SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE"

Transcrição

1 SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências Jean Paul Sartre

2 Jean-Paul Sartre - Paris, Sartre é o principal representante do existencialismo, tendo publicado obras significativas como A Náusea de 1938, O Ser e o Nada de 1943 e O Existencialismo é um Humanismo de 1946.

3 Filósofo, romancista, dramaturgo, poeta e jornalista, o francês Jean-Paul Sartre, dentro dos princípios existencialistas, acreditava que o ser humano era dono do próprio destino e definia a vida por um projeto pessoal e pelas próprias ações.

4 FENOMENOLOGIA Sartre foi influenciado pela fenomenologia, fundada por Edmund Husserl (filósofo alemão ) Fenomenologia é o método de investigação que busca compreender o fenômeno, ou seja, compreender como as coisas se apresentam à nossa consciência, captando a sua essência.

5 SARTRE RETOMA A FENOMENOLOGIA Em vez de pressupor que a essência deve ser desvendada pelo pensamento, cabe a Filosofia se debruçar sobre as coisas conforme elas existem.

6 SARTRE E A INFLUÊNCIA DO EXISTENCIALISMO O Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.

7 EXISTENCIALISMO Soren Kierkegaard Contexto histórico Surgiu no século XIX com o pensador dinamarquês Soren Kierkegaard Emerge como movimento nas primeiras décadas do século XX Guerras; Revolução Russa Crack da Bolsa de NY fome, pobreza, desemprego Crises (econômica, social, política, moral, religiosa.)

8 Kierkegaard sustentava a ideia que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada, apesar da existência de muitos obstáculos e distrações como o desespero, ansiedade, o absurdo, a alienação e o tédio.

9 Para a Filosofia exitencialista ninguém está predeterminado a qualquer coisa, por mais fortes que sejam os fatos que configuram uma situação. Não existe uma natureza humana, pois cada indivíduo se define através de sua existência. O existencialismo funda a liberdade e a responsabilidade humana Eu sou aquilo que faço com o que fazem de mim.

10 A EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA Sartre

11 O existencialismo é uma recusa da concepção tradicional sobre o homem, segundo a qual este possuía uma essência dada a priori (homem animal racional), implica a aceitação de que o ser humano primeiramente surge na sua radical espontaneidade e depois se define, se faz aquilo que vem a ser.

12 Liberdade e Engajamento Sartre era um pensador socialista, lutava contra o colonialismo na Argélia, no Marrocos e na Indochina e também era engajado com as pautas dos movimentos Estudantis de 1968.

13 Obra 'A náusea', romance de 1938, marcado pelo existencialismo, é considerado o mais perfeito livro de Sartre. Antoine Roquentin é símbolo de uma geração que descobre a ausência de sentido da vida e tem de lidar com todos os desdobramentos que essa experiência pode suscitar. As reflexões do personagem principal, narradas em forma de diário, versam sobre o significado da existência e atingem seu ponto máximo quando o sentimento de vazio começa a gerar náusea em Roquentin.

14 Obra: O ser e o nada O caráter absolutamente originário da liberdade nos leva a entender que ela não é algo que o homem tenha, e sim algo que ele é. O ser e o nada é um tratado filosófico de 1943

15 Para Sartre o nada é um espaço aberto, assim afirma a separação entre: O ser-para-si: homem dotado de consciência, capaz de perceber a si mesmo e aos objetos do mundo e de preencher sua consciência. O ser-em-si: as coisas físicas e animais que não são capazes de perceber o que está fora de si. Essa definição do Ser e do Nada funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que ele existe sem que seu ser seja predefinido.

16 A ANGÚSTIA Para Sartre, o peso dessa liberdade aparece em certas situações-limite, nas quais o homem tem de decidir. A angústia resulta da responsabilidade que cada homem tem na escolha de seus atos, pois será sentida por todos.

17 A relação com o outro é uma forma de atestar nossa própria existência, pois o percebemos e somos percebidos por ele. Toda relação humana carrega certa tensão uma vez que o outro percebe nossas falhas e limitações e nelas interfere. Assim, precisamos uns dos outros para nos conhecer e podermos agir no mundo, superar situações adversas e dar um sentido legítimo à nossa existência.

18 SOMOS CONDENADOS Á LIBERDADE O humano é um ser que possui consciência, isto é, interpreta e dá significado ao mundo. O Existencialismo é humanismo: somos constantemente convocados a assumir responsabilidades sobre a nossa existência. "Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre ( )

19 SARTRE EM ARARAQUARA A Conferência de Araraquara FFCL Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Clique aqui e leia mais no site da UNESP.

20 Conferência de Araraquara no Anfeteatro da FFCL

21 Sartre, Simone de Beauvoir e o diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa. Clique aqui e veja entrevista de Sartre ao chegar no Brasil.

22 Sartre, Jorge Amado e Simone de Beauvoir.

23 EXERCÍCIOS 1 O existencialismo foi uma corrente de pensamento que fez do homem efetivamente existente o centro e o núcleo das questões filosóficas, e o ponto de partida para a Ontologia; um dos seus mais conhecidos criadores e pensadores, o francês Jean Paul Sartre, a) Rejeita toda e qualquer dependência da filosofia de Heidegger. b) Não aceita a metodologia fenomenológica e prefere um discurso filosófico mais próximo do dramático. c) Considera que a existência de Deus é a garantia da plena liberdade humana. d) Define o ser humano como um ser em projeto, inacabado, que se completa nas suas relações de solidariedade com os outros. e) Argumenta que a essência do ser para si é sua própria existência.

24 2 - francês Jean-Paul Sartre foi um dos muitos pensadores influenciados pela fenomenologia de Husserl. Partindo de Husserl e da fenomenologia, Sartre afirmou a separação entre o ser-em-sei e o ser-para-si. Como Sartre comenta tal separação? 3- Relacione a frase que segue ao pensamento de Sartre: [O ser] é indeterminação pura e vazio puro. O ser, o imediato indeterminado é, na realidade, nada, nem Mais nem menos que nada. 4 Segundo Sartre, o fato de sermos NADA aumenta nossa responsabilidade na História? Justifique. 5 - Exercendo sua liberdade, cada homem define quem é. Ao mesmo tempo, entra em contato com outros homens, também dotados de liberdade e que podem ser a favor ou contra mim. Como podemos definir a relação com o outro?

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência EXISTENCIALISMO A existência precede a essência 1 Existencialismo Contexto histórico Importante corrente francesa pós guerra (50-60). Exerceu grande influência na filosofia, literatura, teatro e cinema.

Leia mais

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017 Sartre, liberdade & existencialismo Julian Dutra Filosofia 2017 EXISTENCIALISMO O QUE É O EXISTENCIALISMO? ORIGENS INTELECTUAIS FRIEDRICH NIETZSCHE (1844 1900) SOREN KIERKEGAARD (1813 1855) Outros filósofos

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE?

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? ESSE É O EXISTENCIALISTA SARTRE SARTRE NASCEU EM 21 JUNHO DE 1905 NA FRANÇA. A. ORFÃO DE PAI DESDE 2 ANOS. FEZ SEUS ESTUDOS SECUNDÁRIO EM PARÍS, LYCEE HENRI IV, EM 1924

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA Greyce Kelly de Souza greycehp@gmail.com Jéferson Luís de Azeredo jeferson@unesc.net Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a relação ontológica entre

Leia mais

A EXISTÊNCIA COMO SER

A EXISTÊNCIA COMO SER A EXISTÊNCIA COMO SER A MODERNIDADE A RAZÃO EMENCIPADORA - ILUMINISMO A CRENÇA NO NOVO CRISE (econômica, social, política, moral, religiosa...) DEFINIÇÃO Importante corrente francesa pós guerra (50-60).

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise Carolina Casarin Paes * Marco Antônio Marco Faccione Berbel.** Bruno Eduardo Procopiuk Walter *** JUSTIFICATIVA No início do século, a humanidade vivia um

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra Existencialismo Profª Karina Oliveira Bezerra O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência humana o ponto de partida

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: Filosofia e Sociologia Série/Ano: 1º ANO Professores: Adriane e Silvio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher

Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher Hermenêutica Filosofica - Schleiermacher Deu início a um novo modelo de hermenêutica Utilizou o método histórico-crítico e o conceito de razão histórica Trouxe para a hermenêutica o caráter científico,

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM Nilson Gabriel (Curso de Psicologia, Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Amazonas, Manaus-AM, Brasil) Palavras-chave: Fenomenologia-existencial.

Leia mais

O EXISTENCIALISMO. O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX.

O EXISTENCIALISMO. O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX. O Existencialismo foi a corrente ou tendência filosófica que marcou, especialmente, a primeira metade do século XX. O termo existencialismo é utilizado para designar o conjunto das manifestações filosóficas

Leia mais

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria Sartre 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo. I. Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural,

Leia mais

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W.

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. FILOSOFIA ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. (1813 1855) SUAS PRINCIPAIS OBRAS: Migalhas Filosóficas (1884), Ou isso/ou aquilo (1843), Temor e Tremor (1843) O conceito de angústia (1844). SUBJETIVISMO:

Leia mais

Filosofia da existência: Existencialismo

Filosofia da existência: Existencialismo Filosofia da existência: Existencialismo No século XX, o pensamento sobre o ser humano assumiu novas perspectivas, com a visão de Martin Heidegger e Jean Paul Sartre. As raízes dessas ideias surgiram um

Leia mais

ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO.

ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO. ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO. Pedro Nogueira Farias 1 Resumo: A intenção presente é explorar primeiramente a enfática concepção de consciência em germinação no jovem Sartre por intermédio

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES SARTRE (UFU) Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando

Leia mais

Essa tal liberdade - SPC

Essa tal liberdade - SPC JEAN PAUL SARTRE 1 Essa tal liberdade - SPC O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade? Se estou na solidão pensando em você Eu nunca imaginei sentir tanta saudade Meu coração não sabe como te esquecer

Leia mais

Apresentação O que é fenomenologia?

Apresentação O que é fenomenologia? Apresentação O que é fenomenologia? Antonio Balbino Marçal Lima SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, ABM., org. Apresentação O que é fenomenologia? In: Ensaios sobre fenomenologia: Husserl,

Leia mais

Unidade: GESTALT. Unidade I:

Unidade: GESTALT. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: GESTALT A ESCOLA DA GESTALT A ORIGEM E A HISTÓRIA DA GESTALT Para Bock e cols (1994) é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores

Leia mais

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre.

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O existencialismo sartreano apresenta-nos uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X SOBRE O EU, O SUJEITO E O SUJEITO EXISTENCIAL: APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E HISTORICIDADE Marina Menegueti Vaccaro Lúcia Cecília da Silva Partindo de estudos realizados na disciplina

Leia mais

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis".

Immanuel Kant. Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis. Immanuel Kant Como é possível o conhecimento? O conhecimento é possível porque o homem possui faculdades que o tornam possíveis". Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade,

Leia mais

Amor, Poder e Justiça: análises ontológicas e aplicações éticas 185

Amor, Poder e Justiça: análises ontológicas e aplicações éticas 185 Tillich, Paul. Amor, Poder e Justiça: análises ontológicas e aplicações éticas, trad. Sérgio Paulo de Oliveira. São Paulo: Fonte Editorial, 2004, 110pp Essa obra faz parte de um grupo de escritos de Tillich

Leia mais

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO

INSTITUTO DE TREINAMENTO E PESQUISA EM GESTALT TERAPIA DE GOIÂNIA-ITGT TEORIA DO CONHECIMENTO TEORIA DO CONHECIMENTO - Embora os filósofos da Antiguidade e da Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina

Leia mais

Husserl, Heidegger e a

Husserl, Heidegger e a Husserl, Heidegger e a fenomenologia Mariângela Areal Guimarães, professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA?

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Matheus Silva Freire IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Introdução Em resumo, todos têm costumes e coisas que são passadas de geração para geração, que são inquestionáveis. Temos na nossa sociedade

Leia mais

O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS

O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS Fabiana Coelho de Morais 1 3; Maria Raimunda Gomes 2 3. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora Orientadora 3 Curso de Letras Português/Inglês,

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

CONSCIÊNCIA EM SARTRE

CONSCIÊNCIA EM SARTRE CONSCIÊNCIA EM SARTRE Aluno: Marcelo da Silva Norberto Orientador: Sergio L. C. Fernandes Introdução Jean-Paul Sartre foi, sem dúvida alguma, o filósofo mais celebrado no século XX. Sua filosofia influenciou

Leia mais

FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO SEGUNDO MAURICE MERLEAU-PONTY

FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO SEGUNDO MAURICE MERLEAU-PONTY FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO SEGUNDO MAURICE MERLEAU-PONTY FREITAS, Simone Aparecida* OLIVEIRA, Linda Marques de* SOUZA, Selma Lopes de Oliveira Andrade* SANCHES, Valter BERVIQUE, Janete de Aguirre RESUMO

Leia mais

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli Aula Extra: Filosofia Contemporânea Prof. Daniel Pansarelli Fenomenologia, Hermenêutica e Existencialismo INTRODUÇÕES Questão metodológica A HERMENÊUTICA contemporânea é uma das correntes filosóficas derivadas

Leia mais

"Ser ou não ser, eis a questão... Shakespeare. Prof. Renato R. Borges

Ser ou não ser, eis a questão... Shakespeare. Prof. Renato R. Borges Uma vida não examinada não merece ser vivida. (Platão, Apologia de Sócrates, 38a). A função da oração não é influenciar Deus, mas especialmente mudar a natureza daquele que ora. Soren Kierkegaard "Ser

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 2, Ano BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO 30 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 31 BREVE ANÁLISE FILOSÓFICA DA PESSOA HUMANA DO PERÍODO CLÁSSICO

Leia mais

O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1

O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1 O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1 Luiza Helena Hilgert 2 RESUMO: Como a teoria existencialista sartreana pode contribuir no debate sobre a educação? Como se caracterizaria uma educação existencialista

Leia mais

O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE

O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE 1 O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE Polyelton de Oliveira LIMA 1 polyelton@gmail.com Autor Mestrando em filosofia UFG Martina KORELC 2 Orientadora Palavras-chave:

Leia mais

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO

A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO A VIA 1NVESTIGATIVA DA FILOSOFIA DO SER E O FENÔMENO JURÍDICO Jeannette Antonios Maman Professora Doutora do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO 2015-1 Filosofia Módulo C Ementa Módulo 1 Carga Horária: 64 h Discussão sobre as condições de elaboração dos conhecimentos científicos. Entendimento dos

Leia mais

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO Instituto de Pesquisas Sócio-Pedagógicas Pós-Graduação Lato Sensu AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Cristiane de Oliveira

Leia mais

Modernidade: o início do pensamento sociológico

Modernidade: o início do pensamento sociológico Modernidade: o início do pensamento sociológico Os dois tipos de solidariedade Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Laço de solidariedade Consciência Coletiva Divisão social do trabalho Organização

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica:

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2017/1. O Grupo Kroton de Salvador torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE 1. O homem como produtor de conhecimento 2. O conhecimento, tipos de conhecimento e a ciência 3. A construção da Sociologia como ciência 4. O que é um fato social,

Leia mais

Aprendendo o dinamismo do mundo vivido

Aprendendo o dinamismo do mundo vivido Aprendendo o dinamismo do mundo vivido Anne Buttimer In.: CHRISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1985. Habitação na Floresta Negra, Sudoeste da Alemanha Habitação, arquitetura

Leia mais

A obra O Ser e o Tempo é considerada a obra mais importante de sua carreira.

A obra O Ser e o Tempo é considerada a obra mais importante de sua carreira. FILÓSOFOS EXISTENCIALISTAS MODERNOS MARTIN HEIDEGGER Biografia A Biografia de Martin Heidegger demonstra a sua trajetória vivida na Alemanha moderna onde torna-se um instrumento de construção do pensamento:

Leia mais

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1 EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1. As três fontes filosóficas da Psicoterapia Gestáltica: HUMANISMO/

Leia mais

O olhar segundo Jean-Paul Sartre

O olhar segundo Jean-Paul Sartre O olhar segundo Jean-Paul Sartre Celuy Roberta Hundzinski Damásio - celuy.roberta@gmail.com Revista Espaço Acadêmico http://www.espacoacademico.com.br Influenciado por Hegel, Husserl, Heidegger, Marx e

Leia mais

"O verdadeiro é o todo." Georg Hegel

O verdadeiro é o todo. Georg Hegel "O verdadeiro é o todo." Georg Hegel Hegel: o evangelista do absoluto By zéck Biografia Georg Wilhelm F. Hegel (1770-1831) 1831) Nasceu em Stuttgart. Foi colega de Schelling. Influências Spinoza, Kant

Leia mais

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Monitor: Leidiane Oliveira Fil. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Moral e ética 03 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações?

Leia mais

2º SIMULADO PAS 9º ANO GABARITO OFICIAL

2º SIMULADO PAS 9º ANO GABARITO OFICIAL 2º SIMULADO 2017 - PAS 9º ANO GABARITO OFICIAL QUESTÃO TIPO GABARITO COMPONENTE CURRICULAR 1 A E INGLÊS 2 A E INGLÊS 3 A C INGLÊS 4 A C INGLÊS 5 A ANULADA INGLÊS 6 C C INGLÊS 7 C B INGLÊS 8 9 A C ESPANHOL

Leia mais

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE.

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. DANILO GOMES FERREIRA 1 Resumo: O presente texto visa refletir sobre a noção de escolha, enunciada por Sartre na

Leia mais

RESENHA. Márcio Danelon *

RESENHA. Márcio Danelon * Educação e Filosofia Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 683-688, jul./dez. 2012. ISSN 0102-6801 683 RESENHA FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana.

Leia mais

FILOSOFIA Capítulo 13 Existencialismo: Heidegger e Sartre

FILOSOFIA Capítulo 13 Existencialismo: Heidegger e Sartre FILOSOFIA Capítulo 13 Existencialismo: Heidegger e Sartre A FENOMENOLOGIA DE HUSSERL 02 MARTIN HEIDEGGER 03 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 11 EXERCÍCIOS PROPOSTOS 11 SEÇÃO ENEM 12 Existencialismo: Heidegger e Sartre

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE ESCRITOR E LEITOR EM O QUE É A LITERATURA?

A RELAÇÃO ENTRE ESCRITOR E LEITOR EM O QUE É A LITERATURA? 278 A RELAÇÃO ENTRE ESCRITOR E LEITOR EM O QUE É A LITERATURA? Lucila Lang Patriani de Carvalho 1 A proposta de análise presente neste trabalho se estrutura a partir da relação estabelecida no contexto

Leia mais

Heloísa de Jesus Furtado Martins

Heloísa de Jesus Furtado Martins Heloísa de Jesus Furtado Martins CONCEPÇÃO DE PESSOA EM EMMANUEL MOUNIER Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia variante de Ética.

Leia mais

Liberdade e conhecimento

Liberdade e conhecimento Liberdade e conhecimento Nossa sociedade costuma valorizar muito a liberdade. Orgulhamo-nos de ser livres e, quando pensamos não sê-lo, lutamos por isso. Mas o que significa exatamente ser livre? Você

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES

FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES FACULDADES INTEGRADAS CAMPOS SALLES CURSO DE GRADUAÇÃO DISCIPLINA: SUSTENTABILIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA Professor: Paulo S. Ribeiro Aula 04 Leituras para a aula. CHAUÍ, Marilena. Convite à

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Por: VALÉRIA BORGES RIBEIRO DE SOUZA COELHO Orientadora: Profa. Ms. ANA CRISTINA

Leia mais

Introdução a Filosofia

Introdução a Filosofia Introdução a Filosofia Baseado no texto de Ludwig Feuerbach, A essência do homem em geral, elaborem e respondam questões relacionadas a este tema. 1- Quem foi Feuerbach? PERGUNTAS 2- Qual é a diferença

Leia mais

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE. 4. A Sociologia como resposta às demandas de sua época

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE. 4. A Sociologia como resposta às demandas de sua época O CONHECIMENTO CIENTÍFICO SOBRE A SOCIEDADE 1. O homem os fenômenos naturais e sociais 2. O homem como produtor de conhecimento 3. Diferentes tipos de conhecimento e a ciência 4. A Sociologia como resposta

Leia mais

Capítulo 10. Modernidade x Pós - Modernidade. O mal estar científico e o mal estar social

Capítulo 10. Modernidade x Pós - Modernidade. O mal estar científico e o mal estar social Capítulo 10 Modernidade x Pós - Modernidade O mal estar científico e o mal estar social Modernidad e As transformações sociais e políticas tornaram o século XIX um cenário de mudanças. Duas grandes revoluções

Leia mais

Jean-Paul Sartre Vida e Obra

Jean-Paul Sartre Vida e Obra Jean-Paul Sartre Vida e Obra A Filosofia aparece a alguns como um meio homogêneo: os pensamentos nascem nele, morrem nele, os sistemas nele se edificam para nele desmoronar. Outros consideram-na como certa

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO ISSN ELETRÔNICO

SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO ISSN ELETRÔNICO ISSN ELETRÔNICO 2316-8080 185 SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO DE UMA CIÊNCIA RIGOROSA. Estanislau Fausto (Bolsista COPES UFS. Membro do NEPHEM.) RESUMO: Edmund Husserl tentou realizar

Leia mais

EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM JEAN-PAUL SARTRE

EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM JEAN-PAUL SARTRE Diego Ecker Ésio Francisco Salvetti Organizadores Nelio Vieira de Melo Marcelo Fabri Simeão Donizeti Sass Noeli Dutra Rossatto Cecília Pires EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM

Leia mais

LISTA - SARTRE. 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo.

LISTA - SARTRE. 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo. 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo. I. Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural,

Leia mais

Guião de Visionamento do vídeo: Sisyphus - the real struggle

Guião de Visionamento do vídeo: Sisyphus - the real struggle Documento 1 Guião de Visionamento do vídeo: Sisyphus - the real struggle Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lrj-rsxvvua Duração: 3 minutos e 59 segundos Questões: 1. Partindo do Mito de Sísifo, esclarece

Leia mais

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993)

Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia no Mundo Contemporâneo Alain Badiou (Conferência pronunciada na Universidade de São Carlos,1993) Situação da Filosofia: herança conceitual da filosofia (SABER) Mundo Contemporâneo:

Leia mais

AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR

AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR AUTORIDADE E ALTERIDADE NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PAPEL ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO DO ATOR Luciana Mitkiewicz de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Imaginação, autoridade, alteridade.

Leia mais

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Hermenêutica Fenomenológica. Alexandre Rodrigues de Oliveira

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Hermenêutica Fenomenológica. Alexandre Rodrigues de Oliveira Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro Hermenêutica Fenomenológica Alexandre Rodrigues de Oliveira Rio de Janeiro 2009 ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA Hermenêutica Fenomenológica Artigo Científico

Leia mais

O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER

O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER THE CONCEPT OF FREEDOM IN BEING AND NOTHINGNESS BY SARTRE: A PICTURE SET FROM DOING, HAVING AND BEING

Leia mais

Editorial. Constituição da consciência sartriana e transcendência do ego. José Carlos Aguiar de Souza *

Editorial. Constituição da consciência sartriana e transcendência do ego. José Carlos Aguiar de Souza * Editorial Editorial Constituição da consciência sartriana e transcendência do ego José Carlos Aguiar de Souza * A Semana Filosófica da PUC Minas, em conjunto com o Instituto Santo Tomás de Aquino (Ista)

Leia mais

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO

OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO OBJETO DA FILOSOFIA DO DIREITO MÉTODOS APLICADOS A FILOSOFIA DO DIREITO Métodos de Raciocínio Cientifico + para o - A conclusão encontra-se nas premissas DEDUTIVO RACIONALISMO Apenas a razão leva ao conhecimento

Leia mais

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA.

DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA. Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM PESQUISA Prof. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA. PARADIGMAS DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO Pesquisar: Para quem? (sentido social) Por quê? (histórico) De qual lados

Leia mais

Livro: Fundamentos epistemológicos da História. Capítulos: 4,5 e 6. Texto Sintético. O Materialismo Dialético - Capítulo 4.

Livro: Fundamentos epistemológicos da História. Capítulos: 4,5 e 6. Texto Sintético. O Materialismo Dialético - Capítulo 4. Livro: Fundamentos epistemológicos da História. Capítulos: 4,5 e 6. Texto Sintético. O Materialismo Dialético - Capítulo 4. A Revolução Industrial no século XIX mudou profundamente a sociedade européia,

Leia mais

A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE

A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE A REFLEXION ON THE IMAGE AND IT S RELATION TO THE WORK OF ART ACCORDING TO JEAN-PAUL SARTRE S THOUGHT Daniel

Leia mais

ISSN Vol 7 Nº ª edição

ISSN Vol 7 Nº ª edição 224 A LIBERDADE HUMANA PARA SARTRE Vinicius Telles De Sá Vago 1 RESUMO: O artigo e uma explanaçao sobre o conceito de Liberdade para Sartre. Este tema e um dos temas mais discutidos na Filosofia em todos

Leia mais

emancipação A LIBERDADE EM SARTRE: UNIDADE ENTRE PROJETO E ENGAJAMENTO

emancipação A LIBERDADE EM SARTRE: UNIDADE ENTRE PROJETO E ENGAJAMENTO emancipação A LIBERDADE EM SARTRE: UNIDADE ENTRE PROJETO E ENGAJAMENTO Josiane de Fátima Wambier 1 RESUMO O objetivo deste trabalho é refletir a liberdade em Sartre, tendo como base os textos: O existencialismo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges

REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. Professor Danilo Borges REVISÃO GERAL DE CONTEÚDO 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Professor Danilo Borges ATENÇÃO! Esta revisão geral de conteúdo tem a função de orientar, você estudante, para uma discussão dos temas e problemas

Leia mais

EEM CESAR CALS PROVA DE PROGRESSÃO 2015 ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA - SÉRIE: 3º ANO

EEM CESAR CALS PROVA DE PROGRESSÃO 2015 ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA - SÉRIE: 3º ANO EEM CESAR CALS PROVA DE PROGRESSÃO 2015 ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: FILOSOFIA - SÉRIE: 3º ANO 1. Jean-Paul Sartre pertenceu a qual movimento filosófico? a) Existencialismo b)

Leia mais

ONTOLOGIA DO INCONSCIENTE

ONTOLOGIA DO INCONSCIENTE ONTOLOGIA DO INCONSCIENTE Geraldino Alves Ferreira Netto* Resumo: Descoberto o inconsciente recalcado, surge espontaneamente a questão de seu estatuto ontológico. A ontologia sempre foi tema candente na

Leia mais

O DESAPRENDIZADO DO SÍMBOLO: OU DA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM

O DESAPRENDIZADO DO SÍMBOLO: OU DA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM Resenha: O desaprendizado do símbolo: ou da experiência da linguagem O DESAPRENDIZADO DO SÍMBOLO: OU DA EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM FOGEL, Gilvan. O desaprendizado do símbolo: ou da experiência da linguagem.

Leia mais

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE 1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE Joao Victor Albuquerque 1 Aluno graduando do Curso de Filosofia-UFG joão.victorcbjr@hotmail.com Eixo

Leia mais

O EXISTENCIALISMO ATEU DE SARTRE COMO CRÍTICA À METAFÍSICA CLÁSSICA

O EXISTENCIALISMO ATEU DE SARTRE COMO CRÍTICA À METAFÍSICA CLÁSSICA O EXISTENCIALISMO ATEU DE SARTRE COMO CRÍTICA À METAFÍSICA CLÁSSICA Kátia Alves Santos Resumo: O objetivo desse estudo é apresentar o caráter mais importante do existencialismo ateu de Jean-Paul Sartre,

Leia mais

Agostinho e o Neoplatonismo

Agostinho e o Neoplatonismo Agostinho e o Neoplatonismo Apresentaremos aqui um breve levantamento das idéias principais do segundo capítulo do livro Fenomenologia da Vida Religiosa do filósofo Martin Heidegger, cujo título é Agostinho

Leia mais

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores:

FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: FATORES HISTÓRICOS DO SURGIMENTO: Agentes motivadores: Segunda Revolução Industrial (meados do século XIX ); Novas concepções filosóficas e ideológicas (positivismo científico, psicologia, o liberalismo

Leia mais

RESENHA. BERVIQUE, Profa. Dra. Janete de Aguirre Docente do Curso de Psicologia FASU / ACEG - Garça-SP Brasil

RESENHA. BERVIQUE, Profa. Dra. Janete de Aguirre Docente do Curso de Psicologia FASU / ACEG - Garça-SP Brasil RESENHA BERVIQUE, Profa. Dra. Janete de Aguirre Docente do Curso de Psicologia FASU / ACEG - Garça-SP Brasil e-mail: jaguirreb@uol.com.br 1. IDENTIDADE DA OBRA LAING, R. D. O eu e os outros. 3. Ed. Petrópolis:

Leia mais

MÓDULO 1 O QUE É FILOSOFIA

MÓDULO 1 O QUE É FILOSOFIA MÓDULO 1 O QUE É FILOSOFIA Quebrando Mitos INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO COMUM Conjunto de reflexões apresentado em livros complexos, enigmáticos e com um vocabulário de difícil compreensão e que... está longe

Leia mais

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

1 Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O homem e a técnica r e s e n h a RÜDIGER, Francisco. Martin Heidegger e a questão da técnica. Porto Alegre: Sulinas, 2006, 247 p. por Valéria Marcondes 1 Martin Heidegger e a questão da técnica é fruto

Leia mais

O EXISTENCIALISMO DE SARTRE. Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ)

O EXISTENCIALISMO DE SARTRE. Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ) O EXISTENCIALISMO DE SARTRE Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ) (Do livro Curso de Filosofia, Ed. Jorge Zahar, 3ª edição, RJ, 1989, p. 195-203) Definição O existencialismo é das doutrinas mais

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

» As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história

» As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história Denis Hendrick » As palavras têm uma história e fazem a história. O peso e o significado das palavras são influenciados pela história» A palavra cultura não tem equivalente na maioria das línguas orais.

Leia mais

Fenomenologia. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Fenomenologia. Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso 1 Sumário O que é a fenomenologia? Fenomenologia Busca da verdade Os três tipos de fenómenos Etimologia do termo fenomenologia Mas como lá chegar? Jaspers: Compreender e Explicar Evolução da fenomenologia

Leia mais