Novidades da Versão 12.09a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novidades da Versão 12.09a"

Transcrição

1 Novidades da Versão 12.09a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: 18 de outubro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de, Gestão Fisco Contábil,, e na que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários destes Módulos. Continuação dos processos ligados ao projeto SPED. Neste momento os processos ligados a emissão de boletos e remessa bancária devem prosseguir com as adaptações para alcançar em pouco tempo as melhorias que estão sendo providenciadas. 1.2 INTRODUÇÃO Nesta versão foram acrescentadas diversas funcionalidades para auxiliar a utilização do sistema simplificando elementos existentes e agregando novos que auxiliarão em diversas situações. A seguir descrevemos as novidades essenciais da versão 12.09a. Podem existir pequenas modificações não mencionadas neste documento. Este documento pretende auxiliar o usuário quanto ao uso dessas modificações, portanto siga atentamente todas as informações deste documento. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

3 1.3 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: INTRODUÇÃO ÍNDICE SISTEMA TEOREMA NOVAS COMBOS LOGOUT PARA FATURAMENTO ALTERAÇÕES GERAIS GESTÃO ADMINISTRATIVA VALIDADE DE SITUAÇÃO FISCAL SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO PEDIDO DE COMPRA LIBERAÇÃO NOS PEDIDOS IMPORTAÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA NO FRETE VERIFICAÇÃO DE CADASTRO DE MACROS SEPARADOS FUNRURAL E SENAR OBSERVAÇÃO DA ORDEM DE TRANSFORMAÇÃO LANÇAMENTOS DE INFORMAÇÃO DMED DESCRITIVO PARA PLANO FINANCEIRO CONTRATOS DE CLIENTE AUDITORIA POR CAMPOS PARA OS CÓDIGOS DE OPERAÇÃO CADASTRO DE STATUS TRATAMENTO ABASTECIMENTOS TIPOS DE BOMBAS MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS VENDAS BALCÃO NÚMERO RECEITUÁRIO TRANSPORTES VALOR DO FRETE SEM PEDÁGIO NOVA OPÇÃO DE CÁLCULO SOMA PEDÁGIO NA BASE PIS/COFINS GESTÃO FISCO CONTÁBIL FILTRO GRUPO DE EMPRESAS Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

4 6.2 CRÉDITO DE PIS/COFINS NO RELATÓRIO DE DEPRECIAÇÃO PATRIMONIAL RETORNO A TELA DE LANÇAMENTOS PELO RELATÓRIO FECHAMENTO FISCAL CONTABILIZAÇÃO NO PROCESSO PARA APURAÇÃO DE IRPJ/CSLL PRODUÇÃO INDUSTRIAL MELHORIAS NO PROCESSO DE O.S.M GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS LOGOS ESPECÍFICAS PARA DOCUMENTOS ELETRÔNICOS IMPORTAÇÃO NF-E NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E GESTÃO DE PESSOAL OUTROS VÍNCULOS SALARIAIS ARREDONDAMENTO DE FÉRIAS GRAVAÇÃO DE CAMPOS DA NOVA TRCT CAMPO PARA CID TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE TRCT REFERÊNCIAS SIGLAS Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

5 2. SISTEMA TEOREMA 2.1 NOVAS COMBOS A grande novidade desta versão é a otimização dos campos que fazem consultas no banco de dados conhecidos tecnicamente por combos, destaque da Figura 1. Figura 1 Combo para agrupamento Família. A melhoria realizada neste elemento da interface melhorou sensivelmente o desempenho de todo o sistema teorema, pois os registros do banco são buscados por partes. Por exemplo, se o cursor estiver na combo e o usuário digitar a letra A o sistema carrega somente os registros que se iniciam com a letra digitada, Figura 2. Figura 2 Letra "A" digitada pelo usuário. Esta melhora proporciona menor uso de memória da máquina e foi implantada em todos os módulos do sistema Teorema. 2.2 LOGOUT PARA FATURAMENTO As empresas que utilizam Terminal Service - TS para propagar o uso do sistema em uma mesma rede convivem com o problema de login pendente e par evitar este tipo de problema foi incluído no Faturamento a configuração de tempo de ociosidade para finalização forçada do sistema e indicação de novo login. A Figura 3 mostra a tela de configuração de tempo em minutos, está tela pode ser acessada no menu Utilitários em Administrador opção Parâmetros Gerais. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

6 Figura 3 Tela para configuração dos minutos de aguardo. 2.3 ALTERAÇÕES GERAIS Segue a citação de algumas alterações gerais que compõem a corrente versão: Todas as alterações a partir de 01 de novembro de A SEFAZ Paraná está disponibilizando um servidor próprio para os clientes que já utilizam a NF-e, o sistema está pronto para este procedimento; Possibilidade de utilização de XML de distribuição de cancelamento e validade de documento fiscal para NF-e e CT-e, portanto deve ser guardado por 5 (cinco) anos; Implementado XML de cancelamento com validade de documento fiscal, na homologação algumas informações permanecem ocultas, tais como: em CT-e de homologação a razão social passa a imprimir CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO SEM VALOR FISCAL e ou NF-E EMITIDA EM AMBIENTE DE HOMOLOGAÇÃO SEM VALOR FISCAL ; A Receita Federal está trocando o certificado do Windows então se devem atualizar as cadeias da ICP Brasil. O campo centro de custo no cadastro de bens a partir desta versão permite selecionar qualquer nível, anteriormente eram permitidos somente centros de custo de terceiro nível; Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

7 3. GESTÃO ADMINISTRATIVA 3.1 VALIDADE DE SITUAÇÃO FISCAL Adicionado campo para inclusão de Data de Validade na Situação Fiscal e Alerta no Cálculo para avisar caso a situação utilizada esteja vencida. Portanto permite que a nota fiscal seja gerada, funcionando somente como um aviso, Figura 4. Figura 4 Data de validade da situação fiscal. 3.2 SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NO PEDIDO DE COMPRA Adicionado campo para alíquota e base ICMS para indicação de Substituição Tributária no Pedido de Compra que promove a adição do valor ao valor total do produto, Figura 5. Obs. O valor deve estar corretamente indicado na situação utilizada no Pedido de Compra. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

8 Figura 5 Substituição Tributária. 3.3 LIBERAÇÃO NOS PEDIDOS Adicionada opção nos Parâmetros de Empresa para solicitar a liberação nos pedidos. A Figura 6 mostra a localização da opção 12. Tipo Liberações Pedidos na aba 4 Vendas.As possíveis opções para este parâmetro são: Nenhum, Pedir Senha e Liberação Remota. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

9 Figura 6 Parâmetro para liberação. Este parâmetro é utilizado em alguns processos como no sistema de, a Figura 7 mostra o uso do parâmetro para liberação de condição de pagamento por senha. Figura 7 Requisitando liberação por senha. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

10 3.4 IMPORTAÇÃO DE PEDIDO DE COMPRA NO FRETE Habilitado no Pedido de Compra e Vendas o lançamento de frete negociado. Ao fazer um pedido de compra com o valor negociado é possível confrontar o CTRC com o realizado, pela informação da NF de origem como ocorre no lançamento de fretes em relatório ou uma consulta. Para informar o frete negociado clique no botão Processos como mostra a Figura 8. Figura 8 Localização de indicação de frete negociado. A Figura 9 mostra a tela de lançamento do frete negociado. Figura 9 Tela de lançamento de frete negociado. 3.5 VERIFICAÇÃO DE CADASTRO DE MACROS Criada uma verificação durante o cadastramento de Clientes/Fornecedores, para alertar caso não existam macros de contabilização, evitando inconsistências que podem acontecer nas empresas com movimentação, se tiver macro gerar automaticamente, como pré-requisito é preciso informar os Grupos das Contas Contábeis na aba Relacionamentos no cadastro da Empresa, e no Cadastro do Cliente informar CPF ou CNPJ. A Figura 10 mostra a tela de solicitação para a geração das macros. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

11 Figura 10 Alerta para macros não cadastradas. 3.6 SEPARADOS FUNRURAL E SENAR Adicionado cálculo e contabilização para SENAR. Como o valor total do Funrural pessoa física é 2,3% porém a segregação das alíquotas é 2,1% para Funrural e 0,2% para SENAR. Nas notas fiscais com retenção de Funrural uma observação com o valor do Funrural e SENAR é impressa automaticamente. As alterações implicam de forma semelhante em notas fiscais, livros, contabilização. A Figura 11 mostra os valores em separado no lançamento da nota e a mensagem a ser impressa no destaque mais baixo. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

12 Figura 11 Valores de Funrural e Senar. 3.7 OBSERVAÇÃO DA ORDEM DE TRANSFORMAÇÃO Possibilidade de imprimir a observação da Ordem de Transformação, e para posteriores consultas desta informação no Cardex. Impressão da observação na impressão da OT, Figura 12. Figura 12 Relatório Ordem de Transformação. No Cardex, poderia aparecer esta observação quando fosse selecionada a visualização do documento. A Ordem de Transformação envia a observação para os Movimentos de Entrada e Saída de Itens sendo a consulta realizada por meio do cadastro de itens no Cardex visualizando pelo botão Docto Origem. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

13 3.8 LANÇAMENTOS DE INFORMAÇÃO DMED Disponibilizada a tela de lançamento de informações da DMED na Emissão de Nota Fiscal, e na Entrada e Saída de Itens, Figura 13. Obs. Não se esquecer de incluir no cadastro do cliente os possíveis dependentes em Pessoas (Contatos) nos relacionamentos. Figura 13 Aba de Lançamentos DMED num Movimento de Saída. Para habilitar a aba DMED na operação utilizada deve ser selecionada uma opção no campo Tipo Lançamento DMED (Serviço de Saúde ou Plano Privado), Figura 14. Figura 14 Aba Lançamentos DMED na Nota Fiscal. 3.9 DESCRITIVO PARA PLANO FINANCEIRO Adicionado descritivo para Plano Financeiro e Plano de Contas, a Figura 15 mostra o campo no cadastro do plano financeiro, ideal para incluir as funções de cada conta, ou seja, um plano comentado. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

14 Figura 15 Descritivo para plano financeiro CONTRATOS DE CLIENTE Possibilidade de incluir mais de um contrato por Cliente, Figura 16. Figura 16 Contratos do Cliente AUDITORIA POR CAMPOS PARA OS CÓDIGOS DE OPERAÇÃO Melhorada a auditoria por campo no Código de Operação assim como foi realizado anteriormente e bem aceito nas situações fiscais, Figura 17. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

15 Figura 17 Auditoria do Cadastro de Códigos de Operação CADASTRO DE STATUS Adicionado status com cadastro próprio que atuará na reservar de estoque. A Figura 18 indica o acesso ao Cadastro de Status. Figura 18 Menu Cadastro de Status. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

16 A Figura 19 mostra a tela de Cadastro de Status. No campo Usado em indicar todos os lançamentos que utilizarão os Status cadastrados. Observar que a indicação de reserva de estoque é somente para Pedidos de Vendas. Figura 19 Cadastro de Status. No Pedido de Vendas o campo de Status é localizado conforme indica a Figura 20. Figura 20 Lançamento de Pedido de Venda TRATAMENTO ABASTECIMENTOS Incluídos campos de encerrantes inicial e final em diversas tabelas para tratar os abastecimentos para futura emissão de LMC. Está mudança é interna, portanto transparente para o usuário TIPOS DE BOMBAS Hoje existe a necessidade de controlar vendas de combustíveis para bombas automatizadas e bombas manuais. Para o sistema não travar a venda de combustível se não existir uma captura de abastecimento Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

17 das bombas automatizadas basta marcar que a Bomba utilizada é do tipo Mecânica como indica a Figura 21 do Cadastro de Bombas de Combustíveis. Figura 21 Campo para indicação de tipo de Bomba MULTIPLOS TANQUES PARA ENTRADAS Adicionada opção de informar mais de um tanque nas entradas de notas fiscais de combustíveis. A Figura 22 mostra a aba Tanques com a distribuição da quantidade de combustível adquirida em dois tanques diferentes. Sempre que o item selecionado for do tipo Combustível a aba Tanque será ativada. Este procedimento atende diretamente a geração de LMC, pois o mesmo é feito com base nas movimentações dos tanques. Figura 22 Aba "Tanques". Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

18 4. VENDAS BALCÃO 4.1 NÚMERO RECEITUÁRIO Geração de NF-e com número do receituário via Balcão de Vendas evitando assim ajustes de caixa, Figura 23. Figura 23 Receituário do. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

19 5. TRANSPORTES 5.1 VALOR DO FRETE SEM PEDÁGIO Especificado na DACTE, o valor do frete sem o pedágio no campo discriminação, ou seja, em todos os layouts destacado o valor do frete liquido, sem o pedágio. 5.2 NOVA OPÇÃO DE CÁLCULO Possibilidade para quando a empresa é simples: 1. Não Optante - Calcula sobre frete cobrado, sec-cat e pedágio. 2. Optante - calcula somente sobre o valor do frete. Portanto verificar se optante e não optante. 5.3 SOMA PEDÁGIO NA BASE PIS/COFINS Como a legislação referente a pedágio para Transportadoras, é preciso tributar PIS/COFINS quando é somado o valor do pedágio no valor total a receber do CTRC. Até então o sistema somente considerava como Base PIS/COFINS. Portanto foi criado um parâmetro para somar o valor do pedágio na base de PIS/COFINS, Figura 24. Figura 24 Parâmetro Soma Pedágio Base PIS/COFINS. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

20 6. GESTÃO FISCO CONTÁBIL 6.1 FILTRO GRUPO DE EMPRESAS Adicionado o filtro Grupo de Empresas para o relatório do Movimento Contábil D.L.P.A., seguir a indicação da Figura 25 para acessar o relatório. Figura 25 Menu D.L.P.A. A Figura 26 mostra a localização do novo filtro para D.L.P.A. para a geração do relatório. Figura 26 Filtros para geração de D.L.P.A. 6.2 CRÉDITO DE PIS/COFINS NO RELATÓRIO DE DEPRECIAÇÃO PATRIMONIAL No relatório de Depreciação de Bens da Produção, conforme IN da SRF nº 457, pode ser feito crédito do PIS/COFINS referente à parcela de depreciações do mês sobre o valor dos últimos cinco anos somente. Acessar no menu Relatórios em Patrimônio escolher a opção Razão, como indica a Figura 27. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

21 Figura 27 Menu Relatório Razão Patrimonial. Configurar o período da referencia das depreciações para processar, também pode ser contabilizado automaticamente a razão patrimonial se marcar o campo indicado na Figura 28. Figura 28 Configuração do relatório. Desenvolvido o processo de aproveitamento de credito de PIS/COFINS sobre ativo permanente para o SPED, possibilitando a contabilização do processo. A Figura 29 mostra a indicação do PIS/COFINS no relatório. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

22 Figura 29 Relatório para crédito PIS/COFINS de depreciação. 6.3 RETORNO A TELA DE LANÇAMENTOS PELO RELATÓRIO Adicionado nos relatórios de Movimento Contábil: Diário e Razão, a possibilidade de dar um duplo clique e abrir a tela de lançamento para edição, Figura 30. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

23 Figura 30 Menu dos relatórios. Marcar a opção Quebra diária para que o formato da geração do relatório facilite o manuseio ao utilizar esta funcionalidade. A Figura 31 mostra o aviso que o sistema fornece sobre este assunto. Figura 31 Aviso de que o relatório abre a edição. Na Figura 32 mostra o mesmo relatório e com duplo clique na coluna Conta é ativada a tela de edição mostrada na Figura 33. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

24 Figura 32 Relatório Diário. Relatório. A maioria dos campos está apta para edição, ao clicar em Retornar o sistema gera novamente o Figura 33 Tela de edição ativada. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

25 6.4 FECHAMENTO FISCAL Desenvolvida nova tela de fechamento fiscal, faz o agrupamento por CFOP de entrada e de saída. Pode ser acessada através do menu Movimentos opção Fechamento Fiscal. A Figura 34 mostra o fechamento fiscal do imposto ICMS. Figura 34 Tela de Fechamento Fiscal de ICMS. Na Figura 35 é possível verificar os valores de crédito de PIS de forma agrupada. Figura 35 Tela de Fechamento Fiscal de PIS. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

26 COFINS. Todas as apurações possuem relatórios apropriados, a Figura 36 mostra o relatório de Apuração de Figura 36 Relatório de Apuração de COFINS. 6.5 CONTABILIZAÇÃO NO PROCESSO PARA APURAÇÃO DE IRPJ/CSLL Para continuar o processo de apuração de IRPJ/CSLL foi acrescentada a contabilização da apuração do presumido e um campo na apuração para a informação de outras receitas tributadas. Dica: fazer o processo de recalculo de impostos SPED no botão Processos na consulta de Entrada e Saída de Itens (ISS, PIS, COFINS). Relembrando o processo para apuração de IRPJ/CSLL com contabilização, no menu Cadastros acessar a opção Impostos Presumido, com as respectivas tabelas de alíquotas por atividade presumido e incluir as contas contábeis por empresa, Figura 37. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

27 Figura 37 Cadastro de contabilização do presumido. Lembrar que no Cadastro de Situações foram adicionados os campos Base Presumido e Atividade Presumido, preencher corretamente para completar o processo, Figura 38. Figura 38 Situação Fiscal com base presumido. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

28 Conforme a Situação Fiscal ao finalizar tanto Emissão de Notas Fiscais ou liberar Movimento de Itens, é criado um desdobramento com a Base Presumido. Para verificar o desdobramento acessar Informações Fiscais segundo o destaque da Figura 39. Figura 39 Indicação de acesso as informações fiscais do documento. O desdobramento com a Base Presumido aparecerá conforme o destaque da Figura 40. Lembrando que a Situação Fiscal utilizada deve indicar tanto a Base Presumido como a Atividade Presumido, parametrizado a Empresa para integrar Faturamento com Fiscal e na Operação Fiscal tem que estar marcado para Gerar Fiscal. Figura 40 Exemplo de desdobramento presumido. Figura 41. Criada uma tela para processar e fechar a apuração de IRPJ/CSLL, acesso conforme o indicado na Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

29 Figura 41 Menu Apuração Presumido. Resumidamente o funcionamento é no Movimento Apuração Presumido para funcionamento indicar o período (mensal ou trimestral) para a apuração e selecionar o imposto, Figura 42. Na sequência Salvar e utilizar o botão. Para evitar alterações travar o movimento da Apuração utilizando o botão, se tiver contas contábeis informadas no cadastro de impostos presumido, irá contabilizar IRPJ/CSLL. Se houver necessidade de reprocessamento utilizar a Reabertura. Figura 42 Movimentação da Apuração Presumido. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

30 7. PRODUÇÃO INDUSTRIAL 7.1 MELHORIAS NO PROCESSO DE O.S.M. Criado um cadastro próprio para Projetos para conter informações como descrição, valor, documentos relacionados, Figura 43. Figura 43 Cadastro Projeto O.S.M. Criado cadastro de processos, podendo vincular serviços, Figura 44. Figura 44 Cadastro de Processos. Criado campo projeto na O.S.M. para seleção de projeto, Figura 45. Figura 45 O.S.M. com projeto. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

31 8. GESTÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS 8.1 LOGOS ESPECÍFICAS PARA DOCUMENTOS ELETRÔNICOS Para acrescentar outras informações que não constam do modelo DANFE padrão da receita a possibilidade para esta versão é colocar junto ao logotipo da empresa, portanto colocar no logotipo da imagem da DANFE modelo 7 (sete) deve ser uma imagem a parte. Para selecionar a imagem do logo abra a tela de Configuração do servidor de aplicação na Configuração da empresa clique no botão Configurar, Figura 46. Figura 46 Configuração do Logotipo. Conforme o documento a ser utilizado (NF-e, CT-e ou NFS-e) selecionar a imagem a ser utilizada. As opções são: Sem Logo, Logo Cadastro Empresas ou Logo Específica. A Figura 47 mostra a seleção de logotipo, cada tipo de Documento eletrônico deve ser configurado separadamente. A opção Logo Específica permite selecionar uma imagem do arquivo, utilizar o ícone abrir a caixa de localização da imagem de logotipo específico. para Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

32 Figura 47 Seleção de logotipos. 8.2 IMPORTAÇÃO NF-E Retornou a possibilidade de importação de NF-e pelo site da Receita Federal, pois a Receita liberou os campos em um formato de dados passível de leitura, sendo assim, é possível voltar a importar NF-e pelo portal nacional. 8.3 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA - NFS-E A partir desta versão o sistema está preparado para homologação para Notas Fiscais de Serviços eletrônica. Entretanto para iniciarmos o procedimento de desenvolvimento de NFS-e para uma determinada prefeitura é necessário providenciar: 1. Manuais de integração e utilização; 2. Registrar a Teorema junto à prefeitura; 3. Registrar um cliente com certificado A1 junto à prefeitura, para que o mesmo possa emitir nota em homologação; 4. Encaminhar os manuais, base de dados do cliente, certificado digital e protocolos de acesso da prefeitura para a Teorema Sistemas. As Prefeituras homologadas até o momento: Prefeitura de Ponta-Grossa - NFS-e 2.0; Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

33 Prefeitura de Joinville - NF-em 1.0; A prefeitura de Ponta Grossa avisa claramente como processo da Homologação para os contribuintes ainda não homologados ou como item obrigatório para aqueles que já são usuários do sistema a solicitação de Autorização para emissão da NFS-e se faz necessária para verificação de dados cadastrais e demais pendências em relação ao cadastro do contribuinte. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

34 9. GESTÃO DE PESSOAL 9.1 OUTROS VÍNCULOS SALARIAIS Acrescentado no Cadastro de Funcionários campo para valor de INSS descontado em Outros Vínculos, junto ao salário. Se tiver valor neste campo, após cálculo de INSS na folha, o sistema deduz do INSS deste campo. Pode informar em Outros Vínculos também os campos Razão Social da Empresa e o CNPJ da empresa de outro vínculo, Figura 48. As informações de Salário e Desconto INSS de Outros Vínculos também são disponibilizadas nas grids. Figura 48 Campos para Outros Vínculos. 9.2 ARREDONDAMENTO DE FÉRIAS Criado no cadastro de Empresas campo de Arredondamento no cálculo de Férias, Figura 49. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

35 Figura 49 Campo Arredondamento. 9.3 GRAVAÇÃO DE CAMPOS DA NOVA TRCT No Movimento de Rescisão anteriormente as informações dos campos Causa TRCT, Figura 50, e campo Informações à Caixa, Figura 51, não eram gravadas após o processamento no novo modelo de TRCT conforme a portaria Figura 50 Campo para descrição da Causa de TRCT. Nesta versão os campos estão armazenando as informações perfeitamente. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

36 Figura 51 Informações à Caixa. 9.4 CAMPO PARA CID No cadastro de Funcionários foi acrescentado campo para inclusão de CID em Afastamentos, Figura 52. Figura 52 Campo para CID. 9.5 TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DE TRCT Com relação aos novos modelos de TRCT precisa que seja gerado termo de homologação para empregados com mais de seis meses de registro, conforme determina convenção coletiva do setor da madeira o que pode necessitar alguns clientes. Atualmente gera o termo de homologação somente para empregados com mais de um ano de registro (conforme portaria), no entanto como possui esta normativa dos sindicatos precisa que gere também para empregados com mais de seis meses. Portanto criada a opção para forçar termo de homologação. Adicionado no cadastro de sindicatos um campo que indique a partir de que mês imprime termo de homologação, Figura 53, isto conforme o sindicato, então é associado automaticamente no Movimento de Rescisão. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

37 Figura 53 Campo de indicação de meses para quitação. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

38 10. REFERÊNCIAS Sistema de Gestão de ISS. Disponível em: Acesso em: 15 de outubro de SIGLAS CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços. CID - Classificação Internacional de Doenças. COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. CSLL ou CSSL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. CT-e - Conhecimento de Transporte eletrônico. CTRC - Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas. DACTE - Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico. DANFE - Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. D.L.P.A. - Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. DMED Declaração de Serviços Médicos e de Saúde. FUNRURAL - Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural. ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. ICP - Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. IN Instrução Normativa. INSS - Instituto Nacional do Seguro Social. IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurídica. LMC - Livro de Movimentação de Combustíveis. NF Nota Fiscal. NF-e Nota Fiscal eletrônica. NFS-e - Nota Fiscal de Serviço eletrônica. O.S.M. Ordem de Serviço de Montagem. OT Ordem de Transformação. PIS - Programa de Integração Social. SEC-CAT - Serviço de Entrega e coleta - Custo Adicional de. SEFAZ - Secretaria do Estado da Fazenda. SENAR Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. SRF - Secretaria da Receita Federal. TRCT - Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. TS Terminal Service. XML - extensible Markup Language. Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

39 Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas (42) suporte@teorema.inf.br Site: / suporte@teorema.inf.br / Fone: (42)

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Instalação do certificado digital Para cada empresa certificadora existe um manual de instalação. Antes de emitir o certificado no cliente, leia atentamente as instruções do manual.

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E

ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E ROTEIRO WEB AULA CONTROLLER NF-E Nas páginas seguintes, você terá uma visão geral dos recursos disponíveis e das funções que o Controller Gold possui, facilitando o seu processo de venda e compra. Criando

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800

Tesche & Vasconcelos - Ciaf. Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Emissão primeira NF-e pelo Ciaf-800 Para emissão da primeira Nota Fiscal eletrônica pelo Ciaf-800 a mesma deve ser obrigatoriamente uma nota de teste. Para que possa efetuar esta emissão faça o seguinte

Leia mais

Novidades da Versão 13.01a

Novidades da Versão 13.01a Novidades da Versão 13.01a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: 17 de janeiro de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Evolução dos controles contábeis e fiscais para as Empresas. 1.2 ÍNDICE 1 Visão Geral... 01 1.1 Motivação... 01 1.2 Índice... 01 1.3 Introdução... 01 1.4 Movimento Fiscal

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual da Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras (DES-IF) Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Página

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Introdução A emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica traz ao cliente TTransp a possibilidade de documentar eletronicamente as operações de serviço prestadas

Leia mais

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER

Manual de Instruções. Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER 1 Manual de Instruções Programa para Baixar Arquivos XML XML CONQUER Sumário Apresentação:... 2 Exigência para funcionalidade do software:... 3 Instalação:... 4 Utilização... 5 Menu NFE/CTE XML... 7 XML

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido)

Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Fluxograma - Configuração EFD Contribuições (Lucro Presumido) Parametrizar a empresa como Lucro Presumido. 1 - Regime de Competência Qual o Regime de apuração adotado? 2 - Regime de Caixa Qual será a forma

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SISTEMA CONTÁBIL WEB versão: GA2.0.5

MANUAL DO USUÁRIO. SISTEMA CONTÁBIL WEB versão: GA2.0.5 MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA CONTÁBIL WEB versão: GA2.0.5 Atualizado em: 30/01/2010 Planeta Contábil 2009 Todos os Direitos Reservados (www.planetacontabil.com.br) 1/25 CONSIDERAÇÕES: Este manual é destinado

Leia mais

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda

Megasale NFe. 2013 Aob Software Informatica ltda 2 Tabela de Conteúdo Nota Fiscal Eletrônica 3 1 Tela de... Acesso 4 Digitalizando o Pedido 4 1 Preenchendo... o Item 6 2 Recebimento... A Vista 7 3 Recebimento... A Prazo 7 Gerando Proposta Comercial Emissão

Leia mais

Configuração de Acumuladores

Configuração de Acumuladores Configuração de Acumuladores Os acumuladores são cadastro usados pelo Módulo Domínio Sistemas Fiscal para permitir a totalização dos valores lançados nos movimentos de entradas, saídas, serviços, outras

Leia mais

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA Goiânia, 01 de março de 2012 Aos clientes Sabre, Novos procedimentos após atualização do sistema para versão 2.1.289.13 Será disponibilizada versão 2.1.289.13, nossos colaboradores deveram realizar cadastro

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Copyright 2004/2014 - VLC

Copyright 2004/2014 - VLC Escrituração Fiscal Manual do Usuário Versão 7.2 Copyright 2004/2014 - VLC As informações contidas neste manual são de propriedade da VLC Soluções Empresariais Ltda., e não poderão ser usadas, reproduzidas

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br PARÂMETROS DE LANÇAMENTOS PARAMETRIZAÅÇO PARA O MÉDULO LANÅAMENTOS NO SISTEMA ARQUIVO > LANÅAMENTOS > PARÑMETROS E CONFIGURAÅÖES PREENCHIMENTO DAS GUIAS: 1. GUIA IMPOSTOS: a) Contas relacionadas à apuração

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

Manual Carta de Correção eletrônica

Manual Carta de Correção eletrônica Manual Carta de Correção eletrônica DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS 1. VISÃO GERAL 1.1 INTRODUÇÃO Carta de Correção Em fins de junho a Receita Federal do Paraná informou a liberação de recepção

Leia mais

M a n u a l E m i s s ã o d e N F e I

M a n u a l E m i s s ã o d e N F e I M a n u a l E m i s s ã o d e N F e I Sistema Nota Fiscal eletrônica Versão 1.1 29/02/2008 Para emitir uma Nota Fiscal eletrônica o usuário deverá acessar a tela inicial do sistema WebISS, digitar o usuário

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas

Manual de Registro de Saída. Procedimentos e Especificações Técnicas Manual de Registro de Saída Procedimentos e Especificações Técnicas Versão 1.0 Dezembro 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO GERAL... 3 2 INTRODUÇÃO AO MÓDULO REGISTRO DE SAÍDA - SIARE... 3 2.1 SEGURANÇA... 4 2.2

Leia mais

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador

Help de NFSe. 2011 E&L Produções de Software LTDA. Contador Contador 2 1 Credenciamento Se for prestador do município, substituto ou empresas de outros municípios clique na opção credenciar Para acessar a tela de credenciamento do contador, clique na opção Contador

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2 Capítulo 4 4.1 4.2 4.2.1 4.2.2 4.3 Capítulo 5 5.1 5.1.1 5.1.2 5.2 5.2.1 5.3 5.3.1 5.3.

Sumário Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2 Capítulo 4 4.1 4.2 4.2.1 4.2.2 4.3 Capítulo 5 5.1 5.1.1 5.1.2 5.2 5.2.1 5.3 5.3.1 5.3. Sumário Capítulo 1 Acessando ao Office 2 CRM----------------------------------------------------------3 Capítulo 2 Apresentando o Sistema----------------------------------------------------------------6

Leia mais

Manual de Utilização. Versão 1.0.0

Manual de Utilização. Versão 1.0.0 Manual de Utilização Versão 1.0.0 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Sistema... 4 1.2 Aba Certificados... 4 1.3 Aba Recebimento de E-mail... 5 1.4 Aba Saída de Dados... 6 1.5 Aba Proxy... 7 1.6

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema.

A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Página1 Configurações A configuração é um dos aspectos mais importante ao acessar o módulo pela primeira vez, pois é a base para o desempenho do sistema. Como vimos o Plano de Contas dá a ideia inicial

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA CARTILHA E TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA SUMÁRIO

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA CARTILHA E TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA SUMÁRIO NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA CARTILHA E TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA SUMÁRIO 1. NFS-e 1.1 Considerações Iniciais 1.2 Definição 1.3 Regras de uso 1.3.1 Quem está obrigado a emitir a NFS-e?

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406

EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 EMISSÃO E GESTÃO NFE ITR TR 0406 Sumário 1. O que é NFe? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1 Cadastro de Cliente 3.2 Cadastro de Produto 3.3 Cadastro de Transportadora 4. Emissão de NFe 4.1 Emitir Nova

Leia mais

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA

MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO NOTA FISCAL ELETRONICA MARKANTY INFORMÁTICA Sistemas para Automação Comercial Gestão Empresarial e Fábrica de Software (Específicos) Princípios de nossos Profissionais:

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 Cordilheira Recursos Humanos CRH 2.85A As rotinas de Retiradas de Pró-labore e Autônomos tiveram diversas alterações, com o objetivo

Leia mais

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço

Manual de Utilização. Sistema. Recibo Provisório de Serviço Manual de Utilização Sistema Recibo Provisório de Serviço Versão 1.0 17/08/2011 Sumário Introdução... 5 1. Primeiro Acesso... 7 2. Funções do e-rps... 8 2.1 Menu Superior... 8 2.1.1 Arquivo......8 2.1.2

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador)

Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador) Manual do Sistema Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (Contador) Índice: Manual do Sistema Usuário (Contador)... 1 Índice:... 2 Introdução:...Erro! Indicador não definido. Entrada no sistema:... 4 Acesso

Leia mais

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática

Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e. Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática Rotina de Manifesto Destinatário Tramitador NF-e Manual desenvolvido para Célula Nf-e Equipe Avanço Informática 1 Esclarecimentos sobre Manifestação do Destinatário 1. O que é a Manifestação do Destinatário?

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS Página 1 de 11 Considerações Iniciais Previous Top Next CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1 - Procedimento de Backup - Segurança Recomendamos a Atualização do Sistema pelo Site da Sistematec, para utilizar a última

Leia mais

Manual de utilização do sistema Office 2 CRM da Skala Auditoria e Assessoria Ltda em parceria com Sábios Serviços.

Manual de utilização do sistema Office 2 CRM da Skala Auditoria e Assessoria Ltda em parceria com Sábios Serviços. Manual de utilização do sistema Office 2 CRM da Skala Auditoria e Assessoria Ltda em parceria com Sábios Serviços. Sumário Capítulo 1 - Acessando ao Office 2 CRM-----------------------------------------------------------3

Leia mais

Nota Fiscal Avulsa para MEI

Nota Fiscal Avulsa para MEI Nota Fiscal Avulsa para MEI Orientação geral quanto ao aplicativo de emissão da Nota Fiscal Avulsa para os contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado do Pará Sumário Avisos...3

Leia mais

Síntese de fluxo de máquinas e implementos

Síntese de fluxo de máquinas e implementos Síntese de fluxo de máquinas e implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Objetivo... 3 Parâmetros para utilização do processo... 3 Cadastro

Leia mais

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais...

UNICO... 3. Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5. Produtos... 6. Serviços... 6. Outros... 6. Vendas... 7. Notas Fiscais... Sumário UNICO...... 3 Cadastros... 4 Clientes/Fornecedores/Técnicos/Transportadoras/Vendedores... 5 Produtos...... 6 Serviços...... 6 Outros...... 6 Vendas... 7 Notas Fiscais... 7 Estoque...8 Financeiro......

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA 1 NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA ANO 2012 2 Sumário 1 Nota Fiscal de Serviços eletrônica - NFS-e... 3 1.1 Considerações Iniciais... 3 1.2 Legislação... 3 1.3 Definição...

Leia mais

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999)

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999) 1 2 1. Duplicação das informações de uma empresa para outra Juntamente com a instalação do sistema Office encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas

Leia mais

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio

Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio 2010 Tutorial Geração de Orçamento, Pedido e Envio Leandro Ribeiro da Silva Jonathan Joahnn Becker Bma Sistemas 03/08/2010 Sumário Sumário...2 1) Digitar Orçamento...3 2) Digitar Pedido de Venda...10 3)

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e. Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e

MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e MANUAL DE EMISSÃO DO CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO CT-e INICIANDO O SISTEMA Ao iniciar o sistema, selecione a empresa e clique no botão iniciar. CADASTRO DE CLIENTES O sistema utiliza um cadastro

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica

e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota C Consulta de Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por Informática Educativa Página2 Índice Nota Fiscal eletrônica... 03 Safeweb e-nota C... 04 Documentos eletrônicos... 08

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Tutorial para emissão de NF-e

Tutorial para emissão de NF-e Tutorial para emissão de NF-e Conteúdo 1.Configuração do Módulo de NF-e... 2 1.1.Códigos Fiscais... 3 1.2.Contas Contábeis... 4 1.3.Conta corrente... 6 2.Emissão de NF-e... 8 2.1.Gerar NF-e... 9 2.2.NF-e

Leia mais

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica

e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Página1 e-nota G Módulo de Guarda da Nota Fiscal eletrônica Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. Safeweb e-nota G... 03 2. O que é NF-e?... 04 3. O que é CT-e?... 05

Leia mais

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos.

Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. 2 3 Parabéns, Sua empresa adquiriu a Solução Nucleu Excence, e isto nos deixa orgulhosos. A Nucleu Tecnologia está empenhada em comprovar que você fez um bom investimento, aumentando cada vez mais a sua

Leia mais

Gestão inteligente de documentos eletrônicos

Gestão inteligente de documentos eletrônicos Gestão inteligente de documentos eletrônicos MANUAL DE UTILIZAÇÃO VISÃO DE EMPRESAS VISÃO EMPRESAS - USUÁRIOS (OVERVIEW) No ELDOC, o perfil de EMPRESA refere-se aos usuários com papel operacional. São

Leia mais

Manual de Operaça o XML-SPC

Manual de Operaça o XML-SPC Manual de Operaça o XML-SPC Versão 2.1 Sumário Envio de Documentos Emitidos... 2 Envio de Documentos Recebidos... 2 Acesso ao XML-SPC... 3 Visualização de Documentos... 4 Enviados e Recebidos... 5 Status

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

VVS Sistemas (21)3405-9500

VVS Sistemas (21)3405-9500 Índice Assunto Página Apresentação... 2 Funcionamento do Módulo... 3 Instalação do Módulo... 4 Configurações no C-Plus NF-e... 9 Acessando os arquivos... 11 Apresentação Apresentamos o módulo C-Plus NF-e

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e)

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) Os passos citados abaixo servem de documento auxiliar na emissão do manifesto eletrônico, que entrou em vigor no ano de 2015. Resumo das informações:

Leia mais

GESTÃO LOGÍSTICA. Emissão de CT-e. Esse procedimento descreve o processo de emissão de CT-e.

GESTÃO LOGÍSTICA. Emissão de CT-e. Esse procedimento descreve o processo de emissão de CT-e. GESTÃO LOGÍSTICA Emissão de CT-e Esse procedimento descreve o processo de emissão de CT-e. SUMÁRIO EMISSÃO DE CT-E... 3 Pré-Requisitos... 3 Emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico... 4 Emissão

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido

Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido Gerar EFD Contribuições Lucro Presumido 1º Acesse o menu Controle, opção Parâmetros, clique na guia Impostos, e certifique-se de que estão incluídos os impostos do regime 4- Pis e 5 Cofins. Na guia Federal,

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS

Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, e na que permitem melhorias

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

Prefeitura Municipal De Campo Novo

Prefeitura Municipal De Campo Novo Prefeitura Municipal De Campo Novo Manual Contribuinte Nota Fiscal Eletrônica Fly-eNota 1 Fly-Enota Abaixo observamos a tela inicial ao Contribuinte/Contador da emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Após

Leia mais

Manual NOV - PDV. Versão 1.0

Manual NOV - PDV. Versão 1.0 Manual NOV - PDV Versão 1.0 Sumário 01 Captura de Nota Fiscal...3 02 Remessa de Entrada...6 03 Remessa de Saída......9 04 Pedido Normal...12 05 Pedido Especial...16 06 Nota Fiscal Avulsa...18 07 Controle

Leia mais

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar

Processos de Compras. Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Processos de Compras Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar 1 Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Controle de Compras... 4 Parametrização... 4 Funcionamento... 4 Processo de Controle...

Leia mais

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166

Tel. (0xx11) 3038-1150 Fax (0xx11) 3038-1166 Sistema Nota Já Este manual tem por objetivo apresentar o sistema NotaJá a fim de auxiliar o usuário com todos os processos de cadastro, lançamentos de notas, cancelamentos, inutilizações, notas complementares

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL

MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA NIVEL BÁSICO SPED FISCAL 1 INDICE Informações importantes sobre o SPED...... 03 Entrando no sistema...... 04 Configurando o acesso à base de dados Access ou MySQL... 04 Cadastros... 05

Leia mais

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O

Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Roteiro de Instalação da NF-e no Sistema CalcExpress S U M À R I O Procedimentos de Configuração no CalcExpress....2 Procedimentos de Configuração no Emissor de Nota Fiscal Eletrônica...3 Gerando Arquivo

Leia mais