Enfermeira Teresinha Neide de Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Enfermeira Teresinha Neide de Oliveira"

Transcrição

1

2 PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO CENTRAL DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS Hospital Monte Klinikum CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO Hospital Geral de Fortaleza ILUSTRAÇÕES: Fotos dos cenários da prática Colaboração: Gláucya Dau /Virgínia Godoy

3 CAPÍTULO II DAS BOAS PRÁTICAS PARA O PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE Seção IX DA ESTERILIZAÇÃO

4 ESTERILIZAÇÃO É A COMPLETA DESTRUIÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA MICROBIANA VIÁVEIS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE MÉTODO FÍSICO, QUÍMICO E FÍSICO-QUÍMICO.

5 O propósito do processo de esterilização é destruir os contaminantes microbiológicos. ABNT NBR / I SO :2001

6 Art. 11 Produtos para saúde classificados como CRÍTICOS devem ser submetidos ao processo de ESTERILIZAÇÃO, após a limpeza e demais etapas do processo.

7 SEÇÃO III DOS EQUIPAMENTOS Art. 37 Deve ser realizada qualificação de instalação, qualificação de operação e qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para saúde, com periodicidade mínima anual. Parágrafo único. Sempre que a carga de esterilização apresentar desafios superiores àquela utilizada na qualificação de desempenho, esta qualificação deve ser refeita. Art. 41 Todos os equipamentos de limpeza automatizada e esterilização devem ter seu processo requalificado após mudança de local de instalação, mau funcionamento, reparos em partes do equipamento ou suspeita de falhas no processo de esterilização. Parágrafo único. Na requalificação dos equipamentos de esterilização deve-se incluir o uso de indicadores biológicos e químicos.

8 NOVOS MUDANÇA LOCAL QI QO VAZIA ANUAL REPAROS MUDANÇA LOCAL RQ QD CARGA MUDANÇA DE CARGA REFAZER

9 Seção IV Da Infraestrutura... AMBIENTE FÍSICO. Art. 47 O CME Classe II e a empresa processadora devem possuir, minimamente, os seguintes ambientes: I - Sala de recepção e limpeza (setor sujo); II - Sala de preparo e esterilização (setor limpo); III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo); IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e V - Sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo) Art. 48 Para o CME Classe II e na empresa processadora é obrigatória a separação física da área de recepção e limpeza dos produtos para saúde das demais áreas. Art. 57 A área de esterilização de produtos para saúde deve ser dimensionada de acordo com o quantitativo e dimensão dos equipamentos para esterilização.

10 Seção IX Da Esterilização Art. 91 É proibido o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros. Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde. Art. 93 É obrigatório a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia. Art. 94 Não é permitido alteração dos parâmetros estabelecidos na qualificação de operação e de desempenho de qualquer ciclo dos equipamentos de esterilização. 1º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato só pode ocorrer em caso de urgência e emergência. 2º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato deve ser documentado contendo data, hora, motivo do uso, nome do instrumental cirúrgico ou produto para saúde, nome e assinatura do profissional responsável pelo CME e identificação do paciente. 3º O registro do ciclo mencionado no 2º deve estar disponível para a avaliação pela Autoridade Sanitária. 4º O instrumental cirúrgico e os produtos para saúde processados conforme o 1º devem ser utilizados imediatamente após o processo de esterilização. 5º O ciclo para uso imediato deve ser monitorado por integrador ou emulador químico. Art. 95 A água utilizada no processo de geração do vapor das autoclaves deve atender às especificações do fabricante da autoclave.

11 FÍSICO QUÍMICO FÍSICO- QUÍMICO MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO

12 Seção IX Da Esterilização Art. 91 É proibido o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros. Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

13 1.Porquê o uso de autoclave gravitacional de capacidade superior a 100 litros está proibido como esterilizador? Que problema técnico observa-se neste caso? A dinâmica da remoção do ar, é por gravidade, o ar mais frio (denso) tende a sair pelo dreno, quando o vapor é admitido. É um mecanismo lento e menos eficaz de remoção do ar e penetração do vapor. A presença de ar residual compromete a qualidade da esterilização. APECIH:2010

14 Seção IX Da Esterilização Art. 93 É obrigatória a realização de teste para avaliar o desempenho do sistema de remoção de ar (Bowie & Dick) da autoclave assistida por bomba de vácuo, no primeiro ciclo do dia.

15 2. Qual a indicação de uso do teste de Bowie & Dick? No primeiro ciclo do dia está correto? O teste BOWIE & DICK- está indicado para autoclave com sistema de vácuo. Tem a finalidade de avaliar a capacidade da remoção do ar para garantia da penetração do vapor. Princípio básico da lei física, onde houver ar o vapor não penetra. Recomendada execução diária, antes do primeiro ciclo com carga e após ciclo vazio de aquecimento da autoclave, se houver desligamento do equipamento. Em caso de funcionamento ininterrupto, deve ser estabelecido um horário para o teste. APECIH:2010/PRINCIPIOS DE PROCESSAMIENTO ESTÉRIL:2008

16 Seção IX Da Esterilização Art. 94 Não é permitido alteração dos parâmetros estabelecidos na qualificação de operação e de desempenho de qualquer ciclo dos equipamentos de esterilização. 1º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato só pode ocorrer em caso de urgência e emergência. 2º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato deve ser documentado contendo data, hora, motivo do uso, nome do instrumental cirúrgico ou produto para saúde, nome e assinatura do profissional responsável pelo CME e identificação do paciente. 3º O registro do ciclo mencionado no 2º deve estar disponível para a avaliação pela Autoridade Sanitária. 4º O instrumental cirúrgico e os produtos para saúde processados conforme o 1º devem ser utilizados imediatamente após o processo de esterilização. 5º O ciclo para uso imediato deve ser monitorado por integrador ou emulador químico. Art. 95 A água utilizada no processo de geração do vapor das autoclaves deve atender às especificações do fabricante da autoclave.

17 Seção IX Da Esterilização Art. 94 Não é permitido alteração dos parâmetros estabelecidos na qualificação de operação e de desempenho de qualquer ciclo dos equipamentos de esterilização. VALIDAÇÃO: procedimento documentado para a obtenção, o registro e a interpretação dos resultados requeridos para estabelecer que um processo estará sempre em conformidade com a especificação predeterminada. (ABNT NBR ISO :2010) Estabelecer que o processo de esterilização pode ser executado de modo eficaz e reproduzível para a carga de esterilização.

18 PROGRAMA VALIDADO PARÂMETROS - CICLOS INDICAÇÃO MONITORIZAÇÃO SITUAÇÃO DE OPERAÇÃO -CARGAS OBSERVAÇÕES 1-PRÉ-AQUECIMENTO (ROTINA DIÁRIA) 1-INDICADORES FÍSICOS 1-CÂMARA VAZIA 1-AQUECIMENTO (PRIMEIRO CICLO DO DIA) ANTES DO BOWIE&DICK ROTINA DIÁRIA 4- INSTRUMENTAL Temperatura = 134 C Tempo = 4 minutos Vácuo = 4 pulsos Secagem = 3 minutos Duração = 25 minutos 2-ESTERILIZAR ITENS DESEMBALADOS (utensílios para higienização do paciente) 3-ESTERILIZAR ITENS PARA USO IMEDIATO 2-INDICADORES FÍSICOS +- INDICADOR DE PROCESSO EM CADA ITEM 3-INDICADORES FÍSICOS + PCD (IB+IQ) NO PRIMEIRO CICLO COM PACOTES CRÍTICOS DO DIA E IQ PCD PARA OS DEMAIS CICLOS E IQ DENTRO DE CADA PACOTE 2-CARGA COM BACIAS, JARRAS 3-CARGA COM INSTRUMENTAL (DE VIDEO, EMBALADOS EM PAPEL GRAU CIRÚRGICO 2-ITENS DESEMBALADOS SOMENTE DEPOIS DO CICLO COM TESTE BIOLÓGICO DE CONTROLE DIÁRIO 3-MATERIAL PREPARADO EM EM KIT OU INDIVIDUAL EM EMBALAGEM SIMPLES COM ETIQUETA DE RASTREABILIDADE 6- BOWIE&DICK Temperatura = 134 C Tempo = 3,5 minutos Vácuo = 4 pulsos Secagem = 1 minuto Duração = 20 minutos 1-AVALIAR A EFICIÊNCIA DA BOMBA DE VÁCUO MONITORIZAÇÃO DIÁRIA 1-INDICADORES FÍSICOS + PACOTE TESTE PRONTO USO -TESTE DE BOWIE &DICK 1-PACOTE TESTE DENTRO DO CESTO SOBRE O DRENO NA POSIÇÃO HORIZONTAL ETIQUETA VOLTADA PARA CIMA 1-CÂMARA VAZIA SOMENTE COM O PACOTE TESTE -DEPOIS DO CICLO DE AQUECIMENTO 1- PACOTES Temperatura = 134 C Tempo = 6 minutos Vácuo = 4 pulsos Secagem = 20 minutos Duração =45 minutos 1-ESTERILIZAÇÃO DE INSTRUMENTAIS E OUTROS USADOS NOS PROCEDIMENTOS 2-ESTERILIZAÇÃO DE CAMPOS DE TECIDO E AVENTAIS (PARAMENTAÇÃO CIRÚRGICA) 3-ESTERILIZAÇÃO DE ITENS PARA IMPLANTES 1-INDICADORES FÍSICOS+ + PCD (IB+IQ) EM PACOTE DESAFIO PRONTO USO, SE PRIMEIRA CARGA DO DIA, OU IQ PCD SE SUBSEQUENTE + INDICADOR DE PROCESSO EM CADA PACOTE + IQ DENTRO DE CADA PACOTE 2- INDICADORES FÍSICOS + INTEGRADOR SUBSEQUENTE EM PACOTE DESAFIO MANUAL + INDICADOR DE PROCESSO EM CADA PACOTE E IQ INTERNAMENTE 3-1-INDICADORES FÍSICOS+ PCD (IB+IQ) EM PACOTE DESAFIO PRONTO USO+ ETIQUETA DE RASTREABILIDADE COM INDICADOR DE PROCESSO EM CADA PACOTE+IQ DENTRO DO PACOTE CÂMARA COM CARGA ITENS EMBALADOS EM MANTA DE SMS OU PAPEL GRAU CIRÚRGICO (DUPLA EMBALAGEM) PRIMEIRO CICLO COM CARGA SOMENTE DEPOIS DO BOWIE&DICK APROVADO ETIQUETA DE RASTREABILIDADE EM TODOS OS PACOTES CRÍTICOS 2- TERMOSSENSÍVEL Temperatura = 121 C Tempo = 26 minutos Vácuo = 4 pulsos Secagem = 25 minutos Duração = 65 minutos 1-ESTERILIZAÇÃO DE ITENS DE POLÍMEROS, BORRACHAS E/OU RECOMENDADOS PELO FABRICANTE 1-INDICADORES FÍSICOS + Enfermeira Teresinha INTEGRADOR Neide EM PACOTE de DESAFIO Oliveira MANUAL 1-APÓS O PRIMEIRO CICLO NO PROGRAMA 1- PACOTES COM CARGA. SEMPRE NA AUTOCLAVE DO DIA: DIAS ÍMPARES AUTOCLAVE 1, DIAS PARES AUTOCLAVE 2

19 3. Qual a diferença entre ciclo e carga? v t T

20 Seção IX Da Esterilização Art. 94 Não é permitido alteração dos parâmetros estabelecidos na qualificação de operação e de desempenho de qualquer ciclo dos equipamentos de esterilização. 1º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato só pode ocorrer em caso de urgência e emergência. EUI - É o menor tempo possível entre a remoção de um item esterilizado desde o esterilizador até sua transferência asséptica para o campo. EsterilizaçãoFlash " tem sido tradicionalmente usada para descrever os ciclos de esterilização a vapor, onde instrumentos médicos desembrulhados são submetidos a um tempo abreviado de exposição ao vapor e, usados imediatamente após a conclusão do ciclo, sem ser armazenada. Cynthia Spry, RN, MA, MSN, CNOR. Immediate Use Sterilization: A Review of the Basics. August 2, 2011

21 ESTERILIZAÇÃO FLASH ESTERILIZAÇÃO PARA USO IMEDIATO A confusão em torno de ESTERILIZAÇÃO FLASH levou a abusos e atalhos em algumas salas de cirurgia, que poderia levar a usar em pacientes, instrumentos inadequadamente processados. "Acho que as pessoas que foram fazendo a coisa certa o tempo todo não encontrarão nada aqui que seja revolucionário. Cynthia Spry, RN, MA, MSN, CNOR. Immediate Use Sterilization: A Review of the Basics. August 2, 2011

22 A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO ESTERILIZAÇÃO UM PROCESSO SEGURO NÃO INCLUI ATALHOS

23 2º O ciclo de esterilização a vapor para uso imediato deve ser documentado contendo data, hora, motivo do uso, nome do instrumental cirúrgico ou produto para saúde, nome e assinatura do profissional responsável pelo CME e identificação do paciente. 3º O registro do ciclo mencionado no 2º deve estar disponível para a avaliação pela Autoridade Sanitária. Os mesmos passos críticos do reprocessamento (tais como a limpeza, descontaminação e transporte de itens esterilizados) devem ser seguidos independentemente do ciclo de esterilização específico utilizado. Cynthia Spry, RN, MA, MSN, CNOR. Immediate Use Sterilization: A Review of the Basics. August 2, 2011

24 4º O instrumental cirúrgico e os produtos para saúde processados conforme o 1º devem ser utilizados imediatamente após o processo de esterilização.

25 5º O ciclo para uso imediato deve ser monitorado por integrador ou emulador químico. A transferência asséptica do esterilizador para o ponto de utilização é crítica para proteger artigos de qualquer contaminação. Cynthia Spry, RN, MA, MSN, CNOR. Immediate Use Sterilization: A Review of the Basics. August 2, 2011

26 4. Existe integrador ou emulador químico específico para ciclo de uso imediato?

27 5. Como processar produtos para saúde que entraram em contato com o príon? Enf. Ms. Maria Edutania Skroski Castro SCIH: HC UFPR OCORRÊNCIA DE PRION E AS IMPLICAÇÕES NO PROCESSAMENTO DE MATERIAIS

28 PRINCÍPIOS NORTEADORES PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL SEGURA Guideline SHEA, 2010 limpar o mais rápido possível não deixar secar material biológico usar detergente prionicida para pré lavagem e para lavagem lavar na lavadora automática (!?) esterilizar C 18 minutos

29 PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO E INATIVAÇÃO DE PRIONS EFICAZ Autoclave Gravitacional C a C por 1 h Autoclave Pré Vácuo C por 30 min Autoclave Pré Vácuo C por 18 min PPH = Sterrad NX NÃO EFICAZ Autoclave Gravitacional C por 15 minutos Fervura Calor Seco Oxido de Etileno Sterrad 100S Radiação Ionizante Microondas Guideline for Disinfection and Sterilization of Prion-Contaminated Medical Instruments. William A. Rutala, PhD, M PH; David J. Weber, MD, MPH

30 6. Existe indicador químico e indicador biológico para monitoramento de carga com itens expostos ao príon?

31 7. A resolução estabelece que os produtos para saúde devem ser regularizados junto a ANVISA. O que fazer com campos de algodão, palitos, furadeira doméstica, e outros itens usados no CME mas não regularizados? A prática em CME é legislada. Por isso, devemos gradativamente abandonar práticas não regulamentadas.

32 Art. 95 A água utilizada no processo de geração do vapor das autoclaves deve atender às especificações do fabricante da autoclave.

33 Valores Normais de Qualidade Físico-Química da Água Elemento Valores Metais pesados Menor que 0,1 mg/l ph 6,5 a 8 Condutividade Menor que 50 us/cm Ferro total Menor que 0,2 mg/l Cloretos Menor que 0,3 mg/l Fonte: ISO , de 1994

34 SEGURANÇA DO PACIENTE Não há somente uma única solução que promoverá a melhora da segurança cirúrgica......mas uma seqüência de etapas necessárias na assistência pela equipe de profissionais trabalhando juntos em um sistema de saúde para benefício do paciente.

35 Uma das coisas mais inteligentes que um homem e uma mulher podem saber é saber que não sabem. Mario Sergio Cortella teteneide@gmail.com

36 SILMA CUNHA Sejam os métodos,através dos quais, cada ser humano terá melhor oportunidade de saúde, aprendidos e praticados. Florence Nightingale, 1893

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO O QUE É UM INDICADOR QUÍMICO Indicador Químico e a combinação do agente indicador e o seu substrato que revela alteração de uma

Leia mais

Pode ser: Centralizada Semi-centralizada Descentralizada

Pode ser: Centralizada Semi-centralizada Descentralizada Unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médico-hospitalares para a prestação da assistência a seus clientes; Pode ser: Centralizada Semi-centralizada

Leia mais

Prof.ª Lorena Raizama

Prof.ª Lorena Raizama Central de Material e Esterilização Prof.ª Lorena Raizama Art. 18 Os produtos para saúde devem ser encaminhados para processamento na empresa processadora após serem submetidos à pré limpeza no serviço

Leia mais

Liliana J.P. Donatelli Março 2014 RDC 15. Implicações comerciais para produtos e equipamentos Cristófoli

Liliana J.P. Donatelli Março 2014 RDC 15. Implicações comerciais para produtos e equipamentos Cristófoli Liliana J.P. Donatelli Março 2014 RDC 15 Implicações comerciais para produtos e equipamentos Cristófoli Título! RESOLUÇÃO - RDC No- 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012! Dispõe sobre requisitos de boas práticas

Leia mais

Eng. Paulo Roberto Laranjeira Whatsapp: Facebook:

Eng. Paulo Roberto Laranjeira   Whatsapp: Facebook: Eng. Paulo Roberto Laranjeira e-mail: prlaranjeira@usp.br Whatsapp: 11-98473-3020 Facebook: prlaranjeira@gmail.com RDC -15 Art. 29 Os profissionais da CME e da empresa processadora devem receber capacitação

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PROCESSAMENTO DO MATERIAL Limpeza: remoção da sujidade visível orgânica e inorgânica com uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático

Leia mais

II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde PRODUTOS PARA A SAÚDE. Maria de Lourdes Ravanello 2010

II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde PRODUTOS PARA A SAÚDE. Maria de Lourdes Ravanello 2010 II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde RISCOS DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE Maria de Lourdes Ravanello 2010 Processamento de produtos para saúde é o conjunto de

Leia mais

2 Encontro de Esterilização Wolf Comercial Monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor

2 Encontro de Esterilização Wolf Comercial Monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor 2 Encontro de Esterilização Wolf Comercial Monitoramento do Processo de Esterilização a Vapor Ligia Garrido Calicchio Enfermeira Líder do CME Hospital Samaritano Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio

Leia mais

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR O QUE É ESTERILIZAÇÃO É correto definir esterilização como um conjunto de operações destinadas a eliminar ou matar todas as formas de microrganismos, de um material ou substância? MODERNA CONCEITUAÇÃO

Leia mais

Esterilização a vapor de uso imediato

Esterilização a vapor de uso imediato Esterilização a vapor de uso imediato Andréa Alfaya Acuna Coord. CME e Suprimentos Esterilização de Uso imediato Conhecida como esterilização flash no passado é tradicionalmente definida como esterilização

Leia mais

Validação de equipamentos de Esterilização Aplicações em esterilizadores a vapor

Validação de equipamentos de Esterilização Aplicações em esterilizadores a vapor Validação de equipamentos de Esterilização Aplicações em esterilizadores a vapor Origens da Validação Origem Remota Antigo Egito Origem Clássica Europa Desenv. Método científico Origem Técnica EUA Década

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos CME CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO - Local de preparo, desinfecção, esterilização e armazenamento de material

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DO TESTE TIPO BOWIE & DICK

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DO TESTE TIPO BOWIE & DICK SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DO TESTE TIPO BOWIE & DICK HISTÓRIA DO TESTE BOWIE & DICK O pacote original do Teste Bowie & Dick foi desenvolvido desde 1961 pelo Dr. J.Bowie e o Sr. J.Dick e a conclusão

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO)

SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO) SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO) O QUE É UM SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL SISTEMA DE EMBALAGEM SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL EMBALAGEM

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 8. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 8 Profª. Tatiane da Silva Campos Tipos de indicadores: FISICOS, QUIMICOS E BIOLÓGICOS Indicadores mecânicos ou físicos Termômetros Relógios Manômetros Vacuômetros Podem ser registrados

Leia mais

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR RUA DO ROSÁRIO, 135 4º ANDAR / CENTRO RIO DE JANEIRO / RJ CEP.: 20041-005 (21) 2224-2237 (31) 2224-3237 www.abebrasil.org.br POR VAPOR FERNANDO BUSTAMANTE 2010 HISTÓRIA DA DENYS PAPIN - 1680 (MARMITA DE

Leia mais

ENCONTRO SOBRE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DO PROCESSO

ENCONTRO SOBRE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DO PROCESSO ENCONTRO SOBRE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES E ODONTOLÓGICOS ESTERILIZAÇÃO E CONTROLE DO PROCESSO TERESINHA NEIDE DE OLIVEIRA Fortaleza- Ceará- Brasil A Enfermagem é uma profissão comprometida

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: LIMPEZA DE EXTENSOR DE MARCAPASSO 2. Definição: Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por

Leia mais

Data: 30/08/2018 Grande Plenária Horário: 9h10 10h

Data: 30/08/2018 Grande Plenária Horário: 9h10 10h NECESSIDADE DE CICLOS ESTENDIDOS DE ESTERILIZAÇÃO PARA DIFERENTES COMPOSIÇÕES DOS MATERIAIS, MASSA OU PORTE: UM NOVO DESAFIO PARA A PRÁTICA ASSISTENCIAL? Palestrante: Profª Dra. Kazuko Uchikawa Graziano

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro CME É a unidade hospitalar responsável pelo recebimento,limpeza, preparo, esterilização, guarda e controle dos artigos médicos-hospitalares. É uma unidade tão importante

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

PANORAMA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE FRENTE A RDC Nº15/2012

PANORAMA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE FRENTE A RDC Nº15/2012 PANORAMA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE FRENTE A RDC Nº15/2012 A Equipe de Serviços de Interesse à Saúde (EVSIS) é responsável pelo conjunto de ações capazes de prevenir, minimizar ou eliminar riscos e agravos

Leia mais

Mitos e verdades dos parâmetros de esterilização. Profª Dra. Kazuko Uchikawa Graziano 24/09/2015

Mitos e verdades dos parâmetros de esterilização. Profª Dra. Kazuko Uchikawa Graziano 24/09/2015 Mitos e verdades dos parâmetros de esterilização Profª Dra. Kazuko Uchikawa Graziano 24/09/2015 Mitos e verdades dos parâmetros de esterilização Temperatura Tempo (min) 121º C 15 30 127º C >10 134º C 3,5

Leia mais

O Desafio Correto para seu Processo de Esterilização

O Desafio Correto para seu Processo de Esterilização O Desafio Correto para seu Processo de Esterilização Por que desafiar corretamente o seu processo de Esterilizacão? 2 3M 2014 All Rights Reserved. BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS Art. 24 Cada etapa

Leia mais

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA É o processo utilizado antes de se efetuar a desinfecção e/ou esterilização dos materiais e instrumentais utilizados, ainda sujos, através da exposição ou imersão destes em solução

Leia mais

Vigilância de Processos em CME. Adna Sá Spasojevic - Superintendência de Vigilância Sanitária - RJ

Vigilância de Processos em CME. Adna Sá Spasojevic - Superintendência de Vigilância Sanitária - RJ Vigilância de Processos em CME HISTÓRICO RESOLUÇÃO SESDEC Nº 431 DE 29 DE AGOSTO 2008. Suspensão cautelar do uso da solução de glutaraldeído a 2% como desinfetante de médio e alto nível e esterilizante,

Leia mais

Enfª. Heloísa Alves Enfª. Jacqueline Petrikoski. Unimed Blumenau

Enfª. Heloísa Alves Enfª. Jacqueline Petrikoski. Unimed Blumenau Enfª. Heloísa Alves Enfª. Jacqueline Petrikoski Unimed Blumenau A Central de Materiais Esterilizados (CME) é uma das unidades mais importantes do hospital,tanto do ponto de vista econômico, quanto técnicoadministrativo

Leia mais

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Conjunto de cuidados capazes de determinar as melhores condições possíveis

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO SETOR: CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO PROCEDIMENTO TAREFA: ESTERILIZAÇÃO Á VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO (PROGRAMA DE AQUECIMENTO TERMODESINFECÇÃO DE ARTIGOS NÃO CRÍTICOS) LOCAL DE EXECUÇÃO: ÁREA DA

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS O QUE É UM INDICADOR BIOLÓGICO Indicador Biológico é um sistema de teste contendo microorganismos viáveis, garantindo uma resistência definida

Leia mais

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017 ABNT/CB 26 ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial - PNS 2017 SCB 26:090 CE 26:090.01 Esterilização de produtos para saúde NÚMERO DO PROJETO

Leia mais

Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012

Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012 Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012 Profª Lorena Raizama RDC 15/2012 Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive

Leia mais

Qualificação de Desempenho de Autoclaves A visão da Enfermagem

Qualificação de Desempenho de Autoclaves A visão da Enfermagem Qualificação de Desempenho de Autoclaves A visão da Enfermagem Rosa Mª Pelegrini Fonseca Enfermeira supervisora do Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização do Hospital Paulistano. Mestre em

Leia mais

Art. No Art. No Tipo 6 - Vapor. Tipo 5 - Vapor Tipo 6 - Vapor Art. No Tipo 4 - Peróxido de hidrogênio

Art. No Art. No Tipo 6 - Vapor. Tipo 5 - Vapor Tipo 6 - Vapor Art. No Tipo 4 - Peróxido de hidrogênio Teste Bowie-Dick (BDS) Usado em processos de esterilização a vapor com vácuo, para verificar vazamentos, gases não condensáveis e/ou remoção insuficiente do ar, que impedem penetração de vapor. Uma fita

Leia mais

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização

4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização. Associação Nacional de Esterilização 4ªs Jornadas Nacionais de Esterilização Associação Nacional de Esterilização Fundação Cupertino de Miranda 03 de Junho de 2006 Um Hospital Moderno A segurança dos pacientes é fundamental e assim deve ser

Leia mais

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante Instruções de Uso Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante ATENÇÃO! PRODUTO NÃO ESTÉRIL. Os Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante são fornecidos NÃO-ESTÉREIS devendo ser esterilizados

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS NO CONTROLE DE

INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS NO CONTROLE DE INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS NO CONTROLE DE INFECÇÕES Maria de Lourdes Ravanello INTERRELAÇÃO DO SCI Compras Enfermagem CME Rx Nutrição Corpo Clínico Fisioterapia SCIH Farmácia Microbiologia

Leia mais

MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS

MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS MÉTODO DE DETECÇÃO DE GASES NÃO CONDENSÁVEIS Palestrante: Sandoval Barbosa Rodrigues Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Cisa Brasile com 16 anos de experiência no desenvolvimento de produtos para

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Biossegurança I. Sistema BEDAC: Esterilização

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Biossegurança I. Sistema BEDAC: Esterilização UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Biossegurança I Sistema BEDAC: Esterilização Prof. Dr. Evandro Watanabe SISTEMA BEDAC Lima & Ito, 1993 CARTILHA DO ABCDE

Leia mais

Aspectos técnicos e legais da esterilização por autoclave a vapor

Aspectos técnicos e legais da esterilização por autoclave a vapor Aspectos técnicos e legais da esterilização por autoclave a vapor João Henrique Campos de Souza, PhD. Especialista em regulação e vigilância sanitária Grecs/GGTES/Anvisa Balneário Camboriú, 19 de setembro

Leia mais

V Seminário TSPV Trabalhador Saudável Paciente Vivo. Realidade Atual. Luiz Carlos da Fonseca e Silva

V Seminário TSPV Trabalhador Saudável Paciente Vivo. Realidade Atual. Luiz Carlos da Fonseca e Silva V Seminário TSPV Trabalhador Saudável Paciente Vivo Realidade Atual Próximos passos Luiz Carlos da Fonseca e Silva A N V I S A - Missão Promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS: CME

CONCEITOS BÁSICOS: CME Enfª Juliana Aquino CONCEITOS BÁSICOS: CME O Centro de Material Esterilizado é uma unidade voltada à prestação de serviços, onde é realizado o trabalho de limpeza, montagem, embalagem, esterilização e

Leia mais

15:33. Projeto de CME de alto desempenho. Um pouco de legislação vigentes 30/08/2012 ABDEH - GO. Programa

15:33. Projeto de CME de alto desempenho. Um pouco de legislação vigentes 30/08/2012 ABDEH - GO. Programa Projeto de CME de alto desempenho com foco na legislação vigente 30 30/08/2012 ABDEH - GO Programa A visão no passado e o novo paradigma Um pouco de legislação vigentes Projeto de áreas foco no processo

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio

DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio Definição: Setor destinado a limpeza, preparo, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de material esterilizado.

Leia mais

Monitoramento da Limpeza. Enfª. Cristiane Uyeno

Monitoramento da Limpeza. Enfª. Cristiane Uyeno Monitoramento da Limpeza Enfª. Cristiane Uyeno Responsabilidade O Enfermeiro é responsável legal, por assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes a imperícia, imprudência

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Estojo Autoclavável para Esterilização PA

INSTRUÇÕES DE USO. Estojo Autoclavável para Esterilização PA Estojo Autoclavável para Esterilização PA Fabricado por: IMPLACIL DE BORTOLI MATERIAL ODONTOLOGICO LTDA. Rua Vicente de Carvalho, 182 Cambuci CEP 01521-020 São Paulo SP - Brasil Fone: (11) 3341-4083 Fax:(11)

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

MONITORAÇÃO BIOLÓGICA

MONITORAÇÃO BIOLÓGICA CATÁLOGO DE PRODUTOS CLEAN UP / SOINVIE WWW.CLEANUPBRAZIL.COM.BR MONITORAÇÃO BIOLÓGICA Indicadores Biológicos Os indicadores biológicos - CLEAN TEST - são compostos por: uma ampola plástica e uma tira

Leia mais

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico?

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico? Os instrumentais cirúrgicos são fabricados com aço inoxidável segundo a norma ASTM F899 (Standard Specification for Wrought Stainless Steels for Surgical Instruments). O aço inox é indicado para uso em

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS VARILOC 2,7 E 3,5

INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS VARILOC 2,7 E 3,5 INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS VARILOC 2,7 E 3,5 292010 Caixa para instrumentais Variloc 2,7 / 3,5 (vazia) 400 x 254 x 165 292050 Bandeja para parafuso Variloc 2,7 / 3,5 (vazia) 374 x 120

Leia mais

DOU Nº 54, de 19 de março de Seção 1 - pag. 43, 44, 45 e 46. DIRETORIA COLEGIADA

DOU Nº 54, de 19 de março de Seção 1 - pag. 43, 44, 45 e 46. DIRETORIA COLEGIADA DOU Nº 54, de 19 de março de 2012 - Seção 1 - pag. 43, 44, 45 e 46. DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC No- 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos

Leia mais

Central de Material Esterilizado

Central de Material Esterilizado Central de Material Esterilizado Centro Universitário UNIEURO Diônata Souza Leão DEFINIÇÃO CME é definida pelo Ministério da Saúde como um conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo,

Leia mais

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC CHAVES Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização das chaves SATELEC Avisos: Não utilize esfregões ou produtos de limpeza abrasivos. Evite usar soluções que contenham iodo ou uma elevada

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CAIXAS E DISPOSIÇÃO

INSTRUÇÕES DE USO CAIXAS E DISPOSIÇÃO Página 1 de 10 Nome Técnico: INSTRUMENTAL CIRÚRGICO Nome Comercial: Código / Descrição: Conforme descrito no item 5.1 Quadro 1 Fabricado e Distribuído por: Tóride Indústria e Comércio Ltda. Avenida Caetano

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão de Processos e Equipes de Trabalho Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Aula 3 Profª. Tatianeda Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN Nº 0527/2016 Art. 7º Central de Materiais e Esterilização (CME) = fundamentar-se na produção da unidade (número

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS ACCURATUS Descrição Os instrumentais Accuratus são instrumentais que preservam o tecido e possuem geometria oca, designados genericamente de retratores para cirurgias

Leia mais

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 1. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 1. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil Processamento de artigos em Serviços de Saúde Parte 1 Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil www.webbertraining.com 11 de janeiro de 2018 Sem conflito de interesse com

Leia mais

O Impacto do bom funcionamento dos equipamentos relacionados aos processos no CME. Eng Robson Tavares Galvão Gerente de Serviços

O Impacto do bom funcionamento dos equipamentos relacionados aos processos no CME. Eng Robson Tavares Galvão Gerente de Serviços O Impacto do bom funcionamento dos equipamentos relacionados aos processos no CME. Eng Robson Tavares Galvão Gerente de Serviços O GRUPO O grupo STERIS é líder global na prevenção de infecção, controle

Leia mais

Guia do Programa de empréstimo

Guia do Programa de empréstimo Guia do Programa de empréstimo Este documento só é válido na data impressa. Caso não tenha certeza da data impressa, imprima novamente para garantir o uso da revisão mais recente deste documento (disponível

Leia mais

Instruções de Uso CAIXAS PROIND

Instruções de Uso CAIXAS PROIND Instruções de Uso CAIXAS PROIND Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comércio de Produtos Médicos Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote 2 Quadra AB Parque Industrial Cotia São

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero

INSTRUÇÕES DE USO. NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Instrumentos Cirúrgicos NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero Fabricante: ENGIMPLAN ENGENHARIA DE IMPLANTE IND. E COM. LTDA. Rod. Washington

Leia mais

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Limpeza Desinfecção Esterilização Maria Clara Padoveze Métodos de proteção anti-infecciosa Conteúdos desenvolvidos nas aulas anteriores: Cadeia infecciosa

Leia mais

Como utilizar os indicadores biológicos em esterilização

Como utilizar os indicadores biológicos em esterilização Como utilizar os indicadores biológicos em esterilização Mónica Almeida Miranda 21/10/2016 Tipos de esterilização Agentes físicos Calor húmido sob pressão Calor seco Filtração Radiações: ionizantes (γ,

Leia mais

Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA

Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA As técnicas utilizadas para a realização de cirurgias com estes Instrumentais de Perfurações ósseas são altamente especializadas e envolvem procedimentos

Leia mais

Tecnologias de Desinfecção e Esterilização

Tecnologias de Desinfecção e Esterilização Tecnologias de Desinfecção e Esterilização Andréa Alfaya Acuna Coord.Central de Material e Esterilização e Suprimentos O que vamos conversar nestes 20 minutos? Novidades do Sistema de Controle de Esterilização

Leia mais

regulamentador Órgão saúde, sistema no desempenho ação fiscalizadora, quanto a adequação condições ambiente ambiente onde onde se se processa

regulamentador Órgão saúde, sistema no desempenho ação fiscalizadora, quanto a adequação condições ambiente ambiente onde onde se se processa Legislação para processamento de produtos para saúde em Centro de Material e Esterilização II Jornada de Estudos sobre processamento de produtos para saúde A N V I S A A N V I S A Órgão Órgão Órgão Órgão

Leia mais

RMUU- Reuso de materiais de uso único

RMUU- Reuso de materiais de uso único RMUU- Reuso de materiais de uso único RMUU- Reuso de materiais de uso único Processamento de produto para saúde: Conjunto de ações relacionadas à prélimpeza, recepção, secagem, avaliação da integridade

Leia mais

A equipe multiprofissional e suas responsabilidades na CME: Enfermagem x Engenharia Clínica

A equipe multiprofissional e suas responsabilidades na CME: Enfermagem x Engenharia Clínica A equipe multiprofissional e suas responsabilidades na CME: Enfermagem x Engenharia Clínica Eng. Paulo Roberto Laranjeira/Jeane Bronzatti e-mail: paulo@orionce.com.br Blog: http://paulorobertolaranjeira.blogspot.com

Leia mais

Processamento de Produtos para Saúde

Processamento de Produtos para Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária Processamento de Produtos para Saúde Luiz Carlos da Fonseca e Silva GINFS/GGTES Saint Marys Hospital / Mayo Clinic Rochester, Minnesota Fonte: HDR Architecture,

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Containers em Geral (Caixas, s, Cubas, etc) NOME COMERCIAL: s em TRAUMEC PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS Página 1 de 7 Nome Técnico Nome Comercial INSTRUMENTAL CIRÚRGICO INSTRUMENTAIS NÃO ARTICULADOS NÃO CORTANTES ALUMÍNIO Código/Descrição Conforme descrito no item 4.1 Quadro 1 Fabricado e Distribuído por:

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO BLOCO GUIA

INSTRUÇÕES DE USO BLOCO GUIA Página 1 de 7 Nome Técnico: KIT INSTRUMENTAL Nome Comercial: Código / Descrição: Conforme descrito no item 5.1 Quadro 1 Fabricado e Distribuído por: Tóride Indústria e Comércio Ltda. Avenida Caetano Schincariol

Leia mais

Pacotes de bateria NiMH pequeno e grande REF e REF

Pacotes de bateria NiMH pequeno e grande REF e REF Pacotes de bateria NiMH pequeno e grande REF 7505-710 e REF 6640-710 Instruções de uso Índice do conteúdo Manual de instruções do Pacote de bateria grande REF 7505-710 e Pacote de bateria pequeno REF 6640-710

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Containers em Geral (Caixas, Bandejas, Cubas, etc) NOME COMERCIAL: BANDEJAS EM PPSU TRAUMEC PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012 Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

(As informações aqui apresentadas são de caráter declaratório, podendo o texto final, ter formatação diferente)

(As informações aqui apresentadas são de caráter declaratório, podendo o texto final, ter formatação diferente) Página 1 MODELO DE INSTRUÇÃO DE USO (As informações aqui apresentadas são de caráter declaratório, podendo o texto final, ter formatação diferente) DESCRIÇÃO DO PRODUTO O, referência 7209350, de uso único

Leia mais

HOSPITAL DA PRÓTESE DENTÁRIA

HOSPITAL DA PRÓTESE DENTÁRIA ESTERILIZAÇÃO O compromisso de cuidar da saúde dos pacientes começa com o processo de controle de risco biológico na prática odontológica diária. Para isso, em nossa clínica, mantemos um rigoroso controle

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS PARA MINI E MICRO

INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS PARA MINI E MICRO INSTRUÇÕES DE USO CONJUNTO DE INSTRUMENTAIS PARA MINI E MICRO 898345 Caixa de instrumentais para Mini Micro 1,5 / 2,0 (caixa vazia) para fins de reposição 255 x 122 x 44,5 288000 Caixa para Mini Micro

Leia mais

Controle da população

Controle da população Controle da população microbiana 1 Controle Microbiano Nível sanitário populacional e tecnológico Controlar eficientemente os microrganismos Finalidades Prevenção ou cura de doenças Conservação de matéria

Leia mais

COMPONENTES CALCINÁVEIS EM CROMO COBALTO

COMPONENTES CALCINÁVEIS EM CROMO COBALTO INSTRUÇÃO DE USO COMPONENTE CALCINÁVEL EM CROMO COBALTO COMPONENTES CALCINÁVEIS EM CROMO COBALTO APRESENTAÇÃO: Os Componentes Protéticos Calcináveis em Cromo Cobalto INTRAOSS apresentam-se em embalagem

Leia mais

Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII

Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII Instruções de Uso Nome Comercial: Estojo Autoclavável para Esterilização UNII ATENÇÃO! PRODUTO NÃO ESTÉRIL. Os Estojos Autoclaváveis para esterilização são fornecidos NÃO-ESTÉREIS devendo ser esterilizados

Leia mais

CICLO DE PALESTRAS 2010 SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO E A INTERFACE COM A CADEIA DE ABASTECIMENTO EM SAÚDE

CICLO DE PALESTRAS 2010 SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO E A INTERFACE COM A CADEIA DE ABASTECIMENTO EM SAÚDE CICLO DE PALESTRAS 2010 SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO E A INTERFACE COM A CADEIA DE ABASTECIMENTO EM SAÚDE Realização: SISTEMA DE CONSIGNAÇÃO E A INTERFACE COM A CADEIA DE ABASTECIMENTO EM SAÚDE Ana Maria F.

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÃO DE USO

MODELO DE INSTRUÇÃO DE USO Página 1 MODELO DE INSTRUÇÃO DE USO INSTRUMENTAL ARTICULADO NÃO CORTANTE (As informações aqui apresentadas são de caráter declaratório, podendo o texto final, ter formatação diferente) Descrição Os instrumentais

Leia mais

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno A embalagem deve assegurar o conteúdo estéril até sua abertura com técnica asséptica, sem risco de contaminação. ISSO 11607 EMBALAGEM SISTEMA

Leia mais

MONITORIZAÇÃO SEGURA NOS PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO

MONITORIZAÇÃO SEGURA NOS PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO MONITORIZAÇÃO SEGURA NOS PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO Daniele Moura dos Santos Hospital Unimed Maceió mourats@hotmail.com Adriana Maria dos Santos Hospital Universitário Professor Alberto Professor Alberto

Leia mais

3M Comply 1248 Indicador Químico para Peróxido de Hidrogênio Vaporizado. 3M Comply 1228 Fita Indicadora Química para Peróxido de Hidrogênio Vaporizado

3M Comply 1248 Indicador Químico para Peróxido de Hidrogênio Vaporizado. 3M Comply 1228 Fita Indicadora Química para Peróxido de Hidrogênio Vaporizado para Os Indicadores químicos 3M Comply foi especificamente desenvolvido para o monitoramento de pacotes contendo Produtos para Saúde (PPS) esterilizados pelo método de peróxido de hidrogênio vaporizado.

Leia mais

IV Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde

IV Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde Secretaria Estadual de Saúde Centro Estadual de Vigilância em Saúde Divisão de Vigilância Sanitária IV Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde RDC 15/ANVISA de 19/03/12 Dispõe sobre

Leia mais

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização do conjunto peça de mão e cabo Piezotome SATELEC

Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização do conjunto peça de mão e cabo Piezotome SATELEC Protocolo de pré-desinfecção/lavagem manual e de esterilização do conjunto peça de mão e cabo Piezotome SATELEC Avisos Não utilize esfregões ou produtos de limpeza abrasivos. Evite usar soluções que contenham

Leia mais

Regulamento do Centro de Materiais e Esterilização-CME

Regulamento do Centro de Materiais e Esterilização-CME Regulamento do Centro de Materiais e Esterilização-CME Validade dos Materiais Instrumentais embalados em grau cirúrgico/30 dias. Embalagens duplas: sondas, tesouras, curetas e demais objetos cortantes.

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM PPSU Instrumental para Implante Ortopédico

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM PPSU Instrumental para Implante Ortopédico MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM Instrumental para Implante Ortopédico PRODUTO NÃO ESTÉRIL. ESTERILIZAR ANTES DO USO. REPROCESSÁVEL. Descrição Os instrumentais cirúrgicos

Leia mais

Guia para limpeza, desinfeção e esterilização

Guia para limpeza, desinfeção e esterilização Guia para limpeza, desinfeção e esterilização 91 Rev.1 www.valoc.ch Pág. 1/5 1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO Este documento é um guia geral de como limpar, desinfetar e esterilizar dispositivos médicos fabricados

Leia mais

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO.

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Introdução: O preparo dos materiais para uso no atendimento aos pacientes prevê a elaboração

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS PARA PARAFUSOS CANULADOS KCS E HCS

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS PARA PARAFUSOS CANULADOS KCS E HCS INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS PARA PARAFUSOS CANULADOS KCS E HCS 899901 limpeza de 1,2 Ø 1,2 x 195 x 27,5 Importado e distribuído por: CIENLABOR INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. CNPJ: 02.814.280/0001-05 Rua

Leia mais

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências.

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências. Resolução - REnº 2.606, de 11 de agosto de 2006 D.O.U. de 14/8/2006 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras

Leia mais

FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09

FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09 FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHIMENTO E ENVIO: Em caso de dúvida no preenchimento dos campos, coloque o cursor sobre o campo

Leia mais

SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA CÂNULA ARTROSCOPIA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: INSTRUÇÕES DE USO

SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA CÂNULA ARTROSCOPIA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: INSTRUÇÕES DE USO 1 SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: 80739420013 INSTRUÇÕES DE USO ATENÇÃO: É imprescindível a leitura deste manual antes da utilização do produto. ESTÉRIL PRODUTO DE USO ÚNICO

Leia mais

PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL

PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Pinças NOME COMERCIAL: Estéril TRAUMEC PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da utilização. Cumprir todas as advertências

Leia mais