O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia"

Transcrição

1 O Behaviorismo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

2 BEHAVIORISMO SKINNER Skinner nasceu em 1904, no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em Havard em Psicologia. Morreu em 1990 vítima de leucemia.

3 ESTUDO DO COMPORTAMENTO O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título Psicologia: como os behavioristas a vêem.

4 BEHAVIORISMO A visão de Skinner sobre o sujeito era a mesma visão empirista de Locke - uma tabula rasa que gradualmente seria preenchida com informações do meio. Assim, para Skinner, o sujeito seria produto das forças do meio no qual vive.

5 BEHAVIORISMO A teoria de B.F. Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Uma resposta produz uma consequência, bater em uma bola, solucionar um problema matemático. Quando um padrão particular Estímulo-Resposta (S-R) é reforçado (recompensado), o indivíduo é condicionado a reagir.

6 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Watson, postulando o comportamento como objeto da Psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando - um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

7 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.

8 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Watson buscava a construção de uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e que tivesse a capacidade de prever e controlar.

9 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Apesar de colocar o comportamento como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.

10 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Os psicólogos desta abordagem chegaram aos termos resposta e estímulo para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito..

11 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações.

12 E A QUESTÃO DE APRENDIZAGEM???? A APRENDIZAGEM OCORRE ATRAVÉS DA INFLUÊNCIA DOS ESTÍMULOS DO MEIO. DESSA FORMA, PROPUNHA QUE TODO O COMPORTAMENTO DO HOMEM FOSSE CONDICIONADO. ASSIM, SKINNER APRESENTA DOIS TIPOS DE COMPORTAMENTO: O RESPONDENTE E O OPERANTE.

13 ESTUDO DO COMPORTAMENTO No início dos anos 30, na Universidade de Harvard (Estados Unidos), Skinner começou o estudo do comportamento justamente pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o fundamento para a descrição das interações indivíduo ambiente.

14 A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO O COMPORTAMENTO RESPONDENTE O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de não-voluntário e inclui as respostas que são eliciadas ( produzidas ) por estímulos antecedentes do ambiente. Como exemplo, podemos citar a contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos.

15 RESPONDENTE: ESTARIAM RELACIONADAS AS INTERAÇÕES ESTÍMULO-RESPOSTA (AMBIENTE-SUJEITO), INCONDICIONADAS, OU SEJA, COMPORTAMENTOS OU REAÇÕES PROVOCADAS POR ESTÍMULOS ANTECEDENTES DO AMBIENTE. EXEMPLOS: ARREPIO DE FRIO, LÁGRIMAS PROVOCADAS PELA CEBOLA NA HORA DO PREPARO DE ALIMENTOS, ENTRE OUTROS.

16 ESTUDO DO COMPORTAMENTO O Behaviorismo de Skinner influenciou muitos psicólogos americanos e de vários países onde a Psicologia americana tem grande penetração no Brasil. A base da corrente skinneriana está na formulação do comportamento operante (é modelado a partir de nosso repertorio inato).

17 ESTUDO DO COMPORTAMENTO O desenvolvimento de seu trabalho levou-o a teorizar sobre um outro tipo de relação do indivíduo com seu ambiente, a qual viria a ser nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante. Esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.

18 ESTUDO DO COMPORTAMENTO O COMPORTAMENTO OPERANTE comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto.

19 COMPORTAMENTO OPERANTE inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente Skinner

20 COMPORTAMENTO OPERANTE Experimento feito com ratos de laboratório.

21 COMPORTAMENTO OPERANTE Neste caso de comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. Este comportamento operante pode ser representado da seguinte maneira: R S, em que R é a resposta (pressionar a barra) e S (stimuli) o estímulo reforçador a água.

22 CAIXA DE SKINNER

23 ESTUDO DO COMPORTAMENTO REFORÇAMENTO Chamamos de reforço a toda consequência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

24 PRINCIPAIS TIPOS DE REFORÇOS: POSITIVO: todo estímulo que quando está presente aumente a probabilidade de que se produza uma conduta. NEGATIVO: todo estímulo aversivo que ao ser retirado aumenta a probabilidade de que se produza a conduta. EXTINÇÃO: a qual se apresenta quando um estímulo que previamente reforçava a conduta deixa de atuar. CASTIGO: igual ao da extinção, funciona para reduzir a conduta.

25 A avaliação também tem um papel fundamental: - no início, para que o professor possa estabelecer estratégias para atingir os objetivos; - durante o processo de aprendizagem, para controle e planejamento de novas atividades. - e ao final, para verificar se os resultados desejados foram obtidos.

26 Educacional Moderna se baseia nos pressupostos do behaviorismo, assim como muitos softwares criados nada mais são que atividades fechadas baseadas em reforços positivos.

27 ESTUDO DO COMPORTAMENTO A Análise Experimental do Comportamento pode nos auxiliar a descrever nossos comportamentos em qualquer situação, ajudando-nos a modificá-los.

28 OBRIGADA!

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I Tendências teóricas da psicologia Psicologia da Educação I behaviorismo Significa comportamento Nasceu com John Watson 1913 (previsão e controle) Estudo do comportamento e sua relação que este mantém como

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Behaviorismo Prof. Daniel Abud Seabra Matos Algumas influências antecedentes Filosofia Empirismo todo conhecimento é derivado de uma única fonte: a experiência. Não existem idéias inatas. Psicologia Animal

Leia mais

BURRHUS FREDERIC SKINNER BEHAVIORISMO. Prof. Fracasso

BURRHUS FREDERIC SKINNER BEHAVIORISMO. Prof. Fracasso BURRHUS FREDERIC SKINNER BEHAVIORISMO Prof. Fracasso FONTE: BOCK, A.M.B.; FURTADO, O., TEIXEIRA, M.L.T. PSICOLOGIAS. Uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo : Saraiva, 2002. O TERMO BEHAVIORISMO

Leia mais

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia

Leia mais

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem B.F. Skinner B. F. Skinner (1904-1990) Um dos maiores nomes da Psicologia no século XX (prêmio da APA 8 dias antes da sua morte por Destacada

Leia mais

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Objetivos Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Objetivos Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Foi inaugurado pelo americano John B. Watson em seu artigo de 1913, que apresentava o título: Psicologia como os behavioristas a vêem. Seu mais importante

Leia mais

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Disciplina: Ensino e Aprendizagem Teorias de Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na

Leia mais

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F.

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F. ROTEIRO MÓDULO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Larissa Botelho Gaça Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental/Neuropsicóloga Mestre e doutoranda em Ciências - UNIFESP Condicionamento Clássico Condicionamento Operante

Leia mais

CAPÍTULO 3. O Behaviorismo 1

CAPÍTULO 3. O Behaviorismo 1 CAPÍTULO 3 O Behaviorismo 1 O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título Psicologia: como os behavioristas a vêem. O termo inglês

Leia mais

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Comportamentais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Principais Teóricos John Broadus Watson, Ivan Pavlov, Edward

Leia mais

Análise do Comportamento

Análise do Comportamento Análise do Comportamento princípios básicos aplicados à Saúde Prof. Dr. Ricardo Gorayeb Depto. Neurociências e Ciências do Comportamento FMRPUSP Aspectos Preliminares Origem (Pavlov, Skinner) Características:

Leia mais

Behaviorismo Anterior Próxima

Behaviorismo Anterior Próxima Behaviorismo Anterior Próxima Vamos estudar o behaviorismo?! Convidamos você para as seguintes atividades: 1º) Pense em um momento de sala de aula em que você teve que resolver algum tipo de conflito.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Téoricos Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I Professor(es): Cassia Roberta

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL. Garanhuns - PE 2011 FRANCY LIMA RELATÓRIO

Leia mais

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem e Recompensa Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura resultante da experiência. Adapta comportamentos ao ambiente Behaviorismo: foco no comportamento

Leia mais

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER)

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UAlg APRENDIZAGEM HUMANA 1 Autores relevantes Burrhus

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR: DE QUAL BEHAVIORISMO FALAMOS? Natália Pascon Cognetti* (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá,

Leia mais

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU. Emanuela Andrade de Oliveira. Felipe Cardoso Távora. Francisco José Tavares de Sousa

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU. Emanuela Andrade de Oliveira. Felipe Cardoso Távora. Francisco José Tavares de Sousa FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU Emanuela Andrade de Oliveira Felipe Cardoso Távora Francisco José Tavares de Sousa RELATÓRIO DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Fortaleza 2014 1 FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU Emanuela

Leia mais

2. COMPORTAMENTALISMO

2. COMPORTAMENTALISMO BEHAVIORISMO 1 - INTRODUÇÃO Teve sua origem a partir de um grupo dissidente da Escola de Relações Humanas que recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador, gerava de forma única a eficiência

Leia mais

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO CRÉDITOS 5 Componente Curricular: AEC- Análise Experimental do Comportamento Professor: Willian Wenceslau de Oliveira Período: 3º - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS(h/a) 90H/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

Leia mais

CAPÍTULO 3. O Behaviorismo 1

CAPÍTULO 3. O Behaviorismo 1 CAPÍTULO 3 O Behaviorismo 1 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913, que apresentava o título Psicologia: como os behavioristas

Leia mais

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO / ANALISE DO COMPORTAMENTO / PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANALISE DO COMPORTAMENTO.

PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO / ANALISE DO COMPORTAMENTO / PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANALISE DO COMPORTAMENTO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO ICHI CURSO DE PSICOLOGIA FUNDAMENTOS PSIC COG COMP - AULA 01 (04.03.10) PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL? / CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Palavras-chave: Behaviorismo; Educador; Estudante. Punição; Reforçadores.

Palavras-chave: Behaviorismo; Educador; Estudante. Punição; Reforçadores. UM OLHAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO BEHAVIORISMO À EDUCAÇÃO Silvania Aparecida de Souza Silva 1, Maria Luzia da Silva Santana 2, Marcelo Máximo Purificação 3 Resumo: Sabemos que a educação da criança tem

Leia mais

Burrhus Frederic Skinner ( ) História e Filosofia da Psicologia

Burrhus Frederic Skinner ( ) História e Filosofia da Psicologia Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) História e Filosofia da Psicologia - 2017 B. F. Skinner Norte-americano. Nascido no estado da Pensilvânia; faleceu em Massachusetts, aos 86 anos. Formação: Literatura

Leia mais

Desenvolvimento Histórico Da Análise Experimental Do Comportamento

Desenvolvimento Histórico Da Análise Experimental Do Comportamento Desenvolvimento Histórico Da Análise Experimental Do Comportamento Dr. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 BEHAVIORISMO Escola da Psicologia que surgiu

Leia mais

AULA03 PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX

AULA03 PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX AULA03 PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX Profª Ana Maria de Carvalho Rangel PÁG. 02 É fácil entender que uma vez emancipada da filosofia, a psicologia torna-se alvo de pesquisadores e estudiosos,

Leia mais

Perspectiva Comportamental Externa

Perspectiva Comportamental Externa Watson (1878-1958) Perspectiva Comportamental Externa Valorização do Meio O objecto da Psicologia Estuda o comportamento observável e mensurável Acesso WATSON O Estudo do Comportamento (behaviour) O Método

Leia mais

COLABORADOR(ES): AMANDA SOUSA FRANCISCO, ELOÁ DA SILVA BATISTA, GILCIENE MARCELINO DA SILVA, HELOÍZA LEMES DA SILVA

COLABORADOR(ES): AMANDA SOUSA FRANCISCO, ELOÁ DA SILVA BATISTA, GILCIENE MARCELINO DA SILVA, HELOÍZA LEMES DA SILVA TÍTULO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: APRENDIZAGEM SEM ERRO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE ALVES FARIA AUTOR(ES): LETICIA MENDES DE OLIVEIRA

Leia mais

Pensamento e Comportamento controlado por Regras. Psicologia Comportamental. Definição de Auto regras. Definição de Regras

Pensamento e Comportamento controlado por Regras. Psicologia Comportamental. Definição de Auto regras. Definição de Regras Psicologia Comportamental Pensamento e Comportamento controlado por Regras Sugestão de discussão: Comportamento sob controle de regras na clínica comportamental Luciana Verneque Definição de Regras Comportamento

Leia mais

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio do controle e manipulação das variáveis ambientais.

Leia mais

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Teste Formativo 4 90 minutos 2º Período Docente: Rui

Leia mais

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva Introdução Também conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem

Leia mais

Prof. Dr. Wilson da Silva

Prof. Dr. Wilson da Silva Prof. Dr. Wilson da Silva A aproximação Behaviorista vê o comportamento como uma resposta ao ambiente. Em sentido amplo, o ambiente é composto por antecedentes, que ocorrem antes do comportamento (por

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Motivação -A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento. Uma pessoa motivada significa

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação ENCADEAMENTO, DISCRIMINAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO: UMA CADEIA COMPLEXA DE RESPOSTAS

5º Simposio de Ensino de Graduação ENCADEAMENTO, DISCRIMINAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO: UMA CADEIA COMPLEXA DE RESPOSTAS 5º Simposio de Ensino de Graduação ENCADEAMENTO, DISCRIMINAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO: UMA CADEIA COMPLEXA DE RESPOSTAS Autor(es) LIGIA EHMKE PASSARELLA Orientador(es) Magali Rodrigues Serrano 1. Introdução Este

Leia mais

PROFESSORA TELMA FREIRE

PROFESSORA TELMA FREIRE PROFESSORA TELMA FREIRE 1 TEORIAS DA APRENDIZAGEM INATISMO Endógena (interna) EMPIRISMO Exógena (externa) INTERACIONISMO ENDO + EXO 2 INATISMO Os eventos que ocorrem após o NASCIMENTO não são importantes

Leia mais

MENTALISMO E BEHAVIORISMOS 1 HELIO JOSÉ GUILHARDI INSTITUTO DE TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO CAMPINAS - SP ASSOCIAÇÃO

MENTALISMO E BEHAVIORISMOS 1 HELIO JOSÉ GUILHARDI INSTITUTO DE TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO CAMPINAS - SP ASSOCIAÇÃO 1 MENTALISMO E BEHAVIORISMOS 1 HELIO JOSÉ GUILHARDI INSTITUTO DE TERAPIA POR CONTINGÊNCIAS DE REFORÇAMENTO CAMPINAS - SP ASSOCIAÇÃO No experimento clássico de Pavlov, o experimentador apresentava para

Leia mais

A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem. Profª Bianca Werner Psicologia

A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem. Profª Bianca Werner Psicologia A Psicologia de hoje e a psicologia de ontem Profª Bianca Werner Psicologia Dois Modelos de Homem Dois modelos de homem foram amplamente discutidos por filósofos e psicólogos: Orientação Comportamentalista

Leia mais

BEHAVIORISMO RADICAL NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA. Palavras Chave: Behaviorismo Radical, Skinner, Condicionamento

BEHAVIORISMO RADICAL NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA. Palavras Chave: Behaviorismo Radical, Skinner, Condicionamento 1 BEHAVIORISMO RADICAL NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA Willian Rafael da Silva França 1 wrafael_01@hotmail.com Resumo: As Teorias Behavioristas estão vivas no meio escolar, sendo postas a prova no cotidiano

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA INTRODUÇÃO 2010/01 INTRODUÇÃO 2010/01

FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA INTRODUÇÃO 2010/01 INTRODUÇÃO 2010/01 Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Psicologia INTRODUÇÃO 2010/01 FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA Prof. Augusto

Leia mais

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook-Aula, trazemos questões comentadas alternativa

Leia mais

Trabalho elaborado na disciplina de Literatura contemporânea em Língua Inglesa, do curso de Letras da UNIJUÍ 2

Trabalho elaborado na disciplina de Literatura contemporânea em Língua Inglesa, do curso de Letras da UNIJUÍ 2 ANTES LARANJA PODRE DO QUE MECÂNICA: UMA ANÁLISE DA OBRA DE ANTHONY BURGESS À LUZ DA TEORIA BEHAVIORISTA 1 BETTER ROTTEN THAN MECHANIC: A BEHAVIORIST ANALYSIS OF CLOCKWORK ORANGE BY ANTHONY BURGESS Daniela

Leia mais

Desenvolvimento e da Aprendizagem. Psicologia do. físicas, psíquicas e intelectuais. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões PROFESSORA:

Desenvolvimento e da Aprendizagem. Psicologia do. físicas, psíquicas e intelectuais. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões PROFESSORA: CURSO CURSO: PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL DISCIPLINA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSORA: MS. CELESTINO DIAMAKETO NANIZAYA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Processos

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Unidade II - Behaviorismo

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Unidade II - Behaviorismo PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Unidade II - Behaviorismo 0 ESCOLA BEHAVIORISTA O termo Behaviorismo foi inaugurado por John Broadus Watson (1878-1958) em seu artigo intitulado Psicologia: como os behavioristas

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar Educação e Aprendizagem Tipos de Aprendizagem Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Aprendizagem e o Processamento de Informações

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Rodrigo Diniz Pinto Lívia Freire Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais Habilidades desenvolvidas pelos usuários de Jogos Eletrônicos:

Leia mais

Análise do comportamento. Interacionismo: Busca as causas dos fenômenos a partir das interações.

Análise do comportamento. Interacionismo: Busca as causas dos fenômenos a partir das interações. Análise do comportamento Características da filosofia Behaviorismo radical que dá fundamento à ciência da Análise do comportamento: Monismo: Crença em apenas uma natureza, sendo esta a física. OBS.: Os

Leia mais

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana

Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana Inteligência Artificial Claudia Brandelero Rizzi Algumas concepções sobre a Teoria Piagetiana 1 Construção de conhecimento Epistemologia é uma disciplina da Filosofia que se ocupa em investigar a natureza

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo É possível modificar o indivíduo, condicionando seus comportamentos através de estímulos

Leia mais

História da Psicologia

História da Psicologia História da Psicologia HISTÓRIA DA PSICOLOGIA PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS PSICOLOGIA PSYCHÉ = ALMA LOGOS = RAZÃO ESTUDO DA ALMA ou ESPÍRITO (Parte imaterial do ser humano) Compreende: pensamento, sentimentos

Leia mais

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência.

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência. Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico Profa. Dourtora: Letícia de Faria Santos Texto: Análise funcional aplicada em ambiente clínico Costa

Leia mais

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 04. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 04 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar o período moderno da filosofia que contribuiu como base pré-científica para o desenvolvimento da Psicologia.

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Estímulos Discriminativos. Psicologia Comportamental. Discriminação vem da história. Controle de Estímulos

Estímulos Discriminativos. Psicologia Comportamental. Discriminação vem da história. Controle de Estímulos Psicologia Comportamental MSc. lucianaverneque@gmail.com UnB UNIP IBAC Estímulos Discriminativos Aparência Humor Status Fisiológicos Físicos Históricos Propensão a ação Quadros Carros Músicas Ambiente

Leia mais

Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM

Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM - 2010 Behaviorismo principais fundamentos Início com John Watson (1913) que buscava uma Psicologia sem

Leia mais

IVAN PAVLOV ( ) O homem que estudou o melhor amigo do homem

IVAN PAVLOV ( ) O homem que estudou o melhor amigo do homem IVAN PAVLOV (1849-1936) O homem que estudou o melhor amigo do homem Ivan Pavlov nasceu em Ryazan, na Rússia, em 14 de setembro de 1849. Filho do pároco da aldeia, Pavlov inicialmente estudou Teologia até

Leia mais

Unidade 09. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília

Unidade 09. Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Unidade 09 Prof.ª Fernanda Mendizabal Instituto de Educação Superior de Brasília Apresentar as transformações científicas, sociais e culturais que contribuíram para o desenvolvimento de uma abordagem funcional

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

Material Teórico. Análise do Comportamento. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Gisele L. Fernandes. Revisão Textual: Profa. Ms.

Material Teórico. Análise do Comportamento. Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Gisele L. Fernandes. Revisão Textual: Profa. Ms. Psicologia Material Teórico Análise do Comportamento Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Gisele L. Fernandes Revisão Textual: Profa. Ms. Fátima Furlan Análise do Comportamento Introdução Behaviorismo

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

Princípios da Análise do Comportamento (ABA)

Princípios da Análise do Comportamento (ABA) Princípios da Análise do Comportamento (ABA) A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é comprovadamente eficaz para construir repertórios socialmente relevantes e reduzir comportamentos-problema em indivíduos

Leia mais

Perspetiva da Aprendizagem

Perspetiva da Aprendizagem A Perspetiva da Aprendizagem preocupa-se em descobrir as leis objetivas que influenciam o comportamento observável. Os teóricos defendem que o desenvolvimento resulta da aprendizagem, uma mudança de longa

Leia mais

O eu iniciador. B. F. Skinner

O eu iniciador. B. F. Skinner O eu iniciador B. F. Skinner Processo e produto há lugar para o eu iniciador, originador, criativo? deus não é o criador. Seria o Homem? Vemos o produto, não o processo de como se origina Vemos o mundo

Leia mais

Tópicos em Ensino de Física

Tópicos em Ensino de Física AULA 1 Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia Ementa

Leia mais

CONTINGÊNCIAS ENTRELAÇADAS E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO VERBAL

CONTINGÊNCIAS ENTRELAÇADAS E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO VERBAL 1 CONTINGÊNCIAS ENTRELAÇADAS E O ESTUDO DO COMPORTAMENTO VERBAL Celso Apparecido Athayde Neto Lívia Gabriela Selleti Massabki Marina Tropia Fonseca Carioba Arndt 1 Prof. Dr. João Juliani Prof. Ms. Marcos

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - As principais teorias da aprendizagem; - Os principais autores das teorias da aprendizagem; - As concepções sobre o desenvolvimento

Leia mais

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo quanto ao comportamento aprendido x herdado: Skinner nunca se dedicou a traçar esses limites; achava que esta natureza de informação poderia ajudar muito pouco à AEC, sobretudo porque o comportamento herdado

Leia mais

RECAPITULANDO COMPORTAMENTO OPERANTE COMPORTAMENTO OPERANTE FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA

RECAPITULANDO COMPORTAMENTO OPERANTE COMPORTAMENTO OPERANTE FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Psicologia FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA APRENDIZAGEM PELAS CONSEQÜÊNCIAS:

Leia mais

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA)

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) Copyright,

Leia mais

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO Refere-se a uma abordagem sistemática, que tem como objetivo procurar, e organizar conhecimento sobre o mundo natural. CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO É a atividade

Leia mais

Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental

Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental Seminário em Ciências do Comportamento Profª Drª Elenice Seixas Hanna Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental Felipe de Souza Soares Germano Nathalie Nunes Freire Alves de

Leia mais

OS SENTIMENTOS SEGUNDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

OS SENTIMENTOS SEGUNDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO OS SENTIMENTOS SEGUNDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Alessandra dos Reis de Souza* Annamaria Coelho de Castilho** JUSTIFICATIVA De acordo com a concepção behaviorista radical de Skinner, o homem não é um

Leia mais

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL FAVORITO, J. L.; MORI, L. K. L.; MORAES, C. E. L.; SILVA, L. C.; GENARI, J. P. RESUMO A Análise do Comportamento tem como objeto de estudo o comportamento

Leia mais

Roteiro de Estudo: O LUGAR DO SENTIMENTO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 1 B. F. SKINNER

Roteiro de Estudo: O LUGAR DO SENTIMENTO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 1 B. F. SKINNER 1 Roteiro de Estudo: O LUGAR DO SENTIMENTO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 1 B. F. SKINNER 1. Qual é a mais comum interpretação sobre o behaviorismo radical citada pelo autor? E o que poderia ser responsável

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCHLADPMT02 A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE CONDICIONAMENTO OPERANTE EM LABORATÓRIO Tatiana Késia Araújo de Andrade (1) ; Natanael Antonio dos Santos (3) Centro de Ciências Humanas Letras e Artes /Departamento

Leia mais

Condicionamento operante II

Condicionamento operante II Condicionamento operante II Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Prof. Ana Raquel Karkow Controle aversivo Evitar andar acima da velocidade permitida para não ser multado

Leia mais

BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA

BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA 1 José Paulo Costa Diniz, 2 Joana Áurea Cordeiro Barbosa 1 Universidade Estadual da Paraíba, josepaulo.rc06@gmail.com 2 Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Tipos de Regras. Regras: Regra: 26/10/2010. Aula: Pensamento e Comportamento controlado por Regras e Eventos privados na ciência do comportamento

Tipos de Regras. Regras: Regra: 26/10/2010. Aula: Pensamento e Comportamento controlado por Regras e Eventos privados na ciência do comportamento Tipos de Regras Aula: Pensamento e Comportamento controlado por Regras e Eventos privados na ciência do comportamento Implícitas Explícitas Prof. Dra. Letícia de Faria Santos lefariasantos@gmail.com Definição:

Leia mais

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms Gisele Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Sandra Regina Fonseca Moreira

Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms Gisele Fernandes. Revisão Textual: Profa. Esp. Sandra Regina Fonseca Moreira Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms Gisele Fernandes Revisão Textual: Profa. Esp. Sandra Regina Fonseca Moreira Behaviorismo Nessa unidade, vamos tratar do tema Behaviorismo. O Behaviorismo, que tem

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 1 PSICO = mente LOGOS= estudo, trabalho PSICOLOGIA

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Prova Específica de Psicologia 15 de junho de 2013 Informações e Instruções para

Leia mais

TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS APRESENTAÇÃO: NECESSIDADE DE OUTRAS VERTENTES PSICOLÓGICAS: Contextualização

TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS APRESENTAÇÃO: NECESSIDADE DE OUTRAS VERTENTES PSICOLÓGICAS: Contextualização APRESENTAÇÃO: TEMA DA AULA DE HOJE: TEORIAS HUMANISTAS Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Contextualização PSICOLOGIA NA DÉCADA DE 1950 FORTEMENTE INFLUENCIADA POR DUAS VERTENTES:

Leia mais

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem Licenciatura em Física Metodologia do Ensino de Física II Teorias de Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Teorias de Aprendizagem O que é uma teoria? De um modo geral, é uma interpretação sistemática

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação ANÁLISE DAS INTERAÇÕES EDUCATIVAS PROFESSORA -ALUNOS DE UMA SEXTA SÉRIE, SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM Autor(es) MIRIAN BLAIR MARUCCI Co-Autor(es)

Leia mais