ORIGEM DO MODELO DE VAN HIELE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIGEM DO MODELO DE VAN HIELE"

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Mestrado em Ensino de Matemática Disciplina:Tópicos de Ed. Matemática A Professora:Vera Clotilde Garcia Aluna: Marlise Furlan MODELO DE VAN HIELE Porto Alegre, 23 de abril de 2007.

2 ORIGEM DO MODELO DE VAN HIELE * Originou-se do trabalho de doutorado do casal holandês: - Dina Van Hiele-Geldof - Pierre Marie Van Hiele * Primeira publicação em 1959 * A divulgação tornou-se maior após as traduções para o inglês feitas em 1984, por Geddes, Fuys e Tisher.

3 ESQUEMA GERAL DA APRESENTAÇÃO Processo para elaborar um modelo Conceito Modelo Modelo de Van Hiele Idéias centrais Partes Níveis de Compreensão Fases de Aprendizagem - 4 Níveis - Principais características - Evolução dos estudantes - Processo de aprendizagem (redes de relações) - 5 Fases - Características importantes das fases

4 PROCESSO PARA ELABORAR UM MODELO Alguns conceitos: -Um modelo ( matemático, físico, psicológico,...) é uma representação, geralmente simplificada, de um fenômeno real. Exemplos: bolas para átomos, ábacos, operações aritméticas. -Um modelo matemático tem como objetivo descrever matematicamente uma situação do mundo real que se apresenta com suficiente freqüência para que valha a pena estudá-la e compreendêla. Exemplos: polígonos, poliedros. OBS: No que se refere as teorias de ensino e aprendizagem, que também são formas de modelos, um exemplo poderia ser as que se referem a Piaget.

5 A criação e utilização de um modelo matemático ( ou de qualquer outro) segue um padrão básico com 4 fases: Fenômeno do mundo físico Utilização do modelo educativo 1 Observação de casos 2 Modelo matemático inicial Interpretação do fenômeno real Análise teórica 3.1 Estudo da sua estrutura formal 4 Verificação e aplicação 3.2 Modelo matemático completo

6 Problema dos investigadores -Diferenciar o que é básico do que é secundário, pois para um modelo matemático ser melhor elaborado, deverá conter o número maior possível de elementos relevantes.

7 A criação e utilização de um modelo educativo: O processo é o mesmo do modelo matemático, seguindo as mesmas 4 fases. O objetivo é termos melhores métodos de ensino e termos melhores resultados com os alunos. Como os modelos educativos se encontram no estudo do comportamento dos indivíduos, introduz um leque de fatores aleatórios que é muito difícil ou impossível de controlar, como cansaço físico ou mental, interesse, disposição; por outro lado, um professor deve saber que, ao aplicar um modelo educativo isso não vai resolver os seus problemas e muito menos todos os seus alunos compreenderão sem esforços.

8 Por que o Modelo de Van Hiele? O Modelo de Van Hiele é um excelente instrumento (guia) para os professores, pois nos mostra como nos comunicarmos com os alunos para representarmos novos conceitos de forma com que ocorra a compreensão da matemática, a aprendizagem e o desenvolvimento do raciocínio dos alunos.

9 ...revendo... Processo para elaborar um modelo Conceito Modelo Modelo de Van Hiele Idéias centrais Partes Níveis Fases

10 Conceito: O Modelo de Van Hiele é um modelo educativo que trata de explicar o comportamento dos alunos. Uma das primeiras coisas que se descobriu foi que alguém pode alcançar um nível superior de pensamento, compreensão,raciocínio, quando uma nova ordem de pensamento lhe permite. O professor pode conseguir isso ( que o aluno alcance um nível superior de compreensão) através, por exemplo, de uma boa lista elaborada de exercícios.

11 Idéias centrais do Modelo de Van Hiele (coração do modelo) -Podemos encontrar diferentes níveis de acerto no raciocínio dos estudantes de matemática. -Um estudante só pode entender um conteúdo matemático que o professor apresentar de maneira adequada ao seu nível de compreensão. -Se uma relação matemática só pode ser ensinada em um nível de compreensão que o aluno ainda não se encontra, temos que esperar para trabalhá-la. -Não se pode ensinar algo para a pessoa raciocinar de uma determinada forma, mas sim dar condições, através da educação matemática, para que ela chegue o mais rápido possível, a tal forma de raciocínio ou compreensão.

12 Partes do Modelo de Van Hiele 1) Níveis de Compreensão 2) Fases da Aprendizagem Identificam uma seqüência de tipos de raciocínio ou compreensão 1. Reconhecimento 2. Análise 3. Classificação 4. Dedução formal Mostram aos professores direções sobre como podem ajudar os alunos a alcançarem mais facilmente um nível de compreensão superior 1. Informação 2. Orientação dirigira 3. Explicação 4. Orientação livre 5. Integração

13 OBS 1: O Modelo de Van Hiele pode ser usado para qualquer área da Matemática, porém os estudos que o desenvolveu foram na área da geometria. OBS 2: O próprio Pierre Van Hiele e também outros estudiosos do modelo consideraram-no como difícil para aplicá-lo em outras áreas da matemática.

14 NÍVEIS DE COMPREENSÃO

15 Nível 1 RECONHECIMENTO Os estudantes percebem as figuras de forma global, como unidades (uma só coisa), incluem até atributos irrelevantes. Não generalizam as características que reconhecem em uma figura para outra da mesma classe. Não reconhecem partes nem propriedades matemáticas. Nome Figura Não reconhecem explicitamente figuras. Exemplos: -Um quadrado e um retângulo, neste nível, pertencem a classificações diferentes; -Diferenciam um quadrado de um círculo, por este não ter pontas ( sabem que não tem vértices, mas implicitamente)

16 Nível 2 ANÁLISE Os estudantes percebem que as figuras tem partes e elementos e que estas estão dotadas de propriedades matemáticas ( descrevem isso informalmente). Reconhecem tais elementos e propriedades por observação. Não relacionam umas propriedades com as outras. A primeira compreensão matemática se dá neste nível, pois descobrem propriedades que não conheciam, mas as usam de forma independente. Em termos piagetianos, eles ainda não tem a habilidade de fazer inclusões de classes. Exemplo: -Não relacionam ângulos de 90º com perpendicularidade.

17 Nível 3 CLASSIFICAÇÃO Começa a compreensão formal dos estudantes. Reconhecem que umas propriedades se deduzem de outras. Descrevem uma figura formalmente. Entendem os sucessivos passos de uma compreensão formal, mas não entendem a necessidade do encadeamento entre eles. Entendem uma demonstração explicada por um professor ou de um livro, mas não são capazes de construí-la por si mesmos.( a não ser por memorização) Não sentem a necessidade de uma demonstração formal. Exemplo: - Entendem uma demonstração explicada por um professor ou de um livro, mas não são capazes de construí-la por si mesmos.( a não ser por memorização)

18 Nível 4 DEDUÇÃO FORMAL Os estudantes entendem e realizam compreensões lógicas formais, as demonstrações de vários passos e a ligação entre eles. Reconhecem diferentes possibilidades ou a existência de definições equivalentes para um mesmo conceito. Chega-se na compreensão lógico-matemática, capacidade para ter uma visão global da área que se está estudando. Exemplo: - Generalizam conceitos.

19 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO * Hierarquia e seqüência dos níveis Não se pode alcançar um nível de compreensão sem antes ter superado o nível anterior. Cada nível de compreensão se apóia no nível anterior. Cuidar com o perigo da memorização. * Estreita relação entre a linguagem e os níveis Uma palavra tem o seu significado próprio em cada nível de compreensão (exemplo: demonstrar). O professor tem que falar de acordo com o nível que o aluno se encontra, e a partir daí, guiá-los para que cheguem ao nível superior. *Passar de um nível ao outro é um processo contínuo Há pessoas que consideram que essa passagem ocorre de forma brusca, inclusive Pierre Van Hiele, e há outras que consideram que o processo é gradual, além de existir um período de transição entre um nível e outro.

20 A EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES Observar o nível de compreensão de um aluno é de caráter local( pois um aluno desenvolve diferentes níveis em diferentes áreas da matemática).

21 Métodos para determinar o nível do aluno: 1) Entrevista individual com o aluno e posteriormente aplicação de atividades escritas, a fim de comprovar dados colhidos na entrevista. 2) Exercício escrito com uma série de atividades elaboradas. OBS: Em qualquer um dos dois casos, é conveniente considerar: - Formular questões cujas respostas não sejam tão objetivas. Pedir para justificar e explicar os procedimentos que forem usados. - O importante não é a validade da resposta, mas sim o processo que levou o aluno até a mesma. - As atividades devem ser elaboradas para que contemplem os 4 níveis de compreensão. - É difícil determinar o nível em que o aluno está, mas ao menos saberemos em que nível mínimo ele se encontra.

22 PROCESSO DE APRENDIZAGEM SEGUNDO O MODELO DE VAN HIELE 1)Como se dá a aquisição de novas habilidades de compreensão? 2)Há alguma forma para favorecer esse processo de aprendizagem?

23 1)Como se dá a aquisição de novas habilidades de compreensão? Através de uma rede de relações. As redes de relações se formam na mente a medida que vai aumentando a capacidade de compreensão, os alunos vão realizando uma aprendizagem mais completa e profunda. Quadrados Nível 1 Quadrados quadriláteros são Nível 2 Retângulos Retângulos possuem ângulos de 90º Deduções de algumas propriedades dos quadriláteros ainda usando exemplos. Teorema dos Nível 3 quadriláteros (forma Nível 4 generalizada)

24 * * * * * *

25 1)Há alguma forma para favorecer esse processo de aprendizagem? A aquisição por uma pessoa, de novas habilidades de raciocínio e compreensão é fruto da própria experiência. Experiência adquirida dentro ou fora da escola A melhor forma de ensinar, então, é aquela que proporciona essa experiência. A maturidade biológica também é um fator relevante para que se dê a aprendizagem. Porém, segundo Van Hiele, as crianças não pensam logicamente por falta de maturação, mas sim por não saberem as regras do jogo da lógica. * Conseqüência: possibilidade de acelerar a aprendizagem.

26 Diferenças fundamentais entre os modelos de aprendizagem de: Piaget: -Assimilação e acomodação -Aprendizagem matemática e o desenvolvimento intelectual estão estreitamente ligados ao desenvolvimento biológico (maturação) - Pouca importância para a linguagem. Van Hiele: -4 níveis de compreensão -Acomodação -Alguma importância para a maturação -Grande importância para a linguagem

27 Fases da Aprendizagem do Modelo de Van Hiele O desenvolvimento destas fases responde a pergunta: COMO UM PROFESSOR PODE AJUDAR O SEU ALUNO A SUBIR DE NÍVEL??? LEMBRANDO: A aprendizagem, segundo Van Hiele, é o resultado da acumulação da quantidade suficiente de experiências adequadas para uma determinada área de conhecimento.

28 São 5 fases: 1)Informação 2)Orientação dirigida 3)Explicação 4)Orientação livre 5)Integração

29 1)Informação: - É o contato. - O professor informa ao aluno a área de conhecimento que vão trabalhar. - O professor observa em que nível os alunos se encontram e o que sabem sobre o assunto.

30 2) Orientação dirigida: -Os estudantes começam a investigar, baseados no material que lhes foi disponibilizado. -O objetivo desta fase é que os alunos descubram, compreendam e aprendam quais são os principais conceitos e propriedades do que está sendo estudado. -A escolha cautelosa das atividades é primordial.

31 3) Explicação: -Intercâmbio de experiências entre os alunos, mostrando o que acharam, quais regularidades descobriram, como chegaram a estes resultados. É um diálogo em grupo. -É interessante que haja divergências, para que possam defender os seus pontos de vista. - Os professores deixam que os alunos formulem suas novas propriedades.

32 4) Orientação livre: -Os alunos aplicam os conhecimentos e a linguagem que acabaram de adquirir a outras investigações diferentes das anteriores. -Os professores devem proporcionar problemas que podem levar a diferentes soluções. -Os problemas acima devem ter indícios a seguir.

33 5) Integração: -O professor deve proporcionar compreensões globais ( sem nenhum conceito novo). Somente uma acumulação das coisas que já conhece. -Com essa fase completa, os alunos tem a disposição uma nova rede de relações mentais, mais ampla que a anterior e adquirem um novo nível de compreensão.

34 Características importantes das fases de aprendizagem de Van Hiele -O professor deve ver claramente as diferenças entre as fases de aprendizagem, proporcionando problemas adequados a cada uma. Na 1ª fase, os problemas tem a finalidade de mostrar. Na 2ª fase, os problemas servem para delimitar os elementos principais que o aluno deve estudar (conceitos, propriedades, definições) A 3ª fase, na verdade, é desenvolvida entre a 2ª e a 4ª. Na 4ª fase, temos problemas mais completos, exigindo que o aluno combine conhecimentos e os aplique em situações diferentes. Na 5ª fase, problemas com situações amplas, em que não predomine nenhuma parte, mas sim que interajam entre si.(generalização) OBS: as fases se desenvolvem de forma contínua e em espiral.

35

36 BIBLIOGRAFIA CISCAR, Salvador Llinares; GARCIA, Maria Victoria Sánchez. Teoria y Practica em Educación Matemática. Sevilha: Alfar, 1990, 384p. (Modelo Van Hiele)

OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS. Zaqueu Vieira Oliveira

OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS. Zaqueu Vieira Oliveira OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS Zaqueu Vieira Oliveira A TEORIA DOS VAN HEALE O CONTEXTO Teoria desenvolvida por Dina van Hiele-Geldof e Pierre M. van Hiele Pierre: aprendizagem da geometria e o fenômeno

Leia mais

O desenvolvimento do raciocínio em Geometria Lilian Nasser

O desenvolvimento do raciocínio em Geometria Lilian Nasser Texto complementar O desenvolvimento do raciocínio em Geometria Lilian Nasser MTMÁTI Matemática ssunto: Geometria O desenvolvimento do raciocínio em Geometria Nós, professores de Matemática do curso secundário

Leia mais

OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS. Zaqueu Vieira Oliveira

OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS. Zaqueu Vieira Oliveira OFICINA DE GEOMETRIA E MEDIDAS Zaqueu Vieira Oliveira A TEORIA DOS VAN HEALE O CONTEXTO Teoria desenvolvida por Dina van Hiele-Geldof e Pierre van Hiele Pierre: aprendizagem da geometria e o fenômeno do

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES NO PLANO APLICANDO A TEORIA DE VAN HIELE Neide da Fonseca Parracho Sant Anna Colégio Pedro II - Rio de Janeiro neidefps@gmail.com Resumo: Este mini-curso, voltado para os anos

Leia mais

4.3 A solução de problemas segundo Pozo

4.3 A solução de problemas segundo Pozo 39 4.3 A solução de problemas segundo Pozo Na década de noventa, a publicação organizada por Pozo [19] nos dá uma visão mais atual da resolução de problemas. A obra sai um pouco do universo Matemático

Leia mais

Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo capturando polígonos *

Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo capturando polígonos * Um ensaio para o ensino de geometria através do jogo capturando polígonos * Cristiane Alexandra Lázaro Tatiana Miguel Rodrigues Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Unesp 17033-360, Bauru,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 014/ 015 ENSINO VOCACIONAL 1º Ano MATEMÁTICA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá de assumir uma forma necessariamente

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA. PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 2 2.º ANO MATEMÁTICA APLICADA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá

Leia mais

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA Um padrão para a unificação de conceitos e procedimentos pode ser definido verticalmente e transversalmente para todos os anos de escolaridade A compreensão e as aptidões associadas à maioria dos esquemas

Leia mais

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014

EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 EMENTA ESCOLAR III Trimestre Ano 2014 Disciplina: Matemática Professor: Flávio Calônico Júnior Turma: 8 ano do Ensino Fundamental II Data 16/setembro 18/setembro 19/setembro 23/setembro 25/setembro 26/setembro

Leia mais

2 Sobre aprendizagem

2 Sobre aprendizagem 2 Sobre aprendizagem Kurt Lewin sempre buscou meios a Topologia é um deles de elevar a Psicologia ao estado de uma ciência logicamente sólida (LEWIN, 1973, p. 12), ou seja, com a possibilidade de conceitos

Leia mais

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria

MATEMÁTICA 6º ANO A/B. Números e cálculo. Geometria 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS MATEMÁTICA 6º ANO A/B COMPETÊNCIAS GERAIS Cger1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ / SEEDUC-RJ COLÉGIO: C. E. Senador Sá Tinoco PROFESSOR: Flávia Rosa do Nascimento Azevedo MATRÍCULA: 0920535-2 / 0951275-7 SÉRIE: 9º

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL

UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL UMA REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES NA ESCOLA ESTADUAL MARIA DAS DORES BRASIL LEITE* 1, Jardel Sousa; MENDOZA 2, Héctor José García RESUMO 1 jardelsousa562@gmail.com

Leia mais

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu

Mapas conceituais em aplicações educacionais. Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu Mapas conceituais em aplicações educacionais Evandro Cantú Instituto Federal do Paraná Câmpus Foz do Iguaçu evandro.cantu@ifpr.edu.br Aprendizagem Significativa Proposta por David Ausubel, nos anos 1960.

Leia mais

n. 20 INDUÇÃO MATEMÁTICA

n. 20 INDUÇÃO MATEMÁTICA n. 20 INDUÇÃO MATEMÁTICA Imagine uma fila com infinitos dominós, um atrás do outro. Suponha que eles estejam de tal modo distribuídos que, uma vez que um dominó caia, o seu sucessor na fila também cai.

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano

Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano Agrupamento de Escolas de Sande EB 2, 3 de Sande Ano Letivo 2017/2018 Perfil de Aprendizagens Específicas Matemática - 5º ano (ponto 2, artigo 7º, despacho normativo nº1- F/2016) No final do ano letivo,

Leia mais

O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA METODOLOGIA VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA

O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA METODOLOGIA VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA 1 O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA METODOLOGIA VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA ADRIANA CLARA HAMAZAKI adrianahamazaki@ig.com.br Orientadora: Profª Mestre Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima UNIVERSIDADE GUARULHOS

Leia mais

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano

DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7.º Ano COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMBINATÓRIA EM GEOMETRIA. Palavras-chave: Resolução de problemas; Combinatória; Geometria.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMBINATÓRIA EM GEOMETRIA. Palavras-chave: Resolução de problemas; Combinatória; Geometria. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: COMBINATÓRIA EM GEOMETRIA Heitor Achilles Dutra da Rosa Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ heitor_achilles@yahoo.com.br Resumo: Existem várias questões geométricas que podem

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : EMPREGADO DE RESTAURANTE BAR Planificação anual de Matemática ºAno

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : EMPREGADO DE RESTAURANTE BAR Planificação anual de Matemática ºAno CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : EMPREGADO DE RESTAURANTE BAR Planificação anual de Matemática 2017-2018 Turma H Professor: Raquel Barreto 7ºAno 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

NEJA I PLANO DE AÇÃO 2

NEJA I PLANO DE AÇÃO 2 Novembro de 2014 NEJA I PLANO DE AÇÃO 2 Geometria Plana : Perímetro e Área Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Curso Nova EJA Educação de Jovens e Adultos MATEMÁTICA NEJA I 2º BIMESTRE/2º SEMESTRE/2014. PLANO

Leia mais

Uma introdução histórica 1

Uma introdução histórica 1 A U L A Uma introdução histórica Meta da aula Apresentar alguns problemas clássicos que motivaram as estruturas algébricas modernas que formam o conteúdo do curso de Álgebra II. objetivos Ao final desta

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO GEOMETRIA Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão das propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço, a compreensão

Leia mais

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS COMO FACTOR CONDICIONANTE DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA É útil diferenciar duas formas distintas do conhecimento prévio de um aluno: 1º) os conceitos que o aluno assimila naturalmente, através da sua interacção com o meio conceitos espontâneos 2º) os conceitos

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : OPERADOR DE JARDINAGEM Planificação anual de Matemática

CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : OPERADOR DE JARDINAGEM Planificação anual de Matemática CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO : OPERADOR DE JARDINAGEM Planificação anual de Matemática 2018-2019 Professor: Ana Figueira 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Matemática Aplicada insere-se

Leia mais

O que sabe uma criança que parece não saber nada

O que sabe uma criança que parece não saber nada O que sabe uma criança que parece não saber nada - Professor compreender o que os alunos sabem ou não questão complexa! - Um olhar cuidadoso sobre o que a criança errou pode ajudar o professor a descobrir

Leia mais

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN Rondinelli S. Oliveira¹ Sapiens, rondinelli_oliveira@hotmail.com Étel Rógere da Silva² Sapiens, etel.rogere@yahoo.com.br

Leia mais

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Questões conceituais METODOLOGIA Etimologicamente : Origem Grega Methodos (objetivo, finalidade),

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

Planificação de atividade TIC

Planificação de atividade TIC Planificação de atividade TIC Ano(s) de escolaridade Disciplina(s) Previsão de duração 4º Matemática 240 minutos Autoria Paulo Torcato e Miguel Veladas Descrição da atividade Tema: Geometria - Iniciação

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO - Ano Letivo 2014 / 2015 CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO TIPO 3 MATEMÁTICA APLICADA Para estes estudantes, a disciplina de Matemática terá de assumir

Leia mais

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica

Lógica e Computação. Uma Perspectiva Histórica Lógica e Computação Uma Perspectiva Histórica Alfio Martini Facin - PUCRS A Lógica na Cultura Helênica A Lógica foi considerada na cultura clássica e medieval como um instrumento indispensável ao pensamento

Leia mais

Documento curricular. 2º Trimestre

Documento curricular. 2º Trimestre Documento curricular 6º ano 2º Trimestre - 2017 Matemática Caros pais, Relacionamos nos quadros abaixo os conteúdos que serão trabalhados com os alunos neste 2º trimestre. Entenda-se por conteúdos o que

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

Programa da Disciplina

Programa da Disciplina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E tecnologia PARAÍBA Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras Diretoria de Ensino / Coord. do Curso

Leia mais

9.º Ano. Planificação Matemática

9.º Ano. Planificação Matemática 9.º Ano Planificação Matemática Escola Básica Integrada de Fragoso 9.º Ano Ano letivo 2014/2015 Organização e tratamento de dados Probabilidade - Compreender a informação de natureza estatística e desenvolver

Leia mais

Ciclo de Formação 2008/2010

Ciclo de Formação 2008/2010 ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA DE SANTIAGO DO CACÉM Grupo Disciplinar: 500 Planificação de Matemática Aplicada Curso de Educação e Formação de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Tipo 2

Leia mais

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O ENSINO DE GEOMETRIA.

ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO O ENSINO DE GEOMETRIA. I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO,

Leia mais

ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS ENSINANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL E O CONCEITO DE LIMITES DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO UTILIZANDO ATIVIDADES INVESTIGATIVAS Márcio Pereira Amaral¹; Orientador: Lourenço Gonçalves Junior² Instituto Federal

Leia mais

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2

Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1. Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 Curso de Engenharia - UNIVESP Disciplina Matemática - Bimestre 1 Exercícios da semana 1 - vídeo aulas 1 e 2 RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE A AVALIAÇÃO (PORTFÓLIO) Caro aluno, Nesta semana, a sua avaliação

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações, e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos

Leia mais

MATEMÁTICA PARA A VIDA

MATEMÁTICA PARA A VIDA MATEMÁTICA PARA A VIDA B3 6 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação processos e procedimentos matemáticos Sequencializar as tarefas elementares de um projecto; Usar relações de conversão

Leia mais

Resolução de problemas não numéricos

Resolução de problemas não numéricos Resolução de problemas não numéricos Ler e buscar informações Em Panizza (2006), a didática da matemática define os problemas como aquelas situações que criam um obstáculo a vencer, que promovem a busca

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo

O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo http://www.aecep.com.br/artigo/o-planejamento-escolar--jose-carlos-libaneo.html O Planejamento Escolar - José Carlos Libâneo 29/7/2013 O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática

Caro(a) aluno(a), Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas CENP Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Equipe Técnica de Matemática Caro(a) aluno(a), Você saberia representar a soma dos n primeiros números naturais a partir do 1? Neste Caderno você terá a oportunidade de conhecer esse e outros casos que envolvem sequências e resolvê-los

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares

Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Planejamento das aulas 2018 Turmas Regulares Objetivos: Revisar e ensinar conceitos de matemática básica e os assuntos que mais caem no ENEM; Buscar a compreensão do aluno quanto aos enunciados das questões

Leia mais

Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2. Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 -

Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2. Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Março/2013 CECIERJ CEDERJ PLANO DE TRABALHO 2 Introdução à Geometria Espacial Danielle Gomes Gioseffi - 0 - Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ MATEMÁTICA 2º ANO/ENS.

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos?

1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Resolução do capítulo 7 - Progressão Aritmética 1 Formam-se n triângulos com palitos conforme mostram as figuras. Qual o número de palitos usados para construir n triângulos? Sendo n o número de triângulos

Leia mais

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente?

NOME QUESTÕES. 2- O que é para si a Matemática? 3- O que considera ser matematicamente competente? QUESTÕES 1- Gosta de Matemática? (ri-se e suspira) é assim depende do ponto de vista. Se for de uma matemática trabalhada de uma forma lúdica, gosto da matemática sim. Agora se for uma matemática com uma

Leia mais

Curso de Aperfeiçoamento de professores de matemática. 9 ano do ensino fundamental 1 Bimestre/2013 Plano de trabalho Semelhança de polígonos.

Curso de Aperfeiçoamento de professores de matemática. 9 ano do ensino fundamental 1 Bimestre/2013 Plano de trabalho Semelhança de polígonos. Curso de Aperfeiçoamento de professores de matemática. 9 ano do ensino fundamental 1 Bimestre/2013 Plano de trabalho Semelhança de polígonos. Cursista: Israel de Souza Barbosa. Tutor: Emilio Rubem Introdução

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES

7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES EBIAH 7º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO/MÉDIO PRAZO FINALIDADES Promover a aquisição e desenvolvimento de conhecimento e experiência em Matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos s e não s. Com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL TUTOR: PROF.DR. DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO ANÁLISE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA À LUZ DA TEORIA DE VAN HIELLE

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA À LUZ DA TEORIA DE VAN HIELLE ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA À LUZ DA TEORIA DE VAN HIELLE Genailson Fernandes da Costa Universidade Estadual da Paraíba UEPB genailsonmatematica@gmail.com Edvanilson Santos de Oliveira

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

Planificação anual 2018/19

Planificação anual 2018/19 Planificação anual Propõe-se a seguinte distribuição dos conteúdos pelos diferentes períodos: 1. Período 2. Período 3. Período Números racionais Expressões algébricas. Potenciação. Raízes quadradas e cúbicas

Leia mais

Material manipulável no ensino de geometria espacial

Material manipulável no ensino de geometria espacial Material manipulável no ensino de geometria espacial BARBOSA, Lucas Dias Ferreira [1] ; COSTA, Gustavo Arcanjo [1] ; FEITOSA, Antônio Joaquim Rodrigues [2]. 1 1. Resumo A teoria construtivista de Piaget,

Leia mais

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT

TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT TRABALHANDO COM PLANOS, CILINDROS E QUÁDRICAS NO WINPLOT Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros / Fundação Educacional Montes Claros janinemota@gmail.com João Bosco Laudares Pontifícia

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO SOBRE ÂNGULOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES Karen Pereira Montagner¹ Ricardo Fajardo² 1 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Este artigo apresenta

Leia mais

1º Período Total tempos previstos: 49

1º Período Total tempos previstos: 49 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período Total tempos previstos: 49 TEMAS CONTEÚDOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS TEMPOS (Previstos)

Leia mais

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades:

Oficina Geoplano. As atividades apresentadas têm o objetivo de desenvolver as seguintes habilidades: Oficina Geoplano 1. Introdução O objetivo desta oficina é trabalhar com os alunos alguns conceitos ligados a medidas de comprimento e área de figuras planas, bem como investigar o Teorema de Pitágoras.

Leia mais

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015

Planificação Anual Matemática 9º Ano Ano lectivo 2014/2015 nº 1 de (EB23) Organização e tratamento de dados Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e de produzir informação estatística bem como de a utilizar para resolver problemas e tomar decisões

Leia mais

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA

S E C G SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOÂN IA PROJETO DE EXTENSÃO NIVELAMENTO EM MATEMÁTICA BÁSICA Nivelamento em matemática básica PROPOSTA DE TRABALHO É uma proposta que visa levar o aluno a ter um melhor aproveitamento nas disciplinas que envolvem

Leia mais

Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano. Planificação Anual de Matemática

Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano. Planificação Anual de Matemática Curso de Educação e Formação Empregado de Restaurante/Bar 1º Ano Planificação Anual de Matemática Tema Conteúdos Competências Específicas Nº aulas de 45 Adição, subtração, multiplicação e divisão de números

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19

Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 7.º ANO ANO LETIVO 2018/19 1.º PERÍODO Tema/Subtema Objetivos Essenciais de Aprendizegem Aulas previstas (45 min) Aprendizagens

Leia mais

A disciplina de Matemática A destina-se aos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologia e Ciências Socioeconómicas.

A disciplina de Matemática A destina-se aos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologia e Ciências Socioeconómicas. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática A destina-se aos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS AGOSTO 2018 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS AGOSTO 2018 10.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO MATEMÁTICA A INTRODUÇÃO A disciplina de Matemática A destina-se aos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

Ângulos planos: uma abordagem qualitativa na 5º série

Ângulos planos: uma abordagem qualitativa na 5º série Ângulos planos: uma abordagem qualitativa na 5º série Rodrigo Sychocki da Silva Mestrando em Ensino de Matemática - UFRGS A geometria plana é uma parte da matemática que merece atenção dos professores

Leia mais

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro

MODELAGEM DE SISTEMAS. Introdução a Computação e Engenharia de Software. Profa. Cynthia Pinheiro MODELAGEM DE SISTEMAS Introdução a Computação e Engenharia de Software Profa. Cynthia Pinheiro Introdução Modelagem de Sistemas: A modelagem de um sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade

Leia mais

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO

TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CLUBE DE MATEMÁTICA DO PIBID: O CASO DO PROBLEMA DO SALÁRIO Aline Cordeiro da Silva 1 acs_uepb@hotmail.com Lincomberg Martins 2 netosume123@hotmail.com José Luiz

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM NÚMEROS E OPERAÇÕES

Leia mais

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS

CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS CÁLCULO DE VOLUMES E O PRINCÍPIO DE CAVALIERI: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS Walter Pereira do Nascimento Silva wallpsilva@live.com Neemias Manoel

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 2º

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR) w3.dmat.ufrr.br/~hector

Héctor José García Mendoza Universidade Federal de Roraima (UFRR) w3.dmat.ufrr.br/~hector Sistema de ações para melhorar o desempenho dos alunos na atividade de situações problema em matemática. (Modificado para exemplificar a pesquisa quantitativa) Héctor José García Mendoza Universidade Federal

Leia mais

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico)

Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) MATEMÁTICA PARA VIDA Nível 1 (equivalência ao 1º ciclo do Ensino Básico) Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. MV 1 A Usar a matemática

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS

A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NA CLASSIFICAÇÃO DAS FIGURAS PLANAS SANTOS, Adriano Eusébio dos 1 ;GOMES, Malu Alexandre 2 ; RIBEIRO, Elizete Maria Possamai 3 (1) Acadêmico do Curso de Licenciatura de Matemática,

Leia mais

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 RESUMO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COMPONENTE DE FORMAÇÃO CIENTIFICA MATEMÁTICA APLICADA CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO (CEF) DE OPERADOR DE INFORMÁTICA

Leia mais

Geometria é o estudo das formas presentes na natureza e de suas propriedades. Dentro do currículo escolar brasileiro temos: Geometria Plana para o

Geometria é o estudo das formas presentes na natureza e de suas propriedades. Dentro do currículo escolar brasileiro temos: Geometria Plana para o GEOMETRIA ESPACIAL SEGUNDO O MODELO DE VAN HIELE: UMA ANÁLISE DO NÍVEL DE PERCEPÇÃO DA FORMA GEOMÉTRICA DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. GONÇALVES, T. C.¹, FERREIRA C. C. ², FERREIRA

Leia mais

Anais da Semana de Integração Acadêmica 02 a 06 de setembro de 2013

Anais da Semana de Integração Acadêmica 02 a 06 de setembro de 2013 A UTILIZAÇÃO DO JOGO DE DOMINÓ NA FACILITAÇÃO DA APROPRIAÇÃO DAS TÉCNICAS E CONCEITOS UTILIZADOS NAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E INTRODUÇÃO SUBTRAÇÃO BELONSI, Marcelo Henrique UEG/UnU Goiás - marcelobelonsi@bol.com.br

Leia mais

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências

Metodologia para engajar os alunos nas aulas de Ciências Etapa 2: O que são Metodologias Ativas? E? Vídeo X2 Agora que você possui uma ideia do que é o, e quais metodologias são importantes para conhecê-lo melhor, indicamos que você realize a leitura do texto

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos

No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver. Ao longo de todos os ciclos CURRÍCULO NACIONAL Competências Gerais Geometria No domínio da geometria, das grandezas e da medida, a competência matemática que todos devem desenvolver inclui os seguintes aspectos: Ao longo de todos

Leia mais

LUCY MÉRY BÚRIGO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM PONTA GROSSA 2008 LUCY MÉRY BÚRIGO

LUCY MÉRY BÚRIGO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM PONTA GROSSA 2008 LUCY MÉRY BÚRIGO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA LUCY MÉRY BÚRIGO

Leia mais