Introdução. Metodologia de trabalho. Definição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução. Metodologia de trabalho. Definição"

Transcrição

1 Introdução Este documento pretende ser um guia didático para apoiar professores e alunos na realização de diferentes metodologias de trabalho no âmbito da educação em ciência. O guião científico apresentado abarca dois blocos temáticos: 1. Iniciação à Ciência sinais de perigo no laboratório; 2. Propostas de atividades para o 1º ciclo do ensino básico. As propostas de atividades apresentadas são transversais aos temas: água e mudanças de estado físico, seres vivos: plantas e animais e universo: sistema solar, cumprindo os objetivos gerais e específicos, bem como as metas curriculares propostas para o 1º ciclo do ensino básico. O guião é aberto por forma a dar liberdade ao professor da turma na gestão do tempo destinado a cada uma das atividades, considerando as especificidades de cada grupo turma, as suas dificuldades, o seu empenho e motivação. Qualquer destas atividades pode ser alargada à comunidade educativa. Na implementação das atividades, podem ser propostas diferentes metodologias de trabalho no âmbito do ensino das ciências. O trabalho prático (TP), o trabalho laboratorial (TL), o trabalho de campo (TC) e o trabalho experimental (TE) são algumas delas e podem funcionar numa simbiose a fim de se complementarem (cf. Tabela 1). Metodologia de trabalho TP TL TC TE Definição O trabalho prático deve ser encarado como um recurso didático à disposição do professor. Nesta perspetiva pode-se considerar TP todas as atividades em que os alunos estejam diretamente implicados. Assim o TP engloba, entre outros, o TL e o TC. O trabalho laboratorial inclui todas as atividades que requerem a utilização de materiais de laboratório, convencionais ou não, e que podem ser realizadas num laboratório ou em sala de aula (desde que não exijam condições de segurança especiais). O trabalho de campo não só implica que os alunos estejam diretamente implicados como é realizado ao ar livre, onde geralmente os fenómenos ocorrem naturalmente. O trabalho experimental inclui todas as atividades que envolvem controlo e manipulação de variáveis.

2 Bloco 1. Iniciação à Ciência No bloco 1. Iniciação à Ciência pretende-se trabalhar as questões introdutórias referentes ao trabalho realizado em laboratório, seja este trabalho laboratorial ou trabalho experimental. Enquadramento Curricular No que respeita ao enquadramento curricular das atividades propostas pretende-se cumprir os seguintes objetivos gerais, de acordo com os programas do ensino básico: - conhecer e respeitar normas gerais de segurança em atividades experimentais; - utilizar processos simples de conhecimento da realidade envolvente. Atividade 1 Saber ler os rótulos Resumo da atividade A importância desta atividade prende-se em alertar os alunos/cientistas para alguns dos perigos com que se podem deparar na realização de alguns procedimentos científicos e com o manuseamento de algum material laboratorial. Quando se desenvolve trabalho experimental ou laboratorial, muitas vezes, colocamo-nos em contacto com substâncias que, quando manuseadas de forma incorreta, podem ser prejudiciais. Assim, é importante alertar os alunos para os cuidados básicos a ter aquando o desenvolvimento de trabalho experimental ou laboratorial. É importante alertar para alguns dos símbolos de perigo presentes nos laboratórios. Para isso, nada melhor que estabelecer um paralelismo com substâncias/produtos que estão presentes no quotidiano dos alunos. Protocolo da atividade Para esta atividade é necessário recolher um conjunto de rótulos de vários produtos que contenham os símbolos enumerados no cartaz (cf. anexo 1). O objetivo é que os alunos, individualmente ou em grupo, analisem rótulos de diferentes substâncias e avaliem a sua perigosidade, justificando e explicando oralmente para a turma. Os rótulos para esta atividade podem ser recolhidos anteriormente pelo professor e/ou alunos ou usar a lista de rótulos em anexo (cf. anexo 1). Para finalizar a atividade é importante que os alunos façam o registo gráfico das aprendizagens, escrevendo o nome dos símbolos que identificaram, os perigos que representam e os cuidados a ter. Podem ainda formular um cartaz com algumas regras de segurança a ter aquando o desenvolvimento de trabalho experimental e/ou laboratorial.

3 Para a realização desta tarefa os alunos poderão desenvolver um trabalho de pesquisa, recorrendo por exemplo à internet. Este trabalho de pesquisa pode ser realizado no âmbito do trabalho desenvolvido em sala de aula, ou pode-se sugerir que seja realizado em parceria com os encarregados de educação dos alunos. Para orientar o trabalho investigativo dos alunos o professor poderá sugerir as seguintes páginas web: - European Chemicals Agency - Novos pictogramas sobre a sinalização de produtos nocivos Nota: O Regulamento CRE introduziu um novo sistema de classificação e rotulagem para os produtos químicos perigosos na União Europeia. Os pictogramas também foram alterados e estão em conformidade com o Sistema Mundial Harmonizado das Nações Unidas (GHS). Os novos pictogramas têm a forma de um losango vermelho, com fundo branco e substituirão os antigos símbolos quadrados cor de laranja previstos na legislação anterior. Desde 1 de dezembro de 2010, algumas substâncias e misturas foram já rotuladas em conformidade com a nova legislação, mas os pictogramas antigos ainda podem estar no mercado até 1 de junho de 2017.

4 Bloco 2. Propostas de atividades para o 1º ciclo do ensino básico No bloco 2. Propostas de atividades para o 1º ciclo do ensino básico propõe-se a realização das atividades abaixo protocoladas. As atividades apresentadas abordam três temas curriculares: 1) Água e mudanças de estado físico; 2) Seres vivos: plantas e animais; 3) Universo e sistema solar dinâmica da Terra. Atividade 2 Flutuação em líquidos: influência dos líquidos sobre a flutuabilidade Resumo da atividade O conceito de flutuação é referido na organização curricular e programas do ensino básico, nas disciplinas de estudo do meio e ciências da natureza, quando é sugerido a realização de experiências que permitam reconhecer materiais que flutuam e não flutuam. A finalidade desta atividade prende-se em compreender que diferentes objetos assumem diferentes comportamentos em líquidos (flutuação / não flutuação). É também pretendido que os alunos compreendam os fatores que influenciam o comportamento dos objetos quando mergulhados em líquidos. Assim os conceitos-chave desta atividade são: - a flutuação de um objeto depende da sua densidade e da densidade do líquido em que é inserido. - um objeto apenas flutua quando a sua densidade é igual ou menor do que a do líquido em que é inserido. - a densidade é uma grandeza física que se pode definir como a massa por unidade de volume. Protocolo da atividade Material: - palhinhas; - plasticina (que não se dissolva em água); - colher; - vareta; - gobelet de 500 ml; - água; - sal.

5 Procedimento Nesta atividade pretende-se observar de que forma a densidade de um líquido influência a flutuação de um objeto. Assim, a questão-problema que deve ser colocada à turma é a seguinte: «A flutuabilidade de um objeto é a mesma em diferentes líquidos?» Para a experimentação os alunos deverão construir dois densímetros (instrumento que serve para comparar a densidade de líquidos). Para isso, basta utilizar uma palhinha e um pouco de plasticina, formando um bola (do tamanho de uma noz) que deverá ser colocada numa das extremidades da palhinha. Para facilitar a utilização do densímetro, os alunos poderão fazer marcações, com caneta de acetato, a cada 5 mm, cm o auxílio de uma régua. Caso, o densímetro não se equilibre quando mergulhado no líquido deve-se cortar a palhinha por forma a diminuir o seu tamanho. palhinha bola de plasticina Figura 1 Representação do densímetro. Seguidamente, os alunos devem preparar os dois recipientes: num recipiente colocar apenas água, cerca de 250 ml, e noutro colocar a mesmo volume de água e adicionar dez colheres de chá de sal, com uma vareta podem agitar por forma a dissolver o sal. Posteriormente, devem inserir um dos densímetros no recipiente contendo apenas água e registar na palhinha que altura foi atingida na superfície da água. Repetir o processo no recipiente que contém a solução de água com sal, usando o segundo densímetro. Os grupos de trabalho devem explicar à turma o procedimento que efetuaram e as observações que realizaram. Os alunos deverão compreender que os líquidos podem ter diferentes densidades e que esse é um dos fatores que influencia a flutuação dos objetos. É pertinente que os alunos registem as observações, utilizando um desenho. Poder-se-á utilizar uma tabela semelhante à apresentada (cf. tabela 2).

6 Recipiente com água Recipiente com uma solução de água com sal Tabela 1 Exemplo de tabela para o registo dos alunos. No final da atividade os registos dos alunos devem assemelhar-se ao exemplo de registo apresentados na figura abaixo (cf. Figura 2). com sal sem sal Figura 2 Exemplo de registo dos alunos. Atividade 3 Fatores que influenciam o tempo de dissolução de um material Resumo da atividade A dissolução é um fenómeno que resulta de interações das unidades estruturais do soluto (substância dissolvida) com unidades estruturais do solvente (substância que, misturada com um ou mais solutos, origina uma solução). Pode-se assim afirmar que a dissolução é um fenómeno de interação soluto-solvente. O comportamento dos materiais em água é um dos domínios do dia-a-dia que pode despertar interesse nos alunos. Com esta atividade é suposto que os alunos compreendam que dissolver um material (soluto substância dissolvida) noutro (solvente) significa a obtenção de uma solução, que corresponde a uma mistura homogénea. Através da realização desta atividade os alunos compreenderão que uma dissolução rápida é sinónimo que o soluto se dissolve mais depressa no solvente.

7 Protocolo da atividade Material: - cartaz com possibilidades de previsões dos alunos (cf. anexo 2); - carta de planificação (cf. anexo 3); - 3 gobelets (identificados com as letras A, B e C); ml de água à temperatura ambiente (3 vezes); - 2 varetas (para agitar); - 3 rebuçados do mesmo tipo (tamanho, cor e tipo); - relógio ou cronómetro para medir o tempo de dissolução. Procedimento O professor deverá começar por dialogar com os alunos questionando-os sobre o que pensam ser a dissolução de um material. Tendo em conta as respostas dos alunos o professor pode dar alguns exemplos de materiais que se podem dissolvem: como sal que se dissolve na sopa quando cozinhamos ou o açúcar que se dissolve no chá ou café, ou ainda o rebuçado (o rebuçado é produzido, entre outros ingredientes, por açúcar) que se dissolve na boca quando o comemos. De seguida o professor deverá formular a seguinte questão-problema: «A agitação da mistura influencia o tempo de dissolução do rebuçado?» Depois de colocada a questão-problema é importante discutir com os alunos as suas previsões, para auxiliar nesta tarefa pode-se usar o cartaz, com exemplos de previsões que as crianças poderão apontar (cf. anexo 2). Depois de reunidas e apontadas as previsões dos alunos, o professor, em conjunto com os alunos, deve definir os critérios que serão mantidos e os que serão alterados e ainda definir como serão registadas as observações, preenchendo a carta de planificação anexa (cf. anexo 3). Sumariamente, é necessário que definir os seguintes critérios: O que vamos mudar - a agitação da mistura: não agitar, agitar de forma contínua ou agitar por intervalos, por exemplo de 10 em 10 min. O que vamos medir - o tempo que demora o rebuçado a dissolver completamente com diferentes agitações da mistura.

8 O que vamos manter e como vamos manter - o tipo, a massa e o estado de divisão dos rebuçados. Os rebuçados devem ser todos do mesmo tipo (dureza, cor, composição e tamanho) - o tipo e quantidade (volume) e temperatura do solvente (por exemplo, usar 100 ml de água à temperatura ambiente. - o momento de introdução dos rebuçados nos recipientes. Para a experimentação será conveniente dividir a turma em grupos e distribuir por cada um dos grupos o material acima mencionado. Assim, é necessário dispor na mesa de trabalho três gobelets identificados e colocar o mesmo volume de água em cada um deles (por exemplo, 100 ml). Sugere-se a utilização de um termómetro para a medir a temperatura da água. Seguidamente, é necessário definir que no gobelet A, depois do rebuçado ser introduzido, não se irá provocar agitação, que no gobelet B a agitação será provocada de 10 em 10 minutos, com auxílio de uma vareta, e no gobelet C a agitação será provocada continuamente, com o auxílio de uma vareta. Os rebuçados deverão ser introduzidos em simultâneo em todos os gobelets. Durante o processo os alunos devem controlar o tempo de dissolução fazendo a contagem (em minutos) com a ajuda de um relógio ou cronómetro. No final da atividade é suposto que os alunos concluam que o rebuçado que se dissolveu mais rapidamente foi o do gobelet C, onde foi aplicada uma agitação contínua e que, em contraponto, o rebuçado que mais demorou a dissolver-se foi o do gobelet A, no qual não foi provocada qualquer agitação. Em suma, a resposta à questão-problema é que quando se agita a mistura, o rebuçado demora menos tempo a dissolver-se em água (à temperatura ambiente). Atividade 4 Propriedades da água: água própria para consumo Resumo da atividade Esta proposta de atividade enquadra-se no âmbito do programa de estudo do meio do ensino básico e no programa do ensino básico ao cumprir os objetivos gerais: utilizar processos simples de conhecimento da realidade envolvente, assumindo uma atitude permanente de pesquisa e experimentação e identificar experimentalmente as propriedades da água. Embora os alunos saibam que a água está presente por toda a natureza, podem não ter a consciência de que nem toda a água é própria para consumo (potável). Esta proposta de

9 atividade pretende dissecar sobre as características da água potável. A implementação da atividade deve ser acompanhada pela folha de registo (cf. anexo 5). Protocolo da atividade Material: - folha de registo (cf. anexo 4); - 1 gobelet com água com corante; - 1 gobelet com água com aroma de baunilha; - 1 gobelet com água com açúcar; - 1 gobelet com água destilada (água pura); - 1 gobelet com água potável (água engarrafada). - microscópio. Procedimento - Os gobelets deverão ser colocados lado a lado. Os alunos deverão observar cada um dos gobelets e ir excluindo aqueles que pensam não corresponder à água pura, procedendo aos registos (cf. anexo 5). O primeiro a ser eliminado deverá ser o gobelet que tem corante, uma vez que os alunos facilmente compreendem que se a amostra tem cor, não pode corresponder à água pura. De seguida, deverá ser solicitado que explorem outras características da água como o odor e o sabor da água*. Os alunos excluirão as amostras que tem sabor e odor. Por fim, restará o gobelet que corresponde à água pura e o gobelet que corresponde à água engarrafada. O professor deverá inquirir os alunos sobre as suas previsões. Será que os dois gobelets têm água potável? Será que apenas um dos gobelets tem água potável? Qual será o gobelet que tem água potável? O professor deverá levar os alunos a refletir sobre a experiência, dando enfoque ao facto de a água que consumimos não ser pura, uma vez que tem sempre elementos associados, como os minerais, havendo diferença entre água pura e água própria para consumo. As características da água pura são: incolor, inodora e insípida. Contudo a água potável, embora seja incolor e inodora, não é insípida pois tem na sua constituição minerais e outros elementos associados que lhe atribuem sabor. Os alunos poderão pesquisar na Internet sobre a constituição química de diferentes águas e compreender que a constituição de cada uma delas é diferente. Para orientar a pesquisa dos alunos o professor poderá sugerir as seguintes páginas web:

10 Poderá também fazer-se paralelismo com o ciclo da água, referindo que as partículas resultantes da evaporação correspondem à água pura. Caso seja possível, seria interessante que os alunos analisassem uma amostra de cada um dos gobelets ao microscópio e procedessem aos respetivo registo (cf. anexo 4). *Nota: É importante que os professores alertem os alunos para o facto da água destilada (água pura) não ser destinada ao consumo humano, não devendo ser ingerida. Os alunos poderão molhar o dedo e levá-lo à boca de forma a perceberem que a amostra não tem nenhum sabor, ao contrário da água engarrafada (própria para consumo). Atividade 5 O ciclo da água Resumo da atividade O objetivo da atividade é levar os alunos a compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona com a existência de água no estado líquido à superfície da Terra. Além disso, é suposto que os alunos compreendam o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com queda sob a forma de chuva água no estado líquido ou granizo água no estado sólido), infiltração da água nos solos e nova evaporação. Para a exploração dos vários fenómenos que ocorrem no ciclo da água o professor pode aceder à Plataforma de Ensino Assistido PEA, com os seus dados de acesso, e explorar o recurso educativo multimédia sobre esta temática. Protocolo da atividade Material: - carta de planificação (cf. anexo 5) - Material para construir maqueta do ciclo da água: - caixa de bolo ou outro recipiente transparente e fechado; - recipiente mais pequeno para simular nuvem; - gelo com corante; - plástico para simular um lago; - lâmpada para simular o sol; - água com sal (simular água do mar).

11 Procedimento - O professor deverá dar início à atividade interrogando os alunos sobre «de onde vem e para onde vai a água da chuva?» Sugere-se que durante a discussão os alunos registem as suas opiniões sob a forma de desenho (cf. anexo 5). Os alunos, ou pelo menos, grande parte deles irá considerar que a chuva vem das nuvens. Neste sentido, sugere-se que os alunos façam um trabalho de pesquisa, com recurso à Internet, sobre a questão (este trabalho pode ser realizado em sala de aula ou em casa, com a ajuda dos pais). Para esta pesquisa o professor poderá indicar as seguintes páginas web: Com esta pesquisa é suposto que os alunos reconhecerem que as nuvens são formadas por micro partículas de água que podem estar no estado líquido ou sólido, consoante a posição que ocupam na atmosfera. Para dar continuidade à atividade o professor poderá apresentar a seguinte questão-problema: «Como podemos simular o ciclo da água?» Partindo do esquema apresentado a turma deve construir um simulador do ciclo da água. Reunido o material acima referido, é necessário colocar no fundo do recipiente aproximadamente 5 dl de água salgada, adicionar o gelo colorido no recipiente que simulará a nuvem e ligar o foco que irá simular o sol (a lâmpada deve ter potência superior a 60 watt) e deve ser apontada para a «água do mar». O professor deve disponibilizar aos alunos a tabela para proceder aos registos das observações (cf. anexo 6) que devem ser continuadas por um período nunca inferior a 1 hora, para que os resultados sejam visíveis. Durante e após o registo das observações do professor deve introduzir no diálogo com os alunos alguns conceitos-chave desta atividade: - ciclo da água; - mudanças de estado físico; - evaporação; - transpiração; - condensação; - precipitação; - infiltração.

12 Todos estes conceitos podem ser explorados em sala de aula a partir do recurso educativo multimédia sobre o ciclo da água, disponível em Figura 3 - Esquema maqueta do ciclo da água (retirado de Coleção Ensino Experimental das Ciências - Explorando mudanças de estado físico, Ministério da Educação, Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Atividade 6 Germinação do feijão Resumo da atividade A implementação desta atividade deverá ser acompanhada pelo recurso educativo multimédia, disponível na Plataforma de Ensino Assistido PEA. No separador atividades o professor poderá consultar a lista de material necessário, bem como o protocolo da atividade (cf. Figura 4). Nesta atividade o professor deverá dar ênfase às questões «Como nascem as plantas». Sendo que, a germinação do feijão leva algum tempo a surtir resultados visíveis o professor poderá sugerir aos alunos que levem o copo/frasco com o feijão para casa e que estes procedam à observação dos resultados, em colaboração com os encarregados de educação, preenchendo os resultados na folha de registo da atividade (cf. anexo 6).

13 Figura 4 Protocolo interativo da atividade «Germinação do feijão». Passados 15 dias, a grande maioria dos feijões já terá germinado, pelo que será possível visualizar algumas das partes constituintes da planta. Recorrendo ao recurso educativo multimédia o professor poderá discutir com os alunos e verificar que partes da planta conseguem observar (cf. Figura 5). Figura 5 Variedades de plantas: partes da planta.

14 O professor poderá pedir aos alunos que, juntamente com os encarregados de educação, façam uma recolha de diferentes tipos de plantas (é conveniente que o professor alerte os alunos para a variedade de plantas). Cada aluno poderá apresentar a planta que trouxe, falando sobre o BI (bilhete de identidade) da planta à turma (cf. Figura 6). Para o preenchimento do BI da planta os alunos deverão fazer uma recolha de informação com recurso à Internet. A minha planta Nome comum: Nome científico: Partes da planta que consigo observar: Este é um exemplo do trabalho que os alunos poderão apresentar (cf. Figura 7). Pode-se sugerir que o BI da planta seja colado no vaso. Figura 6 Exemplo de BI da planta. Figura 7 Exemplo BI da planta preenchido pelo aluno.

15 Atividade 7 A influência da água e da luz na germinação de sementes Resumo da atividade Os alunos pela experiência do seu quotidiano sabem que nem todas as sementes germinam na mesma altura do ano, mas provavelmente ainda não refletiram sobre os fatores que influenciam a germinação das sementes. Nesta atividade irão explorar dois fatores que influenciam a germinação: água e luz. Nesta medida, a atividade divide-se em duas etapas que servem para que os alunos compreendam de que forma os fatores ambientais interferem na germinação de sementes. Protocolo da atividade Atividade 9 (1) Questão-problema I: Qual o efeito da humidade na germinação das sementes de feijão? Material: - 2 recipientes de plástico transparente com orifício na base; - pedaços de papel pardo; - 6 sementes de feijão; - água. Procedimento Inicialmente é necessário que o professor discuta com os alunos a variável que irá mudar durante a experimentação, neste caso a variável que será alterada é a humidade. A turma deverá preparar dois recipientes para esta atividade. No recipiente A deverá ser colocado um pedaço de papel pardo contendo 3 sementes de feijão. Diariamente, os alunos deverão deitar uma determinada quantidade de água no pedaço de papel pardo que contém 3 sementes de feijão. Por outro lado, no recipiente B deverão ser colocados, num pedaço de papel pardo, o mesmo número de sementes de feijão mas a este recipiente não deve ser adicionada água. Os alunos deverão anotar o dia de início da experimentação. Devem ser ainda definidos outros fatores como: O que vamos medir - o tempo (em dias) que cada semente de feijão demora a germinar.

16 O que vamos manter e como - o tipo e número de sementes, quantidade de papel e as condições de luz, temperatura e arejamento (para este efeito pode-se usar uma mini-estufa de tampa transparente caixa de plástico com tampa). Para o registo das observações o professor pode disponibilizar uma tabela, à semelhança da apresentada (cf. Tabela 3). Tempo de germinação (em dias) Sementes Data de início da experimentação: / / Feijão (3 exemplares) Recipiente A Recipiente B 1º dia 2º dia 3º dia 1º dia 2º dia 3º dia Não germinam Não germinam Tabela 2 Exemplo de tabela para registo de observações. No final da atividade os alunos deverão concluir que a água é indispensável à germinação das sementes de feijão. Atividade 9 (2) Questão-problema II: Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes de feijão? Material: - 2 recipientes de plástico transparente com orifício na base; - pedaços de papel pardo; - 6 sementes de feijão; - água. Procedimento Nesta etapa da atividade a variável que deverá ser alterada é a luminosidade. Para a realização da atividade o professor deverá sugerir aos alunos que coloquem, em cada um dos recipientes (A e B), 3 sementes de feijão. Os recipientes devem ser iguais (transparentes, de plástico e com um orifício na base). Devem ainda conter pedaços de papel pardo humedecidos.

17 O primeiro recipiente deve ser colocado numa mini estufa transparente, enquanto o recipiente B deverá ser colocado numa mini estufa opaca. Os pedaços de papel pardo devem ser humedecidos diariamente com uma determinada quantidade de água. Poder-se-á definir ainda os seguintes critérios: O que vamos medir - o tempo (em dias) que a semente de feijão demora a germinar. O que vamos manter e como - o tipo e número de sementes e a quantidade de papel pardo. - a humidade dos pedaços de papel adicionando, simultaneamente, a cada um a mesma quantidade de água. Mini estufa transparente Recipiente A (recipiente c/ papel pardo humedecido em mini estufa transparente) Mini estufa opaca Recipiente B (recipiente c/ papel pardo humedecido em mini estufa opaca) Sementes de feijão Sementes de feijão Tempo de germinação (em dias) Recipiente A (exposição à luz) Recipiente B (na obscuridade) 1º dia 2º dia 1º dia 2º dia Tabela 3 Tabela de registo da etapa 2. Para o registo das observações o professor pode disponibilizar uma tabela, à semelhança da apresentada (cf. Tabela 3) onde os alunos podem escrever ou desenhar as observações efetuadas. No final da atividade os alunos deverão concluir que a luz não é indispensável à germinação das sementes de feijão.

18 Atividade 8 Construir um m 2 e observar animais na escola Resumo da atividade Depois de compreenderem a diversidade de animais existente os alunos poderão averiguar sobre quais os animais que existem no recreio da escola. Neste sentido, seria pertinente desenvolver um trabalho de campo. A proposta de trabalho de campo seria os alunos construírem um m 2 e colocarem num local, de preferência ajardinado, do recreio da escola e observarem os animais que habitam aquele espaço. Os encarregados de educação podem ser chamados a participar nesta atividade. Protocolo da atividade Atividade 14 (1) Material: - para o quadrado com 1 m 2 de área: - barras de madeira com 1 m de comprimento; - cola de contacto. Procedimento Para a construção do m 2 os alunos, com o auxílio de um adulto, devem posicionar as barras de madeira com um 1 m de comprimento na forma de um quadrado. Seguidamente, com cola de contacto, os alunos deverão colar as extremidades das barras de madeira por forma a fixá-las umas nas outras. Atividade 14 (2) Depois de ter o m 2 construído, os alunos deverão ir para o recreio da escola, de preferência para uma área ajardinada, e escolher um local para colocar o seu m 2. Na área definida os alunos deverão observar os animais existentes. Os alunos deverão proceder ao registo das observações. Para esse efeito podem utilizar a tabela de registo (cf. Tabela 4). Animais na Escola Quantos animais observei? Data da observação: / / Desenha os animais que observaste. Tabela 4 Registo de observação dos animais observados.

19 Atividade 9 O corpo humano o ar que entra é igual ao ar que sai? Resumo da atividade Nas atividades anteriores os alunos falaram e experimentaram situações relacionadas com plantas e animais. Através da realização das diferentes atividades poderão compreender que há uma grande diversidade de plantas e animais, ou seja, há uma grande diversidade de seres vivos. A questão que se coloca agora é: as plantas e os animais são seres vivos. E o ser humano? É importante discutir com os alunos que o ser humano é também um ser vivo, que pode ser classificado como os restantes animais. Por exemplo, o professor poderá dizer que o ser humano é um mamífero porque tem características semelhantes a outros animais do mesmo reino como, por exemplo: corpo coberto por pelo, temperatura interna constante, a pele é formada por duas camadas (epiderme e derme) e o corpo é constituído pelos sistemas digestivo, respiratório, circulatório e reprodutivo. Contudo, distingue-se de todos os outros animais por características únicas como, por exemplo: é um animal racional, isto é, tem a capacidade de raciocinar, não agindo apenas pelo instinto. Para abordar esta questão do corpo humano o professor poderá recorrer ao recurso educativo multimédia disponível na plataforma do PmatE, acedendo ao menu didática conteúdos estudo do meio O Corpo Humano. Nesta proposta de atividade os alunos irão trabalhar o sistema respiratório humano, refletindo sobre a importância do ar para a vida humana, e compreendendo que no processo de respiração se estabelece um ciclo inspiração > chegada do ar aos pulmões > expiração. O que será que muda neste ciclo? Protocolo da atividade Material: - água de cal; - 2 recipientes iguais; - 2 seringas. Procedimento Através da exploração do recurso educativo multimédia os alunos poderão compreender que o ar expirado contêm dióxido de carbono. Nesta medida, o professor pode

20 colocar a seguinte questão-problema: Qual possui maior quantidade de dióxido de carbono? O ar inspirado ou o ar expirado? As crianças poderão dar respostas do tipo: O ar que sai tem mais dióxido de carbono ou Quando respiramos entra o oxigénio que está no ar e sai o dióxido de carbono do nosso corpo. Depois do diálogo o professor deverá preparar o seguinte ensaio, definindo os seguintes critérios: O que vamos mudar - o tipo de ar (ar atmosférico ou inspirado, ar expirado) O que vamos observar - a maior ou menor presença de dióxido de carbono O que vamos manter e como - o tipo e a quantidade de água de cal - o tipo, tamanho e forma do recipiente - a quantidade de ar - o momento da introdução do ar nos recipientes Para efetuar o registo das observações o professor deverá disponibilizar a seguinte tabela (cf. Tabela 5). Coloração/turvação da água de cal Recipiente A ar inspirado Recipiente B ar expirado Tabela 5 Registo das observações. Para a experimentação os alunos deverão colocar a mesma quantidade de água de cal em dois recipientes iguais, rotulando-os. Deverão rotular as duas seringas e enchê-las com a mesma quantidade de ar: uma com ar inspirado, usando o ar atmosférico e outra com ar expirado (expirar para dentro da seringa). Seguidamente, deverão mergulhar a ponta da seringa na água de cal e libertar o ar contido na seringa. Observar e registar em qual dos recipientes a água de cal ficou mais turva. Com esta atividade os alunos deverão concluir que o ar expirado contém mais dióxido de carbono do que o ar inspirado e que a quantidade de dióxido de carbono interfere no grau de turvação da água de cal. Portanto, no recipiente onde for libertado o ar expirado a água de cal ficará mais turva, pelo que o ar expirado contem mais dióxido de carbono que o inspirado.

21 Atividade 10 Conhecer o sistema solar Resumo da atividade Para a concretização desta atividade é necessário que os alunos façam, em primeiro lugar, um trabalho de pesquisa para prepararem o trabalho prático. Nesta atividade os alunos irão pesquisar sobre alguns conceitos fundamentais sobre o Sistema Solar para depois concretizarem um modelo do Sistema Solar. Protocolo da atividade Material: - folha de registo (cf. anexo 7); - plasticina de várias cores; - retângulo de esferovite; - fita métrica; - 2 m de arame; - jornais ou papéis velhos; - cartolina; - tesoura; - papel crepe amarelo; - tinta spray preta. Procedimento O professor deverá dividir a turma em grupos. Cada um dos grupos de trabalho deverá proceder a um trabalho de pesquisa com recurso à Internet e/ou livros requisitados na biblioteca escolar. A pesquisa levada a cabo pelos alunos deverá incidir sobre a temática do Sistema Solar. Através do trabalho de pesquisa, os alunos deverão preencher a folha de registo (cf. anexo 7). Numa tabela, e discutindo com os alunos os dados obtidos pela pesquisa, os professores poderá organizar os dados recolhidos, sendo que no final esta deve conter os seguintes dados:

22 O Sistema Solar Planetas Número total de planetas Nomes dos planetas oito Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Urano Neptuno É o planeta mais próximo do Sol. É um planeta telúrico porque a constituição da sua crosta é densa, ou seja, tem uma crosta sólida. É o segundo planeta do Sistema Solar por ordem de distância do Sol. Também Vénus é um planeta telúrico. É o terceiro planeta do Sistema Solar. O planeta Terra tem características únicas: tem grandes quantidades de água, tem placas tectónicas e um forte campo magnético. É o único corpo planetário que possui vida. É um planeta telúrico. É o quarto planeta do Sistema Solar. Tem uma coloração avermelhada. Tem dois satélites: Deimos e Fobos. Marte o último dos planetas telúricos. É o maior plante do Sistema Solar e ocupa a quinta posição. Em sua volta possui um ténue anel. Tem 63 satélites. É o primeiro dos planetas gigantes. Os planetas gigantes caracterizam-se pela sua grande dimensão mas são pouco densos, são constituídos essencialmente por gases. Saturno é rodeado por um sistema de anéis. É o segundo maior planeta do Sistema Solar e está na sexta posição por ordem de distância do Sol. É um planeta gigante. Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e é caracterizado pela sua cor verde-azulada. Esta coloração deve-se à abundância de metano gasoso na sua atmosfera. É um planeta gigante. Este é o último planeta do Sistema Solar. A sua atmosfera é constituída, essencialmente por gases como o hidrogénio e o hélio. É um planeta gigante.

23 No decorrer do preenchimento da tabela e discussão da pesquisa, os alunos deverão ser capazes de responder às seguintes questões (o professor poderá sugerir que a respostas às questões sejam registadas no quadro ou no caderno): O que é um planeta? O que são planetas telúricos e planetas gigantes? Qual a estrela central do Sistema Solar? O que é a Lua? Que outros astros conheces? O professor poderá acrescentar outras perguntas que lhe pareçam convenientes. Para a construção do modelo do Sistema Solar cada grupo de trabalho deve ter disponível o material no protocolo enumerado. A cada grupo de trabalho deverá ser também disponibilizada a seguinte tabela informativa: cf. tabela em O professor deverá explicar que na tabela estão indicados os diâmetros das esferas que representam os planetas, a distância relativa ao Sol e as cores que devem utilizar em cada caso. É ainda de salientar que o tamanho relativo dos planetas e a distância ao Sol têm diferentes escalas. Os passos a seguir para a construção do modelo do sistema solar são os seguintes:

24 1. Fazer uma bola com 50 cm de diâmetro com papel de jornal e forrá-la com papel crepe amarelo. O Sol deverá ter um diâmetro muito maior que os planetas. Pode-se simular as manchas solares com tinta spray preta; 2. Com arame prender o «Sol» numa das extremidades da placa de esferovite; 3. Marcar na placa de esferovite, a partir do Sol, as distâncias enumeradas na tabela que representam a distância a que cada planeta se posiciona em relação ao Sol; 4. Moldar bolas de plasticina, com os diâmetros e cores sugeridas, para representarem os diferentes planetas; 5. Em cartolina desenhar/construir os aros que irão representar os anéis dos planetas gigantes e adaptá-los às respetivas esferas; 6. Cortar o fio de arame com cerca de 10 cm de comprimento e prende-lo às esferas representativas dos planetas; 7. Colocar cada um dos planetas na marcação correspondente, utilizando o arame introduzido na placa de esferovite.

25 Atividade 11 As fases da Lua Resumo da atividade A Lua é o vizinho mais próximo da Terra. Sabe-se mais sobre a Lua do que sobre qualquer outro planeta do Sistema Solar. Em 1969 a Lua foi pisada pela primeira vez pelo Homem. A Lua é o único satélite natural da Terra, sendo um satélite não possui luz própria mas reflete a luz do Sol. A luz do Sol ilumina diferentes partes da Lua durante o seu movimento de rotação em volta da Terra e, por isso a Lua é visível, a partir da Terra, com diferentes aspetos. Esta atividade pretende simular de que forma a Lua passa pelas diferentes fases. Protocolo da atividade Material: - bola de futebol ou de futebol de praia; - cola; - pincel para espalhar a cola; - papel de alumínio; - tesoura; - fita adesiva de feltro; - lanterna. Procedimento Para simular a Lua, em primeiro lugar, os alunos deverão certificar-se que a bola de futebol está bem limpa e seca. Depois, com o auxílio de um pincel, deverão cobrir toda a superfície da bola com cola. Depois, cuidadosamente, deverão forrar a bola com o papel de alumínio. A superfície da «Lua» deverá ficar o mais lisa possível. Colar na «Lua» uma das partes da fita adesiva de feltro. A outra parte deverá ser colada na mesa. É suposto posicionar a bola em cima da mesa por forma a que esta fique fixa, através das tiras de feltro. Dois a dois, os alunos deverão posicionar-se frente a frente, cada um de um lado da mesa. Um dos alunos deverá segurar uma lanterna que será o «Sol». É conveniente que a sala não tenha muita luminosidade. Seguidamente, liga-se a lanterna e os alunos deverão circular gradualmente em torno da mesa. Desta forma, a bola irá sendo iluminada de diferentes ângulos,

26 simulando as fases da Lua. O aluno que não tem a lanterna deverá observar as simulações das diferentes fases da Lua. Os alunos poderão ainda fotografar as diferentes simulações e comparálas com imagens retidas da Internet. A atividade poderá ser acompanhada por um esquema das fases da Lua (cf. esquema 1) para ajudar os alunos no seu posicionamento em volta da mesa para obter as diferentes fases da Lua. Esquema 1 Esquema ilustrativo das fases da Lua. Atividade 12 Pressão do ar Resumo da atividade Esta proposta de atividade enquadra-se no tema curricular Universo e Sistema Solar, mais concretamente na dinâmica da Terra. Pretende-se simular a atividade vulcânica e como a reação entre o vinagre e o bicarbonato de sódio libertam gases, dióxido de carbono que, devido à pressão exercida, sobem, enchendo o balão. Protocolo da atividade Material: - funil; - garrafa de vidro;

27 - bicarbonato de sódio (colher de sopa); - vinagre (50 ml); - balão. Procedimento A turma deverá ser dividida em grupos. Cada um dos grupos deverá ter disponível o material acima enumerado. Primeiramente, os alunos deverão colocar o funil na parte superior da garrafa (bem seco) e colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Adicionar 50 ml de vinagre. Seguidamente, deverá ser removido o funil e rapidamente ajustar a ponta do balão ao gargalo da garrafa. Enquanto isso, os alunos poderão observar que o bicarbonato de sódio e o vinagre estão a reagir, agitando as partículas e formando bolhas de gás. A pressão criada dentro do frasco faz com que o gás libertado suba e se introduza no balão, que sendo elástico fica cheio de gás. Atenção o balão não deverá ser enchido em demasia para evitar que rebente.

28 Anexo 1 Qual o nome do produto representado na figura? Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de Tinta perigo) Qual o nome do produto representado na figura? Cola Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de perigo)

29 Qual o nome do produto representado na figura? Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de perigo) Qual o nome do produto representado na figura? Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de perigo)

30 Qual o nome do produto representado na figura? Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de Limpeza perigo) WC Qual o nome do produto representado na figura? Qual o sinal de perigo que identificas nesta embalagem? (consulta o cartaz de sinais de perigo)

31 Anexo 2 Vamos colocar três rebuçados iguais em três gobelets com o mesmo volume de água. Num gobelet não mexemos, outro agitamos de vez em quando e no outro agitamos continuamente. Qual será o rebuçado que se irá dissolver mais rapidamente? Eu acho que quanto mais agitarmos mais depressa desaparece o rebuçado. Eu penso que os rebuçados dissolvem-se ao mesmo tempo porque são iguais.

32 Anexo 3 Fatores que influenciam o tempo de dissolução de um material Carta de planificação Para medir o tempo de dissolução de um material deves ter em conta alguns critérios. Com a ajuda do teu professor preenche os espaços em branco. Deves ainda preencher a tabela. No final deves ser capaz de responder à questão colocada. O que vamos mudar O que vamos medir O que vamos manter

33 Como vamos registar Temperatura do Tempo de dissolução Ensaio Agitação da mistura solvente completa (min.) A Agitação nula B Agitação de 10 em 10 min C Agitação continuada O que observamos Resposta à questão-problema «A agitação da mistura influencia o tempo de dissolução do rebuçado?»

34 Anexo 4 Propriedades da água: água própria para consumo Folha de registo (adaptada de Vieira, 2003) Qual dos gobelets corresponde a água potável (própria para consumo humano)? Assinala com um X aqueles que consideras não corresponderam a água potável e com um V aquele(s) que consideras corresponder a água potável. Deves preencher a tabela antes e depois da experimentação. Amostras GOBELET A GOBELET B GOBELET C GOBELET D GOBELET E As minhas previsões O que verifiquei

35 Responde às questões: Observa os gobelets C e D. Um deles contém água potável e outra água imprópria para consumo. Consegues identificar qual o frasco com água imprópria para consumo? Justifica a tua resposta. Observa, tendo em atenção caraterísticas como o odor, a turvação da água, entre outras, uma amostra do gobelet D e outra do gobelet E. Achas que já consegues descobrir qual a água imprópria para consumo? Justifica a tua resposta. Observa as duas preparações ao microscópio, uma do gobelet C e outra do gobelet D. Regista as observações. Amostra do gobelet C Amostra do gobelet DD

36 Anexo 5 O ciclo da água Carta de planificação Questão-problema: Como vai a água parar às nuvens? Penso que (desenha ou escreve o que pensas) Como podemos simular o Ciclo da Água? Observa o esquema. O que representa cada parte? Completa. Foco de luz: Recipiente com gelo: camada da atmosfera com a temperatura mais baixa Água com sal:

37 Como vamos registar. (completa a tabela com as observações que efetuares) Após a montagem 30 minutos depois 60 minutos depois

38 Anexo 6 Germinação do feijão Folha de registo Depois de colocares o feijão no copo, seguindo as indicações dadas pelo teu professor, regista os resultados que observas. Segue as indicações da tabela. Nas observações tem em conta a análise da humidade, o estado do feijão (se já identificas rutura ou não) e as partes constituintes da planta que consegues observar. Germinação do feijão Semana/Data Observo que 1ª Semana Data: / / 2ª Semana Data: / / 3ª Semana Data: / / 4ª Semana Data: / /

39 Anexo 7 O Sistema Solar Folha de registo Tendo em conta a pesquisa que efetuaste responde às questões. Quantos planetas constituem o Sistema Solar? Quais os seus nomes? Qual a estrela central do Sistema Solar? Que astros existem no Sistema Solar? Quais os planetas do Sistema Solar têm anéis?

40 Referências bibliográficas Afonso, M. M. (2008), A educação científica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto Editora. Costa, S. (2009), Actividades Experimentais Para o Primeiro Ciclo: um guia prático para Professores e Pais. Areal Editores. École des Mines de Nantes, Flutua ou afunda: os líquidos, Tradução de M. Denise Saul, São Carlos: CDCC, 2000, disponível em: Consultado em 29 de nov Martins, I. P, et all. (2009), Despertar para a Ciência: Actividades dos 3 aos 6. Lisboa: Ministério da Educação. Martins, I. P, et all. (2006), Educação em Ciências e Ensino Experimental: Formação de Professores. Coleção Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação. Martins, I. P, et all. (2007), Explorando plantas: sementes, germinação e crescimento: guião didáctico para professores. Coleção Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação. Martins, I. P., et all. (2008), Explorando: Mudanças de Estado Físico. Coleção Ensino Experimental das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação. Sá, J. (2002), Renovar Práticas no 1.º Ciclo pela via das Ciências da Natureza. Coleção Mundo de Saberes. Porto: Porto Editora. Sá, J. com Varela, P. (2004), Crianças Aprendem a Pensar Ciências: uma abordagem interdisciplinar. Porto: Porto Editora. Sá, J. com Varela, P. (2007), Das Ciências Experimentais à Literacia: Uma proposta didáctica para o 1.º ciclo. Coleção Panorama. Porto: Porto Editora. Vieira, R. M., et all. (2011), Educação em Ciências com orientação CTS atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores. Oxlade, C. com Elsaeed, R. (2001), 150 Great Science Experiments: Ingenious, Easy-to-do Projects Explore and Explain the Wonders of Science and Technology, Lorenz Books Organização Curricular e Programas do Ensino Básico 1º ciclo, Ministério da Educação Organização Curricular e Programas do Ensino Básico 2º ciclo, Ministério da Educação Metas Curriculares de Ciências Naturais do Ensino Básico

Beja com Ciência Relatório 1. Beja com Ciência

Beja com Ciência Relatório 1. Beja com Ciência Relatório Tema: Iniciação à ciência Atividade Data Horas despendidas 27/0/4 2 28/0/4 3 Regras básicas de comportamento em laboratório. 29/0/4 Saber ler e identificar os rótulos presentes em 30/0/4 5 laboratório

Leia mais

RELATÓRIO. 1 - Caracterização do Projeto

RELATÓRIO. 1 - Caracterização do Projeto RELATÓRIO - Caracterização do Projeto Breve descrição das atividades desenvolvidas Nas duas primeiras sessões das turmas do de escolaridade foram desenvolvidas as atividades a 3 dos protocolos do guião

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de:

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Lição N o 3 Água como solvente Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Mencionar as propriedades físicas da água. Descrever a composição química da água. Material de apoio

Leia mais

Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas

Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas Como é que a Poluição Luminosa Afeta as Estrelas Poluição Luminosa Projeto DSR Apagar as Luzes para Acender as Estrelas Resumo: Cada aluno irá construir um Leitor de Magnitude que será utilizado para determinar

Leia mais

Podes dissolver o sal que quiseres num copo de água?

Podes dissolver o sal que quiseres num copo de água? 8 Podes dissolver o sal que quiseres num copo de água? E8-1 o que necessitas sal de cozinha areia ou pedaços de calcário ou cacos pequenos de louças, de tijolos, etc. água da torneira dois copos iguais

Leia mais

Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água?

Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água? 16 Qual o efeito da radiação solar na evaporação da água? E16-1 o que necessitas coador holofote com uma potência de 500 w filtros de café frasco com água salgada (do mar ou de qualquer compartimento da

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Propriedades físicas e químicas das substâncias Na Natureza há uma grande diversidade de materais. Muitos desses materais são substâncias mas será que são puras? Há substâncias que, mesmo misturadas com

Leia mais

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24

06-01-2012. Sumário. O Sistema Solar. Principais características dos planetas do Sistema Solar 05/01/2012. 23 e 24 Sumário Os planetas do Sistema Solar e as suas principais características. (BI dos Planetas do Sistema Solar). Atividade Prática de Sala de Aula Características dos planetas. Preenchimento de tabelas,

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

7 fornos solares ÍNDICE

7 fornos solares ÍNDICE ÍNDICE constituição e tipologias -2 materiais -3 orientação do forno -4 concentração da radiação e armazenamento de calor -5 avaliação de desempenho -6 experiência 1 - experiência 2-8 experiência 3-9 para

Leia mais

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata.

Planetário de pobre. Introdução. Materiais Necessários. Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. dução Vamos simular e entender o movimento da abóbada celeste com uma montagem simples e barata. Retirado de Rodolfo Caniato, O Céu, ed. Ática, 1990. Cadastrada por Lucas Assis Material - onde encontrar

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO Unidade Didática: Terra Ambiente de Vida METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE.Antes de começar.como trabalhar em Ciências Terra Ambiente de Vida.Onde existe vida.primeira abordagem ao conceito de biosfera.salientar

Leia mais

INTERVENÇÃO. Jogo da Memória sobre O Sistema Solar

INTERVENÇÃO. Jogo da Memória sobre O Sistema Solar INTERVENÇÃO Jogo da Memória sobre O Sistema Solar Autor: Cassiano Santos Rodrigues Plano de Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor

Leia mais

UMA PROPOSTA INSTERDISCIPLINAR: O SISTEMA SOLAR EM ESCALAS. Palavras-chave: Escalas numéricas; Sistema Solar; Escalas.

UMA PROPOSTA INSTERDISCIPLINAR: O SISTEMA SOLAR EM ESCALAS. Palavras-chave: Escalas numéricas; Sistema Solar; Escalas. UMA PROPOSTA INSTERDISCIPLINAR: O SISTEMA SOLAR EM ESCALAS Ueslei Galvão do Rosário Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia uelgalvao@hotmail.com Wériton de Souza Lobo Universidade Federal do

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Sequência (Níveis) na medida de área

Sequência (Níveis) na medida de área Sequência (Níveis) na medida de área Comparação A: Decalques da mão Rectângulo e triângulo Sobreposição das mãos Unidades não Estandardizadas Unidades Estandardizadas Concreto Representacional Símbólico

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor

PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor PLANO DE TRABALHO DOCENTE CIÊNCIAS 3º ANO Professor Vitor CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO 1. Componentes básicos do Universo matéria e energia: - Matéria e energia dos astros luminosos e iluminados; - Sol:

Leia mais

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo.

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo. Estudo do Meio Físico-Natural I P06 - Termodinâmica 1 Objectivo Realizar várias experiências relacionadas com termodinâmica. 2 Quente ou frio? Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares OFERTA COMPLEMENTAR 1º e 2º anos de escolaridade Ano letivo 2015/2016 l -Introdução No presente ano letivo a Oferta Complementar

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves.

IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. IDENTIFICAÇÃO: Série: 4 ano do curso normal médio Turma: A Ano letivo: 2011 Alunas Aplicadoras: Jennifer T. C. Teixeira e Nicole F. Gonçalves. Público alvo: 4º e/ou 5º ano Projeto (Tema): Respiração JUSTIFICATIVA:

Leia mais

15 O sistema solar e seus planetas

15 O sistema solar e seus planetas A U A UL LA Atenção O sistema solar e seus planetas Leia com atenção as notícias abaixo, que apareceram em jornais de diferentes épocas. ANO DE 1781 CIENTISTAS DESCOBREM NOVO PLANETA De há quase 2.000

Leia mais

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental

Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Explorando a geometria com as crianças das séries iniciais do ensino fundamental Luciane de Fatima Bertini Universidade Federal de São Carlos Brasil lubertini@terra.com.br ) Nacir Aparecida Bertini Prefeitura

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

Actividade laboratorial (Biologia e Geologia 11º ano)

Actividade laboratorial (Biologia e Geologia 11º ano) Actividade laboratorial (Biologia e Geologia 11º ano) INFLUÊNCIA DO CO 2 NA DISSOLUÇÃO DE CALCÁRIOS (Parte II Proposta de Resolução do Guião) O que se pretende 1. Seleccionar o material necessário ao estudo

Leia mais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais Sumário Correção do TPC. Algumas propriedades físicas características de substâncias. Os estados físicos da matéria e as mudanças de estado; Temperatura de fusão e temperatura de ebulição; Densidade. Estados

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc

yuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnm qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxc qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyui opasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmqwertyuiopas

Leia mais

PORTO EDITORA AREAL EDITORES LISBOA EDITORA. Manual do Utilizador. Aluno. www.escolavirtual.pt

PORTO EDITORA AREAL EDITORES LISBOA EDITORA. Manual do Utilizador. Aluno. www.escolavirtual.pt PORTO EDITORA AREAL EDITORES LISBOA EDITORA Manual do Utilizador Aluno www.escolavirtual.pt 1 2 www.escolavirtual.pt Índice Escola Virtual Informação para Pais e Educadores 05 Escola Virtual Informação

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02

DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 DISCIPLINA: Ciências Naturais CÓDIGO DA PROVA: 02 CICLO: 2º Ciclo ANO DE ESCOLARIDADE: 6º 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata

Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Prática 3 Impressão em Papel Salgado 29 de Setembro de 2007 Cadeira Processos de Impressão com Prata Licenciatura em Fotografia, 2º ano, 2008-2009 Departamento de Fotografia Luis Pavão Escola Superior

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco

Papel Reciclado Artesanal Branco Papel Reciclado Artesanal Branco 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não contenham vernizes, plásticos ou laminados)

Leia mais

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%)

Nome: N.º Turma: Suficiente (50% 69%) Bom (70% 89%) Escola E.B. 2,3 Eng. Nuno Mergulhão Portimão Ano Letivo 2012/2013 Teste de Avaliação Escrita de Matemática 9.º ano de escolaridade Duração do Teste: 90 minutos 17 de outubro de 2012 Nome: N.º Turma: Classificação:

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANTONIO DA GRAÇA MACHADO PROJETO INTERDISCIPLINAR MOSTRA CULTURAL E CIENTÍFICA 2010 PROFESSORAS: Eliuza Rocha Marlene Damasceno TÍTULO: Energia em Nossa Vida 1 TURMAS ENVOLVIDAS:

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho

Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009. Como fazer um trabalho Agrupamento Vertical de Escolas de Salir Biblioteca Escolar 2008/2009 Como fazer um trabalho Etapas na elaboração de um trabalho 1ª Etapa Penso sobre o tema 2ª Etapa Onde vou encontrar a informação? 3ª

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA. Luz 1º CEB. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online

GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA. Luz 1º CEB. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA Luz 1º CEB Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online Introdução O Explora é uma verdadeira floresta de fenómenos naturais.

Leia mais

Densímetro de posto de gasolina

Densímetro de posto de gasolina Densímetro de posto de gasolina Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia Tema Materiais: propriedades Conteúdos Densidade, misturas homogêneas e empuxo Usos / objetivos Introdução ou aprofundamento do

Leia mais

MANUAL AVALIAÇÕES- DOCENTES. Versão a partir da 6711

MANUAL AVALIAÇÕES- DOCENTES. Versão a partir da 6711 MANUAL AVALIAÇÕES- DOCENTES Versão a partir da 6711 Índice Índice... 1 1. Utilização de Propostas... 2 2. Introdução de Classificações... 3 2.1. Utilização de propostas... 3 3. Sem a utilização de propostas...

Leia mais

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas

Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas Observação das aulas Algumas indicações para observar as aulas OBJECTVOS: Avaliar a capacidade do/a professor(a) de integrar esta abordagem nas actividades quotidianas. sso implicará igualmente uma descrição

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas

Leia mais

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo

Síntese do acetato de n-butilo ou etanoato de n-butilo Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO PL 3.4 Identificação e síntese de substâncias com aromas e sabores especiais Síntese do acetato de

Leia mais

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate

quociente razão. mesma área a partes de um tablete de chocolate 1 As sequências de atividades Vamos relembrar, Como lemos os números racionais?, Como escrevemos os números racionais?, As partes das tiras de papel, Comparando e ordenando números racionais na forma decimal

Leia mais

A interpretação gráfica e o ensino de funções

A interpretação gráfica e o ensino de funções A interpretação gráfica e o ensino de funções Adaptado do artigo de Katia Cristina Stocco Smole Marília Ramos Centurión Maria Ignez de S. Vieira Diniz Vamos discutir um pouco sobre o ensino de funções,

Leia mais

Esta tarefa pretende desenvolver nos alunos algumas competências ao nível dos temas indicados, da comunicação matemática e do trabalho de grupo.

Esta tarefa pretende desenvolver nos alunos algumas competências ao nível dos temas indicados, da comunicação matemática e do trabalho de grupo. TAREFA: Projecto: Instrumentos de Medida Actividade desenvolvida pela Escola Básica 2,3 de Nery Capucho. ENQUADRAMENTO CURRICULAR: Alunos do 3º ciclo Área Temática: Números e Operações. Unidades de Medida.

Leia mais

16 Comprimento e área do círculo

16 Comprimento e área do círculo A UA UL LA Comprimento e área do círculo Introdução Nesta aula vamos aprender um pouco mais sobre o círculo, que começou a ser estudado há aproximadamente 4000 anos. Os círculos fazem parte do seu dia-a-dia.

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (1,0 ponto) Observe a imagem 1, com atenção, e depois responda Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/viag/images/imagem24.jp 3 É o sexto planeta

Leia mais

ELABORAÇÃO DE REGISTOS

ELABORAÇÃO DE REGISTOS ELABORAÇÃO DE REGISTOS Excerto de Methodological Guide, Inquiry-Based Science Education: Applying it in the Classroom (capítulo 5) Os registos relativos às actividades que os alunos realizam podem ter

Leia mais

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica

Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Ensino aos Cuidadores de Doentes com Sonda Nasogástrica Índice 2 Alimentação por Sonda Nasogástrica.. pág.5 O que uma Sonda Nasogástrica?...pág.6 Como Preparar a Alimentação por Sonda?...pág.7 Para alimentar

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADE 1

PLANO DE ATIVIDADE 1 PLANO DE ATIVIDADE 1 Questão-Problema Para que serve e como funciona o filtro? Material - Filtro de Aquário - 2 Garrafas de Plástico 2L - Tesoura - Colher - Copo transparente - Terra - Areia de Aquário

Leia mais

AS AVES DA MINHA ESCOLA

AS AVES DA MINHA ESCOLA AS AVES DA MINHA ESCOLA 1 INTRODUÇÃO: O planeta Terra é um sistema fechado, em que todos os seres e elementos estão interligados e são dependentes uns dos outros. Deste modo, as aves desempenham funções

Leia mais

Descobrindo o Sistema Solar Denis E. Peixoto NASE, Brasil

Descobrindo o Sistema Solar Denis E. Peixoto NASE, Brasil Introdução Descobrindo o Sistema Solar Denis E. Peixoto NASE, Brasil Comumente, quando estudamos o Sistema Solar, nos deparamos com questões interessantes, tais como: quais os limites do nosso sistema

Leia mais

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO

ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO ROTEIRO 20 PÊNDULO SIMPLES E PÊNDULO FÍSICO INTRODUÇÃO Estamos cercados de oscilações, movimentos que se repetem. Neste roteiro vamos abordar oscilações mecânicas para uma classe de osciladores harmônicos

Leia mais

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB VIRTUAL LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA DISCIPLINA BIOQUÍMICA ESTRUTURAL Ministrante: Prof. Dr. Carlos Alberto de Almeida

Leia mais

10-10-2000. Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA

10-10-2000. Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA Estudo da composição dos solos A turfa 10-10-2000 Francisco José Simões Roque, nº9 11ºA INTRODUÇÃO Os solos são sistemas trifásicos pois são constituídos por componentes sólidos, líquidos e gasosos. Cerca

Leia mais

www.educandusweb.com.br

www.educandusweb.com.br Sistema Terra-Lua-Sol Índice 1. Introdução... 3 2. Simulador... 3 2.1 Painel Principal... 3 O que ocorreu com dimensões e distâncias dos corpos estudados?... 5 2.2 Visualização - Wireframe/Texturizada...

Leia mais

LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS LIMPEZA E PREPARAÇÃO DE VIDRARIAS PARA ANÁLISE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Jéssica Alessandra da Silva Moura, Gilvan Takeshi Yogui Para fins de referência, este documento pode ser citado como: Moura, J.A.S.;

Leia mais

Início 15.09.11 03.01.12 10.04.12 Final 16.12.11 23.03.12 08.06.12 Interrupções - 20 22 Fev 2012 -

Início 15.09.11 03.01.12 10.04.12 Final 16.12.11 23.03.12 08.06.12 Interrupções - 20 22 Fev 2012 - TOTAL Outras Atividades Tema B: Terra em Transformação Tema A: Terra no Espaço Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANIFICAÇÃO 7º Ano de Ciências Físico-Químicas Ano Letivo 2011 / 2012

Leia mais

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar.

O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me chegou ao Pré-Escolar. O Programa Educativo Apetece-me é uma iniciativa da Nestlé Portugal que conta com o apoio da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular

Leia mais

Apostila de Atividades

Apostila de Atividades Apostila de Atividades IMAX A viagem pelo espaço continua aqui Transforme a sua sala de aula em uma divertida aventura pelo espaço. Assim que sua classe viver a experiência sem limites pelo universo com

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais

Propriedades Coligativas

Propriedades Coligativas 1. Introdução Propriedades Coligativas Algumas propriedades do solvente mudam quando um soluto é dissolvido nele para formar uma solução. O ponto de congelamento da água salgada, por exemplo, é menor que

Leia mais

Apresenta. Oficina de Stencil

Apresenta. Oficina de Stencil Apresenta Oficina de Stencil Stencil Não é apenas uma pintura qualquer criada a partir de um molde, é uma técnica de pintura que ficou famosa no mundo todo por ser rápida e simples, promovendo a comunicação

Leia mais

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR

SAMUO APP: MANUAL DO ADMINISTRADOR as novas tecnologias ao serviço do desenvolvimento de projectos w w w. i m a d i p. c o m CABO VERDE: REALIZAÇÃO DE UMA ACÇÃO- PILOTO PARA A MELHORIA DA GESTÃO NUM GABINETE TÉCNICO SELECCIONADO OFITEC

Leia mais

Prova de Aferição de Matemática

Prova de Aferição de Matemática PROVA DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO A PREENCHER PELO ALUNO Rubrica do Professor Aplicador Nome A PREENCHER PELO AGRUPAMENTO Número convencional do Aluno Número convencional do Aluno A PREENCHER PELA U.A.

Leia mais

Projecto Ciência Viva: Ao Encontro do. Património. II Parte Tema: É HÚMIDO?

Projecto Ciência Viva: Ao Encontro do. Património. II Parte Tema: É HÚMIDO? Projecto Ciência Viva: Ao Encontro do Património II Parte Tema: É HÚMIDO? INTRODUÇÃO No nosso dia-a-dia utilizamos frequentemente o termo húmido(a), que significa levemente molhado. Usamos expressões como:

Leia mais

Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola

Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola 11.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho - 2013/2014 Visando incentivar a conceção de projetos multidisciplinares cujas ideias tenham potencial valor económico

Leia mais

Guião de entrevista a crianças do Jardim de Infância - 2ª Fase

Guião de entrevista a crianças do Jardim de Infância - 2ª Fase 1.4.11. Regras de reconhecimento e de realização: Guião de entrevista a crianças do Jardim de Infância (2ª Fase) (2001) Guião de entrevista a crianças do Jardim de Infância - 2ª Fase REGRAS DE RECONHECIMENTO

Leia mais

Atividade 7. Figura 1 (1) Figura 2 (2)

Atividade 7. Figura 1 (1) Figura 2 (2) Atividade 7 1) PROBLEMATIZAÇÃO: No dia-a-dia não é difícil nos depararmos com situações em que há o emprego de superfícies curvas refletindo luz. Dentre elas, podem ser citados os espelhos esféricos e

Leia mais

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola

Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola Papel Reciclado Artesanal Branco com Cascas de Cebola 1 Técnica utilizada: reciclagem de papel com cascas de cebola Materiais 2 Papel para reciclar (sulfite, formulário contínuo ou outros papéis que não

Leia mais

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NO 1º CICLO

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NO 1º CICLO 2014/2015 CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS NO 1º CICLO Experimentar a Brincar (Ano 6) Realização de experiências no âmbito da Biologia Escola Secundária Cacilhas-Tejo Agrupamento de Escolas Emídio Navarro EB 2,3

Leia mais

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM

COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM COMO SE PREPARA UMA REPORTAGEM i DICAS PARA PREPARAR UMA REPORTAGEM Ver, ouvir, compreender e contar eis como se descreve a reportagem, nas escolas de Jornalismo. Para haver reportagem, é indispensável

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo EXPERIMENTO 11 Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim Arthur de Azevedo Roteiro para prática experimental EXPERIMENTO 11 Momento Linear e Impulso Disciplina: Física Experimental GRUPO DE TRABALHO: Estudante 1 (nome e

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Mudanças de Fase. Estado de agregação da matéria

Mudanças de Fase. Estado de agregação da matéria Mudanças de Fase Estado de agregação da matéria Investigando melhor... Para produzirmos gelo é preciso levar água até o congelador. Para produzirmos vapor é preciso levar água à chama de um fogão. Por

Leia mais

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Departamento de Matemática - UEL - 2010. Ulysses Sodré. http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010. Matemática Essencial Extremos de funções reais Departamento de Matemática - UEL - 2010 Conteúdo Ulysses Sodré http://www.mat.uel.br/matessencial/ Arquivo: minimaxi.tex - Londrina-PR, 29 de Junho de 2010.

Leia mais

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel

Forno Solar. Tipos de fornos solares: Caixa. Painel Forno Solar O forno solar é um equipamento que, concentra os raios solares numa zona, permitindo aquecer os alimentos depositados num recipiente fechado, aí colocado. O primeiro forno solar foi criado

Leia mais

Plano de Aulas AutoCAD 2011

Plano de Aulas AutoCAD 2011 Aula 1 Iniciar os alunos no uso do AutoCAD 2011. Capítulo 1 Introdução ao AutoCAD 2011 Capítulo 2 Área de Trabalho do AutoCAD 2011 Capítulo 3 Sistemas de Coordenadas no AutoCAD 2011 Computadores que possuam

Leia mais

O que farias? pretendem servir de apoio à dinamização de sessões de trabalho

O que farias? pretendem servir de apoio à dinamização de sessões de trabalho Indicações para o professor Introdução Os ALER TAS O que farias? pretendem servir de apoio à dinamização de sessões de trabalho sobre segurança na Internet, promovendo a discussão entre os alunos, em torno

Leia mais

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15

Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Programa de Parcerias e Submissão de Propostas 2014/15 O Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) procura criar e estreitar

Leia mais

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II

Múltiplos Estágios processo com três estágios Inquérito de Satisfação Fase II O seguinte exercício contempla um processo com três estágios. Baseia-se no Inquérito de Satisfação Fase II, sendo, por isso, essencial compreender primeiro o problema antes de começar o tutorial. 1 1.

Leia mais

Estúdio de Fotografia sala 47

Estúdio de Fotografia sala 47 Manual de Procedimentos: Estúdio de Fotografia sala 47 Descrição: O estúdio de fotografia é um espaço comum, onde poderão desenvolver trabalhos todos os alunos e docentes da ESAD.CR que pretendam fotografar

Leia mais

Capítulo 16. Gravitação. Página 231

Capítulo 16. Gravitação. Página 231 Capítulo 16 Gravitação Página 231 O peso de um corpo é consequência da força de gravidade com que o corpo é atraído pela Terra ou por outro astro. É medido com dinamômetro. Não levando em conta os efeitos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS

LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS CIÊNCIAS 6º Ano do Ensino Fundamental Professora: Stella Maris Nome: Nº. Turma: LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES IMPORTÃNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS Questão 1- A água é a substância que se encontra

Leia mais

Capitulo 3 Horta Orgânica

Capitulo 3 Horta Orgânica ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA SOMOS UBATUBA Conteúdo Pedagógico Capitulo 3 Horta Orgânica Organização Parceria Convênio Horta Orgânica Introdução Esta etapa é composta por atividades ligadas pelas relações

Leia mais

Guião da Atividade Declaração de Compromisso com o Futuro

Guião da Atividade Declaração de Compromisso com o Futuro Guião da Atividade Declaração de Compromisso com o Futuro 1. INTRODUÇÃO No âmbito do projeto Twist A tua energia faz a diferença e com o objetivo de promover a tomada de compromisso individual e coletivo

Leia mais

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador,

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador, A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar o 20 Manual... 4 2. Criar uma conta no 20

Leia mais

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma.

OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a dispersão da luz em um prisma. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA CURSO DE FÍSICA LABORATÓRIO ÓPTICA REFLEXÃO E REFRAÇÃO OBJETIVO Verificar as leis da Reflexão Verificar qualitativamente e quantitativamente a lei de Snell. Observar a

Leia mais

Os microrganismos e suas funções

Os microrganismos e suas funções ós na ala de Aula - Ciências 6º ao 9º ano - unidade 3 essa unidade, as atividades propostas visam colaborar para desenvolver novas perspectivas sobre a fermentação, processo realizado por fungos e bactérias.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual / Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual / Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos Metas de Aprendizagem Estratégias/

Leia mais