Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)"

Transcrição

1 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

2 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook-Aula, trazemos questões comentadas alternativa por alternativa (incluindo as falsas) de concursos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Este Ebook-Aula é composto por trechos do livro Questões de Provas e Concursos em Psicologia, lançado pela Editora Sanar. Para saber mais sobre o livro, clique no link abaixo. Aproveite! Bons estudos!

3 3 1. (Psicólogo - EXÉRCITO - CFO/QC ) Conforme Skinner, o modo efetivo de remover um operante do repertório de um organismo é através de (a): a) punição. b) extinção. c) esquecimento. d) reforço evitativo. e) Reforço negativo. Alternativa A: INCORRETA. A punição produz o efeito de reduzir a probabilidade de ocorrência futura de um dado comportamento operante. Porém, pode apresentar problemas em remover o comportamento do repertório do indivíduo. Um desses problemas refere-se à perda do valor punitivo da consequência, ou seja, pode ser que após algum tempo ou em uma dada situação o evento punidor perca ser valor. Outra questão relaciona-se ao agente punidor. O comportamento pode ser reduzido na presença do agente, mas não na sua ausência. Assim, a punição não se apresenta como um modo efetivo de remover um operante do repertório. Alternativa B: CORRETA. A extinção envolve a retirada do reforçamento. Assim, após a emissão do comportamento, nenhum evento é apresentado. Dessa forma, não há um evento contingente que atue sobre a resposta, o que faz com que haja a redução gradual da emissão de respostas pelo individuo, até chegar à taxa zero de resposta. Alternativa C: INCORRETA. O esquecimento é um processo muito lento, que resulta na cessação de uma resposta, mas não em função da retirada de um reforçamento. Ele ocorre com a passagem do tempo, quando não há repetição do comportamento nesse período. Apesar de produzir a remoção do operante, torna-se pouco efetivo devido ao tempo necessário para ocorrer e a baixa probabilidade.

4 4 Alternativa D: INCORRETA. Um evento reforçador sempre aumenta a probabilidade de ocorrência futura de um dado comportamento. O termo evitativo refere-se à evitação de eventos aversivos. Alternativa E: INCORRETA. Um evento reforçador sempre aumenta a probabilidade de ocorrência futura de um dado comportamento. O termo negativo refere-se ao valor reforçador de uma reposta pela retirada de um estimulo aversivo. 2. (Psicólogo - Aeronáutica - EAOT ) O processo autoiniciado de aprendizagem que tem como elementos-chave autoconsciência, reflexão e experimentação, e como dimensões o desenvolvimento, a pessoa vista no seu todo e a responsabilidade pessoal denomina-se: a) eficácia. b) autodesenvolvimento. c) autoestima. d) self. Alternativa A: INCORRETA. A eficácia, no processo de aprendizagem, é a capacidade de desempenho do indivíduo em atividades específicas, a mobilização de recursos cognitivos e ações de controle sobre eventos e objetos presentes no ambiente. Alternativa B: CORRETA. O autodesenvolvimento viabiliza a conquista da autonomia enquanto indivíduo, além de possibilitar o pleno uso da liberdade de escolher entre alternativas e de poder fazer uso de opções durante o processo de aprendizagem.

5 5 Alternativa C: INCORRETA. Autoestima é um juízo pessoal de valor que é expresso de maneira externa nas atitudes que o indivíduo tem consigo mesmo. É uma experiência subjetiva de percepção do próprio valor e da avaliação que se faz de si. Alternativa D: INCORRETA. O conceito de self refere-se a um corpo físico, a processos de pensamento e a uma experiência consciente de que o indivíduo é singular e, portanto, é diferente dos outros, o que envolve a representação mental de experiências pessoais. O self também é construído e transformado nos contextos culturais em que o indivíduo atua. 3. (Psicólogo - Aeronáutica - EAOT ) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas sobre Psicologia Escolar. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de letras, de cima para baixo. ( ) Para contribuir para o ajustamento psicológico satisfatório da criança, o psicólogo escolar deve utilizar os métodos e técnicas psicológicas disponíveis, procurando soluções adequadas para os problemas e dificuldades que se apresentam no meio escolar. ( ) O papel desempenhado pelo psicólogo escolar é importante no processo educativo. ( ) As técnicas de observação, a prática de testes psicológicos, do aconselhamento e da orientação psicológica fazem parte da psicologia da educação.

6 6 a) V, V, V. b) V, F, V. c) F, F, V. d) V, V, F. Assertiva 1: VERDADEIRA. A atuação do psicólogo escolar também está associada com o diagnóstico e o atendimento de alunos com os diversos tipos de dificuldades, sejam emocionais, comportamentais ou de aprendizagem. O profissional se serve de instrumentos de investigação como 1. a observação, 2. o diagnóstico, 3. a utilização de técnicas específicas como os jogos e 4. a comunicação, com o objetivo de os alunos compreenderem e buscarem estratégias para lidarem com dificuldades que se apresentam no contexto escolar. Assertiva 2: VERDADEIRA. O campo da Psicologia Escolar tem como característica central a utilização da prática e saber psicológico no contexto escolar, a fim de contribuir para o aprimoramento do processo educativo. Este, enquanto um processo de transmissão cultural e de desenvolvimento do indivíduo, pode ser potencializado pelo psicólogo com a utilização de seus conhecimentos sobre o funcionamento psicológico. Assertiva 3: VERDADEIRA. 1. A avaliação, 2. o diagnóstico e suas técnicas, 3. o atendimento, 4. o encaminhamento de alunos com dificuldades escolares, 5. a orientação de alunos e pais, 6. a orientação profissional, 7. a orientação sexual, 8. a formação e orientação de professores, 9. a elaboração de projetos educativos, 10. a análise e a intervenção institucional, 11. a participação na proposta pedagógica da escola, 12. a realização de pesquisas, todas essas são formas de atuação do psicólogo escolar.

7 7 4. (PSICOLÓGO - Exército - EsFCEx ) A teoria proposta por Cumming e Henry que sustenta que o envelhecimento bem sucedido é caracterizado pelo afastamento mútuo entre o idoso e a sociedade é denominada: a) escolta social. b) continuidade. c) desencargo. d) relacional. e) atividade. Alternativa A: INCORRETA. Ao invés de teoria da escolta social, foi encontrada a teoria da escolha social, que tem Kenneth Arrow como precursor e que, de maneira geral, analisa os processos de decisão coletiva e como esses processos estão relacionados com as opiniões individuais. Sendo assim, possivelmente houve um erro ortográfico. Alternativa B: INCORRETA. Para esta teoria, a velhice é um prolongamento dos períodos anteriores. Os diferentes estágios do ciclo vital têm como característica central um elevado grau de continuidade e a adaptação dos indivíduos à velhice se dá pela personalidade e pelas experiências de vida anteriores. Alternativa C: CORRETA. A teoria do desengajamento ou desencargo, desenvolvida por Cumming e Henry, em 1961, postula que o envelhecimento

8 8 estreita o âmbito social do indivíduo, ou seja, à medida que o sujeito envelhece, ele deixa de desempenhar funções que anteriormente faziam parte da sua vida e se afastam, gradativamente, da sociedade. Alternativa D: INCORRETA. A teoria relacional tem como criador o psicólogo belga Joseph Nuttin. Alternativa E: INCORRETA. A teoria da atividade desenvolveu-se na década de 40 e teve Havighurst como um dos precursores. Na década de 60, este autor desenvolveu o conceito de envelhecimento bem sucedido, em que aborda as condições de vida individual e coletiva dos idosos. 5. (PSICÓLOGO - Exército - EsFCEx ) A frase de Allport: De minha parte ouso dizer que todos os vertebrados infra-humanos do mundo diferem menos um do outro em termos de funcionamento psicológico e em complexidade de organização do que um ser humano do outro (1962, pág. 407) faz referência a que posição? a) Autística. b) Hipotética. c) Idiográfica. d) Nomotética. e) Fenomenológica. Alternativa A: INCORRETA. A posição autística está relacionada com a síndrome do autismo: distúrbio de desenvolvimento complexo, que tem graus variados de severidade e inúmeras etiologias. Tal posição nem o próprio distúrbio são discutidos por Allport84. Alternativa B: INCORRETA. A posição hipotética não está presente na obra de Allport e não se refere a nenhum conceito da Psicologia. O método hipotético é

9 9 o que mais se aproxima e consiste na construção de hipóteses que, ao fim de uma investigação, podem ser confirmadas ou refutadas. Alternativa C: CORRETA. Um tipo fundamental de ciência é a idiográfica que trata de fatos não repetitivos e que impossibilitam a construção de leis ou normas gerais. Na pesquisa idiográfica, os fatos só podem ser compreendidos, especificamente, a partir de contextos particulares. O funcionamento psicológico e a complexidade de organização do homem só podem ser compreendidos em suas particularidades, o que torna os homens seres singulares. Alternativa D: INCORRETA. A ciência nomotética, ao contrário da idiográfica, procura a explicação dos fatos naquilo que é regular, geral, comum ou que tenha um padrão a fim de construir modelos abstratos para antecipar determinados eventos. Alternativa E: INCORRETA. A posição fenomenológica significa caracterizar o homem como finito, que pode construir sentidos sobre as coisas, que está inserido num contexto histórico e social sendo responsável pela própria existência. 6. (PSICÓLOGO - EXÉRCITO - CFO/QC ) No condicionamento clássico, o estímulo que é capaz de desencadear a resposta não-condicionada, após ser combinado várias vezes com um outro não condicionado, é denominado: a) Contingência. b) Estímulo-reflexo. c) Estímulo externo. d) Estímulo-reflexo. e) Estímulo condicionado.

10 10 Alternativa A: INCORRETA. A contingência é a relação que se estabelece entre a resposta do organismo e os eventos ambientais. Alternativa B: INCORRETA. Estímulos reflexos podem ser aqui considerados como a resposta reflexa do organismo, não aprendida e inata. Alternativa C: INCORRETA. O estímulo externo é aquele que irá eliciar a resposta reflexa. Alternativa D: INCORRETA. Estímulos reflexos podem ser aqui considerados como a resposta reflexa do organismo, não aprendida e inata. Alternativa E: CORRETA. Um estímulo neutro passa a ser condicionado após uma série de pareamentos com o estímulo não-condicionado, que elicia a resposta.

11 O que você achou dessas 6 questões comentadas? 11 Todas elas farão parte do livro Questões Comentadas de Provas e Concursos em Psicologia. Caso deseje ter acesso a mais 994 questões comentadas e resumos de todos os assuntos, basta clicar no link abaixo e garantir seu exemplar! Aproveito para sugerir outro livro para concursos em Psicologia: (Link) Muito obrigado e até a próxima!

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Behaviorismo, o controle comportamental nas organizações Objetivos Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência.

Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico. Contingência. Aula: Análise funcional aplicada em ambiente clínico e Contingências de Reforçamento em ambiente clínico Profa. Dourtora: Letícia de Faria Santos Texto: Análise funcional aplicada em ambiente clínico Costa

Leia mais

Análise do Comportamento

Análise do Comportamento Análise do Comportamento princípios básicos aplicados à Saúde Prof. Dr. Ricardo Gorayeb Depto. Neurociências e Ciências do Comportamento FMRPUSP Aspectos Preliminares Origem (Pavlov, Skinner) Características:

Leia mais

Condicionamento operante II

Condicionamento operante II Condicionamento operante II Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Prof. Ana Raquel Karkow Controle aversivo Evitar andar acima da velocidade permitida para não ser multado

Leia mais

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos

Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Ciência do Comportamento e Aprendizado Através de Jogos Eletrônicos Rodrigo Diniz Pinto Lívia Freire Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais Habilidades desenvolvidas pelos usuários de Jogos Eletrônicos:

Leia mais

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO

CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS 15H/a CONTEÚDO PREVISTO CRÉDITOS 5 Componente Curricular: AEC- Análise Experimental do Comportamento Professor: Willian Wenceslau de Oliveira Período: 3º - Ano: 2015.1 TOTAL DE AULAS(h/a) 90H/a CARGA HORÁRIA ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

Leia mais

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Behaviorismo. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Behaviorismo Prof. Daniel Abud Seabra Matos Algumas influências antecedentes Filosofia Empirismo todo conhecimento é derivado de uma única fonte: a experiência. Não existem idéias inatas. Psicologia Animal

Leia mais

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow

Aprendizagem e Recompensa. Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem e Recompensa Prof. Dr. Ana Raquel Karkow Aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura resultante da experiência. Adapta comportamentos ao ambiente Behaviorismo: foco no comportamento

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS

CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS Coordenação: Prof. Dr. Daniel Carvalho de Matos Objetivos: - Prover capacitação inicial nos princípios teórico-conceituais e metodológicos da Análise

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE BACHAREL EM PSICOLOGIA FORMAÇÃO PSICÓLOGO RELATÓRIO DO CONDICIONAMENTO OPERANTE REALIZADO COM O SOFTWARE: SNIFFY, O RATO VIRTUAL. Garanhuns - PE 2011 FRANCY LIMA RELATÓRIO

Leia mais

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica)

Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) 1 Aula Gratuita (com questões para a Aeronáutica) Olá Enfermeiros(as) Concurseiros(as)! 2 É com imenso prazer que disponibilizamos esse Ebook-Aula voltado para quem deseja passar nos melhores concursos

Leia mais

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia O Behaviorismo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia BEHAVIORISMO SKINNER Skinner nasceu em 1904, no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em Havard em Psicologia. Morreu

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como

Grupo I. 1. A aprendizagem pode ser definida de um modo geral e consensual pelos psicólogos como AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/Secundária de S. Sebastião, Mértola Ano Lectivo 2011/2012 Disciplina de Psicologia B 12º Ano Turma A Teste Formativo 4 90 minutos 2º Período Docente: Rui

Leia mais

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura O termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia

Leia mais

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações

Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Objetivos Behaviorismo o controle comportamental nas organizações Apontar a importância da definição precisa do comportamento Apresentar os conceitos básicos da Escola Behaviorista Descrever o condicionamento

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/1 Controlo Motor e Aprendizagem Aula teórica 9/2 Objectivos Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem. Identificar

Leia mais

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F.

31/05/2015. Utilizam conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento. Filosofia Behaviorista Radical de B. F. ROTEIRO MÓDULO ANÁLISE DO COMPORTAMENTO Larissa Botelho Gaça Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental/Neuropsicóloga Mestre e doutoranda em Ciências - UNIFESP Condicionamento Clássico Condicionamento Operante

Leia mais

Aula Gratuita.

Aula Gratuita. 1 Aula Gratuita 2 Olá, concurseiros(as)! Bem vindo(a) ao melhor Curso de Psicologia para Concursos do Brasil! Neste Ebook- Aula, preparamos algo inovador. Abordamos o assunto Psicologia Comunitária com

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA GERAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PSICOLOGIA CLÍNICA NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO RELAÇÕES AMOROSAS Gislaine Naiara da Silva Daniela Cristina Oliveira

Leia mais

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I

Tendências teóricas da psicologia. Psicologia da Educação I Tendências teóricas da psicologia Psicologia da Educação I behaviorismo Significa comportamento Nasceu com John Watson 1913 (previsão e controle) Estudo do comportamento e sua relação que este mantém como

Leia mais

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem

Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem Behaviorismo Radical e Educação: o Skinner que poucos conhecem B.F. Skinner B. F. Skinner (1904-1990) Um dos maiores nomes da Psicologia no século XX (prêmio da APA 8 dias antes da sua morte por Destacada

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso: Psicologia Núcleo Temático: Fundamentos Téoricos Disciplina: Análise Experimental do Comportamento I Professor(es): Cassia Roberta

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2013/2014 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla

25/03/2013. Larus argentatus. Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour Leucophaeus atricilla Larus argentatus Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Leucophaeus atricilla 1 Experiência x Maturação Fonte: Ridley, M. Animal Behaviour. 1995. Mudança no comportamento de um indivíduo como resultado

Leia mais

As ideias são inatas?

As ideias são inatas? Controlo e Aprendizagem Aula teórica 5/1 Objectivos?Identificar os fundamentos e principais predições das teorias clássicas de aprendizagem.?identificar as diferenças entre behaviorismo e cognitivismo.?conhecer

Leia mais

EXERCÍCIO EXTRA. Tipo de evento? Processo Comportamental. Consequencia? Adicionada Retirada?

EXERCÍCIO EXTRA. Tipo de evento? Processo Comportamental. Consequencia? Adicionada Retirada? EXERCÍCIO EXTRA A tabela abaixo sumariza os processos comportamentais, focalizando o efeito na freqüência das respostas, na conseqüência produzida e no tipo de evento produzido. Freqüência da Consequencia?

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E PSICOLOGIA EDUCACIONAL E ESCOLAR: DE QUAL BEHAVIORISMO FALAMOS? Natália Pascon Cognetti* (Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá,

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER)

CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) CONDICIONAMENTO OPERANTE (SKINNER) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM Educação Social, 1º Ano, 1º Semestre Copyright, 2015 José Farinha, ESEC-UAlg APRENDIZAGEM HUMANA 1 Autores relevantes Burrhus

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2019/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo

Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social. Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo e Teoria da Aprendizagem Social Psicologia da Educação II UAB Profa. Simone Paludo Comportamentalismo É possível modificar o indivíduo, condicionando seus comportamentos através de estímulos

Leia mais

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Conceitos Básicos utilizados. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Conceitos Básicos utilizados na Terapia ABA Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva 1 Tentem responder... Por que nos comportamos? Por que vemos todos os dias

Leia mais

Aspectos introdutórios. rios

Aspectos introdutórios. rios Aspectos introdutórios rios Aspectos teóricos Copyright, 2005 José Farinha Aspectos gerais Os psicólogos sociais constroem e testam teorias acerca do comportamento social; Teoria psicossociológica o É

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS EDITAL EDUCAÇÃO FÍSICA 01) Revendo as várias concepções que nortearam a Educação Física no Brasil, assinale a alternativa que IDENTIFICA a concepção competitivista. A( ) A ludicidade, a cooperação, o desporto,

Leia mais

PSICOLOGIA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PSICOLOGIA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONCURSO DE ADMISSÃO 2011 ao CFO/QC - 2012 PAG -16 QUESTÃO ÚNICA 41. Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

Leia mais

Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental

Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental Seminário em Ciências do Comportamento Profª Drª Elenice Seixas Hanna Subsídios conceituais para compreender a variabilidade comportamental Felipe de Souza Soares Germano Nathalie Nunes Freire Alves de

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO ASPECTOS EDUCACIONAIS NO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Discute questões fundamentais referentes ao papel da educação numa sociedade que envelhece, considerando

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar

PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE. Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar PSICOLOGIA REVISÃO DO SEMESTRE Profª Tassiany Maressa Santos Aguiar 1º Semestre de 2016 OBJETIVO PRINCIPAL: Construção de conhecimentos sobre o COMPORTAMENTO HUMANO; Discernimento nas RELAÇÕES HUMANAS;

Leia mais

O eu iniciador. B. F. Skinner

O eu iniciador. B. F. Skinner O eu iniciador B. F. Skinner Processo e produto há lugar para o eu iniciador, originador, criativo? deus não é o criador. Seria o Homem? Vemos o produto, não o processo de como se origina Vemos o mundo

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2014/2015 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL

ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL ESTUDO DA DEPRESSÃO EM UMA VISÃO ANALÍTICO- COMPORTAMENTAL FAVORITO, J. L.; MORI, L. K. L.; MORAES, C. E. L.; SILVA, L. C.; GENARI, J. P. RESUMO A Análise do Comportamento tem como objeto de estudo o comportamento

Leia mais

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana

Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Profa. Dra. Adriana Cristina Ferreira Caldana Foi inaugurado pelo americano John B. Watson em seu artigo de 1913, que apresentava o título: Psicologia como os behavioristas a vêem. Seu mais importante

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina PSICOLOGIA B /12º ANO Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da Disciplina UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA TEMA 1: ANTES DE MIM As bases biológicas e culturais do comportamento. A

Leia mais

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO

APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS O comportamento resulta de um processo de APRENDIZAGEM. Todo comportamento pode ser condicionado, por meio do controle e manipulação das variáveis ambientais.

Leia mais

Cuidado e desmedicalização na atenção básica

Cuidado e desmedicalização na atenção básica Rio de Janeiro, agosto de 2012 Cuidado e desmedicalização na atenção básica Laura Camargo Macruz Feuerwerker Profa. Associada FSP-USP Medicalização e a disputa pela vida Movimento de compreender todos

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

II SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA Universidade Estadual de Maringá 28 a 30 de Novembro de 2012

II SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA Universidade Estadual de Maringá 28 a 30 de Novembro de 2012 ESTUDO DOS EFEITOS DE TREINO DE COMPORTAMENTO ASSERTIVO SOBRE A QUALIDADE DA AUTOESTIMA Karen Priscila Pietrowski (Departamento de Psicologia,, Programa de Iniciação Científica); Aline Santti Valentim;

Leia mais

CAÇA AO TESOURO BEHAVIORISTA

CAÇA AO TESOURO BEHAVIORISTA CAÇA AO TESOURO BEHAVIORISTA Etapa 1: Reforçamento Positivo 1. Comportamento Operante é aquele que opera no ambiente, gerando consequências e é. 2. O que é reforço enquanto substantivo? 3. Aumentar o responder

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA

PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS CANDIDATOS AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS DISCIPLINA DE PSICOLOGIA 16 de Junho de 2016 Tempo de realização da prova: 1h00 Nome completo: Nº

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EMENTA PSICOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE NA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL DISCIPLINA: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental CARGA-HORÁRIA: 40 horas EMENTA: Surgimento da Terapia Cognitivo-Comportamental

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 7 páginas. A cotação de cada pergunta encontra-se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECER RECURSOS PROVA 3 Educação Especial - AEE (SAEDE) 11) Com base nas

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual PARECERES DOS RECURSOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 14) No documento - Progestão : como

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

O Perfil do Psicólogo na Administração Local

O Perfil do Psicólogo na Administração Local CATEGORIA AUTORIA JANEIRO 15 Perfis do Psicólogo Gabinete de Estudos Técnicos O Perfil do Psicólogo na Administração Local Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O Perfil do Psicólogo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Motivação -A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento. Uma pessoa motivada significa

Leia mais

INSTITUTO BRASILIENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

INSTITUTO BRASILIENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO INSTITUTO BRASILIENSE DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CRONOGRAMA DE AULAS DO CURSO DE FORMAÇÃO EM ACC* MÓDULO 1 (Currículo 2019) Quarta-feira 1º SEMESTRE DE 2019** * Aulas realizadas às quartas das 19h às

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO: SNIFFY, O RATO VIRTUAL: EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA

PROJETO DE EXTENSÃO: SNIFFY, O RATO VIRTUAL: EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA Francy L. C. Lima (Desenvolvimento) Pedro N. L. Terceiro (Colaboração) METODOLOGIA Desenvolvido na Universidade de Pernambuco campus Garanhuns. Estudamos os principais conceitos da Psicologia Experimental;

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SAÚDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

RECAPITULANDO COMPORTAMENTO OPERANTE COMPORTAMENTO OPERANTE FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA

RECAPITULANDO COMPORTAMENTO OPERANTE COMPORTAMENTO OPERANTE FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI Curso de Psicologia FUNDAMENTOS DE PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA APRENDIZAGEM PELAS CONSEQÜÊNCIAS:

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS E EMENTAS ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOECONÔMICA DO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Analisa as formas de gestão da velhice por parte da família, da sociedade civil e do Estado, verificando o modo

Leia mais

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem

Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem QUESTÃO 1 Preparação para Concursos 2017 Simulado 100 Questões: Avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem é uma situação complexa. Para se preparar uma avaliação, é necessário que o professor

Leia mais

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em

Fundamentos de. Psicologia. Psicologias Comportamentais. Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em Fundamentos de Psicologia Psicologias Comportamentais Prof. Jefferson Baptista Macedo Todas as aulas estão disponíveis em http://reeduc.com.br Principais Teóricos John Broadus Watson, Ivan Pavlov, Edward

Leia mais

Publico alvo: Crianças e adolescentes em escolas.

Publico alvo: Crianças e adolescentes em escolas. Objetivo: Este trabalho tem como finalidade esclarecer algumas dúvidas referentes ao Reforçamento positivo e formar opiniões, assim dando dicas de como ser usado o Reforçamento Positivo. Publico alvo:

Leia mais

Inclusão escolar. Educação para todos

Inclusão escolar. Educação para todos Inclusão escolar Educação para todos Aprender com as diferenças O movimento das escolas para promover uma educação inclusiva O tema é tão complexo quanto polêmico, mas já é possível contabilizar avanços

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ANO LETIVO 2013/2014 Regime Especial de Acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 Anos Prova Específica de Psicologia 15 de junho de 2013 Informações e Instruções para

Leia mais

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade;

2 - Encaminhar e apoiar em terapia da fala ou psicoterapia, em caso de necessidade; Construir para aprender 1.º ano, 2.º ano, Sucesso deficitário no 1º e 2º ano de escolaridade (24%). Elevado número de alunos com: - imaturidade (dificuldade no controlo de impulsos, na atenção/concentração,

Leia mais

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 2º Semestre /2 NOTURNO AULA SEMI PRESENCIAL E.A.D.

FACULDADE DE QUATRO MARCOS FQM 2º Semestre /2 NOTURNO AULA SEMI PRESENCIAL E.A.D. 2º Semestre - 2017/2 NOTURNO HORÁRIO TERÇA- DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDA- MÉTODOLOGIA CIÊNTIFICA QUARTA- PSIC. CIÊNCIAS E PROFISSÃO QUINTA- SEXTA- SÁBADO NEUROCIENCIAS DO BASES BIOLÓGICAS DO Prof. Me. Emerson

Leia mais

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015.

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015. Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Podemos entender as di culdades de aprendizagem como um sintoma, e se compararmos a uma febre isso ca mais

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE AIMORÉS Regulamenta o funcionamento do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico no âmbito da Faculdade Presidente

Leia mais

Teorias de Aprendizagem

Teorias de Aprendizagem Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Disciplina: Ensino e Aprendizagem Teorias de Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Perspetiva da Aprendizagem

Perspetiva da Aprendizagem A Perspetiva da Aprendizagem preocupa-se em descobrir as leis objetivas que influenciam o comportamento observável. Os teóricos defendem que o desenvolvimento resulta da aprendizagem, uma mudança de longa

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. Os conceitos científicos são formais, organizados, sistematizados, testados pelos meios

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

DISCIPLINA: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO EXERCÍCIOS PARA DEPENDÊNCIA DE ESTUDOS DISCIPLINARES

DISCIPLINA: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO EXERCÍCIOS PARA DEPENDÊNCIA DE ESTUDOS DISCIPLINARES DISCIPLINA: PSICOLOGIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO EXERCÍCIOS PARA DEPENDÊNCIA DE ESTUDOS DISCIPLINARES Caro Aluno, Responda as questões abaixo, em seguida justificar sua escolha, explicando por quê a alternativa

Leia mais

ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Disciplina ERG 0233 Enfermagem em Gerontologia ENVELHECIMENTO HUMANO: AÇÕES DE PROMOÇÃO À SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS Profª Drª Luciana

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2018 BIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA GENÉTICA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS

CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO MOTIVACIONAL 1 Manuel Muacho 1 RESUMO Compreender os motivos do comportamento humano tem sido objeto de muitas teorias. O advento da psicologia

Leia mais

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo

quanto ao comportamento aprendido x herdado quanto às teorias de aprendizagem quanto ao determinismo quanto ao comportamento aprendido x herdado: Skinner nunca se dedicou a traçar esses limites; achava que esta natureza de informação poderia ajudar muito pouco à AEC, sobretudo porque o comportamento herdado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular PSICOLOGIA GERAL Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Psicologia 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular PSICOLOGIA

Leia mais

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3

1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 Parte 1 Comportamento Organizacional, 1 1 Introdução ao Comportamento Organizacional, 3 1.1 Comportamento organizacional definição e principais temas, 4 1.2 Enfoque interdisciplinar, 7 1.3 Comportamento

Leia mais

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva

Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER. Prof. Cibelle Celestino Silva Instituto de Física de São Carlos USP Psicologia da Educação O COMPORTAMENTALISMO DE PAVLOV E SKINNER Prof. Cibelle Celestino Silva Introdução Também conhecidas como teorias conexionistas, pois supõem

Leia mais

A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS

A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS A APRENDIZAGEM E SEUS DETERMINANTES BIOLÓGICOS, PSÍQUICOS E SOCIAIS Thammis Leal Santana dos Santos 03 de Abril de 2016 Resumo: O presente trabalho busca evidenciar os determinantes biológicos, psíquicos

Leia mais

5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBCBACCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 5º ANO. Caderno do professor

5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA <AADDAAADDAAADDAABCCBBACCBBCBACCADBABACAD> Avaliação Diagnóstica. Guia de correção 5º ANO. Caderno do professor 5º Ano EF LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Avaliação Diagnóstica 5º ANO ensino fundamental Escola: Professor: Guia de correção Caderno do professor Turma: 201255041

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais