DIREITO ADMINISTRATIVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO Poderes e Deveres Prof.ª Tatiana Marcello

2 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas prerrogativas diferenciadas, a serem utilizadas para o alcanças os seus fins: a satisfação dos interesses públicos. Esse conjunto de prerrogativas denomina-se Poderes Administrativos, ou seja, são instrumentos conferidos à Administração para o atendimento do interesse público. Por outro lado, por tutelarem interesses coletivos, são impostos aos agentes públicos alguns Deveres Administrativos. Há hipóteses e que os Poderes se convertem em verdadeiros Deveres, pois enquanto na esfera privada o Poder é mera faculdade daquele que o detém, na esfera pública representa um Dever do administrador para com os administrados. Segundo a doutrina, trata-se do chamado Poder-dever de agir, de forma que se o agente não agir, poderá responder por omissão.

3 DEVERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO Eficiência DEVERES Probidade Prestação de contas

4 PODERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO Hierárquico Disciplinar Vinculado Poderes Discricionário Polícia Regulamentar (normativo)

5 Ø Poder Vinculado Também chamado de regrado, é o poder conferido pela lei à Administração para a prática de ato de sua competência, mas com pré-determinação dos elementos e requisitos necessários a sua formalização, ou seja, é aquele nos quais a liberdade de atuação do agente é mínima ou inexiste. Portanto, o poder vinculado difere-se do poder discricionário, pois neste há maior liberdade de atuação da Administração. Para alguns autores, a idéia de poder é contraditória nesse caso, já que o administrador está limitado a respeito dos elementos que compõem o ato (competência, finalidade, forma, motivo e objeto), não gozando de liberdade.

6 Ø Poder Discricionário É o poder conferido à Administração que, embora deva estar de acordo com a lei, confere uma maior liberdade ao Administrador, que poderá adotar uma ou outra conduta de acordo com a conveniência e oportunidade, ou seja, a Lei faculta ao administrador a possibilidade de escolher as entre as condutas possíveis, a qual deve estar de acordo com o melhor atendimento do interesse público. Não se pode confundir discricionariedade com arbitrariedade ou livre arbítrio! Arbitrariedade para a Administração Pública é sinônimo de ilegalidade; livre arbítrio é a possibilidade de fazer o que bem entender, conduta que também não é permitida por estar o administrador restrito à legalidade.

7 Ø Poder Regulamentar (ou Normativo) É o poder conferido aos chefes do Executivo para editar decretos e regulamentos com a finalidade de permitir a efetiva implementação da Lei. Enquanto as Leis são criadas no âmbito do Poder Legislativo, a Administração Pública poderá criar esses decretos e regulamentos para complementá-las, aos quais não podem contrariar, restringir ou ampliar as disposições da Lei. Incumbe à Administração, então, complementar as Leis, criando os mecanismos para sua efetiva implementação (Ex.: Lei x Decreto 5.707). Constituição Federal Art.84. Compete privativamente ao Presidente da República: IV sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;. Em decorrência do princípio da simetria constitucional, os Chefes de Executivos dos Estados possuem a mesma prerrogativa. Outras autoridades, como os Ministros, podem editar atos normativos (inc. II, único, art. 87, CF), bem como entidades (ex.: agências reguladoras).

8 A hierarquia é inerente ao Poder Executivo. Ø Poder Hierárquico No âmbito do Poder Legislativo ou Judiciário, onde ocorra o desempenho de função administrativa (atividade atípica desses poderes), poderá haver hierarquia; porém, em relação às funções típicas exercidas pelos membros desses dois poderes (legislativa e jurisdicional) não há hierarquia entre seus membros (parlamentares e membros da magistratura). O poder hierárquico tem íntima relação com o poder disciplinar e objetiva ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas no âmbito interno da Administração. É através do poder hierárquico que a Administração escalona a função de seus órgãos, revê a atuação de seus agentes e estabelece a relação de subordinação entre seus servidores. Nas relações hierárquicas há vínculo de subordinação entre órgãos e agentes. Obs.: não há hierarquia entre administração direta e entidades da administração indireta!

9 Ø Poder Disciplinar O Poder Disciplinar é o exercido pela Administração para apurar as infrações dos servidores e das demais pessoas que ficarem sujeitas à disciplina administrativa (ex.: detentos; alunos de escolas públicas; empresas privadas contratadas para prestarem serviços públicos). Decorre do escalonamento hierárquico; se ao superior é dado poder de fiscalizar os atos dos seus subordinados, por óbvio que, verificando o descumprimento de ordens ou normas, tenha a possibilidade de impor as devidas sanções previstas para aquela conduta. Portanto, o Poder Disciplinar afeta a estrutura interna da Administração. Hely Lopes Meirelles conceitua o Poder Disciplinar como faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

10 Muito embora Hely se refira a poder como uma faculdade, importante salientar que não se trata de uma decisão discricionária da autoridade, já que diante de uma irregularidade, o agente tem o poder-dever de agir, ou seja, é obrigado a apurar e penalizar o infrator. Exemplificando, estabelece o art. 143 da Lei 8.112/90: A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover sua apuração imediata.... Já em relação à penalidade a ser aplicada, em razão de adotarmos a chamada tipicidade aberta, há uma margem discricionária para que a Administração decida, de acordo com as circunstâncias, natureza ou gravidade de cada infração, a pena que irá aplicar, desde que observando o princípio da adequação punitiva (que seja aplicada uma pena adequada para a infração).

11 Ø Poder de Polícia O Código Tributário Nacional - CTN, conceitua Poder de Polícia, dispondo em seu art. 78 que: considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos. Poder de Polícia, portanto, é a atividade do Estado que limita os direitos individuais em benefício do interesse público, ou seja, é o mecanismo de frenagem de que dispõe a Administração Pública para conter os abusos do direito individual (Hely Lopes Meirelles). O interesse público está relacionado com a segurança, moral, saúde, meio ambiente, consumidor, propriedade, patrimônio cultural.

12 Polícia Administrativa e Judiciária O poder de polícia do Estado pode ocorrer em duas áreas: v na administrativa, feita pelos órgãos administrativos, atuando sobre as atividades do indivíduos (ex.: fiscalização da atividade de comércio); v na judiciária, executada pelos órgãos de segurança, atuando sobre o indivíduo que poderia cometer algum ilícito penal (ex.: polícia civil de um estado). polícia administrativa polícia judiciária atividade preventiva atividade repressiva

13 Competência para Exercício A princípio, o critério para determinação de competência para o exercício do Poder de Polícia é o que diz respeito ao poder de regular a matéria, o qual, por sua vez, arrima-se no princípio de predominância do interesse. Para Hely Lopes Meirelles: os assuntos de interesse nacional ficam sujeitos à regulamentação e policiamento da União; as matérias de interesse regional sujeitam-se às normas e à polícia estadual; os assuntos de interesse local subordinam-se aos regulamentos edilícios e ao policiamento administrativo municipal. Ex.: Ø Regulação de mercados de título e valores imobiliários (assunto que compete à União, então ela fiscaliza); Ø Normas pertinentes a prevenção de incêndio (compete à esfera estadual, então ela inspeciona, vistoria, expede alvará...) Ø Planejamento e controle de uso de solo urbano (compete ao município, então ele concede licença, regula o funcionamento, aplica sanções...)

14 Atributos ou Características Os atributos costumeiramente apontados pela doutrina no que se refere aos atos resultantes do exercício regular do poder de polícia são 3: v discricionariedade (livre escolha de oportunidade e conveniência); v auto-executoriedade (decidir e executar diretamente sua decisão sem a intervenção do Judiciário); v coercibilidade (imposição coativa das medidas adotas pela Administração).

15 Sanções decorrentes do Poder de Polícia As sansões são impostas pela própria Administração em procedimentos administrativos compatíveis com as exigências do interesse público, respeitando a legalidade da sanção e a sua proporcionalidade à infração. Exemplificando, podemos citar as seguintes sanções administrativas, em decorrência do exercício do Poder de Polícia: as multas, a interdição de atividades, demolição de construções irregulares, inutilização de gêneros, apreensão de objetos.

16 Uso e Abuso de Poder No Estado Democrático de Direito, a Administração Pública deve agir sempre dentro dos limites de suas atribuições, em consonância com o direito e a moral, com respeito aos direitos dos administrados. No entanto, se o administrador extrapolar os limites de suas competências ou se utilizar das suas atribuições para fins diversos do interesse público, teremos o chamado abuso de poder.

17 O abuso de poder pode se manifestar de duas formas: Excesso de Poder quando o gestor atua fora dos limites de suas competências, exercendo atribuições que não são de sua competência; Desvio de Poder quando o gestor exerce suas competências, mas para alcançar finalidade diversa da definida em lei. Abuso de Poder Excesso de Poder Desvio de Poder

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Profª Tatiana Marcello

Profª Tatiana Marcello Noções de Direito Administrativo - Parte 2 Profª Tatiana Marcello Conteúdo NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Poderes Administrativos. www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Direito Administrativo PODERES

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Poderes administrativos: Hierárquico, disciplinar, regulamentar e de polícia. Uso e abuso

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Administração Pública na Constituição Federal Acumulação de proventos de aposentadoria + remuneração

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 08 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo Olá! Estamos de volta, agora com nossa aula 8. Hoje vamos pegar um conteúdo pequeno, são os Poderes. Eu poderia trazer dois

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo Prof. Rodrigo Cardoso PODER HIERÁRQUICO É o que consta no art. 116, da Lei n. 8.112/1990: Art. 116. São deveres do servidor: (...) IV cumprir as ordens superiores,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TRE - PR Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico

PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA. Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA Maurino Burini Advogado e Assessor Jurídico Algumas curiosidades nas leis municipais: Art.70. Fica proibido a qualquer pessoa apresentar-se nua, das seis horas da manhã

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo)

Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública (Resumos de direito Administrativo) Poderes da Administração Pública. Na análise dos princípios da Administração Pública (clique aqui para acessar o artigo), foi possível

Leia mais

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos

Direito Administrativo. Lista de Exercícios. Poderes Administrativos Direito Administrativo Lista de Exercícios Poderes Administrativos 1. Considere que a prefeitura de determinado município tenha concedido licença para reforma de estabelecimento comercial. Nessa situação

Leia mais

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR DIREITO ADMINISTRATIVO DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Instagram: @coronel_marcelino E-mail: Professormarcelino@hotmail.com Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Aula 1/4 Princípios Jurídicos Poderes Administrativos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Em matéria do poder de polícia de que dispõe a Administração Pública, considere: I. A finalidade do poder de polícia se restringe à defesa do Estado e de sua Administração, conferindo-lhe

Leia mais

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública

Direito Administrativo. Estado, Governo e Adm. Pública Direito Administrativo AULA 01 Estado, Governo e Adm. Pública Conceitos Estado É uma estrutura política e organizacional que se sobrepõe à sociedade, ao mesmo tempo que dela faz parte. Governo - É o conjunto

Leia mais

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes

AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Professor Thiago Gomes AULA 03: PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Thiago Gomes 1. NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... 2. CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado Administração x Administrados Boa vontade e colaboração seriam suficientes

Leia mais

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012

PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Paula Freire 2012 PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Prerrogativas e instrumentos. Finalidade: interesse público primário. Se manifestam nos atos administrativos. São: Poder de Polícia;

Leia mais

Prof. Marcelino Dir Adm.

Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. Marcelino Dir Adm. Prof. MARCELINO FERNANDES DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Youtube.com/MarcelinoFernandesCoronel Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº 07 DATA 10/08/15 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (NOITE) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/08 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia:

PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: PODERES ADMINISTRATIVOS f) Poder de Polícia: CTN, Art. 78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PODERES DA ADMINISTRAÇÃO O Estado age por meio de seus agentes públicos, aos quais são conferidas

Leia mais

Poderes Administrativos 1

Poderes Administrativos 1 Poderes Administrativos 1 A Administração Pública, para o bom desempenho da sua função de executar as leis, é dotada pelo ordenamento jurídico de poderes ou subfunções instrumentais na sua atuação; entretanto,

Leia mais

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello Assistente em Administração Direito Administrativo Parte 2 Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967 Dispõe sôbre a organização da Administração Federal,

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º)

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) d) Tipicidade: ATO ADMINISTRATIVO Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir

Leia mais

Luís Bernardo Delgado Bieber DIASQ/ANVISA

Luís Bernardo Delgado Bieber DIASQ/ANVISA Luís Bernardo Delgado Bieber DIASQ/ANVISA 1 2 Ato Administrativo É toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello DIREITO ADMINISTRATIVO Regime Jurídico Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Direito Administrativo

Leia mais

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo?

Aula 02 ÓRGÃOS DA SEGURANÇA PÚBLICA. Existe diferença entre policiamento ostensivo e patrulhamento ostensivo? Página1 Curso/Disciplina: Segurança Pública Aula: Órgãos de Segurança Pública de Nível Federal e Estadual. Policia de Natureza Preventiva e Repressiva 02 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo direito administrativo Poderes Prof. Douglas Canário www.concursovirtual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO PODERES 1. (2019 IADES CRF-TO Assistente Administrativo) O poder administrativo que permite certa

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Poderes Administrativos 1. (CESPE/ANEEL/2010) Com fundamento no poder disciplinar, a administração pública, ao ter conhecimento de prática de falta por servidor público, pode escolher entre a instauração

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Conceitos Parte 1 Prof. Francisco Saint Clair Neto As sanções administrativas previstas no Código de Proteção e Defesa do Consumidor são derivadas do Poder de Polícia da Administração

Leia mais

PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS

PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS 1. CONCEITO PONTO IV PODERES ADMINISTRATIVOS São manifestações do poder de império do Estado, necessárias e adequadas ao desempenho da função administrativa. São poderes instrumentais, diversos dos Poderes

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013

DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO 2013 31. Dentre as características passíveis de serem atribuídas aos contratos de concessão de serviço público regidos pela Lei no 8.987/95, pode-se afirmar corretamente que há (a)

Leia mais

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal.

Quando negativo surge ABUSO DE PODER: É igual a dizer que o ato foi ilegal. 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: a) PODER ADMINISTRATIVO: PODER NORMATIVO/REGULADOR/REGULATÓRIO PONTO 1: b) PODER HIERARQUICO, DISCIPLINAR PONTO 2: a) PODER DE POLÍCIA PODER ADMINISTRATIVO: em que pese

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 2. Contextualização Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 2 Administração Pública Professor: Silvano Alves Alcantara Contextualização Câmara autoriza prefeito a criar empresa pública para gerir novo Pronto-Socorro

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professor Leandro Velloso www.leandrovelloso.com.br leovelloso@hotmail.com Instruções do Prof. Leandro Velloso de como estudar Direito Administrativo para o Exame da OAB FGV I Planejamento

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes, organização, natureza, fins e princípios

Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes, organização, natureza, fins e princípios Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes, organização, natureza, fins e princípios O conceito de Direito Administrativo pode ser elaborado de várias maneiras distintas, dependendo

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1. Princípios da Administração Pública 1.1.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS

CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS 1. CONCEITO CAPÍTULO III PODERES ADMINISTRATIVOS São manifestações do poder de império do Estado, necessárias e adequadas ao desempenho da função administrativa. São poderes instrumentais, diversos dos

Leia mais

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda

Direito Administrativo. Professor Marcelo Miranda facebook.com/professormarcelomiranda Direito Administrativo Professor Marcelo Miranda professormiranda@live.com facebook.com/professormarcelomiranda Exercícios e revisão Nepotismo. Súmula vinculante n.13. A nomeação de cônjuge, companheiro

Leia mais

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui

22/11/ ( CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui 1. (2016 - CESPE - PC-GO - Agente de Polícia) A administração direta da União inclui a) a Casa Civil. b) o Departamento Nacional deinfraestrutura detransportes (DNIT). c) as agências executivas. d) o Instituto

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO

ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO ATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS MAURINO BURINI ASSESSOR JURÍDICO E ADVOGADO Conceito de Ato Administrativo Ato administrativo é todo ato praticado no exercício da função administrativa.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ

QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ QUESTÕES DE CONCURSOS FISCAL DE RENDAS ICMS/RJ - 2009 01 Assinale a alternativa que defina corretamente o poder regulamentar do chefe do Executivo, seja no âmbito federal, seja no estadual. a) O poder

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Requisitos do Ato Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS REQUISITOS Segundo a corrente clássica, defendida

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO 156 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio

Leia mais

A discricionariedade na Administração Pública

A discricionariedade na Administração Pública A discricionariedade na Administração Pública O Prof. Doutor Pedro Moniz Lopes define discricionariedade, em sentido lato, como toda e qualquer situação em que seja permitido aos órgãos da função administrativa

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONCEITO, OBJETO E FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição

ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA MATHEUS CARVALHO. 1ª e 2ª FASES. revista, ampliada e atualizada. edição MATHEUS CARVALHO ADMINIS TRATIVO TEORIA E PRÁTICA 11 edição revista, ampliada e atualizada 1ª e 2ª FASES OAB 1 e 2 fases -Carvalho -Dir Administrativo-11ed.indd 3 27/10/2017 08:15:00 CAPÍTULO 2 PODERES

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO Aula 01 PODERES DA ADMINISTRA Profª Jéssica Assis Carvalho Filho: O Que é? Conjunto de prerrogativas de direito público Quem os exercem? Agentes administrativos Finalidade? Permitir que o Estado alcance

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Conhecimentos Gerais Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos diversos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais

TEMA Nº 3: AGÊNCIAS REGULADORAS NO DIREITO BRASILEIRO

TEMA Nº 3: AGÊNCIAS REGULADORAS NO DIREITO BRASILEIRO TEMA Nº 3: AGÊNCIAS REGULADORAS NO DIREITO BRASILEIRO Modelo brasileiro A REGULAÇÃO NO BRASIL Compreende uma pluralidade de entes com função regulatória Entes reguladores em geral -> Autarquias comuns

Leia mais

Não há como se falar da fiscalização exercida pelos conselhos e ordens profissionais sem se posicionar quanto à natureza jurídica dessas entidades.

Não há como se falar da fiscalização exercida pelos conselhos e ordens profissionais sem se posicionar quanto à natureza jurídica dessas entidades. A Fiscalização do Exercício das profissões pelos Conselhos e Ordens Autora: Luísa Hickel Gamba Juíza Federal publicado em 30.06.2004 Não há como se falar da fiscalização exercida pelos conselhos e ordens

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 4. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: todas são privativas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. A Função do Estado. Origem do Direito Administrativo. O Regime Jurídicoadministrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo... 02 II. Administração Pública...

Leia mais

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Administração Pública PONTO 2: Administração Direta PONTO 3: Administração Indireta PONTO 4: Autarquias 1. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM SENTIDO FORMAL

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos: 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos 1. Atos administrativos: Nem todos os atos que a administração pratica

Leia mais

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS

INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS INTRODUÇÃO E PRINCÍPIOS Lei n. 9.784/99 A Lei n. 9.784/99 é uma lei federal que estabelece regras para o processo administrativo na esfera federal. Sendo uma lei federal, ela é aplicada apenas no âmbito

Leia mais

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo)

Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública (Resumos de Direito Administrativo) Princípios da Administração Pública. Princípios são proposições básicas, fundamentais, típicas, que condicionam todas as estruturas

Leia mais

Poder de Polícia Poder da Polícia

Poder de Polícia Poder da Polícia Poder de Polícia Poder da Polícia Limita os direitos individuais Faz surgir a chamada POLÍCIA Busca a paz pública Faz surgir a chamada POLÍCIA JUDICIÁRIA ADMINISTRATIVA Incide sobre bens, direitos, atividades

Leia mais

Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello

Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello Agente + Escrivão de Polícia Direito Administrativo Parte 1 Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO: Conceitos,

Leia mais

DIRIGENTES QUARENTENA

DIRIGENTES QUARENTENA DIRIGENTES O mandato fixo dos dirigentes é reflexo da independência administrativa, não dependendo de vontade política. O poder judiciário não pode sindicar/afastar um dirigente. Lei n. 9.782/1999, art.

Leia mais

ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA

ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA ALEXANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO/PODER DE POLÍCIA PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Análise geral 2. Abuso de poder 3. Poder vinculado e Poder discricionário 4. Poder normativo, Poder regulamentar 5.

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS OS PODERES E DEVERES DO ADMINISTRADOR PÚBLICO Os gestores da coisa pública, investidos de competência decisória, passam a ser autoridades, com poderes e deveres específicos do cargo

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello PRÉ-PROVA TRE-RJ Prof.ª Tatiana Marcello Princípios Constitucionais da Administração Art. 37.

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

SENADO FEDERAL POLÍCIA LEGISLATIVA TÉCNICO LEGISLATIVO.

SENADO FEDERAL POLÍCIA LEGISLATIVA TÉCNICO LEGISLATIVO. SENADO FEDERAL TÉCNICO LEGISLATIVO POLÍCIA LEGISLATIVA www.alfaconcursos.com.br 3. Agentes Públicos Neste capítulo estudaremos a respeito dos agentes públicos, sua finalidade, seu papel na estrutura da

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT-MG Técnico Administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT-MG Técnico Administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO TRT-MG Técnico Administrativo CONCURSO: Tribunal Regional do Trabalho Minas Gerais CARGO: Técnico Administrativo PROFESSOR: Adriel Sá Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Espécies de Ato Administrativo Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ESPÉCIES DE ATO ADMINISTRATIVO CLASSIFICAÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Deveres e poderes administrativos

Deveres e poderes administrativos 1 Deveres e poderes administrativos Sumário DEVERES E PODERES ADMINISTRATIVOS... 2 INTRODUÇÃO... 2 PODER-DEVER DE AGIR...3 DEVER DE EFICIÊNCIA...4 DEVER DE PROBIDADE...4 DEVER DE PRESTAR CONTAS...6 PODERES

Leia mais

RISCO SANITÁRIO. Profa.: Glenda Ferreira. Enfermeira Especialista em microbiologia

RISCO SANITÁRIO. Profa.: Glenda Ferreira. Enfermeira Especialista em microbiologia RISCO SANITÁRIO Profa.: Glenda Ferreira Enfermeira Especialista em microbiologia Conceito de Risco Sanitário O Risco Sanitário é a probabilidade que os produtos e serviços tem de causar efeitos prejudiciais

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 66/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 66/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Poderes Administrativos PONTO 2: Poder Regulamentar PONTO 3: Poder Vinculado PONTO 4: Poder Discricionário PONTO 5: Princípios Explícitos na CF PONTO 6: Princípio da Eficiência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE-MA Técnico Administrativo

DIREITO ADMINISTRATIVO TRE-MA Técnico Administrativo DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSO: Tribunal Regional Eleitoral - Maranhão CARGO: Técnico Administrativo PROFESSOR: Adriel Monteiro Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da

Leia mais

Noções de Direito e Legislação específica

Noções de Direito e Legislação específica AULA DEMONSTRATIVA Noções de Direito e Legislação específica Poder de Polícia Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo INSS/2016 Prof. Almir Morgado ESTADO PODER EXECUTIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GOVERNO ESTADO É a nação politicamente organizada. É composto de povo, território e governo soberano. Poderes

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 11 Teoria da Captura: Há uma enorme preocupação de que a agência

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Princípios constitucionais da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO

CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 4 CADERNO DE ESTUDO DIRIGIDO DIREITO ADMINISTRATIVO CONCURSOS NÍVEL ENSINO MÉDIO 2016 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS 5 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PRINCÍPIOS

Leia mais

REFLETINDO SOBRE O PODER DE POLÍCIA COMO FATOR DE LIMITAÇÃO À LIBERDADE INDIVIUAL E VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS 1

REFLETINDO SOBRE O PODER DE POLÍCIA COMO FATOR DE LIMITAÇÃO À LIBERDADE INDIVIUAL E VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 REFLETINDO SOBRE O PODER DE POLÍCIA COMO FATOR DE LIMITAÇÃO À LIBERDADE INDIVIUAL E VIOLAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 Jéferson Müller Hartmann 2, Matheus Diel Andrade De Matos 3, Danielson Felipe Rex

Leia mais

DECRETO Nº /01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DECRETO Nº /01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DECRETO Nº 6.727 12/01/2009 REGULAMENTO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Hélio Stefani Gherardi* Confere a Constituição Federal, no artigo 84, em seu inciso IV, que compete privativamente ao Presidente da República:

Leia mais