Cadernos complementares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadernos complementares"

Transcrição

1 Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Cadernos complementares Viva a consolidação de conteúdo e o aproveitamento máximo das aulas.

2 Cadernos de atividades Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Cadernos complementares Língua Portuguesa Cadernos de atividades Para Viver Juntos Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano Para todos os níveis de ensino. Disponíveis também na versão do professor, com respostas. Intensifique o aprendizado do seu aluno! Matemática Cadernos de revisão e de competências Enem Ensino Médio 1º ao 3º ano Conheça as ofertas SM e os lançamentos para cada nível de ensino. A grandeza do processo de aprendizagem está na ampliação das possibilidades do ensino. Os Cadernos complementares SM exploram e ampliam o conteúdo de forma mais completa. Ideais para trabalhar na sala de aula ou em casa. Confira! Educador, acesse Periodicamente, criamos novos recursos para você.

3 Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Aulas mais interessantes e incentivo às práticas de estudo específicas. Matemática Língua Portuguesa 1º ao 3º ano: Alfabetização Matemática 4º e 5º anos: Matemática Como utilizar os materiais: 1º ao 3º ano: Letramento e Alfabetização 4º e 5º anos: Língua Portuguesa São dez cadernos, cinco para cada disciplina. Ideais para o trabalho com as coleções Mundo Amigo e Aprender Juntos da SM. Podem ser adotados para complementar outras obras. Os Cadernos de atividades aprimoram as competências de leitura e escrita, e a resolução de situações-problema por meio de atividades e estratégias. Além disso, deixam o aluno mais confiante para realizar plenamente os objetivos do Ensino Fundamental I. Adquiridos separadamente das coleções didáticas Vire a página e confira exemplos da organização e do conteúdo dos materiais.

4 Ensino Fundamental I Caderno de atividades Língua Portuguesa Para interagir em sala de aula, em casa ou no mundo, é essencial o aluno desenvolver a competência leitora. O Caderno de Língua Portuguesa é dividido por capítulos, com uma estrutura fixa: Leitura, Gramática, Ortografia e Produção de texto. Para relembrar algumas regras, a seção Ortografia propõe exercícios práticos. Em Produção de texto, o aluno desenvolve sua habilidade escritora. Na seção Leitura, um texto introduz o tema a ser analisado no capítulo. A cada capítulo, a seção Gramática traz um novo assunto a ser explorado. Caderno de atividades Língua Portuguesa - 4º ano - páginas 28 e 29

5 Ensino Fundamental I Caderno de atividades Matemática Exercícios que somam conhecimentos e abordam vários temas da Matemática. Os capítulos são divididos de acordo com o ano escolar. Cada capítulo traz um tema específico, que é explorado em vários aspectos. As seções Problemas e Explore Mais apresentam exercícios instigantes. Caderno de atividades Matemática - 2º ano - páginas 6 e 7 Novo recurso SM: Confira em nosso site o Gerador de provas on-line.

6 Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano Possibilite que seu aluno exercite a autonomia. Com o apoio dos Cadernos de atividades Para Viver Juntos, você aborda os aspectos mais importantes de cada disciplina. Assim, o aluno se prepara com mais assertividade para as avaliações e aprende a estudar de forma mais independente. Organização São compostos por nove capítulos, com exceção do 7º ano de História, que conta com dez. Seguem os mesmos conteúdos dos livros didáticos da coleção Para Viver Juntos: uma proposta coerente e eficaz para a formação integral do aluno. Os Cadernos de atividades Para Viver Juntos são divididos em: PARTE 1 PARTE 2 Atividades - Seção Retomando - Seção Aprofundando Temas abordados: De olho nas avaliações - Disponível ao final de cada Caderno de atividades. PORTUGUÊS MATEMÁTICA GEOGRAFIA HISTÓRIA CIÊNCIAS Oralidade Educação financeira Cartografia Leitura e interpretação de documentos históricos ou iconográficos Compreensão de questões científicas Português Matemática Geografia História Ciências Vire a página e confira exemplos da organização e do conteúdo dos materiais.

7 Ensino Fundamental II Caderno de atividades Parte 1: Atividades Um projeto gráfico limpo e rico em imagens desperta o interesse pelas atividades. Seção Aprofundando Seção Retomando Resgata os conteúdos estudados no livro didático por meio de mais atividades. Seleciona um aspecto relevante em cada disciplina e propõe atividades que contribuem para um melhor entendimento do conteúdo. Caderno de atividades Geografia - 6º ano - página 7 Caderno de atividades Geografia - 6º ano - página 77 O aluno pode revisar e conhecer melhor os conteúdos relevantes da disciplina. Neste exemplo, a atividade de aprofundamento amplia a seção Fazendo mapas trabalhada no livro didático.

8 Ensino Fundamental II Caderno de atividades Parte 2: De olho nas avaliações Uma coletânea de atividades inéditas para potencializar e dinamizar o estudo. Reúne questões de exames nacionais, como Enem, Olimpíadas, ETECs e outros. Aborda conteúdos e coloca o aluno em contato com questões reais, para que se familiarize com o universo das avaliações. Caderno de atividades Ciências - 6º ano - páginas 92 e 93

9 Ensino Médio 1º ao 3º ano Reveja temas e trabalhe habilidades de forma personalizada. Apresenta questões selecionadas das provas do Enem e algumas inéditas, todas com a indicação da competência e da habilidade trabalhadas. Permite que o aluno domine estratégias de resolução adequadas e contribui para a aquisição de mais autonomia e da consciência do processo de aprendizagem. Caderno de competências Enem Conte com os Cadernos complementares para o Ensino Médio na revisão e melhor entendimento de temas relevantes para o Enem e vestibulares. Você vai perceber seu aluno mais preparado e familiarizado com as habilidades e competências exigidas nos principais exames nacionais. Caderno de revisão Língua Portuguesa História Geografia Física Química Biologia Novidade: Literatura Gramática Produção de Texto Matemática Nova Edição Organização Língua Portuguesa História Geografia Física Química Biologia Novidade: Literatura Gramática Produção de Texto Matemática Nova Edição São dez Cadernos de revisão e dez Cadernos de competências Enem. Partes integrantes do Ser Protagonista Box, também podem ser adquiridos separadamente; exceto para as disciplinas de Gramática e Literatura, nas quais os Cadernos de revisão e de competências Enem compõem a versão Box. Estruturado por temas, traz uma síntese dos principais conteúdos e conceitos trabalhados durante os três anos do Ensino Médio. Além disso, contém questões de vestibulares de todo o Brasil. Vire a página e confira exemplos da organização e do conteúdo dos materiais.

10 Ensino Médio Caderno de revisão * Objetividade na hora de resgatar temas frequentes nos exames. Cada tema apresenta uma síntese dos principais conteúdos e conceitos estudados, para uma revisão completa dos três anos do Ensino Médio. Relacionadas ao tema, questões de vestibulares de universidades de todo o Brasil contribuem para a compreensão dos conteúdos revisados. Espaço destinado a resolução de exercícios e anotações. Caderno de revisão Biologia - página 6 Caderno de revisão Biologia - página 8 Para Produção de Texto, o Caderno de revisão traz atividades e propostas de temas de redação já solicitados no Enem. * Para as disciplinas de Literatura e Gramática, os Cadernos de revisão e de competências Enem estão disponíveis apenas na versão box.

11 Ensino Médio Caderno de competências Enem * Um repertório completo de questões com foco total nas avaliações. Todas as questões trazem a indicação da competência e da habilidade que estão sendo trabalhadas. Espaço destinado a resolução de exercícios e anotações. DICA: Ative o Aprova** e acompanhe o desempenho do seu aluno para o Enem. Acesse e saiba mais. Caderno de competências Biologia - páginas 14 e 15 Novidade Além das questões selecionadas das provas do Enem foram desenvolvidas outras inéditas, com base na Matriz de Referência do Enem (identificadas pela sigla SM). *Para as disciplinas de Literatura e Gramática, os Cadernos de revisão e de competências Enem estão disponíveis apenas na versão box. **O Programa Aprova pode ser utilizado somente por escolas adotantes das coleções Ser Protagonista, Alive High e Cercanía Joven.

12 Uma formação integral pede uma proposta pedagógica completa. Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano Contribui com a formação integral do aluno para torná-lo um cidadão participativo e autônomo. Vivencie novas possibilidades: trabalho integrado com literatura. Oferecemos recursos para todas as etapas de ensino. Confira e aproveite também o SM Educação Integrada. Educação Infantil Um material que permite a brincadeira, interação e novas descobertas do mundo. Cadernos de Atividades para viver juntos Espanhol Inglês Inglês Ensino Religioso Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano Desenvolve autonomia, cidadania, imaginação e habilidades necessárias para a formação integral do aluno. Ensino Médio - 1º ao 3º ano Contribui para o pleno exercício da cidadania, autonomia, reflexão e aplicação dos conceitos científicos. Nova Edição Nova Edição Cadernos de Revisão Volume único Cadernos de Atividades Língua Portuguesa Cadernos de Atividades Matemática Nova Edição Cadernos de Competências Enem Seriado Nova Edição Espanhol Vivencie novas possibilidades: trabalho integrado com literatura. Vivencie novas possibilidades: trabalho integrado com literatura. Ensino Religioso Espanhol Inglês

13 ESCRITÓRIOS COMERCIAIS, DISTRIBUIDORES E REVENDEDORES Acre comercial.ac@grupo-sm.com (68) Alagoas comercial.al@grupo-sm.com (82) Bahia comercial.ba@grupo-sm.com (71) / Ceará comercial.ce@grupo-sm.com (85) Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins comercial.df@grupo-sm.com comercial.go@grupo-sm.com comercial.mt@grupo-sm.com comercial.ms@grupo-sm.com comercial.to@grupo-sm.com (62) / Espírito Santo e Minas Gerais comercial.es@grupo-sm.com comercial.mg@grupo-sm.com (31) / Manaus e Roraima comercial.am@grupo-sm.com comercial.rr@grupo-sm.com (92) Maranhão comercial.ma@grupo-sm.com (98) Pará comercial.pa@grupo-sm.com (91) Paraíba e Pernambuco comercial.pb@grupo-sm.com comercial.pe@grupo-sm.com (81) Paraná e Santa Catarina comercial.pr@grupo-sm.com comercial.sc@grupo-sm.com Divulgação: (41) Vendas: (41) Piauí comercial.pi@grupo-sm.com (86) Rio de Janeiro comercial.rj@grupo-sm.com (21) Rio Grande do Norte comercial.rn@grupo-sm.com (84) Rio Grande do Sul comercial.rs@grupo-sm.com Divulgação: (51) Vendas: (51) São Paulo comercial.sp@grupo-sm.com (11) Sergipe comercial.se@grupo-sm.com (79) Uberlândia e região, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e região comercial.mg2@grupo-sm.com (34) SM Brasil Tel.: atendimento@grupo-sm.com facebook.com/edicoessm educavalores.edicoessm.com.br

Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano

Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Viva um projeto completo e dinâmico. Ensino Fundamental I 1º ao 5º ano Novo projeto gráfico Ensino Fundamental I Uma experiência dinâmica, atual e superinteressante para professores e alunos. Agora com

Leia mais

Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano

Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano Viva um projeto que oferece autonomia e protagonismo ao aluno. Ensino Médio 1º ao 3º ano Expandimos a coleção e suas possibilidades de uso. Confira! Ensino Médio Conteúdo amplo, organizado e completo para

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão 14,6% 14,5% 14,0% 14,0% 13,2% 13,1% 12,1% Contabilizando para o Cidadão Nº de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família em Relação ao Total de Famílias do Estado - Ano 2017 50,00% 48,6% Nº de Famílias Beneficiadas

Leia mais

NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares.

NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares. NOVIDADE SM para o Ensino Fundamental I Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares. SM, a melhor O s anos de 2004 e 2005 foram marcantes para a definição, o planejamento

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela

A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela A leitura de imagens proposta nas aberturas de unidade incentivam o aluno a criar expectativas e a formular hipóteses em relação aos assuntos que ela suscita. Abertura de unidade Aprender Juntos Língua

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2009 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36 Q1 Sexo Respondidas: 5.469 Ignoradas: 36 Feminino Masculino Feminino Masculino 36,83% 2.014 63,17% 3.455 Total 5.469 1 / 14 Q2 Faixa etária Respondidas: 5.485 Ignoradas: 20 Até 25 anos 26 a 35 anos 36

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 TRIBUTÁRIO Magazine Luiza Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 SUMÁRIO 1. QUAIS AS CERTIDÕES EXIGIDAS 2. CND FEDERAL 3. CND TRABALHISTA 4. CND ESTADUAL 5. O QUE ACONTECE SE NÃO APRESENTAR AS CERTIDÕES?

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 (Publicada no D.O.U. de 09 de janeiro de 2014, Seção I, p. 66) Aprova a previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil O presente documento tem por

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

R E V I STA. Abrangência Nacional MÍDIA KIT

R E V I STA.  Abrangência Nacional MÍDIA KIT R E V I STA viva mais Abrangência Nacional MÍDIA KIT R E V I S T A viva mais informação cidadania saúde política turismo A é uma revista de distribuição gratuita, mensal, com foco nas associações de aposentados

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro 2016, Seção I, p. 75) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 (Publicada no D.O.U. de 15 de dezembro de 2015, Seção I, p. 248) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

Inovação e Criatividade na Educação Básica

Inovação e Criatividade na Educação Básica MEC Inovação e Criatividade na Educação Básica 2015 Objetivo Criar as bases para uma política pública de fomento a inovação e criatividade na educação básica Desafios da Educação Básica no Brasil hoje

Leia mais

Preparação total para o sucesso dos alunos no ENEM e nos melhores vestibulares do país

Preparação total para o sucesso dos alunos no ENEM e nos melhores vestibulares do país Materiais didáticos Preparação total para o sucesso dos alunos no ENEM e nos melhores vestibulares do país O Pré-Vestibular do Ético é ideal para quem tem como meta a aprovação. Pois está junto com o aluno

Leia mais

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular

Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular Lançamentos 2018/2019 Novo Pré-Vestibular CARACTERÍSTICAS Desenvolvido por especialista com prática em sala de aula; Proposta Pedagógica Eficiente; Foco no preparação para vestibulares e ENEM; Exercícios

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017

TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017 TÊNIS DE MESA Nº 04 13/09/2017 Relatório de Resultados TÊNIS DE MESA - EQUIPES - Feminino 13/09/2017 HORA JOGO FASE UF RESULTADO UF PARCIAIS CAT 09:00 J1 ELIM GOIAIS 1 X 3 MATO GROSSO 0-2\2-1\0-2\0-2 F

Leia mais

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 01) CFM RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício de 2016. O, no uso das atribuições conferidas pela Lei

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino em toneladas Data* ORIGEM SAFRAS 6/26/2019 2017/2018 2018/2019 2019/2020 2020/2021 2021/2022 2022/2023 TOTAL MERCADO INTERNO Bahia

Leia mais

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino em toneladas Data* ORIGEM SAFRAS 10/10/2018 2017/2018 2018/2019 2019/2020 2020/2021 2021/2022 2022/2023 TOTAL MERCADO INTERNO Bahia

Leia mais

Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde

Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde MINISTÉRIO DA SAÚDE Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde Brasília - DF 2007 Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde Pesquisa para Saúde: desenvolvimento e inovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Introdução SAEB/Prova Brasil 2011 - primeiros resultados O Sistema

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes

Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes Piores trechos por Unidade Federativa por número de acidentes - 2015 Data: 18/05/2016 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de acidentes -

Leia mais

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA José Francisco Soares Presidente do Inep Novembro 2015 SUMÁRIO I. Desafios conceituais II. Desafios relativos às escolas III.Desafios relativos aos resultados IV.

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015.

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. MATERIAL SUPLEMENTAR Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. EQUIPAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Brasil Equipamento

Leia mais

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Demografia do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX DEMOGRAFIA BRASILEIRA DEMOGRAFIA BRASILEIRA População estimada [2018] 208.494.900 pessoas Homem

Leia mais

SISTEMA PENITENCIÁRIO

SISTEMA PENITENCIÁRIO Avante Instituto Brasil SISTEMA PENITENCIÁRIO Natália Macedo Sanzovo Coordenadora e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil Data: 21/12/2012 Evolução da População Carcerária (1990-2012*) 2 Evolução da

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB. Evidências da Edição Agosto de 2018 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SAEB Evidências da Edição 2017 Agosto de 2018 IDEB = Resultados de aprendizagem dos estudantes de acordo com o SAEB + Taxas de aprovação, reprovação e abandono,

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS ENSINOS INFANTIL E MÉDIO PAINEL 1: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Rio de Janeiro, 25 de Setembro de 2017 161905-Implementando o m... 016 v2

Leia mais

Moderna Plus Geografia

Moderna Plus Geografia Moderna Plus Geografia Estrutura Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo de geografia do ensino médio. Livro Texto - Aluno Cada livro é divido

Leia mais

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino em toneladas Data* ORIGEM SAFRAS 1/17/2019 2017/2018 2018/2019 2019/2020 2020/2021 2021/2022 2022/2023 TOTAL MERCADO INTERNO Bahia

Leia mais

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino em toneladas Data* ORIGEM SAFRAS 4/1/2019 2017/2018 2018/2019 2019/2020 2020/2021 2021/2022 2022/2023 TOTAL MERCADO INTERNO Bahia 120.741

Leia mais

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante

Estrutura. Moderna Plus. Suplementos de Revisão. Caderno do Estudante Moderna Plus Estrutura Moderna Plus Livro Texto Portal Caderno do Estudante Suplementos de Revisão Estrutura do Livro Texto Livro texto - Professor No total são três livros que dividem todo o conteúdo

Leia mais

BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/ h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet -

BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/ h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet - BOLETIM DE SORTEIO JENAF 2015 Realização 09/04/2015 16h30min (horário de Brasília) Transmissão via internet - www.fenabb.org.br. FUTEBOL MINICAMPO ACRE MATO GROSSO ALAGOAS MATO GROSSO DO SUL RONDÔNIA AMAPÁ

Leia mais

FLUXO CONSTRUÇÃO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009

FLUXO CONSTRUÇÃO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 2009 FLUXO - OBRAS DE INFRA- ESTRUTURA POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA - 29 Entradas e Saídas de Mercadorias Base 29 FLUXO - OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA, POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian

Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos - Março de 2015 Inadimplência com cheques atinge 2,32% em março, aponta Serasa Experian É o 4º pior março de toda a série histórica, iniciada em 1991 São

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (Março/15) Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda larga fixa (SCM)

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (Maio/15) Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda larga fixa (SCM)

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017

Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017 Pesquisa de Emprego em Tecnologia da Informação JULHO DE 2017 DEFINIÇÕES A Pesquisa de Emprego em Serviços é desenvolvida pela CNS/FESESP/SEPROSP com base em dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do

Leia mais

AVALIAÇÃO QUADRIENAL. Principais resultados RITA BARRADAS BARATA DAV

AVALIAÇÃO QUADRIENAL. Principais resultados RITA BARRADAS BARATA DAV AVALIAÇÃO QUADRIENAL Principais resultados RITA BARRADAS BARATA DAV Avaliação Quadrienal: Princípios e características Avaliação comparativa entre o desempenho dos PPG com ênfase na formação de alunos

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES METODOLOGIA Perguntas Enviadas: 3 Responderam: 25 UF/Mun.

Leia mais

Governança das Águas Subterrâneas no Brasil, exemplos de casos exitosos

Governança das Águas Subterrâneas no Brasil, exemplos de casos exitosos Governança das Águas Subterrâneas no Brasil, exemplos de casos exitosos Humberto José T. R. de Albuquerque Montevideo, 18 de abril de 2012 Constituição de 1988 Modelo sistemático de integração participativa

Leia mais

Os Desafios da Formação Docente na Educação Básica e Superior e a Implicação das Políticas Públicas na Gestão Escolar. Carmen Moreira de Castro Neves

Os Desafios da Formação Docente na Educação Básica e Superior e a Implicação das Políticas Públicas na Gestão Escolar. Carmen Moreira de Castro Neves Os Desafios da Formação Docente na Educação Básica e Superior e a Implicação das Políticas Públicas na Gestão Escolar Carmen Moreira de Castro Neves FORMAÇÃO DOCENTE INOVAÇÃO VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR CARREIRA

Leia mais

Mercado de Trabalho Empregos formais. Estado de São Paulo Município: Capivari

Mercado de Trabalho Empregos formais. Estado de São Paulo Município: Capivari Mercado de Trabalho Empregos formais Estado de São Paulo Município: Capivari SÍNTESE Estado de São Paulo População estimada em 2014 44.035.304 População 2010 41.262.199 Área (km²) 248.222,36 Densidade

Leia mais

F.18 Cobertura de esgotamento sanitário

F.18 Cobertura de esgotamento sanitário Comentários sobre os Indicadores de Cobertura até 6 F.18 Cobertura de esgotamento sanitário Limitações: Requer informações adicionais sobre as condições de funcionamento e conservação dos serviços e instalações,

Leia mais

PROJETO AEDES NA MIRA

PROJETO AEDES NA MIRA PROJETO AEDES NA MIRA Capacitações Autoinstrutivas ProEpi EAD 40h Capacitações com tutoria IPADS EAD 40h Entomologia aplicada à Saúde Pública Vigilância em Saúde Combate ao Aedes na perspectiva da Integração

Leia mais

Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 18 DE ABRIL DE 2018

Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 18 DE ABRIL DE 2018 Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 18 DE ABRIL DE 2018 Emprego em Tecnologia da Informação DEFINIÇÕES A Pesquisa de Emprego em Serviços é desenvolvida pela CNS/FESESP/SEPROSP com base em

Leia mais

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: PROJEÇÕES POPULACIONAIS PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: 2015-2050 Centro de Informações Estatísticas Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais Porto Alegre, 08 de Novembro de 2012 - Evoluções Populacionais

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO FARINHA DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO FARINHA DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE FARINHA DE TRIGO 2019 (POR PAÍS) PAÍSES ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 33.213,94 22.249,32 25.225,46 26.146,24 27.869,85 134.704,81 Valor Fob ( Us$/Mil ) 11.177,97 7.645,91 8.634,27

Leia mais

Sistema de Mutirão Carcerário RESUMO. Total por Estado. Relatório Geral. Total Geral. Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios

Sistema de Mutirão Carcerário RESUMO. Total por Estado. Relatório Geral. Total Geral. Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios Sistema de Mutirão Carcerário Relatório Geral RESUMO Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios % Liberdade/Processos Total por Estado Total Geral 185.332 27.046 47.166 14 Estado Processos

Leia mais

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar Variável - Área plantada (Hectares) Brasil, Grande Região e Unidade da FederProduto das lavouras Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Total

Leia mais

HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL II 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL II 6º AO 9º ANO HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL II 6º AO 9º ANO NOVO projeto gráfico NOVAS ILUSTRAÇÕES mais claras e didáticas NOVOS TEXTOS NOVAS IMAGENS em aberturas de capítulos ATUALIZAÇÃO de dados, mapas e informações

Leia mais

TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017

TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017 TÊNIS DE MESA Nº 03 17/11/2017 TÊNIS DE MESA LOCAL DE COMPETIÇÃO Local: Ginásio do Comando Militar do Planalto End: SMU INFORMAÇÕES GERAIS Informamos aos senhores técnicos e atletas participantes da competição

Leia mais

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED

Síntese de indicadores. nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores nº 1 setembro 2012 CAGED Síntese de indicadores CAGED Apresentação A partir deste mês, os Observatórios do Trabalho do DIEESE passam a divulgar a Síntese de Indicadores, com resultados

Leia mais

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Ministério da Justiça Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea

Leia mais

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada

Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio. Tiragem Limitada Estatísticas e Indicadores do Ensino Fundamental e Médio Tiragem Limitada República Federativa do Brasil Fernando Henrique Cardoso Ministério da Educação e do Desporto - MEC Paulo Renato Souza Secretaria

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL. Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro) Características da pesquisa Objetivo: - medir o impacto da conjuntura econômica nos Pequenos Negócios e suas

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2019 (POR PAÍS) PAÍSES TOTAL ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 575.817,39 559.992,95 1.135.810,33 Valor Fob ( Us$/Mil ) 129.700,33 128.349,48 258.049,81 Preço Médio ( Us$/Ton ) 225,25

Leia mais

Coordenadoria de Defesa da Concorrência. jan/02 fev/02 mar/02 abr/02 mai/02 jun/02 jul/02 ago/02 (¹) ago/02 (²) set/02 out/02 nov/02 dez/02

Coordenadoria de Defesa da Concorrência. jan/02 fev/02 mar/02 abr/02 mai/02 jun/02 jul/02 ago/02 (¹) ago/02 (²) set/02 out/02 nov/02 dez/02 Brasil Preço de Realização do Produtor 8,08 8,10 8,09 7,72 7,73 8,44 8,91 8,97 8,24 8,27 8,51 10,53 11,31 CIDE (1,32) (1,33) (1,32) - - - - - - - - - - PIS/COFINS 1,32 1,33 1,32 1,51 1,51 1,65 1,74 1,76

Leia mais

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, Itaim Bibi , São Paulo/SP Telefone: (11)

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, Itaim Bibi , São Paulo/SP Telefone: (11) ESTUDO SOBRE IPVA EM RELAÇÃO À FROTA DE VEÍCULOS E À POPULAÇÃO - O IPVA é o tributo estadual, cuja arrecadação é a segunda mais importante, depois do ICMS; - A estimativa de arrecadação de IPVA (Imposto

Leia mais

Vencimento 22/07/2015

Vencimento 22/07/2015 Nº do Cliente: 316861 Período: 04/06/2015 a 03/07/2015 Mês de referência: 07/2015 Data de emissão: 08/07/2015 Número do celular: 11 95008-0541 Nº da fatura: 000000108919 Vencimento 22/07/2015 Total a Pagar

Leia mais

1. Porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática nível Brasil, Unidades da Federação e Municípios

1. Porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática nível Brasil, Unidades da Federação e Municípios 1. Porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática nível Brasil, Unidades da Federação e Municípios 2. Porcentagem de estudantes com aprendizado adequado em Língua

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL

INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL INFORME EPIDEMIOLÓGICO Nº 51 SEMANA EPIDEMIOLÓGICA (SE) 44/2016 (30/10/2016 A 05/11/2016) MONITORAMENTO DOS CASOS DE MICROCEFALIA NO BRASIL Neste documento constam as informações epidemiológicas referentes

Leia mais

NÍVEL DE EMPREGO FORMAL CELETISTA Outubro 2017 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS CAGED

NÍVEL DE EMPREGO FORMAL CELETISTA Outubro 2017 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS CAGED NÍVEL DE EMPREGO FORMAL CELETISTA Outubro 2017 CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS CAGED BRASIL SALDO DO EMPREGO FORMAL - SEM AJUSTES - PERÍODO DE OUTUBRO DE 2016 A OUTUBRO 2017 2 BRASIL SALDO

Leia mais

A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas

A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas SONDAGEM DE OPINIÃO Junho 2011 1 Introdução Objetivos: - Identificar a opinião dos proprietários das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras

Leia mais

Boletim da Aprendizagem Profissional JAN a SET 2017

Boletim da Aprendizagem Profissional JAN a SET 2017 Boletim da Aprendizagem Profissional JAN a SET 2017 A Aprendizagem Profissional, instituída pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é um instituto destinado à formação técnico profissional de adolescentes

Leia mais

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Instituições Federais Instituições Estaduais 3 cursos 9 cursos Total 3 Total de Cursos de Dança nas IES - 3 3 11 Norte - 3 Nordeste - 11

Leia mais

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 Brasil Preço de Realização do Produtor 13,09 13,08 13,07 13,08 13,07 13,09 13,09 13,08 13,08 13,09 13,23 13,23 Preço do Produtor s/ ICMS c/ CIDE/PIS/COFINS 15,28 15,26 15,26 15,27 15,26 15,27 15,28 15,26

Leia mais

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16

jan/16 fev/16 mar/16 abr/16 mai/16 jun/16 jul/16 ago/16 set/16 out/16 nov/16 dez/16 Brasil Preço de Realização do Produtor 13,09 13,08 13,07 13,08 13,07 13,09 13,09 13,08 13,08 13,09 13,23 13,23 Preço do Produtor s/ ICMS c/ CIDE/PIS/COFINS 15,28 15,26 15,26 15,27 15,26 15,27 15,28 15,26

Leia mais

Regulamentação dos novos percentuais de MVA por meio do Decreto n 648/2015, com efeitos a partir de

Regulamentação dos novos percentuais de MVA por meio do Decreto n 648/2015, com efeitos a partir de AUTOPEÇAS ESTADO SIGNATÁRIA PROTOCOLO ICMS 41/2008 SIGNATÁRIA PROTOCOLO ICMS 97/2010 ALÍQUOTA ICMS INTERNA MVA INTERNA Orientação Acre SIM SIM 17% 71,78% Alagoas SIM SIM 18% 71,78% Amapá SIM SIM 18% 71,78%

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. Por que o território dos países costuma ser dividido em porções menores, como estados e municípios? Observe o mapa a seguir

Leia mais

Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 07 DE DEZEMBRO DE 2017 Pesquisa de Atividades em Tecnologia da Informação 07 DE DEZEMBRO DE 2017 Emprego em Tecnologia da Informação DEFINIÇÕES A Pesquisa de Emprego em Serviços é desenvolvida pela CNS/FESESP/SEPROSP com base

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 Análise da sub-declaração do recebimento de Benefícios pelo Programa Bolsa Família (PBF) e/ou Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Censo Demográfico 2010 MINISTÉRIO

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA

DEFENSORIA PÚBLICA. VADE mecum DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA DIOGO ESTEVES FRANKLYN ROGER ALVES SILVA VADE mecum da DEFENSORIA PÚBLICA Normas federais e estaduais que regulamentam as Defensorias Públicas da União, do Distrito Federal e dos Estados. Tratados e diplomas

Leia mais

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical

INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov Brasil. 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical INFORME CONJUNTURAL Comportamento do Emprego - Jan-Nov 2014 - Brasil 19/12/2014 Subseção DIEESE - Força Sindical Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Percebendo os ambientes Disciplina/Valor Português

Leia mais