DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO. Professor Emerson Caetano"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO Professor Emerson Caetano

2 1. Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. Caso seja necessário, a administração pública poderá revogar ato administrativo válido e legítimo.

3 2. Tendo como referência as normas do direito administrativo, julgue o próximo item. Constitui manifestação do poder disciplinar da administração pública a aplicação de sanção a sociedade empresarial no âmbito de contrato administrativo.

4 3. Tendo como referência as normas do direito administrativo, julgue o próximo item. A interdição de restaurante por autoridade administrativa de vigilância sanitária constitui exemplo de manifestação do exercício do poder de polícia.

5 4. A respeito da centralização, descentralização, concentração e desconcentração e da organização administrativa da União, julgue o item subsequente. A desconcentração de serviços é caracterizada pelas situações em que o poder público cria, por meio de lei, uma pessoa jurídica e a ela atribui a execução de determinado serviço.

6 5. A respeito da centralização, descentralização, concentração e desconcentração e da organização administrativa da União, julgue o item subsequente. Se determinada atribuição administrativa for outorgada a órgão público por meio de uma composição hierárquica da mesma pessoa jurídica, em uma relação de coordenação e subordinação entre os entes, esse fato corresponderá a uma centralização.

7 6. Acerca da gestão de contratos, julgue o item subsecutivo. Faculta-se ao poder público, nos contratos de gestão, o estabelecimento de metas de desempenho para o aumento da eficiência do ente contratante.

8 7. Acerca da organização administrativa da União, da organização e da responsabilidade civil do Estado, bem como do exercício do poder de polícia administrativa, julgue o item que se segue. Situação hipotética: Considere que uma pessoa jurídica de direito público tenha sido responsabilizada pelo dano causado a terceiros por um dos seus servidores públicos. Assertiva: Nessa situação, o direito de regresso poderá ser exercido contra esse servidor ainda que não seja comprovada a ocorrência de dolo ou culpa.

9 8. Acerca da organização administrativa da União, da organização e da responsabilidade civil do Estado, bem como do exercício do poder de polícia administrativa, julgue o item que se segue. A edição de ato normativo constitui exemplo do exercício do poder de polícia pela administração pública.

10 9. Acerca da organização administrativa da União, da organização e da responsabilidade civil do Estado, bem como do exercício do poder de polícia administrativa, julgue o item que se segue. A repartição do poder estatal em funções legislativa, executiva e jurisdicional não descaracteriza a sua unicidade e indivisibilidade.

11 10. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. A criação de autarquia federal depende de edição de lei complementar.

12 11. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. Cria-se empresa pública e autoriza-se seu imediato funcionamento por meio de publicação de lei ordinária específica.

13 12. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. Em regra, as sociedades de economia mista devem realizar concurso público para contratar empregados.

14 13. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. A função administrativa é exclusiva do Poder Executivo, não sendo possível seu exercício pelos outros poderes da República.

15 14. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. A aplicação da lei pelo Poder Executivo, no exercício da função administrativa, depende de provocação do interessado, sendo vedada a aplicação de ofício.

16 15. Em relação à administração pública direta e indireta e às funções administrativas, julgue o item a seguir. A administração pública em sentido formal, orgânico ou subjetivo, compreende o conjunto de entidades, órgãos e agentes públicos no exercício da função administrativa. Em sentido objetivo, material ou funcional, abrange um conjunto de funções ou atividades que objetivam realizar o interesse público.

17 16. No que se refere aos poderes da administração pública e aos serviços públicos, julgue o item subsecutivo. O poder de polícia, decorrente da supremacia geral do interesse público, permite que a administração pública condicione ou restrinja o exercício de atividades, o uso e gozo de bens e direitos pelos particulares, em nome do interesse público.

18 17. No que se refere aos poderes da administração pública e aos serviços públicos, julgue o item subsecutivo. Configura-se desvio de poder ou de finalidade quando o agente atua fora dos limites de suas atribuições, ou seja, no caso de realizar ato administrativo não incluído no âmbito de sua competência.

19 18. A respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue o item subsequente. Para a configuração da responsabilidade objetiva do Estado, é necessária a demonstração de culpa ou dolo do agente público.

20 19. respeito da responsabilidade civil do Estado e das licitações, julgue o item subsequente. A responsabilidade do Estado inclui o dever de indenizar as vítimas quando de ação ou omissão, ainda que lícita, resultar-lhes danos.

21 20. Com base no disposto na Lei n.º 8.112/1990, julgue o item a seguir. Em razão do atributo da autoexecutoriedade dos atos administrativos, é possível a execução dos efeitos da pena imposta a servidor público antes do trânsito em julgado da decisão condenatória em processo administrativo disciplinar, ou seja, ainda que esteja pendente julgamento de recurso administrativo.

22 21. Julgue o item subsequente, a respeito da responsabilidade civil do Estado. Devido à indisponibilidade do interesse público, não se admite o reconhecimento espontâneo, pela administração, de sua obrigação de indenizar por ato danoso praticado por um de seus agentes.

23 22. Julgue o item subsequente, a respeito da responsabilidade civil do Estado. A prescrição quinquenal da pretensão de reparação de danos contra a administração não se estende a pessoas jurídicas de direito privado que dela façam parte, como concessionárias de serviço público, por exemplo.

24 23. Julgue o item que se segue, a respeito dos atos administrativos. Configura-se abuso de poder por desvio de poder no caso de vício de finalidade do ato administrativo, e abuso de poder por excesso de poder quando o ato administrativo é praticado por agente que exorbita a sua competência.

25 24. A respeito da organização administrativa, dos atos administrativos e dos contratos e convênios administrativos, julgue o item a seguir. Situação hipotética: Um Estado utilizou irregularmente verba recebida da União por meio de convênio e, por conta disso, foi declarado inadimplente. Assertiva: Nessa hipótese, o STF entende que se deve aplicar à gestão subsequente sanções por ato praticado pela administração anterior, mesmo que o novo gestor tome providências para sanar as irregularidades verificadas.

26 25. A respeito da organização administrativa, dos atos administrativos e dos contratos e convênios administrativos, julgue o item a seguir. De acordo com a teoria da imputação, atualmente adotada no ordenamento jurídico brasileiro, a manifestação de vontade de pessoa jurídica dá-se por meio dos órgãos públicos, ou seja, conforme essa teoria, quando o agente do órgão manifesta sua vontade, a atuação é atribuída ao Estado.

27 26. A respeito da organização administrativa, dos atos administrativos e dos contratos e convênios administrativos, julgue o item a seguir. É passível de revogação, por motivos de conveniência e oportunidade, o ato administrativo consistente em emissão de certidão que ateste, em favor de um administrado, determinada situação fática.

28 27. A respeito da organização administrativa, dos atos administrativos e dos contratos e convênios administrativos, julgue o item a seguir. Fica a critério da autoridade pública, se for conveniente fazê-lo, solicitar que minutas de contratos e convênios administrativos sejam examinadas pela assessoria jurídica da administração pública, para a emissão de parecer jurídico. Havendo a solicitação, emitir-se-á parecer de caráter facultativo.

29 28. A respeito dos servidores públicos e de improbidade administrativa, julgue o item seguinte. Para o STJ, o candidato aprovado em concurso público, mas classificado fora do número de vagas previstas no edital, tem direito subjetivo à nomeação se o candidato imediatamente anterior na ordem de classificação, aprovado dentro do número de vagas e convocado, tiver manifestado a sua desistência.

30 29. A respeito das sociedades de economia mista, da convalidação de atos administrativos, da concessão de serviços públicos e da desapropriação, julgue o item a seguir. A criação, pela União, de sociedade de economia mista depende de autorização legislativa. Autorizada, a sociedade deverá assumir a forma de sociedade anônima, e a maioria de suas ações com direito a voto pertencerão à União ou a entidade da administração indireta.

31 30. No que diz respeito à rescisão de contrato administrativo, ao tombamento e à responsabilidade do Estado, julgue o próximo item. A teoria do risco administrativo se apresenta como fundamento da responsabilidade objetiva do Estado.

32 31. A cerca dos consórcios públicos e da administração pública em sentido subjetivo, julgue o item a seguir. Existe a possibilidade de o consórcio público ser instituído com personalidade jurídica de direito privado, hipótese em que possuirá natureza jurídica de associação.

33 32. A cerca dos consórcios públicos e da administração pública em sentido subjetivo, julgue o item a seguir. As pessoas físicas que espontaneamente assumem funções públicas em situações de calamidade são consideradas particulares em colaboração com o poder público e integram a administração pública em sentido subjetivo.

34 33. Com relação aos atos administrativos, julgue o item subsecutivo. Um ato administrativo praticado por pessoa que não tenha competência para tal não poderá ser convalidado, pois, assim como os vícios de motivo e objeto, o vício de competência é insanável.

35 QUESTÃO GABARITO 1. C 2. C 3. C 4. E 5. E 6. E 7. E 8. C 9. C 10. E 11. E 12. C 13. E 14. E 15. C 16. C 17. E 18. E 19. C 20. C 21. E 22. E 23. C 24. E 25. C 26. E 27. E 28. C 29. C 30. C 31. C 32. E 33. E

36

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57

SUMÁRIO. 3 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Poder-dever... 57 SUMÁRIO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo... 15 1.2 Ramo do direito público... 17 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo... 19

Leia mais

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes

Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes Curso de Dicas Direito Administrativo Giuliano Menezes 2014 2014 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. AGENTE ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL - 2014 37 A instituição

Leia mais

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii

Nota, xi Nota à 9a edição, xiii Nota, xi Nota à 9a edição, xiii 1 Direito Administrativo, 1 1.1 Introdução ao estudo do Direito Administrativo, 1 1.2 Ramo do direito público, 3 1.3 Conceito de Administração Pública e de Direito Administrativo,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 06/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 06/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso

AULÃO AO VIVO PC-GO. Prof. Rodrigo Cardoso AULÃO AO VIVO PC-GO Prof. Rodrigo Cardoso 1 (CESPE 2016/PC-PE/AGENTE DE POLÍCIA) Considerando as fontes do direito administrativo como sendo aquelas regras ou aqueles comportamentos que provocam o surgimento

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 106/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 106/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 186/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 186/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 186/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Estrutura da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO DIRETA Conjunto de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 6/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 6/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1

Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Direito Administrativo e Administração Pública...1 1.1. Introdução e Conceito de Direito Administrativo... 1 1.2. Taxinomia do Direito Administrativo... 2 1.3. Fontes do Direito

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 54/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 54/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 54/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL - 2005 01 Tratando-se do regime jurídico-administrativo, assinale a afirmativa falsa. a) Por decorrência do regime jurídico-administrativo não se

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 114/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 114/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 114/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16

1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1 DIREITO ADMINISTRATIVO...16 1.1 Introdução...16 1.2 Direito Público e Privado...16 1.3 Administração Pública...18 1.3.1 Conceito...18 1.3.2 Administração Pública em sentido formal, subjetivo ou orgânico...18

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 60/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 60/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1

sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 sumário Capítulo 1 PRINCÍPIOS... 1 PRINCÍPIOS GERAL... 1 PRINCÍPIO DA LEGALIDADE... 1 PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA MORALIDADE... 2 PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE... 4 PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA...

Leia mais

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15

Sumário. Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO... 15 1. O Estado e a sua função administrativa... 15 2. Administração Pública e Direito Administrativo... 17 2.1. Fontes do Direito

Leia mais

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO

16/12/2015 UNIÃO ESTADOS DF. ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) MUNICÍPIOS ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA UNIÃO ADMINISTRAÇÃO DIRETA ( Centralizada ou Central ) SÃO PESSOAS JURÍDICAS SÃO ENTES FEDERATIVOS PREVISTOS NA CF/88 SÃO REGIDOS PREDOMINANTEMENTE PELO DIREITO CONSTITUCIONAL ESTUDA A ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 40/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 40/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 40/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso

MARATONA INSS LEI 8.112/90. Rodrigo Cardoso MARATONA INSS LEI 8.112/90 Rodrigo Cardoso Acerca das responsabilidades e penalidades do servidor público, julgue os itens que se seguem. 1. (CESPE 2015/TJDFT/ANALISTA JUDICIÁRIO/ÁREA JUDICIÁRIA) A aplicação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos

SUMÁRIO. CAPÍTULO IV ÓRGÃOS E AGENTES PÚBLICOS 1. Órgãos públicos SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Funções estatais 2. Conceito e objeto do direito administrativo 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4. Sistemas administrativos: sistema inglês

Leia mais

INSS Técnico Seguro Social

INSS Técnico Seguro Social EXERCÍCIOS - CESPE PODERES DA ADMINISTRAÇÃO 01) O servidor responsável pela segurança da portaria de um órgão público desentendeu-se com a autoridade superior desse órgão. Para se vingar do servidor, a

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59

Sumário. ( ) CAPÍTULO 2 Organização Administrativa Brasileira: Administração Pública Direta, Indireta e Terceiro Setor... 59 Sumário ( ) CAPÍTULO 1 Atuação Administrativa, Controle e Regime Jurídico Administrativo... 1 1.1 Direito administrativo e função administrativa... 2 1.2 Atuação administrativa: atuação vinculada x atuação

Leia mais

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO

I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO Direito Administrativo Sumário Capítulo I - O ESTADO, A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, O DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO 1. Estado: conceito, evolução e transformações... 17 2. Administração

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 168/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Questão 41 Vício na finalidade do ato administrativo não admite a convalidação. Questão 42 Em relação à revogação não se aplica

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17

Sumário. Nota à décima primeira edição... 17 Nota à décima primeira edição... 17 Capítulo I O Direito Administrativo, a Administração Pública e o regime jurídico-administrativo... 19 1. O direito administrativo... 19 1. Origem e desenvolvimento do

Leia mais

NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA

NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA NOME DO PROFESSOR DISCIPLINA CONTEÚDO TEMA 01 - CONSULPLAN 2017 - TRF - 2ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Enfermagem As normas que devem ser observadas pelos Magistrados no exercício típico de suas funções

Leia mais

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO PROVA SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AJAA QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO Questão 28 Art. 9 VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Delegado da Polícia Federal Período: 2004-2016 Sumário Direito Administrativo... 3 Princípios Administrativo... 3 Ato Administrativo... 3 Organização

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 4 CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSOS NÍVEL ENSINO MÉDIO 2016 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 36/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 36/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

Questão 1. Em relação aos atos administrativos, assinale a alternativa correta:

Questão 1. Em relação aos atos administrativos, assinale a alternativa correta: PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 Questão 1. Em relação aos atos administrativos, assinale a alternativa correta: a) Um ato administrativo eivado de vícios de ilegalidade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 90/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 90/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Noções Preliminares...1 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares...1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito...2 2.2. Relação com outros ramos do Direito...6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...8 2.4.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 12/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 12/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS PROCURADOR DO BANCO CENTRAL - 2006 01 Consoante conceitos estabelecidos na doutrina e na jurisprudência nacionais, a revogação, por decisão jurisdicional, de um ato administrativo,

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, Governo e Administração Pública. 1.1 Conceitos. 1.2 Elementos. 2 Direito administrativo. 2.1 Conceito. 2.2 Objeto. 2.3 Fontes. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos,

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO E PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA... 27... 27... 27 1.2. Governo e Administração Pública... 30 1.3. Administração Pública... 30 1.3.1. Conceito... 31...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo Edital: Noções de organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÃO 1 - Quanto aos princípios constitucionais da Administração Pública, assinale a alternativa correta. A. O princípio da supremacia

Leia mais

EXERCÍCIOS. Administração Indireta. Aspectos Gerais

EXERCÍCIOS. Administração Indireta. Aspectos Gerais Direito Administrativo Vinícius Soares EXERCÍCIOS Administração Indireta Aspectos Gerais Julgue o item a seguir. 1. (Cespe/Prefeitura de São Paulo/2016) As pessoas administrativas que formam a administração

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1

Sumário. Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 Sumário Capítulo 1 Introdução ao Direito Administrativo... 1 1.1. Conceito... 1 1.2. Histórico do Direito Administrativo... 4 1.3. Objeto... 4 1.4. Fontes... 4 1.5. Sistemas Administrativos ou Mecanismos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS

SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS 1. REGIME JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO 1.1 Função administrativa definição 1.2 Direitos e deveres da Administração 1.3 Questões correlatas 2. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2

Capítulo 1 Noções Preliminares Direito Direito Administrativo...2 S u m á r i o Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Direito...1 2. Direito Administrativo...2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação com outros ramos do direito... 6 2.3. Fontes do Direito Administrativo...

Leia mais

DIREITO ADMINSITRATIVO PROFESSOR IGOR DALTRO

DIREITO ADMINSITRATIVO PROFESSOR IGOR DALTRO EXERCÍCIOS Questão 1: CESPE - ATA (DPU)/DPU/2016 - Acerca da organização administrativa da União, da organização e da responsabilidade civil do Estado, bem como do exercício do poder de polícia administrativa,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 138/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 138/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 138/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE

Anotações RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE 1. Estado, governo e administração pública 1.1 Conceito 1.2 Elementos 2. Direito Administrativo 2.1 Conceito 2.2 Objetivo 2.3 Fontes 1. (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo,

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 20/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 20/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre.

AULA Nº 1 CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO. Estado, Governo e Administração Público. Professor Ricardo Alexandre. AULA Nº 1 Estado, Governo e Administração Público Professor Ricardo Alexandre PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br (CESPE Prefeitura de Fortaleza CE 2017) Acerca do direito administrativo, julgue

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Previsão; Elementos; Excludentes; Direito de regresso; AGENTES PÚBLICOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO Espécie; Regime jurídico; Direitos; Deveres; Responsabilidades; Teto remuneratório;

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO

Prof. Me. Edson Guedes. Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO Prof. Me. Edson Guedes Unidade II INSTITUIÇÕES DE DIREITO 5. Direito Civil Unidade II 5.1 Da validade dos negócios jurídicos; 5.2 Responsabilidade civil e ato ilícito; 5. Direito Civil 5.1 Da validade

Leia mais

DIREITO ADMINITRATIVO

DIREITO ADMINITRATIVO DIREITO ADMINITRATIVO 1. (Aplicada em: 2016 Banca: IADES Órgão: Ceitec S.A Prova: Analista Administrativo e Operacional - Ciências Contábeis) No sentido de que deveria a Administração Pública dispensar

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil do Estado Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO (CF, art. 37) 6º - As pessoas

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário...

SUMÁRIO CAPÍTULO III. ADMINISTRADOR PÚBLICO Noções Gerais Poderes Administrativos Poder discricionário... SUMÁRIO CAPÍTULO I O DIREITO ADMINISTRATIVO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...1 1. Conceito... 1 2. Objeto do Direito Administrativo... 1 2.1. Princípios que ajudam a interpretar a atividade administrativa...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO REVISÃO - AULA 02 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo REVISÃO AULA 02 PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios

Leia mais

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO A Comissão do I Concurso Público para o cargo de Procurador de Prerrogativas da OAB/GO, no uso de suas atribuições, publica ERRATA

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: CESPE Órgão: TRE-TO Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa O direito administrativo consiste em um conjunto de regramentos e

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Concentração x Desconcentração Centralização x Descentralização O DL 200/1967 dispõe sobre a organização da Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que, de acordo com o Código Civil, são considerados pessoas jurídicas

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Organização da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Organização da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello EDITAL DIREITO ADMINISTRATIVO Organização administrativa. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 11/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 11/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Linguagem verbal e não verbal...3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 15 Domínio

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVÃO DIREITO ADMINISTRATIVO

POLÍCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVÃO DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL AGENTE E ESCRIVÃO DIREITO ADMINISTRATIVO PROF LUCAS MARTINS Advogado e consultor jurídico. Graduado pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Conselheiro da Comissão de Estudos Constitucionais

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2009 01 Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no âmbito federal, seja no estadual. a) O poder

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Regime Jurídico da Administração Pública. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo Regime Jurídico da Administração Pública. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Regime Jurídico da Administração Pública Magistratura Federal Período 2008 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA - JUIZ FEDERAL - TRF 4 (2010) Dadas as assertivas abaixo sobre funções

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 96/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 96/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 96/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 108/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 108/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 108/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES STJ00065380 SUMÁRIO xm NOTA DA AUTORA À PRIMEIRA EDIÇÃO NOTA DA AUTORA À SEGUNDA EDIÇÃO VII IX CAPÍTULO I NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direito... I 2. Direito Administrativo... 2 2.1. Conceito... 2 2.2. Relação

Leia mais

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS...

CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... Sumário CAPÍTULO 1 PRINCÍPIOS... 15 1. Princípios básicos... 15 1.1. Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o privado... 15 1.2. Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público... 15 2.

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 27/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 27/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 34/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 34/360 LEI 8.112/ÉTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais