Aplicação do Software Maple 12 para o Balanceamento de Equações Químicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicação do Software Maple 12 para o Balanceamento de Equações Químicas"

Transcrição

1 Aplicação do Software Maple 12 para o Balanceamento de Equações Químicas Adilandri Mércio Lobeiro Fernando Cezar G. Manso Liliana Madalena Gramani Priscila Amara P. de Melo Sara Coelho Silva Wellington José Correa Resumo Neste artigo o software Maple 12 resolve sistemas de equações lineares homogêneos obtidos de balanceamento de equações químicas aplicando as ``Maplets ou o comando ``solve. As Maplets utilizam os métodos de Eliminação de Gauss ou Gauss-Jordan para obterem a solução do sistema, limitadas a resolução de sistemas até a ordem de cinco equações a quatro incógnitas, explicando em detalhes o procedimento matemático do escalonamento da matriz ampliada, enquanto que o comando solve, no uso do Modo Texto ou do Modo Matemática, pode ser utilizado para resolver sistemas de quaisquer ordem. A visualização gráfica da solução do sistema considerado também é obtida com o uso das Maplets, desde que a ordem do sistema seja de até quatro equações a três incógnitas. Palavras-chave: Balanceamento de Equações Químicas, Maple12, Maplets, Eliminação de Gauss, Eliminação de Gauss-Jordan, Comando Solve, Gráfico de Sistemas Lineares. Abstract Application Software Maple 12 for Balancing Chemical Equations. In this article the software Maple 12 solves systems of linear homogeneous equations obtained from balancing chemical equations applying the Maplets''or `` command `` solve''. The Maplets use the methods of Gauss elimination or Gauss-Jordan to obtain the solution of the system, limited the resolution of systems to the order of five equations and four unknowns, explaining in detail the mathematical procedure of scaling the increased matrix, where as the solve command, using the Text mode or math mode, can be used to solve systems

2 of any order. The graphic display of the solution of the system considered is also achieved with the use of Maplets, since the order of the system is up to four equations and three unknowns. Keywords: Balancing Chemical Equations, Maple12, Maplets, Gauss Elimination, Gauss-Jordan Elimination, Command Solve, Graph of Linear Systems.

3 Introdução Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Os trabalhos de Lavoisier têm uma importância histórica na transição das práticas alquimistas para as práticas da química moderna. A lei de conservação da massa desenvolvida por ele, também denominada por Lei de Lavoisier é um marco no pensamento científico. Esta lei do ponto de vista químico, expressa que durante uma reação química, com conservação de massa, não se pode criar ou destruir matéria, sendo representada matematicamente por (1) ou seja, o somatório das massas dos reagentes ) deve ser igual ao somatório das massas dos produtos. Os alunos do ensino médio, tanto quanto os alunos do nível superior, ao se depararem com a lei de Lavoisier precisam dominar o método de balanceamento de equações químicas obtidas de (1). Esse método associa a cada substância participante da equação, uma incógnita que aqui denominamos por para um sistema de substâncias. Escrevemos tantas equações lineares quantas forem às espécies químicas presentes na equação química, sendo que a substância é formada por uma ou mais espécies. Todas essas equações lineares devem conter todas as incógnitas, desta forma, obtemos um sistema de equações lineares homogêneo de equações ( espécies químicas) a incógnitas ( substâncias participantes da equação). Este procedimento é interessante, pois possibilita a interdisciplinaridade da área química com a área matemática. Para a resolução do sistema de equações lineares vamos nos apoiar em ferramentas computacionais que permitem obter precisamente e rapidamente a solução procurada. O programa escolhido para esse fim é o software Maple na versão 12. O Maple é um dos mais conhecidos e utilizados programas de software de computação numérica, algébrica e simbólica que modela e introduz de uma forma mais interativa os conteúdos programáticos dos mais diversos ramos da Matemática. A versão 12 apresenta um assistente, As Maplets, que possibilita a construção na linguagem Maple de interfaces gráficas. As Maplets permitem obter a solução de sistemas de equações lineares utilizando o escalonamento de matrizes pelos métodos de Gauss e Gauss-Jordan. Embora estas Maplets estão limitadas a resolução de sistemas até a ordem de cinco equações e quatro incógnitas, explicam em detalhes o procedimento matemático do escalonamento, representando assim a sua principal vantagem em relação ao comando ``solve que pode ser utilizado para resolver sistemas de quaisquer ordem. No entanto, outra vantagem

4 de utilização das Maplets é que para um sistema de até quatro equações a três incógnitas, é possível visualizar geometricamente a sua solução. O principal objetivo deste trabalho é reforçar o aspecto interdisciplinar entre a prática do balanceamento da equação química, indispensável para os cálculos estequiométricos, com a resolução do sistema linear de equações a incógnitas, obtido desta equação química, utilizando o software Maple 12. A principal vantagem da utilização deste software para este trabalho é permitir ao usuário a visualização detalhada do método de solução aplicado reforçando o processo de ensino-aprendizagem, uma vez compreendidas as bases matemáticas do método de solução. Desta forma, a estrutura desse artigo está organizada em mais cinco seções descritas brevemente abaixo: Na seção ``Eliminação de Gauss apresentamos um exemplo de uma equação química onde fazemos o seu balanceamento usando o método de Eliminação de Gauss, com o uso das Maplets existentes no software Maple 12; Na seção ``Eliminação de Gauss-Jordan, com base na seção anterior, utilizamos uma equação química na qual fazemos o seu balanceamento usando o método de Eliminação de Gauss-Jordan. Na seção ``Comando solve introduzimos um exemplo de uma equação química onde não é possível resolver o sistema com uso das Maplets devido a sua ordem. Na seção ``Gráfico de Sistemas Lineares apresentamos um exemplo de uma equação química que gera um sistema linear homogêneo de duas equações a três incógnitas na qual fazemos o seu balanceamento usando o método de Eliminação de Gauss e depois plotamos via Maplets a solução desse sistema. A seção ``Considerações Finais encerra o trabalho contendo as conclusões obtidas pela análise das seções anteriores. Eliminação de Gauss Considere a equação química contendo três espécies (, onde representa o carbono, o hidrogênio e o oxigênio,

5 que não está balanceada, pois apresenta no primeiro membro ( reagentes) duas substâncias, com um átomo de carbono, quatro átomos de hidrogênio e dois átomos de oxigênio e no segundo membro ( produto) também duas substância com um átomo de carbono, apenas dois átomos de hidrogênio e no entanto três átomos de oxigênio. Com intuito de balanceá-la, ou seja, de obter a mesma quantidade de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio de ambos os membros da equação, associamos as incógnitas,, e a cada substância presente na equação obtendo (2) Escrevendo uma equação linear para cada espécie química presente na equação química, obtemos que formam o seguinte sistema linear homogêneo (3) O sistema acima possui três equações a quatro incógnitas permitindo resolvê-lo tanto pelo comando ``solve ou via ``Maplets. Visando o detalhamento do método de solução do sistema (3) optaremos por utilizar as ``Maplets fazendo uso do escalonamento pelo método de Eliminação de Gauss. Para ilustrar esse método, via Maple 12, segue abaixo algumas figuras contendo ícones que dão acesso as Maplets, assim como as explicações das etapas necessárias para o escalonamento. O primeiro procedimento, ilustrado na Figura 1, serve para dar início ao método de Eliminação de Gauss.

6 Figura 1: Visualização da tela inicial do procedimento da Eliminação de Gauss. A seguir aparecerá uma tela, Figura 2, onde o software lança inicialmente uma matriz ampliada de um sistema qualquer para ser modificada de acordo com o nosso sistema. Então devemos clicar em ``Edit Matrix para editar a matriz ampliada do sistema (3). Figura 2: Visualização da tela lançada para solicitar a edição da matriz. Teclando no ícone ``Edit Matrix ilustrado na parte inferior da Figura 2, aparecerá uma tela cuja parte inferior é um quadriculado representando os elementos de uma matriz qualquer. Então inserimos os elementos da nossa matriz neste quadriculado, de acordo com a ordem da matriz ampliada do sistema (3), ajustando o número de linhas (``Rows ) para três e o número de colunas (``Columns ) para cinco nos respectivos ícones presentes na parte inferior da tela. Para lançar na tela os dados inseridos clicamos em ``Display, conforme Figura 3.

7 Figura 3: Visualização da tela na qual foi editada a matriz. Teclando em ``Close, a qual encerra a tela ilustrada na Figura 3, aparecerá a tela na qual será dado o início ao escalonamento conforme Figura 4. Figura 4: Visualização da tela com a matriz ampliada referente ao sistema (3).

8 Clicando em ``Next Step, estaremos solicitando o próximo passo, a próxima matriz equivalente. Se a matriz ampliada já estiver na forma de Gauss, o software não fará nenhuma alteração na tela. Caso não esteja na forma de Gauss, o usuário deverá continuar clicando em ``Next Step até obter o sistema na forma de Gauss. No nosso caso a matriz ampliada inserida não está na forma de Gauss, Figura 4, portanto, clicamos em ``Next Step até obter a forma de Gauss, conforme a Figura 5 Figura 5: Visualização da tela que mostra as matrizes equivalentes até obter a forma de Gauss. Finalmente, clicando em ``Solve System o Maple 12 apresentará a primeira e a última matriz da sequência de matrizes ampliadas equivalentes obtidas no processo de escalonamento, conforme Figura 6.

9 Figura 6: Visualização da sequência das matrizes ampliadas equivalentes. Para transformarmos a matriz ampliada em um sistema de equações equivalente ao sistema (3) devemos clicar em ``Equations, conforme ilustrado na Figura 7. Figura 7: Visualização de um sistema de equações equivalente ao sistema (3).

10 Neste caso temos uma variável livre conforme indica o software quando lança o ícone ``Free Vars, pois o número de incógnitas,, e ( ) é maior que o número de equações, onde o número de variáveis livres é dada pela diferença entre e. Clicando em ``Free Vars, o software troca automaticamente a variável livre escolhida por, conforme ilustra a Figura 8. Figura 8: Visualização do sistema de equações com a variável livre escolhida. Observe que aparece a opção de encontrar, como ilustra a Figura 8. Clicando em ``Solve x[3] obtemos em função de, como mostra a Figura 9.

11 Figura 9: Visualização da tela que apresenta em função de. Conseqüentemente, a seguir, clicando em ``Solve x[2], obtemos em função de, conforme a Figura 10. Figura 10: Visualização da tela que apresenta em função de.

12 Figura 11. Analogamente, clicando em ``Solve x[1], obtemos em função de, como ilustra a Figura 11: Visualização da tela que apresenta em função de. Somente após obtermos as variáveis dependentes, e em função da variável independente poderemos clicar em ``Solution para visualizarmos o vetor solução do sistema (3) ilustrado na Figura 12.

13 Figura 12: Visualização da tela que apresenta a solução do sistema (3). Ao clicar em ``Close retornamos para a tela principal com o vetor solução composto por,, e. Devemos observar que a variável livre pode assumir qualquer valor real, entretanto escolhendo obteremos uma solução particular do sistema formada pelos menores números inteiros positivos,,, e, a qual ilustra um dos balanceamentos possíveis para a equação química (2), representada por Eliminação de Gauss-Jordan Considere a equação química contendo quatro espécies ou seja, o hidrogênio, o enxofre, o oxigênio e o sódio. Observe que esta equação não está balanceada, pois, por exemplo, no caso do hidrogênio temos no primeiro membro três átomos ( e no segundo membro apenas dois átomos.

14 Com intuito de balanceá-la associamos as incógnitas,, e a cada uma das quatro substâncias presentes na equação, (4) Escrevendo uma equação linear para cada espécie química presente na equação (4), obtém-se respectivamente um sistema linear de quatro equações a quatro incógnitas, que pode ser representado por (5) Como o sistema homogêneo (5) possui quatro equações a quatro incógnitas podemos resolvê-lo tanto pelo comando ``solve ou via ``Maplets. Novamente objetivando o detalhamento do método de solução optamos por utilizar as ``Maplets fazendo o escalonamento agora pelo método de Eliminação de Gauss-Jordan. Para iniciarmos este processo seguimos com o procedimento ilustrado a partir da Figura 13. Figura 13: Visualização da tela inicial ao processo de Eliminação por Gauss-Jordan.

15 Os passos apresentados na Figura 14 para o método de Eliminação de Gauss-Jordan são semelhantes ao passos apresentados para o método de Eliminação de Gauss ilustrados a partir da Figura 3 até a Figura 12. a) b) c) d) e) f) Figura 14: Visualização da tela que representa todos os passos desde o momento que inserimos os dados da matriz ampliada até encontrarmos a solução do sistema pelo método de Eliminação de Gauss-Jordan.

16 Ao clicar em ``Close retornamos para a tela principal com o vetor solução composto por,, e. Escolhendo, por exemplo,, com o objetivo de obter uma solução composta pelos menores números inteiros positivos, temos uma solução particular do sistema (5), dada por:,, e. Portanto, uma solução para o balanceamento da equação química (4) é. Comando Solve Considere a equação química contendo cinco espécies (6) ou seja, o potássio, o manganês, o oxigênio, o hidrogênio e o cloro. A equação (6) não está balanceada pois, por exemplo, para a espécie cloro, temos no primeiro membro apenas um átomo ( enquanto que no segundo membro cinco átomos. Com intuito de balanceá-la associamos as incógnitas,, e a cada substância presente na equação (7) e escrevendo uma equação linear para cada espécie química obtém-se: que pode ser reescrito como um sistema linear homogêneo de cinco equações a seis incógnitas conforme segue

17 (8) Como o sistema (8) possui cinco equações a seis incógnitas podemos resolvê-lo com uso do software usando o comando ``solve. No entanto, para digitar o sistema de equações lineares no Maple 12, temos duas opções: Modo Texto ou Modo Matemático, conforme mostra a Figura 15. Figura 15: Visualização da tela que apresenta a escolha do Modo Texto ou o Modo Matemática. Resolveremos o sistema (8) digitado em ambos modos, Texto e Matemática. A seguir descriminamos cada um desses processos. 1) Modo Texto Ao iniciarmos a tela principal do software teclamos no comando ``Prompt ([>). Após o lançamento do ``Prompt na tela escolhemos a opção ``Texto conforme ilustra a Figura 15. Então digitamos as equações do sistema (8) no formato Texto (cor vermelha) e depois teclamos ``Enter obtendo uma nova visualização na tela para o sistema (8) (cor azul). Clicando com o botão direito neste sistema de equações (cor azul) aparecerão algumas

18 opções dentre as quaisquer o comando ``solve que após ser selecionado solicitamos novamente a opção ``solve como mostra a Figura 16. Figura 16: Visualização da tela Modo Texto. Clicando em ``solve obtemos a solução do sistema (8), conforme mostra a Figura 17. Figura 17: Solução do sistema digitado no Modo Texto. 2) Modo Matemática Retornando a Figura 15 e escolhendo o ícone ``Matemática, digitamos as equações do sistema (8) no formato matemática (cor preta) e depois teclamos ``Enter obtendo um sistema de equações (cor azul) na tela principal. Seguindo os mesmos procedimentos do Modo Texto, clicamos com o botão direito no sistema de equações (cor azul) e selecionamos a opção ``solve por duas vezes como mostra a Figura 18.

19 Figura 18: Visualização da tela Modo Matemática. Clicando em ``solve obtemos a solução do sistema (8), conforme mostra a Figura 19. Figura 19: Solução do sistema digitado no Modo Matemática. Observando a Figura 17 e a Figura 19, obtidas respectivamente pelo Modo Texto e pelo Modo Matemática, temos a solução do sistema (8) de equações lineares dada por:,,,,,, onde foi escolhida pelo software como a variável livre. Escolhendo, por exemplo,, com o objetivo de obter uma solução composta pelos menores números inteiros, obtemos:,,,,,. Portanto, uma solução para o balanceamento da equação química (7) é. Gráfico de Sistemas Lineares Caso um sistema de equações lineares possua até quatro equações a três incógnitas, podemos plotar via Maplets a visualização geométrica da solução. Para exemplificar esse

20 procedimento consideremos a equação química contendo duas espécies, o hidrogênio oxigênio, e o que não está balanceada, pois apresenta no primeiro membro dois átomos de oxigênio, no entanto, no segundo membro, apenas um. Com intuito de balanceá-la, associamos as incógnitas, e a cada substância presente na equação obtendo. (9) Escrevendo uma equação linear para cada espécie química presente na equação química, obtemos que forma o seguinte sistema linear homogêneo. (10) Para resolver o sistema (10) vamos utilizar as ``Maplets fazendo uso do escalonamento pelo método de Eliminação de Gauss semelhante ao desenvolvido na seção ``Eliminação de Gauss, conforme Figura 20.

21 a) b) c) d) e) f) g) h) Figura 20: Visualização da tela que representa todos os passos desde o momento que inserimos os dados da matriz ampliada até encontrarmos a solução do sistema (10) pelo método de Eliminação de Gauss.

22 Ao clicar em ``Close retornamos para a tela principal com o vetor solução dado por, e. Devemos observar que a variável livre pode assumir qualquer valor real, entretanto escolhendo obteremos uma solução particular do sistema formada apenas por números inteiros positivos,, e, a qual ilustra um dos balanceamentos possíveis da equação química (9), representada por. Como exemplo, plotaremos a solução do sistema (10) via vetor solução encontrado. Para isso, estando na tela de entrada seguimos os seguintes passos ilustrados a partir da Figura 21. Figura 21: Visualização da tela que dá início aos Gráficos de Sistemas Lineares. Clicando em ``Gráficos de Sistemas Lineares o software lançará inicialmente a visualização geométrica da solução de um sistema por ele considerado, como mostra a Figura 22.

23 Figura 22: Visualização geométrica da solução de um sistema qualquer considerado pelo software. Teclando no ícone ``Edit System os elementos da matriz ampliada do sistema (10) deverão ser inseridos no quadriculado presente na parte inferior da tela ajustando o número de linhas e colunas através dos ícones ``Rows e ``Columns, respectivamente. Para lançá-los teclamos em ``Display, conforme Figura 23. Figura 23: Visualização da tela onde editamos a matriz ampliada do sistema. Para obtermos o gráfico que representa a solução do sistema (10) devemos clicar em ``Close. Neste caso, a solução do sistema é representada por uma reta obtida pela interseção dos planos e. Observe a Figura 24.

24 Figura 24: Visualização do gráfico do sistema de equações lineares. Pedindo para fechar a Maplet clicando em ``Close retornamos a tela principal onde é plotado o gráfico que aparece na Figura 24 que representa a solução do sistema (10). A visualização deste gráfico pode ser alterada utilizando a barra de ferramenta (Gráfico) lançada na tela, após ter clicado em ``Close, conforme mostra a Figura 25. Nesta barra podemos alterar os ângulos (azimute ou longitude) e (colatitude ou ângulo polar), ou ainda, tamanho e/ou posição do gráfico, sistema de eixos, cor, etc. Figura 25: Visualização do gráfico que representa a solução do sistema (10) na tela principal.

25 Considerações Finais Neste artigo utilizamos o software Maple 12 para resolver os sistemas de equações lineares homogêneos obtidos do balanceamento de equações químicas. Com esse objetivo aplicamos os métodos de Eliminação de Gauss ou Gauss-Jordan para efetuar o escalonamento da matriz ampliada do sistema obtido através do balanceamento da equação química, com uso das Maplets ou do comando ``solve existentes no software. Usamos as Maplets pelo fato de permitirem a visualização do método de solução aplicado embora elas estejam limitadas a resolução de sistemas de até cinco equações a quatro incógnitas. Já o comando ``solve que foi utilizado, tanto no Modo Texto quanto no Modo Matemática, permitiu resolver sistemas de quaisquer ordem. Para sistemas lineares de até quatro equações a três incógnitas, as Maplets permitem a visualização gráfica da solução, em particular, plotamos a solução de um sistema contendo duas equações a três incógnitas. Conclui-se que a principal contribuição do software está no uso das Maplets quanto ao fato de detalharem, passo a passo, o procedimento matemático do escalonamento utilizado nos métodos de Eliminação de Gauss ou de Gauss-Jordan, proporcionando avanços no processo de ensino-aprendizagem. Observamos também a importância do comando ``solve, por resolver sistemas de quaisquer ordem. Destacamos, novamente, as Maplets, por permitirem a visualização gráfica da solução de sistemas de até quatro equações a três incógnitas. Devemos salientar que este trabalho, por conter o método de escalonamento de sistemas lineares via software Maple 12 aplicado ao balanceamento de equações químicas decorrentes da lei de Lavoisier, também poderá ser utilizado tanto por alunos do ensino médio quanto por alunos do ensino superior. A perspectiva deste trabalho é enfatizar a utilização cada vez mais abrangente de softwares matemáticos no ensino da matemática presente em outras áreas, tais como a Química, uma vez que as tecnologias computacionais, quando usadas adequadamente, auxiliam e reforçam a compreensão do ensino da matemática em áreas afins. Referências RUSSELL, J. B. Química Geral. Mcgraw.Hill. São Paulo BOULOS, P. & CAMARGO, I., Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial. 3 a edição, São Paulo, Prentice Hall, 2005.

26 GARBI, Gilberto G. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. 2. ed rev. e ampl. São Paulo: Editora e Livraria da Física, LOURO, Andreia M. F; TORRES, Delfim F. M. Computação Simbólica em Maple no Cálculo das Variações. Universidade de Aveiro, Adilandri Mércio Lobeiro. Professor de matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão-PR. alobeiro@utfpr.edu.br Fernando Cezar G. Manso. Professor de química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão-PR. fmanso@utfpr.edu.br Liliana Madalena Gramani. Professora de matemática da Universidade Federal do Paraná campus Curitiba-PR. gramani@mat.ufpr.br Priscila Amara P. de Melo. Professora de matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão PR. pmelo@ utfpr.edu. br Sara Coelho Silva. Professora de matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão-PR. sarasilva@utfpr.edu.br Wellington José Corrêa. Professor de matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Campo Mourão-PR. wcorrea@utfpr.edu.br

Adilandri Mércio Lobeiro 1. Sara Coelho Silva 2. Clícia Geovana Alves Pereira 3 PÚBLICO-ALVO

Adilandri Mércio Lobeiro 1. Sara Coelho Silva 2. Clícia Geovana Alves Pereira 3 PÚBLICO-ALVO MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE 16 PARA RESOLVER EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS SEPARÁVEIS, EXATAS E LINEARES DE PRIMEIRA ORDEM: UMA ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA Adilandri Mércio Lobeiro 1 Sara Coelho Silva

Leia mais

Cenário sobre Sistemas Lineares

Cenário sobre Sistemas Lineares Cenário sobre Sistemas Lineares Introdução A utilização de um cenário no ensino de sistemas lineares, como apoio didático, tem como objetivo auxiliar o aluno na compreenção de conceitos matemáticos, uma

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA. Sara Coelho da Silva

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA. Sara Coelho da Silva UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE NA MODELAGEM DE SUPERFÍCIES DO NOSSO COTIDIANO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA Sara Coelho da Silva UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apresentar

Leia mais

Um Método para Escalonar Sistemas de Equações Lineares Usando Somente Determinante de Ordem 2

Um Método para Escalonar Sistemas de Equações Lineares Usando Somente Determinante de Ordem 2 Um Método para Escalonar Sistemas de Equações Lineares Usando Somente Determinante de Ordem 2 A Method to Assign Systems of Linear Equations Using Only Determinant of Order Two Adilandri Mércio Lobeiro

Leia mais

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS Resumo: Este artigo objetiva divulgar uma Maplet programada via Maple 16 para resolver

Leia mais

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA

Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Anterior Sumário Próximo GEOMETRIA ANALÍTICA PLANA Clicando em, o usuário é conduzido para uma tela onde os conteúdos estão separados por blocos, que são acessados a medida que clicamos em cada um dos

Leia mais

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS

MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE: SOLUÇÃO NUMÉRICA DE UM PVI UTILIZANDO OS MÉTODOS LINEARES DE PASSO MÚLTIPLO EXPLÍCITOS ADILANDRI MÉRCIO LOBEIRO 1, OILSON ALBERTO GONZATTO JUNIOR 2, TEREZA MARIA PEREIRA GARCIA

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR: aplicações de sistemas lineares

ÁLGEBRA LINEAR: aplicações de sistemas lineares ÁLGEBRA LINEAR: aplicações de sistemas lineares SANTOS, Cleber de Oliveira dos RESUMO Este artigo apresenta algumas aplicações de sistemas lineares, conteúdo estudado na disciplina de Álgebra linear da

Leia mais

Resolução de sistemas lineares com três equações e três incógnitas usando o software Calques3D

Resolução de sistemas lineares com três equações e três incógnitas usando o software Calques3D Resolução de sistemas lineares com três equações e três incógnitas usando o software Calques3D Resolution of linear systems with three equations and three unknowns using the software Calques3D CC2 Diego

Leia mais

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro

Álgebra Linear I - Aula 1. Roteiro Álgebra Linear I - Aula 1 1. Resolução de Sistemas Lineares. 2. Métodos de substituição e escalonamento. Roteiro 1 Resolução de Sistemas Lineares Uma equação linear é uma equação onde todas as incógnitas

Leia mais

Cenários sobre matrizes e determinantes

Cenários sobre matrizes e determinantes Cenários sobre matrizes e determinantes Introdução Apesar de que os assuntos de matrizes e determinantes possam ser ensinados sem o uso de computador, acreditamos que os exercícios computacionais com matrizes

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES CADERNO DE ATIVIDADES UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MAPLE PARA O CÁLCULO DE ÁREAS E VOLUMES Autor: Silvimar Fábio Ferreira Orientador: Prof. Dr. João Bosco Laudares Produto Educacional do Mestrado em Ensino de

Leia mais

O Teorema do Valor Médio

O Teorema do Valor Médio Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral: um KIT de Sobrevivência 20 anos c Publicação Eletrônica do KIT http://www.dma.uem.br/kit O Teorema do Valor

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROJETO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOME: DATA: / / Software GeoGebra 5.0 versão desktop 1ª Parte Conhecendo

Leia mais

Aula 05 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 05 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 05 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Na aula de hoje, iremos tratar de uma questão muito importante e que poderá ser muito útil ao longo de sua vida profissional: encontrar

Leia mais

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR MÓDULO ALUNO 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PÁGINA PRINCIPAL... 4 Informações... 4 Minhas Atividades... 4 Minhas Solicitações... 4 Solicitar Atividade... 4 SOLICITAR ATIVIDADE

Leia mais

Introdução ao software MatLab

Introdução ao software MatLab Introdução ao software MatLab André Luís M. Martinez DAMAT - UTFPR - CP Outubro de 2017 Sumário 1 Introdução Sumário 1 Introdução 2 Iniciando o MatLab Sumário 1 Introdução 2 Iniciando o MatLab 3 Variáveis

Leia mais

Anterior Sumário Próximo CONJUNTOS, INTERVALOS E INTRODUÇÃO A FUNÇÕES E GRÁFICOS

Anterior Sumário Próximo CONJUNTOS, INTERVALOS E INTRODUÇÃO A FUNÇÕES E GRÁFICOS Anterior Sumário Próximo CONJUNTOS, INTERVALOS E INTRODUÇÃO A FUNÇÕES E GRÁFICOS Clicando em, o usuário é conduzido para uma tela onde os conteúdos estão separados por blocos, que são acessados a medida

Leia mais

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA

ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA ESTUDO DAS CÔNICAS POR MEIO DA DEFINIÇÃO UNIFICADA E A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA Juracélio Ferreira Lopes Instituto Federal de Minas Gerais Ouro Preto Juracelio.lopes@ifmg.edu.br Wladimir Seixas Universidade

Leia mais

O micromundo Mathsticks: uma forma dinâmica para interagir algebricamente

O micromundo Mathsticks: uma forma dinâmica para interagir algebricamente O micromundo Mathsticks: uma forma dinâmica para interagir algebricamente Kauan Espósito da Conceição O Mathsticks é um micromundo criado usando a linguagem de programação LOGO. É um micromundo no sentido

Leia mais

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V

NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL SEMANA DOS 40 ANOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA NÍVEL BÁSICO CAPÍTULO V PROGRAMA

Leia mais

Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss

Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss Produto Final Roteiro para atividade sobre a equação de Gauss Nome do aluno: Essa prática tem a finalidade contribuir em seu aprendizado sobre lentes esféricas, auxiliando em seu estudo de obtenção da

Leia mais

Método de Gauss-Jordan e Sistemas Homogêneos

Método de Gauss-Jordan e Sistemas Homogêneos Método de Gauss-Jordan e Márcio Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina: Álgebra Matricial - 2017.1 14 de agosto

Leia mais

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com três variáveis - Parte 1. Terceiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica. Sistemas com três variáveis - Parte 1. Terceiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Sistemas Lineares e Geometria Anaĺıtica Sistemas com três variáveis - Parte 1 Terceiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof Antonio Caminha M Neto

Leia mais

GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17

GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17 GAAL Conhecendo alguns comandos básicos do Maple 17 Maple é um sistema algébrico computacional comercial de uso genérico. Constitui um ambiente informático para a computação de expressões algébricas, simbólicas

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Atividades Dinâmicas Com o Winplot, Wingeom e Cabri-Géomètre

Atividades Dinâmicas Com o Winplot, Wingeom e Cabri-Géomètre Atividades Dinâmicas Com o Winplot, Wingeom e Cabri-Géomètre Adelmo Ribeiro de Jesus INTRODUÇÃO Este artigo visa apresentar algumas atividades em três softwares de grande utilidade prática e fácil manuseio.

Leia mais

Métodos Numéricos - Notas de Aula

Métodos Numéricos - Notas de Aula Métodos Numéricos - Notas de Aula Prof a Olga Regina Bellon Junho 2007 Introdução Sistemas Lineares Sistemas lineares são sistemas de equações com m equações e n incógnitas formados por equações lineares,

Leia mais

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES (CAP.03) Prof. Tiago Quick

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES (CAP.03) Prof. Tiago Quick BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES (CAP.03) Prof. Tiago Quick REAÇÕES QUÍMICAS OU EQUAÇÕES Reações químicas são fenômenos nos quais ocorre a transformação das substâncias e são representadas por equações químicas

Leia mais

MÉTODO DE FATORAÇÃO LU PARA SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES

MÉTODO DE FATORAÇÃO LU PARA SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES MÉTODO DE FATORAÇÃO LU PARA SOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES LU FACTORIZATION METHOD FOR SOLVING LINEAR SYSTEMS Natalia Rodrigues da Silva Fernando Pereira de Souza Edivaldo Romanini Universidade Federal de

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema:

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: CRIAÇÃO DE OBRAS 1 - Criando uma Obra / Orçamento Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: Orçamento Calculado Levanta-se o peso, aplica-se uma fórmula que fornecerá o preço final do orçamento

Leia mais

SISTEMA DE ENVIO DE CORREÇÃO DE PROVAS

SISTEMA DE ENVIO DE CORREÇÃO DE PROVAS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD SISTEMA DE ENVIO DE CORREÇÃO DE PROVAS O Sistema de Envio de Correção de Provas foi desenvolvido com o intuído de centralizar as provas em um sistema informatizado e

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Engenharia de Produção. Ênfase Curso 4402 - Engenharia de Produção Ênfase Identificação Disciplina 0002001EP2 - Geometria Analítica e Álgebra Linear Docente(s) Tatiana Miguel Rodrigues de Souza Unidade Faculdade de Ciências Departamento

Leia mais

Consideremos um sistema linear de n equações lineares e n incógnitas, do tipo:

Consideremos um sistema linear de n equações lineares e n incógnitas, do tipo: 58 3. Resolução de Sistemas Lineares MÉTODOS DIRETOS: são métodos que determinam a solução de um sistema linear com um número finito de operações. Entre os métodos diretos (Eliminação de Gauss, Eliminação

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Análise matricial de estruturas usando Matlab

Análise matricial de estruturas usando Matlab Análise matricial de estruturas usando Matlab Carregando o MATLAB O Matlab pode ser utilizado em qualquer maquina da Escola Politécnica, todos os computadores da pró-aluno o tem instalado. No Gerenciador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO SOBRE A NOÇÃO DE EQUIVALÊNCIA

Leia mais

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica

LibreOffice Calc. Planilha Eletrônica LibreOffice Calc Planilha Eletrônica AULA10 Modificando a planilha (adição de coluna e referências fixadas) Suponha que se queira inserir outra operação matemática: a operação de potência. Deseja-se elevar

Leia mais

Tutorial básico excel 2000

Tutorial básico excel 2000 Tutorial básico excel 2000 Unicentro Izabela Hendrix Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Informática Aplicada à Arquitetura Prof. Willi de Barros Gonçalves Conceito de planilha eletrônica O Excel usa

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS SOLUÇÕES DO MODELO LOGÍSTICO COM LIMIAR E RESOLUÇÃO POR MEIO DE UMA MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS SOLUÇÕES DO MODELO LOGÍSTICO COM LIMIAR E RESOLUÇÃO POR MEIO DE UMA MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS SOLUÇÕES DO MODELO LOGÍSTICO COM LIMIAR E RESOLUÇÃO POR MEIO DE UMA MAPLET PROGRAMADA VIA MAPLE Adilandri Mércio Lobeiro alobeiro@utfpr.edu.br UTFPR-CM, Universidade Tecnológica

Leia mais

Visualização de Hélices

Visualização de Hélices Grupo: Curso: Turma: Data: Visualização de Hélices Objetivos Visualizar a estrutura tridimensional de hélices presentes na estrutura de proteínas e peptídeos, usandose recursos computacionais. Analisar

Leia mais

A Anatomia de um Programa SAS

A Anatomia de um Programa SAS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Seção Técnica de Informática A Anatomia de um Programa SAS Fundamentos Piracicaba / 2016 2 A Anatomia de um Programa SAS A Anatomia

Leia mais

Resolvendo algebricamente um PPL

Resolvendo algebricamente um PPL Capítulo 6 Resolvendo algebricamente um PPL 6.1 O método algébrico para solução de um modelo linear A solução de problemas de programação linear com mais de duas variáveis, não pode ser obtida utilizando-se

Leia mais

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula;

Leia mais

CSE-020 Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia

CSE-020 Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia CSE-020 Revisão de Métodos Matemáticos para Engenharia Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia

Leia mais

Escalonamento. Sumário. 1 Pré-requisitos. 2 Sistema Linear e forma matricial. Sadao Massago a Pré-requisitos 1

Escalonamento. Sumário. 1 Pré-requisitos. 2 Sistema Linear e forma matricial. Sadao Massago a Pré-requisitos 1 Escalonamento Sadao Massago 2011-05-05 a 2014-03-14 Sumário 1 Pré-requisitos 1 2 Sistema Linear e forma matricial 1 3 Forma escalonada 3 4 Método de eliminação de Gauss (escalonamento) 5 5 A matriz inversa

Leia mais

Geometria Analítica e Álgebra Linear

Geometria Analítica e Álgebra Linear AULA 1 - Matrizes Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Ementa 1. Matrizes 2. Determinantes 3. Sistemas de

Leia mais

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. 12 Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada. POLÍGONOS A ferramenta Polígono possibilita construir polígonos a partir de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA VETORIAL CÓDIGO: 2DB.004 VALIDADE: Início: 01/2013 Término: Eixo: Matemática Carga Horária: Total: 75 horas/ 90 horas-aula Semanal: 06 aulas Créditos: 6 Modalidade:

Leia mais

Introdução ao Winplot

Introdução ao Winplot Introdução ao Winplot Nosso objetivo é introduzir os conceitos e as ferramentas básicas do programa Winplot, que é um excelente ferramenta computacional para fazer gráficos 2D e 3D de maneira bastante

Leia mais

INTERAÇÃO E MATEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO

INTERAÇÃO E MATEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO INTERAÇÃO E MATEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO MODELO MATEMÁTICO Thiago de Oliveira Soares 1, Wilkler Garcia Magalhães 2, Alexandre G. V. Faria 3, Gilson

Leia mais

Sumário Adiçãodevetores MóduloouNormadeumvetor... 69

Sumário Adiçãodevetores MóduloouNormadeumvetor... 69 Sumário Prefácio xiii 1 Tópicos de Matrizes e Sistemas Lineares 17 1.1 Introduçãoaossistemasdeequações lineares................. 17 1.2 MétodosdeEscalonamento........................... 20 1.2.1 MétododeEliminaçãodeGauss....................

Leia mais

Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ. Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Aula 6 - Solução de Sistema de Equações Algébricas

Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ. Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Aula 6 - Solução de Sistema de Equações Algébricas Disciplina: Cálculo Numérico IPRJ/UERJ Sílvia Mara da Costa Campos Victer Aula 6 - Solução de Sistema de Equações Algébricas Métodos diretos: 1- Eliminação de Gauss com substituição recuada 2- Decomposição

Leia mais

O Micromundo Transtaruga

O Micromundo Transtaruga O Micromundo Transtaruga Heliel Ferreira dos Santos Transtaruga 1 é um ambiente dinâmico, interativo que possui uma linguagem própria, nesse caso a comunicação estabelecida entre os objetos desse micromundo

Leia mais

Aula 04 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 04 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 04 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Após três módulos, já conseguimos nos adiantar muito no estudo da ferramenta Excel. Espero que tenham percebido o potencial desta

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Docente: FABIO LUIS BACCARIN Telefones: (43) 3422-0725 / 9116-4048 E-mail: fbaccarin@fecea.br Nome da Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II Curso: Licenciatura em

Leia mais

AULA 2 Planos Vistas e Temas

AULA 2 Planos Vistas e Temas 2.1 AULA 2 Planos Vistas e Temas Nesta aula serão apresentados os conceitos de Planos de Informação, Vista e Tema e sua manipulação no TerraView. Para isso será usado o banco de dados criado na AULA 1,

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru Curso 2902 / 2903B - Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica 2802 - Bacharelado em Sistemas de Informação Ênfase Identificação Disciplina 0007101A - Geometria Analítica e Álgebra Linear Docente(s)

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Bacharelado em Meteorologia 1604 / Física. Ênfase Curso 1701 - Bacharelado em Meteorologia 1604 / 1605 - Física Ênfase Identificação Disciplina 0007003A - Cálculo Vetorial e Geometria Analítica Docente(s) Maria Ednéia Martins Salandim Unidade Faculdade

Leia mais

ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR

ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR Carine Husein Lena 23/02/2017 1/15 ORÇAMENTO PLANO DE CONTAS AUXILIAR Sumário 1. Introdução... 2 2. Criação e Parametrização do Plano de Contas Auxiliar... 2 3. Cadastro do Orçamento... 8 4. Impressão

Leia mais

Construindo um Scorecard. Acessar o módulo Performance Corporativa e escolher a opção Scorecard.

Construindo um Scorecard. Acessar o módulo Performance Corporativa e escolher a opção Scorecard. Acessar o módulo Performance Corporativa e escolher a opção Scorecard. Clicar no botão adicionar Scorecard (símbolo de adição). É possível criar dois tipos diferentes de Scorecard mapa estratégico ou de

Leia mais

Parte I. Tela inicial

Parte I. Tela inicial Manual do Usuário Índice Parte I Tela inicial Parte II Visão geral das ferramentas de navegação Ferramenta de zoom automático Ferramenta de zoom in e zoom out com escolha de centro Ferramenta de zoom window

Leia mais

PROJETO KHAN ACADEMY

PROJETO KHAN ACADEMY PROJETO KHAN ACADEMY Como LOCALIZAR conteúdos na plataforma Khan Academy? A plataforma Khan Academy tem mais de 300 mil exercícios de matemática, que atendem do Ensino Fundamental I ao Superior. Além dos

Leia mais

UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS

UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a de outubro de 010 UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE CERTOS CONTEÚDOS MATEMÀTICOS ERMÍNIA DE LOURDES

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS. Solução de Sistemas Lineares

INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS. Solução de Sistemas Lineares INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS NUMÉRICOS Solução de Sistemas Lineares Introdução Uma variedade de problemas de engenharia pode ser resolvido através da análise linear; entre eles podemos citar: determinação do

Leia mais

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk

3/7/2010 MANUAL COMPRAS SHP. PPEDIDOS v Help Desk 3/7/2010 SHP MANUAL COMPRAS PPEDIDOS v.3.2.5.99 Help Desk Conteúdo Editando permissões de usuário:... 3 A geração de Requisição de compras... 6 Aprovação da Requisição... 9 Gerar o pedido.... 12 Trabalhando

Leia mais

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas:

GEOGEBRA GUIA RÁPIDO. Na janela inicial temos a barra de ferramentas: GeoGebra: Guia Rápido GEOGEBRA GUIA RÁPIDO O GeoGebra é um programa educativo de Geometria Dinâmica que permite construir, de modo simples e rápido, pontos, segmentos de reta, retas, polígonos, circunferências,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES

Universidade Federal do Espírito Santo. Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Universidade Federal do Espírito Santo Manual de utilização do Diário de Classe do Portal do Professor da UFES Núcleo de Processamento de Dados Maio/2012 Apresentação O presente tutorial visa explicar

Leia mais

Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT

Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT Capítulo 11. GRÁFICOS COM WGNUPLOT OBJETIVOS DO CAPÍTULO Aprender a utilizar o aplicativo Wgnuplot para fazer gráficos Aprender a utilizar o aplicativo Wgnuplot interativamente com um programa em FORTRAN

Leia mais

Criando a tabela. Crie gráficos com mudança de cor em relação à meta. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série

Criando a tabela. Crie gráficos com mudança de cor em relação à meta. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série Existem vários recursos avançados no Excel que contribuem para uma melhor visualização dos dados em um gráfico. Neste artigo vamos

Leia mais

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física

Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física Suporte ao uso do software Origin R para disciplinas de laboratório de Física IFGW, Unicamp 20 de março de 2006 Resumo Este guia visa apresentar conceitos básicos para utilização do software Origin R que

Leia mais

Aula 03 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 03 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 03 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Nas duas primeiras aulas, abordamos a questão do uso de funções e fórmulas no Excel, trabalhando, inclusive, com algumas funções

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA. Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

TÃO IMPORTANTE QUANTO O QUE SE ENSINA E SE APRENDE, É COMO SE ENSINA E COMO SE APRENDE. (Cesar Coll)

TÃO IMPORTANTE QUANTO O QUE SE ENSINA E SE APRENDE, É COMO SE ENSINA E COMO SE APRENDE. (Cesar Coll) PROJETO SEEDUC TUTOR: SUSI CRISTINE BRITTO FERREIRA PROFESSORA: CARMEN BEATRIZ L. P. DE M. PACHECO COLÉGIO ESTADUAL LIDDY MIGNONE- PATY DO ALFERES RJ TAFERA 1: PLANO DE TRABALHO 4º Bimestre CAMPO CONCEITUAL:

Leia mais

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Portal do Docente On-line... 3 Como acessar o Portal?... 3 Lançamento de Notas... 5 2 PORTAL DO DOCENTE ON-LINE Este portal é utilizado

Leia mais

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA Lauro H. M. Chueiri - lauroh@bauru.unesp.br Newton C. P. Ferro - ferro@bauru.unesp.br Unesp, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade

Leia mais

CAPÍTULO. Oliveira, Leandro 1 *; Borges, Romes 2

CAPÍTULO. Oliveira, Leandro 1 *; Borges, Romes 2 9 CAPÍTULO INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE PERTUR- BAÇÃO APLICADAS À RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NÃO-LINEARES Oliveira, Leandro 1 *; Borges, Romes 2 1Departamento de Engenharia Civil. Universidade Federal

Leia mais

O TEOREMA DE CAYLEY-HAMILTON E AS MATRIZES INVERSAS

O TEOREMA DE CAYLEY-HAMILTON E AS MATRIZES INVERSAS O TEOREMA DE CAYLEY-HAMILTON E AS MATRIZES INVERSAS Jessé Geraldo de Resende* Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar uma maneira diferente de se obter a matriz inversa através do Teorema de

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior.

Cálculo A. José Carlos de Souza Junior. Cálculo A José Carlos de Souza Junior http://www.unifal-mg.edu.br/matematica/?q=disc_jc Universidade Federal de Alfenas - Instituto de Ciências Exatas Abril - 2014 O que é o GeoGebra? GeoGebra é um software

Leia mais

AS RELAÇÕES ENTRE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E A FUNÇÃO AFIM COM O APLICATIVO GEOGEBRA

AS RELAÇÕES ENTRE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E A FUNÇÃO AFIM COM O APLICATIVO GEOGEBRA AS RELAÇÕES ENTRE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E A FUNÇÃO AFIM COM O APLICATIVO GEOGEBRA Matheus de Lucas Pereira Dos Santos 1 Breno Araújo da Silva 2 1. Introdução Este trabalho é fruto das atividades realizadas

Leia mais

Opte então pela opção Suplementos disponível do lado esquerdo da tela que se abriu.

Opte então pela opção Suplementos disponível do lado esquerdo da tela que se abriu. 2.4 - Solução computacional utilizando ferramenta solver do MS Excel O problema envolvendo a produção de CPUs é um problema de maximização: queremos o máximo lucro. Vamos aproveitá-lo mais uma vez como

Leia mais

ÁLGEBRA LINEAR. Base e Dimensão de um Espaço Vetorial. Prof. Susie C. Keller

ÁLGEBRA LINEAR. Base e Dimensão de um Espaço Vetorial. Prof. Susie C. Keller ÁLGEBRA LINEAR Base e Dimensão de um Espaço Vetorial Prof. Susie C. Keller Base de um Espaço Vetorial Um conjunto B = {v 1,..., v n } V é uma base do espaço vetorial V se: I) B é LI II) B gera V Base de

Leia mais

n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO O plano π pode ser definido como o conjunto de todos os pontos P (x, y, z) do

n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO O plano π pode ser definido como o conjunto de todos os pontos P (x, y, z) do n. 20 EQUAÇÃO GERAL DO PLANO Seja A (x 1, y 1, z 1 ) um ponto que pertence ao plano π e n = a i + b j + c k, sendo n (0, 0, 0) um vetor ortogonal ao plano. O plano π pode ser definido como o conjunto de

Leia mais

Portal Cálculo tem Remédio

Portal Cálculo tem Remédio 2015 Portal Cálculo tem Remédio Autor: Robson Damião da Rocha Raimundo SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 PRIMEIROS PASSOS... 3 3 LAYOUT DA FERRAMENTA... 4 4 PASSO A PASSO... 7 4.1 INSERINDO VALORES... 7 4.1.1

Leia mais

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 1 MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 Na página institucional da UFFS, você consegue acesso ao SEI, conforme a seta vermelha abaixo. Ao acessar o link acima, você esterá

Leia mais

Agenda do Dia Aula 14 (19/10/15) Sistemas Lineares: Introdução Classificação

Agenda do Dia Aula 14 (19/10/15) Sistemas Lineares: Introdução Classificação Agenda do Dia Aula 14 (19/10/15) Sistemas Lineares: Introdução Classificação Sistemas Lineares Sistemas lineares são sistemas de equações com m equações e n incógnitas formados por equações lineares. Um

Leia mais

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot:

Com o auxílio do software vamos verificar se os pontos A(4, 7) e B(3, 5) pertencem à reta r do exemplo acima. Procedimentos para o uso do Winplot: Retas Equações de uma reta com o software Winplot Equação geral Podemos estabelecer a equação geral de uma reta a partir da condição de alinhamento de três pontos. Dada uma reta r, sendo A(x A, y A ) e

Leia mais

Comandos de entrada. Laura Goulart. 16 de Fevereiro de 2016 UESB. Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de / 11

Comandos de entrada. Laura Goulart. 16 de Fevereiro de 2016 UESB. Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de / 11 Comandos de entrada Laura Goulart UESB 16 de Fevereiro de 2016 Laura Goulart (UESB) Comandos de entrada 16 de Fevereiro de 2016 1 / 11 Elaborando Programas Há duas formas de criarmos arquivos contendo

Leia mais

Sistemas Lineares e Matrizes

Sistemas Lineares e Matrizes Sistemas Lineares e Matrizes Lino Marcos da Silva linosilva@univasfedubr Obs Este texto ainda está em fase de redação Por isso, peço a gentileza de avisar-me sobre a ocorrência de erros conceituais, gráficos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA - BAGÉ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO DE MATEMÁTICA PIBID Atividade nº 2 Oficina de Geometria Analítica com uso

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Directors Boards

Leia mais

SCS Sistemas de Controle / Servomecanismos. Aula 01 Introdução ao software MATLAB

SCS Sistemas de Controle / Servomecanismos. Aula 01 Introdução ao software MATLAB Aula 01 Introdução ao software MATLAB O MATLAB (Matrix Laboratory) é um ambiente de programação de alto desempenho voltado para a resolução de problemas expressos em notação matemática, projeto e simulação

Leia mais

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias

GesSind. Manual Operacional Colônias de Férias GesSind Manual Operacional Colônias de Férias Cadastramento das Colônias Disponíveis Inicialmente, para se realizar a utilização de uma Colônia de Férias, é necessário cadastra-la corretamente em Manutenção/Colônia

Leia mais

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS

Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Manual do Professor VIRTUALCLASS SYSTEMS Sumário 1 Menu Professor... 03 1.1 Tela de apresentação das disciplinas... 03 2 Preenchimento de plano de ensino... 04 2.1 Tela de preenchimento de plano de ensino...

Leia mais