CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO"

Transcrição

1 1 Ano letivo 2014/2015

2 2 1. Critérios de Avaliação do Pré-escolar As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar estão consagradas no Despacho nº 5220/07 de 4 de Agosto (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar) e no Ofício Circular nº 17/DSDC/DEPEB/2007, de 17 de Outubro da DGIDC (Gestão do Currículo na Educação Pré-Escolar). Na Educação Pré-Escolar, avaliar pode definir-se como"o processo de observar, registar o trabalho que a criança faz e como o faz",dado que, em consonância com a legislação em vigor para a Educação Pré-escolar, em particular com a Circular nº4 DGIDC/DSDC/2011, ( )A avaliação na Educação Pré-Escolar assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo que procura tornar a criança protagonista da sua aprendizagem, de modo a que vá tomando consciência do que já conseguiu, das dificuldades que vai tendo e como as vai ultrapassando.( ), pelo que envolve a utilização de procedimentos descritivos baseados nas produções e comportamentos das crianças. Cabe então ao educador observar permanentemente o seu grupo e cada criança em particular, estar atento aos sinais de envolvimento de cada uma nas atividades programadas e aos trabalhos produzidos, e realizar reflexões individuais e de grupo que facilitam a avaliação do processo e seus efeitos, do progresso das competências e principais interesses da criança bem como a reformulação de estratégias e tarefas, individuais e/ou coletivas, para adequar a sua ação aos interesses e necessidades do grupo. Neste âmbito, a prática avaliativa no Pré-escolar assume características muito próprias dado que a avaliação sumativa não é uma realidade. O dia a dia no jardim de infância é marcado pela planificação e execução de tarefas específicas, que trabalhadas transversalmente permitem observações/registos nas diferentes áreas de conteúdo que visam efetuar uma avaliação nas diferentes áreas de conteúdo.

3 Modalidades de Avaliação Avaliação diagnóstica: Com esta avaliação as educadoras pretendem conhecer o que cada criança e o grupo já sabem e são capazes de fazer, as necessidades e interesses e os seus contextos familiares que servirão de base para a tomada de decisões da ação educativa Avaliação formativa: Esta avaliação permite a adoção de estratégias de diferenciação pedagógica, contribuindo para a elaboração, adequação e reformulação do plano curricular de grupo e ainda para facilitar a integração da criança no contexto educativo Avaliação com as crianças: A participação das crianças na avaliação promove o seu envolvimento na construção do processo educativo Instrumentos de Avaliação Cada educador utiliza técnicas e instrumentos de observação e registo diversificados, tendo em conta as suas conceções e opções pedagógicas, como por exemplo: Registos de observação informal; Intervenções orais das crianças; Trabalhos individuais e de grupo das crianças; Relatórios e portfólios; Questionários; Tabelas e quadros de avaliação elaborados pelo grupo de crianças auto-avaliação; Registos plásticos;

4 4 Registos fotográficos; Abordagens narrativas; Divulgação de projetos; Outros... Neste pressuposto e na sequência da observação, dos registos e análise dos dados recolhidos, será preenchida por trimestre, uma Ficha de Informação. Este documento permite acompanhar a evolução do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que sistematiza a informação a partilhar com os Pais e Encarregados de Educação e/ou outros Docentes. Essa comunicação referente ao desenvolvimento/progresso da criança, será dada a conhecer ao respetivo Encarregado de Educação, no final de cada trimestre, arquivando-se no processo individual da criança, acompanhando-a na transição para o 1º CEB, permitindo aos docentes desse nível de educação uma informação global das aprendizagens mais significativas. Considerando o ambiente educativo como promotor das aprendizagens, as educadoras também avaliarão os seguintes aspetos: - A organização do espaço, dos materiais e recursos educativos; - A organização do tempo; - As interações do adulto com as crianças e entre crianças; - O envolvimento parental; - As condições de segurança e bem-estar das crianças.

5 Metas de Apredizagem a Adquirir / Avaliar Os procedimentos de avaliação terão em conta a idade e caraterísticas inerentes ao desenvolvimento das crianças, bem como a articulação entre as diferentes áreas de conteúdo, outras dimensões estabelecidas no projeto educativo e/ou plano de turma e os objetivos definidos no plano curricular anual (elaborado pelo Departamento de Educação Pré-Escolar, (Anexo 1).

6 6 2. Critérios de Avaliação do 1º Ciclo A avaliação é um elemento integrante e regulador de todo o processo de ensino/aprendizagem e visa: Apoiar o processo educativo promovendo o sucesso escolar de cada aluno; Certificar as diversas competências adquiridas pelo aluno: Contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo. A avaliação envolve interpretação, reflexão, informação e decisão sobre os processos de ensino e aprendizagem. É relevante na orientação e aconselhamento dos alunos, estimulando o seu desenvolvimento no processo de aprendizagem, e na seleção e modificação de metodologias, conduzindo à diferenciação pedagógica e ajustando-se às caraterísticas pessoais e culturais. A avaliação deve permitir o repensar sistemático do papel de todos os elementos nela intervenientes e a permanente adequação das práticas, com vista ao desenvolvimento das capacidades dos diferentes alunos. Tendo em conta o seu caráter globalizante, não pode ser, meramente, entendida como catalogadora do aluno numa determinada escala quantitativa ou qualitativa mas, principalmente, como meio de regulação da atividade pedagógica. Os seus princípios deverão orientar-se sempre no sentido da aquisição progressiva de conhecimentos, enquadrada pelo desenvolvimento de capacidades e de atitudes favoráveis à aprendizagem Papel dos Intervenientes Avaliar deverá ser um processo partilhado entre professores, alunos, pais e encarregados de educação. Aos professores compete proceder, de forma sistemática, à recolha de informação relevante sobre as aprendizagens dos alunos, recorrendo a técnicas e instrumentos de avaliação diversificados e adequados às atividades desenvolvidas. A recolha e monitorização dessa informação permitirá ao docente não só emitir apreciações e classificações sobre o desempenho dos alunos, mas também, efetuar ajustamentos no processo de ensino/aprendizagem que permitam motivar os alunos e potenciar as suas capacidades individuais.

7 7 Aos alunos cabe envolverem-se num processo de autoavaliação que vai muito além do seu parecer acerca da classificação final de período. Orientado pelo professor, o aluno deverá autorregular o seu processo de aprendizagem identificando as dificuldades e preferências nas diferentes áreas. Todos os alunos procedem, no final de cada período letivo, a uma autoavaliação global, devendo a mesma ter em consideração os domínios do conhecimento/competências (saber/saber fazer) e das atitudes e valores (saber ser/saber estar). Aos pais e encarregados de educação cabe um importante papel de acompanhamento do processo de avaliação dos seus filhos ou educandos, o qual não poderá limitar-se à simples tomada de conhecimento das apreciações emanadas pelos professores, mas exige uma participação ativa na reflexão e procura de estratégias conducentes ao sucesso educativo do aluno. Esta participação poderá concretizar-se através da presença nas reuniões promovidas pela escola e no atendimento individual prestado pelo professor titular de turma ou, ainda, recorrendo a outros meios disponíveis (caderneta, , ) Modalidades de Avaliação A avaliação enquanto parte integrante do processo de ensino e aprendizagem constitui um instrumento regulador da prática educativa, indicador da qualidade dos serviços prestados e da aquisição, pelos alunos, das competências e conteúdos estabelecidos no Currículo Nacional. A avaliação das aprendizagens compreende as modalidades de avaliação diagnóstica, de avaliação formativa e de avaliação sumativa. A avaliação diagnóstica realiza-se no início de cada ano de escolaridade ou sempre que seja considerado oportuno, devendo fundamentar estratégias de diferenciação pedagógica, de superação de eventuais dificuldades dos alunos, da facilitação da sua integração escolar e de apoio à orientação escolar e vocacional. A avaliação formativa, de carácter contínuo e sistemático, recorre a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, adequados à diversidade das aprendizagens e aos contextos em que ocorrem, fornecendo dados sobre o desenvolvimento das aprendizagens, quer a alunos, quer a professores, quer aos encarregados de educação, bem como a outras pessoas ou entidades legalmente autorizadas na obtenção de informação sobre o desenvolvimento da aprendizagem, com vista ao ajustamento de processos e estratégias. Esta modalidade de avaliação é uma forma de comprometimento sistemático dos alunos com as competências e as atitudes definidas para cada ciclo.

8 8 A avaliação sumativa realiza-se no final de cada período lectivo e utiliza a informação recolhida no âmbito da avaliação formativa, traduzindo-se na formulação de um juízo globalizante sobre o desenvolvimento das aprendizagens realizadas pelos alunos, de acordo com as metas curriculares definidas para cada área curricular. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais serão avaliados segundo os critérios, modalidades e condições especiais de avaliação, de acordo com as dificuldades diagnosticadas e respetivo Programa Educativo Individual. A avaliação focar-se-á, ao longo do 1º ciclo, na evolução escolar do aluno nas diferentes áreas que o currículo integra. Para além das metas superiormente definidas, são valorizadas as seguintes competências: Usar corretamente a Língua Portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio. Pesquisar, selecionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. Adotar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões. Realizar atividades de forma autónoma, responsável e criativa. Cooperar com os outros em tarefas e projetos comuns. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspetiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida Princípios Orientadores da Avaliação A avaliação, como processo regulador das aprendizagens e orientador do percurso dos alunos, é sustentada nos seguintes princípios: Promoção do sucesso educativo de todos os alunos. Atenção aos vários ritmos de desenvolvimento e progressão. Reforço da função positiva da avaliação. Privilégio do caráter pedagógico das decisões. Partilha de responsabilidades, envolvendo também os encarregados de educação.

9 9 Assunção da qualidade do ensino. A avaliação, como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, deverá ter em conta: As competências gerais/metas do 1º ciclo; As competências adaptadas para os alunos com necessidades educativas especiais Critérios Gerais da Avaliação Sumativa A avaliação sumativa interna é da responsabilidade do professor titular de turma. Esta avaliação dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão, retenção ou reorientação do percurso educativo do aluno. A formulação de um juízo global sobre a aprendizagem realizada pelos alunos tem como objetivos a classificação e a certificação e inclui: a) A avaliação sumativa interna que se realiza no final de cada período letivo e é da responsabilidade dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica da escola; b) A avaliação sumativa externa, da responsabilidade dos serviços ou entidades do Ministério da Educação e Ciência designados para o efeito, que compreende a realização de provas finais no 4.º ano de escolaridade, as quais incidem sobre os conteúdos do 1.º ciclo nas disciplinas de Português, Matemática e na disciplina de PLNM. No 1.º Ciclo, a informação resultante da avaliação sumativa interna nas diferentes áreas curriculares materializa-se de forma descritiva, usando a escala Muito Insatisfatório (MI); Não Satisfaz (NS); Satisfaz Pouco (SP); Satisfaz (S); Satisfaz Bem (SB) e Excelente (E), com exceção das disciplinas de Português e Matemática no 4.º ano de escolaridade, a qual se expressa numa escala de 1 a 5. A informação resultante da avaliação sumativa dos alunos do ensino básico abrangidos pelo artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, com Currículo Específico Individual CEI - expressa-se numa menção qualitativa de Muito Bom (MB), Bom (B), Suficiente (S) e Insuficiente (I), acompanhada de uma apreciação descritiva sobre a evolução do aluno.

10 Critérios Gerais da avaliação Interna no Ensino Básico No Ensino Básico, a avaliação sumativa interna de cada área curricular assenta em dois grandes domínios de competências que os alunos devem adquirir ao longo do seu percurso escolar: o domínio Cognitivo e o domínio dos Valores e Atitudes. Estes domínios contribuem de forma distinta para a avaliação sumativa interna das áreas curriculares, de acordo com a informação patente na tabela seguinte. Tabela 1 Pesos dos domínios Cognitivo e Valores e Atitudes na Avaliação Sumativa Interna. Anos Domínio Cognitivo Valores e Atitudes 1º e 2.º anos 70% 30% 3.º e 4.º anos 80% 20% O domínio dos Valores e Atitudes é avaliado de acordo com os valores/atitudes, parâmetros e respectivos pesos que constam na tabela seguinte. Tabela 2 Critérios de avaliação no domínio Valores e Atitudes. PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO Participação e empenho na realização de tarefas. PESO A ATRIBUIR 1.º e 2.º ANOS 3.º e 4.º ANOS 7,5% 5% Respeito pelas regras de civismo. 7,5% 5% Responsabilidade. 7,5% 5% Autonomia. 7,5% 5% TOTAL 30% 20%

11 Valores e atitudes PARÂMETROS INDICADORES Participação e empenho nas tarefas Respeito pelas regras de civismo Responsabilidade Autonomia Está atento Questiona sobre os temas desenvolvidos Responde corretamente Pondera as respostas Presta atenção às respostas dos outros Realiza os trabalhos propostos Participa nas visitas de estudo Participa nas atividades promovidas pela escola Aceita as observações/sugestões que lhe são feitas Coopera na realização de trabalhos em equipa Mostra respeito pelos outros Respeita a opinião dos outros Espera a sua vez de falar Cumpre as regras da sala de aula Respeita professores, colegas e pessoal auxiliar É assíduo É pontual Assume as suas atitudes Aceita as regras de funcionamento da sala de aula Leva o material necessário para a aula É cuidadoso com os materiais Manifesta empenho e persistência Realiza trabalhos voluntariamente Tenta ultrapassar, sozinho, as dificuldades Trabalha sozinho espontaneamente Emite opiniões sobre o que vê e ouve Expõe dúvidas e solicita ajuda Domínio de Valores e Atitudes 1º Ciclo (1.º e 2.º anos) 1º Ciclo (3.º e 4.º anos) Participação e empenho na realização de tarefas Respeito pelas regras de civismo Responsabilidade (pontualidade, material escolar ) Autonomia (domínio de métodos, estratégias, procedimentos ) Total 7,5 7,5 7,5 7,5 30% % Competências avaliadas de 1 a 5 (3.º e 4.º anos) ou de 1 a 7,5 (1.º e 2.º anos): Nível 1: Não Desenvolveu (1 ponto 3.º e 4.º anos; 1,5 pontos 1.º e 2.º anos) Nível 2: Desenvolveu parcialmente (2 ponto 3.º e 4.º anos; 3 pontos 1.º e 2.º anos) Nível 3: Desenvolveu satisfatoriamente (3 ponto 3.º e 4.º anos; 4,5 pontos 1.º e 2.º anos) Nível 4:Desenvolveu muito satisfatoriamente (4 ponto 3.º e 4.º anos; 6 pontos 1.º e 2.º anos) Nível 5: Desenvolveu plenamente (5 ponto 3.º e 4.º anos; 7,5 pontos 1.º e 2.º anos)

12 Critérios Gerais de Avaliação no Domínio Cognitivo Parâmetros Capacidade de Compreensão e de Expressão oral e escrita Aprendizagens realizadas/ Conhecimentos adquiridos / Metas atingidas Instrumentos de Avaliação Trabalhos realizados Caderno diário Fichas de Avaliação Peso 70% - 1.º e 2.º anos 80% - 3.º e 4.º anos Domínio Instrumentos de avaliação Peso (%) Cognitivo (conhecimentos, capacidades ) Trabalhos realizados 30% Caderno diário 10% Fichas de avaliação 60% PARÂMETROS Trabalhos realizados Caderno diário INDICADORES É autónomo na realização dos trabalhos É empenhado e persistente Aplica os conhecimentos adquiridos Respeita o tema sugerido Tem cuidado com a apresentação dos seus trabalhos Revela clareza na apresentação dos conteúdos Apresenta o caderno limpo e sem rasuras Boa apresentação e bom estado de conservação Tem o registo completo dos trabalhos Tem o registo correto dos trabalhos Apresenta caligrafia legível Revela boa organização espacial CLASSIFICAÇÃO FINAL (2.º e 3.º anos) 0,70 X Domínio cognitivo + o Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores (3.º e 4.º anos) 0,80 X Domínio cognitivo + o Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores 100% 100%

13 13 São diversos os instrumentos de avaliação, que permitem o registo e a recolha de informação necessária à avaliação sumativa. Também é notável que os instrumentos que são considerados com maior frequência e cujos resultados têm maior impacto na avaliação sumativa são as fichas de avaliação, conforme se comprova pelos pesos acima atribuídos. As fichas de avaliação (diagnóstica e trimestrais) são elaboradas por grupos de trabalho relativos a cada um dos anos de escolaridade de forma a uniformizar a avaliação no Agrupamento. Importa explicitar alguns aspetos que irão contribuir para uma planificação equilibrada e coerente das atividades letivas, nomeadamente no que se refere à marcação e correção das fichas de avaliação. Assim, deverá atender-se a que: a) As datas de realização das fichas de avaliação são marcadas no livro de ponto pelo professor titular de turma, no 1º ciclo do ensino básico. b) À exceção de situações devidamente justificadas, as fichas de avaliação não devem estar concentradas, não se realizando: mais de uma ficha de avaliação por dia; mais de três fichas na mesma semana; fichas de avaliação na última semana de aulas. c) Os alunos devem tomar conhecimento do calendário das fichas de avaliação a realizar em cada período letivo. Devem ser informados, com pelo menos uma semana de antecedência, dos conteúdos programáticos que irão ser objeto de avaliação e do material necessário à realização das mesmas. d) O professor titular de turma pode dar a conhecer aos encarregados de educação a calendarização das fichas de avaliação a realizar em cada período letivo, relembrando que, por motivos de força maior, podem ocorrer alterações, atempadamente comunicadas aos alunos. e) As classificações das fichas de avaliação de conhecimentos devem ser qualitativas, podendo estas ser acompanhadas das respetivas menções quantitativas de acordo com a seguinte correspondência:

14 14 Tabela 4 Nomenclatura a utilizar na classificação dos instrumentos de avaliação. Classificação numérica (em %) Nomenclatura 0 19 Muito Insatisfatório MI Não Satisfaz - NS Satisfaz Pouco - SP Satisfaz - S Satisfaz Bem - SB Excelente - E No que respeita à classificação das Fichas de Avaliação do 4.º ano de escolaridade nas disciplinas de Português e Matemática, para além da menção qualitativa também devem conter a menção quantitativa (percentagem) Critérios de progressão/retenção Os resultados da avaliação sumativa, realizada no final do 3º período letivo determinam a progressão ou a retenção do aluno, expressa através das menções Aprovado(a) ou Não Aprovado(a), no caso do ano terminal de ciclo (4ºano) e Transita ou Não Transita, nos restantes casos, respectivamente. A decisão de progressão do aluno para o ano de escolaridade seguinte é uma decisão pedagógica e deverá ser tomada sempre que o Professor Titular de Turma, no 1º ciclo, considere que: a) o aluno, a frequentar um ano terminal de ciclo, desenvolveu as competências necessárias para prosseguir, com sucesso, os seus estudos no ciclo ou nível de escolaridade subsequente; b) as competências demonstradas pelo aluno a frequentar um ano não terminal de ciclo permitam o desenvolvimento das competências essenciais definidas para o final do ciclo. No entanto, há particularidades que intervêm na decisão quanto à progressão ou à retenção dos alunos e que interessam explicitar.

15 Critérios de Progressão/Retenção nos diferentes anos de escolaridade No 1º ano de escolaridade não há lugar a retenção, exceto se tiver sido ultrapassado o limite de faltas e, após cumpridos os procedimentos previstos no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, o professor titular da turma em articulação com o conselho de docentes, decida pela retenção do aluno À exceção de situações devidamente justificadas, um aluno fica retido no 2º ou 3º ano de escolaridade se não desenvolver as competências essências cumulativamente nas áreas de Português e Matemática. No final do 1º ciclo, o aluno não progride e obtém a menção de Não Aprovado, se estiver numa das seguintes condições: a) Tiver obtido simultaneamente classificação inferior a 3 nas áreas disciplinares de Português (ou PLNM) e de Matemática; b) Tiver obtido classificação inferior a 3 em Português (ou PLNM) ou em Matemática e simultaneamente menção não satisfatória nas outras áreas disciplinares Retenções A avaliação, enquanto parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, permite verificar o cumprimento do currículo, diagnosticar insuficiências e dificuldades ao nível das aprendizagens e (re)orientar o processo educativo. Em situações em que um aluno não adquira os conhecimentos nem desenvolva as capacidades definidas para o ano de escolaridade que frequenta, o professor titular de turma, deve propor as medidas necessárias para colmatar as deficiências detetadas no percurso escolar do aluno, designadamente, o eventual prolongamento do calendário escolar para esses alunos Plano de Acompanhamento Pedagógico Aos alunos que revelem em qualquer momento do seu percurso dificuldades de aprendizagem em qualquer disciplina ou área disciplinar é aplicado um plano de acompanhamento pedagógico, elaborado pelo professor titular de turma.

16 Situações Específicas Deverão ser analisadas com particular atenção a situação de alunos sujeitos a medidas educativas especiais contempladas no Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro; Os alunos que tenham, no seu programa educativo individual, devidamente explicitadas e fundamentadas, condições de avaliação próprias, serão avaliados nos termos definidos no referido programa, do que resultará a sua progressão ou retenção Alunos do Ensino Básico cuja Língua materna não é o Português A avaliação sumativa interna no âmbito do ensino da língua portuguesa como língua não materna obedece às seguintes regras: a) Aplicação de um teste diagnóstico de língua portuguesa, no início do ano letivo ou no momento em que o aluno iniciar as atividades escolares; b) Definição de critérios de avaliação específicos, após conhecimento dos resultados do teste diagnóstico, de forma a adaptar o projeto curricular de turma às necessidades do aluno; c) Elaboração de testes intermédios para avaliar continuadamente o progresso dos alunos em língua portuguesa, nas competências de compreensão oral, leitura, produção oral e produção escrita; d) O portfolio constitui o instrumento fundamental de registo inicial, das várias fases de desenvolvimento, das estratégias utilizadas, das experiências individuais e dos sucessos alcançados. O teste diagnóstico é realizado e avaliado na escola, sob a coordenação de um professor de língua portuguesa, com base em modelo disponibilizado pela Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. (Despacho Normativo nº30/2007) No final do 1º Ciclo, o aluno deverá ser capaz de: Utilizar as aprendizagens e competências definidas no currículo nacional para o prosseguimento com sucesso ao nível/ciclo subsequente. Aplicar as tecnologias de informação e comunicação. Possuir métodos de estudo e de trabalho.

17 17 Manifestar atitudes de responsabilidade, educação e formação cívica na vida escolar/social. Utilizar as aprendizagens e competências definidas nos programas educativos individuais (E.E.). Cumprir a legislação em vigor relativamente à assiduidade e pontualidade Como Critério de Avaliação deverá ainda ser tomado em conta: Ter idade cronológica superior à idade normal de frequência. Atender a realidades culturais específicas (minorias, outra nacionalidade).

18 18 3.DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS 3 1.,1HISTÓRIA E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - Ensino Básico A) Áreas e aspetos metodológicos do saber histórico Avaliação formal escrita e /ou oral 70% 1. Domínio dos conteúdos específicos da História; 2. Tratamento da informação: utilização das fontes; 3. Compreensão histórica: temporalidade e espacialidade; 4. Compreensão histórica: contextualização; 5. Comunicação em História/ História e geografia de Portugal Atividades realizadas na sala de aula Participação oral na aula (com sentido de oportunidade, qualidade e pertinência) 10% Comportamento Respeito pelas regras de civismo 10% B) Comportamentos, Atitudes e Valores Empenho e sentido de responsabilidade Participação e empenho na realização de tarefas (4%) Autonomia (2%) 10% Responsabilidade (4%) Nota A classificação final de cada período é o resultado da avaliação das competências testadas nos vários instrumentos aplicados até ao momento.

19 HISTÓRIA E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL - Percurso CURRICULAR ALTERNATIVO 3º CICLO A) Áreas e aspetos metodológicos do saber histórico 1. Domínio dos conteúdos específicos da História; 2. Tratamento da informação: utilização das fontes; 3. Compreensão histórica: temporalidade e espacialidade; 4. Compreensão histórica: contextualização; 5. Comunicação em História/ História e geografia de Portugal Atividades realizadas na sala de aula Participação oral na aula (com sentido de oportunidade, qualidade e pertinência) 80% Comportamento Respeito pelas regras de civismo 10% B) Comportamentos, Atitudes e Valores Empenho e sentido de responsabilidade Participação e empenho na realização de tarefas (4%) Autonomia (2%) 10% Responsabilidade (4%) Nota A classificação final de cada período é o resultado da avaliação das competências testadas nos vários instrumentos aplicados até ao momento.

20 HISTÓRIA E HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Curso Vocacional do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) A) Áreas e aspetos metodológicos do saber histórico Avaliação formal escrita e /ou oral 30% 1. Domínio dos conteúdos específicos da História; 2. Tratamento da informação: utilização das fontes; 3. Compreensão histórica: temporalidade e espacialidade; 4. Compreensão histórica: contextualização; 5. Comunicação em História/ História e geografia de Portugal Atividades realizadas na sala de aula Participação oral na aula (com sentido de oportunidade, qualidade e pertinência) 30% Comportamento Respeito pelas regras de civismo 15% B) Comportamentos, Atitudes e Valores Empenho e sentido de responsabilidade Participação e empenho na realização de tarefas (10%) Autonomia (5%) 25% Responsabilidade (10%) Nota A classificação final de cada período é o resultado da avaliação das competências testadas nos vários instrumentos aplicados até ao momento.

21 PIEF 3º CICLO DOMÍNIO COGNITIVO 60% Fichas de avaliação. Trabalhos individuais e de grupo. Relatórios. Avaliação contínua do desempenho observável em sala de aula. (O peso relativo destes elementos de avaliação será variável de acordo com as situações e ritmos de aprendizagem -, pelo que não serão quantificados à priori). DOMÍNIO ATITUDES E VALORES 40% Participação e empenho na realização de tarefas - 20% Respeito pelas regras de civismo - 10% Responsabilidade - 10% Autonomia 10%

22 ECONOMIA - Ensino Regular Domínios Competências/Objetivos Ponderação Instrumentos de Avaliação Domínio Cognitivo Saber e Saber Fazer De acordo com as disciplinas 90% Grelhas de registo relativas a: Testes escritos Fichas de trabalho Trabalhos individuais ou de grupo Apresentação escrita e/ou oral de trabalhos Participação em debates Relatórios de atividades Relatórios de visitas de estudo Avaliação contínua do trabalho desenvolvido na sala de aula Socio- Domínio afetivo Ser e Saber Estar Atitudes e valores - Participação e empenho na realização das tarefas - Respeito pelas regras do civismo - Responsabilidade - Autonomia 10% Observação do trabalho individual e de grupo Observação do desempenho oral Observação de comportamentos

23 ECONOMIA - Ensino Profissional Domínios Competências/Objetivos Ponderação Instrumentos de Avaliação Domínio Cognitivo Saber e Saber Fazer De acordo com as disciplinas / módulos 80% Grelhas de registo relativas a: Testes escritos/fichas de trab. Trabalhos individuais/de grupo Apresentação escrita e/ou oral de trabalhos Participação em debates Relatórios de atividades Relatórios de visitas de estudo Avaliação contínua do trabalho desenvolvido na sala de aula Socio- Domínio afetivo Ser e Saber Estar Atitudes e valores - Participação e empenho na realização das tarefas - Respeito pelas regras do civismo - Responsabilidade - Autonomia 20% Observação do trabalho individual e de grupo Observação do desempenho oral Observação de comportamentos

24 AEC - Área de Estudos da Comunidade - 12ºD Curso de Animação Sociocultural, Área de Integração 10º, 11º e 12º anos, Economia e Gestão e Controlo - 12ºC Curso de Restauração Domínios Competências/Objetivos Ponderação Instrumentos de Avaliação Grelhas de registo relativas a: Domínio Cognitivo Saber e Saber Fazer De acordo com as disciplinas / módulos 80% Testes escritos/fichas de trab. Trabalhos individuais/de grupo Apresentação escrita e/ou oral de trabalhos Participação em debates Relatórios de atividades Relatórios de visitas de estudo Avaliação contínua do trabalho desenvolvido na sala de aula Socio- Domínio afetivo Ser e Saber Estar Atitudes e valores - Participação e empenho na realização das tarefas - Respeito pelas regras do civismo - Responsabilidade - Autonomia 20% Observação do trabalho individual e de grupo Observação do desempenho oral Observação de comportamentos

25 HISTÓRIA A Ensino Secundário COMPETÊNCIAS/ CAPACIDADES ESPECÍFICAS Localização espácio-temporal de acontecimentos e processos; Distinção de continuidades, mudanças e ritmos de desenvolvimento; Relação entre fatores condicionantes da realidade histórica; Problematização de aspetos da realidade histórica e geográfica, em contextos nacionais, europeus e mundiais; Avaliação crítica, capacidade de síntese e de relativização dos fenómenos, dos valores, ; Competências de estudo(método) e de pesquisa (interpretação do conteúdo de documentos e textos historiográficos em relação com os contextos históricos específicos); Domínio da Língua materna (interpretação e expressão- discurso claro e estruturado) e do vocabulário específico da disciplina. Problematização e mobilização de saberes na análise das realidades estudadas Uso adequado da terminologia específica da disciplina Avaliação formal escrita e /ou oral 85% Atividades realizadas na sala de aula Participação oral na aula (com sentido de oportunidade, qualidade e pertinência) Respeito pelas regras de civismo (2%) 5% B) Comportamentos, Atitudes e Valores Participação e empenho na realização de tarefas (4%) Autonomia (2%) Responsabilidade (2%) 10% Nota A classificação final de cada período é o resultado da avaliação das competências testadas nos vários instrumentos aplicados até ao momento.

26 Filosofia e Psicologia Os critérios específicos de avaliação para as disciplinas de Filosofia e Psicologia são os seguintes: - Domínio dos conceitos próprios das disciplinas; - Rigor na exposição argumentativa; - Capacidade de exposição oral ou escrita; - Atitude crítica e capacidade de problematização dos temas; - Realização das tarefas e trabalhos propostos; Os instrumentos de avaliação e a respectiva ponderação são os seguintes: Provas Escritas Trabalhos Escritos Participação Oral Observação de Comportamentos 10º/11º/12º 70% 10% 10% 10% Para as disciplinas dos Cursos Profissionais: Provas Escritas Trabalhos Escritos Observação de Comportamentos Participação Oral Actividades Individuais Actividades de Grupo Todos os Anos de Escolaridade 80% 20%

27 GEOGRAFIA Ensino Regular Ensino Básico Ensino Secundário Domínio Cognitivo Testes 60% 70% Trabalhos de Grupo/Individuais Trabalhos de casa Aproveitamento da aula/conteúdo da participação 20% 20% Domínio Valores e Atitudes Participação e empenho na realização de tarefas; Respeito pelas regras de civismo; 20% 10% Responsabilidade; Autonomia. (5% cada parâmetro)

28 28 4. DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 4.1. Português (2º Ciclo) Domínios Cognitivo Atitudes e valores Compreensão oral 10% Leitura e expressão oral 10% Compreensão e expressão escritas Testes 50% Trabalhos escritos 10% Total 80% Participação e empenho na realização de tarefas 5% Respeito pelas regras de civismo 5% Responsabilidade 5% Autonomia 5% Total 20% Testes de Avaliação: Serão efetuados dois testes de avaliação nos 1.º e 2.º períodos. No 3º período, por ter um menor número de aulas previstas, será efetuado apenas 1 teste Grupos a avaliar e suas Cotações I. Compreensão/expressão escrita: 40%-60% II. Conhecimento explícito da língua: 30%-40% III. Expressão Escrita (composição/texto de desenvolvimento): 10%-30% Trabalhos Escritos Em cada período serão efectuadas um mínimo de 2 fichas formativas/minitestes que serão consideradas neste item.

29 29 Será solicitada a leitura de obras, no âmbito da Educação Literária, devendo os alunos ler 1 ou 2 obras por período, a partir das quais deverão elaborar fichas de leitura, a entregar ao professor em data acordada entre a turma e o professor, sendo que essas serão consideradas no item Trabalhos Escritos. Os trabalhos realizados dentro ou fora do espaço da sala de aula podem assumir a forma de: - trabalhos individuais ou em grupo; - fichas de trabalho; - trabalhos de pesquisa; - trabalhos de produção escrita/resumos; - análise/comentário/interpretação textual; - leitura de textos vários; - exposições orais; - trabalhos de iniciativa dos alunos; - Outros Instrumentos de Avaliação Observação direta Fichas de avaliação sumativa Fichas de avaliação formativa Trabalhos de casa Trabalhos escritos e orais Trabalhos individuais e de grupo Factores Específicos de Desvalorização no âmbito da Expressão Escrita Sintaxe e impropriedade lexical % Erro de pontuação ou de ortografia % Erro de acentuação ou de utilização de letra maiúscula/minúscula % Se um erro de ortografia (incluindo acentuação ou usos convencionais da letra maiúscula/minúscula) for repetido, apenas será penalizada uma ocorrência. O afastamento integral do conteúdo implica a desvalorização total da resposta.

30 PORTUGUÊS (3º CICLO) Domínio Cognitivo 80% Atitudes e valores 20% 1-Compreensão Oral Leitura/ Expressão Oral Intervenções orais 5% 5% Participação e empenho na realização de tarefas Respeito pelas regras de civismo 5% 2-Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Outros trabalhos escritos 65% 5% Responsabilidade 5% Autonomia 5%

31 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - ENSINO BÁSICO DOMÍNIO COGNITIVO 80% ATITUDES E VALORES 20% 1-Compreensão e Expressão Oral Intervenções orais 20% Participação e empenho na realização de tarefas 5% 2-Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Outros trabalhos escritos *Caso não sejam propostos outros trabalhos escritos, os testes valem 55% 50% 10% Respeito pelas regras de civismo 5% Responsabilidade 5% Autonomia 5%

32 PORTUGUÊS - ENSINO SECUNDÁRIO DOMÍNIO COGNITIVO 90% ATITUDES E VALORES 10% 1-Compreensão e Expressão Oral Momentos formais de avaliação oral Outros elementos da avaliação oral 15% 5% Participação e empenho na realização de tarefas 2.5 Respeito pelas regras de civismo Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Outros trabalhos escritos 65% 5% Responsabilidade 2.5 Autonomia 2.5

33 Português Cursos Profissionais DOMÍNIO COGNITIVO 80% ATITUDES E VALORES 20% 1-Compreensão e Expressão Oral Intervenções orais 20% Participação e empenho na realização de tarefas 5% 2-Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Outros trabalhos escritos 50% 10% Respeito pelas regras de civismo 5% Responsabilidade 5% Autonomia 5%

34 Comunicar em Francês Cursos Profissionais DOMÍNIO COGNITIVO 80% ATITUDES E VALORES 20% 1-Compreensão e Expressão Oral Intervenções orais 20% Participação e empenho na realização de tarefas 5% 2-Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Respeito pelas regras de civismo 5% Responsabilidade 5% Outros trabalhos escritos 50% Autonomia 5% 10%

35 Português - VOCEB - (2º E 3º CICLO) Domínio Cognitivo 60% Atitudes e valores 40% 1-Compreensão Oral Leitura/ Expressão Oral Intervenções orais 5% 5% Participação e empenho na realização de tarefas 10% Respeito pelas regras de civismo 15% 2-Compreensão e Expressão Escrita Testes escritos de avaliação Outros trabalhos escritos 45% 5% Responsabilidade 10% Autonomia 5% Nota: O peso relativo destes elementos de avaliação será variável de acordo com as situações e ritmos de aprendizagem.

36 VIVER EM PORTUGUÊS - PIEF (3º CICLO) DOMÍNIO COGNITIVO 60% Fichas de avaliação. Trabalhos individuais e de grupo. Relatórios. Avaliação contínua do desempenho observável em sala de aula. (O peso relativo destes elementos de avaliação será variável de acordo com as situações e ritmos de aprendizagem -, pelo que não serão quantificados à priori). DOMÍNIO ATITUDES E VALORES 40% Participação e empenho na realização de tarefas - 10% Respeito pelas regras de civismo - 10% Responsabilidade - 10% Autonomia 10%

37 INGLÊS - PIEF (3º CICLO) DOMÍNIO COGNITIVO 60% Fichas de avaliação Trabalhos individuais/grupo/pares Oralidade Avaliação contínua do desempenho observável em sala de aula (O peso relativo destes elementos de avaliação será variável de acordo com as situações e ritmos de aprendizagem -, pelo que não serão quantificados à priori). DOMÍNIO ATITUDES E VALORES Participação e empenho na realização de tarefas: 10% 40% Respeito pelas regras de civismo: 10% Responsabilidade: 10% Autonomia: 10%

38 38 5. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 5.1. Área Disciplinar de Matemática Ensino Básico 2º ciclo I. Domínio Cognitivo Fichas de Avaliação Trabalho realizado na aula, QA se < 5 e conteúdo da participação (*) Total 2º Ciclo 75% a) 5% 80% a) Um conjunto de 5 Questões de aula será considerado como Ficha de Avaliação. (*) Avaliação por observação direta com grelhas de registo. II. Domínio de Atitudes e Valores Respeito pelas regras de civismo Participação e empenho na realização de tarefas Autonomia (domínio de métodos, estratégias, procedimentos ) Responsabilidade (pontualidade, material escolar ) Total 2º Ciclo 5 % 5 % 5 % 5 % 20% Competências avaliadas de 0 a 5: Nível 0: Não Desenvolveu Níveis 1 ou 2: Desenvolveu parcialmente Níveis 3: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 4: Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 5: Desenvolveu plenamente 2º ciclo 0,75 x (Média testes e QA se = 5) + + 0,05 x Média (QA < 5, trabalho em sala de aula, conteúdo da participação) + + Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores 100%

39 Ensino Básico - 3º ciclo I. Domínio Cognitivo Fichas de Avaliação Trabalho realizado na aula, Questões Aula (*) Trabalhos individuais e/ou de grupo, Relatórios/ Fichas de trabalho Total 3º Ciclo 72% 4% a) 4% 80% (*) Um conjunto de cinco ou mais Questões de aula será considerado como Ficha de Avaliação, sendo a ponderação de: a) 4% adicionada ao peso de 72% das Fichas de Avaliação (que passará a 76%) II. Domínio de Atitudes e Valores Respeito pelas regras de civismo Participação e empenho na realização de tarefas Autonomia (domínio de métodos, estratégias, procedimentos ) Responsabilidade (pontualidade, material escolar ) Total 3º Ciclo % Competências avaliadas de 0 a 5: Nível 0: Não Desenvolveu Nível 1 ou 2: Desenvolveu parcialmente Nível 3: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 3:Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 5: Desenvolveu plenamente III. CLASSIFICAÇÃO FINAL 3º Ciclo Quando se realizam menos de 5 Questões Aula: 0,72 x Média testes + 0,04 x Média Q. Aula + 0,04 x Média trabalho fora da sala de aula + do Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores Quando se realizam 5 ou mais Questões Aula: 0,76 x (Média testes e Q. Aula) + 0,04 x Média trabalho fora da sala de aula + Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores 100%

40 Ensino Secundário I. Domínio Cognitivo Fichas de Avaliação Trabalho realizado na aula, Questões Aula (*) Trabalhos individuais e/ou de grupo, Relatórios/ Fichas de trabalho Total Ens. Secund. 81% 4,5% a) 4,5% 90% (*) Um conjunto de cinco ou mais Questões de aula será considerado como Ficha de Avaliação, sendo a ponderação de: a) 4,5% adicionada ao peso de 81% das Fichas de Avaliação (que passará a 85,5%) II. Domínio de Atitudes e Valores Respeito pelas regras de civismo Participação e empenho na realização de tarefas Autonomia (domínio de métodos, estratégias, procedimentos ) Responsabilidade (pontualidade, material escolar ) Total Ens.Secund Competências avaliadas de 0 a 4: Nível 0: Não Desenvolveu Nível 1: Desenvolveu parcialmente Nível 2: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 3:Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 4: Desenvolveu plenamente Competências avaliadas de 0 a 6: Nível 0: Não Desenvolveu Níveis 1 ou 2: Desenvolveu parcialmente Níveis 3 ou 4: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 5: Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 6: Desenvolveu plenamente Ens. Sec. III. CLASSIFICAÇÃO FINAL Quando se realizam menos de 5 Questões Aula: 0,81 x Média testes + 0,045 x Média Q. Aula + 0,045 x Média trabalho fora da sala de aula + 0,1 x Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores Quando se realizam 5 ou mais Questões Aula: 0,855 x (Média testes e Q. Aula) + 0,045 x Média trabalho fora da sala de aula + + 0,1 x Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores 100%

41 Ensino Secundário MACS I. Domínio Cognitivo Fichas de Avaliação Trabalhos individuais e/ou de grupo, Relatórios/ Fichas de trabalho Total Ens. Secund. 65% 25% 90% II. Domínio de Atitudes e Valores Respeito pelas regras de civismo Participação e empenho na realização de tarefas Autonomia (domínio de métodos, estratégias, procedimentos ) Responsabilidade (pontualidade, material escolar ) Total Ens.Secund Competências avaliadas de 0 a 4: Nível 0: Não Desenvolveu Nível 1: Desenvolveu parcialmente Nível 2: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 3:Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 4: Desenvolveu plenamente Competências avaliadas de 0 a 6: Nível 0: Não Desenvolveu Níveis 1 ou 2: Desenvolveu parcialmente Níveis 3 ou 4: Desenvolveu satisfatoriamente Nível 5: Desenvolveu muito satisfatoriamente Nível 6: Desenvolveu plenamente III. CLASSIFICAÇÃO FINAL Ens. Sec. MACS 0,65 x Média testes + 0,25 x Média trabalhos Grupo/ Relatórios + + 0,1 x Somatório dos Pesos do Domínio de Atitudes e Valores

42 VOCEB - ENSINO BÁSICO (2º E 3º CICLO) Domínio Cognitivo 60% Atitudes e valores 40% 1- Conteúdo da participação oral em sala de aula 2-Trabalhos escritos/práticos 10% Respeito pelas regras de civismo 15% Participação e empenho na realização de tarefas 10% Responsabilidade 10% Fichas de avaliação Trabalho na aula (trabalhos produzidos individuais ou de grupo; fichas de trabalho individuais; questões de aula; ) *Caso não sejam propostos outros trabalhos, os testes valem 50% 40% 10% Autonomia 5% Nota: A avaliação expressa-se e é comunicada aos alunos numa escala de 0 a 20 valores, conforme legislação específica destes cursos.

43 PIEF 3º ciclo T1 ENSINO BÁSICO Domínio Cognitivo 60% Atitudes e valores 40% 1- Conteúdo da participação oral em sala de aula 10% Respeito pelas regras de civismo 10% 2-Trabalhos escritos/práticos Fichas de avaliação Trabalho na aula (trabalhos produzidos individuais ou de grupo; fichas de trabalho individuais; questões de aula; ) *Caso não sejam propostos outros trabalhos, as fichas valem 50% 40% 10% Participação e empenho na realização de tarefas 10% Responsabilidade 10% Autonomia 10%

44 ÁREA DISCIPLINAR: FÍSICA E QUÍMICA º CICLO REGULAR DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS 80% Testes escritos Conceptual* e Questões de aula Relatórios Trabalhos individuais/grupo Prático ou 80% 20% (1) Registos ocasionais experimental** Entrevistas Mapas conceptuais Observação directa Listas de verificação V do conhecimento Atitudes e valores*** 20% Participação e empenho na realização de tarefas - 5% Respeito pelas regras de civismo - 5% Responsabilidade - 5% Autonomia 5% Observação directa (1) Caso não se utilizem outros instrumentos de avaliação de avaliação, os 20% revertem a favor dos testes.

45 º CICLO - PERCURSO CURRICULAR ALTERNATIVO (PCA) DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS Conceptual* e Prático ou experimental** 80% Testes escritos Questões de aula Relatórios Trabalhos individuais/grupo Registos ocasionais Entrevistas Mapas conceptuais Observação directa Listas de verificação V do conhecimento Atitudes e valores*** 20% Participação e empenho na realização de tarefas - 5% Respeito pelas regras de civismo - 5% Responsabilidade - 5% Autonomia 5% Observação directa

46 º CICLO - CURSO VOCACIONAL (1) DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS Conceptual* e Prático ou experimental** 60% Testes escritos Questões de aula Relatórios Trabalhos individuais/grupo Registos ocasionais Entrevistas Mapas conceptuais Observação directa Listas de verificação V do conhecimento Atitudes e valores*** 40% Participação e empenho na realização de tarefas - 10% Respeito pelas regras de civismo - 10% Responsabilidade - 10% Autonomia 10% Observação directa (1) Os critérios aplicam-se de acordo com a especificidade de cada módulo.

47 º CICLO PIEF - CIÊNCIAS NATURAIS / CIÊNCIAS FÍSICAS E NATURAIS DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS 40% (1) Testes escritos Cognitivo 60% 20% (1) Trabalhos: - Fichas de trabalho - Questões de aula - trabalhos de pesquisa individual/grupo Atitudes e valores*** 40% Participação e empenho na realização de tarefas - 10% Respeito pelas regras de civismo - 10% Responsabilidade - 10% Autonomia 10% Observação directa (1) Caso não existam trabalhos realizados pelos alunos, o peso de 20% reverte para o item Testes de avaliação e vice-versa.

48 ENSINO SECUNDÁRIO DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS 90% Testes escritos Questões de aula Conceptual* Trabalhos individuais/grupo 60% 10% (1) Entrevistas Registos ocasionais Mapas conceptuais Relatórios Trabalhos individuais/grupo Prático ou Observação directa 30% experimental** Listas de verificação Questões de aula Mini testes Atitudes e Valores*** 10% Participação e empenho na realização de tarefas 2,5% Respeito pelas regras de civismo 2,5% Responsabilidade 2,5% Autonomia 2,5% Observação direta (1) Caso não se utilizem outros instrumentos de avaliação de avaliação, os 10% revertem a favor dos testes.

49 CURSOS PROFISSIONAIS De acordo com a especificidade de cada módulo aplicam-se os seguintes critérios: DOMÍNIO PONDERAÇÃO INSTRUMENTOS Conceptual* e Prático ou experimental** 80% Testes escritos Questões de aula Relatórios Trabalhos individuais/grupo Registos ocasionais Entrevistas Mapas conceptuais Observação directa Listas de verificação V do conhecimento Atitudes e valores*** 20% Participação e empenho na realização de tarefas - 5% Respeito pelas regras de civismo - 5% Responsabilidade - 5% Autonomia 5% Observação directa * O domínio conceptual compreende o conhecimento de factos, hipóteses, princípios, teorias, bem como terminologia ou convenções científicas; inclui, também, a compreensão de conceitos, na medida em que se relacionam entre si e permitem interpretar e explicar situações ou informação em formatos diversos. ** O domínio prático ou experimental relaciona-se com a própria natureza do trabalho científico. Assim, são exemplos de competências a adquirir, a observação e descrição de fenómenos, a obtenção e interpretação de dados, o conhecimento de técnicas de trabalho, a manipulação de dispositivos, bem como as competências que permitem a planificação, execução e avaliação de desenhos investigativos. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de competências procedimentais inclui aspetos de natureza cognitiva e manipulativa. *** Neste domínio serão avaliados os parâmetros definidos pela Escola (participação e empenho na realização de tarefas, respeito pelas regras de civismo, responsabilidade e autonomia) com igual coeficiente de ponderação.

50 50 6. DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES 6.1. EDUCAÇÃO FÍSICA A avaliação dos alunos na disciplina de Educação Física, de acordo com as orientações previstas nos critérios gerais de avaliação de escola e adaptadas ao contexto da disciplina resume-se à seguinte condição: Parâmetros de Avaliação Conhecimentos Atitudes e Valores Ensino Básico 80% 20% Ensino Secundário 90% 10% Ensino Sec. Profissional 80% 20% PIEF 2º/3º Ciclo 60% 40% Vocacional 2º /3º Ciclo 60/% 40% Na área dos conhecimentos serão recolhidos os respetivos elementos de avaliação, a partir da observação direta, referentes à aquisição de conhecimentos, ao desenvolvimento de capacidades e criação de competências inerentes à situação específica de avaliação, posteriormente complementados com a avaliação de testes e trabalhos escritos, fichas de leitura, portefólios, entre outros materiais previstos pelo professor e devidamente calendarizados com os alunos. No que se refere especificamente ao parâmetro atitudes e valores, os alunos serão avaliados numa dimensão transversal da confluência dos seus comportamentos perante a disciplina e são, de certa forma, observados e avaliados elementos de avaliação comuns às restantes disciplinas que compõem o plano curricular a assiduidade e pontualidade às aulas, relações estabelecidas com adultos e colegas de turma/escola, empenho nas aulas, responsabilidade entre outros. Na avaliação dos conhecimentos há uma divisão dos fatores de ponderação da avaliação no domínio prático-motor e no domínio cognitivo (escrito) repartidos da seguinte forma: Conhecimentos Parâmetros de Avaliação Atitudes e Valores Pratico Escrito TOTAL 2º Ciclo Regular 70% 10% 80% 20% 3º Ciclo Regular, PCA 65% 15% 80% 20% Ensino Secundário 75% 15% 90% 10% Ensino Sec. Profissional 65% 15% 80% 20% Vocacional. 2º/3 Ciclo 50% 10% 60% 40%

Avaliação da Aprendizagem

Avaliação da Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. A avaliação

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas de Sátão 2015-2016 Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo Critérios de Avaliação 1º Ciclo 2015/2016 Critérios de Avaliação do 1º ciclo Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada ciclo de ensino têm como referência os conteúdos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 I INTRODUÇÃO De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um elemento integrante e regulador de todo o processo de ensino aprendizagem. A avaliação visa promover

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador 1. ENQUADRAMENTO LEGAL Compete ao conselho pedagógico, enquanto órgão de gestão pedagógica da escola, definir, anualmente, os critérios gerais de avaliação e

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ensino Básico Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver pelos alunos de cada nível e de cada ciclo de ensino têm como referência os programas

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação Ano letivo 2013/2014 Critérios de Avaliação 2013/2014 Introdução As principais orientações normativas relativas à avaliação na educação pré-escolar estão consagradas no Despacho

Leia mais

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013 Critérios de avaliação 0 MATRIZ CURRICULAR DO 1º CICLO COMPONENTES DO CURRÍCULO Áreas curriculares disciplinares de frequência obrigatória: Língua Portuguesa;

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Ensino Secundário 10º ano Cursos Científico Humanísticos Ano Letivo 2014/2015 Critérios Gerais de Avaliação O presente documento pretende materializar a execução dos princípios orientadores da avaliação

Leia mais

Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial

Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial Critérios de avaliação dos alunos abrangidos pela Educação Especial ANO LETIVO 2015 / 2016 Departamento de Educação Especial Proposta para o Ano Letivo 2015 / 2016 Avaliação dos alunos com NEE de carácter

Leia mais

CIRCULAR. Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar

CIRCULAR. Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar CIRCULAR Data: 11/04/2011 Circular nº.: 4 /DGIDC/DSDC/2011 Assunto: Avaliação na Educação Pré- Escolar Para: Inspecção-Geral de Educação Direcções Regionais de Educação Secretaria Regional Ed. da Madeira

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2015/2016 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Ano letivo 2012/2013. Critérios de Avaliação do 1º CEB

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Ano letivo 2012/2013. Critérios de Avaliação do 1º CEB Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Ano letivo 2012/2013 Critérios de Avaliação do 1º CEB 1- Introdução Tal como o disposto no nº 1 do art. 23º do Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, a avaliação

Leia mais

PROPOSTA DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011/2012

PROPOSTA DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011/2012 PROPOSTA DE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2011/2012 1. INTRODUÇÃO: Na lógica do Decreto-Lei 6/2001, de 18 de janeiro, a avaliação constitui um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O calendário escolar constitui um elemento indispensável à planificação das atividades a desenvolver por cada agrupamento de escolas e escolas não agrupadas, tendo em vista a execução do seu projeto

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul. Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul. Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola sede: Escola Secundária de São Pedro do Sul Critérios de Avaliação 1º Ciclo do Ensino Básico 1. Enquadramento legal da avaliação - Decreto-Lei 138/2012,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 150253 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BRAGA OESTE Sede: 343640 Escola dos 2.º e 3.º Ciclos de Cabreiros DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Ano lectivo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO No primeiro

Leia mais

CURSOS VOCACIONAIS PRÁTICA SIMULADA REGULAMENTO ESPECÍFICO

CURSOS VOCACIONAIS PRÁTICA SIMULADA REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO ESPECÍFICO MARÇO DE 2014 ÍNDICE ENQUADRAMENTO NORMATIVO... 1 ÂMBITO E DEFINIÇÃO 1 CONDIÇÕES DE ACESSO 1 OBJETIVOS 1 COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER 2 ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO DE PS 2 AVALIAÇÃO

Leia mais

r I MINISTÉRIOOAEDUCAÇAO

r I MINISTÉRIOOAEDUCAÇAO ti,. GOVERNO DE r I MINISTÉRIOOAEDUCAÇAO PORTUGAL ECI~NCIA Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA CRUZ DA TRAPA 330309 CONTRIBUINTE N.o600080102 AV. SÃO

Leia mais

AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO. Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO

AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO. Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios definidos pelas docentes da disciplina de História

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha - Fundão Ano Lectivo 2010/2011 Ensino Básico A avaliação escolar tem como finalidade essencial informar o aluno, o encarregado de educação e o próprio professor,

Leia mais

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR AERT CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (De acordo com a Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011) Disposições Gerais As principais orientações normativas relativas à avaliação na Educação Pré-Escolar

Leia mais

2014 / 2015. Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro

2014 / 2015. Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro 2014 / 2015 O projecto Metas de Aprendizagem insere-se na Estratégia Global de Desenvolvimento do Currículo Nacional que visa assegurar uma educação de qualidade e melhores resultados escolares nos diferentes

Leia mais

Escola Evaristo Nogueira

Escola Evaristo Nogueira Escola Evaristo Nogueira Grupo Disciplinar de Educação Física Ano Lectivo 2014 / 2015 Critérios de Avaliação Os critérios de avaliação constituem referenciais dos professores que lecionam as disciplinas

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Moita. Plano de Melhoria. P r o v i s ó r i o P p P r o. Ano letivo 2013-14

Agrupamento de Escolas da Moita. Plano de Melhoria. P r o v i s ó r i o P p P r o. Ano letivo 2013-14 Agrupamento de Escolas da Moita Plano de Melhoria P r o v i s ó r i o P p P r o Ano letivo 2013-14 Moita, 22 de abril de 2015 A COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO o Célia Romão o Hélder Fernandes o Ana Bela Rodrigues

Leia mais

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA)

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (10º, 11º e 12º anos) ENSINO SECUNDÁRIO ATITUDES E VALORES Assiduidade e Pontualidade 3% Fichas de registo de observação Responsabilidade e

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Despacho O Despacho Normativo n.º 24/2000, de 11 de maio, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Despacho Normativo n.º 36/2002, de 4 de junho, estabelece as regras orientadoras para a organização

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO VILLARET Escola E.B. 2/3 João Villaret Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende. (César Coll) O Agrupamento de Escolas João Villaret

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENTRONCAMENTO (401640) Ano Letivo 2011-2012 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO CURSOS CIENTIFICO-HUMANÍSTICOS E CURSO TECNOLÓGICO Índice Introdução... 3 Português...

Leia mais

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares

Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Agrupamento de escolas de Vila Nova de Poiares Departamento da Educação Pré Escolar Avaliação na educação pré-escolar -Competências -Critérios gerais de avaliação Ano letivo 2013-2014 1 INTRODUÇÃO Para

Leia mais

Critérios de avaliação. Matriz Curricular Ensino Básico - 1.º ciclo (*)

Critérios de avaliação. Matriz Curricular Ensino Básico - 1.º ciclo (*) Matriz Curricular Ensino Básico - 1.º ciclo (*) Componentes do currículo Áreas disciplinares de frequência obrigatória: Português Matemática Estudo do Meio Expressões: Artísticas e Físico-Motoras Inglês

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS Cód. 161007 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA MEALHADA DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CENTRO Ano lectivo 2010-2011 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS A avaliação das crianças e dos alunos (de diagnóstico,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 151427 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 2013/2014 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 PLANO DE ESTUDOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER 0/0 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código 7 ÍNDICE - Introdução...

Leia mais

GRUPO DISCIPLINAR DE INGLÊS - 330. Critérios de Avaliação. Ano letivo 2015/2016

GRUPO DISCIPLINAR DE INGLÊS - 330. Critérios de Avaliação. Ano letivo 2015/2016 GRUPO DISCIPLINAR DE INGLÊS - 330 Critérios de Avaliação Ano letivo 2015/2016 Em conformidade com os programas e respectivas orientações e processos de operacionalização da disciplina de Inglês procurou-se

Leia mais

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE (de acordo com o Decreto Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro) AVALIAÇÂO Como uma

Leia mais

Análise dos resultados da informação relativa à aprendizagem dos alunos

Análise dos resultados da informação relativa à aprendizagem dos alunos Análise dos resultados da informação relativa à aprendizagem dos alunos Avaliação do impacto das atividades desenvolvidas nos resultados escolares de 2014/2015 Plano estratégico para 2015/2016 (Conforme

Leia mais

Centro de Formação de Escolas Porto Ocidental. Sistema de Avaliação de Formandos. Pessoal Docente

Centro de Formação de Escolas Porto Ocidental. Sistema de Avaliação de Formandos. Pessoal Docente Centro de Formação de Escolas Porto Ocidental Sistema de Avaliação de Formandos Pessoal Docente Página 1 de 12 Introdução Este sistema de avaliação dos formandos docentes insere-se no âmbito da formação

Leia mais

APPDA-Setúbal. Educação

APPDA-Setúbal. Educação APPDA-Setúbal Educação Enquadramento Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspeto

Leia mais

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) são um instrumento fundamental para a qualificação da população adulta. Os Cursos EFA são destinados a

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FLÁVIO GONÇALVES PÓVOA DE VARZIM Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ANO LETIVO 2014/15 Rua José Régio 4490-648 Póvoa de Varzim CRITÉRIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS 1.º, 2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS 1.º, 2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FERNÃO DE MAGALHÃES CHAVES CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA OS 1.º, 2.º e 3.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO 2015/2016 ÍNDICE I INTRODUÇÃO... 3 II ENQUADRAMENTO DA AVALIAÇÃO...

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO ENTRONCAMENTO (401640) Ano Letivo 2011-2012 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3º CICLO Índice Introdução... 3 Língua Portuguesa... 3 Inglês I... 3 Francês II... 3 Espanhol... 3 Matemática...

Leia mais

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALPENDORADA 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A Lei nº 31/2012, de 20 de Dezembro, veio aprovar o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, definindo orientações para a autoavaliação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS COM PRÁTICA REGULAR DOMÍNIO COGNITIVO DOMÍNIO PSICOMOTOR ESCOLA BÁSICA 2 E 3 DE RIO TINTO ANO LETIVO 2015-2016

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS COM PRÁTICA REGULAR DOMÍNIO COGNITIVO DOMÍNIO PSICOMOTOR ESCOLA BÁSICA 2 E 3 DE RIO TINTO ANO LETIVO 2015-2016 Página1 ESCOLA BÁSICA 2 E 3 DE RIO TINTO ANO LETIVO 2015-2016 AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FINALIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA Na perspetiva da melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Departamento de Expressões Educação Especial CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de Expressões Educação Especial INTRODUÇÃO A Educação Especial, através dos Docentes de Educação Especial (DEE), intervêm na realidade escolar, realizando ações diversificadas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRANDELA DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR A N O L E T I V O 2 0 1 4 / 1 5 Introdução A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa em

Leia mais

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade

Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Manual de Avaliação dos alunos do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade Índice Nota Introdutória Legislação Conceitos/Glossário de termos Princípios Orientadores e finalidades Documentos Nota Introdutória:

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Portaria n.º /2010

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO. Portaria n.º /2010 Portaria n.º /2010 Considerando a experiência obtida pela implementação do Programa Oportunidade, Sub- Programas Integrar e Profissionalizante, enquanto programas específicos de recuperação da escolaridade,

Leia mais

AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO. A - Preparação e organização das actividades N A

AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO. A - Preparação e organização das actividades N A AVALIAÇÃO EFECTUADA PELO COORDENADOR DE DEPARTAMENTO Nome do Docente: Período de Avaliação:200 / 2009 Grupo de Recrutamento: Departamento: A - Preparação e organização das actividades N A A.1 Correcção

Leia mais

Guião de Avaliação do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar GUIÃO DE AVALIAÇÃO

Guião de Avaliação do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira, Armamar GUIÃO DE AVALIAÇÃO GUIÃO DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Despacho N.º 220/97, de 4 de Agosto), avaliar o processo e os efeitos, implica tomar consciência

Leia mais

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO

GABINETE DA MINISTRA DESPACHO DESPACHO A concretização do sistema de avaliação do desempenho estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), recentemente regulamentado,

Leia mais

Procedimento de. Avaliação de desempenho docente

Procedimento de. Avaliação de desempenho docente Procedimento de Avaliação de desempenho docente Índice Introdução... 2 1. Periodicidade e requisito temporal... 2 2. Legislação de referência... 3 3. Natureza da avaliação... 3 4. Elementos de Referência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA. Critérios específicos de avaliação História Critérios específicos de avaliação História Ponto 1 : Informações gerais Os elementos de avaliação serão classificados de forma qualitativa, de acordo com a terminologia que a seguir se indica. A classificação

Leia mais

Educação Especial. 2. Procedimentos de Referenciação e Avaliação e Elaboração do Programa Educativo Individual

Educação Especial. 2. Procedimentos de Referenciação e Avaliação e Elaboração do Programa Educativo Individual Educação Especial O Grupo da Educação Especial tem como missão fundamental colaborar na gestão da diversidade, na procura de diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 4 DE ÉVORA SEDE: ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS INGLÊS ESPANHOL FRANCÊS ENSINO BÁSICO (2.º e 3.º CICLOS) ENSINO

Leia mais

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA

PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA PROJECTO MAIS SUCESSO ESCOLAR A MATEMÁTICA 2010/2011 Coordenadora Elvira Maria Azevedo Mendes Projecto: Mais Sucesso Escolar Grupo de Matemática 500 1 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO 1.1 Nome do projecto:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAROLINA MICHAËLIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAROLINA MICHAËLIS Conhecimentos e Competências Saber, Saber Fazer Atitudes e Comportamentos Saber Estar 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico Ano Letivo 2013/2014 Os professores dos grupos disciplinares de línguas estrangeiras

Leia mais

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR PRINCÍPIOS Caráter holístico e contextualizado do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança; Coerência entre os processos de avaliação e os princípios subjacentes

Leia mais

Critérios de avaliação dos alunos para o ano letivo 2013/14

Critérios de avaliação dos alunos para o ano letivo 2013/14 Critérios de avaliação dos alunos para o ano letivo 2013/14 (Aprovados após o parecer favorável do Conselho Pedagógico, de acordo com o Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril) Pré-escolar As principais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA 2012-2015 PLANO DE MELHORIA (2012-2015) 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO Decorreu em finais de 2011 o novo processo de Avaliação Externa

Leia mais

AE Lousada. aelousada.net CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIO GERAIS DE AVALIAÇÃO

AE Lousada. aelousada.net CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIO GERAIS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE LOUSADA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Escola Básica de Boavista Escola Secundária de Lousada Escola Básica Lousada Centro -Silvares Escola Básica de Boim Escola Básica de Cristelos

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Escola Secundária de Cantanhede 2013-2014 Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva Critérios de Avaliação 1 Critérios de Avaliação ESC 2013-2014 LÍNGUAS 300 CURSO Profissionais DISCIPLINA

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO PRÉ- ESCOLAR ANO LETIVO 2013/2014 Departamento do Pré- Escolar 2013/2014 Page 1 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Introdução A avaliação em educação é um elemento integrante

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 9 /2013, de 11 de fevereiro revogou a Portaria nº 29/2012, de 6 de março referente à avaliação das aprendizagens e competências no

Leia mais

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO

REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO REGULAMENTO FORMAÇÃO EM CONTEXTO TRABALHO FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO REGULAMENTO Artigo 1º Âmbito 1. A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres - Anexo III Regulamento da Educação e Formação de Adultos Artigo 1.º Definição 1. Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) criados ao abrigo das portarias

Leia mais

DESIGNAÇÃO DA AÇÃO: CONCEBER E APLICAR ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS CONDUCENTES À MELHORIA DOS RESULTADOS.

DESIGNAÇÃO DA AÇÃO: CONCEBER E APLICAR ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS CONDUCENTES À MELHORIA DOS RESULTADOS. AÇÃO Nº 1 DESIGNAÇÃO DA AÇÃO: CONCEBER E APLICAR ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS CONDUCENTES À MELHORIA DOS RESULTADOS. BREVE DESCRIÇÃO DA AÇÃO: conceber, discutir e aplicar planificações, metodologias, práticas

Leia mais

Critérios de avaliação dos alunos Abrangidos pela Educação Especial

Critérios de avaliação dos alunos Abrangidos pela Educação Especial Critérios de avaliação dos alunos Abrangidos pela Educação Especial ANO LETIVO 2013-2014 Departamento de Educação Especial Proposta Ano Letivo 2013-2014 Avaliação dos alunos com NEE de carácter permanente,

Leia mais

Grupo Disciplinar. de Filosofia. Relatório de análise dos resultados da Avaliação Interna e Externa à disciplina. Ano letivo de 2012/2013

Grupo Disciplinar. de Filosofia. Relatório de análise dos resultados da Avaliação Interna e Externa à disciplina. Ano letivo de 2012/2013 Grupo Disciplinar de Filosofia Relatório de análise dos resultados da Avaliação Interna e Externa à disciplina de Filosofia Ano letivo de 2012/2013 A Coordenadora de Grupo Disciplinar: Maria João Pires

Leia mais

DEPARTAMENTO DA QUALIDADE

DEPARTAMENTO DA QUALIDADE DEPARTAMENTO DA QUALIDADE PLANO DE MELHORIA ESA 2013-2016 Objetivos gerais do Plano de Melhoria 1. Promover o sucesso educativo e melhorar a sua qualidade 2. Melhorar os processos e resultados pedagógicos

Leia mais

Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar

Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar Questionário do Pessoal Docente do Pré-escolar Liderança 1.1 1.2 1.3 1.4 1. As decisões tomadas pelo Conselho Pedagógico, pela Direção e pelo Conselho Geral são disponibilizadas atempadamente. 2. Os vários

Leia mais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais

Normas e Critérios Gerais de Avaliação. Cursos Profissionais Normas e Critérios Gerais de Avaliação Cursos Profissionais O formador deve orientar toda a sua atividade didática no sentido de promover o sucesso educativo do formando através de planificações contextualizadas,

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. Projeto do. CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO Projeto do CLUBE É-TE=igual? Equipa Dinamizadora: Elisa Neiva Cruz Uma ação educativa de abertura para a comunidade Ano letivo 2014/2015 Índice 1. Introdução

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ALUNOS 2015-2016 1 INTRODUÇÃO No início do ano letivo, compete ao conselho pedagógico do agrupamento definir os critérios de avaliação para cada ciclo e

Leia mais

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE PARTE A (a preencher pelo coordenador do departamento curricular ou pelo conselho executivo se o avaliado for coordenador de um departamento curricular)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento da Prática Simulada Cursos Vocacionais do Ensino Básico - 2015-2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA. Regulamento da Prática Simulada Cursos Vocacionais do Ensino Básico - 2015-2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LEVANTE DA MAIA Regulamento da Prática Simulada Cursos Vocacionais do Ensino Básico - 2015-2017 (Anexo X C) Regulamento da Prática Simulada Cursos Vocacionais do Ensino Básico Artigo

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Centro Agrupamento de Escolas Figueira Mar Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 14/ Terminologia a utilizar na classificação

Leia mais

Instituto dos Pupilos do Exército

Instituto dos Pupilos do Exército Instituto dos Pupilos do Exército Critérios de Avaliação 015-016 Página 1 de 5 1. Introdução A aplicação de critérios de avaliação pretende refletir o resultado da apreciação clara, coerente e objetiva

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO FORMATIVO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO FORMATIVO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita E S C O L A S E C U N D Á R I A D A M O I TA REGULAMENTO DO ESTÁGIO FORMATIVO CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO Regulamento

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha.

Direcção Regional de Educação do Centro. Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim. Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha Regulamento Da PAP (Prova de Aptidão Profissional) Cursos Profissionais (Portaria

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 10º Ano Planificação 2014/2015 Índice Finalidades... 2 Objectivos e competências

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação 1.º Ciclo do Ensino Básico CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Critérios de Avaliação, 1º Ciclo - Ano Letivo 2014-15 Página 1 de 10 1. Domínios de avaliação: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO (3º CICLO) 2014 QUAL O OBJETIVO E A QUEM SE DESTINAM AS PROVAS FINAIS? As provas finais de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N 1 DE MARCO DE CANAVESES (150745) Plano de Ação de Melhoria 2015l2017 ÍNDICE ÍNDICE: INTRODUÇÃO... 3 ÁREAS DE AÇÃO DE MELHORIA.... 4 PLANOS DE AÇÃO DE MELHORIA.. 5 CONCLUSÃO...

Leia mais

Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Regulamento Da FCT

Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha. Regulamento Da FCT Direcção Regional de Educação do Centro Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim Escola EB 2.3/S Eng. Dionísio Augusto Cunha Regulamento Da FCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho) Cursos de Educação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO ANO LETIVO 2014 / 2015 1 1. EXPLICITAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Conhecimentos e Capacidades O peso dos Conhecimentos e Capacidades na avaliação do aluno é de 80% que,

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação A elaboração do presente documento teve por referência os diferentes normativos legais que o enquadram no seu âmbito e objetivo, nomeadamente o que se encontra consignado

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA. Regulamento geral de avaliação dos alunos

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA. Regulamento geral de avaliação dos alunos ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Regulamento geral de avaliação dos alunos Outubro / 2014 Índice I PRINCÍPIOS... 3 II - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO... 4 III- IMPLEMENTAÇÃO... 4 IV - COMPETÊNCIAS A AVALIAR

Leia mais

REGULAMENTO DE CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

REGULAMENTO DE CANDIDATURA AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS PREÂMBULO Nos termos do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014 de 18 de março, é aprovado o Regulamento das Condições de Ingresso nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) do Instituto Politécnico

Leia mais

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma*

Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Proposta para a construção de um Projecto Curricular de Turma* Glória Macedo, PQND do 4º Grupo do 2º Ciclo do EB e Formadora do CFAE Calvet de Magalhães, Lisboa A Reorganização Curricular do Ensino Básico

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014

PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014 Agrupamento de Escolas da Moita 171311 Sede Escola Secundária da Moita PROJETO PEDAGÓGICO MAIS SUCESSO ANO LETIVO DE 2013/2014 1-Introdução Atendendo ao estipulado no despacho normativo n.º7/2013 de 11

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação:

PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação: PRINCÍPIOS PARA A REVISÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS EDUCADORES DE INFÂNCIA E DOS PROFESSORES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 1) Objecto e finalidades da revisão do regime jurídico da avaliação:

Leia mais

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Ano letivo 2013-14

Escola Secundária José Saramago Mafra. Cursos Profissionais. Ano letivo 2013-14 Escola Secundária José Saramago Mafra Cursos Profissionais Ano letivo 2013-14 CURSOS PROFISSIONAIS Cursos Profissionais em funcionamento na Escola: Técnico de Apoio à Gestão Desportiva; Técnico de Apoio

Leia mais

Nível Secundário e Nível 3 de Formação (S 3 ) Regimento Interno. Curso de Educação e Formação de Adultos E.F.A.

Nível Secundário e Nível 3 de Formação (S 3 ) Regimento Interno. Curso de Educação e Formação de Adultos E.F.A. Regimento Interno Curso de Educação e Formação de Adultos E.F.A. Artigo 1º Assiduidade 1. A assiduidade dos formandos dos cursos E.F.A. obedece ao estipulado no artigo 22.º, da Portaria 230/2008 de 7 de

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4

ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARACTERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 5 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 5 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS EM EXERCÍCIO

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2012/2013 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: ECONOMIA C Prova/Código: 312 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução A prova

Leia mais