AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão do Mérito pelo Poder Judiciário. Extinção do Ato Administrativo. Revogação e Anulação. ATO ADMINISTRATIVO (cont.) Controle jurisdicional do ato discricionário Argumentos para invasão do mérito pelo Poder Judiciário Em concurso público começaram a cair questões induzindo o candidato a afirmar que o Poder Judiciário pode invadir o mérito do ato administrativo. O professor já viu duas provas darem como acertada essa colocação: em 2006 (Cespe Departamento Jurídico da Caixa Econômica Federal); em 2012, no Rio de Janeiro, em prova objetiva para Delegado da Polícia Civil. Hely Lopes Meirelles, Celso Antônio, Diogo de Figueiredo, José dos Santos Carvalho Filho, Di Pietro e Gasparini: nenhum dos seis afirma que é possível a invasão do Poder Judiciário no mérito do ato administrativo. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: (i) Wilney Magno, juiz federal no Rio de Janeiro: entre os requisitos da jurisdição há a substituição das partes pelo magistrado. Logo, se o cidadão questiona um ato administrativo, o juiz deve substituir o administrado e também o administrador. (ii) Hely Lopes Meirelles: segundo o autor, o ato administrativo é composto por quatro elementos básicos - conveniência, oportunidade, eficiência e resultado. Assim, a eficiência, para ele, integra o ato administrativo.

2 Pois bem. Com a EC 19, a eficiência passou a fazer parte do art.37 da CRFB\88 e a ser um parâmetro utilizado pelo Poder Judiciário para análise do ato administrativo. Partindo da premissa de Hely de que a eficiência integra o ato, conclui-se que ao ser analisada haverá invasão do mérito pelo Poder Judiciário. Para o professor, a eficiência está fora do ato administrativo (como visto em aula anterior; sendo um limite). Para Hely, a eficiência não é um limite, mas faz parte do mérito. (iii) Gustavo Binenbojm. Teorias dos graus de vinculação: segundo essa teoria, como não há mais ato discricionário, toda a atividade administrativa é vinculada, variando apenas o seu grau de vinculação: - O grau máximo é o ato vinculado. - O segundo grau seria o chamado conceito jurídico indeterminado (para o Direito Administrativo é diferente do Direito Civil e significa algo mais amarrado do que se possa imaginar. Para facilitar, lembre-se da discricionariedade técnica nas Agências Reguladoras. A vinculação amarrase em critério técnico, que é objetivo e pode ser questionado em juízo). - O último grau é o de vinculação aos princípios. Extinção do ato administrativo O ato administrativo se extingue pela revogação ou pela anulação. No entanto, existem entre os autores variações. Exemplo: Celso Antônio traz cerca de oito formas diferentes de extinção. José dos Santos Carvalho Filho, seis. Celso Antônio criou a chamada contraposição e o Cespe já cobrou duas vezes essa forma de extinção. Contraposição, para o autor, é um ato que se contrapõe a outro. Exemplo: A exoneração do servidor se contrapõe à nomeação. Obs.: A banca de Direito Administrativo da DPE\RJ tem um viés de Celso Antônio, não obstante José dos Santos Carvalho Filho também ser um bom livro para o concurso, pois o autor é do Rio de Janeiro. A DPE\RJ já perguntou sobre a responsabilidade do Estado por ato lícito que só tem em Celso Antônio (situação em que, por exemplo, um calçadão inviabiliza acesso a estacionamento).

3 Outra forma de extinção do ato administrativo é a caducidade, ou seja, um ato deixa de existir com a revogação da lei que o fundamentava. A cassação, por sua vez, é a anulação de um ato com vício de legalidade perpetrado pelo cidadão. Se a ilegalidade for levada a efeito pela administração pública, tratase de anulação. Exemplo: a administração concede uma licença para construção de dez andares, mas o cidadão constrói quinze. Nesse caso haverá cassação do ato. Levando-se em consideração as variações, as formas de extinção acabam se resumindo em anulação e revogação. Revogação e anulação Revogação Natureza jurídica Ato administrativo discricionário desconstitutivo. Competência Administrativamente pela autoridade que editou o ato ou pela autoridade hierarquicamente superior a ela. Efeitos Ex nunc. Ex tunc. Anulação Ato administrativo vinculado desconstitutivo (regra. Exceção: sanatória). Judicialmente ou administrativamente. Natureza jurídica Quanto ao objeto da revogação e da anulação, dispõe a súmula 473 do Supremo: a Administração pode anular os seus próprios atos quando eivados de vícios que os tornem ilegais; ou revoga-los por motivo de conveniência (...). O art.53 da Lei 9784\99 (paralelo no art.51 da Lei 5427\09 RJ) dispõe: Art.53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Revoga-se ato administrativo lícito que se tornou inconveniente e inoportuno. Diogo de Figueiredo, afirma que revogação é uma reavaliação de mérito e adiciona que o ato de revogação é administrativo discricionário desconstitutivo. Com relação à anulação, pode-se dizer que ela é ato vinculado em respeito ao princípio da legalidade. O professor tem convicção de que essa é a regra. A súmula 473 do STF diz que a administração pode anular seus atos, enquanto a Lei 9784\99 afirma o ato ilegal deve ser anulado.

4 A resistência da doutrina em falar que a anulação é ato vinculado se dá em razão do instituto da convalidação (sanatória) do ato administrativo. O professor enxerga a sanatória como exceção. Logo, a anulação é ato vinculado e a administração deve anular um ato ilegal, mas como toda regra tem exceção, se o administrador perceber que a anulação do ato é pior para o interesse público, pode ser o ato convalidado, retirando o vício e mantendo os efeitos convenientes. Se a sanatória for enxergada como uma alternativa, e não exceção, fica difícil entender que a anulação é ato vinculado, pois se há mais de um caminho a ser seguido, com possibilidade de escolha, ela seria discricionária. A doutrina esmagadora diz que dos cinco elementos do ato administrativo (competência, finalidade, forma, motivo e objeto) somente dois podem ser convalidados, aceitando a sanatória (para o professor isso reforça a ideia de que é exceção): competência e forma. A posição de José dos Santos Carvalho Filho é a de que a anulação é ato vinculado, sendo a convalidação exceção. Assim, conclui-se que a anulação é ato administrativo vinculado desconstitutivo, tendo como exceção a convalidação nos casos de vícios de forma e\ou competência. Competência O ato administrativo com vício de legalidade pode ser anulado judicialmente (princípio da jurisdição uma). No entanto, a administração também pode anular os seus atos quando ilegais (princípio da autotutela administrativa art.53, Lei 9784\99; art. 51, art. Lei estadual RJ 5427\09). Com relação à revogação, adotando-se a teoria de que o Poder Judiciário não pode invadir o mérito, somente o administrador pode revogar ato administrativo discricionário. Observe-se que o Judiciário pode revogar os seus atos administrativos. Nada mais razoável do que a revogação ser feita pela autoridade que fez o ato e os seus superiores hierárquicos. Exemplo: revogação da delegação (art.14, 2º, da Lei 9784\99). Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial. (...) 2º. O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

5 Efeitos 9784\99: No que tange aos efeitos, a súmula 473 do STF é melhor do que o art.53 da Lei A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial. No caso da anulação, o efeito da sua declaração é ex tunc, pois do ato nulo não se originam direitos. Por outro lado, o efeito da revogação é ex nunc, a partir da publicação. Essa solução é encontrada em qualquer curso, mas é importante chamar atenção para os efeitos da revogação na Lei estadual do Rio de Janeiro 5427\09: Art º Os Poderes do Estado e os demais órgãos dotados de autonomia constitucional (Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública - este último somente se for para prova da DPE) poderão, no exercício de função administrativa, tendo em vista razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, restringir os efeitos da declaração de nulidade de ato administrativo ou decidir que ela só tenha eficácia a partir de determinado momento que venha a ser fixado. Com base no art.53, 3º, da Lei estadual 5427\09, os efeitos da anulação podem ser modulados, desde que em razão de segurança jurídica ou de excepcional interesse social. Em concurso do Estado do Rio de Janeiro, a regra é que a anulação tenha efeito ex nunc, podendo o feito ser modulado, por via de exceção, nos casos de segurança jurídica ou interesse social. Em âmbito federal, poderia o gestor fazer essa modulação, mesmo sem uma lei, aplicando-se princípios? Segundo o professor, sim. Todavia, por não haver suporte em doutrina escrita, essa questão não deve ser levantada em concurso, a menos que seja perguntado ao candidato. Indenização No caso da revogação, não há que se questionar indenização, pois o ato é discricionário e precário, podendo ser revisto a qualquer momento pela administração pública. O problema encontra-se na anulação, pois não há na lei qualquer colocação sobre a existência de indenização. Os prejudicados de boa-fé (podem ser terceiro) com a

6 anulação do ato administrativo têm direito de requerer indenização. Em matéria de contrato administrativo (ato administrativo bilateral), a Lei 8666 traz a seguinte redação no art.59: Art. 59. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos. Parágrafo único. A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. Como não há muita doutrina sobre o assunto, em prova de concurso também é aconselhável não entrar nessa questão, apenas se o candidato for questionado pelo examinador.

Aula 16. Turma e Ano: MASTER A Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho

Aula 16. Turma e Ano: MASTER A Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 16 Temas da aula: Controle do ato administrativo discricionário. Argumentos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Revogação de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO Licitações Prof.ª Tatiana Marcello

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Invalidade do Ato Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS INVALIDAÇÃO (anulação, revogação e convalidação

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

Atos Adminsitrativos Mariano Borges

Atos Adminsitrativos Mariano Borges Atos Adminsitrativos Mariano Borges 1. No tocante aos atos administrativos, assinale a alternativa correta. a) O ato administrativo válido, revogado pela administração pública, produz efeitos ex tunc.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos

1. Requisitos dos atos administrativos - continuação: Requisitos: Competência Finalidade Forma Motivo Objeto Atos vinculados: Lei Lei Lei Lei Lei Atos 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Requisitos dos atos administrativos - continuação PONTO 2: Formas de extinção ou invalidação dos atos administrativos PONTO 3: Administração Pública 1. Requisitos dos

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO

EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS: EXTINÇÃO lac.consultoria@gmail.com EXTINÇÃO DOS ATOS ADM A forma natural de extinção dos Atos Administrativa é pelo cumprimento de seus efeitos. 1 2 EXTINÇÃO DOS ATOS ADM Pelo desaparecimento

Leia mais

AULA 13. Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de:

AULA 13. Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 13 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 CONTEÚDO DA AULA: Elementos do Ato Administrativo.

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

PROF. LUÍS GUSTAVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO

PROF. LUÍS GUSTAVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO FORMAS DE EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO Na aula de hoje, falarem os das outras form as de extinção de atos adm inistrativos e disponibilizaremos algumas questões sobre o assunto. Ficou faltando comentar

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Invalidação de Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E INVALIDAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO Os

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Contratos administrativos Parte 1 Prof. Denis França Duração e prorrogação dos contratos administrativos (art. 57): toda despesa pública deve estar prevista no orçamento, que é anual,

Leia mais

AULA 15. Sobre a extinção do ato administrativo, é possível a revogação do ato vinculado?

AULA 15. Sobre a extinção do ato administrativo, é possível a revogação do ato vinculado? Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 15 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 15 CONTEÚDO DA AULA: Impossibilidade de Revogação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ASSUNTO: ATO ADMINISTRATIVO OBJETIVOS: APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DO ATO ADMINISTRATIVO. CONHECER UMA POSSÍVEL CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS. IDENTIFICAR

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta ATOS ADMINISTRATIVOS ATOS ADMINISTRATIVOS VINCULAÇÃO E DISCRICIONARIEDADE ATOS VINCULADOS Não há faculdade de opção para o administrador. A lei determina todos os elementos necessários à sua prática, sem que haja margem de

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO AULA 2/4 Ato Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado E Bens Públicos 2 ATO ADMINISTRATIVO 3 Requisitos( Art. 2º da Lei 4.717/65): Elementos constitutivos do Ato Administrativo.

Leia mais

Direito. Administrativo. Atos administrativos

Direito. Administrativo. Atos administrativos Direito Administrativo Atos administrativos Conceito O quê? Exteriorização da vontade da administração (ou de seus delegatários), que produz efeitos jurídicos, sob regime jurídico de direito público Estado

Leia mais

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas

Organização da Aula. Direito Administrativo Aula n. 3. Contextualização. Atividades Administrativas. Instrumentalização. Atividades Administrativas Organização da Aula Direito Administrativo Aula n. 3 Atividades Administrativas Professor: Silvano Alves Alcantara Inserir o vídeo: Contextualização http://www.youtube.com/watch?v= L9YBAy2Hhbc De 0:00

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello EDITAL Atos Administrativos: Conceito. Requisitos de legalidade. Atributos. Espécies. Competência.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) limites do revogar: revogação de ato administrativo e interesse público Sonia Maria Pimentel Lobo * A revogação é modalidade de extinção de ato administrativo que ocorre

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1. CONCEITUE? NOÇÕES INICIAIS Na linha da doutrina de José dos Santos Carvalho Filho, pode-se definir Direito Administrativo como o conjunto de normas regras e princípios que regulam as relações entre

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

Terceiro Setor e o Direito Administrativo

Terceiro Setor e o Direito Administrativo Terceiro Setor e o Direito Administrativo Ponto n. 8 - Controle Administrativo: controle interno PROFESSOR DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo

Leia mais

Rescisão e Anulação. Recisão. Anulação. Concluindo

Rescisão e Anulação. Recisão. Anulação. Concluindo Rescisão e Anulação Por Luciano S. Zanzoni. Recisão Pressupõe a existência de um contrato válido (legal). É a desconstituição do instrumento contratual não por vício de ilegalidade, mas por alguma circunstância

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Edital Direito Constitucional - Da Administração Pública: das disposições gerais; dos servidores

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2716 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO I Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 6 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Atos do Executivo - Portarias

Atos do Executivo - Portarias Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Sucesso - Lei Municipal Nº 3392/2014 Edição Nº 110, Ano IV Bom Sucesso, 11 de Setembro de 2017 Atos do Executivo - Portarias Portarias Diversas PORTARIA MUNICIPAL

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Atos Administrativos Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ATOS ADMINISTRATIVOS: CONCEITO, REQUISITOS, ATRIBUTOS, CLASSIFICAÇÃO, ESPÉCIES,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ATO ADMINISTRATIVO Conceito: Segundo Hely Lopes Meirelles, o ato administrativo pode ser definido como toda manifestação unilateral da Administração Pública que, agindo nesta qualidade, tenha por fim imediato

Leia mais

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO

Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2015 N 860 PARECER JURÍDICO 4 PARECER JURÍDICO Dispõe sobre a revogação de procedimento licitatório por interesse público. Trata-se de Parecer Jurídico solicitado pela Comissão de Processo Licitatório nº 015/2014, na modalidade Tomada

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Controle da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos É o poder de fiscalização

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - Prefeitura de Fortaleza - CE - Procurador Municipal) O exercício do poder de polícia reflete o sentido objetivo da administração pública, o

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS

CRONOGRAMA DAS AULAS CRONOGRAMA DAS AULAS Curso: DIREITO Departamento: VDI Disciplina: Direito Administrativo I- VDI00033 Carga horária: 60hs Pré-requisitos: Semestre de referência: 2016 1 Dias e horários: terças e quartas,

Leia mais

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo

Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo Questões Comentadas de Administrativo - AOCP Professor Luis Eduardo www.masterjuris.com.br Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: Assessor Técnico de Procuradoria Acerca do Controle da Administração

Leia mais

OBSERVAÇÕES RELEVANTES

OBSERVAÇÕES RELEVANTES OBSERVAÇÕES RELEVANTES 1) MOTIVAÇÃO ( MOTIVO) É a justificativa da prática do ato (expor o motivo) É a exposição da situação de fato ou de direito que autoriza ou determina a prática do ato Como regra,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof.ª Tatiana Marcello ESPÉCIES DE ATOS I Atos Normativos: são os atos de comando gerais do executivo, que visam explicitar as normas legais. Ex.: decreto;

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica:

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica: Câmara Municipal de 1 Ano Nº 459 Câmara Municipal de publica: Recomendação e Justificativas para a Anulação do Pregão Presencial Nº013/2017-Objeto:Contratação de empresa especializada para prestação de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1661 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº 047/2019- Declara a vacância de cargo público, em razão de aposentadoria e dá outras providências. Decreto nº 048/2019-

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS QUANTO À NATUREZA DA ATIVIDADE ADMINISTRATIVA Nesta classificação, os atos administrativos podem ser de administração ativa, consultiva, controladora, verificadora

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Autotutela Licitatória (artigo n 49 da Lei 8.666/93) Guilherme Piazzetta Araújo * A Administração Pública, assim como as empresas privadas, necessitam de serviços, bens e materiais

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA. CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito OBJETIVOS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO CIJ028 DISCIPLINA NOME DIREITO ADMINISTRATIVO I CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTA L Direito 2010.1 060 060 OBJETIVOS Analisar e discutir todo o conteúdo programático

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa

Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa Tropa de Elite - Polícia Civil Direito Administrativo Ato Administrativo Clovis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2

DIREITO ADMINISTRATIVO PARTE 2 PARTE 2 ATOS ADMINISTRATIVOS: 1. O QUE SE ENTENDE POR FATO ADMINISTRATIVO? Não há uniformidade na doutrina quanto ao conceito de fato administrativo. Há, basicamente, quatro correntes: 1ª corrente: Fato

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO ADMINISTRATIVO 1. (2017 - CESPE - TRE-PE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) As autarquias a) são criadas, extintas e organizadas por atos administrativos. b) têm sua

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Administrativo Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Direito Administrativo: conceito, fontes, princípios. 2. Administração Pública: natureza, elementos, poderes e organização, fins e

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b ATO Imputável ao homem ATOS ADMINISTRATIVOS DIREITO ADMINISTRATIVO ALEXANDRE PRADO INTRODUÇÃO FATO Decorre de acontecimentos naturais, que independem do homem ou que dele dependem apenas indiretamente.

Leia mais

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga Controle Administrativo Professora: Paloma Braga Controle da Administração Pública Conceito Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva.

Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Agência Reguladora / Aula 11 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 11 Teoria da Captura: Há uma enorme preocupação de que a agência

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I. A Função do Estado. Origem do Direito Administrativo. O Regime Jurídicoadministrativo. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo... 02 II. Administração Pública...

Leia mais

Profº: ALEXANDRE BASTOS DIREITO ADMINISTRATIVO

Profº: ALEXANDRE BASTOS DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. ALEXANDRE BASTOS DIREITO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS 1) FGV - 2013 - TJ-AM - Auxiliar Judiciário Assinale a alternativa que contém apenas elementos ou requisitos do ato administrativo. a)

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Atos Administrativos Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo ATO ADMINISTRATIVO Fato jurídico (sentido amplo) Evento humano ou da

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC

COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC COMENTÁRIOS DA PROVA TTE RS / 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO BANCA: FUNDATEC QUESTÃO 17 Considerando o cenário doutrinário do Direito Administrativo, analise as seguintes assertivas sobre a noção de Administração

Leia mais

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES

COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES GestãoPública Centro de Apoio à Administração Pública OnLine COMO EVITAR A ANULAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DISCIPLINARES SÚMARIO Principais hipóteses de nulidades relativas e absolutas... 03 Nulidades

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Decreto Nº. 44 de 28 de Fevereiro de 2019 - Dispõe Sobre a Adoção de Medidas para se Evitar o Aumento de Despesas e dá Outras Providências. Portaria Nº 015/2019

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO URGENTE Assunto: DENÚNCIA Descumprimento do Estatuto da Entidade THADEU ERNESTO SENNA PORTELLA Presidente do Conselheiro

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 15 Ato Administrativo - Parte IV Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Extinção dos Atos Administrativos Extinção Natural Decorre do cumprimento normal dos efeitos do ato. Extinção

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1 Centralização,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos:

PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos. 1. Atos administrativos: 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Atos administrativos PONTO 2: Atributos dos Atos Administrativos PONTO 3: Requisitos ou elementos 1. Atos administrativos: Nem todos os atos que a administração pratica

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Revogação do Ato Administrativo Beatriz Mattar Araújo* 1. INTRODUÇÃO Dentro do parâmetro da extinção dos atos administrativos, uma causa deve ser avaliada: a revogação Os atos administrativos

Leia mais

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL . 4.1 Treino nº 01 PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL A empresa Aquatrans é concessionária de transporte público aquaviário no Estado X há sete anos e foi surpreendida com a edição do Decreto 1.234, da Chefia do

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a

ATO ADMINISTRATIVO. motivo - razões de fato e de direito que justificam a edição do. Para que esse motiva seja legal e não comprometa a ATO ADMINISTRATIVO - Conceito - ato administrativo é a declaração do Estado ou quem lhe faça as vezes (pode ser praticado pelo Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário), expedida em nível

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA NEGRA- SP DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, ASSISTENTE

Leia mais

Regime jurídico administrativo

Regime jurídico administrativo Direito Administrativo Lista de Exercícios Regime Jurídico Administrativo 1. Com relação aos princípios que fundamentam a administração pública, assinale a opção correta. a) A publicidade marca o início

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO REVISÃO - AULA 02 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo REVISÃO AULA 02 PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

Aula 118 DESAPROPRIAÇÃO

Aula 118 DESAPROPRIAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Desapropriação: desistência da desapropriação. Desapropriação indireta 118 Professor (a): Luiz O. Jungstedt Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira

Leia mais

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova.

ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão. Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. PARECER JURÍDICO presencial 25/2014. ANULAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO modalidade pregão Objeto: aquisição de escavadeira hidráulica nova. Em detida analise, é possível notar das provas acostadas aos autos,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO

MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO MARIANO BORGES DIREITO ADMINISTRATIVO 1. Assinale a alternativa que corresponde exatamente ao disposto na Constituição Federal sobre a observância dos princípios da impessoalidade e da publicidade. a)tais

Leia mais

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias.

Aula 08. Agora serão apresentadas as questões complementares às autarquias. Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Autarquia e Fundação Pública / Aula 08 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 08 Agora serão apresentadas as questões complementares

Leia mais

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO

VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO VÍTOR ALVES DIREITO ADMINISTRATIVO 150 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Vítor Alves Coordenação e Organização:

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º)

ATO ADMINISTRATIVO. Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) d) Tipicidade: ATO ADMINISTRATIVO Decorre do princípio da legalidade (CF, art. 5º) É o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas a produzir

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Atos Administrativos EDITAL ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO www.alexandreprado.com.br ATOS ADMINISTRATIVOS EDITAL TRT RIO DE JANEIRO Ato Administrativo: a)requisitos b)atributos c)classificação d)espécies e)revogação, invalidação e convalidação

Leia mais

Aula 01. Apresentação do Professor:

Aula 01. Apresentação do Professor: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Apresentação da Disciplina e Introdução ao Estado Gerencial Brasileiro - Aula 01 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Kelly Silva Aula 01 Apresentação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna...3 Semântica:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello ATOS ADMINISTRATIVOS CONCEITO Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Direito Administrativo - Roteiro de Estudos Aulas 01 e 02 Prof. Luciana L. Lara ATOS ADMINISTRATIVOS 1. Conceito: Atos administrativos são espécies do gênero ato jurídico (manifestação unilateral de vontade

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 002 Direito Administrativo PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas UNIPAMPA 2013 - CESPE - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 1.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, Objeto e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo Os chamados supraprincípios

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Atos Administrativos (TJDFT CESPE, analista judiciário, área judiciária/2008) Acerca da discricionariedade e do controle judicial dos atos da administração pública, julgue os itens subseqüentes. 1. A possibilidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE

DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE DIREITO ADMINISTRATIVO QUESTÕES DO CESPE Prof. João Eudes 1. (CESPE/2009) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar

Leia mais