Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Psicologia da Educação. A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem"

Transcrição

1 Psicologia da Educação A Teoria Sociocultural do desenvolvimento e da Aprendizagem

2 Objetivos Definir a Teoria Psicologica da aprendizagem Sócio-cultural Conceituar a Teoria de Vigostki e descrever os conceitos básicos ZDP zona de desenvolvimento proximal Processo de Internalização Desenvolvimento Cultural Relação entre desenvolvimento e aprendizagem Tomada de Consciência Estrutura Experiência Simbolica Mediação Simbolica Descrever o desenvolvimento de uma criança com deficiência mental Verificar as divergência entre as teorias de Piaget e Vigostky

3 Teoria Psicológica da Aprendizagem Sócio-histórica O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro. A aprendizagem relaciona-se ao desenvolvimento desde o nascimento, sendo a principal causa. Conceitos na área do desenvolvimento da aprendizagem. Síntese produto totalmente novo gerado a partir da interacão entre elementos anteriores. No processo de ensino e aprendizagem quem aprende e aquele ensina são partícipes de um mesmo processo de relação. A mediação, relação eu-outro social. A relação mediatizada não se dá necessariamente pelo outro corpóreo, mas pela possibilidade de interação com signos, símbolos culturais e objetos.

4 VIGOSTKI Nasceu em 1896 na Rússia Período de grandes mudanças sociais e culturais da Russia Em 1925 fundou o laboratório de psicologia para crianças deficientes. Escreveu o livro Fundamentos da Defectologia. *Defectologia - é a ciência geral da deficiência Casou-se aos 28 anos e faleceu aos 37 anos em Moscou dia 11 de junho de Durante o período de 1936 a 1956, devida á censura do regime stalinista sua obra foi proibida no ocidente. Contudo, circulava clandestinamente. Vygotsky é considerado um dos maiores psicólogos do século XX.

5 A Teoria de Lev Vigotsky Em sua teoria, Vygotsky apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que considera o nível de desenvolvimento potencial ou proximal, ou seja, o que as crianças são capazes de realizar com e sem a ajuda externa

6 ZDP = Zona de desenvolvimento proximal A Zona de Desenvolvimento Proximal é o campo intermediário entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial. O desenvolvimento real é aquilo que o sujeito consolidou de forma autônoma, O desenvolvimento potencial pode ser inferido com base no que o indivíduo consegue resolver com a ajuda de um mediador.

7 ZONA DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Real real POTENCIAL

8 Educador Como Mediador Conhecendo essa zona de desenvolvimento, o educador, como mediador entre o aluno e o meio social, pode oferecer as experiências necessárias para o aluno avançar. Oferecer experiências muito avançadas, além dessa zona, pode ser prejudicial, enquanto experiências aquém do potencial podem se tornar desinteressantes ou inócuas.

9 Processo de Internalização 1) Envolve uma atividade externa que deve ser modificada para tornar-se uma atividade interna; é interpessoal e se torna intrapessoal. É na troca com os outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência.

10 Desenvolvimento Cultural Aparece segundo a lei da dupla formação, em que todas as funções aparecem duas vezes: primeiro no nível social e depois no nível individual; ou seja, primeiro entre as pessoas (interpsicológica) e depois no interior da criança (intrapsicológica). Assim, o desenvolvimento cultural do aluno, ou sua aprendizagem, se dá mediante o processo de relação do aluno com o professor ou com outros alunos mais competentes.

11 Relação entre desenvolvimento e aprendizagem Vigotski e seus seguidores Luria (1902/1977) e Leontiev (1903/1979) estabelecem uma relação inseparável entre aprendizagem / desenvolvimento, chegando a afirmar que o desenvolvimento vem depois da aprendizagem.

12 Aprendizagem Aprendizagem é a assimilação consciente do mundo físico mediante a interiorização gradual de atos externos e sua transformação em ações mentais. Privilegiam o ambiente social.

13 Desenvolvimento Origem biológica Estruturas elementares são: (reflexos, reações automáticas, associações simples, entre outros) condicionadas principalmente por determinantes biológicos. Origem histórico-cultural Processos psicológicos superiores Referem-se aos processos que caracterizam o funcionamento psicológico tipicamente humano, como, por exemplo, ações conscientemente controladas, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, etc).

14 Isto é... O ser humano nasce apenas com recursos biológicos, mas com a convivência social, com seus valores e sua cultura, esses recursos concretizam o processo de humanização (de desenvolvimento humano), essencialmente possível por meio do processo ensinoaprendizagem.

15 Tomada de Consciência À medida que o homem toma consciência da consciência que possui, mais e mais ele abstrai sobre seus atos e sobre o meio. E esses elementos da consciência vão dar origem aos denominados processos mentais superiores, envolvendo memorização ativa seguida de pensamento abstrato.

16 Estruturas são construídas e (re)construídas com base no uso de instrumentos e de signos ao longo de toda a vida do sujeito. Os instrumentos são elementos externos ao indivíduo usados para alcançar objetivos Os signos são representações internas sobre objetos, por exemplo, os números são signos usados para representar quantidades. Podemos citar também a linguagem (oral, gestual, escrita), o desenho, etc.

17 Experiência Simbólica É graças ao sistema de signos que o homem pode nomear as coisas e suas experiências (dizer o que elas são, pensá-las), compartilhar estas experiências com os outros e interrelacionar-se com eles, afetando os seus comportamentos e sendo por eles afetados; transformando-se ele mesmo e desenvolver diferentes níveis de consciência a respeito da realidade social-cultural e de si mesmo (PINO, 1995, p. 33).

18 Mediação Semiótica A mediação não deve ser entendida como algo que só ocorre quando se observa e descreve a relação direta entre as pessoas. Ela também pode ocorrer no processo de ensino-aprendizagem sem a presença visível ou participação imediata do outro, por meio da representação mental ou simbólica.

19 Desenvolvimento de uma criança com deficiência mental Para Vigotski (1984) a criança com deficiência mental se desenvolve a partir dos mesmos pressupostos que uma criança dita normal. No entanto, defende que elas tem um desenvolvimento diferenciado, principalmente porque desde o nascimento são expostas a vivências sociais diferenciadas, o que implica em relações sociais diferentes.

20 Conceito de Compensação Tese central dos estudos da defectologia Consiste em criar condições e estabelecer interações que possibilitem aos sujeitos com deficiência mental se desenvolverem.

21 Compensação Proporcionar elementos pedagógicos baseados na compensação não possibilita a cura da deficiência, mas oferece alternativas que podem contribuir para o desenvolvimento de áreas potenciais. Vale chamar atenção para a necessidade de conhecer e compreender as formas como a pessoa que apresenta um déficit age sobre o meio, sem perder de vista as condições que o constituem.

22 Isto é... A promoção do desenvolvimento do sujeito com deficiência mental está diretamente relacionada às possibilidades para compensar seu déficit oferecidas a ele na interação social, no processo de ensinoaprendizagem. Em outras palavras, o processo não é espontâneo, mas mediado pelo outro, pela aprendizagem.

23 Piaget e Vigotsky - Divergências Perspectiva piagetiana: o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade. A aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito. Perspectiva vygotskiana: esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais. A aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que ele internaliza conhecimentos, papéis e funções sociais.

24 Para refletir - A escola tende a valorizar apenas o produto final dos estudantes, ou seja, valoriza o que sabem e não o processo que levou à aquisição do conhecimento como fazer diferente? - Ao dar uma tarefa ou uma prova, pede que o estudante não converse, não consulte, não interaja com ninguém será única forma de fazer? - Muitas questões não respondidas, ou com respostas erradas, se fossem realizadas com a mediação do professor, ou até de colegas com mais experiência, não teriam tido respostas positivas?

25 Exercício (2.0 pontos) 1. O ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro. (descreva o seu entendimento de acordo com a teoria sociocultural) 2. Expique a teoria de Vigostky. 3. Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem. 4. Para Vigostki como deve ser o tratamento com um criança deficiente mental?

26 Profa. Geyza D Ávila geyzadavila@gmail.com Obrigada!

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

LEV VYGOTSKY 1896/1934

LEV VYGOTSKY 1896/1934 TEORIA SÓCIO-HISTÓRICA LEV VYGOTSKY 1896/1934 Dados Biográficos - Nasceu em Orsha, Bielorussia, em 17 de novembro de 1896. - Judeu, pertencente a uma família culta e bastante numerosa. Era o segundo de

Leia mais

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca

Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky. Profa. Elisabete Martins da Fonseca Psicologia da Educação II Pressupostos Teóricos de Vygotsky Profa. Elisabete Martins da Fonseca Recapitulando... Em nossa última aula apresentamos as contribuições de Jean Piaget. Lançamos uma reflexão

Leia mais

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI

PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PROFA. JAQUELINE SANTOS PICETTI PRIMEIRA AULA Contextualização da Psicologia na Educação. Os Modelos Pedagógicos e os Modelos Epistemológicos. A Aprendizagem na Perspectiva Humanista. PRIMEIRA AULA Há

Leia mais

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos

Vygotsky ( ) Vygotsky e a construção sóciohistórica. desenvolvimento. Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky (1896 1934) Vygotsky e a construção sóciohistórica do desenvolvimento Prof. Daniel Abud Seabra Matos Vygotsky e a construção sócio-histórica do desenvolvimento Aspecto característico da psicologia

Leia mais

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I

4 - Vygotsky. Lev Semyonovitch Vygotsky. Influências. Vygotsky. Idéias. Importância do Meio Social. Estágio Curricular Supervisionado em Física I Lev Semyonovitch Vygotsky 4 - Vygotsky Estágio Curricular Supervisionado em Física I nasceu na Rússia em 1896 formou-se em Direito e Medicina e foi professor de Literatura e Psicologia grande produção

Leia mais

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( )

A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO. Leon S. Vygotsky ( ) A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO Leon S. Vygotsky (1896-1934) O CONTEXTO DA OBRA - Viveu na União Soviética saída da Revolução Comunista de 1917 - Materialismo marxista - Desejava reescrever

Leia mais

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola

Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Desenvolvimento, aprendizagem e educação: a influência da abordagem histórico-cultural na escola Essa abordagem propõe que se trabalhe com os indicadores de desenvolvimento proximal, que revelariam os

Leia mais

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado

O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado O Desenvolvimento é um Processo Culturalmente Organizado Lei genética geral do desenvolvimento cultural ou lei de dupla formação No desenvolvimento da criança, qualquer função aparece duas vezes, primeiro

Leia mais

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014

Lev Semenovitch Vygotsky VYGOTSKY. Vygotsky. Aprendizagem. Teoria. Vygotsky 30/04/2014 Lev Semenovitch VYGOTSKY Paula Freire 2014 Bielo-Rússia. 17 de novembro de 1896. 11 de junho de 1934. Bacharel em Direito (1918). Psicologia sóciohistórica. enfatizava o processo histórico-social e o papel

Leia mais

Direito Educacional e Ética. Aula 4

Direito Educacional e Ética. Aula 4 Direito Educacional e Ética Aula 4 Revisando: o pensamento de Piaget Em relação à moral: dupla perspectiva - Pesquisando a experiência moral e estudando o pensamento moral teórico; Por ser psicólogo, alertou

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos SOCIOGÊNESE: estuda as interações sociais como sendo as raízes das funções mentais superiores, que só passam a existir no indivíduo

Leia mais

+ Vygotsky ( )

+ Vygotsky ( ) + Vigotsky + Vygotsky (1896 1935) n Filosofia n Materialismo dialético marxista: n é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos A INFÂNCIA Para Wallon a infância é considerada uma obra em construção. A primeira condição para a construção da pessoa do eu

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO SOCIAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA LEITURA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL 1 Eliezer Pereira Cavalheiro Licenciado Pleno em Ciências

Leia mais

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos

Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos RESENHA Vygotsky, Leontiev, Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos Maria Teresinha Leite Sene Araújo Universidade de Uberaba (UNIUBE), mteresinhasene@hotmail.com Lílian Araújo Ferreira

Leia mais

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann

Acessibilidade: mediação pedagógica. Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Acessibilidade: mediação pedagógica Prof. Blaise Duarte Keniel da Cruz Prof. Célia Diva Renck Hoefelmann Ementa: Funções Psicológicas Superiores; conceitos; Processos mentais aquisição da alfabetização

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL- CESB CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM Resumo do livro Bacabal 2011 A VIDA BREVE E INTENSA DE VYGOTSKY

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural Parte 3. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 3 Professora: Nathália Bastos FORMAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. Os conceitos científicos são formais, organizados, sistematizados, testados pelos meios

Leia mais

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Teoria histórico-cultural. Trabalho didático. 1 LEITURA E ESCRITA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: O TRABALHO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Mara Cristina de Sylvio 1 Sandra Valéria Limonta 2 Pôster GT Didática, Práticas de Ensino

Leia mais

Um estudo dos processos compensatórios em um grupo de jovens com deficiência mental

Um estudo dos processos compensatórios em um grupo de jovens com deficiência mental Um estudo dos processos compensatórios em um grupo de jovens com deficiência mental Autores Debora Dainez Carolina Avila Cisotto Maria Ines Bacellar Monteiro Ana Paula de Freitas 1. Introdução Este estudo

Leia mais

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES

A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES 419 de 664 A ESCRITA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REGULARIDADES E ESPECIFICIDADES Simone Neri da Siva (UESB) 127 Carla Salati Almeida Ghirello-Pires (UESB) 128 RESUMO Este trabalho objetiva investigar

Leia mais

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii

O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii O desenvolvimento em Piaget e Vigotskii Piaget e Vigotskii Piaget estruturalismo a hipótese da equilibração: o sistema cognitivo caminha em direção ao equilíbrio; assimilação e acomodação: as invariantes

Leia mais

APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DEFICIENTES: UMA VISÃO VYGOTSKYANA 1 LEARNING DISABLED CHILDREN: A VYGOTSKYANA VIEW

APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DEFICIENTES: UMA VISÃO VYGOTSKYANA 1 LEARNING DISABLED CHILDREN: A VYGOTSKYANA VIEW APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DEFICIENTES: UMA VISÃO VYGOTSKYANA 1 LEARNING DISABLED CHILDREN: A VYGOTSKYANA VIEW Marta Welzel 2, Laíssa Koller Höring 3, Carolina Baldissera Gross 4, Betina Beltrame 5 1 Pesquisa

Leia mais

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5

Índice. 1. O Alfabetizador Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 GRUPO 5.4 MÓDULO 2 Índice 1. O Alfabetizador...3 1.1. Contribuições ao Educador-Alfabetizador... 4 1.2. Ações do professor alfabetizador... 4 2. Ao Desenhar, A Criança Escreve?...5 2 1. O ALFABETIZADOR

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Roberta Pires Corrêa; Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira Universidade Federal Fluminense;

Leia mais

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2

O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental. Aula 2 O processo de ensino e aprendizagem em Ciências no Ensino Fundamental Aula 2 Objetivos da aula Conhecer os a pluralidade de interpretações sobre os processos de ensino aprendizagem em Ciências; Discutir

Leia mais

FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.

FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. FREITAS, Maria Tereza Assunção de. O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. Capítulo 4 - Implicações pedagógicas das teorias de Vygotsky e Bakhtin: conversas ao longo

Leia mais

A ORIENTAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DO MODELO PEDAGÓGICO DO MEM

A ORIENTAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DO MODELO PEDAGÓGICO DO MEM Movimento da Escola Moderna A ORIENTAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DO MODELO PEDAGÓGICO DO MEM www.movimentoescolamoderna.pt A educação para um futuro desconhecido A educação tradicional era essencialmente retrospectiva.

Leia mais

Psicologia Aplicada à Nutrição

Psicologia Aplicada à Nutrição Psicologia Aplicada à Nutrição Objetivos Abordar alguns conceitos da psicologia existentes no contexto social e da saúde. De psicólogo e louco todo mundo tem um pouco Psicologia e o conhecimento do Senso

Leia mais

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY

2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY 2. CONSTRUTIVISMO SÓCIO-HISTÓRICO DE VYGOTSKY O construtivismo é um movimento que se consolidou no início do século XX e tem suas raízes na filosofia. Os construtivistas de maior relevância são Piaget,

Leia mais

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO

BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO BEHAVIORISMO x COGNITIVISMO CONSTRUTIVISMO Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA GENÉTICA embriologia mental Jean Piaget (1896-1980) Psicologia do desenvolvimento EPISTEMOLOGIA

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS

AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS 611 AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS Amanda Rodrigues TAVARES Anyelle Vasconcelos REZENDE Fabiane Alves do VALE Marlene Barbosa de Freitas REIS

Leia mais

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Roberta Pires Corrêa; Lucas Higino de Morais Universidade Federal Fluminense; Universidade

Leia mais

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho

Psicologia da Educação III. Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Psicologia da Educação III Profa. Cecília Regina Carlini Ferreira Coelho Conteúdos desta aula - continuação Três teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Piaget; Freud; Vygotsky; Fórum da próxima

Leia mais

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente

Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente AUGUSTA PADILHA(UNINGÁ)¹ MARTA SILENE FERREIRA BARROS(G-UNINGÁ) 2 RESUMO Este artigo é resultado

Leia mais

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES

A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES 241 A SIGNIFICÂNCIA DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES Gislene de FREITAS GT3 Formação de Professores Resumo: Texto de revisão teórica embasado no referencial teórico dos autores

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL Marcela Francis Costa Lima; Márcia Denise Pletsch Universidade

Leia mais

Bruner. Psicologia da aprendizagem

Bruner. Psicologia da aprendizagem Bruner Psicologia da aprendizagem Biografia Psicólogo americano, nasceu em Nova Iorque em 1915. Graduou-se na Universidade de Duke em 1937. Depois foi para Harvard, onde em 1941 doutorou-se em Psicologia.

Leia mais

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena A RELAÇÃO FESSOR-ALUNO: UM ESTUDO SOBRE A AFETIVIDADE NO CESSO ENSINO-APRENDIZAGEM 1 Nayanna Quaresma Neponocena Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; nayannalp@hotmail.com Orientador (a): Prof. Dra.

Leia mais

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY

Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY Teoria Histórico-cultural VYGOTSKY 1. APRENDIZAGEM HUMANA NÃO PODE SER COMPREENDIDA INDEPENDENTE DAS FORÇAS HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE INFLUENCIAM OS INDIVÍDUOS** 2. PAPEL CRÍTICO DA LINGUAGEM 3. IMPORTÂNCIA

Leia mais

+ Contribuições da psicologia

+ Contribuições da psicologia + Contribuições da psicologia do aprendizado Concepções sobre o Conhecimento e o Aprendizado + Aprender Aprehendere (latim) n Significa agarrar, pegar, apoderar-se de algo. n A aprendizagem é um processo

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 413 de 664 A IMPORTÂNCIA DO SIGNO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Nayra Marinho Silva 124 (UESB) Carla Salati Almeida Ghirello-Pires 125 (UESB) RESUMO Este trabalho objetiva investigar

Leia mais

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRÉ-ÁLGEBRA NA VISÃO DE PIAGET E VYGOTSKY.

O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRÉ-ÁLGEBRA NA VISÃO DE PIAGET E VYGOTSKY. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRÉ-ÁLGEBRA NA VISÃO DE PIAGET E VYGOTSKY. Diogo Cabral de Sousa UEPB/Monteiro diogocabral-140@hotmail.com Orientador: Roger Huanca UEPB/Monteiro - roger@uepb.edu.br RESUMO: Neste

Leia mais

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PEDAGOGICAL IMPLICATIONS. Cláudia Bertoni FITTIPALDI

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS PEDAGOGICAL IMPLICATIONS. Cláudia Bertoni FITTIPALDI CONCEITOS CENTRAIS DE VYGOSTKY: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS VYGOTSKY S CENTRAL CONCEPTS: PEDAGOGICAL IMPLICATIONS Cláudia Bertoni FITTIPALDI RESUMO: Os conceitos de zona de desenvolvimento próximo, internalização

Leia mais

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro.

UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. UNICAMPO EM CAMPO NAS ESCOLAS :pensando o presente, projetando o futuro. Paulo Sérgio Pereira Ricci * Arthur Rodovida de Oliveira et al** JUSTIFICATIVA Neste projeto buscaremos trabalhar conceitos científicos

Leia mais

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA. Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 1 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA ESCRITA Disciplina: Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 Objetivo 2 Discutir diversas concepções sobre o desenvolvimento da

Leia mais

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY

TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY TEORIAS INTERACIONISTAS - VYGOTSKY Enquanto: As teorias do condicionamento reduzem o indivíduo às determinações dos objetos; A teoria da Gestalt reduz as possibilidades de conhecimento às estruturas pré-formadas.

Leia mais

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN DESCRIÇÃO DA FASE INICIAL DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Anna Augusta Sampaio de OLIVEIRA Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP, Marília, SP RESUMO O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Universidade Estadual de Roraima Mestrado Acadêmico em Educação Teoria de Aprendizagem e Cognição A Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Teoria da Atividade. Formação por etapas das ações mentais. Direção

Leia mais

ENUNCIADOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO ENTRE PESQUISADORAS E COORDENADORAS DE CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA

ENUNCIADOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO ENTRE PESQUISADORAS E COORDENADORAS DE CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA ENUNCIADOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO ENTRE PESQUISADORAS E COORDENADORAS DE CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA Vanessa Almeida Stigert Mestranda em Educação PPGE/UFJF Marília Dejanira

Leia mais

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação

UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação UERGS_III Seminário Internacional e IX Seminário Estadual de Educação Atividade Profissional de Professor: Campo Teórico Complexo Prof. Dr. Otavio Aloisio Maldaner Professor do Quadro Sênior da UNIJUÍ,

Leia mais

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO 75 VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO OLIVEIRA, Cláudia da Cunha Monte SILVA, Eliane Campos da Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Espírito Santo Resumo: Este artigo discute alguns conceitos

Leia mais

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON

PIAGET, VYGOTSKY E WALLON PIAGET, VYGOTSKY E WALLON Q U A D R O C O M P A R A T I V O D A S C O N C E P Ç Õ E S D E A P R E N D I Z A G E M Teóricos Piaget Vygotsky Wallom Dados pessoais Jean Piaget (1896 1980), pesquisador e filósofo

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM VYGOTSKY A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Para J. Piaget, a aprendizagem é a alavanca dentro da reflexão construtivista sobre desenvolvimento e aprendizagem e tais conceitos

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO 2017 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina

Leia mais

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA

ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA ATIVIDADE AÇÃO OPERAÇÃO E PRÁXIS PEDAGÓGICA GIARETTON, Francielly Lamboia 1 (UNIOESTE) SZYMANSKI, Maria Lidia Sica 2 (Orientadora/UNIOESTE) Este texto compõe parte do projeto de pesquisa do Curso de Mestrado

Leia mais

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY

TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY TEORIAS DE AQUISÇÃO DE L1 TEORIA SÓCIO INTERACIONISTA LLE 7042 ESTUDOS LINGUISTICOS II PROFA. RAQUEL D ELY VYGOTSKY AS CARACTERÍSTICAS HUMANAS NÃO ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO DO INDIVÍDUO, NEM SÃO

Leia mais

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA

A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA Disciplina: Desenvolvimento Psicológico III Profª Ms. Luciene Blumer Pois nisto de criação literária cumpre não esquecer guardada a infinita distância que o mundo também

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Comunicação

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase. Disciplina A - Psicologia da Comunicação Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003115A - Psicologia da Comunicação Docente(s) Marcela Pastana Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Psicologia

Leia mais

LINGUAGEM E INTERAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DE ALGUMAS NOÇÕES VYGOTSKIANAS PARA O PROCESSO FORMAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA

LINGUAGEM E INTERAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DE ALGUMAS NOÇÕES VYGOTSKIANAS PARA O PROCESSO FORMAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA LINGUAGEM E INTERAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DE ALGUMAS NOÇÕES VYGOTSKIANAS PARA O PROCESSO FORMAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA VEÇOSSI, Cristiano Egger Uma versão estendida deste artigo foi apresentada

Leia mais

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA

LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA LEV VIGOTSKY 1. VIDA E OBRA Casou-se em 1924. Pesquisou profundamente sobre o comportamento e desenvolvimento humanos. Dizia que o conhecimento é decorrente da interação da história social e pessoal. Escreveu

Leia mais

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY

INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY INTRODUÇÃO À PSICOLINGUISTICA RAQUEL CAROLINA SOUZA FERRAZ D ELY MARIA ESTER MORITZ PSICOLINGUÍSTICA Conhecer as origens, o objeto de estudo

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO.

A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO. A EDUCAÇÃO EM VYGOTSKY E SUA TEORIA: O PROCESSO DE MEDIAÇÃO. Kelly Aparecida de Lima Cardoso (1) ; Luís Sérgio Sardinha (2) (1) Estudante; Curso de Graduação de Bacharelado em Psicologia; Braz Cubas UBC

Leia mais

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon

Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon Psicologia da Educação II: Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Dilma Vana Rousseff MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Fernando Haddad SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA

AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA AS TEORIAS VYGOTSKIANAS E SUAS APLICAÇÕES NA SALA DE AULA Daniel Ferreira de Sousa 1 ; Cássia Maria Lima Almeida 2 ; Emly Lima Araújo 3 ; Iara Saraiva Martins 4 1 Autor; Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR JUSTIFICATIVA O programa de pós-graduação lato-sensu em Docência no Ensino Superior do ISECUB contempla reflexões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação Superior,

Leia mais

A TEORIA DE VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ricardo de Sousa Lauriane Borges

A TEORIA DE VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ricardo de Sousa Lauriane Borges A TEORIA DE VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ricardo de Sousa Lauriane Borges Este artigo objetiva discutir os desafios enfrentados na implantação do Programa Nacional de Integração da Educação

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es):

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas. Semestre letivo/ Módulo. Professor(es): FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Psicologia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa s Estudos

Leia mais

EMEF SETE DE SETEMBRO ETIQUETA NA ESCOLA. WICHRUK, Ivone 1. SOARES, Mara Rosane Souza 2. ALVES, Márcia Lappe 3 RESUMO

EMEF SETE DE SETEMBRO ETIQUETA NA ESCOLA. WICHRUK, Ivone 1. SOARES, Mara Rosane Souza 2. ALVES, Márcia Lappe 3 RESUMO EMEF SETE DE SETEMBRO ETIQUETA NA ESCOLA WICHRUK, Ivone 1 SOARES, Mara Rosane Souza 2 ALVES, Márcia Lappe 3 RESUMO O homem é um ser de relações e só se faz homem no social, na relação com outro ser humano.

Leia mais

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: - Editora:

VYGOTSKY. IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição:  - Editora: CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA ESPÍRITA VYGOTSKY IDE - Instituto de Difusão Espírita - Araras / SP Instituição: www.ide.org.br - Editora: www.ideeditora.com.br Lev Vygotsky Lev Semionovitch Vygotsky (Lev Semënovi

Leia mais

CONCEITOS CIENTÍFICOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NOS PROCESSOS INCLUSIVOS DE ALUNOS DEFICIENTES 1

CONCEITOS CIENTÍFICOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NOS PROCESSOS INCLUSIVOS DE ALUNOS DEFICIENTES 1 CONCEITOS CIENTÍFICOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NOS PROCESSOS INCLUSIVOS DE ALUNOS DEFICIENTES 1 Silvana Matos Uhmann 2, Otavio Aloisio Maldaner 3. 1 Este texto contém ideias da pesquisa

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

O BRINCAR E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL O BRINCAR E A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL BARBOSA, Juliana Gontijo 1 ; COSTA, Marisa De; FRANCHIN, Daniely Santos; SILVA, Flávia Souza Morais Sala da. Resumo: este trabalho foi

Leia mais

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática

Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Didática da Matemática A Teoria da Atividade. Prof. Dr. Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ 1 Objeto da Didática Matemática

Leia mais

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA

FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA FEATI FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Ibaiti 2006 MARIA ELIANE DA SILVA RESENHA Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação,

Leia mais

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X

Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia Psicologia: de onde viemos, para onde vamos? Universidade Estadual de Maringá ISSN X APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: UMA DISCUSSÃO INTRODUTÓRIA À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL Leandro Carmo Souza Silvana Calvo Tuleski A apropriação da linguagem escrita constitui-se como elemento

Leia mais

TRABALHO ENCOMENDADO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA

TRABALHO ENCOMENDADO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA 1 TRABALHO ENCOMENDADO MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA O TRABALHO DIDÁTICO NA ESCOLA Sandra Valéria Limonta 1 RESUMO Este texto apresenta considerações

Leia mais

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR

ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA TICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR Denise Borges Sias CEFET-RS [denise@cefetrs.tche.br] Rejane Maria Ribeiro Teixeira IF-UFRGS [rejane@if.ufrgs.br] VII Ciclo

Leia mais

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE

Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÂO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO 2017 PARECERES DOS RECURSOS PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 11) De acordo com a Proposta

Leia mais

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e

14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e 14- LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e Concurso Público Osasco PEB I - 2017 OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. ed., São Paulo: Summus, 1992 PROFESSOR

Leia mais

Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul

Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Aprendendo palavras através da leitura. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. Resenhado por Katiele Naiara Hirsch Universidade de Santa Cruz do Sul Em Aprendendo

Leia mais

PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA Unidade I PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA Profa. Mônica Cintrão Ementa Estudo da teoria do desenvolvimento psicológico de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e sua abordagem social do desenvolvimento e da aprendizagem.

Leia mais

BOLICHE MATEMÁTICO COMO METODOLOGIA PARA EFETIVAÇÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

BOLICHE MATEMÁTICO COMO METODOLOGIA PARA EFETIVAÇÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BOLICHE MATEMÁTICO COMO METODOLOGIA PARA EFETIVAÇÃO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: TEORIA E PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Giane Cristina Guimarães Martins¹. Sabrina Miranda de Jesus 1. Alexandre

Leia mais

O sujeito psicológico na perspectiva histórico-cultural

O sujeito psicológico na perspectiva histórico-cultural - SEPesq O sujeito psicológico na perspectiva histórico-cultural Noeli Reck Maggi 1 1. Introdução O presente texto traz alguns pontos para reflexão sobre o desenvolvimento do sujeito psicológico e de sua

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Principais Teorias da Aprendizagem Prof. Nelson Luiz Reyes Marques www.nelsonreyes.com.br

Leia mais

VIGOTSKI: O PAPEL DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO SOCIAL

VIGOTSKI: O PAPEL DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO SOCIAL VIGOTSKI: O PAPEL DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO SOCIAL Isabela do Couto Torres Eixo Temático Pedagogia Histórico-Crítica Resumo O presente trabalho procura investigar os elementos que possibilitam

Leia mais

VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA

VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA VIGOTSKI E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DE CONCEITOS E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA Adriane Guimarães de Siqueira Lemos RESUMO O objetivo aqui é entender os desdobramentos do

Leia mais

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL Prof. Dr. Orlando Fernández Aquino (UNIUBE, MG) Profª. Drª. Vânia Maria de Oliveira Vieira (UNIUBE, MG) Profª.Drª.

Leia mais

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua.

(1970) Jean Piaget. Não pode ser concebido como algo predeterminado. As estruturas internas do sujeito resultam de uma construção efetiva e contínua. (1970) Jean Piaget Caráter interdisciplinar epistem- familiaridade com uma matéria, entendimento, habilidade, conhecimento científico, Ciência epistemologia reflexão geral em torno da natureza, etapas

Leia mais

2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II

2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II 2.2 TEORIA SOCIOCULTURAL DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM - PARTE II 2.2.5 Pensamento e Linguagem Para descobrir a relação entre pensamento e linguagem, Vygotsky teve como ponto de partida os estágios

Leia mais

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello

Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia. Suely Amaral Mello Para que educamos? Uma teoria para pensar a prática com autonomia Suely Amaral Mello Concepção de educação Quem é o ser humano? Concepção naturalizante: o ser humano é biológico, o social é importante,

Leia mais

PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVAS E A FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL

PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVAS E A FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL 03470 PRÁTICAS DE ENSINO INCLUSIVAS E A FÍSICA DO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL Cesar Vanderlei Deimling Natalia Neves Macedo Deimling Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola 785 Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola Rosana Niederauer Marques Universidade Federal de Santa Maria Xavéle Braatz Petermann

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO.

AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY PARA A PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Introdução Autor: José Fabiano de Araújo Oliveira 1 Instituição: Faculdade de Ciências Humanas da Paraíba E-mail:sprfabiano@hotmail.com A Educação,

Leia mais

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio?

Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Dificuldades de aprendizado: a sua escola sabe como tratar esse desafio? Criar estratégias para trabalhar com os alunos que possuem dificuldades de aprendizagem é, com frequência, um dos maiores desafios

Leia mais

A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E O PAPEL DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E O PAPEL DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL E O PAPEL DA MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Lucas Higino de Morais Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. Aluno

Leia mais