ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO."

Transcrição

1 ÉTICA NO JOVEM SARTRE: A RELAÇÃO HOMEM E MUNDO. Pedro Nogueira Farias 1 Resumo: A intenção presente é explorar primeiramente a enfática concepção de consciência em germinação no jovem Sartre por intermédio das obras A Transcendência do Ego e A Náusea, atentando aos seus desenvolvimentos conceituais consoantes, tendo em vista prosseguir no escrutínio da relação homem e mundo. As obras elucidam concomitantemente, por vias diferentes, o alvorecer do plano ético sartriano, onde, em princípio, será abordada a temática inicial: uma ênfase ao desvelamento do mundo humano relacionado à concepção de homem no mundo. Trata-se de deparar-se com a natureza das coisas do mundo como também da própria consciência como contingentes, traçando, circunstanciadamente, o despertar de uma relação que se depara com a absurdidade que será a constatação da existência humana como gratuidade e contingência, abrindo-se então um horizonte, que, prefaciado por essa relação angustiante, prevaleça uma melhor compreensão a respeito dos desdobramentos éticos até então esboçados. Para uma filosofia que só pode ser constituída a partir de experiências reais, concretas, nas obras literária de Sartre são expostas diversas situações que configuram a existência, questões que se propõem um examinar mais aguçado, uma compreensão dos problemas que se apresentam em todos os instantes para a consciência sempre no âmbito de sua relação perante o mundo. Introdução: Há uma dificuldade para compreender a ética existencialista, e esse problema referese principalmente à ambigüidade e ao radicalismo da liberdade: noção central da filosofia existencialista. É exigido um exame dessa ambigüidade para a compreensão ética. A liberdade radical deriva exatamente do fato de que ela diz respeito unicamente às escolhas que o ser humano pode fazer. Abordar a ética existencialista significará tratar da liberdade, pois não podemos pensar a ética como uma responsabilidade de exercer regras pré-estabelecidas, seria como uma contradição, pois para uma liberdade radical não entra em consonância com um dever obedecer ou não normas ou preceitos. Responsabilidade não teria sentido se 1 Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Endereço eletrônico: pedrofariass@hotmail.com.

2 houvesse um condicionamento ou determinismo precedendo uma ação 2, como se nossas ações fossem simplesmente uma resposta mecânica ou automática. Admitir a liberdade absoluta é a exigência da responsabilidade absoluta. Para Sartre, no homem há sempre a anterioridade da existência como também há sempre a permanência da questão do sentido voltado sobre si. Se associarmos essas duas afirmações o que se desvendará é a ação. Reitera Sartre que a condição básica de qualquer ação é certamente a liberdade daquele que atua, pois, a condição fundamental do ato é a liberdade. 3 Toda ação humana é constituída pela liberdade sempre inserida na história e todo fato histórico é contingente, derivando que toda ação humana e todo fato histórico é contingente enquanto livre. Nessa relação entre ação histórica e liberdade, que estabelece o âmago ético da existência, todas as ações são originadas de escolhas livres. Sendo que cada ação se realizará em um revestimento histórico de um compromisso ético. O processo existencial é definido pela sucessão de escolhas morais, através de valores e fins que invento no decorrer da minha existência e que persigo. Compreender a moral sartriana é assumir que não existem valores a priori capazes de determinar a ação humana. Esse projeto ético-existencial de constituição do ser humano através de ações, da liberdade, não é outra coisa do que o exercício de si mesmo. O projeto de uma liberdade implica a previsão e a aceitação das mais diversas resistências, e sua realização está no enfrentamento. É necessário admitirmos certa margem de imprevisibilidade decorrente da independência das coisas em relação ao homem. Por esse motivo todo projeto da liberdade é projeto em aberto, e não projeto fechado. 4 É notável que no projeto ético sartriano o romance comporta-se numa relação de complementaridade entre o pensamento filosófico e a expressão literária, ou melhor, as duas formas de expressão desenvolvem uma relação recíproca, onde os temas filosóficos de Sartre tornam-se concretos, tornam-se um equacionamento, uma exigência da expressão literária na expressão multifacetada do concreto, equacionamento esse que, por meio de ficção, dá-se também como uma forma de enfretamento na vida real, no mundo dos homens. 5 2 Ação é a atividade surgida da livre intenção de um agente, e, portanto não submetida a qualquer compulsão ou poder coercitivo, sendo sempre uma atividade prática, concreta, que intervém no real em contraste à passividade de uma atitude puramente especulativa ou teórica. E agir é se constituir é fazer-se a cada ação realizada. 3 Sartre, Jean-Paul. O Ser e o Nada, p Sartre, Jean-Paul. O Ser e o Nada, p Silva, Franklin Leopoldo, Ética e literatura em Sartre, p.11.

3 Metodologia: Primeiramente, trataremos do contexto filosófico do autor para que possamos ter um melhor acesso à obra literária. De início, iremos abordar a obra A Transcendência do Ego, escrita na mesma época de A Náusea, na qual teremos acesso ao pensamento filosófico do jovem Sartre, que irá tecer críticas ao Espiritualismo e ao Idealismo, bem como mostrar sua aproximação com o pensamento de Husserl, mais especificamente, expressando seu elogio ao conceito de intencionalidade. Depois desta primeira abordagem do pensamento do jovem Sartre, finalizaremos essa primeira parte do trabalho fazendo uma primeira menção às relações entre filosofia e literatura segundo o autor. Posteriormente, investigaremos questões internas à obra A Náusea: trataremos sobre os processos de constatações que a personagem Roquentin tem com o mundo a sua volta, que analisam e desenvolvem narrativamente as explorações do jovem Sartre sobre a problemática da consciência. Tentaremos, sempre que possível, mostrar os elementos narrativos contributivos para o esclarecimento filosófico da existência. Em seguida, notaremos a evolução narrativa da existência constatada como contingência, e estudaremos o desdobramento existencial e ético da personagem principal Antoine Roquentin. Finalmente, iremos abordar, também, as tentativas de fuga do herói do romance perante a revelação da existência como contingência. Resultados e discussão: É notável o teor pessimista que se configura no decorrer do romance A Náusea a respeito da questão da absurdidade, quando, oportunamente, questões sobre a razão da vida mostram-se sem sentido. Muitos críticos direcionaram-se em relação ao tratamento dessa questão, muitos, ora, viram nisso, nesse posicionamento de Sartre, uma obra que não teve nada a acrescentar em relação a uma moral, pois somente a constatação dessa evidência não traria nada além, quanto mais uma resposta concreta ao mundo. Nesse contexto crítico sobressai o pensamento de Camus, onde escreverá em A inteligência e o cadafalso que em qualquer vida, até as mais bem estruturadas, há o desmoronamento de seu mundo, e que surge questionamentos acerca dos porquês da vida, das coisas, do futuro. Por que tudo isso, se tudo não tem razão de ser, tudo calcado nessa absurdidade? Isso é comum a todos, essa angústia atinge a todos. Se ficarmos aprofundando e nos afundando nas idéias, constatações sempre voltadas à absurdidade estampada à frente, iremos tornar o constatável em um coeficiente anulador da vida, e todo esse julgamento se torna inútil, cria a angústia. De tanto viver remando contra a corrente, um desgosto, uma revolta toma conta de todo o ser, e a revolta do corpo chama-se náusea. 6 No romance de mesmo nome, Sartre constata a absurdidade da vida, mas somente a apresenta. Camus observa na obra mencionada, que a constatação do absurdo é algo que iremos nos deparar fatalmente e que constatar a absurdidade não pode ser um fim, mas 6 CAMUS, A. A Inteligência e o Cadafalso, p.135.

4 apenas um começo 7. Não vale apenas desvelar esta absurdidade da vida. Dessa constatação temos que partir para enfrentar suas conseqüências para a realidade humana. É a partir da absurdidade que, portanto, deveremos agir, determinando moralmente nossas ações perante a contingência radical de nosso mundo presente, no qual estamos condenados à liberdade. Conclusão: Na obra teórica a reflexão sempre condiz em delimitações reducionistas, não condiz com a realidade humana que só é compreendida nas inscrições determinadas de cada indivíduo. As considerações a respeito das circunstancias particulares entre os homens em sua situação histórica, tornam-se o campo de compreensão acerca do desempenho de suas condutas éticas. Para uma filosofia que só pode ser constituída a partir de experiências reais, concretas, nas obras literárias de Sartre são expostas diversas situações que configuram a existência, questões que se propõem um examinar mais aguçado, uma compreensão dos problemas que se apresentam em todos os instantes para a consciência sempre no âmbito de sua relação perante o mundo. Aqui a realidade humana é posta em questão e, na concepção existencialista da realidade humana, não se constitui em tentar apreender uma essência, mas sim a concepção de que a realidade humana é aquilo que a cada momento se faz de si mesma. A lucidez em relação à existência, em relação ao desvelo da realidade humana, tem papel fundamental. É a partir dessa definição, como existência e contingência, que o homem também se definirá pelo comprometimento e pela ação, recusando o conjunto da tradição contemplativa. Finalmente, ao lado do aprofundamento conceitual da fenomenologia existencialista promovida pela literatura, se desvela a última e talvez mais nobre tarefa da narrativa sartriana: a função ética e social do enfrentamento da realidade concreta da situação presente do absurdo. Referências Bibliográficas: BATALHA, Wilson de Souza Campos. A filosofia e a crise do homem: panorama da filosofia moderna de Descartes a Sartre. São Paulo: Revista dos Tribunais, BORNHEIM, Gerd. Sartre. Metafísica e existencialismo. 2ª ed., São Paulo. Perspectiva, CAMUS, A. A Inteligência e o Cadafalso. Record, Rio de Janeiro,199? GOMEZ-MÜLLER, A. Sartre de la nausée à l éngagement. Kiron, JOLIVET, Regis. Las doctrinas existencialistas: desde Kierkegaard a J. P. Sartre. Madrid: Editorial Gredos 7 Ibidem, p. 136.

5 MORAVIA, Sergio. Sartre. Lisboa: Edições 70, MOUTINHO, Luiz Damon Santos. Sartre: psicologia e fenomenologia. São Paulo: Brasiliense, SARTRE, Jean-Paul. A Transcedência do Ego. Seguida de Consciência de si Conhecimento de si,. Tradução e Introdução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Edições Colibri, SARTRE, Jean-Paul. La Transcendance de l Ego. Paris. Vrin, SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um Humanismo. 3.ed.São Paulo: Abril Cultural,1987. SARTRE, Jean-Paul; BRAGA, Rita. A Náusea. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, SARTRE, J-P. O Ser e o Nada. Vozes, São Paulo, 2001 SARTRE, Jean-Paul. Uma idéia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade. In: Situações I: Europa América, Silva, Franklin Leopoldo e. Ética e literatura em Sartre: ensaios introdutórios. São Paulo, SP: UNESP, 2004.

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências Jean Paul Sartre Jean-Paul Sartre - Paris, 1905 1980.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOSOFIA E LITERATURA NO JOVEM SARTRE: UMA SUSTENTAÇÃO RECÍPROCA Aluno: Pedro Nogueira Farias

Leia mais

O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE

O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE 1 O PARA-OUTRO ENQUANTO DESCOBERTA DO PARA-SI NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE Polyelton de Oliveira LIMA 1 polyelton@gmail.com Autor Mestrando em filosofia UFG Martina KORELC 2 Orientadora Palavras-chave:

Leia mais

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017 Sartre, liberdade & existencialismo Julian Dutra Filosofia 2017 EXISTENCIALISMO O QUE É O EXISTENCIALISMO? ORIGENS INTELECTUAIS FRIEDRICH NIETZSCHE (1844 1900) SOREN KIERKEGAARD (1813 1855) Outros filósofos

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo 39 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 40 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo 1 mouratolledo@bol.com.br Resumo A Má-Fé foi escolhida como tema, por se tratar de um

Leia mais

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência EXISTENCIALISMO A existência precede a essência 1 Existencialismo Contexto histórico Importante corrente francesa pós guerra (50-60). Exerceu grande influência na filosofia, literatura, teatro e cinema.

Leia mais

O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER

O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER O CONCEITO DE LIBERDADE EM O SER E O NADA DE SARTRE: UM RECORTE A PARTIR DO FAZER, DO TER E DO SER THE CONCEPT OF FREEDOM IN BEING AND NOTHINGNESS BY SARTRE: A PICTURE SET FROM DOING, HAVING AND BEING

Leia mais

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise Carolina Casarin Paes * Marco Antônio Marco Faccione Berbel.** Bruno Eduardo Procopiuk Walter *** JUSTIFICATIVA No início do século, a humanidade vivia um

Leia mais

A SUBJETIVIDADE EM SARTRE: afirmação e superação do cogito cartesiano

A SUBJETIVIDADE EM SARTRE: afirmação e superação do cogito cartesiano A SUBJETIVIDADE EM SARTRE: afirmação e superação do cogito cartesiano Diego Ecker 1 O intento deste breve ensaio é mostrar a influência e a relação da metafísica cartesiana da subjetividade e a crítica

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS

O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS O SER, O TEMPO E O NADA CARACTERÍSTICAS DO NIILISMO EM AS LESMAS Fabiana Coelho de Morais 1 3; Maria Raimunda Gomes 2 3. 1 Bolsista PBIC/UEG 2 Pesquisadora Orientadora 3 Curso de Letras Português/Inglês,

Leia mais

O projeto de Ser Sartreano

O projeto de Ser Sartreano O projeto de Ser Sartreano Diego Rodstein Rodrigues RESUMO Esse projeto visa uma analise conceitual da obra O ser e o nada, tendo como foco a construção do projeto existencial Sartreano. Entender por qual

Leia mais

ISSN Vol 7 Nº ª edição

ISSN Vol 7 Nº ª edição 224 A LIBERDADE HUMANA PARA SARTRE Vinicius Telles De Sá Vago 1 RESUMO: O artigo e uma explanaçao sobre o conceito de Liberdade para Sartre. Este tema e um dos temas mais discutidos na Filosofia em todos

Leia mais

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Sartre. Filosofia Monitora: Leidiane Oliveira 17 /11/2015. Material de Apoio para Monitoria Sartre 1. (Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo. I. Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural,

Leia mais

CONSCIÊNCIA EM SARTRE

CONSCIÊNCIA EM SARTRE CONSCIÊNCIA EM SARTRE Aluno: Marcelo da Silva Norberto Orientador: Sergio L. C. Fernandes Introdução Jean-Paul Sartre foi, sem dúvida alguma, o filósofo mais celebrado no século XX. Sua filosofia influenciou

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX PROJETO DE PESQUISA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA E FILOSOFIA NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX Profª. Ms. Patrícia Chanely da Silva Ricarte Coordenadora Prof. Paulo Alberto da Silva Sales Colaborador Acadêmica:

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PROFº DANILO BORGES SARTRE (UFU) Liberdade, para Jean-Paul Sartre (1905-1980), seria assim definida: A) o estar sob o jugo do todo para agir em conformidade consigo mesmo, instaurando

Leia mais

SARTRE: IMAGINÁRIO, IDENTIDADE E ESTÉTICA

SARTRE: IMAGINÁRIO, IDENTIDADE E ESTÉTICA 162 SARTRE: IMAGINÁRIO, IDENTIDADE E ESTÉTICA Gabriel Gurae Guedes Paes 1 Resumo: A problemática a ser tratada no presente trabalho se constitui a partir da seguinte questão: Como Roquentin, personagem

Leia mais

Professor Roberson Calegaro

Professor Roberson Calegaro L I B E R D A D E L I B Ousadia E R D A D E Liberdade, em filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Negativamente: a ausência de submissão; isto é, qualifica a ideia de que

Leia mais

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo

O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA. Greyce Kelly de Souza Jéferson Luís de Azeredo O DASEIN E SUA CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DE ANGÚSTIA Greyce Kelly de Souza greycehp@gmail.com Jéferson Luís de Azeredo jeferson@unesc.net Resumo: Neste artigo pretende-se analisar a relação ontológica entre

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

Essa tal liberdade - SPC

Essa tal liberdade - SPC JEAN PAUL SARTRE 1 Essa tal liberdade - SPC O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade? Se estou na solidão pensando em você Eu nunca imaginei sentir tanta saudade Meu coração não sabe como te esquecer

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite

Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite Psicologia Humanista e Existencial Prof. Tércio Eliphas - 6º Período / Noite 1. Introdução à psicologia de bases humanistas e existenciais CAPÍTULOS: 1) Humanismo e Psicologia; Cap. 3) Investigação do

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA?

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Matheus Silva Freire IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Introdução Em resumo, todos têm costumes e coisas que são passadas de geração para geração, que são inquestionáveis. Temos na nossa sociedade

Leia mais

UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DA MÁ-FÉ PROPOSTO POR SARTRE EM SUA PSICANÁLISE EXISTENCIAL

UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DA MÁ-FÉ PROPOSTO POR SARTRE EM SUA PSICANÁLISE EXISTENCIAL UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DA MÁ-FÉ PROPOSTO POR SARTRE EM SUA PSICANÁLISE EXISTENCIAL Christian de Sousa Ribeiro Graduando em Filosofia da UFRJ Resumo: O presente trabalho consiste em apresentar sucintamente

Leia mais

Husserl, Heidegger e a

Husserl, Heidegger e a Husserl, Heidegger e a fenomenologia Mariângela Areal Guimarães, professora de Filosofia do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ, Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

A ONTOLOGIA FENOMENOLÓGICA SARTRIANA DA CONSCIÊNCIA: DAS OBRAS DO JOVEM SARTRE A O SER E O NADA

A ONTOLOGIA FENOMENOLÓGICA SARTRIANA DA CONSCIÊNCIA: DAS OBRAS DO JOVEM SARTRE A O SER E O NADA A ONTOLOGIA FENOMENOLÓGICA SARTRIANA DA CONSCIÊNCIA: DAS OBRAS DO JOVEM SARTRE A O SER E O NADA Luís Carlos Ribeiro Alves 1 RESUMO: Este artigo analisa o percurso da temática da consciência ao longo das

Leia mais

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli

Questão metodológica. Sobre o existente. Aula Extra: Filosofia Contemporânea. Prof. Daniel Pansarelli Aula Extra: Filosofia Contemporânea Prof. Daniel Pansarelli Fenomenologia, Hermenêutica e Existencialismo INTRODUÇÕES Questão metodológica A HERMENÊUTICA contemporânea é uma das correntes filosóficas derivadas

Leia mais

O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1

O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1 O EXISTENCIALISMO SARTREANO E A EDUCAÇÃO 1 Luiza Helena Hilgert 2 RESUMO: Como a teoria existencialista sartreana pode contribuir no debate sobre a educação? Como se caracterizaria uma educação existencialista

Leia mais

AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE

AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE AÇÃO MORAL E SUBJETIVIDADE: APROXIMAÇÕES E INCOMPATIBILIDADES ENTRE KANT E SARTRE Fabiane Schneider Machado * RESUMO: O texto tem como objetivo contrastar as posições kantiana e sartriana acerca das condições

Leia mais

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre.

O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O Humanismo Existencialista e a Questão da Má-fé Segundo o Pensamento de Jean-Paul Sartre. O existencialismo sartreano apresenta-nos uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais

Leia mais

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Elaborada por Manuel Sérgio na década de 80. Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Livros: O desporto como pratica filosófica

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

O projeto fundamental do para-si:

O projeto fundamental do para-si: O projeto fundamental do para-si: uma análise de um possível ser consciente (o em-si-para-si) no pensamento de Sartre 1 Resumo: Neste artigo, analisar-se-á, em Sartre, a iminente necessidade que o para-si

Leia mais

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Questão para aula de hoje: PORQUE É IMPORTANTE COMPREENDER A MOTRICIDADE HUMANA E CONTEXTUALIZA-LA EM RELAÇÃO A FILOGÊNESE

Leia mais

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013

EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1 EXISTENCIALISMO E GESTALT-TERAPIA Resumido e adaptado para o Grupo XXIV do ITGT Profª Marisete Malaguth Mendonça 25 de Janeiro 2013 1. As três fontes filosóficas da Psicoterapia Gestáltica: HUMANISMO/

Leia mais

RESENHA. Márcio Danelon *

RESENHA. Márcio Danelon * Educação e Filosofia Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 683-688, jul./dez. 2012. ISSN 0102-6801 683 RESENHA FAYAD, Marilda Martins. A condição humana: uma reflexão sobre a ontologia fenomenológica sartriana.

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM A PERSPECTIVA SARTREANA NO CONCEITO DE LIBERDADE PARA PENSAR O HOMEM Nilson Gabriel (Curso de Psicologia, Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Amazonas, Manaus-AM, Brasil) Palavras-chave: Fenomenologia-existencial.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS CHF 505 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

Heloísa de Jesus Furtado Martins

Heloísa de Jesus Furtado Martins Heloísa de Jesus Furtado Martins CONCEPÇÃO DE PESSOA EM EMMANUEL MOUNIER Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Filosofia variante de Ética.

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

CASTRO, Fabio Caprio Leite de. A ética de Sartre. São Paulo: Loyola, 2016, 312p. (Coleção Filosofia: ética).

CASTRO, Fabio Caprio Leite de. A ética de Sartre. São Paulo: Loyola, 2016, 312p. (Coleção Filosofia: ética). Recensão: Ética de Sartre ÉTICA DE SARTRE ETHICS OF SARTRE CASTRO, Fabio Caprio Leite de. A ética de Sartre. São Paulo: Loyola, 2016, 312p. (Coleção Filosofia: ética). Lázaro Teixeira Trindade Fabio Caprio

Leia mais

Marcelo da Silva Norberto. Do arrependimento à ação um estudo sobre a liberdade sartriana DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Marcelo da Silva Norberto. Do arrependimento à ação um estudo sobre a liberdade sartriana DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Marcelo da Silva Norberto Do arrependimento à ação um estudo sobre a liberdade sartriana DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre pelo Programa

Leia mais

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA

Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA São Paulo 2009 Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho DIREITO, FILOSOFIA E A HUMANIDADE COMO TAREFA Tese de Livre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º FL211- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: FL233 FL233- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA FL252- INICIACAO A PESQUISA FILOSOFICA OBRIG 60 0 60 4.0 A PESQUISA: SUA CARACTERIZAÇÃO;

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo

Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível. 2 3 A OBRA DE SARTRE Busca da liberdade e desafio

Leia mais

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE.

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. DANILO GOMES FERREIRA 1 Resumo: O presente texto visa refletir sobre a noção de escolha, enunciada por Sartre na

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE

A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE A REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A OBRA DE ARTE NO PENSAMENTO DE JEAN-PAUL SARTRE A REFLEXION ON THE IMAGE AND IT S RELATION TO THE WORK OF ART ACCORDING TO JEAN-PAUL SARTRE S THOUGHT Daniel

Leia mais

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE

A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE 1- Anais - Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste A FENOMENOLOGIA E A LIBERDADE EM SARTRE Joao Victor Albuquerque 1 Aluno graduando do Curso de Filosofia-UFG joão.victorcbjr@hotmail.com Eixo

Leia mais

HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 EMENTA: OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Prof. Marcos Aurélio Fernandes

HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 EMENTA: OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Prof. Marcos Aurélio Fernandes HERMENÊUTICA FILOSÓFICA 2º / 2018 Prof. Marcos Aurélio Fernandes EMENTA: ORIGENS DA HERMENEUTICA. HERMENEUTICA COMO METODO, COMO FILOSOFIA E COMO CRITICA. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA HERMENEUTICA. A HERMENEUTICA

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X SOBRE O EU, O SUJEITO E O SUJEITO EXISTENCIAL: APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E HISTORICIDADE Marina Menegueti Vaccaro Lúcia Cecília da Silva Partindo de estudos realizados na disciplina

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Unidade: GESTALT. Unidade I:

Unidade: GESTALT. Unidade I: Unidade I: 0 Unidade: GESTALT A ESCOLA DA GESTALT A ORIGEM E A HISTÓRIA DA GESTALT Para Bock e cols (1994) é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladores

Leia mais

Sartre e a consciência no processo da construção de si: o Eu como valor e projeto

Sartre e a consciência no processo da construção de si: o Eu como valor e projeto 116 Sartre e a consciência no processo da construção de si: o Eu como valor e projeto Carlos Eduardo de Moura * RESUMO O texto tem como objetivo mostrar a importância do pensamento de Sartre sobre as significações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES 1 FIL001 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 8 h FIL063 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 68 h O que é Filosofia; problemas gerais: conhecimento, ciência, política, moral, estética, antropologia filosófica, lógica, correntes

Leia mais

EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM JEAN-PAUL SARTRE

EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM JEAN-PAUL SARTRE Diego Ecker Ésio Francisco Salvetti Organizadores Nelio Vieira de Melo Marcelo Fabri Simeão Donizeti Sass Noeli Dutra Rossatto Cecília Pires EXISTÊNCIA E LIBERDADE: DIÁLOGOS FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS EM

Leia mais

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO Instituto de Pesquisas Sócio-Pedagógicas Pós-Graduação Lato Sensu AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Cristiane de Oliveira

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2018 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do curso de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. João Vergílio Gallerani Cuter Prof. Dr. Moacyr Novaes

Leia mais

O olhar segundo Jean-Paul Sartre

O olhar segundo Jean-Paul Sartre O olhar segundo Jean-Paul Sartre Celuy Roberta Hundzinski Damásio - celuy.roberta@gmail.com Revista Espaço Acadêmico http://www.espacoacademico.com.br Influenciado por Hegel, Husserl, Heidegger, Marx e

Leia mais

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA PLANO ANALÍTICO DE HERMENÊUTICA Docente 2º Ano, 2º Semestre de 2018 Carga horária total: 64. Carga horária semanal: 4 (Pedro Cebola Mazi) pedrocebola@ymail.com

Leia mais

Apresentação O que é fenomenologia?

Apresentação O que é fenomenologia? Apresentação O que é fenomenologia? Antonio Balbino Marçal Lima SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, ABM., org. Apresentação O que é fenomenologia? In: Ensaios sobre fenomenologia: Husserl,

Leia mais

Palavras-chave: Descartes. Sartre. Liberdade. Subjetividade. Deus

Palavras-chave: Descartes. Sartre. Liberdade. Subjetividade. Deus 304 Descartes e Sartre: reflexões acerca da liberdade Roberta do Carmo * Resumo Compreender e descobrir o mundo é criar o próprio mundo, lançar seus fundamentos, a partir de uma liberdade que é menos poder

Leia mais

FILOSOFIA e LITERATURA um tema e duas perspetivas. Fernanda Henriques Capela do Rato 2018

FILOSOFIA e LITERATURA um tema e duas perspetivas. Fernanda Henriques Capela do Rato 2018 FILOSOFIA e LITERATURA um tema e duas perspetivas Fernanda Henriques Capela do Rato 2018 O TEMA A relação entre Filosofia e Literatura é uma velha história com traços de conflitualidade e de ambiguidade.

Leia mais

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia?

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? 1. O que é a filosofia? 1.1 O problema da definição. A origem etimológica. A filosofia como atitude interrogativa Problemas/áreas da filosofia 1.2

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional,

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, 1. Ética e Moral No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade,

Leia mais

Vergílio Ferreira. da Ficção à Filosofia. Organização José Antunes de Sousa Carlos Morujão

Vergílio Ferreira. da Ficção à Filosofia. Organização José Antunes de Sousa Carlos Morujão Vergílio Ferreira da Ficção à Filosofia Organização José Antunes de Sousa Carlos Morujão Índice Nota introdutória 7 Vergílio Ferreira, Invocação ao seu Corpo: O Ficcionista habitado pelo Filósofo 12 Lídia

Leia mais

SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO ISSN ELETRÔNICO

SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO ISSN ELETRÔNICO ISSN ELETRÔNICO 2316-8080 185 SOBRE A FENOMENOLOGIA E A TENTATIVA DE FUNDAMENTAÇÃO DE UMA CIÊNCIA RIGOROSA. Estanislau Fausto (Bolsista COPES UFS. Membro do NEPHEM.) RESUMO: Edmund Husserl tentou realizar

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Por: VALÉRIA BORGES RIBEIRO DE SOUZA COELHO Orientadora: Profa. Ms. ANA CRISTINA

Leia mais

A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR... PARA QUÊ? * Palavras-chave Filosofia da Educação ; Educação e emancipação ; Formação de professores

A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR... PARA QUÊ? * Palavras-chave Filosofia da Educação ; Educação e emancipação ; Formação de professores A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR... PARA QUÊ? * ARTIGO Simone dos Santos Resumo O texto aborda a importância da Filosofia na formação de professores a partir de um referencial teórico crítico. Discute

Leia mais

HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX ( )

HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX ( ) Sérgio Campos Matos HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA NACIONAL NO PORTUGAL DO SÉCULO XIX (1846-1898) Edições Colibri ÍNDICE NOTA PRÉVIA 11 I. INTRODUÇÃO: PROBLEMÁTICA E MÉTODOS 15 1. Os problemas 15 2. O território

Leia mais

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO CONSCIÊNCIA- MUNDO: O EGO COMO FUNDAMENTO ABSOLUTO

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO CONSCIÊNCIA- MUNDO: O EGO COMO FUNDAMENTO ABSOLUTO UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO CONSCIÊNCIA- MUNDO: O EGO COMO FUNDAMENTO ABSOLUTO Estanislau Fausto 1 RESUMO: O problema do ego é parte fundamental da obra de Husserl. Essa estrutura tem, para o autor,

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Frederico Moreira Guimarães

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP. Frederico Moreira Guimarães PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Frederico Moreira Guimarães Literatura e engajamento em Sartre: um estudo de Que é a Literatura? MESTRADO EM FILOSOFIA SÃO PAULO 2010 Livros Grátis

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2017 Disciplina Obrigatória Destinada: alunos do Curso de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Dr. Marco Aurélio Werle Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho

Leia mais

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari

IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/ Prof. Ricardo Pereira Tassinari IDEALISMO ESPECULATIVO E A FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO CURSO DE EXTENSÃO 22/10/2011 - Prof. Ricardo Pereira Tassinari TEXTO BASE 1 20 Se tomarmos o pensar na sua representação mais próxima, aparece, α) antes

Leia mais

Fundamentos da Educação

Fundamentos da Educação Fundamentos da Educação Autores Ivo José Triches Solange Menezes da Silva Demeterco Vera Regina Beltrão Marques 2009 2007 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo,

Leia mais

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER

CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DISCURSO COTIDIANO NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER Marcos Paulo A. de Jesus Bolsista PET - Filosofia / UFSJ (MEC/SESu/DEPEM) Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro

Leia mais

MICHEL HENRY EU SOU A VERDADE: POR UMA FILOSOFIA DO CRISTIANISMO

MICHEL HENRY EU SOU A VERDADE: POR UMA FILOSOFIA DO CRISTIANISMO RESENHA MICHEL HENRY EU SOU A VERDADE: POR UMA FILOSOFIA DO CRISTIANISMO Trad.: Carlos Nougué. São Paulo: É Realizações, 2015. 384pp. POR LUÍS GABRIEL PROVINCIATTO A relação entre fenomenologia e religião

Leia mais

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra

Existencialismo. Profª Karina Oliveira Bezerra Existencialismo Profª Karina Oliveira Bezerra O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência humana o ponto de partida

Leia mais

dossiê devir menor (org.: susana Caló)

dossiê devir menor (org.: susana Caló) dossiê devir menor (org.: susana Caló) Susana Caló Apresentação Devir Menor, Espaço, Território e Emancipação Social. Perspectivas a partir da Ibero-América é uma investigação que tem como objectivo interrogar

Leia mais

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE

EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE EMENTÁRIO MATRIZ CURRICULAR 2014 PRIMEIRO SEMESTRE História Antiga 04 Análise da Historiografia relativa à Antiguidade Clássica, incluindo as diferentes apropriações contemporâneas. Constituição da noção

Leia mais

Paul Tillich e Martin Buber: um diálogo

Paul Tillich e Martin Buber: um diálogo Paul Tillich e Martin Buber: um diálogo Gerson Tenório dos Santos A importância de Paul Tillich e Martin Buber há muito tem extravasado o campo em que suas idéias foram geradas. Muito mais que considerações

Leia mais

Linguagem e Ideologia

Linguagem e Ideologia Linguagem e Ideologia Isabela Cristina dos Santos Basaia Graduanda Normal Superior FUPAC E-mail: isabelabasaia@hotmail.com Fone: (32)3372-4059 Data da recepção: 19/08/2009 Data da aprovação: 31/08/2011

Leia mais

O EXISTENCIALISMO DE SARTRE. Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ)

O EXISTENCIALISMO DE SARTRE. Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ) O EXISTENCIALISMO DE SARTRE Gerd Bornheim ( professor de Filosofia da UFRJ) (Do livro Curso de Filosofia, Ed. Jorge Zahar, 3ª edição, RJ, 1989, p. 195-203) Definição O existencialismo é das doutrinas mais

Leia mais

Filosofia da existência: Existencialismo

Filosofia da existência: Existencialismo Filosofia da existência: Existencialismo No século XX, o pensamento sobre o ser humano assumiu novas perspectivas, com a visão de Martin Heidegger e Jean Paul Sartre. As raízes dessas ideias surgiram um

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735

Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Palestrante: Caroline Perin Psicóloga CRP-18/01735 Pensada principalmente por Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean Paul- Sartre, Kiekegaard. Busca encontrar sentido da existência humana na sua totalidade

Leia mais