ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO"

Transcrição

1 ENTRE DOIS MUNDOS 7º ANO

2 INTRODUÇÃO Renascimento: Período de transição entre Idade Média e Idade Moderna; Misturam-se o jeito de ser e pensar de dois momentos da sociedade europeia ocidental; Não é possível determinar claramente onde termina e Idade Média e onde começa a Idade Moderna. Características centrais do Renascimento e do humanismo: exaltação ao ser humano, da razão e da liberdade.

3 AS MUDANÇAS AS NO RENASCIMENTO Renascimento: Período da história europeia, entre séculos XIV e XVI; Marcado por profundas mudanças econômicas, políticas, religiosas, culturais e científicas. As mudanças foram se estabelecendo gradualmente. Séculos XII e XIII desenvolvimento comercial e o crescimento das cidades eram sinais que o homem medieval começava abrir para o exterior e para valorização das coisas terrenas; Nesse período foram fundadas as primeiras universidades na Europa;

4 No século XIV, inicialmente na Península Itálica e depois em toda Europa Ocidental, houve um movimento de revalorização da arte e da cultura as antiguidade clássica, que foram adotadas como modelo para os artistas renascentistas. Buscavam recolocar o homem no centro da vida, da mesma maneira como tinha sido, na cultura clássica. O desenvolvimento científico levou o ser humano a refletir sobre sua capacidade de conhecer a realidade, sobre os modos de investigação na natureza, sobre sua vida e a sociedade. O Renascimento foi um período de gestação de um novo homem.

5 O HUMANISMO: O HOMEM ÉA A MEDIDA DE TODAS AS COISAS

6 Que obra de arte éo o homem, que nobre na razão, que infinito nas faculdades, na expressão e nos movimentos, que determinado e admirável nas ações, a que parecido a um anjo na inteligência, que semelhante a um deus! William Shakespeare As palavras acima comparam o homem a uma obra e arte, a um anjo, a um deus. Engrandece o homem e elogia suas características mentais, o poeta exalta a complexidade do corpo humano e a infinidade de movimentos que o homem pode realizar. Os desenhos e o texto revelam a mudança na forma de compreender o mundo e o papel do ser humano.

7 Recorde... Na filosofia cristã, o corpo não era objeto de pesquisa; Para os teólogos e filósofos cristãos, o ser humano deveria dedicar-se à salvação da alma, abandonando a vida corporal ou carnal ao concentrar-se nas coisas espirituais em prejuízo dos assuntos mundanos. O ser humano era tido como um ser imperfeito, que só parcialmente poderia compreender o ser supremo, Deus. o As obras de Versalius e Shakespeare, exemplos de criações renascentistas, não tratam Deus ou das coisas divinas. o O tema delas é o ser humano e as coisas humanas.

8 Uma das características principais do Renascimento é o desenvolvimento do humanismo, definido como um movimento literário, filosófico e artístico que buscou ressaltar o valor, a dignidade, a razão e a liberdade dos homens. Os humanistas destacaram a grandeza do ser humano por sua capacidade de conhecer a natureza e interferir na realidade, o que não era de modo algum incompatível com a doutrina cristã. A ideia de que Deus é o fundamento de todas as coisas e de toda a ordem no mundo permaneceu na reflexão feita pelos renascentistas. Para eles, além de Deus, havia um ser capaz de entender e agir sobre o mundo: o homem. Em certa medida, então, os humanistas retomaram a célebre afirmação do sofista Protágoras: O homem é a medida de todas as coisas.

9 O PRIMEIRO HUMANISTA Francesco Petrarca ( ) - poeta italiano; - primeiro humanista. - defendia que o indivíduo, em vez de estudar o mundo e a natureza, deveria dedicar a conhecer a si próprio. Eu, com efeito, me pergunto para que serve conhecer a natureza das feras, dos pássaros, p dos peixes e das serpentes, mas ignorar ou não procurar conhecer a natureza do homem, por que nascemos, de onde viemos, para onde vamos Petrarca

10 O primeiro filósofo a pensar a filosofia como processo interior de aprimoramento da alma foi Sócrates, que defendeu a frase inscrita no templo de Apolo em Delfos: Conhece-te a ti mesmo. Platão e Agostinho, também consideravam a reflexão interior o caminho da filosofia. O pensamento de todos eles foi de algum modo retomado por Petrarca.

11 Mas, ao mesmo tempo, ele criticava tanto as investigações da natureza feitas pelos pensadores gregos como as eternas polêmicas metafísicas dos escolásticos. O poeta Petrarca acreditava que os estudos escolásticos não serviam para a formação do ser humano. Para Petrarca, a educação dos homens deveria se apoiar na sabedoria clássica, isto é, em pensadores da Grécia e da Roma antigas, e ter como objetivo o desenvolvimento das capacidades intelectuais humanas.

12 A RETOMADA DA FILOSOFIA ANTIGA O caminho aberto por Petrarca foi seguido por diversos pensadores. Vários humanista ressaltaram a necessidade de buscar conhecimento interior. Não significava que todos os humanistas pensassem da mesma maneira. Existiam muitas diferenças entre eles. Alguns humanistas destacavam a importância dos ensinamentos de Aristóteles e a necessidade de o ser humano agir além de meditar.

13 O homem deveria ter uma vida ativa e pensar sobre sua ação, buscando sempre a felicidade. Para esses humanistas, a verdadeira qualidade de uma pessoa estaria no que ela conquista agindo. De algum modo, o indivíduo teria responsabilidade pelo seu destino e pelas experiências de sua vida. Embora houvesse polêmicas e contradições entre os humanistas, todos eles refletiram a respeito do ser humano.

14 Alguns apoiavam em Platão; outros em Aristóteles; outros ainda apoiavam nas filosofias helenísticas, como o epicurismo, o estoicismo e o ceticismo. Não era um retorno ao passado com o objetivo de reproduzi-lo, e sim um modo de refletir sobre as coisas presentes e a nova situação que se abria para todos. Servia para refletir sobre a vida do ser humano, sobre a sociedade, a política, a moral, a ciência, religião, a literatura e as artes em geral.

15 MONTAIGNE E A CONDIÇÃO HUMANA Entre os filósofos que se destacaram no Renascimento está o francês Michel Montaigne. Ele criticou os humanistas que exaltavam o ser humano e a razão. Montaigne desenvolveu sua filosofia com base no estoicismo e principalmente no ceticismo e na filosofia socrática. Ceticismo uma filosofia voltada para investigação incessante das coisas da natureza e do ser humano.

16 Os filósofos céticos afirmavam que não havia nenhuma certeza sobre a realidade natural ou social. Não seria possível chegar a nenhum conhecimento seguro ou a nenhuma afirmação clara sobre qualquer objeto de estudo. Nem os sentidos nem a razão garantiriam que o nosso conhecimento fosse realmente verdadeiro. Assim também pensava Montaigne. Afirmava que o ser humano não era um ser superior aos outros animais. Ao contrário, a condição humana seria miserável. De todas as criaturas, a mais frágil e miserável é o homem, mas ao mesmo tempo [...] a mais orgulhosa. Montaigne

17 VOLTAR-SE PARA TI MESMO Como o ser humano não é capaz de saber de maneira definitiva se seu conhecimento é ou não verdadeiro nem se sua atitude é boa ou ruim, então, para ele,... sórestaria voltar-se para dentro de si e buscar na interioridade algum ponto de equilíbrio e de tranquilidade.

18 Por isso, Montaigne retomou a máxima defendida por Sócrates: Conhece-te a ti mesmo. O ser humano deveria buscar em seu interior a sabedoria para viver bem e ser feliz. É desse modo que ele poderia viver tranquilamente, mesmo com todas as dificuldades que a vida coloca em seu caminho. Montaigne influenciou muitos pensadores e artistas do seu tempo ou posteriores, como os filósofos Descartes e Nietzsche e o dramaturgo Shakespeare

19 MAQUIAVEL E A AUTONOMIA POLÍTICA O Renascimento estabeleceu um novo olhar sobre todas as práticas e teorias humanas, buscando renovar o homem e a vida em sociedade. A política não escapou disso. Maquiavel trouxe esse novo olhar para as relações de poder. Suas reflexões inauguraram a filosofia política moderna. Em 1513, Maquiavel escreveu a obra O Príncipe, que se transformou em um clássico da filosofia. O príncipe é uma espécie de guia para os governantes. Maquiavel diz que a própria política, conforme as circunstâncias, determina o que pode ou não ser feito.

20 para Maquiavel, o governante virtuoso é aquele que conhece a situação em que se encontra e sabe agir para conquistar o governo ou manter-se no poder. O bom príncipe aproveita a sorte e os momentos em que pode agir com habilidade. Segundo Maquiavel, se for necessário agir por meio da força, isso deverá ser feito. O filósofo afirmou, ainda, que o governante deve preferir ser temido a ser amado pela população.

21 REALISMO POLÍTICO A nova forma de compreender a política inaugurada por Maquiavel foi chamada de realismo. Maquiavel não partiu de nenhuma suposição religiosa, metafísica ou imaginária a respeito do ser humano. Maquiavel investigou as relações de poder. E quais foram as conclusões de suas investigações?

22 Segundo Maquiavel, o ser humano é egoísta, covarde e tem ambição por riqueza e glória pessoal. Ele só pensava em seus interesses e não liga para o bem coletivo. Por isso, um príncipe, mais do que amado, deveria ser temido por seus súditos;mais do que buscar uma justiça ideal, deveria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para manter-se no poder. Caso tivesse que decidir pela morte de alguém, deveria fazê-lo se a ação fosse conveniente para manter-se forte.

23 A posição de Maquiavel sobre a política e o poder do príncipe causou e ainda causa muita polêmica. De qualquer maneira, Maquiavel tornou-se referência fundamental para política moderna.

1. O MUNDO MODERNO E O RENASCIMENTO CULTURAL. Páginas 02 à 15.

1. O MUNDO MODERNO E O RENASCIMENTO CULTURAL. Páginas 02 à 15. 1. O MUNDO MODERNO E O RENASCIMENTO CULTURAL Páginas 02 à 15. A MODERNIDADE (OU IDADE MODERNA) Tem início com a tomada de Constantinopla pelos turco-otomanos; Período de valorização do talento humano e

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo

FILOSOFIA. Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo FILOSOFIA Professor Ivan Moraes, filósofo e teólogo Finalidade da vida política para Platão: Os seres humanos e a pólis têm a mesma estrutura: alma concupiscente ou desejante; alma irascível ou colérica;

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média:

Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: EXERCÍCIOS ON LINE 3º BIMESTRE DISCIPLINA: Filosofia PROFESSOR(A): Julio Guedes Curso TURMA: 2101 e 2102 DATA: Teste: Prova: Trabalho: Formativo: Média: NOME: Nº.: Exercício On Line (1) A filosofia atingiu

Leia mais

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES

ÉTICA ARISTOTÉLICA A ÉTICA EM ARISTÓTELES A ÉTICA EM ARISTÓTELES ÉTICA ARISTOTÉLICA - A Ética aristotélica faz parte do saber prático: distingue-se do saber teórico porque seu objetivo não é o conhecimento de uma realidade determinada, mas do

Leia mais

UMA NOVA VISÃO DE MUNDO Renascimento foi um movimento artístico (XIV e XVI); O período medieval era considerado limitado e pouco criativo; A Idade

UMA NOVA VISÃO DE MUNDO Renascimento foi um movimento artístico (XIV e XVI); O período medieval era considerado limitado e pouco criativo; A Idade UMA NOVA VISÃO DE MUNDO Renascimento foi um movimento artístico (XIV e XVI); O período medieval era considerado limitado e pouco criativo; A Idade Média ficou conhecida como a Idade das Trevas; Surgia,

Leia mais

Síntese da formação do Pensamento Ocidental

Síntese da formação do Pensamento Ocidental FILOSOFIA Lembra-se? Síntese da formação do Pensamento Ocidental Admiração, curiosidade, surgimento da necessidade de responder as perguntas complexas. Mitologia: primeiro conjunto de respostas acerca

Leia mais

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C

Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Sócrates, Sofistas, Platão e Aristóteles (ética) Séc. III e IV a. C Nunca deixou nada escrito Patrono da Filosofia Sh As principais fontes: Platão, Xenofonte e Aristóteles Questões Antropológicas O início

Leia mais

[ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx

[ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx [ÉÅxÅ? VâÄàâÜt x fév xwtwx PENSAMENTO CLÁSSICO E CRISTÃO Prof. Walteno Martins Parreira Jr https://www.youtube.com/watch?v=stbbebwivvk 1 Século V a.c. Dá-se o nome de sofistas a um conjunto de pensadores

Leia mais

Recuperação Final FILOSOFIA 7º ano do EF

Recuperação Final FILOSOFIA 7º ano do EF COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO Recuperação Final FILOSOFIA 7º ano do EF Aluno: Série: 7º ano Turma: Data: 14 de dezembro de 2016 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Esta prova

Leia mais

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida.

A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram de lado os deuses e os mitos e tentaram

Leia mais

Uma nova visão de mundo

Uma nova visão de mundo Uma nova visão de mundo O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV; Os protagonistas deste movimento pretendiam partir da filosofia, da

Leia mais

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO

ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO 1 ALBERTO MAGNO E TOMÁS DE AQUINO A ESCOLÁSTICA E OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES ALBERTO MAGNO TOMÁS DE AQUINO Buscaram provar a existência de Deus utilizando argumentos racionais. 2 A UNIDADE ENTRE A FÉ

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 7 O Renascimento cultural Preparatório EsPCEx História Geral Aula 7 O Renascimento cultural 1 Conceito de Renascimento (I) Século XIV Crise espiritual e inquietação intelectual Busca de nova visão: Homem, Deus, Universo Profunda

Leia mais

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII.

Saiba mais: o filme Em nome de deus (1988) retrata o nascimento das universidades medievais no século XII. Antecedentes A Idade Média foi mesmo a Idade das Trevas? Por vezes, a Idade Média é descrita como um período de trevas, no qual não houve produção intelectual, até que chegasse o Iluminismo ou o Século

Leia mais

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci RACIONALISMO O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci - O início da filosofia moderna inaugura uma declarada ruptura com a igreja católica; - O conhecimento

Leia mais

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA

PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA Capítulo 12 PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO (SÉC. VI V a.c.) SOCRÁTICO OU ANTROPOLÓGICO OU CLÁSSICO (SÉC. V IV a.c.): SÓCRATES E PLATÃO SISTEMÁTICO (SÉC IV III a.c.): ARISTÓTELES

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): FILOSOFIA JOSÉ LUCIANO GABEIRL Conteúdo: Referência para estudo: A Filosofia de Aristóteles A Filosofia Helenística Idade Média

Leia mais

ENTENDER PARA TRANSFORMAR. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos

ENTENDER PARA TRANSFORMAR. Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos ENTENDER PARA TRANSFORMAR Escola Bíblica Dominical Classe Mocidade Luiz Roberto Carboni Souza Luiz Fernando Zanin dos Santos I - PLENITUDE DOS TEMPOS 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN 60004 1º PERÍODO TOTAL DE ENCONTROS: 20 SEMANAS SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS 1 UNIDADE I UMA ANÁLISE DA

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO

QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO QUESTIONÁRIO DE FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 2º ANO A FILOSOFIA DA GRÉCIA CLÁSSICA AO HELENISMO ESTUDAR PARA A PROVA TRIMESTRAL DO SEGUNDO TRIMESTRE PROFESSORA: TATIANA SILVEIRA 1 - Seguiu-se ao período pré-socrático

Leia mais

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55.

4. Re nasc a i sc me i nto Cult l ural ra Páginas 40 à 55. 4. Renascimento Cultural Páginas 40 à 55. A burguesia: ideias e modo de vida ALTA BURGUESIA (mais ricos): Comerciantes de longa distância; Mestres artesãos donos de oficinas de manufatura; e Cambistas.

Leia mais

FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE

FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE FILOSOFIA DO DIREITO NA MODERNIDADE ÍNDICE 1. O INÍCIO DA MODERNIDADE NO SÉCULO XIII...5 Antecedentes... 5 Início da modernidade...6 Tomás de Aquino...7 2. INFLUÊNCIA DO FRANCISCANISMO NO DIREITO MODERNO...10

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 20 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

Prof. Msc. Vitor Sousa Cunha Nery

Prof. Msc. Vitor Sousa Cunha Nery Prof. Msc. Vitor Sousa Cunha Nery Educação no Séc. XVI: - Renascimento Contexto Histórico A Renascença foi um despertar cultural e ideológico, surge na Itália e se expande pela Europa. Movimento artístico

Leia mais

Nicolau Maquiavel. Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017

Nicolau Maquiavel. Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017 Nicolau Maquiavel Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017 Maquiavel viveu nos anos 1500 (1469-1527) - fim da Idade Média (realidade de feudos e de monarquias). - Itália: mosaico de poderes/instabilidade

Leia mais

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo.

ミ Trabalho de Literatura 彡. Tema: Classicismo e Humanismo. ミ Trabalho de Literatura 彡 Tema: Classicismo e Humanismo. Movimento cultural que se desenvolveu na Europa ao longo dos séculos XV e XVI, com reflexos nas artes, nas ciências e em outros ramos da atividade

Leia mais

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com

Curso de História. Prof. Fabio Pablo. efabiopablo.wordpress.com efabiopablo.wordpress.com Conteúdo O humanismo e o Renascimento Cultural Marco Polo. Multimídia A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico,

Leia mais

O PODER DA POLÍTCA. CAPÍTULO 1- Filosofia 8º ano

O PODER DA POLÍTCA. CAPÍTULO 1- Filosofia 8º ano O PODER DA POLÍTCA CAPÍTULO 1- Filosofia 8º ano Você já precisou fazer algo por determinação de alguém? Ler p.3 General do exército tem poder sobre os soldados... 1. Poderes Superpoderes capacidade de

Leia mais

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2

Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 Corpo: a fronteira com o mundo VOLUME 1 - CAPÍTULO 2 1 1. O Corpo para os Antigos 1.1. Os mistérios do Orfismo A religião Órfica, também chamada de Orfismo. Uma das concepções mais clássicas do corpo humano,

Leia mais

Virtudes: conceito e classificação

Virtudes: conceito e classificação Virtudes: conceito e classificação Roteiro 6 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo III Os vícios e as virtudes

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado

Leia mais

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso

Bem vindo à Filosofia. Prof. Alexandre Cardoso Bem vindo à Filosofia Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

Filosofia Moderna: a nova ciência e o racionalismo.

Filosofia Moderna: a nova ciência e o racionalismo. FILOSOFIA MODERNA Filosofia Moderna: a nova ciência e o racionalismo. Período histórico: Idade Moderna (século XV a XVIII). Transformações que podemos destacar: A passagem do feudalismo para o capitalismo

Leia mais

Aula 1 Escolástica: do auge à decadência da

Aula 1 Escolástica: do auge à decadência da Humanidades PROF.MARCUS ÉVERSON SANTOS L I C E N C I AD O EM F I L O S O F I A, M E S T R E EM H I S T Ó R I A DA E D U C AÇ Ã O, D O U TO R AN D O EM F I L O S O F I A DA E D U C AÇ Ã O P E L A U N I

Leia mais

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci RACIONALISMO O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci - O início da filosofia moderna inaugura uma declarada ruptura com a igreja católica; - O conhecimento

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 1ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso

AULA DE FILOSOFIA. Prof. Alexandre Cardoso AULA DE FILOSOFIA Prof. Alexandre Cardoso A criação da filosofia está ligada ao pensamento racional. Discutir, pensar e refletir para descobrir respostas relacionadas à vida. Os filósofos gregos deixaram

Leia mais

1. LIBERDADE E DETERMINISMO

1. LIBERDADE E DETERMINISMO AS MENINAS LOBO 2 3 1. LIBERDADE E DETERMINISMO Comumente relacionamos o ser humano livre àquele que possui o direito de fazer o que quiser essa relação é limitada. Durante toda a história da humanidade,

Leia mais

Filosofias helenistas

Filosofias helenistas Filosofias helenistas 1. (ENEM 2016) Pirro afirmava que nada é nobre nem vergonhoso, justo ou injusto; e que, da mesma maneira, nada existe do ponto de vista da verdade; que os homens agem apenas segundo

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

Nicolau Maquiavel. Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017

Nicolau Maquiavel. Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017 Nicolau Maquiavel Professor Sérgio Cerutti IFSC Joinville agosto 2017 Maquiavel viveu nos anos 1500 (1469-1527) - fim da Idade Média (realidade de feudos e de monarquias). - Itália: mosaico de poderes/instabilidade

Leia mais

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos

DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA. Prof. Adriano R. 1º Anos DA IDADE MÉDIA À IDADE MODERNA Prof. Adriano R. 1º Anos CONTEXTO E CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA MEDIEVAL Séc. V ao Séc. XV d. C. Período da Idade Média (Mil anos de crescimento) - Reintroduzido o comércio

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): KATIANE ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: FILOSOFIA NOTA: ORIENTAÇÕES: O CONTEÚDO COBRADO SERÁ O SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO 1 O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete Aristóteles 2 O Mito da Caverna - Platão 3 Entendes??? 4 A Filosofia É um estudo relacionado à existência

Leia mais

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho

Aula 09. Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Aula 09 Gente... Que saudade!!!! Filosofia Medieval Patrística Sto. Agostinho Filosofia Patrística (séc. I ao VII) Inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João. Foi obra não só desses

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 1 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia Uma ciência que tem a totalidade da vida social do homem como sua esfera. Leonard Hobhouse (1864-1929) Sociologia Origens

Leia mais

Pré Socráticos aos Medievais 1

Pré Socráticos aos Medievais 1 Pré Socráticos aos Medievais 1 Períodos da História dafilosofia Patrística Filosofia Medieval Escolástica Renascimento Período: queda do Império Romano (sec. V) ao sec. XV. Guerras, a fome e as grandes

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Clássica Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Conteúdo (a) Nascimento da filosofia (b) Condições históricas para seu nascimento (c) Os principais períodos

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi

RENASCIMENTO CULTURAL. CENSA 2017 Edenice Rinaldi RENASCIMENTO CULTURAL CENSA 2017 Edenice Rinaldi O Renascimento foi um movimento de renovação cultural e artístico que surgiu no século XIV, na Itália, e se estendeu para toda a Europa até o século XVI,

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso OBJETIVO DA AULA: Diferenciar a Matemática Racional da Matemática Prática 2 UNIDADE I : EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Matemática Racional

Leia mais

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares

RENASCIMENTO E HUMANISMO. Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares RENASCIMENTO E HUMANISMO Professor: Magela Silva 7º ano Colégio Antares 4) TODAS ESSAS MUDANÇAS CRIARAM CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O SURGIMENTO DO RENASCIMENTO. 3) OCORREU O FORTALECIMENTO DA BURGUESIA CONTEXTO

Leia mais

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I 1.1 1.2 1.3 Conhecimento filosófico, religioso, científico e senso comum. Filosofia e lógica. Milagre Grego.

Leia mais

Unidade 3 Por mares nunca dantes navegados. Escola EB2,3 do Caramulo 2.008_

Unidade 3 Por mares nunca dantes navegados. Escola EB2,3 do Caramulo 2.008_ Unidade 3 Por mares nunca dantes navegados 2.008_.2009 1 Para compreender a epopeia Os Lusíadas, devemos conhecer: 1 - O contexto histórico cultural dos Séc. XV e XVI 2 - As fontes literárias dos poetas

Leia mais

Plano de Atividades Pós-Doutorado

Plano de Atividades Pós-Doutorado Plano de Atividades Pós-Doutorado O presente projeto de pesquisa tem a proposta de três bolsas de pósdoutorados, para candidatos selecionados com base em uma chamada internacional, de modo a desenvolverem

Leia mais

Você sabe por que vamos à escola? Ensino é responsabilidade do Estado e de que todos têm direito à educação ideias novas.

Você sabe por que vamos à escola? Ensino é responsabilidade do Estado e de que todos têm direito à educação ideias novas. Escolástica: a filosofia das escolas cristãs 3º BIMESTRE 7º Ano A filosofia cristã na Escolástica Você sabe por que vamos à escola? Ensino é responsabilidade do Estado e de que todos têm direito à educação

Leia mais

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 SUMÁRIO 1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 2 Sobre a Filosofia do Direito... 9 A especificidade da filosofia do direito... 9 Filosofia do direito e filosofia...

Leia mais

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia.

Platão, desiludido com a. escola de filosofia a Academia. Platão era filho da aristocracia ateniense. Foi discípulo de Sócrates. Sua obra reflete o momento caótico pelo qual passou Atenas no decorrer de sua vida A crise da sociedade ateniense está ligada à guerra

Leia mais

A ORIGEM DA FILOSOFIA

A ORIGEM DA FILOSOFIA A ORIGEM DA FILOSOFIA UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA. SÓCRATES. A IMPORTÂNCIA DOS GREGOS Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia

Leia mais

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2

Ética Profissional e Empresarial. Aula 2 Ética Profissional e Empresarial Aula 2 O Surgimento, a Origem! A ética é estudada, por grandes filósofos, desde a antiguidade! (IV A.C) Ética vem do Grego "ethos", que significa: costumes! Moral vem do

Leia mais

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito

Estudo dirigido. Segunda Avaliação. Capitulo 2 A arte no Egito Segunda Avaliação Estudo dirigido Capitulo 2 A arte no Egito 01 É do nosso conhecimento que a Civilização Egípcia era socialmente complexa e culturalmente muito rica, mas podemos destacar desse contexto

Leia mais

UNESP 2013 (Questão 12)

UNESP 2013 (Questão 12) UNESP 2013 (Questão 12) Do lado oposto da caverna, Platão situa uma fogueira fonte da luz de onde se projetam as sombras e alguns homens que carregam objetos por cima de um muro, como num teatro de fantoches,

Leia mais

Filosofia na Idade Média. Patrística e Escolástica

Filosofia na Idade Média. Patrística e Escolástica Filosofia na Idade Média Patrística e Escolástica Tomai cuidado para que ninguém vos escravize por vãs e enganadoras especulações da filosofia, segundo a tradição dos homens, segundo os elementos do mundo,

Leia mais

A Utopia de Thomas Morus PROFESSOR UILSON FERNANDES INTENSIVO ENEM

A Utopia de Thomas Morus PROFESSOR UILSON FERNANDES INTENSIVO ENEM A Utopia de Thomas Morus PROFESSOR UILSON FERNANDES INTENSIVO ENEM 8. Thomas Morus Utopia - cidade ideal em que não existe violência, busca por dinheiro, ou falsidades e problemas morais. É um diálogo

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte de conhecimento

Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte de conhecimento ILUMINISMO E O PENSAMENTO MODERNO A LUZ DA RAZÃO A razão no Iluminismo Recordando algumas reflexões racionalistas: Descartes, Leibniz e Espinosa enalteceram a racionalidade humana. A razão é a única fonte

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos

Universidade Federal de Uberlândia PRGRA Pró-Reitoria de Graduação DIRPS Diretoria de Processos Seletivos FILOSOFIA GABARITO OFICIAL DEFINITIVO Questão 1 a) A virtude, segundo Aristóteles, consiste em manter o justo meio entre um excesso e uma falta vinculados a sentimentos, paixões e ações. A virtude ética

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO FUNDAMENTAL - 7 Ano Profº: Antonio Carlos Disciplina: HISTÓRIA Aluno (a):. No. RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 1. Ler e fazer resumo dos capítulos abaixo com resolução dos exercícios no final

Leia mais

FILOSOFIA. Dos Gregos à Idade Média

FILOSOFIA. Dos Gregos à Idade Média FILOSOFIA Dos Gregos à Idade Média Revisando... Os mitos: Uma narrativa primordial; Trata dos fundamentos de uma cultura... das origens. Os Pré-Socráticos: A impossibilidade da verdade; A importância da

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L

PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L PADRÃO DE RESPOSTA - FILOSOFIA - Grupo L 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor No diálogo Fédon, escrito por Platão, seu personagem Sócrates afirma que a dedicação à Filosofia implica que a alma

Leia mais

Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, p.

Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, p. por Fonte: SARAT, M.. Fundamentos Filosóficos de Educação Infantil. Maringá: EDUEM Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2005. 150p. (1533-1592) Montaigne viveu em um contexto de transição; Naquele

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai.

FILOSOFIA CRISTÃ. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai. Jesus Cristo Pantocrator, Uma das mais antigas imagens de Jesus (séc. VI-VII). Monastério Sta. Catarina, Monte Sinai. FILOSOFIA CRISTÃ Unidade 01. Capítulo 04: pg. 53-54 Convite a Filosofia Unidade 08.

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c.

Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c. Filosofia Grega Clássica - parte I: o período socrático séculos 5-4 a.c. Atenas no séc. 5 a.c.: - centro da vida social, política e cultural da Grécia - época da democracia, quando os cidadãos participavam

Leia mais

Clique para editar o título mestre

Clique para editar o título mestre Clique para editar o título mestre Tomás de Aquino Professor: Juscelino V. Mendes 2014/15 2 Roccasecca, 1225 Fossanova, 1274 - Dominicano Tomás era um teólogo e filósofo escolástico. Mas não se considerava

Leia mais

O RENASCIMENTO. Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI Renascimento e Reforma

O RENASCIMENTO. Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI Renascimento e Reforma RENASCIMENTO 05-02-2017 Tema 5 Expansão e mudança nos séculos XV e XVI 5.2 e Reforma O RENASCIMENTO O que é? É um movimento cultural, que transforma as mentalidades e renova os conhecimentos, valorizando

Leia mais

Os fundamentos da Psicologia

Os fundamentos da Psicologia Os fundamentos da Psicologia 1 Joselaine Cordeiro Pereira Cristina Maria Aragão Gouveia Izabella Liguori Corsino e-tec Brasil Psicologia do Trabalho META OBJETIVO Apresentar breve panorama histórico da

Leia mais

FILOSOFIA HELENÍSTICA

FILOSOFIA HELENÍSTICA FILOSOFIA HELENÍSTICA Império de Alexandre Início do Reinado de Alexandre Conquista do Egito pelo Império Romano 336 a. C. 323 a. C. Morte de Alexandre 30 a. C. Características gerais: Sincretismo Cultural

Leia mais

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PLATÃO (428-347 a.c.) Foi o primeiro grande filósofo que elaborou teorias políticas. Na sua obra A República ele explica que o indivíduo possui três almas que correspondem aos princípios: racional, irascível

Leia mais

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo)

Resolução da Questão 1 (Texto Definitivo) Questão Redija em texto dissertativo acerca do seguinte tema. A FELICIDADE SEGUNDO O EPICURISMO Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: a felicidade como tema central da

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges

Prof. Me. Renato R. Borges Retrato póstumo de Nicolau Maquiavel, óleo sobre tela, Santi di Tito, séc. XVI, Pallazzo Vecchio Prof. Me. Renato R. Borges www.professorrenato.com a) virtù: (ação de virtude no sentido grego de força,

Leia mais

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso

Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA. Professora Andréa Cardoso Educação Matemática MATEMÁTICA LICENCIATURA Professora Andréa Cardoso UNIDADE I: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO Renascimento Cultural e Escolas Práticas Educação Matemática 2016/2 - Profª. Andréa Cardoso

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica

PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica PRINCÍPIOS ÉTICOS E FILOSÓFICOS Introdução a ética aristotélica Prof. Me. Renato R. Borges Aristóteles(IV a.c), Kant(1804) e Stuart Mill (1873). facebook.com/prof.renato.borges www.professorrenato.com

Leia mais

PLATÃO E O MUNDO IDEAL

PLATÃO E O MUNDO IDEAL Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:

Leia mais

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento

Ética. Doutrinas Éticas. Doutrinas Éticas. Doutrina. Histórico da Ética. Prof. Luiz A. Nascimento Ética Prof. Luiz A. Nascimento Doutrina Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, filosófico, científico, etc. A moral, propriamente dita, não é a doutrina que nos ensina

Leia mais

Relatório das apresentações do dia 17 de agosto de 2010

Relatório das apresentações do dia 17 de agosto de 2010 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFBA CAMPUS SANTO AMARO) Graduandos: Raphael Alves Lailson dos Santos Lúcio Álvaro Jeanderval Santos Lisandro Gomes Relatório das apresentações do dia

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - abril ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 FILOSOFIA QUESTÃO 01

Processo Seletivo/UFU - abril ª Prova Comum - PROVA TIPO 1 FILOSOFIA QUESTÃO 01 FILOSOFIA QUESTÃO 01 Considere as seguintes afirmações de Aristóteles e assinale a alternativa correta. I -... é a ciência dos primeiros princípios e das primeiras causas. II -... é a ciência do ser enquanto

Leia mais

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture

Filosofia e Ética. Professor Ronaldo Coture Filosofia e Ética Professor Ronaldo Coture Quais os conceitos da Disciplina de Filosofia e Ética? Compreender os períodos históricos do pensamento humano. Conceituar a teoria axiológica dos valores. Conceituar

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo 3 Bimestre

Programa de Retomada de Conteúdo 3 Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Profº NOTA Programa de Retomada

Leia mais