Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 63 PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO:"

Transcrição

1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Revogação e Anulação da Licitação. Procedimento do Pregão Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula Introdução No final da aula passada, ligamos a ideia de Homologação a uma análise da legalidade, demonstrando a possibilidade de anulação da Licitação, em caso de vício insanável, ou a devolução à Comissão de Licitação ou ao Pregoeiro nos casos sanáveis, bem como ligamos a ideia de Adjudicação a uma análise de mérito, demonstrando a possibilidade de revogação. Nota-se que na homologação olha-se para trás, analisando tudo aquilo que já foi realizado, enquanto na Adjudicação olha-se para frente, analisando a conveniência e a oportunidade. Pelo exposto, faz-se necessário o estudo do Princípio da Adjudicação Compulsória, uma vez que a Lei 8.666/93 prevê, de forma expressa, por meio do seu artigo 49, a Revogação e, em seu artigo 50, assegura que o primeiro colocado no julgamento não pode ser preterido, ou seja, o mesmo não tem direito a contratação. PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA NÃO TEM MAIS AMPARO LEGAL EM RAZÃO: REVOGAÇÃO DIREITO DE NÃO SER PRETERIDO Art. 49 da Lei 8.666/93 Art. 50 da Lei 8.666/93 Página1 Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 1 o A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

2 2 o A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei. 3 o No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa. 4 o O disposto neste artigo e seus parágrafos aplica-se aos atos do procedimento de dispensa e de inexigibilidade de licitação. Art. 50. A Administração não poderá celebrar o contrato com preterição da ordem de classificação das propostas ou com terceiros estranhos ao procedimento licitatório, sob pena de nulidade. Em que pese não haver dúvidas quanto a extinção do Princípio da Adjudicação Compulsória com o surgimento da Lei 8.666/93, deve-se destacar que todos os cursos de Direito Administrativo, ao tratarem dos Princípios da Licitação, falam sobre a Adjudicação Compulsória, motivo pelo qual, não se deve afastar por completo sua utilização. 2. Revogação da Licitação REVOGAÇÃO DA LICITAÇÃO art. 49 da Lei 8.666/93 SOMENTE PODERÁ ACONTECER em razão do interesse público, fato superveniente e motivação ATO VINCULADO ATO DISCRICIONÁRIO REVOGAÇÃO CONDICIONADA Nota-se que pelo slide é possível perceber que parte da Doutrina (Toshio Mukai) considera a Revogação da Licitação como um ato vinculado, enquanto outros a consideram como ato discricionário, devendo-se observar que considerá-la como ato vinculado, torna-se extremamente importante para a tese da Adjudicação Compulsória, uma vez que nessa modalidade vinculada a Revogação fugiria a conveniência e oportunidade do Gestor. Página2 Art. 49. A autoridade competente para a aprovação do procedimento somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 1 o A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

3 2 o A nulidade do procedimento licitatório induz à do contrato, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei. 3 o No caso de desfazimento do processo licitatório, fica assegurado o contraditório e a ampla defesa. 4 o O disposto neste artigo e seus parágrafos aplica-se aos atos do procedimento de dispensa e de inexigibilidade de licitação. A revogação somente poderá ocorrer por razões de interesse público; fato superveniente; e devidamente motivada, devendo-se destacar que o termo somente foi que fez o Doutrinador Toshio Mukai afirmar que a revogação é um ato vinculado. Contudo, devemos discordar, uma vez que após o termo destacado há um complemento que o faz perder força, assim como defende Sérgio de Andréa ao afirmar que a Revogação na Licitação é um ato discricionário, porém, é uma Revogação Condicionada às razões de interesse público, fato superveniente e motivação. Ou seja, somente com o encontro dos três requisitos essa Revogação ocorrerá. Note que tal corrente não descaracteriza a Revogação, uma vez que a mesma sempre foi reavaliação de mérito. Para conciliar a possibilidade de revogação da licitação como o princípio da adjudicação compulsória, vamos dizer que a mesma possui 2 (dois) momentos, sendo o 1º momento quanto a feitura e o 2º momento quanto ao conteúdo, momento no qual será aceita a Adjudicação Compulsória. Note que no 1º momento temos um Ato Discricionário, uma vez que a Licitação pode ser revogada mesmo que condicionada, conforme salienta o artigo 49 da Lei 8.666/93. Agora, a partir do momento que discricionariamente resolvo adjudicar, surge o 2º momento, o qual é considerado um ato vinculado a ordem de classificação do julgamento, conforme determina o artigo 50 da Lei 8.666/93. PARA CONCILIAR A POSSIBILIDADE DE REVOGAÇÃO DA LICITAÇÃO COM O PRINCÍPIO DA ADJUDICAÇÃO COMPULSÓRIA A ADJUDICAÇÃO POSSUI DOIS MOMENTOS NOVOS CASOS 1º MOMENTO/ QUANTO A FEITURA/ ATO VINCULADO art. 49 da Lei 8.666/93 2º MOMENTO/ QUANTO AO CONTEÚDO/ ATO VINCULADO art. 50 da Lei 8.666/93 Terá que ser com o 1º colocado no julgamento Página3 3. Pregão Incialmente, torna-se importante destacar a Medida Provisória /02, o fato da Medida Provisória originária do Pregão ser a Medida Provisória 2026/00 e o fato do mesmo ter nascido na Lei da ANATEL, por meio dos artigos 54 e seguintes da Lei 9472/97.

4 FASES DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO DE PREGÃO EDITAL /art. 4º, I a IV PROPOSTA PARA JULGAMENTO Envelopes fechados seguidos por lances verbais /art. 4º, VIII ao X Como regra o tipo de menor preço/ inciso X HABILITAÇÃO apenas do vencedor inciso XII Como fases do procedimento licitatório do Pregão temos o Edital (artigo 4, I a IV, da Lei ), o Julgamento e a Habilitação, devendo-se destacar alguns pontos importantes que ocorrem dentro Julgamento. A Lei /02, em seu artigo 4º, VIII ao X, destaca que no Julgamento do Pregão trabalha-se com envelope fechados seguidos de lances verbais, ou seja, o licitante poderá modificar a sua proposta durante o processo licitatório para compra e serviços. No Julgamento, o Pregoeiro irá abrir os envelopes apresentados pelos licitantes e irá buscar o menor preço oferecido. Ao encontrar o menor preço, o Pregoeiro irá procurar as propostas que variaram até 10% a mais do menor preço oferecido, levando os licitantes selecionados para a fase de lances do julgamento, a qual ocorrerá de forma verbal e sucessiva, buscando preços ainda menores. VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor; Página4 IX - não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no inciso anterior, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três), oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos;

5 X - para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital; Nota-se que se utilizar a proposta mais barata como paradigma (inciso VIII) e não obter o mínimo de 3 (três) licitantes dentro da variação de 10% permitida, o Pregoeiro deverá pegar as 3 (três) propostas mais baratas para a fase de lances, independentemente da diferença existente entre as mesmas (inciso IX). Embora o Pregão busque estimular a competição entre os licitantes, não há nenhuma vedação legal ao Pregão realizado com apenas 1 (um) licitante. O Pregão Negativo é aquele em que o licitante oferece um valor muito inferior ao exequível e só acontecerá se o Pregoeiro permitir que os lances cheguem a um valor inexequível, que não tem condição de ser praticado. Ou seja, o Pregoeiro deve fiscalizar a redução de valores e estipular um limite mínimo, vedando reduções que cheguem a preços impraticáveis. Conforme determina o artigo 4, XII, após ao Julgamento ocorrerá a Habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, devendo-se destacar que o mesmo já declarou atender aos requisitos de tal processo de Habilitação no início do Pregão. Caso o licitante não seja habilitado, o mesmo poderá sofrer sanções, uma vez que o mesmo assegurou possuir todos os requisitos necessários para a habilitação quando na verdade não os possuía. XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital; Ocorrida a inabilitação do primeiro colocado, o Pregoeiro analisará as demais propostas obedecendo a ordem de classificação e chamará o segundo colocado, conforme artigo 4º, XVI, da Lei /02, devendo-se respeitar a proposta feita pelo mesmo, diferentemente do disposto no artigo 64, 2º, da Lei 8.666/93. XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor Art. 64. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei. Página5 2 o É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 desta Lei. 4. Fase Final do Procedimento Licitatório do Pregão

6 A Adjudicação nem sempre é feita pelo Pregoeiro, uma vez que havendo recurso, a mesma, assim como a Homologação, será feita pela autoridade competente. FASE FINAL DO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO DO PREGÃO Art. 4º, XX ao XXIII Lei /02 ADJUDICAÇÃO pregoeiro Havendo recurso, a adjudicação e a homologação serão feitas pela autoridade competente HOMOLOGAÇÃO autoridade competente legalidade e mérito No Pregão, a Homologação está para Aprovação, uma vez que a mesma vai analisar tanto a legalidade quanto o mérito, devendo-se observar que a Adjudicação em alguns casos será entregue ao Pregoeiro e em outros à Autoridade Superior ou Competente, a depender da existência ou não de Recurso. Quando não houver recurso, a Adjudicação será realizada pelo Pregoeiro e quando houver a mesma será realizada pela Autoridade Superior, conforme artigo 4º, XX e XXI, da lei /02. XX - a falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação pelo pregoeiro ao vencedor; XXI - decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor; Página6 No Pregão, o Recurso é unificado e está localizado logo após a fase de Habilitação, contudo, não há na norma (Lei /02) menção ao efeito suspensivo do Recurso, devendo-se aplicar ao Pregão a Regra Geral, prevista no artigo 61 da Lei 9784/99 (efeito devolutivo). Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo. Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Revogação de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO Licitações Prof.ª Tatiana Marcello

Leia mais

Procedimento do Pregão

Procedimento do Pregão Procedimento do Pregão Antônio Carlos Cintra do Amaral O procedimento do Pregão está disciplinado basicamente no art 4º da Medida Provisória 2.108 (nova numeração que ganhou a 2.026 quando de sua mais

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Homologação e Adjudicação Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula

Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Homologação e Adjudicação Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Homologação e Adjudicação Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 62 1. Introdução Preliminarmente, deve-se chamar atenção para o artigo 25 da Lei 12.462/2011

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCORRÊNCIA 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...... Observar: Art. 27, V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Pregão Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002 Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Contrato Administrativo Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Aula 64 1. Introdução Inicialmente, é necessário fazer uma ponte, um elo, entre a licitação

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

SIMULADO - PREGÃO. 6. (CESGRANRIO / DNPM / 2006) Analise as afirmativas abaixo:

SIMULADO - PREGÃO. 6. (CESGRANRIO / DNPM / 2006) Analise as afirmativas abaixo: SIMULADO - PREGÃO 1. (CESPE / SEGER / 2013) No pregão, a escolha da proposta é realizada antes da análise da documentação, como forma de acelerar o procedimento. 2. (CESPE / SEGER / 2013) No pregão, as

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório MÓD: 5 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 5: CONCLUSÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Pregão Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo Pregão Lei 10.520/2002 LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002. Institui, no âmbito da União,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Habilitação / Aula 59 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 59 EFEITOS E EXECUÇÃO DA HABILITAÇÃO Esse é um ponto muito importante no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002. Mensagem de veto Conversão da MPv nº 2.182-18, de 2001 Regulamento. Institui, no âmbito da

Leia mais

AULA 19. PROCEDIMENTO LICITATÓRIO (cont.) Habilitação

AULA 19. PROCEDIMENTO LICITATÓRIO (cont.) Habilitação Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria Aula: Direito Administrativo Aula 19 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 19 CONTEÚDO DA AULA: Habilitação. Julgamento.

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO DO PREGÃO

QUADRO COMPARATIVO DO PREGÃO QUADRO COMPARATIVO DO PREGÃO MEDIDA PROVISÓRIA N.º 2.182-18, DE 23 DE AGOSTO DE 2001 Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, a União poderá adotar licitação na modalidade de pregão, que será

Leia mais

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova.

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. PARECER JURÍDICO presencial 25/2014. ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. Em detida analise, é possível notar das provas acostadas aos autos,

Leia mais

Lei , de 17 de julho de [Lei do Pregão LP]

Lei , de 17 de julho de [Lei do Pregão LP] V Lei 10.520, de 17 de julho de 2002 [Lei do Pregão LP] (DOU de 18.07.2002) Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal,

Leia mais

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Principais Destaques: Determinações do TCU, Gratificações, Competência e Responsabilidades, Julgamento da Proposta, Preços Inexequíveis,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha publica:

Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1291 Prefeitura Municipal de publica: Oficio S/N do Pregão Presencial nº046/2017. Despacho do Pregão Presencial nº046/2017-objeto:contratação de empresa para fornecimento

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PREGÃO (LEI 10.520/02) 01) (ANALISTA DE GESTÃO / ADVOGADO / COMPESA / 2016 / FGV) Na aquisição de material de escritório para a Companhia Pernambucana de Saneamento COMPESA, decidiu-se utilizar o pregão

Leia mais

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo Pregão Prof. Thamiris Felizardo PREGÃO LEI 10520/2002 -Trata-se de modalidade de licitação que não consta do rol da Lei 8666/93. -Ressalta-se que a Lei 8666/93 aplica-se de forma

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios 1 Quarta-feira Ano VI Nº 1805 Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Termo de Revogação - Processo Licitatório Nº: 3824/2018 Pregão Eletrônico

Leia mais

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 No dia 04 de julho de 2018, as 08:30 horas reuniram-se na PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA o Pregoeiro, Senhor EDSON CARLOS PEREIRA, e a Equipe de Apoio, composta pelos

Leia mais

Aula 20. Tema da aula: Procedimento licitatório.

Aula 20. Tema da aula: Procedimento licitatório. Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 20 Tema da aula: Procedimento licitatório. O procedimento já foi apresentado

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ADMINISTRATIVO. IMPUGNAÇÃO EDITAL LICITAÇÃO, SOLICITANDO QUE O MESMO SEJA ABERTO NA MODALIDADE DE JULGAMENTO DE MENOR PREÇO POR ITEM. OPNA-SE PELA PROCEDÊNCIA

Leia mais

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002 Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada

Leia mais

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital.

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Modalidades de licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 46 LICITAÇÃO - Modalidades de licitação Concorrência:

Leia mais

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: DECRETO Nº 8.250, DE 23 DE MAIO DE 2014. Altera o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Leia mais

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO EDITAL EDITAL EDITAL

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO EDITAL EDITAL EDITAL 2 O Município de TAILÂNDIA através do, leva ao conhecimento dos O Município de TAILÂNDIA através do, leva ao conhecimento dos O Município de TAILÂNDIA através do, leva ao conhecimento dos O Município de

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Licitações Prof.ª Tatiana Marcello Procedimento de Licitação Apesar de o procedimento licitatório

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1504 Prefeitura Municipal de publica: Decisão - Processo de Licitação Pregão Presencial nº 005/2017 Empresa: GPI Sistemas LTDA-ME Decisão - Pregão Presencial Nº 005/2017

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 4/4 LICITAÇÃO CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LICITAÇÃO Licitação - Leis nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e nº 10.520, de 17 de julho de 2002. 1. Conceito 2. Princípios 3. Objetivo

Leia mais

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer Resolução CEGP-10, de 19-11-2002 Aprova o regulamento para a modalidade de licitação denominada Pregão, destinada à aquisição de bens e à prestação de serviços comuns, pela administração direta e autárquica

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais

Noções de Administração de Recursos Materiais Noções de Administração de Recursos Materiais Lei nº 8.666 Edital de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração de Recursos de Materiais EDITAL DE LICITAÇÃO

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE ESTA D O D A B A H IA BÇA. ALTAM1RAND0 REQU1ÃO. 27 TELEEAX (075) 429-1221/429 1214 CONDE-BA. E - mail prefeitu radeconde@iej.ccinn.br SD C.N.P.J 14 126.692/0001-23 ll= rr~ ; Ao Exm. Senhor Prefeito Municipal

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS. PARECER JURÍDICO 2017 - PMITB REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 001/2017 PREGÃO PRESENCIAL OBJETO - AQUISIÇÃO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE VIAS URBANAS.

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso do Recurso nos Certames Licitatórios 2 - Regras do Recurso nos Certames Licitatórios

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso do Recurso nos Certames Licitatórios 2 - Regras do Recurso nos Certames Licitatórios MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 4: RECURSO NOS CERTAMES LICITATÓRIOS ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso do Recurso nos Certames Licitatórios 2

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE 21-6-1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) Alegações finais em processo penal Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusação e da defesa e praticadas

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 1 - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 A - CDP, sociedade de economia mista vinculada à SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, com sede

Leia mais

c Publicado no DOU de c Lei nº , de (Lei do Pregão). c 2º e 3º com a redação dada pelo Dec. nº 7.174, de

c Publicado no DOU de c Lei nº , de (Lei do Pregão). c 2º e 3º com a redação dada pelo Dec. nº 7.174, de DECRETO N o 3.555, DE 8 DE AGOSTO DE 2000 Aprova o Regulamento para a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns. c Publicado no DOU de 9-8-2000. c Lei nº 10.520,

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º...

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... A Autarquia Pública Federal, por meio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais

Leia mais

Licitações - Despacho de Anulação

Licitações - Despacho de Anulação Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Sucesso - Lei Municipal Nº 3392/24 Edição Nº 130, Ano IV Bom Sucesso, 30 de Outubro de 27 Licitações - Despacho de Anulação Processo Licitatório nº 091/27,

Leia mais

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO

PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO PARECER DO CONTROLE INTERNO PROCESSO FRACASSADO Processo nº SAAE-9/2015-010 Pregão nº 010/2015/SRP Objeto: Registro de preços para futura eventual aquisição de grupos geradores para uso nas unidades operacionais

Leia mais

EDITAL Nº. 38/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO Nº. 37/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 CONVITE Nº. 24/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

EDITAL Nº. 38/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO Nº. 37/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 CONVITE Nº. 24/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 EDITAL Nº. 38/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO Nº. 37/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 CONVITE Nº. 24/2016 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 MODALIDADE: CARTA-CONVITE REGIME: MENOR PREÇO UNITÁRIO TIPO: AQUISIÇÃO

Leia mais

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 No dia 08 de agosto de 2014, as 13:00 horas reuniram-se na PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBEDOURO o Pregoeiro, Senhor PAULO EDUARDO MARTINS, e a Equipe de Apoio, composta pelos Senhores

Leia mais

Licitação: Princípios e Modalidades 1. TIPOS DE LICITAÇÃO

Licitação: Princípios e Modalidades 1. TIPOS DE LICITAÇÃO Licitação: Princípios e Modalidades 1. TIPOS DE LICITAÇÃO A Lei n. 8.666/93 define os tipos de licitação no art. 45, 1.º, ou seja, a maneira de julgamento de um procedimento licitatório. Nada impede, entretanto,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e

I - direcionem ou favoreçam a contratação de um fornecedor específico; II - não representem a real demanda de desempenho do órgão ou entidade; e DECRETO Nº 7.174/2010, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas

Leia mais

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO 4 PARECER JURÍDICO Dispõe sobre a revogação de procedimento licitatório por interesse público. Trata-se de Parecer Jurídico solicitado pela Comissão de Processo Licitatório nº 015/2014, na modalidade Tomada

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

Parecer nº 009/13/PJM

Parecer nº 009/13/PJM Parecer nº 009/13/PJM Referência: Processo Administrativo nº 906/2012 Origem: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC) Assunto: Análise de procedimento licitatório Ementa: DIREITO ADMINISTRATIVO.

Leia mais

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública

Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública Editado novo Decreto Federal regulamentando a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública DECRETO Nº 7.174, DE 12 DE MAIO DE 2010 Regulamenta a contratação de bens

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arataca publica:

Prefeitura Municipal de Arataca publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1657 Prefeitura Municipal de publica: Divisão de Licitação e Contratos - Decisão de Anulação de Edital - Pregão Presencial Nº 25/2017 - Processo Administrativo Nº 087/2017

Leia mais

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André - CRAISA

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André - CRAISA AVISO DE ANULAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL 007/17 PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/17 PROCESSO Nº 0039/17. Objeto: PANIFICADOS DIVERSOS PARA S.R. E S.A.E. A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André

Leia mais

DECRETO N , DE 13 DE JUNHO DE 2006.

DECRETO N , DE 13 DE JUNHO DE 2006. DECRETO N 12.234, DE 13 DE JUNHO DE 2006. Regulamenta o pregão, na forma presencial, para aquisição de bens e serviços comuns e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso das atribuições

Leia mais

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica:

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica: Câmara Municipal de 1 Ano Nº 459 Câmara Municipal de publica: Recomendação e Justificativas para a Anulação do Pregão Presencial Nº013/2017-Objeto:Contratação de empresa especializada para prestação de

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 019/2018 PROCESSO LICITATÓRIO N.º 021/2018 PREGÃO PRESENCIAL POR REGISTRO DE PREÇOS N.º 018/2018

EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 019/2018 PROCESSO LICITATÓRIO N.º 021/2018 PREGÃO PRESENCIAL POR REGISTRO DE PREÇOS N.º 018/2018 RESPOSTA AO RECURSO ADMINISTRATIVO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 019/2018 PROCESSO LICITATÓRIO N.º 021/2018 PREGÃO PRESENCIAL POR REGISTRO DE PREÇOS N.º 018/2018 EMPRESA RECORRENTE: P A R NAJAR CASTRO - EPP

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fase Interna de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 FASE INTERNA DE LICITAÇÃO A fase

Leia mais

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação):

Aula 52 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 52 LICITAÇÃO - Contratação Direta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica:

Prefeitura Municipal de Lagedo do Tabocal publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1183 Prefeitura Municipal de publica: Termo de Homologação do Pregão Presencial nº 019/2017. Empresa Vencedora: Adluz Contratação e Serviços Ltda-Me. Resultado de Julgamento

Leia mais

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I

Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I - Gabarito - Testes - Direit... Página 1 de 11 DN DireitoNet Testes Licitações e contratos administrativos (Lei nº 8.666/93) I Você acertou 0

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (PROCEDIMENTO) Profª. Tatiana Marcello Procedimento de Licitação Apesar de o procedimento licitatório estar detalhado na Lei 8.666/93, não há uma sequência lógica e didática.

Leia mais

I - a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito regional;

I - a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito regional; DECRETO N 2.060, DE 20 DE MAIO DE 2008. Regulamenta o tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte ou equiparadas nas contratações públicas de bens, serviços

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO REPARTIMENTO CNPJ: / PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM PARECER JURÍDICO 112/2017 PGM/NR I - LICITAÇÃO: PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 9/2017-025. REGISTRO DE PREÇO. MENOR PREÇO POR ITEM. ANÁLISE JURIDICA PREVIA DO EDITAL E SEUS ANEXOS. AQUISIÇÃO DE VEICULOS TIPO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 550 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Sessão de Recebimento e Abertura dos Documentos de Proposta de Preços e de Habilitação do Pregão Presencial nº 009/2019.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Vigência Contratos Administrativos Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo VIGÊNCIA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CAPÍTULO III DOS CONTRATOS Seção

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

DECRETO Nº 291/2019 DE 07 DE MARÇO DE 2019 Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, no âmbito do Município e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Seabra publica:

Prefeitura Municipal de Seabra publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 1142 Prefeitura Municipal de publica: Julgamento Recurso Pregão Presencial SRP 14/2017-Parecer Autoridade Superior. Aviso de Licitação Pregão Presencial SRP 14/2017-Julgamento

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019.

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DO DEFENSOR PÚBLICO-GERAL ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019. DIO/ES de 11/03/2018 ATO NORMATIVO DPG Nº 003, DE 08 DE MARÇO DE 2019. Institui o manual de fluxo dos processos administrativos geradores de despesa para a contratação de obras, serviços e compras da Defensoria

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA E D I T A L COMPLETO LICITAÇÃO Nº 002/2018 - CONVITE Nº 002/2018 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ARAÇATUBA, CPNJ Nº 44.417.764/0001-52, sito à Rua Maurício de Nassau nº 1191, através da Diretoria Administrativa,

Leia mais

PARECER N 15 DE 10 DE AGOSTO DE 2017

PARECER N 15 DE 10 DE AGOSTO DE 2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CÂMARA DE VEREADORES DE MATA "Mata - Cidade da Pedra que foi Madeira" Rua do Comércio, 759, - 97.410-000 - Mata - RS Telefone: (55) 3259-1205 - Fax (55) 3259-1064 E-mail camunic@legislativomata.com.br

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios 1 Sexta-feira Ano VI Nº 1676 Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Intimação - Processo Administrativo nº 9.406/2017 Tomada de Preços nº 001/2018

Leia mais

Manual Prático Participação Pregão Presencial

Manual Prático Participação Pregão Presencial Manual Prático Participação Pregão Presencial Pregão Presencial é uma das modalidades de LICITAÇÃO utilizadas pela Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Esta modalidade possibilita

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE ABARE/BAHIA. PROCESSO LICITATÓRIO DE N. 0021/2016 PARECER JURÍDICO EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO, LICITAÇÃO, PREGÃO, PRESENCIAL, MENOR PREÇO, GLOBAL, REFORMA, AMPLIAÇÃO

Leia mais

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos

CURSO ON-LINE DIREITO ADMINISTRATIVO SENADO E TCU PROFESSORES: CYONIL, ELAINE E SANDRO. AULA 6 Contratos Administrativos AULA 6 Contratos Administrativos Olá, pessoal, tudo bem? Na aula anterior, tivemos contato com importantes informações acerca das Licitações, as quais, de maneira geral, são antecedentes lógicos (indispensáveis)

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº /03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

DECRETO MUNICIPAL Nº /03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETO MUNICIPAL Nº 43.406/03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETO Nº 43.406, DE 1º DE JULHO DE 2003 Dispõe sobre o sistema eletrônico municipal de licitações, nos termos do artigo 19 da Lei nº 13.278,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Várzea Nova 1 Terça-feira 25 de Abril de 2017 Ano Nº 1106

Prefeitura Municipal de Várzea Nova 1 Terça-feira 25 de Abril de 2017 Ano Nº 1106 Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1106 Prefeitura Municipal de publica: Decisão Administrativa N.01/2017 Pregão Presencial de Nº. 032/2017 - SRP - Objeto: O objeto da presente competição é a escolha de

Leia mais

AVISO DE CANCELAMENTO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 045/2017

AVISO DE CANCELAMENTO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 045/2017 AVISO DE CANCELAMENTO DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 045/2017 O Município de Mutuípe, Estado da Bahia, neste ato representado pelo Prefeito Municipal Rodrigo Maicon de Santana Andrade torna público o CANCELAMENTO/ANULAÇÃO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: / PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA CGC: 18.404.863/0001-90 PRAÇA FREI PEDRO, 02 CENTRO - LADAINHA/MG. TELEFAX: 33-3524-1277 DECRETO Nº 073/2011, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2011 Regulamenta o tratamento favorecido,

Leia mais

001/ , CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - CORE/RS

001/ , CONSELHO REGIONAL DOS REPRESENTANTES COMERCIAIS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - CORE/RS CARTA CONVITE Nº 001/2014 PROCESSO N.º 001/2014 Regime Jurídico: Lei n.º 8.666/93, Alterações e normas complementares Tipo de Licitação: MENOR PREÇO Modalidade: CARTA CONVITE SESSÃO DE ABERTURA: Local:

Leia mais

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL (SRP) Nº 9/2014-200101 O Município de TAILÂNDIA, através do por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas do dia 06 de Fevereiro de 2014, fará realizar

Leia mais

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL SESI/SENAI Nº 388/2017

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL SESI/SENAI Nº 388/2017 RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL SESI/SENAI Nº 388/27 A Comissão de Licitações do Sistema FIEP, instituída pela Portaria nº 33/27, informa o RESULTADO do Pregão Presencial nº 388/27: Protocolo: 8874/27 Edital:

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA TERRA DE LUTA E FÉ - DOE ORGÃOS, DOE SANGUE:SALVE VIDAS EDITAL DE CARTA CONVITE 021/2015 A PREFEITA MUNICIPAL DE SANTANA DA BOA VISTA, torna público, para conhecimento dos interessados, que no dia 22 de Junho de 2015, às 10 horas, reunirse-á a Comissão Permanente

Leia mais

Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo CÂMARA DE VEREADORES DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE AVARÉ ADMINISTRAÇÃO Pregão Nº : 07/2016 Processo : 16/2016 ATA DA SESSÃO PÚBLICA Objeto : Aquisição de jogo de poltronas e jogo

Leia mais

Decreto Nº DE 05/10/2015

Decreto Nº DE 05/10/2015 Decreto Nº 16212 DE 05/10/2015 Publicado no DOE em 5 out 2015 Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais

Leia mais

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e

DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN, no uso de suas atribuições legais, e DECRETO N 1.551, DE 28 DE OUTUBRO DE 2016. Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666/93, de 21 de junho de 1993. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE COMENDADOR LEVY GASPARIAN,

Leia mais

Rescisão e Anulação. Recisão. Anulação. Concluindo

Rescisão e Anulação. Recisão. Anulação. Concluindo Rescisão e Anulação Por Luciano S. Zanzoni. Recisão Pressupõe a existência de um contrato válido (legal). É a desconstituição do instrumento contratual não por vício de ilegalidade, mas por alguma circunstância

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO DE MARABÁ CONGEM PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 60.702/2017- PMM MODALIDADE LICITATÓRIA: Pregão Eletrônico SRP Nº 029/2018/CPL/FMS Reautuado do PE nº 131/2017-CPL/PMM REQUISITANTE: Secretaria Municipal de Saúde de Marabá

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica:

Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 1681 Prefeitura Municipal de publica: Ata de Registro de Preços Nº 001/2019 Empresa: (Panificadora e Mercadinho A.M.Ltda EPP). Ata de Registro de Preços Nº 001/2019 Empresa:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica:

Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 2231 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº. 015/2019 - Conceder, Aposentadoria por Idade e Tempo de Contribuição à servidora/ segurada Josefa Costa de Lima Portaria

Leia mais

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica:

Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Prefeitura Municipal de Maragogipe 1 Terça-feira Ano VI Nº 1500 Prefeitura Municipal de Maragogipe publica: Decreto Nº224/2016 de - Regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei

Leia mais