Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt. Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM"

Transcrição

1 Psicologia da Comunicação Aulas do Tema 2 Behaviorismo e Gestalt Profa. Dra. Cleusa Sakamoto FAPCOM

2 Behaviorismo principais fundamentos Início com John Watson (1913) que buscava uma Psicologia sem alma, sem mente, livre da subjetividade, possível de ser controlada, previsível Objeto de estudo behavior (inglês) = comportamento = objeto passível de ser observado, mensurado Importante conquista de status como ciência e separação da Filosofia Hoje, concepção de comportamento não é mais só a ação do sujeito, é visto como interação com o ambiente = unidade básica de descrição deste relacionamento do indivíduo e o mundo Comportamento = resultado de um processo de Condicionamento Principal teórico depois de Watson foi B.K. Skinner ( ) Condicionamento Clássico: um comportamento é produzido/condicionado mediante um estímulo que é apresentado de modo paralelo, p.ex. um som, a um estímulo incondicionado (ex. água gelada, luz, etc.). O comportamento reflexo é condicionado e apresentado em resposta ao som (estímulo condicionado), sem a presença do estimulo incondicionado (p.ex. água gelada). Psicologia do S->R Condicionamento Operante: base do Behaviorismo Radical de Skinner psicologia do R->S

3 Condicionamento Operante Exemplos: balbuciar do bebê, escrever uma carta, chamar o garçom com gesto, tocar um instrumento, etc. Aprendizagem / condicionamento de comportamentos depende da ação e seus efeitos (prêmio, satisfação). Os estímulos ou efeitos são considerados reforçadores e por este motivo são capazes de provocar a ação. Reforço pode ser: positivo (aumenta a probabilidade de produção da resposta) ou negativo (= estímulo aversivo = aumenta a probabilidade de atenuação ou remoção da resposta, ex. choque). Reforços primários: água, alimento, afeto Reforços secundários: (associados com reforços primários) dinheiro, aprovação social, poder Reforçamento Negativo: 2 processos importantes Esquiva e Fuga Esquiva: ocorre como um comportamento reflexo (tapa ouvidos, contrai o corpo) após um estímulo incondicionado (barulho do trovão, visão do chinelo na mão do pai) que é precedido por um estímulo condicionado (relâmpago, bronca do pai). Comportamento ocorre antes do estímulo incondicionado (esquiva). Fuga: comportamento reforçado/condicionado é aquele que termina com o estímulo aversivo, não há dois estímulos aqui, apenas o condicionado. Extinção do comportamento é um processo produzido pelo Reforço negativo. Punição = reforço negativo ou remoção de um reforço positivo (na educação = castigo)

4 Desdobramentos: Processos da discriminação e generalização Discriminação: uma resposta se mantém na presença do estímulo, só muda se mudar o estímulo. Comportamento se extingue se mudar o estímulo. Ex. encontra pela embalagem Generalização: estímulos semelhantes produzem a uma resposta semelhante. Ex. aprendemos contas de matemática e por generalização produzimos o comportamento de dar e receber troco. Mesma linha de produtos: Cinzano, Cortezano, Caldezano. Áreas de aplicação: publicidade (ex.brindes), treinamento de empresas, clínica psicológica (droga-dependência, pânico), assistência a crianças excepcionais (aquisição de hábitos de higiene). Exemplos para disctuir: Estudo de Pavlov e a aprendizagem-reflexa : cão faminto salivava quando ouvia a campainha, depois que inúmeras vezes fora alimentado logo que soava uma campainha. Nós salivamos ao ouvirmos no radio o anúncio daquela gelatina favorita!!! Um drive primário (sede) e a satisfação deste drive (líquido = reforço) são ligados a um estímulo até então neutro (marca de refrigerante) que passa a ser um estimulo condicionado. Se cada vez que a pessoa tiver sede, ela desejar aquela marca de refrigerante (como no exemplo considerado) temos uma necessidade secundária aprendida. Outra técnica da aprendizagem associativa muito usada é aquela em que produtos e marcas aparecem junto a paisagens, esportes, músicas natalinas, por exemplo, que visam associar : a resposta emocional positiva aprendida (secundária) dos estímulos apresentados que compõem o cenário com produtos e marcas que compõem a situação (anúncio).

5 Psicologia da Percepção ou Teoria da Gestalt TEORIA proposta por Wertheimer, Koffka, Köhler, autores que consideram o aprendizado resultante da percepção e compreensão. Memória tem um papel muito importante neste aprendizado. Pesquisas de marketing procuram ver quais características o consumidor mais lembra de determinados produtos. Ex.TOP OF MIND. GESTALT em alemão quer dizer forma, figura ou configuração = como coisas são percebidas como um todo. Teoria que surgiu na Alemanha na primeira metade do século XX (Wertheimer 1912) Princípios:1- Figura-fundo (organização de imagens privilegiando-se um ou outro); 2- Proximidade (estímulos próximos formam conjunto); 3- Fechamento (agrupamento para criar totalidade): 4- Semelhanças (estímulos semelhantes formam conjunto); 5- Simplicidade (Lei da boa forma = agrupamento de elementos para formar uma boa figura); 6- Continuidade (tendência a criar linha reta ou levemente curva dando uma direção); 7- Região comum (agrupamento por pares devido região comum); 8- Conexão (elementos ligados percebidos como unidade). Gestalt participa do Processamento da Informação (processo no qual os estímulos do ambiente são recebidos pelo indivíduo, transformados em informação e armazenados na memória).

6 Observações acerca da Psicologia da Percepção Participam no processamento da informação: o sistema sensório (órgão dos sentidos) e o sistema conceitual (conceitos mentais aprendidos). Percepção pode ser entendida como sensações acrescidas de significados, isto é, por meio dos processos perceptivos as experiências sensoriais são integradas ao que já existe armazenado. PERCEPÇÃO implica interpretar estímulos, isto é, relacionar componentes sensoriais externos com componentes significativos internos. Portanto, contribuem para o processamento da informação, fatores como ATENÇÃO, SELEÇÃO, MEMÓRIA, FADIGA, EMOÇÃO, ETC. Importância da COR na COMUNICAÇÃO. Exemplo: Produtos e marcas são apresentados ao consumidor de modo que causem a indução da percepção de que representam a solução do seu problema de satisfação de necessidade.

7 COR E COMUNICAÇÃO: Segundo KAMMER: AZUL impõe autoridade e respeito (Ex. cigarros light, café suave) AMARELO chama atenção e transmite calor (Ex. café fraco) VERDE é a cor da natureza (Ex. embalagens de shampoo de ervas) VERMELHO é cor quente, atraente (Ex. maior Coca-cola) LARANJA permite uma comunicação rápida, associada a poder MARROM é cor preferida por homens (Ex. café forte) BRANCO é pureza, associada a produtos femininos e de banho/higiene PRETO é sofisticação (Ex. produtos eletrônicos e tecnologia de ponta) PRATA E OURO traduzem riqueza (Ex. produtos premium) Uso da Cor na Publicidade: VERMELHO usado em artigos que indicam energia, vigor, fonte de calor, artigos técnicos e esportivos. VERDE usado em produtos que devem transmitir sensação de frescor, como nos produtos em que as frutas são utilizadas. ROSA (também púrpura clara, vermelho alaranjado) usado em alimentos doces, vinhos e licores, em cosméticos. AZUL artigos de limpeza e medicação, indica frios, lacticínios, leite em geral (combina com BRANCO para embalagem de farinha e açúcar). AMARELO e LARANJA indicado para refrigerantes. MARROM indicado para chocolate, chá e café.

8 COMBINAÇÔES EFICAZES DE CORES: AZUL e BRANCO, AMARELO e LARANJA, LARANJA E PRETO, VERMELHO e BRANCO. COMBINAÇÕES POUCO EFICAZES: AZUL e PRETO, MARROM e VIOLETA porque dão sensação de tristeza e preocupação. E ainda, VERDE e AMARELO que levam a atitude passiva. Sentido conotativo das cores provém em grande parte de influências culturais, p.ex. BRANCO lembra LIMPESA, PUREZA; ROXO lembra LUTO. As classes sociais também parecem determinar algumas relações, p.ex. cores suaves são preferidas pelas classes A e B e as cores fortes pelas classes D e E. ABNT mantém convenções: VERMELHO é a cor do equipamento de incêndio, VERDE é a cor de equipamento de socorro, LARANJA é a cor de perigo em máquinas e BRANCO é usado como indicador de faixa de segurança. FARINA encontrou em suas pesquisas que há uma preferência de VERMELHO e AZUL por homens e mulheres; que AZUL é preferido na proporção de 3X mais que o VERMELHO, que o ROXO é a cor mais detestada e que crianças preferem VERMELHO e outras cores vibrantes, enquanto o AZUL é a cor dos adultos. MARCA EMOCIONAL pressupõe que é a conexão emocional que fará a grande e mais importante diferença. frente a competitividade no mercado. O elemento emocional é que proporciona a uma marca a base e energia para futuras estratégias de negócios estratégias voltadas ao consumidor. (Gobé, 2002, p.31.) Os 10 mandamentos na Criação de Marcas Emocionais (entre o velho conceito de percepção de marca e o novo conceito de construção da Marca Emocional): 1- mudança de ótica de consumidores a pessoas (comprar X viver) 2- de produto à experiência (usar X vivenciar) 3- de honestidade à confiança (confiança é solidez no vínculo das pessoas) 4- de qualidade à preferência (valor da escolha na preferência ênfase no diferencial) 5- de notoriedade à aspiração (desejo) 6- de personalidade à carisma (identidade é singular) 7- da função á sensação (a vivência não é algo mecânico, mas sentido e possui significado) 8- da ubiqüidade à presença marcante (o importante é ser lembrado, mesmo que ausente) 9- da informação ao diálogo (a vida não é um acontecimento intelectual, é troca) 10- de serviço à relacionamento (não obtemos um produto, vivemos as situações)

SLIDES PARA ESTUDO EM PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO FAPCOM Parte 2. Profa. Cleusa Sakamoto

SLIDES PARA ESTUDO EM PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO FAPCOM Parte 2. Profa. Cleusa Sakamoto SLIDES PARA ESTUDO EM PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO FAPCOM Parte 2 Profa. Cleusa Sakamoto APONTAMENTOS SOBRE A AFETIVIDADE A vida afetiva é de importância fundamental na existência humana. Está basicamente

Leia mais

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Teste Formativo 4 90 minutos 2º Período Docente: Rui

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Behaviorismo Prof. Daniel Abud Seabra Matos Algumas influências antecedentes Filosofia Empirismo todo conhecimento é derivado de uma única fonte: a experiência. Não existem idéias inatas. Psicologia Animal

Leia mais

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia O Behaviorismo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia BEHAVIORISMO SKINNER Skinner nasceu em 1904, no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em Havard em Psicologia. Morreu

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Foi inaugurado pelo americano John B. Watson em seu artigo de 1913, que apresentava o título: Psicologia como os behavioristas a vêem. Seu mais importante

Leia mais

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla Larus argentatus Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Leucophaeus atricilla 1 Experiência x Maturação Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Mudança no comportamento de um indivíduo como resultado

Leia mais

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I Tendências teóricas da psicologia Psicologia da Educação I behaviorismo Significa comportamento Nasceu com John Watson 1913 (previsão e controle) Estudo do comportamento e sua relação que este mantém como

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia

Leia mais

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem B.F. Skinner B. F. Skinner (1904-1990) Um dos maiores nomes da Psicologia no século XX (prêmio da APA 8 dias antes da sua morte por Destacada

Leia mais

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL

imagem COMUNICAÇÃO VISUAL imagem COMUNICAÇÃO VISUAL Imagem (do latim imago) é toda e qualquer visualização gerada pelo ser humano, seja em forma de objeto, de obra de arte, de registro foto-mecânico, de construção pictórica (pintura,

Leia mais

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem e Recompensa Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura resultante da experiência. Adapta comportamentos ao ambiente Behaviorismo: foco no comportamento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F.

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F. ROTEIRO MÓDULO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Larissa Botelho Gaça Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental/Neuropsicóloga Mestre e doutoranda em Ciências - UNIFESP Condicionamento Clássico Condicionamento Operante

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PERCEPÇÃO AMBIENTAL

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PERCEPÇÃO AMBIENTAL TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS PERCEPÇÃO AMBIENTAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira O QUE É PERCEBER? CONHECER COMPREENDER INTERPRETAR O QUE É PERCEBER? Temos a SENSAÇÃO do ambiente pelos ESTÍMULOS

Leia mais

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Objetivos Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER)

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UAlg APRENDIZAGEM HUMANA 1 Autores relevantes Burrhus

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt

Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt Aula: Principais escolas da Psicologia: Gestalt GESTALT O movimento gestáltico surgiu no período compreendido entre 1930 e 1940 tem como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kôhler (1887-1967),

Leia mais

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo

SEMIÓTICA DAS CORES. A cor é estímulo (cromoterapia) É elemento de diferenciação Determina um estilo SEMIÓTICA DAS CORES SEMIÓTICA DAS CORES A cor é uma sensação visual, uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. Não tem existência material, trata-se apenas de sensação produzida

Leia mais

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos

TEORIA DAS CORES. Aula 10. TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos TEORIA DAS CORES Aula 10 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento)

Leia mais

Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem. Prof. Tatiana Volpato

Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem. Prof. Tatiana Volpato + Cap. 7, 8 e 9 - Aprendizagem, Memória, Pensamento e Linguagem Prof. Tatiana Volpato + Aprendizagem Aprendizagem: uma mudança relativamente permanente no comportamento de um organismo devda à experiência.

Leia mais

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO CRÉDITOS 5 Componente Curricular: AEC- Análise Experimental do Comportamento Professor: Willian Wenceslau de Oliveira Período: 3º - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS(h/a) 90H/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

Leia mais

Condicionamento reflexo

Condicionamento reflexo Condicionamento reflexo Prof. Ana Raquel Karkow Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Reflexo, estímulo e resposta Estímulo = parte ou mudança em uma parte do AMBIENTE Resposta = mudança no ORGANISMO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

COLORINDO SEUS SONHOS...

COLORINDO SEUS SONHOS... COLORINDO SEUS SONHOS... DICAS PARA PINTURA DE QUARTO DE SEU MAIOR TESOURO: UM FILHO... Escolhendo a cor e a tinta certa para o quarto do bebê Prezar pelo bem-estar da criança é o ponto primordial na hora

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 7 seções 2.3 e 2.4 Percepção do consumidor & Formação e mudança da atitude do consumidor 1 Seção 2.3 PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR 2 PROPAGANDA UCB LOVE PROPAGANDA ACIDENTE

Leia mais

Uso de Cores no Design de Interfaces

Uso de Cores no Design de Interfaces CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Uso de Cores no Design de Interfaces Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Interação Homem-Computador Faculdade de

Leia mais

Teoria da Gestalt. Introdução

Teoria da Gestalt. Introdução Teoria da Gestalt Introdução A teoria foi criada pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX. A teoria da Gestalt,

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/41 Conteúdo

Leia mais

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Objetivos Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

Aprofunde seus conhecimentos

Aprofunde seus conhecimentos Aprofunde seus conhecimentos PSICOLOGIA DAS CORES As cores são responsáveis por ativar sensações no cérebro humano. Cada cor que você escolhe para sua apresentação, pode ajudar ou atrapalhar a sua mensagem

Leia mais

V JOAD. Motivação e Liderança para vencer as barreiras da eficiência e atingir a EFICÁCIA. Jornada de Administração da UNIEVANGELICA

V JOAD. Motivação e Liderança para vencer as barreiras da eficiência e atingir a EFICÁCIA. Jornada de Administração da UNIEVANGELICA V JOAD Jornada de Administração da UNIEVANGELICA Motivação e Liderança para vencer as barreiras da eficiência e atingir a EFICÁCIA ANÁPOLIS Goiás 20 de Agosto 2009 Cecília Whitaker Bergamini CWB FGV/SP

Leia mais

Psicologia e Senso Comum. "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS

Psicologia e Senso Comum. ... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história. EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum "... a Psicologia tem um longo passado, porém uma curta história." EBBINGHAUS Psicologia e Senso Comum O que é Psicologia? Como usamos o termo Psicologia? A Psicologia é recente

Leia mais

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Comportamentais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Principais Teóricos John Broadus Watson, Ivan Pavlov, Edward

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Interface Homem-Computador Aula: O Homem e a Máquina - parte II Professor: M.Sc. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br Interface Homem-Computador Psicologia Cognitiva Psicologia Cognitiva

Leia mais

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR

NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS AULA 7 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NEOCONSUMIDOR TENDÊNCIAS DO NEOCONSUMIDOR SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS NEO NEO TENDÊNCIAS DO NEO Prof. Adm. Paulo Adriano da Silva Carvalho SOLUÇÕES EM NEGÓCIO ELETRÔNICOS 1 2 3 4 5 6 ESTUDO NEO BRASIL 2014 PERFIL : QUEM É O NEO? COMPORTAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Téoricos Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I Professor(es): Cassia Roberta

Leia mais

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Rodrigo Diniz Pinto Lívia Freire Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais Habilidades desenvolvidas pelos usuários de Jogos Eletrônicos:

Leia mais

Teoria das Cores Cor Pigmento

Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Primárias Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Secundárias Cores Terciárias Cores Quentes Cores Neutras Cores Frias 1 Cores Complementares Cores Análogas Análogas do amarelo Análogas do verde Análogas

Leia mais

Henrique Magalhães. Cor

Henrique Magalhães. Cor Henrique Magalhães Cor Origem na luz branca, ou solar. É o reflexo da luz sobre os objetos. A percepção da cor está na junção de três elementos: - a luz, que é a fonte da cor; - a matéria, que reage à

Leia mais

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR

TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR TEORIA E PRÁTICA DA FORMA E COR Aula #05 - Gestalt: Fundamentos e leis Prof.: esp. Diego Piovesan Medeiros diego.piovesan@gmail.com quarta-feira, 1 de setembro de 2010 Teste 1 [...] o importante

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL. Garanhuns - PE 2011 FRANCY LIMA RELATÓRIO

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva Introdução Também conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

Características da cor

Características da cor Características da cor Qualquer cor particular pode ser obtida a partir da combinação de VERMELHO AZUL VERDE (Primárias aditivas) (no caso de transmissão) Isto é, uma fonte de luz vermelha, uma fonte de

Leia mais

Teoria das Cores Cor Pigmento

Teoria das Cores Cor Pigmento Teoria das Cores Cor Pigmento Cores Primárias Cores Secundárias Cores Terciárias Cores Quentes Cores Neutras Cores Frias Cores Complementares Cores Análogas Cores Complementares Cores Análogas Harmonia

Leia mais

A ciência da cognição

A ciência da cognição A ciência da cognição A Psicologia Cognitiva Cognição As pessoas pensam. Psicologia cognitiva Os cientistas pensam a respeito de como as pessoas pensam. Estudantes de psicologia cognitiva As pessoas pensam

Leia mais

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado

SEED FEUSP. Coordenação Prof Nilson J Machado SEED FEUSP Coordenação Prof Nilson J Machado 2 2009-2 sobre gestalt edesign ana lucia g r lupinacci Século XIX XX Fotografia Impressionismo Art Nouveau Litografia Estudos da visão Filosofia (Fenomenologia)

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Unidade III COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade III COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade III COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes A personalidade e sua influência no comportamento dos consumidores O conhecimento sobre a personalidade de seus consumidores é o dos maiores

Leia mais

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro

Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES. Prof Djavan Loureiro Pantone 1375 C TEORIA DAS CORES Prof Djavan Loureiro 1 COR Elemento para transmissão de idéias, conceitos, sensações e emoções. Utilizada em projetos arquitetônicos, design, gráfico, virtual, cenográfico,

Leia mais

A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N

A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N A R T E, C O N C E I T O E D E S I G N B I O G R A F I A Blumenauense, graduada em Design de Produto na FURB - 2007 Pós-graduada em Gestão Empresarial na FGV -2009 A marca que leva o nome da própria designer

Leia mais

Burrhus Frederic Skinner ( ) História e Filosofia da Psicologia

Burrhus Frederic Skinner ( ) História e Filosofia da Psicologia Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) História e Filosofia da Psicologia - 2017 B. F. Skinner Norte-americano. Nascido no estado da Pensilvânia; faleceu em Massachusetts, aos 86 anos. Formação: Literatura

Leia mais

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora

Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO. Suélen Dayane Martins. Professora Teoria das Cores MODULO III DESIGNER GRÁFICO Suélen Dayane Martins Professora Aspectos Históricos Aristóteles entendia a cor como propriedade dos corpos, defendido em sua obra De sensu et sensibili. Para

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo É possível modificar o indivíduo, condicionando seus comportamentos através de estímulos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

Análise do Comportamento

Análise do Comportamento Análise do Comportamento princípios básicos aplicados à Saúde Prof. Dr. Ricardo Gorayeb Depto. Neurociências e Ciências do Comportamento FMRPUSP Aspectos Preliminares Origem (Pavlov, Skinner) Características:

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.7 - Abordagens Teóricas em IHC Psicologia Cognitiva Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/20 Psicologia

Leia mais

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012.

Locke ( ) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Locke (1632-1704) iniciou o movimento chamado de EMPIRISMO INGLÊS. Material adaptado, produzido por Cláudio, da UFRN, 2012. Racionalismo x Empirismo O que diz o Racionalismo (Descartes, Spinoza, Leibiniz)?

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 6 2.1 A influência da personalidade no consumo 2.2 Aprendizagem do consumidor 1 Seção 2.1 A INFLUÊNCIA DA PERSONALIDADE NO CONSUMO 2 Questões Papel da personalidade no

Leia mais

Tópicos em Ensino de Física

Tópicos em Ensino de Física AULA 1 Prof. Dr. Hércules A. Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa Departamento Acadêmico de Matemática Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia Ementa

Leia mais

Cores na Inteface Gráfica

Cores na Inteface Gráfica Cores na Inteface Gráfica Ana Paula Costa Fabiano Gonçalves Maria Cristina Díez Renato Pantel Introdução O uso correto da cor, facilita a formação do modelo mental. O uso adequado da cor pode facilitar

Leia mais

DAVID HUME ( )

DAVID HUME ( ) DAVID HUME (1711-1776) * Filósofo, historiador e ensaísta britânico, nasceu em Edimburgo, na Escócia, e se tornou célebre por seu empirismo radical e seu ceticismo filosófico. *Hume opôs-se particularmente

Leia mais

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar Educação e Aprendizagem Tipos de Aprendizagem Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Aprendizagem e o Processamento de Informações

Leia mais

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza

Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Psicologia aplicada aos Salões de Beleza Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br contato@magdavilasboas.com.br O que é Psicologia? Quando se fala em Psicologia, eu penso em... Psicologia aplicada aos

Leia mais

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata

Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Escola cuja qual considera a organização a base da actividade mental, sendo que a capacidade de organização é, em larga escala, de natureza inata Para os psicólogos da gestalt, o todo é essencial para

Leia mais

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem

Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem Comportamento animal Conceitos básicos Conceitos básicos Comportamento é uma reação exibida pelo indivíduo como resultado de estímulos internos

Leia mais

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação I. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de

Leia mais

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt

Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma. Teoria Geral da Gestalt Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma Fundamentado Cientificamente na Psicologia da Percepção da Forma Teoria Geral da Gestalt Prof. Dr. João Gomes Filho I 2009 BIBLIOGRAFIA mais a do próprio

Leia mais

CONSUMO CONSUMIDOR &

CONSUMO CONSUMIDOR & CONSUMIDOR &CONSUMO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CONDICIONANTES EXTERNOS EXPLICATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Atitudes/Necessidades Perce pção Aprendizagem (memória) Atividades de marketing Cultura

Leia mais

PAIXÃO CALOR VERMELHO RAIVA ATENÇÃO

PAIXÃO CALOR VERMELHO RAIVA ATENÇÃO VERMELHO Desencadeia emoções poderosas positivas e negativas; Cria uma sensação de urgência, e é por isso que é efetivo com as vendas; Incentiva o apetite quando alinhado com o amarelo, portanto é freqüentemente

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Prova Específica de Psicologia 15 de junho de 2013 Informações e Instruções para

Leia mais

MODELO ROSA MAIOR PÁGINA 01 FONE: (62) Produtos Artesanal Sensível a Luz. Pode Sofrer Alterações de Cor.

MODELO ROSA MAIOR PÁGINA 01 FONE: (62) Produtos Artesanal Sensível a Luz. Pode Sofrer Alterações de Cor. CATÁLOGO PÁGINA 01 MODELO COR: BRANCO CODIGO: 3011 CAIXA VEM COM 40 UNIDADES CRIAÇÃO, ARTE E FOTOS: CAMILA MOTTA (62) 9283-8742 PÁGINA 04 COR: AMARELO BEBÊ CODIGO: 3086 COR: AMARELO CLARO CODIGO: 3004

Leia mais

MODELO COPO DE LEITE PÁGINA 01 FONE: (62) Produtos Artesanal Sensível a Luz. Pode Sofrer Alterações de Cor.

MODELO COPO DE LEITE PÁGINA 01 FONE: (62) Produtos Artesanal Sensível a Luz. Pode Sofrer Alterações de Cor. CATÁLOGO PÁGINA 01 MODELO COR: BRANCO CODIGO: 12011 CAIXA VEM COM 40 UNIDADES CRIAÇÃO, ARTE E FOTOS: CAMILA MOTTA (62) 9283-8742 PÁGINA 04 COR: AMARELO BEBÊ CODIGO: 12086 COR: AMARELO CLARO CODIGO: 12004

Leia mais

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. APRENDIZADO, MEMORIZAÇÃO E POSICIONAMENTO (Aula 5)

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. APRENDIZADO, MEMORIZAÇÃO E POSICIONAMENTO (Aula 5) FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho APRENDIZADO, MEMORIZAÇÃO E POSICIONAMENTO (Aula 5) DISCUSSÃO DE VÍDEO http://www.youtube.com/watch?v=mgxblyoxweu PARA PENSARMOS

Leia mais

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS

QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS GESTALT GESTALT A PSICOLOGIA DA GESTALT É UM MOVIMENTO QUE ATUA NA ÁREA DA TEORIA DA FORMA. O DESIGN E AS ARTES UTILIZAM AS LEIS DA GESTALT O TEMPO TODO, MUITAS VEZES ATÉ DE FORMA INCONSCIENTE. ELE AJUDA

Leia mais

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual

Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos Teóricos: Percepção Visual Fundamentos da percepção visual Roteiro Elementos fundamentais Anatomia do olho humano Percepção de cores Harmonia cromática Campo de visão Fenômenos da percepção

Leia mais

Fragrâncias. Masculinas

Fragrâncias. Masculinas Fragrâncias Masculinas Origem dos Perfumes No Egito por volta de 3000 AC com a queima de incensos. Os egípcios se comunicavam com os deuses por meio dos cheiros. Desde então a relação dos homens com os

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook-Aula, trazemos questões comentadas alternativa

Leia mais

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA)

CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre CONDICIONAMENTO CLÁSSICO (PAVLOV) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) APRENDIZAGEM POR OBSERVAÇÃO DE MODELOS (BANDURA) Copyright,

Leia mais

Prof. a Graciela Campos

Prof. a Graciela Campos Blog Design com Poesia [ http://gracicampos.wordpress.com/ ] Facebook GracicamposDesign [www.facebook.com/gracicamposdesign ] Prof. a Graciela Campos Blog Design e Poesia Prof. a Graciela Campos Link aulas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Motivação -A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento. Uma pessoa motivada significa

Leia mais

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953)

Abordagem teórica. osquemaisutilizamosemihcsão. A lei de Hick-Hyman para o tempo de reação de escolha (Hick, 1952; Hyman, 1953) Aula 5 Abordagens Teóricas Psicologia experimental Lei de Hick-Hyman Lei de Fitts Psicologia cognitiva Processador Humano de Informação Princípio de Gestalt Atividades Abordagem teórica As primeiras abordagens

Leia mais

Cognição. A aprendizagem

Cognição. A aprendizagem Cognição A aprendizagem A aprendizagem A aprendizagem consiste numa mudança relativamente estável e duradoura do comportamento e das atitudes do indivíduo adquiridas como resultado da observação prática,

Leia mais