PROFESSORA TELMA FREIRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROFESSORA TELMA FREIRE"

Transcrição

1 PROFESSORA TELMA FREIRE 1

2 TEORIAS DA APRENDIZAGEM INATISMO Endógena (interna) EMPIRISMO Exógena (externa) INTERACIONISMO ENDO + EXO 2

3 INATISMO Os eventos que ocorrem após o NASCIMENTO não são importantes O papel do ambiente é tentar interferir o mínimo As condições de aprendizagem são prédeterminadas; O estudante carrega uma herança genética O sucesso, o fracasso, dependem do dom OS CARAS: Platão, Descartes

4 EMPIRISMO COMPORTAMENTALISMO AMBIENTALISMO Apoia-se no BEHAVIORISMO. Aprendizagem condicionada. O papel do ambiente é o que conta. O ambiente é que age. O conhecimento vem apenas ou principalmente da experiência. As experiências vem dos sentidos, portanto sensoriais. As situações de ensino devem ser bem planejadas. OS CARAS: John Locke, Aristóteles, Tomás de Aquino, Skinner, Watson, Pavlov.

5 INTERACIONISMO Organismo e ambiente exercem ação recíproca; Um influencia o outro O desenvolvimento se dá numa rede de relações Fundado no pragmatismo OS CARAS: Paulo Freire, Vygotsky, Constance Kamii, Yves de la Taille, Henri Wallon, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky *Doutrina filosófica que adota como critério da verdade a útilidade prática, identificando o verdadeiro como útil; senso prático.

6 Piaget X Vygotsky

7 PIAGET TEORIA COGNITIVA

8 PIAGET E A MORAL

9 ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL/IMINENTE

10

11 QUESTÕES

12 BASES PSICOLÓGICAS CESPE 1) Comportamentos objetivamente observáveis e condicionantes operantes são características do behaviorismo ( C ) (E ) 2) Para Piaget, a aprendizagem de ser significativa, por meio de organizadores prévios para o desenvolvimento de conceitos subsunsores. ( C ) (E )

13 BASES PSICOLÓGICAS 3) A autenticidade é uma característica importante na teoria de Carl Rogers, sendo que o professor deve exercer o papel de facilitador do processo de aprendizagem. ( C ) (E ) 4) A utilização de reforços positivos para aumentar a frequência de um comportamento desejado é uma característica do behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante. ( C ) (E )

14 BASES PSICOLÓGICAS 5) A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. ( C ) (E ) 6) No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento abstrato, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo. ( C ) (E )

15 BASES PSICOLÓGICAS 7)Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de esforços positivos para facilitar a aprendizagem. ( C ) (E ) 8) No estágio pré-operatório de teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas. ( C ) (E )

16 BASES PSICOLÓGICAS 7)Skinner é o principal representante do behaviorismo, que afirma a importância do uso de esforços positivos para facilitar a aprendizagem. ( C ) (E ) 8) No estágio pré-operatório de teoria genética de Piaget, a criança começa a construir conceitos por meio de estruturas lógicas. ( C ) (E )

17 BASES PSICOLÓGICAS 9)Pra Vigotski, o processo de aprender gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores. ( C ) (E ) 10)A aprendizagem significativa é o elemento essencial ao processo educacional na teoria Wallon. ( C ) (E )

18 METODOLOGIA DE PROJETOS 18

19

20 A PEDAGOGIA DE PROJETOS Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas, é a principal proposta do educador espanhol Fernando Hernández. Ele se baseia nas ideias de John Dewey ( ), filósofo e pedagogo norte-americano que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática.

21

22 O trabalho por Projetos pode ser dividido em etapas: Problematização: os alunos irão expressar suas ideias e conhecimentos sobre o problema em questão Desenvolvimento: momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização / Os alunos e o professor definem juntos essas estratégias Aplicação :dá ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência. Avaliação: Avaliamos para investigar o desenvolvimento dos alunos /Para decidir como podemos ajudá-los a avançar na construção de conhecimentos / para verificar em que medida o processo está coerente com as finalidades e os resultados obtidos.

23

24 QUESTÕES

25 PEDAGOGIA DE PROJETOS 1)De acordo com os técnicos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção do conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua fundação.( C ) (E )

26 PEDAGOGIA DE PROJETOS 2)A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela. ( C ) (E )

27 PEDAGOGIA DE PROJETOS 3)Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar. ( C ) (E ) 4)A metodologia de projetos pressupõe o trabalho com currículo integrado, permitindo a abordagem de conteúdos que são objetos de atenção em várias áreas de conhecimento, levando o aluno a pensar interdisciplinarmente, criando novos hábitos intelectuais. ( C ) (E )

28 PEDAGOGIA DE PROJETOS 5)Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano. ( C ) (E ) 6)Na metodologia de projetos, as disciplinas curriculares tornam-se fins da construção do conhecimento. ( C ) (E )

29 PEDAGOGIA DE PROJETOS 7)A interdisciplinaridade é uma possibilidade de superação da fragmentação e da compartimentalização do saber. ( C ) (E ) 8)A interdisciplinaridade requer a superação das especificidades das diferentes áreas de conhecimento. ( C ) (E )

30 PEDAGOGIA DE PROJETOS 9)A metodologia de projetos permite o diálogo de diferentes formas de saber, pois inter-relaciona conceitos e métodos. ( C ) (E ) 10)O diálogo do senso comum com o conhecimento científico é uma das características da metodologia de projetos. ( C ) (E )

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO

APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS MESTRADO ACADEMICO EM EDUCACAO E CIENCIAS NA AMAZONIA APRENDIZAGEM CONHECENDO SEU PROCESSO PARA COMPREENDER O SEU DESENVOLVIMENTO MESTRANDA LIDIANE MEDEIROS APRENDIZAGEM

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 2/2/2009 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM AULA 1 (aulas 1 e 2 da apostila) NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: Cristina Vasques Cristina Vasques Rosana Tavares Vergiane Crepaldi colaborações

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Parte 6. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 6 Professora: Nathália Bastos ROGERS. O professor orienta e facilita a aprendizagem. O aluno é dotado de liberdade e poder de escolha. Conhecimento de si

Leia mais

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA

Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepções do Desenvolvimento INATISTA AMBIENTALISTA INTERACIONISTA Concepção Inatista Eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento. As capacidades, a personalidade,

Leia mais

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

2. (CESPE/DEPEN) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem. Conhecimentos Pedagógicos Otávio Calile 1. (CESPE/UFBA) Marque V ou F para as seguintes questões: a) A organização formal da educação escolar, no Brasil, é composta de dois níveis: educação básica e superior,

Leia mais

08/10/11. Disciplina: Metodologia da Pesquisa

08/10/11. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Curso de Pós-Graduação Lato Sensu TeleVirtual em Direito Tributário Turma 7 (Ingressantes em mar/10) Avaliação Especial Avaliação Extemporânea (somente para alunos autorizados*) 08/10/11 *Importante! O

Leia mais

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.

as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. 1- A Teoria da aprendizagem social de Bandura deriva dos trabalhos behavioristas, mas se distingue deles ao revelar o mecanismo de aprendizagem vicariante ou por imitação. Bandura colocou em dúvida a hipótese

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação

PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PROFESSORA Drª REGINA CELIA ADAMUZ Psicóloga, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 1 PSICO = mente LOGOS= estudo, trabalho PSICOLOGIA

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: Pedagogia Ano: Período: 1º Disciplina: Psicologia Geral Aulas Teóricas: Aulas Práticas: Carga Horária: 60h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA Situar a Psicologia no contexto histórico,

Leia mais

Recurso: Solicita-se a alteração do gabarito para CERTO. Na obra de Ilma Passos Alencastro Veiga, autora que é tida como referência máxima

Recurso: Solicita-se a alteração do gabarito para CERTO. Na obra de Ilma Passos Alencastro Veiga, autora que é tida como referência máxima FUNDAMENTAÇÃO DE RECURSO PROFESSORES RODRIGO RODRIGUES E TELMA FREIRES CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Enunciado Questão 65 Devido ao fato de a escola ser uma instituição social, são os

Leia mais

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola:

Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza. O uso das tecnologias no contexto da escola: Curso Gestão Escolar e Tecnologias PUC/SP Microsoft Brasil Centro Paula Souza O uso das tecnologias no contexto da escola: refletindo sobre algumas implicações Maria Elisabette Brisola Brito Prado Modalidade

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos

Currículos e Programas. Profª. Luciana Eliza dos Santos Currículos e Programas Profª. Luciana Eliza dos Santos Retomando aspectos da aula anterior: O processo de aprendizagem é resultado de um processo de desenvolvimento, em grande parte, interno à pessoa...

Leia mais

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget.

ARTIGO. As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. ARTIGO 13 As concepções de desenvolvimento e aprendizagem na teoria psicogenética de Jean Piaget. Ana Lúcia Jankovic Barduchi Mestre em Psicologia pela USP, Doutoranda em Educação pela Unicamp. Professora

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO COM AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO: ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Rosemeire Chagas Matias de Oliveira (Autor) meirebeatriz@hotmail.com Patrícia Formiga

Leia mais

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois.

AULA 04. Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. AULA 04 Profª DENISE VLASIC HOFFMANN,Jussara Avaliar respeitar primeiro, educar depois. Jussara Hoffmann Avaliar respeitar primeiro, educar depois Interesse questões avaliativas As crianças permanecem

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS HUMANAS II PC h EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ESCOLAS

Leia mais

SUMÁRIO. Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos

SUMÁRIO. Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos Educação Brasileira: Temas Educacionais e Pedagógicos História do pensamento pedagógico brasileiro. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. Projeto político pedagógico...

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos - As principais teorias da aprendizagem; - Os principais autores das teorias da aprendizagem; - As concepções sobre o desenvolvimento

Leia mais

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2

APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA. Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 1 APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESCRITA: MODELO EMPIRISTA VERSUS MODELO CONSTRUTIVISTA Disciplina: Alfabetização e Letramento Angélica Merli 2018/2 Objetivo 2 Discutir as concepções de desenvolvimento e sua influência

Leia mais

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson.

Behaviorismo. O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behaviorismo Behaviorismo O termo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado Psicologia: como os behavioristas a vêem por John Broadus Watson. Behavior significa comportamento, definido

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Alfabetização e Letramento Código da Disciplina: EDU328 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a

Leia mais

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO

Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PROF. MARCOS ROMÃO Concepções de Desenvolvimento: Inatista, Empirista e Construtivismo PSICOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PROF. MARCOS ROMÃO Como o ser humano aprende? E como criar as melhores condições possíveis para que o

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Alfabetização. Tendências Epistemológicas

Alfabetização. Tendências Epistemológicas Alfabetização Tendências Epistemológicas Aquisição do Conhecimento Empirismo Apriorismo Interacionismo / Construtivismo O conhecimento se dá através dos sentidos (tábula rasa). O conhecimento já está prédeterminado.

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

Revisão Final - Exercícios

Revisão Final - Exercícios Revisão Final - Exercícios Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Prof. Carlinhos Costa PEDAGOGIA LIBERAL TRADICIONAL Papel da Escola Conteúdos Métodos

Leia mais

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

PPC. Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E

Leia mais

V CICLO DE PALESTRAS

V CICLO DE PALESTRAS V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: : Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico Scheila Wesley Martins Augusto César C Melo

Leia mais

AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALUNOS: COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXPLICAM-NAS

AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALUNOS: COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXPLICAM-NAS AS DIFERENÇAS ENTRE OS ALUNOS: COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EXPLICAM-NAS Alex Sandro Carneiro Brito Graduando em Educação Física pelo PARFOR da E-mail: alehis@hotmail.com Elizângela da Conceição

Leia mais

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que

A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que RBEBBM -01/2001 A Informática Na Educação: Como, Para Que e Por Que Autores:José A. Valente Afiliação:Departamento de Multimeios e Nied - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas - SP javalente@unicamp.br

Leia mais

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação.

Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar. para uma ação. Atividade Investigativa em aula de Ciências, um olhar Sofia Leal Magalhães para uma ação. Orientadoras: Profa. Dra. Luciane de Fatima Bertini Profa. Dra Maria Nizete de Azevedo Profa. Dra. Patrícia Rosana

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação Plano de Ensino 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Professor: Nelson Luiz Reyes Marques Disciplina: Ensino e Aprendizagem Carga horária: 30h Créditos:

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino

Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar. A natureza da Aprendizagem e do Ensino. A natureza da Aprendizagem e do Ensino Temas da Aula de Hoje: A Natureza e o Cenário Escolar Educação e Aprendizagem Tipos de Aprendizagem Psicologia da Educação I Profa. Elisabete Martins da Fonseca Aprendizagem e o Processamento de Informações

Leia mais

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Essa abordagem propõe que se trabalhe com os indicadores de desenvolvimento proximal, que revelariam os

Leia mais

Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica

Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica Didática e docência: formação e trabalho de professores da educação básica Prof. Dr. José Carlos Libâneo I Simpósio sobre Ensino de Didática LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação

Leia mais

História da Educação Escola. Escola Nova. Nova. Renovação da escola pública burguesa. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

História da Educação Escola. Escola Nova. Nova. Renovação da escola pública burguesa. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa História da Educação Escola Nova Escola Nova Renovação da escola pública burguesa Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa Escola Nova não diz respeito a a um só tipo de escola, ou sistema didático determinado,

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 790 Altera os anexos da Resolução CEPEC nº 698, que fixa o currículo pleno do curso de graduação em Pedagogia Licenciatura Plena

Leia mais

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP

Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino. Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP Novas Propostas Pedagógicas ou Abordagens para o Ensino Profa. Dra. Edna Maura Zuffi Depto. Matemática ICMC- USP O que é a educação? Educação Escolar Instrução Ensino Meios e ações Personalidade valores

Leia mais

Escola Nova. Renovação da escola pública burguesa. História da Educação Escola Nova. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa

Escola Nova. Renovação da escola pública burguesa. História da Educação Escola Nova. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa Escola Nova Renovação da escola pública burguesa Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa Escola Nova não diz respeito a um só tipo de escola, ou sistema didático determinado, mas a todo um conjunto de princípios

Leia mais

Definição. Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.

Definição. Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría. Pragmatismo Definição Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría. Explicando A prova de uma proposição é sua utilidade

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade?

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1. Educação como redenção

Leia mais

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes

SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Prof.ª Fátima Gomes SUBPROJETO QUÍMICA APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE FREIRE E VIGOTSKI NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS Prof.ª Fátima Gomes ARTIGO DE REFERÊNCIA GEHLEN, Simoni T.; AUTH, Milton A.; AULER, Delcio;

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE SAÚDE - NUSAU DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA- DEPSI Resolução de criação: 048/CONDIR/1988 Renovação de Reconhecimento: Portaria 270/2017/MEC Disciplina:

Leia mais

EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti

EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA. Profa. Jaqueline Santos Picetti EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA Profa. Jaqueline Santos Picetti Existem três diferentes formas de conceber a relação ensino/aprendizagem: Empirismo Pedagogia Diretiva Apriorismo Pedagogia Não-Diretiva Interacionismo/Construtivismo

Leia mais

Desenvolvimento e da Aprendizagem. Psicologia do. físicas, psíquicas e intelectuais. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões PROFESSORA:

Desenvolvimento e da Aprendizagem. Psicologia do. físicas, psíquicas e intelectuais. Processos do Desenvolvimento Humano em suas dimensões PROFESSORA: CURSO CURSO: PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E EDUCACIONAL DISCIPLINA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PROFESSORA: MS. CELESTINO DIAMAKETO NANIZAYA Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Processos

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo

O APRENDER. Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O APRENDER Profª Esp. Alexandra Fernandes Azevedo O conhecimento O Conhecimento é o resultado da relação de dois elementos básicos: Um sujeito conhecedor e um objeto conhecido É uma construção contínua,

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO

REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO... 184 REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO Michel Corci Batista 1 Polônia Altoé Fusinato 2 Ricardo Brugnolle Blini 3 1 Mestrando

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

Aula de nivelamento para o Enade Curso de Pedagogia Faculdade Pitágoras de Uberlândia (MG)

Aula de nivelamento para o Enade Curso de Pedagogia Faculdade Pitágoras de Uberlândia (MG) Aula de nivelamento para o Enade - 2011 Curso de Pedagogia Faculdade Pitágoras de Uberlândia (MG) Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Discussão sobre as influências de

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos PENSAMENTO E LINGUAGEM. A origem do pensamento é anterior à linguagem (e independente dela). A linguagem é uma construção da

Leia mais

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo, SP: EPU, 1986. TRADICIONAL Concepção de ser humano: - Ser humano é um receptáculo passivo - Tábula Rasa (J. Locke) - O ser humano

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA

O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS E O PAPEL DA ESCOLA: UMA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA Leila Pessôa Da Costa (PG - PCM/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

Bases Psicológicas da Educação. Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues

Bases Psicológicas da Educação. Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues Bases Psicológicas da Educação Prof. Msc.: Rodrigo Rodrigues Questão Discursiva (ENAP/MPOG 2015) Suponha que uma estudante de oito anos de idade, matriculada no segundo ano do ensino fundamental, apresente

Leia mais

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia

O Behaviorismo. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia O Behaviorismo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Psicologia BEHAVIORISMO SKINNER Skinner nasceu em 1904, no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em Havard em Psicologia. Morreu

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e

Desenvolvimento Pessoal e Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade Professor Douglas Pereira da Silva log 3 e 4 2018.2 1 log 3 e 4 2018.2 2 DISCIPLINA Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade EMENTA Fundamentação sobre o mundo

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Projeto Político Pedagógico (Pedagogia de Projetos) Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 6º 1. Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde 040 Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Professor(es): Alex Moreira Carvalho Roseli Fernandes Lins Caldas Núcleo de

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática

Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de Matemática Jurema de Souza Dalabona Justificativa: Um dos objetivos do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Qualificação de

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta

História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta História da Matemática na Educação Matemática: espelho ou pintura? Cristina Dalva Van Berghem Motta Seminário 8 Fernanda R. Bonin Marcos Trata-se de uma pesquisa... que busca apresentar fundamentações

Leia mais

COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA LUZ, CÂMERA, REFLEXÃO

COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA LUZ, CÂMERA, REFLEXÃO COLÉGIO CENECISTA DR. JOSÉ FERREIRA LUZ, CÂMERA, REFLEXÃO UBERABA - 2015 PROJETO DE FILOSOFIA Professor coordenador: Danilo Borges Medeiros Tema: Luz, câmera, reflexão! Público alvo: Alunos do 9º ano do

Leia mais

BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA

BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA BEHARIORISMO X HUMANISMO NA APRENDIZAGEM EDUCATIVA 1 José Paulo Costa Diniz, 2 Joana Áurea Cordeiro Barbosa 1 Universidade Estadual da Paraíba, josepaulo.rc06@gmail.com 2 Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Práticas no eixo Natureza e Sociedade Como você trabalho no eixo Natureza e Sociedade? Quais os materiais você utiliza

Leia mais

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A epistemologia genética de Jean Piaget Resumo Quem foi Piaget? - Nasceu na Suíça

Leia mais

1 ANEXO I - QUADRO GERAL DE VAGAS, REQUISITOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/TEMAS POR FACULDADE E ÁREAS, onde se lê:

1 ANEXO I - QUADRO GERAL DE VAGAS, REQUISITOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/TEMAS POR FACULDADE E ÁREAS, onde se lê: RETIFICAÇÃO DE Nº 01 DE 20 DE ABRIL DE 2016. EDITAL DE Nº 01 DE 31 DE MARÇO DE 2016. O Reitor da UniRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE, no uso de suas atribuições legais, torna pública a presente Retificação

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas Formação Continuada Blumenau 2018 Primeiro Encontro QUESTÕES CENTRAIS Escola: lócus da formação humana

Leia mais

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014

Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET. Epistemologia genética. Teoria de Piaget. Piaget. Teoria piagetiana 27/04/2014 Jean Piaget TEORIA COGNITIVISTA I JEAN PIAGET Nasce em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Falece em Genebra, na Suíça em 1980. Biólogo. Suíço. Estuda formas de conhecimento. Paula Freire Teoria

Leia mais

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019 1 of 7 18/02/2019 17:00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

ESCOLAS INCLUSIVAS. Susana Bagatini

ESCOLAS INCLUSIVAS. Susana Bagatini ESCOLAS INCLUSIVAS Susana Bagatini Educação Especial Durante a primeira metade do século XX, as pessoas eram consideradas deficientes por causas orgânicas, que se produziam no início do desenvolvimento.

Leia mais

Dinâmica Curricular 2011 versão 8

Dinâmica Curricular 2011 versão 8 : Dinâmica Curricular 2011 versão 8 1º Período História da Educação DCH25 60 ----- ----- 60 ntrodução à Pedagogia DCH310 30 ----- ----- 30 Sociologia da Educação DCH55 60 ----- ----- 60 Filosofia da Educação

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Temas Educacionais Pedagógicos TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Prof. Stephanie Gurgel O que são as Tendências Pedagógicas? Tendências Pedagógicas São teorias que norteiam as práticas pedagógicas,

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1

Princípios e práticas da Psicologia Experimental. Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 Princípios e práticas da Psicologia Experimental Ana Raquel Karkow Profa. Luciane Piccolo Disciplina Psicologia Experimental I 2011/1 O que é Psicologia Experimental? Psicologia Experimental Parte da Psicologia

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES

RELATÓRIO FINAL. Endereço: Avenida Délio Silva Brito, 630, Ed. Corumbá, 302, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha-ES 1 RELATÓRIO FINAL Nome: Vera Lucia Dias Santos Idade: 48 anos Escolaridade: Especialização em Saúde Coletiva e Profissão: Assistente Social e Licenciatura em Pedagogia Endereço: Avenida Délio Silva Brito,

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS Jean Piaget (1896-1980) FERRARI, Márcio. Jean Piaget: o biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores.

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

aprendizagem significativa

aprendizagem significativa aprendizagem significativa Criando percepções e sentidos Construindo sentidos Como a aprendizagem significativa pode contribuir para o processo de ensino e assimilação de novos conceitos H á alguns anos,

Leia mais

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos

Leia mais

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade;

Palavras-chave: Didática de ensino de leitura; Leitura; Interdisciplinaridade; 00177 A DIDÁTICA E A PRÁTICA DE LEITURA DO CIRCUITO DO LIVRO : UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Autora: Maria Aparecida de Castro - Instituto Federal de Goiás; NEPEINTER. Coautora: Letícia Maria Damaceno

Leia mais

METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista

METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO -PPGIE METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA 1 _ EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA PEDAGOGIA Criar condições para que o aluno possibilite refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas, os conflitos, as

Leia mais

EMENTA DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1º. PERÍODO

EMENTA DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1º. PERÍODO EMENTA DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1º. PERÍODO SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO Estudo dos processos educacionais sob a perspectiva das relações entre Estado sociedade e cultura, priorizando as

Leia mais