Treinamento Personalizado para Idosos. Discentes: Dulcineia Cardoso Laís Aguiar

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1 Treinamento Personalizado para Idosos Discentes: Dulcineia Cardoso Laís Aguiar

2 Idosos Indivíduos com idade superior a 60anos Segundo o estatuto do idoso -é assegurando o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, á cultura, ao esporte, ao lazer...

3 Atenção Aumento da expectativa de vida Aumento da busca pela qualidade de vida Segundo autores: Zona de Invalidez - sem qualidade de vida, incapacidades associadas ao envelhecimento. Período Saudável - com qualidade de vida, capaz de realizar tarefas diárias.

4 Dados 81% da população apresentam: - hipertensão - diabetes - colesterol alto - dores na coluna - problemas cardíacos

5 Benefícios Fisiológicos da Atividade Física Melhora a sensibilidade a insulina : prevenção e controle Redução de triglicerídeos : controle de colesterol Redução da perda de massa óssea e muscular Controle da pressão arterial

6 Benefícios Fisiológicos da Atividade Física Saúde e independência : Força, equilíbrio, flexibilidade e resistência: -Facilita tarefas diárias -Previne quedas -Acelera recuperação de lesões Relaxamento, pré disposição e diversão

7 Riscos da atividade física não planejada Lesões ortopédicas e musculares Arritmias cardíacas-cardiopatas Infarto Morte

8 Importância do acompanhamento personalizado Programa adequadamente elaborado e implementado benefícios físicos e emocionais Necessário avaliação individualizada, baseada na real condição física do indivíduo Enfoque nas necessidades físicas, sociais e emocionais

9 Orientações Gerais para Trabalhar com idosos Idoso Ativo X Sedentário Avaliação pré-exercício: capacidades e limitações do indivíduo Esclarecer as metas de treino: saúde, independência Treinamento de força Treinamento de flexibilidade e postural

10 Treinamento de Força Após os 50 anos perda de 10% de massa muscular por década Deixa os músculos mais fortes Preserva a independência física Limita a probabilidade de doenças crônicas, ex: diabetes Segundo estudos - retarda o processo de envelhecimento

11 Caminhada Melhora Condição Cardiorrespiratória Exercício de baixa a moderada intensidade Sem custo e de fácil execução

12 Hidroginástica Relaxante e ativa circulação Melhora Cardiorrespiratório e condicionamento físico Aumenta Resistência muscular e desenvolve músculos Melhora bem-estar e auto-estima Melhora a postura e alivia dores na coluna Alivia impactos articulares e aumenta amplitude articular Alivia as tensões e o stress do dia a dia

13 Flutuação na água Facilita a execução dos movimentos Articulações ficam livres de atritos (choques) Diminui riscos de lesões Segundo o princípio de Arquimedes: "Quando um corpo está completo ou parcialmente imerso em um líquido, ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado".

14 Dança na Terceira Idade Maior prática e aceitabilidade por idosas: integração Melhora: coordenação, equilíbrio, ritmo, resistência e memorização Bem-estar físico, social e psicológico Sensações Prazerosas

15 Considerações Finais Começando devagar Lesão ou problemas que ocorram no inicio podem levar ao fim do programa Enfatizar a alegria, o divertimento,a brincadeira Não há limite de idade para os benefícios do exercício Perspectiva positiva são a chave para envelhecer bem

16 Obrigado pela Atenção!

17 Referências Bibliográficas Leal, IJ & Haas, NA. O significado da dança na terceira idade. RBCEH.p jan./jun Caromano, FA. Ide, MR. Kerbauy, RR. Manutenção na prática de exercícios por idosos. Rev. do Depart. de Psicol. V.18. n.2, p Jul./Dez Brooks S.Douglas. O livro completo para o treinamento personalizado.p ed.phorte Kobe et al. Perfil do estilo de vida de idosos que praticam caminhadas sem supervisão com idosos sedentários. Revista Digital. Ano 13. n.120. maio Bonachela, V. Manual básico de hidroginástica. Editora: Sprint. ISBN Geriatria Saúde-

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