Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste"

Transcrição

1 Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste

2 Avaliação do processo de ensino-aprendizagem Avaliação formativa Avaliação mediadora Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Por que, como e quando avaliar? Técnicas e instrumentos de avaliação Observações e registros

3 Avaliação formativa A avaliação formativa engloba todas as atividades desencadeadas pelos professores e/ou alunos que tragam informações a serem usadas como realimentação do processo de ensinoaprendizagem. Trata-se de um processo de regulação da aprendizagem por meio de operações metacognitivas do sujeito e de suas interações com o meio que modificam seus processos de aprendizagem.

4 Conhecimento metacognitivo O aluno sabe que já domina certos conceitos, práticas e habilidades, enquanto outros ainda não, e reconhece o que é ou não capaz de alcançar. O aluno observa seus próprios modos de pensar e as estratégias que emprega para resolver problemas, e busca meios de aprimorá-los.

5 Componentes da avaliação formativa Interação entre alunos e professor. Reconhecimento das diversas abordagens de ensino. Clareza sobre o nível atual do aluno e o padrão a ser alcançado. Autoavaliação e avaliação pelos colegas. Motivações dos estudantes.

6 Construção do conhecimento Princípios pedagógicos: Partir do que os alunos já sabem, do que é significativo. Apresentar problemas que gerem conflitos cognitivos. Dar ênfase ao processo de construção do conhecimento. Aceitar os erros como parte do processo.

7 Avaliação mediadora Dar oportunidade ao aluno de expressar suas ideias. Oportunizar situações desencadeadoras, que favoreçam a discussão entre os alunos. Realizar momentos de tarefas individuais, buscando intervir com desafios. Realizar registros significativos.

8 Avaliação mediadora x classificatória A avaliação mediadora contrapõe-se à prática tradicional da avaliação classificatória, que tem como objetivo a verificação dos acertos e erros para aprovação ou reprovação do aluno. A prática da avaliação mediadora tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem do aluno por meio do acompanhamento contínuo dos avanços e das dificuldades apresentadas. A abordagem formativa faz com que os alunos tomem consciência dos erros cometidos, percebendo-os como problemas a serem enfrentados.

9 Intervenções pedagógicas A partir dos erros dos alunos, o professor deverá: Investigar a origem do erro, buscar compreender a lógica do raciocínio da criança. Identificar suas dificuldades. Planejar e aplicar intervenções de acordo com as necessidades. Acompanhar os avanços dos alunos.

10 Interatividade Jussara Hoffmann afirma que a teoria construtivista traz a perspectiva da imagem positiva do erro e nos auxilia a: a) Achar mais erros e aplicar mais avaliações. b) Encontrar soluções para o processo de avaliação, pois ajuda a entender onde o aluno tem menos dificuldades. c) Elaborar boas provas, que possam fazer o aluno entender melhor o conteúdo. d) Avaliar mais e saber como encontrar erros com mais eficiência. e) Procurar entender as razões para as respostas apresentadas pelos alunos.

11 Por que, o que, como e quando avaliar? A avaliação é vista por muitos educadores como um meio de detectar o sucesso ou o fracasso dos alunos para classificá-los. Essa é uma visão tradicional. O propósito da avaliação é fazer o diagnóstico das dificuldades dos alunos para selecionar e aplicar metodologias e técnicas mais apropriadas de ensino. Tem também o objetivo de ajudar na recuperação das aprendizagens dos alunos.

12 Por que avaliar? A educação deve fornecer meios para a formação integral do aluno. A avaliação, nessa perspectiva, deve levar em conta os conteúdos: conceituais; procedimentais; e atitudinais.

13 Etapas da avaliação Avaliação inicial: consiste em conhecer o que os alunos sabem, suas experiências e estilos de aprendizagem. Avaliação reguladora: é o conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Avaliação final: são os resultados e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Avaliação integradora: é o resultado final e as previsões sobre a continuidade do processo. Indica também o que é necessário fazer de novo.

14 Para que avaliar? Conhecer como cada aluno aprende para aperfeiçoar as estratégias de ensino. Utilizar os resultados da avaliação para que os alunos consigam um maior grau de competência. Conhecer e avaliar a intervenção pedagógica dos professores. Observar os processos individuais e os grupais para melhor atuação em aula.

15 O que se deve avaliar? Avaliação das competências e habilidades, conforme os conteúdos: Factuais conhecimento de fatos, situações, nomes e códigos. Possuem um caráter descritivo e concreto. Conceituais conjunto de fatos, objetos ou símbolos. São princípios de natureza abstrata. Procedimentais são regras, técnicas, métodos para alcançar um objetivo. Atitudinais englobam valores, atitudes partilhados por um grupo.

16 Avaliação dos conteúdos conceituais Propor a resolução de problemas nos quais os alunos devem conhecer os conceitos. Observar o uso dos conceitos em trabalhos de equipe, exposições etc. Pedir ao aluno que explique o que entendeu do tema ou do conceito. Propor exercícios que consistam na resolução de problemas a partir do uso dos conceitos.

17 Avaliação dos conteúdos procedimentais A avaliação da aprendizagem dos conteúdos procedimentais é feita por meio da aplicação dos conteúdos em atividades práticas. O aluno deve demonstrar o que sabe fazer. Podem ser realizadas em situações práticas, como: seminários, debates, encenação de peças teatrais, produção escrita etc.

18 Avaliação dos conteúdos atitudinais A avaliação dos conteúdos atitudinais é mais complexa. Eles devem ser avaliados de forma que o educador possa descobrir se o educador está realmente cumprindo a sua missão de ensinar a aprender, a conviver e a ser. O professor deve fazer uma observação sistemática do aluno quanto às suas opiniões, sua atuação no grupo de trabalho, nas diversas atividades da escola.

19 A quem informar? Ao grupo/classe. Aos alunos. À família. Ao grupo de professores. À administração. Zabala propõe que os informes dos resultados educacionais não se limitem aos resultados, mas que também abordem o processo seguido pelo aluno e pelo professor.

20 Avaliação formativa Formação integral do aluno. Levar os alunos a atingirem o maior grau de competência. Avaliar os processos que cada aluno segue. Incentivar e potencializar a autoestima. Estimular que o aluno aprenda cada vez mais. Propor metas personalizadas, seguindo o ritmo e estilo dos alunos. Estimular por meio de metas desafiadoras, mas acessíveis.

21 Avaliação formativa Na tarefa de avaliar, é fundamental atentar para os seguintes aspectos: O educador deve propor situações didáticas que favoreçam a participação dos alunos e a observação do professor. Os objetivos devem ser específicos para que a atividade avaliadora seja menos arbitrária. Os critérios devem permitir a autoavaliação.

22 Interatividade A respeito dos tipos de conteúdos, assinale a alternativa incorreta: a) A atividade mais apropriada para a avaliação dos conteúdos factuais é uma simples pergunta. b) As atividades com o objetivo de conhecer a compreensão de um aluno sobre determinado conceito não podem se basear apenas na repetição de sua definição. c) Os conteúdos procedimentais implicam que o aluno saiba fazer o que lhe foi solicitado. d) Os conteúdos atitudinais envolvem respeito, justiça, cooperação. e) As datas e os nomes da história são conteúdos factuais.

23 Técnicas e instrumentos de avaliação Os instrumentos são meios de levantar informações sobre a aprendizagem para que se possa ajudar o aluno em suas necessidades. A avaliação exige técnicas variadas e instrumentos diversos e adequados aos objetivos propostos. Exige apurações constantes e periódicas. Deve possibilitar que o aluno tome consciência de seus erros. É um meio para que o professor e o aluno aperfeiçoem o processo de ensino-aprendizagem.

24 Técnicas e instrumentos de aprendizagem Para obter dados que evidenciem as aprendizagens, é necessário: Definir o que vai ser avaliado. Selecionar os instrumentos adequados. Definir as técnicas a partir da natureza da área de estudo. Analisar as condições de tempo do professor. Verificar o número de alunos. Analisar os procedimentos usados no ensino.

25 Técnicas de avaliação Elaboração de questões objetivas As questões objetivas permitem múltiplas interpretações, devendo o aluno escolher uma das alternativas propostas como correta. Podem ser: Questões de lacunas proposição incompleta que o aluno deve completar. Questões de falso/verdadeiro servem para identificar causa e efeito, conhecimento de fatos específicos. Questões de múltipla escolha questão formulada por meio de uma pergunta para a qual o aluno indicará uma resposta.

26 Questões dissertativas As questões dissertativas servem para avaliar a área afetiva e cognitiva. Avaliam a capacidade de síntese dos alunos. Cuidados na formulação dessas questões: Limitar e definir critérios prévios. Indicar a extensão e a profundidade das respostas desejadas. Evitar termos que levem à ambiguidade. Evitar formulações muito amplas e genéricas.

27 Questões dissertativas Empregar alguns termos utilizados, como nos exemplos abaixo: compare, confronte, critique; argumente sobre tal afirmação; justifique, explique, analise, relacione. o que você pensa sobre serve para a avaliação da área afetiva e atitudinal.

28 Interatividade A avaliação como integradora da aprendizagem e do ensino envolve: a) A aplicação em momentos de fechamento de etapas, garantindo o controle pelo professor. b) A orientação da intervenção didática durante o processo de ensinoaprendizagem para que o aluno aprenda melhor. c) Atividades individuais aplicadas para que o professor possa avaliar o aluno plenamente. d) Atividades apenas para o diagnóstico. e) A avaliação final, porque dela resulta a decisão sobre a promoção ou retenção do aluno.

29 Observações e registros As observações e registros sobre o desenvolvimento e as dificuldades do aluno são importantes para o planejamento das intervenções pedagógicas contextualizadas que atendam às reais necessidades de aprendizagem. O professor deve criar uma pauta de observações de acordo com os conteúdos, as habilidades e as competências que deseja identificar.

30 O uso de portfólio na avaliação O portfólio é um instrumento que reúne o conjunto de trabalhos do aluno. É uma coleção de diferentes produções dos alunos que indicam o conhecimento construído por ele e das estratégias utilizadas. O aluno avalia sua própria aprendizagem por meio do registro e de suas reflexões, configurando um processo de metacognição. Metacognição: o aluno deve ter consciência do que sabe e do que não sabe.

31 Importância do portfólio Ajuda a progressão dos alunos no seu conhecimento. Possibilita o ajuste constante entre o ensino e a aprendizagem. Possibilita aos professores mudanças do decorrer do projeto. É um meio para atingir os objetivos e não um fim em si mesmo. Pode ser em pastas ou digital.

32 Resumo da Unidade I A avaliação com funções formativas Conceito: a avaliação formativa engloba todas as atividades desencadeadas pelo professor e pelos alunos a serem usadas para indicar as atividades de ensino e aprendizagem como fonte de regulação intencional da aquisição de conhecimentos. Valorização da autoavaliação e da avaliação pelos colegas. Valorização dos processos metacognitivos.

33 Processos metacognitivos Na abordagem formativa, acredita-se que seja possível ensinar aos alunos a compreensão dos objetivos da aprendizagem e dos critérios de avaliação. Utiliza-se de processos metacognitivos, que são processos pelos quais o aluno sabe que já domina certos conteúdos. O aluno compreende como a sua memória, seu raciocínio e compreensão atuam na resolução de um problema.

34 Formas de regulação da aprendizagem Proativa: a avaliação se dá no momento de introduzir uma atividade ou situação didática nova. Retroativa: apoio pedagógico de recuperação da aprendizagem. Interativa: acontece ao longo de todo o processo de aprendizagem.

35 Abordagem mediadora Avaliação mediadora é aquela que se opõe ao paradigma classificatório. Sob uma perspectiva construtivista, enfatiza o papel do erro na construção do conhecimento. Tem como princípios: Oportunidade do aluno em expressar suas ideias. Realização de tarefas individuais e contínuas. Registros em anotações sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.

36 Etapas da avaliação Avaliação inicial: reconhecer o que cada um dos alunos sabe. Avaliação reguladora: conhecer como cada aluno aprende. Avaliação final: são os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensinoaprendizagem. Avaliação integradora: informe sobre a trajetória do aluno, as medidas tomadas, o resultado final e as previsões para a continuidade do processo.

37 Tipologia dos conteúdos e instrumentos de avaliação Tipologia dos conteúdos: conceituais, factuais; procedimentais; atutudinais. Instrumentos de avaliação: questões objetivas/dissertativas; observações e registros do professor; portfólio.

38 Interatividade Uma professora propõe aos alunos que escrevam um bilhete para um colega. Percorre todas as mesas, lê em voz alta alguns bilhetes, comenta as adequações, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. A avaliação da professora é oposta à: a) Diagnóstica medir os conhecimentos já aprendidos. b) Classificatória medir os erros e acertos das aprendizagens das crianças. c) Formativa acompanhar o processo. d) Mediadora intervir nas aprendizagens realizadas pela criança. e) Investigativa conhecer os indícios da aprendizagem realizada pela criança.

39 ATÉ A PRÓXIMA!

Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia

Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia Avaliação da Aprendizagem Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia O que é Avaliação? Julgamento? Regulação? Classificação? Acompanhamento? As múltiplas dimensões do olhar avaliativo Por que avaliamos? Quais

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES:

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: HOFFMANN LUCKESI VASCONCELLOS RIOS ZABALA PERRENOUD HADJI SILVA MACEDO 01. Ao modelo de prática que Hoffmann (Ideias 22 FDE) identifica como

Leia mais

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem A Avaliação A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como um julgamento de valor dos

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO ENSINO SUPERIOR PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO O planejamento revela o referencial teórico: Concepção: de educação de aprendizagem e ensino PLANEJAMENTO Planejamento de ensino

Leia mais

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS Para iniciar a conversa... Os objetivos determinam os tipos de atividades avaliativas. As atividades avaliativas são os veículos usados pelo

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel O que é avaliação? É um instrumento que possibilita identificar e analisar o rendimento e as aprendizagens

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998

AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 AS RELAÇÕES INTERATIVAS EM SALA DE AULA: O PAPEL DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS Zabala, A. A prática Educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998 QUEM É O PROFESSOR? QUEM É O ALUNO? COMO DEVE SER O ENSINO? COMO

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES

REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES REGULAMENTO DOS PROJETOS INTEGRADORES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Os Projetos Integradores são ações pedagógicas desenvolvidas em nível de cursos que viabilizam a interdisciplinaridade no processo

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Princípios Orientadores - Processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar

Leia mais

Critérios de Avaliação. Departamento. 1º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. Departamento. 1º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação Departamento 1º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente do Conselho Pedagógico

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

PLANEJAMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA. Londrina, 21 de Setembro de 2017

PLANEJAMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA. Londrina, 21 de Setembro de 2017 PLANEJAMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA Londrina, 21 de Setembro de 2017 O QUE É UM PLANEJAMENTO DE ENSINO? O planejamento de ensino é a previsão das ações e procedimentos que o professor de Química vai realizar

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliar é dar nota? Quando a professora Rose Neubauer publicou seu livro É Proibido Repetir, em 1993, causou o maior tumulto

Leia mais

Nessa concepção Planejamento:

Nessa concepção Planejamento: PLANEJAMENTO A Escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber (SAVIANE, 1984, p.9).

Leia mais

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de

Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Universidade dos Açores Campus de angra do Heroísmo Ano Letivo: 2013/2014 Disciplina: Aplicações da Matemática Docente: Ricardo Teixeira 3º Ano de Licenciatura em Educação Básica - 1º Semestre O jogo é

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CAMPOS BELOS GERALDO MAGELA DE PAULA gmagela@wordpress.com CARACTERÍSTICAS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O SÉCULO XXI o momento histórico está

Leia mais

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE.

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. NATAL-RN UFRN O que é avaliação da aprendizagem? AVALIAR É... Verificar

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROPOSTA DE REESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Euler Maciel Dantas * Hallissa Simplício Gomes Pereira ** Isabelita Duarte

Leia mais

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DO PROCESSO EDUCATIVO Conceito de Educação O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

Leia mais

Conteúdos: como se aprende

Conteúdos: como se aprende Conteúdos: como se aprende Geralmente utilizamos o termo conteúdos quando tratamos dos conhecimentos específicos das disciplinas ou matérias escolares. Mas, se nos atermos a uma concepção educativa integral,

Leia mais

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga

OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA. Ryon Braga OS DESAFIOS DE COLOCAR O FUTURO EM PRÁTICA Ryon Braga SUMÁRIO Cenário Competitivo Síntese das tecnologias que estão impactando a educação. Adoção das tecnologias desafios. Falta de metodologia adequada

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e Avaliação: coerência entre o discurso

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com a Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011) Disposições Gerais As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar estão

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Metodologia de Ensino e Avaliação

Metodologia de Ensino e Avaliação Metodologia de Ensino e Avaliação Objetivo Oferecer informações e orientações, para que se conheça um pouco mais sobre a avaliação em larga escala de natureza externa. Conhecer as recomendações técnicas

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL O PROCESSO DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL Carmen Leite Ribeiro Bueno* A Avaliação Profissional tem como objetivo geral auxiliar o indivíduo em seu desenvolvimento pessoal e profissional, utilizando sistematicamente

Leia mais

3 Organização social da aula grandes grupos, grupos fixos e variáveis contribuem para o trabalho coletivo e pessoal.

3 Organização social da aula grandes grupos, grupos fixos e variáveis contribuem para o trabalho coletivo e pessoal. 1 A prática educativa Como ensinar Antonio ZABALA O argumento deste livro consiste em uma atuação profissional baseada no pensamento prático, mas com capacidade reflexiva e que necessitamos de meios teóricos

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

Teoria da Aprendizagem Teoria Interacional do Desenvolvimento Cognitivo

Teoria da Aprendizagem Teoria Interacional do Desenvolvimento Cognitivo Teoria Interacional do Desenvolvimento Características - O professor passa o conteúdo (conceito) para os alunos estudarem em casa e os alerta sobre a importância do estudo para a realização da atividade

Leia mais

Como é o novo Instrumento? Cada nota do indicador Vai sobrepondo camadas

Como é o novo Instrumento? Cada nota do indicador Vai sobrepondo camadas Universidade Salgado de Oliveira Curso de Capacitação: As Práticas Acadêmicas e Administrativas: os desafios da inovação e da qualidade na Educação Superior Plano de Ensino Prof. Ms. Uirá Ribeiro Diretor

Leia mais

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES

Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Formas de organizar os conteúdos CONTEÚDOS ESCOLARES Multidisciplinaridade: é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umas das outras.

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues

O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS. Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues O PORTFOLIO E A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Ana Cláudia Cohen Coelho Ana Paula Ferreira Rodrigues Portfolio - Definição - Pressupostos - Âmbito de Utilização - Objectivos - Características - Vantagens

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico

Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico 2017/2018 Aprovado em Conselho de Docentes em setembro de 2017 Diretora Pedagógica Helena Pinto da Cunha Princípios Orientadores Processo regulador das

Leia mais

Metodologia do Ensino

Metodologia do Ensino Metodologia do Ensino Prof. Eduardo Henrique de M. Lima Definições: - Planejamento é uma necessidade constatnte em todas as áreas da atividade humana; - Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo

Leia mais

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem

Conceituais. Atitudinais. Procedimentais. Conteúdos de aprendizagem Conteúdos de aprendizagem Para proporcionar uma formação integral, o que se deve ensinar? Conceituais Data de um acontecimento, nome de órgãos humanos. Conhecer o processo digestivo, causas da transformação

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1. Matemática e Língua Portuguesa

Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1. Matemática e Língua Portuguesa Análise e procedimentos da Avaliação de Aprendizagem em Processo por docentes1 Matemática e Língua Portuguesa Introdução: Objetivos Apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2014

Leia mais

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017

EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 EXTERNATO S. JOÃO BOSCO VIANA DO CASTELO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO ANO LETIVO 2016/2017 Aprovado em Conselho de Docentes em julho de 2016 Diretora Pedagógica Rosa Cândida Gomes Princípios Orientadores

Leia mais

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri.

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. Plano de aula Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. O Plano de Aula é uma previsão de atividades articuladas ao plano de ensino, porém desenvolvido em etapas sequenciais,

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA)

MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA) MANUAL PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO DOCENTE (CURSO DE FISIOTERAPIA) FONTE: https://br.pinterest.com/gdeandradecosta/fisioterapia-de-sucesso. THAÍSA PAIVA DE OLIVEIRA DIONE MARÇAL LIMA ALESSANDRA VITORINO NAGHETTINI

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente

Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Aula 3 Instrumentos de Avaliação Prof. Sandra Regina Dos Reis Doutoranda em Educação Instrumentos de avaliação São os recursos metodológicos utilizados para processar

Leia mais

PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR

PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR Edimara Delerino Ciríaco (1); Edwilliam Sabino de Sousa (1); Gilderlandenn Pimentel

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO CURRICULAR: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades

Leia mais

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem.

CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA META Apresentar conceitos teóricos sobre processos avaliativos de ensino e aprendizagem. OBJETIVOS Ao nal desta aula, o aluno deverá: compreender os processos avaliativos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC Coordenação de XXXX

Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC Coordenação de XXXX PLANO DE ENSINO Curso: Componente/Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) A distância ( ) Período: Professor (a): 1. OBJETO DE ESTUDO Descritor: Identifica o foco, o eixo central do Componente Curricular.

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela Portaria Cetec 735, de 10-9-2015,

Leia mais

DOCUMENTO CONCEITUAL. Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios

DOCUMENTO CONCEITUAL. Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios DOCUMENTO CONCEITUAL Qual didática escolher à turma? Caderno 1 - Currículo e Educação Integral Na Prática: uma referência para estados e municípios Como ensinar? Não há uma única linha didática ou um único

Leia mais

Unidade II AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Unidade II AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste Unidade II AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste Avaliação educacional Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil Avaliação para além das formas tradicionais Avaliação

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Legislação e Política Educacional Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Política, Poder,

Leia mais

Planos de Trabalho. Orientações

Planos de Trabalho. Orientações Planos de Trabalho Orientações Estrutura do Plano de Trabalho Ementa Finalidade Resumo Sumário Objetivos Para quê? Conteúdos O quê? Conceitos Competências Habilidades Valores Atitudes Metodologia Como?

Leia mais

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) OU PROPOSTA PEDAGÓGICA Representa a ação intencional e um compromisso sociopolítico definido coletivamente

Leia mais

E N S I N O SECUNDÁRIO

E N S I N O SECUNDÁRIO E N S I N O SECUNDÁRIO CRITÉRIOS/REGRAS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 I - INTRODUÇÃO Nos termos da alínea e) do art.º 33º do Regime Jurídico de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas, constante

Leia mais

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

MISSÃO DA MIND LAB. Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. MIND LAB MISSÃO DA MIND LAB Reforçar diversas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Ajudar os alunos se transformarem em indivíduos íntegros e realizados. SOBRE A MIND LAB Fundada em 1994.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA SESI GINÁSTICA NA EMPRESA Planejamento é? Processo de busca de equilíbrio entre: Meios e fins; Entre recursos e objetivos; Visa o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica ISBN 978-85-7846-516-2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE QUÍMICA: reflexões sobre a prática pedagógica Beatriz Haas Delamuta UEM Email: beatrizhaas@hotmail.com Edilaine Vagula UEL Email: edilainevagula@yahoo.com.br

Leia mais

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE.

- Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO. socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. - Oferecer instrumento para oportunizar o trabalho com habilidades OBJETIVO socioemocionais na escola. - Apresentar a coleção Amigável MENTE. A COLEÇÃO FUNDAMENTOS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitoria de Ensino de Graduação P L A N O D E E N S I N O Curso: Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) Semipresencial ( ) Período: Semestre Letivo: Professor (a): Carga Horária: 1. OBJETO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Configuração do intervalo de percentagens por nível para o 3º Ciclo. Intervalo de percentagem para os níveis. Nível Início Fim Menção Qualitativa

Configuração do intervalo de percentagens por nível para o 3º Ciclo. Intervalo de percentagem para os níveis. Nível Início Fim Menção Qualitativa Escola Secundária de Vila Verde 403751 2018-2019 DEPARTAMENTO ARTES E DESPORTO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA CICLO DE ENSINO: BÁSICO (8º e 9º) Nota Introdutória Ao abrigo do previsto

Leia mais

REGULAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA AVALIAC ÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENFERMAGEM

REGULAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA AVALIAC ÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENFERMAGEM REGULAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DA AVALIAC ÃO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENFERMAGEM SUMÁRIO 1. Processo de Avaliação da Aprendizagem...1 2. Acompanhamento e Avaliação do Estudante...2 3. Avaliação Integral...3

Leia mais

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

SUPERVISÃO DE ESTÁGIO Unidade II SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL Profa. Regiane F. Leite Avaliação. O termo avaliação nos leva a diferentes modalidades de estudo. A pesquisa de avaliação sempre emprega uma metodologia

Leia mais

Medidas e materiais elétricos

Medidas e materiais elétricos UNIDADE 1 SEÇÃO 1 Medidas e materiais elétricos MATERIAIS CONDUTORES Seção 1 Título da Unidade de Ensino: e semicondutores Palavras-chave:, resistividade, condutividade, mobilidade eletrônica, bandas de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão e Planejamento Educacional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 3º 1. Ementa (sumário, resumo) Planejamento Participativo

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE NOVOS PARADIGMAS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE NOVOS PARADIGMAS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE NOVOS PARADIGMAS Encontro Estadual do Ensino Fundamental Ciclo Complementar e Anos Finais Belo Horizonte, 22, 23 e 24 de setembro de 2010 Programa de Intervenção

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO No processo de ensino aprendizagem a avaliação não é parte em separado do processo de aprender e ensinar. Se o professor deseja rever a sua prática, mas não altera a sua forma de avaliar

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

AVALIAÇÃO ESCOLAR VMSIMULADOS

AVALIAÇÃO ESCOLAR VMSIMULADOS AVALIAÇÃO ESCOLAR 01. É característica da avaliação formativa ser: (A) quantitativa. (B) contínua. (C) classificatória. (D) somativa. (E) genérica. 02. A técnica de avaliação de desempenho humano feita

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA. Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA. Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FRAGATA DO TEJO - MOITA Grupo Disciplinar de Matemática PLANO DE MELHORIA DOS RESULTADOS ESCOLARES DOS ALUNOS ANOS LETIVOS: 2014/2015 A 2017-2018 Coordenadora do plano: Maria José

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais