Novidades da Versão 13.01a

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novidades da Versão 13.01a"

Transcrição

1 Novidades da Versão 13.01a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: 17 de janeiro de Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados.

2 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de, Gestão Fisco Contábil,, e na que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários destes Módulos. Continuação de melhorias para abater erros de processos ligados ao projeto SPED. 1.2 INTRODUÇÃO Nesta versão foram acrescentadas diversas funcionalidades para auxiliar a utilização do sistema simplificando elementos existentes e agregando novos que auxiliarão em diversas situações. A seguir descrevemos as novidades essenciais da versão 13.01a. Podem existir pequenas modificações não mencionadas neste documento. Este documento pretende auxiliar o usuário quanto ao uso das modificações realizadas, portanto siga atentamente as informações deste documento. Site: / / Fone: (42)

3 1.3 ÍNDICE 1. VISÃO GERAL MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: INTRODUÇÃO ÍNDICE SISTEMA TEOREMA ALTERAÇÃO DE PRIORIDADE AUTOMATIZADO O CAMPO NOSSO NÚMERO PARA SICREDI ALTERAÇÕES GERAIS ARQUIVOS DIGITAIS CLASSE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA OU GÁS GESTÃO ADMINISTRATIVA COMPARATIVO ENTRE PREÇOS DE FORNECEDORES E PRATICADOS COMPLEMENTO CONTÁBIL MELHORAMENTO NO CADASTRO PARÂMETRO PARA COMPLEMENTAR A DESCRIÇÃO DO ITEM MANUTENÇÃO DE CONTRATOS ESCOLHA DA MARGEM PARA COLETOR FAMILIA NA GRID ALERTA CHAVE DE ACESSO PRESUMIDO NA MANUTENÇÃO DE SITUAÇÕES NOVOS CAMPOS PARA HISTÓRICO DO CLIENTE NCM - NAS GRIDS DE LANÇAMENTOS CONTRATO COMODATO FACTORING BANPAR NOTAS FISCAIS DE SAÍDA COM RETENÇÃO IPI COMO BASE PARA PIS/COFINS BASE ICMS IGUAL AO TOTAL DO FRETE UNIDADE NA ETIQUETA DE GONDOLA - GESTÃO DE VAREJO GESTÃO FISCO CONTÁBIL RAZÃO DO CIAP VALIDAÇÃO DOS CÁLCULOS DA APURAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL Site: / / Fone: (42)

4 6. VENDAS BALCÃO INCLUSÃO DO FORNECEDOR NA OS TRANSPORTES CONTABILIZAÇÃO DAS FATURAS PARÂMETRO PARA OPERAÇÃO DE ABASTECIMENTO ATUALIZAÇÃO DE ODOMETRO EM ACERTO DE VIAGEM CAMPOS UNIDADES EM CT-E PRODUÇÃO INDUSTRIAL AUTOMATIZADAS INFORMAÇÕES DO MRP VÁRIAS SITUAÇÕES NO MRP MUDANÇA NO S.A.C GESTÃO DE PESSOAL ADAPTAÇÃO DO CADASTRO DE TURNO DESCRIÇÃO DO TURNO NO RELACIONAMENTO DO FUNCIONÁRIO CAMPO HOME PAGE NO CADASTRO DE SINDICATOS RESTAURAÇÃO DE EVENTOS LANÇAMENTO POR CENTRO DE CUSTOS COM LOTE ESCALA DE TRABALHO FINANCEIRO DO VALE TRANSPORTE REFERÊNCIAS SIGLAS Site: / / Fone: (42)

5 2. SISTEMA TEOREMA 2.1 ALTERAÇÃO DE PRIORIDADE Anteriormente as vinculações do cliente prevaleciam sobre as outras indicações, inclusive os parâmetros, a partir desta versão a prioridade passou a ser as indicações contidas nos Parâmetros da Empresa, valendo inclusive para o módulo de. 2.2 AUTOMATIZADO O CAMPO NOSSO NÚMERO PARA SICREDI Automatizado o processo de alteração do campo Nosso Número, para evitar possíveis erros de duplicidade na emissão dos boletos bancários, somente para o Banco Sicredi. O campo Nosso Número deve ser Informado como: aabnnnn onde: aa = ano de geração; b = inicia em 2 até 9 geração pelo cedente e; nnnn = nosso número com 5 dígitos e deve ser reiniciado a cada novo ano. Alterado para alterar o ano de geração automaticamente e ao atingir os 5 dígitos incrementar a geração pelo cedente sucessivamente. 2.3 ALTERAÇÕES GERAIS Segue a citação de algumas alterações gerais que compõem a corrente versão: Todas as alterações a partir de 10 de janeiro de Reformulada a tela de Cadastro de Itens, permanecendo uma única para o sistema de Gestão de Varejo e ; Melhorada a importação de CNPJ e XML no módulo de ; Carta de Correção a partir de agora deve ser feita no módulo de ; Criada importação de nota fiscal para o lançamento de documentos de entrada para a OSM e gravação dos custos da. 3. ARQUIVOS DIGITAIS 3.1 CLASSE DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA OU GÁS Para informar o código de classe de Consumo de energia elétrica ou gás no lançamento de nota fiscal e futura geração do SPED. Em Movimento de Entrada e Saída de Itens ao incluir um documento referenciado de Energia Elétrica, abre-se o campo de inclusão para esta classe de consumo, Figura 1. Site: / / Fone: (42)

6 Figura 1 Documentos Referenciados. Na tela de consulta de Documentos Referenciados no campo Tipo Documento selecionar a opção correspondente com a nota referenciada, observar na Figura 2 na grid os campos são próprios para o tipo de documento selecionado. Na sequência utilizar o botão para incluir todas as informações pertinentes. para abrir a tela Figura 2 Consulta Documentos Referenciados. A Figura 3 mostra a tela para o cadastro de nota de Energia Elétrica como documento referenciado. Figura 3 Cadastro para referência de Nota de Energia Elétrica. Obs.: apesar deste procedimento se situar na seção, tudo o que foi mostrado ocorre no sistema de Gestão Administrativa com o objetivo de futura exportação para o módulo de para a correta geração do SPED. Site: / / Fone: (42)

7 4. GESTÃO ADMINISTRATIVA 4.1 COMPARATIVO ENTRE PREÇOS DE FORNECEDORES E PRATICADOS Adicionado comparativo entre tabela de preços de fornecedores e os preços praticados. O processo de uso é o mesmo da tabela de Concorrência, porém o preço de venda é atualizado pela margem do item. Acessar como o indicado na Figura 4. Figura 4 Menu da Tabela de Preços por Fornecedor. Primeiramente se devem incluir as tabelas com as informações dos fornecedores, seus produtos e respectivos valores. A Figura 5 mostra a tela de Consulta da Tabela de Preços por Fornecedor que permite o uso de diversos filtros para auxiliar no processo. Figura 5 Tela de Consulta de preços por fornecedor. Existe a possibilidade de observar os valores praticados de forma conjugada por meio da. A Figura 6 mostra a disposição da tela para análise, lembrando que é analisado o documento selecionado na tela de Consulta. Site: / / Fone: (42)

8 Figura 6 Tela de Análise de preços por fornecedor. 4.2 COMPLEMENTO CONTÁBIL No lançamento de Entrada e Saída de Itens foi incluído um campo chamado Complemento Contábil para incluir observações que irão compor o histórico da contabilidade, Figura 7. Figura 7 Entrada e Saída de Itens. 4.3 MELHORAMENTO NO CADASTRO A partir desta versão alguns novos alertas foram acrescentados para diminuir a possibilidade de valores incorretos em cadastros. Por exemplo, quando colocado letras no lugar dos telefones, Figura 8. Figura 8 Letras em lugar de número de telefone. Site: / / Fone: (42)

9 Figura 9. Acrescentado campo de seleção informar a operadora do Telefone e Telefone Celular no cadastro, Figura 9 Operadoras de Telefonia. 4.4 PARÂMETRO PARA COMPLEMENTAR A DESCRIÇÃO DO ITEM Criada a opção de poder complementar a descrição do item sem poder apagar a descrição existente no item, ou seja, somente aumentar a descrição não altera ou apaga a descrição existente no momento da venda. Nos Parâmetros da Empresa na aba Vendas, bloco 4.02 Permissões no item 9. Alterar a Descrição do Item e selecionar a opção: Sim, somente acrescentar, como mostra a Figura 10. Figura 10 Acrescer a descrição. Site: / / Fone: (42)

10 4.5 MANUTENÇÃO DE CONTRATOS Criada Manutenção de Contratos para substituir a manutenção anterior que era realizada pela manutenção de clientes. Acessar como indicado na Figura 11. Figura 11 Menu da Manutenção de Contratos de Clientes. O procedimento consiste em filtrar os contratos com as mudanças comuns e utilizar o botão. A Figura 12 mostra a tela de alteração dos dados. Figura 12 Tela de alteração dos dados de Contrato. 4.6 ESCOLHA DA MARGEM PARA COLETOR Possibilidade de selecionar entre as margens cadastradas e as margens praticadas para compor a exportação de arquivo para o coletor de dados. A Figura 13 mostra como acessar a exportação para o coletor. Site: / / Fone: (42)

11 Figura 13 Menu Coletor de dados. A Figura 14 mostra o campo para a seleção da margem, lembrando que na geração é recalculada a margem praticada e verificar o custo a ser usado nos Parâmetro da Empresa. Figura 14 Opções para margem. Outro detalhe é incluir o caminho para a geração do arquivo.txt para o coletor de dados, acesso como indica a Figura 15. Site: / / Fone: (42)

12 Figura 15 Menu configuração. A Figura 16 mostra o campo de inclusão do caminho. Site: / / Fone: (42)

13 Figura 16 Caminho para geração do arquivo para Coletor. 4.7 FAMILIA NA GRID Disponibilizada na grid a coluna FAMILIA na Importação de Pedidos de Venda possibilitando filtrar por família os itens da movimentação, sendo o procedimento mais viável para grandes variedades de itens, Figura 17. Figura 17 Grid importação. Site: / / Fone: (42)

14 4.8 ALERTA CHAVE DE ACESSO Adicionado verificação da chave de acesso da NF-e para auxiliar no lançamento de notas de entrada, que a partir desta versão alertará ocorrência de falta de algum dígito ou até mesmo possíveis erros de digitação, exemplo na Figura 18. Figura 18 Alerta para tamanho de chave injusto. Outro exemplo de alerta é mostrado na Figura 19. Site: / / Fone: (42)

15 Figura 19 Alerta para digito verificador incorreto. 4.9 PRESUMIDO NA MANUTENÇÃO DE SITUAÇÕES Incluídos os campos Base Presumido e Atividade Presumido na Manutenção de Situações, Figura 20. Figura 20 Campos Presumido na Manutenção. Site: / / Fone: (42)

16 4.10 NOVOS CAMPOS PARA HISTÓRICO DO CLIENTE Incluído o resumo do período de compras no Histórico do Cliente, por meio do botão. Na aba 10 Estatística Cliente Financeiro, Figura 21, disponibilizando as informações dos campos: Última Implantação, Valor Último Tit., Última Liquidação, Data Maior Título, Valor Maior Título, Total Devolução, Total Vendas, Saldo Aberto Vencido, Saldo Aberto Vencer e uma pequena grid com Período e Vendas. Com possibilidade de selecionar somente as contas a Receber, ou a Pagar, ou ainda ambas. Figura 21 Estatística Financeira do Cliente NCM - NAS GRIDS DE LANÇAMENTOS Adicionado campo NCM nas grids de Lançamento de Itens, Figura 22, na tela de Movimento de Itens e Emissão de Nota Fiscal. Figura 22 NCM na grid de lançamentos. Site: / / Fone: (42)

17 4.12 CONTRATO COMODATO Para contrato de comodato, ao finalizar a Nota Fiscal, emitir automaticamente o contrato, Figura 23, utilizando os lotes para controlar os números de série de cada item. Fixado apenas um item por contrato. Correspondência de campos na nota fiscal: Código SV sempre vai ser o mesmo (1/29/002/000); Código PDV é o código do cliente; Entrega do comodato é data de emissão; Número de patrimônio é o número de série ou o lote; Criado relatório: adm_contrato_comodato para atender a geração do contrato de comodato. Figura 23 Geração de contrato a partir de emissão de Nota Fiscal FACTORING BANPAR Configurada a nova Remessa Bancária para enviar duplicatas para a factoring BANPAR, que trabalha com a remessa do Bradesco e tem algumas particularidades tais como Número da Nota Fiscal, Endereço Completo do Sacado, Telefone com DD do Sacado (ex ), Contato e do Sacado, preenchidos. Incluído o campo para seleção: Factoring BANPAR no Cadastro de Contas, Figura 24. Site: / / Fone: (42)

18 Figura 24 Opção para Factoring BANPAR NOTAS FISCAIS DE SAÍDA COM RETENÇÃO Adicionada possibilidade de fazer Notas Fiscais de Saída de Itens com retenção de impostos como é feita nas Notas Fiscais de Serviço. A opção contabilmente relacionada se encontra no Cadastro de Situações no bloco Retenções, Figura 25, com as opções de percentual de retenção para: PIS, CSLL, COFINS e IRRF, conforme IN 1244 de 30 de janeiro de 2012 e IN Figura 25 Cadastro de situação com retenção para item. A Figura 26 mostra a consulta das informações fiscais da retenção de uma nota fiscal com os percentuais utilizados na situação fiscal. Site: / / Fone: (42)

19 Figura 26 Movimento Fiscal das Retenções IPI COMO BASE PARA PIS/COFINS Opção para IPI ser base para gerar credito para o PIS/COFINS não cumulativo, conforme base legal: Lei 10833/03 art. 3º e Lei 9718/98 art. 3º. Para quando IPI é custo e não gera crédito como ocorre em empresa comercial de revenda, mas PIS/COFINS devem constar da base de cálculo do IPI, ex. é comprada uma mercadoria de 1000,00 que tem 100,00 de IPI a base tem que ser 1100,00, caso houver um frete de 50,00 na nota o total da nota no SPED deverá ser de 1150,00, influindo diretamente no custo do produto. Portanto, foi incluída a opção IPI Base PIS/COFINS como mostra a Figura 27. Figura 27 Opção para IPI é base do PIS/COFINS. Site: / / Fone: (42)

20 4.16 BASE ICMS IGUAL AO TOTAL DO FRETE No lançamento Conhecimento de Transporte foram abertos os campos para alteração do Movimento de Fretes, tanto valores como impostos, com Base e Valor para ICMS, IPI, PIS e COFINS, Figura 28. Isto simplificará a correção para lançamentos em que a base de cálculo do ICMS não é igual ao valor total do frete e erro de ICMS no Conhecimento. Figura 28 Movimento de Fretes edição de impostos UNIDADE NA ETIQUETA DE GONDOLA - GESTÃO DE VAREJO Seguindo as instruções para a emissão das etiquetas de gôndola que atualmente exigem na composição a unidade de referencia do item, e assim indicar o preço da unidade de referencia para o consumidor no momento da compra. Para atender a esta necessidade foi adicionado um novo campo no Cadastro de Itens para selecionar a unidade de referencia e desta forma ser impressa automaticamente nas etiquetas de gôndola, Figura 29. Site: / / Fone: (42)

21 Figura 29 Campo para Unidade da Etiqueta. Site: / / Fone: (42)

22 5. GESTÃO FISCO CONTÁBIL 5.1 RAZÃO DO CIAP Ao emitir um Razão do CIAP de determinado mês não existe mais a diferença do movimento CIAP, Figura 30, pois foram retiradas todas as exceções fixas do sistema. Figura 30 Menu para Movimento CIAP. Figura 31. Incluir o Período e utilizar o botão, observar o Valor total de saídas, destaque da Figura 31 Movimento CIAP. Gerar o relatório patrimonial CIAP para comparar os valores do período de movimento de saída calculado, Figura 32. Site: / / Fone: (42)

23 Figura 32 Menu para relatório CIAP ICMS. Ter certeza de contemplar o período calculado no relatório gerado, portanto atentar para as configurações do relatório, Figura 33. Figura 33 Configuração do relatório CIAP. O valor apresentado no relatório é exatamente idêntico ao apurado no Movimento CIAP para o período analisado, Figura 34. Site: / / Fone: (42)

24 Figura 34 Relatório CIAP ICMS. Observe que no Movimento Fiscal as exceções não são analisadas, portanto o valor não corresponde ao Movimento CIAP, Figura 35. Figura 35 Movimento Fiscal de Saídas. A partir desta versão as exceções são indicadas no Cadastro de Códigos Fiscais (CFOP) para que o tal seja ignorado ou não na totalização das saídas no CIAP, destaque Figura 36. Site: / / Fone: (42)

25 Figura 36 Indicação CIAP no CFOP. 5.2 VALIDAÇÃO DOS CÁLCULOS DA APURAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL Os cálculos do botão do Movimento de Apuração do Simples Nacional passaram por um processo de validação. E os campos de indicação do período para a apuração foram alterados permitindo a seleção de um único mês, pois este Movimento deve ser calculado mensalmente então esta alteração visa evitar possíveis erros de intervalo, Figura 37. Figura 37 Movimento Apuração Simples Nacional. Site: / / Fone: (42)

26 6. VENDAS BALCÃO 6.1 INCLUSÃO DO FORNECEDOR NA OS Criado um botão na tela de lançamento do item na OS para indicar o respectivo fornecedor de cada item utilizado. Incluir os itens ou serviços na região indicada pela seta na Figura 38. Com o item selecionado na grid utilizar o botão na lateral direita, destaque da Figura 38, para indicar o fornecedor do item. Figura 38 Parcial da tela de inclusão de item em OS. A Figura 39 destaca a o fornecedor previamente indicado. Figura 39 Fornecedor da OS. Site: / / Fone: (42)

27 7. TRANSPORTES 7.1 CONTABILIZAÇÃO DAS FATURAS Foi incluída a Contabilização de faturas para Transportadoras, portanto incluir as contas para que a contabilização por fatura ocorra corretamente, conforme o destaque indicado na da Figura 40, utilizar o botão nos Códigos de Operação utilizados pela Transportadora. Figura 40 Contabilização por Fatura. 7.2 PARÂMETRO PARA OPERAÇÃO DE ABASTECIMENTO Site: / / Fone: (42)

28 Criado nos Parâmetros da Empresa o campo para seleção do Código de Operação de saída para abastecimento, específico para o movimento de abastecimentos, registrando as movimentações das empresas que possuem tanque de combustível, Figura 41. Figura 41 Parâmetro de Operação de Abastecimento. 7.3 ATUALIZAÇÃO DE ODOMETRO EM ACERTO DE VIAGEM A partir desta versão é realizada a atualização de quilometragem final do odômetro também pelo movimento de Acerto de Viagem, como acessar mostra a Figura 42. Figura 42 Menu Acerto de Viagem. A Figura 43 indica a localização da informação na tela de Acerto de Viagem, lembrando que a atualização da quilometragem final do odômetro também ocorre em Apontamentos no módulo de Frotas, Abastecimentos, mestre OS, detalhe OS, Troca de Odômetro no Cadastro de Veículos. Site: / / Fone: (42)

29 Figura 43 Acerto de Viagem. 7.4 CAMPOS UNIDADES EM CT-E Incluídos campos de unidades no lançamento da notas e impressão de DACTE para representação dos pesos de cargas com unidades diferenciadas, pois no CT-e tem que aparecer os diversos pesos. A Figura 44 mostra a localização dos diversos pesos indicados pelas notas fiscais. Figura 44 Campos para pesos na DACTE. Site: / / Fone: (42)

30 8. PRODUÇÃO INDUSTRIAL 8.1 AUTOMATIZADAS INFORMAÇÕES DO MRP Automatizada a transação de informações criadas por MRP, abrindo automaticamente OP s (Itens da Composição) depois de analisada a MRP, utilizar o botão como destaque da Figura 45 para gerar as OP s. Figura 45 Análise de MRP. 8.2 VÁRIAS SITUAÇÕES NO MRP Criado no MRP a possibilidade de importar vários Pedidos de Vendas inclusive com Situações diferentes, portanto adicionado várias situações de importação, Figura 46. Figura 46 Importação de Pedidos de Vendas no MRP. Obs.: Salvar os Dados do Documento antes de realizar a inclusão de itens e ou importações. Site: / / Fone: (42)

31 MUDANÇA NO S.A.C. Para atender algumas solicitações de mudança no S.A.C., feita por usuários assíduos deste módulo, o acesso permanece o mesmo como mostra a Figura 47. Figura 47 Menu S.A.C. A tela de cadastro de S.A.C. foi totalmente reformulada. Foram incluídos ao lado do campo do solicitante, os campos: Telefone do Solicitante, do Solicitante, Figura 48. Figura 48 Nova tela para S.A.C. 49. A opção para incluir documentos, tem a possibilidade de inclusão de mais de um documento, Figura Site: / / Fone: (42)

32 Figura 49 Aba para Anexos de S.A.C. Com opção de mencionar várias Notas Fiscais, Figura 50. Figura 50 Anexo para Itens e Notas Fiscais. Site: / / Fone: (42)

33 10. GESTÃO DE PESSOAL 10.1 ADAPTAÇÃO DO CADASTRO DE TURNO Acrescentados campos de descrições para os dias da semana no Cadastro do Turno para informar horários inclusive de sábado para constar no registro de Empregados. No registro, estes imprimem separadamente quando diferentes do título principal do turno. Estes campos novos estão disponíveis para configuração de documentos, Figura 51. Figura 51 Cadastro de Turnos DESCRIÇÃO DO TURNO NO RELACIONAMENTO DO FUNCIONÁRIO No Cadastro de Funcionários, na aba Relacionamentos, o campo Turno retornou a apresentar a descrição do cadastro do turno suprimindo o número de ordem como estava ocorrendo na última versão, Figura 52. Figura 52 Cadastro de Funcionário. Site: / / Fone: (42)

34 10.3 CAMPO HOME PAGE NO CADASTRO DE SINDICATOS No Cadastro de Sindicatos foi incluído um campo para indicação de Home Page de sindicato, Figura 53. Figura 53 Campo Home Page no Cadastro de Sindicatos RESTAURAÇÃO DE EVENTOS No processo de geração do termo de rescisão em algumas situações é necessário acertar a configuração de eventos para auxiliar foi criado um processo de restauração de eventos padrão com mensagem de esclarecimento, em Utilitários a opção Restauração Eventos (Padrão) em Administrador, Figura 54. Figura 54 Menu para Restauração de Eventos - Padrão. Site: / / Fone: (42)

35 A mensagem apresenta as informações necessárias para o usuário decidir se realmente a reatualização atende a corrente necessidade, Figura 55, para tanto utilizar o botão Geração. A realização deste processo é passível de auditoria. Figura 55 Aviso de Restauração de Eventos LANÇAMENTO POR CENTRO DE CUSTOS COM LOTE Cadastrar o Centro de Custos no Cadastro de Departamentos, acesso Figura 56. Figura 56 Menu Departamentos Site: / / Fone: (42)

36 Consulta o respectivo plano de custos na tabela no próprio sistema e cadastro semelhante o indicado na Figura 57. Figura 57 Cadastro Departamentos. Posteriormente fazer a geração o contábil do Movimento de Folha, Figura 58. Figura 58 Menu Movimento de Folha. Acessar a Geração Contábil, Figura 59, por meio do botão Figura 59 Geração Contábil do Movimento de Folha. Site: / / Fone: (42)

37 Indicar a geração Contábil, criar o lote, indicar as demais informações de costume e utilizar o botão para processar efetivamente a geração, Figura 60. No contábil é liberado o lote, pode ser identificados os lançamentos por centro de custos. Figura 60 Tela de Geração Contábil/Financeiro ESCALA DE TRABALHO Para fazer a folha de pagamento dos colaboradores horistas, agora existe um campo de escala de horário que determina período de trabalho e repouso, como registro de escala vinculada ao trabalhador, realizando automaticamente o cálculo das horas normais e horas repouso, destaque da Figura 61. Figura 61 Evento Carga Mensal. Site: / / Fone: (42)

38 10.7 FINANCEIRO DO VALE TRANSPORTE Gerar o Movimento de Vale Transporte utilizando o botão, e não se esquecer de atualizar a tabela de impostos e indicar o tipo de vale transporte nos cadastros dos funcionários. Na sequência utilizar o botão, Figura 62, para a Geração de Contas a Pagar do Vale Transporte. Figura 62 Movimento de Vale Transporte. Na tela de Geração de Contas a Pagar é possível incluir um único fornecedor como no agrupado da geração Contábil/Financeira do Movimento de folha como ocorre na opção Títulos p/fornecedor, ou do tipo não agrupada deixando o campo Fornecedor (Único) em branco. Clique no botão geração ocorra efetivamente, Figura 63. para que a Figura 63 Geração de Contas a Pagar do Vale Transporte. No módulo de é possível consultar as Contas a Pagar de Vale Transporte geradas, Figura 64. Site: / / Fone: (42)

39 Figura 64 Consulta Contas a Pagar. Site: / / Fone: (42)

40 11. REFERÊNCIAS 11.1 SIGLAS BANPAR Fomento Comercial e Serviços LTDA. CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços. CIAP - Controle de Crédito do ICMS do Ativo Permanente. COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. CSLL ou CSSL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. CT-e - Conhecimento de Transporte eletrônico. DACTE - Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico. HOME PAGE - Página inicial de um site da internet. ICMS Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. IN Instrução Normativa. IPI - Imposto Sobre Produtos Industrializados. IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte. MRP - Manufacturing Resource Planning (Planejamento dos Recursos de Manufatura). NCM - Nomenclatura Comum do MERCOSUL. NF-e Nota Fiscal eletrônica. OP Ordem de Produção. OS Ordem de Serviço. O.S.M. Ordem de Serviço de Montagem. PIS - Programa de Integração Social. SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor. SPED Sistema Público de Escrituração Fiscal. TXT - Extensão de arquivo de texto com pouca formatação. Caso tenha dúvidas, por favor, entre em contato com seu Agente. Tenha um excelente uso do sistema e obrigado pela confiança! Teorema Sistemas (42) Site: / / Fone: (42)

Novidades da Versão 12.09a

Novidades da Versão 12.09a Novidades da Versão 12.09a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: 18 de outubro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Manual Fechamento Fiscal

Manual Fechamento Fiscal Manual Fechamento DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisores: Silmara Rebeca e Mauro Martinelli Aprovado em: março de 2013 Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos

Leia mais

Novidades Versão 11.08a

Novidades Versão 11.08a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos Doc-e, Produção, CRM, no Sistema de Gestão Administrativa e no Módulo de Vendas que permitem melhorias

Leia mais

Novidades Versão 12.02a

Novidades Versão 12.02a 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, Varejo e no Módulo de Vendas Balcão que permitem melhorias no desempenho operacional dos usuários

Leia mais

Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS

Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS Novidades da Versão 12.06a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES, SUPERANDO DESAFIOS 1. VISÃO GERAL 1.1 MODIFICAÇÕES E ATUALIZAÇÕES: Foram adicionadas diversas funcionalidades nos Módulos de,,, e na que permitem melhorias

Leia mais

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente.

Manual CIAP Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. Manual CIAP Controle de Crédito de. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autor: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Revisão: Gustavo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

Roteiro de Cadastros - GESTOR

Roteiro de Cadastros - GESTOR Página1 INDICE 1. MODULO EMPRESA 1.1. CADASTRO DE USUARIO --------------------------------------------------------------------- 4 1.2. CADASTRO DA EMPRESA --------------------------------------------------------------------

Leia mais

Sistema de Livros Fiscais Imediata

Sistema de Livros Fiscais Imediata 1 Sistema de Livros Fiscais Imediata 2 Descritivo das Rotinas Operacionais do Sistema de Livros Fiscais para geração EFD PIS/Cofins SPED Contribuições Após a instalação do Sistema de Livros Fiscais, basta

Leia mais

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil

Manual de Novos Lançamentos para Fisco Contábil 1. VISÃO GERAL 1.1 MOTIVAÇÃO: Evolução dos controles contábeis e fiscais para as Empresas. 1.2 ÍNDICE 1 Visão Geral... 01 1.1 Motivação... 01 1.2 Índice... 01 1.3 Introdução... 01 1.4 Movimento Fiscal

Leia mais

Acesso do sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra na figura abaixo.

Acesso do sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra na figura abaixo. Manual do usuário Acesso do sistema Página 1 Veja que em sua área de trabalho irá aparecer o ícone do Sistema. Para acessar o sistema, basta dar dois cliques neste ícone ou ir pelo menu Iniciar, como mostra

Leia mais

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999)

- No primeiro campo informe o numero da empresa que serão copiadas as informações.(ex: 9999) 1 2 1. Duplicação das informações de uma empresa para outra Juntamente com a instalação do sistema Office encaminhamos anexada a empresa modelo, que contem cadastros que podem ser utilizados nas empresas

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00. Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 05.04.00 Abaixo constam as alterações referentes a versão 05.04.00 do dia 02/05/2012: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira.

AUDITORIA FINANCEIRA. No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria Financeira. AUDITORIA FINANCEIRA Processo de uso da Auditoria Financeira CADASTRO DE EMPRESA PARÂMETROS No Gerenciador de Sistemas, em Empresas\ Cadastro de Empresas, é necessário parametrizar os dados para a Auditoria

Leia mais

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria

Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Índice 1.Auditoria Financeira...2 2.Parametrizações do Sistema...3 2.1.Cadastro da Empresa...3 2.1.1.Forma de controle das notas na Auditoria Financeira...4 2.1.2.Formas de Registro do Pagamento e Recebimento

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.2.1 Parcelado... 6 3.2.2 Parcelamento Notas a Prazo...

Leia mais

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00

NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 NOVIDADES COMPLY VERSÃO 4.00 Página 1 de 15 Maiores informações a respeito dos assuntos destacados abaixo devem ser obtidas no Manual do Comply v4.00 disponível no Portal de Produtos. Página 2 de 15 CADASTROS

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

Índice ...48...48. Módulo Empresa... Módulo Fiscal... ...8...8. Módulo Folha...28. Módulo Contabil... Integração Contabil...62...

Índice ...48...48. Módulo Empresa... Módulo Fiscal... ...8...8. Módulo Folha...28. Módulo Contabil... Integração Contabil...62... 1 2 Índice Módulo Empresa......4...4 Módulo Fiscal......8...8 Módulo Folha......28 Módulo Contabil......48...48 Integração Contabil......62...62 3 4 5 1. Cadastro de empresa Antes de iniciar os trabalhos

Leia mais

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins

Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins Manual De Sped Fiscal E Sped Pis / Cofins 29/05/2012 1 O Sped fiscal e Pis/Confins é uma arquivo gerado através do sistema da SD Informática, onde este arquivo contem todos os dados de entrada e saída

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Alana Trindade Criado em 08/09/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.114 a 2 CONTEÚDO COMPRAS...5 81872

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

Orientações Básicas Repom.

Orientações Básicas Repom. Orientações Básicas Repom. Considerações importantes: 1 A viagem deverá estar autorizada para depois solicitar o pagamento. 2 É obrigatório informar o campo NCM da mercadoria, que está em tabela>auxiliares>mercadoria.

Leia mais

Instruções SPED Fiscal ECF

Instruções SPED Fiscal ECF Instruções SPED Fiscal ECF DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 02 Revisão: Aprovado em: Agosto de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos

Leia mais

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES

GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES GUIA PRÁTICO EFD-CONTRIBUIÇÕES Maio de 2012 O QUE É A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Publico de Escrituração Digital SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

MANUAL DO SPED FISCAL

MANUAL DO SPED FISCAL MANUAL DO SISTEMA TOP FOR WINDOWS ESCRITA FISCAL - SKILL MANUAL DO SPED FISCAL VERSÃO 2.11 Equipe de Especialistas: Claudio Aparecido Medeiros Cristiano Besson Ederson Von Mühlen Diretor Responsável: João

Leia mais

Manual Prático de Acesso Novo Hamburgo/RS. ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Manual Prático de Acesso Novo Hamburgo/RS. ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Novo Hamburgo/RS ISS.Net Emissor de Nota Fiscal Eletrônica SUMÁRIO Página LOGIN AO SISTEMA...3 EMITIR NOTA FISCAL ELETRÔNICA...7 CONSULTAR NOTA FISCAL ELETRÔNICA...12 CONSULTAR SOLICITAÇÕES DE CANCELAMENTO

Leia mais

Novidades da Versão 15.02a

Novidades da Versão 15.02a DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila Maria Doc. Vrs. 01 Revisão: Aprovado em: Janeiro de 2015. Nota de copyright Copyright 2015 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont

Manual de Integração - E-Fiscal X Telecont Atualizado em Maio/2008 Pág 1/36 Para integrar os dados do sistema Efiscal com o sistema Telecont, efetue os procedimentos abaixo: CADASTRO DE EMPRESAS ABA BÁSICO Acesse menu Arquivos Empresas Usuárias

Leia mais

Recomendado para quem esta iniciando a utilização do sistema Gestor New

Recomendado para quem esta iniciando a utilização do sistema Gestor New Recomendado para quem esta iniciando a utilização do sistema Gestor New INDICE 1 1. CADASTRO DE USUÁRIOS...1 2. MODULO EMPRESA...4 2.1. Cadastro da Empresa...4 2.2. Parâmetros da Empresa...4 3. MÓDULO

Leia mais

Módulo Faturamento. Sistema Gestor New. Instruções para cadastros e configurações do módulo Faturamento

Módulo Faturamento. Sistema Gestor New. Instruções para cadastros e configurações do módulo Faturamento Roteiro passo a passo Módulo Faturamento Sistema Gestor New Instruções para cadastros e configurações do módulo Faturamento Recomendado para quem esta iniciando a utilização do sistema Gestor New 1 INDICE

Leia mais

Neste bip. Férias Coletivas. Você Sabia? Edição 53 Janeiro de 2015

Neste bip. Férias Coletivas. Você Sabia? Edição 53 Janeiro de 2015 Neste bip Férias Coletivas... 1 Configurar Tarefas Automáticas... 2 Pedido de Rescisão e Interrupção do Aviso Prévio... 3 Cadastro NIS em Lote... 3 Erro ao Gerar a Depreciação de Um Período... 5 Férias

Leia mais

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED

Confira alguns dos possíveis impedimentos de validação do arquivo SPED No validador SPED poderão ocorrer erros e/ou advertências ao importar o arquivo. As advertências não impedem a transmissão do arquivo, no entanto é importante analisar e corrigir as informações. Os erros

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL

TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL TUTORIAL UTILIZAÇÃO DE FUNCIONALIDADES AUDITOR FISCAL VERSÃO DO SISTEMA 3.0/2015 VERSÃO DO DOCUMENTO 1.0 Índice 1. OBJETIVO GERAL... 2 2. ACESSO AO SISTEMA AUDITOR FISCAL... 3 3. SISTEMA AUDITOR FISCAL

Leia mais

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos.

Em 2012, a Prosoft planejou o lançamento da Versão 5 dos seus produtos. VERSÃO 5 Outubro/2012 Release Notes Não deixe de atualizar o seu sistema Planejamos a entrega ao longo do exercício de 2012 com mais de 140 melhorias. Mais segurança, agilidade e facilidade de uso, atendendo

Leia mais

1. Controle de exercício

1. Controle de exercício 1 1. Controle de exercício Para realizar lançamentos e emitir relatório o módulo Contabil obriga a criação de exercícios, que na verdade representam os anos de atividade da empresa. Confira algumas dicas

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

CONHECENDO O BANCO DE DADOS DPCOMP COMO PROCEDER PARA FAZER BACKUP S

CONHECENDO O BANCO DE DADOS DPCOMP COMO PROCEDER PARA FAZER BACKUP S CONHECENDO O BANCO DE DADOS DPCOMP Atualmente, a DpComp, visando ampliar a capacidade corporativa de seus clientes, acompanha a evolução tecnológica e trabalha hoje com o banco de dados MySQL, um dos bancos

Leia mais

Configuração de Acumuladores

Configuração de Acumuladores Configuração de Acumuladores Os acumuladores são cadastro usados pelo Módulo Domínio Sistemas Fiscal para permitir a totalização dos valores lançados nos movimentos de entradas, saídas, serviços, outras

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e

MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA. NF-e MANUAL DE INSTRUÇÃO SISTEMA EMISSOR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA NF-e SELECIONE A EMPRESA EMISSORA DA NFE CLIQUE EM INICIAR TELA DE AVISOS FAÇA A LEITURA DOS AVISOS E CLIQUE EM FECHAR EMISSÃO DA NOTA FISCAL

Leia mais

Instruções para Remessa Bancária

Instruções para Remessa Bancária Bancária DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: novembro de 2012 Atualizado em: 24 de dezembro de 2012 Nota de copyright Copyright 2012 Teorema Informática, Guarapuava.

Leia mais

Relatório de Mudanças

Relatório de Mudanças Relatório de Mudanças Versão 6.0g, Maio / 2015 PROBLEMA NF-e Foi feita uma modificação no sistema para que os valores unitários e os de quantidade saiam corretos e exatamente iguais tanto no lançamento

Leia mais

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda

Esclarecimentos. Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Esclarecimentos Relatório de Apuração de ICMS do sistema Avance Retguarda Afim de sanar as dúvidas mais frequentes e possíveis diferenças de valores ou informações no relatório de Apuração de ICMS do sistema

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É?

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL - EFD O QUE É? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse

Leia mais

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Contas a Pagar 2

AVISO. Treinamento GVcollege Módulo Contas a Pagar 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência

Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS. Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Departamento de Treinamentos BIG SISTEMAS Certificação em Entradas Configurações Gerais Entrada Manual Entrada NFe Conferência Sumário Índice de Figuras... 3 Histórico de Revisões... 4 Introdução... 5

Leia mais

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin

Módulo 14. CgaInformatica. NFe. NFe para o Sistema Retwin Módulo 14 CgaInformatica NFe NFe para o Sistema Retwin 2 Sumário O que é... 3 Benefícios... 3 Requisitos para Instalação e Implantação... 3 Obrigação Backup... 4 Configuração Geral do Sistema... 5 Cadastro

Leia mais

Manual Operacional Versão 2.2

Manual Operacional Versão 2.2 1 Manual Operacional Versão 2.2 2 SUMÁRIO 1) Assistente de configuração 4 2) Módulo Geral 9 2.1) Administradora 9 2.2) Empresa 9 2.3) Grupo de Empresa 12 2.4) Responsável 13 2.5) CEP 13 2.6) Configurações

Leia mais

BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFOMATIVO PARA REVENDAS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇAO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS CRH 2.82a Protocolo 87504 1) O reajuste salarial será calculado corretamente mesmo quando o

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

EFD PIS/COFINS. O que é a EFD PIS/COFINS?...2. A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2. 1. Procedimentos Iniciais...2

EFD PIS/COFINS. O que é a EFD PIS/COFINS?...2. A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2. 1. Procedimentos Iniciais...2 EFD PIS/COFINS SUMÁRIO O que é a EFD PIS/COFINS?...2 A EFD PIS/COFINS no Cordilheira Escrita Fiscal...2 1. Procedimentos Iniciais...2 a) Classificando as Empresas... 3 b) Conferindo os Cadastros que Influenciam

Leia mais

Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos.

Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos. Para gerar o arquivo do SPED PIS/COFINS com sucesso são necessárias algumas parametrizações e lançamentos. 1. No cadastro de empresas 1.1. Informar o regime de apuração dos impostos 1.1.1. LUCRO PRESUMIDO

Leia mais

Manual SPED Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013.

Manual SPED Contábil DESENVOLVENDO SOLUÇÕES. Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013. DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Aprovado em: Maio de 2013. Nota de copyright Copyright 2013 Teorema Informática, Guarapuava. Todos os direitos reservados. 1. VISÃO GERAL 1.1

Leia mais

Versão 06/2012. Substituição Tributária

Versão 06/2012. Substituição Tributária Substituição Tributária 1 ÍNDICE 1. O que é a Substituição Tributária?... 3 1.1 Tipos de Substituição Tributária;... 3 1.2 Como é feito o Recolhimento da ST?... 3 1.3 Convênio e Aplicação... 3 1.4 Base

Leia mais

SPED PIS E COFINS SPED PIS E COFINS. Sistema Questor SPED PIS E COFINS - SPED PIS E COFINS - 0brigatoriedade. Objetivos do Curso

SPED PIS E COFINS SPED PIS E COFINS. Sistema Questor SPED PIS E COFINS - SPED PIS E COFINS - 0brigatoriedade. Objetivos do Curso Sistema Questor SPED PIS E COFINS SPED Sistema Público de Escrituração Digital EFD Escrituração Fiscal Digital Instrutor: - Jocenei Friedrich Apoio: - Sejam todos bem-vindos Objetivos do Curso Conhecer

Leia mais

Novidades Group Shopping

Novidades Group Shopping Novidades Group Shopping 1. Geração do Arquivo Disponível na nova versão do Group Shopping uma tela que permite preencher as informações requeridas na geração do arquivo a ser enviado à Receita Federal

Leia mais

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC

Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC Manual Garantia e Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC DESENVOLVENDO SOLUÇÕES Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 02 Revisores: Aprovado em: Novembro de 2014 Nota de copyright Copyright 2014 Teorema

Leia mais

Manual do Módulo. MerchNotas

Manual do Módulo. MerchNotas Manual do Módulo MerchNotas Bento Gonçalves (RS), Agosto de 2010 Índice 1. Introdução... 4 2. Menu Entrada de Notas... 5 2.1. Entrada de Notas (F11)... 5 2.2. Entrada de Notas NFe (F12)... 8 2.3. Apuração

Leia mais

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido

Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido Sumário Aspectos gerais para validação da EFD Contribuições Lucro Presumido 1. Cadastro de Empresas... 2 2. Cadastro de Participantes...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP

MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS. Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP MANUAL DO USUÁRIO WFISCAL SPED PIS COFINS Lucro Presumido Regime de Competência Escrituração Consolidada por CFOP Página: 1 INTRODUÇÃO Este material traz as informações sobre as características do SPED

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e Kiron Sistema Nota Fiscal Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA KIRON NF-e 2 Índice CADASTROS... 4 Cliente Fornecedor - Transportadora... 4 Unidade de Medida... 5 Produto... 7 NCM... 8 Artigos da Nota Fiscal... 10 Natureza de Operação - CFOP...

Leia mais

Manual do sistema Hiper

Manual do sistema Hiper Manual do sistema Hiper Versão 2.4 Data da última atualização 30/04/2012 1 SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS... 6 LISTA DE Siglas... 10 Primeiros passos... 11 Configurando as conexões com o banco de dados... 11

Leia mais

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos...

Índice APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 CADASTROS... 8 PRINCIPAL... 15 NOTAS FISCAIS... 16 2.1. Primeiros Passos... Índice 1. 2. 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 3. 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 4. 5. 5.1. 5.2. 5.3. APRESENTAÇÃO... 1 CONFIGURAÇÕES DO SAGE ONE... 2 Primeiros Passos... 2 Minha Empresa... 3 Certificado

Leia mais

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...

INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO... 3. CONTAS A RECEBER... 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER... 1 2 INDICE 1. CADASTRO DE CATEGORIAS...5 2. CADASTRO DE BANCO......6 3. CONTAS A RECEBER......6 3.1. LANÇAMENTO AUTOMÁTICO DE CONTAS A RECEBER...6 3.2. LANÇAMENTO MANUAL DE CONTAS A RECEBER...7 3.3. GERAÇÃO

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

www.sistemainfo.com.br Há 20 anos desenvolvendo soluções para a gestão de transporte e logística. Processo de transporte e logística Objetivo

www.sistemainfo.com.br Há 20 anos desenvolvendo soluções para a gestão de transporte e logística. Processo de transporte e logística Objetivo Há 20 anos desenvolvendo soluções para a gestão de transporte e logística. Agilidade, segurança e flexibilidade nos processos são os compromissos da Sistema Informática com seus clientes. Sediada em Criciúma,

Leia mais

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014

Neste bip. Como converter o arquivo CAGED para acerto. Você Sabia? Edição 52 Dezembro de 2014 Neste bip Como converter o arquivo CAGED para acerto... 1 Novo modo de alterar senha de operador... 2 Novo recurso no lançamento [+ planilha]... 2 13 parcela final e SEFIP... 3 Como converter o arquivo

Leia mais

Roteiro de Procedimentos para EFD PIS/COFINS.

Roteiro de Procedimentos para EFD PIS/COFINS. Roteiro de Procedimentos para EFD PIS/COFINS. Este roteiro tem o objetivo orientar os passos básicos dentro do sistema JB Cepil, para preparar o sistema e as informações para a correta geração do arquivo

Leia mais

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12

Importação de Notas pelo Código de Barras DANFE... 12 IMPORTAÇÃO DE NF-E (ENTRADA) SUMÁRIO Importação de Notas pelo Arquivo XML... 2 Parametrização dos Produtos... 4 Parametrização de Código de Situação Tributária (CST)... 5 CST de ICMS... 5 CST de IPI...

Leia mais

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015

ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 ECF- Escrituração Contábil Fiscal 2015 Versão 1.4 (03/09/2015) Prazo de entrega 2015-30/09/2015. Instrução Normativa RFB nº 1524, de 08 de dezembro de 2014) Art. 3º A ECF será transmitida anualmente ao

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Renato de Cezare Criado em 01/07/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.95a 2 CONTEÚDO CADASTRO DE PRODUTO...5

Leia mais

Manual do Software de Cobrança Itaú

Manual do Software de Cobrança Itaú Banco Itaú SA Manual do Software de Cobrança Itaú Última atualização: agosto/2006 Índice 1 Visão Geral 03 2 Instalação 03 3 Inserindo os dados de sua empresa 03 4 Inserindo os dados dos títulos de Cobrança

Leia mais

Manual. EFD Contribuições

Manual. EFD Contribuições Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA

NVSABRE - SISTEMA DE INFORMÁTICA LTDA Goiânia, 01 de março de 2012 Aos clientes Sabre, Novos procedimentos após atualização do sistema para versão 2.1.289.13 Será disponibilizada versão 2.1.289.13, nossos colaboradores deveram realizar cadastro

Leia mais

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2

Manual do Usuário 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 1 5. EXECUTANDO OPERAÇÕES NO MENU IMPOSTO...2 5.1 Digitações dos Sócios...2 5.1.1 Campo CPF...2 5.1.1.a Campo Saldo Anterior...3 5.1.1.b Campo Saldo...3 5.1.1.c Campo Isento...3 5.1.1.d Campo Tributado...3

Leia mais

MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014)

MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014) MANUAL SIMPLIFICADO Versão 1.3 (08/02/2014) www.tiranota.com.br para empresas optantes do SIMPLES NACIONAL By Luiz Resende www.acontabilidade.com.br LEGENDA Algumas siglas usadas neste manual NFE = Nota

Leia mais

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com

Material de Apoio. SEB - Contas a Pagar. Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Material de Apoio SEB - Contas a Pagar Versão Data Responsável Contato 1 05/12/2011 Paula Fidalgo paulaf@systemsadvisers.com Conteúdo CONFIGURAÇÃO... 3 Cadastro de Fornecedores... 3 Métodos de Pagamento...

Leia mais

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda

Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado da Fazenda Manual do Usuário Sistema Notapará Programa Nota Fiscal Cidadã Objetivo: Estabelecer orientações aos usuários do sistema Notapará, tais como: usabilidade, funcionalidade e navegabilidade. Manual do Usuário

Leia mais

1. Instalação e Registro

1. Instalação e Registro 1. Instalação e Registro 1.1. Instalando o Controle de Transportadoras Para instalar o Controle de Transportadoras, acesse o site da Bsoft (www.bsoft.com.br), entre na seção de Downloads e baixe o instalador

Leia mais

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por:

Manual. SPED Fiscal. Treinamento Escrita Fiscal. Material desenvolvido por: Treinamento Escrita Fiscal Material desenvolvido por: Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Implantta Serviços

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS BRADESCO NO FINANCE 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pelo Bradesco... 3 Como gerar os arquivos de Remessa para o Banco pelo Finance... 14 Como enviar

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

ROTEIRO SOBRE NOTAS DE IMPORTAÇÃO CONTROLLER

ROTEIRO SOBRE NOTAS DE IMPORTAÇÃO CONTROLLER Inicialmente, o mais importante O objetivo deste material é apresentar como deve-se proceder em todas as fases, o cadastramento de uma Nota de Importação no Controller. Este material abordará os tópicos

Leia mais

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou

Leia mais

Changelog 30/04/2015. Versão 3.0.001

Changelog 30/04/2015. Versão 3.0.001 Versão 3.0.001 Changelog 30/04/2015 RESUMO Parcelamento de itens de atendimento Importação de nota fiscal de fornecedores via arquivo xml Envio de boleto vencido atualizado por e-mail Central de Notificações

Leia mais

REGIME LUCRO PRESUMIDO

REGIME LUCRO PRESUMIDO REGIME LUCRO PRESUMIDO [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Fiscal Autor: Equipe

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais

1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais 1 2 1. Contabilização dos Lançamentos Fiscais 1.1. Cadastro de Códigos Contábeis Para que os lançamentos sejam integralizados é necessário o preenchimento do código contabil de integração. Siga as instruções

Leia mais

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS

Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Informações gerais sobre a EFD-PIS/COFINS Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45

Como Cadastrar Crédito ICMS Simples Nacional? - FS45 Como Cadastrar Situação Tributária? - FS41 Caminho: Cadastros>Fiscal>Substituição Tributaria Referência: FS41 Versão: 2015.5.4 Como Funciona: A tela de Situação Tributária contém os códigos e as descrições

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Notas Fiscais Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 4 3.2.1 Aba Geral... 5 3.2.2 Opções... 6 3.3 Processador

Leia mais

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e

Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e Manual para Emissão e Utilização do Aplicativo SEFAZ de NF-e INTRODUÇÃO: Este documento visa explicar, de forma detalhada e simplificada, a utilização do sistema de emissão de documentos fiscais (modelo

Leia mais

<< Roteiro de Procedimentos >>

<< Roteiro de Procedimentos >> > As ferramentas apresentadas a seguir, permitirão aos usuários do sistema Avance Retguarda, a partir da versão 8.4, o lançamento e manutenção de todas as informações necessárias

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sua consulta é muito fácil, abaixo daremos algumas dicas que facilitarão o seu dia a dia.

INTRODUÇÃO. Sua consulta é muito fácil, abaixo daremos algumas dicas que facilitarão o seu dia a dia. Referência Rápida INTRODUÇÃO Este manual de referência rápida foi criado com o objetivo de orientar de uma forma simples o caminho para as rotinas mais usadas no sistema Megga Fransys. Sua consulta é muito

Leia mais

Novidades da Versão 14.02a

Novidades da Versão 14.02a Novidades da Versão 14.02a SUPERANDO DESAFIOS Autora: Laila M G Gechele Doc. Vrs. 01 Parte 2 Revisores: Marcelo e Mauro Aprovado em: Março de 2014. Nota de copyright Copyright 2014 Teorema Informática,

Leia mais

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015

Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 Pagamentos MT-212-00137-6 Última Atualização 06/01/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Carregar Documentos Fiscais Verificar o status de envio dos documentos fiscais Consultar

Leia mais

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática

Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais. Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática Entrada de Notas Fiscais de Serviço pela Rotina de Materiais Manual desenvolvido para Célula Fiscal Equipe Avanço Informática 1 A Rotina de lançamento de Notas Fiscais de Serviço foi alterada, agora os

Leia mais

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1

SSPlus (8.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 8.0 1 REA SSPlus 8.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (8.0) Autor : Renato de Cezare Criado em 04/05/2015 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 8.0.77a REA SSPlus 8.0

Leia mais