2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS"

Transcrição

1 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA 21. De acordo com a classificação pela ANVISA dos serviços de endoscopia segundo o tipo de unidade e recursos necessários, marque a alternativa que exemplifique uma unidade tipo III: a) Realiza procedimentos endoscópicos, sem anestesia ou sob anestesia tópica. b) Realiza procedimentos endoscópicos sem anestesia, sob anestesia tópica ou com sedação consciente. c) Realiza procedimentos endoscópicos apenas sob anestesia tópica. d) Realiza procedimentos endoscópicos sem anestesia, sob anestesia tópica, com sedação consciente, sedação profunda e ou anestesia. 22. São contra indicações ABSOLUTAS para a realização do exame com cápsula endoscópica, EXCETO: a) Gestante b) Suboclusão intestinal

2 c) Distúrbios de deglutição d) Tumor obstrutivo jejunal 23. Paciente foi submetido a endoscopia devido queixas de refluxo com pirose retroesternal intensa. Os achados endoscópicos foram: erosões eritematofibrinosas confluentes que ocupam cerca de 70% da circunferência esofágica. Pela classificação endoscópica Los Angeles da esofagite, marque a CORRETA: a) Grau B b) Grau D c) Grau C d) Grau A 24. Paciente masculino, 25 anos de idade, com queixa de odinofagia intensa. Na endoscopia foram encontradas: presença de lesões de aspecto vesicular circundadas por eritema localizadas na porção média do esôfago. Qual é o diagnósico endoscópico de acordo com o aspecto das lesões? a) Candidíase esofágica intensa. b) Esofagite por citomegalovírus c) Esofagite herpética d) Ulceração idiopática do HIV. 25. Paciente com dor epigástrica em uso de AINH teve os seguintes achados diagnósticos: úlcera arredondada de 12mm, margem edemaciada e hiperemiada com fundo recoberto por fibrina espessa com hematina localizada na parede anterior do antro. Qual o seu enquadramento na classificação de Sakita para úlcera péptica? a) A2 b) H1 c) H2 d) A1 26. São indicações de ressecabilidade endoscópica no câncer gástrico precoce EXCETO: a) Lesões do tipo IIa menor que 2 cm.

3 b) Lesão tipo IIc menores que 1 cm. c) Lesão ulcerada de 2cm. d) Lesão tipo IIB menor que 2cm. 27. São contra-indicaçoes ABSOLUTAS para a realização de gastrostomia endoscópica percutânea (GEP), EXCETO: a) Recusa do paciente quando este tem a capacidade de consentir por si. b) Curso de diálise peritoneal c) Coagulopatias incorrigíveis d) Expectativa curta de sobrevida. 28. São fatores predisponentes para colangite aguda, EXCETO: a) Parasitas (Ascaris lumbricoides, Clonorchis sinensis, Fascíola hepática) b) Colangiocarcinoma c) Pâncreas divisum d) Síndrome de Mirizzi 29. Dentre as lesões de crescimento lateral qual dos subtipos abaixo apresenta estatisticamente o maior índice de invasão da submucosa colônica? a) Granular misto b) Não granular plano superficial c) Não granular pseudodeprimido d) Granular homogêneo 30. Qual a afirmativa está INCORRETA considerando o diagnóstico e a conduta terapêutica no esôfago em quebra-nozes? a) A condição manométrica é caracterizada pela baixa pressão das ondas peristálticas ( menor que 180mmHg). b) Os achados ao deglutograma mostram ondas peristálticas não propulsivas e de aspecto serrilhado.

4 c) O tratamento com Diltiazem melhora a pressão peristáltica. d) O tratamento com Diltiazem reduz a dor precordial. 31. Paciente do sexo feminino, 44 anos, sem queixas importantes, foi submetida a uma endoscopia digestiva alta de rotina. Durante o exame, foi evidenciada uma atrofia do pregueado gástrico acometendo, predominantemente, o corpo gástrico, com acentuação da vascularização submucosa e pouco ou nenhum acometimento antral. Qual o diagnóstico mais provável? a) Gastrite atrófica autoimune. b) Gastrite atrófica ambiental. c) Gastrite por Helicobacter pylori d) Gastropatia por AINEs 32. Paciente do sexo masculino, 19 anos, com história de 3 episódios com evacuações tipo melena, em um período de cerca de 1 ano. O exame endoscópico diagnóstico evidenciou na porção proximal do corpo gástrico uma protusão da mucosa, medindo cerca de 2mm, com sangramento ativo e pequeno coágulo aderido. Qual o diagnóstico mais provável? a) Síndrome de Maffuci b) Síndrome do nevo azul c) Lesão do tipo Dieulafoy d) Gastropatia hipertensiva porta. 33. Qual a principal complicação pós-operatória imediata identificada pela endoscopia digestiva alta em pacientes submetidos à gastroplastia? a) Abertura do grampeamento b) Fístula gastrocutânea c) Impactação alimentar d) Estenose da anastomose gastrojejunal. 34. Paciente do sexo masculino, 69 anos, submetido à gastrectomia para tratamento de um câncer gástrico. Ao exame endoscópico observa-se a mucosa do remanescente gástrico normal, sem presença de bile, com anastomose gastrojejunal ampla em duas bocas, sendo uma em fundo cego e a outra a alça alimentar. Qual o mais provável tipo de reconstrução do trânsito gástrico foi realizada?

5 a) Reconstrução à Billroth I. b) Reconstrução à Billroth II. c) Reconstrução em Y de Roux. d) Heineke-Mikulicz 35. Qual o achado endoscópico NÃO tem relação com a doença celíaca? a) Redução ou ausência das pregas duodenais. b) Aparência nodular das pregas duodenais. c) Padrão mosaico da mucosa. d) Alargamento e achatamento das vilosidades intestinais. 36. Em relação às doenças inflamatórias intestinais, podemos afirmar que a Retocolite Ulcerativa é caracterizada pelos seguintes achados endoscópicos: a) Lesões em salto e reto livre de acometimento em 90% dos casos. b) Aspecto calcetado e lesões em salto. c) Comprometimento contínuo da mucosa e reto comprometido em 95% dos casos. d) Úlceras lineares e comprometimento contínuo da mucosa. 37. Em relação às lesões cáusticas do esôfago, podemos AFIRMAR que: a) As substâncias ácidas tendem a lesar a mucosa esofágica mais acentuadamente, pois causam necrose de liquefação do tecido, de progressão rápida em extensão e profundidade. b) As substâncias alcalinas tendem a lesar a mucosa esofágica mais acentuadamente, pois causam necrose de liquefação do tecido, de progressão rápida em extensão e profundidade. c) A classificação de Kodsi auxilia na conduta e prognóstico. d) As substâncias alcalinas produzem necrose por coagulação de proteínas, formando camada protetora que limita a penetração do agente às camadas mais profundas do epitélio esofágico.

6 38. A cápsula entérica tem uso nas seguintes indicações, EXCETO: a) Doença de Crohn com subestenose. b) Sangramento de origem obscura. c) Doença celíaca. d) Anemia ferropriva. 39. Gastrite é uma afecção muito comum, com larga e uniforme distribuição mundial. Em relação à esta afecção assinale a alternativa VERDADEIRA: a) A hiperplasia de pregas da mucosa é vista somente na Síndrome de Zollinger- Ellison. b) A gastrite por refluxo alcalino não é comum após a gastrectomia à Billroth II. c) O sistema Sydney surgiu da necessidade de uniformizar as diversas terminologias utilizadas, uma vez que existiam várias nomenclaturas para definir os mesmo padrões de doença. d) A gastrite atrófica autoimune deve ser considerada quando a atrofia acomete, predominantemente, o antro gástrico, com pouco ou nenhum acometimento do corpo. 40. Com relação à Síndrome de Cowden, assinale a alternativa FALSA: a) São pólipos hamartomatosos e heterogêneos. b) Geralmente são pólipos múltiplos e de diferentes tamanhos, sésseis e pediculados. c) A síndrome, caracterizada por hamartomas na pele e trato gastrointestinal, está relacionada com a maior incidência de câncer na mama e tireóide. d) Os pólipos podem sofrer transformação maligna. 41. São considerados quadros que podem evoluir com atrofia da mucosa do intestino delgado, EXCETO: a) Supercrescimento bacteriano e giardíase. b) Supercrescimento bacteriano e enterite isquêmica. c) Enterite eosinofílica e giardíase.

7 d) Enterite eosinofílica e polipose intestinal. 42. As drogas vasoativas diminuem o fluxo sanguíneo varicoso, reduzindo os índices de ressangramento e mortalidade de hemorragia digestiva varicosa.as drogas vasoativas mais utilizadas estão descritas abaixo, EXCETO: a) Octreotide b) Somatostatina c) Etanolamina d) Terlipressina 43. Os corantes utilizados na endoscopia são classificados conforme as suas características de ação. Assinale a alternativa FALSA. a) Os corantes vitais ou biológicos: não são absorvidos pelo epitélio ( azul de metileno, azul de toluidina e verde Ianus B) b) Corantes de contraste: tem como finalidade o realce topográfico do epitélio, permitindo reconhecer as suas alterações mínimas ( Índigo carmim e azul de Evans). c) Corantes químicos ou reativos: produzem uma reação química em epitélio específica ( solução de lugol e vermelho congo). d) Corantes permanentes: servem para tatuar ou marcar um local específico do epitélio ( tinta de Índia). 44. O esôfago de Barret é uma complicação da doença do refluxo gastroesofagiano ( DRGE) com hérnia hiatal. Com relação aos procedimentos endoscópicos para o seu diagnóstico e tratamento, assinale a afirmativa CORRETA: a) A utilização do corante lugol pode auxiliar no diagnóstico de epitélio de Barret, pois o epitélio metaplásico é lugol positivo. b) O programa de rastreamento para detecção do Esôfago de Barret deve atingir toda a população com ais de 40 anos. c) A manometria e phmetria esofagianas são exames prioritários para o diagnóstico e seguimento clínico dos pacientes com esôfago de Barret. d) Técnicas endoscópicas como a radioablação e a ressecção mucosa (ESD) podem remover completamente o epitélio de Barret, dependendo da sua extensão. 45. São lesões polipoides epiteliais neoplásicas, EXCETO:

8 a) Harmatomas b) Carcinóide c) Adenoma tubular d) Adenoma viloso 46. Em relação às afecções vasculares do trato digestório, assinale a alternativa VERDADEIRA: a) Os hemangiomas intestinais são tumorações benignas que podem acometer qualquer parte do trato intestinal, sendo sempre múltiplos. b) A síndrome de Osler-Weber-Rendu não está associada a malformações arteriovenosas em outros órgãos. c) A ectasia vascular do antro gástrico raramente é confundida como gastrite hemorrágica ou gastropatia congestiva. d) A lesão do tipo Dieulafoy consiste em uma artéria aberrante na submucosa, que protude na mucosa por uma abertura de 2 a 3 mm. 47. Em relação às doenças inflamatórias dos cólons, assinale a alternativa VERDADEIRA: a) A distorção do padrão vascular da submucosa não é um achado característico da retocolite ulcerativa (RCUI). b) A área de transição entre a mucosa sã e a mucosa inflamada é dificilmente identificável na retocolite ulcerativa (RCUI). c) Sob o ponto de vista endoscópico, o reto geralmente está comprometido na doença de Crohn. d) Quanto mais aguda e mais intensa é a doença, mais difícil é o diagnóstico diferencial entre elas, pois esta atividade se manifesta por processo inflamatório difuso e inespecífico. 48. São considerados fatores de risco para lesões esofágicas induzidas por medicamentos, EXCETO: a) Idade avançada

9 b) Cardiomegalia c) Hipertireoidismo d) Alteração da motilidade esofágica 49. Os pólipos gástricos são relativamente comuns. Sobre este assunto é CORRETO afirmar: a) Os pólipos de glândulas fúndicas geralmente são grandes, situados no corpo e múltiplos. b) Os pólipos hiperplásicos se localizam preferencialmente no corpo. c) Os adenomas gástricos são mais raros, e consideradas lesões pré malignas, perfazendo menos de 10% dos pólipos deste órgão. d) O potencial de malignização dos pólipos de glândulas fúndicas não é desprezível. 50. O uso da cromoscopia endoscópica assume importância no diagnóstico precoce do câncer do trato gastrointestinal. Podemos afirmar que a cromoscopia tem por objetivo: a) Acentuar o relevo da mucosa estudada. b) Identificar soluções de continuidade. c) Informar sobre a estrutura histológica do epitélio de revestimento. d) Corar áreas de displasia do epitélio escamoso ao uso do lugol.

Cromoscopia com corantes - maio 2016 Por Felipe Paludo Salles - Endoscopia Terapêutica -

Cromoscopia com corantes - maio 2016 Por Felipe Paludo Salles - Endoscopia Terapêutica - Corantes Classificação: 1- Corantes de absorção ou vitais (azul de metileno, violeta de genciana, lugol) 2- Corantes de contraste (índigo carmin) 3- Corantes químicos ou reativos (vermelho-congo, ácido

Leia mais

Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia

Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia Tratado Ilustrado de Endoscopia Digestiva, SOBED, 2018, Cap. 30 Gastrite x Gastropatia: Em ambos coexistem lesão da célula epitelial e processo regenerativo Gastrite:

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS QUESTÕES COMENTADAS DE HEMORRAGIAS DIGESTIVAS Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - HPM - 2012 Endoscopia A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) pode ser dividida didaticamente em HDA de causa varicosa

Leia mais

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 INTRODUÇÃO - Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 - Caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica - Pode ser isolada ou como manifestação

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ENDOSCOPIA DIGESTIVA Questão nº: 21 Paciente com dispepsia realiza uma endoscopia digestiva alta diagnóstica, que evidencia úlcera recoberta por fibrina, com margens

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Doenças comuns no intestino: - Úlcera Duodenal: semelhante à gástrica; Sintomas: Dor epigástrica que alivia com os alimentos

Leia mais

Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva da mucosa do esôfago ao conteúdo gástrico (refluxo ácido, alcalino ou misto).

Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva da mucosa do esôfago ao conteúdo gástrico (refluxo ácido, alcalino ou misto). DEFINIÇÃO Substituição do epitélio escamoso estratificado do esôfago pelo epitélio colunar com células intestinalizadas (metaplasia intestinal). Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva

Leia mais

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 15 DE AGOSTO - 5ª FEIRA 08h30-12h30 SESSÃO DE TEMAS LIVRES SESSÃO DE TEMAS LIVRES 12h30-14h00 14h00-16h00 TESTE SEUS CONHECIMENTOS GASTRO 14h00 14h30

Leia mais

Anatomia Patológica 2/3/2011 Esófago e Estômago

Anatomia Patológica 2/3/2011 Esófago e Estômago Anatomia Patológica 2/3/2011 Esófago e Estômago Classificação do carcinoma do esófago Carcinoma epidermóide Adenocarcionoma Carcinoma de células fusiformes - raro Carcinoma mucoepidermoide raro Classificação

Leia mais

III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017

III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017 7h30 8h III SEMANA CEARENSE DO APARELHO DIGESTIVO 01 A 03 DE JUNHO DE 2017 CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ FORTALEZA CE QUINTA-FEIRA 01 DE JUNHO DE 2017 CREDENCIAMENTO 8h 8h15 ESÔFAGO FÍGADO ABERTURA SOLENE

Leia mais

Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz.

Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz. Hemorragia Digestiva Baixa (HDB) HDB é o sangramento agudo que ocorre com origem distal ao ângulo de Treitz. Epidemiologia o Menos freqüente que a HDA o Mais em idosos o 24% de tds as HDs o 20-27 casos

Leia mais

Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia. Cirurgia necessária em 5-10% dos casos.

Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia. Cirurgia necessária em 5-10% dos casos. 22. Hemorragia digestiva aguda Causas mais comuns em 85% dos casos: úlcera péptica varizes esofágicas diverticulose cólica angiodisplasia Cirurgia necessária em 5-10% dos casos. Hemorragia digestiva alta

Leia mais

LEIA COM ATENÇÃO CONFIRA A NUMERAÇÃO DAS QUESTÕES E O NÚMERO DE PÁGINAS DESTE CADERNO, A RESPEITO DE CADA ITEM DAS QUESTÕES;

LEIA COM ATENÇÃO CONFIRA A NUMERAÇÃO DAS QUESTÕES E O NÚMERO DE PÁGINAS DESTE CADERNO, A RESPEITO DE CADA ITEM DAS QUESTÕES; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONCURSO PÚBLICO - 2012 PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY CARGO: MÉDICO/ÁREA ENDOSCOPIA DIGESTIVA NÚMERO DE QUESTÕES:

Leia mais

Oncologia Gastrintestinal

Oncologia Gastrintestinal Oncologia Gastrintestinal Tema fundamental, muito frequente nas provas Clínica Médica e Cirurgia Geral e considerado difícil pela maioria dos candidatos. É o tipo de assunto que diferencia os concorrentes

Leia mais

Concurso Público UERJ 2012

Concurso Público UERJ 2012 Concurso Público UERJ 2012 1 Gastroenterologia Padrão resposta definitivo das questões discursivas Questão 1: Homem de 56 anos de idade, assintomático, realizou colonoscopia para vigilância do câncer colo-retal.

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Trato Gastrointestinal Esôfago Estômago Intestino Intestino Grosso Delgado Reto Fonte: www.google.com.br/imagens acessado em

Leia mais

ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA

ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA ESTÔMAGO ANATOMIA FISIOLOGIA ULCERA PÉPTICA ANATOMIA IRRIGAÇÃO Artérias gástricas esquerda (ramo do tronco celíaco) e direita (ramo da a. hepática própria), ao longo da curvatura menor. Artérias gastroepiplóica

Leia mais

Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF

Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF POSTERS I Ingestão de cáusticos - avaliação de factores preditivos de gravidade. Ver PDF Termocoagulação com argon plasma no tratamento da protopatia rádica hemorrágica. Ver PDF Perfil clínico, imagiológico

Leia mais

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA - 2014 Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Nome do Candidato N.Inscrição INSTRUÇÕES Verifique se este caderno de

Leia mais

SESSÃO DE ENDOSCOPIA. Diarreia crônica: papel da endoscopia. Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia

SESSÃO DE ENDOSCOPIA. Diarreia crônica: papel da endoscopia. Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia SESSÃO DE ENDOSCOPIA Diarreia crônica: papel da endoscopia Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia Definições Diarreia: alteração de peso das fezes (>200 g/dia), consistência (pastosa ou líquida) e/ou

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS O aparelho digestivo e, particularmente, o trato digestivo são considerados órgãos alvos da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS). Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. 41 Os

Leia mais

TUMORES BENIGNOS DO ESTÔMAGO

TUMORES BENIGNOS DO ESTÔMAGO TUMORES BENIGNOS DO ESTÔMAGO 1. CLASSIFICAÇÃO Pólipos Tumores Intramurais - Hiperplásico - Leiomioma - Adenomatosos - Mistos (hiperplásicos e neoplásicos) - Outros tumores mesenquimais (lipoma, tumores

Leia mais

Profª. Thais de A. Almeida

Profª. Thais de A. Almeida Profª. Thais de A. Almeida Acometimento inflamatório crônico do TGI Mulheres > homens Pacientes jovens (20-30 anos) Doença de Crohn Retocolite Ulcerativa Causa idiopática: Fatores genéticos; Resposta imunológica

Leia mais

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte I INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias digestivas altas (HDA)

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte I INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias digestivas altas (HDA) Dr. Fabio Del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS

HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA LESÕES PÉPTICAS Laercio G. Lourenço Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica Departamento de Cirurgia UNIFESP Etiologia Mais freqüentes: HDA Varicosa: Varizes esofágicas Gastropatia

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:30 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA Aulas de 13:45 Atrofia,

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:00 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:15 Manifestações extradigestivas da infecção pelo Helicobacter

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos 13:00 QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:10 Aula MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA

Leia mais

PROVA OBJETIVA. (A) I e A; (B) II e B; (C) I e B; (D) II e A; (E) I e C Em relação ao Esôfago de Barrett, assinale a afirmativa correta:

PROVA OBJETIVA. (A) I e A; (B) II e B; (C) I e B; (D) II e A; (E) I e C Em relação ao Esôfago de Barrett, assinale a afirmativa correta: 01 - Paciente com história de revascularização miocárdica e implante de marca-passo definitivo deverá ser submetido a procedimento de escleroterapia de varizes de esôfago em função de hipertensão portal

Leia mais

Quiz! Pólipo gástrico em exame de rotina. - fevereiro 2018

Quiz! Pólipo gástrico em exame de rotina. - fevereiro 2018 Paciente de 48 anos, procura atendimento devido queixas inespecíficas sugestivas de Doença Do Refluxo. Em sua história clínica, chama atenção o fato do paciente ter um irmão e um tio falecidos devido câncer

Leia mais

Imagens de adição -úlceras

Imagens de adição -úlceras Tracto Digestivo 8 -Estudos contrastados do tubo digestivo (conclusão) Imagens de adição (cont.) os processos ulcerativos A radiologia digestiva na era da endoscopia 9 -A imagiologiaseccional no estudo

Leia mais

GABARITO PROVA TEÓRICA QUESTÕES DISSERTATIVAS

GABARITO PROVA TEÓRICA QUESTÕES DISSERTATIVAS CONCURSO PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PATOLOGIA Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo SÃO PAULO/SP Departamento de Patologia, 1º andar, sala 1154 20 e 21 de MAIO DE 2016 GABARITO PROVA TEÓRICA

Leia mais

RESIDÊNCIA em CIRURGIA DIGESTIVA

RESIDÊNCIA em CIRURGIA DIGESTIVA RESIDÊNCIA em CIRURGIA DIGESTIVA BRASIL Comissão Nacional de Residência Médica - MEC COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva foi fundado e iniciou suas atividades

Leia mais

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal 1 Complicações na Doença Inflamatória Intestinal Esta é uma iniciativa do GEDIIB de favorecer o acesso dos Médicos especialistas em DII a uma forma lúdica de informar seus pacientes sobre aspectos decisivos

Leia mais

Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II

Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II Questões das aulas teóricas de Propedêutica Cirúrgica II 2010-2011 Semiologia do Esófago 1. Doente do sexo masculino, de 30 anos de idade; apresenta dificuldade na deglutição, com evolução de 2 meses,

Leia mais

SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS

SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS Síndrome Dispéptica / Sintomas e Sinais Dispéticos / Dispepsia Conjunto de sintomas / sinais atribuíveis à alterações anátomo e/ou fisiopatológicas dos órgãos proximais

Leia mais

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte II. Etiologia HEMORRAGIAS DIGESTIVA ALTAS NÃO VARICOSAS. Dr.

Dr. Fabio Del Claro. Hemorragias Digestivas Alta Parte II. Etiologia HEMORRAGIAS DIGESTIVA ALTAS NÃO VARICOSAS. Dr. Dr. Fabio Del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann

Afecções do Sistema Digestório. AULA 02 EO Karin Bienemann Afecções do Sistema Digestório AULA 02 EO Karin Bienemann ESTOMATITE Inflamação da mucosa oral. Ocorre: Ulcerações (afta). Causas: Distúrbios emocionais. Deficiência nutricional. Afecções digestivas.

Leia mais

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X)

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X) A esofagite eosinofílica vem sendo cada vez mais diagnosticada em nosso meio devido ao conhecimento melhor desta patologia e maior acesso ao exame de endoscopia digestiva. Classicamente a doença atinge

Leia mais

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Cirurgia do Esôfago DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Carlos Haruo Arasaki - 2007 Tipos de Divertículos Esofagianos

Leia mais

PROVA OBJETIVA. 15 Caso esse paciente precise receber profilaxia antibiótica para. 16 Em procedimentos endoscópicos para fim diagnóstico, não há

PROVA OBJETIVA. 15 Caso esse paciente precise receber profilaxia antibiótica para. 16 Em procedimentos endoscópicos para fim diagnóstico, não há Cada um dos itens da prova objetiva está vinculado ao comando que imediatamente o antecede. De acordo com o comando a que cada um deles esteja vinculado, marque, na folha de respostas, para cada item:

Leia mais

TESTE SEUS CONHECIMENTOS BASEADO EM EVIDENCIAS

TESTE SEUS CONHECIMENTOS BASEADO EM EVIDENCIAS Local: HOTEL JATIÚCA Data: 09 DE ABRIL DE 2015 Coordenador: Dr. JAIRO SILVA ALVES Curso interativo composto por apresentação de diferentes temas, com questões teóricas ou baseadas em imagens, com respostas

Leia mais

Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução intestinal, sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado

Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução intestinal, sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado Questão 01 a. Cite a hipótese diagnóstica principal e os diagnósticos diferenciais. Diagnóstico principal: aerofagia, constipação intestinal. Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução

Leia mais

CANCER GÁSTRICO PRECOCE (T1, qualquer N) Compromete mucosa até submucosa INDEPENDENTE se há linfonodometastático

CANCER GÁSTRICO PRECOCE (T1, qualquer N) Compromete mucosa até submucosa INDEPENDENTE se há linfonodometastático Simone Guaraldi sguaraldi@inca.gov.br CANCER GÁSTRICO PRECOCE (T1, qualquer N) Compromete mucosa até submucosa INDEPENDENTE se há linfonodometastático i CANCER GÁSTRICO PRECOCE (T1, qualquer N) Compromete

Leia mais

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta Orientação para preparo de Endoscopia Digestiva Alta ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA o que é videoendoscopia? Endoscopia digestiva alta (também conhecida como gastroscopia, endoscopia gastrointestinal alta,

Leia mais

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS ABORDAGEM 1. ESTABILIZAR 2. LOCALIZAR 3. TRATAR E PREVENIR NOVOS SANGRAMENTOS. HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA (80%). HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (ângulo de Treitz) COMO LOCALIZAR? Utilizar

Leia mais

Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina

Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina Plano de Ensino-Aprendizagem Roteiro de Atividades Curso: Medicina CÓDIGO RCG0432 Sistema Digestivo NOME DA DISCIPLINA Período(s) de oferecimento PRESENCIAL ESTUDO DIRIGIDO TOTAL 6º semestre 195 horas

Leia mais

CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA

CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA GUILHERME PIOVEZANI RAMOS LARISSA KRUGER GOMES CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA SBAD Projeto Jovem Gastro LIAAD Liga Acadêmica do Aparelho Digestório UFPR/FEPAR CURITIBA 2010 1. CASO CLÍNICO Masculino,

Leia mais

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem 01. Endoscopia digestiva alta, evidenciando o esôfago. Paciente do sexo feminino, 19 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, procurou atendimento

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS COLONOSCOPIA

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS COLONOSCOPIA Gerência de Regulação PROTOCOLO DE ACESSO A EXAMES/PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS COLONOSCOPIA 2013 Observações a serem consideradas no preenchimento de todas as solicitações de Exames disponibilizados pela

Leia mais

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

HEMORRAGIAS DIGESTIVAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS ABORDAGEM 1. ESTABILIZAR 2. LOCALIZAR 3. TRATAR E PREVENIR NOVOS SANGRAMENTOS. HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA (80%). HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (ângulo de Treitz) COMO LOCALIZAR? Utilizar

Leia mais

Embolização nas Hemorragias Digestivas

Embolização nas Hemorragias Digestivas Embolização nas Hemorragias Digestivas Francisco Leonardo Galastri Cirurgião Endovascular e Radiologista Intervencionista Departamento de Radiologia Vascular Intervencionista do Hospital Israelita Albert

Leia mais

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA

edudata Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA Universidade Federal de São Paulo COREME Residência MÉDICA - 2013 Áreas de Atuação em Gastroenterologia Clínica Endoscopia Digestiva Nome do Candidato N.Inscrição INSTRUÇÕES Verifique se este caderno de

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA INGRESSO NOS QUADROS DE OFICIAIS DE SAÚDE

CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA INGRESSO NOS QUADROS DE OFICIAIS DE SAÚDE PMAM CONCURSO PÚBLICO 2011 CONCURSO PÚBLICO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA INGRESSO NOS QUADROS DE OFICIAIS DE SAÚDE CÓDIGO 17 OFICIAIS MÉDICOS - GASTROENTEROLOGIA INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

Questões comentadas - Disfagia

Questões comentadas - Disfagia Questões comentadas - Disfagia UFSC 2017 Homem de 27 anos, com história de disfagia há 3 meses, inicialmente para líquidos, evoluiu com disfagia para sólidos também. Queixa-se ainda de regurgitação e perda

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Pessoal Centro de Recrutamento e Seleção de Praças

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Pessoal Centro de Recrutamento e Seleção de Praças POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Diretoria Geral de Pessoal Centro de Recrutamento e Seleção de Praças CONCURSO PÚBLICO DE ADMISSÃO AO INGRESSO DE NOVOS OFICIAIS DE SAÚDE DA POLÍCIA MILITAR

Leia mais

AVALIAÇÃO APARELHO DIGESTIVO TC E RM

AVALIAÇÃO APARELHO DIGESTIVO TC E RM AVALIAÇÃO APARELHO DIGESTIVO TC E RM! Mauricio Zapparoli DAPI - Diagnóstico Avançado por Imagem / Curitiba-PR Disciplinas de Radiologia Médica e Recursos Diagnósticos - Hospital de Clínicas UFPR Enterografia

Leia mais

Resultados 42. IV. Resultados

Resultados 42. IV. Resultados Resultados 42 IV. Resultados Resultados 43 1. Resultados Globais No período de outubro de 1996 a outubro de 1997, foram incluídos em nosso estudo 77 pacientes HIV-positivos em seguimento na Unidade Especial

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Anatomia Patológica I Teórica Prática Total 5 36 12 54 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha

Leia mais

AUTOR(ES): DARLAN PEREIRA BRITO, ANNA CLAUDIA BORGES MEIRELLES, MONIQUE MARIA STEFFEN

AUTOR(ES): DARLAN PEREIRA BRITO, ANNA CLAUDIA BORGES MEIRELLES, MONIQUE MARIA STEFFEN TÍTULO: TUMORES CARCINOIDES GÁSTRICOS - RELATO DE CASO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): DARLAN PEREIRA BRITO,

Leia mais

Endoscopia digestiva alta

Endoscopia digestiva alta Endoscopia digestiva alta Análise das Imagens Imagem 1: Fotografia de EDA revelando presença de extensa úlcera (áreas vermelhas), localizada em pequena curvatura gástrica, de bordas pouco elevadas, formato

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos CONFERÊNCIA DA SGB

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos CONFERÊNCIA DA SGB 13:00 QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG Presidente da SBH Presidente da SBP DA SGB 13:10 Conferência

Leia mais

Tese (doutorado) Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2009.

Tese (doutorado) Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2009. Botucatu 2009 FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉCNICA DE AQUISIÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CAMPUS DE BOTUCATU UNESP Bibliotecária responsável:

Leia mais

Ultra-sonografia nas Lesões Hepáticas Focais Benignas. Dr. Daniel Bekhor DDI - Radiologia do Abdome - UNIFESP

Ultra-sonografia nas Lesões Hepáticas Focais Benignas. Dr. Daniel Bekhor DDI - Radiologia do Abdome - UNIFESP Ultra-sonografia nas Lesões Hepáticas Focais Benignas Dr. Daniel Bekhor DDI - Radiologia do Abdome - UNIFESP Hemangioma Típico Prevalência: 1 a 20%. F: M até 5:1 Assintomático. Hiperecogênico bem definido

Leia mais

ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331

ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331 CONCURSO PÚBLICO Edital n o 01/2009 - FHEMIG MÉDICO - NÍVEL III GRAU A (RESIDÊNCIA MÉDICA / ÁREA DE ATUAÇÃO) ENDOSCOPIA DIGESTIVA Código 331 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DESTE CADERNO. Elas fazem parte

Leia mais

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCTOLOGIA. Questão nº: 21 O cancróide é uma DST ulcerativa causada por qual agente?

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCTOLOGIA. Questão nº: 21 O cancróide é uma DST ulcerativa causada por qual agente? 2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROCTOLOGIA Questão nº: 21 O cancróide é uma DST ulcerativa causada por qual agente? a) Calymmatobacterium ganulomatis b) Clamydia trachomatis c) Haemophilus ducreyi

Leia mais

Gastrinoma. Departamento de Anatomia da UFPR Professor Adjunto de Anatomia Dr. Eduardo José B. Ramos.

Gastrinoma. Departamento de Anatomia da UFPR Professor Adjunto de Anatomia Dr. Eduardo José B. Ramos. Gastrinoma Departamento de Anatomia da UFPR Professor Adjunto de Anatomia Dr. Eduardo José B. Ramos ramosejb@hotmail.com Gastrinoma Epidemiologia Zollinger e Ellison em 1955 Homens vs. Mulheres 1.5 a 2:1

Leia mais

RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA

RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA RECOMENDAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM HEMORRAGIA DIGESTIVA ALTA DE CAUSA NÃO VARICOSA 1. INTRODUÇÃO A hemorragia digestiva alta não varicosa (HDA) é uma causa frequente de emergência. A incidência

Leia mais

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos (08/2006) Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura Dra. Fernanda Rodrigues Teani Barroso Lesão corrosiva A ingestão de agentes corrosivos pode causar acentuado

Leia mais

Patogênese das Gastrites. Prof. Lucas Brandão.

Patogênese das Gastrites. Prof. Lucas Brandão. Patogênese das Gastrites Prof. Lucas Brandão. Lembrando da normalidade... Anatomia e Histologia Estômago Dividido em três regiões anatômicas: 1 - Fundo II - Corpo III - Antro Apresenta 4 camadas: 1 - Mucosa

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/2018 17:00 Apresentação do internato Denny 30/07/2018 Apresentação do internato - para todos alunos HSJD Apresentação do internato - para todos alunos

Leia mais

(destaque aqui)

(destaque aqui) HE-UFPEL - HOSPITAL ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CONCURSO PÚBLICO 02/2015 - EBSERH/HE-UFPEL EDITAL Nº 02 EBSERH ÁREA MÉDICA Cargo Concurso Público REF. EDITAL N 02 NÍVEL SUPERIOR - MANHÃ MÉDICO

Leia mais

Neoplasias do sistema endócrino

Neoplasias do sistema endócrino Neoplasias do sistema endócrino PATOLOGIA II Aula Prática nº8 PATOLOGIA TIREOIDEIA (I) Hiperplasias Difusas Nodulares da tireoide Um n ódulo Multinodular Tumores de células foliculares Diferenciados: Adenoma

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO DE RESPOSTAS PRELIMINAR PROVA PARA ENDOSCOPIA

PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO DE RESPOSTAS PRELIMINAR PROVA PARA ENDOSCOPIA PROCSSO SLTIVO UNIFICADO D RSIDÊNCIA MÉDICA 2018 PADRÃO D RSPOSTAS PRLIMINAR PROVA PARA NDOSCOPIA Situação-Problema 1 A) Inibição da ciclo-oxigenase 1 (COX 1), com consequente inibição da produção de prostaglandinas,

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/ :00 Apresentação do internato Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR SALA 26/07/2018 17:00 Apresentação do internato Denny 30/07/2018 Apresentação do internato - para todos alunos HSJD Apresentação do internato - para todos alunos

Leia mais

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014

Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 Planilha do Internato em Cirurgia - 1º / 2014 DATA hora AULA PROGRAMADA Módulo PROFESSOR 21/03/2014 14:00-14:55 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 14:55-15:50 Abdome

Leia mais

Modelos do crescimento do tumor durante o desenvolvimento da neoplasia colorretal:

Modelos do crescimento do tumor durante o desenvolvimento da neoplasia colorretal: Em 2002, um grupo internacional de endoscopistas, cirurgiões e patologistas se reuniram em Paris para discutir a utilidade e a relevância clínica da classificação endoscópica Japonesa de neoplasias superficiais

Leia mais

Câncer do Aparelho Digestivo. Escrito por Administrator

Câncer do Aparelho Digestivo. Escrito por Administrator Os tumores do aparelho digestivo representam juntos uma grande fração dos tumores humanos. São praticamente incuráveis quando apresentam-se disseminados pelo organismo (metástases volumosas), daí a necessidade

Leia mais

DISCIPLINA: RCG FISIOLOGIA II MÓDULO: FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO

DISCIPLINA: RCG FISIOLOGIA II MÓDULO: FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA DISCIPLINA: RCG 0216 - FISIOLOGIA II MÓDULO: FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO Docentes Responsáveis Prof. Dr.

Leia mais

Hemangiomas: Quando operar e quando observar Orlando Jorge M.Torres Nucleo de Estudos do Fígado F - UFMA

Hemangiomas: Quando operar e quando observar Orlando Jorge M.Torres Nucleo de Estudos do Fígado F - UFMA Hemangiomas: Quando operar e quando observar Orlando Jorge M.Torres Nucleo de Estudos do Fígado F - UFMA Lesões Benignas do FígadoF Tumores Epiteliais Hepatocelular Hiperplasia nodular focal Hiperplasia

Leia mais

Hemangioma hepático: Diagnóstico e conduta. Orlando Jorge Martins Torres Professor Livre-Docente UFMA Núcleo de Estudos do Fígado

Hemangioma hepático: Diagnóstico e conduta. Orlando Jorge Martins Torres Professor Livre-Docente UFMA Núcleo de Estudos do Fígado Hemangioma hepático: Diagnóstico e conduta Orlando Jorge Martins Torres Professor Livre-Docente UFMA Núcleo de Estudos do Fígado Lesões benignas do fígado Tumores Epiteliais Hepatocelular Hiperplasia nodular

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. A) No paciente com cirrose e ascite, leucometria com contagem acima de 250 polimorfonucleares indica peritonite bacteriana, independente do resultado das culturas. (1 B) O tratamento

Leia mais

Hematoma intramural não traumático do trato gastrointestinal

Hematoma intramural não traumático do trato gastrointestinal Hematoma intramural não traumático do trato gastrointestinal O que o radiologista deve saber Dra. Juliana Lohmann Machado Relevância Condição incomum, porém com aumento da prevalência Achados específicos

Leia mais

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência

DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência DESAFIO DE IMAGEM Aluna: Bianca Cordeiro Nojosa de Freitas Liga de Gastroenterologia e Emergência Caso Clínico Paciente sexo feminino, 68 anos, comparece à unidade de emergência queixando-se de dor e distensão

Leia mais

Lesões diminutas Lesões pequenas

Lesões diminutas Lesões pequenas Recentemente foi publicado na sessão Masters of Endoscopy da revista Endoscopy o artigo intitulado Como nós ressecamos pólipos colorretais menores que 20 mm, dos autores Douglas K. Rex, da Universidade

Leia mais

Neoplasias. Benignas. Neoplasias. Malignas. Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação.

Neoplasias. Benignas. Neoplasias. Malignas. Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação. - Neoplasias- Neoplasias Benignas Neoplasias Malignas Características macroscópicas e microscópicas permitem diferenciação. Neoplasias Neoplasias Benignas PONTO DE VISTA CLÍNICO, EVOLUTIVO E DE COMPORTAMENTO

Leia mais

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL

CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL CÂNCER GÁSTRICO G PRECOCE Prof. Dr. Luiz Roberto Lopes DMAD/FCM/UNICAMP 27/09/08 Definição A Sociedade Japonesa para Pesquisa de Câncer Gástrico, definiu em 1962 o Câncer

Leia mais

Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial

Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial Hemorragia Digestiva Alta Avaliação Inicial Marcos Tulio Meniconi III Clínica Cirúrgica rgica do HC da FMUSP Curso Continuado de Cirurgia CBC Maio-2006 Importância do problema na prática médica Incidência:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 6/2/2015 13:15-14:10 Tratamento do

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO Serviço e Disciplina de Clínica Cirúrgica Sessão Clínica- 31/08/2018 Auditório 1 -Hospital Escola Álvaro Alvim Relatora: Fernanda Cordeiro da Silva R2 DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO CONCEITO Afecção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI CAMPUS CENTRO OESTE Planilha de aulas - Internato em Cirurgia 1º semestre de 2015 DATA SALA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 6/2/2015 102. D 13:15-14:10 Tratamento

Leia mais

Dr. Fabio del Claro HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (HDB) Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa.

Dr. Fabio del Claro HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (HDB) Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Hemorragia Digestiva Baixa. Dr. Fabio del Claro Formado pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC SP Residência em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC Título

Leia mais

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral

Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral Disciplina: Semiologia Lesões e Condições Pré-neoplásicas da Cavidade Oral PARTE Parte 12 http://lucinei.wikispaces.com Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira 2012 2012 LESÕES E CONDIÇÕES CANCERIZÁVEIS DA

Leia mais

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos + Denny

DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato Fernanda + Joao Marcos + Denny DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR 26/01/18 17:00 Apresentação do internato + Joao Marcos + Denny 23/02/18 13:15 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica Fábio 14:10 Abdome Agudo

Leia mais

Parte I. Temas gerais. Coordenadores: Alessandro Bersch Osvaldt e Leandro Totti Cavazzola

Parte I. Temas gerais. Coordenadores: Alessandro Bersch Osvaldt e Leandro Totti Cavazzola Parte I Temas gerais Coordenadores: Alessandro Bersch Osvaldt e Leandro Totti Cavazzola 1 Principais reconstruções digestivas Guilherme S. Mazzini Santo Pascual Vitola Luiz Rohde Neste capítulo, são apresentadas,

Leia mais

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS

TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS TUMORES DE PELE E TECIDO SUBCUTÂNEO EM CÃES E GATOS Rafael Fighera Laboratório de Patologia Veterinária Hospital Veterinário Universitário Universidade Federal de Santa Maria INTRODUÇÃO AOS TUMORES DE

Leia mais

Internações Hospitalares. Primeira Base de Dados da Parceria Close-Up com SINDUSFARMA

Internações Hospitalares. Primeira Base de Dados da Parceria Close-Up com SINDUSFARMA Internações Hospitalares Primeira Base de Dados da Parceria Close-Up com SINDUSFARMA 2 Bases de Dados Planejadas para 2018 Internações Hospitalares CEAF Componente Especializado da Administração Farmaceutica

Leia mais

(destaque aqui)

(destaque aqui) HC-UFG - HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CONCURSO PÚBLICO 06/2015 EBSERH/HC-UFG EDITAL Nº 02 EBSERH ÁREA MÉDICA Cargo Concurso Público REF. EDITAL N 02 NÍVEL SUPERIOR - MANHÃ MÉDICO

Leia mais

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA Principal função do ESÔFAGO : conduzir o alimento da faringe para o estômago, peristaltismo primário e secundário Peristaltismo Primário: continuação da

Leia mais