Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16"

Transcrição

1 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16

2 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecidos.

3 OU SEJA... O modo de agir sobre algo de maneira eficaz. Merhy

4 É um processo que exige organização, sistematização, previsão, decisão. É um ato político-pedagógico porque revela intenções e intencionalidade, expõe o que se deseja realizar e o que se pretende atingir.

5 PLANO DE ENSINO O plano de ensino que norteará o trabalho docente e facilitará o desenvolvimento da disciplina pelos alunos. O plano é um tipo de planejamento que busca a previsão mais global para as atividades de uma determinada disciplina durante o período do curso (período letivo ou semestral) e que pode sofrer mudanças ao longo do período letivo por diversos fatores internos e externos.

6 A Importância do Plano de Ensino É um processo contínuo de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas, de busca de alternativas para a solução de problemas e tomadas de decisões, possibilitando a revisão dos planos e projetos, a correção no rumo das ações (Libâneo, 2001).

7 O caráter de processo indica, também que um plano prévio é um roteiro para a prática, ele antecipa mentalmente a prática, prevê os passos a seguir, que vão se delineando no desenvolvimento do trabalho, implicando ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.

8 ELEMENTOS DE UM PLANO DE ENSINO Inicia com um cabeçalho para identificar a instituição, curso, disciplina, código da disciplina, carga horária, dia e horário da aula, nome e contato do professor. Ementa da disciplina A ementa deve ser composta por um parágrafo que declare quais os tópicos que farão parte do conteúdo da disciplina limitando sua abrangência dentro da carga horária ministrada.

9 ELEMENTOS DO PLANO DE ENSINO Objetivos da Disciplina - De acordo com Gil (2012, p. 37) representam o elemento central do plano e de onde derivam os demais elementos. Deve ser redigido em forma de tópicos devem ser escolhidos entre dois e cinco objetivos para se atingir a ementa.

10 Conteúdo programático - Deve ser a descrição dos conteúdos elencados na ementa. É importante esclarecer que o conteúdo programático difere do eixo temático pois o conteúdo programático cobre a totalidade da disciplina e o eixo temático se aplica a uma parte ou capítulo do conteúdo.

11 Metodologia - A metodologia ou estratégias de aprendizagem como alguns autores denominam, esclarecem os procedimentos que os professores utilizarão para facilitar o processo de aprendizagem (GIL, 2012, p. 38). Quais os recursos, meios, materiais e procedimentos que serão adotados ao longo da disciplina para desenvolvimento das aulas e escolha das estratégias de ensino e de aprendizagem, forma de aula, dinâmicas, etc.

12 ELEMENTOS DO PLANO DE ENSINO Avaliação É importante que o professor deixe claro no plano de ensino como ocorrerá a avaliação (preferencialmente formativa, sistemática e periódica), indicando claramente os critérios usados, pesos, formas de avaliação, entre outras informações pertinentes para que o professor tenha esse instrumento para tomada de decisão e o aluno saiba como será avaliado. Compreende todos os instrumentos e mecanismos que o professor verificará se os objetivos estão sendo atingidos ao longo da disciplina.

13 ELEMENTOS DO PLANO DE ENSINO Referências Cabe ao professor indicar fontes de pesquisa e leitura sobre os conteúdos programáticos que serão abordados em sala de aula ao longo da disciplina, sejam trabalhos publicados em anais de eventos, e-books, livros impressos, artigos de revistas, entre outros que subsidiarão teoricamente o conteúdo programático a ser abordado na disciplina.

14 QUESTIONAMENTOS O que eu quero que o aluno aprenda? Para isso, o plano de ensino deve ser norteado pelo perfil do aluno que o curso vai formar e também de acordo com as concepções do projeto pedagógico de um curso.

15 Etapas do Planejamento de Ensino A PREPARAÇÃO consiste em se formular objetivos claros e a previsão de todos os passos necessários para alcançá-los; O ACOMPANHAMENTO visa a forma de atuação do professor e o aprendizado do aluno;

16 O PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS - PCNs - Projeto Político Pedagógico da escola - Para aquele nível de ensino - Para aquela série/ano - Currículo Referencia OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conceituais (O que os alunos devem compreender) - Procedimentais (O que os alunos devem saber fazer) - Atitudinais (O que os alunos devem ser)

17 PLANO DE AULA O Plano de Aula trata de um detalhamento do plano de curso/ensino, devido à sistematização que faz das unidades deste plano, criando uma situação didática concreta de aula. Gil (2012, p. 39). O que difere o plano de ensino do plano de aula é a especificidade com conteúdos pormenorizados e objetivos mais operacionais.

18 PLANO DE AULA Segundo Libâneo (1993) é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula, tendo em vista o que se espera alcançar como objetivos junto aos alunos.

19 Elementos do Plano EMENTA: resumo dos conteúdos que irão ser trabalhados; OBJETIVOS: formação de habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos: habilidades cognitivas, sociais, atitudinais etc.

20 CONTEÚDOS: saber sistematizado, hábitos, atitudes, valores e convicções; METODOLOGIA: metodologia é o estudo dos métodos, ou seja, é a forma que se irá desenvolver as ações;

21 RECURSOS DE ENSINO: instrumentos utilizados para a realização das ações. AVALIAÇÃO: deverá considerar o avanço que aquele aluno obteve durante a aula.

22 IMPORTANTE!!!

23 OBJETIVOS Conhecimento Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar. Compreensão Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar.

24 Aplicação Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Análise Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar.

25 Síntese Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Avaliação Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

26 METODOLOGIA Aula expositiva dialógica (Vice-Versa). Exposição via televisão ou via televisão/dvd de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de slides.

27 Elaboração de fichamentos Resumos de textos pré-selecionados Mapeamentos Resolução de exercícios, Atividades práticas História da (...) Técnicas de (...)

28 Ensinar é um exercício constante, de Paciência, de Desafios. É preciso se lançar para fazer a travessia......mas no final, TODOS GANHAM

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA SESI GINÁSTICA NA EMPRESA Planejamento é? Processo de busca de equilíbrio entre: Meios e fins; Entre recursos e objetivos; Visa o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019)

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Paulo Cauchick Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC paulo.cauchick@ufsc.br

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento Guia de orientação

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento...processo de

Leia mais

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem Etapas da Pesquisa 1 Etapas da Pesquisa Sumário Introdução Etapas do planejamento da pesquisa 2 Etapas da Pesquisa Introdução Planejamento e execução da pesquisa (etapas) Escolha do tema; Revisão de literatura;

Leia mais

Planos de Trabalho. Orientações

Planos de Trabalho. Orientações Planos de Trabalho Orientações Estrutura do Plano de Trabalho Ementa Finalidade Resumo Sumário Objetivos Para quê? Conteúdos O quê? Conceitos Competências Habilidades Valores Atitudes Metodologia Como?

Leia mais

OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO OS DIFERENTES NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO O QUE É O PLANEJAMENTO? O planejamento escolar é um processo de reflexão sobre os desafios do cotidiano tendo em vista o comprometimento com

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO ENSINO SUPERIOR PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO O planejamento revela o referencial teórico: Concepção: de educação de aprendizagem e ensino PLANEJAMENTO Planejamento de ensino

Leia mais

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET?

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET? METODOLOGIA DE Mário Luiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências OQUEÉ UM? 02/04/2013 02:16:123 OQUEÉ UM? PRO-JICERE COLOCAR A DIANTE 02/04/2013 02:16:124 OQUEÉ UM? A elaboração

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider

OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider OBJETIVOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br O que são objetivos de ensino/aprendizagem? O que espero que meu aluno aprenda?

Leia mais

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Tamanho 14 Centralizado TÍTULO SUBTÍTULO Tamanho 16 Título Tamanho 14 Subtítulo

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Examinando o panorama internacional, constata-se, nos meios educativos dos países mais avançados, um crescimento da preocupação com a formação e o desenvolvimento profissional de

Leia mais

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI 2018.1 Apresentação geral e 1ª fase. É uma atividade curricular exigida pelo MEC e ocorre do 1º ao último semestre dos cursos. Atenção: O PI é

Leia mais

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC)

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) OBJETIVOS Demonstrar, aos participantes do Curso IGLU, a relevância do desenvolvimento

Leia mais

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01 OBJETIVO DA AULA 1. Conhecer a estrutura clássica de um projeto, seus elementos, suas características e como eles dialogam entre si. METODOLOGIA II aula 01 Prof. Me. Reginaldo Brito 2. O estudante deverá

Leia mais

06/03/2013 RODA DE CONVERSA

06/03/2013 RODA DE CONVERSA 06/03/2013 RODA DE CONVERSA Planejamento Geovana F. Melo Diva Souza Silva difdo@prograd.ufu.br Planejamento de Ensino Objetivos Conceituar planejamento de ensino; Refletir sobre a importância do planejamento

Leia mais

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA

O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE: PLANO DE ENSINO E ORGANIZAÇÃO DA AULA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) OU PROPOSTA PEDAGÓGICA Representa a ação intencional e um compromisso sociopolítico definido coletivamente

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Biblioteca do Instituto de Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Projeto de Pesquisa) Porto Alegre 2009 PROJETO DE PESQUISA PARTE I METODOLOGIA O que é um projeto de pesquisa? Apresentação

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo CGEB/EFAP 1ª Oficina Ensino por investigação 2 Objetivos da Oficina 1 Elencar habilidades preconizadas no Currículo que permitam o trabalho com leitura e escrita. Observar a organização dos conteúdos básicos no

Leia mais

"QUEM NÃO SABE O QUE PROCURA NÃO ENCONTRA" O que é Pesquisa? Finalidades? Ciência. Em computação, a coisa não é bem assim...

QUEM NÃO SABE O QUE PROCURA NÃO ENCONTRA O que é Pesquisa? Finalidades? Ciência. Em computação, a coisa não é bem assim... DCC851 Tópicos Especiais de Ciência da Computação Elaboração e Apresentação de Artigos Científicos METODOLOGIA CIENTÍFICA Mirella M. Moro Thiago, Clodoveu, Fernando, Gisele "QUEM NÃO SABE O QUE PROCURA

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO.

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO. UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Centralizado UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS PlanejamentoEducacional PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Prof. StephanieGurgel O que é Planejar? Planejar é interpretar a missão e estabelecer os objetivos da organização e os meios necessários

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 02: Utilizando a literatura (1/2) 23 de março de 2015 1 /25 O MÉTODO CIENTÍFICO Exemplo de método

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino MÓDULO 6 PROF. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA

Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC Unidade Prática de Ensino Módulo III. Processos de Manutenção da Vida REOFERTA O QUE É? Roteiro organizado das unidades

Leia mais

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1

Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Planejamento curricular para o ensino de Ciências - 1 Nelma R. S. Bossolan 13/04/2015 Objetivos propostos pela disciplina para o tema Planejamento Curricular. Conhecer as etapas do planejamento de uma

Leia mais

Metodologia do Ensino

Metodologia do Ensino Metodologia do Ensino Prof. Eduardo Henrique de M. Lima Definições: - Planejamento é uma necessidade constatnte em todas as áreas da atividade humana; - Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo

Leia mais

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE

Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula. Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Planejamento do Trabalho Pedagógico: elaboração de plano de curso e plano de aula Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araujo DMTE/CCE Definição: Planejamento é um processo que exige organização, sistematização,

Leia mais

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO

GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA: COMPARAÇÃO DE DUAS EXPERIÊNCIAS EM DIFERENTES CURSOS TÉCNICOS DE GUIA DE TURISMO RESUMO O ensino da geografia aplicada a uma determinada área de conhecimento exige do docente

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Pró-Reitoria de Ensino de Graduação P L A N O D E E N S I N O Curso: Unidade Curricular: Modalidade: Presencial ( ) Semipresencial ( ) Período: Semestre Letivo: Professor (a): Carga Horária: 1. OBJETO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

Competências e Habilidades 1

Competências e Habilidades 1 Competências e Habilidades 1 Competências e Habilidades são responsáveis por operacionalizar as intenções formativas de todos os componentes curriculares, disciplinas ou não, de uma determinada Matriz

Leia mais

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO

CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO CESCAGE Faculdades Integradas dos Campos Gerais Curso de PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Disciplina: Período: º Ano: 2018/02 Docente: 2. DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA Carga horária semestral

Leia mais

A aula como forma de organização do ensino.

A aula como forma de organização do ensino. 27/abr 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes Método e estratégias de ensino. 04/mai 5ª feira 19h às 22h Organização da Aula: Elementos estruturantes - processo de avaliação da

Leia mais

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri.

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. Plano de aula Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. O Plano de Aula é uma previsão de atividades articuladas ao plano de ensino, porém desenvolvido em etapas sequenciais,

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS EM ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Tema: O Plano de Ensino estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem. 2. Os Objetivos são: - Debater o Plano de

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3 Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto Gustavo Luigi Martin do Amaral ¹ MARTINS, Roberto Augusto. Metodologia Aula 3. Definindo o problema

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO.

DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO. DOMÍNIO COGNITIVO: O domínio cognitivo é o âmbito do SABER. DOMÍNIO AFETIVO: Compreende aspectos relacionados com a EMOÇÃO, OS SENTIMENTOS, O GRAU DE ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO. DOMÍNIO PSICOMOTOR: Estes objetivos

Leia mais

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS

COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS COMO ELABORAR RESPOSTAS DE QUESTÕES DISSERTATIVAS By Prof. Ms. Deborah Costa - 2014 INTRODUÇÃO 1 Este e-book discutirá sobre as questões dissertativas propostas em diferentes avaliações : universidade,

Leia mais

Nessa concepção Planejamento:

Nessa concepção Planejamento: PLANEJAMENTO A Escola existe para propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber (SAVIANE, 1984, p.9).

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 50h CH Prática: 10h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): --- Período: IV Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Didática Geral Código: LET53 Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: gilson.souza@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr

Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Presente em 20 estados Unidades próprias em Curitiba Sede Administrativa em Curitiba Parque Gráfico em Pinhais - Pr Prof. Ms Márcia Terra Especialista em administração escolar, professora de educação básica

Leia mais

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009 SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico - SARESP. São Paulo: SEE, 2009 : PROFESSORA: Matilde Flório 1 PROFESSORA: Matilde Flório Pós-Graduada

Leia mais

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo 29/7/2013 O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5)

TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE HOTELARIA (centrado, maiúscula, fonte 14, espaço 1,5) NOME DO ALUNO (centrado, maiúscula,

Leia mais

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS TUTORIAL DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS O QUE É? A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia sistemática de ensino que envolve os alunos na aquisição

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP

PLANEJAMENTO ESCOLAR. Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP PLANEJAMENTO ESCOLAR Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo Disciplina DEEDU 517 ICHS - UFOP Planejamento e Plano Planejar é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar

Leia mais

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS DE UM PROJETO DE PESQUISA: como formulá-los.

OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS DE UM PROJETO DE PESQUISA: como formulá-los. 1 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS DE UM PROJETO DE PESQUISA: como formulá-los. Luiz Carlos dos Santos Dando continuidade aos elementos textuais de um projeto de pesquisa, este versa sobre os objetivos, tanto

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano:

PLANO DE CURSO. Código: FIS09 Carga Horária: 60 Créditos: 03 Pré-requisito: Período: IV Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Educação Física na Infância Professor: Gilson Pereira Souza E-mail: professorgilsonpereira@gmail.com Código:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 07/05/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

Redação e Metodologia Científica

Redação e Metodologia Científica Redação e Metodologia Científica Prof. Dr. Carlos Roberto Padovani Professor Titular Depto Bioestatística IB/UNESP O Conhecimento e seus níveis O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o

Leia mais

REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM

REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM REGULAMENTO QUE NORMATIZA A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DAS FACULDADES IDAAM Art. 1º Entende-se por Plano de Ensino a sistematização de assuntos a serem desenvolvidos em programa

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa

Planejamento Educacional. Prof. Carlinhos Costa Planejamento Educacional Prof. Carlinhos Costa PLANEJAMENTO Planejar é muito mais do que preencher formulários, porque o conhecimento da realidade exige do professor uma relação interativa de ação-reflexão-ação

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 9º ANO LETIVO 203/204 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS CURRICULARES

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: LIBRAS -

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. Ano/Semestre 2010/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA. Ano/Semestre 2010/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2010/1 1 Identificação 1.1 Centro: Tecnologia 1.2 Departamento: Engenharia Estrutural e Construção Civil 1.3 Disciplina: 1.4 Código:

Leia mais

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste

Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Profa. Glaucia Agreste Unidade I AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Profa. Glaucia Agreste Avaliação do processo de ensino-aprendizagem Avaliação formativa Avaliação mediadora Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Por que, como e

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26 /09/2013 Etec: Prof. Maria Cristina Medeiros Código:141 Município: Ribeirão

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO PLANEJAMENTO DE ENSINO Zélia L. Alves Cunegundes Elenice de Lourdes Corrêa Nenhum vento ajuda a quem não sabe a que porto deverá velejar. (Montaigne) 1. O QUE É PLANEJAMENTO Processo de reflexão contínuo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS AVANÇADO SINOP DEPARTAMENTO DE ENSINO REGULAMENTO DO REGIME DE DEPENDÊNCIA POR PERÍODO NOS CURSOS DE NÍVEL TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT CAMPUS AVANÇADO SINOP CAPÍTULO I - DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia

Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente: Dra. Eduarda Maria Schneider E-mail: emschneider@utfpr.edu.br

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: CIENCIAS DA NATUREZA, MATEMATICA E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: BIOLOGIA

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 30h CH Prática: 10h CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s): ---- Período: VI Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia dos Esportes na Código: FIS13/1 Natureza Professor: Gilson Pereira Souza E-mail:

Leia mais