Attività CORRA PARA A CORRIDA DE RUA! ATENçÃO PARA OS HORáRIOS NO MÊS DE JULHO: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL II CAMPEONATO DE SUPINO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Attività CORRA PARA A CORRIDA DE RUA! ATENçÃO PARA OS HORáRIOS NO MÊS DE JULHO: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL II CAMPEONATO DE SUPINO"

Transcrição

1 Programação das atividades da COORDENADORIA SóCIO-DESPORTIVA Attività 09 JUN/JUL 2015 CORRA PARA A CORRIDA DE RUA! ATENçÃO PARA OS HORáRIOS NO MÊS DE JULHO: PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MuSCULAÇÃO para TODOS II CAMPEONATO DE SUPINO

2 2 3 EDITORIAL Prezado associado Alviverde! A prática esportiva é, sem dúvida, o melhor jeito para manter-se saudável. Nesta edição, a matéria de capa trata da corrida de rua, atividade que tem conquistado muitos adeptos não só pela qualidade de vida que o esporte proporciona mas, também, pelo aspecto social. Muitas amizades são construídas ao longo dos quilômetros de caminhada ou corrida. Outra atividade importante é a musculação. Para comemorar o primeiro ano da sala nova, apresentamos alguns benefícios aos praticantes. Você vai perceber que é uma atividade recomendada a todos, de adolescentes a idosos. Por fim, cobrimos mais um evento da Coordenadoria : o II Campeonato de Supino, que superou o sucesso da primeira edição, com maior número de inscritos. É a Sociedade Esportiva Palmeiras mostrando sua força! Boa leitura e avanti Palestra! Coordenadoria Sócio-Desportiva coordenadoria@palmeiras.com.br

3 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD Sociedade Esportiva Palmeiras Coordenadoria Sócio-Desportiva Coordenação Esportiva Divanir Miguel Guimarães, Regina Braiani. Professores Alex, Allan, Cidinha, Cinthia, Daniela, Ed, Eduardo, Fábio, Fernanda Sperduti, Fernanda da Silva, Francisco, Gilson, Irani, João, Joel, Leonardo, Leonardo A., Mª Regina, Neco, Renata, Renata Couto, Rudy Pracidelli, Sueli, Valder, Willians. Auxiliares de Escritório Clemilson, Luiz Vinicius, Adaias, Andressa e Ana Carolina Departamento de Cultura e Arte Professores Beti, Emir Elias, Gilvan Celestino, Isabel Mano, Magali Franco, Maria Beatriz F. Penalva, Natalia Lubarino, Neide, Sandra Gonçalves. Responsável Clemilson Prédio Administrativo - térreo tel (ramal 8134)/ coordenadoria@palmeiras.com.br EXPEDIENTE ATTIVITÀ Redação Coordenadoria Sócio-Desportiva Projeto Gráfico BrandNewIdeas Foto da capa Luiz Fernando Bernardi - Find Yourself Publicidade coordenadoria@palmeiras.com.br Impressão Romus exemplares

4 4 5 musculação A prática da musculação sempre foi associada à busca pelo corpo perfeito mas, hoje, sabe-se que os benefícios são muito mais amplos e atendem diferentes públicos e é, inclusive, recomendada para diversos tratamentos médicos. A indicação é para todos. Confira: > Adultos: Além do aumento de massa muscular e diminuição de gordura, diminui a pressão arterial, controla e previne a diabetes, auxilia no tratamento de lesões e na postura, melhora a aptidão de outras modalidades esportivas, entre outras. > Gestantes: Com acompanhamento médico e com um treino adequado, a musculação fortalece as articulações, principalmente da região lombar, preparando-a para o peso extra durante os meses de gestação. Também melhora a circulação sanguínea e linfática, ajudando a reduzir inchaços nas pernas, comuns nesse período. Com a prática frequente, a grávida controla o seu peso, garantindo uma gestação mais saudável para o bebê. > Idosos: A melhor idade tem ocupado cada vez mais as salas de musculação. Afinal a musculação promove a hipertrofia muscular (ganho de massa muscular), a força e resistência nas articulações, combate doenças como osteoporose (perda de massa óssea), artrite e artrose (inflamações articulares), controle da hipertensão, melhora no sistema cardio-vascular entre tantos, sem contar a interação social.

5 NOPALMEIRAS Musculação Palmeiras A Sociedade Esportiva Palmeiras comemora seu primeiro ano de uso de uma sala de musculação totalmente adaptada para todos os públicos, são mais de mil frequentadores entre atletas do clube de diversas modalidades e seus associados, com faixa etária dos 15 aos 90 anos, além de adolescentes entre 12 e 15 anos que contam com o programa Teens e podem se exercitar com supervisão e direcionamento adequados. A sala conta com mais de 150 equipamentos sendo 44 para exercícios aeróbios (esteiras, bicicletas e eliptions), mais de 30 destinados a membros inferiores e mais de 70 para membros superiores e acessórios como barras, halteres e cordas. Para uma prática saudável e que atinja os objetivos individuais, a sala de musculação da SEP conta com uma equipe especializada de profissionais com mais de 20 professores. A união de equipamentos de qualidade e os professores, o sucesso é garantido.

6 6 7 CORRIDA E CAMINHADA PARA TODOS. A corrida é um exercício completo, que a cada dia ganha novos e apaixonados praticantes. Atenta a esta paixão, a Coordenadoria Sócio-Desportiva (CSD) mantém dois programas de treinamentos com aulas de corrida com caráter social e cooperativo. Nosso intuito é que nossos alunos ultrapassem suas barreiras e vençam todas as etapas de seus objetivos, alcançando como resultado cotidiano o bem-estar físico e mental, através de todos os benefícios que ocorrem com a prática da modalidade, como:

7 Basta traçar seus objetivos.

8 FORTALECE O CORAÇÃO Aumenta a aptidão cardiorrespiratória; TONIFICA OS MÚSCULOS Diminui e controla a percentagem de gordura corporal, reduz a flacidez e melhora a tonificação muscular; EMAGRECE Em média, correr 30 minutos a 80% da frequência cárdia máxima, promove um gasto energético de aproximadamente 600 kcal, isto porque movimenta grandes grupos musculares; MELHORA O HUMOR Aumenta os níveis de dopamina, que da a sensação de prazer. Aumenta, também, os níveis de serotonina no cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar; TRABALHA A CONSCIÊNCIA CORPORAL Pois exige foco e concentração, estimulando o raciocínio e a memória; TORNA OS OSSOS MAIS FORTES O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos osso, prevenindo osteoporose, porém, vala ressaltar a importância correr com o tênis adequado e atenção quanto a passada; COMBATE DOENÇAS Por aumentar a sinalização de uma proteína no cérebro denominada de BNDF, elevando o número de neurônios no hipocampo. Melhora, também, a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, o que diminui os riscos de diabetes; OUTROS BENEFÍCIOS Além de outros como a melhora do sono, melhora os sintomas da TPM, acelera o metabolismo, ciclo de amizade com objetivos semelhante e diminui as taxas sanguíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL).

9 ALUNOS DA EQUIPE DE CORRIDA DA CSD O departamento Sócio Desportivo oferece duas opções para a prática da modalidade e uma delas se encaixa em seu objetivo. Corrida de rua com a equipe da Coordenadoria Sócio-Desportiva (CSD) Aulas às Terças e Quintas Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455) Horário: a partir das 18h50 às 20h10 Inscrições: na Coordenadoria Dividimos as aulas em três turmas sendo o mesmo objetivo para todas, porém, variando as estratégias. O norte das aulas de corrida fica por conta do bem-estar e terminar, tanto as aulas como as provas que os alunos se propõem a fazer, felizes, satisfeitos e inteiros (prontos para o próximo desafio).

10 10 11 Turma 1 os iniciantes, que percorrem através de caminhada e trote uma média de 5km a 6,5 km por aula. Turma 2, alunos intermediário, estes já têm uma cartela mais participativa em provas da modalidade fora do âmbito de aula. Os alunos intermediários percorrem uma media de 7,5 km a 10 km por aula. Turma 3, alunos avançados, estes já possuem um panorama mais amplo da modalidade. Nossos alunos avançados percorrem uma média de 10km a 12,5 km/13km por aula. Figura 1 - Periodização da Corrida - Aulas Coordenadoria SEP 80-90% FCM 90% FCM 75-80% FCM 70% FCM 80% FCM 70% FCM 65% FCM RML 1ª e 2ª semana 3ª e 4ª semana 65% FCM FCM = Frequência Cardíaca Máxima RML = Resistência Muscular Localizada Para a sequência das aulas é utilizada uma periodização ondulatória, as fases do treinamento são muito mais curtas ocasionando maior variação de estímulos. (figura 1)

11 ALUNOS DA EQUIPE DE Corrida de rua com a CORRIDA DA CSD Find Yourself Assessoria Esportiva Segundas, Quartas e Sextas: 18h30 às 20h30 - Parque Água Branca Terças e Quintas: 6h30 às 9h30 - Parque Água Branca Terças e Quintas: 18h30 às 21h30 - Parque Ibirapuera (marquise) Sábados: 7h às 11h - USP (ponto de apoio em frente ao Velódromo) Inscrições: na Coordenadoria, tel: ou corridaderua@palmeiras.com.br Figura 2 - Planilha online No treinamento com Assessoria Esportiva você é assistido por profissionais especialistas em treinamento esportivo que irão personalizar seu treinamento de acordo com sua história. O acompanhamento em treinos presenciais no Parque da Água Branca, Ibirapuera e USP oferece pontos de apoio, com água, Gatorade, barra de cereais, biscoitos, frutas, etc. Os treinos contam com exercícios educativos, de coordenação e de fortalecimento muscular, ensinando e aperfeiçoando técnicas a cada corredor, o que minimiza as chances de lesão. Há dinamismo no planejamento com variações nos tipos de treinamentos : longos, forças em rampa, pliometria em escadas, circuitos, cross training, velocidade, ritmo, intervalados, fartleks. O corredor ainda recebe uma planilha online (figura 2), para treinar em qualquer local, dia e horário que tiver disponibilidade.

12 12 13 Diferenciais da corrida com a Assessoria Esportiva: > Treinos especiais a cada trimestre, como Pico do Jaraguá, Praia, Zoológico, Praias, Pista de Atletismo, etc. > Participação com estrutura de apoio nas principais provas de São Paulo e do Brasil (5, 10km, meias maratonas, maratonas). > Participação em provas de revezamento, incluindo as principais do Brasil, como Florianópolis, Ilha Bela, Bertioga-Maresias e Ubatuba. > Participação em Provas no exterior > Newsletter diário com artigos referentes a qualidade de vida, corrida, e coaching. > Feedback por parte dos profissionais full time em SMS, redes sociais (Facebook), grupo do WhatsApp. > Parceria com descontos em profissionais de áreas afins: nutricionistas, fisioterapeutas e massagistas. > Descontos em nossa rede de relacionamentos, como loja de artigos esportivos, agências de viagem, organizadores de provas etc. ALUNOS DA ASSESSORIA ESPORTIVA

13 II CAMPEONATO DE SUPINO A Coordenadoria Sócio Desportiva organizou no dia 30 de maio de 2015 II Campeonato de Supino Palmeiras. Evento este que está na segunda edição, tendo o foco incentivar a pratica de atividade física em foco a musculação. O evento reuniu 37 participantes no prédio administrativo piso térreo, e consistia em realizar um movimento único do exercício Supino Reto (exercício clássico da história da musculação, complexo este movimento envolve grandes grupos musculares como peitoral maior, deltoide (parte spinhal), redondo maior, latíssimo dorso, subscapilar, porção longa do tríceps entre outros.), com a maior carga possível tendo 3 tentativas para a execução, Neste campeonato contamos com associados de todas as idades, tendo em evidencia os nossos frequentadores com mais de 50 anos que mais uma vez deram show, já nesta segunda edição foram 7 inscritos entre homens e

14 14 15 mulheres frequentadores assíduo da musculação, onde há um número muito grande de alunos nesta faixa etária, passando pelos nossos associados de 21 ate 49 anos, onde tivemos 25 inscrições, e nossos associados mais novos de 16 ate 21 anos onde tiveram uma participação magnifica e foi representada por 5 participantes. E tivemos o prazer da presença do Atleta Cassio Cardosi (50) Bi-Campeão Mundial de Jiu Jutsu, Tetra Campeão Paulista de Levantamento de peso e Recordista Sul Americano de Supino. Cassio fez uma apresentação e realizou o movimento com 200 kilos no Supino Reto. E todo este evento só foi possível graças a organização dos Professores Ed, Eduardo, Francisco, João, Maria Regina, Neco e Renata Silva. E com a supervisão dos coordenadores Divanir Miguel e Regina Braiani, Que deseja os parabéns a todos os participantes pela dedicação e empenho no campeonato, e agradecer o patrocínio da Reve d or Sports e o apoio da Vitabox Suplementos. VENCEDORES Masculino de 60 a 69 anos Dimas Brene 80 kilos Total Masculino de 50 a 59 anos Roberto dos Santos Junior 70 Kilos Total Feminino de 60 a 69 anos Maria Cristina Napolitano Miranda 43 Kilos Total Feminino de 50 a 59 anos Valderes dos Santos Moraes 40 Kilos total Feminino de 22 a 49 anos Maria de Fatima Papaiz Cardosi 68Kilos total Masculino de 16 a 21 anos Rodolfo Alburqueque de Souza Faria 60 Kilos Total Masculino de 22 a 49 anos (ate 70 kilos) Noyval Jose dos Santos Neto 120 Kilos Total Masculino de 22 a 49 anos (71 a 80 kilos) Carlos Martins 110 Kilos Total Masculino 22 a 49 anos (81 a 90 kilos) Rogerio Assis de Freitas 125 Kilos Total Masculino 22 a 49 anos (acima de 90 Kilos) Samuel dos Santos Parreira Gabriel 100 Kilos Total

15 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD ÍNDICE ESPORTES AQUÁTICOS FITNESS ESPORTES DE QUADRA DEPARTAMENTO DE GINÁSTICA ARTES MARCIAIS CORRIDA DE RUA PALMEIRAS KIDS I e II 32 PATINAÇÃO 33 DEPARTAMENTO DE ARTE E CULTURA VALORES DAS ATIVIDADES INFORMAÇÕES GERAIS

16 16 17 ESPORTES AQUÁTICOS NATAÇÃO - Terças e Quintas-Feiras Horário Iniciação Intermediário Avançado JULHO 7:15-8:00 Adulto Adulto Adulto 8:15-9:00 Acima 14 anos Adulto Adulto Adulto 9:00-9:45 6 a 10 anos 6 a 13 anos 6 a 13 anos Infantil 9:45-10: a / a 6 a 13 anos (9:30-10:15) 10:30-11:15 Adulto Adulto Adulto 14:15-15:00 Adulto Adulto Adulto Adulto 15:00-15: a / 9-10 a 6 a 10 anos Infantil 15:45-16: a / a 6 a 13 anos (15:30-16:15) 16:30-17:15 6 a 13 anos 6 a 13 anos 6 a 13 anos 17:15-18:00 11 a 14 anos 11 a 14 anos 11 a 14 anos 18:30-19:15 Adulto Adulto Adulto 19:15-20:00 Adulto Adulto Adulto (19:00-19:45) 20:00-20:45 Adulto Adulto Adulto Adulto 20:45-21:30 Adulto Adulto Adulto (20:15-21:00) NATAÇÃO INFANTIL - Sábados (Idade: 3 a 5 anos e 11 meses) Horário Local Professor 8:30-9:20 Piscina de Hidro Allan, Cinthia, Daniela e Leonardo 9:30-10:20 Piscina de Hidro Allan, Cinthia, Daniela e Leonardo 10:30-11:20 Piscina de Hidro Allan, Cinthia, Daniela e Leonardo 11:30-12:20 Piscina de Hidro Allan, Cinthia, Daniela e Leonardo

17 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD NATAÇÃO - Quartas e Sextas-Feiras Horário Iniciação Intermediário Avançado JULHO 7:15-8:00 Adulto * * 8:15-9:00 Adulto Adulto Adulto Adulto 9:00-9: a / a 6 a 13 anos 9:45-10:30 6 a 10 anos 6 a 13 anos 6 a 13 anos 10:30-11:15 Acima 14 anos Acima 14 anos Acima 14 anos 14:15-15: a / a 6 a 13 anos 15:00-15:45 6 a 10 anos 6 a 13 anos 6 a 13 anos 15:45-16: a / a 6 a 13 anos Infantil (9:30-10:15) Infantil (15:15-16:00) 16:30-17:15 Adulto Adulto Adulto Adulto 17:15-18:00 11 a 14 anos 11 a 14 anos 11 a 14 anos 18:30-19:15 Adulto Adulto Adulto 19:15-20:00 Adulto Adulto 20:00-20:45 Adulto Adulto Adulto Adulto (19:30-20:15) TESTE DE NATAÇÃO Junho Agosto Outubro Dezembro 9, 10, 11 e 12 18,19, 20 e 21 27, 28, 29 e e 04 Horários 8:30 às 11:00, 14:30 às 17h30 (crianças e adultos), 18:30 às 20:30 (apenas adutos)

18 18 19 ESPORTES AQUÁTICOS Hidroginástica 3 as e 5 as feiras 4 as e 6 as feiras JULHO 3 as a 6 as feiras 7:15-8:00 Daniela / Ed 8:15-9:00 Ed Sueli 8:30-9:15 9:15-10:00 Irani Sueli 9:45-10:30 10:15-11:00 Daniela M a Regina 14:15-15:00 Cidinha Sueli 14:30-15:15 15:15-16:00 Mª Regina Cidinha 15:45-16:30 16:30-17:15 Irani 18:15-19:00 Cidinha (18:30-19:15) Irani 18:30-19:15 19:15-20:00 Leonardo (19:30-20:15) Cinthia 19:45-20:30 20:15-21:00 Cinthia Hidroginástica - PPH DE JUNHO TERÇA - 02/06 QUARTA - 03/06 QUINTA - 04/06 SEXTA - 05/06 Aeróbio Sem material Membros Superiores Halteres Membros Inferiores Caneleiras 09/06 10/06 11/06 12/06 Membros Sup. e Abd. Bola Aeróbio Espaguete Membros Inferiores Borda e Espaguete Abdominais Suspensão e Espaguete Kick Boxe Sem material 16/06 17/06 18/06 19/06 Circuito de Estações Material Livre Corrida x M. Superiores Barra GAP Material Livre 23/06 24/06 25/06 26/06 Abdominais Suspensão e Espaguete Membros Inferiores Caneleiras Membros Superiores Halteres Hidroginástica - Domingo das 10:15 às 11:00 14/06 21/06 28/06 Superior + Abd + Inf Espaguete Aeróbio Sem material

19 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD Hidroginástica - PPH DE JULHO TERÇA - 30/06 QUARTA - 01/07 QUINTA - 02/07 SEXTA - 03/07 Kick Boxe Sem material Membros Inferiores Borda e Espaguete Aeróbio Espaguete M. Superior e Abd Bola 07/07 08/07 09/07 10/07 Circuito Aeróbio Material Livre M. Superiores Halteres Feriado M. Inferior Espaguete 14/07 15/07 16/07 17/07 M. Superior Halteres Circuito Aeróbio Material Livre M. Inferior Espaguete Abdominais Suspensão/Borda 21/07 22/07 23/07 24/07 Corrida + M. Sup. Barra GAP Caneleira Esportes Material Livre Fight (Boxe) Material Livre IMPORTANTE: informamos aos srs. Associados que não HAVERÁ AULA NA SEMANA ENTRE OS DIAS 28/07 E 31/07. OBSERVAÇÃO A programação pode sofrer alterações ou adequações pela equipe técnica sem O prévio aviso.

20 20 21 FITNESS IMPORTANTE: NÃO HAVERÁ AULA NA SEMANA ENTRE OS DIAS 28/07 E 31/07. APENAS A SALA DE MUSCULAÇÃO ESTARÁ EM FUNCIONAMENTO NORMAL. MAT PILATES JULHO 3 a e 5 a Feira 4 a e 6 a Feira 3 a e 5 a Feira 4 a e 6 a Feira 7:10-8:00 Fernanda /Fábio Fernada / Cinthia 7:10-8:00 7:10-8:00 8:10-9:00 Fernanda Fernanda 8:30-9:20 8:30-9:20 9:10-10:00 Neco Fábio 10:10-11:00 Neco Ed 10:10-11:00 10:10-11:00 14:30-15:20 Ed 15:00-15:50 15:30-16:20 Ed 16:10-17:00 Fábio 16:10-17:00 17:15-18:05 Fernanda Fernanda 17:15-18:05 17:15-18:05 18:30-19:20 Neco/Cinthia 19:00-19:50 Neco 19:00-19:50 19:00-19:50 19:40-20:30 Neco/Cinthia 20:00-20:50 Neco 20:30-21:30 SALA 01-5º andar SALA 02-1º ANDar (prédio poliesportivo) MUSCULAÇÃO - HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO 3 as, 4 as, 5 as, 6 as Feiras 6:15-22:00 Sábados 8:00-16:30 Domingos e Feriados 8:00-14:00 GINÁSTICA MASCULINA (18 anos completos) 3 as e 5 as Feiras 7:00-7:45 Joel 19:15-20:00 Gilson Aulas de condicionamento físico visando a força muscular, resistência cardiovascular e flexibilidade com descontraídos jogos de basquetebol no período da manhã e futevôlei no período da noite.

21 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD GINÁSTICA - PROGRAMAÇÃO ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira 7:15-8:00 Localizada Localizada 7:30-8:15 Alongamento Alongamento 8:10-9:10 Step II Step III 8:15-9:00 Alongamento Alongamento 9:15-10:00 PPG Localizada Step I PPG 10:15-10:45 Abdominais 10:15-11:00 Alongamento Localizada Alongamento 14:10-15:10 Dance Class Zumba Fitness Body Combat 14:15-14:30 Core 14:30-15:15 Step I 15:10-16:00 Localizada Local Funcional PPG 15:15-16:00 Jump Trainning 16:00-16:30 Alongamento Alongamento 16:00-16:45 Along. Postural Along. Postural 16:30-17:15 Melhor Idade Melhor Idade 16:45-17:30 Fitness Teen Fitness Teen 18:00-18:30 Alongamento G.A.P. Abdominais 18:00-18:45 Alongamento 18:30-19:15 Localizada 18:30-19:30 Step II Step I 18:45-19:30 Zumba Fitness 19:15-20:00 PPG 19:15-20:15 19:30-20:30 PPG / Abdominais PPG Local / Algong. 20:00-20:30 Abdominais OBSERVAÇÃO A programação pode sofrer alterações ou adequações pela equipe técnica, SEM o PRÉVIO AVISO.

22 22 23 FITNESS GINÁSTICA - PPG DE JUNHO TERÇA - 02/06 QUARTA - 03/06 QUINTA - 04/06 SEXTA - 05/06 9:15-10:00 Zumba Fitness Localizada 14:15-16:00 Dance Class Junino Dance Class Junino Dance Class Junino 15:10-16:00 Funcional Feriado 19:15-20:00 Step I 19:30-20:15 Jump 19:30-20:45 09/06 10/06 11/06 12/06 9:15-10:00 Jump GAP 15:10-16:00 Funcional 19:15-20:00 Aero Dance Zumba Especial 19:30-20:15 Circuito (19h15-20h15) 19:30-20:30 Power Local 16/06 17/06 18/06 19/06 9:15-10:00 Zumba Fitness Step Local 15:10-16:00 Funcional 19:15-20:00 Jump Trainning 19:30-20:15 Power Local 19:30-20:30 Funcional 23/06 24/06 25/06 26/06 9:15-10:00 Body Combat Power Local 14:15-16:00 Dance Class Junino 15:10-16:00 Funcional 19:15-20:00 Step I Zumba Especial 19:30-20:15 Jump (19h15-20h15) 19:30-20:30 Along + Relax

23 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD GINÁSTICA - PPG DE JULHO TERÇA - 30/06 QUARTA - 01/07 QUINTA - 02/07 SEXTA - 03/07 7:30-8:15 Alongamento Alongamento 8:15-9:00 Alongamento PowerLocal 8:15-9:15 Step II Step III 9:00-10:00 Body Combat Step I + Abdom 9:15-10:00 Localizada Power Local 14:30-15:30 Step I Step I + Abdom. Power Local Body Combat 15:30-16:15 GAP + Along Localizada Jump + Abdom. Power Local 18:30-19:15 Localizada GAP GAP Step I 19:15-20:15 Step I Jump Step Abdom. + Along. 07/07 08/07 09/07 10/07 7:30-8:15 Alongamento 8:15-9:00 Localizada 8:15-9:15 Step II Step II 9:00-10:00 Aeróbica 9:15-10:00 Power Local Feriado Jump Trainning 14:30-15:30 Circuitão Step I Body Combat 15:30-16:15 Alongamento GAP Localizada 18:30-19:15 Funcional Alongamento Localizada 19:15-20:15 Jump Trainning Circuito Step I + Abdom. 14/07 15/07 16/07 17/07 7:30-8:15 Alongamento Alongamento 8:15-9:00 Alongamento GAP 8:15-9:15 Step II Step III 9:00-10:00 Body Combat Step I + Abdom 9:15-10:00 Localizada Localizada 14:30-15:30 Step I Step I + Abdom. Power Local Body Combat 15:30-16:15 Localizada Power Local Circuito Circuito 18:30-19:15 Alongamento Abdominais Funcional GAP 19:15-20:15 Cond. Físico Jump Step Step I CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA >

24 24 25 FITNESS GINÁSTICA - PPG DE JULHO 21/07 22/07 23/07 24/07 7:30-8:15 Alongamento Alongamento 8:15-9:00 Jump Trainning Alongamento 8:15-9:15 Aeróbica Step II 9:00-10:00 Aeróbica Step I 9:15-10:00 Circuito Power Local 14:30-15:30 Jump + Abdom. Step I + Abdom. Alongamento Body Combat 15:30-16:15 Step I Power Local GAP Power Local 18:30-19:15 Aero Dance Circuito GAP Cond. Físico 19:15-20:15 Power Local Step Jump Trainning Abdom. + Along. IMPORTANTE: INFORMAMOS QUE NÃO HAVERÁ AULA NA SEMANA ENTRE OS DIAS 28/07 E 31/07. AULAS ESPECIAIS AOS SÁBADOS Junho 13/06 20/06 27/06 Prof. Valder Prof. Fábio Profª. Renata C 8:30-9:15 Alongamento Alongamento Alongam. Postural 9:15-10:00 Funcional Localizada Funcional 10:00-11:00 Jump Trainning Step Dance Class 11:00-11:30 Abdominais Abdominais Abdominais IOGA Horários Dia da Semana Professor 7:30-8:30 3ª e 5ª feira 9:00-10:00 3ª e 5ª feira Beatriz 9:00-10:00 4ª e 6ª feira 16:00-17:30 3ª feira 17:45-19:15 3ª feira 19:30-21:00 3ª feira Emir 9:30-11:00 Sábado

25

26 26 27 ESPORTES DE QUADRA FUTEBOL SOCIETY - MASCULINO ( 3 as e 5 as feiras) 15:15-16: e ª e 5ª feira Gilson 16:15-17: e ª e 5ª feira Gilson 17:15-18: e ª e 5ª feira Rudy FUTEBOL SOCIETY - MASCULINO ( 4 as e 6 as feiras) 15:15-16: a ª e 6ª feira Neco 16:15-17: a ª e 6ª feira Neco 17:15-18: e ª e 6ª feira Eduardo FUTSAL - FEMININO 18:30-19: a ª e 6ª feira Daniela FUTSAL - MASCULINO (3 AS e 5 AS FEIRAS) 15:10-16: e ª e 5ª feira Fernanda Silva 16:10-17: e ª e 5ª feira Fernanda Silva FUTSAL - MASCULINO (4 AS e 6 AS FEIRAS) 9:50-10: a ª e 6ª feira Rudy 15:30-16: e ª e 6ª feira Fernanda S./Daniela 16:30-17: e ª e 6ª feira Fernanda S./Daniela 17:30-18: e ª e 6ª feira Daniela BASQUETE - MASCULINO E FEMININO 14:15-15: a ª e 6ª feira Willians 15:15-16: a ª e 6ª feira Willians

27 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD HANDEBOL - MASCULINO E FEMININO 15:30-16: a ª e 5ª feira Joel 16:30-17: a ª e 5ª feira Joel VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO 9:30-11:00 Veteranas (feminino) 3ª e 5ª feira Sueli 14:15-15: e ª e 5ª feira Sueli 15:30-16: e ª e 5ª feira Sueli 16:45-18: a ª e 5ª feira Sueli 16:45-18: a ª e 6ª feira Leo A. PALMEIRAS KIDS III 9:30-10: e ª a 6ª feira Daniela 14:30-15: e ª a 6ª feira Daniela e Fernanda A iniciação esportiva compreende jogos de quadra adaptados (Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol) INTENÇÃO DE VAGAS - PALMEIRAS KIDS IV - 3ª e 5ª feira - 9:30-10:45 e 18:00-19:15 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE JULHO Atividade Dias da Semana Horário Faixa Etária Local Voleibol 3ª e 5ª feira 14:15-15: a º and. Poliesportivo Voleibol 3ª e 5ª feira 15:30-16: a º and. Poliesportivo Handebol 3ª e 5ª feira 16:45-18: a º and. Poliesportivo Futebol Society 3ª e 5ª feira 15:30-17: a º and. Poliesportivo Basquete 4ª e 6ª feira 14:30-15: a º and. Poliesportivo Futsal Feminino 4ª e 6ª feira 15:45-17: a º and. Poliesportivo Futebol Society 4ª e 6ª feira 15:30-17: a º and. Poliesportivo

28 28 15 Eternize toda a emoção do nosso centenário com esta linda medalha produto licenciado Um presente inesquecível para todo palmeirense, uma lembrança para toda a vida. Reserve a sua! Vendas: (11) (vivo) (11) (claro) (11) (tim) (11) (oi)

29 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD DEPARTAMENTO DE GINÁSTICA AERÓBICA ORIENTAÇÃO ESPORTIVA - INICIAÇÃO 14:50-15:30 6 a 17 anos 3ª e 5ª feira Claudia / Marcelo 19:20-20:00 6 a 17 anos 3ª e 5ª feira Claudia / Marcelo 14:20-15: e ª e 6ª feira Claudia / Marcelo 19:20-20:00 6 a 17 anos 4ª e 6ª feira Claudia / Marcelo TREINAMENTO DAS EQUIPES COMPETITIVAS 13:30-19:20 3ª a 6ª feira Claudia / Marcelo ARTÍSTICA INICIANTES 9:30-10:30 4 e 5 anos 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura 10:30-11:30 8 e 9 anos 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura 14:00-15:00 4 e 5 anos 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura 15:00-16:00 8 a 9 anos 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura 9:30-10:30 6 e 7 anos 4ª e 6ª feira Jéssica/Laura 10:30-11:30 10 a 12 anos 4ª e 6ª feira Jéssica/Laura 14:00-15:00 6 e 7 anos 4ª e 6ª feira Jéssica/Laura 15:00-16:00 10 a 12 anos 4ª e 6ª feira Jéssica/Laura ARTÍSTICA SEMI-TREINAMENTO 14:00-17:00 2ª e 6ª feira Jéssica/Laura 15:00-19:00 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura ARTÍSTICA TREINAMENTO 14:00-17:00 2ª, 4ª e 6ª feira Jéssica/Laura 15:00-19:00 3ª e 5ª feira Jéssica/Laura 8:00-12:00 Sábado Jéssica/Laura ACROBáTICA 16:00-20:00 2ª, 4ª e 6ª feira Jéssica / Laura LOCAIS Atividade Local Ginástica Aeróbica 6º andar prédio administrativo Ginástica Artística e Acrobática 4º andar prédio administrativo MAIS INFORMAÇõES NO LOCAL COM OS TREINADORES

30 30 31 LUTAS MARCIAIS BOXE Horário Faixa Etária Dias da Semana Responsável 7:00-10:30 a partir de 10 anos 3 as a 6 as feiras 17:30-21:30 a partir de 10 anos 3 as a 6 as feiras Paco Garcia 10:00-14:00 a partir de 10 anos Sábado e Feriado JUDÔ 10:00-11:00 7 a 14 anos 3ª e 5ª feira João Paulo 18:00-19:00 7 a 14 anos 3ª e 5ª feira Tadeu / João Paulo 19:30-21:00 a partir de 15 anos 3ª e 5ª feira Tadeu 16:30-17:30 7 a 14 anos 4ª e 6ª feira João Paulo OBS: Aulas de 4ª e 6ª serão no 1º andar do Prédio Poliesportivo. KARATÊ 8:15-9:15 até ª e 5ª feira Francisco 14:15-15:15 até 2003 avançado 3ª e 5ª feira Francisco 15:15-16:15 até 2003 iniciante/ 3ª e 5ª feira Francisco 16:15-17:15 intermediário 2004 a 2007 inic./ intermediário 3ª e 5ª feira Francisco JIU JITSU 20:00-20:50 a partir de 10 anos 4ª feira Ricardo 19:00-19:50 a partir de 10 anos 6ª feira Ricardo AIKIDO 18:45-19:30 6 a 12 anos 4ª e 6ª feira Fernando 19:30-20:30 Adulto 4ª e 6ª feira Fernando 20:30-21:30 Adulto 4ª e 6ª feira Fernando Mais informações, no 1º andar do prédio poliesportivo, no horário da aula.

31 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD CORRIDA DE RUA TREINOS ASSESSORIA ESPORTIVA Horário Dias da Semana Local Professor 6:30-9:30 3ª e 5ª feira Parque da Água Branca Find Yourself 18:30-21:30 2ª, 4ª e 6 a feira Parque da Água Branca Find Yourself 18:30-21:30 3ª e 5ª feira Parque do Ibirapuera Find Yourself 07:00-12:00 Sábados USP Find Yourself TREINOS DE CORRIDA SÓCIOS SEP Horário Dias da Semana Local Professor 18:50-20:10 3ª e 5ª feira Parque da Água Branca Fernanda da Silva Aulas de corrida somente para associados do clube com treinos personalizados para alunos de nível iniciante, intermediário e avançado. #DicadoTécnico #03 - Corrida e Musculação Use a musculação como treino complementar da corrida. Uma boa frequência é de 2 a 3 vezes por semana (alternando os dias de treinos para poder descansar). Uma boa opção é fazer a musculação em dias separados da corrida, para não passar pelo risco de sobrecarregar a musculatura. A longo prazo, opte sempre pela sequência de trabalho de resistência, força e potência muscular. Provas de longa duração prevalecem trabalhos de resistência e força e provas de velocidade prevalecem força e potência muscular. Tenha sempre um profissional te acompanhando e use essa união para ganhar saúde e performance. Luiz Fernando Bernardi Técnico Assessoria Palmeiras Tel : ( 11 ) corridaderua@palmeiras.com.br

32 32 33 PALMEIRAS KIDS I e II Programação Especial de Julho Horários 9:30-11:00 / 15:00-16:30 Concentração: 1º andar - Prédio Quadras Data Atividade Local 30/06 e 01/07 Brincadeiras com bola Quadra - 2º andar 02/07 e 03/07 Ginástica Olímpica Sala - 1º andar 07/07 e 08/07 Tênis de Mesa 1º andar - Adm. 09/07 e 10/07 Não haverá aula 14/07 e 15/07 Jogos Eletrônicos Sala - 1º andar 16/07 e 17/07 Atividades Aquáticas Conjunto Aquático 21/07 e 22/07 Circuito Esportivo / Militar Quadra - 2º andar 23/07 e 24/07 Atletismo Quadra - 2º andar Horários Kids I (03 e 6 meses a 04 anos) Kids II (5 a 6 anos e 11 meses) Manhã 3ª feira 5ª feira 4ª feira 6ª feira 9:00-10:00 Recreação Esportiva* Judô Recreação Esportiva* Judô 10:00-11:00 Natação Vivências Corporais** Natação Vivências Corporais** 14:30-15:30 Recreação Esportiva* Judô Recreação Esportiva* Judô 15:30-16:30 Natação Vivências Corporais** Natação Vivências Corporais** * basquete, vôlei, futsal e handebol ** atividades em sala AULAS DE JUDÔ E VIVÊNCIAS CORPORAIS Local : Sala do 1º andar do Prédio Poliesportivo RECREAÇÃO ESPORTIVA Local : Quadra do 2º andar do Prédio Poliesportivo AULAS DE NATAÇÃO Local : Conjunto aquático

33 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD DEPARTAMENTO DE PATINAÇÃO ESCOLINHA, INICIAÇÃO E LAZER 9:30-10:30 consulte 3 as e 5 as feiras 14:00-15:00 consulte 3 as e 5 as feiras 15:00-16:00 consulte 3 as e 5 as feiras Patricia Fanti 15:30-17:50 consulte Sábados COMPETIÇÃO 16:00-17:00 consulte 3 as, 4 as e 5 as feiras 17:00-18:00 consulte 3 as, 4 as e 5 as feiras 18:00-19:00 consulte 3 as, 4 as e 5 as feiras Max Coelho 19:00-20:00 consulte 3 as, 4 as e 5 as feiras ENSAIO PERIQUITOS EM REVISTA Horário Faixa Etária Dias da Semana Coreógrafo 15:00-18:30 consulte Domingos Marcelo Massaini / Prof. Patricia Fanti ESCOLINHA DE HÓQUEI (4º andar prédio de quadras - trazer patins) 20:00-22:00 a partir de 6 anos 4 as e 6 as feiras Rogério HÓQUEI - EQUIPE DE COMPETIÇÃO (4º and. préd. de quadras - trazer patins) 9:30-11:00 a partir de 6 anos Sábado Fabio Bossi 20:00-22:00 a partir de 17 anos 3 as e 5 as feiras Fabio Bossi

34 34 35 DEPARTAMENTO DE CULTURA E ARTE BALLET CLÁSSICO Modalidade 3ª e 5ª feira 4ª e 6ª feira Professoras Baby Class (4 a 6 anos) 1º Ano (a partir de 7 anos) 1º Ano Juvenil (a partir de 10 anos e demais anos) 10:00-11:00 16:00-17:00 17:00-18:00 9:00-10:00 14:00-15:00 14:00-15:00 14:00-15:00 Magali e Natália BALLET MODERNO E CONTEMPORÂNEO (a partir de 13 anos) 3ª e 5ª feira 4ª feira Professora 18:00-19:00 (juvenil) 19:00-20:00 (adulto) 17:00-18:00 (juvenil) 20:30-21:30 (Intermediário e Avançado) Isabel JAZZ Modalidades 4ª e 6ª feira Professora Infantil (a partir de 10 anos), Juvenil e Adulto a partir das 15:00 Rócio SAPATEADO Modalidades 3ª e 5ª feira Professora Infantil (a partir de 10 anos), Juvenil e Adulto a partir das 16:00 Alexandre FLAMENCo INFANTIL (a partir de 13 anos), JUVENIL E ADULTO 3ª e 5ª feira 5ª feira Sábado Professora 17:00-18:00 (infantil) 19:00-20:00 (interm.) 16:00-17:00 (Iniciante) 9:30-10:30 (Iniciante) Sandra DANÇA DE SALÃO 4ª feira 5ª feira* Professora 19:00-20:30 (intermediário) 20:30-22:00 (básico II) * somente na 2ª semana de junho 19:00-20:30 (iniciante) 20:30-22:00 (Avançado) Marina Franco

35 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD CIA DE BOLLYWOOD DANCE Horário Dia da Semana Professora 20:00-21:00 3ª e 5ª feira CORAL Horário Dia da Semana Responsável 19:30-21:30 2ª e 6ª feira Maestro Gilvan Celestino PAPOTERAPIA Horário Dia da Semana Responsável 8:00-11:00 5ª feira Neide MISSAS Horário Dia da Semana Responsável 9:00-11:00 Todos os Domingos Ida Tieghi ITALIANO Horários Dia da Semana Professora 17:30-19:00* 19:00-20:30 14:30-15:30* Sábado * somente no 2º semestre 3ª feira, 4ª feira, 5ª feira ou 6ª feira Bruna AULAS DE CULInÁRIA (Uma vez por mês) Fique atento aos comunicados do Departamento de Cultura e Arte. Informaremos os dias e horários dos eventos gastronômicos com antecedência.

36 36 37 VALOR DAS ATIVIDADES ESPORTES AQUÁTICOS Modalidade Natação Hidroginástica Exame Dermatológico FITNESS Modalidade Ginástica Musculação Pilates Ioga ESPORTES DE QUADRA Modalidade Basquete, Futebol Society, Futsal, Handebol, Palmeiras Kids III, Voleibol LUTAS MARCIAIS Modalidade Boxe Judô Karatê Jiu Jitsu CORRIDA DE RUA Modalidade Assessoria Esportiva SEP / Find Yourself Grupo de Corrida SEP Valores Dias de semana - R$ 27,00 (mensal) Sábados - R$ 50,00 (mensal) R$ 55,00 (até 31 de julho) R$ 25,00 (válido por 90 dias) Valores R$ 40,00 (até 31 de julho) R$ 45,00 (mensal) R$ 75,00 (mensal) R$ 80,00 (mensal) Valores R$ 22,00 (mensal) Valores R$ 55,00 (mensal) R$ 55,00 (mensal) R$ 27,00 (mensal) R$ 60,00 (mensal) Valores R$ 110,00 (sócios e sócios Avanti), R$ 140,00 (não sócios) R$ 90,00 (por pessoa para plano família) (mensal) R$ 27,00 (mensal)

37 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD PALMEIRAS KIDS I e II Modalidade Todas as práticas estão inclusas PATINAÇÃO Modalidade Escolinha, Iniciação e Lazer Competição Valores R$ 75,00 (mensal) Valores R$ 60,00 (mensal) 1 modalidade: R$ 80,00 (mensal) a partir da 2 a modalidade: R$ 150,00 DEPARTAMENTO DE CULTURA E ARTE Modalidade Valores Ballet Clássico e Jazz R$ 65,00 (mensal) Ballet Moderno e Contemporâneo R$ 65,00 (mensal) Jazz R$ 65,00 (mensal) Sapateado R$ 65,00 (mensal) Flamenco R$ 65,00 (mensal) Dança de Salão R$ 80,00 (mensal) Coral gratuíto Papoterapia gratuíto Italiano R$ 80,00 (mensal) SINUCA Dia da semana Horário Valor de terça a sexta-feira das 15:30 às 22:00 sábados, domingos e feriados das 08:30 às 18:50 R$ 5,00 / hora EXAME MÉDICO Dia da semana Horário terça e sexta-feira das 7:00 às 11:00 / das 13:00 às 22:00 quarta e quinta-feira das 13h às 22h sábados, domingos e feriados das 13h às 18h

38 38 39 INFORMAÇÕES GERAIS ESPORTES AQUÁTICOS. é obrigatório o uso de touca, óculos de natação e maiô/sunga.. é preciso estar com exame Dermatológico em dia. Para fazer a inscrição, é necessário 2 fotos 3 x 4 e exame médico recente. CONJUNTO AQUÁTICO - PISCINAS EXTERNAS. é preciso estar com exame Dermatológico em dia. Horário de funcionamento 3 as a 6 as - das 7:00 às 19:50 sábados, domingos e feriados - das 7:00 às 15:50 FITNESS - a partir dos 15 anos (exceto Fitness Teen: de 11 a 14 anos). musculação: obrigatoriamente após a incrição, será agendada uma avaliação na coordenadoria. Para fazer a inscrição, é necessário 2 fotos 3 x 4 e exame médico recente. ESPORTES DE QUADRA. pede-se o uso de material esportivo pertinente à modalidade escolhida. Para fazer a inscrição, é necessário 1 foto 3 x 4 e exame médico recente. LUTAS MARCIAIS - boxe e jiu jitsu: a partir dos 10 anos, judô: a partir dos 7 anos. após a primeira semana de treino, será necessário ter material próprio (luvas, faixas de mão, kimono) Para fazer a inscrição, é necessário 2 fotos 3 x 4 e exame médico recente.

39 Coordenadoria Sócio-Desportiva CSD CORRIDA DE RUA - ASSESSORIA ESPORTIVA SEP/ FIND YOURSELF a partir dos 16 anos. inscrições pelo tel , corridaderua@palmeiras.com.br com o técnico Luis Fernando Bernardi ou na Coordenadoria Para fazer a inscrição, é necessário o preenchimento de questionário e exame médico. CORRIDA DE RUA - SÓCIOS SEP Para fazer a inscrição, é necessário 1 foto 3 x 4 e exame médico recente. PATINAÇÃO Informações Tel: (11) Sra. Lucile Fanti PALMEIRAS KIDS I e II - crianças de 3 e 6 meses a 6 anos e 11 meses. é obrigatório o uso de uniforme (que podem ser adquiridos na Coordenadoria), touca, óculos de natação, maiô/sunga e kimono.. pede-se a presença do responsável apenas das crianças que estejam em adaptação ou necessitam de apoio. Para fazer a inscrição, é necessário 1 foto 3 x 4 CULTURA E ARTE. é obrigatório o uso de material próprio para as danças (sapatilhas e roupa de ballet, sapato para sapateado, colchonete para ioga etc.) importante: em caso de desistência, os valores não serão devolvidos, nem transferidos para outra atividade. O aluno perderá sua vaga caso deixe de frequentar o curso por 4 aulas no mês sem justificativa.

40 PALMEIRAS Temos vagas! JUDÔ, NATAÇÃO, VIVÊNCIAS CORPORAIS E RECREAÇÃO ESPORTIVA. terça e quinta-feira ou quarta e sexta-feira das 09h00 às 11h00 ou das 14h30 às 16h30 será muuuuito divertido! para crianças de 3 anos e 6 meses a 6 anos e 11 meses completos LOCAIS DE AULA: PISCINA, QUADRA E 1º ANDAR DO PRÉDIO POLIESPORTIVO. local para informações: coordenadoria sócio desportiva.

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2015

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2015 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2015 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

Programação das atividades. Attività

Programação das atividades. Attività Programação das atividades da COORDENADORIA SóCIO-DESPORTIVA Attività 05 AGO/SET 2014 2 3 EDITORIAL Prezado associado Alvi-verde! Trazemos a 5ª edição homenageando os 100 anos da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Leia mais

Mais saúde, menos stress

Mais saúde, menos stress iate especial Mais saúde, menos stress conheça Os BenefÍcIOs DA prática esportiva e AprOveIte para escolher A MODALIDADe IDeAL por JOãO rodrigues Um dos maiores diferenciais da Academia do Iate Clube de

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS CURSOS DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES

VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS CURSOS DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES VAGAS DISPONÍVEIS PARA OS CURSOS DO DEPARTAMENTO DE ESPORTES CORRIDA E CONDICIONAMENO FÍSICO (Acima de 15 anos) Treinamento individualizado através de planilhas e/ou aulas presenciais Horário de atendimento

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O Educação Física A profissão de Educação Física é caracterizada por ter um vasto campo de atuação profissional, tendo um leque com várias opções para realização das atividades pertinentes ao Educador Físico.

Leia mais

Desenvolver a arte marcial com seriedade e excelência no ensino, proporcionando uma loso a de vida.

Desenvolver a arte marcial com seriedade e excelência no ensino, proporcionando uma loso a de vida. FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA Fundada pelos irmãos Nogueira, a Team Nogueira é hoje a maior equipe de MMA pro ssional do mundo. Possui seu principal centro de treinamento no Rio de Janeiro, onde os atletas

Leia mais

PROPOSTA DE TREINAMENTO DE CORRIDA. TREINO IDEAL Assessoria Esportiva

PROPOSTA DE TREINAMENTO DE CORRIDA. TREINO IDEAL Assessoria Esportiva PROPOSTA DE TREINAMENTO DE CORRIDA A é uma empresa que presta serviços relacionados à saúde, qualidade de vida e performance, atuando em Belo Horizonte e região metropolitana. Nosso maior compromisso é

Leia mais

24 motivos. academia. para entrar na

24 motivos. academia. para entrar na para entrar na academia Mais um ano se inicia e com ele chegam novas perspectivas e objetivos. Uma das principais promessas feitas é deixar o sedentarismo de lado e entrar na academia! Nesta época é comum

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 7º ANO PROFESSORA:

Leia mais

As Atividades físicas suas definições e benefícios.

As Atividades físicas suas definições e benefícios. As Atividades físicas suas definições e benefícios. MUSCULAÇÃO A musculação, também conhecida como Treinamento com Pesos, ou Treinamento com Carga, tornou-se uma das formas mais conhecidas de exercício,

Leia mais

Modalidades esportivas Sesc

Modalidades esportivas Sesc Faça sua carteira COMERCIÁRIO: TITULAR: CPTS atualizada, Comp. de residência, GFIP (Guia de Recolhimento e Informações do FGTS), Taxa CONVENIADOS: TITULAR: Comp.de residência, documento que comp. de vínculo

Leia mais

A S S O C I A Ç Ã O R E C R E A T I V A D O S E M P R E G A D O S D O S C O R R E I O S - S Ã O P A U L O M E T R O P O L I T A N A

A S S O C I A Ç Ã O R E C R E A T I V A D O S E M P R E G A D O S D O S C O R R E I O S - S Ã O P A U L O M E T R O P O L I T A N A A S S O C I A Ç Ã O R E C R E A T I V A D O S E M P R E G A D O S D O S C O R R E I O S - S Ã O P A U L O M E T R O P O L I T A N A EDIÇÃO 05/2014 São Paulo, 06 de fevereiro de 2014 A ARCO/SPM disponibilizará

Leia mais

Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva

Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva Ciclo de Vida das atividades esportivas nos clubes da implantação ao encerramento Case Esperia: Reestruturação de atividade esportiva O PIDE - Programa de Iniciação Desportiva do Clube Esperia foi criado

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ATIVIDADES EXTRACURRICULARES Todas as manifestações artísticas, comunicativas e esportivas fazem parte da formação integral do aluno, proporcionando o convívio social, despertando

Leia mais

PISCINAS MUNICIPAIS QUINTA DAS DROGAS (4 A 15 DE JULHO) ATIVIDADE 2ª e 6ª 3ª e 5ª 4ª e 6ª

PISCINAS MUNICIPAIS QUINTA DAS DROGAS (4 A 15 DE JULHO) ATIVIDADE 2ª e 6ª 3ª e 5ª 4ª e 6ª PISCINAS MUNICIPAIS QUINTA DAS DROGAS (4 A 15 DE JULHO) ATIVIDADE 2ª e 6ª 3ª e 5ª 4ª e 6ª AMA 1 7-14 AMA 2 7-14 HIDRO 12h45 CORAÇÃO SAUDÁVEL 12h00 16h30 HIDRO SÉNIOR 11h15 16h30 CORREÇÃO POSTURAL NATAÇÃO

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

ESPORTES COMUNITÁRIA

ESPORTES COMUNITÁRIA ESPORTES COMUNITÁRIA 2014 Prezados pais e alunos, É com muita alegria e energia que esperamos a participação dos nossos alunos na Comunitária Esportes! Trabalhamos com empenho e carinho nos últimos preparativos

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 6º ANO PROFESSORA:

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

A PRIMEIRA E MAIS COMPLETA PESQUISA COM ASSESSORIAS ESPORTIVAS DO PAÍS

A PRIMEIRA E MAIS COMPLETA PESQUISA COM ASSESSORIAS ESPORTIVAS DO PAÍS A PRIMEIRA E MAIS COMPLETA COM ASSESSORIAS ESPORTIVAS DO PAÍS OBJETIVO Conhecer o mercado das Assessorias Esportivas de todo o Brasil ANALISAR E AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS E NAS RELAÇÕES

Leia mais

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição

Período de Preparação Período de Competição Período de Transição PERIODIZAÇÃO Desde que a chamada "Ciência do Esporte" passou a sistematizar e metodizar o Treinamento Desportivo, a periodização passou a ser a única forma de se organizar todo o trabalho realizado durante

Leia mais

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se!

saúde Sedentarismo Os riscos do Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! saúde Sinal Canal de Comunicação da Sistel para os Usuários de Saúde Ano I - Nº 4 - Dezembro 2014 Os riscos do Sedentarismo Saiba as causas e consequências de ficar parado e mexa-se! O sedentarismo é resultado

Leia mais

Exercícios além da academia

Exercícios além da academia Exercícios além da academia Pilates É uma modalidade de atividade física realizada em aparelhos, bolas e no solo, que proporciona fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade e correção da postura.

Leia mais

SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015

SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015 SEMANA DA INTEGRAÇÃO FISMA/FCAA 2015 16 a 20 de março de 2015 EVENTO ESPORTIVO E CULTURAL COM OBJETIVO DE INTEGRAR OS CALOUROS AO AMBIENTE ACADÊMICO DA FISMA/FCAA PROGRAMAÇÃO Dia 16/03 Ginásio de Esportes

Leia mais

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer

III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer III Seminário Gestão e Otimização dos Espaços de Cultura, Esporte e Lazer Unidades SESI 94 Unidades em 77 Municípios: 30 unidades escolares 43 unidades multioperacionais 6 Clubes 4 Centros de Cultura 6

Leia mais

Somos uma empresa de prestação de serviços na área de Treinamento Esportivo.

Somos uma empresa de prestação de serviços na área de Treinamento Esportivo. Somos uma empresa de prestação de serviços na área de Treinamento Esportivo. Nosso compromisso é fazer com que os alunos conquistem seus objetivos, da melhor e mais saudável maneira possível, através de

Leia mais

Programação das atividades. Attività. Os benefícios da prática esportiva pelas crianças VEM AÍ... A XXVI OLIMPÍADA DA CRIANÇA

Programação das atividades. Attività. Os benefícios da prática esportiva pelas crianças VEM AÍ... A XXVI OLIMPÍADA DA CRIANÇA Programação das atividades da COORDENADORIA SóCIO-DESPORTIVA Attività 06 OUT/NOV/DEZ 2014 JAN 2015 Os benefícios da prática esportiva pelas crianças VEM AÍ... A XXVI OLIMPÍADA DA CRIANÇA 2 3 EDITORIAL

Leia mais

O Portal do Servidor Homenageia Marília Careli, Servidora que faz a diferença para a comunidade na Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico

O Portal do Servidor Homenageia Marília Careli, Servidora que faz a diferença para a comunidade na Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico Marília Careli O Portal do Servidor Homenageia Marília Careli, Servidora que faz a diferença para a comunidade na Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico Por: Waldedy Maria de Paula, equipe Portal do

Leia mais

www.trainingcompanysupport.net

www.trainingcompanysupport.net www.trainingcompanysupport.net Prof. Esp. Adilson Silva Olá, a partir de agora terei o prazer de apresentar para você um pouco mais da Training Company Support. Nesta apresentação nosso foco será o programa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO IDOSO

PLANO DE TRABALHO IDOSO PLANO DE TRABALHO IDOSO Telefone: (44) 3220-5750 E-mail: centrosesportivos@maringa.pr.gov.br EQUIPE ORGANIZADORA SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER Francisco Favoto DIRETOR DE ESPORTES E LAZER Afonso

Leia mais

guia Metalcamp Divirta-se no DO SÓCIO DeSCOntOS 27 Sócios do Sindicato pagam menos em restaurantes, cinemas

guia Metalcamp Divirta-se no DO SÓCIO DeSCOntOS 27 Sócios do Sindicato pagam menos em restaurantes, cinemas guia DO SÓCIO ABRIL/2013 Edição nº 3 Divirta-se no Metalcamp Compromisso com o trabalhador metalclube 5 A melhor academia da região está no clube dos metalúrgicos CreDmetAl 11 Várias facilidades para o

Leia mais

Detalhamento do Serviço de Coaching Turma 3 Início Outubro/2014 Foco: ICMS RJ / ICMS SP. Prof. Fábio Amorim 1 de 6 www.exponencialconcursos.com.

Detalhamento do Serviço de Coaching Turma 3 Início Outubro/2014 Foco: ICMS RJ / ICMS SP. Prof. Fábio Amorim 1 de 6 www.exponencialconcursos.com. Turma 3 Início Outubro/2014 Foco: ICMS RJ / ICMS SP Prof. Fábio Amorim 1 de 6 Olá pessoal! Este documento tem por intuito elucidar dúvidas e esclarecer o processo de trabalho do Exponencial Concursos para

Leia mais

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DE EDUCAÇÃO FÍSICA -2015 DATA 14/12/2015 SEGUNDA FEIRA - Sala Q2

CRONOGRAMA DE DEFESA DE TCC DE EDUCAÇÃO FÍSICA -2015 DATA 14/12/2015 SEGUNDA FEIRA - Sala Q2 DATA 14/12/2015 SEGUNDA FEIRA - Sala Q2 O FUTSAL COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA E DAS HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS. Marcos Celestino de Souza HORÁRIO: 19h MÉTODOS DE APLICAÇÃO

Leia mais

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais.

Crianças e jovens, de 09 até 17 anos de idade, participam de Escolinha e das Equipes nas competições oficiais. ABIG / JEQUIÁ BASQUETE * Localizado na Ilha do Governador * Há 40 anos participando das competições de Basquete no Estado do Rio de Janeiro * Equipes participando de 5 categorias nesta temporada Crianças

Leia mais

GUIA DO ALUNO 2015. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO

GUIA DO ALUNO 2015. INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO GUIA DO ALUNO 2015 INFORMAÇÕES GERAIS Educação Infantil e 1º Ano SEDE HORTO INÍCIO DAS AULAS Berçário e Integral: 5 de janeiro (2ª feira) HORÁRIO DE AULAS Educação Infantil: Manhã: 7h45 às 12h Tarde: 13h30

Leia mais

Triathlon Faculdades FKB. Regulamento Geral

Triathlon Faculdades FKB. Regulamento Geral DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Triathlon Faculdades FKB Regulamento Geral Art. 1 Este Regulamento Geral é o conjunto de disposições que regem a 1ª Prova de Triathlon Faculdades FKB 2011 e implica obediência

Leia mais

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012

REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADA ESCOLAR DE NOVO HAMBURGO 2012 OBJETIVO GERAL Formação para o pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes por meio do esporte. CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

ATLETISMO. Alyne Rayane

ATLETISMO. Alyne Rayane ATLETISMO Alyne Rayane O QUE É ATLETISMO? O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ATLETISMO QUANDO SURGIU? Atletismo tempo dos ancestrais;

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO

PROGRAMA ATLETA PARCEIRO PROGRAMA ATLETA PARCEIRO Contexto: O Programa Atleta Parceiro é uma ação da Pedro Baldo Escola de Natação que oferece bolsas integrais e parciais para atletas que se comprometem com as estratégias de treinamento

Leia mais

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann

Esporte na Educação. Maria Alice Zimmermann Esporte na Educação Olimpismo O Olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva. COB

Leia mais

INFORMATIVO CURSOS EXTRACURRICULARES 2015 II PARTE (Coral, Dança Alemã, Música Frau Weiss e Escola de Esportes)

INFORMATIVO CURSOS EXTRACURRICULARES 2015 II PARTE (Coral, Dança Alemã, Música Frau Weiss e Escola de Esportes) 1 Mantido pela Associação Escolar Benjamin Constant Declarada de Utilidade Pública Federal em 21.07.99 Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio São Paulo, 27 de janeiro de 2015. Prezados Pais

Leia mais

Outubro AG NDA E MUNICIPAL M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer Inf o mail

Outubro AG NDA E MUNICIPAL M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer Inf o mail Outubro M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA AG NDA E MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer Inf o mail 2008 Outu b ro 2008 Q 1 Q 2 S 3 S 4 D 5 S 6 T 7 Q 8 Q 9 S 10 S 11 D 12 S 13 T 14 Q 15 Q 16 S 17 S 18 D 19 S

Leia mais

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

Projeto Recanto Pôr do Sol Guararema. Corpo saudável é mente saudável. Exercício é a melhor forma de se viver bem.

Projeto Recanto Pôr do Sol Guararema. Corpo saudável é mente saudável. Exercício é a melhor forma de se viver bem. Projeto Recanto Pôr do Sol Guararema Corpo saudável é mente saudável. Exercício é a melhor forma de se viver bem. André Aires Educação Física - CREF 061788 Bruna Aires - Nutricionista - CRN 31255/P Marcia

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1. APRESENTAÇÃO De acordo com a nova LDB, no Artigo 82, fica estabelecido que: Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino

Leia mais

Treinamento Personalizado para Idosos. Discentes: Dulcineia Cardoso Laís Aguiar

Treinamento Personalizado para Idosos. Discentes: Dulcineia Cardoso Laís Aguiar Treinamento Personalizado para Idosos Discentes: Dulcineia Cardoso Laís Aguiar Idosos Indivíduos com idade superior a 60anos Segundo o estatuto do idoso -é assegurando o direito à vida, à saúde, à alimentação,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO INTRODUCÃO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO MÉDIO Docente: André Luiz Sponhardi ANO:2013 INTRODUCÃO Há muitos benefícios provenientes das aulas de educação física para os alunos

Leia mais

DIVULGAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA FAEFID PROJETOS GRATUITOS

DIVULGAÇÃO PARA A INSCRIÇÃO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO DA FAEFID PROJETOS GRATUITOS DIVULGÇÃO PR INSCRIÇÃO NOS PROJETOS DE EXTENSÃO D FEFID Coordenação de Extensão da FEFID divulga abaixo os dias e horários dos projetos que serão oferecidos à comunidade, bem como o dia e o horário das

Leia mais

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO

Prova Pedestre UEL 30.11.2013 REGULAMENTO DOS PRINCIPIO GERAIS, DOS OBJETIVOS E DAS FINALIDADES. Art.1º - A VII é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Esporte (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina, e serão

Leia mais

Cases de sucesso 21/3/2012. Administração e Gestão da Saúde em benefício da empresa e de seus colaboradores

Cases de sucesso 21/3/2012. Administração e Gestão da Saúde em benefício da empresa e de seus colaboradores Cases de sucesso Administração e Gestão da Saúde em benefício da empresa e de seus colaboradores Academia Boa Forma As Unidades Campo Belo e Itapevi possuem um espaço gratuito para atividades físicas dentro

Leia mais

HORÁRIOS ANO LETIVO 2013/2014

HORÁRIOS ANO LETIVO 2013/2014 ESCOLA DE NATAÇÃO E ATIVIDADES AQUÁTICAS Bebés 1 x Semana () Bebés (6 12 meses) Bebés (12 18 meses) Bebés (18 24 meses) Bebés (24 30 meses) Bebés (30 36 meses) Bebés (36 42 meses) Bebés (42 48 meses) Natação

Leia mais

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro

O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro O QUE É TREINAMENTO FUNCIONAL? Por Artur Monteiro e Thiago Carneiro O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um

Leia mais

O desafio da Integração de Políticas Esportivas. Eduardo Augusto Carreiro SESI-SP

O desafio da Integração de Políticas Esportivas. Eduardo Augusto Carreiro SESI-SP O desafio da Integração de Políticas Esportivas Eduardo Augusto Carreiro SESI-SP 1. Base de investimento do esporte no Brasil Investimento x Produção (numero de participantes) 2. Sistema federações/confederações

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula, através de atividades esportivas, artísticas e culturais. Conheça cada uma das modalidades

Leia mais

NORMA ADMINISTRATIVA

NORMA ADMINISTRATIVA NORMA ADMINISTRATIVA NA1102 VERSÃO 6 1/5 VIGÊNCIA dos serviços praticados no Clube 01/06/13 1. OBJETIVO Aplicar os valores estabelecidos pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria para os serviços realizados

Leia mais

ESTATUTO Nº 01/15. UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ESTATUTO Nº 01/15. UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESTATUTO Nº 01/15. Dispõe sobre a institucionalização do Laboratório de Atividade Física e Esportiva (LAFE) no âmbito da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). RESOLVE: Art. 1º - Dispor sobre normas gerais

Leia mais

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres

Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres 2 Proposta para Implantação do Programa Atividade Física & Mulheres Ana Paula Bueno de Moraes Oliveira Graduada em Serviço Social Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas Especialista

Leia mais

Fitness II PROF. FABIO DUTRA

Fitness II PROF. FABIO DUTRA Fitness II PROF. FABIO DUTRA Revisão Histórica O conceito de totalidade orgânica tem ganho adeptos desde a antiga Grécia. CLARKE (1976) cita que no século V antes de Cristo, os atenienses reconheciam a

Leia mais

ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede)

ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede) ATIVIDADES DESPORTIVAS 2015/2016 (Qualquer inscrição pode ser efetuada nas diferentes delegações ou sede) GINÁSIO DE SÃO PAULO ACTIVIDADES: Ginástica 3ª idade 2X por semana = 1 hora por sessão 2ª e 4ª

Leia mais

Cursos de Extensão da Faculdade de Educação Física UFMT - 2013/2014 Inscrições: http://www.ufmt.br/fef http://www.fundacaouniselva.org.

Cursos de Extensão da Faculdade de Educação Física UFMT - 2013/2014 Inscrições: http://www.ufmt.br/fef http://www.fundacaouniselva.org. Cursos de Extensão da Faculdade de Educação Física UFMT - 2013/2014 Inscrições: http://www.ufmt.br/fef http://www.fundacaouniselva.org.br Curso 1 - TREINAMENTO FUNCIONAL Responsável: Prof. Esp. Emmanuel

Leia mais

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL Walid Makin Fahmy Sistema SESI SESI - Serviço Social da Indústria Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em

Leia mais

O que é a Costa do Sauípe?

O que é a Costa do Sauípe? O que é a Costa do Sauípe? A Costa do Sauípe é um complexo hoteleiro, localizado a 76 quilômetros do aeroporto de Salvador, no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia. Possui 6 km de praias,

Leia mais

PROJETO FUTSAL 2013 CATEGORIAS SUB 07 SUB 09 SUB 11 SUB 13 SUB 15

PROJETO FUTSAL 2013 CATEGORIAS SUB 07 SUB 09 SUB 11 SUB 13 SUB 15 PROJETO FUTSAL 2013 CATEGORIAS SUB 07 SUB 09 SUB 11 SUB 13 SUB 15 1 PROJETO FUTSAL DA ESCOLA BARÃO EM 2013 INTRODUÇÃO A Escola Barão do Rio Branco, através do seu Curso Livre BARÃO ESPORTES, oportuniza

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA DA FAEFID / UFJF

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA DA FAEFID / UFJF 1 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA DA FAEFID / UFJF JANEIRO DE 2007. APROVADA EM 31 DE JANEIRO DE 2007 HABILITAÇAO EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (L) HABILITAÇAO EM BACHARELADO

Leia mais

O CLUBE. Uma família chamada Fonte São Paulo

O CLUBE. Uma família chamada Fonte São Paulo M ÍD IA K I T O CLUBE Uma família chamada Fonte São Paulo Tudo começou com um grupo de amigos que se reuniam na piscina e no campo de futebol onde assistiam jogos do Clube Auriverde - hoje Guarani Futebol

Leia mais

Confederação Brasileira de Voleibol PREPARAÇÃO FÍSICA Prof. Rommel Milagres SAQUAREMA Dezembro 2013

Confederação Brasileira de Voleibol PREPARAÇÃO FÍSICA Prof. Rommel Milagres SAQUAREMA Dezembro 2013 Confederação Brasileira de Voleibol PREPARAÇÃO FÍSICA Prof. Rommel Milagres SAQUAREMA Dezembro 2013 CURRICULUM VITAE Chefe do Departamento e Preparação Física do Minas Tênis Clube desde 1978 Preparador

Leia mais

CURSOS SOCIAIS. BALLET Sala de Ballet

CURSOS SOCIAIS. BALLET Sala de Ballet GUIA DE MODALS 2015 CURSOS SOCIAIS CURSO BALLET NÍVEL 09:00 às 10:00 8 a 10 anos 2º ao 4º ano (com teste) acima de 15 anos Iniciante Adulto (sem teste) 15:00 às 16:00 3 a 5 anos Baby Class (sem teste)

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

LABORATÓRIO DE EDUCAÇAO FÍSICA LEF PROJETO PEDAGÓGICO- ESPORTIVO

LABORATÓRIO DE EDUCAÇAO FÍSICA LEF PROJETO PEDAGÓGICO- ESPORTIVO PROJETO PEDAGÓGICO- ESPORTIVO INTRODUÇÃO Com o crescimento da utilização de aparelhos eletrônicos no mercado, a atividade física não tem o mesmo atrativo e protagonismo de tempos atrás. As crianças hoje

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA PARA PREVENÇÃO, TRATAMENTO

Leia mais

VEM CHEGANDO O VERÃO...

VEM CHEGANDO O VERÃO... Programação das atividades da COORDENADORIA SóCIO-DESPORTIVA Attività 11 OUT/NOV/DEZ 2015 JAN 2016 VEM CHEGANDO O VERÃO... Monte seu projeto conosco: Escolha as modalidades esportivas para curtir o verão

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora.

O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora. O Ginásio Topázio é um espaço de actividade física que existe desde Fevereiro de 2006, localizado em Alfornelos, no Concelho da Amadora. Conta na sua equipa com um conjunto de profissionais habilitados

Leia mais

Iate Clube Itaúna. Iate Clube Itaúna. Dia das crianças é no Iate. Venha comemorar o mês das crianças no Iate Clube! INFORMATIVO

Iate Clube Itaúna. Iate Clube Itaúna. Dia das crianças é no Iate. Venha comemorar o mês das crianças no Iate Clube! INFORMATIVO INFORMATIVO Iate Clube Itaúna Iate Clube Itaúna EDIÇÃO Nº 46 Outubro 2013 DIRETORIA 2012/2014 Dia das crianças é no Iate. Venha comemorar o mês das crianças no Iate Clube! No dia 27 o Iate Clube Itaúna

Leia mais

T E M E X E, G U R I!

T E M E X E, G U R I! APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE T E M E E, G U R I! A Associação Santa Cruz do Sul Chacais, entidade sem fins lucrativos e com foco na pratica esportiva, inscrita no CNPJ sob o n 13.631.001/0001-86, registrada

Leia mais

CLUBE DE CORRIDA. Caso queira iniciar, passará por uma seqüência de avaliações

CLUBE DE CORRIDA. Caso queira iniciar, passará por uma seqüência de avaliações CLUBE DE CORRIDA COMO FUNCIONA Será marcada uma entrevista com o interessado A este será apresentado os serviços Caso queira iniciar, passará por uma seqüência de avaliações 1- Matricula (cadastro) No

Leia mais

Programação das atividades. Attività. Chegou attività. GUARDE SEU guia NA bolsa E MANTENHA-SE

Programação das atividades. Attività. Chegou attività. GUARDE SEU guia NA bolsa E MANTENHA-SE Programação das atividades da COORDENADORIA SóCIO-DESPORTIVA Attività 01 OUT/ NOV 2013 VAI COMEÇAR A FESTA! vem aí... Chegou attività. GUARDE SEU guia NA bolsa E MANTENHA-SE INFORMADO SOBRE AS atividades

Leia mais

Projeto 1ª Semana Raça Rugby Ribeirão

Projeto 1ª Semana Raça Rugby Ribeirão Projeto 1ª Semana Raça Rugby Ribeirão O Projeto 1ª Semana Raça Rugby Ribeirão é um evento realizado pela Associação Atlética Raça Rugby Ribeirão, cujos focos são o aprimoramento técnico de atletas, a criação

Leia mais

Colégio Mater Amabilis / E.E.I. O Pequeno Príncipe

Colégio Mater Amabilis / E.E.I. O Pequeno Príncipe Colégio Mater Amabilis / E.E.I. O Pequeno Príncipe Nascida a 1º de abril de 1969, a pequenina escola da Tia Dília, qual planta que medrou afortunada e saudável, lançou raízes firmes em solo guarulhense,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 7º ANO PROFESSORA:

Leia mais

SETE NOSSOS PROFESSORES. DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas

SETE NOSSOS PROFESSORES. DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas DIRETOR Ir. Inácio Ferreira Dantas VICE DIRETORA EDUCACIONAL Bruna Sousa dos Santos ASSESSOR ADMINISTRATIVO Manuel da Silva Lima SETE NOSSOS PROFESSORES Basquete Prof. Carlos Magno Futsal Prof. José Maria

Leia mais

CORRIDA G2 RUN CONSTRUTORA G2 KIDS/CAMINHADA/CORRIDA

CORRIDA G2 RUN CONSTRUTORA G2 KIDS/CAMINHADA/CORRIDA CORRIDA G2 RUN CONSTRUTORA G2 KIDS/CAMINHADA/CORRIDA INSCRIÇÕES LIMITADAS INSCREVA-SE ATÉ ÁS 23:59min DO DIA 19/09 OU ENQUANTO HOUVER INSCRIÇÕES NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA HORA! Valor Público Geral (Corrida

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES HOJE EU APRENDI. AULA: 5.2 Conteúdo: Atividade Física e Saúde

APRENDER A APRENDER EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES HOJE EU APRENDI. AULA: 5.2 Conteúdo: Atividade Física e Saúde A AULA: 5.2 Conteúdo: Atividade Física e Saúde A AULA: 5.2 Habilidades: Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e qualidade de vida A BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE A Benefícios

Leia mais

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ

SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ SEMEART: A DANÇA EXPRESSIVA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE UFG/CAJ REZENDE, Cláudia Moraes. CCEF/UFG/CAJ ALMEIDA, Cláudia Silva de. CCEF/UFG/CAJ MACÊDO, Keila Márcia Ferreira. CCEF/UFG/CAJ NETO,

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 30 de maio de 2005. Prof. Milton Mayer Presidente RESOLUÇÃO CONSEAcc-BP 9/2005 ALTERA AS EMENTAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho Acadêmico por Câmpus, do câmpus de Bragança

Leia mais

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email

Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Email CAMPOSDEFÉRIAS2015 CAMPOS DE FÉRIAS Nome Ano Turma Nº Idade Data de Nascimento Tel Email 15/6 22/6 29/6 06/7 13/7 20/7 KIDCAMPO STREETGYMN/ STREETDANCE MUSICENTRO FUTEBOL EQUITAÇÃO VOLEIBOL BASQUETEBOL

Leia mais

TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16

TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16 TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16 TetraBrazil Prep 2014/2015 Page 1 Objetivo: O TetraPrep é um curso preparatório que visa à formação de treinadores de futebol para o mercado americano. O principal objetivo

Leia mais

Agradecemos pelo seu interesse! 1) Apresentação do Rancho Santa Mônica

Agradecemos pelo seu interesse! 1) Apresentação do Rancho Santa Mônica Agradecemos pelo seu interesse! O informativo da colônia de férias está dividido em quatro partes: 1) Apresentação do Rancho Santa Mônica 2) Valores das temporadas do mês de Julho de 2015 3) Normas do

Leia mais

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde?

APRESENTAÇÃO Quem pode participar? Como chegar ao evento? Quem organiza? O que é necessário para participar? Em que consiste a Feira da Saúde? APRESENTAÇÃO 24horas de Desporto e Saúde, mais que um evento, UMA CAUSA SOCIAL desporto para todos em prol de uma vida longa e saudável. Começa dia 18 de Maio às 20h e tem como objectivos: Fazer a ponte

Leia mais

Visão: Ser referência em Assessoria Esportiva por meio da excelência na prestação de serviço.

Visão: Ser referência em Assessoria Esportiva por meio da excelência na prestação de serviço. 1. A ASSESSORIA Negócio: Esporte, lazer e qualidade de vida. Missão: Prestar assessoria esportiva com qualidade e transparência, proporcionando as melhores soluções para atingir objetivos de cada cliente

Leia mais

Fórmula 47 - Treino Em Casa

Fórmula 47 - Treino Em Casa Fórmula 47 - Treino Em Casa 1 Fórmula 47 Fórmula 47 - Treino Em Casa Uso Do E- Book FÓRMULA 47 divulga informações via publicação digital, textos ou vídeos, sobre musculação, treino, dieta, uso de suplementos,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais