Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico. Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima"

Transcrição

1 Técnicas utilizadas para estudo citogenético clínico Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

2 Citogenética Clínica Estudo do cromossomo aplicado à prática da genética médica. 40 anos atrás Distúrbios cromossômicos microscopicamente visíveis associados à doenças humanas. Atualmente Análises cromossômicas de alta resolução.

3 Citogenética Clínica Importante categoria da genética médica. Contribuem para: Perdas reprodutivas. Malformações congênitas. Retardo mental. Mais de 100 síndromes identificáveis. Em termos coletivos, superior aos distúrbios mendelianos monogênicos. Distúrbios citogenéticos: 1% dos nativivos. 2% gestações de mulheres com mais de 35 anos. 50% de todos os abortos espontâneos.

4 Citogenética Clínica Indicações para a Análise Cromossômica: Problemas de crescimento e desenvolvimento iniciais. Retardo no desenvolvimento. Malformações múltiplas. Baixa estatura. Genitália ambígua. Retardo mental.

5 Citogenética Clínica Indicações para a Análise Cromossômica: Natimorto e morte neonatal. 10% dos natimortos (0,7% nativivos). 10% morte neonatal.

6 Citogenética Clínica Indicações para a Análise Cromossômica: Problemas de fertilidade. Mulheres com amenorreia. Casais com história de infertilidade. Abortos recorrentes. 3% até 6% dos casais.

7 Citogenética Clínica Indicações para a Análise Cromossômica: História familiar. Anomalia cromossômica suspeita ou confirmada em um parente de primeiro grau. Neoplasia. Todos os cânceres estão associados a uma ou mais anomalias cromossômicas.

8 Citogenética Clínica Indicações para a Análise Cromossômica: Gestação em uma mulher com idade avançada. Mulheres com mais de anos de idade. Análise cromossômica fetal deve ser oferecida como uma parte rotineira dos cuidados pré-natais. Células fetais derivadas do líquido amniótico. (amniocentese). Biópsias das vilosidades coriônicas. Países onde o aborto é possível?

9 Hibridização In Situ com Fluorescência FISH (Fluorescent In Situ Hybridization). DNA nos cromossomos metafásicos fixados em lâminas é desnaturado no local. Sondas marcadas, são utilizadas na hibridização. Lâmina é avaliada em um microscópio de fluorescência.

10 Hibridização In Situ com Fluorescência Sondas: Sequências específicas de DNA. É marcada de tal forma que permita ser detectada a sua presença. Átomos radioativos. Corantes fluorescentes. Cromogênicos (substâncias incolores que produzem cor ao interagirem com um determinado meio).

11 Hibridização In Situ com Fluorescência

12 Hibridização In Situ com Fluorescência Localização de um fragmento específico. Localização de um braço ou de um cromossomo inteiro. Hibridação genômica comparativa. Cariotipagem espectral (SKY).

13 Hibridização In Situ com Fluorescência Localização de um fragmento específico.

14 Hibridização In Situ com Fluorescência Localização de um braço ou de um cromossomo inteiro.

15 Hibridização In Situ com Fluorescência Hibridação genômica comparativa.

16 Hibridização In Situ com Fluorescência Cariotipagem espectral (SKY).

17 Hibridização de Células Somáticas Técnica baseada no mapeamento por transferência cromossômica. Segmentos inteiros de um cromossomo são transferidos de uma célula doadora para uma célula receptora. Metodologia realizada em culturas celulares.

18 Hibridização de Células Somáticas Uma mistura de células somáticas de espécies diferentes é exposta a agentes que promovem fusão das membranas celulares. Ex.: Células humanas e de camundongo. Inicialmente o núcleo permanece separado. Heterocárions. Homocárions. Após a mitose, temos a fusão dos núcleos.

19 Hibridização de Células Somáticas As posteriores divisões resultam na perda números variáveis de cromossomos humanos. Assim teremos células filhas contendo números diferentes de cromossomos humanos. Estudo por mandeamento permite definir quais cromossomos permaneceram em cada célula.

20 Hibridização de Células Somáticas Montagem de painéis de mapeamento de células somáticas híbridas.

21 Hibridização de Células Somáticas O painel pode ser usado para o mapeamento de um gene ou um segmento de DNA humano. Assim é possível determinar em qual cromossomo encontra-se um determinado gene.

22 Hibridização de Células Somáticas

23 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana Em 1976, no Congresso Internacional de Genética Humana que ocorreu no México, foi criado um comitê internacional o ISCN International System For Human Cytogenetic Nomenclature (Sistema internacional de nomenclatura dos cromossomos humanos).

24 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana ISCN 1978 que resumiu todas decisões tomadas nas reuniões de Denver, Londres, Chicago e Paris. ISCN 1981 que incorporou as técnicas de alta resolução. ISCN 1991 com as recomendações para a citogenética das neoplasias. SCN 1995 incluindo a nomenclatura para a técnica molecular de Hibridação in situ fluorescente (FISH). ISCN-2005 com a inclusão de ideogramas com diferentes níveis de resolução e a nomenclatura da técnica de Hibridação in situ foi modernizada e a explicação simplificada.

25 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana Classificação dos cromossomos em 7 grupos (A a G). Descrição do cariótipo e das anomalias cromossômicas. Identificação dos cromossomos individuais pelos métodos de bandeamento.

26 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana A cada cromossomo é dado um número correspondente ao tamanho decrescente dos mesmos (exceção aos cromossomos 21 e 22). identificados pela sua morfologia, correspondente as bandas de cada um.

27 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana

28 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana

29 Sistema Internacional de Nomenclatura de Citogenética Humana Cariótipo normais - 46,XX ou 46,XY. Haplóide - 23,X ou 23,Y. Monossomia - 45,XX,-7. Trissomia - 47,XX,+21. Mosaico - 46,XX/47,XX,+21. Deleção - del(5)(q12q33). Inserção - ins(3;3)(q21q26). Translocação - t(9;22)(q34.1;q11).

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme

NÚCLEO CELULAR. Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme NÚCLEO CELULAR Disciplina: Embriologia e Genética Curso Odontologia Profa Ednilse Leme A presença do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucariótica da procariótica. No núcleo está

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS

AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS AS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS EM HUMANOS Incidência global de anormalidades cromossômicas em recém-nascidos = 1 em 160 nascimentos. Frequência total de anormalidades cromossômicas em abortos espontâneos =

Leia mais

Aconselhamento Genético e Diagnóstico Pré-natal

Aconselhamento Genético e Diagnóstico Pré-natal Aconselhamento Genético e Diagnóstico Pré-natal O aconselhamento genético constitui-se de um processo de comunicação que trata dos problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco de ocorrência

Leia mais

ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS

ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS Profa. Dra. Vanessa Silveira RFM0009 Citogenética q 1882 Walther Flemming q Kroma: cor Soma: corpo q 1956 Citogenética humana q Número de cromossomos humanos q 1959 Síndrome de

Leia mais

BIO Genética e Evolução Ciencias Biomedicas. Atividade 6 Montagem de cariótipos

BIO Genética e Evolução Ciencias Biomedicas. Atividade 6 Montagem de cariótipos Instituto de biociências BIO0230 - Genética e Evolução Ciencias Biomedicas Atividade 6 Montagem de cariótipos Introdução O número total de células em um humano adulto médio é algo em torno de 100 trilhões,

Leia mais

CITOGENÉTICA HUMANA. Conceitos Básicos. Leniza Pola Citogeneticista Sênior

CITOGENÉTICA HUMANA. Conceitos Básicos. Leniza Pola Citogeneticista Sênior CITOGENÉTICA HUMANA Conceitos Básicos Leniza Pola Citogeneticista Sênior São Paulo 2017 Você sabe quantos cromossomos a espécie humana possui? Como se originam as alterações cromossômicas? O quanto é importante

Leia mais

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS Ensino Médio Biologia Professor João CARIÓTIPO & MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS O que são mutações? Qualquer alteração permanente no DNA é chamada de mutação; Podem ocorrer em qualquer célula, tanto nas somáticas

Leia mais

Citogenética Clássica e Molecularem Passifloras:

Citogenética Clássica e Molecularem Passifloras: Citogenética Clássica e Molecularem Passifloras: M arta Dias Soares-Scott Laura Maria Molina Meletti Luís Carlos Bernacci Ilene Ribeiro da Silva Passos 1 Citogenética -É a ciência que estuda os constituintes

Leia mais

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular FISH Hibridização in situ por Fluorescência Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br FISH O que é? É a técnica de citogenética molecular Utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detectar anomalias

Leia mais

Capítulo 5 cariótipos

Capítulo 5 cariótipos Capítulo 5 cariótipos Compilação por Paulo de Oliveira, Universidade de Évora. Apresentação e PDF para uso exclusivo dos alunos de Genética da Universidade de Évora Cariótipos de jumento da raça marchadora

Leia mais

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Mutações e Aconselhamento Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Mutações e Aconselhamento Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia MUTAÇÕES Mutação é uma mudança ou alteração no conteúdo genético de uma célula ou de um ser vivo.

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Hereditariedade e diversidade da vida. Mutações e alterações cromossômicas Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Hereditariedade e diversidade da vida Parte 2 Professor: Alex Santos 3.2 Mutações cromossômicas (Anomalias ou aberrações cromossômicas): Alterações na estrutura de apenas um cromossomo ou no número

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo HELICOBACTER PYLORI, ANTICORPO IgM - ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 DIHIDROTESTOSTERONA ALTERAÇÃO DE MARCAÇÃO... 3 LEPTINA ALTERAÇÃO DE MARCAÇÃO... 4 CHLAMYDIA

Leia mais

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula

A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula A CÉLULA 1. Introdução: Uma Visão Geral da Célula O que são? Tipos? Estrutura? São unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos Há muitos tipos diferentes de células, que variam enormemente em

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 8 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. As bactérias não têm núcleo nem DNA. Você concorda com essa afirmação? Justifique. 2. Uma mulher de 40 anos de idade está

Leia mais

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos

Objetivos Conceitos Procedimentos e habilidades Atitudes e valores aspectos Comparar cromossomos mitóticos Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓ-GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO Disciplina: Genética dos Distúrbios do Desenvolvimento Código da Disciplina: 900.1235-6

Leia mais

CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas. Professor Ronnie

CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas. Professor Ronnie CITOGENÉTICA HUMANA Anomalias Cromossômicas Professor Ronnie Principais INDICAÇÕES para CARIÓTIPO 1. Alterações de Crescimento e Desenvolvimento: Atraso no DNPM Facies dismórfica Malformações Baixa Estatura

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

Cromossomos sexuais e suas anomalias

Cromossomos sexuais e suas anomalias Cromossomos sexuais e suas anomalias Síndrome de Turner ou Monossomia do cromossomo X A Síndrome de Turner, descrita na década de 40, é característica do sexo feminino e ocorre numa proporção de 1:2500

Leia mais

O estudo dos princípios básicos da Genética Humana possibilita: Doenças Genéticas: conceitos, etiologia, patogenia

O estudo dos princípios básicos da Genética Humana possibilita: Doenças Genéticas: conceitos, etiologia, patogenia Doenças Genéticas: conceitos, etiologia, patogenia ERM 0109 e 0206 - Enfermagem em Genética e Genômica Profa. Dra. Milena Flória-Santos Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Escola

Leia mais

AULA PRÁTICA SOBRE CARIÓTIPO - Pg 1

AULA PRÁTICA SOBRE CARIÓTIPO - Pg 1 AULA PRÁTICA SOBRE CARIÓTIPO - Pg 1 Cada célula humana possui 46 cromossomos, que são iguais dois a dois, existindo na verdade 23 pares de cromossomos. Destes 23 pares, 22 são chamados de cromossomos autossômicos

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo CGH-ARRAY PARA ANÁLISE DE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS INTERNALIZAÇÃO DO EXAME PELO INSTITUTO HERMES PARDINI / ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 ÁCIDO OXÁLICO - OXALATO

Leia mais

Departamento de Genética - Unidade de Citogenética

Departamento de Genética - Unidade de Citogenética Departamento de Genética - Unidade de Citogenética Responsável: Hildeberto Correia Laboratório de Citogenética de Lisboa INSA SEDE Laboratório de Citogenética do Porto Centro de Genética Médica Dr. Jacinto

Leia mais

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO: AUTORIZAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL PARA CASAL PORTADOR DE TRANSLOCAÇÕES CROMOSSÔMICAS

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO: AUTORIZAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL PARA CASAL PORTADOR DE TRANSLOCAÇÕES CROMOSSÔMICAS CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO: AUTORIZAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL PARA CASAL PORTADOR DE TRANSLOCAÇÕES CROMOSSÔMICAS Nós, (nome esposa) e (nome marido), concordamos em realizar

Leia mais

Genômica. Mapeamento Molecular

Genômica. Mapeamento Molecular Genômica Mapeamento Molecular Mapas Para a construção de mapas moleculares podem ser empregados métodos de frequências de recombinação, posições relativas de características citológicas, ou distâncias

Leia mais

Obs. fase crônica (FC), fase acelerada (FA) e crise blástica (CB)

Obs. fase crônica (FC), fase acelerada (FA) e crise blástica (CB) P2 2018.1 Genética Médica Prof Isabela Arruda Gabarito: 1. A, 2A, 3.A, 4B, 5 D, 6.E, 7. C, 8A, 9A, 10 C 1. A leucemia mieloide crônica (LMC) é uma doença caracterizada pela perda progressiva da diferenciação

Leia mais

Alterações do material genético

Alterações do material genético Alterações do material genético Alterações do material genético Agentes internos ou externos causam alterações nos genes ou nos cromossomas MUTAÇÕES (ex: anemia falciforme, trissomia 21) Tecnologia permite

Leia mais

Genética (BIO0203) Aberrações Cromossômicas Humanas Numéricas (E9)

Genética (BIO0203) Aberrações Cromossômicas Humanas Numéricas (E9) Genética (BIO0203) Aberrações Cromossômicas Humanas Numéricas (E9) 2017 OBJETIVO: Montar e analisar os cariótipos humanos de quatro pacientes que apresentem aberrações cromossômicas numéricas e propor

Leia mais

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo

NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO. Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO, CROMOSSOMO E CARIÓTIPO Prof.ª. Luciana Araújo NÚCLEO Portador dos fatores hereditários (DNA) e coordenador das atividades metabólicas. CICLO CELULAR Fonte: https://netnature.wordpress.com/2016/05/25/o-ciclo-celular-e-a-mitose-e-meiose/

Leia mais

Cromossomos eucarióticos

Cromossomos eucarióticos Cromossomos eucarióticos Cromossomos Eucarióticos Cromossomos eucariótico típico contém 1 a 20 cm de DNA Durante a metáfase da mitose e da meiose este DNA é embalado em um cromossomo com um tamanho de

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

GENÉTICA CLÍNICA: INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS MUTAÇÕES GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS

GENÉTICA CLÍNICA: INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS MUTAÇÕES GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE GENÉTICA CLÍNICA: INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS MUTAÇÕES GENÉTICAS E CROMOSSÔMICAS ZANELLA, Jordana. Estudante do Curso de Medicina- ILACVN UNILA; E-mail:

Leia mais

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA

Hibridação de ácidos nucleicos. de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos de cromossomo a chip de DNA Hibridação de ácidos nucleicos Pareamento complementar de bases entre duas fitas simples de ácido nucleico DNA DNA RNA RNA DNA - RNA Hibridação

Leia mais

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS

CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS CITOGENÉTICA CROMOSSOMOS 1 CROMOSSOMOS Os cromossomos são estruturas filamentosas localizadas no interior do núcleo das células. Os cromossomos contém os genes que são os transmissores das caracterís2cas

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo DISTROFIA MUSCULAR DE CINTURAS TIPO 1A, LGMD1A NOVO EXAME... 2 SÍNDROME DE DELEÇÕES SUBMICROSCÓPICAS NOVO EXAME... 4 1 ASSUNTO: DISTROFIA MUSCULAR DE

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS: MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS

INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS: MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE INVESTIGAÇÃO DOS PADRÕES DE HERDABILIDADE DE DOENÇAS HUMANAS: MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS GOUVEIA, Jhonathan Luiz. Estudante do Curso de Medicina- ILACVN UNILA; E-mail:jhonathan.gouveia@aluno.unila.edu.br;

Leia mais

Aberrações Cromossômicas

Aberrações Cromossômicas Aberrações Cromossômicas adsense1 As aberrações cromossômicas podem ser numéricas ou estruturais e envolver um ou mais autossomos, cromossomos sexuais ou ambos. As aberrações cromossômicas numéricas incluem

Leia mais

Prof. Baseado na aula do M.Sc.Cláudio C. Silva. UCG / BIO

Prof. Baseado na aula do M.Sc.Cláudio C. Silva. UCG / BIO Prof. IVAné@ Baseado na aula do M.Sc.Cláudio C. Silva. UCG / BIO DNA Material genético cromatina DNA + Proteínas Cromossomos Cromatina duplicada e espiralizada Braço Curto (p) Constricções Secundárias

Leia mais

Alterações cromossômicas - Genética 2015/2

Alterações cromossômicas - Genética 2015/2 Conjunto de todas as informações sobre os cromossomos de uma espécie: número, tamanho, forma e tipos de cromossomos. Ser humano: 46 cromossomos. 23 pares. Mudança na estrutura dos cromossomos pode alterar

Leia mais

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL.

DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL. DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL lrmartel@fmrp.usp.br A filosofia fundamental do diagnóstico pré-natal é garantir segurança a um casal (com risco de doenças genéticas) de que eles podem seletivamente ter crianças

Leia mais

INSA, I.P. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Departamento de Genética Humana. Peter Jordan

INSA, I.P. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Departamento de Genética Humana. Peter Jordan INSA, I.P. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge Departamento de Genética Humana Peter Jordan Visita de estudo Colégio St. Peter s School, Palmela 29 de Abril de 2014 (1858 1939) Controle de

Leia mais

Etapa: Professor(es): Waldir Stefano

Etapa: Professor(es): Waldir Stefano Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: CITOGENÉTICA Código da Disciplina: 020.1790.3 DRT: Etapa: Professor(es): Waldir Stefano 1092476 7.

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

premium Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno

premium Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Software de resultados BGI com marca CE (Conformidade Europeia) para a trissomia 21 Detecta as trissomias fetais dos cromossomos 21, 18 e 13 Informa sobre as trissomias fetais 9, 16 e 22 Informa sobre

Leia mais

Opções Reprodutivas em Genética Clínica

Opções Reprodutivas em Genética Clínica IX Encontro dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxias Porto Alegre, 5 de maio de 2012 Opções Reprodutivas em Genética Clínica Maria Teresa Vieira Sanseverino médica geneticista Serviço de Genética Médica

Leia mais

Alterações Cromossômicas Estruturais:

Alterações Cromossômicas Estruturais: Alterações Cromossômicas Estruturais: Alteração no n de genes: - deleções - duplicações - cromossomos em anel - isocromossomos Mudança na localização de genes: - inversões - translocações Deleção: perda

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA

CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA CONCEITOS BÁSICOS EM GENÉTICA HISTÓRICO: Veio ao Serviço de Aconselhamento Genético do Hospital de Clínicas, um casal jovem com o seguinte relato: a) homem fenotipicamente normal, com 35 anos, obeso, pertencente

Leia mais

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Software de resultados BGI com marca CE (Conformidade Europeia) para a trissomia 21 Detecta as trissomias fetais dos cromossomos 21, 18 e 13 Informa

Leia mais

Cromossomos 30/8/2011

Cromossomos 30/8/2011 Cromossomos Cromossomos Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br O núcleo de uma célula humana tem 6 µm de diâmetro e a extensão total do DNA dos seus 46 cromossomos soma 1,8 m. Como é resolvida a discrepância

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Núcleo Celular Interfásico; Em divisão. Aula 03: Núcleo Interfásico 1. Funções do Núcleo Interfásico Carioteca: proteção; Controle do transporte de informações

Leia mais

CROMOSSOMOS DE PLANTAS E ANIMAIS E CARIÓTIPO. Aula prática 9

CROMOSSOMOS DE PLANTAS E ANIMAIS E CARIÓTIPO. Aula prática 9 CROMOSSOMOS DE PLANTAS E ANIMAIS E CARIÓTIPO Aula prática 9 LGN0114 Biologia Celular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br METÁFASE MITÓTICA Metáfase Grau máximo de condensação!!!!

Leia mais

Edson Borges Jr. Mosaicismo PGT-A 2018

Edson Borges Jr. Mosaicismo PGT-A 2018 Edson Borges Jr. Mosaicismo PGT-A 2018 Declaro: Ausência de Conflito de Interesse Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1.595/2.000 Diagnóstico Genético Pré-Implantacional PGS X Aberrações cromossômicas

Leia mais

FREQUÊNCIA DE ANORMALIDADES CROMOSSÔMICAS EM INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES MOLECULARES EM MARINGÁ - PR

FREQUÊNCIA DE ANORMALIDADES CROMOSSÔMICAS EM INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES MOLECULARES EM MARINGÁ - PR FREQUÊNCIA DE ANORMALIDADES CROMOSSÔMICAS EM INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES MOLECULARES EM MARINGÁ - PR Ayla Carolina de Almeida Discente do 4º ano do Curso de Biomedicina da UNI- CESUMAR

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Aula Biologia Tema: Divisão celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Núcleo interfásico e código genético. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Características gerais do núcleo II Morfologia geral do núcleo II O código genético e sua importância I Características

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 2ª parte Leitura

Leia mais

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL

TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL TÉCNICAS INVASIVAS DE DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA FETAL Texto da responsabilidade do Centro de Diagnóstico Prénatal da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Última revisão: Janeiro 2003 AMNIOCENTESE E CORDOCENTESE

Leia mais

Variabilidade Modesto Barreto

Variabilidade Modesto Barreto Variabilidade Modesto Barreto FCAV/ UNESP - Jaboticabal Depto de Fitossanidade (0xx16) 3209-2640 R - 25 modesto@fcav.unesp.br Variabilidade dos Agentes Fitopatogênicos Genética da Interação Patógeno Hospedeiro

Leia mais

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João

CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas. Biologia I Prof. João CAPÍTULO 2: Redescoberta do trabalho de Mendel, mono-hibridismo e estudo de heredogramas Biologia I Prof. João Mendel foi o pai da Genética, mas por pouco: No início do século XX: Interpretando a descoberta

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DRT:

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DRT: Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: CITOGENÉTICA Professor(es): Leda Navajas Haim Carga horária: 32h (2T 2P) Ementa: DRT: 1047876 Código

Leia mais

Informação precoce sobre o desenvolvimento do seu bebé

Informação precoce sobre o desenvolvimento do seu bebé Informação precoce sobre o desenvolvimento do seu bebé para Grávidas Lacey O. Recorreu ao Prelude Prenatal Screen quando estava grávida da filha A partir das 10 semanas pode fazer um teste não invasivo

Leia mais

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO EDITAL Nº 01/2016 O Chefe Geral da Unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia,

Leia mais

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE

QUESTÕES SOBRE MEIOSE/MITOSE 1) Durante a meiose, o pareamento dos cromossomos homólogos é importante porque garante: (A) a separação dos cromossomos não homólogos. (B) a duplicação do DNA, indispensável a esse processo. (C) a formação

Leia mais

OTIMIZANDO OS RESULTADOS DE FIV POR MEIO DO SCREENING GENÉTICO. Um guia para o screening genético pré-implantacional (PGS)

OTIMIZANDO OS RESULTADOS DE FIV POR MEIO DO SCREENING GENÉTICO. Um guia para o screening genético pré-implantacional (PGS) OTIMIZANDO OS RESULTADOS DE FIV POR MEIO DO SCREENING GENÉTICO Um guia para o screening genético pré-implantacional (PGS) O QUE É PGS? PGS, ou screening genético pré-implantacional, é um teste genético

Leia mais

Citogenética e Aberrações Cromossômicas

Citogenética e Aberrações Cromossômicas Bio 230 - Genética e Evolução Citogenética e Aberrações Cromossômicas Camila N. Moreira O que é a citogenética? Todo e qualquer estudo relativo ao cromossomo isolado ou em conjunto, condensado ou distendido,

Leia mais

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese

APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese APÊNDICE I - Versão original das tabelas 4, 5 e 6 e a lista com os conteúdos mantidos e eliminados nas tabelas finais apresentadas no corpo da tese Tabela 4 - Conteúdos mencionados como básicos pelos professores/docentes

Leia mais

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI

Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Sessão 1: Os Princípios e as Técnicas da Biologia Molecular do Séc XXI Menu do dia: -DNA RNA proteína - Sequenciação de genomas (Clonagem, electroforese em gel) - Transcritoma (Microarrays) - Organismos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD 24-2012 1ª Prova: Múltipla Escolha Data: 05-09-2012 INSTRUÇÕES PARA FAZER A PROVA: 1) COLOCAR NOME EM TODAS AS PÁGINAS 2) ESCREVER DE FORMA LEGÍVEL

Leia mais

Liderando o diagnóstico genético Pré-natal

Liderando o diagnóstico genético Pré-natal Pré-natal Liderando o diagnóstico genético Pré-natal Voltado ao diagnóstico de 124 síndromes envolvidas na deficiência intelectual e alterações congênitas O que é um array-cgh? O array-cgh (Hibridação

Leia mais

8/9/2010. Sibele Borsuk

8/9/2010. Sibele Borsuk Cromossomos Cromossomos Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, envolvidas pela molécula de

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS. Questões Objetivas

EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS. Questões Objetivas EXERCÍCIOS SOBRE CARIÓTIPO E ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS Questões Objetivas 1) (UNIRIO mod.) A figura ao lado representa os diferentes tipos de cromossomos humanos. Os autossomos estão numerados de 1 a 22,

Leia mais

e Mapeamento gênico em eucariotas

e Mapeamento gênico em eucariotas Ligação ão, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas Genética BásicaB Licenciatura em Biologia Victor Martin Quintana Flores A lei da segregação independente estabelece que: Em um cruzamento envolvendo

Leia mais

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara.

1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. 1. Na família abaixo há três indivíduos afetados por uma doença neurológica muito rara. I Dê as razões para que essa doença tenha ou não tenha herança: a ligada ao X dominante. Não é esse o padrão de herança,

Leia mais

1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem.

1.3 Explique a razão pela qual, na ausência de lactose, as enzimas necessárias à degradação desta molécula não se produzem. A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o S é r g i o - V. N. Gaia E S C O L A S E C U N D Á R I A / 3 A N T Ó N I O S É R G I O BIOLOGIA Módulo 2 12º CTec CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE CIÊNCIAS

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

PROFESSORA ELYKA FERNANDA

PROFESSORA ELYKA FERNANDA PROFESSORA ELYKA FERNANDA ESPÉCIE HUMANA: Células Somáticas: 46 cromossomos 23 cromossomos de origem paterna 23 cromossomos de origem materna Mulheres XX Homogaméticos Homens XY - Heterogamético Herança

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 135 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ A estrela-do-mar (Echinaster

Leia mais

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli

Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA. Profa. Eleonora Picoli Unidade II BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA Profa. Eleonora Picoli Núcleo Guardião da informação genética Característico de células eucariontes Contém a maior parte da informação genética da célula Controla

Leia mais

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX

Núcleo celular. Robert Brown ( ) Componente fundamental para a célula Nux. Compreensão da importância Séc. XX Núcleo celular Robert Brown (1773-1858) Componente fundamental para a célula Nux Compreensão da importância Séc. XX Componentes do núcleo celular Núcleo celular Eucariontes (+ 1 núcleo) Presença de cromossomos

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

Mutagênese... a prevenção é o espelho do índice cultural de uma nação.

Mutagênese... a prevenção é o espelho do índice cultural de uma nação. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Departamento de Biologia Mutagênese Raimundo Jr, M.Sc. Genética / BIO1240 2013/1 Considerações Gerais Objetivando uma melhor qualidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS, RISCOS E LIMITAÇÕES

PROCEDIMENTOS, RISCOS E LIMITAÇÕES CONSENTIMENTO INFORMADO PARA TESTE GENÉTICO PRÉ-IMPLANTACIONAL PARA ANEUPLOIDIA (PGT-A), PARA PORTADORES DE REARRANJOS ESTRUTURAIS (PGT-SR) E PARA MITOSCORE DESCRIÇÃO, PROPÓSITO E VANTAGENS DA REALIZAÇÃO

Leia mais

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc.

Tecnologia do DNA recombinante. John Wiley & Sons, Inc. Tecnologia do DNA recombinante John Wiley & Sons, Inc. Tópicos Técnicas básicas usadas para identificar, amplificar e clonar genes Construção e triagem de bibliotecas de DNA Análise molecular de DNA, RNA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Fundamentos de Citogenética Professor(es): Leda Navajas Haim Carga horária: 32 h (2T e 2P) Ementa:

Leia mais

AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NO LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO-UFSC

AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NO LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO-UFSC AVALIAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ABERRAÇÕES CROMOSSÔMICAS NO LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO-UFSC Fernanda L. Basei Acadêmica do Curso de Graduação em Farmácia-Análises Clínicas da UFSC

Leia mais

Atividades de Meiose

Atividades de Meiose DISCIPLINA: Biologia I DATA: 05/07/2017 Atividades de Meiose 01 - (Fuvest 2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I - Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados.

Leia mais

Módulo 1: Citogenética, Genética Molecular e Epigenética: atualização de conceitos básicos

Módulo 1: Citogenética, Genética Molecular e Epigenética: atualização de conceitos básicos O I Curso de Pós-Graduação e Actualização em Genética Laboratorial" organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos é composto por 3 módulo, o primeiro dos quais iniciar-se-á no mês

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Determinação e Diferenciação Sexuais

Determinação e Diferenciação Sexuais Determinação e Diferenciação Sexuais Profa. Dra. Ester Silveira Ramos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo esramos@rge.fmrp.usp.br Sexo genético Sexo gonadal Genitália interna

Leia mais

Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas

Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas Ligação, Recombinação e Mapeamento gênico em eucariotas A lei da segregação independente estelece que: Em um cruzamento envolvendo mais de um gene, os genes diferentes se separam ou segregam independentemente

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN: ASPECTOS GERAIS

SÍNDROME DE DOWN: ASPECTOS GERAIS SÍNDROME DE DOWN: ASPECTOS GERAIS Raiana da Silva Santos Graduanda em Enfermagem, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Patrícia Paes Rocha Graduanda em Enfermagem, Faculdades Integradas de Três

Leia mais

DEFICIENCIA INTELECTUAL

DEFICIENCIA INTELECTUAL DEFICIENCIA INTELECTUAL IMPORTÂNCIA DA CAUSA GENÉTICA NA INVESTIGAÇÃO VICTOR E. FARIA FERRAZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo

Leia mais

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide)

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) + + Óvulo ( ) Espermatozóide ( ) Óvulo (n=3) Espermatozóide (n=3) Zigoto ( )

Leia mais

Aanálise de cromossomos humanos é hoje

Aanálise de cromossomos humanos é hoje PROPOSTAS PARA DESENVOLVER EM SALA DE AULA NÚMERO 4 JANEIRO DE 1997 EDITORA MODERNA ORGANIZANDO OS CROMOSSOMOS HUMANOS: IDIOGRAMA J. M. Amabis e G. R. Martho A identificação dos cromossomos humanos é de

Leia mais