Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional"

Transcrição

1 Avaliação Diretrizes da Avaliação Educacional Prof. Carlinhos Costa

2 Avaliação é um dos componentes do processo de ensino. E quais seriam os componentes do processo de ensino? É por meio da avaliação que realizamos a verificação e a qualificação dos resultados obtidos. É aí que saberemos se os objetivos foram atingidos e nos reorganizaremos para traçarmos novas estratégias.

3

4 (CETAM 2014 FCC) Questão 01. Em uma concepção crítica de educação, a avaliação da aprendizagem escolar (A) é um instrumento para checar o que os alunos aprenderam, por meio de provas com questões objetivas e discursivas. (B) propõe uma ação pedagógica que, fundamentalmente, considera o ensino como transmissão do conhecimento. (C) preocupa-se, primeiramente, com a produção verbal, observando os erros de ortografia e pontuação visando à organização textual do aluno. (D) revela o aproveitamento do aluno por meio das notas das várias verificações realizadas durante um determinado período. (E) adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico.

5 (CETAM 2014 FCC) Questão 01. Em uma concepção crítica de educação, a avaliação da aprendizagem escolar (A) é um instrumento para checar o que os alunos aprenderam, por meio de provas com questões objetivas e discursivas. (B) propõe uma ação pedagógica que, fundamentalmente, considera o ensino como transmissão do conhecimento. (C) preocupa-se, primeiramente, com a produção verbal, observando os erros de ortografia e pontuação visando à organização textual do aluno. (D) revela o aproveitamento do aluno por meio das notas das várias verificações realizadas durante um determinado período. (E) adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico.

6 (SUCUPIRA DO NORTE 2014 LUDUS) Questão 02. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, são práticas avaliativas adequadas a esse nível de ensino, EXCETO. a) Aplicação de provas e testes que objetivam a seleção, promoção ou classificação da criança b) Utilização de múltiplos registros realizados pela criança (desenho, álbum) c) Documentação específica que permita às famílias conhecer o desenvolvimento e aprendizagem da criança. d) A não retenção das crianças na Educação Infantil e) Todas estão corretas.

7 (SUCUPIRA DO NORTE 2014 LUDUS) Questão 02. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, são práticas avaliativas adequadas a esse nível de ensino, EXCETO. a) Aplicação de provas e testes que objetivam a seleção, promoção ou classificação da criança b) Utilização de múltiplos registros realizados pela criança (desenho, álbum) c) Documentação específica que permita às famílias conhecer o desenvolvimento e aprendizagem da criança. d) A não retenção das crianças na Educação Infantil e) Todas estão corretas.

8 (CAMPINAS CAIPIMES) Questão 03. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado MEC, realiza anualmente levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino. Um deles é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), composto por três avaliações externas em larga escala. Considerando as características e especificidades das três avaliações que compõem o SAEB, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1- Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB). 2- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) ou Prova Brasil. 3- A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). ( ) Abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. ( ) Avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. ( ) Participam dessa avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. ( ) Tem como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. ( ) Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. ( ) É realizada uma vez ao ano. ( ) Tem como objetivo principal avaliar a qualidade do Ensino Fundamental ministrado nas escolas públicas do país. Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo: A) 1, 2, 2, 1, 3, 3, 2. B) 1, 1, 1, 3, 3, 2, 1. C) 2, 1, 2, 3, 1, 2, 1. D) 2, 2, 1, 3, 2, 2, 2.

9 (CAMPINAS CAIPIMES) Questão 03. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado MEC, realiza anualmente levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino. Um deles é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), composto por três avaliações externas em larga escala. Considerando as características e especificidades das três avaliações que compõem o SAEB, numere a segunda coluna de acordo com a primeira. 1- Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB). 2- Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) ou Prova Brasil. 3- A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). ( ) Abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio. ( ) Avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. ( ) Participam dessa avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. ( ) Tem como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. ( ) Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. ( ) É realizada uma vez ao ano. ( ) Tem como objetivo principal avaliar a qualidade do Ensino Fundamental ministrado nas escolas públicas do país. Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo: A) 1, 2, 2, 1, 3, 3, 2. B) 1, 1, 1, 3, 3, 2, 1. C) 2, 1, 2, 3, 1, 2, 1. D) 2, 2, 1, 3, 2, 2, 2.

10 (IADES 2012 CT) As avaliações podem ser classificadas em três níveis distintos: das aprendizagens, institucional e de larga escala. Assinale a alternativa que indica que o nível de avaliação apresenta uma contradição para o papel ou função a que se destina. (A) A avaliação das aprendizagens é de responsabilidade do docente e, normalmente, no procedimento formal acontece por parte do professor em relação ao aluno. (B) As avaliações de larga escala podem ser realizadas sobre uma rede de ensino, uma secretaria de educação ou mesmo sobre um país. Exemplos: Prova Brasil, SIADE, ENEM. (C) A avaliação institucional é realizada pela escola e o projeto político-pedagógico da instituição precisa ser seu ponto de partida e de chegada. (D) As avaliações de larga escala precisam realizar sistemas classificatórios para promover comparações entre escolas e sistemas garantindo a melhoria da qualidade do ensino. (E) A avaliação das aprendizagens acontece por meio de elementos formais e informais, sendo que os informais correspondem a elementos subjetivos como juízos de valores que professores e alunos podem fazer uns dos outros.

11 (IADES 2012 CT) As avaliações podem ser classificadas em três níveis distintos: das aprendizagens, institucional e de larga escala. Assinale a alternativa que indica que o nível de avaliação apresenta uma contradição para o papel ou função a que se destina. (A) A avaliação das aprendizagens é de responsabilidade do docente e, normalmente, no procedimento formal acontece por parte do professor em relação ao aluno. (B) As avaliações de larga escala podem ser realizadas sobre uma rede de ensino, uma secretaria de educação ou mesmo sobre um país. Exemplos: Prova Brasil, SIADE, ENEM. (C) A avaliação institucional é realizada pela escola e o projeto político-pedagógico da instituição precisa ser seu ponto de partida e de chegada. (D) As avaliações de larga escala precisam realizar sistemas classificatórios para promover comparações entre escolas e sistemas garantindo a melhoria da qualidade do ensino. (E) A avaliação das aprendizagens acontece por meio de elementos formais e informais, sendo que os informais correspondem a elementos subjetivos como juízos de valores que professores e alunos podem fazer uns dos outros.

12 (IADES 2012 CT) Assinale a alternativa correta sobre a avaliação formativa, importante função da avaliação escolar. (A) Independente do procedimento avaliativo, a avaliação formativa se ancora na concepção de que todos os alunos são capazes de aprender. (B) Nessa função avaliativa, o uso da prova escrita assume uma segunda ordem e os testes orais são praticamente abolidos porque não revelam uma relação pedagógica participativa e sim autoritária. (C) A avaliação formativa trabalha com testes e provas, mas só utiliza notas no ensino médio porque isso assumiria a função somativa. (D) A autoavaliação é um elemento razoável para a avaliação formativa, porque só pode ser usada nas classes dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em função da maturidade dos alunos. (E) A avaliação formativa só se aplica aos anos iniciais do Ensino Fundamental devido o tempo em que os docentes possuem para

13 (IADES 2012 CT) Assinale a alternativa correta sobre a avaliação formativa, importante função da avaliação escolar. (A) Independente do procedimento avaliativo, a avaliação formativa se ancora na concepção de que todos os alunos são capazes de aprender. (B) Nessa função avaliativa, o uso da prova escrita assume uma segunda ordem e os testes orais são praticamente abolidos porque não revelam uma relação pedagógica participativa e sim autoritária. (C) A avaliação formativa trabalha com testes e provas, mas só utiliza notas no ensino médio porque isso assumiria a função somativa. (D) A autoavaliação é um elemento razoável para a avaliação formativa, porque só pode ser usada nas classes dos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em função da maturidade dos alunos. (E) A avaliação formativa só se aplica aos anos iniciais do Ensino Fundamental devido o tempo em que os docentes possuem para

14 No que se refere à avaliação formativa, assinale a afirmação correta: A) A avaliação formativa enfoca o papel do professor na elaboração de instrumentos adequados de avaliação. B) A avaliação formativa e contínua se dá através da aplicação de inúmeros e diversificados exames ao longo do processo de ensino. C) A avaliação formativa se dá através da observação minuciosa dos educandos, dispensando assim os exames escolares. D) A avaliação formativa enfoca o papel do estudante, a aprendizagem e a necessidade do educador repensar o trabalho para melhorá-lo.

15 No que se refere à avaliação formativa, assinale a afirmação correta: A) A avaliação formativa enfoca o papel do professor na elaboração de instrumentos adequados de avaliação. B) A avaliação formativa e contínua se dá através da aplicação de inúmeros e diversificados exames ao longo do processo de ensino. C) A avaliação formativa se dá através da observação minuciosa dos educandos, dispensando assim os exames escolares. D) A avaliação formativa enfoca o papel do estudante, a aprendizagem e a necessidade do educador repensar o trabalho para melhorá-lo.

16 JULGUE OS ITENS CESPE ANS CESPE 2005 Com relação à avaliação no processo ensino/aprendizagem, julgue os itens que se seguem. 01- A avaliação formativa favorece o desenvolvimento da autocrítica. 02- A avaliação somativa visa à verificação de interesses, possibilidades e problemas específicos de aprendizagem dos alunos, 03- A avaliação denominada diagnóstica trata de descrição e julgamento dos alunos, expressando níveis de aproveitamento em notas ou conceitos, 04- A educação inclusiva centra o processo de avaliação na forma como o aluno aprende e na qualidade do que é aprendido. 05- O processo de avaliação é parte do processo ensinoaprendizagem.

17 CNJ CESPE 2013 Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem. 06- De acordo com a pedagogia construtivista, os conhecimentos adquiridos pelos alunos devem ser repetidos nas provas e testes, respeitando-se as formas de interação dos alunos com o conhecimento, 07- Ao elaborar uma avaliação, o professor deve priorizar questões com nível de dificuldade mais elevado em relação ao nível de dificuldade dos conteúdos ensinados em sala de aula, 08- Recomenda-se que as questões sejam organizadas por blocos de conteúdos nas avaliações, a fim de que os educandos possam sistematizar os conhecimentos ensinados e aprendidos. 09- A avaliação, procedimento mediante o qual se diagnostica o nível de desenvolvimento das habilidades e das competências dos educandos, gera subsídios para a tomada de decisão dos professores e contribui para a construção de conhecimentos pelos alunos.

18 TJCE CESPE 2008 A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem. 10- A avaliação visa ao melhoramento da atividade escolar, identificando dificuldades, encontrando causas e meios de superação. 11- O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular, 12- Entre as diferentes formas de avaliação, a que deve ser utilizada para promover a reorganização do projeto pedagógico é a avaliação externa, 13- Embora a avaliação seja um importante instrumento no processo de construção do planejamento participativo, faz-se necessário que apenas um grupo específico, das pessoas envolvidas no processo, domine os instrumentos e as práticas avaliativas,

19 DEPEN CESPE 2013 Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir. 14- Historicamente o conceito de avaliação está ligado à comparação, sendo a prática de comparar para classificar reflexo dos privilégios instituídos pela desigualdade social. 15- A avaliação da aprendizagem será mais eficaz se for integrada aos objetivos de ensino, formando um par dialético, observada a função social da instituição delineada em seu projeto político-pedagógico. 16- Ao conceber a avaliação como o ato de aplicar prova, isolada de outros contextos, o professor confere a ela caráter qualitativo e a função de controle da aprendizagem, 17- A avaliação formal exige o registro de notas para que o aluno possa verificar os resultados por ele obtidos, 18- A avaliação da aprendizagem tem função diagnóstica, podendo embasar o planejamento do professor e constituir-se em instrumento dialético do avanço e da identificação de novos rumos educacionais.

20 MPOG /ENAP CESPE 2015 No que diz respeito a avaliação, julgue os itens subsecutivos. 19- A avaliação deve ser classificatória, pois é por meio dessa que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação ao aprendizado de seus educandos, 20- O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois professor e aluno devem refletir juntos a respeito do objeto do conhecimento. 21- Avaliação classificatória forma sujeitos críticos e analíticos, além de capacitá-los para enfrentar as competições impostas pela sociedade, 22- A avaliação formativa é desenvolvida para o benefício do professor, e é fundamentada pelas relações de poder e autoritarismo entre professor e aluno, 23- O professor é o gestor das progressões de aprendizagens e deve realizar, constantemente, avaliações do desenvolvimento dos alunos

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional AVALIAÇÃO SISTÊMICA: SAEB, PROVA BRASIL, PROVINHA BRASIL Prof. Stephanie Gurgel As avaliações da aprendizagem são coordenadas pelo Instituto Nacional de

Leia mais

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília

Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio. 16 de Outubro de Brasília Seminário Nacional sobre Reformulação do Ensino Médio 16 de Outubro de 2013 - Brasília Sistema da Educação Básica Saeb O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG Estrutura da Apresentação Cenário das Avaliações em larga escala, no Brasil, implementadas pela União, no contexto da

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira http://portal.inep.gov.br/ Educação Básica O Censo escolar O Saeb O Provinha Brasil O Ideb O Encceja O Enem O Prova Docente O

Leia mais

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação

AVALIAÇÃO. Conteúdos. Métodos AVALIAÇÃO. auto avaliação Diretrizes de Avaliação Educacional CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS AVALIAÇÃO DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL As Diretrizes de Avaliação Educacional 1 estão contidas em um documento oficial da Secretaria

Leia mais

AVALIAÇÃO ESCOLAR QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO

AVALIAÇÃO ESCOLAR QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO AVALIAÇÃO ESCOLAR 01. A avaliação entendida como fornecedora de informações, com o objetivo de orientar a prática pedagógica durante o processo de aprendizagem dos estudantes, expressa uma concepção de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Avaliação Educacional Código da Disciplina: EDU 340 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 7º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a partir

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

O CAEd está organizado em cinco unidades:

O CAEd está organizado em cinco unidades: O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que operacionaliza (elabora e desenvolve) programas estaduais e municipais destinados

Leia mais

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR)

Semelhanças e diferenças entre o SAEB e a Prova Brasil.(Acesse o SOLAR) Aula 03: Política educacional. Gestão educacional. Financiamento da Educação. Avaliação do sistema escolar brasileiro Tópico 04: Avaliação do sistema escolar brasileiro No contexto educacional, compreende-se,

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Câmpus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

Base Nacional Curricular Comum

Base Nacional Curricular Comum Base Nacional Curricular Comum Referência para o currículo nacional e para avaliação da educação básica MARIA INÊS FINI Presidente do INEP Base Nacional Curricular Comum Art. 26. Os currículos da educação

Leia mais

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1

Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 Prova Brasil e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) - Parte 1 INEP Ana Djéssika Silva Cruz Vidal Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 10 Introdução Sistema de Avaliação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional MODALIDADES DA AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel O que é avaliação? É um instrumento que possibilita identificar e analisar o rendimento e as aprendizagens

Leia mais

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa Planejamento Educacional Prof. Carlinhos Costa PLANEJAMENTO Planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação

Leia mais

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação.

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES Julgue os itens que se seguem, tendo como referência os documentos legais que regulamentam a educação. 41 Conforme as Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica, a

Leia mais

Linha do TEMPO DO SAEB

Linha do TEMPO DO SAEB 1 SITE DA OFICINA: https://oficinaexata.wordpress.com SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - SEDUC CENTRO DE FORMAÇÃO E APER. DOS PROF. DA EDUCAÇÃO ANTONINO FREIRE GERENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES -GEFAPE

Leia mais

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa

Exercícios LDB. Prof. Carlinhos Costa Exercícios LDB Prof. Carlinhos Costa Segundo a LDB/96, garantir o direito subjetivo de aprender implica fazer da escola um lugar em que os cidadãos se sintam valorizados e reconhecidos em sua identidade

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO...

CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... CONVERSANDO SOBRE AVALIAÇÃO... Sandra Zákia Sousa UNICID\set.\2010 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO Definição de avaliação Campo da avaliação educacional Iniciativas do governo federal de avaliação da educação básica

Leia mais

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM

Resumo expandido A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE SUA APRENDIZAGEM A IMPORTANCIA DO DOCENTE NO PROCESSO EVOLUTIVO DO ESTUDANTE, NO CONTEXTO DE ZIMMERMANN, Paulo Introdução: Este Resumo Expandido tratará dos perfis, das competências, habilidades e dos credenciamentos dos

Leia mais

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem

Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem Avaliação qualitativa Portfólios de aprendizagem A Avaliação A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como um julgamento de valor dos

Leia mais

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU

AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Lucia Valente FACIP/UFU AVALIAÇÃO SISTÊMICA MINEIRA:DESAFIOS E POSSIBILIDADES Lucia Valente FACIP/UFU Começo de prosa... A prática precisa da avaliação como os peixes precisam de água e a lavoura da chuva... Paulo Freire Questões

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Ensino 1º Quadrimestre de 2017 PróReitoria de Graduação Caracterização da disciplina Código da disciplina: NHT407215 Nome da disciplina: Avaliação no Ensino de Química Créditos (TPI): (304) Carga horária: 36 horas Aula prática: Não

Leia mais

Avaliação educacional

Avaliação educacional Avaliação educacional Anos 90 tentativa de solucionar os problemas educacionais Determinaria a elevação dos padrões de desempenho Avaliações apenas apontam problemas Avaliações de natureza amostral e supostamente

Leia mais

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT

RICALDES, Daltron Maurício UFMT DARSIE, Marta Maria Pontin UFMT ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: ENCONTROS E DESENCONTROS NAS AVALIAÇÕES DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA DA PROVA BRASIL Resumo RICALDES, Daltron Maurício UFMT

Leia mais

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB

OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB OTÁVIO CALILE LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB Principais artigos resumidos para concursos de docentes da Educação Básica - Educação em sentido amplo e restrito - Finalidades da educação

Leia mais

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica

Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica Saeb: Sistema de Avaliação da Educação Básica 1990 1ª aplicação Alunos de 1ª, 3ª, 5ª e 7ª séries de uma amostra de escolas públicas da rede urbana do Ensino Fundamental foram avaliados em Língua Portuguesa,

Leia mais

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória

Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Limites e possibilidades de uma política pública de avaliação da educação profissional e tecnológica na perspectiva emancipatória Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília/DF, jun. 2015

Leia mais

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS MILITARES Autores Autores: Prof. Carlos José Giudice dos Santos e Profa. Cristina Resende Lemos Almeida Curso de Formação de Oficiais da PMMG 2 ano Avaliação OBJETIVOS Ao

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Questão 03 A questão 03 solicita a opção correta, considerando o que dispõe o texto Pergunte ao autor: Relação família-escola na contemporaneidade. O Gabarito dessa questão é a letra D, como se prova na

Leia mais

PROVA BRASIL E SAEB AVALIA BRASIL

PROVA BRASIL E SAEB AVALIA BRASIL 16 VOLUMES PROVA E SAEB LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL I E II Todos os volumes acompanham o livro do professor Foco em leitura, escrita e resolução de problemas Lições temáticas com teoria e

Leia mais

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO

A PROVA BRASIL EM QUESTÃO A PROVA BRASIL EM QUESTÃO Jane Eire Rigoldi dos Santos 1 Elma Júlia Gonçalves Carvalho RESUMO: Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento que investigará a política de avaliação no Brasil

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ SEMINÁRIO DE DOCÊNCIA SUPERIOR AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Profª Teresa Christina Torres S.Honório Teresina/2015 AGENDA DE APRESENTAÇÃO Elementos indispensáveis

Leia mais

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: A PROVA BRASIL COMO FERRAMENTA DE FOMENTO A POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO NORDESTE

AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: A PROVA BRASIL COMO FERRAMENTA DE FOMENTO A POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO NORDESTE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: A PROVA BRASIL COMO FERRAMENTA DE FOMENTO A POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO NORDESTE Diana de Souza Carvalho 1,2 ; Iris Carla de Souza Dias; Sumaia Almeida Ramos 2,

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 1 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SAEB: Compromisso com a promoção, melhoria da qualidade da Educação Básica e promoção da equidade Em uma escola pública...

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO - SEC COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE ITAMBÉ 1. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação é uma etapa fundamental que envolve a comunidade escolar em momentos de reflexão crítica sobre as práticas e as aprendizagens desenvolvidas. Neste

Leia mais

CAPÍTULO 2. Tipos de avaliação: formativa, somativa, interna, externa

CAPÍTULO 2. Tipos de avaliação: formativa, somativa, interna, externa CAPÍTULO 2 Tipos de avaliação: formativa, somativa, interna, externa No campo educacional, há diferentes tipos de avaliação. Neste capítulo, iremos discutir as especificidades de quatro modalidades largamente

Leia mais

Relatório: síntese das discussões acerca da Avaliação da Aprendizagem no IFPR/Campus Campo Largo

Relatório: síntese das discussões acerca da Avaliação da Aprendizagem no IFPR/Campus Campo Largo Relatório: síntese das discussões acerca da Avaliação da Aprendizagem no IFPR/ 01. Metodologia empregada Em antedimento ao Memorando Eletrônico nº 207/2016, encaminhado pela PROENS em 22 de dezembro de

Leia mais

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras

Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Limites e possibilidades da Provinha Bagé: uma análise do desempenho e aprendizagem do aluno para redimensionar a prática das alfabetizadoras Taiana Duarte Loguercio Provinha Bagé é o nome da avaliação

Leia mais

EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES

EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES 1 EXPERIÊNCIA COM AVALIAÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE PROFESSORES Resumo Nívea da Silva Pereira 1 - UECE Maria Leani Dantas Freitas 2 Nas últimas décadas, a avaliação é utilizada para diagnosticar

Leia mais

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS Resumo Francine L. Monteiro Universidade Franciscana - UNIFRA monteirofrancine@hotmail.com

Leia mais

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Curitiba MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM O processo de avaliação não está relacionado apenas ao ensino e portanto não pode ser reduzido apenas

Leia mais

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA

Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação Nacional da Alfabetização ANA Diretoria de Avaliaçaõ da Educação Básica CGEC DAEB - INEP Maio de

Leia mais

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E-

SILVA, Samara de O. Orientadora do TCC no Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal PRADIME/MEC/UFPI.E- ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB): contextos de implantação de Políticas Educacionais voltadas para elevação da qualidade do ensino nos municípios de Cocal dos Alves e Caxingó (PI). Darkson

Leia mais

1. Introdução. Ariane Luzia dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP

1. Introdução. Ariane Luzia dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: EM ANÁLISE O DESEMPENHO EM

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea

Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliação da Aprendizagem na Educação Profissional numa perspectiva contemporânea Avaliar é dar nota? Quando a professora Rose Neubauer publicou seu livro É Proibido Repetir, em 1993, causou o maior tumulto

Leia mais

ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS

ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS ANO LETIVO 2016/2017 ÁREA DISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO VISUAL 2º E 3ºCICLOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação da área disciplinar de Educação Visual no 2.º e no 3.º ciclos do Ensino Básico, contínua e sistemática,

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos Currículos e Programas Profª. Luciana Eliza dos Santos Retomando aspectos da aula anterior: O processo de aprendizagem é resultado de um processo de desenvolvimento, em grande parte, interno à pessoa...

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

Palavras- Chave: Prova Brasil, Teoria Histórico-Cultural, Estatística.

Palavras- Chave: Prova Brasil, Teoria Histórico-Cultural, Estatística. 03085 O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA PROVA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ITENS Maria Aparecida Miranda - FFCLRP USP/SP Elaine Sampaio Araújo - FFCLRP USP/SP Resumo: Os itens do eixo Tratamento da

Leia mais

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC

Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC Tema - EDUCAÇÃO BRASILEIRA: Perspectivas e Desafios à Luz da BNCC REFERENCIAL CURRICULAR NOS SISTEMAS DE ENSINO: da complexidade a praticidade. CONCEITO DE BNCC A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Leia mais

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino

Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino Resolução SME nº 13/2012 de 26 de novembro de 2012 Dispõe sobre Sistema de Avaliação dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino ARACIANA ROVAI CARDOSO DALFRÉ, Secretária Municipal da Educação, NO EXERCÍCIO

Leia mais

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ)

5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro(SAERJ) 5.1. Os PCNs para o Ensino Médio Referência básica para a elaboração das Matrizes

Leia mais

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES

A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES A PROVINHA BRASIL SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES Luciana Silva Nascimento Estudante do Curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão UFMA. E-mail: luciana.ns@uol.com.br

Leia mais

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO RECONHECENDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO Patrícia dos Santos Zwetsch- Apresentadora (UFSM) Rosane Carneiro Sarturi- Orientadora (UFSM) INTRODUÇÃO Este trabalho

Leia mais

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS NO BRASIL PÓS BNCC José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação DIREITO À EDUCAÇÃO A importância das avaliações para monitorar e verificar a garantia do Direito à Educação.

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional

Avaliação Educacional Externa. Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional Avaliação Educacional Externa Conceito e utilidade da avaliação em larga escala. Palestrante: Túlio Silva de Paula Analista de Avaliação Educacional O que é avaliar? É refletir sobre uma determinada realidade

Leia mais

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011

Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 02/04/2011 O QUE É A PROVINHA BRASIL? A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

Objetivos e diferenças entre elas

Objetivos e diferenças entre elas Avaliações externas Objetivos e diferenças entre elas Avaliar para acompanhar e evoluir Entenda como utilizar as diferentes avaliações para aumentar o nível de desenvolvimento dos processos de ensino e

Leia mais

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador.

UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. UMA OBSERVAÇÃO DA APLICAÇÃO DA PROVA BRASIL NA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PADRE JOÃO PANAROTTO: na condição de aplicador. Mauro Eduardo Rezende¹ Universidade Federal de Mato Grosso mauro_eduardor@hotmail.com

Leia mais

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) NO MUNICÍPIO DE SANTA INÊS/MA: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Eriveth Silva Teixeira¹ ¹Acadêmica do 7º período do curso

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS - RN COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO/COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ SISTEMA DE AVALIAÇÃO - 2019 01. INTRODUÇÃO: Ao longo dos trimestres letivos a avaliação das aprendizagens é

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Disciplina: Gramática, interpretação e redação jornalística Código da Disciplina:

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um. A Educação Básica, B Avanços e Desafios Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação Foto: João Bittar Garantir o direito de aprender, para todos e para cada

Leia mais

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula.

SAEGO Análise, interpretação e utilização dos. re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de aula. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 Ailton Resende de Paula Objetivo Análise, interpretação e utilização dos resultados do SAEGO 2011 para re(planejamento) das ações pedagógicas implementadas em sala de

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB

Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB SEÇÃO 2 Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do SAEB A Equipe de Colaboradores de Aplicação do SAEB Objetivo do SAEB O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem

Leia mais

CIRCUITO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL MANUAL DO AVALIADOR

CIRCUITO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL MANUAL DO AVALIADOR CIRCUITO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL MANUAL DO AVALIADOR Brasília, 10 de junho de 2016 SUMÁRIO 1. O CIRCUITO DE CIÊNCIAS...3 2. AVALIAÇÃO FORMATIVA...4 3. AVALIADORES...5

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO

DISPOSITIVOS DA AVALIAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO No processo de ensino aprendizagem a avaliação não é parte em separado do processo de aprender e ensinar. Se o professor deseja rever a sua prática, mas não altera a sua forma de avaliar

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Avaliação Educacional PRÁTICAS AVALIATIVAS: SUJEITOS, OBJETOS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Prof. Stephanie Gurgel A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume à realização de

Leia mais

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem

Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Processos Avaliação do Ensino e Aprendizagem Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Duas dimensões da gestão educacional Processos de Gestão Pedagógica Processos da Gestão Administrativa e Financeira

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO

Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO Critérios Gerais de Avaliação do 1º Ciclo ANO LETIVO 2015-2016 Avaliação (Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho; Despacho Normativo nº 17-A/2015 de 22 de Setembro e Despacho Normativo nº 13/2014 de 15

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO

CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL NO FINAL DO ANO LETIVO TEXTO 2 http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2310-6.pdf acesso em http://pt.wikipedia.org/wiki/conselho_de_classe 09 de outubro de 2014 CONSELHO DE CLASSE: O ANO TODO E AGORA EM ESPECIAL

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo Tem por

Leia mais

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas

EQUIPE. Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal. Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas EQUIPE Pesquisadoras Sofia Lerche Vieira Eloísa Maia Vidal Colaboração Iasmin da Costa Marinho Pamela Felix Freitas Estudos & Pesquisas Fundação Victor Civita (FVC) 2007-2012 18 estudos Formatos: relatório,

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A TO

P E D R O E A N E S L O B A TO Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A TO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL DENISE NASCIMENTO SILVEIRA

A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL DENISE NASCIMENTO SILVEIRA TEXTOFINAL_V_CUREM A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A LEITURA CRÍTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL DENISE NASCIMENTO SILVEIRA silveiradenise13@gmail.com UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem. Conhecimentos Pedagógicos Otávio Calile 1. (CESPE/UFBA) Marque V ou F para as seguintes questões: a) A organização formal da educação escolar, no Brasil, é composta de dois níveis: educação básica e superior,

Leia mais

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização?

Portuguesa 3º 3 ano EF. O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Aprender a aprender Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Oficina de Língua L Portuguesa 3º 3 ano EF Por que essa é uma questão

Leia mais

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL

BNCC ENSINO FUNDAMENTAL BNCC ENSINO FUNDAMENTAL OBJETIVO: mostrar e estrutura que a Base Nacional Comum Curricular traz sobre o Ensino Fundamental I. A BNCC foi prevista na: Constituição de 1988; LDB de 1996; Plano Nacional de

Leia mais

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre

PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre PROVINHA BRASIL Orientações para Secretarias de Educação Primeiro Semestre - 2010 INFORME GESTOR teste capa verde.indd 1 13/1/2010 08:40:47 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

PDI e a Avaliação Institucional

PDI e a Avaliação Institucional PDI e a Avaliação Institucional Fluxograma 1 - Introdução 2 - Plano de Desenvolvimento Institucional 3 - Avaliação Institucional 4 - Referências Prof. Dr. Carlos Joel Franco Chefe DEFIS/ICEB/UFOP cjoelfra@iceb.ufop.br

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 07/ PROEJA, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos integrantes

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas

Leia mais

Planejamento Escolar 2019

Planejamento Escolar 2019 Planejamento Escolar 2019 De portas abertas: foco na relação professor-aluno Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Apresentação Chegamos em um momento importante do ano escolar: o Planejamento.

Leia mais

FOLHA DIRIGIDA SIMULADO ORGANIZADO PELA PROFESSORA MADALENA COATIO

FOLHA DIRIGIDA SIMULADO ORGANIZADO PELA PROFESSORA MADALENA COATIO SIMULADO SOBRE BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO COM GABARITO COMENTADO AO FINAL FOLHA DIRIGIDA SIMULADO ORGANIZADO PELA PROFESSORA MADALENA COATIO CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ( ): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES 1 A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DA PARAÍBA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (2011-2018): PRESSUPOSTOS, DIRETRIZES, PROGRAMAS E AÇÕES Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UFCG) Profa. Dra. Ângela Cristina Albino

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA GT0 Estado e Política Educacional Pôster 62 INDICADORES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA Camila Regina Rostirola UNOESC Marilda Pasqual Schneider UNOESC Resumo Tendo em conta

Leia mais