O EXISTENCIALISMO. O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O EXISTENCIALISMO. O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX."

Transcrição

1 O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX. O termo existencialismo é utilizado para designar o conjunto das manifestações filosóficas que, apesar das suas divergências, têm na existência humana o objeto fundamental das suas reflexões. Entre os principais filósofos existencialistas destacam-se: Martim Heidegger e Jean-Paul Sartre

2 O CONTEXTO HISTÓRICO A primeira metade do século XX foi marcada por guerras, revoluções, genocídios, epidemias, crise econômica, desemprego, destruição e sofrimento humano em larga escala. I Guerra Mundial ( ) A Revolução Russa (1917) A Crise de 1929 e a Depressão O nazi-fascismo e a II Guerra Mundial

3 (Séculos XIX e XX) Na passagem do século XIX para o XX, o otimismo e o entusiasmo com o progresso foram substituídos pela perplexidade e pela incerteza. Na Filosofia, a confiança na razão cedeu lugar a um pensamento mais pessimista e desconfiado, com relação ao destino do homem e às possibilidades abertas pelo avanço tecnológico. As contradições vividas pela humanidade, nessa época, suscitaram uma série de questionamentos por parte dos filósofos, que chegaram a conclusões divergentes e, às vezes, antagônicas.

4 (Séculos XIX e XX) O termo existencialismo designa o conjunto das manifestações no plano filosófico, que têm na existência humana o ponto de partida e o objeto principal de suas investigações e reflexões. As filosofias existencialistas têm como foco as múltiplas e dinâmicas relações concretas que o homem estabelece, simultaneamente, consigo mesmo e com os outros seres humanos, com os objetos culturais e com a natureza. De maneira geral, os filósofos entendem a existência humana como uma realidade dramática ou trágica. O homem pode transformar o mundo, mas em condições que são historicamente determinadas.

5 (Séculos XIX e XX) De maneira geral, os filósofos existencialistas entendem o homem como um ser imperfeito e inacabado, que foi lançado no mundo e precisa viver os riscos, ameaças e possibilidades dessa existência. Segundo esses pensadores, experiência humana, concretamente falando, é marcada pela insegurança, pelo sofrimento, pela uma luta pela sobrevivência que, absurdamente, termina na morte. A liberdade humana, que é uma imposição, implica a angústia da escolha e a responsabilidade pelas consequências. Essa liberdade, porém, não é plena, mas condicionada por circunstâncias históricas.

6 (Século XIX) FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Nasceu em Rocken, no interior da Alemanha, filho de um pastor protestante. Foi aluno brilhante e estudou grego, latim e teologia. Foi bastante influenciado, quando jovem, pelas ideias de filósofos como Schopenhauer. A partir de 1869, assumiu o cargo de professor na Universidade de Basileia.

7 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Nietzsche escreveu boa parte de sua obra sob a forma de aforismos, isto é, sentenças curtas que exprimem concepções, ensinamentos, conceitos e conselhos. Nos seus escritos, Nietzsche aborda temas diversos, como religião e moral, artes e ciências, etc. Ao centrar suas reflexões nos problemas da existência humana e nas questões relacionadas com a moral, ele é considerado um precursor do existencialismo. No seu conjunto, a obra de Nietzsche promove uma crítica profunda e radical dos valores do cristianismo, que embasaram a construção da civilização ocidental.

8 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Algumas obras de Nietzsche O nascimento da tragédia no espírito da música A Filosofia na era trágica dos gregos Humano, demasiadamente humano Assim falava Zaratustra Para além do bem e do mal Ecce Homo, O Anticristo, A Gaia Ciência

9 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Na sua crítica da tradição filosófica ocidental, o pensador alemão acusa Sócrates de ter negado o valor da intuição criadora presente nos filósofos que o antecederam. Na sua análise, Nietzsche estabeleceu uma distinção entre dois princípios fundamentais: o apolíneo (de Apolo, deus da razão da clareza e da ordem e o dionisíaco (de Dionísio, deus da aventura, da música, da fantasia e da desordem). Esses dois princípios seriam complementares na realidade humana. A Filosofia pós-socrática, porém, optando pelo culto da razão teria anulado a potencialidade criadora contida na dimensão dionisíaca.

10 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Nietzsche desenvolveu um estudo da formação histórica dos valores. Ao realizar uma genealogia da moral, ele concluiu que não existem noções absolutas de bem e de mal. As concepções morais seriam elaboradas pelos homens em função dos seus interesses reais e concretos, ou seja, os códigos morais são produtos histórico-sociais. As religiões, como o judaísmo e o cristianismo, teriam se apropriado da moral, difundindo certos valores morais como se fossem uma determinação da vontade divina.

11 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) O cristianismo representaria uma moral de rebanho, baseada na submissão irrefletida, no conformismo, na valorização da fraqueza. Seria uma moral que os fracos e covardes usam contra os fortes. Nietzsche afirmava que era preciso questionar o valor dos valores, fazendo nossas próprias escolhas e vivendo nossa liberdade com todos os seus riscos. Ouse conquistar a si mesmo afirmava ele. Isso significa viver a liberdade da razão, sem conformismos ou resignação, defendendo os valores afirmativos da vida que possam expandir as energias criativas do homem.

12 FRIEDERICH NIETZSCHE ( ) Para Nietzsche, na medida em que o cristianismo deixou de ser a única verdade para ser uma das interpretações possíveis do mundo, toda a civilização ocidental, com seus valores, entrou em crise. Neste contexto, ocorreria a difusão de um sentimento opressivo e difuso, típico da fase de decadência aguda de uma cultura, que Nietzsche denominou niilismo, que segue a morte de deus. Cresceria a percepção coletiva de que, nos planos ético, religioso e político nossos sistemas de valores já não têm consistência e nem conseguem dar significado ou sentido para nossas ações.

13 EDMUND HUSSERL ( ) Nasceu numa cidade da Morávia. Estudou matemática e filosofia. Lecionou por muitos anos na Universidade de Freiburg, tendo sido afastado pelos nazistas, por sua origem judia. Husserl formulou o chamado método fenomenológico de investigação filosófica. Sua obra intitulada Investigações lógicas, publicada no final do século XIX, exerceu forte influência sobre as reflexões dos filósofos existencialistas.

14 EDMUND HUSSERL ( ) Para encontrar as bases psicológicas da lógica, Husserl investigou a experiência que está situada antes de todo pensamento formal, resgatando algumas teses dos empiristas ingleses. O método fenomenológico consiste na observação e descrição rigorosa do fenômeno, isto é, daquilo que se manifesta, aparece ou se apresenta aos nossos sentidos ou à nossa consciência. Busca analisar como se forma o campo da nossa experiência, sem que o sujeito ofereça resistência ao fenômeno estudado, nem dele se desvie.

15 EDMUND HUSSERL ( ) Na concepção de Husserl, a atenção do sujeito deve orientar-se para o fenômeno, o que em termos filosóficos significa uma espécie de realismo que propõe uma volta ao objeto, um retorno às coisa. Para Husserl, a consciência do sujeito é sempre consciência de algo, de alguma coisa. A fenomenologia se apresentaria, portanto, como a investigação das experiências conscientes, isto, o mundo da vida. O método fenomenológico, utilizado inicialmente na matemática, foi aplicado depois no campo da psicologia. Na Filosofia, foi Heidegger, um dos discípulos de Husserl, que aprofundou suas reflexões.

16 MARTIN HEIDEGGER ( ) Heidegger foi um dos mais importantes filósofos do século XX. Nasceu no interior da Alemanha e estudou na Universidade de Freiburg, onde foi discípulo de Husserl. Em 1927, publicou Ser e tempo, sua obra mais importante. Em 1933, foi nomeado para a reitoria da universidade e aderiu formalmente ao nazismo. Mais tarde, decepcionado com o regime, retirou-se da universidade e viveu isolado o resto da vida.

17 MARTIN HEIDEGGER ( ) Heidegger rompeu com a tendência da Filosofia Moderna, que desde Descartes se voltara para a teoria do conhecimento, e recolocou a questão ontológica, ou seja, a investigação do ser no centro da sua reflexão filosófica. Para Heidegger, o problema central da Filosofia é a existência de tudo. Ele procurou, entretanto, distinguir ente de ser, conceitos que teriam sido confundidos ao longo da história da filosofia ocidental. Segundo ele, ente é a existência, a manifestação dos modos de ser, enquanto o ser é a essência, aquilo que ilumina e fundamenta a existência ou os modos de ser.

18 MARTIN HEIDEGGER ( ) A filosofia heideggeriana buscou, primeiramente, o conhecimento do ser através da análise do ente humano, isto é, da existência humana. Depois, ela toma o próprio ser para poder compreender a existência. Apesar da base fenomenológica da sua filosofia, Heidegger nunca se assumiu como um existencialista. Ele afirma que devemos partir da nossa existência porque é dela, primeiro, que tomamos consciência. Para investigar o sentido do ser, portanto, Heidegger começou pela análise do ser que nós próprios somos, isto é, pela nossa própria existência, que ele denominou modo de ser do homem.

19 MARTIN HEIDEGGER ( ) Heidegger define a existência humana como um ser/estar-aí e descreve três etapas que marcam a vida e culminam, para a maioria dos homens, numa existência inautêntica. A primeira é determinada pela existência em si mesmo, em que o homem é lançado no mundo, sem escolher ou saber porque. Ao tomar consciência da vida, ele já está-aí nesse mundo, sem ter pedido para existir e tendo que dar um sentido para sua existência.

20 MARTIN HEIDEGGER ( ) A segunda é a do desenvolvimento dessa existência. O homem estabelece relações com o mundo. Para existir, ele projeta sua vida num ambiente natural e social historicamente situado e procura agir dentro de suas possibilidades. Existir, então, significa construir um projeto, tentar realizar o que ainda não é. A terceira é marcada pela destruição do eu. Tentando realizar seu projeto, o homem se depara com uma série de fatores adversos que o desviam de seu projeto existencial. No confronto com os outros, tem seu eu derrotado e dissolve-se na massa e na banalidade do cotidiano. Em vez de tornar-se si-mesmo, é absorvido no com-ooutro e para-o-outro.

21 MARTIN HEIDEGGER ( ) Segundo Heidegger, o sentimento profundo que nos faz despertar da existência inautêntica é a angústia, que revela como nos dissolvemos em atitudes impessoais, envolvidos nas futilidades cotidianas. Frente à angústia duas possibilidades se abrem para o homem: ele pode fugir para o esquecimento da sua dimensão profunda (o ser) e voltar ao cotidiano ou pode manifestar seu poder de transcendência sobre o mundo e si mesmo. Para Heidegger o homem é capaz de atribuir um sentido ao ser e é na angústia, a meio caminho entre o ser e o nada que o homem se depara com a finitude da existência e a possibilidade de superá-la.

22 JEAN-PAUL SARTRE ( ) Foi o mais famoso dentre os filósofos existencialistas. Sartre foi um pensador diferente, que participou ativamente dos grandes acontecimentos que marcaram o século XX e se tornou mundialmente conhecido pelo seu engajamento nas causas políticas e nos movimentos sociais de sua época. Seu pensamento foi fortemente influenciado pelas obras de Karl Marx e de Martin Heidegger.

23 JEAN-PAUL SARTRE ( ) Sartre nasceu em Paris. Lutou com a resistência francesa durante a ocupação nazista, na II Guerra Mundial. Aderiu ao Partido Comunista, com o qual rompeu depois da intervenção soviética na Hungria, em Escreveu várias obras filosóficas, romances, peças para teatro e muitos textos sobre temas diversos. Chegou a ser agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas recusou-se a recebê-lo. Entre seus trabalhos mais conhecidos, citam-se: O ser e o nada, A náusea, A idade da razão, A imaginação, O muro, O diabo e o bom Deus, O humanismo é um existencialismo, As mãos sujas, Os caminhos da liberdade

24 (Século XIX) Sartre afirma que o ser humano tem uma existência específica. Ele concebe o homem como ente para-si, em oposição ao ente em-si que representaria a plenitude do ser. O ente para-si é, portanto, o nada. Isso significa que a característica essencial do ser humano é esse espaço aberto que faz dele um ser inacabado, incompleto, aberto às possibilidades de mudança. Segundo Sartre, se o homem fosse um ser total, pleno e acabado, com uma essência definida, ele não poderia ter consciência ou liberdade. Isso porque a consciência é um espaço aberto a múltiplos conteúdos e a liberdade representa a possibilidade de escolha.

25 JEAN-PAUL SARTRE ( ) Se a existência do homem é caracterizada pelo não-ser, não se pode falar de uma natureza humana, previamente determinada. O que existe é uma condição humana, isto é, um conjunto de limites e de possibilidades que definem a situação do homem no universo. Para Sartre, o homem constrói a si mesmo através de suas escolhas e torna-se responsável pelo que faz. A liberdade, portanto, é um dos valores fundamentais da condição humana. Apesar dos limites determinados pelas condições econômicas e pelos fatores culturais, é o exercício da liberdade, em situações concretas, que move o homem e gera necessidade de dar sentido para o mundo.

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX SÉCULO XIX Expansão do capitalismo e novos ideais De acordo com a periodização tradicional, considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Esse movimento

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência EXISTENCIALISMO A existência precede a essência 1 Existencialismo Contexto histórico Importante corrente francesa pós guerra (50-60). Exerceu grande influência na filosofia, literatura, teatro e cinema.

Leia mais

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências Jean Paul Sartre Jean-Paul Sartre - Paris, 1905 1980.

Leia mais

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra Existencialismo Profª Karina Oliveira Bezerra O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência humana o ponto de partida

Leia mais

A EXISTÊNCIA COMO SER

A EXISTÊNCIA COMO SER A EXISTÊNCIA COMO SER A MODERNIDADE A RAZÃO EMENCIPADORA - ILUMINISMO A CRENÇA NO NOVO CRISE (econômica, social, política, moral, religiosa...) DEFINIÇÃO Importante corrente francesa pós guerra (50-60).

Leia mais

Pensamento do Século XIX

Pensamento do Século XIX Pensamento do Século XIX Século XIX Expansão do capitalismo e os novos ideais De acordo com a periodização tradicional considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea, pois junto

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

Cronologia de Friedrich Wilhelm NIETZSCHE

Cronologia de Friedrich Wilhelm NIETZSCHE Cronologia de Friedrich Wilhelm NIETZSCHE Nasce a 15 de outubro de 1844 em Rocken, Alemanha. Em 1849 faleceu o pai e o irmão. A família mudou-se para Naumburg. Aluno exemplar. Desde pequeno mostrava uma

Leia mais

ROMANTISMO E IDEALISMO (Século XIX)

ROMANTISMO E IDEALISMO (Século XIX) ROMANTISMO E IDEALISMO O Idealismo alemão sofreu forte influência, na sua fase inicial, do Romantismo, movimento cultural que se manifestou na Arte, na Literatura e na Filosofia. No seu ponto culminante,

Leia mais

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas

Turma: Turno: Noturno Quadrimestre: 3º Ano: 2016 turma: Docente(s) responsável(is): Aléxia Cruz Bretas Caracterização da disciplina Código da disciplina: BH1307 Nome da disciplina: História da filosofia contemporânea: o século XIX Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária: 48 horas Aula prática: 0 Campus:

Leia mais

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE?

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? ESSE É O EXISTENCIALISTA SARTRE SARTRE NASCEU EM 21 JUNHO DE 1905 NA FRANÇA. A. ORFÃO DE PAI DESDE 2 ANOS. FEZ SEUS ESTUDOS SECUNDÁRIO EM PARÍS, LYCEE HENRI IV, EM 1924

Leia mais

PIBID FILOSOFIA. Bolsista: Rafaela Salles. Supervisor: Dinael Alves Ramos

PIBID FILOSOFIA. Bolsista: Rafaela Salles. Supervisor: Dinael Alves Ramos PIBID FILOSOFIA Bolsista: Rafaela Salles Supervisor: Dinael Alves Ramos A filosofia presente na Animação Rick and Morty Rick and Morty Em dezembro de 2014, o Adult Swim (Cartoon Network), lançou Rick and

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017 Sartre, liberdade & existencialismo Julian Dutra Filosofia 2017 EXISTENCIALISMO O QUE É O EXISTENCIALISMO? ORIGENS INTELECTUAIS FRIEDRICH NIETZSCHE (1844 1900) SOREN KIERKEGAARD (1813 1855) Outros filósofos

Leia mais

Husserl, Heidegger e a

Husserl, Heidegger e a Husserl, Heidegger e a fenomenologia Mariângela Areal Guimarães, professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA Greyce Kelly de Souza greycehp@gmail.com Jéferson Luís de Azeredo jeferson@unesc.net Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a relação ontológica entre

Leia mais

A obra O Ser e o Tempo é considerada a obra mais importante de sua carreira.

A obra O Ser e o Tempo é considerada a obra mais importante de sua carreira. FILÓSOFOS EXISTENCIALISTAS MODERNOS MARTIN HEIDEGGER Biografia A Biografia de Martin Heidegger demonstra a sua trajetória vivida na Alemanha moderna onde torna-se um instrumento de construção do pensamento:

Leia mais

Filosofia da existência: Existencialismo

Filosofia da existência: Existencialismo Filosofia da existência: Existencialismo No século XX, o pensamento sobre o ser humano assumiu novas perspectivas, com a visão de Martin Heidegger e Jean Paul Sartre. As raízes dessas ideias surgiram um

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

gênio na antiguidade, mostrando como os gregos consideraram o tema, e como o romantismo se apropriou da idéia, com forte inspiração kantiana.

gênio na antiguidade, mostrando como os gregos consideraram o tema, e como o romantismo se apropriou da idéia, com forte inspiração kantiana. Conclusão Levando em conta as discussões sobre o tema na tradição filosófica, Nietzsche escapa de um procedimento metafísico e coloca a idéia de gênio para além de um simples ideal. Por ideal, Nietzsche

Leia mais

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis".

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis. Immanuel Kant Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis". Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade,

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX Século XIX Expansão do capitalismo e os novos ideais Considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Junto com ela, propagaram-se os ideais de liberdade,

Leia mais

COLÉGIO CEC 24/08/2015. Conceito de Dialética. Professor: Carlos Eduardo Foganholo DIALÉTICA. Originalmente, é a arte do diálogo, da contraposição de

COLÉGIO CEC 24/08/2015. Conceito de Dialética. Professor: Carlos Eduardo Foganholo DIALÉTICA. Originalmente, é a arte do diálogo, da contraposição de COLÉGIO CEC Professor: Carlos Eduardo Foganholo Conceito de Dialética DIALÉTICA Originalmente, é a arte do diálogo, da contraposição de ideias que leva a outras ideias. O conceito de dialética, porém,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO Jeannette Antonios Maman Professora Doutora do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES SARTRE (UFU) Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando

Leia mais

» As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história

» As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história Denis Hendrick » As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história» A palavra cultura não tem equivalente na maioria das línguas orais.

Leia mais

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise Carolina Casarin Paes * Marco Antônio Marco Faccione Berbel.** Bruno Eduardo Procopiuk Walter *** JUSTIFICATIVA No início do século, a humanidade vivia um

Leia mais

DA ANGÚSTIA À TRANSCENDÊNCIA: Heidegger e a condição existencial humana

DA ANGÚSTIA À TRANSCENDÊNCIA: Heidegger e a condição existencial humana DA ANGÚSTIA À TRANSCENDÊNCIA: Heidegger e a condição existencial humana Álvaro Queiroz 1 RESUMO Este artigo aborda a temática da angústia existencial humana na perspectiva heideggeriana, ou seja, sob a

Leia mais

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE

NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE NIETZSCHE NÃO SOU HOMEM, SOU DINAMITE Uma filosofia para espíritos livres A filosofia a golpes de martelo a palavra "martelo" deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos, e também como diapasão,

Leia mais

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1 EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1. As três fontes filosóficas da Psicoterapia Gestáltica: HUMANISMO/

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM Nilson Gabriel (Curso de Psicologia, Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Amazonas, Manaus-AM, Brasil) Palavras-chave: Fenomenologia-existencial.

Leia mais

Tema Rumo ao monismo absoluto

Tema Rumo ao monismo absoluto Tema Rumo ao monismo absoluto Nasceu em Amsterdã, na Holanda era judeu até ser excomungado (cherém) em 1656 acusado de ser um panteísta. Após o cherém adotou o nome de Benedito Considerado um dos grandes

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W.

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. FILOSOFIA ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. (1813 1855) SUAS PRINCIPAIS OBRAS: Migalhas Filosóficas (1884), Ou isso/ou aquilo (1843), Temor e Tremor (1843) O conceito de angústia (1844). SUBJETIVISMO:

Leia mais

Unidade: GESTALT. Unidade I:

Unidade: GESTALT. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: GESTALT A ESCOLA DA GESTALT A ORIGEM E A HISTÓRIA DA GESTALT Para Bock e cols (1994) é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX SÉCULO XIX Expansão capitalismo e os novos ideais De acordo com a periodização tradicional, considerase a Revolução Francesa (1789-1799) o marco inicial da época contemporanea.

Leia mais

Capitulo 16 - Filosofia -

Capitulo 16 - Filosofia - Capitulo 16 - Filosofia - Pensamento do século XIX Século XIX: Expansão do capitalismo e os novos ideais De acordo com a periodização tradicional considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria Sartre 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo. I. Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural,

Leia mais

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli Aula Extra: Filosofia Contemporânea Prof. Daniel Pansarelli Fenomenologia, Hermenêutica e Existencialismo INTRODUÇÕES Questão metodológica A HERMENÊUTICA contemporânea é uma das correntes filosóficas derivadas

Leia mais

TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13

TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13 SUMÁRIO Nota dos editores... 11 TOMO III O PESSIMISMO ESTÉTICO DE NIETZSCHE 13 Introdução... 15 Nota bibliográfica... 25 LIVRO PRIMEIRO: AS ORIGENS E O RENASCIMENTO DA TRAGÉDIA 27 Capítulo 1. A tragédia

Leia mais

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O homem e a técnica r e s e n h a RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica. Porto Alegre: Sulinas, 2006, 247 p. por Valéria Marcondes 1 Martin Heidegger e a questão da técnica é fruto

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS

OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS OS FILÓFOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS São chamados de filósofos da natureza. Buscavam a arché, isto é, o elemento ou substância primordial que originava todas as coisas da natureza. Dirigiram sua atenção e suas

Leia mais

O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica

O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica O Surgimento das Ciências Sociais e a Antropologia Jurídica Auguste Comte (1798-1875) O espírito deve ser sempre o ministro do coração, nunca seu escravo. Auguste Comte Prof. Me. Renato Borges 1 www.professorrenato.com

Leia mais

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara.

Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. FILOSOFIA ANTIGA Ar infinito: indeterminado, não tem uma forma clara. Está presente na água de Tales: H20. Essencial para a vida dos seres vivos. É a causa do movimento da natureza: vento move nuvens,

Leia mais

Comte, Marx, Durkheim e Weber

Comte, Marx, Durkheim e Weber Comte, Marx, Durkheim e Weber Texto e atividade extraída no blog Sociologia aplicada ao aluno Mestres das Ciências Sociais MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS A Sociologia e as demais ciências sociais têm sido

Leia mais

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX MARX Nasceu em Tréveris (na época pertencente ao Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Foi filósofo, jornalista e revolucionário

Leia mais

SOCIOLOGIA. Prof. Carlos Eduardo Foganholo. Colégio CEC

SOCIOLOGIA. Prof. Carlos Eduardo Foganholo. Colégio CEC SOCIOLOGIA Prof. Carlos Eduardo Foganholo Colégio CEC Cultura - Conceitos Todos os seres humanos possuem cultura. Ninguém tem mais cultura que outra pessoa Não existe cultura superior ou inferior, uma

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher

Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher Deu início a um novo modelo de hermenêutica Utilizou o método histórico-crítico e o conceito de razão histórica Trouxe para a hermenêutica o caráter científico,

Leia mais

"O verdadeiro é o todo." Georg Hegel

O verdadeiro é o todo. Georg Hegel "O verdadeiro é o todo." Georg Hegel Hegel: o evangelista do absoluto By zéck Biografia Georg Wilhelm F. Hegel (1770-1831) 1831) Nasceu em Stuttgart. Foi colega de Schelling. Influências Spinoza, Kant

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre.

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O existencialismo sartreano apresenta-nos uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais

Leia mais

Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE. 3ª edição Edição revista

Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE. 3ª edição Edição revista Roberto Machado NIETZSCHE E A VERDADE 3ª edição Edição revista São Paulo / Rio de Janeiro 2017 Sumário Introdução 7 Esclarecimento 19 I Arte e ciência 1 A arte trágica e a apologia da aparência 23 2 Metafísica

Leia mais

SOMOS LIVRES AO DECIDIR

SOMOS LIVRES AO DECIDIR FILOSOFIA 2º ano Partindo do principio de que liberdade é LIBERDADE DE ESCOLHER Afinal, até onde alcança o poder da nossa liberdade? Nossas escolhas estão ligadas aos princípios morais da nossa sociedade;

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Dúvida Metódica Em Descartes Antonio Wardison Canabrava da Silva* A busca pelo conhecimento é um atributo essencial do pensar filosófico. Desde o surgimento das investigações mitológicas,

Leia mais

AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR

AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR Luciana Mitkiewicz de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Imaginação, autoridade, alteridade.

Leia mais

A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino

A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino Comunicação Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported A possibilidade do discurso religioso em Nietzsche: o deus dançarino Carla Bianca Costa de Oliveira Este texto é parte

Leia mais

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo IGOR A. ASSAF MENDES O que iremos ver nesta aula? 1 Karl Marx: Breve Histórico 2 A compreensão do mundo pelas lentes Marxistas: materialismo histórico

Leia mais

Espiritismo e fenomenologia. Trabalho apresentado no 9º. ENLIHPE 24 e 25 de agosto de 2013

Espiritismo e fenomenologia. Trabalho apresentado no 9º. ENLIHPE 24 e 25 de agosto de 2013 Espiritismo e fenomenologia Trabalho apresentado no 9º. ENLIHPE 24 e 25 de agosto de 2013 Classificação das Ciências (Jean Ladrière) O Ciências formais (matemática e lógica - signos) O Ciências empírico-formais

Leia mais

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKHEUSER DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: CARLOS WEINMAN TURMA: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE ANO LETIVO: 2014 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

Sociologia da Educação Max Weber. Alessandra Lima Kalani

Sociologia da Educação Max Weber. Alessandra Lima Kalani Sociologia da Educação Max Weber Alessandra Lima Kalani Max Weber Karl Emil Maximilian Weber (1864 1920) Intelectual, economista e jurista alemão; Estudo moderno da Sociologia (como Emile Durkheim e Karl

Leia mais

Fenomenologia. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Fenomenologia. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso 1 Sumário O que é a fenomenologia? Fenomenologia Busca da verdade Os três tipos de fenómenos Etimologia do termo fenomenologia Mas como lá chegar? Jaspers: Compreender e Explicar Evolução da fenomenologia

Leia mais

ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO

ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO INTRODUÇÃO Renascimento: Período de transição entre Idade Média e Idade Moderna; Misturam-se o jeito de ser e pensar de dois momentos da sociedade europeia ocidental; Não é possível

Leia mais

DO ETERNO NO HOMEM. Azizi Manuel Tempesta 1

DO ETERNO NO HOMEM. Azizi Manuel Tempesta 1 RESENHA DO ETERNO NO HOMEM Azizi Manuel Tempesta 1 SCHELER, M. Do eterno no homem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2015. Max Scheler foi um filósofo alemão, nascido

Leia mais

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista.

03) Explique os conceitos de espaço vital e pangermanismo existentes na política externa da Alemanha nazista. COLÉGIO PEDRO II CAMPUS HUMAITÁ II EXERCÍCIOS - Revisão 9ºANO PROFESSOR Cristiano Campos QUESTÃO 01 01) Cite algumas características dos movimentos e governos fascistas. QUESTÃO 02 02) Identifique as características

Leia mais

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato

Psicologia da Religião. Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Psicologia da Religião Conceitos e Reflexões Profa. Dra. Patrícia Pazinato Experiência Religiosa Termo experiência do grego empeiria significando empírico ou empirismo que passa ao português como experiência.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche

Aula 21. Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Aula 21 Boa Tarde! Filosofia Moderna Nietzsche Friedrich Nietzsche 1844-1900 Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO A Filosofia Aforismos: Estilo

Leia mais

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Marxismo de Karl Marx Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Karl Marx (1818-1883). Obras principais: Manifesto Comunista (1847-1848). O Capital em 3 volumes.volume 1(1867) Volume 2 e 3 publicado por

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

Essa tal liberdade - SPC

Essa tal liberdade - SPC JEAN PAUL SARTRE 1 Essa tal liberdade - SPC O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade? Se estou na solidão pensando em você Eu nunca imaginei sentir tanta saudade Meu coração não sabe como te esquecer

Leia mais

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. As soluções encontradas por Weber para os intrincados problemas metodológicos que ocuparam a atenção dos cientistas sociais do começo do século XX permitiram-lhe

Leia mais

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 SUMÁRIO 1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 2 Sobre a Filosofia do Direito... 9 A especificidade da filosofia do direito... 9 Filosofia do direito e filosofia...

Leia mais

Friedrich Nietzsche. Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio

Friedrich Nietzsche. Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres. Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio Friedrich Nietzsche Não sou Homem, sou Dinamite Uma Filosofia para Espíritos Livres A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO 1 "Conheço a minha sorte. Alguma

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER Marcos Paulo A. de Jesus Bolsista PET - Filosofia / UFSJ (MEC/SESu/DEPEM) Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro

Leia mais

As Contribuições de Max Weber e

As Contribuições de Max Weber e A SOCIOLOGIA ALEMÃ As Contribuições de Max Weber e Karl Marx As contribuições de Durkheim Como vimos na aula anterior fato social são modos de ser, pensar e agir do indivíduo na sociedade eles têm as seguintes

Leia mais

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas

Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas 1 Produção de conhecimento: uma característica das sociedades humanas Os seres humanos sempre buscaram formas de compreender os fenômenos que ocorrem em seu dia a dia, de modo a procurar soluções para

Leia mais

Apresentação O que é fenomenologia?

Apresentação O que é fenomenologia? Apresentação O que é fenomenologia? Antonio Balbino Marçal Lima SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, ABM., org. Apresentação O que é fenomenologia? In: Ensaios sobre fenomenologia: Husserl,

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

Encontro 2. Desenvolvimento das ciências humanas e sociais

Encontro 2. Desenvolvimento das ciências humanas e sociais Encontro 2 Desenvolvimento das ciências humanas e sociais Autores CAHNMAN, W. J. Tönnies e a teoria do desenvolvimento social. Uma reconstrução. MARX... (ver plano) WATSON... (ver plano) DURKHEIM... (ver

Leia mais

Encontro 2 05/05/2018. Autores. Plano da aula

Encontro 2 05/05/2018. Autores. Plano da aula Encontro 2 Desenvolvimento das ciências humanas e sociais Autores CAHNMAN, W. J. Tönnies e a teoria do desenvolvimento social. Uma reconstrução. MARX... (ver plano) WATSON... (ver plano) DURKHEIM... (ver

Leia mais

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PLATÃO (428-347 a.c.) Foi o primeiro grande filósofo que elaborou teorias políticas. Na sua obra A República ele explica que o indivíduo possui três almas que correspondem aos princípios: racional, irascível

Leia mais

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA De acordo com Freire (1997) página 89 em diante Continuação ao estudo da história da psicologia Prof. Ms. Elizeth Germano Mattos 1S/2018 PARTE II O DESABROCHAR DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

ISSN Vol 7 Nº ª edição

ISSN Vol 7 Nº ª edição 224 A LIBERDADE HUMANA PARA SARTRE Vinicius Telles De Sá Vago 1 RESUMO: O artigo e uma explanaçao sobre o conceito de Liberdade para Sartre. Este tema e um dos temas mais discutidos na Filosofia em todos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º FL211- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: FL233 FL233- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA FL252- INICIACAO A PESQUISA FILOSOFICA OBRIG 60 0 60 4.0 A PESQUISA: SUA CARACTERIZAÇÃO;

Leia mais

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores:

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: Segunda Revolução Industrial (meados do século XIX ); Novas concepções filosóficas e ideológicas (positivismo científico, psicologia, o liberalismo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BONFIM ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - DESCRITORES DE DESEMPENHO DO ALUNO: História - 3.º CICLO 7º ANO História ESCALAS Fraco (05 19%) INSUFICIENTE (20 % - 49%) SUFICIENTE (50% - 69%) BOM (70% - 89%) MUITO

Leia mais