marin 27/08/2012 ML01_04 Luis Perim Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Lançamento em Conta Corrente. ML-01 Versão 4_7_3 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Financeiro Rafael

Leia mais

Volpe ERP Módulo Financeiro Versão 3.7. Sumário

Volpe ERP Módulo Financeiro Versão 3.7. Sumário Sumário 1. Introdução... 3 1.1 O que fazer primeiro?... 3 2. Lançamento de produto... 4 2.1 Gerando relatórios de lançamento por títulos... 4 3. Posição contábil... 7 3.1 Gerando relatório de reposição

Leia mais

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas.

UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. UNLOCK SISTEMAS Há 26 anos desenvolvendo soluções criativas. GESTOR COMERCIAL Objetivos do Sistema O Gestor Comercial é a ferramenta de administração e controle de seu comercio. Registra todas as vendas

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Centro de Custos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões de Usuário... 3 3.2... 4 3.3 Empresas... 5 3.4 Motivos de Movimentação... 6

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Planejamento de Produção

Planejamento de Produção Planejamento de Produção 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Descrição e Utilidades do Planejamento de Produção 4 3. Criação de Lote de Produção 5 4. Informações a serem consideradas 10 4.1. Acompanhamento 11

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31

MANUAL TOTALBUS. Sistema de Venda de Passagem. Pág. 1 de 31 MANUAL TOTALBUS Sistema de Venda de Passagem Pág. 1 de 31 Sumário 1. Acessando o Sistema... 3 2. Vendendo Passagens... 3 2.1. Venda Impressão Posterior... 7 2.2. Impressão da Passagem... 8 2.3. Venda de

Leia mais

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Fechamento de Caixa. Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Fechamento de Caixa Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 07.10.11 O fechamento de caixa é uma opção em que você encerrará os lançamentos financeiros feitos durante o dia e fará a conferência do

Leia mais

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0 Manual DIÁRIO ELETRÔNICO Versão 2.0 Versão 2.0 Sumário 1 Introdução... 2 2 Frequência Nova Aula... 3 2.1 Ações... 7 2.1.1 Diário Eletrônico... 7 2.1.2 Histórico... 9 2.1.3 Verificar pendências... 10 2.2

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO WIZARD DE CONTA- CORRENTE RCA

TUTORIAL PROCESSO WIZARD DE CONTA- CORRENTE RCA Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos Iniciais... 2 2. Realizar Fechamento... 4 3. Lançar Crédito e Débito... 17 4. Alterar Limite ou saldo de crédito... 22 5. Consultar/ Imprimir... 23 6. Transferir

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

Sistema de Controle Financeiro Visão Geral

Sistema de Controle Financeiro Visão Geral Sistema de Controle Financeiro Visão Geral O sistema Financeiro controla as Contas a Pagar e Receber da imobiliária através das diferentes Contas e Centros de Custos cadastrados, de acordo com a necessidade.

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas

Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas Objetivo Al. dos Maracatins, 426 Moema O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo de Cotação de Falta do sistema Bluesoft ERP.

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR

NOVO PORTAL DA UFS EDITOR NOVO PORTAL DA UFS EDITOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal Editor. Objetivo

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual Espelho de NF para Serviços

Manual Espelho de NF para Serviços Manual Espelho de NF para Serviços Indice 1 Objetivo... 3 2 O Projeto e-suprir... 3 3 Introdução... 3 4 Informações Básicas... 4 4.1 Painel de Controle Vendas... 4 5 Acessando o Pedido... 5 5.1 Lista de

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339

CONTAS A PAGAR CADASTRO DE TÍTULOS A PAGAR AVULSO 339 CONTAS A PAGAR Conforme a Regras de Negócio da Empresa o Contas a Pagar pode ter os títulos gerados a partir da entrada de Notas Fiscais de entrada nos seus programas específicos ou então pelo cadastramento

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB 1. Apresentação... 1 2. Login no Sistema... 1 3. Tela Principal... 2 4. Dados de Alunos... 2 4.1. Cadastro de alunos... 3 4.2. Cursos Contratados... 3 5.

Leia mais

Manual SAF. Sistema de Análise de Faturas

Manual SAF. Sistema de Análise de Faturas Manual SAF Sistema de Análise de Faturas 1. INTRODUÇÃO 1.1 SAF O Sistema de Análise de Faturas ou SAF tem o objetivo de tornar a análise de contas mais simples, rápida e eficaz. 1.2 Operadoras Analisadas

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 CONFIGURAÇÕES... 3 2.1 Natureza de Operação... 3 2.2 Cadastrar Produtos Compostos... 4 3 FUNCIONALIDADES...

Leia mais

Identificação da Empresa

Identificação da Empresa Identificação da Empresa MT-611-00001-14 Última Atualização 15/07/2016 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Preencher em Identificação os dados básicos, itens e as localidades

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo:

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: NOTA FISCAL ÚNICA ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: Esta é a Janela principal da Nota Fiscal Única. Imagem 03.1 [ 1

Leia mais

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo.

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Método: Pesquisa do arquivo xml. Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Obs.: Este processo é para ser feito de CFOP para CFOP e não de

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

MicroWork Baixa Cartão - GETNET

MicroWork Baixa Cartão - GETNET Considerações Gerais Na versão 6.14 do sistema MicroWork ADICION, foi disponibilizado o módulo MicroWork Baixa Cartão GETNET, onde através do extrato que a GETNET envia aos clientes é possível fazer a

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

1. Transposição de dados de linhas para colunas

1. Transposição de dados de linhas para colunas Como se sabe, o Excel é uma das mais completas ferramentas para se trabalhar com planilhas, gráficos, cálculos e relatórios. Frequentemente adotado no ambiente corporativo para melhor gestão de tarefas,

Leia mais

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços

Cadastro de Produtos/Serviços. Índice. 1. Cadastrar Produtos/Serviços Cadastro de Produtos/Serviços Faça a gestão de seu cadastro de produtos em apenas um lugar e conte com uma Estrutura de Produtos (Kits), Estoque, Impostos Parametrizados, Fotos e Etiquetas. Índice 1. Cadastrar

Leia mais

[TREINAMENTO BÁSICO]

[TREINAMENTO BÁSICO] [TREINAMENTO BÁSICO] Sumário Módulo administrativo... 3 Gerência do Estoque... 3 Cadastro de produtos... 3 Entrada no estoque... 4 Controle de Contas... 4 Baixa de contas a receber... 4 Baixa de contas

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17

Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Como Realizar o Cadastro de Comandas Extraviadas? FGS17 Sistema: Gourmet Server Caminho: Cadastros>Restaurante>Comandas Extraviadas Referência: FGS17 Versão: 2016.04.11 Como funciona: A tela de Comandas

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Baixas de Títulos... 2

Apresentação Procedimentos iniciais Baixas de Títulos... 2 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Baixas de Títulos... 2 Apresentação Esta rotina tem como objetivo realizar a baixa de títulos em aberto, de forma manual individualmente ou vários

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Funções do Caixa. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS

Leia mais

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Manual do Usuário - Médico Versão 0.0 Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 23/0/202 0.00 Criação do manual Silvio Zequinão 25/02/204 0.0 Revisão

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

Financeiro Controle de Cheque

Financeiro Controle de Cheque Financeiro Controle de Cheque 1 Objetivo O controle de cheques é importante para o controle financeiro da empresa. É possível também visualizar todas as situações que envolvem os cheques (depositado, devolvido,

Leia mais

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA

TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA TURMA VIRTUAL DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 DAA 2105-6503 Turma virtual Docente: Objetivo Auxiliar aos docentes

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I MANUAL DE CONFIGURAÇÕES MÓDULO CONTABIL I SUMÁRIO COMO CADASTRAR UM PLANO DE CONTAS... 3 COMO CADASTRAR CENTROS DE CUSTO... 7 CADASTRO DE HISTÓRICOS PADRÕES... 9 COMO CADASTRAR LANÇAMENTOS PADRÕES... 12

Leia mais

COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA?

COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA? COMO FAZER UM ACERTO DE CAIXA? A-3 - OPERAÇÕES FINANCEIRO ACERTO DE CAIXA (RETAGUARDA) interno 01-Escolha a Filial 02-Digite o Nº do Documento, Nota ou do Lançamento que é gerado quando fazemos uma venda.

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

SUMARIO. - Página 1 / 11

SUMARIO.  - Página 1 / 11 SUMARIO 1 Introdução... 2 2- Benefícios e Vantagens... 2 3 Como utilizar o Banco de Resultados... 2 3.1 Requisitos... 2 3.2 Recursos do Banco de Resultados... 3 3. 2.1 Superior... 3 3.2.1.1 - Opções...

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela.

1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. Receptivo Como iniciar um atendimento? 1 Após realizar login, clique sobre o item de menu [Receptivo] que está localizado no topo da tela. 2 O sistema exibirá os quadros de avisos, ocorrências e eventos.

Leia mais

Nº Nome Telefone

Nº Nome Telefone PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1511.0016 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) COMERCIAL/VENDAS MÓDULO/MENU COMERCIAL Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 19/05/2016

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Contas a Receber Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.3 Motivos de Movimentação... 7 3.4

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR?

COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR? COMO FAZER UM PEDIDO PARA FORNECEDOR? A-1 - OPERAÇÕES COMPRAS - PEDIDO DE COMPRA (RETAGUARDA) Como fazer um pedido para um fornecedor. Primeiro clique em NOVO. 03-Indique o nome do fornecedor, que já deve

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3

Sumário INTRODUÇÃO... 3 Sumário Sumário INTRODUÇÃO... 3 REFINANCIAMENTO PRODUTO 85... 4 Passo 1 - Dados de Validação... 4 Código de Segurança CAPTCHA... 5 Consulta Margem... 5 Dados para Refinanciamento... 6 Dados de Financiamento

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 5 Quadro de Horário... 9 Diário de Classe... 10 Lançamento das Faltas...12 Emissão dos Diários de

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Manual do Usuário. 1) Acesse devphpsolucoes.com.br/bphp

Manual do Usuário. 1) Acesse devphpsolucoes.com.br/bphp Manual do Usuário 1) Acesse devphpsolucoes.com.br/bphp 2) Clique em Criar Usuário Caso já tenha um usuário criado, basta entrar com seu login e senha e ir para o item 5. 3) O próximo passo é criar suas

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

SINACOR TESOURARIA LIQUIDANTE. Classificação das Informações. Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público 6/6/2016

SINACOR TESOURARIA LIQUIDANTE. Classificação das Informações. Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público 6/6/2016 SINACOR TESOURARIA LIQUIDANTE Classificação das Informações 6/6/2016 Confidencial [ ] Uso Interno [ X ] Uso Público ÍNDICE 1 Interface Visual... 3 2 LOGIN / Acesso... 4 3 Conceitos - Liquidante... 6 4

Leia mais

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL REDE PETRO-BC INTRODUÇÃO Para atualizar os dados de sua empresa junto a Rede Petro-BC, você deve seguir os procedimentos abaixo. O cadastro está organizado em: Dados Principais, endereços, contatos, apresentação da

Leia mais

EASETE SISTEMAS LTDA ME. SPACE - ERP - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Manual do Usuário. v

EASETE SISTEMAS LTDA ME. SPACE - ERP - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Manual do Usuário. v EASETE SISTEMAS LTDA ME SPACE - ERP - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Manual do Usuário v2016.01 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. PRIMEIRO ACESSO COMO ADMINISTRADOR... 4 3. CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 ALTERAR SENHA...

Leia mais

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa)

Por Percentual Fixo = preço de venda X (percentual de comissão para empresa) 1 VENDAS DIRETAS É comum varejistas no seguimento de materiais de construção realizarem vendas com participação do fornecedor. Essas vendas são realizadas pela loja, no entanto a responsabilidade de entrega

Leia mais

M ó d u l o L i v r e

M ó d u l o L i v r e 3- CADASTRO DO MÓDULO LIVRE Para acessar acima. o submenu Módulo Livre, basta apenas seguir o caminho demonstrado na imagem 9 Esta é a tela Listar do submenu Módulo Livre, para incluir uma disciplina clique

Leia mais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais

Processo: Vendas. Acesso. Motivação. Parâmetros. Entradas. Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Desenvolvimento BM-1423 Direitos autorais - Comissão para autores Versão 5 Release 28 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Nome do Processo: Pagamento de direitos autorais Acesso Vendas\Movimentações Motivação

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS

MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS MANUAL PARA CADASTRO DE PRODUTOS Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de cadastro de Produtos. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS CORES

Leia mais

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda.

Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Manual de consulta e criação de Orçamento de Venda. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Para Consultar um Orçamento de Venda 1.1 Selecione o menu

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

- Estoque. Almoxarifado. Modulo para controle de materiais nas unidades.

- Estoque. Almoxarifado. Modulo para controle de materiais nas unidades. Novo modulo do SGE! Almoxarifado Modulo para controle de materiais nas unidades. No modulo Almoxarifado os usuários podem controlar a entrada e a saída de materiais mantendo sempre a quantidade atualizada.

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

FECHAMENTO DE CAIXA. Menu: PDV > FECHAMENTO DE CAIXA

FECHAMENTO DE CAIXA. Menu: PDV > FECHAMENTO DE CAIXA Página 1 de 18 FECHAMENTO DE CAIXA O fechamento de caixa consiste em conferir, em tela, toda informação de vendas (saída de produtos e serviços) e entradas (por forma de pagamentos), confrontando esta

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual Técnico SIGA-ADM

Elaborado por SIGA-EPT. Projeto SIGA-EPT: Manual Técnico SIGA-ADM Elaborado por SIGA-EPT Projeto SIGA-EPT: Manual Técnico SIGA-ADM Versão Dezembro de 2009 Sumário 1 Introdução 4 2 Administração 5 2.1 Manutenção....................................... 6 2.1.1 UO (Unidade

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido

Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido Guia de Implantação Bluesoft ERP Tesouraria Menu Rápido O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo Menu Rápido do sistema Bluesoft ERP. O que é Tesouraria Menu Rápido? Tesouraria

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS

Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Instalação e utilização do Software Pináculo SMS Características do produto Pináculo SMS: Sem limite de quantidade de envios de SMS; Limite de 140 caracteres por mensagem; Histórico de mensagens enviadas

Leia mais