NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares."

Transcrição

1 NOVIDADE SM para o Ensino Fundamental I Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares. SM, a melhor

2 O s anos de 2004 e 2005 foram marcantes para a definição, o planejamento e a organização do Ensino Fundamental em nosso país. Nesse período, o Ministério da Educação implementou o Ensino Fundamental de 9 anos, proporcionando a inclusão das crianças de 6 anos no ciclo regular da Educação Básica. Consequentemente, houve a necessidade de readequação das redes de ensino e das vagas escolares, para assegurar a garantia de aprendizagem às crianças, considerando a diversidade social, cultural e individual dos alunos. Atualmente, o Ensino Fundamental está dividido em: Fundamental I e Fundamental II. Por sua vez, o Ensino Fundamental I possui ciclos, com ênfases pedagógicas distintas: Ensino Fundamental I CICLO COMPLETO DE 5 ANOS CICLO DE 1º, 2º e 3º ano 6 a 8 anos FOCO Letramento e Alfabetização Alfabetização Matemática Ciências Humanas e da Natureza F1 CICLO DE CONSOLIDAÇÃO 4º e 5º ano 9 e 10 anos FOCO Língua Portuguesa Matemática Ciências Humanas e da Natureza Princípios básicos para aprender a ler e escrever e introdução dos conteúdos de Ciências Humanas e da Natureza Aprofundamento em leitura, escrita, compreensão, interpretação de textos, resolução de problemas e alfabetização científica e cartográfica NOVIDADE! RECURSOS SM para o Ensino Fundamental I OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Para facilitar a consulta aos conteúdos e objetivos de aprendizagem propostos para o Ensino Fundamental I, estão disponíveis para as coleções SM quadros estruturados por ano, disciplinas e bimestres. CADERNOS DE ATIVIDADE Os Cadernos de atividade SM apresentam uma ampla e variada seleção de exercícios de Alfabetização e Letramento e Alfabetização Matemática. MATRIZES DE REFERÊNCIA Preocupada com a qualidade da Educação no Brasil, a SM oferece materiais que auxiliam o professor a desenvolver as competências e habilidades necessárias em seus alunos para um bom desempenho nas avaliações internas e externas. LIVRO DIGITAL A SM disponibiliza seus livros também na versão digital (via tablet ou computador), permitindo ao professor incrementar e otimizar suas aulas.

3 Reorientação CURRICULAR E A A infância é um período importante da vida, que proporciona magia, encantamento e vínculos afetivos e sociais que ainda são muito latentes nas crianças de 6 anos. Elas necessitam de muito apoio durante a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O ideal é associar esses dois momentos, gradualmente, uma vez que o aluno dessa idade não deixa de ser criança só porque precisa ser alfabetizado. A implantação de mais um ano na etapa fundamental e a ênfase na alfabetização e no letramento nesse ciclo provocaram a necessidade de reorganizar toda a grade curricular. Ênfase na LEITURA E NA ESCRITA Diante desse cenário, ou seja, a ênfase na ação de ensinar a ler e escrever, a SM desenvolveu materiais e recursos digitais, como livros didáticos, jogos e objetos digitais, cadernos de atividades e ferramentas para avaliação, que aperfeiçoam o trabalho do professor, promovendo métodos de aprendizagens significativas e dinâmicas. Os materiais didáticos SM inserem a alfabetização como parte integrante do permanente processo de apropriação de práticas sociais de letramento e de vivências culturais amplas que incluem o domínio de conhecimentos relacionados à linguagem e à matemática e às outras áreas do saber. Educação Infantil ENSINO FUNDAMENTAL I coleções SM que contribuem para uma transição gradual entre os níveis de ensino. Ensino Fundamental II Acesse e confira todos os recursos disponíveis para educadores de escolas públicas e privadas. OED Os Objetos Educacionais Digitais SM enriquecem os conteúdos de explanações e atividades no momento da abordagem, promovendo o raciocínio, a memória, a interação do aluno e o dinamismo das aulas. JOGO INTERATIVO Mistério no Museu de Ciências é um jogo interativo destinado ao aluno do 3º ao 5º ano e que estimula o aprendizado de assuntos e temas de Ciências Humanas e da Natureza. Esse recurso pode ser utilizado em sala de aula para testar os conhecimentos do aluno de forma individual ou coletiva. GERADOR DE PROVAS Esse recurso possibilita ao professor preparar provas no momento e da maneira que desejar. Material destinado ao ciclo de alfabetização (1º ao 5º ano). ROTEIRO PARA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO É uma ficha com perguntas direcionadas que permitem ao professor verificar pontos relevantes das coleções, como proposta didática, abordagem metodológica, progressão, aspectos gráficos, entre outros, orientando e auxiliando na análise de livros didáticos.

4 A SM e o Ensino FUNDAMENTAL I EM 1918 NA ESPANHA, RELIGIOSOS MARIANISTAS COMEÇAM A PUBLICAR LIVROS COM MATERIAIS DE APOIO ÀS SUAS AULAS. EM 1950, PUBLICAM A PRIMEIRA SÉRIE COMPLETA DE TEXTOS DE FÍSICA, E QUÍMICA. EM 1977 FOI CONSTITUÍDA A FSM EDIÇÕES SM SE ESTABELECE NO BRASIL Com mais de 60 anos de história, o Grupo SM já era referência em Educação nos países em que estava presente. Em 2004, chega ao Brasil uma das empresas do grupo: Edições SM. Por meio dos livros de literatura, a SM surge com uma proposta filosófica diferente, que promove a formação de valores que fundamentam a prática da cidadania. Valores como responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da SM, que acredita na Educação como principal fator de transformação social. Para a SM, educar é tudo porque por trás da palavra Educação há sempre generosidade e entrega. Nesse mesmo ano, o Ministério da Educação implementou o Ensino Fundamental de 9 anos, proporcionando a inclusão das crianças de 6 anos no ciclo regular da Educação Básica APRENDER JUNTOS EM NOVA VERSÃO Após conquistar professores, escolas e alunos de todo o Brasil, a coleção fica ainda melhor com a revisão conceitual e atualização de dados. Os livros receberam novo projeto gráfico, novas imagens, textos e atividades; tudo isso para apresentar sempre conteúdos organizados de forma sistemática e clara, favorecendo a aprendizagem AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES O ano de 2012 marca o lançamento da coleção Mundo Amigo, uma grande novidade para o Ensino Fundamental I. Com uma proposta objetiva, prática e diferenciada em sua organização, possibilita a interação e a aprendizagem por meio da mobilidade oferecida pelos recursos digitais exclusivos da SM. Esse novo material chega ao mercado trazendo um método coerente e eficaz para a formação integral do aluno, centrada no trabalho com os eixos: CONTEÚDOS SUGERIDOS PELOS PCNS Apresentados de forma clara, objetiva e dinâmica, possibilitando a construção gradativa do conhecimento. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Desenvolvidas ao longo de toda a obra, preparam o aluno para se tornar um indivíduo independente e autônomo no meio social. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Aborda assuntos socialmente relevantes, relacionados à civilidade, à ética e ao respeito pelo outro, contribuindo para a formação de um cidadão crítico e participativo.

5 CONHEÇA COMO A SM VEM TRABALHANDO AS COLEÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL I NESTES 10 ANOS DE BRASIL! 2005 A PRIMEIRA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DA SM Visando uma participação mais efetiva na Educação do Brasil, a SM lança a sua primeira coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental I: Aprender Juntos. Essa coleção explora o trabalho com valores, os quais influenciam diretamente a escolha dos temas, textos e imagens utilizados para o estudo das diversas disciplinas. Comprometida com a formação integral do aluno, a coleção apresenta como eixos norteadores: 2007 A EXPANSÃO DO APRENDER JUNTOS NA REDE PÚBLICA Acompanhando a realidade sociocultural da Educação brasileira, a coleção Aprender Juntos sofre adequações apropriadas ao projeto político pedagógico das escolas públicas, porém, sem abdicar dos valores e dos eixos norteadores que fundamentam a coleção. Tais adequações foram fundamentais para a coleção tornar-se o carro-chefe da editora, contribuindo para a expansão da SM no mercado editorial e o fortalecimento de sua marca no Brasil. CONTEÚDOS VALORES COMPETÊNCIAS Adquirir conhecimentos de cada área (conceituais, procedimentais e atitudinais). Formar, com base em valores universais, cidadãos capazes de entender o mundo em que vivem e de intervir de forma solidária na sua comunidade. Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em situações do dia-a-dia. PROVA BRASIL Criada em 2005 para complementar a avaliação proposta pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), mas teve sua primeira aplicação em Desde então é realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) MUNDO AMIGO ABRINDO NOVOS CAMINHOS Pensando não somente em conteúdos, mas no desenvolvimento de competências e habilidades e na Educação para cidadania, a coleção Mundo Amigo transforma-se em um projeto ainda mais estruturado. Acompanha as várias tendências das propostas pedagógicas e aproxima o conteúdo da realidade dos alunos de escolas públicas e privadas. INOVAÇÃO DA COLEÇÃO APRENDER JUNTOS Consolidada no mercado editorial, a coleção Aprender Juntos reafirma sua preocupação em oferecer conteúdos de qualidade, que possam ser aplicados em situações cotidianas do aluno de diversas redes de ensino do Brasil. A coleção torna-se parceira do professor e ganha espaço no mercado por oferecer uma proposta que incentiva mudanças comportamentais e principalmente a formação integral do aluno. Dessa forma, possibilita um novo olhar às adversidades da vida e, consequentemente, encontrar oportunidades de exercer seu papel na transformação da sociedade, por meio de pequenas ou grandes atitudes. PRIMEIRA APLICAÇÃO DA ANA A ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) é obrigatória e censitária, aplicada pelo INEP/MEC no 3º ano, para avaliar o nível de alfabetização alcançado pelos alunos ao final do ciclo. Foi aplicada pela primeira vez em ANOS DE EDUCAÇÃO PAUTADA EM VALORES Em setembro, a SM completou 10 anos do início de suas atividades no Brasil. Com um catálogo de 15 coleções que abrangem do Educação Infantil ao Médio e mais de 270 títulos literários, a SM se consolida como o 5º maior grupo editorial do país.

6 2015 NOVIDADES 2016 nas disciplinas de Ciências, Geografia e História! COMPREENDA ABAIXO AS DIFERENÇAS E OS BENEFÍCIOS DE CADA PROPOSTA: Formato Disciplinar É O CENÁRIO CONVENCIONAL, NO QUAL AS DISCIPLINAS SÃO TRABALHADAS SEPARADAMENTE. A principal característica dessa configuração é a relevância do componente curricular, porém sem desconsiderar oportunidades de contextualização e inserção social. LÍNGUA PORTUGUESA APRENDER JUNTOS MUNDO AMIGO APRENDER JUNTOS MUNDO AMIGO CICLO 01 CICLO 02 1º ANO LETRAMENTO E 2º ANO LETRAMENTO E 3º ANO LETRAMENTO E 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA As coleções Mundo Amigo e Aprender Juntos possuem livros disciplinares para Língua Portuguesa nos dois ciclos. 1º ao 3º e 4º e 5º ano. CICLO 01 CICLO 02 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO As coleções Mundo Amigo e Aprender Juntos possuem livros disciplinares para Matemática nos dois ciclos. 1º ao 3º e 4º e 5º ano. E QUAL FORMATO É O MAIS ADEQUADO PARA MINHA ESCOLA?

7 SEGUINDO O CONTEXTO DE TRANSIÇÃO EM QUE OS SISTEMAS DE ENSINO NO BRASIL ENCONTRAM-SE ATUALMENTE, A SM OFERECE AO ENSINO FUNDAMENTAL I DUAS PROPOSTAS DISTINTAS PARA QUE O PROFESSOR ANALISE QUAL OPÇÃO CORRESPONDE MELHOR ÀS SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO. Formato Integrado CRIA-SE UMA NOVA NOMENCLATURA PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA: CIÊNCIAS HUMANAS. Esse modelo apresenta os conteúdos das disciplinas Ciências, Geografia e História de forma integrada, favorecendo a interação entre as áreas e aproximando os contextos sociais que envolvem a criança em sua comunidade. Os livros integrados possibilitam ao professor a utilização de técnicas e métodos diferenciados nas etapas de alfabetização e letramento. (INTEGRADO) CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E HISTÓRIA () INTEGRADO * APRENDER JUNTOS APRENDER JUNTOS CICLO 01 1º ANO 2º ANO 3º ANO A coleção Aprender Juntos possui livros integrados para Ciências Humanas e da Natureza apenas no primeiro ciclo (1º ao 3º ano). 1º ANO 2º ANO 3º ANO O 1º ano do Ensino Fundamental I das escolas públicas não utiliza livros disciplinares para Ciências, Geografia e História. CIÊNCIAS CIÊNCIAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HISTÓRIA HISTÓRIA CICLO 02 4º ANO 5º ANO Para a coleção Aprender Juntos no 4º e 5º ano, recomendamos o uso de livros disciplinares. 4º ANO 5º ANO CIÊNCIAS CIÊNCIAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA HISTÓRIA HISTÓRIA * A coleção Mundo Amigo não utiliza livros no formato disciplinar. // Entre em contato com a SM e um dos nossos representantes irá auxiliá-lo. assessoria.pedagogica@grupo-sm.com

8 A SM oferece serviços educacionais exclusivos Conheça os serviços diferenciados e saiba como aproveitá-los, conforme as necessidades de sua escola. Acompanhamento da equipe docente para o uso do livro didático Trabalho com literatura na sala de aula A Assessoria Pedagógica oferece: Apoio efetivo ao Educador Projetos pedagógicos personalizados para cada escola Soluções educacionais SM: recursos do site e conteúdo digitais Formação de professor e palestras Apoio a distância a professores e equipe pedagógica da escola Resolução de dúvidas e sugestões para diferentes abordagens de material Projetos para trabalhar em sala de aula Dicas de livros e vídeos Roteiros de visitação Diário de um professor Área exclusiva do site SM para professores, coordenadores e diretores de escola: Projeto inclusão Materiais exclusivos de formação e reflexão Educação financeira Notícias de Educação SM Brasil Entre em contato com nosso representante em sua região: assessoria.pedagogica@grupo-sm.com facebook.com/edicoessm educavalores.edicoessm.com.br

Cadernos complementares

Cadernos complementares Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Cadernos complementares Viva a consolidação de conteúdo e o aproveitamento máximo das aulas. Cadernos de atividades Ensino Fundamental I 1º ao 5º

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora Geral PNAIC/UFSC Portaria No.816/GR/UFSC/2016 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal,

Leia mais

Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano

Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Novo projeto gráfico Ensino Fundamental I Uma experiência dinâmica, atual e superinteressante para professores e alunos. Agora com

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I

Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Pontos importantes da metodologia - EI e EF I Cada segmento tem sua característica Educação Infantil: - desenvolvimento dos padrões de aprendizagem. Ensino Fundamental: - domínio de conceitos essenciais

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Alunos Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Indicador Objetivos do Curso 02 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso e os

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FOCO 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA FORMAÇÃO

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

v Conheça os cursos da CATÁLOGO

v Conheça os cursos da CATÁLOGO Conheça os cursos da CATÁLOGO 2018 1 Eleve a educação da sua escola para outro patamar Conheça os cursos chancelados pela empresa líder em educação no mundo 2 Nossos cursos trazem um conceito inovador

Leia mais

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS COLEÇÕES COC ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais (6º ao 9º Ano) Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela.

Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. RELATO DE EXPERIÊNCIA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA Obra literária: ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ... Autora: Bia Villela. Educadoras: Maria Cristina Santos de Campos. Silvana Bento de Melo Couto. O Pacto Nacional pela

Leia mais

Mostra de Projetos "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo"

Mostra de Projetos Programa A União Faz a Vida no município de Turvo Mostra de Projetos 2011 "Programa A União Faz a Vida no município de Turvo" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cooperativa de Crédito Rural

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

Modalidades de Ensino

Modalidades de Ensino A Secretaria Municipal de Educação oferece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, respeitando sua finalidade primordial que é o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA

MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA MODELO EDUCACIONAL DO PROGRAMA ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE BÁSICA NA INDÚSTRIA Modelo Educacional do Programa Elevação da Escolaridade Básica na Indústria 3 APRESENTAÇÃO O Programa Elevação da Escolaridade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Pauta Histórico das ações (SEE/UNDIME) Produtos das discussões Próximos passos Histórico das ações /SEE-UNDIME - Discussões internas na CGEB (outubro) - Discussões na CGEB / participação de convidados

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos 1 1.Perfil do Formando 2 Antes deste, fez outro Curso de Graduação? Em que área? Não fiz outro curso 74,4% Ciências Biológicas 0, Ciências da Saúde 2,6% Ciências Exatas e da Terra 5,1% Ciências Humanas

Leia mais

MatDigital Recursos Digitais para o Ensino Básico

MatDigital Recursos Digitais para o Ensino Básico Brasília, 27, 28 e 29 de setembro de 2013 MatDigital Recursos Digitais para o Ensino Básico Victor Giraldo (victor.giraldo@ufrj.br) Instituto de Matemática/UFRJ MatDigital Algumas questões iniciais...

Leia mais

NOVIDADES E PARCERIAS

NOVIDADES E PARCERIAS ......... Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-1712 / 3371-2265 / 98837-0282 Site: www.escolafazendinhafeliz.com.br / Email: contato@escolafazendinhafeliz.com.br

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OBJETIVOS: Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem

Leia mais

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG

FORMAÇÃO PNAIC. Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Faculdade de Educação (FaE) UFMG FORMAÇÃO PNAIC Ceale* Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Faculdade de Educação (FaE) UFMG OBJETIVOS DA FORMAÇÃO PNAIC Formar orientadores de estudo que se constituam como formadores para atuar

Leia mais

RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL RCNEI REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação Cep: 37200000 Pedagogia Matriz Curricular 1 (entrada no mês de Fevereiro) Nivelamentos Leitura e Produção de textos 60 Gramática 60 Carga Horária Total 120 Educação a Distância: Primeiras Aproximações

Leia mais

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO

e-manual Premium Experimente em espacoprofessor.pt CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Manual Guia do Professor (na banda lateral do manual) Caderno do Aluno Guia de Vida Saudável (oferta ao aluno) Caderno do Professor Guia de Suporte Básico de Vida e-manual Premium

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático.

MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES. Palavras-chave: Matemática; Agropecuária; Interdisciplinaridade; Caderno Temático. MATEMÁTICA, AGROPECUÁRIA E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES Josislei de Passos Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba. josisleipassos@gmail.com

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Educação infantil Creche e pré escolas PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS Educação infantil Creche e pré escolas O QUE É? Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país,

Leia mais

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR RELATÓRIO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Este documento é referente à conclusão dos grupos de trabalho do 3º turno do Seminário Estadual de GOIÁS, no dia 03/08/2016, com aproximadamente

Leia mais

Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano

Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano Expandimos a coleção e suas possibilidades de uso. Confira! Ensino Médio Conteúdo amplo, organizado e completo para

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS MATERIAL COMPLEMENTAR PARA A (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS Apresentação Este material tem o objetivo de apoiar as equipes de currículo dos estados* no início do processo de (re)elaboração curricular, subsidiando

Leia mais

Profa. Viviane Araujo

Profa. Viviane Araujo Unidade II ESCOLA, CURRÍCULO E CULTURA Profa. Viviane Araujo Organização do currículo Teorias de currículo: respostas às questões o que, como e por que ensinar intencionalidade da prática educativa. CFB/88:

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades

Fundamentos. Nuvem9Brasil Educação Socioemocional TM valores para construção do caráter. das Atividades Fundamentos das Atividades SUMÁRIO 1 Introdução 2 O que é Educação Socioemocional? 3 Desenvolvimento das Competências Socioemocionais 4 Abordagens Pedagógicas 5 Metodologia Os Planos de Atividades intitulados

Leia mais

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios

Leia mais

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará Política Educacional: A experiência de Sobral/CE Sobral - Ceará Ponto de partida Resultado da avaliação de leitura com alunos de 2ª série Final de 2000 48% não liam textos, frases e nem palavras 48,0%

Leia mais

A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela

A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela suscita. Abertura de unidade Aprender Juntos Língua

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação

Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação ESTUDO DE CASO Limeira, São Paulo. Indicações e propostas para uma boa política municipal de Educação Adriana Dibbern Capicotto* Introdução Os sistemas educacionais não têm conseguido alfabetizar adequadamente.

Leia mais

Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena

Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Prof. Dra. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Aula 20/04 e 27/04 Conhecer a proposta curricular nacional dos PCN

Leia mais

Propostas e projetos para o ensino de física

Propostas e projetos para o ensino de física Propostas e projetos para o ensino de física Análise: Física Integração e Tecnologia X Coleção Ser Protagonista Integrantes: Jorge Eduardo Ribeiro, Fernanda Ribeiro e Evandro Nonato Analise do Livro Física

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios

Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios Materiais didáticos coleção fundamento Com a Coleção Fundamento, o aluno é encorajado a solucionar desafios O Fundamento, material do Ético para o Ensino Fundamental, traz uma abordagem interdisciplinar,

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno.

O PROJETO. Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. PROJETO BURITI O PROJETO Um material que motiva, com imagens fortes, reais, aliado a um conteúdo atualizado e que encanta o aluno. NOVIDADE EM 2011: BURITI 1º ANO ORGANIZADO POR DISCIPLINA! PRINCÍPIOS

Leia mais

O PARALAPRACÁ, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PARALAPRACÁ, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Educação Infantil: desafios e alternativas para o aumento do atendimento na educação infantil com qualidade O PARALAPRACÁ, A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR

PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR Edimara Delerino Ciríaco (1); Edwilliam Sabino de Sousa (1); Gilderlandenn Pimentel

Leia mais

Composição do material

Composição do material BURITI MIRIM Composição do material O material do aluno no Projeto Buriti Mirim é composto de: Livro-texto: organizado com temas interessantes e desafiadores para as crianças. Possibilita uma vivência

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena

Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Prof. Eduarda Maria Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena Objetivos da aula de hoje Discutir sobre a concepção de currículo; Compreender

Leia mais

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional

ESCOLA NO. Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional ESCOLA NO AR Gestão, Inovação e Tecnologia Educacional Quem somos? A Escola no Ar é uma empresa que atua em gestão, inovação e tecnologia educacional, que oferta à sua instituição de ensino, por meio de

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA.

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO EIXO NORTEADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA. Nilda Guedes Vasconcelos¹; Dra. Cláudia Patrícia Fernandes dos Santos² Universidade Federal de Campina Grande¹² - nildagvasconcelos@gmail.com

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE

Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA A/2014 Abril de 2015 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Domínio da ortografia oficial... 21 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da estrutura morfossintática

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020.

A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. A coleção Amigável Mente é uma ferramenta de desenvolvimento de competências socioemocionais para escolares (4º, 5º e 6º anos). *7º, 8º e 9º em 2020. Competências socioemocionais As competências socioemocionais

Leia mais

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN - PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS 01. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são referências para o ensino fundamental e médio de todo Brasil, tendo como objetivo: (A) Garantir, preferencialmente,

Leia mais

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha

LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha LER NÃO É PECADO... Escola: COC Atibaia Cidade: Atibaia (SP) Categoria: Linguagens e Matemática Professor Responsável: José Fernando Teles da Rocha O projeto LER NÃO É PECADO... partiu da tentativa de

Leia mais

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período:

Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Letras Língua Portuguesa Componente Curricular: EJA Educação de Jovens e Adultos Carga Horária: 50 horas Semestre letivo: 3º Semestre Professor: Período: 2017.01

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE

PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE PIBID UMA BREVE REFLEXÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DOCENTE Andrieli Petrouski Guardacheski Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein,

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

Implantação Anos iniciais do fundamental

Implantação Anos iniciais do fundamental Implantação Anos iniciais do fundamental Ensino Fundamental anos iniciais 1 APRESENTAÇÃO Explicitar, de forma sintética, a proposta pedagógica do Sistema de Ensino Dom Bosco 2 Coordenador, O caderno de

Leia mais

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa

A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes. Professora Silandra Badch Rosa RESUMO A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS Acadêmica de Pedagogia Andreza de Freitas Mendes Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul andrezafreitasmendes@hotmail.com Este trabalho

Leia mais

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas

A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC. Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Undime e o novo cenário educacional após a homologação da BNCC Rosa Maria Melo dos Santos Coordenadora Estadual de Currículo em Alagoas A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto progressivo

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação

PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO. Caderno de Apresentação PNAIC/2015 TERCEIRO CICLO DE FORMAÇÃO Caderno de Apresentação Contextos de Criação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Elaine Constant Implantação de programas de formação continuada

Leia mais

Material Para Concurso

Material Para Concurso Assunto: PCNs Material Para Concurso 1- PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCNs Conceito Os PCNs são um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental e Médio em todo o país. São referenciais

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA NÍVEIS DE ENSINO - EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINO FUNDAMENTAL - ENSINO MÉDIO ENSINO FUNDAMENTAL 1ª à 4ª série da rede pública estadual

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas.

1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos, quadro de correções e provas comentadas. PEN DRIVE DO BLOG DESAFIOS DA SALA DE AULA ÍNDICE DE CONTEÚDOS: PASTAS: 1. ADA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AMOSTRAL GOIÁS: ADA 3º CICLO: 4º E 5º ANO Avaliações e Gabaritos 6º ao 9º ANO Avaliações e Gabaritos,

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira

O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir. Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira O Currículo Paulista e a revisão do PPP: compreender para intervir Prof.ª Maria Regina dos Passos Pereira Tudo muda Mercedes Sosa Muda o superficial Muda também o profundo Muda o modo de pensar Muda tudo

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDUCAÇÃO INFANTIL VMSIMULADOS QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS EDUCAÇÃO INFANTIL 01. A estrutura do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como eixos principais: (A) ações de cuidar e proteger e promoção do brincar. (B) uso de diferentes linguagens

Leia mais

PROVA VIRTUAL PROVA VIRTUAL

PROVA VIRTUAL PROVA VIRTUAL GESTÃO DE - PRÉ-IMPRESSÃO / PREMEDIA META SOLUTIONS Coleção SEDA Aprendizagem 1º Ano Aprendizagem 5º Ano Aprendizagem 4º Ano Infantil 3 Anos Aprendizagem 3º Ano Aprendizagem 2º Ano Infantil 4 Anos Infantil

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais