PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:"

Transcrição

1 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos 1. Atos administrativos: Nem todos os atos que a administração pratica são atos administrativos, pois existe uma categoria mais ampla chamada de atos da administração que se apresenta da seguinte forma: 1) Atos Materiais: São atos da administração que tem concretude, partem de agentes públicos e precisam ter respaldo na lei e, como regra, não produzem efeitos jurídicos imediatos. Ex: servidor público municipal varrendo a rua; professor de escola estadual ministrando aula. 2) Atos de Direito Privado: São atuações administrativas em que o poder público e seus agentes ficam colocados no mesmo nível dos administrados, ou seja, predomina o regime jurídico privado em detrimento ao regime jurídico público. Ex: relações que envolvem vínculo do poder público com o particular por um contrato de locação; situação em que o poder público coloca-se o usuário de serviços públicos. 3) Atos Políticos: Atos praticados por agentes públicos com um elevado grau de independência em relação, inclusive, a possibilidade de apreciação pelo poder judiciário. Normalmente descendem diretamente da CF. Ex: a sanção ou veto do Presidente da República em projeto de lei. 4) Atos Administrativos: É importante ressaltar que também particulares tem legitimidade para praticar atos administrativos, o que aparece no artigo 31, VI 1, da lei 8987/95. 1 Art. 31. Incumbe à concessionária: VI - promover as desapropriações e constituir servidões autorizadas pelo poder concedente, conforme previsto no edital e no contrato.

2 2 Ato administrativo é a manifestação do poder público ou por quem o represente com a legitimidade para produzir novas relações jurídicas com base na CF e nas leis, sob controle permanente do poder judiciário e regime jurídico diferenciado. Ex: fiscalização de trânsito regularizando o ir e vir dos veículos; concessão de licença a um servidor; abertura de processo licitatório. 2. Atributos dos Atos Administrativos: 1) Presunção de legalidade (ou legitimidade) 2) Tipicidade 3) Imperatividade 4) Exigibilidade 5) Auto-executoriedade. Os atributos clássicos são: presunção de legalidade, imperatividade e auto-executoridade, sendo indiscutíveis na doutrina. Destes cinco atributos, os dois primeiros (presunção de legalidade e tipicidade) estão presentes em todos os atos. 1) Presunção de legalidade ou legitimidade: Todo ato administrativo depende da existência de uma lei anterior e por isso presumese a legalidade de todos eles até que se prove ao contrário (essa presunção é iures tantum presunção relativa). É relativa porque dá a chance de tentar provar ao contrário. Como regra geral, os recursos administrativos têm efeito suspensivo? Não, pois eu presumo a legalidade do ato até que alguém prove ao contrário. Lei 9784/99, art Contudo, em duas situações eles tem: 2 Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

3 3 1) Quando a lei diz que tem em um especifico recurso administrativo. Ex: Código Tributário Nacional, art. 151, III 3 - traz hipóteses de suspensão do crédito tributário. Ex2: Lei 9784/99, art. 61. Ex3: recursos da lei 8666/93, art tem efeito suspensivo. 2) Quando a autoridade assim decidir, a pedido ou de ofício, no caso concreto. Ex: Lei 9784/99, art. 61, parágrafo único 5. 2) Tipicidade: Assim como presunção de legalidade, todo ato administrativo é típico, ou seja, são qualidades presentes em todos os atos. Obs: No tema classificação dos atos administrativos a diferença entre atos típicos e atípicos tem relação direta com a competência predominante. Para o Executivo participar da função legislativa é atípico. Praticar atos administrativos, abrindo um processo licitatório é típico. O Judiciário desempenha a função típica na atuação jurisdicional. Mas abrir processos licitatórios é um desempenho atípico no universo de suas competências. 3) Imperatividade: É um poder abstrato em alguns atos administrativos e que a lei exige do administrado o seu acatamento. 3 Art Suspendem a exigibilidade do crédito tributário: III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo. 4 Art Dos atos da Administração decorrentes da aplicação desta Lei cabem: I - recurso, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de: a) habilitação ou inabilitação do licitante; b) julgamento das propostas; c) anulação ou revogação da licitação; d) indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento; e) rescisão do contrato, a que se refere o inciso I do art. 79 desta Lei; f) aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa; 5 Art, 61. Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

4 4 Ex: sinal que fica vermelho, placa que proíbe estacionamento. A administração está impondo restrições. Presume-se a legalidade daquela ordem até alguém provar ao contrário. 4) Exigibilidade: Está situado entre a imperatividade e a auto-executoriedade, pois não respeitar ordens que decorrem de alguns atos administrativos poderá resultar notificações e multas, que tentarão conduzir o administrado para o cumprimento da regra. 5) Auto-executoriedade: Poder concreto, presente em alguns atos administrativos e que permite ao poder público realizar diretamente o seu direito, sem a necessidade de perguntar para o poder judiciário. Ex: derrubada de obra irregular, cassação de alvará. Como regra geral os pareceres, atos administrativos de caráter enunciativo têm imperatividade? Como regra geral não. É um parecer, uma opinião, posicionamento. Observar a lei 9784/99, art. 42 6, que admite pareceres com efeito vinculante. - Lei 8666/93, art. 38, parágrafo único: As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração. - STF, mandado de segurança , 2007 STF refere que se o parecer tem imperatividade, tem efeito vinculante poderá responsabilizar o parecerista. Os pareceres exigem motivação, como também exige motivação não acatar um parecer art. 50, VII 7, da Lei 9784/99. Art. 50, 1º: A motivação deve ser explícita, clara e congruente, podendo consistir em declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas, que, neste caso, serão parte integrante do ato. 6 Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 7 Art. 50. Os atos administrativos deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos, quando: VII - deixem de aplicar jurisprudência firmada sobre a questão ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatórios oficiais;

5 5 Quando a lei dá uma ordem nascem os atos administrativos vinculados e se ela permite a autoridades escolhas segundo critérios de conveniência ou oportunidade nascem os atos discricionários. Os atos discricionários e vinculados são atos legais. 3. Requisitos ou elementos: A legalidade de um ato administrativo é testada a partir da análise dos seus requisitos (ou elementos) a saber: - competência (ou sujeito); - finalidade; - forma; - o motivo; - o objeto (conteúdo ou conseqüência). Motivação é diferente de motivo. Motivação é princípio. Motivo é elemento, requisito. Os vinculados e discricionários são os que estão em harmonia com os requisitos. Essa lista dos atributos encontra-se no art. 2º 8, da lei 4717/65 (Lei da Ação popular). Pois quem propõe uma ação popular quer anular uma to administrativo. 1) Competência: Todo ato administrativo vinculado ou discricionário tem na lei a definição de uma autoridade competente para praticá-lo. A competência atribuída a uma autoridade por lei é sempre irrenunciável, podendo, todavia, ser delegada ou avocada (Lei 9784/99, artigos 11 até o 15 9 ). 8 Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a) incompetência; b) vício de forma; c) ilegalidade do objeto; d) inexistência dos motivos; e) desvio de finalidade. 9 Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

6 6 Delegar é um ato discricionário, exige a motivação, publicação oficial e passa a ser responsabilidade do que recebeu a delegação. É ato revogável a qualquer tempo. A delegação é instrumento do poder hierárquico, pois pode ser imposta ao subordinado, assim como exige a concordância quando envolver autoridade do mesmo nível (Lei 9784/99). Delegar sempre é possível, desde que a Lei não proíba, o que ocorre em três casos (Lei 9784/99, art ): 1) matéria de competência exclusiva; 2) julgamento de recurso administrativo; 3) produção de ato normativo. Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Atos discricionários: Lei Cuidado com a relação entre competência privativa x competência exclusiva. Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial. Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes. Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada. 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado. Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior. 10 Art. 13. Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Processo Administrativo - Lei 9.784/99 Início e interessados no processo administrativo, delegação e avocação de competências Prof. Denis França Início e interessados no processo

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES:

ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Curso/Disciplina: Noções de Direito Administrativo / 2017 Aula: Atos Administrativos (Parte I) / Aula 06 Professor: Leandro Velloso Monitora: Kelly Silva Aula 06 ATO ADMINISTRATIVO 1. NOÇÕES: Conforme

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999 Business Online Comunicação de Dados Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta.

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta. QUESTÕES DA PROVA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ BANCA EXAMINADORA: CESPE DATA DE APLICAÇÃO: 05.02.2012 QUESTÃO 92 Acerca da competência

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93.

DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense. Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/REITORIA/IF Catarinense Fundamentos legais, para aplicação de penalidades, Lei 8.666/93. Gestão de Contratos/Reitoria/IF Catarinense/2012. DAP/GESTÃO DE CONTRATOS/PENALIZAÇÕES/REITORIA/IF

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Requisitos do Ato Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS REQUISITOS Segundo a corrente clássica, defendida

Leia mais

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova.

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. PARECER JURÍDICO presencial 25/2014. ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. Em detida analise, é possível notar das provas acostadas aos autos,

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Prof:DAVI FERRAZ DIREITO ADMINISTRATIVO ASSUNTO: PROCESSO ADMINISTRATIVO (LEI 9.784/99) Oque é um processo? É a forma de um procedimento para inicio de cada ação a ser executada. Objetivo para que serve?

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS INTRODUÇÃO Nem todo ato praticado no exercício da função administrativa pode ser considerado ato administrativo. Isso ocorre porque muitos atos praticados pela Administração Pública

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Elementos ou Requisitos do Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO ADMINISTRATIVO Alguns

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Poderes Administrativos PONTO 2: Poder Regulamentar PONTO 3: Poder Vinculado PONTO 4: Poder Discricionário PONTO 5: Princípios Explícitos na CF PONTO 6: Princípio da Eficiência

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof.ª Tatiana Marcello ESPÉCIES DE ATOS I Atos Normativos: são os atos de comando gerais do executivo, que visam explicitar as normas legais. Ex.: decreto;

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE 1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 49

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 49 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 17 1.1. Princípios básicos... 17 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 17 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo

Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo Sumário Capítulo 1 - Elementos do Direito Administrativo 1.1. O Direito Administrativo 1 1.1.1. Histórico e fontes 1 1.1.2. Conceito 6 1.1.3. A função administrativa 8 1.2. Regime Jurídico-Administrativo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Espécies de Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ESPÉCIES DE ATO ADMINISTRATIVO CLASSIFICAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 EFEITOS E EXECUÇÃO DA HABILITAÇÃO Esse é um ponto muito importante no

Leia mais

Direito. Administrativo. Atos administrativos

Direito. Administrativo. Atos administrativos Direito Administrativo Atos administrativos Conceito O quê? Exteriorização da vontade da administração (ou de seus delegatários), que produz efeitos jurídicos, sob regime jurídico de direito público Estado

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 002 Direito Administrativo PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas UNIPAMPA 2013 - CESPE - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 1.

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a ATO ADMINISTRATIVO - Conceito - ato administrativo é a declaração do Estado ou quem lhe faça as vezes (pode ser praticado pelo Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário), expedida em nível

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ATO ADMINISTRATIVO Fato jurídico (sentido amplo) Evento humano ou da

Leia mais

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99

PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 PROCESSO ADMINISTRATIVO FEDERAL Lei 9.784/99 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO A Lei 9.784/99 tem por finalidade regular as normas de interação entre a Administração Pública Federal e o Administrado (particular).

Leia mais

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre.

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre. AULA Nº 1 Estado, Governo e Administração Público Professor Ricardo Alexandre PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo, julgue

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO FORMAL

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

Aula 13. OS E OSCIP (continuação)

Aula 13. OS E OSCIP (continuação) Turma e Ano: 2015 (Master A) Matéria / Aula: Direito Administrativo Aula 13 Professor: Luiz Oliveira Jungstedt Monitor: Paula Ferreira Aula 13 OS E OSCIP (continuação) Na aula passada, falou-se das vantagens

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 36 DATA 22/09/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 05/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS... 29

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 17 1.1. Princípios básicos... 17 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 17 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21

Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21 Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 21 1.1. Princípios básicos... 21 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 21 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Atos Administrativos (TJDFT CESPE, analista judiciário, área judiciária/2008) Acerca da discricionariedade e do controle judicial dos atos da administração pública, julgue os itens subseqüentes. 1. A possibilidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2 PARTE 2 ATOS ADMINISTRATIVOS: 1. O QUE SE ENTENDE POR FATO ADMINISTRATIVO? Não há uniformidade na doutrina quanto ao conceito de fato administrativo. Há, basicamente, quatro correntes: 1ª corrente: Fato

Leia mais

GUSTAVO SALES DIRITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIRITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIRITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: FCC Órgão: TRE-PR Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária A Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo, estabelece que

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 37

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS CAPÍTULO 2 PODERES ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO 3 ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA... 37 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 19 1.1. Princípios básicos... 19 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 19 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos administrativos Requisitos do ato administrativo competência, finalidade, forma, motivo e objeto Prof. Denis França Requisitos ou elementos do ato administrativo Para que um

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2006 01 Consoante conceitos estabelecidos na doutrina e na jurisprudência nacionais, a revogação, por decisão jurisdicional, de um ato administrativo,

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Requisitos dos atos administrativos - continuação PONTO 2: Formas de extinção ou invalidação dos atos administrativos PONTO 3: Administração Pública 1. Requisitos dos

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 DATA 10/08/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital.

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Modalidades de licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 46 LICITAÇÃO - Modalidades de licitação Concorrência:

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL Atos Administrativos: Conceito. Requisitos de legalidade. Atributos. Espécies. Competência.

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário

Leia mais

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

02/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... SUMÁRIO CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 19 1.1. Princípios básicos... 19 1.1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Privado... 19 1.1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público...

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Definição e Diferenciação ATO ATO JURÍDICO ATO ADMINISTRATIVO Todo ato lícito, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos (art.

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - ANEEL RESOLUÇÃO Nº 81, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2003. Altera dispositivos da Norma de Organização ANEEL - 001, aprovada pela Resolução n.º 233, de 14 de julho de 1998.

Leia mais

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO

Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos e sua Invalidação 1. ATRIBUTOS DO ATO ADMINISTRATIVO Atributos são prerrogativas que existem por conta dos interesses que a Administração representa, são as qualidades que permitem

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

Questões de Provas - Lei 9.784/99 (Processo Administrativo Federal)

Questões de Provas - Lei 9.784/99 (Processo Administrativo Federal) 1) (FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As normas sobre processo administrativo postas na Lei nº 9.784/99 aplicam-se aos a) servidores dos Poderes Executivo e

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2005 01 Tratando-se do regime jurídico-administrativo, assinale a afirmativa falsa. a) Por decorrência do regime jurídico-administrativo não se

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO

01/11/2016 ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO ÓRGÃO E ENTIDADE, DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO Lei 9.784/99: Art. 1º, 2º. Para os fins desta Lei, consideram-se: I - órgão - a unidade de atuação

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 15 Ato Administrativo - Parte IV Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Extinção dos Atos Administrativos Extinção Natural Decorre do cumprimento normal dos efeitos do ato. Extinção

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Invalidação de Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E INVALIDAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO Os

Leia mais

PONTO 1: Atos administrativos continuação: Requisitos: - Finalidade - Forma - Motivo. Atos administrativos continuação:

PONTO 1: Atos administrativos continuação: Requisitos: - Finalidade - Forma - Motivo. Atos administrativos continuação: 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos continuação: Requisitos: - Finalidade - Forma - Motivo Atos administrativos continuação: Requisitos: 1) competência (ou sujeito); 2) finalidade; 3)

Leia mais

Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO:

Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Revogação e Anulação da Licitação. Procedimento do Pregão Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 63 1. Introdução No final da aula passada, ligamos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE 2017 GABARITO APOSTILA 01 CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA & ATOS ADMINISTRATIVOS 1) (CESPE - 2015 TRE MT Analista Judiciário Área Administrativa) No que tange ao controle da administração pública, assinale

Leia mais

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 3 Atividades Administrativas Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= L9YBAy2Hhbc De 0:00

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios => são proposições básicas de uma ciência. Regime Jurídico-Administrativo => conjunto de regras que disciplinam o desempenho de atividades pela administração.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Atos Administrativos EDITAL ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo

Leia mais