Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro"

Transcrição

1 Sumário Acessando o módulo Financeiro... 2 Configuração de Categoria e Conta para Contrato... 4 Movimentações... 5 A confirmar... 7 Aprovar... 9 Extrato Recebimentos Pagamentos Agrupar Fluxo de Caixa Relatório de Entradas e Saídas Relatório de Movimentação por Categoria Fechamento de Comissão... 21

2 Tutorial Financeiro Acessando o módulo Financeiro Para acessar o módulo financeiro, clique em Financeiro, que se encontra na tela inicial do sistema. Como mostra na imagem abaixo. Na aba Financeiro, encontraremos várias opções, tais como: Conta, Categoria, Configuração de Categoria e Conta para Contrato, Movimentações, Fluxo de Caixa, Relatório de Entradas e Saídas, Relatório de Movimentações por Categoria. Abaixo iremos explicar cada opção dessa aba. Na opção Conta temos um cadastro das Contas que a Unidade Fiscal possui. Na imagem abaixo temos alguns exemplos de contas criadas.

3 OBS.: Para criar uma Conta, basta escrever o nome da conta no campo Descrição, e clicar no botão. Na opção Categoria, temos o cadastro das categorias e subcategorias das Despesas e Receitas. Na imagem abaixo temos alguns exemplos de categorias e subcategorias criadas.

4 OBS.: Para criar uma Categoria, basta escrever o nome da categoria no campo Descrição, e clicar no botão. Para criar uma subcategoria, basta clicar com o botão direito em uma categoria já criada, selecionar a opção Incluir Subcategoria, escrever o nome no campo Descrição e clicar no botão Salvar, como mostra na imagem abaixo: Configuração de Categoria e Conta para Contrato Nesta aba, tem a opção de definir qual Categoria e Conta serão geradas as movimentações financeiras após a contratação de uma pasta. Como mostra a imagem abaixo. OBS.: As contas e categorias mostradas na imagem acima são as mesmas criadas nos tópicos anteriores (Conta e Categoria).

5 Movimentações Na aba Movimentações, será possível ver todas as movimentações de Receitas e Despesa de uma Unidade Fiscal. Com a atualização da nova versão (1.36.0) do Pontta Gestor, a tela de Movimentação Financeira é apresentada com outro visual. Uma tela mais interativa e com uma grande facilidade no manuseio. Veja a imagem abaixo: De início, entenda que todas as movimentações mostradas nesta janela são referentes a Conta e ao período selecionados.

6 Uma vez com a conta selecionada e o período desejado o sistema apresentará todas as movimentações filtradas juntas aos seus valores correspondentes, como é mostrado no painel inicial. Veja um exemplo Observa-se na imagem anterior que os valores mostrados no painel não mais são do que valores referentes a conta Banco Itaú no mês de agosto de Outro detalhe da tela inicial da Movimentação Financeira é o painel Conta que apresenta o saldo atual de todas as contas existentes no sistema. Veja o exemplo. Atalho para a criação de contas Após criar uma conta, a mesma não será apresentada no painel Conta por não possuir nenhum tipo de movimentação. Valores zerados. Ao lado direito da tela principal, está o relatório de despesas por categoria em formato de pizza, que nada mais é que o Relatório de Movimentação por Categoria. Este tópico será mostrado mais à frente.

7 Outro tópico que será mostrado mais para frente e que está presente na página de Movimentações, é o Relatório de entradas e saídas. Veja a imagem: Após a apresentação da tela inicial do item Movimentações, vamos para a parte mais interessante, que são as abas que compõe esta mesma janela. Para isto, primeiramente, compreenda que as movimentações são divididas em Recebimentos (RECEITAS) e Pagamentos (DESPESAS), diferenciadas através da cor de saldo, como verde para RECEITAS e vermelho para DESPESAS. A confirmar A aba A confirmar apresentará movimentações lançadas do sistema, a partir de uma movimentação de estoque (compra) como também a venda de uma pasta, que acarretará nos pagamentos de comissões aos profissionais ligados a esta pasta. De uma forma resumida, o objetivo desta aba é mostrar ao usuário (responsável pelo o financeiro) que foram lançadas certas movimentações e para que as mesmas possam entrar neste módulo com a sua confirmação. Veja na imagem exemplo seguinte que nesta mesma aba é possível visualizar venda de pastas

8 (parcelas), comissão presentes na venda da pasta e também a compra de materiais pertencente a uma movimentação de estoque. Siga a legenda editada na imagem para uma melhor compreensão. Para confirmar (conscientizar) certa movimentação, basta seleciona-la e clicar em Confirmar. Veja: Informe a conta e a categoria (caso não esteja configurado) para confirmar a movimentação Para editar qualquer movimentação presente nesta aba, bastará com que o usuário dê um duplo clique na movimentação desejada. Assim, uma nova janela de edição será aberta. Vantagem encontrada em movimentações referentes a pagamentos com cheques, podendo visualizar as informações, como banco, conta e agência. Veja o exemplo: Uma vez confirmada a movimentação, a mesma estará presente nas abas Aprovar, Extrato e Recebimentos / Pagamentos, sem contar que a movimentação confirmada fará efeito nos valores presente na aba Resumo nos campos À pagar / À receber e no campo Saldo Projetado, lembrando que a movimentação foi confirmada, mas não foi aprovada e nem efetivada (definir se foi pago/recebido).

9 Aprovar A aba Aprovar será utilizada quando for definido pelo o cliente (parâmetros do sistema) que uma movimentação (receita e/ou despesa) necessite de uma aprovação da gerência para ser baixada. Para aprovar uma movimentação, siga os mesmos passos informados para a confirmação de uma movimentação.

10 Extrato A aba Extrato nada mais é que a junção de todos os pagamentos e recebimentos (Receitas e Despesas) lançados no sistema. Para uma melhor compreensão, basta associar a aba com o extrato de uma conta corrente (extrato bancário). Veja as características da aba: Exportar as movimentações apresentadas para o Excel. Imprimir lista das movimentações apresentadas. Realizar filtro (pesquisa) por movimentações. Realiza a atualização da aba.

11 Vamos detalhar a imagem anterior; A coluna # representa a situação de cada movimentação se a mesma foi paga/recebida. Situação de efetivação. Recebido/Pago Não recebido/pago A coluna Tít. apresenta os títulos das movimentações de acordo com o lançamento das mesmas. Exemplo Sempre que a aba Extrato for aberta, a mesma terá todas as suas movimentações ordenadas pela a data de ordem mais velha para a mais nova. Descrição da movimentação Categoria relacionada a movimentação

12 Banco em que a movimentação foi confirmada Coluna esta que informará se a movimentação foi aprovada ou se a mesma se trata de uma transferência Movimentação Agrupada As movimentações são ordenadas pela as datas, desta maneira a soma do valor de uma movimentação com o saldo da movimentação anterior sempre será o seu saldo atual. A aba Extrato possui uma função específica que é a de transferir valores ( );

13 A função Transferir consistem em realizar transferências de valores de uma conta para outra. Basta clicar no botão Transferir e preencher a nova janela. Veja o exemplo: Esta transferência chegará na conta crédito como Receita e efetivada (recebida).

14 Recebimentos Nesta aba, será listado todos as movimentações que serão recebidas (Receita). Pode perceber que todos os valores da coluna Valor são valores de cor verde. Botão que possuía a função de editar todas as descrições da movimentação financeiro. Possui a função de cancelar uma movimentação, saindo completamente do módulo Quando o usuário deseja criar uma movimentação (receita) manualmente, além daquelas geradas pelas negociações das pastas contratadas.

15 Pagamentos Nesta aba, será listado todos as movimentações que deverão ser pagas (Despesa). Pode perceber que todos os valores da coluna Valor são valores de cor vermelha. Botão que possuía a função de editar todas as descrições da movimentação financeiro. Possui a função de cancelar uma movimentação, saindo completamente do módulo Quando o usuário deseja criar uma movimentação (despesa) manualmente, além daquelas geradas pelas comissões dos vendedores.

16 Agrupar Agrupar movimentações é fazer com que o sistema entenda que várias movimentações poderão se tornar somente uma, por exemplo, quando o usuário necessitar pagar todas as movimentações relacionadas a comissão de um certo vendedor. Assim, o mesmo poderá selecioná-las e agrupa-las para que quando o mesmo for paga-la, somente uma movimentação será baixada. Veja as imagens abaixo: Então, o mesmo deverá agrupa-las e para isso bastará marca-las e clicar em Confirmar. Uma vez que ocorreu o agrupamento, a mesma já será apresentada na aba RECEBIMENTOS/PAGAMENTOS efetivada.

17

18 Movimentações que possuem este ícone, são movimentações originadas de agrupamentos. Para visualizar as movimentações que compõem este agrupamento, basta clicar neste mesmo ícone. Caso o usuário queira desfazer as movimentações que foram agrupadas, basta que o mesmo selecione a movimentação e clique em Cancelar.

19 Fluxo de Caixa O Fluxo de caixa é um instrumento de controle que informa a movimentação financeira (receita e despesa) da empresa em um determinado período de tempo, unidade fiscal e conta. Seu objetivo é organizar os gastos da empresa, criando uma base de dados que ajude o empresário a administrar com mais segurança os períodos em que vai precisar captar ou aplicar seu dinheiro. Selecione as contas e o período que deseja realizar o fluxo. Lembrando que a seleção de Contas será preservada para que todas as vezes que o usuário desejar imprimir o fluxo, estas contas já estejam marcadas.

20 Relatório de Entradas e Saídas Nessa tela, temos a opção de visualizar todas as Receitas e Despesas de uma determinada Unidade Fiscal, de acordo com a conta, mês e o ano. Essas informações podem ser visualizadas em forma de tabelas e em gráficos. Alternando entre Dias, Semanas e Meses. Relatório de Movimentação por Categoria Nessa tela, temos a opção de visualizar todas as Receitas e Despesas de uma determinada Unidade Fiscal, de acordo com a as categorias criadas. Essas informações podem ser visualizadas em forma de tabelas no gráfico em Pizza e em gráficos do tipo Linha.

21 Fechamento de Comissão Nessa tela, temos todas as Receitas e Despesas referentes às comissões dos comissionados, que são informadas na contratação da pasta. Para visualizar as comissões, devemos escolher um Profissional. Clicando no botão. Ao clicar no botão anterior, irá aparecer uma lista dos Profissionais Comissionados, para selecionar algum deles, basta clicar no botão. Feito isso, isso informe a data final e clique n o botão, assim será list ado os Lançamentos em aberto e a Conta corrente.

22 Do lado esquerdo, temos os Lançamentos em aberto, que são as comissões dos profissionais informados na pasta. As comissões são informadas da seguinte maneira. Na tela inicial, na aba PA Atendimento, clique em Área do Cliente. Ao clicar em Área do Cliente, informe o número da pasta (no exemplo utilizado, a pasta é a 277) e clique em Enter. Ao clicar em Enter, o usuário irá entrar na pasta. Ao entrar na pasta, clique em Alterar comissão da pasta.

23 Após clicar em Alterar comissão da pasta, o usuário irá visualizar os profissionais que irão receber comissão nessa pasta. No exemplo abaixo, o profissional Pontta Tecnologia. Caso mais profissionais tenham que receber comissões, clique em Adicionar comissionado, que irá parecer uma tela com todos os profissionais. Clique no botão, para incluir. Ao incluir um novo profissional, informe a Participação em %, % e Valor base, e clique no botão destacado na imagem abaixo. Ao clicar no botão, irá aparecerá uma tela, como mostrada abaixo, como a confirmação dos dados. Caso seja necessário, altere os valores e a data de vencimento. Clique em Confirmar para lançar a comissão.

24 Após a Confirmação, essa comissão irá aparecer na tela de Fechamento de comissão, e na tela de Movimentações, como mostra nas imagens abaixo. Uma opção que temos nessa tela é a opção de Fechar comissão, que seria o mesmo que considerar uma movimentação como paga.

25 Do lado direito, temos a Conta corrente, que seria uma forma de apresentar a movimentação baixada que tem relação ao Colaborador. Para incluir esse tipo de movimentação, basta fechar uma comissão (mostrado no tópico anterior) ou ir à tela de Movimentações e incluir uma nova Receita/Despesa, como mostrado anteriormente. Lembrando que na opção Fornecedor/ Cliente, você deve selecionar o profissional desejado. Neste exemplo, usaremos o Profissional Teste. Ao clicar no botão, baixe a movimentação, clicando em Baixar. Volte à tela de Fechamento de comissão, selecione o mesmo Fornecedor/Cliente usado para criar a Receita/Despesa, selecione uma Data fim, e clique no botão. Logo irá perceber que a Receita criada anteriormente, irá aparecer na tela, como mostra na imagem abaixo.. Em nosso site de suporte (Zendesk), há disponível vários tutoriais que ensinam o manuseio de alguns módulos presentes no sistema. Para mais informações: suporte.pontta

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS

BASCODE CLOUD BUSINESS APPLICATIONS CLOUD BUSINESS APPLICATIONS Sistema de Gestão Empresarial Emissão Notas Fiscais Eletrônicas (Fornecedor/Consumidor) Controle de Estoque Emissão de Pedidos / Serviços Fluxo de Caixa / A Pagar e A Receber

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III CONDOMINIUM Módulo III Financeiro (Despesas e saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Os outros itens não mostrados agora, iremos ver em outro módulo.

Leia mais

Quitação de Documento em Grupo

Quitação de Documento em Grupo Quitação de Documento em Procedimentos para realizar quitação do movimento de contas a pagar. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1 20/01/2016 1. Quitação de

Leia mais

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0 Manual DIÁRIO ELETRÔNICO Versão 2.0 Versão 2.0 Sumário 1 Introdução... 2 2 Frequência Nova Aula... 3 2.1 Ações... 7 2.1.1 Diário Eletrônico... 7 2.1.2 Histórico... 9 2.1.3 Verificar pendências... 10 2.2

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas

Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas Guia de Implantação Bluesoft ERP Cotação de Faltas Objetivo Al. dos Maracatins, 426 Moema O objetivo deste guia é fornecer um roteiro para a implantação módulo de Cotação de Falta do sistema Bluesoft ERP.

Leia mais

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA

MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA MANUAL PARA CADASTRO DE FUNÇÕES DO CAIXA Este manual tem o objetivo de orientar o procedimento de Funções do Caixa. Sempre que se fizer um destes procedimentos, os passos abaixo devem ser seguidos. AS

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo:

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: NOTA FISCAL ÚNICA ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: Esta é a Janela principal da Nota Fiscal Única. Imagem 03.1 [ 1

Leia mais

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo.

Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Método: Pesquisa do arquivo xml. Importação XML NFE. Obs.: Se já realizava a importação pelo leitor do código de barras ignore o 1º Passo. Obs.: Este processo é para ser feito de CFOP para CFOP e não de

Leia mais

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0

Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Sistema Hospitalar - Prescrição Eletrônica v4.0 Manual do Usuário - Médico Versão 0.0 Histórico da Revisão DATA VERSÃO DESCRIÇÃO AUTOR 23/0/202 0.00 Criação do manual Silvio Zequinão 25/02/204 0.0 Revisão

Leia mais

Manual Gestão Garantias

Manual Gestão Garantias Manual Gestão Garantias OUTUBRO/2013 Sumário Sumário... 2 1. Introdução... 3 2. Funcionalidade... 3 3. Navegação no Sistema... 3 4. Configuração... 6 4.1. Garantias... 6 4.1.1. Cadastrar... 7 4.1.2. Validar...

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte

Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Sistema de Atendimento a Chamados e Suporte Versão 1.0 Guia Rápido do Usuário SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ACESSANDO O SACS 4 3 ABRINDO UM CHAMADO 5 4 CONSULTA AOS CHAMADOS ABERTOS 7 5 ACRESCENTANDO

Leia mais

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores

Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores. Manual Balcão de Negócios para Usuários Administradores Manual Balcão de Negócios para AmazonIT Soluções em Tecnologia da Informação amazonit@amazonit.com.br (92) 3216-3884 3884 1 Funcionamento do Balcão de Negócios 2 Como entrar no balcão Para entrar no balcão

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Cadastrar Cartão Gift Card Consultar Cartão Gift Card Cadastrados...

Apresentação Procedimentos iniciais Cadastrar Cartão Gift Card Consultar Cartão Gift Card Cadastrados... Sumário Apresentação......1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Cartão Gift Card... 3 3. Consultar Cartão Gift Card Cadastrados... 4 4. Editar Cartão Gift Card... 5 5. Visualizar o Extrato de Movimentação

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se.

Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. WORDPRESS Faça seu login na página pt-br.wordpress.com. Caso ainda não tenha um login, registre-se. Na aba Meus blogs, clique em administrar blog para acessar as funcionalidades de seu blog: 1 Em aparência

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento

1. Página Inicial. 2. Validação de Beneficiário. 3. Planos atendidos. 4. Autorizações. 5. Faturamento Digitação do Faturamento manual manual sumário 1. Página Inicial 2. Validação de Beneficiário 3. Planos atendidos 4. Autorizações 5. Faturamento 5.1. Digitação do Faturamento 5.2. Envio de Arquivo XML 5.3. Informe de Rendimento

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Quitação Individual de Movimento

Quitação Individual de Movimento Quitação movimentação contas a pagar. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15 1. Quitação do Contas a Pagar No módulo Financeiro, selecione as opções Contas

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

NOVO PORTAL DA UFS AUTOR

NOVO PORTAL DA UFS AUTOR NOVO PORTAL DA UFS AUTOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.manuais.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 ASCOM 2105-6433 / comunica@ufs.br Novo portal UFS Autor.

Leia mais

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo

Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Documento de Visão Sistema de Apostas Palpite Certo Versão do documento: 1.2 Data de atualização: 02 de Março de 2012 Sumário 1 INTRODUÇÃO... 3 1.1 RESUMO... 3 1.2 ESCOPO... 3 2 REQUISITOS... 4 2.1 REQUISITOS

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO CND CND PORTAL DE RELACIONAMENTO Cadastro CND Painel de Controle Sage CND SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 1 2. CND... 2 1.1. 1.2. Cadastro CND... 2 Painel de Controle... 6 3. CND PORTAL DE RELACIONAMENTO.... 10 1. Apresentação A Plataforma Sage visa dinamizar os negócios

Leia mais

AEROTICKET. (Manual do Usuário) Versão 1.0

AEROTICKET. (Manual do Usuário) Versão 1.0 AEROTICKET (Manual do Usuário) Versão 1.0 INTRODUÇÃO Pensando em facilitar e dinamizar seu trabalho, a AEROP tem o prazer de apresentar sua mais nova ferramenta, trata-se do AEROTICKET onde você, nosso

Leia mais

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão "Excluir".

1. Selecione a linha que deseja excluir a declaração na coluna Ação, do painel Declarações. Após isso, clique sobre o botão Excluir. Declarações O que é isto? O que isto faz? Esta página tem por objetivo auxiliá-lo na localização de declarações já cadastradas, bem como na criação de novas declarações. Saiba que, uma vez localizada,

Leia mais

SISTEMA THEMIS PG MANUAL DO USUÁRIO CADASTRO DE DOCUMENTOS

SISTEMA THEMIS PG MANUAL DO USUÁRIO CADASTRO DE DOCUMENTOS ESTADO DO MARANHÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DIRETORIA DE INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO NÚCLEO DE SUPORTE A SISTEMAS SISTEMA THEMIS PG MANUAL DO USUÁRIO CADASTRO

Leia mais

Como fazer seus pedidos online

Como fazer seus pedidos online Como fazer seus pedidos online Neste passo a passo iremos mostrar como é facil, simples e rápido o acesso ao site para consultas e pedidos online. Acesse http://www.thermofisher.com e altere o idioma do

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

1. Respondendo a cotação.

1. Respondendo a cotação. 1 1. Respondendo a cotação. Quando o comprador informa o preço pelo processo convencional é usada à tela Processos > Informação de Preços [773] que está localizada no módulo - Compras da gestão Materiais.

Leia mais

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL

TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL Ministério do Turismo Secretaria Executiva Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisas TUTORIAL EXTRATOR DE DADOS CHEGADAS DE TURISTAS NÃO RESIDENTES AO BRASIL SUMÁRIO 1- ACESSO AO EXTRATOR 2- ABERTURA

Leia mais

Sumário. 2 Primeiro acesso/trocar de senha 8

Sumário. 2 Primeiro acesso/trocar de senha 8 Manual do Usuário Sumário 1 Login 5 1.1 Entrar no sistema 5 1.2 Esqueci minha senha 5 1.3 Solicitar acesso 5 1.3.1 Tela de Solicitação de Acesso 6 1.3.2 Preencher informações do solicitar acesso 7 1.4

Leia mais

4. Configuração da interface no software megadmx

4. Configuração da interface no software megadmx Manual interface megadmx USB INPUT Autor: Luís Augusto Spranger (www.megadmx.com) data: 17.03.2008 / revisão: 12.01.2010 2006 2009 megadmx Índice 1. Introdução...1 2. LEDS indicadores...1 3. Drivers USB...1

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO PORTAL DE FORNECEDORES TOSHIBA 1. ACESSANDO O PORTAL 2. ACESSANDO E VISUALIZANDO OS PEDIDOS DE COMPRA

GUIA DE UTILIZAÇÃO PORTAL DE FORNECEDORES TOSHIBA 1. ACESSANDO O PORTAL 2. ACESSANDO E VISUALIZANDO OS PEDIDOS DE COMPRA A TOSHIBA está lançando um portal de integração com os seus fornecedores para gerenciar os pedidos de compras e notas fiscais eletrônicas com o objetivo de melhorar seu processo de follow- up das entregas

Leia mais

Manual de Instruções do Movimento de Caixa

Manual de Instruções do Movimento de Caixa Manual de Instruções do Movimento de Caixa 1 Sumário MANUAL DO MOVIMENTO DE CAIXA 3 Cadastrando o Plano de Contas 3 Cadastrando as Contas Bancárias/Caixa 4 Cadastrando um Tipo Contábil pelo Athenas3000

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Patrimônio Versão 1.16.4 Última revisão: 12/09/2016 2016 REITOR Marco Antonio Fontoura Hansen VICE-REITOR Maurício Aires

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA OPERACIONAL MÉTODO QUANTUM 2014 ÍNDICE Apresentação Principais Botões Login Usúario Resultado Método Quantum Preencher Método Quantum Extrato On-Line Engenharia de Função Grupos

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PORTAL ESTUDANTE PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PASSO A PASSO PROCEDIMENTOS Origem: Data de Criação: 01/07/2010 Ultima alteração: Versão: 1.2 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano Padovani Colaborador:

Leia mais

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente

ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web. Manual do Usuário. Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente ERP BRASCOMM Sistema de Gestão Empresarial 100% Web Manual do Usuário Módulo de CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente O módulo de CRM possui ferramentas práticas para auxiliar no atendimento ao cliente

Leia mais

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV

MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV MANUAL EXPLICATIVO DE MANUSEIO DAS EMPRESAS NA PLATAFORMA DO CONSUMIDOR.GOV Após finalizar seu cadastro 1, caso o usuário queria acessar o sistema como representante da empresa, deve clicar no link Acesso

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

FAIRMONITOR GERENCIANDO E VISUALIZANDO A SUA CADEIA DE FORNECIMENTO FAIRTRADE

FAIRMONITOR GERENCIANDO E VISUALIZANDO A SUA CADEIA DE FORNECIMENTO FAIRTRADE FAIRMONITOR GERENCIANDO E VISUALIZANDO A SUA CADEIA DE FORNECIMENTO FAIRTRADE FAIRMONITOR FAIRMONITOR O FAIRMONITOR foi projetado para ser uma parte integrante do seu portal web Ecert oferecido pela FLOCERT

Leia mais

Código PPA. Introdução. Validação Código PPA para Ordem de serviço

Código PPA. Introdução. Validação Código PPA para Ordem de serviço Código PPA Introdução São código solicitados pela fábrica, pois quando é realizado uma entrada ou uma saída de itens que por solicitação da Fábrica necessitam conter esse código, pois o sistema TCar conta

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

MANUAL Pedidos On-Line

MANUAL Pedidos On-Line MANUAL Pedidos On-Line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 O QUE É PEDIDOS ON-LINE... 3 QUEM PODE UTILIZAR... 3 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO... 4 ACESSANDO O PEDIDOS ON-LINE... 5 COMO REGISTRAR UM PEDIDO... 7

Leia mais

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão.

Vendas Balcão - PDV. Índice. 1. Lançar venda. Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Centro de ajuda ao cliente VHSYS Vendas Balcão - PDV Para ter acesso as Vendas Balcão, utilize o menu Vendas > Vendas Balcão. Índice 1. Lançar venda 2. Gerenciando suas Vendas Balcão 2.1 Busca Avançada

Leia mais

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas

Material de Apoio. Portal de Atendimento Betha Sistemas Material de Apoio Portal de Atendimento Betha Sistemas Sumário 1. Portal de Atendimento Cliente Betha 1.1. Como realizar o acesso ao novo Portal de Atendimento 1.2. Como abrir um chamado pelo Portal de

Leia mais

Consulta e Pesquisa. PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Tecnologia da Informação Departamento de Suporte e Atendimento

Consulta e Pesquisa. PODER JUDICIÁRIO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Tecnologia da Informação Departamento de Suporte e Atendimento Manual do Usuário Consulta e Pesquisa e-prot Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Menu Consulta... 3 Submenu por Número... 3 Submenu Pesquisa... 5 Submenu Processo não Cadastrado no e-prot... 12 Submenu por

Leia mais

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários

COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários COMO ADICIONAR CONTEÚDO WEB SIMPLES Portal Ebserh Site dos Hospitais Universitários Versão 1.0 Manual Como adicionar conteúdo web simples 1. ACESSANDO A ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDOS 1.1 Com o usuário autenticado,

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO

A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO A FORTES PREPARA VOCÊ PARA O MERCADO DE TRABALHO MANUAL FORTES CONTÁBIL WEB www.fortestecnologia.com.br/pae MANUAL APRESENTAÇÃO O Sistema Fortes Contábil é totalmente web e foi desenvolvido no moderno

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada.

O sistema gestor já contem uma estrutura completa de categorias que são transferidas automaticamente para cada empresa nova cadastrada. Página2 Cadastro de Categorias O cadastro de categoria é utilizado dentro do gestor para o controle financeiro da empresa, por ela é possível saber a origem e a aplicação dos recursos, como por exemplo,

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão da Educação GUIA DE REFERÊNCIA. CRIAÇÃO DE TURMAS - SIGEDUC

Sistema Integrado de Gestão da Educação  GUIA DE REFERÊNCIA. CRIAÇÃO DE TURMAS - SIGEDUC http://sigeduc.rn.gov.br GUIA DE REFERÊNCIA CRIAÇÃO DE TURMAS - SIGEDUC http://sigeduc.rn.gov.br Resumo Este documento apresenta instruções de como realizar a criação de turmas e alocação de estudantes

Leia mais

MANUAL: Matrícula. Módulo: Secretaria Escolar. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Versão: 1.0

MANUAL: Matrícula. Módulo: Secretaria Escolar. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Versão: 1.0 MANUAL: Matrícula ISE Informatização da Secretaria da Educação Módulo: Secretaria Escolar Versão: 1.0 Sumário 1. Matrícula... 2 1.2 Matriculando aluno... 3 1.2 Como trocar turma?... 6 1.3 Funcionalidades

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

e-procurement TERMOMECANICA/FSA

e-procurement TERMOMECANICA/FSA e-procurement TERMOMECANICA/FSA MANUAL DO FORNECEDOR Página 1 1 Objetivo 3 2 Pré Requisitos 3 3 Definição de Solicitação de Cotação e Pedido de Compra 3 4 Procedimentos 3 4.1 Acompanhar Solicitação de

Leia mais

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1

GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 GUIA RÁPIDO AUTOSYSTEM Página 1 Módulo Caixa Iniciando um novo turno no sistema Para abrir o caixa: Abra o módulo caixa; Informe o usuário e senha; Informe o troco inicial; Clique no botão Abrir novo caixa;

Leia mais

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial:

Execute o instalador atiecli5 clicando duas vezes sobre o mesmo e será apresentada a tela inicial: CSV Central Sorológica de Vitória 18/08/2009 1.0 1 de 36 1 Instalando o Emulador de Terminais Accuterm IE Faça a instalação do Plugin. Para baixar o Plugin clique no botão lado esquerdo do site http://www.csves.com.br.

Leia mais

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting TUTORIAL Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting Introdução O Dialux é uma poderosa ferramenta para simulação de projetos luminotécnicos e, para que o usuário possa explorar as inúmeras funções

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

Gerenciamento de Contratos

Gerenciamento de Contratos Gerenciamento de Contratos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar com mais eficiência o processo de elaboração, assinatura e renovação de cada contrato. Como configurar este módulo? Como utilizar

Leia mais

Manual de Utilização do Citsmart Mobile

Manual de Utilização do Citsmart Mobile 16/08/2013 Manual de Utilização do Citsmart Mobile Fornece orientações necessárias para utilização da aplicação Citsmart Mobile. Versão 1.0 15/05/2014 Visão Resumida Data Criação 15/05/2014 Versão Documento

Leia mais

Versão 8.2C-09. Domínio Atendimento

Versão 8.2C-09. Domínio Atendimento Versão 8.2C-09 Domínio Atendimento Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

Junho Utilização do CCS

Junho Utilização do CCS Utilização do CCS Acesso O acesso à tela de login deve ser feito por meio da página principal do Banco Central na internet, www.bcb.gov.br, clicando-se no menu vertical de opções (parte esquerda), em Sistema

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra

Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Manual Programa 832 Cadastro de entrada de mercadoria sem ordem de compra Guia Dados da Nota Quadro Nota Fiscal Código de aviso no momento que é gravado a nota de entrada o código do aviso é gerado automaticamente

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação 10/Abril/2011 Aplicado

Leia mais

Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF

Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF Manual do Usuário ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF Data e hora de geração: 08/01/2017 10:43 1 - ATUSIGALF - Atualizar Signatários da ALF 3 1.1 - Histórico 6 1.2 - Justificar Alteração 8 1.3 - Justificar

Leia mais

As implementações efetuadas nos módulos MOV, EST e FIS se referem as especificações da Nota Técnica

As implementações efetuadas nos módulos MOV, EST e FIS se referem as especificações da Nota Técnica Manifestação do Destinatário Eletrônica MD-e Produto : RM Totvs Gestão de Estoque, Compra e Faturamento Bibliotecas RM : 11.52.63 ou superior Processo : Manifesto do Destinatário Eletrônico MD-e Subprocesso

Leia mais

MANUAL DE AGENDAMENTOS. Fazendo a diferença para sempre fazer melhor!

MANUAL DE AGENDAMENTOS. Fazendo a diferença para sempre fazer melhor! MANUAL DE AGENDAMENTOS Fazendo a diferença para sempre fazer melhor! Acesso Para acessar a página de relatórios, gentileza acessar nosso site (www.portoitapoa.com.br) e em seguida selecione o link Portal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG)

Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Cadastro de Informações Gerenciais (CIG) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo deste documento?

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades O Medicina Veterinária (MV) é um sistema simplificado para atendimento veterinário do Pet. Pode ser utilizado por clínicas veterinárias ou consultórios particulares.

Leia mais

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas

ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas MANUAL DO SISTEMA SIGFAPES ÁREA DO PESQUISADOR Cadastro/ Criação de Propostas 1 1 ACESSO AO SISTEMA 1.1 Primeiro contato Acesse http://www.sigfapes.es.gov.br 1. Login Se possuir cadastro: 1..1 Informe

Leia mais

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto.

Antes de iniciarmos a discussão do reajuste salarial abordaremos alguns pontos básicos e impactantes neste assunto. Reajuste Salarial As alterações na ficha do empregado são freqüentes e uma das vantagens é que se tenha os históricos para consulta. O reajuste salarial é uma alteração na ficha do empregado e, podendo

Leia mais

Guia Rápido Contas a Pagar

Guia Rápido Contas a Pagar Guia Rápido Contas a Pagar Produto : Totvs Série 1 Saúde (Personal Med) Versão do doc. : BR_001 Caminho : Financeiro / Contas / Contas a Pagar Neste guia você verá como utilizar a tela Contas a pagar do

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

A - Inserção da quilometragem (atualização de km) lida no tacógrafo do veículo(s) pertencentes ao(s) Contrato(s);

A - Inserção da quilometragem (atualização de km) lida no tacógrafo do veículo(s) pertencentes ao(s) Contrato(s); Pág 1/9 São Paulo, 06 de Junho de 2012. Prezado cliente: Referência: Contrato de Manutenção de Frota VolksTotal Informação da Quilometragem através da Internet O Contrato de Manutenção de Frota firmado

Leia mais

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 Manual do Usuário V.1.0.0 2015 Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO

Leia mais