MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br"

Transcrição

1 MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO 2016 choice-genetics.com.br

2 FACILIDADE DE TRABALHO (independência) Excepcional potencial de desmame. Instinto maternal muito desenvolvido. Alta produção de leite e tetas funcionais numerosas. PROLIFICIDADE EXCEPCIONAL Associação da baixa mortalidade embrionária das raças chinesas com alta taxa de ovulação das raças hiperprolíficas européias. Leitões numerosos, uniformes e vigorosos. Resultados Naïma 2015 no Brasil: LONGEVIDADE Um parto a mais na vida útil. Matriz rústica, com bons aprumos. EXCELENTE CARCAÇA E CONVERSÃO ALIMENTAR Teste de CA de animais de multiplicação: Teste realizado na UNESP de Jaboticabal - julho imunocastrados de multiplicação de duas linhagens fêmeas. 1 baia única com todos os animais e 5 comedores Intelligent Precision Feeder System (IPF) com medição individual do consumo diário de ração. choice-genetics.com.br

3 INTRODUÇÃO & ADAPTAÇÃO Uma boa adaptação ao novo ambiente é fundamental para a máxima expressão do potencial genético da matriz Naïma. RECEPÇÃO DOS ANIMAIS Alojar as fêmeas em baias separadas ou se possível em um local distante da granja. Certificar-se das condições das baias: Evitar pisos desgastados e irregulares, se possível colocar cama (maravalha, palha) para proteger os cascos. Boa altura de pé direito para facilitar as trocas de calor por ventilação. Não usar baias com lâminas de água para evitar contaminação cruzada. As instalações deverão estar limpas, desinfetadas e secas; Utilizar o sistema todos dentro - todos fora. Verificar a disponibilidade de pontos de acesso à água, sendo recomendado 1 bebedouro para cada animais, com uma vazão de 2 litros / minuto. Lotação de 1 animal / 2m², e se possível, entre 6-10 fêmeas por baia. PROTOCOLO DE INTRODUÇÃO & ADAPTAÇÃO Após um período de descanso, o objetivo principal é realizar uma adaptação progressiva dos animais através da implantação de um plano vacinal, medicação e contato dos reprodutores com os animais da granja. Período de descanso e de observação dos animais; Fornecer ração a vontade durante os primeiros 15 dias. Iniciar medicação massal em doses terapêuticas, através da ração ou água durante dias. Os antimicrobianos a serem utilizados ficam a critério do médico veterinário responsável, de acordo com o histórico da granja. Iniciar o programa de vacinação dos animais conforme os agentes existentes na granja (Mycoplasma hyopneumoniae, rinite atrófica, pleuropneumonia, circovirose, Haemophilus parasuis, ileíte e etc.) Vacinas reprodutivas (Parvovírus). É recomendado duas doses sendo que a segunda dose deve ser aplicada 3 semanas antes da primeira cobertura. Observar os animais e medicar aqueles que apresentarem sinais clínicos (tosse, diarreia, letargia e febre). Usar antibiótico + anti-inflamatório. Iniciar uma contaminação progressiva com a introdução de animais da granja, dentro das baias. Medicar os animais que apresentarem doença; Concluir o programa de vacinação. Iniciar medição massal em doses terapêuticas, através da ração ou água durante dias. Os antimicrobianos a serem utilizados ficam a critério do médico veterinário responsável, de acordo com o histórico da granja. Início de preparação à reprodução. PONTO CHAVE: Uma adaptação progressiva com um protocolo de vacinação bem feito.

4 INTRODUÇÃO & ADAPTAÇÃO RESUMO DA INTRODUÇÃO DAS LEITOAS NAÏMAS DESTINADAS A REPOSIÇÃO INTRODUÇÃO COM QUARENTENÁRIO O produtor pode também usar uma instalação isolada da granja com quarentena de no mínimo 6 semanas. Verificar o estado sanitário dos animais, com sorologias na primeira e quinta semana depois da entrega. Fazer uma adaptação progressiva dos reprodutores aos patógenos da granja com introdução de animais da propriedade a partir da quarta semana. PONTO CHAVE: Uma adaptação progressiva com um protocolo de vacinação bem feito.

5 CRIAÇÃO DAS MATRIZES NAÏMA DE 6 A 100 KG (granja com auto-reposição) Recomendações para as granjas que fazem sua própria reposição de matrizes Naïma através do uso de matrizes avós: DICAS DE MANEJO PARA CRIAÇÃO DAS NAÏMA Alojar as fêmeas em baias sem misturar com os outros animais da granja. Respeitar a densidade mínima na fase de creche de 0,3m²/animal, e de 1,0m² no cresc. até os 100 kg. Ter cuidados especiais na limpeza e desinfecção, no respeito dos vazios sanitários. Manter o ambiente controlado, baias secas e limpas. OBJETIVO DE CRESCIMENTO PARA A MATRIZ NAÏMA Evitar um crescimento excessivo para não prejudicar a qualidade dos aprumos e a morfologia geral da futura reprodutora. Idade (dias) Peso (Kg) GPD (g)*** Consumo (g) *** GPD acumulado Atingir 100 kg com 155 a 165 dias de idade Crescimento Progressivo NÍVEIS NUTRICIONAIS SUGERIDOS Utilizar uma dieta de tipo crescimento até os 100 kg conforme os níveis recomendados, assegurando os níveis de vitaminas e minerais. Nutrientes Peso (Kg) GPD (g)*** Consumo (g) Energia Metabolizável kcal / kg Biotina 0,250 mg / kg Proteína Total 17,00-18,00% Vitamina. A UI / kg Lisina Total 0,90-1,00% Vitamina D3 (ui) 1500 min. Ca Total 0,60-0,70% Vitamina E (mg) 60 min. P Disponível 0,30-0,40% TESTE A 100 KG A partir de kg, fazer o teste de seleção das fêmeas NAÏMA. As fêmeas selecionadas devem possuir ótimo aspecto geral. Eliminar as fêmeas que apresentam defeitos nos aprumos, anomalias e aquelas que estão fora dos critérios de seleção seguintes: Critérios de Seleção Mínimo Máximo Idade a 100 kg - 175* Número de tetas boas 13** - Número de tetas falsas - 2 (se 13 tetas boas) * 570 g de GPD acumulado - ** os 3 primeiros pares de tetas devem ser perfeitas PONTO CHAVE: Proporcionar conforto ao animal, evitar crescimento excessivo.

6 PREPARAÇÃO DAS MATRIZES NAÏMA A PARTIR DOS 100 kg A preparação das leitoas é primordial para formação de lotes com cios sincronizados, além de proporcionar um escore ideal para o momento da cobertura. DICAS DE MANEJO Focar em uma boa relação homem/animal. Ter contato físico com as marrãs, entrar na baia diariamente. Utilizar agulhas descartáveis para as aplicação de vacinas e medicamentos para limitar a dor dos animais e possível contaminação cruzada. MANEJO NUTRICIONAL A partir dos 100 kg fornecer ração de reposição entre 2,4 2,6 kg dia. Evitar um estado corporal excessivo para atender o objetivo de ganho de peso (GPD) de 600 gramas por dia entre a quarentena e a 1ª cobertura. Arraçoar de preferência duas vezes ao dia, no início da manhã e fim da tarde. Para uma plena expressão do potencial de reprodução, prolificidade e capacidade a desmamar, buscar atingir o perfil ideal: matriz não muito muscular, com espessura de toucinho no P2 entre 13 e 15 mm na inseminação. NÍVEIS NUTRICIONAIS DE REPOSIÇÃO SUGERIDOS Nutrientes Recomendações Nutrientes Recomendações Energia Digestível kcal / kg Lisina Digest. 0,70-0,80 % Energia Metabolizável kcal / kg Ca Total 0,72-0,85 % Proteína Total 15,00-17,00 % P Disponível 0,30-0,40 % Fibra Bruta 3,5-4,0 % Biotina 0,250 mg / kg Lisina Total 0,80-0,85 % Vitamina. A UI / kg Outra alternativa é usar ração de gestação. OBJETIVOS DA PRIMEIRA INSEMINAÇÃO 240 dias de idade 150 kg de peso mm de toucinho dorsal (no P2) PONTO CHAVE: Um plantel confiante sem excesso de peso.

7 REAGRUPAMENTO DAS MARRÃS EM CIO REPRESENTAÇÃO DE UM ESQUEMA DE REAGRUPAMENTO DE MARRÃS, COM 8 LEITOAS NAS BAIAS Fêmeas que não apresentam o cio podem ser estimuladas através da aplicação de hormônios, uma combinação hormonal de 400 UI de ecg associado a 200 UI de hcg. Normalmente 100% das Naïmas respondem ao tratamento, caso não responderem apresentando somente a vulva edemaciada e avermelhada, no próximo cio apresentará uma ovulação significativa. Outra opção para sincronização de cio é o uso de progestágenos.

8 REPRODUÇÃO DETECÇÃO DE CIO NA REPOSIÇÃO (foto 01) Estimular a entrada no cio das marrãs 2 vezes ao dia, se possível a partir dos dias, com o contato do cachaço. Se possível alojar 6-10 fêmeas na mesma baia e deixar o macho por pelo menos 15 minutos dentro da baia para que ocorra o contato focinho-focinho. Evitar um contato mais prolongado das marrãs com o rufião para que elas não acostumem com a presença do macho na baia, perdendo eficiência no estimulo ao cio. Utilizar rufiões sexualmente maduros com idade a partir dos 11 meses e que possua uma boa libido (salivação, odor característico). Evitar que o rufião monte nas fêmeas evitando lesões nas futuras matrizes. Não trabalhar com o rufião por longos períodos no dia, pois ele perderá o interesse pela fêmea. É recomendado um macho para cada leitoas. DETECÇÃO DE CIO NA GESTAÇÃO (foto 02) Estimular a entrada no cio das matrizes desmamadas com um estresse alimentar, proporcionando um jejum de ração no dia do desmame, e um flushing a partir do dia seguinte. Manter o rufião na frente da fêmea no mínimo 15 minutos para estimular a matriz a entrar cio o quanto antes, sendo indicado fazer no início da manhã e no final da tarde. O macho utilizado para rufiar deve ser dócil e com excelente libido, salivação e exposição de pênis diante da fêmea. É recomendado um macho para cada 250 fêmeas PONTO CHAVE: Tudo começa com uma boa detecção de cio.

9 REPRODUÇÃO As matrizes NAÏMA têm cios bem visíveis (vulva, reflexo de imobilidade). O ritmo das inseminações é similar ao das matrizes clássicas e varia em função de cada granja. A qualidade da observação de cio e o momento ideal da inseminação são fatores fundamentais. Foi observado que as granjas que alcançam os melhores resultados de prolificidade realizam esta tarefa com especial atenção. PROTOCOLO DE IA EM MARRÃS CIO CURTO: 2 IA s Imobilidade ao varrão (h) Intervalo (h) imob. - 1º IA Intervalo (h) imob. - 2º IA 0h 12h 24h CIO LONGO: 3 IA s Imobilidade ao varrão (h) Intervalo (h) imob. - 1º IA Intervalo (h) imob. - 2º IA Intervalo (h) imob. - 3º IA 0h 12h 24h 36h PROTOCOLO DE IA EM MATRIZES Exemplo de intervalo entre as IA s no caso de um desmame na quinta-feira: Imobilidade ao cachaço (h) Intervalo (h) imob. - 1º IA Intervalo (h) imob. - 2º IA Intervalo (h) imob. - 3º IA Matriz entrando cedo em cio (de domingo a segunda-feira) 0 24h 36 (48) Matriz com cio normal (de terça-feira a quarta-feira) (36) Matriz com cio tardio (a partir da quarta-feira à noite) PONTO CHAVE: Tudo começa com uma boa detecção de cio.

10 REPRODUÇÃO ALIMENTAÇÃO No momento do desmame Para as matrizes do desmame Na véspera do desmame, dividir a ração pela metade. No dia do desmame, jejum alimentar - com água a vontade - para cortar a produção de leite e favorecer a entrada em cio. Para as marrãs No dia do desmame do lote, também restringir a ração das marrãs. Após o desmame, Flushing para estimular a ovulação Iniciar o flushing no dia seguinte ao desmame e mantê-lo durante 3 a 4 dias. Exemplo de Flushing: Refeição Desm. -2 Desm. -1 Desmame Desm. +1 Desm. +2 Desm. +3 Desm. +4 Desm. +5 Manhã 2 kg 2 kg 0 1,75 kg 1,75 kg 1,75 kg 1,75 kg 1,1 kg Meio dia 2 kg 2 kg 0 Final tarde 2 kg 0 1,75 kg 1,7 5kg 1,75 kg 1,75 kg 1,1 kg TOTAL 6 kg 4 kg 0 3,5 kg 3,5 kg 3,5 kg 3,5 kg 2,2 kg Observações: Durante 3 a 4 dias de flushing, acrescentar açúcar (+/- 250 gr/dia) ou ração Pré-Inicial (+/- 500 gr/dia) pode melhorar significativamente a entrada em cio e sua expressão, o agrupamento dos cios no início da semana, a fecundidade, a prolificidade e limitar os partos de finais de semana. IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO FLUSHING A realização do flushing para marrãs na fase de pré-cobertura (15 dias antes), causa um aumento significativo na taxa de ovulação, além de viabilizar positivamente a sobrevivência dos embriões. Matrizes com maior número de partos que sofreram um estresse alimentar e perderam peso, restabelecem a taxa de ovulação a níveis normais mais facilmente se receberem flushing. PONTO CHAVE: Tudo começa com uma boa detecção de cio.

11 GESTAÇÃO As matrizes são rústicas e de bons aprumos, adaptam-se a diversos tipo de instalações, são dóceis e calmas. Por isso, é importante limitar os fatores de estresse. O manejo nutricional é facilitado por uma boa capacidade de recuperação do estado corporal no início da gestação. OBJETIVO DE CONDIÇÃO CORPORAL Desmame Entrada na maternidade 15 mm a 17 mm de toucinho dorsal (no P2) na entrada na maternidade Escore corporal entre 3 e 3,5 Evitar que as matrizes engordem demais na gestação, pois, além de trazer complicações ao parto prejudicaria a produção de leite e a prolificidade no parto seguinte. MANEJO NUTRICIONAL SUGERIDO Oferecer ração de gestação rica em fibra para evitar constipação e preparar a futura capacidade de consumo na fase de lactação. Adaptar individualmente a alimentação das fêmeas na gestação em função do número de partos, do peso e do estado corporal. DIAS DE GESTAÇÃO MARRÃS MATRIZES EM BOM ESTADO E GORDA MATRIZES MAGRAS De 1 a 38 dias 2,2 kg / dia 2,2 kg / dia 2,5 a 3,5 kg / dia De 39 a 80 dias 2,2 kg / dia 2,2 kg / dia 2,2 kg / dia De 81 a 110 dias 2,5 a 3,2 kg / dia 2,5 a 3,2 kg / dia 2,5 a 3,2 kg / dia De 111 a 113 dias 2,0 kg / dia 2,0 kg / dia 2,0 kg / dia Dia do parto 0,5 a 1 kg / dia 0,5 a 1 kg / dia 0,5 a 1 kg / dia É interessante aumentar um pouco a quantidade de ração depois dos 80 dias em virtude do desenvolvimento dos fetos nesta fase proporcionando uma melhora no peso ao nascer e a uniformidade. Atenção, as matrizes não podem ficar gordas. PONTO CHAVE: Conduzir a alimentação das matrizes Naïma para elas estarem enxutas evitando excesso de peso e adaptar as quantidades de ração em função de cada matriz.

12 GESTAÇÃO NÍVEIS NUTRICIONAIS SUGERIDOS NA GESTAÇÃO NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES Energia Digestível kcal/kg Ca total 0,80-0,90 % Energia Metabolizável kcal/kg P Digest. 0,30-0,40 % Proteína Total % Biotina 0,250 mg / kg Fibra Bruta 4,5-5,0 % * Lisina Total 0,65-0,76 % Lisina Digest. 0,58 a 0,68 Observação: *níveis normalmente alcançados com farelo de trigo. No verão, pode ser interessante reduzir a proteína bruta com adição de aminoácidos para reduzir o incremento calórico. NÍVEIS NUTRICIONAIS SUGERIDOS NA PRÉ-LACTAÇÃO NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES Energia Digestível kcal/kg Ca total 0,80-0,90 % Energia Metabolizável kcal/kg P Digest. 0,30-0,40 % Proteína Total % Biotina 0,250 mg / kg Fibra Bruta mínimo 4,0 % Lisina Total 0,75-0,85 % Lisina Digest. 0,67 a 0,75 % Observação: a utilização da ração no pré-parto depende da estratégia de manejo adotada na propriedade e das instalações disponíveis. Perfil ideal de uma porca gestante. Objetivo: Ter matrizes enxutas e não muito musculares PONTO CHAVE: Conduzir a alimentação das matrizes Naïma para elas estarem enxutas evitando excesso de peso e adaptar as quantidades de ração em função de cada matriz.

13 PARTO & LACTAÇÃO PREPARAÇÃO PARA O PARTO As matrizes Naïma são dóceis, calmas, curiosas, porém receosas. É muito importante limitar os fatores de estresse (barulho, calor) e oferecer uma boa relação homem / animal. Colocar as matrizes na maternidade no mínimo 5 dias antes do parto. Intercalar as marrãs com as matrizes mais velhas e afastá-las das fontes de estresse (portas, ventiladores e paredes). Observar e manejar as marrãs com calma e cuidado. No caso de constipação antes do parto ou de um número alto de natimortos e para favorecer o início da lactação, a matriz precisa beber no mínimo 25 litros de água por dia (3 dias antes e 3 dias depois do parto). Colocar água no cocho se necessário. ADMINISTRAÇÃO DOS PARTOS Os partos rápidos duram em média 2 horas. Dificilmente ocorrem problemas durante o parto ou problemas pós-parto (MMA mastite, metrite, agalaxia). Os leitões são uniformes e vigorosos, com peso médio de 1,4-1,5 kg no nascimento e vão rapidamente às tetas, o que favorece uma melhor transmissão da imunidade maternal pelo colostro. Os partos Assistir os partos atentamente, porém com descrição evitando ao máximo intervenções. Verificar que as matrizes bebam água em quantidade suficiente no dia do parto e nos primeiros dias depois. Colocar água no cocho nos primeiros dias depois do parto favorece a produção de leite e diminui afecção no sistema genito urinário. Ingestão de colostro O consumo de colostro da mãe, o mais cedo possível após o nascimento e em quantidade suficiente, é um fator essencial para a imunidade do leitão. Não hesitar em ajudar os leitões nas primeiras mamadas. Adoções e manejo dos leitões Não realizar as transferências antes de 6 horas depois do nascimento da leitegada. Se possível fazer a transferência antes de 24 horas. Ajustar a leitegada ao número de tetas viáveis da matriz. Não hesitar em colocar o máximo número de leitões que as marrãs suportem, para que estimule o funcionamento das tetas. PONTO CHAVE: Assistir os partos com calma e descrição.

14 PARTO & LACTAÇÃO MANEJO NUTRICIONAL NA MATERNIDADE É fundamental evitar perdas excessivas de peso das matrizes na maternidade para não ter um impacto negativo na prolificidade do parto seguinte. Perda máxima de 2mm de espessura de toucinho dorsal na fase de lactação Perda máxima de 10% do peso vivo Escore corporal entre 2,5 e 3 Realizar a transição entre a ração de gestação e lactação precocemente, na entrada da maternidade a partir dos 110 dias de gestação, fornecendo 2kg por fêmea dia até o dia do parto. No dia do parto tratar apenas 1kg dividido em 4 tratos. Nos 7 primeiros dias de lactação, não realizar forte progressão no aumento da quantidade de alimento (+0,5 kg a 1kg / dia). Estimular o apetite com esquema de alimentação progressiva e controlada, multiplicando o número de refeições (3 a 4 por dia). Uso de uma ração de lactação com alta concentração de energia e taxa de lisina Kcal de EM / kg 1% de lisina total no mínimo NÍVEIS NUTRICIONAIS SUGERIDOS EM LACTAÇÃO Objetivo: para um desmame a 21 dias, peso da leitegada > 75 kg NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES NUTRIENTES RECOMENDAÇÕES Energia Digestível 3530 Kcal / kg Ca total 0,90-1,00 % Energia Metabolizável 3400 Kcal / kg P Disponível 0,35-0,45 % Proteína Total % Biotina 0,250 mg / kg Lisina Total 1,05-1,18 % Lisina Digest. 0,95-1,05 % Em função do consumo na maternidade e do ambiente (caso das regiões quentes ou no verão), os níveis de Energia Metabolizável e de Lisina digestível podem ser aumentados. Para uma boa lactação (peso da leitegada acima 75 kg a 21 dias), e cobrir 80% das exigências de energia e 100% das exigências de Lisina, o objetivo é de atingir um consumo médio em todo o período de 55 g de Lisina digestível / dia e Kcal de EM /dia. PONTO CHAVE: Desmamar o máximo de leitões por matriz, evitar perda acima de 10% do peso vivo.

15 RESUMO DO PROGRAMA ALIMENTAR SUGERIDO PARA NAÏMA

16 PONTOS CHAVE DO MANEJO DA NAÏMA RECRIA & PREPARAÇÃO Respeito dos objetivos da idade, peso e condições corporal na primeira cobertura (240 dias, 145kg) COBERTURA E GESTAÇÃO Recuperação do estado corporal das matrizes desmamadas no início da gestação Não deixar que as matrizes fiquem gordas PARTO & LACTAÇÃO Evitar perdas excessivas de peso das fêmeas na maternidade Usar ração de lactação de alta concentração (EM e Lisina)

17 NOTAS

18 Este manual foi elaborado a partir das observações de manejo em granjas que utilizam matrizes Naïma e alcançam altos índices de prolificidade. Ele tem como objetivo orientá-lo no manejo da Naïma para explorar o máximo do seu potencial genético, com tranquilidade e segurança. Qualquer dúvida, entrar em contato com o departamento técnico da Choice Genetics. Espírito Santo do Pinhal - SP Cx. Postal 40 CEP: FONE: + 55 (19) FAX: + 55 (19) choice-genetics.com.br

MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br

MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO choice-genetics.com.br MANUAL NAÏMA PONTOS-CHAVE PARA O MANEJO DA MATRIZ NAÏMA EDIÇÃO 2018 choice-genetics.com.br FACILIDADE DE TRABALHO (independência) Excepcional potencial de desmame. Instinto maternal muito desenvolvido.

Leia mais

PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS

PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS PROTOCOLO DE PREPARAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MARRÃS Para obter sucesso na preparação e adaptação de marrãs necessitamos efetuar um adequado programa de manejo nas diferentes fases: 1. Crescimento 2. Aclimatação

Leia mais

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados

MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC. Saiba passo a passo como obter os melhores resultados MANEJO DE LEITOAS GENETIPORC Saiba passo a passo como obter os melhores resultados Introdução Esse material técnico descreve de forma suscinta as principais práticas de manejo que devem ser empregadas

Leia mais

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO. Recria - Gestação Lactação. Cachaço 08/06/2014. Levar em consideração: Exigências nutricionais de fêmeas suínas

NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO. Recria - Gestação Lactação. Cachaço 08/06/2014. Levar em consideração: Exigências nutricionais de fêmeas suínas NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO Recria - Gestação Lactação Cachaço Msc. Daniela Junqueira Rodrigues Exigências nutricionais de fêmeas suínas 1. Linhagem 2. Estágio de desenvolvimento do animal 3. Consumo de ração

Leia mais

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 1 MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 2 Procedimentos para a detecção do cio É importante estabelecer um procedimento padrão para a atividade de diagnóstico de cio, obedecendo uma rotina

Leia mais

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Raças mais utilizadas na suinocultura;

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Raças mais utilizadas na suinocultura; Suinocultura Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia luciano.hauschild@unesp.br Jaboticabal, 2019 1 Revisão Evolução do suíno; Raças mais utilizadas na suinocultura; Melhoramento genético de suínos.

Leia mais

AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS

AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS AULA 06 MANEJO REPRODUTIVO DOS SUÍNOS O Processo Reprodutivo Característica importantes dos seres vivos, determinante para sua capacidade em reproduzir. A Eficiência Reprodutiva Medida pelo número de leitões

Leia mais

Flushing. Flushing 07/04/2014. Aspectos reprodutivos dos suínos. Aspectos reprodutivos dos suínos

Flushing. Flushing 07/04/2014. Aspectos reprodutivos dos suínos. Aspectos reprodutivos dos suínos DIESTRO 14 dias Corposlúteosmaduros prod.progesterona Útero recebe óvulos fertilizados embriões Fêmeanão-prenhe luteóliseerecomeçodo ciclo Flushing > aportede energiaparaa fêmea10 diasantes dadata prevista

Leia mais

Melhoramento Genético de Suínos

Melhoramento Genético de Suínos Melhoramento Genético de Suínos Melhoramento Genético de Suínos Indispensável na evolução da suinocultura; Objetivo geral do melhoramento: Aumentar a freqüência de genes e/ou genótipos desejáveis; Ferramentas;

Leia mais

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno

Exterior do Suíno. Exterior do Suíno Exterior do Suíno Cabeça tamanho médio, bem implantada e com boa conformação; Pescoço bem implantado em relação à cabeça e à paleta; Paletas bem cobertas de carne e lisas; Arqueamento médio do dorso; Lombo

Leia mais

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq

fmvz Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq Biotecnologias da Reprodução em Bubalinos - Parte 1 Prof. Dr. André Mendes Jorge UNESP - FMVZ - Botucatu - SP- Brasil Pesquisador do CNPq andrejorge@fmvz.unesp.br Número reduzido de Rebanhos Selecionados

Leia mais

Atualização em manejos e nutrição de cachaços. Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos

Atualização em manejos e nutrição de cachaços. Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos Atualização em manejos e nutrição de cachaços Izabel Regina Muniz Médica Veterinária Gerente Nacional de Suinocultura Poli Nutri Alimentos Introdução Otimizar a qualidade do ejaculado e a possibilidade

Leia mais

Manejo Reprodutivo em Suínos. Rafael Ulguim

Manejo Reprodutivo em Suínos. Rafael Ulguim Manejo Reprodutivo em Suínos Rafael Ulguim Reposição Oportunistas Creche Recria / Terminação Abate Parto Desmame Estro Parto Ciclo produtivo da porca Lactação IDE Gestação 18-25 dias 3-7 dias 114 dias

Leia mais

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) MATERNIDADE Aula Passada 30/03/2016. Manejo de suínos do desmame ao abate. Maternidade (Aula Passada) Creche

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) MATERNIDADE Aula Passada 30/03/2016. Manejo de suínos do desmame ao abate. Maternidade (Aula Passada) Creche UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias ZOOTECNIA I (Suínos) 1 Plano de aula Maternidade (Aula Passada) Creche Msc. Fabrício

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

ZOOTECNIA I (Suínos) 30/03/2016. Denominações. Denominações. Denominações. Denominações. Plano da aula

ZOOTECNIA I (Suínos) 30/03/2016. Denominações. Denominações. Denominações. Denominações. Plano da aula UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias 1 ZOOTECNIA I (Suínos) Denominações Plano da aula Característica do suíno doméstico

Leia mais

Índice. Introdução e Importância Econômica. Introdução e Importância Econômica 07/04/2014. Marco Monteiro de Lima

Índice. Introdução e Importância Econômica. Introdução e Importância Econômica 07/04/2014. Marco Monteiro de Lima Reprodução Índice Introdução e importância econômica Aula prática no setor animais reprodutores) (seleção de Marco Monteiro de Lima marcomonteiro85@gmail.com Introdução e Importância Econômica O controle

Leia mais

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO

AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO AULA 03 SISTEMA E REGIME DE CRIAÇÃO III.1 - SISTEMA EXTENSIVO DE CRIAÇÃO DE SUÍNOS 1. Não há preocupação com a produtividade, os animais não são identificados; 2. Não existe controle reprodutivo; 3. Suínos

Leia mais

06/06/2014. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Considerações no pré-parto:

06/06/2014. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Considerações no pré-parto: suinesp@gmail.com Considerações no pré-parto: Limpeza e desinfecção da maternidade Verificar condições do escamoteador 1 Ao nascimento Secar o leitão Principalmente boca e narinas Evitar perda de T C corporal

Leia mais

Manejo de suínos do nascimento ao abate.

Manejo de suínos do nascimento ao abate. suinesp@gmail.com Considerações no pré-parto: Limpeza e desinfecção da maternidade Verificar condições do escamoteador Ao nascimento Secar o leitão Principalmente boca e narinas Evitar perda de T C corporal

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS

ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS Água A água é o componente que está presente em maior proporção no organismo animal, se constituindo num alimento extremamente importante para a produtividade e saúde. A água deve

Leia mais

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária

Manejo e nutrição de bezerras e novilhas. Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Manejo e nutrição de bezerras e novilhas Luciana Ferri Frares Médica Veterinária Introdução 1. Manejo pré-parto 2. Cuidados iniciais com o recém-nascido 3. Bezerreiro 4. Doenças 5. Aleitamento 6. Período

Leia mais

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS

CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO. Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS CONTROLE SANITÁRIO PARA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO: REBANHOS COMERCIAIS E DE SELEÇÃO Dra. DANILA FERNANDA R. FRIAS INTRODUÇÃO BRASIL 5º MAIOR PAÍS EXTENSÃO TERRITORIAL 20% ÁREA PASTAGENS VARIEDADE

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS

SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA INCREMENTO DE RESULTADOS REPRODUTIVOS EM FÊMEAS SUÍNAS Júlio Henrique Emrich Pinto Diretor de Nutrição e Tecnologia Vaccinar Nutrição e Saúde Animal Introdução Roteiro da

Leia mais

Maneio reprodutivo de caprinos. Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada

Maneio reprodutivo de caprinos. Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada Maneio reprodutivo de caprinos Carlos M.V. Bettencourt CEBA/DRAPAL - Herdade da Abóbada VII Jornadas da Cabra Serpentina Portel, 2009 + ETAPAS DO PROCESSO PRODUTIVO Nascimento Puberdade Concepção Gestação

Leia mais

PLANEJAR PARA ECONOMIZAR Foco no Lucro Máximo. Geraldo Nascimento de Aguiar Jr. Zootecnista UFRPE 1996 Multicampo Nutrição Animal Caicó-RN

PLANEJAR PARA ECONOMIZAR Foco no Lucro Máximo. Geraldo Nascimento de Aguiar Jr. Zootecnista UFRPE 1996 Multicampo Nutrição Animal Caicó-RN PLANEJAR PARA ECONOMIZAR Foco no Lucro Máximo Geraldo Nascimento de Aguiar Jr. Zootecnista UFRPE 1996 Multicampo Nutrição Animal Caicó-RN Porque devemos planejar na Suinocultura? Decidirmos se devemos

Leia mais

Manejo Reprodutivo. Introdução. Manejo do Garanhão. Garanhão. Égua. facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas.

Manejo Reprodutivo. Introdução. Manejo do Garanhão. Garanhão. Égua. facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas. Manejo Reprodutivo Prof. Me. Diogo Gaubeur de Camargo Introdução Garanhão Égua Vazia; Prenhe; Parida. Manejo do Garanhão facilitar o manejo durante a estação número de éguas a serem cobertas. exames físicos

Leia mais

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 2

MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 2 1 MANEJO REPRODUTIVO EM SUÍNOS - RECOMENDAÇÕES BASICAS 2 2 DEFINIÇÃO Manejo é um conjunto de práticas racionais que se deve realizar com os animais durante as diversas fases de suas vidas, visando dar

Leia mais

PROCEDIMENTOS BÁSICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS

PROCEDIMENTOS BÁSICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS Boletim Informativo Pesquisa & Extensão BIPERS Publicação conjunta do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves EMBRAPA e da JUNHO/97 Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica

Leia mais

Manejo reprodutivo I. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc.

Manejo reprodutivo I. Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. Manejo reprodutivo I Fernando Miranda de Vargas Junior Zootecnista, DSc. MNEJO REPRODUTIVO Escolha do macho Escolha da fêmea Flushing Efeito macho Seleção Melhoramento MNEJO REPRODUTIVO Exame andrológicos

Leia mais

MANUAL DE TERMINAÇÃO PONTOS-CHAVE PARA VALORIZAR SEU POTENCIAL GENÉTICO EDIÇÃO choice-genetics.com.br

MANUAL DE TERMINAÇÃO PONTOS-CHAVE PARA VALORIZAR SEU POTENCIAL GENÉTICO EDIÇÃO choice-genetics.com.br MANUAL DE TERMINAÇÃO PONTOS-CHAVE PARA VALORIZAR SEU POTENCIAL GENÉTICO EDIÇÃO 2016 choice-genetics.com.br O sucesso da produção de suínos nas fases de crescimento e terminação (GPD, conversão alimentar,

Leia mais

Introdução. Seleção de Reprodutores. Importância das Fêmeas. Importância dos Machos. O que selecionar. Como selecionar

Introdução. Seleção de Reprodutores. Importância das Fêmeas. Importância dos Machos. O que selecionar. Como selecionar Disciplina AZ044 - Suinocultura Seleção de Reprodutores Prof. Marson Bruck Warpechowski Introdução Reposição de plantel Substituição de descartes Melhoramento dos produtos Produção: reprodutores x leitões

Leia mais

AMÉRICA LATINA MATRIZES ROSS 308 AP (AP95) Especificações Nutricionais. An Aviagen Brand

AMÉRICA LATINA MATRIZES ROSS 308 AP (AP95) Especificações Nutricionais. An Aviagen Brand 1 AMÉRICA LATINA MATRIZES ROSS 308 AP (AP95) Especificações Nutricionais An Aviagen Brand Introdução Este encarte contém as recomendações nutricionais para a matriz Ross 308 AP (AP95) de empenamento lento

Leia mais

High Definition [Alta definição] High Development [Alto desempenho] High Digestibility [Alta digestibilidade]

High Definition [Alta definição] High Development [Alto desempenho] High Digestibility [Alta digestibilidade] High Definition [Alta definição] High Development [Alto desempenho] High Digestibility [Alta digestibilidade] 1 PROGRAMA NUTRICIONAL A VACCINAR disponibiliza ao mercado a linha QualiSUI HD para suínos,

Leia mais

MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO. C. Otto de Sá e J. L. Sá

MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO. C. Otto de Sá e J. L. Sá MANEJO DO CORDEIRO RECÉM-NASCIDO C. Otto de Sá e J. L. Sá Um dos maiores problemas na ovinocultura é a alta mortalidade de cordeiros. Quando muitos cordeiros morrem antes mesmo do desmame, o prejuízo do

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO

IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO IMPORTÂNCIA DO COLOSTRO Com o desenvolvimento constante da suinocultura, a produção de leitões desmamados das 10 melhores granjas inscritas no programa Agriness S2 atingiu em 2013, 32,29 leitões/fêmea/ano

Leia mais

gestão e informação na suinocultura moderna você está convidado a entrar neste mundo

gestão e informação na suinocultura moderna você está convidado a entrar neste mundo gestão e informação na suinocultura moderna você está convidado a entrar neste mundo informação sociedade do conhecimento Adequação das ferramentas Desenvolvimento das necessidades Evolução das ferramentas

Leia mais

Manejo nutricional nas. diferentes fases da vida. de cães e gatos

Manejo nutricional nas. diferentes fases da vida. de cães e gatos 1 Manejo nutricional nas diferentes fases da vida de cães e gatos 1) Com o quê alimentar? 2) Quando e como alimentar? 3) Quanto fornecer? 2 Com o quê alimentar? Dieta caseira cozinha para o animal resto

Leia mais

BIOSEGURIDADE em rebanhos suinícolas. Mínimo de Doenças ou Alto Estatus de Saúde. Alto Estatus de Saúde. Alto Estatus de Saúde BIOSSEGURIDADE

BIOSEGURIDADE em rebanhos suinícolas. Mínimo de Doenças ou Alto Estatus de Saúde. Alto Estatus de Saúde. Alto Estatus de Saúde BIOSSEGURIDADE Universidade Federal do Paraná AZ-044 Suinocultura BIOSEGURIDADE em rebanhos suinícolas Prof. Marson Bruck Warpechowski BIOSSEGURIDADE Segurança de seres vivos através da diminuição do risco de ocorrência

Leia mais

ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO DA FÊMEA REPRODUTORA. Rovério Magrini de Freitas Zootecnista M.Cassab São Paulo SP - Brasil

ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO DA FÊMEA REPRODUTORA. Rovério Magrini de Freitas Zootecnista M.Cassab São Paulo SP - Brasil ALIMENTOS E ALIMENTAÇÃO DA FÊMEA REPRODUTORA Rovério Magrini de Freitas Zootecnista M.Cassab São Paulo SP - Brasil Os efeitos da seleção Genética Nutrição - Genética Seleção genética dos últimos 20 anos

Leia mais

Journal of Animal Science Fator de Impacto: Pelotas, 08 de dezembro de 2009.

Journal of Animal Science Fator de Impacto: Pelotas, 08 de dezembro de 2009. EFEITO DO TRATAMENTO A LONGO E A CURTO PRAZO COM SOMATOTROPINA DURANTE A GESTAÇÃO EM SUÍNOS SOBRE O PESO DA PROGÊNIE Journal of Animal Science Fator de Impacto: 2.102 Pelotas, 08 de dezembro de 2009. INTRODUÇÃO

Leia mais

MELHORAMENTO GENÉTICO DE SUÍNOS

MELHORAMENTO GENÉTICO DE SUÍNOS MELHORAMENTO GENÉTICO DE SUÍNOS INTRODUÇÃO A carne de suínos é a mais produzida no mundo. 91,0 milhões de toneladas. Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial. População suína estimada em 30 milhões

Leia mais

Manejo do leitão do crescimento ao abate

Manejo do leitão do crescimento ao abate Disciplina AZ044 Suinocultura Desempenho medido pelos índices produtivos Manejo do leitão do crescimento ao Prof. Marson Bruck Warpechowski suínos vendidos por porca por ano; ganho de peso diário; conversão

Leia mais

Suinocultura. Revisão. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Sistemas de produção; Modelos de produção;

Suinocultura. Revisão. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Sistemas de produção; Modelos de produção; Suinocultura Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia luciano.hauschild@unesp.br Jaboticabal, 2019 1 Revisão Sistemas de produção; Modelos de produção; Arranjo organizacional da CPA da carne suína.

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DE LEITOAS E SEUS REFLEXOS NA REPRODUÇÃO PIC

IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DE LEITOAS E SEUS REFLEXOS NA REPRODUÇÃO PIC IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DE LEITOAS E SEUS REFLEXOS NA REPRODUÇÃO PIC Objetivos desta apresentacao Compartilhar experiências de campo em relação a leitoas Definir os pontos chaves ou prioridades, Comunicar

Leia mais

SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE - SISCAL: DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA

SISTEMA INTENSIVO DE SUÍNOS CRIADOS AO AR LIVRE - SISCAL: DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA ISSN 0100-8862 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves Ministerio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Caixa Postal, 89700-000, Concórdia, SC Telefone:

Leia mais

MANEJO DE MATRIZES PARTE I

MANEJO DE MATRIZES PARTE I FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS AVÍCOLAS Disciplina de Avicultura LAVINESP/FCAV MANEJO DE MATRIZES PARTE I Prof. Edney Pereira da Silva Jaboticabal

Leia mais

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. "Seu resultado é o nosso compromisso." EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com.

PROGRAMA NUTRICIONAL PARA SUÍNOS. Seu resultado é o nosso compromisso. EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL. www.guabi.com. PROGRAMA NUTRICIONAL "Seu resultado é o nosso compromisso." PARA SUÍNOS EXCELÊNCIA EM NUTRIÇÃO ANIMAL www.guabi.com.br 0800 16 90 90 s para as fases de Maternidade e Creche A linha Nutriserviços para nutrição

Leia mais

PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA PERTENCENTE A QUERIDO TINTA SILVA E VICENTE PAÇOS DO CONCELHO COIMBRÃO MARCA PTRB3G1.

PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA PERTENCENTE A QUERIDO TINTA SILVA E VICENTE PAÇOS DO CONCELHO COIMBRÃO MARCA PTRB3G1. Pedro Miguel Silvério Lopes Médico Veterinário CP nº 1785 Rua Amadeu R F Matias Nº 2, 5º Dto 2560-253 Torres Vedras Tel: 917557815 pmslopes@sapo.pt PLANO DE PRODUÇÃO PARA UMA EXPLORAÇÃO DE SUINICULTURA

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM MANEJO DE BEZERROS BUBALINOS

EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM MANEJO DE BEZERROS BUBALINOS EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM MANEJO DE BEZERROS BUBALINOS Mirian Lima da Silva 1 ; Ruth Lima da Silva 2 ; Carlos Magno Bezerra de Azevedo Silva 3 ; Carlos Augusto Alanis Clemente 4 INTRODUÇÃO O manejo tradicional

Leia mais

ESTUDOS ECOPATOLÓGICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS MULTIFATORIAIS EM SUÍNOS

ESTUDOS ECOPATOLÓGICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS MULTIFATORIAIS EM SUÍNOS ESTUDOS ECOPATOLÓGICOS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS MULTIFATORIAIS EM SUÍNOS Nelson Morés 1 Na suinocultura moderna, as doenças que afetam os animais podem ser alocadas em dois grandes grupos: 1) Doenças epizoóticas,

Leia mais

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA

MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA MANEJO DA NOVILHA EM GADO DE CRIA Prof. Júlio O. J. Barcellos, Med.Vet., Dep. Zootecnia Fac. Agronomia e- mail: julio.barcellos@ufrgs.br http://www.ufrgs.br 1 ESTRUTURA DO TEMA A novilha e o sistema de

Leia mais

Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel

Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel Dr. Cassio Brauner DZ FAEM -UFPel Altamente dependente da genética; Emtornodos 18 meses; A partirdos 30 meses(efeitonegativosobreo crescimento e desenvolvimento); Idademaisrecomendadaé entre 3 e 5 anos

Leia mais

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação

Princípios básicos. Instalações, ambiência e equipamentos. Para implantação. Para implantação. Água e Efluentes. Para implantação Universidade Federal do Paraná AZ-044 Suinocultura Instalações, ambiência e equipamentos Prof. Marson Bruck Warpechowski Princípios básicos Mais simples possível: conforto e manejo adequado (higiene, funcionalidade

Leia mais

Criação de bezerros de corte

Criação de bezerros de corte Criação de bezerros de corte CRIAÇÃO DE BEZEROS DE CORTE 1 - APRESENTAÇÃO A produção de bezerros de corte de qualidade para venda logo após a desmama é um componente importante na pecuária familiar do

Leia mais

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro

Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Importância Reprodutiva em Gado de Leiteiro Prof. Me.: Whelerson Luiz Vitro vitro@fea.br Disciplina de Bovinocultura FEA Andradina 2015 Introdução O desempenho adequado de qualquer sistema de produção

Leia mais

Reprodutores Pais Edição 2

Reprodutores Pais Edição 2 Reprodutores Pais Edição 2 W-36 SILVER BROWN Performance Manual de Standards de Manual Produção Resumo do Desempenho Fêmeas vivas, 1 18 Semanas 94% Fêmeas vivas, 19 75 Semanas 90% Machos vivos, 1 18 Semanas

Leia mais

MANUAL DE MANEJO DAS POEDEIRAS COLONIAIS DE OVOS CASTANHOS. Embrapa 051 (Produção em parques)

MANUAL DE MANEJO DAS POEDEIRAS COLONIAIS DE OVOS CASTANHOS. Embrapa 051 (Produção em parques) MANUAL DE MANEJO DAS POEDEIRAS COLONIAIS DE OVOS CASTANHOS Embrapa 051 (Produção em parques) 1 Características das poedeiras Embrapa 051 As poedeiras coloniais Embrapa 051 são galinhas híbridas, resultantes

Leia mais

Curva de crescimento e consumo alimentar em suínos em crescimento e terminação. Estratégia para atingir a melhor conversão alimentar

Curva de crescimento e consumo alimentar em suínos em crescimento e terminação. Estratégia para atingir a melhor conversão alimentar 1 Curva de crescimento e consumo alimentar em suínos em crescimento e terminação. Estratégia para atingir a melhor conversão alimentar É difícil determinar uma estratégia ou gestão alimentar ideal para

Leia mais

Adaptação e Manejo de Leitoas

Adaptação e Manejo de Leitoas Adaptação e Manejo de Leitoas Paulo Eduardo Bennemann Djane Dallanora Natalha Biondo Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC Faculdade de Medicina Veterinária Xanxerê - SC pebedu@hotmail.com Tópicos

Leia mais

Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I

Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Biotecnologias i da Reprodução em Bubalinos- I André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto Livre

Leia mais

Por Que Priorizar o Conforto na Pecuária Leiteira? Leonardo Dantas da Silva Consultor Técnico Elanco Saúde Animal

Por Que Priorizar o Conforto na Pecuária Leiteira? Leonardo Dantas da Silva Consultor Técnico Elanco Saúde Animal TM Por Que Priorizar o Conforto na Pecuária Leiteira? Leonardo Dantas da Silva Consultor Técnico Elanco Saúde Animal Faixas de Temperatura para Performance Animal Temperature, C Categoria = Performance

Leia mais

8 Suínos crescimento e terminação importância prática

8 Suínos crescimento e terminação importância prática 1/37 Produção de Suínos Ciência e prática Eduardo Viola Qualyfoco Consultoria LTDA. eviola@terra.com.br 2/37 Alimento Disponível Água Disponível Ar Temperatura Umidade Espaço Adequado Proporcional Exigências

Leia mais

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Evolução da produção mundial de suínos;

Suinocultura. Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Jaboticabal, Evolução da produção mundial de suínos; Suinocultura Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia Luciano.hauschild@unesp.br Jaboticabal, 2019 1 Revisão Origem do suíno; Evolução da produção mundial de suínos; Evolução da produção brasileira

Leia mais

Manejo e controle de dados de produção

Manejo e controle de dados de produção C A P Í T U L O 10 Manejo e controle de dados de produção 10.1 Introdução A propriedade suinícola deve ser considerada como um sistema de produção, operando com um capital próprio ou de empréstimos financeiros

Leia mais

Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura

Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA AUGUSTO SCHNEIDER Série NUPEEC Produção Animal Caprinocultura

Leia mais

Perspectivas para o uso de uma única inseminação por estro em fêmeas suínas: inseminação artificial em tempo fixo. Rafael Ulguim

Perspectivas para o uso de uma única inseminação por estro em fêmeas suínas: inseminação artificial em tempo fixo. Rafael Ulguim Perspectivas para o uso de uma única inseminação por estro em fêmeas suínas: inseminação artificial em tempo fixo Rafael Ulguim 1 Tópicos a serem abordados 1. Evolução dos programas de inseminação ar5ficial

Leia mais

Noções de Melhoramento genético animal

Noções de Melhoramento genético animal Noções de Melhoramento genético animal Diferenças entre populações podem ser de origem: - Genética ou de Ambiente Renata de F.F. Mohallem renataffm@yahoo.com.br Melhoramento Genético - Mudanças na frequência

Leia mais

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE I

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE I Data: Julho/2001 MELHORANDO A PRODUTIVIDADE DAS MATRIZES SUÍNAS PARTE I Introdução Na base da lucratividade de uma empresa de produção de suínos, entre outros fatores, está a equação : Lucro / Prejuízo

Leia mais

Suinocultura. Evolução e Raças dos Suínos. Revisão. Objetivos aula. Evolução do suíno. Evolução do suíno 20/03/2018

Suinocultura. Evolução e Raças dos Suínos. Revisão. Objetivos aula. Evolução do suíno. Evolução do suíno 20/03/2018 Suinocultura Alini Mari Veira Departamento de Zootecnia alini.mari@hotmail.com Revisão Sistemas de produção segregada; Sistema wean to finish; Sistema intensivo de criação ao ar livre; Sistema de produção

Leia mais

Menor custo de Produção de Bezzeras Mais leite para a indústria

Menor custo de Produção de Bezzeras Mais leite para a indústria Menor custo de Produção de Bezzeras Mais leite para a indústria Os Produtos Neolac é uma linha de sucedâneos de leite para bezerras lactantes. São produtos completos, com 20% de proteína bruta e alta energia,

Leia mais

CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO

CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO JANEIRO / 0 / /0 / 0 FEVEREIRO / /0 / 0 / MARÇO / /0 / 0 / 0/ ABRIL / 0 / 0/ / 0 MAIO / 0 / / 0 / 0 JUNHO / / 0 / 0 / /0 JULHO / 0 / 0/ / 0 AGOSTO

Leia mais

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO N 47 ALIMENTAÇÃO DA PORCA EM LACTAÇÃO Sabe-se hoje que a alimentação da porca durante a LACTAÇÃO tem grande influência no crescimento dos leitões durante a fase de amamentação e, consequentemente nos PESOS

Leia mais

Manejo Nutricional e suas Influências na Qualidade do Leite. Gabriel Candido Bandeira RC DSM TORTUGA

Manejo Nutricional e suas Influências na Qualidade do Leite. Gabriel Candido Bandeira RC DSM TORTUGA Manejo Nutricional e suas Influências na Qualidade do Leite Gabriel Candido Bandeira RC DSM TORTUGA Atender exigências dos animais; Produção; Custo de produção? Vacas; Bezerras; Novilhas; Machos.? Curva

Leia mais

Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia Aula 5. Professora Me Mariana Belloni 06/09/2016

Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia Aula 5. Professora Me Mariana Belloni 06/09/2016 Frangos de corte, poedeiras comerciais e pintos de um dia Aula 5 Professora Me Mariana Belloni 06/09/2016 CRIAÇÃO E MANEJO DE FRANGOS DE CORTE Limpeza e Desinfecção das Instalações Remoção de toda matéria

Leia mais

Sistemas de produção de suínos

Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Sistemas de produção de suínos Produtor; Genética; Nutrição; Manejo alimentar; Sanidade; Instalações; Mão-de-obra. Sistemas de produção de suínos Objetivos da produção: Atividade

Leia mais

bem-estar animal animal cinco liberdades dos animais fome sede; dor medo aflição Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador

bem-estar animal animal cinco liberdades dos animais fome sede; dor medo aflição Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador BEM-ESTAR DOS EQUINOS O conceito de bem-estar animal refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal tal como a saúde, a felicidade, a longevidade.

Leia mais

O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE

O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE O FUTURO DA RUTER O FUTURO DA NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE NUTRIÇÃO RUMINAL EFICIENTE O QUE É O RUTER? É UM SISTEMA INOVADOR DE CRIAÇÃO DE BEZERROS, PRESENTE NO MERCADO DESDE OUTUBRO DE 2002. A CHAVE DO

Leia mais

SUINOCULTURA DINÂMICA Ano I N o 3 Junho/1992 Periódico técnico-informativo elaborado pela EMBRAPA CNPSA

SUINOCULTURA DINÂMICA Ano I N o 3 Junho/1992 Periódico técnico-informativo elaborado pela EMBRAPA CNPSA SUINOCULTURA DINÂMICA Ano I N o 3 Junho/1992 Periódico técnico-informativo elaborado pela EMBRAPA CNPSA Heterose e complementariedade entre raças na produção de suínos para o abate Renato Irgang 1 Jerônimo

Leia mais

QUINTA DO GAIO. Apresentação no TOPIGS TEAM

QUINTA DO GAIO. Apresentação no TOPIGS TEAM QUINTA DO GAIO Apresentação no TOPIGS TEAM - 2013 O desenvolvimento genético dos efectivos pecuários têm sido, além dos produtos imunológicos, o principal factor de melhoria de produção na última década,

Leia mais

Manejo Reprodutivo em Equinos

Manejo Reprodutivo em Equinos Universidade Federal de Pelotas Faculdade De Veterinária Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Medicina de Equinos - ClinEq Manejo Reprodutivo em Equinos Ilusca Sampaio Finger Médica Veterinária

Leia mais

Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011

Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011 Feira Nacional de Agricultura Junho de 2011 Porquê criar Porcos Bísaros? Ganhar dinheiro ; Paixão por ter uma exploração pecuária; Criação de uma raça autóctone; Desenvolvimento e melhoramento desta raça;

Leia mais

Exigências nutricionais e manejo de alimentação dos animais Genetiporc

Exigências nutricionais e manejo de alimentação dos animais Genetiporc Exigências nutricionais e manejo de alimentação dos animais Genetiporc Sumário INTRODUÇÃO...........................................................................................................................04

Leia mais

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO

MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO MÁXIMA PERFORMANCE O ANO TODO LINHA LINHA BRANCA PROTEÍNADOS CONCENTRADOS ENERGÉTICOS RAÇÕES NÚCLEOS PRODUTO Tech Sal Reprodução ADE Tech Sal 40 Tech Sal 45 Tech Sal 65 Tech Sal 80 Tech Sal 87 Tech Sal

Leia mais

Sistema de produção, instalações e manejo de Suinocultura

Sistema de produção, instalações e manejo de Suinocultura Sistema de produção, instalações e manejo de Suinocultura Profª. Paula Iaschitzki Ferreira SUINOCULTURA É o segmento da zootecnia destinada à criação de suínos, com a finalidade de produzir carnes e derivados.

Leia mais

Criação de Novilhas Leiteiras

Criação de Novilhas Leiteiras Criação de Novilhas Leiteiras Introdução Tópicos Objetivos da criação de novilhas Estimativa do número de novilhas no rebanho Manejo da Novilha Considerações Econômicas (Criar ou Terceirizar?) Salvador,

Leia mais

Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia. Universidade Federal de Minas Gerais Manejo de vacas em lactação Prof. Sandra Gesteira Coelho Departamento de Zootecnia Escola de Veterinária i Universidade Federal de Minas Gerais Curvas de: lactação, ingestão de matéria seca, ganho de peso

Leia mais

NONA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA SUINOS

NONA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA SUINOS NONA AULA DE CONSTRUÇÕES RURAIS INSTALAÇÕES PARA SUINOS INSTALAÇÕES PARA SUÍNOS Ao retirar o porco das florestas, seu habitat natural e colocá-lo em instalações fechadas, o homem iniciou um processo de

Leia mais

Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo

Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior Agrária de Castelo Branco Avaliação técnico-económica de uma suinicultura em extensivo Ângela Peixoto Este trabalho foi realizado na Unidade de Demonstração,

Leia mais

Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS

Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS Prof. João Darós Malaquias Júnior CRIAÇÃO DE BEZERRAS CRIAÇÃO DE BEZERRAS ALEITAMENTO ARTIFICIAL ALEITAMENTO NATURAL CRIAÇÃO DE BEZERRAS Cuidados com a VACA GESTANTE: no terço final da gestação é que há

Leia mais

DICAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA GRANJA DE SUÍNOS

DICAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA GRANJA DE SUÍNOS Junho / 2009. DICAS PARA REDUÇÃO DE CUSTOS NA GRANJA DE SUÍNOS Em tempos de baixa remuneração para o suíno, o produtor deve considerar alguns pontos de seu negócio que lhe permitam permanecer no negócio

Leia mais

Manual de Padrões de Desempenho

Manual de Padrões de Desempenho Matrizes Edição 2 W-36 Manual de Padrões de Desempenho Resumo do Desempenho Viabilidade Fêmea, 1 18 semanas 96% Viabilidade Fêmea, 19 75 semanas 95% Viabilidade Macho, 1 18 semanas 85% Viabilidade Macho,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA CONDUÇÃO CORPORAL AO DESMAME DO PRIMEIRO PARTO SOBRE O DESEMPENHO SUBSEQUENTE DE PRIMÍPARAS SUÍNAS

INFLUÊNCIA DA CONDUÇÃO CORPORAL AO DESMAME DO PRIMEIRO PARTO SOBRE O DESEMPENHO SUBSEQUENTE DE PRIMÍPARAS SUÍNAS INFLUÊNCIA DA CONDUÇÃO CORPORAL AO DESMAME DO PRIMEIRO PARTO SOBRE O DESEMPENHO SUBSEQUENTE DE PRIMÍPARAS SUÍNAS Autores: Bruna Kubiak DUARTE¹³, Lucio Pereira RAUBER², Renan Camillo de BORTOLI³, Andriza

Leia mais

ZOOTECNIA I (Suínos)

ZOOTECNIA I (Suínos) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias 1 ZOOTECNIA I (Suínos) Prof.Luciano Hauschild Departamento de Zootecnia lhauschild@fcav.unesp.br

Leia mais

Impacto do pré e pós parto no resultado produtivo e reprodutivo em fazendas leiteiras

Impacto do pré e pós parto no resultado produtivo e reprodutivo em fazendas leiteiras Impacto do pré e pós parto no resultado produtivo e reprodutivo em fazendas leiteiras Rafael Augusto Águido Técnico da Equipe Leite Rehagro Consultor SEBRAE-CE Período de Transição O que é o período de

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES. Aula 7 Profa Me Mariana Belloni

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES. Aula 7 Profa Me Mariana Belloni ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DAS AVES Aula 7 Profa Me Mariana Belloni ALIMENTAÇÃO O objetivo econômico da alimentação das aves produtoras de carne e de ovos é a conversão de alimentos para animais em alimentos

Leia mais

AÇÃO DA LUZ SOBRE AS AVES

AÇÃO DA LUZ SOBRE AS AVES AÇÃO DA LUZ SOBRE AS AVES A luz exerce dupla ação nas aves: Estimula função sexual Estabelece o ciclo reprodutivo Alternância entre dia e noite permite sincronização entre animais Ovário (imaturo) = 12.000

Leia mais

Sistema digestório. Sistema digestório. Nutrição e alimentação dos suínos. Digestão e absorção. Digestão e absorção

Sistema digestório. Sistema digestório. Nutrição e alimentação dos suínos. Digestão e absorção. Digestão e absorção Disciplina AZ044 - Suinocultura Sistema digestório 9 Nutrição e alimentação dos suínos 2 3 5 4 8 1 6 7 Prof. Marson Bruck Warpechowski 1 - Boca e língua 2 - Larínge, farínge e glote 3 - Esôfago 4 - Estômago

Leia mais