APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E CICLO PDCA PARA ANÁLISE DE LEAD TIME E BUSCA DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA PASTELARIA ESTUDO DE CASO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E CICLO PDCA PARA ANÁLISE DE LEAD TIME E BUSCA DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA PASTELARIA ESTUDO DE CASO"

Transcrição

1 APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE E CICLO PDCA PARA ANÁLISE DE LEAD TIME E BUSCA DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA PASTELARIA ESTUDO DE CASO Resumo Daniel Ferreira Lima Junior danielfljr@gmail.com Evelyn de Morais Galvão evelyn.mgalvao@gmail.com Jéssica Eduarda Knoor jessicaknoor@hotmail.com Paulo Sérgio Casetta Filho paulosergio.@hotmail.com Syntia Lemos Cotrim syntialceng@gmail.com Tuany Policarpo Barretos Vasconcelos tuany_poli@hotmail.com A concorrência no comércio de alimentos é ampla, neste contexto estão inseridas as pastelarias. Os grandes e pequenos empresários devem estar sempre buscando melhorar o seu produto e satisfazer o seu cliente. Assim, o objetivo deste trabalho, foi fazer uma análise quantitativa em uma pastelaria, usando ferramentas da Qualidade para identificar pontos que possam ser melhorados e aperfeiçoados na produção de pastéis. Palavras-Chave Qualidade, Ciclo PDCA, Ferramentas da Qualidade.. Introdução O setor alimentício por ser composto por empreendimentos de pequeno, médio e grande porte e com ramos variados exige das empresas destaque em todos os âmbitos possíveis, especialmente em qualidade e tempo de entrega do pedido ao cliente(ghorbril, BENEDETTI E FRAGOSO, 0). No ramo de salgados o pastel é um alimento muito procurado, conciliando sabor e preço baixo agrada o paladar e o bolso do brasileiro.

2 A concorrência no comércio de pastéis é ampla e o investimento em qualidade pode ser usado como um diferencial que agrega valor ao produto. Com a utilização de ferramentas da qualidade é possível identificar pontos que possam ser melhorados e aperfeiçoados. O estudo de caso apresenta a aplicação das Ferramentas da Qualidade, tais como: Folha de Verificação, Gráfico de Controle, Diagrama de Ishikawa, dentre outras, com o intuito de identificação de ineficiências no processo produtivo, outliers e assim se chegar a um planejamento para correção das falhas, por meio da utilização do ciclo PDCA para a obtenção de uma melhoria contínua.. Referencial Teórico. Ferramentas da Qualidade Miguel (00) aborda que as ferramentas da qualidade por meios estatísticos ou de controle, possuem o proposito de auxiliar no processo de implantação de programas de qualidade nas empresas. Algumas das ferramentas utilizadas na pesquisa: Diagrama de Causa-efeito, Gráfico de Pareto, Gráfico de Controle e Folha de Verificação, Matriz GUT elencadas a seguir. O Diagrama de Causa-efeito é uma ferramenta gráfica que permite representar as causas sobre um problema (efeito). Segundo Holanda e Pinto (009), pode-se detectar um número considerável de causas, e por este fato elas podem ser divididas em categorias ou famílias. O Gráfico de Controle, também pode ser chamado de Carta de Controle, de acordo com Miguel (00) é composto por um gráfico cuja finalidade é o acompanhamento de um processo durante um período de tempo, e o monitoramento sob o mesmo quanto as suas variações dos limites de controle calculados e a detecção dos motivos de suas variações. A Folha de Verificação, para Aguiar (00), o objetivo desta é organizar, simplificar e otimizar mantendo as informações das coletadas de dados registradas e além disso, a folha poderá ser modificada dependendo do tipo de informação que se deseja obter a partir dela. A Matriz GUT auxilia no planejamento e gerenciamento de estratégias a médio e longo prazo, atribuindo classificação de a 5 para as dimensões Gravidade, Urgência e Tendência, sendo correspondente a menor intensidade e 5 a maior.

3 Multiplicam-se as pontuações obtidas para as extensões a fim de se obter um valor para cada fator de risco e assim determinar quais devem ser tratadas prioritariamente (HORA e COSTA, 009).. Ciclo PDCA O Ciclo PDCA é uma metodologia de gerenciamento de processos e sistemas, seu projeto é um modelo dinâmico onde o encerramento de um ciclo marca o início de outro, assim as fases Plan, Do, Check e Act serão novamente rodadas da etapa de planejamento (Plan) passando pela implementação do projeto (Do), pela avaliação da eficácia dos resultados (Check) e por fim a padronização dos resultados satisfatórios ou por alguma correção (Act) retornando ao planejamento e assim sistematicamente (ANDRADE, 00, apud FORNARI, 00).. Materiais e Métodos Para a realização da pesquisa foram realizados os seguintes passos: Coleta de dados do processo de montagem dos pastéis; elaboração de gráfico de X e R; análise dos gráficos de X e R por meio dos padrões pré-estabelecidos para análise de gráfico de controle; iniciação da implantação do Ciclo PDCA; elaboração de Ishikawa para estudo das causas dos outliers; elaboração de Matriz GUT para seleção de possíveis soluções para as causas especiais geradores dos pontos fora dos limites; elaboração de gráfico de Pareto para a priorização dos problemas; elaboração de planos de ação.. Resultados e Discussões A pesquisa tem a finalidade de analisar em uma microempresa atuante no ramo de vendas de salgados, restritivamente apenas um dos produtos mais comercializados, o pastel, e neste especificamente será estudado o processo de lead time de colocação de recheio na massa, pois dos poucos processos existentes na produção dos pastéis, este apresentava maior potencial para a implantação de melhorias. Para o presente estudo de caso, foi aferido o lead time da preparação de pastéis, sendo a coleta do tempo realizada por meio de uma folha de verificação, por meio da qual foram coletadas treze amostras de tamanhos oito, sendo que cada amostra coletada de quinze em quinze minutos, para análise dos dados. Por meio desses valores, foi possível construir gráficos de controle de média (X) e amplitude (R). Após analisar os gráficos, identificou-se que o mesmo possui dois

4 outliers, através da análise percebeu-se que o tempo de montagem dos pastéis aumentava à medida que o tempo passava, diminuindo após uma breve pausa e voltando a crescer novamente, conforme apresentado na figura. Gráfico de X e R 6,0 5,5 UC L=5,777 Méida 5,0,5 _ X=,88, Quantidade de A mostras 9 0 LC L=,986 UC L=,80 A mplitude _ R=, Quantidade de A mostras 9 0 LC L=0,7 Figura : Gráfico de Média (X) e Amplitude (R) Tendo em vista essa situação, deu-se início a utilização do ciclo PDCA, para se buscar a melhoria contínua do processo. Para isso, elaborou-se um diagrama de Ishikawa, para identificar as causas dos outliers encontrados nos gráficos de controle. Feito isso, as causas obtidas foram lançadas em uma Matriz GUT, apresentada na figura, para elencar os principais problemas que ocorrem no processo, de forma qualitativa. Figura : Matriz GUT Com base em todos os dados e resultados obtidos até este ponto, foram elaborados planos de ação a serem tomados, para que se possa padronizar o processo de montagem dos pastéis, agregando qualidade ao produto e refletindo diretamente na satisfação do cliente.

5 . Considerações finais Por meio da intervenção nas principais causas, ou seja, naquelas que afetam de maneira mais intensa o processo produtivo, pode-se obter ganhos nos tempos de produção. Desta forma, é viável à empresa a implantação das medidas corretivas sugeridas, para que a sua produção seja mais organizada, eficiente e padronizada. Além disso, pode-se, posteriormente, trabalhar com a implantação de uma folha de verificação para acompanhamento da evolução dos planos de ação sob as causas, e a identificação de novos pontos potenciais para serem corrigidos, tendo desta forma, aplicados o objetivo do Ciclo PDCA, que traz uma melhoria contínua ao processo produtivo. Referências AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 00. COSTA, E. J. S. C. Avaliação do desempenho logístico de Cadeias Produtivas Agroindustriais: um Modelo com Base no tempo de ciclo.8 fl. Dissertação de Mestrado Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 00. FORNARI JUNIOR, Celso Carlino Maria. Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde. INGEPRO: Inovação, Gestão e Produção, v., n. 9, p.06-08, set. 00. Mensal. Disponível em: < Acesso em: 8 ago. 0. GHOBRIL, Alexandre Nabil; BENEDETTI, Mauricio Henrique; FRAGOSO, Nelson Destro. Práticas Inovadoras no Setor de Bares, Restaurante e Lanchonetes. In: Encontro de estudos de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, 8., 0, Goiânia. Anais. Goiânia: EGEPE, 0. p Disponível em: < Acesso em: 0 ago. 0. HOLANDA, M. A.; PINTO, A. C. B. R. F. Utilização do Diagrama de Ishikawa e Brainstorming Para Solução de um Problema de Assertividade de Estoque em uma Indústria da Região Metropolitana de Recife. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção Salvador, 009. de Produção Salvador, 009. Disponível em: < Acesso em: abr. 0. HORA, Henrique Rego Monteiro da; COSTA, Helder Gomes. Tomada de decisão no MASP: Uma contribuição para decisões utilizando a Matriz. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 9., 009, Salvador. Anais. Salvador: ABEPRO, 009. p Disponível em: < Acesso em: 8 ago. 0. MIGUEL, P. A. C.. Qualidade: enfoques e ferramentas. São Paulo: Artliber Editora, 00. SELLITO, M.A.; MENDES, L.W. Avaliação comparativa do desempenho de três cadeias de suprimentos em manufatura. Revista Produção, São Leopoldo, v. 6, n., 006.

CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO

CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE - ESTUDO DE CASO Resumo André Coelho Braga andrecoelhobraga@hotmail.com Syntia Lemos Cotrim syntialceng@gmail.com Victor Augusto Dias Machado vadmachado@outlook.com

Leia mais

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil

4ªJornada Científica e Tecnológica da FATEC de Botucatu 7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu SãoPaulo, Brasil WHITE BELT PARA REDUÇÃO DE PERDAS DE MATERIAIS DE EMBALAGEM EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDUSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Karen Cristina Ciano da Silva ¹ Gilson Eduardo

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores

Leia mais

APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO: ESTUDO DE CASO

APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO: ESTUDO DE CASO APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO: ESTUDO DE CASO John César de Souza johncesar.souza@hotmail.com Lucas Vidotti de Carvalho vidotti@hotmail.com.br Marcelo A. Santos Miranda marcaugusto04@gmail.com

Leia mais

Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE P

Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE P Pesquisa e Ação V4 N1: Maio de 2018 ISSN 2447-0627 MELHORIA DA EFICIÊNCIA PRODUTIVA EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DO SEGMENTO DE HIGIENE PESSOAL Douglas Barreto de Sousa 1, Eduardo Augusto

Leia mais

TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL

TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL 16 TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5. 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE FELIPE G. PANICIO GUSTAVO H. YAMADA

QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5. 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE FELIPE G. PANICIO GUSTAVO H. YAMADA QUALIDADE TURMA 2 GRUPO 5 6 σ INTEGRANTES: ALEXANDRE J. T. OIDE - 8991352 FELIPE G. PANICIO - 8540821 GUSTAVO H. YAMADA 8991971 Agenda A prática 6 σ e suas características; Metodologia DMAIC; Estudo de

Leia mais

O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. Ademir da Rosa Martins

O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso. Orientador: Prof. Dr. Ademir da Rosa Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO JAILSON RIBEIRO DOS ANJOS O USO DAS SETE FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA MARANHENSE: um estudo de caso

Leia mais

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS NA GESTÃO EMPRESARIAL André Assaid Simão 1 Denner Mendonça 2 Dario Geraldo Rodrigues 3 PALAVRAS-CHAVE: ferramentas administrativas; indicador; evasão escolar.

Leia mais

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014

V Semana Acadêmica da UEPA - Campus de Marabá As problemáticas socioambientais na Amazônia Oriental 22 a 24 de Outubro de 2014 Utilização das ferramentas de qualidade para melhor gerenciar o processo produtivo em uma empresa de produtos ortopédicos João Antonio Soares Vieira RESUMO Esse artigo versa sobre práticas da utilização

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Ferramentas da gestão da qualidade 1. (CESPE/EBC/Administrador/2011) A existência de processo organizacional análogo em empresa do

Leia mais

Ferramentas de gestão da Qualidade parte 2

Ferramentas de gestão da Qualidade parte 2 Departamento de Gestão e Economia - DAGEE Ferramentas de gestão da Qualidade parte 2 Prof. Francisco R. Lima Jr. eng.franciscojunior@gmail.com Roteiro da aula Mais algumas ferramentas da qualidade: Poka

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A EMPRESA X

PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A EMPRESA X PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A EMPRESA X D. MAYER 1 P. RODRIGUES DA ROSA 2 RESUMO: neste estudo abordou-se a gestão da qualidade aplicada à empresa X, de Bom Princípio, RS. O

Leia mais

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput*

Processamento. Atividades Agregar Valor Troughput* Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Inputs podem ser materiais, informações, conhecimento,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM QUALIDADE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4020 04/10/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 277 de 18/09/2007, Decreto 748 Publicado D.O 18.236 de 26/10/07.

Leia mais

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos - Turma 26 16 de outubro de 2016 NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Fernando Henrique de Oliveira fernandohenrique.o@gmail.com RESUMO

Leia mais

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma.

O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O DMAIC é um método sistemático, baseado em dados e no uso de ferramentas estatísticas, para o desenvolvimento dos projetos Lean Seis Sigma. O Método DMAIC do Lean Seis Sigma Por Cristina Werkema Como

Leia mais

Qualidade e produtividade em serviços

Qualidade e produtividade em serviços Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Qualidade e produtividade em serviços Disciplina: Gestão de serviços Professor: Marcel de Gois Pinto

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS 2018 PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO ENGENHARIA DA QUALIDADE COM ÊNFASE EM BLACK BELTS Resumo do curso O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia da Qualidade com ênfase em Black Belt - surgiu a partir

Leia mais

MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE CASOS

MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE CASOS MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DE CASOS Adríllys Mauro dos Santos Del-Ducca (FEPI) adrillys2512@gmail.com Walter dos Santos Júnior (FEPI) wgcwalter9@gmail.com Paulo Henrique Paulista

Leia mais

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin

Gestão em Enfermagem. Profª Patricia Bopsin Gestão em Enfermagem Profª Patricia Bopsin O que é gerenciamento? Antes de respondermos à pergunta por que medir, é necessário lembrar o conceito de gerenciamento. Gerenciamento é o processo de estabelecer

Leia mais

Sumário. Introdução } 24/05/16 } 1. } Estatística: ciência que trata da coleta, processamento e disposição de dados.

Sumário. Introdução } 24/05/16 } 1. } Estatística: ciência que trata da coleta, processamento e disposição de dados. Sumário } FERRAMENTAS DA QUALIDADE: INTRODUÇÃO FLUXOGRAMA ESTRATIFICAÇÃO FOLHA DE VERIFICAÇÃO GRÁFICO DE PARETO DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO HISTOGRAMA DIAGRAMA DE DISPERSÃO CARTA DE CONTROLE } CONCLUSÃO

Leia mais

Ferramentas da Qualidade

Ferramentas da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Ferramentas da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 09/02 Formação Acadêmica Tecnóloga em Mecânica FATEC Sorocaba; Pós graduada/mba

Leia mais

Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade. Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original

Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade. Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original Ferramentas para o Controle e a Melhoria da Qualidade Agradecimento ao Prof. M.Sc. Robson Miranda da Gama Pela apresentação original 1 Ferramentas da Qualidade Técnicas empregadas para investigar as causas

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC 16 TÍTULO: ANÁLISE DE CAUSA RAIZ E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM GUARULHOS CATEGORIA:

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 2ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução Já foi dito que o Ciclo PDCA é um método para a prática do controle de processos, e constitui o fundamento

Leia mais

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original

Sistema da Gestão da Qualidade. Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original Sistema da Gestão da Qualidade Agradecimentos ao Prof. Robson Gama pela criação da apresentação original 1 CONCEITO QUALIDADE O que é Qualidade? 2 Qualidade Conjunto de características de um objeto ou

Leia mais

- Gestão Estratégica - Discussão

- Gestão Estratégica - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Organização da Aula. Aula 5. Diagrama de Pareto. Profa. Rosinda Angela da Silva. Diagrama de Pareto

Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Organização da Aula. Aula 5. Diagrama de Pareto. Profa. Rosinda Angela da Silva. Diagrama de Pareto Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 5 Organização da Aula Diagrama de Pareto Diagrama de causa e efeito Gráfico de dispersão Profa. Rosinda Angela da Silva Matriz G.U.T. Diagrama de Pareto Criado

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL.

TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DE PREVISÃO DE DEMANDA EM UMA EMPRESA DE PRODUTOS NATURAIS PARA INSTALAÇÃO DE UMA FILIAL. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE: ciclo PDCA e Brainstorming. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Agosto de 2010

FERRAMENTAS DA QUALIDADE: ciclo PDCA e Brainstorming. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Agosto de 2010 FERRAMENTAS DA QUALIDADE: ciclo PDCA e Brainstorming Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Agosto de 2010 OBJETIVOS Apresentar a definição de Controle de Qualidade; Verificar a aplicação do

Leia mais

É o resultado indesejável de um processo ou trabalho; É o não atendimento de um requisito especificado;

É o resultado indesejável de um processo ou trabalho; É o não atendimento de um requisito especificado; Objetivo Problema TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADE, AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS Apresentar ferramentas para o tratamento de não conformidades e de solução de problemas. ANÁLISE BÁSICA DE UM PROBLEMA CONCEITOS

Leia mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS AO APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇOS AO CLIENTE DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA

FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS AO APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇOS AO CLIENTE DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS AO APRIMORAMENTO DO NÍVEL DE SERVIÇOS AO CLIENTE DE UMA INDÚSTRIA GRÁFICA FLAVIA DIAS COELHO (FEAMIG) flaviadiascoelho@yahoo.com.br VANIA LUCIA COSTA FAGUNDES (FEAMIG)

Leia mais

Teste de Proficiência

Teste de Proficiência Teste de Proficiência Curso: Tecnólogo em Logística Turma: Logística Nome: Data: 21/09/2017 RECOMENDAÇÕES 1. A resolução do teste deve ser a CANETA AZUL ou PRETA; 2. O teste é INDIVIDUAL e SEM CONSULTA;

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL TOTAL QUALITY MANAGEMENT FILME O PROBLEMA NÃO É MEU!!!! Conceituação de TQM TQM é o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados

Leia mais

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO

1.3 Consequências da adoção dos conceitos e premissas da Gestão da Qualidade; UNIDADE II? GURUS DA GESTÃO DA QUALIDADE E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO Página: 1/5 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA Visão histórica da evolução da gestão empresarial e as contribuições das diversas escolas de administração para a gestão da qualidade As idéias, fundamentos e metodologias

Leia mais

Metalmecânico. Ter 75% das empresas

Metalmecânico. Ter 75% das empresas data 2017-02-01 Aumento da Competitividade na Indústria Metal Mecânica na Região Metropolitana de Goiânia. Promover o aumento de produtividade com intervenções de baixo custo e foco na redução dos oito

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos

Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos Vamos aprender um pouco mais sobre os grupos de processos dentro do Gerenciamento de Projetos. Basicamente são 5 grupos de processos, que são os estados

Leia mais

MANUTENÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO COM FOCO NAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

MANUTENÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO COM FOCO NAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE 47 MANUTENÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO COM FOCO NAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE Diego Gomes de Matos - Faculdades Integradas de Taquara FACCAT 1 José de Souza - Faculdades Integradas de Taquara FACCAT 2 Palavras

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 1ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução É comum encontrar gerentes e diretores que acham que, quando ocorrem maus resultados, saem com a

Leia mais

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo

Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Introdução ao CEP- Controle Estatístico de Processo Prof. José Carlos de Toledo GEPEQ Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade DEP- UFSCar 1. A METODOLOGIA DO CONTROLE DA QUALIDADE E O CEP O controle da

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Recursos e PRP (Processo de Realização do Produto) Prof. Marcos César Bottaro Os Recursos RECURSOS: é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Qualidade do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Os projetos buscam sempre ter qualidade para atender à demanda do cliente. O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades

Leia mais

A GESTÃO DE RESÍDUOS E O BENEFICIAMENTO DE ARROZ 1

A GESTÃO DE RESÍDUOS E O BENEFICIAMENTO DE ARROZ 1 A GESTÃO DE RESÍDUOS E O BENEFICIAMENTO DE ARROZ 1 SCHWAB, Natalia Teixeira 2 ; LORENZETT, Daniel Benitti 3 ; NEUHAUS, Mauricio 2 ; BACKES, Fernanda Alice Antonello Londero 4 1 Trabalho de Pesquisa _UFSM

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO Não -------- 053 05 05 (cinco) 14832779 ANA CARINA FERREIRA LOPES Sim 16 078 08 14 (catorze) Aprovado 14296519 ANA CATARINA CARVALHO CUNHA Sim 13 085 09 12 (doze)

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) Denise Furini de Oliviera 1, Fernanda Cristina Pierre

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais

Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem. Ana Carolina G.

Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem. Ana Carolina G. Desenvolvimento da Habilidade na Resolução de Problemas por meio do Uso das Ferramentas da Qualidade no Serviço de Enfermagem Ana Carolina G. Bonafim Hospital Unimed Bebedouro Objetivo Relatar como foi

Leia mais

TÍTULO: APLICAÇÃO DO CICLO PDCA EM PRODUÇÃO DE COMPONENTE DO PAINEL DO VEÍCULO DA MARCA FIAT COM FOCO NA MELHORIA DO PROCESSO DE SOLDAGEM EM PLÁSTICO.

TÍTULO: APLICAÇÃO DO CICLO PDCA EM PRODUÇÃO DE COMPONENTE DO PAINEL DO VEÍCULO DA MARCA FIAT COM FOCO NA MELHORIA DO PROCESSO DE SOLDAGEM EM PLÁSTICO. 16 TÍTULO: APLICAÇÃO DO CICLO PDCA EM PRODUÇÃO DE COMPONENTE DO PAINEL DO VEÍCULO DA MARCA FIAT COM FOCO NA MELHORIA DO PROCESSO DE SOLDAGEM EM PLÁSTICO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA GESTÃO DA QUALIDADE

PROGRAMA DE DISCIPLINA GESTÃO DA QUALIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CÂMPUS DE ARAGUAÍNA CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Avenida Paraguai esq. com a rua Uxiramas, S/N, Setor CIMBA 77.824-838 Araguaína/TO (63)

Leia mais

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA

Gestão de Projeto. CARGA HORÁRIA 16 horas PROGRAMA Gestão de Projeto Esse curso oferece ampla visão sobre a arte de gerenciar projetos. Apresenta como projetos tornamse viabilizadores estratégicos para as organizações demonstrando a importância de seu

Leia mais

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II TÉCNICAS DE RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos Ferramentas para análise dos processos Etapas do Processo de Racionalização Outras técnicas de apoio à melhoria

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O GRUPO DE TRABALHO (GT) DO WORKSHOP TEMA 1 - BENEFICIÁRIOS

ORIENTAÇÕES PARA O GRUPO DE TRABALHO (GT) DO WORKSHOP TEMA 1 - BENEFICIÁRIOS ORIENTAÇÕES PARA O GRUPO DE TRABALHO (GT) DO WORKSHOP 1. CONSIDERAÇÕES SOBRE O Sua participação é de grande importância e relevância para o sucesso do evento e para a identificação de oportunidades de

Leia mais

Workshop de Implementação de Melhorias. 15 de julho de 2011

Workshop de Implementação de Melhorias. 15 de julho de 2011 Workshop de Implementação de Melhorias UEFS Feira de Santana 15 de julho de 2011 1 Etapas ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 ETAPA 4 ETAPA 5 ETAPA 6 ETAPA 7 ETAPA 8 Capacitação de servidores na metodologia gestão

Leia mais

GESTÃO LABORATORIAL. Adilson Alves Médico, Patologista Clínico 08 de Novembro de 2017

GESTÃO LABORATORIAL. Adilson Alves Médico, Patologista Clínico 08 de Novembro de 2017 GESTÃO LABORATORIAL Adilson Alves Médico, Patologista Clínico 08 de Novembro de 2017 Introdução a batalha dos 70%... Exames influenciam cerca de 70% das decisões clínicas (?) Cerca de 70% dos registos

Leia mais

MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Elaborado por: Felipe Morais Menezes Porto Alegre 2013 2 3 MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Uma das principais causas do insucesso de

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS.

DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO PARA AS PEQUENAS EMPRESAS. Luana Thaina Dionizio NOVAIS 1 Carlos Eduardo TURINO 2 RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de analisar a importância do planejamento

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PLANO DE DISCIPLINA NOME DO COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DA PRODUÇÃO MINERAL CURSO: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM MINERAÇÃO SEMESTRE: 4º CARGA HORÁRIA: 2 A/S - 40 H/A 33,3 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL:

Leia mais

Gráfico de Pareto. Ferramentas da Qualidade

Gráfico de Pareto. Ferramentas da Qualidade Gráfico de Pareto Gráfico de Pareto Ferramentas da Qualidade O que é? Gráfico de barras verticais que evidencia a priorização de temas. Princípio de Pareto (sociólogo e economista italiano - 80/20) Juran.

Leia mais

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção Cálculo Diferencial e Integral I Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania Ciência do Ambiente Estatística e Probabilidade Desenho Técnico Física

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos

Introdução à Gestão de Processos Introdução à Gestão de Processos 1. Painel 2. Meus cursos 3. Introdução à Gestão de Processos 4. Módulo 4 - Ferramentas para Gestão de Processos 5. Exercício Avaliativo 4 Iniciado em terça, 31 jul 2018,

Leia mais

PDCA. Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente...

PDCA. Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente... PDCA PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Imaginem a seguinte situação: Após lavar a louça do café da manhã a torneira da cozinha não fecha... A água sai continuamente... O que fazer?? Gerência da Qualidade

Leia mais

PDCA. Diagrama de Causa-Efeito. Sandra Cristine. Gerente de Qualidade Hospital Sírio-Libanês

PDCA. Diagrama de Causa-Efeito. Sandra Cristine. Gerente de Qualidade Hospital Sírio-Libanês PDCA Diagrama de Causa-Efeito Sandra Cristine Gerente de Qualidade Hospital Sírio-Libanês Gestão da Qualidade Medição Identificação das melhorias e problemas Ferramentas da Qualidade 7 Ferramentas da Qualidade

Leia mais

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96

Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 Hospital Privado Capital Fechado com fins lucrativos Geral e de Médio Porte Selado Qualidade Programa CQH desde 2008 Média e alta complexidade 96 leitos 19 leitos de UTI 5 Salas Cirúrgicas 300 Cirurgias/mês

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

1. Apresentação. Acesse: Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2

1. Apresentação. Acesse:  Sistemas de Gestão Todos os direitos reservados 2 Sistemas de Gestão Índice 1. Apresentação 2 2. Definição 3 3. Como as organizações desenvolvem seu Sistema de Gestão 4 4. Estrutura do Sistema de Gestão 5 5. Características de uma prática de gestão 9

Leia mais

Definição / Abordagem de Processos

Definição / Abordagem de Processos Definição / Abordagem de Processos Ao longo da história dos processos produtivos e administrativos, as organizações têm crescido em tamanho, complexidade e requisitos. Para assegurar a qualidade, a eficácia

Leia mais

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO Planejar a Qualidade O gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade,

Leia mais

FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS

FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS Faculdade Ietec Pós-graduação Compras e Suprimentos - Turma nº 24 22 de Agosto de 2017 FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS Fabiana de Sousa tins fabiana.smartins@yahoo.com.br

Leia mais

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas

Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Gestão de Projetos Industriais: Lições Aprendidas Seminário: Gestão e Competitividade na Indústria da Construção Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial Belo Horizonte, 13 de abril de 2012

Leia mais

Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade II PROCESSOS DECISÓRIOS Prof. Me. Livaldo dos Santos Objetivos MASP conceito geral Etapas do MASP Detalhamento das Fases do MASP PDCA Fases do PDCA MASP - Método de análise e solução de problemas

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos

Introdução à Gestão de Processos Introdução à Gestão de Processos Módulo4 Ferramentas para Gestão de Processos Brasília - 2016. Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Francisco Gaetani Diretor de Desenvolvimento

Leia mais

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA

OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA OTIMIZAÇÃO NO PROCESSO DE ABASTECIMENTO INTERNO DE PRODUÇÃO UTILIZANDO TÉCNICAS DE MANUFATURA ENXUTA Fernando Doriguel 1 1 Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Email: fdoriguel@yahoo.com.br 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

Ferramentas gerenciais da Qualidade aplicadas à Manutenção

Ferramentas gerenciais da Qualidade aplicadas à Manutenção Ferramentas gerenciais da Qualidade aplicadas à Manutenção Agenda Definição de Meta. Definição de Método. Método PDCA. Ferramentas da Qualidade. Brainstorming. Atividade. 2 1 Definição de Meta Um objetivo

Leia mais

PDCA - Desenvolvendo uma cultura de gestão focada em resultados através da orientação de professores seniores

PDCA - Desenvolvendo uma cultura de gestão focada em resultados através da orientação de professores seniores PDCA - Desenvolvendo uma cultura de gestão focada em resultados através da orientação de professores seniores Verônica Fujise Tema: terceiro setor. Empresa: UFMG Consultoria Júnior Resumo O projeto surgiu

Leia mais

Roteiro. Definição de conceitos Ferramentas presentes Aplicação do método Seis Sigma, uma comparação Produção enxuta

Roteiro. Definição de conceitos Ferramentas presentes Aplicação do método Seis Sigma, uma comparação Produção enxuta PRODUÇÃO ENXUTA PME3463 - Engenharia da Qualidade Grupo T2G4 Andre Ferreira Jesus Emanuel (11-979677200 / jechy39@gmail.com) Lucas Ruffenach Vinicius Madarazzo Roteiro Definição de conceitos Ferramentas

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

3.3 Diagrama de Relações Descrição Finalidade Aplicação Sugestão de como fazer

3.3 Diagrama de Relações Descrição Finalidade Aplicação Sugestão de como fazer CONTEÚDO CAPÍTULO 1 Conceitos e termos correlatos à qualidade............. 21 1.1 Conceito de cliente............................ 21 1.2 Conceito de qualidade......................... 22 1.3 Qualidade

Leia mais

PROPOSTA DE MELHORIA DO PROCESSO DE UMA FÁBRICA DE POLPAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PROPOSTA DE MELHORIA DO PROCESSO DE UMA FÁBRICA DE POLPAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTA DE MELHORIA DO PROCESSO DE UMA FÁBRICA DE POLPAS POR MEIO DA METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS taelen de jesus ferreira sousa (UEPA) taelen_ferreira@hotmail.com antonio do nascimento

Leia mais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais

Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais Gestão da Qualidade Lupércio França Bessegato Dep. Estatística/UFJF Roteiro 1. Filosofias da Qualidade e Estratégias de Gestão 2. Ciclo PDCA 3. Ferramentas de Gerenciamento 4. Seis Sigma 5. Referências

Leia mais

Aula 11 - Fluxo do RUP: Ambiente

Aula 11 - Fluxo do RUP: Ambiente Aula 11 - Fluxo do RUP: Ambiente Propósito Trabalhadores e artefatos Fluxo típico Ambiente: Propósito Prover atividades de suporte à organização, com processos e ferramentas Seleção e aquisição de ferramentas

Leia mais

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1

A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO EM UMA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS 1 Aline Guarda 2, Ana Paula De Moura Da Silva 3, Giana Luiza Parnoff 4, Blener Vitório De Oliveira Rígoli 5, Marisandra Da Silva Casali

Leia mais

FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Igor Montalvão Lacerda Gouveia Graduando em Administração, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Ângela de Souza Brasil Especialista em Gestão Financeira

Leia mais

Código de Hamurabi (2150 a.c)

Código de Hamurabi (2150 a.c) Profª Esp. Mônica Suely G. de Araujo Código de Hamurabi (2150 a.c) Se um construtor negociasse um imóvel que não fosse sólido o suficiente para atender a sua finalidade e desabasse, o construtor seria

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO

PLANO DE ENSINO. 4 horas Presencial JOICE CORGOSINHO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRACAO GRAU:

Leia mais

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor

Gestão de Processos. Processamento. Atividades Agregar Valor Gestão de Processos Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Entrada Insumos Inputs Processamento Atividades

Leia mais

Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade Federal de Pernambuco

Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade Federal de Pernambuco U N I V E R S I D ADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA Uma Análise do Processo de Monitoramento e Controle do Plano de Ação Institucional da Universidade

Leia mais

O PDCA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ROTINA

O PDCA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ROTINA ISSN 1984-9354 O PDCA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA ROTINA Érika Andrade Castro Alves eacastroalves@gmail.com (LATEC/UFF) Resumo: A diversidade de produtos e serviços no mercado exige que as empresas reduzam

Leia mais

Gestão da Qualidade e Produtividade

Gestão da Qualidade e Produtividade Gestão da Qualidade e Produtividade Prof. Msc. Rômulo Martins França Curso de Administração UFMA Universidade Federal do Maranhão Unidade 3 1 UNIDADE 3 2 Introdução No dia a dia dos trabalhadores de cada

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - MASP Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: PENTEADO, Francine A;KAUTZMANN, Adriana S.S.;SILVEIRA, Nina C.;SANTOS,

Leia mais

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB

Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO /2015 e OHSAS OMEB Odilaine Mara Eufrásio Barbosa Engenheira de Segurança do Trabalho e de Produção Auditora Líder ISO 9001 /2015 ISO 14001 /2015 e OHSAS OMEB Treinamentos e Engenharia de Segurança do Trabalho Perita Oficial

Leia mais

Aplicabilidade Prática das Ferramentas de Qualidade. Gilvane Lolato

Aplicabilidade Prática das Ferramentas de Qualidade. Gilvane Lolato Aplicabilidade Prática das Ferramentas de Qualidade Gilvane Lolato As ferramentas de qualidade são: São técnicas que utilizamos com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os

Leia mais