Atuação do especialista em cuidados com a pele na prevenção de UP em crianças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atuação do especialista em cuidados com a pele na prevenção de UP em crianças"

Transcrição

1 I Simpósio Paulista de Enfermagem em Dermatologia Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia SOBENDE Atuação do especialista em cuidados com a pele na prevenção de UP em crianças Carla Mye Matuo Kayo Enfermeira Estomaterapeuta Instituto da Criança - HCFMUSP

2 Características da Pele do RN Translúcida, avermelhada, brilhante e de aparência gelatinosa Epitélio pouco desenvolvido Estrato córneo: poucas camadas de células Imaturidade da estrutura de ancoragem da pele: junção da derme e epiderme frágeis Perda de água trans-epidérmica Foto: Helpful hints in neonatology wound care; Louise Forest Lalande, (Malloy, 1995; Lalande, 2001)

3 Características da Pele do RN Barreira de pele efetiva: - Termo e crianças: 10 a 20 camadas de extrato córneo - Pré-termo(<30 sem): 2 a 3 camadas - Pré-termo(<24 sem): pode não haver A barreira de pele se torna madura com 2 a 4 semanas de vida, independentemente da idade gestacional. (Ferreira, 2004)

4 Particularidades da Pele do RN Perda de água trans-epidérmica: Pré-termo: 30% do seu peso nas primeiras 24 horas, causando desidratação e hipotensão Edema: (DARMSTADT; DINULOS, 2000) Pré-termo: presente, pois apresentam menos colágeno e fibras elásticas na derme, fator de risco para lesões isquêmicas, devido diminuição do fluxo sanguíneo (CUNHA et al,2002)

5 Agentes tópicos usados com cautela em neonatos

6 Cuidados com a pele no RN Mínimo manuseio: 4/4 horas Mantê-lo em posição fetal: confortável Manter controle da UR do ar na incubadora entre 70% a 75% Uso de óleos à base de petrolatum, girassol, canola: manter umidade da pele (2xdia) Banho do RN prematuro (menor que 1500g e acima de 1500g) Antissepsia da pele para procedimentos: uso do clorexidine 0,5% expondo-a por 30s, retirando com água destilada estéril ou SF0,9% estéril Medidas preventivas através do uso de barreiras protetoras de pele, coxins e superfícies de suporte apropriadas Evitar uso de adesivos Certificar-se dos agentes contidos nos produtos e sua recomendação (Samaniego, 2003; Curley et al, 2004; Dixon et al, 2004; Mc Cord, 2004; Groeveneld, 2004; Baharestani, 2007)

7 Cuidados na prevenção de lesões Condutas para manter a pele íntegra: Fonte: Louise Forest-Lalande Uso de colchão piramidal, para diminuir área de pressão Uso de barreiras protetoras (hidrocolóide, pectina) entre a pele e todos os tipos de adesivos/fitas para fixação de cateter, sonda, AVP, etc. Uso de filme transparente para prevenir futuros traumas e queimaduras, principalmente em locais de verificação de saturação de O2, proeminências ósseas e locais de maior atrito. Melhor visualização da inserção de cateter e dreno. (Malloy, 1995; Darmstadt, 2000; Ferreira, 2004)

8 Cuidados na prevenção de lesões Condutas para manter a pele íntegra: Hidratação da pele (Prematuros: óleo de cártamo /safflower, petrolatum, óleo mineral, cera mineral e álcool de lanolina e TCM) Preferência para eletrodos de monitorização cardíaca de uso em extremidades ou à base de hidrogel. Se não disponível, realizar remoção e rodízio dos eletrodos pelo menos a cada 24 horas, devido risco de queimadura e necrose Uso de ataduras flexíveis para fixar eletrodos e conter braços e extremidades Troca de fralda com maior freqüência, usando água morna a cada troca, e pomadas para assaduras somente quando necessário (Ferreira, 2004) (Malloy, 1995) (Darmstadt, 2000)

9 Superfícies de Suporte no RN e na Pediatria No RN: não há estudos que mostrem a eficácia das SS usadas nos adultos Lund (1999) recomenda uso de SS nas articulações, atrás das orelhas e na região occipital Na Pediatria: as SS são recomendadas, mas não há evidências científicas da sua eficácia (Baharestani et al, 2007)

10 Cuidados na prevenção de lesões Para remoção dos adesivos: Uso de bolas de algodão embebidas em água morna ou diluídas em sabão suave e neutro (Malloy, 1995) Uso de emolientes (óleo mineral, AGE), mas lembrar que estes dificultam posterior fixação (Darmstadt, 2000) Realizar retirada do adesivo através de remoção delicada e paralela à superfície, aplicando água ou óleo sobre a interface adesivo/pele e enrolando-o sobre si mesmo (Darmstadt, 2000) Após uso de removedores de adesivos ou álcool, em caso de emergência, lavar o local com água e sabão neutro (Malloy, 1995)

11 Estudo Epidemiológico da UP Curley et al (2003): estudo prospectivo, em UTI, 322 pacientes (3sem. a 8a.). Total: 27%, sendo que 70% em estágio I, 27% estágio II e 3% estágio III. Locais: estágios I e II em cefálica (occipital e orelhas) com 32%, sendo que em esterno, cotovelo, sacro, cóccix e maléolo foi de 6,7% cada um. 32% 6,7% 6,7% 6,7% 32% 32% 6,7% 6,7%

12 Estudo Epidemiológico da UP Baharestani et al (2007): as UP surgiram após 2 dia de internação, a região de maior incidência foi a occipital, com taxas de prevalência de: - UTIP: 27% - UTIN: 23%

13 Fatores de Risco associada à UP Desenvolvimento imaturo da pele relacionada à idade Extremos de idade: pouca idade Portadores de lesões na medula espinhal Oxigenação / perfusão comprometida / Hipotensão arterial Estado nutricional: baixo peso, desnutrição, anemia, uso de NPT Quadros de infecção e sepse Sedação: alteração no nível de consciência Uso de drogas vasoconstritoras Áreas com diminuição de sensibilidade Imobilidade e paralisia Uso de equipamentos de tração Edema, fricção, cisalhamento e umidade Tempo de internação prolongada (Samaniego, 2003; Curley et al, 2004; Dixon et al, 2004; Mc Cord, 2004; Groeveneld, 2004; Baharestani, 2007)

14 Instrumentos de Avaliação de Risco de UP na Pediatria

15 Escala de Braden Q Quigley e Curley, em 1996, adaptaram a Escala de Braden para a população pediátrica, criando assim a Braden Q Tradução, Adaptação e Validação da Escala de Braden Q para a língua portuguesa: Ana Cláudia Amoroso Ribeiro de Maia (2007) Escore 16 = risco de desenvolver a UP Faixa etária: a partir de 3 semanas de vida ~ 8anos Uso em UTI pediátrica

16 MOBILIDADE Capacidade de mudar e controlar a posição do corpo. ATIVIDADE Grau de atividade física. PERCEPÇÃO SENSORIAL Capacidade de responder de maneira apropriada ao desconforto relacionado à pressão 1. Completamente Imóvel Não faz mudanças, nem mesmo pequenas, na posição do corpo ou das extremidades, sem ajuda. 1. Acamado: Permanece no leito o tempo todo. 1. Completamente limitada: Não responde ao estímulo doloroso (não geme, não se encolhe ou se agarra), devido à diminuição do nível de consciência, ou sedação ou limitação da capacidade de sentir dor na maior parte da superfície corporal. 2. Muito limitado: Faz pequenas mudanças ocasionais na posição do corpo ou das extremidades, mas é incapaz de fazer mudanças completamente sozinho. 2. Restrito à cadeira: A capacidade de deambular está gravemente limitada ou inexistente. Não consegue sustentar o próprio peso e/ou precisa de ajuda para sentar-se em uma cadeira ou cadeira de rodas. 2. Muito limitada: Responde apenas ao estímulo doloroso. Não consegue comunicar desconforto, exceto por gemido ou inquietação; ou apresenta alguma disfunção sensorial que limita a capacidade de sentir dor ou desconforto em mais da metade do corpo. 3. Levemente limitado: Faz mudanças freqüentes, embora pequenas, na posição do corpo ou das extremidades, sem ajuda. 3. Deambula ocasionalmente: Deambula ocasionalmente durante o dia, porém por distâncias bem curtas, com ou sem ajuda. Passa a maior parte do turno no leito ou na cadeira. 3. Levemente limitada: Responde aos comandos verbais, mas nem sempre consegue comunicar o desconforto ou a necessidade de ser mudado de posição, ou apresenta alguma disfunção sensorial em uma ou duas extremidades que limita a capacidade de sentir dor 4. Nenhuma limitação: Faz mudanças importantes e freqüentes na posição do corpo, sem ajuda. 4. Todas as crianças que são jovens demais para deambular ou deambulam freqüentemente: Deambula fora do quarto pelo menos duas vezes por dia e dentro do quarto pelo menos uma vez a cada duas horas durante as horas está acordado. 4. Nenhuma alteração: Responde aos comandos verbais. Não apresenta déficit sensorial que limite a capacidade de sentir ou comunicar dor ou desconforto.

17 UMIDADE Grau de exposição da pele à umidade. FRICÇÃO E CISALHAMENTO Fricção: ocorre quando a pele se move contra as estruturas de suporte. Cisalhamento: ocorre quando a pele e a superfície óssea adjacente deslizam uma sobre a outra. NUTRIÇÃO Padrão habitual de consumo alimentar. PERFUSÃO TISSULAR E OXIGENAÇÃO 1. Constantemente úmida: A pele fica constantemente úmida por suor, urina, etc. A umidade é percebida cada vez que o paciente é movimentado ou mudado de posição. 1. Problema importante: A espasticidade, a contratura, o prurido ou a agitação levam a criança debater-se no leito e há fricção quase constante. 1. Muito pobre: Em jejum e/ou mantido com ingesta hídrica ou hidratação IV por mais de 5 dias ou albumina < 2,5 mg/dl ou nunca come uma refeição completa. Raramente come mais da metade de algum alimento oferecido.o consumo de proteínas inclui apenas duas porções de carne ou derivados de leite por dia. Ingere pouco líquido. Não ingere suplemento dietético líquido. 1. Extremamente comprometida: Hipotenso (PAM <50 mmhg; <40 mmhg em recém-nascido) ou o paciente não tolera as mudanças de posição. 2. Freqüentemente úmida: A pele está frequentemente, mas nem sempre úmida. A roupa de cama precisa ser trocada pelo menos a cada oito horas. 2. Problema: Necessita de ajuda moderada a máxima para se mover. É impossível se levantar completamente sem deslizar sobre os lençóis do leito ou cadeira, necessitando de reposicionamento freqüente com o máximo de assistência. 2. Inadequada: Dieta líquida por sonda ou NPP que fornece calorias e minerais insuficientes para a idade ou albumina < 3 mg/dl ou raramente come uma a refeição completa. Geralmente come apenas a metade de algum alimento oferecido. O consumo de proteínas inclui apenas três porções de carne ou derivados de leite por dia. Ocasionalmente ingere suplemento dietético. 2. Comprometida: Normotenso. Apresenta saturação de oxigênio <95% ou a hemoglobina <10 mg/dl ou o tempo de enchimento capilar >2 segundos. O ph sérico <7, Ocasionalmente úmida: A pele está ocasionalmente úmida, necessitando de troca de roupa de cama a cada 12 horas. 3. Problema Potencial: Movimenta-se com dificuldade ou necessita de mínima assistência. Durante o movimento, provavelmente ocorre atrito entre a pele e os lençois, cadeira, coxins ou outros dispositivos. A maior parte do tempo mantém uma posição relativamente boa na cadeira e no leito, mas ocasionalmente escorrega. 3. Adequada: Dieta por sonda ou NPP que fornece calorias e minerais suficientes para a idade ou come mais da metade da maioria das refeições. Consome um total de quatro porções de proteínas (carne, derivados de leite) por dia. Ocasionalmente recusa uma refeição, mas geralmente toma suplemento dietético, se oferecido. 3. Adequada: Normotenso. Apresenta saturação de oxigênio <95% ou a hemoglobina <10 mg/dl ou o tempo de enchimento capilar >2 segundos. O ph sérico é normal. 4. Raramente úmida: A pele geralmente está seca, as trocas de fraldas são feitas de rotina e as roupas de cama necessitam ser trocadas apenas a cada 24 horas. 4. Nenhum problema aparente: Capaz de levantar-se completamente durante uma mudança de posição. Movimenta-se sozinho na cadeira e no leito, e tem força muscular suficiente para levantar-se completamente durante o movimento. Mantém uma posição adequada no leito e na cadeira o tempo todo. 4. Excelente: Dieta geral que fornece calorias suficientes para a idade. Por exemplo, come/bebe a maior parte de cada refeição/alimentação. Nunca recusa uma refeição. Geralmente come um total de quatro ou mais porções de carne e derivados de leite. Ocasionalmente, come entre as refeições. Não necessita de suplementação. 4. Excelente: Normotenso. Apresenta saturação de oxigênio >95%, a hemoglobina normal e o tempo de enchimento capilar <2 segundos.

18 Pontos importantes Avaliar o paciente após completar 24 horas de internação Pacientes com escore <=16: aplicação diária da Escala Quando houver mudança das condições clínicas do paciente Intervenções!! Melhora do quadro: se retira as intervenções Lesões causadas por aparelhos ou instrumentos não devem ser consideradas UP!!!

19 Implantação da Escala Nível de aceitação e suporte da liderança da instituição e da equipe de enfermagem Criação de sistemas de suporte: inclusão da Escala de Braden Q no sistema de documentação já existente Planos Educacionais: casos ilustrativos Auditoria das unidades de tratamento e relatórios de feedback

20 Dificuldades Conscientização da equipe de enfermagem da importância da prevenção da UP, através de pequenos ajustes na rotina de cuidados O porquê do uso da Escala de Braden Q Continuidade da conduta no tratamento da UP: perda de informações Velhos hábitos Resistência e dificuldades na introdução de novas tecnologias

21 Considerações importantes Os poucos estudos nos norteam em relação a que condutas tomar, no que devemos nos basear para tomar decisões, quais fatores devemos levar em conta para utilizar este ou outro produto, não esquecendo do que dispomos em nosso serviço, tanto em relação a recursos humanos quanto materiais. Muitos dos produtos disponíveis não tem sua segurança garantida quando se trata em uso para RN e crianças, portanto cabe a nós, enfermeiras, nos informar sobre a composição exata do produto a ser utilizado, junto aos laboratórios. (Lalande, 2003)

22 Considerações importantes Afinal, de acordo com o Código de Ética de Enfermagem, no cap. III, art. 16, é dever : assegurar ao cliente uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. A criação de protocolos garante uma assistência uniforme, a educação continuada presente não só para a equipe de enfermagem, mas também para o pais/cuidador, que a acompanhará desde sua admissão até a alta, dando continuidade ao tratamento, muitas vezes, no seu ambiente domiciliar.

23 Obrigada pela atenção!!!

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão.

Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão. Procedimento Operacional Padrão (POP) Núcleo de Segurança do Paciente - COSEP - NUVISAH Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão. POP nº 03 - NUVISAH/HU Versão: 01 Próxima revisão: 31/03/2017

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem. Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão.

Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem. Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão. Procedimento Operacional Padrão (POP) Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago do HU/UFSC Assistência de Enfermagem Título: Mecanismos para prevenção de lesões por pressão. Elaborado

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA GUIA DE CONSULTA RÁPIDA Informativo para supervisão e cuidado com a pele/mucosa e avaliação de risco de lesões por pressão em pacientes pediátricos ESCALA DE BRADEN Q a Autora: Marcelli Cristine Vocci

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CURATIVO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CURATIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE RIBEIRÃO PRETO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CURATIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE-RP DIVISÃO DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

Leia mais

Prevenção de lesão por pressão (LP)

Prevenção de lesão por pressão (LP) Prevenção de lesão por pressão (LP) Comitê de prevenção e tratamento de lesão de pele Setor de prática assistencial, qualidade e segurança Hospital Municipal Vila Santa Catarina HMVSC Fevereiro/2017 Mudança

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos DESBRIDAMENTO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Remoção suave de bactérias, fragmentos,

Leia mais

A campanha Mude de Lado e Evite a Pressão, realizada em 19 de novembro, conta com o apoio da Associação Brasileira de Estomaterapia Estomias, Feridas

A campanha Mude de Lado e Evite a Pressão, realizada em 19 de novembro, conta com o apoio da Associação Brasileira de Estomaterapia Estomias, Feridas A campanha Mude de Lado e Evite a Pressão, realizada em 19 de novembro, conta com o apoio da Associação Brasileira de Estomaterapia Estomias, Feridas e Incontinências (SOBEST). Tem por objetivo conscientizar

Leia mais

Ana Paula Gossmann Bortoletti Arthur Alves de Teixeira Êrica Rosalba Mallmann Duarte Marsam Alves de Teixeira William Rogério Aretz Brum.

Ana Paula Gossmann Bortoletti Arthur Alves de Teixeira Êrica Rosalba Mallmann Duarte Marsam Alves de Teixeira William Rogério Aretz Brum. Prevenção e Tratamento de Úlceras de Pressão na Rede de Atenção Básica Introdução Ana Paula Gossmann Bortoletti Arthur Alves de Teixeira Êrica Rosalba Mallmann Duarte Marsam Alves de Teixeira William Rogério

Leia mais

Avaliação do risco e prevenção de Lesão por Pressão

Avaliação do risco e prevenção de Lesão por Pressão Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto ERG-343 Cuidado Integral em Saúde III Avaliação do risco e prevenção de Lesão por Pressão Profa. Dra. Fabiana Bolela de Souza 2017 Objetivos

Leia mais

CUIDADOS COM A PELE: Prevenção e Cuidados com a Pele do Recém Nascido

CUIDADOS COM A PELE: Prevenção e Cuidados com a Pele do Recém Nascido CUIDADOS COM A PELE: Prevenção e Cuidados com a Pele do Recém Nascido Nayara da Silva Barreto Graduanda em Tecnologia em Estética e Cosmética, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Samia Marouf

Leia mais

Plano de Intervenções em Enfermagem PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO (UPP)

Plano de Intervenções em Enfermagem PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO (UPP) UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS DIRETORIA DE ENFERMAGEM Plano de Intervenções em Enfermagem PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO (UPP) PIE n 001 DATA: 10/10/2010 1. Conceito A

Leia mais

UNIDADE 3 SUBUNIDADE 1 AULA 4

UNIDADE 3 SUBUNIDADE 1 AULA 4 UNIDADE 3 SUBUNIDADE 1 AULA 4 Úlcera por Pressão (UPP) Definição A UPP é, de acordo com a definição mais recente da Europian Pressure Ulcer Advisory Panel e National Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP;

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO As infecções primarias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas

Leia mais

TÍTULO: O CUIDADO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM FATORES DE RISCO E CONDIÇÕES PREDISPONENTES PARA ÚLCERA POR PRESSÃO EM UTI.

TÍTULO: O CUIDADO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM FATORES DE RISCO E CONDIÇÕES PREDISPONENTES PARA ÚLCERA POR PRESSÃO EM UTI. TÍTULO: O CUIDADO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM FATORES DE RISCO E CONDIÇÕES PREDISPONENTES PARA ÚLCERA POR PRESSÃO EM UTI. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

Atividade Física e Mobilidade

Atividade Física e Mobilidade Avaliação clínica da NHB psicobiológica: Atividade Física e Mobilidade Profª Drª Luciana Kusumota Área de funcionamento Tomar banho (leito, banheira ou chuveiro) ( ) não recebe ajuda(entra e sai da banheira

Leia mais

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M DEFINIÇÃO É a inflamação de uma veia, na qual as células endoteliais da parede venosa ficam bem irritadas.

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

Quando Tratar a Hipotensão no Recém Nascido de Muito Baixo Peso

Quando Tratar a Hipotensão no Recém Nascido de Muito Baixo Peso Quando Tratar a Hipotensão no Recém Nascido de Muito Baixo Peso Karina Nascimento Costa knc@terra.com.br UnB Declaro não haver conflito de interesse. Hipotensão arterial no período neonatal Hipotensão

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

O que considerar na escolha da tecnologia para os cuidados com a pele e lesões dos pacientes com Epidermólise Bolhosa

O que considerar na escolha da tecnologia para os cuidados com a pele e lesões dos pacientes com Epidermólise Bolhosa O que considerar na escolha da tecnologia para os cuidados com a pele e lesões dos pacientes com Epidermólise Bolhosa Enfª Elaine Alboledo Monteiro Especialista em Dermatologia e Queimaduras Gerente Clínica

Leia mais

Mesa redonda: A importância da Equipe Interdisciplinar no tratamento das feridas Terapia Nutricional no Tratamento da Úlcera por Pressão

Mesa redonda: A importância da Equipe Interdisciplinar no tratamento das feridas Terapia Nutricional no Tratamento da Úlcera por Pressão Mesa redonda: A importância da Equipe Interdisciplinar no tratamento das feridas Terapia Nutricional no Tratamento da Úlcera por Pressão Dra. Karoline Calfa Nutróloga Atenção Interdisciplinar Assistente

Leia mais

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA DA CLÍNICA ESCOLA DEPUTADO SEBASTIÃO HELVÉCIO

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA DA CLÍNICA ESCOLA DEPUTADO SEBASTIÃO HELVÉCIO MANUAL DE BIOSSEGURANÇA DA CLÍNICA ESCOLA DEPUTADO SEBASTIÃO HELVÉCIO 2009 Mantenedora Fundação Educacional de Além Paraíba Mantida Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro Profª. Karime Augusta

Leia mais

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo.

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Sistema Tegumentar Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Suas principais funções são: Proteger

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Teste de Glicemia Capilar no Recémnascido (RN) Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Equipe Médica Equipe de Enfermagem

Leia mais

Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos. Boletim Técnico. Fita de Silicone de Remoção Suave

Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos. Boletim Técnico. Fita de Silicone de Remoção Suave Divisão de Cuidados Críticos e Crônicos Boletim Técnico Fita de Silicone de Remoção Suave A ciência da adesivos médicos de silicone é muito diferente daquela de adesivos médicos de acrilato. Estas diferenças

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso A finalidade do atendimento de enfermagem é sempre proporcionar ao indivíduo a sensação de bem estar. Para isto, a pessoa necessita ter satisfeitas necessidades que são comuns à espécie

Leia mais

PERFIL E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA/PR

PERFIL E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA/PR PERFIL E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES INTERNADOS NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA/PR Ana Rotilia Erzinger (ana.erzinger@pucpr.br) Marilin Hohl Maria Leoni Valle

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS

ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR PARA O ATENDIMENTO AOS PACIENTES DIABÉTICOS INTERNADOS DR. RUBENS ALDO SARGAÇO MEMBRO DO GRUPO DE DIABETES HOSPITALAR DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FINALIDADE DO GRUPO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO DIRETORIA DE ENFERMAGEM SERVIÇO DE EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM MINICURSO: Assistência de enfermagem ao cliente com feridas Úlceras por pressão Instrutora: Enf a Adriana

Leia mais

Higienização das Mãos

Higienização das Mãos Atenção! Esta aula é narrada. Utilize fones de ouvido ou alto-falantes para acompanhar o material! Higienização das Mãos FURG / Enfermagem Semiologia e Semiotécnica II 2012 / 1 Profa. Taís Nauderer Embora

Leia mais

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro O primeiro relato sobre a existência de uma sala de recuperação pós-anestésica foi em 8 na Inglaterra. Florence Nightingale,

Leia mais

INDICAÇÕES: A medida da temperatura corporal deve ser realizada em toda avaliação de saúde.

INDICAÇÕES: A medida da temperatura corporal deve ser realizada em toda avaliação de saúde. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Verificação da Temperatura Axilar do Recém-Nascido Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Equipe Médica Equipe de Enfermagem

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO

Procedimento Operacional Padrão. Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO Procedimento Operacional Padrão Gerência de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFERICA ROTINA DE TROCA DE ACESSO PERIFÉRICO ROTINA DE TROCA DE EQUIPOS DE INFUSÃO VENOSA POP_ 1. OBJETIVO Instalar cateter em trajeto

Leia mais

Tradução para a língua portuguesa e validação da escala de Braden Q para avaliar o risco de úlcera por pressão em crianças

Tradução para a língua portuguesa e validação da escala de Braden Q para avaliar o risco de úlcera por pressão em crianças Artigo Original Tradução para a língua portuguesa e validação da escala de Braden Q para avaliar o risco de úlcera por pressão em crianças Portuguese translation and validation of the Braden Q scale for

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: BANHO NO LEITO 2. Definição: Higienização corporal realizado em cliente acamado. 3. Objetivos: Remover sujidades, odores corporais, células mortas e microorganismos; Estimular a circulação;

Leia mais

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano.

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Sistema Tegumentar Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele,

Leia mais

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada.

TIPO DE MATERIAL PERIODICIDADE DE TROCA OBSERVAÇÃO. - Não há troca programada. Página: 1/6 DEFINIÇÃO: Os materiais e dispositivos utilizados no ambiente hospitalar apresentam diferentes periodicidades de troca e processamento, desta forma é necessário adequado conhecimento da vida

Leia mais

O BANHO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO

O BANHO DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO A pele do recém-nascido pré-termo é o órgão mais exposto no ambiente extrauterino. Cuidados adequados com a higiene previnem agressões físicas, químicas, mecânicas e infecções.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01

CLASSIFICAÇÃO DAS INFECÇÕES DE SÍTIO CIRÚRGICO (ISC)¹ MANUAL DA CCIH. POP nº 10. Versão: 01 PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM SÍTIO DE CIRURGIA CARDÍACA OBJETIVO Padronizar a prática de medidas preventivas para minimizar a ocorrência de infecção de sítio cirúrgico, destinadas a equipe multiprofissional

Leia mais

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF

TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA. Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TERAPIA NUTRICIONAL NA CIRURGIA E NO TRAUMA Neily Rodrigues Romero Ma. em Ciências Fisiológicas Nutricionista do IJF TRAUMA Definição: Problema de saúde pública Principais causas: acidentes e violência

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor

PREVENÇÃO DE INFECCÇÃO ASSOCIADA A CATETER VENOSO CENTRAL / CVC. Data Versão/Revisões Descrição Autor 1 de 9 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial FP, MTS, SRPT 1 Objetivo: Prevenir infecção de corrente sanguínea associada a cateter venoso central ()

Leia mais

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite.

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite. Prof. Enf. Wellington de Moura Leite wellington@gruposave.com.br Discutir os problemas peculiares dos pacientes acometidos por queimaduras, associando o mecanismo de lesão com o atendimento e reparação

Leia mais

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor

Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor Temperaturas Extremas Adversa - Ondas de Calor - 2016 A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Onda de Calor como um período que se caracteriza por temperaturas anormalmente elevadas ou um ar muito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM n 01 Pág.01 1. Definição: É a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Em 2002 o Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Leia mais

Lesão por Pressão Prevenção cuidado que dá certo

Lesão por Pressão Prevenção cuidado que dá certo apresentam Lesão por Pressão Prevenção cuidado que dá certo Cilene Soares Enfermeira Estomaterapeuta Mestre em Enfermagem Florianópolis, 28 de março de 2018 Lesão por Pressão (COSTA, 2010; ROCHA, MIRANDA

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título Cuidados com a Fototerapia

Procedimento Operacional Padrão (POP) Título Cuidados com a Fototerapia Procedimento Operacional Padrão (POP) Assistência de Enfermagem Título Cuidados com a Fototerapia POP NEPEN/DE/HU Versão: 02 Próxima revisão: 2020 Elaborado por: Carolina Frescura Junges, Residente de

Leia mais

Prof Dr Marcelo Riberto. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Prof Dr Marcelo Riberto. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Prof Dr Marcelo Riberto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo Aspectos habituais Mobilidade Auto-cuidados Esfíncteres Maioria dos instrumentos de avaliação funcional Aspectos

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCO PREVENÇÃO E TRATAMENTO PARA LESÕES DE PELE - UPP

GERENCIAMENTO DE RISCO PREVENÇÃO E TRATAMENTO PARA LESÕES DE PELE - UPP 1 de 6 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial MGO,,MRM,PAD,GAA,FCA,AMR,RRM 1 Objetivo Programar a assistência baseada na análise

Leia mais

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de:

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: 3BOLETIM TÉCNICO TEGADERM TM PAD Curativo transparente com compressa absorvente IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: DORSO - Filme

Leia mais

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil Adriana Servilha Gandolfo Nutricionista Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria da USP Supervisora Unidades de Internação Serviço de Nutrição

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

Módulo 5: TEMPERATURA

Módulo 5: TEMPERATURA Atenção à saúde do Recém-nascido de Risco Superando pontos críticos Módulo 5: TEMPERATURA Como os bebês ganham e perdem calor? Por que o frio pode ser prejudicial para o bebê? E quando sentem muito calor,

Leia mais

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

Prevenindo Lesão por Pressão

Prevenindo Lesão por Pressão Prevenindo Lesão por Pressão Guia para pacientes e cuidadores Serviço de Enfermagem Ambulatorial Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas Este manual contou com a colaboração de: enfermeiras Melânia

Leia mais

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM. ORIENTAÇÕES

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM. ORIENTAÇÕES DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM. ORIENTAÇÕES TIPOS DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM REAL ou MANIFESTO: julgamento clínico validado pela presença a de pelo menos uma característica definidora 80 a 100% do tempo.

Leia mais

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo lavagem das mãos foi substituído por higienização

Leia mais

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no Área(s): Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch M Boi Mirim Setor(es): Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Pronto

Leia mais

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g

nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica UI/g + 200mg/g nistatina óxido de zinco Pomada Dermatológica 100.000UI/g + 200mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE nistatina óxido de zinco Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO Pomada Dermatológica

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL PREVENÇÃO ASSOCIADA A CATETER VESICAL INSTALAÇÃO DO CATETER VESICAL 1. Realizar primeiramente rigorosa higiene da genitália externa com água e sabão, utilizando luvas de procedimento. Higiene feminina:

Leia mais

SEGURANÇA DO DOENTE. Fátima Faria, Hospital de Braga

SEGURANÇA DO DOENTE. Fátima Faria, Hospital de Braga SEGURANÇA DO DOENTE Fátima Faria, Hospital de Braga 02/03/2018 SEGURANÇA DO DOENTE NO HOSPITAL DE BRAGA PREVENÇÃO DE QUEDAS PREVENÇÃO DE ÚLCERAS DE PRESSÃO 02/03/2018 O Hospital de Braga assume a sua estratégia

Leia mais

DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE

DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE DERMODEX TRATAMENTO BULA DO PACIENTE Takeda Pharma Ltda. Pomada: Bisnaga de 60 g Nistatina 100.000 U.I./g + óxido de zinco 200mg/g DERMODEX TRATAMENTO nistatina + óxido de zinco APRESENTAÇÃO DERMODEX TRATAMENTO

Leia mais

HOSPITAL SÃO PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Diretoria de Enfermagem

HOSPITAL SÃO PAULO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Diretoria de Enfermagem PUNÇÃO VENOSA PERIFÉRICA Página 1 de 5 Emissão inicial Primeira revisão Segunda revisão SUMÁRIO Resumo de Revisões Data Set/2004 Jul/2007 1 OBJETIVO: Instalar cateter em trajeto venoso periférico para

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

Abordagem das Vias Aéreas

Abordagem das Vias Aéreas Abordagem das Vias Aéreas Manter a permeabilidade das Vias aéreas. Observar sinais e sintomas sugestivos de lesões em vias aéreas por INALAÇÃO: Pêlos, cílios e sobrancelhas queimados. Queimaduras de face/

Leia mais

Sumário. FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34. Capítulo 6 Valores, Ética e Defesa de Direitos 114

Sumário. FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34. Capítulo 6 Valores, Ética e Defesa de Direitos 114 Sumário UNIDADE I FUNDAMENTOS DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM 32 Capítulo 1 Introdução à Enfermagem 34 Perspectivas históricas da enfermagem 35 Definições da enfermagem 37 Objetivos da enfermagem 38 Enfermagem

Leia mais

DEBRIDAMENTO DE FERIDAS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto

DEBRIDAMENTO DE FERIDAS. Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto DEBRIDAMENTO DE FERIDAS Prof. Dr. Cristiano J. M. Pinto DEBRIDAMENTO Tipos: 1. Autolítico - enzimas do próprio organismo 2. Químico - Papaína, Colagenase etc 3. Cirúrgico (ou Instrumental) 4. Mecânico

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE CUIDADOS

PRESCRIÇÃO DE CUIDADOS PRESCRIÇÃO DE CUIDADOS Prescriçãodecuidados Parte 2 Profª PolyAparecida Sinais de sintomas Prescrição de cuidados Como redigir uma Prescrição de enfermagem Devem incluir a ação a ser realizada (os verbos

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO MANEJO DO RECÉM-NASCIDO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA

PROTOCOLO MÉDICO MANEJO DO RECÉM-NASCIDO NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA Página: 1 de 8 1.Introdução: Sabendo-se que: * A grande proporção de água extracelular nos RN pré-termo dificulta ainda mais a manutenção de seu equilíbrio hídrico. * A reabsorção tubular do sódio está

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS EM AMBIENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS EM AMBIENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO EM IDOSOS EM AMBIENTE HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Kézia Eunice Costa de Souza (1) ; Jonatha Douglas dos Santos Rocha (2) ; Bianca Maria

Leia mais

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM

ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM ANOTAÇÃO DE ENFERMAGEM As anotações de enfermagem fornecem dados que irão subsidiar o enfermeiro no estabelecimento do plano de cuidados/prescrição de enfermagem suporte para análise

Leia mais

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol.

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Cicatrização Após uma lesão, o processo de cicatrização é iniciado. O tecido lesionado passa por 4 fases de reparo da ferida: hemostasia, inflamação, proliferação

Leia mais

NOTIFICAÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO: transformando problemas potenciais em boas práticas

NOTIFICAÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO: transformando problemas potenciais em boas práticas NOTIFICAÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO: transformando problemas potenciais em boas práticas Ila Bahiense Juliana Corsini Marcia Viana Sara Mascarenhas Vanessa Dayube Vanessa Castilho Katiane Pedreira Cleide

Leia mais

Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3

Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3 A construção de um protocolo de prevenção de úlcera por pressão em um hospital estadual que atende portadores de deficiência mental: relato de experiência Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3 Introdução:

Leia mais

ÚLCERA POR PRESSÃO O QUE É E COMO PREVENIR. Profa Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos (EEUSP)

ÚLCERA POR PRESSÃO O QUE É E COMO PREVENIR. Profa Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos (EEUSP) ÚLCERA POR PRESSÃO O QUE É E COMO PREVENIR Profa Dra Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos (EEUSP) 1. Conceito lesão localizada na pele e/ou no tecido ou estrutura subjacente, geralmente sobre uma proeminência

Leia mais

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cirúrgica Serviço de Urologia Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Trinidad Corrêa Noé, Cristiane Tavares

Leia mais

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LESÃO POR PRESSÃO POR MEIO DA ESCALA DE BRADEN EM IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

AVALIAÇÃO DO RISCO DE LESÃO POR PRESSÃO POR MEIO DA ESCALA DE BRADEN EM IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO DO RISCO DE LESÃO POR PRESSÃO POR MEIO DA ESCALA DE BRADEN EM IDOSOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Monteiro Pires Bastos Junior 1 ; Francyele Alves da

Leia mais

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR Definição: Infecção relacionada ao cateter: Isolamento de um mesmo microorganismo da ponta do cateter

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CLAUDIA DA SILVA AMORIM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CLAUDIA DA SILVA AMORIM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CLAUDIA DA SILVA AMORIM PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA ESCALA DE BRADEN COMO INSTRUMENTO PARA REDUZIR AS ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NO

Leia mais

Definições importantes

Definições importantes Sepse é uma emergência médica, assim como trauma, acidente vascular encefálico e síndrome coronariana. A sepse é um dos motivos mais comuns de admissão em UTI 30% das admissões, gerando alto custo, longa

Leia mais

UNIDADE 3 SUBUNIDADE 2 AULA 11

UNIDADE 3 SUBUNIDADE 2 AULA 11 UNIDADE 3 SUBUNIDADE 2 AULA 11 Terapia Tópica: Cobertura e Produtos PASSO 4: COBERTURA A escolha da cobertura é uma etapa que visa considerar as condições biopsicossociais dos pacientes, familiares/ cuidadores,

Leia mais

CONHECIMENTO DE IDOSOS DOMICILIARES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE UPP

CONHECIMENTO DE IDOSOS DOMICILIARES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE UPP CONHECIMENTO DE IDOSOS DOMICILIARES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DE UPP Patrícia Simplício de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/ E-mail: patynha_enf@hotmail.com Josefa Danielma Lopes Ferreira Universidade

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Curativo de Úlcera Arterial DE-CPATF-006 1 de 5 1 Situação de Revisão Situação Data Alteração 0.0 27/01/2011 2 - Referência 01 CCIH Higienização das mãos; DE - CPATF- 002 Técnica de Realização de Curativos em feridas abertas; DE

Leia mais

Segundo dia. Prevenção da úlcera de pressão

Segundo dia. Prevenção da úlcera de pressão Segundo dia Prevenção da úlcera de pressão Úlcera de pressão (1) Área escurecida, a pele pode parecer roxa (azulada ou brilhante) Pode parecer difícil e quente ao toque. A pele pode não estar quebrada

Leia mais

PARECER - SOBEST N 01/2018.

PARECER - SOBEST N 01/2018. PARECER - SOBEST N 01/2018. ASSUNTO: RESPALDO TÉCNICO E LEGAL DO ENFERMEIRO PARA DIAGNOSTICAR CLINICAMENTE LESÃO TISSULAR PROFUNDA. 1. DO FATO Questionamento sobre se o enfermeiro tem competência técnica

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO E ENVELHECIMENTO

PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO E ENVELHECIMENTO PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO E ENVELHECIMENTO Ewely Larisse Ferreira de Oliveira; Bruna Stefany Castro Santos; Larissa Tayná Costa de Alencar Carneiro; Vitória Santos Silva Ferreira; Tânia Maria Alves

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO o alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia

Leia mais

PLANO ASSISTENCIAL UTILIZADO NA PREVENÇÃO E REINCIDÊNCIA DE ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS NO BAIRRO CASCAVEL VELHO

PLANO ASSISTENCIAL UTILIZADO NA PREVENÇÃO E REINCIDÊNCIA DE ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS NO BAIRRO CASCAVEL VELHO PLANO ASSISTENCIAL UTILIZADO NA PREVENÇÃO E REINCIDÊNCIA DE ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PACIENTES ACAMADOS NO BAIRRO CASCAVEL VELHO CENTENARO, Andréia 1 JUNIOR, Hiracilio Ivo Gregorio 2 RETKA, Nilvo 3 Resumo:

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Higiêne das mãos A lavagem das mãos com técnica adequada, objetiva remover mecanicamente a sujidade e a maioria da flora transitória da pele.

Leia mais

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Walusa Assad Gonçalves-Ferri Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora colaboradora do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA HOSPITAL SÃO PAULO DIRETORIA DE ENFERMAGEM 1 de 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO: Orientar o paciente / familiar o acompanhamento acerca das medidas para prevenção ou minimização dos efeitos tóxicos da quimioterapia antineoplásica. 2. APLICAÇÃO: Aos pacientes

Leia mais

CONFIARE (nistatina + óxido de zinco)

CONFIARE (nistatina + óxido de zinco) CONFIARE (nistatina + óxido de zinco) Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Pomada dermatológica 100.000 UI/g + 200 mg/g CONFIARE nistatina + óxido de zinco APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica de 100.000 UI/g

Leia mais

Sistemas de monitoramento de pacientes

Sistemas de monitoramento de pacientes Sistemas de monitoramento de pacientes Eliza Cristiane de Carvalho Natália de Souza Leite Biomedicina Tópicos de Pesquisa em Informática CI242 Orientadora: Profª Dra. Carmem Hara O que é monitoramento

Leia mais

Resolução COFEN Nº 293/2007

Resolução COFEN Nº 293/2007 Resolução COFEN Nº 293/2007 Dimensionamento de Pessoal Cleide Mazuel Canavezi cleidem@corensp.org.br Resolução COFEN 293/2004 1 Dimensionamento de Pessoal Fixa e Estabelece Parâmetros para Dimensionar

Leia mais