DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio"

Transcrição

1 DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS Enf. Andreza Bernardi Marques Laurencio

2 Definição: Setor destinado a limpeza, preparo, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição de material esterilizado. Setor destinado a recepção e expurgo, preparo e esterilização, armazenamento e distribuição de material contaminado, proveniente das unidades.

3 Classificação dos materiais: artigos críticos: alto risco de aquisição de infecções envolvidos com o uso de tais artigos; introduzidos diretamente em tecidos humanos considerados normalmente estéreis; devem ser esterilizados.

4 Classificação dos materiais: artigos semi-críticos: entram em contato com mucosas e pele não intacta; devem receber uma desinfecção de alto nível.

5 Classificação dos materiais: artigos não críticos: entram em contato direto com o paciente, porém com pele integra; poderão ser lavados apenas com água e sabão ou receber desinfecção de nível intermediário ou baixo.

6 Recursos Humanos: enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar administrativo.

7 Recursos materiais: Deve contar com equipamentos compatíveis com seu tamanho, complexidade e com as necessidades da instituição. Quanto mais automatizado, maior será o rendimento de trabalho.

8 Organização: descontaminação prévia: limpeza: manual ou mecânica. desinfecção: destruição de micro-organismo patogênicos na forma vegetativa, executando os esporos bacterianos por meios físicos (água fervente) e químicos (imersão do material no produto).

9 EPI: óculos de proteção lateral, luva de borracha antiderrapante, avental impermeável de manga longa, protetor contra ruídos, máscaras descartáveis, touca descartável, botas ou protetores impermeável para sapatos.

10 Esterilização: 3 parâmetros essenciais: tempo, temperatura e pressão; qualidade de vapor para obtenção do resultado. Processo: físicos, químicos ou físico-quimicos.

11 Esterilização por Vapor Saturado sob Pressão:

12 Processo que confere maior segurança e economia. microorganismos são destruídos pela ação combinada do calor, pressão e umidade. Mecanismo de ação: transformação das partículas de água em vapor, sob a mesma temperatura.

13 Princípio: morte celular pela coagulação das proteínas bacterianas, pelo calor, de modo que o micro-organismo perca suas funções vitais. Os pacotes devem ser retirados da autoclave depois de frios e secos para evitar que o vapor se condense na temperatura ambiente. O ciclo de esterilização: drenagem do ar, a admissão do vapor, a exaustão do vapor e a secagem da carga.

14 As falhas do processo podem ser: limpeza deficiente; emprego de invólucro ou recipiente não permeáveis ao vapor; confecção de pacotes grandes, apertados ou posicionados incorretamente; pacotes em contato com a parede as câmara; drenagem insuficiente do ar da câmara e do interior do pacote; super aquecimento; secagem inadequada; tempo insuficiente de exposição ao vapor.

15 Falhas mecânicas: operação incorreta; falha de manutenção do equipamento.

16 Esterilização pelo calor seco:

17 Feita utilizando estufa para esterilização de materiais por meio de temperatura alta e atmosfera seca, para promover a destruição bacteriana por oxidação celular. Caiu em desuso.

18 Esterilização por processo físicoquimico:

19 ação combinada de em agente químico, o óxido de etileno (ETO), e o calor, na forma de vapor saturado sob pressão, gerado em autoclave. uso é restrito a unidades hospitalares de grande porte, devido ao custo das instalações e à complexidade da operação. Atualmente, os hospitais contratam serviços de terceiros, isto é, empresas especializadas em trabalho dessa natureza com ETO.

20 Esse processo é utilizado para esterilizar grande número de artigo médicos-cirúrgicos e odontológicos, sensíveis à temperatura alta e a produtos químicos. ETO: gás incolor, de odor semelhante ao éter. É tóxico e altamente reativo, devido à sua estrutura química, e é potencialmente explosivo com concentração superior a 3% no ar. A exposição continuada ao ETO pode provocar irritação cutânea, anemia, diarréia e vômitos. O produto é carcinogênico e mutagênico.

21 Esterilização por agentes químicos:

22 grupo aldeídos: glutaraldeído e formaldeído. Não é processo de primeira escolha devido à sua toxicidade e ao tempo prolongado de exposição. utilizar os EPIs para o manuseio do material.

23 após a esterilização, os artigos devem ser enxaguados abundantemente com água destilada estéril, com técnica assépticas. A troca do produto químico devera obedecer às recomendações do fabricante. Aplicação: 10 horas para esterilização e 30 minutos para desinfecção.

24 Vapor de formaldeído gasoso em baixa temperatura (VBPF):

25 Indicado para materiais termossensíveis, está sendo introduzido no Brasil. utilização, em autoclave, de formaldeído gasoso mais vapor saturado. processo tóxico, que consiste na evacuação do ar, introdução do gás + vapor de baixa temperatura, esterilização (difusão de formaldeído na câmara), aeração (evacuação com jato de ar), secagem e 2h em ciclo a 65ºC

26 Esterilização por plasma de peróxido de hidrogênio:

27 Utilização do sinergismo entre plasma de peróxido de hidrogênio e baixas temperaturas para a rápida inativação do micro-organismo e remoção de resíduos. tempo de esterilização: entre 50 e 75 minutos. aparelho para a esterilização: STERRAD 100;

28 cinco estágios distintos: vácuo, injeção, difusão, plasma, ventilição. tecnologia apropriada para instrumentais sensíveis ao calor e à umidade, desde que a temperatura não exceda a -50ºC e que a esterilização ocorra em um ambiente com pouca umidade.

29 Esterilização flash :

30 esterilização curta, em alta temperatura, de materiais não embalados. Objetivo: esterilizar artigos que tenham sido contaminados acidentalmente durante a cirurgia, sem a possibilidade de reposição imediata.

31 Esterilização: temperatura de 132ºC, durante 4 minutos. equipamentos específicos para essa finalidade, porém não se deve utilizá-lo como procedimento rotineiro.

32 INVÓLUCROS

33 Tipos de invólucros: tecido de algodão, papel grau cirúrgico, papel crepado, filmes transparentes, contêineres, caixas metálicas (perfuradas). Tipos de invólucros utilizados no calor seco: lâmina de alumínio, caixas metálicas, embalagens resistentes ao calor.

34 Tipos de invólucros utilizados na esterilização por ETO: papel grau cirúrgico, papel crepado, filmes transparentes. Tipos de invólucros utilizados na esterilização com plasma peróxido de hidrogênio: Tyvek, não tecido. Tipos de invólucros utilizados da esterilização por VBTF: papel grau cirúrgico, papel crepado, filmes tranparentes e Tyvek, não tecido.

35 Acondicionamento dos artigos:

36 As embalagens devem ter as seguintes características: apresentar registro no Ministério da Saúde e ser utilizada de acordo com as instruções do fabricante; ser apropriada para o artigo e o método de esterilização deve suportar as condições físicas do processo; prover integridade adequada de selagem e ser à prova de violação; ser barreira microbiana; fornecer barreira adequada à líquidos;

37 permitir adequada remoção do ar; permitir a penetração e a remoção do agente esterilizante; proteger o conteúdo do pacote de danos físicos; resistir a rasgos e perfurações; ser livre de furos e micro-furos; manter a esterilidade até a utilização do artigo;

38 não conter ingredientes tóxicos, alvejante óptico, corante ou amido; ter impresso, de preferência, o indicador químico especifico para cada tipo de esterilização; evitar a liberação de fibras ou partículas; não oferecer dificuldades à abertura do pacote, permitindo observar os princípios da técnicas assépticas; apresentar relação custo-benefício; ser de fácil obtenção no mercado; possuir data de validade do produto.

39 Armazenamento e distribuição de artigos esterilizados:

40 Controles utilizados na esterilização por vapor saturado sob pressão: indicadores químicos: comprovam apenas a exposição do artigo ao calor, sem garantir que ele esta esterilizado. São utilizadas fitas adesivas, indicadores e selos adesivos.

41 indicadores biológicos: recomendados para verificar a eficácia da esterilização pelo vapor sob pressão; são eles: óxido de etileno, estufas e plasma de peróxido de hidrogênio e formaldeído gasoso;

42 indicadores físicos: estão localizados na parede frontal do equipamento e são constituídos de registradores de tempo, temperatura e pressão.

43 Definição: área de estocagem deve facilitar a distribuição do artigo e manter a integridade da esterilização e do conteúdo.

44 Recomendações para armazenamento e distribuição: estocar os artigos em área de acesso restrito, em ambiente bem ventilado e com controle de temperatura e umidade relativa do ar. guardar e distribuis os artigos do estoque obedecendo à ordem cronológica de seus lotes de esterilização. verificar se os artigos continuam sob a garantia de seus prazos de validade. estabelecer freqüência de limpeza diária da área de estoque e dos carros de transportes.

45 os artigos devem ser manipulados cuidadosamente e o menor número de vezes possível; proteger os artigos de modo a evitar contaminação durante o transporte. não utilizar artigos que apresentam alterações: papel grau cirúrgico amassado, invólucros com umidade ou com mancha, invólucros em não tecido com desprendimento de partículas, suspeitas de abertura do invólucro e presença de sujidade. estocar artigos estéreis à distância de 20 a 25cm do piso, 45 cm do teto e 5 cm das paredes.

46 Validade da esterilização:

47 Definição: prazo de segurança no qual o conteúdo do pacote mantém sua condição de esterilidade.

48 Cada instituição de saúde deve desenvolver estudo para determinar o tempo seguro para a estocagem e utilização dos artigos esterilizados. validade da esterilização: diretamente ligada à forma de acondicionamento e de estocagem;

49 Recomenda-se o prazo de 7 dias para os artigos esterilizados por processos físicos. materiais acondicionados em papel grau cirúrgico selados pelo calor terão o prazo de validade de 2 a 3 semanas.

50 Fatores que interferem no prazo de validade da esterilização: tipo e configuração dos artigos utilizados; quantidade de vezes que o artigo manuseado antes do uso; prateleiras abertas os fechadas; condições da área de estocagem;

51 utilização de coberturas plásticas sobre a embalagem; método de selagem; tipo de embalagem utilizada; temperatura do ambiente.

52 Referencias: PORTO, A. VIANA, D.L. Cursos Didático de Enfermagem módulo I. v ed. Yendis Editora Ltda: São Caetano do Sul-SP, 2011.

CONCEITOS BÁSICOS: CME

CONCEITOS BÁSICOS: CME Enfª Juliana Aquino CONCEITOS BÁSICOS: CME O Centro de Material Esterilizado é uma unidade voltada à prestação de serviços, onde é realizado o trabalho de limpeza, montagem, embalagem, esterilização e

Leia mais

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Conjunto de cuidados capazes de determinar as melhores condições possíveis

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos PROCESSAMENTO DO MATERIAL Limpeza: remoção da sujidade visível orgânica e inorgânica com uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático

Leia mais

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA

JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA JOÃO PAULO LOLLOBRIGIDA É o processo utilizado antes de se efetuar a desinfecção e/ou esterilização dos materiais e instrumentais utilizados, ainda sujos, através da exposição ou imersão destes em solução

Leia mais

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira

Definições básicas aplicadas a biossegurança. Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições básicas aplicadas a biossegurança Professora: Fernanda Pereira e Talita Silva Pereira Definições Água estéril: é aquela que sofreu tratamento físico com a finalidade de eliminar qualquer tipo

Leia mais

Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012

Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012 Conceitos e Organização na CME RDC 15/2012 Profª Lorena Raizama RDC 15/2012 Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive

Leia mais

De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza, esterilização, guarda e distribuição do

De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza, esterilização, guarda e distribuição do Central de Material e Esterilização Profª. Ms. Ana Célia Cavalcante Lima Conceito de Central de Material De acordo com o Ministério da Saúde, a CM é o conjunto de elementos destinados á recepção, ç limpeza,

Leia mais

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno

Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno Riscos do uso de campos de tecido. Enfermeira Cristiane Uyeno A embalagem deve assegurar o conteúdo estéril até sua abertura com técnica asséptica, sem risco de contaminação. ISSO 11607 EMBALAGEM SISTEMA

Leia mais

II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde PRODUTOS PARA A SAÚDE. Maria de Lourdes Ravanello 2010

II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde PRODUTOS PARA A SAÚDE. Maria de Lourdes Ravanello 2010 II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para a Saúde RISCOS DO PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE Maria de Lourdes Ravanello 2010 Processamento de produtos para saúde é o conjunto de

Leia mais

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino

CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME) Prof.ª.: Juliana Aquino TIPOS Esterilização por Meios Físicos Vapor saturado sob pressão Calor seco Radiação ionizante Radiação não ionizante Esterilização por

Leia mais

TEL: (77)

TEL: (77) SARAH_FILADELFO@HOTMAIL.COM TEL: (77) 9999-6558 EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE Prof: Sarah Filadelfo O que é biossegurança? O SIGNIFICADO DE BIO (DO GREGO BIOS) =VIDA E SEGURANÇA SE REFERE

Leia mais

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai

Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Métodos de proteção anti-infecciosa Gyokudo Kawai Limpeza Desinfecção Esterilização Maria Clara Padoveze Métodos de proteção anti-infecciosa Conteúdos desenvolvidos nas aulas anteriores: Cadeia infecciosa

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES QUÍMICOS PARA ESTERILIZAÇÃO O QUE É UM INDICADOR QUÍMICO Indicador Químico e a combinação do agente indicador e o seu substrato que revela alteração de uma

Leia mais

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO.

Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente. Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Preparo dos materiais para uso no atendimento ao paciente Seminário de Biossegurança, curso de Odontologia UNIEURO. Introdução: O preparo dos materiais para uso no atendimento aos pacientes prevê a elaboração

Leia mais

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 2. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 2. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil Processamento de artigos em Serviços de Saúde Parte 2 Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil www.webbertraining.com 27 de abril de 2018 Sem conflito de interesse com

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: LIMPEZA DE EXTENSOR DE MARCAPASSO 2. Definição: Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por

Leia mais

Prof.ª Lorena Raizama

Prof.ª Lorena Raizama Central de Material e Esterilização Prof.ª Lorena Raizama Art. 18 Os produtos para saúde devem ser encaminhados para processamento na empresa processadora após serem submetidos à pré limpeza no serviço

Leia mais

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 1. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil

Processamento de artigos em Serviços de Saúde. Parte 1. Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil Processamento de artigos em Serviços de Saúde Parte 1 Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Brasil www.webbertraining.com 11 de janeiro de 2018 Sem conflito de interesse com

Leia mais

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino,

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, Eduardo Silva. Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PUBLICADO EM D.O.E.; SEÇÃO I; SÃO PAULO - 04/07/95 Portaria CVS-11, de 04-07-95 Dispõe sobre condições ideais de trabalho relacionadas ao controle de doenças transmissíveis em estabelecimentos de assistência

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 1. CONCEITO O ácido peracético é uma solução com odor que remete ao de vinagre. Sua fórmula química é CH3CO3. É utilizado para desinfecção de alto nível devido às suas propriedades fungicidas, viricida,

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Containers em Geral (Caixas, s, Cubas, etc) NOME COMERCIAL: s em TRAUMEC PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da

Leia mais

Pode ser: Centralizada Semi-centralizada Descentralizada

Pode ser: Centralizada Semi-centralizada Descentralizada Unidade de apoio a todos os serviços assistenciais e de diagnóstico que necessitem de artigos odonto-médico-hospitalares para a prestação da assistência a seus clientes; Pode ser: Centralizada Semi-centralizada

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Containers em Geral (Caixas, Bandejas, Cubas, etc) NOME COMERCIAL: BANDEJAS EM PPSU TRAUMEC PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO)

SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO) SEGMENTO: HOSPITALAR UTILIZAÇÃO CORRETA DO SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL (EMBALAGENS PARA ESTERILIZAÇÃO) O QUE É UM SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL SISTEMA DE EMBALAGEM SISTEMA DE BARREIRA ESTÉRIL EMBALAGEM

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Caixa/Estojo para Instrumental Cirúrgico NOME COMERCIAL: Estojos para Acondicionamento de Implantes e Instrumentais Cirúrgicos PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

Leia mais

Controle da população

Controle da população Controle da população microbiana 1 Controle Microbiano Nível sanitário populacional e tecnológico Controlar eficientemente os microrganismos Finalidades Prevenção ou cura de doenças Conservação de matéria

Leia mais

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO. Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ENFERMAGEM EM CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos CME CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO - Local de preparo, desinfecção, esterilização e armazenamento de material

Leia mais

Central de Material Esterilizado

Central de Material Esterilizado Central de Material Esterilizado Centro Universitário UNIEURO Diônata Souza Leão DEFINIÇÃO CME é definida pelo Ministério da Saúde como um conjunto de elementos destinados à recepção, expurgo, preparo,

Leia mais

BIOSSEGURANÇA. Limpeza e Esterilização de Artigos P R O F ª. D R A. A N A D E I V A P O R T E L A

BIOSSEGURANÇA. Limpeza e Esterilização de Artigos P R O F ª. D R A. A N A D E I V A P O R T E L A BIOSSEGURANÇA 1 Limpeza e Esterilização de Artigos P R O F ª. D R A. A N A D E I V A P O R T E L A INTRODUÇÃO 2 A higiene e a ordem dos procedimentos são decisivos no controle de infecções cruzadas, pois

Leia mais

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000 MANUAL DE BIOSSEGURANÇA 2000 Conteúdo 6. AGENTES QUÍMICOS Os agentes químicos não apresentam todos a mesma capacidade para a destruição dos microrganismos de interesse médico, que incluem bactérias na

Leia mais

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro

JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA. Gorro JOÃO PAULO BATISTA LOLLOBRIGIDA DE SOUZA Gorro Tipos de gorro Gorro descartável Gorro pano Recomendações Prender o cabelo sem deixar mechas pendentes Recobrir todo o cabelo e orelhas Ao retirar o gorro,

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Maria da Conceição Muniz Ribeiro Maria da Conceição Muniz Ribeiro CME É a unidade hospitalar responsável pelo recebimento,limpeza, preparo, esterilização, guarda e controle dos artigos médicos-hospitalares. É uma unidade tão importante

Leia mais

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Não Cortante

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Não Cortante INSTRUÇÃO DE USO Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Não Cortante ATENÇÃO!!! NÃO UTILIZAR SE A EMBALAGEM ESTIVER VIOLADA OU DANIFICADA. PRODUTO NÃO-ESTÉRIL. ESTERILIZAR ANTES DO USO. REUTILIZÁVEL.

Leia mais

Vigilância de Processos em CME. Adna Sá Spasojevic - Superintendência de Vigilância Sanitária - RJ

Vigilância de Processos em CME. Adna Sá Spasojevic - Superintendência de Vigilância Sanitária - RJ Vigilância de Processos em CME HISTÓRICO RESOLUÇÃO SESDEC Nº 431 DE 29 DE AGOSTO 2008. Suspensão cautelar do uso da solução de glutaraldeído a 2% como desinfetante de médio e alto nível e esterilizante,

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL

INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Caixa/Estojo para Instrumental Cirúrgico NOME COMERCIAL: Caixa para Instrumental Cirúrgico PRODUTO DE USO MÉDICO PRODUTO NÃO ESTÈRIL ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções

Leia mais

A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL

A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CENTRO DE MATERIAL Centro de Material é o local destinado à recepção, limpeza, desinfecção, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição

Leia mais

A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL

A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL A UNIDADE DO CENTRO DE MATERIAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CENTRO DE MATERIAL Centro de Material é o local destinado à recepção, limpeza, desinfecção, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição

Leia mais

Kazuko Uchikawa Graziano

Kazuko Uchikawa Graziano Kazuko Uchikawa Graziano Métodos de esterilização TERMORRESISTENTES: autoclavação estufa TERMOSSENSÍVEIS AUTOMATIZADOS: MANUAL: (agentes químicos) Óxido de etileno Glutaraldeído Vapor a baixa Ácido peracético

Leia mais

ANEXO - I - Especificação Objeto

ANEXO - I - Especificação Objeto CNPJ 78.640489/0/53 -Inscrição Estadual: Isento ALGODÃO Máximo Lote: 44.427,60 41052 5740 PC ALGODÃO HIDRÓFILO,BRANCO POLAR, 100% ALGODÃO, ABSORVENTE, INODORO ALVEJADO, APRESENTAÇÃO EM MANTAS UNIFORMES.

Leia mais

ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO

ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO ESTERILIZAÇÃO POR GÁS ÓXIDO DE ETILENO Introdução O Óxido de Etileno vem sendo usado desde a Segunda Guerra Mundial na esterilização de produtos plásticos e termossensíveis; Sua utilização se deve basicamente

Leia mais

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante

Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante Instruções de Uso Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante ATENÇÃO! PRODUTO NÃO ESTÉRIL. Os Instrumentais Cirúrgicos Não Articulado Cortante são fornecidos NÃO-ESTÉREIS devendo ser esterilizados

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS

INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAIS CIRÚRGICOS Página 1 de 7 Nome Técnico Nome Comercial INSTRUMENTAL CIRÚRGICO INSTRUMENTAIS NÃO ARTICULADOS NÃO CORTANTES ALUMÍNIO Código/Descrição Conforme descrito no item 4.1 Quadro 1 Fabricado e Distribuído por:

Leia mais

Instrumentos Ortodônticos

Instrumentos Ortodônticos MANUAL DO USUÁRIO Instrumentos Ortodônticos ATENÇÃO!!! NÃO UTILIZAR SE A EMBALAGEM ESTIVER VIOLADA OU DANIFICADA. PRODUTO NÃO-ESTÉRIL. ESTERILIZAR ANTES DO USO. REUTILIZÁVEL. LIMPAR E ESTERILIZAR ANTES

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero

INSTRUÇÕES DE USO. NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Instrumentos Cirúrgicos NOME COMERCIAL: Instrumental Não Articulado Não Cortante em Polímero Fabricante: ENGIMPLAN ENGENHARIA DE IMPLANTE IND. E COM. LTDA. Rod. Washington

Leia mais

HOSPITAL DA PRÓTESE DENTÁRIA

HOSPITAL DA PRÓTESE DENTÁRIA ESTERILIZAÇÃO O compromisso de cuidar da saúde dos pacientes começa com o processo de controle de risco biológico na prática odontológica diária. Para isso, em nossa clínica, mantemos um rigoroso controle

Leia mais

LISTAGEM DE INSUMOS DA CENTRAL DE MATERIAL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES

LISTAGEM DE INSUMOS DA CENTRAL DE MATERIAL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES Última atualização em: 05/04/2019 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES LISTAGEM DE INSUMOS DA CENTRAL DE MATERIAL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES 01 02 03 04 Valor: R$ 0,71 Embalagem para

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM PPSU Instrumental para Implante Ortopédico

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM PPSU Instrumental para Implante Ortopédico MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO INSTRUMENTAL NÃO ARTICULADO NÃO CORTANTE EM Instrumental para Implante Ortopédico PRODUTO NÃO ESTÉRIL. ESTERILIZAR ANTES DO USO. REPROCESSÁVEL. Descrição Os instrumentais cirúrgicos

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. Rod. Washington Luiz, S/N Cond. Compark Rua 6 Km 172 Pista Sul Rio Claro/SP - CEP:

INSTRUÇÕES DE USO. Rod. Washington Luiz, S/N Cond. Compark Rua 6 Km 172 Pista Sul Rio Claro/SP - CEP: INSTRUÇÕES DE USO NOME TÉCNICO: Lâminas Descartáveis NOME COMERCIAL: Lâminas Cirúrgicas Engimplan Fabricante: ENGIMPLAN ENGENHARIA DE IMPLANTE IND. E COM. LTDA. Rod. Washington Luiz, S/N Cond. Compark

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL CIRÚRGICO PARA MINI E MICRO

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL CIRÚRGICO PARA MINI E MICRO 1 KIT DE INSTRUMENTAL CIRÚRGICO PARA MINI E MICRO FRAGMENTOS FABRICADO E DISTRIBUIDO POR: Tóride Indústria e Comércio Ltda. EPP. Av. Caetano Schincariol n. 97 Parque das Empresas Mogi Mirim-SP CEP 13803-340

Leia mais

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS

SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS SEGMENTO: HOSPITALAR USO CORRETO DE INDICADORES BIOLÓGICOS O QUE É UM INDICADOR BIOLÓGICO Indicador Biológico é um sistema de teste contendo microorganismos viáveis, garantindo uma resistência definida

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico?

Fique sabendo. Como aumentar a vida útil de seu instrumento cirúrgico? Os instrumentais cirúrgicos são fabricados com aço inoxidável segundo a norma ASTM F899 (Standard Specification for Wrought Stainless Steels for Surgical Instruments). O aço inox é indicado para uso em

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR

INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR INSTRUÇÕES DE USO CIRCUITO PARA MONITOR PRODUTO REUTILIZÁVEL. Esterilizar por ETO antes de cada uso. 902.011 (infantil) 903.016 (adulto) 902.052 (infantil) 903.017 (adulto) Indicações Os circuitos para

Leia mais

IFU-007 INSTRUÇÕES DE USO

IFU-007 INSTRUÇÕES DE USO Revisão 02 IFU-007 INSTRUÇÕES DE USO PRODUTO: Nome técnico: Instrumentos de uso odontológico Nome comercial: Instrumentais Cirúrgicos Rotativos Modelos comerciais: Cód. 1456 Chave de Colocação Motor HE

Leia mais

Equipamentos De Proteção Individual.

Equipamentos De Proteção Individual. Equipamentos De Proteção Individual. O Equipamento de proteção individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo profissional, destinado à proteção de riscos que podem ameaçar

Leia mais

Instrumentos Cirúrgicos

Instrumentos Cirúrgicos Instrumentos Cirúrgicos Manuseio, armazenamento e esterilização Manuseio, armazenamento e esterilização Víncula Índice 03 03 04 05 07 08 08 Introdução Aço Inoxidável Qualidade da Água e/ou Vapor Uso diário

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 13. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 13 Profª. Tatiane da Silva Campos Limpeza, Desinfecção, Esterilização e Anti-sepsia em Estabelecimentos de Saúde. - Escolher o procedimento que deverá ser realizado esta

Leia mais

Kit de Instrumentais para Patela Iconacy

Kit de Instrumentais para Patela Iconacy Instruções de Uso 68-060000 - Kit de Instrumentais para Patela Iconacy Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comercio de Produtos Medico Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL é um verniz à base de resina acrílica dispersa em solvente. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. PRODUTO ESTÉRIL Aplicação, condições especiais de armazenamento, conservação, manipulação, reutilização, precauções e advertências.

INSTRUÇÕES DE USO. PRODUTO ESTÉRIL Aplicação, condições especiais de armazenamento, conservação, manipulação, reutilização, precauções e advertências. INSTRUÇÕES DE USO ATENÇÃO: Ler atentamente todas as instruções antes da utilização. Cumprir todas as advertências e precauções mencionadas nesta instrução. A não observância poderá levar à ocorrência de

Leia mais

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências.

Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras providências. Resolução - REnº 2.606, de 11 de agosto de 2006 D.O.U. de 14/8/2006 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração, validação e implantação de protocolos de reprocessamento de produtos médicos e dá outras

Leia mais

Cultivo de Células Animais

Cultivo de Células Animais Técnico em Biotecnologia Módulo IV Cultivo de Células Animais Aula 3 Esterilização de materiais para a Cultura de Células Prof. Leandro Parussolo Trabalhar com cultura de células Ambiente Estéril Cells

Leia mais

Art. No Art. No Tipo 6 - Vapor. Tipo 5 - Vapor Tipo 6 - Vapor Art. No Tipo 4 - Peróxido de hidrogênio

Art. No Art. No Tipo 6 - Vapor. Tipo 5 - Vapor Tipo 6 - Vapor Art. No Tipo 4 - Peróxido de hidrogênio Teste Bowie-Dick (BDS) Usado em processos de esterilização a vapor com vácuo, para verificar vazamentos, gases não condensáveis e/ou remoção insuficiente do ar, que impedem penetração de vapor. Uma fita

Leia mais

Ficha de informações de segurança de produtos químicos

Ficha de informações de segurança de produtos químicos Ficha de informações de segurança de produtos químicos ADITIVO PARA ALUMÍNIO H O R I. Dados gerais do responsável pela substância química 1. Nome do fabricante ou importador: Amphora Química Ltda. 2. Endereço

Leia mais

Práticas Ambulatoriais Teórica 3

Práticas Ambulatoriais Teórica 3 Práticas Ambulatoriais Teórica 3 Práticas Ambulatoriais Pré-aula: relembrar materiais utilizados e procedimento da aula prática. RELEMBRANDO DIÉRESE (Divulsão OU Incisão) HEMOSTASIA SÍNTESE Antissepsia

Leia mais

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00

Produto: Álcool Etílico 46,2º INPM (54 ºGL) Nº. FISPQ: 0023 Revisão: 00 1. Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Álcool Etílico 54 ºGL Nome da Empresa: M.F Pereira de Souza & Cia. Ltda. Endereço: Rua Santa Maria, Nº 134 Santa Terezinha Itatiba SP. Telefone

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Óleo Sulfonado 80% Página 1 Data da Revisão:07/01/ Identificação do produto e da empresa

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Óleo Sulfonado 80% Página 1 Data da Revisão:07/01/ Identificação do produto e da empresa Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome Comercial: Óleo Sulfuricinado 80%. Nome do fabricante ou importador: Amphora Química Ltda Rua: Abraham Leiser Stier, 468 Bairro: Cidade Industrial

Leia mais

Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina Veterinária

Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina Veterinária Prof. Diogo Mayer Fernandes Técnica Cirúrgica Medicina Veterinária PRIMÁRIA OU POR INTERVENÇÃO CIRÚRGICA EXÓGENO Centro Cirúrgico Equipe Cirúrgica Materiais e Instrumentos Instalações Cirúrgicas ENDÓGENA

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL PARA MINI E MICRO FRAGMENTOS

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL PARA MINI E MICRO FRAGMENTOS 1 INSTRUÇÕES DE USO FABRICADO E DISTRIBUIDO POR: Tóride Indústria e Comércio Ltda. EPP. Av. Caetano Schincariol n. 97 Parque das Empresas Mogi Mirim-SP CEP 13803-340 CNPJ: 54.673.199/0001-48 Autorização

Leia mais

ROTEIRO DE VISITA PARA UNIDADES HOSPITALARES. Instruções para a utilização do roteiro de visita para unidades hospitalares

ROTEIRO DE VISITA PARA UNIDADES HOSPITALARES. Instruções para a utilização do roteiro de visita para unidades hospitalares 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA Disciplina 070205 Enfermagem e Biossegurança ROTEIRO DE VISITA PARA UNIDADES HOSPITALARES Instruções para a

Leia mais

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

FISPQ- HI-137 Pagina: 1/5 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Revisão: 01 09/03 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Pagina: 1/5 SEÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO HI-137 NOME COMERCIAL Fosfatizante HI-137 NOME DA EMPRESA/ ENDEREÇO HI-TEC Industria e Comercio de Produtos Químicos Ltda. Alameda

Leia mais

Esterilização. Qual o objetivo de um processo de esterilização?

Esterilização. Qual o objetivo de um processo de esterilização? Esterilização Qual o objetivo de um processo de esterilização? DESTRUIR OU INATIVAR formas de vida presentes em um produto que possam tornar-se viáveis durante o processamento, estocagem e utilização do

Leia mais

BioseguranÄa. Procedimentos que garantem a integridade do paciente do tecnico e do ambiente EsterilizaÄÇo UtilizaÄÇo de EPI Descarte do material

BioseguranÄa. Procedimentos que garantem a integridade do paciente do tecnico e do ambiente EsterilizaÄÇo UtilizaÄÇo de EPI Descarte do material BioseguranÄa Procedimentos que garantem a integridade do paciente do tecnico e do ambiente EsterilizaÄÇo UtilizaÄÇo de EPI Descarte do material Esterilização FÍSICOS ( + Industrial) (hospitalar) RADIAÇÃO

Leia mais

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS

CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO - MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS THAÍS COLLARES (collares.thas@gmail.com) APLICAÇÕES Industrial

Leia mais

CONTROLE DE MICRORGANISMOS. Prof. João Batista de Almeida e Silva

CONTROLE DE MICRORGANISMOS. Prof. João Batista de Almeida e Silva CONTROLE DE MICRORGANISMOS Prof. João Batista de Almeida e Silva Considerações Gerais ESTERILIZAÇÃO Destruição de todos os microrganismos presentes, incluindo os esporos Efeitos distintos Ação ANTIMICROBIANA

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto VEDACIL ACQUA é um verniz à base de resina acrílica dispersa em água. É indicado para proteção de estruturas e, após a cura, forma um filme transparente, impermeável, de fácil limpeza, de boa resistência

Leia mais

MONITORAÇÃO BIOLÓGICA

MONITORAÇÃO BIOLÓGICA CATÁLOGO DE PRODUTOS CLEAN UP / SOINVIE WWW.CLEANUPBRAZIL.COM.BR MONITORAÇÃO BIOLÓGICA Indicadores Biológicos Os indicadores biológicos - CLEAN TEST - são compostos por: uma ampola plástica e uma tira

Leia mais

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto

Esterilização do Produto. Produtos Farmacêuticos Estéreis 24/11/2014. Enfoque. Contexto. Processo Produto Produtos Farmacêuticos Estéreis Processo Produto Enfoque P R O F ª. L Y G H I A M E I R E L L E S Contexto Esterilização do Produto A via parenteral começou a desenvolver-se depois dos trabalhos de Pasteur

Leia mais

VPSTERICLIN VEREINIGTE PAPIERWARENFABRIKEN

VPSTERICLIN VEREINIGTE PAPIERWARENFABRIKEN SACOS DE MANGA MISTA Construção: Papel de esterilização 70g/m 2 de acordo com o EN 868-3 DIN 58953, parte 2 e 6 Selável por calor, cores resistentes á esterilização, sem solventes. Filme transparente azul

Leia mais

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO BROCA DE PERFURAÇÃO ÓSSEA NÃO ESTÉRIL DESCARTÁVEL

MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO BROCA DE PERFURAÇÃO ÓSSEA NÃO ESTÉRIL DESCARTÁVEL MODELO DE INSTRUÇÕES DE USO BROCA DE PERFURAÇÃO ÓSSEA NÃO ESTÉRIL DESCARTÁVEL (As informações aqui apresentadas são de caráter declaratório, podendo o texto final, ter formatação diferente) INFORMAÇÕES

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do Produto: Cloreto de Cálcio 2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Ingrediente Químico Sinônimo CAS Nº Cloreto de cálcio di-cloreto de cálcio 10035-04-8 3.

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Produto Elaboração Ultima Revisão D /MAR/2011 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto Elaboração Ultima Revisão D-1000 01/MAR/2011 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto D-1000 Natureza Química Detergente manual

Leia mais

Esterilização a vapor de uso imediato

Esterilização a vapor de uso imediato Esterilização a vapor de uso imediato Andréa Alfaya Acuna Coord. CME e Suprimentos Esterilização de Uso imediato Conhecida como esterilização flash no passado é tradicionalmente definida como esterilização

Leia mais

ESTERILIZAÇÃO. Qual é o objetivo de um processo de esterilização? O que pretende o processo de esterilização?

ESTERILIZAÇÃO. Qual é o objetivo de um processo de esterilização? O que pretende o processo de esterilização? Quando é necessário um processo de esterilização? ARTIGOS MÉDICO-HOSPITALARES ESTERILIZAÇÃO SERINGAS SOLUÇÃO PARENTERAL OXIGENADOR DE MEMBRANA - ALIMENTOS; - MANICURE; Profa. Marina Ishii - DENTISTA; Profa.

Leia mais

Kit Instrumental para Duo Mobility System

Kit Instrumental para Duo Mobility System Instruções de Uso 66-240000 - Kit Instrumental para Duo Mobility System Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comercio de Produtos Medico Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos NEUTROL 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Otto Baumgart Ind. e Com. S/A Endereço: Rua Coronel Marcílio Franco, 1063 São Paulo S.P. Telefone da empresa: (11) 6901-5522 /

Leia mais

Kit de Instrumentais I - Knee UNI Femoral Iconacy Tamanho Grande

Kit de Instrumentais I - Knee UNI Femoral Iconacy Tamanho Grande Instruções de Uso 68-070000 - Kit de Instrumentais I - Knee UNI Femoral Iconacy Tamanho Grande Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comercio de Produtos Medico Hospitalares Ltda Endereço:

Leia mais

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO

Laca Wideprint BOLETIM TÉCNICO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA COMPOSIÇÃO (%) CLASSIFICAÇÃO COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES PERIGOSOS SUBSTÂNCIA PRODUTO BASE ÁGUA COMPOSIÇÃO (%) PROPRIETÁRIA CLASSIFICAÇÃO Não contém substâncias ou preparações perigosas, de acordo com as diretrizes

Leia mais

KIT INSTRUMENTAL BONE PIC

KIT INSTRUMENTAL BONE PIC Instruções de Uso KIT INSTRUMENTAL BONE PIC Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comércio de Produtos Médicos Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote 2 Quadra AB Parque Industrial

Leia mais

Kit de Instrumentais Impactores Iconacy

Kit de Instrumentais Impactores Iconacy Instruções de Uso 68-030000 - Kit de Instrumentais Impactores Iconacy Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comercio de Produtos Medico Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote 2

Leia mais

Produto: ZINCAGEM A FRIO

Produto: ZINCAGEM A FRIO 1. Identificação do produto e da empresa Produto: ZINCAGEM A FRIO Nome do produto: Zincagem a Frio Nome da empresa: COLORART Ind. e Com. Ltda. Endereço: Rua Solimões, 476 - Diadema, SP Telefone: 11 4053-2988

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto ARMATEC ZN é um primer anticorrosivo, elaborado à base de resina sintética com cromato de zinco, que oferece alto poder inibidor de corrosão, proporcionando desse modo efetiva proteção aos metais.

Leia mais

Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA

Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA Instruções de Uso INSTRUMENTAL DE PERFURAÇÃO ÓSSEA As técnicas utilizadas para a realização de cirurgias com estes Instrumentais de Perfurações ósseas são altamente especializadas e envolvem procedimentos

Leia mais

Instruções de Uso CAIXAS PROIND

Instruções de Uso CAIXAS PROIND Instruções de Uso CAIXAS PROIND Fabricante: Iconacy Orthopedic Implants Indústria e Comércio de Produtos Médicos Hospitalares Ltda Endereço: San Jose no. 607 lote 2 Quadra AB Parque Industrial Cotia São

Leia mais

Instrumental NAC Não Estéril para Artroscopia com Recomendação de Uso Único

Instrumental NAC Não Estéril para Artroscopia com Recomendação de Uso Único Instrumental NAC Não Estéril para Artroscopia com Recomendação de Uso Único Nome Técnico: Instrumentos Cirúrgicos Código de Identificação: 1551621 Fabricante legal: Smith & Nephew Inc. Endoscopy Division

Leia mais

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PROFA. DRA. RITA BURGOS RBOLEITE@USP.BR DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO Informações

Leia mais

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos

01 Identificação do produto e da Empresa. 02 Composição e informações sobre os ingredientes. 03 Identificação de perigos Página: 01/05 01 Identificação do produto e da Empresa Natureza Química : Detergente em Pó Perboratado Autorização de Funcionamento / MS : nº 3.02.599-9 Registro no Ministério da Saúde : Produto Notificado

Leia mais