Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação da Aprendizagem. Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia"

Transcrição

1 Avaliação da Aprendizagem Didática II Profa. MSc. Narjara Garcia

2 O que é Avaliação? Julgamento? Regulação? Classificação? Acompanhamento?

3 As múltiplas dimensões do olhar avaliativo Por que avaliamos? Quais os rumos da avaliação neste século? As discussões sobre essa prática centram-se ainda demasiadamente no seu caráter burocrático, de registro de resultados, de exigência do sistema de ensino. Discute-se avaliação, focalizando apenas uma parte da totalidade, sem prestar atenção ao que lhe dá fundamento. Como se fosse um grande iceberg, do qual só se percebe a sua ponta estreita, que está fora d água, correndo-se o risco de esbarrar no enorme bloco de gelo que lhe dá sustento... (HOFFMAN, 2001, p.59). POR QUE AVALIAR NA ESCOLA?

4 Avaliação Classificatória verificar, comprovar o alcance de um objetivo ao final de um estudo, de um determinado tempo o professor ensina e, depois, pergunta. Avaliar é questionar, propor tarefas desafiadoras... Avaliação Mediadora mobilização, provocação, acompanhamento da construção do conhecimento professores e alunos se questionam, buscam informações pertinentes, constroem conceitos, resolvem problemas.

5 Avaliação mediadora A avaliação deve ser uma estratégia para a reorganização do trabalho escolar, um momento em que educador e educando podem trocar ideias e refletir sobre elas como mediação do processo de construção do conhecimento.

6 Avaliação sob nova perspectiva Modalidades/ Tipos de Avaliação: Diagnóstica observar, analisar e pesquisar as dificuldades dos alunos para a reconstrução da aprendizagem. Esta é realizada no início do processo, para orientar a ação do educador na organização do seu planejamento escolar. Essa é a avaliação feita para ajudar a aprender e não para dizer o que o aluno sabe.

7 Avaliação sob nova perspectiva Formativa serve para guiar e otimizar as aprendizagens em andamento. Além disso, é contínua e realizada durante o processo de aprendizagem. O professor não está preocupado com os resultados que o aluno obtém, mas em reorganizar as práticas, de acordo com as necessidades dos educandos. Caracteriza-se pelas funções informativa e corretiva. Precisa de três etapas: coleta de informações, diagnóstico individualizado e ajuste da ação.

8 Avaliação sob nova perspectiva Cumulativa/Somatória certificação das competências, constatação das condições do educando, momento de análise de todos os dados do aluno recolhidos no decorrer daquele período, um balanço ou síntese das aquisições em um período, verificação da produtividade do trabalho. Não consta da aplicação de um teste, contendo todo o conteúdo acumulado, mas em representar os resultados obtidos durante o desenvolvimento, comparando ao diagnóstico feito no início do processo.

9 Avaliação mediadora/formativa Avaliação processual. Função principal: ajudar o aluno a aprender e não medir o que ele sabe. Realizar diferentes momentos avaliativos, incluindo a interação através de questionamentos e observações. Utilizar mais de um instrumento com diferentes tipos de questões e situações-problema, cujas soluções exigem a ativação de um ou mais conhecimentos aprendidos. Planejada com base nas questões: que tipo de informação é necessário coletar? Como coletar essa informação? Como registrar essa informação?

10 Critérios de avaliação Indicadores a partir dos quais se visa observar o desempenho do aluno. Devem ter uma intenção clara e estarem relacionados aos objetivos de ensino. A elaboração de critérios comuns a todos é um aspecto problemático da avaliação. Ex.: como avaliar os trabalhos de dois alunos, se um deles está ótimo em apresentação, coerente com o que foi solicitado e o outro atende à solicitação, mas tem péssima apresentação, foi manuscrito e está com as folhas amassadas e/ou com rasuras? Deve haver clareza na elaboração dos critérios. Estes devem ser objetivos, observáveis e centrados na aplicabilidade da tarefa. Ademais, devem estar claros para os educandos.

11 Seleção dos instrumentos de avaliação O cuidado na escolha e elaboração de instrumentos avaliativos é essencial. A utilização de variados instrumentos avaliativos pode contribuir para o acompanhamento dos alunos e suas diferentes formas de aprendizado. Não se avalia somente através de instrumentos. Também se avalia através de observações e acompanhamento periódico das tarefas e interações do aluno. O fato de utilizar uma prova em avaliação não significa que o professor avalie de forma tradicional. O teste é só um instrumento. Os problemas, geralmente, estão vinculados à elaboração e ao uso dos resultados.

12 Instrumentos de avaliação Testes, trabalhos e todas as formas de expressão dos alunos que permitam acompanhar o processo de aprendizagem. Tratam-se de tarefas avaliativas. Relacionam-se ao uso do registro avaliativo. Não se deve confundir instrumentos avaliativos com metodologias e procedimentos de ensino. As metodologias se definem pelas intenções e formas de agir do educando e do professor no processo educativo. Ex.: observação é uma metodologia que faz parte do processo avaliativo, mas não é um instrumento. O registro das observações pode ser feito através de um instrumento como um diário ou relatório.

13 Não são os tipos de instrumentos utilizados que definem a modalidade ou o tipo de avaliação, mas o uso que o avaliador faz com as informações que obtém a partir das observações realizadas e dos instrumentos aplicados (MELCHIOR, 2003).

14 Registro da avaliação Trata-se da comunicação dos resultados de aprendizagem. Deve ser contínuo durante o processo, para a avaliação dos diferentes momentos do processo de aprendizagem. No final de cada etapa, deve ser realizada uma atividade integradora, a qual confronte todos os registros realizados e demonstre a evolução e/ou dificuldades expressas pelos educandos. Não pode ser o fator principal da avaliação, é mera consequência do processo. Ex.: uma nota não dá nenhuma informação sobre o que o aprendiz sabe ou não. Não deve ser usado como castigo para os erros dos educandos. Tipos de registros: notas, conceitos, menção, parecer descritivo, anotações, portfólio, entre outros.

15 A avaliação é uma atitude ética e, como tal, nos envolve como seres humanos. Tomamos decisões em sala de aula a partir do que somos e do que sabemos, porque avaliar revela nossas posturas diante da vida. Para além de julgar, avaliar é ver, refletir e agir em benefício dos educandos (HOFFMANN, 2008, p.161).

16 Referências HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora. São Paulo: Mediação, HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, MELCHIOR, Maria Celina. Da avaliação dos saberes à construção de competências. Porto Alegre: Premier, 2003.

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem A Avaliação A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como um julgamento de valor dos

Leia mais

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL COMUNICAÇÕES ORAIS - AVALIAÇÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA : CONCEPÇÕES DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL ETIANE VALENTIM DA SILVA HERCULANO O presente estudo focalizou o universo polêmico

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional PRÁTICAS AVALIATIVAS: SUJEITOS, OBJETOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de

Leia mais

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE.

PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO. Prof. Antonio Medeiros JúniorJ Tutor do PET SAÚDE. NATAL-RN UFRN O que é avaliação da aprendizagem? AVALIAR É... Verificar

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO: UM PASSO PARA O SUCESSO

AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO: UM PASSO PARA O SUCESSO 137 AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO: UM PASSO PARA O SUCESSO http://dx.doi.org/10.5902/2318133823138 Oséias Silva Costa Faculdade Pitágoras de Linhares, Brasil. Resumo O ato de avaliar pode determinar

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste Avaliação do processo de ensino-aprendizagem Avaliação formativa Avaliação mediadora Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Por que, como e

Leia mais

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1

ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1 ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NO CURSO DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES DO IFPA/CAMPUS BELÉM 1 Rita de Cássia Florêncio Rocha Kasahara; Norma Florêncio

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA

O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO INICIAL/DIAGNÓSTICA Profa. Me. Michele Costa (Professora do Curso de Pedagogia das Faculdades COC) CONVERSAREMOS SOBRE: Planejamento e Avaliação: coerência entre o discurso

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD 1 MANUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD 1 REFLEXÕES INICIAIS SOBRE

Leia mais

Apresentação. Geek Educacional

Apresentação. Geek Educacional Apresentação Geek Educacional Geek Educacional 02 Geek Educacional 03 Geek Educacional A Geek Educacional é uma empresa especializada em pesquisas e desenvolvimento de soluções, que viabilizam um melhor

Leia mais

MATERIAL DE APOIO PARA A AULA (não é apostila, apenas tela de projeção da aula do Professor Rodrigo Merli - presencial)

MATERIAL DE APOIO PARA A AULA (não é apostila, apenas tela de projeção da aula do Professor Rodrigo Merli - presencial) Material de apoio fornecido por: Professor Rodrigo Machado Merli ( r_merli@hotmail.com ou causosescolares.wordpress.com ) Pedagogo, Especialista em Didática do Ensino Superior (PUC/SP) Tarde aula 1 INDAGAÇÕES

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP Eliana Misko Soler Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI-SP 05 agosto 2016 A Metodologia SENAI de Educação Profissional no SENAI-SP

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES:

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - AUTORES: HOFFMANN LUCKESI VASCONCELLOS RIOS ZABALA PERRENOUD HADJI SILVA MACEDO 01. Ao modelo de prática que Hoffmann (Ideias 22 FDE) identifica como

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR BÁSICA 1

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR BÁSICA 1 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR BÁSICA 1 Tamara Mucha 2, Luciara Cristiane Pedroso Da Silva 3, Rúbia Emmel 4. 1 Estudo realizado a partir de leituras e estudos enquanto professoras de Educação

Leia mais

ANÁLISE QUANTITATIVA A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

ANÁLISE QUANTITATIVA A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ANÁLISE QUANTITATIVA A PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Francisca Verony de Sousa Frota (veronyfrota@hotmail.com) Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE)

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA E OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA E OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE AÇÃO EDUCATIVA E OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 697 Cristiane Medeiros Vilela de Souza 1 Yasmin Sharon Costa Queiroz 2 Resumo GT 5 Educação Infantil

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Eixo-temático: Profissão docente e formação de professores

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. Eixo-temático: Profissão docente e formação de professores 1 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA Eixo-temático: Profissão docente e formação de professores Ana Paula Teodoro dos Santos 1 Universidade Federal de Alagoas [anapaula_uneal@hotmail.com] Resumo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes I Código JP0033 PROFESSORAS: Dr.ª Silvana Maria Gritti e Ms. Paula Trindade da Silva Selbach I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM Autor: Sandra Regina Pereira da Silva Universidade Federal do Piauí UFPI Orientadora: Vilmar Aires dos Santos Universidade Federal do Piauí UFPI GT1

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq INTRODUÇÃO Este texto apresenta a pesquisa em andamento

Leia mais

AVALIAÇÃO ESCOLAR QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO

AVALIAÇÃO ESCOLAR QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO AVALIAÇÃO ESCOLAR 01. A avaliação entendida como fornecedora de informações, com o objetivo de orientar a prática pedagógica durante o processo de aprendizagem dos estudantes, expressa uma concepção de

Leia mais

Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas

Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas Trabalho Individual Final (TIF) Ação: C523A-14_15. Avaliação das aprendizagens dos alunos refletir sobre as práticas avaliativas Turma 1 Formador - Joaquim Morgado Formanda Cristina Maria Sereno Augusto

Leia mais

Oficina: O exercício da docência e o processo de avaliação no Ensino Superior.

Oficina: O exercício da docência e o processo de avaliação no Ensino Superior. IV Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente Planejamento e Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior Oficina: O exercício da docência e o processo de avaliação no Ensino Superior. Profª Clarice

Leia mais

MANUAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA - FAM

MANUAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA - FAM MANUAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA - FAM Abaetetuba PA 2017 FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA LTDA/ME-FEAM Rodovia Doutor

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO Resumo Fabiana Antunes Machado 1 Dirce Aparecida Folleto de Moraes 2 O presente estudo tem como objetivo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016/2017 A AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 1 INTRODUÇÃO Enquadramento Normativo Avaliar o processo e os efeitos, implica

Leia mais

1 O JOGO DO CONTRÁRIO EM AVALIAÇÃO JUSSARA HOFFMANN, Editora Mediação, Por Rui Alencar, MILITANTE DA OPOSICÃO ALTERNATIVA

1 O JOGO DO CONTRÁRIO EM AVALIAÇÃO JUSSARA HOFFMANN, Editora Mediação, Por Rui Alencar, MILITANTE DA OPOSICÃO ALTERNATIVA 1 O JOGO DO CONTRÁRIO EM AVALIAÇÃO JUSSARA HOFFMANN, Editora Mediação, 2006 Por Rui Alencar, MILITANTE DA OPOSICÃO ALTERNATIVA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Quando ocorre o debate ou quando se levanta esse

Leia mais

AVALIAÇÃO: UMA PRÁTICA CONSTANTE OU DEMARCADA POR UM MOMENTO ESPECÍFICO? 1

AVALIAÇÃO: UMA PRÁTICA CONSTANTE OU DEMARCADA POR UM MOMENTO ESPECÍFICO? 1 AVALIAÇÃO: UMA PRÁTICA CONSTANTE OU DEMARCADA POR UM MOMENTO ESPECÍFICO? 1 Fabiana Patrícia Mazetto Giolo 2 Olvando de Oliveira Branco 3 Patrícia Barth Radaelli 4 Introdução: Este artigo é o resultado

Leia mais

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS 1 DIMENSÕES PEDAGÓGICAS PRESENTES NOS DIÁRIOS DE AULA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS Resumo Dirce Hechler Herbertz Doutoranda em Educação - PUCRS dhtz@hotmail.com Maria Inês Corte Vitória

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliar é dar nota? Quando a professora Rose Neubauer publicou seu livro É Proibido Repetir, em 1993, causou o maior tumulto

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Médio Etec Código: Município: Área de conhecimento: Componente Curricular: Série: C. H. Semanal: Professor: I Competências e respectivas habilidades e valores 1 1

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com a Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011) Disposições Gerais As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar estão

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55)

COORDENAÇÃO GERAL DE ENSINO. RS 377 Km 27 Passo Novo CEP Alegrete/RS Fone/FAX: (55) Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x) Presencial

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel O que é avaliação? É um instrumento que possibilita identificar e analisar o rendimento e as aprendizagens

Leia mais

A AVALIAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: COMO REALIZÁ-LA?

A AVALIAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: COMO REALIZÁ-LA? A AVALIAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: COMO REALIZÁ-LA? Jaqueline de Oliveira Costa Faculdade da Lapa (FAEL), jaquecosta19@hotmail.com RESUMO O presente estudo consiste em uma pesquisa

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA - LDB LEI 9.394/96 O QUE É PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO? ESTRUTURA ORGANIZACIONAL INDAGAÇÕES PROCESSO DE DECISÃO AS RELAÇÕES DE TRABALHO

Leia mais

GESTÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

GESTÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM GESTÃO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM A gestão dos processos que envolvem o ensino e a aprendizagem exige acompanhar e avaliar sistematicamente as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas

Leia mais

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ

Regulamento. Projeto Integrador PI FACEQ Regulamento Projeto Integrador PI FACEQ (aprovado pela DAS e Conselho Acadêmico em 19 de janeiro de 2012) (alterado pelo Conselho Acadêmico em 23 de julho de 2012) Projeto Integrador FACEQ (aprovado pela

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER Elisa Maria Pitombo Faculdade Sumaré E-mail: elisa.pitombo@sumare.edu.br 2 RESUMO: O atendimento psicopedagógico para universitários

Leia mais

Tarde aula 1. Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito

Tarde aula 1. Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito Tarde aula 1 Rodrigo Machado Merli Diretor Escolar da PMSP Pedagogo Didática de Ensino Superior PUC/SP Estudante de Direito 1 INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO BRASIL MEC FERNANDES, FREITAS

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

A AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO- PRÁTICA 1. Camila Daniela Erthal 2, Hedi Maria Luft 3.

A AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO- PRÁTICA 1. Camila Daniela Erthal 2, Hedi Maria Luft 3. A AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO- PRÁTICA 1 Camila Daniela Erthal 2, Hedi Maria Luft 3. 1 Monografia realizada no Curso de Pedagogia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa - RS 2 Aluna

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM LIDIA PRUDENCIO DA SILVA ORIENTADORA: PROF ª.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA. Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA Abril/2016 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO

Leia mais

Palavras-chave: Avaliação Formativa, Inclusão Escolar, Deficiência Intelectual

Palavras-chave: Avaliação Formativa, Inclusão Escolar, Deficiência Intelectual Eixo temático: Avaliação em Educação PILOTO A BORDO EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS DA REDE MUNICIPAL DE GUARIBA-SP Stephânia Cottorello Vitorino-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DOCENTE: ALESSANDRA ASSIS DISCENTE: SILVIA ELAINE ALMEIDA LIMA DISCIPLINA: ESTÁGIO 2 QUARTO SEMESTRE PEDAGOGIA A leitura de mundo precede a leitura da palavra Paulo Freire

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

Pressupostos Relato de experiência

Pressupostos Relato de experiência Relação Planejamento-Avaliação Institucional na Universidade Pressupostos Relato de experiência Profª. SUZANA SALVADOR CABRAL GIANOTTI Coordenadora da Avaliação Institucional da Universidade La Salle Coordenadora

Leia mais

Avaliação da aprendizagem na escola: incluir ou excluir? Prof. Paolo Civita CECAP 10/03/2018

Avaliação da aprendizagem na escola: incluir ou excluir? Prof. Paolo Civita CECAP 10/03/2018 Avaliação da aprendizagem na escola: incluir ou excluir? Prof. Paolo Civita CECAP 10/03/2018 Quando o assunto é avaliação, o professor pensa... Já o aluno... OBJETIVO Analisar as práticas avaliativas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM JESUS-PI.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM JESUS-PI. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BOM JESUS-PI. ¹Gardênia Maria da Silva Folha ²Rosana Maria Ferreira Resumo O presente trabalho é o resultado

Leia mais

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR.

AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. AS CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR. Germana Leocárdia Ramos de Souza. Universidade Federal da Paraíba germana_rs@hotmail.com Elizete Alves de Souza. Universidade Federal da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO PRODUTO

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CRÍTICA 1

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CRÍTICA 1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM CRÍTICA 1 Tatiane Rosa Santos de Jesus 2 RESUMO Há muito tempo avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados.

Leia mais

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES Autores Autores: Prof. Carlos José Giudice dos Santos e Profa. Cristina Resende Lemos Almeida Curso de Formação de Oficiais da PMMG 2 ano Avaliação OBJETIVOS Ao

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. Tem por objetivo a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CAPÍTULO I

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CAPÍTULO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Fixa normas para as Atividades de Estágio Obrigatório no Curso de

Leia mais

AVALIAÇÃO, UMA AÇÃO EDUCATIVA 1

AVALIAÇÃO, UMA AÇÃO EDUCATIVA 1 AVALIAÇÃO, UMA AÇÃO EDUCATIVA 1 Autoras: Valéria Sperduti Lima Cláudia Raimundo Reyes Maria Inês Aoki Ohnuma Priscila Cristina Fiocco Bianchi Antes de pensar a avaliação em cursos a distância, vamos refletir

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO PEDAGÓGICO VOLUNTÁRIO NA DISCIPLINA DE NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO Andréia Campanharo de Lima (PIBIC/CNPq-UNICENTRO), Jamile Santinello (Orientadora), e-mail:

Leia mais

Um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD: dos conceitos à solução tecnológica

Um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD: dos conceitos à solução tecnológica Um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD: dos conceitos à solução tecnológica Joice Lee Otsuka Heloísa Vieira da Rocha IC e Nied - Unicamp Novembro 2005 Avaliação Formativa Toda

Leia mais

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo

SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO. Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo SESSÕES DE TRABALHO PERÍODO PROBATÓRIO Coimbra, 27 de Novembro de 2017 Lília Vicente Fernando Alexandre José Diogo Agenda: 1. Princípios e objetivos das ST 2. Finalidades do período Probatório 3. Dispositivo

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Lindemberg Oliveira da Silva; Luciano Gomes Soares; Mônica Cabral Barbosa; Tatiana Cavalcante Barbosa; Tayná Maria Amorim M. Xavier;

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS de AVALIAÇÃO na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em cada nível de educação e de ensino e implica princípios e procedimentos

Leia mais

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ENQUADRAMENTO Avaliação Supervisão Supervisão PROMOVE Melhoria das práticas letivas/pedagógicas Fundamental: Trabalho colaborativo + Autoavaliação A observação e a discussão de aulas

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII

Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII Avaliação, um olhar qualitativo sobre a aprendizagem. E. E. João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Isis Fernanda Ferrari Juliana Rodrigues Casteletti Realização: Foco do Projeto Sistema que unificou

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paula Roberta Galvão Simplício paularoberta.gs@gmail.com Leonara Evangelista de Figueiroa Leonara100@gmail.com

Leia mais

O GPADE tem projeto de pesquisa nas duas linhas de pesquisa do curso:

O GPADE tem projeto de pesquisa nas duas linhas de pesquisa do curso: Projeto de Pesquisa 2017 Nome do Grupo Endereço do CNPQ GPADE Grupo de Pesquisa Aprendizagem, Práticas Docentes e de Gestão Escolar. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3236379403225032. Docentes coordenadores

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos Resumo Aula-tema 05: Planeje a avaliação Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em Projetos promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas.

Leia mais

Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. A Avaliação Formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma Construção Social.

Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. A Avaliação Formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma Construção Social. Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho A Avaliação Formal no 1º ciclo do Ensino Básico: Uma Construção Social Jorge Pinto 2002 A avaliação na Escola Pública de massas: importância e papel

Leia mais

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica (SEL 5720) Avaliação + Tecnologia: é possível! Apresentação do projeto que serviu de base

Leia mais

Didática: diálogos com a prática educativa

Didática: diálogos com a prática educativa Didática: diálogos com a prática educativa O sonho de todo professor é dar uma aula atrativa para os alunos, conquistando a atenção dos educandos e o interesse para a construção de uma aprendizagem significativa.

Leia mais

Outubro de 2011 Goiânia/GO

Outubro de 2011 Goiânia/GO O Desafio da Avaliação da Aprendizagem Profª Drª. Maria Emilia de Castro Rodrigues UFG/FE Profª. Jacqueline Maria Barbosa Vitorette IFG Doutoranda em Educação UFG/FE Outubro de 2011 Goiânia/GO O Que é

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Fixa normas para as Atividades de Estágio Obrigatório no Curso de Engenharia

Leia mais

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA

Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Novas ferramentas para uma metodologia da EJA Vídeo SESI - EDUFOCO Ampliação do espaço Ensino-Aprendizagem Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas

Leia mais

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5 ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5 ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO 5 ANO DA EMEIEF JOAQUIM PINHEIRO DE MENESES Cicera Aldevania Pereira de Oliveira Yane Ferreira Machado Universidade Federal do Cariri UFCA. E-mail: aldevania.pereira@ufca.edu.br

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Profª Teresa Christina Torres S.Honório Teresina/2015 AGENDA DE APRESENTAÇÃO Elementos indispensáveis

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES

EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES 1 EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES Resumo Nívea da Silva Pereira 1 - UECE Maria Leani Dantas Freitas 2 Nas últimas décadas, a avaliação é utilizada para diagnosticar

Leia mais

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA

CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA CONFRONTO DE CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS AVALIATIVAS ENTRE DOCENTES E DISCENTES: COMO SE DÁ O PROCESSO AVALIATIVO NO CHÃO DA ESCOLA Apresentação: Pôster Maria Severina dos Santos 1 ; Nataly Dyana Lucena de

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR. Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUN. DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª. MARIA APARECIDA CAVALINI SOARES MOZAR Plano de ação Pedagógica 2011 / 2012 Coordenadora Pedagógica: Maria Nilza Gomes de Souza Borges

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DO ATO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Ana Paula de Oliveira 1 Carmem Helenice de Oliveira ² Mariane Bolzan ³ RESUMO: Este estudo tem como objetivo levantar os principais desafios encontrados

Leia mais

DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO 1. CONCEPÇÃO DELIBERAÇÃO 120/13 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO Educar é um ato de intenção, em que o ser humano e o profissional se fundem. Não há técnica pura entre dois indivíduos que se cruzam com o objetivo

Leia mais

Avaliação das Instituições de Ensino Superior. Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo

Avaliação das Instituições de Ensino Superior. Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo Avaliação das Instituições de Ensino Superior Reynaldo Fernandes Universidade de São Paulo Sumário 1. Avaliação Educacional: aspectos gerais 2. Avaliação Institucional na Educação Superior 3. SINAES: Sistema

Leia mais