UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Por: VALÉRIA BORGES RIBEIRO DE SOUZA COELHO Orientadora: Profa. Ms. ANA CRISTINA GUIMARÃES RIO DE JANEIRO 2005

2 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Apresentação de monografia à Universidade Cândido Mendes como condição prévia para conclusão do Curso de Pós- Graduação Lato Senso em Docência do Ensino Superior. Por: Valéria Borges Ribeiro de Souza Coelho

3 3 AGRADECIMENTO Agradecendo à Vida. Obrigado Senhor por me dar a Vida. Por me dar a Luz. Por me dar o equilíbrio necessário, para neste momento, saber enfrentar as minhas dificuldades. Obrigado Senhor, pela oportunidade de conhecer o verdadeiro sentido do amor. Obrigado Senhor, por me fazer ter a absoluta certeza da sua presença em mim, neste momento. Obrigado pelos novos caminhos que estarão se abrindo para mim, neste momento em que minha mente está presente.

4 4 DEDICATÓRIA Desejo expressar minha gratidão a todos que me ajudaram na elaboração desta monografia. Agradeço a minha mãe que com carinho e atenção tem estado sempre presente em minha casa para atender as necessidades dos meus três filhos durante minha ausência para realização de mais uma etapa de minha vida. Agradeço também, a amiga Selma que com muito carinho me atende e colabora na organização da minha casa.

5 5 RESUMO Este trabalho, que foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e por vivências minhas profissionais na área da psicologia clínica, tem por prioridade mostrar a importância da visão existencialista na educação. Entendendo que a visão existencialista luta pelo que acredita, mantendo princípios internos como base e criando novos com o objetivo de construir e obter um objetivo em comum, de benefício a toda sociedade. A construção para a educação vem no acreditar que o existencialismo busca a vontade de uma auto-atualização, auto-realização com qualidade de escolha e criatividade. Resgatando assim, a liberdade e com ela suas responsabilidades. Buscando então, no educando o interesse no aprender e no saber. Esta é a questão principal que irá nortear o desenvolvimento desse trabalho.

6 6 METODOLOGIA Foram utilizados diferentes temas bibliográficos; e observações direta em meu consultório onde exerço a profissão de psicóloga clínica. Meu objetivo é de centralizar essa pesquisa o mais próximo possível da realidade.

7 7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I CAPÍTULO II CAPÍTULO III CONCLUSÃO ANEXOS... 32/33 BIBLIOGRÁFIA ÍNDICE FOLHA AVALIAÇÃO... 36

8 8 INTRODUÇÃO Este trabalho foi desenvolvido para apresentar uma ideologia mais aplicável e real para a educação e o educador, considerando o tempo e o contexto em que cada pessoa vive e participa no mundo nos dias de hoje. Apresentar uma ideologia que condiciona as pessoas a serem mais participativas e ativas, mais humanas e integrais, mais maduras emocionalmente e mais aptas para viver e buscar o melhor, para si e para os demais. Mostrar o existencialismo de uma maneira mais clara e nítida a todos, de modo mais compreensível e real, cujo maior objetivo é demonstrar que todos temos defeitos e qualidades e que para vivermos bem com o mundo e conosco, é preciso saber respeitar a nós e as nossas diferenças. Pelo existencialismo todos procedem de uma vivência existencial difícil de definir, pois sua definição depende da relação do sujeito com a situação, o tempo e o contexto, sendo assim uma verdade muito relativa a cada um de nós. O objeto principal da investigação é o que se chama existência e o sentido atribuído a este vocabulário é variável, mas trata-se de uma maneira de ser peculiarmente humana. O homem é sua existência, se tem uma essência esta é sua existência. A existência é concebida de maneira atualista. Ela nunca é, mas cria-se em liberdade, é um projeto, um devir. O objetivo da pesquisa visa demonstrar as influências da filosofia existencialista na prática da educação. Explicando como uma filosofia voltada para a liberdade pode ajudar na educação e no aprendizado; como essa filosofia pode criar e despertar o interesse no coletivo e social, como educar indivíduos criativos e responsáveis; como o professor deve atuar de modo a condicionar e prender o interesse de seu aluno; como despertar a vontade e o interesse em aprender.

9 9 Esse trabalho foi desenvolvido para apresentar uma filosofia mais adequada a educação, onde busca na liberdade o sentido de inovação, criatividade e senso de orientação e responsabilidade do educador e educando. O canal de contato entre ambos vai depender única e exclusivamente da confiança mútua pelos ideais e princípios particulares de cada um. Apresenta uma ideologia que liberta e deixa o ser humano consciente de seus atos, conseqüências e responsabilidades por si por e por todos a quem influenciam. A pesquisa foi elaborada descritiva com fontes bibliográficas. Tendo como referências os filósofos existencialistas. A fonte bibliográfica mais explorada foi referente ao filósofo Jean Paul Sartre, onde seus trabalhos tinham interesse no despertar da liberdade-responsabilidade. Os existencialistas consideram o homem como mera subjetividade e esta é entendida num sentido criador: o homem cria-se livremente a si mesmo, ele é na liberdade. Se eu deixar de interferir nas pessoas, elas se encarregarão de si mesmas; Seu eu deixar de comandar as pessoas, elas se comportarão por si mesmas; Se eu deixar de pregar às pessoas, elas se aperfeiçoaram por si mesmas; Se eu deixar de me impor às pessoas, elas se tornarão elas mesmas. Lao-tsé: Esse trecho é a melhor definição de um tema tão amplo e tão bem definido sobre como devemos tratar a educação: IGUALDADE LIBERDADE RESPEITO.

10 10 CAPÍTULO I O Existencialismo Esse capítulo visa apresentar e esclarecer o existencialismo, suas definições, influências e concepções. O porquê foi criado, como se forma o existencialismo, no que se baseia e no que resulta. Apresenta os filósofos e ideologias que contribuíram para formar essa nova concepção existencial. As influências e interferências do Humanismo e da Fenomenologia, o que representam e como interferem nos princípios existencialista. Esclarece, define e diferencia a essência e a existência. Define a ideologia existencialista, o ser humano dentro das suas concepções, suas atitudes e suas responsabilidades. Classifica os tipos de indivíduos dentro do existencialismo e os Princípios que constituem o Existencialismo. Com isso o capítulo que segue, tem por objetivo esclarecer e apresentar a ideologia existencialista, seus princípios e a base de suas concepções, as influências nas ações dos indivíduos, os pensamento e resultados do indivíduo e de suas relações para si e em reflexo do mundo e de todos ao redor.

11 11 ORIGEM DAS IDEOLOGIAS FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM O EXISTENCIASLISMO A origem da ideologia existencialista foi uma junção de pensamentos e ideologias difundidas pelos filósofos, que apresentaram as suas idéias conforme a síntese abaixo exposta: Kierkegaard ( ) existencial, acreditava que os homens estavam sós e por isso deviam buscar soluções individuais para suas angústias e desespero de viver. Mar ( ) materialista que entende as desigualdades sócioeconômica como motivador e impulso do desenvolver da história; Alain ( ) primava pelo tema: Liberdade do Indivíduo; Hegel ( ), idealista que acreditava que as idéias se desenvolvem e se aperfeiçoam de modo autônomo, vencendo as oposições e vigorando como o saber absoluto.

12 12 FENOMENOLOGIA A fenomenologia ultrapassa a oposição do idealismo e do realismo, onde o realismo é o materialismo, o essencial das coisas, objetos, do ser enquanto o idealismo se firma na consciência do indivíduo. A fenomenologia é a ciência da experiência interior. Não se trata de uma filosofia cuja verdade do absoluto se apresenta à parte da experiência humana, mas na verdade se baseia em verdades relativas onde uma idéia sobre qualquer coisa, vai possuir uma verdade relativa e temporária dependendo da relação do sujeito com o objeto ou situação, mas suas influências internas e externas da vida, que são os princípios constituídos e criados pelo mesmo; dependendo também da relação do sujeito-tempo e contexto, pois cada situação tem uma realidade variável e mutável de acordo com essas relações. O filósofo alemão Husserl (2003, p.81), fenomenologista afirma toda consciência é consciência de alguma coisa, onde as idéias só existem, porque refletem sobre alguma coisa, sendo que a idéia não é separada da coisa, pois ambas participam do fenômeno.

13 13 A ESSÊNCIA E EXISTÊNCIA A essência precede a existência, a essência é o ser sem ação sem atitude, pois só a partir das ações passamos a existir, a interferir no meio e com isso gerar reflexos, influências e responsabilidades ao seu EU pessoal, coletivo e a coletividade e ao próximo relacionamento. Explicando a essência de acordo com o filósofo Sartre, pode-se dar como exemplo uma folha de papel, a folha é apenas uma folha, assim como a vida é apenas um conceito, uma idéia, mas seu significado, sua razão depende da atitude de viver, que nada mais é do que a real existência da vida, ou seja, a atitude de viver que é a ação de viver, é a real existência da vida enquanto a mesma é apenas a essência, o conceito. O homem em essência é apenas o ser e suas características, seu estereótipo físico, sua aparência, o que vemos, o reflexo no espelho. Onde sua existência vai depender do reflexo de suas atitudes, das conseqüências e responsabilidades geradas e assumidas pelos seus atos, ou seja, da interferência interpessoal e intrapessoal. O homem entende e define o próximo com base unicamente no reflexo de suas atitudes, em julgamento e críticas desses mesmos atos de acordo com os parâmetros impostos e determinados pela coletividade, os princípios morais e a razão lógica de bem comum, desde de cedo condicionado e implementado em cada um de nós pela educação familiar e escolar, e mantida ou aprimorada de acordo com a sociedade. A partir disso se afirma que o ser humano se baseia na existência para criar definições sobre o meio que o cerca mesmo sem ter consciência real do conceito de existência.

14 14 O HUMANISMO Pela concepção existencialista o homem é humanista por natureza, pois como se sente exposto aos olhos da coletividade, o homem só busca tomar ações e atitudes que sejam bem vistas e avaliadas pelos demais. Buscam só fazer o bem a fim de evitar críticas e a marginalização e ser bem visto e cotado pelos demais. Por isso o existencialismo afirma que a natureza humanista interior é humanista, onde visa e busca o bem comum e a satisfação do seu EU e do próximo, pois o homem está prédisposto a atitudes boas e comuns a sociedade, e não gratuitas e sem finalidades aceitas pelo social. Temos em cada um de nós uma atitude que imaginamos que seja bem vista e aceita por todos, pois inconscientemente o homem busca a aprovação dos seus atos pelos demais. São considerados humanistas, pois mesmo sem ter consciência evitam prejudicar-se e aos demais. Como diria o compositor Gonzaguinha:... e aprendi que se depende tanto de tanta diferente gente, toda pessoa sempre é a marca das lições diárias de outras tantas pessoas....

15 15 AS RESPONSABILIDADES O ser humano é responsável por todos e tudo que envolvemos em nos nossas atitudes, no trecho do Pequeno Príncipe trazemos a seguinte frase que demonstra claramente a co-responsabilidade nas relações humanas: Você é responsável por tudo àquilo que cativa, e a outra frase que apresenta novamente a responsabilidade nas relações pelo compositor Gonzaguinha.... cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.... Em outras palavras, cada ser humano é responsável por tudo e todos que influência e interfere em idéias e ações. Cada pessoa antes de tomar atitudes reflete sobre elas, mesmo sem se dar conta, pois é uma atitude corriqueira e tão normal que não se percebe da mesma. Refletem-se sobre os desejos pessoais, os comuns à sociedade, as conseqüências positivas e negativas que irá acarretar após a prática do ato, bem como se reflete sobre a influência na sociedade dessa nova realidade. Também se reflete sobre as críticas de todos, da sociedade e o que todos poderão dizer após os julgar depois da prática do ato, seja ele qual for. Mesmo sem pensar diretamente sobre o assunto se avalia o impacto de nossas ações em relação aos objetivos desejados.

16 16 DEFINIÇÃO DO EXISTENCIALISMO O existencialismo se afirma sobre idéias de natureza da fenomenologia e do existencial, é a junção dos dois pensamentos. Descobre o ser humano com momentos de angústia que se refere à consciência sobre as verdades existências. O mundo não tem razão de ser e tudo é gratuito, inclusive a mim, reflete a descrença da juventude na vida e no futuro e não encontra sentido em nada, o homem apenas existe, essa existência é concreta onde o homem não possuía a liberdade total por se prender a uma situação que limita e condiciona a sua existência, a situação é a sociedade, com regras e moral. Quando o homem se vê diante de um conflito social e pessoal, onde o mesmo quando em contato a uma situação limite, ignora as regras, a moralidade e a sociedade. O existencialismo acredita que o homem não gosta de sentir-se julgado e analisado por outros, afirma que as regras e a moral imposta cria uma liberdade condicionada, traz a idéia de que O inferno são os outros entre as relações dos indivíduos. Para o existencialismo existem dois tipos de indivíduos abaixo relacionados:

17 17 CLASSIFICAÇÃO DO INDIVÍDUO - Há um indivíduo em si, que apenas existe, fugindo de tudo e de todos, num vazio, sem atitudes e nem vontades. Esse indivíduo não é nada, vive num estado de nadificação, pois evita a realidade, as verdades internas, se mantém apático e aquém de tudo que acontece, não se deixa envolver em conflitos nem internos nem externos, apenas sobrevive. - Há um segundo tipo que é dotado de uma essência-existência, que cria e condiciona o que o sujeito é e como se define através de sua interferência e reflexo dos seus atos e suas atitudes para defini-lo esse luta pela melhoria, pelos sonhos, pelo que acredita. O existencialismo enxerga o homem como um indivíduo livre e por isso responsável, devendo ser julgado, punido ou lisonjeado de acordo com os seus próprios atos.

18 18 PRINCÍPIO EXISTENCIALISTA O homem é responsável por si mesmo. (Jean Paul Sartre) O principal princípio do existencialismo é: O homem nada mais é, do que aquilo que faz de si mesmo. O homem é livre, portanto é impossível por natureza, impor limitações a ele, cada qual se limita baseado nas suas regras internas e adquiridas pela suas experiências, seus contextos e suas realidades impostas e nos princípios definidos a partir dessas combinações, somente nesse momento se limita às atitudes humana e nem se deixa sofrer as responsabilidades pelos próprios atos, suas conseqüências e a todos relacionados. As qualidades, características, posição, modo, o ser que capta, que percebe com o olhar nada mais é do que sua existência. A existência como ser, com corpo, cabeça e características pessoais como: olhos azuis, cabelos claros, cacheados, etc... A existência humana é o estereótipo do corpo humano com suas características. O ser humano simplesmente, do conteúdo visível de forma descritiva é a existência em si. Tudo que está aquém de todos, a espontaneidade, de forma inerte, sem que se possa interferir na sua existência física e real denomina-se como coisa. A imagem não é uma coisa, é na verdade um ato de consciência, tudo que é visto forma uma imagem consciente e se define através da relação com um objeto

19 19 real, sendo assim a imagem possui a interferência da mente, logo, não pode ser classificada como uma coisa. Do mesmo modo em que a consciência existe, modela e define tudo que se vê, concluí-se que a mesma é um ser para si, onde existir para si é ter consciência de sua existência. A verdade é a subjetividade, onde tudo é subjetivo, nada pode ser definido objetivamente, uma vez que cada um ser humano cria uma interpretação distinta, uma solução diferenciada e até mesmo uma relação oposta aos demais. Com isso um mesmo problema pode ser entendido, analisado e resolvido de modos diferentes, pois todo problema vai depender do ângulo de visão, dos princípios e moralidades guardadas e internas em cada eu. Sartre afirma: O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós (1996, p.48). Com essa frase, ele questiona a influência do mundo externo e suas interferências alheias em nossas atitudes e decisões, onde somos nós que decidimos como e de que modo o mundo externo, independente da consciência irá ou não interferir, e como o mesmo pode alterar ou manipular nossas atitudes, sendo diferentes para cada indivíduo e cada reação, de acordo com os princípios e morais internas pré-definidas, cada um terá na sua reação a interferência interna de seus valores e crenças, que mudarão de acordo com a necessidade de interação com o meio e o mundo ao redor. O existencialismo tem raízes humanistas, pois toma a vida humana possível e real, indicando que toda a verdade e atitude/ação interferem no meio, na sociedade e nos outros, subjetivamente, pois em cada um terá uma visão e reação diferenciada de acordo com os valores internos e a moral pessoal.

20 20 O HOMEM EXISTENCIALISTA O homem é definido pelo existencialismo e classificado pela seguinte ordem: primeiro ele existe por si só, depois se descobre, se interpreta e define através de seus valores pessoais, e se apresenta ao mundo com suas características e qualidades, só depois podemos defini-lo por suas ações e reações. Inicialmente o homem não é nada e só poderá ser definido através das suas atitudes perante o mundo, onde ele nada mais é do que o que ele faz e não o que pensa ser. Você não é o que acredita, mas o que pratica em relação ao mundo e aos outros. Para o existencialismo a existência precede a essência, onde o homem é responsável por aquilo que faz. O existencialismo atribui ao ser humano toda responsabilidade por sua existência e seus atos, conseqüentemente pelos seus resultados e conseqüências, como suas atitudes interagem no mundo externo, nas relações com outros homens. Afirmamos que o homem é responsável por si e pelas conseqüências que impõe ao meio. Então o homem escolhe para si e para o meio, atitudes boas para um conjunto, nunca de modo individual, uma vez que há interferência direta no meio, através das reações alheias! A responsabilidade pessoal de cada um envolve a toda humanidade e sendo assim escolhendo-me, escolho o homem. A angústia do homem nada mais é do que a consciência pela sua interferência e responsabilidade com os demais, fazendo com que viva em questionamentos constantes sobre suas atitudes e conseqüência de seus atos. Ou seja, quando o homem age, se responsabiliza por si e pelos demais e sofre a angústia geral dos acertos e erros no meio.

21 21 O homem é condenado a ser livre, condenado porque sua liberdade implica em responsabilidades a si e ao meio. Também se define o quietismo pelo existencialismo, como atitudes das pessoas que dizem que nada podem fazer, ou seja, não fazem nada, não agem nem reagem, onde definimos essas pessoas como nada, pois o homem existe na medida em que realiza, sendo assim fruto dos seus atos. Antes de viverdes, a vida não é nada, mas de vós depende dar-lhe um sentido e o valor não é outra coisa senão o sentido que escolherdes. (Sartre 1996, p.72) Portanto se não possui atitudes e com isso não se responsabiliza nem por si e nem por outros, não se vive e a vida só existe a partir do momento em que se vive, o homem só existe a partir do momento em que age, e a consciência em que pensa. Não teremos nunca o homem finalizado, pois o mesmo é mutável, de acordo com suas atitudes e perspectivas. O homem é um projeto em constante mutação e sempre será inacabado, pois suas ações o definirão apenas pelos momentos, nunca eternamente e nem definitivamente. O homem é o que realiza. Esse é o princípio principal do existencialismo. Você é que faz acontecer e como isso reflete em si e no meio. Pelo existencialismo definimos que o homem é apenas no momento que faz, existindo apenas quando constrói ou realiza algo. Independentemente do que seja, o ser humano existencial visa o bem comum e busca sempre aprovação dos demais em suas atitudes, com isso o existencialismo afirma a responsabilidade em suas atitudes e relações interpessoal e intrapessoal.

22 22 CAPÍTULO II O EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Este capítulo traz a aplicabilidade do existencialismo na educação. Tem por objetivo justificar porque e como essa ideologia voltada para a liberdade com responsabilidade pode contribuir e facilitar o aprendizado e o interesse do educando. Justifica o que pode ser feito, para quê e como transformar a educação e com isso melhorar a relação do educador e do educando, seus interesses e o senso crítico de responsabilidade e realidade, bem como posicionamento do educando e do educador no mundo. O existencialismo dá ênfase às qualidades como escolha, a criatividade, autorealização, tolerância, resgata a liberdade e com ela suas responsabilidades. Onde cada um de nós, a todo o momento, possui diferentes opções e escolhas, e nossas ações são resultado de escolhas que dependem diretamente do tempo-contexto e da visão do sujeito com o objeto. A tendência à auto-atualização mostra que o ser humano busca o crescimento pessoal e com isso o aprender. O aluno é visto como co-responsável pelo processo, onde o mesmo é o arquiteto de si mesmo e do seu aprendizado. As relações interpessoais são importantes no desenvolvimento e crescimento do aluno. A relação do professor-aluno é uma relação de pessoa-pessoa, sendo ambas reais, inteiras com intelecto e sentimentos distintos e pessoais. Para o aprendizado ocorrer é necessário ao professor à autenticidade, estima e empatia pelo aluno, pois se faz necessário, para ambos, a confiança e respeito mútuo na relação.

23 23 O objetivo do processo educacional existencial é que o aluno se torne uma pessoa, com responsabilidade, autodeterminação, discernimento, respeitador e adaptável às novas situações de modo livre e criativo. Sendo ao mesmo tempo crítico e com senso próprio do que é bom e mau, certo e errado. A avaliação é do aluno para o aprendizado, uma auto-avaliação, identificando o que e como se aprendeu, o porquê e quando usar o conhecimento adquirido. O conteúdo é dado e oferecido pelo professor, mas cabe também ao aluno o interesse em buscar e querer mais, e de acordo com a sede de conhecimento do mesmo. O professor é um facilitador, porém carrega consigo suas experiências e emoções, ao qual ambos como seres-humanos estão sujeitos a problemas e falhas, ao qual terão de lidar e enfrentar com o objetivo final de aprender e conhecer novas possibilidades. Caberá a cada um respeitar e compreender, bem como ajudar a melhorar as limitações de modo respeitoso e humano. De acordo com Rogers (1986, p.226) Somente pessoas podem desenvolver pessoas, onde cada profissional atuando no ensinar deverá ser autêntico, transparente e crédulo nos valores que acredita, esses valores são um estado do ser, uma apresentação do seu eu. A aprendizagem deve ter significado, sentido para que se deseje aprender e ter uso o aprendizado. Deve ser estimulada ao aluno para que o mesmo trilhe seus caminhos e escolha como e por onde prosseguir.

24 24 CAPÍTULO III IDÉIA ROMANCISTA SOBRE O SER E SUA REFLEXÃO NA SOCIEDADE, COM SEUS CONFLITOS E PRINCÍPIOS MORAIS INTERNOS Apresentação de uma visão existencialista na reflexão de um romance dentro da sociedade e dos conflitos internos dos personagens com seus princípios e contexto da realidade de cada um.

25 25 A IDADE DA RAZÃO No livro a Idade da Razão, Sartre traz a idéia de que cada um de nós tem o tempo certo para o amadurecimento. A idade da razão é a conscientização da realidade, liberdade e responsabilidade por nossas ações. Mostra que cada um de nós interage ao seu ao seu meio dependendo não só de suas origens mais de acordo com suas vontades. Demonstra o conflito de cada um na resolução de seus problemas pessoais. No livro o autor cria um personagem sem vínculos, completamente livre e descompromissado que vê no casamento, na união, uma eterna prisão, ao qual rejeita e nega sua interação. O indivíduo tem por ideologia a liberdade total sem se prender aos outros, porém mantendo relações superficiais. Ocorre como conseqüência uma gravidez, ou seja, oriunda de sua liberdade, surge um problema que pode vir a privalo de seu mundo livre e sem compromissos, com isso ele sofre na tentativa de obter meios para destruir o que pode vir a prende-lo, tirando de si o seu maior patrimônio, a sua liberdade. Assim ele procura forçar sua companheira a um aborto sem questiona-la ou se importar com as vontades e desejos da mesma. A mulher se sente pressionada e não amada, passa com isso a odiar o homem por não ter coragem de assumir seus atos e ser responsável pelo que faz. Ela fica dividida entre o aborto e a possibilidade de ser mãe solteira, sendo que não tem vontade de expor perante a sociedade. O irmão do mesmo nega qualquer subsídio para o aborto alegando que já deveria possuir maturidade e responsabilidades por seus atos. Surge a Idade da Razão onde todos nós estamos em eterno crescimento pessoal e com isso somos responsáveis pelos nossos atos.

26 26 Segue abaixo uma passagem do livro em que o autor apresenta nitidamente um esclarecimento sobre a idade da razão.... Porque com isso você ganha a comodidade, uma aparência de liberdade. Tem todas as vantagens do casamento e aproveita os princípios para recuar os inconvenientes. Recusa regularizar a situação, o que é muito fácil e cômodo, pois, se alguém sofre, não é você. (observação citada na página 120) Nesse trecho o irmão justifica as atitudes do personagem principal como um meio de fuga de responsabilidades, como uma pessoa comodista que não deseja encarar e frente o relacionamento e, portanto, magoando sua companheira. Fala de irresponsabilidade do mesmo e da falta de respeito ao próximo, pois, o ser em questão é individualista e egoísta e só visa seus interesses, sem maiores comprometimentos.... Eu imaginava disse Jacques... que a liberdade consistia em olhar de frente as situações em que a gente se meteu voluntariamente e aceita as responsabilidades. (observação citada na página 120) Nesse Trecho o autor procura evidenciar a combinação: Liberdade Vontade Responsabilidade, que quer dizer que toda ação voluntariosa acarreta uma conseqüência ao qual somos responsáveis e devemos refletir na melhor maneira de agir de modo que respeitamos a nós e aos próximos. A idade da razão é a idade moral, onde tomamos consciência das nossas ações com reflexo no meio e nas pessoas próximas, é a idade da reflexão no nosso EU e na interferência do mesmo no convívio e meio social. Devemos buscar o respeito em equilíbrio com nossas vontades e princípios particulares. Vale destacar a regra básica do direito individual que diz: O meu limite termina quando começa o respeito ao próximo. Por isso todas as ações pessoais devem ser interrompidas

27 27 quando forem contrárias ou prejudiciais ao próximo. Pode-se e deve-se ter as próprias individualidades e interesses pessoais, mas deve-se buscar evitar e respeitar o interesse e opiniões alheias. Logo, a idade da razão, também denominada com a idade do juízo, conclui-se que sempre se deve pensar nas conseqüências de atos principalmente com relação ao mundo externo, uma vez que todos são independentes e responsáveis por tudo aquilo que fazem.

28 28 CONCLUSÃO O existencialismo é a forma que define de maneira real e concisa o ser humano. Como ser, e com suas relações entre si e no meio, sua postura na sociedade, suas reflexões internas quanto ao moral, suas crenças e valores, bem como suas atitudes, responsabilidades e conseqüências. Vivemos um mundo onde muitos evitam se responsabilizar pelo azar e problemas que acontecem para cada um de nós, sempre se justifica os próprios fracassos como produto e reflexo do meio, sem questionar sua atitude na vida e no meio. Muitos também evitam justificar e refletir sobre suas metas e objetivos, e até mesmo sobre si e suas atitudes no mundo, mantendo-se à margem das conseqüências de seus atos e responsabilidade sobre seu reflexo no meio. Mantendo-se num mundo cômodo onde nada além de si, importa. Nada além de seu mundo pessoal e seus interesses individuais. Não se pensa mais na coletividade e com isso não se leva em conta que as atitudes interferem no meio. Nesses exemplos citados temos o ser humano à margem de atitudes e responsabilidades, onde no máximo criticam o meio e não agem para muda-lo e melhorar a vida em comum, a sociedade. Como visto esse é o exemplo claro da nadificação definida no existencialismo, como um ser que se mantém num estado cômodo e se limita a criticar o meio e não tomar ação para melhorar. Esses indivíduos apenas existem e se mantém num estado de nadificação, sem essência e sem existência real e crítica. Poucas são as pessoas que realmente existem e são existentes para todos, são as pessoas que tentam interferir e modificar o meio para benefício de todos. Elas agem e conseqüentemente se responsabilizam por seus atos e responde por todos que se beneficiam. Esse é o ser humano existencialista.

29 29 Que luta pelo o que acredita, mantendo antigos princípios internos e criando novos, como mantendo uma moral como base. O ser humano existencialista é aquele que busca e influencia todos para construir e obter um objetivo em comum, de benefício a toda sociedade. É aquele que busca tornar a realidade e a vida possível e igual a todos. Vivendo em mundo onde a individualidade e a globalização distancia os interesses em comum. Onde cada vez mais precisamos de existencialistas para agir em pró da sociedade carente e abandonada, e cada vez mais à margem do mundo e de todos. As pessoas estão evitando a reflexão e conseqüentemente a tomada de ação em benefício comum. Estamos cada vez mais modernos e cômodos preferimos muitas vezes não ver o problema para não ter de enfrentá-lo, e buscar uma solução para o mesmo. Deixando o problema por si só se resolver sem questionar como se pode melhorar o meio e a sociedade em comum. Não se sabe mais qual o papel deve desempenhar o cidadão e, por isso, foge-se da responsabilidade de cidadão. Assim ignora-se também a possibilidade do prejuízo nos problemas coletivos. Esquece-se que o fato de ignorar o coletivo pode gerar prejuízos no futuro com as conseqüências da ilusão momentânea. Deve-se mudar as atitudes, buscar reflexão sobre o meio, a vida e ser responsáveis por elas. Deve-se não só existir, mas criar essência e conceitos para qual ter atitudes, lutar e agir em benefícios a todos. Deve-se ter uma razão de benefício comum lógica e real. Todos terão obstáculos, problemas no caminho, não se deve esquecer que para atingir um objetivo se tem de lutar e vencer por etapas. Mas não se deve esquecer e desistir do objetivo final. Deve-se acabar com o nadismo comum e da aceitação geral quanto à realidade não ideal comum a todos, sobre o mal que se deixa acontecer sem dar um basta. Deve-se buscar um ponto final para todos os problemas comuns, desde a violência, fome, miséria, analfabetismo, etc.

30 30 Procurar agir em benefício de um mundo e uma vida melhor para todos nós deveria ser um sentimento comum/nato do ser humano. Sem discriminações. Devese não só existir, mas fazer uso de nossa existência e agir em favor de todos. A busca de uma sociedade mais crítica e ativa deve ser uma conscientização, pois só depende de todos nós mudar o mundo e a sociedade ao nosso redor. Não se deve só levantar a bandeira da atitude e consciência geral, mais sim lutar por ela, de modo organizado onde todos podem fazer parte do processo e tem que ser responsáveis pelos atos e pelas conseqüências. Só com a organização e compromisso de todos se poderá melhorar nossa sociedade e realidade. Na educação se deve fazer uso do existencialismo quanto às qualidades como escolha, a criatividade, auto-realização, tolerância, resgatando a liberdade e com ela suas responsabilidades. Buscar do educando o interesse no aprender e no saber. Buscar a vontade de uma auto-atualização, mostrar que o aluno é co-responsável pelo processo, onde depende delo o aprendizado. Manter boas relações interpessoais para facilitar o desenvolvimento e crescimento do aluno. Sendo sempre autêntico, criando estima e empatia pelo aluno junto com a confiança e respeito mútuo na relação. O objetivo do processo educacional existencial é que o aluno se torne uma pessoa, com iniciativa, responsabilidade, autodeterminação, discernimento, respeitador e adaptável às novas situações de modo livre e criativo. Sendo ao mesmo tempo crítico e com senso próprio do bom e mau, certo e errado Buscar no aluno a auto-avaliação, identificando o que e como se aprendeu, o porquê e quando usar o conhecimento adquirido, para que o mesmo veja como está aprendendo o porquê e como usar o aprendizado, buscando sempre demonstrar a importância no aprendizado. O professor como facilitador deve fornecer conteúdo e também estimular que o aluno se interesse por novas pesquisas. A aprendizagem deve ter significado,

31 31 sentido para que se deseje aprender e ter uso o aprendizado. Deve ser estimulada ao aluno para que o mesmo trilhe seus caminhos e escolha como e por onde prosseguir.

32 32 ANEXO I Atividade Cultural

33 33 ANEXO II Atividade Cultural

34 34 ANEXO III Atividade Cultural

35 35 BIBLIOGRAFIA BENNY, Levy. Série Oitenta: O testamento Sartre. Rio Grande do Sul: L&PM Editores, BORNHEIM, Gerd. Coleção Debates. São Paulo: Editora Perspectiva, CHAUI, Marilena. A razão na Fenomenologia de Husserl. Comitê a filosofia: Editora Ática FADIMAN, James.Teorias da Personalidade/James Fadigam, Robert Frazer. São Paulo: Editora Harbra, GOULART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação. Petrópolis: Editora Vozes, MARTIM, Claret. SARTRE, J. P. Vida e Pensamento: Biografias e Memórias. São Paulo: Editora Afiliada, MILLIET, Sérgio. Os caminhos da Liberdade: A idade da razão. Coleção Grandes Romances. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, MOUTINHO, Luiz Damon S. Existencialismo e Liberdade. Coleção Logos. São Paulo: Editora Moderna, SARTRE, Jean Paul. O Imaginário. São Paulo: Editora Ática, 1996.

36 36 ÍNDICE Folha de Rosto Agradecimento...03 Dedicatória...04 Resumo...05 Metodologia...06 Sumário...07 Introdução...08 Capítulo I...10 Origem das Ideologias Filosóficas que influenciaram o existencialismo...11 Fenomenologia...12 A Essência e Existência...13 O humanismo...14 As Responsabilidades...15 Definição de Existencialismo...16 Classificação do Indivíduo...17 Princípio Existencialista...18 O Homem Existencialista...20 Capítulo II...22 Capítulo III...24 A Idade da Razão...25 Conclusão...28 Anexo Cultural...32 Anexo Cultural...33 Anexo Cultural...34 Bibliografia...35 Índice...36 Folha de Avaliação...37

37 37 FOLHA DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PROJETO A VEZ DO MESTRE Pós-Graduação Lato-Sensu Título: As influências do Existencialismo na Educação. Autora: Valéria Borges Ribeiro de Souza Coelho. Data da Entrega: Fevereiro de 2005 Avaliado por:. Rio de Janeiro, de de 2005.

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade

Relatório final apresentado como parte das exigências do Curso de Docência do Ensino Superior, ao professor Palmiro Ferreira Costa da Universidade UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO Instituto de Pesquisas Sócio-Pedagógicas Pós-Graduação Lato Sensu AS INFLUÊNCIAS DO EXISTENCIALISMO NA EDUCAÇÃO Cristiane de Oliveira

Leia mais

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE

SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE SARTRE: FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO LIBERDADE E RESPONSABILDIADE Viver é isto: ficar se equilibrando o tempo todo entre escolhas e consequências Jean Paul Sartre Jean-Paul Sartre - Paris, 1905 1980.

Leia mais

PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS

PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS PSICOLOGIA CENTRADA NO CLIENTE: CARL ROGERS Se eu deixar de interferir nas pessoas, elas se encarregarão de si mesmas, se eu deixar de comandar as pessoas, elas se comportam por si mesmas, se eu deixar

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO A PRÁTICA PEDAGÓGICA PAUTADA NA COOPERAÇÃO Prática pedagógica é uma ação fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Na prática pedagógica pode estar os interesses e divergências da sociedade. Representa

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise

SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise SARTRE E LIBERDADE: uma crítica à psicanálise Carolina Casarin Paes * Marco Antônio Marco Faccione Berbel.** Bruno Eduardo Procopiuk Walter *** JUSTIFICATIVA No início do século, a humanidade vivia um

Leia mais

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo

Revista Filosofia Capital ISSN Vol. 1, Edição 3, Ano AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ. Moura Tolledo 39 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo mouratolledo@bol.com.br Brasília-DF 2006 40 AS CONDUTAS DE MÁ-FÉ Moura Tolledo 1 mouratolledo@bol.com.br Resumo A Má-Fé foi escolhida como tema, por se tratar de um

Leia mais

O drama da existência

O drama da existência O drama da existência O termo existencialismo designa o conjunto de tendências filosóficas que, embora divergentes em vários aspectos, têm na existência o ponto de partida e o objeto fundamental de reflexões.

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE GRAFISMO, IMPORTANTE FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Por: Goretti Maria T. Albuquerque Orientador Prof. Ms. Ana Cristina Guimarães

Leia mais

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência

EXISTENCIALISMO. A existência precede a essência EXISTENCIALISMO A existência precede a essência 1 Existencialismo Contexto histórico Importante corrente francesa pós guerra (50-60). Exerceu grande influência na filosofia, literatura, teatro e cinema.

Leia mais

Filosofia da existência: Existencialismo

Filosofia da existência: Existencialismo Filosofia da existência: Existencialismo No século XX, o pensamento sobre o ser humano assumiu novas perspectivas, com a visão de Martin Heidegger e Jean Paul Sartre. As raízes dessas ideias surgiram um

Leia mais

10 HÁBITOS PERIGOSOS QUE SUGAM A SUA RESILIÊNCIA E VOCÊ NEM PERCEBE

10 HÁBITOS PERIGOSOS QUE SUGAM A SUA RESILIÊNCIA E VOCÊ NEM PERCEBE https://awebic.com/mente/resiliencia-habitos/ 10 HÁBITOS PERIGOSOS QUE SUGAM A SUA RESILIÊNCIA E VOCÊ NEM PERCEBE Por Taianne Rodrigues 26.02.2018 O que você entende por resiliência? Você já viu aqueles

Leia mais

Módulo 5. Corpo de Emoções

Módulo 5. Corpo de Emoções Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 5. Corpo de Emoções Lição 2. Reciclagem Emocional Gosto da designação de reciclagem emocional para representar a forma como podes lidar com as tuas emoções, e como as podes

Leia mais

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva

A Família como cuidadora da pessoa com deficiência. Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva A Família como cuidadora da pessoa com deficiência 1. Objetivos 2. Definição 3. Princípios

Leia mais

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a Humanismo A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70; Reação às ideias psicológicas pré-existentes: o behaviorismo e a psicanálise Os principais constituintes deste

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Cristina almeida. Psicóloga escolar

Cristina almeida. Psicóloga escolar Cristina almeida Psicóloga escolar 1. Desenvolvimento infantil-aula 1 e 2. 2. Limites-regras. 3. Desenvolvimento emocional. Pensar e sentir: ações ligadas entre si. Dimensão emocional. Dimensão social.

Leia mais

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017

Sartre, liberdade & existencialismo. Julian Dutra Filosofia 2017 Sartre, liberdade & existencialismo Julian Dutra Filosofia 2017 EXISTENCIALISMO O QUE É O EXISTENCIALISMO? ORIGENS INTELECTUAIS FRIEDRICH NIETZSCHE (1844 1900) SOREN KIERKEGAARD (1813 1855) Outros filósofos

Leia mais

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. "Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan

Autoconhecimento. Sri Prem Baba. Tome cuidado com o que você deseja. Você pode acabar conseguindo Scott Flanagan Autoconhecimento Quem somos? Por que estamos aqui? O que realmente buscamos? Estamos sempre insatisfeitos, querendo mais, pois nada pode preencher o vazio de não sermos quem somos. Sri Prem Baba Enquanto

Leia mais

Repense sua vida Profissional

Repense sua vida Profissional Repense sua vida Profissional Kennis Cursos Conhecimento é o Nosso Negócio! www.kenniscursos.com.br www.facebook.com/kenniscursos Canal youtube Kennis Cursos kennis@idepeconhecimentos.com.br Página 1 Empregabilidade

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA

Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Os segredos da mente milionária! SEU MODELO DE DINHEIRO DIRETORA NACIONAL SENIOR LORENZA LACERDA Seu modelo financeiro! Tem que estar programado para o sucesso, ou nada que você aprenda, saiba ou faça

Leia mais

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009

ENCONTRO DE SECRETÁRIAS A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 ENCONTRO DE SECRETÁRIAS UNIMED JOÃO MONLEVADE A CONSCIÊNCIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA O DESENVOLVIMENTO 26/09/2009 OS SETE PECADOS CAPITAIS DE UMA SECRETÁRIA A vida racional é o que distingue os homens

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR. Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CLIMA ESCOLAR Professora: Mª da Conceição C. Branco Leite 06.02.2018 É na escola que se aprende a conviver e, um dos lugares onde

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE

INDICADORES DE QUALIDADE ANEXO IV INDICADORES DE QUALIDADE Descrição dos Indicadores Qualitativos: a) Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado. Esse indicador nos convida dar tempo ao tempo e respeitar o tempo de

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP

Ética e Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim 30/Agosto/2017 FEA USP Ética e Organizações EAD 791 Prof. 30/Agosto/2017 FEA USP Aula de Hoje 30/08 1) Origens da Ética (Sócrates, Aristóteles) 2) Razão, Necessidade, Desejo, Vontade 3) Ética e Psicanálise Referências CHAUÍ,

Leia mais

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA?

IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Matheus Silva Freire IDEOLOGIA: UMA IDEIA OU UMA INFLUÊNCIA? Introdução Em resumo, todos têm costumes e coisas que são passadas de geração para geração, que são inquestionáveis. Temos na nossa sociedade

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação.

QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. QUEM SOMOS? Nossas vidas estão continuamente em mudança, em transformação. O momento mais dramático de transformação que elas possam passar com o compasso de nossas próprias vidas, nada pode representar

Leia mais

Do mundo da fantasia ao mundo real

Do mundo da fantasia ao mundo real Do mundo da fantasia ao mundo real Olá Mulher empreendedora! Vamos falar um pouquinho sobre os nossos desafios? Nos dias de hoje precisamos ser multitarefas, conciliamos nossa a carreira com outras atividades,

Leia mais

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

Pedagogia da Autonomia. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pedagogia da Autonomia FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. Pressupostos a Educação é libertadora desde que o seu sujeito seja

Leia mais

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE?

FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? FILOSOFIA QUEM É JEAN-PAUL SARTRE? ESSE É O EXISTENCIALISTA SARTRE SARTRE NASCEU EM 21 JUNHO DE 1905 NA FRANÇA. A. ORFÃO DE PAI DESDE 2 ANOS. FEZ SEUS ESTUDOS SECUNDÁRIO EM PARÍS, LYCEE HENRI IV, EM 1924

Leia mais

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC

TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC TESTE DE AUTOAVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NCC Gustavo Carvalho Orientações: 1- As questões apresentadas neste teste não representam aquilo que você acredita que é o ideal de possuir ou mesmo o que

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE.

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO : A ESCOLHA, A RESPONSABILIDADE E A ANGÚSTIA EM SARTRE. DANILO GOMES FERREIRA 1 Resumo: O presente texto visa refletir sobre a noção de escolha, enunciada por Sartre na

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO.

PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. UNIVERSIDADE DO CONTESTADO CANOINHAS I FÓRUM DE PROFESSORES DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DO PLANALTO NORTE CATARINENSE - 2007 PERSPECTIVAS DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Sandro Luiz Bazzanella sandroba@terra.com.br

Leia mais

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento

Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA. Prof. Gustavo Nascimento Unidade II MODELOS DE LIDERANÇA Prof. Gustavo Nascimento O líder como administrador de conflitos A dinâmica dos grupos organizacionais é marcada por diferentes conflitos, principalmente do tipo interpessoal,

Leia mais

Motivação e entusiasmo. Está na hora de aprender como usar o seu TURBO!

Motivação e entusiasmo. Está na hora de aprender como usar o seu TURBO! Motivação e entusiasmo Está na hora de aprender como usar o seu TURBO! Quem sou eu O que me motivou a entrar em Mary Kay? Amana Zanella Diretora de Vendas Independente Área Nacional Lorenza Lacerda Entusiasmo...

Leia mais

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem

Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL. No processo ensino-aprendizagem Ana Maria de Jesus Ferreira DINÂMICA GRUPAL No processo ensino-aprendizagem Rio de Janeiro 2005 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE DINÂMICA GRUPAL OBJETIVOS: Estudar

Leia mais

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de

EAD COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho. Prof. Joel Dutra aula de EAD 521 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Significado do Trabalho Prof. Joel Dutra aula de 29.03.17 Objetivo Estimular a reflexão sobre o significado do trabalho a partir de referenciais teóricos e da vivência

Leia mais

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana.

B. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA Este treinamento será desenvolvido em Módulos, uma vez por semana. KO KAIZEN ZERO PREPARAÇÃO EDUCACIONAL DAS CHEFIAS PARA A MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DA GESTÃO EMPRESARIAL NA BUSCA DO COMPROMETIMENTO DO COLABORADOR a. PREMISSA Acreditamos que o homem não consegue

Leia mais

A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS.

A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS. A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESTUDANTIL DOS FILHOS. Roberta Rocha Olimpio (UECE/FECLESC) Email: betynha_r.o@hotmail.com Déborah Almeida Cunha (UECE/FECLESC) Email:

Leia mais

PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE

PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE PROBLEMA, CURIOSIDADE E INVESTIGAÇÃO: DANDO SENTIDO A AÇÃO DOCENTE Luana Régia Alves Martins Graduanda na Universidade Federal de Campina Grande Jair Moisés de Sousa Professor na Universidade Federal de

Leia mais

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO

PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO VISÃO SISTÊMICA PARA TODOS OS GRUPOS DE CARGOS: ESTRATÉGICO E TÁTICO Compreende o impacto e relação das suas atividades no contexto geral dos processos do Sistema FIEB. Não considera os impactos do desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES INSTITUTO A VEZ DO MESTRE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU O MÉTODO NATURAL: O LIMITE DE SER LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PSICOPEDAGOGIA EDILENE CABRAL DA SILVA Rio de Janeiro

Leia mais

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA

COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA COMO TER SUA ESPOSA DE VOLTA Trechos selecionados do livro Estratégias poderosas para fazê-la voltar para você. www.salveseucasamento.com.br Mark Love E-book gratuito Esse e-book gratuito é composto de

Leia mais

Curso de Reforma Íntima e Cura. Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por. Marco Bechara

Curso de Reforma Íntima e Cura. Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por. Marco Bechara Curso de Reforma Íntima e Cura Defeitos e vícios conceitos, características e... como combater? (3) Por Marco Bechara (Encontro 14) 04 JUL / 2015 13. Impaciência: Princípios para a Reforma Íntima - INTEGRIDADE

Leia mais

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA.

AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. AS DIMENSÕES BÁSICAS DO ACONSELHAMENTO DIMENSÃO = SENTIDO EM QUE SE MEDE A EXTENSÃO PARA AVALIÁ-LA. BÁSICO = QUE SERVE DE BASE; QUE ENTRA NA BASE; FUNDAMENTAL; PRINCIPAL; ESSENCIAL. O Conselheiro em Dependência

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

"Muito do conteúdo do atual currículo é conhecimento de que ninguém precisa ou é necessário apenas para especialistas.

Muito do conteúdo do atual currículo é conhecimento de que ninguém precisa ou é necessário apenas para especialistas. Relato de Experiência: A escola que queremos Diva Rosa da Silva "Muito do conteúdo do atual currículo é conhecimento de que ninguém precisa ou é necessário apenas para especialistas." Seymour Papert INTRODUÇÃO

Leia mais

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos

A Importância de ter Metas e Objetivos. Daiane Ramos A Importância de ter Metas e Objetivos Daiane Ramos Sobre o E-book Este E-book tem como objetivo oferecer algumas informações essenciais sobre Metas e Objetivos e também levar os leitores a conscientização

Leia mais

Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes?

Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes? Afinal, crianças e adolescentes precisam da meditação para serem felizes? A falta de tempo dos pais, a overdose de informação violenta, a sensualização precoce na mídia, a falta de limites, o excesso de

Leia mais

10 maneiras de viver um relacionamento feliz e duradouro.

10 maneiras de viver um relacionamento feliz e duradouro. 10 maneiras de viver um relacionamento feliz e duradouro. Crescendo juntos no amor. 10 maneiras para viver um grande amor 1) Tem que haver amor (quando confundimos amor e paixão) Base de qualquer relacionamento,

Leia mais

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba

Inteligência Emocional para Vencer. Diretora Senior Fernanda Groba Inteligência Emocional para Vencer Diretora Senior Fernanda Groba Bem-Vindas!!! O que é Inteligencia Emocional? Em 1995 o psicólogo Daniel Goleman criou este conceito e difundiu para o mundo. Inteligência

Leia mais

Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes

Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes Sorte ou Azar? Não são aleatórios Quem cria a realidade é o observador : eu observo a mim mesmo, ou seja, a realidade que

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HUMANISTA CARL ROGERS Dá grande importância às experiências da pessoa, a seus sentimentos e valores.

Leia mais

Responsabilidade Profissional

Responsabilidade Profissional Responsabilidade Profissional Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Responsabilidade Profissional

Leia mais

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012

RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE. Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM DEBATE NA DIVERSIDADE Profa. Elizabeth Toledo Novembro/2012 Homem: Ser Social Só existe em relação. Subjetividade e individualidade: se formam a partir de sua convivência social.

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO : PSICOPEDAGOGIA PROJETO A VEZ DO MESTRE A CRIANÇA COM DISLEXIA

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO : PSICOPEDAGOGIA PROJETO A VEZ DO MESTRE A CRIANÇA COM DISLEXIA UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO : PSICOPEDAGOGIA PROJETO A VEZ DO MESTRE A CRIANÇA COM DISLEXIA AUTORA: JACQUELINE DA COSTA LOPES BORGES ORIENTADORA : MARY SUE PEREIRA DATA DA

Leia mais

A Liberdade Interior

A Liberdade Interior A Realidade está na sua Consciência No quê Vc. Acredita? Percebendo o Sagrado Porque Vc. Não muda? Saindo do Matrix. A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4

Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Disciplina: Teoria das Organizações AULA 4 Assunto: Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail:

Leia mais

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro

Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro 22/04/2015 Família, escola e educando: somando forças para construir o futuro Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Da disciplina do medo ao medo da disciplina. 1 A consciência no ato de educar Coisas

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

«Talvez esteja a procurar nos galhos aquilo que apenas encontra na raiz.» RUMI

«Talvez esteja a procurar nos galhos aquilo que apenas encontra na raiz.» RUMI «Talvez esteja a procurar nos galhos aquilo que apenas encontra na raiz.» RUMI ÍNDICE Introdução................. 13 Conete-se ao seu oráculo.......... 19 Pergunte ao seu oráculo.......... 25 Os significados

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

Professor ou Professor Pesquisador

Professor ou Professor Pesquisador Professor ou Professor Pesquisador Cláudio Luis Alves do Rego Cúneo 1 Resumo O perfil de professor pesquisador tem sido associado à oportunidade de prática reflexiva daquele professor que busca a pesquisa

Leia mais

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL:

3 FORMAS DE REPROGRAMAÇÃO MENTAL: Em todo emagrecimento de sucesso sempre há um processo de reprogramação mental, mesmo que a pessoa não tenha percebido. Não importa se você deseja emagrecer alguns quilos ou obter mais saúde... você precisa

Leia mais

Os Pilares do Sucesso

Os Pilares do Sucesso Pilares do Sucesso Os Pilares do Sucesso Esse livro digital é o resumo do primeiro capítulo do meu livro. Serão um total de seis capítulos, cada um foi apresentado, testado e concluído em encontros com

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL

TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL TESE DE DOUTORADO MEMÓRIAS DE ANGOLA E VIVÊNCIAS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES ÉTNICA E RACIAL Marciele Nazaré Coelho Orientadora: Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello Por: Adriana Marigo Francisca

Leia mais

Inovações em Gestão de Pessoas com Foco em Diversidade

Inovações em Gestão de Pessoas com Foco em Diversidade Inovações em Gestão de Pessoas com Foco em Diversidade As s de Desenvolvimento do SER HUMANO - Setênios aplicação na Carreira, na Liderança e o impacto Geracional Junho/2017 Auto conhecimento verdadeiro,

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

O PERFIL DO FACILITADOR

O PERFIL DO FACILITADOR O PERFIL DO FACILITADOR Seminário de Capacitação Permanente para Grupos de Apoio Afinal, quem sou? Se sou livre, afinal quem sou? Devo ser mais de uma, pois que dentro de mim gritam correntes em todos

Leia mais

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida

Mudando o Paradigma. A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida A Consciência do III Milênio A Ciência da Vida Mudando o Paradigma A Realidade está na sua Consciência A Consciência em ação é iluminada, somente pelas inspirações vindas de cima, não pelas fabricadas

Leia mais

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE

ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ELABORAÇÃO DA REDE TEMÁTICA II SEMESTRE ESCOLA MUNICIPAL ABRÃO RASSI Coordenação Pedagógica: Glaucia Maria Morais França Avelar EDUCAÇÃO DIALOGICIDADE SITUAÇÕES LIMITES ATOS LIMITES INÉDITO VIÁVEL TRANSFORMAÇÃO

Leia mais

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação

Diário. da Minha Jornada. Um guia para o meu processo de auto educação Diário da Minha Jornada Um guia para o meu processo de auto educação Sobre este Diário Nome: E-mail: Telefone: CONTATO Olá! Muito prazer! Eu estou aqui para te apoiar na criação da SUA JORNADA. - Como

Leia mais

Título I. responsabilidades gerais. Capítulo I. Art. 1 - São deveres fundamentais do Orientador. sua determinação;. seu espaço na escola;

Título I. responsabilidades gerais. Capítulo I. Art. 1 - São deveres fundamentais do Orientador. sua determinação;. seu espaço na escola; O presente Código de Ética estabelece normas de conduta profissional para os Orientadores Educacionais fluminenses (e para os Orientadores Educacionais dos demais estados brasileiros, se assim o desejarem).

Leia mais

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Comunicação e Relacionamento Interpessoal Comunicação e Relacionamento Interpessoal Prof. José Junio Lopes Prof. Roberto César Ferreira Comunicação e Relacionamento Interpessoal A beleza de um trabalho em equipe se dá através de um elemento muito

Leia mais

A Orientação Educacional no novo milênio

A Orientação Educacional no novo milênio 15 1 A Orientação Educacional no novo milênio O presente estudo consiste na descrição e análise da experiência do Curso de Especialização em Orientação Educacional e Supervisão Escolar, realizado na Faculdade

Leia mais

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade

Roteiro para análise do filme Escritores da. Liberdade Roteiro para análise do filme Escritores da Liberdade É importante reforçar que toda a comunidade escolar é responsável e participante no processo educativo e que a ação dos funcionários na escola é, sobretudo,

Leia mais

O Raciocínio Ético e/ou Profissional

O Raciocínio Ético e/ou Profissional O Raciocínio Ético e/ou Profissional Miguel Ricou O raciocínio ético passa pela capacidade de análise de um dilema ético. Uma das maiores dificuldades na promoção de um raciocínio ético adequado passa

Leia mais

Como se define a filosofia?

Como se define a filosofia? Como se define a filosofia? Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores

Leia mais

Discurso Cerimônia de Posse Academia Nacional de Farmácia Nilce Cardoso Barbosa 09 de agosto de 2007

Discurso Cerimônia de Posse Academia Nacional de Farmácia Nilce Cardoso Barbosa 09 de agosto de 2007 1 Discurso Cerimônia de Posse Academia Nacional de Farmácia Nilce Cardoso Barbosa 09 de agosto de 2007 Ilmo. Senhor Acadêmico Caio Romero Cavalcanti Digníssimo Presidente da Academia Nacional de Farmácia,

Leia mais

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado!

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! Você está levando de brinde uma ferramenta muito importante de auto avaliação, que servirá

Leia mais

Como Enfrentar o Câncer

Como Enfrentar o Câncer MAPA: Como Vencer o Câncer com Leveza MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer EPISÓDIO 1-01 DE JUNHO - NO AR Os 3 maiores erros que cometemos após o diagnóstico EPISÓDIO 2 05 DE JUNHO - NO AR 5 ATITUDES Fundamentais

Leia mais

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1

PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS DE LICENCIATURA 1 Cristian Tássio Queiroz 2 Sandra Mara Marasini 3 Resumo: Este artigo vai falar da contribuição do programa

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2

O cibercidadão por Helena Prieto UC de Recursos e materiais para o E-Learning Mestrado em Pedagogia do E-learning. Página2 O cibercidadão é. Página2 Página3 Para mim é um cidadão que utiliza a Net como forma de estar na sociedade, em geral, e da sociedade da informação, em particular. Não utiliza somente a Internet e as Tecnologias

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

Projeto Mediação Escolar e Comunitária

Projeto Mediação Escolar e Comunitária Projeto Mediação Escolar e Comunitária 2º Encontro 2018 Secretaria de Estado da Educação Sistema de Proteção Escolar SPEC 2º Encontro - 2018 Objetivos: 1- Caracterizar conflito e violência 2- Refletir

Leia mais